Roséli Gonçalves do Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3171221356507465
  • Última atualização do currículo em 21/12/2018


Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e Doutora em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina em regime de co-tutela com a University of Sydney, Austrália (2012). É professora Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria, onde atua como membro do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (LabLeR), orientadora no Projeto Línguas no Campus, Vice-Coordenadora do Teste de Suficiência em Leitura em Línguas Estrangeiras (TESLLE) e Coordenadora Pedagógica de Inglês do NUCLI - IsF da UFSM. Seus interesses de pesquisa incluem Análise Crítica do Discurso, Análise Crítica de Gêneros com foco no discurso multimodal, Linguística Sistêmico Funcional e pedagogias para os multiletramentos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Roséli Gonçalves do Nascimento
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, R. G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Letras Estrangeiras Modernas.
Av Roraima 1000
Camobi
97105340 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 32208477


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
com período co-tutela/sanduíche em (Orientador: ).
Título: Research genres and multiliteracies: channeling the audience's gaze in PowerPoint presentations, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Viviane Maria Heberle.
Coorientador: James Robert Martin.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: multiletramentos; gêneros acadêmicos; PowerPoint.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas / Especialidade: linguagem e multimodalidade.
2000 - 2002
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: A interface texto verbal e texto nã0-verbal no artigo acadêmico de Engenharia Elétrica,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Désirée Motta-Roth.
Palavras-chave: gêneros discursivos; artigo acadêmico; multimodalidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1997 - 1998
Especialização em Língua Inglesa. (Carga Horária: 180h).
Universidade Franciscana, UNIFRA, Brasil.
Título: O tratamento de erros na ula de inglês como língua estrangeira.
Orientador: Marília dos Santos Lima.
1990 - 1995
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

2003 - Atual
Ensino, Letras Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Compreensão e Produção Oral em Língua Inglesa - níveis pré-intermediário e intermediário
Dimensões Políticas do Ensino de Língua Inglesa
Elaboração de Trabalho Final de Graduação de Literatura e Língua Inglesa I e II
Gramática Funcional da Língua Inglesa
Introdução à Perspectiva Sistêmico-Funcional de Linguagem
Introdução ao Ensino de leitura em Língua Estrangeira
Linguagem e Multimodalidade
Semântica e Pragmática da Língua Inglesa
2002 - Atual
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gramática Funcional da Língua Inglesa
03/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação.

2000 - Atual
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dimensões Políticas da Língua Inglesa
Gramática Funcional da Língua Inglesa
Língua Inlgesa Instrumental I e II
Produção Oral e Escrita em Língua Inglesa
Semântica e Pragmática da Língua Inglesa
Tópicos em Linguagem e Multimodalidade
11/2001 - 10/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Letras, .

Cargo ou função
Representante do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas.
08/2002 - 08/2004
Direção e administração, Chefia de Departamento, .

Cargo ou função
Sub-chefe do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas.

Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professor de inglês, Carga horária: 12


Escola de Idiomas Fisk, FISK, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1998
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de inglês, Carga horária: 20


Instituto Educacional São Paulo Escola Objetivo, IESP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de inglês - nível médio, Carga horária: 20


Instituto Metodista Centenário, IMC, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de inglês - nível médio, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Linguagem como prática social


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Gêneros multimodais e novos letramentos
Descrição: No presente projeto guarda-chuva, adotamos uma perspectiva multimodal ao investigar como diferentes recursos semióticos (por exemplo, linguagem verbal, imagem, gestos, e cor) são combinados para produzir sentidos em diferentes textos e, qual a significância de tecnologias populares de produção e edição de textos (por exemplo, o programa PowerPoint da Microsoft) na produção de sentido em diferentes contextos (por exemplo, o uso do PowerPoint em relatos de pesquisa em eventos de uma determinada área). Para tanto, empregaremos uma abordagem teórica multidisciplinar, orientada principalmente pela Análise Crítica de Gêneros, Linguística Sistêmico Funcional e Semiótica Social. Dependendo das especificidades do gênero investigado, buscaremos estabelecer diálogo com diferentes disciplinas (por exemplo, Estudos de Mídia para investigação de gêneros tais como filmes ou vídeo musicais). Em termos de resultados e contribuições para a área, pretendemos não apenas 1) descrever diferentes gêneros multimodais, mas também 2) desenvolver novas ferramentas teórico-analíticas para a análise de gêneros multimodais e 3) delinear propostas de intervenção pedagógica em termos de multiletramentos críticos, com foco em letramentos digitais e multimodais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .

