Leila Bagaiolo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0613854186621041
  • Última atualização do currículo em 24/04/2018


Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é diretora, enquadramento funcional: psicologa - GRADUAL-GRUPO DE INTERVENÇÃO COMPORTAMENTAL, supervisão análise do comportamento da Universidade Federal de São Paulo e colaboração como analista do comportamento da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do comportamento, autismo, leitura, educação especial e matching to sample. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leila Bagaiolo
Nome em citações bibliográficas
BAGAIOLO, L.;BAGAIOLO, LEILA F

Endereço


Endereço Profissional
Gradual - Grupo de Intervenção Comportamental, GRADUAL.
Rua Costa Carvalho, 231
Pinheiros
05429130 - São Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 05015000
Telefone: (11) 35597737
URL da Homepage: www.grupogradual.com.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2009
Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Padrões de aquisição e discriminação condicional durante a emergência do controle por unidades verbais mínimas na leitura de crianças com desenvolvimento típico e autismo, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Maria Martha Hübner.
Bolsista do(a): Programa de PG em Psicologia da Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2001 - 2003
Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Estratégias para a formação de classes equivalentes através do uso de lápis e papel: fading e exclusão,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Nilza Micheletto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1996 - 2000
Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Adaptando estratégias para a formação de classes de estímulos equivalentes através do uso de lápis e papel.
Orientador: Nilza Micheletto.




Formação Complementar


2011 - 2011
O trabalho comportamental com o autismo no Centro ABA em Lisboa e Porto.
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2006 - 2006
Intervenções Clínicas no Espectro Autístico.
C Médico Barrashopping Angela Alfano, BARRASHOPPING, Brasil.
2006 - 2006
Práticas Supervisionadas em Gestão do Comportamento Organizacional.
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2005 - 2005
Diferentes processos envolvidos no controle do comportamento operante.
XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, EVENTO, Brasil.
2003 - 2003
Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo, APAE, Brasil.
2001 - 2001
Filosofia Moral de Skinner e Desenvolvimento Humano na Cultura Pós-Moderna.
X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, EVENTO, Brasil.
2001 - 2001
O Que É e Como Realizar uma Análise Funcional do Comportamento.
X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, EVENTO, Brasil.


Atuação Profissional



Gradual - Grupo de Intervenção Comportamental, GRADUAL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicologa, Carga horária: 40

Atividades

2002 - Atual
Direção e administração, GRADUAL, .

Cargo ou função
Co-Fundadora e Diretora do Grupo Gradual.
2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , GRADUAL, .

2002 - Atual
Ensino, Psicologia Experimental, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Professora e Coordenadora do Curso de Aprimoramento e Capacitação de Pais em Análise do Comportamento na área de Autismo
2002 - Atual
Serviços técnicos especializados , GRADUAL, .

Serviço realizado
Supervisão de Terapia Comportamental com Indivíduos com Desenvolvimento Atípico ; Coordenação da área de Produção de Materiais para Indivíduos com Desenvolvimento Atípico.

Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicologa, Carga horária: 6

Atividades

2007 - Atual
Direção e administração, Ambulatório de Cognição Social Marcos T. Mercadante - TEAMM, .

Cargo ou função
Coordenadora do Centro de Referência em Autismo e Transtornos do Desenvolvimento..
2007 - Atual
Serviços técnicos especializados , Ambulatório de Cognição Social Marcos T. Mercadante - TEAMM, .

Serviço realizado
Coordenadora do Grupo Grupo de Capacitação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA).

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pos-Graduanda


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pos-Graduanda



Linhas de pesquisa


1.
Capacitação de Pais de Indivíduos com TEA: Manejo de Comportamento Disruptivo e Treino de Comunicação Funcional

Objetivo: Atendimento ambulatorial no Centro de Referência em Autismo e Transtornos do Desenvolvimento (TEAMM - UNIFESP/EPM) e no Centro de Referência no Tratamento de Portadores de Autismo (PROTEA - IPq HC FMUSP).


