Auristela Duarte de Lima Moser

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4920711999790713
  • Última atualização do currículo em 17/03/2014


Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (1977), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e orientadora do Programa de Pos Graduação em Tecnologia em Saúde da PUCPR, Tem experiência principalmente nos seguintes temas: pesquisa em Fisioterapia, saúde do trabalhador, coluna vertebral, ergonomia e funcionalidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Auristela Duarte de Lima Moser
Nome em citações bibliográficas
MOSER, AURISTELA DUARTE..;MOSER, A. D. L.;Moser, Auristela D. L;MOSER, AURISTELA DUARTE;MOSER, AURISTELA DUARTE DE LIMA;MOSER, AURISTELA D. DE LIMA

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Fisioterapia.
Rua Imaculada Conceição,1155
Prado Velho
80215901 - Curitiba, PR - Brasil - Caixa-postal: 16210
Telefone: (41) 3301515
Ramal: 2455
Fax: (41) 3301621
URL da Homepage: http://www.pucpr.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2005
Doutorado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: PRATICAS DE SAUDE EM UMA EMP[RESA PUBLICA NO ESTADO DO PARANÁ E SUA RELAÇÃO COM AS CONCEPÇÕES DE SAUDE DE SEUS TRABALHADORES, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: ZULEICA MARIA PATRICIO.
Palavras-chave: análise ergonômica; METODOLOGIQA DA PESQUISA CIENTIFICA; PROMOÇAO A SAUDE; Saúde do Trabalhador; Trabalho.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais.
1995 - 1997
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: Abordagem Fisioterápica Baseada em Comunicação não verbal,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Maria Ignes Marins.
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Palavras-chave: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação; Saúde Humana.
1985 - 1985
Especialização em Metodologia do Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1975 - 1977
Graduação em Fisioterapia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Formação Complementar


1998 - 1998
Extensão universitária em Osteopatia. (Carga horária: 160h).
Universidade da Região de Joinville.


Atuação Profissional



POntificia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Centro de Estudos Superiores Positivo, CESPO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 6

Atividades

3/2001 - 8/2004
Outras atividades técnico-científicas Centro de Estudos Superiores Positivo.

Atividade realizada
ASSESSORIA DE PROJETOS.


Projetos de pesquisa


2013 - 2013
Editoração do Periódico Fisioterapia em Movimento

Descrição: Recepção. avaliação e editoração de 04 números do volume 26 do periódico Fisioterapia em Movimento,.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Auristela Duarte de Lima Moser - Coordenador.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Editoração do Periódico Fisioterapia em Movmento V. 25

Descrição: Publicação de 4 fascículos do volume 25 do periódico Fisioterapia em Movimento para o ano de 2012/2013. A metodologia consiste em gerenciar o sistema de submissão ON LINE captar artigos após avaliação de mérito inicial e proceder encaminhamento para o PER REVIEW. Após o recebimento do parecer consubstanciado proceder a decisão final de publicação. Gerenciar o processo de diagramação e arte final dfos manuscritos e fasciculos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Auristela Duarte de Lima Moser - Coordenador.
2010 - 2013
COMPARAÇÃO DE PROGRAMAS DE ESTABILIZAÇÃO LOMBO-PÉLVICA EM RELAÇÃO AO DESEMPENHO ISOCINÉTICO, FUNCIONALIDADE E DOR EM INDIVÍDUOS COM LOMBALGIA

Descrição: Apesar da proliferação de práticas baseadas em estabilização lombo-pélvica a instabilidade da coluna lombar permanece um tema controverso e mal compreendido, havendo dessa forma carência de evidências científicas no que se refere à definição adequada da condição, as formas de avaliação e intervenções nessas práticas. Com os resultados deste estudo pretende-se enfatizar a importância da estabilização segmentar lombo-pélvica como principal recurso na reabilitação de indivíduos com dor lombar mecânico-degenerativa. O projeto avalia o desempenho da musculatura flexora e extensora de tronco através das variáveis isocinéticas pico de torque, trabalho e relação flexores/extensores dos sujeitos da pesquisa, a funcionalidade e nível de dor lombar com base na estabilização segmentar lombo-pélvica, sem cargas e com cargas externas. Os grupos são avaliados após a intervenção em três e seis meses para estabelecer a comparação intra e inter grupos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Auristela Duarte de Lima Moser - Coordenador / KAROLEEN OSALD SCHARAN - Integrante / Jarbas Mello Filho - Integrante.
2010 - 2013
PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO PARA A ESTABILIDADE VERTEBRAL A PARTIR DAS PROPRIEDADES PASSIVAS E ATIVAS DOS MÚSCULOS EXTENSORES DO TRONCO EM INDIVÍDUOS ASSINTOMÁTICOS

Descrição: A estabilidade articular é um requisito essencial para as atividades funcionais de um indivíduo e por isso o sistema de estabilização do corpo humano vem sendo amplamente estudado e várias teorias sendo descritas. Porém, de acordo com a literatura estudada, não existe ainda um método que avalie a estabilidade articular em todo o seu conceito e ainda os métodos de diagnóstico disponíveis para avaliação de uma coluna instável, são temas de discussão. Devido às controvérsias e ausência de evidências na literatura estudada de um método que consiga avaliar quantitativamente a instabilidade/estabilidade articular da coluna vertebral, tornam-se necessárias pesquisas com relação a este tema. O projeto pretende elaborar, descrever e aplicar um protocolo de avaliação para estabilidade articular da coluna vertebral a partir da curva de rigidez passiva e propriedades musculares passivas e ativas dos extensores do tronco de indivíduos assintomáticos. O dinamômetro isocinético foi o equipamento escolhido para as avaliações. De maneira geral, demonstrou-se um nível alto de complexidade no que diz respeito à parâmetros de estabilidade/instabilidade descritos na literatura e que características individuais que dizem respeito à esses parâmetros, não parecem demonstrar influência sobre a apresentação ou não da curva de rigidez passiva, com exceção do parâmetro mobilidade articular, que apresentou relação estatística significativa com a apresentação da curva de rigidez passiva. Considerações finais: Concluiu-se que os testes de rigidez passiva e força muscular, das maneiras como foram aplicados neste estudo podem ser capazes de fornecer números referentes aos componentes anatômicos e estruturais responsáveis pela estabilidade mecânica, e também sobre aspectos funcionais por meio da atividade muscular, porém não puderam fornecer parâmetro de estabilidade articular em todo o seu conceito final. Unir biomecanicamente e matematicamente esses dois resultados pode ser uma proposta viável para o meio científico experimental e clínico no que.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Auristela Duarte de Lima Moser - Coordenador / KAROLEEN OSALD SCHARAN - Integrante / Fernanda Cercal Eduardo - Integrante / Lilian de Brito - Integrante.
2010 - 2011
FISIOTERAPIA NA REEDUCAÇÃO DO INTESTINO NEUROGENICO COMO RESULTADO DE UMA LESÃO MEDULAR

Descrição: a LESÃO MEDULAR É CAUSA DE INUMEROS TRANSTORNOS FUNCIONAIS DENTRE OS QUAIS O INTESTINO NEUROGENICO SE DESTACA COMO UM DOS MAIS IMPACTANTES NA QUALIDADE DE VIDA. O PROJETO VISA REEDUCAR A DISFUNÇÃO INTESTINAL POR MEIO DE MANOBRAS CINESIOTERAPEUTICAS E EDUCAÇÃO EM SAÚDE..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Auristela Duarte de Lima Moser - Coordenador / Camila Passini - Integrante.
2010 - 2011
REPERCUSSÕES DA FISIOTERAPIA NA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES SUBMETIDOS A HEMODIALISE

Descrição: AS DOENÇAS CRONICAS SÃO FONTE DE PREOCUPAÇÃO PELO SEU AUMENTO ACELERADO EM TODO O MUNDO E RESULTAM EM OUTRAS DISFUNÇÕES COMO FRAQUEZA MUSCULAR, EDEMA E DORES PELA HIPOMOBILIDADE GERAL. O PROJETO VISOU APLICAR UM PROGRAMA DE CINESIOTERAPIA EM PACIENTES NUMA SALA DE HEMODIALISE PARA ATENUAR AS MANIFESTAÇÕES MUSCULOESQUELETICAS DECORRENTES..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Auristela Duarte de Lima Moser - Coordenador / RENATA COLLE - Integrante.
2010 - 2011
EFEITOS DE UM PROGRAMA DE DANCA SENIOR NA QUALIDADE DE VIDA FUNCIONALIDADE E PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS

