Marina Assis Fonseca

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9113947918206338
  • Última atualização do currículo em 13/11/2018


Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e Diretora do Centro de Ensino de Ciências e Matemática. Doutora em História da Cíência pela Fafich/UFMG (2012), com estágio de pesquisa no departamento de Educação da University of South Florida (out. 2010 a ago. 2011). Mestre em Educação pela FaE/UFMG (2002), especialista em Ensino de Ciências pela FaE/UFMG (1997) e graduada em Ciências Biológicas pela UFMG (1996). Foi professora da Universidade Federal de Viçosa (Campus Florestal) entre 2013 e 2016. Foi assessora educacional do Espaço TIM UFMG do Conhecimento. Tem experiência em Educação, com ênfase em: ensino, curriculos, formação docente, divulgação científica, história da ciência e controvérsias sociocientíficas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marina Assis Fonseca
Nome em citações bibliográficas
FONSECA, M. A.;FONSECA, MARINA ASSIS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Viçosa.
Rodovia LMG 818, km 06
CEDAF
35690000 - Florestal, MG - Brasil
Telefone: (31) 3536500


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Ciência e Cultura na História.
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas;UFMG, FAFICH/UFMG, Brasil.
com período sanduíche em University of South Florida (Orientador: Dana Zeidler).
Título: Constituição de Valores de "Ciência e Cultura" no Brasil (1948-1988), Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Bernardo Jefferson de Oliveira.
Palavras-chave: Valores; Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; Cultura Científica; Ethos científico; Educação em ciências.
Grande área: Ciências Humanas
1999 - 2002
Mestrado em Educação.
Faculdade de Educação - UFMG, FAE - UFMG, Brasil.
Título: O que pensam os professores sobre os propósitos do ensino de ciências,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Oto Neri Borges.
Palavras-chave: Concepções de professores; Currículos de ciências; Educação em ciências; Alfabetização científica.
Grande área: Ciências Humanas
2005 interrompida
Especialização interrompida em 2007 em História da Ciência. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas UFMG, FAFICH - UFMG, Brasil.
Título: ?É proibido não pôr a mão? - Influência da Tradição Experimental Inglesa no Ensino Escolar de Física e Ciências de Minas Gerais..
Orientador: Prof. Orientador da disciplina: Mauro Lúcio Leitão Condé.
Ano de interrupção: 2007
1996 - 1997
Especialização em Especialização Em Ensino de Ciências. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Adaptação de unidade didática.
Orientador: Arthur Eugênio Quintão Gomes.
1992 - 1996
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2011
Education.
University of South Florida, USF, Estados Unidos.
2007 - 2007
Recursos Educacionais em EAD. (Carga horária: 60h).
Faculdade de Educação - UFMG, FAE - UFMG, Brasil.
2004 - 2004
As ciências contemporâneas. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor auxiliar I, Regime: Dedicação exclusiva.


Espaço TIM UFMG do Conhecimento, ETUC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessora de Ações Educativas, Carga horária: 40


Secretaria do Estado de Educação_ Minas Gerais, SEE_MG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultoria_ Educação em Ciências e Biologia
Outras informações
Consultoria para o Projeto ?Plantão Enem? (parceria entre a SEE/MG e a Rede Minas). Suporte de conteúdo didático para os "Drops" (vídeos) de biologia. Participação ao vivo do programa Plantão ENEM (no programa de Ciências Naturais e no programa temático "Meio Ambiente").

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultoria
Outras informações
Consultoria para o Projeto ?Plantão Enem? (parceria entre a SEE/MG e a Rede Minas). Suporte de conteúdo e didático para os "Drops" (vídeos) de biologia e participação ao vivo no programa Plantão ENEM.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultoria_ Educação em Ciências e Biologia
Outras informações
Consultora do Centro de Referência Virtual; consultora para elaboração de itens de avaliação (Programa de Avaliação da Aprendiizagem) e para o Programa de Desenvolvimento Profissional. No Centro de Referência Virtual atuei como orientadora para o Fórum e para o Sistema de Troca de Recursos, para questões referentes à matriz curricular. Além disto redigi 20 módulos didáticos que foram publicados no site do Centro de Referência Virtual do Professor. Coordenei a equipe e elaborei itens de avaliação de biologia para o Programa de Avalição da Aprendizagem da SEE. Atuei também como consultora do Programa de Desenvolvimento Profissional de Educadores (PDP). Esse projeto foi uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais e começou a ser implantado em 2004. Ele articula um conjunto de ações e estratégias destinadas à construção de conhecimentos e à qualificação profissional de educadores tendo em vista promover a consciência profissional e aprimorar a qualificação técnico-pedagógica dos participantes (PDP, 2004). O PDP adota como estratégia básica a constituição de Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). A perspectiva do GDP é de constituir grupos para a produção de idéias, mudanças de atitudes e de inovações nas práticas educacionais.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora do CECIMIG, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora tutora de Curso de Especialização
Outras informações
Ensino, ENCI - Ensino de Ciências por Investigação, Nível: Especialização Monografias e abertura de novas turmas

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Curso de Aperfeiçoamento
Outras informações
Educação Continuada de Professores do Estado de Minas Gerais. Tópico ministrado: Adaptação e seleção natural