Integrantes: Roséli Gonçalves do Nascimento - Coordenador / Graciela Rabuske Hendges - Integrante / Désirée MottaRoth - Integrante / Susana Cristina dos Reis - Integrante / Graziela Fachim - Integrante / Vivian Hoffman Pires - Integrante.
2012 - Atual
Análise crítica de gêneros e implicações para os multiletramentos
Descrição: O objetivo geral do presente projeto é desenvolver estudos da linguagem em uso sob a perspectiva da Análise Crítica de Gênero com implicações a pedagogia dos multiletramentos. Os objetivos específicos deste projeto são: mapear práticas investigativas com foco em gêneros discursivos enquanto como complexos multimodais, identificando aspectos teóricos e metodológicos das mesmas; agrupar essas práticas investigativas em termos de semelhanças e diferenças teóricas e metodológicas; sistematizar procedimentos de pesquisa e categorias analíticas para a análise crítica de gêneros discursivos enquanto complexos multimodais, em termos de texto e contexto; desenvolver análises críticas de gêneros discursivos enquanto como complexos multimodais em diferentes contextos de publicação (acadêmico, midiático, pedagógico) e diferentes mídias (impressa, digital, televisiva); complementar pesquisas prévias sobre gêneros discursivos enquanto complexos multimodais no sentido de sugerir procedimentos e categorias analíticos sistematizados, uma veia ainda carente nessa área; fomentar futuras análises críticas gêneros discursivos enquanto complexos multimodais com sugestões de pesquisa; subsidiar a pedagogia dos multiletramentos por meio de discussões consistentes sobre implicações dos resultados das pesquisas realizadas para o ensino e a aprendizagem da linguagem; elaborar aplicações pedagógicas a partir dos resultados das pesquisas realizadas na forma de material didático..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Roséli Gonçalves do Nascimento - Integrante / Patrícia Marcuzzo - Integrante / Graciela Rabuske Hendges - Coordenador / Désireé MottaRoth - Integrante / Luciane K. TICKS - Integrante.
2008 - 2011
Análise crítica de gêneros com foco em artigos de popularização da ciência
Descrição: O projeto tem dois objetivos interconectados: 1) investigar o contexto de popularização da ciência (quem escreve para quem, com que objetivo, etc.) e os textos produzidos, distribuídos e consumidos nesse contexto (em termos de estrutura, conteúdo e efeitos de sentido); e, a partir dessa investigação, 2) propor uma sistematização dos procedimentos analíticos que podem ser implementados no estudo de gêneros discursivos escritos a fim de subsidiar o ensino de leitura em inglês como língua estrangeira. A pesquisa enfatiza o papel da linguagem em constituir as atividades sociais (popularização do conhecimento científico), os papéis e as relações interpessoais (o autor/pesquisador/jornalista científico, o leitor leigo/especialista) no gênero artigo de popularização da ciência. Para alunos que ingressam na universidade (e mesmo para os que estão no ensino médio), esse gênero serve de entrada no discurso da ciência, portanto, os textos podem servir de base para elaboração de uma abordagem de Análise Crítica de Gêneros e futuramente para uma proposta mais ampla, voltada para a abordagem pedagógica de leitura do discurso da ciência...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Roséli Gonçalves do Nascimento - Integrante / Désirée MottaRoth - Coordenador / Patrícia Marcuzzo - Integrante / Graciela Rabuske Hendges - Integrante.
2003 - 2003
O vídeo como texto: explorando a multimodalidade na aula de inglês
Descrição: Este projeto visa contribuir com as pesquisas na área da Análise de Gênero e do Discurso e de Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, explorando o recurso do vídeo como texto em sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Roséli Gonçalves do Nascimento - Coordenador / Graciela Rabuske Hendges - Integrante / Fábio Squarcieri Antunes - Integrante / Andrea Pereira - Integrante / Fábio Santiago Nascimento - Integrante.
1998 - Atual
LABLER - Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação
Descrição: Projeto de criação e manutenção de um Laboratório de pesquisa e ensino de linguagens - verbal e não-verbal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Roséli Gonçalves do Nascimento - Integrante / Patrícia Marcuzzo - Integrante / Graciela Rabuske Hendges - Integrante / Suzana Cristina dos Reis - Integrante / Désireé MottaRoth - Coordenador / Luciane K. TICKS - Integrante.
1997 - Atual
NUPDiscurso: Núcleo de pesquisa TEXTO, DISCURSO E PRÁTICAS
Descrição: O NUPDISCURSO realiza pesquisa com o intuito de descrever, interpretar e/ou explicar aspectos lexicogramaticais, discursivos e sociais do uso da linguagem em ambientes institucionais e/ou profissionais. Aplica e busca produzir conhecimento teórico e metodológico nas áreas de estudos de gênero (genre theory), gênero social (gender studies), análise crítica do discurso, lingüística sistêmica funcional e teorias sociais sobre a inter-relação entre a linguagem e a constituição da sociedade. As pesquisas realizadas pelos membros do NUPDISCURSO visam oferecer subsídios para professores/as e alunos/as sobre variadas manifestações de textos orais e escritos, contribuindo para o desenvolvimento de uma melhor compreensão dos papéis e do poder da linguagem. Os estudos do grupo visam também ter repercussões práticas relativas à análise e produção de textos na escola e à conscientização geral sobre o uso da linguagem na sociedade contemporânea. O grupo acredita que uma exposição sistemática a teorizações e métodos de análise de diferentes gêneros textuais em uso produzidos por quem, para que fins, como, em que ambientes e com quais pressuposições hegemônicas e ideológicas é essencial à formação dos/as professores/as de Letras, profissionais responsáveis pelo ensino da linguagem, tanto da língua materna quanto das línguas estrangeiras. Além da participação em congressos nacionais e internacionais e em associações acadêmico-profissionais, os membros do NUPDISCURSO vêm publicando artigos e capítulos de livros que contemplam a relação entre textos, discursos e práticas sociais...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Roséli Gonçalves do Nascimento - Integrante / HEBERLE, Viviane Maria - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - Atual
LinC - Línguas no Campus
Descrição: Projeto de extensão: formação de professores de inglês como língua adicional e oferta de cursos de inglês como língua estrangeira à comunidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Roséli Gonçalves do Nascimento - Integrante / Graciela Rabuske Hendges - Coordenador.
2014 - 2015
LINC - Línguas no Campus
Descrição: Coordenação pedagógica.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .

Integrantes: Roséli Gonçalves do Nascimento - Coordenador.
2014 - Atual
LINC - Línguas no Campus
Descrição: Orientação Pedagógica.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Roséli Gonçalves do Nascimento - Integrante / Luciane K. TICKS - Coordenador.
2013 - Atual
Gêneros multimodais e produção de material didático para ensino de línguas estrangeiras/adicionais
Descrição: O objetivo geral deste projeto é ampliar e incrementar o processo de produção de material didático nos projetos de extensão desenvolvidos pelo LabLeR, com foco no Projeto de Extensão Línguas no Campus (LinC) e no Projeto Portal WEBENGLISH - Universidade Federal de Santa Maria: Projeto institucional de formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira/adicional. Em última instância, objetiva-se qualificar as ações de extensão em educação linguística em andamento na Universidade Federal de Santa Maria, especificamente aquelas sob tutela do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação. A abordagem de ensino está voltada para o desenvolvimento de multiletramentos: habilidades de uso de diferentes linguagens (verbal, sonora, gestual, imagética, tri-dimensional, etc.), em diferentes mídias (impressa, televisiva, digital) e situações de comunicação (gêneros discursivos)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Roséli Gonçalves do Nascimento - Coordenador / Patrícia Marcuzzo - Integrante / Graciela Rabuske Hendges - Integrante / Vanessa Ribas Fialho - Integrante / Désirée MottaRoth - Integrante / Luciane K. TICKS - Integrante / Susana Cristina dos Reis - Integrante / Graziela Fachim - Integrante.
2013 - Atual
Projeto de FORMAÇÃO CONTINUADA em nível de APERFEIÇOAMENTO- Convênio SEB/MEC-UFSM "Portal WEBENGLISH - Universidade Federal de Santa Maria: Projeto institucional de formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira/adicional
Descrição: Ao fomentar o diálogo entre professoras/es em serviço e em formação e professoras pesquisadoras da área de ensino de língua inglesa, bem como ao ampliar a produção do conhecimento sobre a temática, o projeto visa ampliar e potencializar as ações de formação continuada de professores de inglês, atuantes em escolas da Rede Pública da Educação Básica, por meio de certificação de Curso de Extensão (Aperfeiçoamento) e da disponibilização do Portal WEBENGLISH. O projeto pretende que sua atuação articuladora represente uma ponte entre a universidade e as escolas de públicas da região de Santa Maria, notadamente aquelas que se associaram à política pública dos Programas +Educação e Ensino Médio Inovador, buscando ampliar as oportunidades de aprendizagem continuada da língua inglesa como prática social..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Roséli Gonçalves do Nascimento - Integrante / Patrícia Marcuzzo - Integrante / Graciela Rabuske Hendges - Integrante / Désirée MottaRoth - Coordenador / Luciane K. TICKS - Integrante / Susana Cristina dos Reis - Integrante.
2002 - Atual
LINC - Línguas no Campus
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Roséli Gonçalves do Nascimento - Coordenador / Désirée MottaRoth - Integrante / Patrícia Marcuzzo - Integrante / Luciane K. TICKS - Integrante.