Descrição: A POPUILAÇÃO DE IDOSOS CRESCE RAPIDAMENTE NO BRASIL E OS DISTURBIOS FUNCIONAIS ACOMPANHAM ESTE CRESCIMENTIO. A DANÇA ADAPTADA PARA IDOSOS PODE SER UMA ALTERNATIVA NÃO INVASIVA E LUDICA PARA DIMINUIR A VUKLNERABILIDADE DESTES INDIVIDUOS E MELHORA SUA QUALIDADE DE VIDA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Auristela Duarte de Lima Moser - Coordenador / CASSIANE CANDIDO MUNHOZ - Integrante.
2010 - 2011
Universidade da yerceira idade e envelhecimento social

Descrição: O projeto investiga as repercussões de um programa de universidade da terceira idade n AQUALIDADE DE VIDA, FUNCIONALIDADE E ASPECTOS COGNITIVOS DE UM GRUPO DE IDOSAS. Pretende-se aplicar testes de equilibrio, habilidades socias e cogniçào antes e após o ingresso no programa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
2010 - 2011
Editoração do Periódico Fisioterapia em Movmento

Descrição: Elaboração de 4 fascículos de um periódico da área da Fisioterapia correspondente ao volume 24 no ano de 2011. A metodologia adotada consiste na recepção, julgamento de mérito, encaminhamento de manuscrito para avaliação por pares e decisão final sobre a publicação. Monitoramento do fluxo dos artigos e comunicação entre revisores e editores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Auristela Duarte de Lima Moser - Coordenador.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - Atual
OS EFEITOS DO KINESIOTAPE EM PACIENTES PORTADORES DE LOMBALGIA MECÂNICO DEGENERATIVA

Descrição: O Kinestaping é um método que consiste na aplicação direta da bandagem elástica KinesioTape sobre a musculatura que visamos estimular, tendo como princípios de atuação: a correção da função motora de músculos fracos, o aumento da circulação sanguínea e linfática e aumento da propriocepção através de mecanoreceptores Kinesiotaping vem sendo difundido e utilizado cada vez mais dentre as diversas áreas de atuação do fisioterapeuta porém, com escassa comprovação dos seus benefícios, faz-se necessário aprofundamento do conhecimento científico a respeito do método auxiliando no entendimento das ações, dando mais respaldo científico para a indicação e utilização do mesmo. O projeto pretende verificar a eficácia do Kinesiotape na redução da dor e suas repercussões na funcionalidade e flexibilidade do tronco de indivíduos com lombalgia. em diferentes intervalos de tempo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Auristela Duarte de Lima Moser - Coordenador / Paty Aparecida Pereira - Integrante.
2009 - 2011
SISFISIO: SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA ACOMPANHAMENTO FISIOTERAPEUTICO EM FIBROMIALGIA E LESÃO MEDULAR

Descrição: OS INDICADORES PARA PLANEJAMENTO DE AÇOES EM SAUDE SÃO FUNDAMENTAIS PARA REGISTRO E ARMAZENAMENTO DE DADOS QUE POSSIBILITAM O ACOMPANHAMENTO DAS CONDIÇÕES DE SAUDE E SUA EVOLUÇÃO. A MAIOR PARTE DOS SISTEMAS DE ACOMPANMANETO EM FISIOTERAPIA AINDA UTILIZAM REGISTRO EM PAPEL. EM PAPEL O REGISTRO ELETRONICO PERMITIRÁ A VISUALIZAÇÃO EM TEMPO REAL E COMPARTILHADA POR VARIOS PROFISSIONAIS DA EQUIPE DE SAÚDE AJUDANDO NO APRIMORAMENTO DO DIAGNOSTICO E ACOMPANHAMENTO DOS PACIENTES..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Auristela Duarte de Lima Moser - Coordenador / RAQUEL S DE CAMARGO - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2009 - 2011
REPERCUSSÕES DE UMA ESCOLA DA COLUNA (BACK SCHOOL) NA QUALIDADE DE VIDA E FUNCIONALIDADE DE LOMBALGICOS CRONICOS

Descrição: A DOR LOMBAR É A MAIOR CAUSA DE AFASTAMENTO AO TRABALHO NOS DIAS ATUAIS SEGUNDO A OMS. OS ALTOS CUSTOS DE TRTATAMENTO E O NUMERO DIAS FALTADOS AO TRABALHO CAUSAM GRANDE IMPACTO SOCIAL E ECONOMICO. O PROJETO INVESTIGA AS REPERCUSSÕES DO TRABALHO DE ORIENTAÇÃO POSTURAL E PROGRAMA DE EXERCICIOS SIMPLIFICADOS EM UM GRUPO DE PESSOAS COM DOR LOMBAR PARA DESENVOLBVER O AOTO-CUIDADO E HIGIENE POSTURAL..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Auristela Duarte de Lima Moser - Coordenador / Camila Passini - Integrante / HINTZ MARINA - Integrante / BLUME GABRIELE - Integrante.
2009 - 2011
EFEITOS DE UM PROTOCOLO DE ALONGAMENTO POR FNP NAS PROPRIEDADES MECANICAS DA UNIDADE MUSCULOTENDINEA

Descrição: O ALONGAMENTO É HOJE PARTE INTEGRANTE DA ROTINA DE ESPORTISTAS E INDIVIDUOS QUE PRATICAM A TIVIDADE FISICA REGULAR. HÁ REGISTROS NA LÇITERATURA DE QUE O ALONGAMENTO QUANDO EXECUTADO POR TEMPO DEMASIADO E EM ALGUMAS CONDIÇÕES PODE PROVOCAR DEFICITS DE FORÇA E COMPROMETER O DESENHO MUSCULAR PREDISPONDO A LESÕES. ESTE PROJETO OBJETIVOU VERIFICAR OS EFEITOS DE UM PROTOCOLO DE ALONGAMENTO POR FNP NA FORÇA E FLEXIBILIDADE DE UM GRUPO DE ATLETAS JOVENS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Auristela Duarte de Lima Moser - Coordenador / Joao Pedro Batista Junior - Integrante / HINTZ MARINA - Integrante.
2009 - 2010
IMPLANTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE ESCOLA DA COLUNA PARA PACIENTES COM LOMBALGIA MECANICO-DEGENERATIVA

Descrição: Os altos custos gerados pelo tratamento da lombalgia e a resolubilidade controversa das diversas modalidades terapêuticas, aliados à insatisfação do paciente demandam um tratamento mais efetivo, de menor custo e com uma maior interação entre o terapeuta e o paciente. A educação é assim uma opção viável, de grande relevância na abordagem da lombalgia (HALL, ICETON, 1983). O projeto pretende Investigar as repercussões de uma Escola da Coluna na funcionalidade e qualidade de vida de pacientes lombálgicos crônicos da comunidade interna e externa de uma universidade privada na cidade de Curitiba..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) .

Integrantes: Auristela Duarte de Lima Moser - Coordenador / Camila Passini - Integrante.
2009 - 2010
EFEITOS DE UM PROTOCOLO DE ALONGAMENTO POR FNP NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DA UNIDADE MÚSCULO-TENDÍNEA

Descrição: O alongamento muscular é um exercício utilizado comumente como parte do aquecimento que precede as atividades físicas (MAREK et al., 2005; ZAKAS et al., 2006) e tem como objetivo principal promover aumento e manutenção da amplitude de movimento (ADM) articular (ALTER,1999; ZAKAS, 2005). O Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM) propõe que os exercícios de alongamento por FNP ou estático devem ter uma duração mínima entre 10 e 30 segundos e serem realizados em 3 ou 4 repetições (ACSM, 2003). No entanto, após 45 segundos de manutenção o alongamento produz diminuição da tensão viscoelástica independente da atividade neural do músculo (McHUGH, 1992). Neste sentido, estudar um protocolo de alongamento que altere as propriedades viscoelásticas da unidade músculo-tendinea e, consequentemente, a capacidade desta unidade em transmitir força muscular, pode contribuir para o entendimento dos efeitos do alongamento nos fatores mecânicos do músculo e nas variáveis isocinéticas. O objetivo deste trabalho é determinar e comparar os efeitos agudos de um protocolo de alongamento por FNP nas propriedades mecânicas dos músculos flexores do joelho. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Auristela Duarte de Lima Moser - Coordenador / Ana Maria Moser - Integrante.
2008 - 2012
TRADUÇÃO, ADAPTAÇÃO CULTURAL E ESTUDO DAS PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DA VERSÃO BRASILEIRA DO SHOULDER PAIN AND DISABILITY INDEX (SPADI) E DO AMERICAN SHOULDER AND ELBOW SURGEONS STANDARDIZED SHOULDER ASSESSMENT FORM (ASES)