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora tutora de Curso de Especialização
Outras informações
Ensino, ENCI - Ensino de Ciências por Investigação, Nível: Especialização. Disciplinas ministradas CTS II - Ensino de Ciências na Abordagem Ciências, Tecnologia e Sociedade ENCI C - Ensino de Ciências através de Ativdades Investigativas C

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora tutora de Curso de Especialização
Outras informações
Ensino, ENCI - Ensino de Ciências por Investigação, Nível: Especialização. Disciplinas ministradas CTS I - Ensino de Ciências na Abordagem Ciências Tecnologia e Sociedade I DEPC II - Desenvolvimento de Projetos em Ensino de Ciências II ENCI A - Ensino de Ciências através de Atividades Investigativas A

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora tutora de Curso de Especialização
Outras informações
Ensino, ENCI - Ensino de Ciências por Investigação, Nível: Especialização. Disciplinas ministradas FEC - Formação e Evolução de Conceitos ENCI B - Ensino de Ciências através de Atividades Investigativas B DPEC III - Desenvolvimento de Projetos em Ensino de Ciências III

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora tutora de Curso de Especialização
Outras informações
Ensino, ENCI - Ensino de Ciências por Investigação, Nível: Especialização. Disciplinas ministradas DPEC I - Desenvolvimento de Projetos em Ensino de Ciências I IECN - Introdução ao Ensino de Ciências Naturais ITIC - Introdução a Tecnologia da Informação e Comunicação

Atividades

01/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .


Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Cursos, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora dos Cursos Normal Superior e Pedagogia da Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Vespasiano.


Gerência de Educação da Regional Norte - PBH, GERED - NORTE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Acompanhante Pedagógico, Carga horária: 20
Outras informações
Gerência de Educação da Regional Norte


Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, ICB - UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 5
Outras informações
Professora da disciplina "Evolução do Pensamento Biológico"


Instituto LIBERTAS de Educação e Cultura, LIBERTAS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de Ciências (ensino fundamental) e Biologia (ensino médio)


Escola Municipal Francisco Campos, EMFC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora e coordenadora pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Ciências (Ensino fundamental) Coordenadora Pedagógica


Escola Municipal Jardim Felicidade, EMJF, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2003
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora municipal, Carga horária: 20


Escola da Serra, SERRA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2001
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de ciências, Carga horária: 6



Linhas de pesquisa


1.
Educação em Museus e Divulgação Científica


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
EDUCAÇÃO EM MUSEUS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Descrição: Pesquisas sobre processos e formas de comunicação em atividades museais e de divulgação cientifica, com ênfase em perspectivas culturalmente inclusivas desenvolvidas em ambientes educativos formais ou não formais. Estudo e desenvolvimento de metodologias, práticas e objetos em distintos formatos concebidos como elementos experimentais de mediação em museus e processos de divulgação científica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
MEMÓRIA E HISTÓRIA CIENTÍFICA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ICB) DA UFMG, 1949-2010
Descrição: Pesquisa histórica sobre 50 anos de existência do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2015
Espaço do Conhecimento: laboratório de experimentação, avaliação e produção de divulgação científica
Descrição: ando a promoção da cultura científica de forma crítica e criativa, o projeto envolve a experimentação e análise de intervenções, mediações, exposições, abordagens e ações formadoras em museus e centros de ciência. Desenvolvido no âmbito do Espaço do Conhecimento o ponto da rede de museus da UFMG no Circuito Cultural da Praça da Liberdade envolve equipe multidisciplinar e conta com apoio da pró-reitoria de extensão da UFMG, da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, da empresa Tim do Brasil S.A, e da Fapemig.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2015
Ações Educativas e Mediação no Espaço TIM UFMG do Conhecimento
Descrição: Projeto de extensão, que tem como objetivo tornar público e ascessível o conhecimento científico, com ênfase no diálogo multi, inter e transdisciplinar, especialmente entre ciência, arte e educação. É o eixo central do programa do Espaço TIM UFMG do Conhecimento, englobando as diversas áreas do conhecimento de forma interdisciplinar, as diversas linguagens, assim como os processos de produção e avaliação da promoção da cultura científica. O projeto aglutina 36 bolsistas de extensão e 3 ptofissionais das áreas de educação e museologia...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2015
A educação e a difusão da cultura científica no Brasil da primeira metade do século XX.
Descrição: Estudo histórico sobre o papel que instâncias educacionais tiveram na difusão da cultura científica no Brasil. A pesquisa envolve o mapeamento de diferentes concepções de cultura científica subjacente a projetos de reformas e discursos educacionais e a análise das interações entre cultura escolar e cultura científica. Procuramos compreender a mediação de instâncias escolares na dinâmica de transformação e disseminação de valores, métodos, estilos discursivos e perspectivas científicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Marina Assis Fonseca - Coordenador / Bernardo Jefferson de Oliveira - Integrante.
2005 - 2008
ENCI - Especialização em Ensino de Ciências por Investigação
Descrição: O Ensino de ciências por investigação caracteriza-se como desafio à separação entre as aulas experimentais, a resolução de problemas e as atividades experimentais. O ENCI busca construir um referencial teórico-metodológico, apoiado no uso de novas tecnologias da informação e da comunicação para professores do curso de especialização em química, física e biologia de Belo Horizonte, Grande BH e Teófilo Otoni..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Universidade das Crianças
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
ARTICULANDO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Descrição: O programa visa dar continuidade e ampliar a abrangência de Projetos e iniciativas de Formação Continuada de Professores de ciências no CECIMIG/FaE-UFMG, dando visibilidade social e institucional a tais programas e divulgando os produtos por eles gerados. Pretende ampliar as articulações entre formação inicial de estudantes de Licenciatura e formação continuada de professores, pela participação de bolsistas de extensão e pelo envolvimento de maior número de licenciandos em estágios..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
Sentidos do Nascer
Descrição: Efeitos de uma exposição interativa na transformação da percepção sobre o parto e nascimento: mobilização comunitária para redução do excesso de cesariana e da prematuridade iatrogênica no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - 2016
Educação Científica para o Ensino Médio
Descrição: Projeto financiado pela Capes - Edital 055/2012, o qual agrega três subprojetos voltados para a capacitação técnica de professores da rede pública de ensino e também ações com estudantes que visem contribuir para sua formação cidadã..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Marina Assis Fonseca - Coordenador / Germano Carneiro da Costa - Integrante / Helder Canto Resende - Integrante / Mehran Sabeti - Integrante.
2010 - 2013
Espaço TIM UFMG do Conhecimento
Descrição: Projeto de extensão, pesquisa e ensino, estabelecido como convênio firmado em 2010 que criou, de forma experimental um espaço de divulgação científica, que não se limita a difundir conhecimento, mas ser também um centro produtor e propulsor de saberes, trabalhando no sentido de produzir linguagens que, acessíveis ao público, combinem rigor científico e fruição prazerosa de conteúdos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marina Assis Fonseca - Integrante / Bernardo Jefferson de Oliveira - Coordenador / Débora D'Avila Reis - Integrante / Verona Campos Segantini - Integrante / Yurij Castelfranchi - Integrante / Juliana Prochonow dos Anjos - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação em Ciências.
2.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História/Especialidade: História da Ciência.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2006
Paraninfa da turma de formandas do Curso Normal Superior, Universidade Presidente Antônio Carlos.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NEVES, M. L. R. C.2016NEVES, M. L. R. C. ; FONSECA, M. A. ; TAVARES, M. L. . OS DESAFIOS VIVENCIADOS POR PROFESSORES FORMADORES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA E AS PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS IMPOSTAS PELAS NOVAS BASES CURRICULARES. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. n. 9, p. 3167-3178, 2016.