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Estudo Multicêntrico: Treino parental com vídeo modelação para a aquisição de habilidades sociais em crianças com autismo
Descrição: O objetivo do presente projeto é padronizar e testar a efetividade de um modelo de treino de pais por vídeo-modelação para implementação dos repertórios de contato visual e atenção compartilhada em crianças com TEA. Esses comportamentos são fundamentais para o desenvolvimento de uma interação social adequada, principal função afetada no autismo. É um estudo multicêntrico entre Universidade Federal de São Paulo, Universidade de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie. A amostra será composta por 60 crianças divididas em grupos de intervenção e controle que serão randomizadas individualmente por meio de sorteio. A intervenção está prevista para ser executada em 32 semanas e o desfecho primário será a aquisição dos novos repertórios de contato visual e atenção compartilhada e sua frequência verificadas através da comparação das filmagens da interação entre cada criança e seu familiar antes e depois da intervenção. Como desfechos secundários serão avaliados a melhora na qualidade de vida dos pacientes e a redução na sobrecarga familiar. O desenvolvimento e demonstração da eficácia da intervenção testada nesse projeto poderá ter grande impacto no tratamento do autismo no país, pois possibilitará o treinamento de grande quantidade de profissionais e familiares, com custo reduzido e mesmo em regiões de difícil acesso..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .
Integrantes: Leila Bagaiolo - Coordenador / Daniela Bordini - Integrante / Jair Mari - Integrante / Cristiane Silvestre de Paula - Integrante / Eloisa D´Antino - Integrante / Décio Brunoni - Integrante / Ana Claudia Moya - Integrante / Beatriz Araripe - Integrante / Mayra Serraceni - Integrante / Vanessa Strauss - Integrante / Helena Brentani - Integrante / Flavia Sato - Integrante / Joana Portolese - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2004 - 2009
Padrões de aquisição e discriminação condicional durante a emergência do controle por unidades verbais mínimas na leitura de crianças com desenvolvimento típico e autismo
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2003
Estratégias para a formação de classes equivalentes através do uso de lápis e papel: Fading e Exclusão
Descrição: Foram analisadas a aquisição de discriminações condicionais auditivo-visuais e a formação de classes de estímulos equivalentes por meio dos procedimentos de fading e exclusão. Seis participantes, entre 4 e 5 anos de idade, foram expostos a treinos de discriminação condicional que envolviam palavras faladas, palavras escritas e figuras representativas, com um treino com fading in - de 4 passos - da tonalidade dos estímulos de comparação incorretos ou com um treino ? de 4 tentativas - envolvendo um procedimento de exclusão. Após os treinos, testes que atestam formação de classes de estímulos equivalentes foram aplicados em todos os participantes. Todos os participantes foram expostos aos mesmos treinos de discriminação condicional, sendo parte das discriminações treinadas com fading e parte com exclusão. A ordem dos procedimentos de treino foi contrabalanceada entre os participantes. Os dados obtidos em uma análise geral apontaram que ocorreram mais erros durante a condição fading que de exclusão (respectivamente, 36 e 19 erros); a menor ocorrência de erros durante a exclusão foi preponderante quando os participantes foram expostos a esta condição na última parte do treino. Uma análise molecular do desempenho de cada participante, tentativa por tentativa, revelou diferentes padrões de aquisição de relações condicionais. Classes de estímulos equivalentes foram geradas tanto após os treinos com fading e com exclusão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise do Comportamento Aplicado.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Transtorno do Espectro Autista (TEA).
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Terapia Infantil.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Habilidades Sociais.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BAGAIOLO, LEILA F2017BAGAIOLO, LEILA F; MARI, JAIR DE J ; BORDINI, DANIELA ; RIBEIRO, TATIANE C ; MARTONE, MARIA CAROLINA C ; CAETANO, SHEILA C ; BRUNONI, DECIO ; BRENTANI, HELENA ; PAULA, CRISTIANE S . Procedures and compliance of a video modeling applied behavior analysis intervention for Brazilian parents of children with autism spectrum disorders. AUTISM, v. 21, p. 603-610, 2017.

2.
BAGAIOLO, L.2004BAGAIOLO, L.; MICHELETTO, N. . Fading e exclusão: aquisição de discriminações condicionais e classes de estímulos equivalentes. TEMAS EM PSICOLOGIA (RIBEIRÃO PRETO), v. 12, p. 168-185, 2004.