Descrição: Desordens na articulação do ombro são freqüentemente observadas na população ocidental (Grooten et al., 2007). Levantamentos realizados na Inglaterra e na Holanda mostraram que 14% e 21% de suas populações, respectivamente, possuiam dor na região do ombro no momento em que foram entrevistadas (Urwin et al., 1998; Bongers et al., 2001). Porém, estima-se que em alguns países, a prevalência de dores nos ombros seja ainda maior, variando de 20% a 50% (Van der Heijden, 1999) e que, 2 em cada 3 indivíduos terão, pelo menos, 1 episódio de dor no pescoço ou nos ombros em algum momento de suas vidas (Makela et al., 1991). A tradução e adaptação cultural destes instrumentos de medida bastante utilizados na literatura internacional ao português brasileiro, além de disponibilizar novas ferramentas aos fisioterapeutas brasileiros nos ambientes clínicos e de pesquisa, padronizaria os métodos de avaliação funcional do ombro no Brasil com os já utilizados em outros países do mundo, possibilitando, comparar estudos realizados em diferentes populações. O estudo objetiva fazer a tradução e a adaptação cultural dos questionários Shoulder Pain and Disability Index (SPADI) e American Shoulder and Elbow Surgeons Standardized Shoulder assessment form (ASES) para o português brasileiro e investigar a validade, a confiabilidade e a responsividade dos novos instrumentos em pacientes com desordens nos ombros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Auristela Duarte de Lima Moser - Coordenador / SARA HERNANDEZ - Integrante / Luiz Alberto Manfre Knaut - Integrante.
2008 - 2009
Tradução, validação e estudo da confiabilidade do Shouder Pain and Disability Index e do American Shoulder and Elbow Surgeons assessment form.

Descrição: O objetivo é realizar a traduçào e retrpotradução nos idiomas inglês e português e em seguida realizar a validaçào cultural junto a especialistas em primeira mão e em seguida submete--lo aos sujeitos de pesquisa pacientes com dor na regiào do ombro para avliar suas propriedades psicométricas. Os resultados serào disponibilizados a comunidade científica sob a forma de artigos em períodicos Qualis A. A relevancia do estudo se deve a necessidade de protocolos avaliativos especializados em rezão da alta incidência de disfunções na articulaçào do ombro e ausencia de questionarios validados em quantidade suficiente para estudos de comparaçào..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (0) .

Integrantes: Auristela Duarte de Lima Moser - Coordenador / RAQUEL S DE CAMARGO - Integrante.
2007 - Atual
EDUCAÇÃO POSTURAL: PROMOVENDO O BEM ESTAR FUNCIONAL DE SUJEITOS TRABALHADORES

Descrição: De acordo com o último boletim de saúde PRB, os principais fatores de risco de adoecimento nos países em desenvolvimento são as chamadas doenças da civilização, entre as quais, ocupam lugar de destaque o tabagismo, hipertensão arterial, alto nível de colesterol, obesidade e sedentarismo. A mesma fonte de pesquisa coloca o sedentarismo como potencializador de todos os outros problemas citados devido ao seu efeito negativo sobre a saúde física e mental dos indivíduos trabalhadores. As conseqüências da reestruturação produtiva afetam também os trabalhadores que realizam trabalho físico, pois estes estão subordinados ao ritmo imprimido à produção pela informatização dos meios de trabalho apresentando dores, cansaço, queda na produtividade e o stress, potencializador de todas as doenças. Por outro lado, o grande avanço tecnológico com a presença freqüente do computador em muitas áreas de trabalho ocasionou sobrecargas que se manifestam no organismo humano das mais variadas formas, sendo as disfunções da postura e do movimento, as que se destacam pelo impacto na capacidade funcional (MOSER, p.2005). Programas que visam desenvolver o autocuidado por meio da educaçào em saúde se conduzidos a partir do conhecimento dos sujeitos e seus aspectos vivenciais e culturais são eficazes como elemento promotor de saúde e efetivo no controle dos riscos potenciais e reais. Vários estudos mostraram o impacto dos programas inovadores de autogerenciamento na vida de pessoas acometidas por condições crônicas. Esses programas resultaram em maiores níveis de produtividade no trabalho e na escola e também redução do absenteísmo (OMS 2003). Uma característica desejável em atividades que objetivam adoção de comportamentos saudáveis é que a intervenção leve em conta os contornos sociais dos usuários, particularmente a família, o trabalho e a comunidade. Os sujeitos das práticas precisam ser empoderados através da educação e do desenvolvimento de capacidades para assumir responsabilidade.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Auristela Duarte de Lima Moser - Coordenador / LUCAS HEGIBERG - Integrante / PEDRO BASSO - Integrante.

Número de produções C, T & A: 6


Projetos de extensão


2009 - Atual
Escola da Coluna: aprendendo a viver sem dor

Descrição: Projeto de Promoção á saúde voltado a indivíduos com dores na coluna vertebral de origem mecânico-degenerativa com abordagem centrada em estratégias de educação em saúde e práticas vivenciais de controle postural, atividades de vida diária e orientações ergonômicas no lar, no trabalho e na vida comunitária. Os participantes recebem informação e treinamento sobre o manejo do corpo nas atividades, proteção das articulações, escolha de móveis, utensílios e vestuário adequado e exercícios simples para alongar e fortalecer a musculatura de modo global. Os tópicos abordados são demomstrados de modo prático por meio de oficinas e vivências corporais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Auristela Duarte de Lima Moser - Coordenador / KAROLEEN OSALD SCHARAN - Integrante / Fernanda Cercal Eduardo - Integrante / Jarbas Mello Filho - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2010
Editoração da revista Fisioterapia em Movimento

Descrição: Captação, analise dos artigos cientificos enviados ao periodico e distribuição ao corpo de revisores. recepção dos artigos analisados e composição de 4 numeros da revsta..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Auristela Duarte de Lima Moser - Coordenador / Cloves Amorim - Integrante.
2007 - 2009
PROJETO DE EDITORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DA REVISTA FISIOTERAPIA EM MOVIMENTO

Descrição: A Revista Fisioterapia em Movimento foi lançada outubro de 1989, tendo celebrado em 2004 os seus quinze (15) anos de publicações científicas na área da Fisioterapia e áreas afins. Sob o número ISSN 0103-5150, é uma publicação do Curso de Fisioterapia da PUCPR. A missão da revista é publicar trabalhos científicos, que abordem temas de abrangência em Fisioterapia e áreas afins, buscando também favorecer a interdisciplinaridade e diálogo entre todas as áreas do conhecimento que possam contribuir com a saúde e o bem estar do ser humano. Em 2005 o Curso de Fisioterapia da PUCPR comemorou 25 anos de existência celebrando a vida acadêmica com a missão de atender os princípios éticos, cristãos e maristas da Universidade. Trata-se de uma publicação trimestral com tiragem de 1000 exemplares, sendo indexada atualmente nas bases de dados LILACS, IBICT, CINAHL - Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, com o reconhecimento atual na Capes como QUALIS B NACIONAL. A Revista está atualmente pleiteando a indexação na base de dados Scielo. A constante renovação tecnológica das informações científicas está permitindo a atualização das normas de publicação e divulgação das pesquisas em nossa Revista Fisioterapia em Movimento , e temos contado com a colaboração de profissionais qualificados em nosso Conselho Científico Interinstitucional para a revisão dos manuscritos recebidos de pesquisadores e grupos de pesquisa nacionais e internacionais. Nesta nova fase da Revista, a partir de 2005, os grupos de pesquisa em Fisioterapia e áreas afins foram estimulados a enviar artigos em português e ou inglês para divulgação de estudos, seguindo as normas de Vancouver. Estas mudanças permitirão uma maior integração científica da área que está em constante movimento e crescimento, e também favorecerá o processo de avaliação da qualidade técnica e mérito da revista Fisioterapia em Movimento, com novas indexações nas bases de dados para aumentar a sua visibilidade d.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Número de produções C, T & A: 1
2004 - Atual
Projeto Ergonômico na Empresa Metalurgica Schwarz

Descrição: Programa preventivo aos disturbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Inclui açoes educativas, e interventivas com adequacão de postos de trabalho e exercícios profiláticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) .