2.
OLIVEIRA, B. J.2016OLIVEIRA, B. J. ; COSTA, M. C. S. ; ORNELAS, L. M. ; FONSECA, M. A. . NASCIMENTOS EM JOGO: ESTRATÉGIA PARA PROBLEMATIZAR QUESTÕES CONTROVERSAS, RELACIONADAS AOS MODOS DE PARIR E NASCER NO BRASIL. Revista de Ensino de Biologia _ SbenBio, v. n. 9, p. 1180-1192-1192, 2016.

3.
1FONSECA, MARINA ASSIS2015FONSECA, MARINA ASSIS; OLIVEIRA, BERNARDO JEFFERSON DE . Variações sobre a 'cultura científica' em quatro autores brasileiros. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Online), v. 22, p. 445-460, 2015.

4.
3FONSECA, M. A.;FONSECA, MARINA ASSIS2006 FONSECA, M. A.. Domingo é dia de ciências: História de um suplemento dos anos pós guerra (Resenha). Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1983-4713 Revista Brasileira de História da Ciência), v. 4, p. 170-172, 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FONSECA, M. A.; COSTA, M. C. S. ; ORNELAS, L. M. . Nascimentos em Jogo. In: XI Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia. Esocite 2016, 2016, Curitiba. Nascimentos em Jogo, 2016.

2.
FONSECA, M. A.; Oliveira, B. J. . Constituição de Valores de 'Ciência e Cultura' no Brasil. In: 13 Seminário Internacional de Ciência e Tecnologia, 2012, São Paulo. 13 Seminário Nacional de Ciência e Tecnologia, 2012.

3.
FONSECA, M. A.; Oliveira, B. J. . Concepções de Cultura Científica em diferentes períodos. In: Congresso Scientiarum História II - Encontro Luso-Brasileiro de História da Ciência, 2009, Rio de Janeiro. Anais do Congresso Scientiarum História II - Encontro Luso-Brasileiro de História da Ciência, 2009.

4.
FONSECA, M. A.; Oliveira, B. J. . Educação Científica e Formação de Valores: da divergência à conciliação. In: III Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade: desafios para a transformação social, 2009, Curitiba. III Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade: desafios para a transformação social, 2009.

5.
FONSECA, M. A.; BORGES, O. N. . Como os professores concebem o ensino de ciências ideal. In: III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2001, Atibaia. Anais do III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2001. p. 60-60.

6.
FONSECA, M. A.; BORGES, O. N. . Convergências entre alfabetização científica e as idéias orientadoras da Escola Plural. In: VII Encontro, 2000, São Paulo. Coletânia do VII Encontro. São Paulo, 2000. p. 621-624.