3.
GUILHARDI, C.2003GUILHARDI, C. ; ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. . Análise Aplicada do Comportamento e Contribuições para a Intervenção juntos a Indivíduos com Desenvolvimento Atípico. TEMAS SOBRE DESENVOLVIMENTO, São Paulo, v. 12, n.69, p. 8-14, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
BAGAIOLO, L.. Autismo e Preocupações educacionais: Um estudo de caso a partir de uma perspectiva comportamental compromissada com a Análise Experimental do Comportamento. In: Guilhardi, H. J.; Madi, M. B. P.; Queiroz, P. P. e Scoz, M. C.. (Org.). Sobre Comportamento e Cognição. Santo André: ESETEC, 2002, v. 10, p. 67-82.

2.
BAGAIOLO, L.. Educação Especial e Compromisso com a Análise Experimental do Comportamento. In: Teixeira, A. M. S.; Sénéchal-Machado, A. M. L.; Castro, N. M. e Cirino, S. D.. (Org.). Ciência do Comportamento: Conhecer e Avançar. Santo André: ESETEC, 2002, v. 2, p. 56-69.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BAGAIOLO, L.. Risco Autístico em bebês: Possibilidades de Avaliação Comportamental II. In: XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental e I Encontro Sulamericano de Análise do Comportamento, 2011, Salvador - BA. Resumos, 2011.

2.
CEMBRANELLI, A. M. M. ; DANIELI, G. D. M. ; SANTOS, V. M. C. ; FONSECA, F. C. A. ; BAGAIOLO, L. ; HUBNER, M. M. . ABLLS: Assessment of Basic Language and Learning Skills - Uma análise crítica para discussão de parâmetros para avaliação comportamental. In: XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006, Brasília - DF. Programa e Resumos, 2006.

3.
GODOI, P. ; BAGAIOLO, L. ; HORA, C. ; DORIGON, L. T. ; KARNAKIS, S. ; MORENO, T. S. ; AZEVEDO, F. B. . O Conceito de Reforço nos Manuais para Pais e Para-profissionais de Pessoas com Desenvolvimento Atípico: Uma Análise Crítica a partir de Skinner (1953/1998). In: XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2006, Salvador - BA. Programas e Resumos, 2006.

4.
ANDERY, M. A. P. A. ; TROITINO, S. ; SÉRIO, T. M. A. P. ; MICHELETTO, N. ; BAGAIOLO, L. ; GUILHARDI, C. . Cheap Paper and Pencil Material to Teach Reading Skills: An Assessment of the First Results. In: 28th Annual Convention ABA | Association of Behavior Analysis, 2002, Toronto. Abstract Book, 2002.

5.
BAGAIOLO, L.; ROMANO, C. . Comunicação por Troca de Figuras (PECS) - Procedimento de Ensino. In: XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2002, Londrina - PR. Programas e Resumos, 2002.

6.
BAGAIOLO, L.; GUILHARDI, C. . Educação Especial e o Compromisso com a Análise Experimental do Comportamento. In: X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2001, Campinas - SP. Anais de Evento, 2001.

7.
BAGAIOLO, L.; GUILHARDI, C. ; MICHELETTO, N. ; TELLES, D. G. ; JÚLIO, F. ; FIGUEIREDO, J. C. ; KUKLIEWCZ, P. ; TROITINO, S. ; SÉRIO, T. M. A. P. ; ANDERY, M. A. P. A. . Caracterização do repertório inicial de estudantes: o repertório envolvido no estabelecimento de relações entre estímulos. In: X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2001, Campinas - SP. Anais de Evento, 2001.

8.
BAGAIOLO, L.; Tatiana Karinya Carpiagini Rodrigues ; Orientadora . Uma contribuição para o estudo da importância do estresse no aparecimento da Síndrome do Pânico. In: 7° Encontro de Iniciação Científica da PUC/SP, 1998, São Paulo - SP. Programa Científico, 1998.