Integrantes: Auristela Duarte de Lima Moser - Coordenador / Ruth Terezinha Kherig - Integrante / ANA PAULA GASSNER - Integrante / SARA HERNANDEZ - Integrante.


Membro de corpo editorial


2006 - Atual
Periódico: Fisioterapia em Movimento


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Postura Humana.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
PREMIAÇAO 10 MELHORES TRABALHOS DO SEMIC. SEMINARIO DE INICIAÇÀO CIENTIFICA DA PUCPR, PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO PARANÁ.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
ASSIS, GISELA MARIA2013ASSIS, GISELA MARIA ; MOSER, AURISTELA DUARTE DE LIMA . Laserterapia em úlceras por pressão: limitações para avaliação de resposta em pessoas com lesão medular. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso), v. 22, p. 850-856, 2013.

2.
CUBAS, MARCIA REGINA2013CUBAS, MARCIA REGINA ; SANTOS, ODETTE MOURA DOS ; RETZLAFF, ELIS MARINA ANDRADE ; TELMA, HELOUÍSE LETÍCIA CRISTIANO ; ANDRADE, IRIA PRISCILA SILVA DE ; MOSER, AURISTELA D. DE LIMA ; ERZINGER, ANA ROTÍLIA . Pé diabético: orientações e conhecimento sobre cuidados preventivos. Fisioterapia em Movimento (PUCPR. Impresso), v. 26, p. 647-655, 2013.

3.
DUTRA, CRISTINA MARIA ROCHA2013DUTRA, CRISTINA MARIA ROCHA ; DUTRA, CYNTHIA MARIA ROCHA ; MOSER, AURISTELA DUARTE DE LIMA ; MANFFRA, ELISANGELA FERRETTI . Treino locomotor com suporte parcial de peso corporal na reabilitação da lesão medular: revisão da literatura. Fisioterapia em Movimento (PUCPR. Impresso), v. 26, p. 907-920, 2013.

4.
Moser, Auristela D. L2013Moser, Auristela D. L ; VIDAL, C. ; MUNHOZ C. CANDIDO ; MELLO, KKM ; CARLESSO N ; FONTANA, M. B. . Efeitos da Dança Sênior no equilíbrio de participantes de um grupo da terceira idade. Revista Terapia Manual, v. 11, p. 462-469, 2013.

5.
MOSER, A. D. L.2013MOSER, A. D. L. ; GODOY, M. ; Tassi J. H. ; Eduardo, FC . Fisioterapia por meio de um protocolo fisioterapêutico de exercícios intradialíticos. Revista Terapia Manual, v. 54, p. 520, 2013.

6.
MOSER, A. D. L.2012MOSER, A. D. L. ; Gnoato Talita ; PAULA, . EXPERIMENTAL MODEL OF HETEROTOPIC OSSIFICATION IN WISTAR RATS. Brazilian Journal of Medical and Biological Research (Impresso), v. 45, p. 46-50, 2012.

7.
MOSER, A. D. L.2012MOSER, A. D. L. ; SCHARAN K. OSWALD ; Knaut, LAM ; Gnoato Talita . VALIDADE E CONFIABILIDADE DA VERSÃO EM PORTUGUÊS DO AMERICAN SHOULDER AND ELBOW SURGEONS STANDARDIZED SHOULDER ASSESSMENT FORM. Revista Brasileira de Reumatologia (Impresso), v. 52, p. 228-232, 2012.

8.
CARVALHO, DEBORAH RIBEIRO2012CARVALHO, DEBORAH RIBEIRO ; MOSER, AURISTELA DUARTE ; SILVA, VERÔNICA ANDRADE DA ; DALLAGASSA, MARCELO ROSANO . Mineração de Dados aplicada à fisioterapia. Fisioterapia em Movimento (PUCPR. Impresso), v. 25, p. 595-605, 2012.

9.
Moser, Auristela D. L2012Moser, Auristela D. L ; Passini C ; SCHARAN K. OSWALD ; PEREIRA, P. A. . Escola da coluna associada a estabilização segmentar na lombalgia cronico degenerativa. Terapia Manual, v. 10, p. 364, 2012.

10.
MOSER, AURISTELA DUARTE..2012MOSER, AURISTELA DUARTE.. ; CARVALHO, D. R. ; SILVA, V. A. . Prototipo de um sistema especialista aplicado a terapia manual. Terapia Manual, v. 10, p. 426, 2012.

11.
MOSER, A. D. L.2012MOSER, A. D. L. ; ASSIS, G. ; THOME, B. I. . Fisioterapia na reeducação do intestino neurogênico como resultado de uma lesão medular. Revista Terapia Manual, v. 10, p. 19-27, 2012.

12.
Oliveira, LVF2011Oliveira, LVF ; MOSER, A. D. L. ; SCHIWA, S. R. ; Costa LOP ; Aguiar I de C . PEDro: a base de dados de evidências em fisioterapia. Fisioterapia em Movimento (PUCPR. Impresso), v. 24, p. 523-533, 2011.

13.
Setti, JP2011Setti, JP ; Jorge, SMP ; MOSER, A. D. L. . Influência da fonoforese associada ao gel de cafeína sobre imagens médicas da gordura subcutânea de mulheres.. Terapia Manual, v. 9, p. 18-22, 2011.

14.
MOSER, A. D. L.2011MOSER, A. D. L. ; Eduardo, FC ; Mello Filho J . EFEITOS DA CORRENTE RUSSA NA DOR E INSTABILIDADE ARTICULAR DO JOELHO. Terapia Manual, v. 9, p. 15-19, 2011.

15.
MOSER, A. D. L.2011MOSER, A. D. L. ; Mello Filho J ; Eduardo, FC . ESTABILIZAÇÃO LOMBO-PÉLVICA: EVIDÊNCIAS EM AVALIAÇÃO E TRATAMENTO. Fisioterapia Brasil, v. 12, p. 467-476, 2011.

16.
Knaut, Luiz A2010Knaut, Luiz A ; MOSER, AURISTELA DUARTE.. ; Melo, Sibele De Andrade ; Richards, Robin R . Tradução e adaptação cultural à língua portuguesa do American Shoulder and Elbow Surgeons Standardized Shoulder Assessment Form (ASES) para avaliação da função do ombro. Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo), v. 50, p. 176-183, 2010.

17.
MOSER, A. D. L.2010MOSER, A. D. L. ; MALUCELLI, M. . CADEIA CINETICA ABERTA E FECHADA: UMA REFLEXAO CRITICA. Fisioterapia em Movimento (PUCPR. Impresso), v. 23, p. 641-650, 2010.

18.
MOSER, AURISTELA DUARTE..;MOSER, A. D. L.;Moser, Auristela D. L;MOSER, AURISTELA DUARTE;MOSER, AURISTELA DUARTE DE LIMA;MOSER, AURISTELA D. DE LIMA2009MOSER, AURISTELA DUARTE.. ; CAMARGO, R. S. ; CORDEIRO, L. . Abordagem dos métodos avaliativos em fibromialgia e dor crônica aplicada à tecnologia da informação: revisão da literatura em periódicos, entre 1998 e 2008.. Revista Brasileira de Reumatologia (Impresso), v. 49, p. 431-446, 2009.

19.
MOSER, AURISTELA DUARTE..;MOSER, A. D. L.;Moser, Auristela D. L;MOSER, AURISTELA DUARTE;MOSER, AURISTELA DUARTE DE LIMA;MOSER, AURISTELA D. DE LIMA2009MOSER, AURISTELA DUARTE.. ; DINIEVSCKI, A. M. ; SANTOS, A. F. DOS ; PIZONI, H. . AVALIACÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE TRABALHADORES EM EMPRESA METALÚRGICA: UM SUBSÍDIO Á PREVENÇÃO DE AGRAVOS A SAÚDE. Fisioterapia em Movimento (PUCPR. Impresso), v. 22, p. 457-466, 2009.

20.
MOSER, AURISTELA DUARTE..;MOSER, A. D. L.;Moser, Auristela D. L;MOSER, AURISTELA DUARTE;MOSER, AURISTELA DUARTE DE LIMA;MOSER, AURISTELA D. DE LIMA2007MOSER, AURISTELA DUARTE.. ; KHERIG, R. T. . O conceito de saúde e seus desdobramentos na atenção ä saúde do trabalhador. Fisioterapia em Movimento, v. 20, p. 15-18, 2007.