Revisor de periódico


2011 - 2011
Periódico: ONOMAZEIN
2017 - Atual
Periódico: CALEIDOSCOPIO
2016 - Atual
Periódico: CALEIDOSCOPIO
2015 - 2015
Periódico: CALEIDOSCOPIO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Ensino de Língua e Gêneros Discursivos.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: linguagem e multimodalidade.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Indicação para concorrer ao PRÊMIO CAPES DE TESE - EDIÇÃO 2013 pelo PGI/UFSC, Programa de Pós-Graduação em Inglês - UFSC.
2003
Paraninfa da turma 2002/11 de Letras- habilitação Português/Inglês, Curso de Letras - Universidade Federal de Santa Maria.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HENDGES, G. R.2016HENDGES, G. R. ; NASCIMENTO, R. G. . Convergências e desafios para a pesquisa com imagens em movimento sob a perspectiva da análise do discurso multimodal. Letras (UFSM), v. 1, p. 25-47, 2016.

2.
BEZERRA, Fábio Alexandre Silva2013BEZERRA, Fábio Alexandre Silva ; NASCIMENTO, R. G. . The role of multimodality labs in multiliteracies projects. Ilha do Desterro, v. 1, p. 135-171, 2013.

3.
NASCIMENTO, R. G.2011NASCIMENTO, R. G.; BEZERRA, Fábio Alexandre Silva ; HEBERLE, Viviane Maria . Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem & Ensino (online), v. 14, p. 529-552, 2011.

4.
BEZERRA, Fábio Alexandre Silva2010 BEZERRA, Fábio Alexandre Silva ; NASCIMENTO, R. G. ; HEBERLE, Viviane Maria . Análise multimodal de anúncios do programa "Na Mão Certa". Letras (UFSM), v. 20, p. 9-26, 2010.

5.
NASCIMENTO, R. G.2000NASCIMENTO, R. G.. Gêneros discursivos: uma perspectiva para análise da linguagem. Expressão, Santa Maria - RS, v. 1, n.2, p. 167-172, 2000.