Apresentações de Trabalho
1.
BAGAIOLO, L.. ABA - Definição e Prática: Possibilidades de Intervenção e Capacitação de Pais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BAGAIOLO, L.; ROMANO, C. . Recursos Tecnológicos no TEA | Intervenções ABA via modelling para pais de indivíduos com TEA: Procedimentos e adesão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BAGAIOLO, L.; BORDINI, D. ; RIBEIRO, TATIANE C ; MARTONE, MARIA CAROLINA C . Multicentric study: acquisition of social skills in children with autism using video modeling in parental training.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BAGAIOLO, L.; ROMANO, C. ; GUILHARDI, C. . Terapias - quando a Análise Aplicada do Comportamento (ABA) pode ser útil.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BAGAIOLO, L.; ROMANO, C. . O Autismo e seu Impacto na Escola Inclusiva.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. ; GUILHARDI, C. . Tratamento não medicamentoso em TEA: ABA. O que é? Qual o objetivo? Como fazer?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. . Variabilidade verbal no autismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
GOIA,Paula. ; GUILHARDI, C. ; BAGAIOLO, L. ; ROMANO, C. . Identificação de Risco Autístico em Bebês a partir da Compreensão do Desenvolvimento Típico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BAGAIOLO, L.. Children with autism and typical development: patterns of acquisition of conditional discrimination in the emergence control of minimum verbal units in reading.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. ; GUILHARDI, C. . Serviços de Consultoria no Brasil: O Modelo da Gradual.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
BAGAIOLO, L.; HÜBNER, M. M. C. . Padrões de aquisição de descriminação condicional na emergência do controle por unidades verbais mínimas na leitura em crianças com autismo e desenvolvimento atípico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
HUBNER, M. ; FAGGIANI, R. ; LEITE, M. ; COELHO, A. ; BAGAIOLO, L. . Matrx of performace during tests of control by minimal units in reading: analysis of multiple stimulus classes.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. . Possibilidades de uma Compreensão Behaviorista sobre o Desenvolvimento Humano. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
GODOI, P. ; BAGAIOLO, L. ; HORA, C. ; DORIGON, L. T. ; KARNAKIS, S. ; MORENO, T. S. ; AZEVEDO, F. B. . O Conceito de Reforço nos Manuais para Pais e Para-profissionais de Pessoas com Desenvolvimento Atípico: Uma Análise Crítica a partir de Skinner (1953/1998). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BAGAIOLO, L.; ROMANO, C. ; GUILHARDI, C. . As múltiplas faces da atenção ao portador de autismo.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
CEMBRANELLI, A. M. M. ; DANIELI, G. D. M. ; SANTOS, V. M. C. ; FONSECA, F. C. A. ; BAGAIOLO, L. ; HÜBNER, M. M. C. . ABLLS: Assessment of Basic Language and Learning Skills - Uma análise crítica para discussão de parâmetros para avaliação comportamental. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. . Applied Behavior Analysis (ABA). 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. ; GUILHARDI, C. . Intervenção comportamental e inclusão.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
ROMANO, C. ; GUILHARDI, C. ; BAGAIOLO, L. . Inclusão do Autista na Escola: Algumas Particularidades. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
BAGAIOLO, L.. Diferentes processos envolvidos no controle do comportamento operante. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. ; GUILHARDI, C. . Inclusão escolar sob a perspectiva da análise do comportamento.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
BAGAIOLO, L.. Efeitos da modelagem de respostas verbais sobre respostas não verbais correspondentes.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
BAGAIOLO, L.; ROMANO, C. . O atendimento domiciliar em análise do comportamento. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
BAGAIOLO, L.; MICHELETTO, N. . Análise dos Procedimentos de Fading e Exclusão na Aquisição de Discriminações Condicionais e na Formação de Classes de Estímulos Equivalentes. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
BAGAIOLO, L.. Procedimentos para aquisição de mandos com uma criança com desenvolvimento atípico.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
BAGAIOLO, L.; ROMANO, C. . Aquisição de verbalizações com utilização de pronome pessoal a partir de fala ecolálica ? Um estudo de caso com Intervenção Comportamental.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. . Desenvolvendo repertórios em crianças com desenvolvimento atípico. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
BAGAIOLO, L.; ROMANO, C. . Comunicação por Troca de Figuras (PECS) - Procedimento de Ensino. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
BAGAIOLO, L.. Educação Especial. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
ANDERY, M. A. P. A. ; TROITINO, S. ; SÉRIO, T. M. A. P. ; MICHELETTO, N. ; BAGAIOLO, L. ; GUILHARDI, C. . Cheap Paper and Pencil Material to Teach Reading Skills: An Assessment of the First Results. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
BAGAIOLO, L.. Adaptando estratégias para a formação de classes de estímulos equivalentes através do uso de lápis e papel. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
BAGAIOLO, L.; GUILHARDI, C. ; MICHELETTO, N. ; TELLES, D. G. ; JÚLIO, F. ; FIGUEIREDO, J. C. ; KUKLIEWCZ, P. ; MATOS, R. B. ; TROITINO, S. ; SÉRIO, T. M. A. P. ; ANDERY, M. A. P. A. . Caracterização do repertório inicial de estudantes: o repertório envolvido no estabelecimento de relações entre estímulos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
BAGAIOLO, L.; GUILHARDI, C. . Educação Especial e o Compromisso com a Análise Experimental do Comportamento. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
BAGAIOLO, L.; GUILHARDI, C. ; MICHELETTO, N. ; JÚLIO, F. ; KLUKIEWCZ, P. ; TELLES, D. G. ; FIGUEIREDO, J. C. ; MATOS, R. B. . A avaliação do repertório de leitura como condição para implantação de um programa corretivo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
BAGAIOLO, L.; GUILHARDI, C. . Autismo e preocupações educacionais. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
BAGAIOLO, L.; GUILHARDI, C. . Educação Especial e o Compromisso com a Análise Experimental do Comportamento. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
BAGAIOLO, L.; ROMANO, C. . Cooperativa de Trabalho: Uma Análise Inicial de Contingências Envolvidas na Cooperação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
BAGAIOLO, L.. Generalização de Repertórios Adquiridos em um Hospital-Dia para outros contextos sociais. Um estudo Observacional de Usuários Participantes das Oficinas de trabalho.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
BAGAIOLO, L.; Tatiana Karinya Carpiagini Rodrigues ; Orientadora . Uma contribuição para o estudo da importância do estresse no aparecimento da Síndrome do Pânico. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
BAGAIOLO, L.; BRENTANI, H. . Aula ministrada sobre: Parent training for behavioral problems in child with autism spectrum disorder - Results from a larg-scale randomized clinical trial, no Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). 2015. .