21.
MOSER, AURISTELA DUARTE..;MOSER, A. D. L.;Moser, Auristela D. L;MOSER, AURISTELA DUARTE;MOSER, AURISTELA DUARTE DE LIMA;MOSER, AURISTELA D. DE LIMA2003MOSER, AURISTELA DUARTE.. ; ALVES, Josielle Priscila Vitor ; ALBUQUERQUE, Lourdes Cristina de . Motivando para a Saúde. Proteção, Novo Hamburgo, v. 3, n.XVI, p. 66-69, 2003.

22.
MOSER, AURISTELA DUARTE..;MOSER, A. D. L.;Moser, Auristela D. L;MOSER, AURISTELA DUARTE;MOSER, AURISTELA DUARTE DE LIMA;MOSER, AURISTELA D. DE LIMA1997 MOSER, AURISTELA DUARTE.. . Avaliação Postural com base em comunicação não verbal. Fisioterapia em Movimento, Curitiba - PR, v. X, n.2, 1997.

23.
MOSER, AURISTELA DUARTE..;MOSER, A. D. L.;Moser, Auristela D. L;MOSER, AURISTELA DUARTE;MOSER, AURISTELA DUARTE DE LIMA;MOSER, AURISTELA D. DE LIMA1996 MOSER, AURISTELA DUARTE.. . O perfil do fisioterapeuta e sua adequação à comunidade.. Fisioterapia em Movimento, Curitiba - PR, v. 9, n.2, p. 18-19, 1996.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Moser, Auristela D. L ; SCHARAN K. OSWALD ; Passini C . IMPLEMENTATION AND EVALUATION OF A BACK SCHOOL PROGRAM FOR PATIENTS WITH MECHANICAL AND DEGENERATIVE LOW BACK PAIN. In: WORD MONDIAL CONGRESS OF PHISYCAL THERAPY, 2011, AMSTERDAN. World Physical Therapy 2011,, 2011. v. 1.

2.
SCHARAN K. OSWALD ; Richards, Robin R ; Knaut, LAM ; Moser, Auristela D. L . ESTUDO DAS PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DA VERSÃO BRASILEIRA AMERICAN SHOULDER AND ELBOW SURGEONS STANDARDIZED SHOULDER ASSESSMENT FORM (ASES). In: 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC),, 2011, GOIANIA. ANAIS DA 63a. REUNIÃO MANUAL DA SBPC. GOIANIA: SBPC, 2011. v. 1.

3.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. ; MOSER, Ana Maria ; BASSO, P ; HEGBERG, L. . Percepçào de dor como indicativo de saúde em uma trabalhadores da área de higienização. In: VIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E III CONGRESSO IBEROAMERICANO SOBRE VIOLENCIA NAS ESCOLAS, 2008, CURITIBA. ANAIS DO VIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E III CONGRESSO IBEROAMERICANO SOBRE VIOLENCIA NAS ESCOLAS, 2008.

4.
MOSER, Ana Maria ; MOSER, AURISTELA DUARTE.. ; BASSO, P ; HEGBERG, L. . iNCIDÊNCIA DA SINDROME DE BURNOUT EM TRABALHADORES SERVENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. In: VIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E III CONGRESSO IBEROAMERICANO DE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS, 2008, CURITIBA. ANAIS DO VIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E III CONGRESSO IBEROAMERICANO SOBRE VIOLENCIA NAS ESCOLAS, 2008.

5.
MOSER, Ana Maria ; MOSER, AURISTELA DUARTE.. ; BASSO, P ; HEGBERG, L. . iNCIDÊNCIA DA SINDROME DE BURNOUT EM TRABALHADORES SERVENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÀO DA PUCPR, 2008, CURITIBA. ANAIS DO VIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E III CONGRESSO IBEROAMERICANO SOBRE VIOLENCIA NAS ESCOLAS. CURITIBA: CHAMPANGNAT, 2008. v. 01. p. 05-05.

6.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. ; DINIEVSCKI, A. M. ; SANTOS, A. F. DOS . QUALIDADE DE VIDA DE TRABALHADORES EM EMPRESA METALÚRGICA. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM, 2007, FLORIANÓPOLIS. CADERNO DE RESUMOS DO XIV SEMINARIO DE PESQUISA EM ENFERMAGEM, 2007.

7.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. . A relação entre as praticas de saude em uma empresa publica e as concepções de saúde de seus trabalhadores. In: 11º Primeiro Congresso Mundial de Saúde publica, 2006, Rio de Janeiro. 11º Primeiro Congresso Mundial de Saúde publica. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de POs Graduação em Saúde Coletiva, 2006. v. 1.

8.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. ; PATRICIO, Zuleica . Pesquisa Qualitativa em Ergonomia: da dificuldade à possibilidade. In: CIbrapeq, 2004, Taubaté. Anais da 1ª Conferencia de Pesquisa qualitativa do brasil, 2004.

9.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. . Aspectos Ergonômicos relacionados a celulas e linhas de Trabalho e Queixas Osteomusculares. In: I Congresso da Union Latinoamericana de Ergonomia, 2004, Santiago. Anais do do Ergolatinomia, 2004. v. 1. p. 1-5.

10.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. . Pesquisa Qualitativa em Ergonomia: da dificuldade à possibilidade. In: !ª Conferencia Internacional do Brasil de Pesquisa Qualitativa, 2004, Taubaté. Anais da Primeira Conferencia Internacional do Brasil de Pesquisa Qualitativa. Taubaté, 2004. v. 1.

11.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. ; AMORIM, Cloves . Oficinas de Sensibilidade: uma abordagem fisioterapêutica na terceira idade. In: III Cobgresso Sul Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2001, Florianópolis. Anais do III Congresso Sul Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2001. v. I.

12.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. ; DALMAN, Leticia ; AFONSO, Thaís . Efeitos de um Programa de Ginástica Preventiva em Estudantes de Odontologia. In: Congresso Internacional de Odontologia de Ponta Grossa, 2000, Ponta Grossa. Anais do Decimo Terceiro Congresso Internacional de odontologia de Ponta grossa, 2000.

13.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. ; Mateus, F. J. . Metodos de Análise Postural e Contribuição do Sistema Pwas.. In: Congresso da American Ergonomisc Institue, 2000, Rio de Janeiro. Anais do Congresso da American Ergonomisc Institue. Rio de Janneiro, 2000. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MOSER, A. D. L. ; SCHARAN K. OSWALD ; Knaut, LAM . ESTUDO DAS PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DA VERSÃO BRASILEIRA AMERICAN SHOULDER AND ELBOW SURGEONS STANDARDIZED SHOULDER ASSESSMENT FORM (ASES) . In: CONGRESSO BRASILEIRO DE DOR, 2010, FORTALEZA. ANAIS DO IX CONGRESSO BRASILEIRO DE DOR. SAO PAULO: SBED, 2010.

2.
SCHARAN K. OSWALD ; MOSER, A. D. L. ; Passini C . IMPLANTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE ESCOLA DA COLUNA PARA PACIENTES COM LOMBALGIA MECANICO-DEGENERATIVA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE DOR, 2010, FORTALEZA. ANAIS DO IX CONGRESSO BRASILEIRO DE DOR. SAO PAULO: SBED, 2010. v. 1.

3.
MOSER, A. D. L. ; HINTZ MARINA . EFEITOS DE UM PROTOCOLO DE ALONGAMENTO POR FNP NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DA UNIDADE MÚSCULO-TENDÍNEA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE DOR, 2010, CURITIBA. ANAIS DO XVIII SEMIC PUCPR, 2010.

4.
MOSER, A. D. L. ; Passini C ; HINTZ MARINA ; BLUME GABRIELE . PROGRAMA PREVENTIVO DE DOENÇAS CRÔNICAS EM ESCOLARES ADOLESCENTES. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA, 2009, Rio de Janeiro. Anais do XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA. SÃO PAULO: Universidade de São Paulo, 2009. v. 16.

5.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. ; GASSNER, A. P. ; HERNANDEZ, S. . Estrategias de Senbilização para coleta de dadoscom escolares adolescentes. In: Congresso Nacional de educação da PUCPR, 2007, CURITIBA. SABERES DOCENTES. CURITIBA: EDUCA, 2007. v. 03. p. 12-15.