7.
FONSECA, M. A.. Fome, Cidadania e Meio Ambiente no Brasil. In: Mostra de Cultura Ambiental do XIII Simpósio Nacional de Educação Ambiental, 1996, Belo Horizonte. Caderno Mostra de Cultura Ambiental do XIII Simpósio Nacional de Educação Ambiental, 1996.

8.
PINTO, M. T. C. ; FONSECA, M. A. . Proposta de Educação Ambiental para o Alto São Francisco. In: I Congresso de Educação Ambiental do Cone Sul, II Congresso Brasileiro de Educação Ambietal, V Congresso Estadual de Educação Ecológica, 1995, Ibirubá. Anais do I Congresso de Educação Ambiental do Cone Sul, 1995.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FONSECA, M. A.; SA, E. F. ; PEREIRA, B. F. M. . Prática de professores com o uso de longa-metragem enquanto estratégia didática. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XI ENPEC, 2017, Florianópolis. XI ENPEC - ANAIS, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FONSECA, M. A.; OLIVEIRA, B. J. . Writing, acting and engaging wtih historical scientific controversies. In: 25th International Congress of History of Science and Technology, 2017, Rio de Janeiro. IDTC Rio Innovative Pedagogy Session, 2017.

2.
FONSECA, M. A.; COSTA, M. C. S. ; OLIVEIRA, B. J. . Nascimentos em Jogo. In: ESOCITE - XI Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia, 2016, Curitiba. 21 anos: Trajetórias plurais entre passados e futuros, 2016.

3.
FONSECA, M. A.; OLIVEIRA, B. J. . 'INCREASING POSITIVE MEANINGS OF POLITICS AND SCIENCE POLICES AS THOSE CONCEPTS WERE EXPRESSED IN DIFERENTE FASES OF AN IMPORTANT BRAZILIAN JOURNAL. In: 13th International Public Communication of Science and Technology Conference, 2014, Salvador. 13th International Public Communication of Science and Technology Conference_Abstracts, 2014.

4.
REIS, D. D. ; FONSECA, M. A. . Construção de um trabalho de mediação em museus baseado em narrativas. In: XIII Reunion de la RedPOP, 2013, Zacatecas. Libro de Resúmenes. p. 1-475.

5.
FONSECA, M. A.; OLIVEIRA, B. J. . Revista Ciência Hoje como prática científica e política de cientistas brasileiros nos anos oitenta. In: XIII Reunión de la RedPOP, 2013, Zacatecas. Libro de Resúmenes, 2013. p. 1-475.

6.
FONSECA, M. A.; CASTELFRANCHI, Y. . Grupo focal narrativo: Uma nova técnica para a investigação do imaginário científico e uma ferramenta para o ensino não formal. In: XIII Reunión de la RedPOP, 2013, Zacatecas. Libro de Resúmenes, 2013. p. 1-475.

7.
FONSECA, M. A.. The Relationship Between Science and Morality: A Study of Discourse in a Leading Brazilian Scientific Association. In: STGlobal Conference 2011 - Science & Technology in Society, 2011, Washington, DC. STGlobal Conference 2011 - Science & Technology in Society - April 15-16, 2011, 2011.

8.
FONSECA, M. A.; Oliveira, B. J. . Formação de Valores por meio da Educação Científica. In: 11 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2008, Niterói. Caderno de Resumos do 11 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2008. v. Único.

9.
PINTO, M. T. C. ; FONSECA, M. A. . Educação Ambiental Formal no Alto São Francisco. In: VIII Seminário Regional de Ecologia, 1996, São Carlos. Anais do VIII Seminário Regional de Ecologia, 1996.

10.
FONSECA, M. A.. A sexualidade do adulto trabalhador: uma experiência de orientação sexual no Projeto Supletivo CP/UFMG. In: Encontro Internacional "Sexualidade e Cidadania", 1995, Belo Horizonte. Anais do I Encontro Internacional "Sexualidade e Cidadania", 1995.

Apresentações de Trabalho
1.
FONSECA, M. A.; OLIVEIRA, B. J. . 'INCREASING POSITIVE MEANINGS OF POLITICS AND SCIENCE POLICES AS THOSE CONCEPTS WERE EXPRESSED IN DIFERENTE FASES OF AN IMPORTANT BRAZILIAN JOURNAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FONSECA, M. A.. The relationship between science and morality: a study of discourse in a leading. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FONSECA, M. A.. Educação Científica e Formação de Valores: da divergência à conciliação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FONSECA, M. A.. Polêmica e Fascínio em torno da Exposição Body Worlds. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FONSECA, M. A.. Currículos de Ciências. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FONSECA, M. A.. Aspectos Gerias da História da Ciência. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FONSECA, M. A.. Aspectos Gerais da História da Ciência. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FONSECA, M. A.. O Curso de pós-graduação ENCI: apresentação, reflexões e pesquisas relacionadas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FILOCRE, J. ; DAVID, M. A. ; MOURA, D. G. ; FONSECA, M. A. . Conteúdos Básicos Comuns - O que ensinar?. Brasília: Programa ESCOLA SESI para o mundo do trabalho, 2013 (Programa Curricular - Rede SESI - Nacional).