2.
ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. . Aula ministrada sobre: Risco Autístico em Bebês Possibilidades de Avaliação Comportamental, no Programa de Educação Permanente em Psiquiatria e Saúde Mental (PEPPSM), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GOIA, P. ; BAGAIOLO, L. ; ROMANO, C. ; GUILHARDI, C. . Docente do Mini Curso: Risco Autístico em bebês: Possibilidades de Avaliação Comportamental II, durante o XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental e I Encontro Sulamericano de Análise do Comportamento na Cidade de Salvador/ BA. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. ; GUILHARDI, C. ; GOIA, P. . Docente do Mini Curso: Risco Autístico em Bebês: Possibilidades de Avaliação Comportamental, durante o XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, na Cidade de Campos do Jordão/ SP. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
GOIA,Paula. ; BAGAIOLO, L. ; ROMANO, C. ; GUILHARDI, C. . Docente do Curso: O desenvolvimento infantil sob a perspectiva da análise do comportamento - Elementos para compreensão do trabalho com autista, durante o XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2008. .

6.
GUILHARDI, C. ; ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. . Docente do Módulo: Intervenção Comportamental com indivíduos com desenvolvimento atípico II, no Curso de Especialização em Terapia Comportamental - Terapia por Contingências de Reforçamento no Instituto TCR Campinas | Terapia por Contingências de Reforçamento. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. . Aula ministrada sobre: Autismo na Análise comportamental para os alunos do Curso de Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva: Teoria e Aplicação no Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
GUILHARDI, C. ; ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. . Docente do Módulo: Intervenção Comportamental com indivíduos com desenvolvimento atípico, no Curso de Especialização em Terapia Comportamental - Terapia por Contingências de Reforçamento no Instituto TCR Campinas | Terapia por Contingências de Reforçamento. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. . Docente do Módulo: Intervenção Comportamental com indivíduos com desenvolvimento atípico II, no Curso de Especialização em Terapia Comportamental - Terapia por Contingências de Reforçamento no Instituto TCR Campinas | Terapia por Contingências de Reforçamento. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. ; GUILHARDI, C. . Docente do Módulo: Intervenção Comportamental com indivíduos com desenvolvimento atípico I, no Curso de Especialização em Terapia Comportamental - Terapia por Contingências de Reforçamento no Instituto TCR Campinas | Terapia por Contingências de Reforçamento. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
GUILHARDI, C. ; BAGAIOLO, L. ; ROMANO, C. . Docente do Módulo: Intervenção Comportamental com indivíduos com desenvolvimento atípico (continuação), no Curso de Especialização em Terapia Comportamental - Terapia por Contingências de Reforçamento no Instituto TCR. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. . Aula ministrada sobre: O atendimento clínico de crianças - Como planejar a generalização, para os alunos do Curso de Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva: Teoria e Aplicação, no Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
BAGAIOLO, L.; ROMANO, C. . Docente do Curso: Intervenção Comportamental e Inclusão, durante a 5° Jornada de Análise do Comportamento da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). 2006. .