6.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. ; Maciel, N. ; HERNANDEZ, S. ; Ortiz, A. V. D. . Estudo Morfológico dos P'4es em Escolares Adolescentes. In: XV Seminário de Iniciação Cientifica e XI Mostra de pesquisa da PUCPR, 2007, Curitiba. Caderno de resumos XV Seminário de Iniciação Cientifica e XI Mostra de pesquisa da PUCPR. Curitiba: Champagnat, 2007. v. 1. p. 27-179.

7.
AMORIM, Cloves ; MOSER, AURISTELA DUARTE.. . Burnout em Fisioterapeutas. In: V Cpobgresso Ibero Americano de Evaluacion Psicologica, 2005, Buenos Aires. Anais do V Congresso Iberoamericano de Evaluacion Psicologica. Buenos Aires: AIDEP, 2005. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOSER, A. D. L. ; COLLE RENATA SILVEIRA ; JACON, R. ; THORNO, R. ; Schleder R . CINESIOTERAPIA PARA A QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES SUBMETIDOS À HEMODIÁLISE. In: IV CONGRESSO SUL BRASILEIRO DE NEFROLOGIA, 2011, CURITIBA. ANAIS DO IV CONGRESSO SUL BRASILEIRO DE NEFROLOGIA, 2011. v. 1. p. 84-84.

2.
CANDIDO, CM ; Moser, Auristela D. L ; VIDAL, C. ; MELLO, KKM . Protocolo de Dança Sênior baseado na Escala de Equilíbrio de Berg: A experiência do NAPI(PUC-PR). In: CONGRESSO NORTE E NORDESTE DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA, 2011, PORTO DE GALINHAS. ANAIS DO VI CONGRESSO NORTE E NORDESTE DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA, 2011. v. 1.

3.
MOSER, A. D. L. ; Knaut, Luiz A ; Melo, Sibele De Andrade ; Richards, Robin R . Versão em português do questionário ASES para avaliação da função do ombro. In: Conngresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009, Rio de Janeiro. Anais do XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA. São paulo: Universidade de São Paulo, 2009. v. 16.

4.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. . O PAPEL DAS REVISTAS NO DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO DA FISIOTERAPIA. In: III FORUM NACIONAL DE PESQUISA E P[OS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM FISIOTERAPIA, 2008, SÃO PAULO. ABRAPG.ORG.BR, 2008.

5.
NENEVE, P. ; Massaneiro, S. ; MOSER, AURISTELA DUARTE.. . DIAGNÓSTICO OSTEOMUSCULAR EM TRABALHADORES DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. In: XV SEMINARIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA E IV MOSTRA DE PESQUISA, 2007, CURITIBA. CADERNO DE RESUMOS DO XV SEMINARIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA E IV MOSTRA DE PESQUISA. Curitiba: Champagnat, 2007. v. 1. p. 27-179.

6.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. ; GASSNER, A. P. ; HERNANDEZ, S. . PREVALENCIA DA SINDROME DO TUNEL DO CARPO EM PROFISSIONAIS DE ODONTOLOGIA. In: XV SEMINARIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA E IV MOSTRA DE PESQUISA, 2007, Curitiba. CADERNO DE RESUMOS DO XV SEMINARIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA E IV MOSTRA DE PESQUISA. Curitiba: Champagnat, 2007. v. 1. p. 27-179.

7.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. . Periodicos em Fisioterapia e Fomento a a Pesquisa. In: II FORUM NACIONAL DE PESQUISA E P[OS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM FISIOTERAPIA, 2007, BELO HORIZONTE. ANAIS DO II FORUM NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EN FISIOTERAPIA. BELO HORIZONTE, 2007. v. 1.

8.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. . Análise ergonômica de uma residencia para pessoas na terceira idade. In: Jornada Paranaense de Geriatria e Gerontologia, 2001, Curitiba. Anais da Associação Brasileira de Ergonomia, 2001.

9.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. ; MOSER, Ana Maria ; PERSEGONA, Elisangela . The contribution of activity phisical for quality of life of elderly people.. In: VI Congresso Latino Americano de Ergonomia XI Congresso Brasileiro de Ergonomia e II Encontro Sul Africano de Ergonomia, 2001, Gramado Rio Grande do Sul. Anais do Congresso, 2001.

10.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. . Ginástica de Pausa em Sala de Aula. In: III Mostra de Pesquisa da PUCPR, 2000, Curitiba. Anais da III Mostra de pesquisa da PUCPR. Curitiba: Educa, 2000. v. 01.

Apresentações de Trabalho
1.
MOSER, A. D. L. . Educação Postural para Sujeitos Trabalhadores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MOSER, A. D. L. ; Passini C ; HINTZ MARINA ; BLUME GABRIELE . PROGRAMA PREVENTIVO DE DOENÇAS CRÔNICAS EM ESCOLARES ADOLESCENTES. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. . PROCESSO DE INDEXAÇÀO DOS PERIODICOS EM FISIOTERAPIA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. ; BASSO, P ; HIGENBERG, L. ; MOSER, Ana Maria . Percepçào de dor como indicativo de saúde em uma trabalhadores da área de higienização. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. ; GASSNER, A. P. ; NENEVE, P. ; HEGBERG, L. . Estrategias de Senbilização para coleta de dadoscom escolares adolescentes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MOSER, A. D. L. . Editorial do número 1 V. 25 do periódico Fisioterapia em Movimento. Curitiba, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
MOSER, A. D. L. . Editorial do número 1 V. 25 do periódico Fisioterapia em Movimento. Curitiba, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
MOSER, A. D. L. . Editorial do número 4 V. 25 do periódico Fisioterapia em Movimento. Curitiba, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
MOSER, A. D. L. . Editorial do número 4 V. 25 do periódico Fisioterapia em Movimento. Curitiba, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. . Consultoria Ergonomica na metalurgica New Hubner Componentes Automotivos. 2006.

2.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. . Analise Ergonomia ca metalurgica Schwarz. 2005.

3.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. . Análise Ergonômica do trabalho. 2004.

4.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. . Orientação Ocupacional na Compania auxiliar de Viação e Obras de Curitiba.. 1997.

Trabalhos técnicos
1.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. . Alterações Posturais em Adolescentes:abrodagem Fisioterapêutica. 2005.

2.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. . Programa Preventivo de DORT na Metalurgia. 2003.

3.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. . Projeto Preventivo em Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia. 2001.


Demais tipos de produção técnica
1.
MOSER, AURISTELA DUARTE . Editoração do periódico Fisioterapia em Movimento. 2012. (Editoração/Periódico).

2.
MOSER, AURISTELA DUARTE . Editoração do periódico Fisioterapia em Movimento. 2011. (Editoração/Periódico).

3.
MOSER, A. D. L. . EDITORAÇÃO DA REVISTA FISIOTERAPIA EM MOVIMENTO. 2010. (Editoração/Periódico).

4.
MOSER, A. D. L. . EDITORAÇÃO DO PERIODICO FISIOTERAPIA EM MOVIMENTO. 2009. (Editoração/Periódico).

5.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. . FISIOTERAPIA EM MOVIMENTO. 2008. (Editoração/Periódico).

6.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. . RELATORIO DAS ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÀO POSTURAL PARA SUJEITOS TRABALHADORES 2007 A 2008. 2008. (Relatório de pesquisa).

7.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. . REVISTA FISIOTERAPIA EM MOVIMENTO. 2007. (Editoração/Periódico).

8.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. . REVISTA FISIOTERAPIA EM MOVIMENTO. 2006. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FERNANDES, W. V. B.; MOSER, A. D. L.. Participação em banca de Walkyria Ferandes. EFEITOS DA MANIPULAÇÃO VERTEBRAL DE ALTA VELOCIDADE NA RESPOSTA ELETROMIOGRÁFICA E CINEMÁTICA DURANTE O MOVIMENTO DE FLEXÃO/EXTENSÃO EM INDIVÍDUOS COM DOR LOMBAR CRÔNICA MECÂNICA. 2010. Dissertação (Mestrado em programa de posgraduaçao tecnologia em saude) - POntificia Universidade Católica do Paraná.

2.
MOSER, AURISTELA DUARTE..; CAMARGO, R. S.. Participação em banca de RAQUEL S de CAMARGO. Modelagem e Instanciamentode um Banco de Dados para Métodos Avaliativos em Fibromialgia. 2009. Dissertação (Mestrado em programa de posgraduaçao tecnologia em saude) - POntificia Universidade Católica do Paraná.