2.
FILOCRE, J. ; FONSECA, M. A. ; DAVID, M. A. ; MOURA, D. G. . Conteúdos Básicos Comuns - Porque que ensinar. Brasília: Programa ESCOLA SESI para o mundo do trabalho, 2013 (Programa Curricular - Rede SESI - Nacional).

3.
FILOCRE, J. ; MOURA, D. G. ; FONSECA, M. A. ; DAVID, M. A. . Conteúdos Básicos Comuns - Como ensinar. Brasília: Programa ESCOLA SESI para o mundo do trabalho, 2013 (Programa Curricular - Rede SESI - Nacional).

4.
FONSECA, M. A.; Maldonado, M. ; Mitraud, C.A ; Jesus, M. S . Programa Interação de Educação Ambiental 2009 (Caderno para Professores).

5.
BRINA, A.E. ; COSTA, C.M.R. ; FONSECA, M. A. ; SOARES, M.E. . Vivenciando Expedições Ambientais. Belo Horizonte: Terra Brasilis, 2004 (Proposta pedagógica e material para os docentes).

6.
PEREIRA, J. E. D. ; FONSECA, M. A. ; FERREIRA, F.C. ; WAKISAKA, M.L.Y. ; SANTOS, R.C. . A Construção de uma Proposta de Ensino de Ciências para Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Centro Pedagógico da UFMG, 1995 (Publicação do Centro Pedagógico da UFMG).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FONSECA, M. A.. Análise de livros didáticos em processo de licitação pública do Estado de Minas Gerais. 1996.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FONSECA, M. A.; PANZERA, A. C. ; DAVID, M. A. . Plantão ENEM. 2012.

2.
DAVID, M. A. ; FONSECA, M. A. ; PANZERA, A. C. . Plantão ENEM - Meio Ambiente. 2012.

3.
FONSECA, M. A.; DAVID, M. A. ; PANZERA, A. C. . Plantão ENEM. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
FONSECA, M. A.. Oficina de Mapas Conceituais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FONSECA, M. A.. A Vida nos ecossistemas brasileiros. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo Didático).

3.
FONSECA, M. A.; GARCIA, J. F. M. . Impactos ambientais e extinção de espécies. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo Didático).

4.
FONSECA, M. A.. Técnicas de conservação dos solos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo didático).

5.
FONSECA, M. A.; GARCIA, J. F. M. . Mudanças na adolescência. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo Didático).

6.
FONSECA, M. A.; GARCIA, J. F. M. . Reprodução humana: características e ação hormonal. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulos Didáticos).

7.
FONSECA, M. A.; GARCIA, J. F. M. . Funções de nutrição no corpo humano. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo didático).

8.
GARCIA, J. F. M. ; FONSECA, M. A. . Teia Alimentar e Decomposição. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo Didático).

9.
GARCIA, J. F. M. ; FONSECA, M. A. . Obtenção de energia pelos seres vivos: fotossíntese, respiração celular e fermentação. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo Didático).

10.
GARCIA, J. F. M. ; FONSECA, M. A. . Ação de microrganismos na ciclagem dos materiais. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo Didático).

11.
Fregulia, J. ; FONSECA, M. A. . Saúde Preventiva. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo didático).

12.
FONSECA, M. A.; GARCIA, J. F. M. . Drogas e sistema nervoso. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo didático).

13.
FONSECA, M. A.; GARCIA, J. F. M. . Fósseis como evidência de evolução. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo didático).

14.
FONSECA, M. A.; Fregulia, J. . Seleção Natural. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo didático).

15.
FONSECA, M. A.; GARCIA, J. F. M. . Adaptações reprodutivas dos seres vivos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Modulo didático).

16.
FONSECA, M. A.; GARCIA, J. F. M. . Sistemas do corpo humano e suas integrações. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo ddático).

17.
FONSECA, M. A.; GARCIA, J. F. M. . Métodos contraceptivos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo ddático).

18.
FONSECA, M. A.; GARCIA, J. F. M. . Características herdadas e influências do ambiente. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo didático).

19.
GARCIA, J. F. M. ; FONSECA, M. A. . Doenças de veiculação hídrica. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo Didático).

20.
FONSECA, M. A.. Banco de Itens do SIMAVE_PAAE_SEE_MG. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Itens de Avaliação (elaboração)).

21.
FONSECA, M. A.. Banco de Itens do SIMAVE_PAAE_SEE_MG. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Coordenação de Equipe de Elaboradores de Itens (orientação e revisão)).

22.
FONSECA, M. A.. Trabalhando com as competências no ensino de ciências. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
FONSECA, M. A.. Introdução à Limnologia. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NEVES, M. L. R. C.; Munford, D.; FONSECA, M. A.. Participação em banca de Kátia Gonçalves Zerlottini. Ensino de Ciências por Investigação e Produção de Textos: um diálogo possível para a construção da autonomia de alunos das séries iniciais. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Educação e Docência) - Faculdade de Educação - UFMG.

2.
NEVES, M. L. R. C.; TAVARES, M. L.; SILVA, F. A. R. E.; FONSECA, M. A.. Participação em banca de Janaína Ferreira Hudson Borges. ABORDAGEM DO TEMA PARASITOSES EM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO ENVOLVENDO A PRODUÇÃO DE VÍDEOS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Educação e Docência) - Faculdade de Educação - UFMG.