14.
ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. . Docente do Curso: Applied Behavior Analysis (ABA), durante o VII Congresso Brasileiro de Autismo na Cidade de Fortaleza - CE. 2006. .

15.
BAGAIOLO, L.; GUILHARDI, C. ; ROMANO, C. . Aula ministrada sobre: Intervenção comportamental com indivíduos com desenvolvimento atípico (Continuação), no Curso de Especialização em Terapia por Contingência de Reforçamento, no ITCR-Campinas | Terapia por Contingências de Reforçamento. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. . Docente do Curso: Inclusão Escolar na Perspectiva da ABA (Applied Behavior Analysis), durante o I Workshop pelo Autismo, na UNINOVE - Campus Memorial da América Latina. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. . Docente do Curso: Análises do Comportamento e a Intervenção com Pessoas com Desenvolvimento Atípico, durante o Congresso Internacional sobre Diversidade na Saúde e na Educação, promovido pelo CIAM | Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar na Cidade de São Paulo/ SP. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. ; GUILHARDI, C. . Docente do Módulo: Intervenção Comportamental com indivíduos com desenvolvimento atípico (continuação), no Curso de Especialização em Terapia Comportamental - Terapia por Contingências de Reforçamento no Instituto TCR Campinas | Terapia por Contingências de Reforçamento. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

19.
GUILHARDI, C. ; ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. . Docente do Curso: Inclusão do Autista na Escola Algumas Particularidades, durante o XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental na Cidade de Campinas/ SP. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. . Aula ministrada sobre: O atendimento domiciliar em análise do comportamento, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Terapia Comportamental e Cognitiva - Teoria e Aplicação, do Departamento de Psicologia Experimental, do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

21.
GUILHARDI, C. ; ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. . Docente do Curso: Inclusão escolar sob a perspectiva da análise do comportamento, durante o XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental na Cidade de Campinas/ SP. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

22.
GUILHARDI, C. ; ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. . Docente do Curso: Inclusão Escolar na Perspectiva da ABA, durante o XII Encontro de Amigos pelo Autismo na Cidade de São Paulo/ SP. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

23.
BAGAIOLO, L.. Aula ministrada sobre: Desenvolvimento e Aprendizagem sob a ótica do Behaviorismo, para os alunos dos cursos de Licenciatura do Instituto Superior de Educação das Faculdades Oswaldo Cruz. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. . Aula ministrada sobre: Pressupostos Teóricos da Análise do Comportamento, no Curso de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para Crianças com Desenvolvimento Atípico no Memnon Edições Científicas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. . Aula ministrada sobre: Avaliação Comportamental (Avaliação do Repertório Inicial da Criança, Análise Funcional, Teste de Reforçadores), no Curso de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para Crianças com Desenvolvimento Atípico no Memnon Edições Científicas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

26.
ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. . Aula ministrada sobre: Implementação de Programas (Treino Acadêmico, Desenvolvimento de Habilidades Sociais, Treino de Atividades de Vida Diária), no Curso de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para Crianças com Desenvolvimento Atípico no Memnon Edições Científicas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

27.
ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. . Aula ministrada sobre: Comunicação (Treino de Habilidades Vocais, Comunicação por Troca de Cartões), no Curso de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para Crianças com Desenvolvimento Atípico no Memnon Edições Científicas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

28.
BAGAIOLO, L.. Aula ministrada sobre: Desenvolvendo repertórios em crianças com desenvolvimento atípico, no Centro Universitário Nove de Julho. 2003. .

29.
ROMANO, C. ; CÍNTIAGUILHARDI ; BAGAIOLO, L. . Docente do Curso: Intervenção Comportamental em Crianças Especiais, no Centro de Psicoterapia e Estudo do Comportamento (CEPEC) na Cidade de Londrina/ PR. 2002. .

30.
ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. . Docente do Curso: Análise comportamental aplicada ao ensino de habilidades, durante a I Jornada de Análise do Comportamento da Universidade Federal de São Carlos (USFCAR). 2002. .