3.
Batista, J. P.; MOSER, AURISTELA DUARTE... Participação em banca de Joao Pedro Batista Junior. Efeito Agudo de dis protocolos de alongamento por FNP na força muscular e propriedades viscolelasticas dos musculos isquiotibiais. 2009. Dissertação (Mestrado em programa de posgraduaçao tecnologia em saude) - POntificia Universidade Católica do Paraná.

4.
MOSER, AURISTELA DUARTE... Participação em banca de Gustavo Kepes Noronha. Arte e tecnica em acupuntura aplicada ao estresse na terceira idade. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
MOSER, AURISTELA DUARTE... Participação em banca de Guilherme Medeiros de Alvarenga. Analise cinematica pre e pos operatoria de cirugia bariatrica. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
MOTTER, A. M.; MOSER, AURISTELA DUARTE... Participação em banca de Arlete Motter. Analise ergonomica da atividade de controladores de vôo no SINDACTA. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia de Produção & Sistemas - PPGEPS/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
MOSER, AURISTELA DUARTE..; Junior A. A. L.. Participação em banca de AGRIPINO ALVES LUZ JUNIOR. PROGRAMA VIVA EDUCAÇÃO: ENTRE A PROMESSA E O ESTELIONATO OU FALSA REVOLUÇÃO DO TELEENSINO NO MARANHÃO. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia de Produção & Sistemas - PPGEPS/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
Lopess. L.; MOSER, AURISTELA DUARTE... Participação em banca de Valter Lopess. Repercussões do processo de privatização na qualidade de vida de trabalhadores: o caso do BESC. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia de Produção & Sistemas - PPGEPS/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
MOSER, AURISTELA DUARTE... Participação em banca de Valter Lopes. Repercussões na qualidade de vida de trabalhadores vivendo processo de desconstrução do seu mundo do trabalho. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
THIEMI, Claudia; MOSER, AURISTELA DUARTE... Participação em banca de CLAUDIA THIEMI. FATORES DE PREVALÊNCIA NA DOR LOMBAR. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPEDICA) - POntificia Universidade Católica do Paraná.

2.
MOSER, AURISTELA DUARTE..; PEREZ, Ricardo Fernandez. Participação em banca de Maria Luiza rRbas. Doenças Ocupacionais:estresse psicossocial e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia) - Universidade Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, M. D.; MOSER, AURISTELA DUARTE... Participação em banca de MARIANA DERALDO DOS SANTOS.QUALIDADE DE VIDA DE UM GRUPO DE DOECENTES FISIOTERAPEUTAS DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR E ASPECTOS ERGONÔMICOS ASSOCIADOS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FSIOTERAPIA) - POntificia Universidade Católica do Paraná.

2.
GASSNER, A. P.; MOSER, AURISTELA DUARTE... Participação em banca de ANA PAULA GASSNER.ELABORAÇÀO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA CINESIOTERAPIA/GINASTICA LABORAL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FSIOTERAPIA) - POntificia Universidade Católica do Paraná.

3.
MOSER, AURISTELA DUARTE..; KULCYCZKI, Marcia. Participação em banca de Priscila Rossafa.Acompanhamento e Análise de dados Resultantes de um Programa de Cinesioterapia Laboral para funcionários de uma Montadora de Bancos de Automóveis. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

4.
KELER, P.; MOSER, AURISTELA DUARTE... Participação em banca de PAULA KELLER.Cinesioterapia Laboral associada a orientações ergonômicas como forma de tratamento fisioterapeutico portadores com lombalgia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - Pontificia Universidade Católica do Paraná Campus de Toledo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MOSER, A. D. L.. ALONGAMENTO MUSCULAR E SEUS EFEITOS. 2010. POntificia Universidade Católica do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONGRESSO BRASILEIRO DE DOR. ESTUDO DAS PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DA VERSÃO BRASILEIRA AMERICAN SHOULDER AND ELBOW SURGEONS STANDARDIZED SHOULDER ASSESSMENT FORM (ASES) . 2010. (Congresso).

2.
XVIII FORUM NACIONAL DE ENSINO EM FISIOTERAPIA. PALESTRA. 2008. (Congresso).

3.
CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÀO DA PUCPR. A ESCOLARIDADE COMO INDICATIVO DE PERCEPÇÃO DE SAÚDE EM TRABALHADORES DE SETOR DE HIGIENIZAÇÃO EM UNIVERSIDADE PRIVADA DO PARANÁ. 2008. (Congresso).

4.
CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÀO DA PUCPR. INCIDENCIA DA SINDROME DE BURNOUT EM SERVENTES DE UM SETOR DE HIGIENIZAÇ~QAO DE UNIVERSIDADE PRIVADA NO ESTADO DO PARANÁ. 2008. (Congresso).

5.
III FORUM NACIONAL DE PESQUISA E POGRADUAÇÃO STRICTU SENSU EM FISIOTERAPIA.PROCESSO DE INDEXAÇÃO DE PERIODICOS EM FISIOTERAPIA. 2008. (Seminário).

6.
Congresso Nacional de educação da PUCPR. Apresentação oral. 2007. (Congresso).

7.
XV SEMINARIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA E IV MOSTRA DE PESQUISA.Estudo Morfológico dos P'4es em Escolares Adolescentes. 2007. (Seminário).

8.
II FORUM NACIONAL DE PESQUISA E POS-GRADUAÇAÕ STRICTO SENSO EM FISIOTERAPIA.BALANÇO ANUAL DA REVISTA fISIOTERAPIA EM MOVIMENTO DA PUCPR. 2006. (Seminário).

9.
.A Inserção da Ergonomia nas Empresas-Como Evitar Passivos e Tensões nessa Area. 2006. (Outra).

10.
Congresso Academico de Fisioterapia da PUCPR. A Contribuição da Ergonomia para a Fisioterapia. 2005. (Congresso).

11.
Forum Futuro 10 Paraná.Comissão Tecnica. 2005. (Seminário).

12.
Diretrizes para o Trabalho Multiprofissional e a Atuação da Fisioterapia.Primeiro Encontro Estadual da Pessoa com Deficiencia. 2005. (Encontro).

13.
PesquiSA QUALITATIVA EM ERGONOMIA: DA DIFICULDADE Á POSSIBILIDADE. !ª Conferencia Internacional do Brasil de Pesquisa Qualitativa. 2004. (Congresso).

14.
A Formação do Fisioterapeuta e áreas de atuação.Aprenda com quem faz. 2004. (Seminário).

15.
.Oficina de Tecnicas de pesquisa em saúde. 2004. (Oficina).

16.
.Workshop de Analise de dados. 2004. (Oficina).

17.
Fisiotrab. Avaliação de Trabalhos. 2003. (Congresso).

18.
Ciclo de Palestras Fisioterapia UNISUL.Tratamento da Disfunção da ATM: visão bucomaxilofacial e fisioterapeutica. 2001. (Outra).

19.
Ciclo de Palestras Fisioterapia UNISUL.Tratamento da Disfunção da ATM: visão bucomaxilofacial e fisioterapeutica. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOSER, AURISTELA DUARTE.. . XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Joao Pedro batista Junior. Efeito agudo do alongamento após aplicação de um protocolo isocinético. Início: 2007. Dissertação (Mestrado em programa de posgraduaçao tecnologia em saude) - POntificia Universidade Católica do Paraná. (Co-orientador).

2.
Rachel Camargo. Elaboração de umm banco de dados para avaliação da dor em pacientes com fibromialgia. Início: 2007. Dissertação (Mestrado em programa de posgraduaçao tecnologia em saude) - POntificia Universidade Católica do Paraná. (Co-orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bruna Isadora Thome. FISIOTERAPIA NA REEDUCAÇÃO DO INTESTINO NEUROGENICO COMO RESULTADO DE UMA LESÃO MEDULAR. Início: 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FSIOTERAPIA) - POntificia Universidade Católica do Paraná. (Orientador).

2.
Cassiane Candido. EFEITOS DE UM PROGRAMA DE DANCA SENIOR NA QUALIDADE DE VIDA FUNCIONALIDADE E PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS. Início: 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FSIOTERAPIA) - POntificia Universidade Católica do Paraná. (Orientador).

3.
Jessica marques Menoncin. Comparação de dois protocolos de intervenção fisioterapeutica em meio aquático e terrestre em pacientes fibromialgicos. Início: 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FSIOTERAPIA) - POntificia Universidade Católica do Paraná. (Orientador).