3.
OLIVEIRA, B. J.; REIS, D. D.; FONSECA, M. A.. Participação em banca de Renata Barbosa Figueira. Concepções sobre Evolução Biológica antes e após a visita a um museu de Belo Horizonte. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Educação e Docência) - Faculdade de Educação - UFMG.

4.
NEVES, M. L. R. C.; RIBEIRO, M. C.; FONSECA, M. A.. Participação em banca de Michelle Cristina Sales Almeida Barbosa. Concepções dos Estagiários do Curso de Fisioterapia da UFVJM sobre o princípio da Integralidade na Sa'ude. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Ensino em Saude) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Qualificações de Mestrado
1.
JULIAO, L.; LIMA, P. L. O.; FONSECA, MARINA ASSIS. Participação em banca de CAMILA IRIS CORRÊA. INVENTÁRIO COMPARTILHADO: Percurso para aproximar comunidades de espaços museológicos.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Educação e Docência) - Faculdade de Educação - UFMG.

2.
Valadares, J.M; FONSECA, MARINA ASSIS; SILVA, P. D. S.. Participação em banca de Nayra Lucas Paoli. Orientações Didáticas para a realização de uma feira de ciências nas séries iniciais, a partir das concepções dos professores. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Educação e Docência) - Faculdade de Educação - UFMG.

3.
FONSECA, M. A.; TAVARES, M. L.. Participação em banca de Juliana Silverio Alves. OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTA EDUCACIONAL EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA ENTRE UM COLÉGIO TIRADENTES DE BELO HORIZONTE E O PARQUE ESTADUAL SERRA VERDE ? MG. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional) - Faculdade de Educação - UFMG.

4.
VILAS-BOAS, A.; SILVA, F. A. R. E.; FONSECA, M. A.. Participação em banca de Renata Vieira Saraiva. O zoológico como um espaço de ciência para a sensibilização de estudantes sobre a temática biodiversidade brasileira. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Educação e Docência) - Faculdade de Educação - UFMG.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
TORRES, F. S.; FONSECA, M. A.. Participação em banca de Elaine Cristina Santos Vertelo. A Construção do conhecimento através de atividades investigativas: o sistema digestório e uma visita ao Museu de Morfologia.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Faculdade de Educação - UFMG.

2.
SILVA, F. A. R. E.; FONSECA, M. A.. Participação em banca de Carla Ribeiro de Paiva Gomes. O Mistério no Zoo: um jogo para o ensino de zoologia de vertebrados no ensino fundamental II. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Faculdade de Educação - UFMG.

3.
FONSECA, M. A.. Participação em banca de Luciana Ramos da Silva. "Análise de livros didáticos de biologia frente a abordagem de temas atuais da genética". 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Faculdade de Educação - UFMG.

4.
FONSECA, M. A.. Participação em banca de Ademar Silveira Fulgêncio. "Gravidez na adolescência: falta de informação ou de conscientização". 2007 - Faculdade de Educação - UFMG.

5.
FONSECA, M. A.; Madsen, Sabine. Participação em banca de Thiene Ferreira de Lourdes Carneiro. Algumas Concepções sobre masturbação apresentadas por alunos de 13 a 15 anos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Faculdade de Educação.

6.
Madsen, Sabine; FONSECA, M. A.. Participação em banca de Raphael Siqueira França Campos. "Diversidade sexual na escola: uma proposta de inclusão e reflexão sobre o tema". 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Faculdade de Educação.

7.
Madsen, Sabine; FONSECA, M. A.. Participação em banca de Carlos Roberto da Silva. Masturbação é pecado ou não?. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Faculdade de Educação.

8.
FONSECA, M. A.; De Caro, Carmen. Participação em banca de Ozias Medeiro Leandro. Conhecendo o Rio Pampam: uma sugestão de atividade de campo. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Faculdade de Educação.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FONSECA, M. A.; Valadares, J.M; SILVEIRA JUNIOR, C.. Participação em banca de ADRIANA FERREIRA DO NASCIMENTO.O USO DE PLANTAS MEDICINAIS POR FAMILIAS TRADICIONAIS GERAIZEIRAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Educação - UFMG.

2.
Valadares, J.M; SILVEIRA JUNIOR, C.; FONSECA, MARINA ASSIS. Participação em banca de VERÔNICA ALZIRA FERREIRA DA SILVEIRA.OS CONHECIMENTOS SOBRE PLANTAS MEDICINAIS NA COMUNIDADE VARGEM ALEGRE / JEQUERI ? ZONA DA MATA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Educação - UFMG.

3.
Valadares, J.M; SILVEIRA JUNIOR, C.; FONSECA, M. A.. Participação em banca de WANDERSON DA SILVA NUNES.A FORMAÇÃO TÉCNICA AGROPECUÁRIA POR ALTERNÂNCIA E A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO: A experiência da Escola Família Agroecológica de Araçuaí. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Educação - UFMG.

4.
FONSECA, M. A.; MENDONCA, T.; MORAIS, C. C. I.. Participação em banca de MARDEM MICHAEL FERREIRA DA SILVA.?FUTURO INCERTO, INCERTO FUTURO?: O IMPACTO DE UMA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DOCENTES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Campus UFV Florestal.