31.
BAGAIOLO, L.; GUILHARDI, C. . Docente do Curso: A análise do comportamento aplicada (ABA) e a educação especial, para os alunos da 5° série do Curso de Formação de Psicólogos, da Universidade Padre Anchieta na Cidade de Jundiaí ? SP. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

32.
ROMANO, C. ; BAGAIOLO, L. . Docente do Curso Pre-Congresso sobre: Mediação, durante o III Congresso Ibero-Americano de Psicologia Jurídica. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MALERBI, F.; Paula Gioia; BAGAIOLO, L.. Participação em banca de Luciana Di Domizio Amaral. Revisão Sistemática e Avaliação Metodológica de Intervenções Analítico-Comportamentais para Enfraquecimento de Estereotipias em Indivíduos com Autismo, Publicadas nos últimos 15 anos. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
MICHELETTO, N.; CORNICK, A.; GOIA,Paula.; BAGAIOLO, L.. Participação em banca de Silvia Cristiane Murari. Identificação Precoce do Transtorno do Espectro austista por meio da puericultura em uma Unidade Básica de Saúde. 2014. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BAGAIOLO, L.. Participação em banca de Kátia Garcia Matsuda.A utilização da medida de latência de respostas na aprendizagem de relações condicionais entre estímulos.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Metodista de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SOUZA, D. G.; Paula Gioia; PEREIRA, E. M.; MICHELETTO, N.; BAGAIOLO, L.. O efeito do ensino de diferentes unidades mínimas sobre a leitura recombinativa. 2013. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário RIO TEAMA - Autismo tem tratamento.ABA - Definição e Prática: Possibilidades de Intervenção e Capacitação de Pais. 2018. (Seminário).

2.
IV Congresso Internacional e XXIV Brasileiro da ABENEPI - Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins. Recursos Tecnológicos no TEA | Intervenções ABA via modelling para pais de indivíduos com TEA: Procedimentos e adesão. 2017. (Congresso).

3.
2° Encontro de Atualização em Transtorno do Espectro Autista. 2016. (Encontro).

4.
3º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil Hospital Sabará. 2016. (Congresso).

5.
I Colóquio Maranhense de Análise do Comportamento Aplicada do Autismo. 2016. (Outra).

6.
IV Congresso Brasileiro de Terapia por Contingencias de Reforçamento. 2016. (Congresso).

7.
VI Simpósio Interdisciplinar de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem ANDEA. 2016. (Simpósio).

8.
XXV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2016. (Encontro).

9.
Congresso Internacional de Autismo na Vida Adulta: Ciência, Sociedade e Realidade. Multicentric study: acquisition of social skills in children with autism using video modeling in parental training.. 2015. (Congresso).

10.
2° Congresso Internacional Sabará de Especialidades Pediátricas. Terapias - quando a Análise Aplicada do Comportamento (ABA) pode ser útil.. 2014. (Congresso).

11.
I Congresso Internacional e II Congresso Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem. 2013. (Congresso).

12.
I Encontro Internacional e III Encontro Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem (ANDEA). O Autismo e seu Impacto na Escola Inclusiva.. 2013. (Congresso).

13.
XXII Congresso Brasileiro e II Congresso Internacional da ABENEPI. Análise Aplicada do Comportamento.. 2013. (Congresso).

14.
XXIII Encontro Brasileiro de Medicina e Psicologia Comportamental.Variabilidade verbal no autismo. 2013. (Encontro).

15.
Evento: Diálogos sobre Desenvolvimento Comportamental I, promovido pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.Identificação de Risco Autístico em Bebês a partir da Compreensão do Desenvolvimento Típico. 2012. (Outra).

16.
6th International Conference of the Association for Behavior Analysis International. Children with autism and typical development: patterns of acquisition of conditional discrimination in the emergence control of minimum verbal units in reading.. 2011. (Congresso).

17.
XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental e I Encontro Sulamericano de Análise do Comportamento. 2011. (Congresso).

18.
I Jornada da AMA de Análise do Comportamento e Desenvolvimento Atípico. Serviços de Consultoria no Brasil: O Modelo da Gradual.. 2010. (Congresso).

19.
XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2010. (Congresso).

20.
XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Procedimentos Alternativos para Estabelecer Relações Condicionais em Indivíduos com Desenvolvimento Atípico. 2009. (Congresso).

21.
XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2008. (Congresso).

22.
4th International ABA Conference.Matrx of performace during tests of control by minimal units in reading: analysis of multiple stimulus classes.. 2007. (Simpósio).