4.
Mariana Deraldo dos Santos. Aspectos ergonomicos do envelhecimento na percepção de queixas osteomusculares e suas repercussões na qualidade de vida de trabalhadores. Início: 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FSIOTERAPIA) - POntificia Universidade Católica do Paraná. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Karoleen Sharan. Tradução e adaptação cultural à língua portuguesa do American Shoulder and Elbow Surgeons Standardized Shoulder Assessment Form (ASES) para avaliação da função do ombro. Início: 2009 - POntificia Universidade Católica do Paraná. (Orientador).

2.
Marina Hintz. EFEITOS DE UM PROTOCOLO DE ALONGAMENTO POR FNP NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DA UNIDADE MÚSCULO-TENDÍNEA. Início: 2009 - POntificia Universidade Católica do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Patricia Sucheck. (PATRICIA SUCHECK) EFEITOS DA APLICAÇÀO DO GEL DE CALENDULA NA CICATRIZAÇÀO DE FERIDAS ASSOCIADO AO ULTRASSON EM RATOS WISTAR Mestrado. 2011. Dissertação (Mestrado em programa de posgraduaçao tecnologia em saude) - POntificia Universidade Católica do Paraná, . Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser.

2.
Fernanda Maria Cercal Eduardo. PROPOSTA DE UM PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE VERTEBRAL A PARTIR DAS PROPRIEDADES PASSIVAS E ATIVAS DOS MÚSCULOS EXTENSORES DO TRONCO EM INDIVÍDUOS ASSINTOMÁTICOS. 2011. Dissertação (Mestrado em programa de posgraduaçao tecnologia em saude) - POntificia Universidade Católica do Paraná, . Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser.

3.
JOAO PEDRO MARTINS. EFEITOS AGUDOS DO ALONGAMENTO E CONDICIONAMENTO ISOCINETICO NA ARTICULAÇÀO DO JOELHO. 2008. Dissertação (Mestrado em programa de posgraduaçao tecnologia em saude) - POntificia Universidade Católica do Paraná, . Co-Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser.

4.
RAQUEL S de CAMARGO. : Métodos Avaliativos em Fibromialgia e Dor Crônica: Revisão Sistemática.. 2008. Dissertação (Mestrado em programa de posgraduaçao tecnologia em saude) - POntificia Universidade Católica do Paraná, . Co-Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser.

5.
Andrea Dhelfin. Orientação de estagio de docencia. 2007. Dissertação (Mestrado em programa de posgraduaçao tecnologia em saude) - POntificia Universidade Católica do Paraná, . Co-Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser.

6.
FERNANADA VILA GODINHO. ESTAGIO DE DOCENCIA. 2007. Dissertação (Mestrado em programa de posgraduaçao tecnologia em saude) - POntificia Universidade Católica do Paraná, . Co-Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
SARA GABELONE HERNANDEZ. Lesões Traumato Ortopédicas e Causas Ocupacionais.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPEDICA) - POntificia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser.

2.
ALESSANDRA PASCHOAL. PREVALÊNCIA DE LOMBALGIA ENTRE CARREGADORES DE UMA CENTRAL DE ABASTECIMENTO DO PARANÁ. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPEDICA) - POntificia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser.

3.
ANELICE CALIXTO. AVALIAÇÃO DO POTENCEIAL DE RISCO PARA SINDROME DO TUNEL DO CARPO EM INDUSTRIA METALURGICA. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPEDICA) - POntificia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser.

4.
Caludia Tiemi Kunyoshi. Fatores de Prevalência na Dor lombar. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Pontificia Universidade Católica do Paraná Campus de Toledo. Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser.

5.
Cibele Maróstica. Abordagem fisioterapêutica em Dentistas através do Liang Gong. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Pontificia Universidade Católica do Paraná Campus de Toledo. Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser.

6.
Beatriz Vieira. Fisioterapia na Hernia de Disco. 1998. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Em Traumatologia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Paulo Neneve. COMPARAÇÃO DO EFEITO AGUDO DE UM PROTOCOLO DE AQUECIMENTO ESPECÍFICO E DE ESFORÇO MÁXIMO ISOCINÉTICO NA AMPLITUDE ARTICULAR DE EXTENSÂO DO JOELHO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em FSIOTERAPIA) - POntificia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser.

2.
CAMILA PASSINI. REPERCUSSÕES DA ESCOLA DA COLUNA FISIOTERAPIA NA QUALIDADE DE VIDA E FUNCIONALIDAE DE PACIENTES LOMBALGICOS CRONICOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em FSIOTERAPIA) - POntificia Universidade Católica do Paraná, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA. Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser.

3.
JESSICA MARQUES MENONCIN. ESTUDO COMPARATIVO DA INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM AMBIENTE AQUÁTICO E TERRESTRE EM UMA POPULAÇÃO DE MULHERES, COM DIAGNÓSTICO CLÍNICO DE FIBROMIALGIA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em FSIOTERAPIA) - POntificia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser.

4.
ANA PAULA GASSNER. ELABORAÇÀO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA CINESIOTERAPIA/GINASTICA LABORAL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em FSIOTERAPIA) - POntificia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser.

5.
MARIANA DERALDO DOS SANTOS. QUALIDADE DE VIDA DE UM GRUPO DE DOCENTES FISIOTERAPEUTAS DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR E ASPECTOS ERGONÔMICOS ASSOCIADOS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em FSIOTERAPIA) - POntificia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser.

6.
CAMILA MONEDA. FISIOTERAPIA DO TRABALHO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em FISIOTERAPIA) - Pontificia Universidade Católica do Paraná Campus de Toledo. Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser.

7.
ANA PAULA GASSNER. PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO EM PROGRAMAS DE CINESIOTERAPIA LABORAL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em FSIOTERAPIA) - POntificia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser.

8.
Cintia Lima. A contribuição da Fisioterapai para a Analise Ergonomica em uma lavanderia hospitalar. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em FSIOTERAPIA) - POntificia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser.

9.
Ledley de Sousa. Alterações Posturais em ciranças de 10 a 12 anos e influencia ambiental. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em FSIOTERAPIA) - POntificia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser.

Iniciação científica
1.
KAROLEEN OSWALD SHARAN. AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES PSICOMETRICAS DO SHOULDER ASSESMENT DISABILITY ASSESMENT. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser.

2.
CAMILA PASSINI. IMPLANTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE ESCOLA DA COLUNA EM PACIENTES LOMBALGICOS CRONICOS. 2010. Iniciação Científica - POntificia Universidade Católica do Paraná, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA. Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser.

3.
MARINA HINTZ. AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE UM PROTOCOLO DE ALONGAMENTO POR FNP NAS PROPRIEDADES MUSCULOTENDINEAS DOS FLEXORES DE JOELHO. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em FSIOTERAPIA) - POntificia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser.

4.
DORA N MACIEL. EDUCAÇÃO POSTURAL PARA ESCOLARES ADOLESCENTES: UMA ESTRATEGIA EDUCATIVA. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em FSIOTERAPIA) - POntificia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser.

5.
Fabiana Mattos Ribeiro Bonete. Prevenção de alterações posturais em escolares adolescentes. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em FSIOTERAPIA) - POntificia Universidade Católica do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser.

6.
FABIANA MATTOS BONETE. FISIOTERAPIA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRONICAS EM ADOLESCENTES ESCOLARES. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em FSIOTERAPIA) - POntificia Universidade Católica do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser.

Orientações de outra natureza
1.
EDUARDO BITENCOURT. ELABORAÇAÕ DE PLANO DE AULAS TEÓRICO PRÁTICAS EM ERGONOMIA. 2006. Orientação de outra natureza. (mestrado tecnologia em saude) - POntificia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CARVALHO, DEBORAH RIBEIRO2012CARVALHO, DEBORAH RIBEIRO ; MOSER, AURISTELA DUARTE ; SILVA, VERÔNICA ANDRADE DA ; DALLAGASSA, MARCELO ROSANO . Mineração de Dados aplicada à fisioterapia. Fisioterapia em Movimento (PUCPR. Impresso), v. 25, p. 595-605, 2012.

2.
MOSER, A. D. L.2013MOSER, A. D. L. ; GODOY, M. ; Tassi J. H. ; Eduardo, FC . Fisioterapia por meio de um protocolo fisioterapêutico de exercícios intradialíticos. Revista Terapia Manual, v. 54, p. 520, 2013.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/04/2014 às 13:26:07