5.
FONSECA, M. A.; DAVID, M. A.; SILVA, F. A. R. E.. Participação em banca de Valter Gomes Prates.O impacto da fundação e ampliação do Parque Estadual de Serra Nova. 2017.

6.
FONSECA, M. A.; MENDONCA, T.; MORAIS, C. C. I.. Participação em banca de MAYRA CRISTINA DA SILVA COSTA.A ABORDAGEM CTS NO ENSINO: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DA UFV - CAMPUS FLORESTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Campus UFV Florestal.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
Rigolon, R. G; Castro, E. F; FONSECA, M. A.. Titular. 2016. Universidade Federal de Viçosa.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
25th International Congress of History of Science and Technology. Writing, acting and engaging wtih historical scientific controversies. 2017. (Congresso).

2.
69 Reunião Anual da SBPC. 2017. (Congresso).

3.
XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XI ENPEC. Prática de professores com o uso de longa-metragem enquanto estratégia didática. 2017. (Congresso).

4.
XIII Encontro de Pesquisa em Educação.MEMÓRIA E HISTÓRIA CIENTÍFICA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS (ICB-UFMG). 2017. (Encontro).

5.
ESOCITE - XI Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia. Nascimentos em Jogo. 2016. (Congresso).

6.
VI Enebio_Encontro Nacional de Ensino de Biologia. NASCIMENTOS EM JOGO: ESTRATÉGIA PARA PROBLEMATIZAR QUESTÕES CONTROVERSAS, RELACIONADAS AOS MODOS DE PARIR E NASCER NO BRASIL. 2016. (Congresso).

7.
Dia Darwin: Fronteiras. 2013. (Simpósio).

8.
I Circuito Ciência.minicurso. 2013. (Encontro).

9.
I Workshop sobre Mapeamento Conceitual. 2013. (Seminário).

10.
13 Seminário Nacional de História da Ciência.Constituição de Valores de Ciência e Cultura no Brasil. 2012. (Seminário).

11.
11 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Formação de valores por meio da educação científica. 2008. (Simpósio).

12.
Seminário Internacional de Museologia e Ciência.Polêmica e Fascínio em torno da Exposição Body Worlds. 2008. (Seminário).

13.
Nos caminhos da inclusão: a escola é para todos. 2007. (Seminário).

14.
"Ciência e Tecnologia: História, Filosofia e Educação".Curso de Pós Graduação Ensino de Ciências por Investigação. 2006. (Seminário).

15.
Seminário de Desigualdade, Pobreza e Proteção Social: o impacto dos programas de transferência de renda. 2006. (Seminário).

16.
A LDB mudou... E você? A Lei 10.639/03 em debate. 2005. (Seminário).

17.
IV Seminário da Criança e do Adolescente - Família, Políticas Públicas e Intersetorialidade. 2005. (Seminário).

18.
Seminário Nacional de Lançamento do Programa Escolas Irmãs. 2005. (Seminário).

19.
I Fórum Municipal de Educação de Vespasiano. 2003. (Outra).

20.
III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Como os professores concebem o ensino de ciências ideal. 2001. (Congresso).

21.
VII Encontro "Perspectivas do Ensino de Biologia" & I Simpósio Latino-Americano da IOSTE (International Organization for Science and Technology Education).Convergências entre alfabetização científica e as idéias orientadoras da Escola Plural. 2000. (Simpósio).

22.
Curso para orientação e prevenção do abuso de drogas nas escolas. 1998. (Outra).

23.
Ética. 1997. (Oficina).

24.
II Seminário Interno Pedagógico - CAPE - Regional Norte. 1997. (Seminário).

25.
XIII Simpósio Nacional de Educação Ambiental. 1996. (Simpósio).

26.
XIII Simpósio Nacional de Educação Ambiental.Cidadania, Fome e Meio Ambiente no Brasil. 1996. (Simpósio).

27.
Curso de Biologia Marinha. 1995. (Outra).

28.
Educação/Orientação sexual para crianças e adolescentes marginalizados. 1995. (Oficina).

29.
Educação Ambiental na Serra do Curral. 1995. (Oficina).

30.
IV Jornada Mineira de Sexologia. 1995. (Seminário).

31.
Sexualidade e Cidadania.A sexualidade do adulto trabalhador: uma experiência de orientação sexual no projeto supletivo. 1995. (Simpósio).

32.
46 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 1994. (Encontro).

33.
Eugene Warming Lectures in evolucionary ecology. 1994. (Encontro).

34.
Parlamento das Águas. 1994. (Simpósio).

35.
Saúde ambiental. 1994. (Oficina).

36.
Microbiologia para Escolas. 1993. (Oficina).

37.
VI Semana de Estudos de Biologia. 1993. (Oficina).

38.
Exposição BIOPOP/Biotecnologias, engenho e arte da vida. 1992. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Viviane Lieb. JOGOS DE CONTROVÉSIAS E INTERDISCIPLINARIDADE: Construindo Possibilidades para Trabalhar Temas Sociocientíficosnas aulas de História e Ciências. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional) - Faculdade de Educação - UFMG. (Orientador).