23.
I Encontro de Análise do Comportamento da PUC-SP.Possibilidades de uma Compreensão Behaviorista sobre o Desenvolvimento Humano. 2007. (Encontro).

24.
5° Jornada de Análise do Comportamento da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Intervenção comportamental e inclusão.. 2006. (Congresso).

25.
VII Congresso Brasileiro de Autismo. As múltiplas faces da atenção ao portador de autismo.. 2006. (Congresso).

26.
XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.ABLLS: Assessment of Basic Language and Learning skills - Uma análise crítica para discussão de parâmetros para avaliação comportamental. 2006. (Encontro).

27.
XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. O Conceitos de Reforço nos Manuais para Pais e Para-profissionais de Pessoas com Desenvolvimento Atípico: Uma Análise Crítica a partir de Skinner (1953/1998). 2006. (Congresso).

28.
Congresso Internacional sobre Diversidade na Saúde e na Educação, promovido pelo CIAM | Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar. 2005. (Congresso).

29.
Seminário de Psicologia na Universidade de São Paulo | USP.O atendimento domiciliar em análise do comportamento. 2005. (Seminário).

30.
XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Inclusão do Autista na Escola: Algumas Particularidades. 2005. (Congresso).

31.
II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis. 2004. (Congresso).

32.
XI Encontro de Amigos do Autista.Aquisição de verbalizações com utilização de pronome pessoal a partir de fala ecolálica ? Um estudo de caso com Intervenção Comportamental.. 2004. (Encontro).

33.
XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e do II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis. Procedimentos para aquisição de mandos com uma criança com desenvolvimento atípico.. 2004. (Congresso).

34.
XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Análise dos Procedimentos de Fading e Exclusão na Aquisição de Discriminações Condicionais e na Formação de Classes de Estímulos Equivalentes. 2004. (Congresso).

35.
I Semana do Curso de Psicologia - UNINOVE.Desenvolvendo repertórios em crianças com desenvolvimento atípico. 2003. (Outra).

36.
28th Annual Convention ABA | Association of Behavior Analysis. Cheap Paper and Pencil Material to Teach Reading Skills: An Assessment of the First Results. 2002. (Congresso).

37.
I Jornada de Análise do Comportamento Universidade Federal de São Carlos ? JAC. 2002. (Congresso).

38.
IX Encontro de Amigos do Autista, promovido pela AMA e ABRA. 2002. (Encontro).

39.
Semana da Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Oswaldo Cruz.Educação Especial. 2002. (Outra).

40.
XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Comunicação por Troca de Figuras (PECS) - Procedimento de Ensino. 2002. (Congresso).

41.
II Jornada Mineira de Ciência do Comportamento: Aplicações e Avanços..Educação Especial e o Compromisso com a Análise Experimental do Comportamento. 2001. (Simpósio).

42.
VI LABEX - Encontro de Pesquisadores do Laboratório de Psicologia Experimental (PUC-SP).A avaliação do repertório de leitura como condição para implantação de um programa corretivo. 2001. (Encontro).

43.
X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Adaptando estratégias para a formação de classes de estímulos equivalentes através do uso de lápis e papel. 2001. (Congresso).

44.
IX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Generalização de Repertórios Adquiridos em um Hospital-Dia para outros contextos sociais. Um estudo Observacional de Usuários Participantes das Oficinas de trabalho... 2000. (Encontro).

45.
III Congresso Ibero-americano de Psicologia Jurídica. 1999. (Congresso).

46.
7° Encontro de Iniciação Científica da PUC/SP.Uma contribuição para o estudo da importância do estresse no aparecimento da Síndrome do Pânico. 1998. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BAGAIOLO, L.; PACIFICO, C. ; BRENTANI, H. ; MOYA, A. C. ; MIZAEL, L. ; BORDINI, D. . Representante do TL: Capacitação de Pais com Foco em Manejo de Comportamento Disruptivo e Treino de Comunicação Funcional, durante o IV Congresso Internacional e XXIV Brasileiro da ABENEPI - Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins. 2017. (Congresso).

2.
BAGAIOLO, L.. Avaliadora da Sessão de Painéis Científicos, durante o XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental e I Encontro Sulamericano de Análise do Comportamento na Cidade de Salvador/ BA. 2011. (Congresso).



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 13:39:51