2.
MARCELA DE QUEIROZ TEÓFILO. Podcasts no Museu do Cotidiano: um estudo sobre conteúdos sonoros e diálogos abertos em museus. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional Educação e Docência) - Faculdade de Educação - UFMG. (Orientador).

3.
Nathassia Monteiro. INVISIBILIDADE BOTÂNICA (PLANT?S BLINDNESS): ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE ENFRENTAMENTO. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional Educação e Docência) - Faculdade de Educação - UFMG. (Orientador).

4.
Bruno Francisco Melo Pereira. CINEMA E CIÊNCIAS: A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EMBASSADO EM PROPOSTAS METODOLÓGICAS DIFERENCIADAS. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional) - Faculdade de Educação - UFMG. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Paula Gomes Ferreira. O USO INDISCRIMINADO DE ANTIBIÓTICOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE BIOLOGIA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciência por Investigação - ENCI) - Faculdade de Educação - UFMG. Orientador: Marina Assis Fonseca.

2.
Ségio Rodrigues da Silva. O Uso Escolar do Sensoriamento Remoto em uma Perspectiva Investigativa. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Faculdade de Educação. Orientador: Marina Assis Fonseca.

3.
Lucília Gomes Costa Rodrigues. A abordagem da Hepatite B nos livros didáticos de biologia. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Faculdade de Educação. Orientador: Marina Assis Fonseca.

4.
Lironance Maciel de Andrade e Silva. Sexualidade: repercussões da gravidez na adolescência. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Faculdade de Educação - UFMG. Orientador: Marina Assis Fonseca.

5.
Leia Barbosa Amaral. Orientação Sexual nas Escola. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Faculdade de Educação. Orientador: Marina Assis Fonseca.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Valter Gomes Prates. COMO A COMUNIDADE DO MUNICIPIO DE RIO PARDO DE MINAS SE RELACIONA COM O PARQUE ESTADUAL DE SERRA NOVA.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Marina Assis Fonseca.

Orientações de outra natureza
1.
Viviane Pereira de Mello. Jogos teatrais e narrativas na mediação ?Demasiado Humano?. 2012. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marina Assis Fonseca.

2.
Dulcina Hellen Moreira Martins. Circulando na Liberdade. 2012. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marina Assis Fonseca.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
3FONSECA, M. A.;FONSECA, MARINA ASSIS2006 FONSECA, M. A.. Domingo é dia de ciências: História de um suplemento dos anos pós guerra (Resenha). Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1983-4713 Revista Brasileira de História da Ciência), v. 4, p. 170-172, 2006.


Apresentações de Trabalho
1.
FONSECA, M. A.. Aspectos Gerias da História da Ciência. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FONSECA, M. A.. Aspectos Gerais da História da Ciência. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FONSECA, M. A.. Educação Científica e Formação de Valores: da divergência à conciliação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FONSECA, M. A.; OLIVEIRA, B. J. . 'INCREASING POSITIVE MEANINGS OF POLITICS AND SCIENCE POLICES AS THOSE CONCEPTS WERE EXPRESSED IN DIFERENTE FASES OF AN IMPORTANT BRAZILIAN JOURNAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
FONSECA, M. A.. Oficina de Mapas Conceituais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
FONSECA, M. A.. A Vida nos ecossistemas brasileiros. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo Didático).

2.
FONSECA, M. A.; GARCIA, J. F. M. . Impactos ambientais e extinção de espécies. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo Didático).

3.
FONSECA, M. A.. Técnicas de conservação dos solos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo didático).

4.
FONSECA, M. A.; GARCIA, J. F. M. . Mudanças na adolescência. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo Didático).

5.
FONSECA, M. A.; GARCIA, J. F. M. . Funções de nutrição no corpo humano. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo didático).

6.
GARCIA, J. F. M. ; FONSECA, M. A. . Ação de microrganismos na ciclagem dos materiais. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo Didático).

7.
Fregulia, J. ; FONSECA, M. A. . Saúde Preventiva. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo didático).

8.
FONSECA, M. A.; GARCIA, J. F. M. . Drogas e sistema nervoso. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo didático).

9.
FONSECA, M. A.; GARCIA, J. F. M. . Fósseis como evidência de evolução. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo didático).

10.
FONSECA, M. A.; Fregulia, J. . Seleção Natural. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo didático).

11.
FONSECA, M. A.; GARCIA, J. F. M. . Adaptações reprodutivas dos seres vivos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Modulo didático).

12.
FONSECA, M. A.; GARCIA, J. F. M. . Sistemas do corpo humano e suas integrações. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo ddático).

13.
FONSECA, M. A.; GARCIA, J. F. M. . Métodos contraceptivos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo ddático).

14.
FONSECA, M. A.; GARCIA, J. F. M. . Características herdadas e influências do ambiente. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo didático).

15.
GARCIA, J. F. M. ; FONSECA, M. A. . Doenças de veiculação hídrica. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo Didático).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FONSECA, M. A.; DAVID, M. A. ; PANZERA, A. C. . Plantão ENEM. 2011.

2.
FONSECA, M. A.; PANZERA, A. C. ; DAVID, M. A. . Plantão ENEM. 2012.

3.
DAVID, M. A. ; FONSECA, M. A. ; PANZERA, A. C. . Plantão ENEM - Meio Ambiente. 2012.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 20:49:35