6.
NASCIMENTO, R. G.1999NASCIMENTO, R. G.. O tratamento dos erros orais na aula de inglês como língua estrangeira. Expressão, Santa Maria - RS, v. 1, 1999.

Capítulos de livros publicados
1.
NASCIMENTO, R. G.. Análise crítica de gênero, planejamento de material didático e letramentos do professor de inglês como língua estrangeira/adicional. In: TOMITCH, Lêda M.B.; HEBERLE, Viviane M.. (Org.). Perspectivas atuais de aprendizagem e ensino de línguas. 1ed.Florianópolis: LLE/PPGI/UFSC, 2017, v. 1, p. 121-152.

2.
HENDGES, G. R. ; NASCIMENTO, R. G. ; MARQUES, P. M. . A gramática da imagem como ferramenta na análise crítica de gêneros midiáticos. In: SEIXAS, Lia; PINHEIRO, Najara Ferrari. (Org.). Gêneros: um diálogo entre comunicação e Linguística Aplicada. 1ed.Florianópolis: Insular, 2013, v. , p. 241-274.

3.
NASCIMENTO, R. G.; KURTZ, F. D. ; OLIVEIRA, F. S. ; OLIVEIRA, F. M. ; PRADO, L. L. ; COLUSSI, L. ; MARCUZZO, P. ; REIS, S. C. ; BORTOLUZZI, V. I. ; HENDGES, G. R. ; MOTTAROTH, D. . LABLER: uma experiência de qualificação do aluno de Letras na Universidade Federal de Santa Maria. In: Vilson J. Leffa. (Org.). TELA: Textos em Linguística Aplicada. Pelotas: Educat, 2000, v. , p. -.

4.
NASCIMENTO, R. G.; REIS, S. C. ; MARSHALL, D. ; BORTOLUZZI, V. I. ; MOTTAROTH, D. . Como novas tecnologias podem auxiliar na prática educacional. In: Vilson J. Leffa. (Org.). TELA: Textos em Linguística Aplicada. Pelotas: Educat, 2000, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOTTAROTH, D. ; HENDGES, G. R. ; NASCIMENTO, R. G. . Contributions of genre analysis to English for Academic Purposes teaching. In: XVI Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa, 2003, Londrina. Ensinando e aprendendo Inglês na universidade: formação de professores em tempo de mudança. Londrina: ABRAPUI, 2003. v. único. p. 383-389.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, R. G.. Research genres and multiliteracies: channelling the audience's gaze in PowerPoint Presentations. In: VIII Congresso da Associação Latino America de Linguística Sistêmico Funcional, 2012, Montevideu. Anais do ALFSL, 2012. v. único.

2.
NASCIMENTO, R. G.. Multimodal cohesion: channelling the audience's gaze in PowerPoint presentations. In: Simpósio Internacional Linguagens e Culturas: homenagem aos 40 anos de Pós-graduação em Linguística, Literatura e Inglês da UFSC, 2011, Florianópolis, SC. Anais do Simpósio Internacional Linguagens e Culturas. Florianópolis, SC: UFSC, 2011.

3.
NASCIMENTO, R. G.. Cohesion and coherence in PowerPoint presentations. In: Free Linguitics Conference 2010, 2010, Sydney. Free Linguistics Conference 2010. Sydney, NSW, AU: University of Sydney, 2010. v. 1. p. 37-38.

4.
NASCIMENTO, R. G.. Channeling the audience's gaze in PowerPoint presentations. In: The Fifth International Conference on Multimodality, 2010, Sydney. The Fifth International Conference on Multimodality. Sydney, NSW, AU: Univerity of Technology, Sydney, 2010. p. 57-57.

5.
NASCIMENTO, R. G.; BEZERRA, Fábio Alexandre Silva . A MULTIMODALIDE EM ANÚNCIOS CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTO-JUVENIL. In: 17º InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2009, São Paulo. 17o InPLA: Perspectivas, Dimensões e Desafios da Linguística Aplicada. São Paulo: PUC, 2009. v. único.

6.
NASCIMENTO, R. G.. From school to academic writing: a student-based view of academic genres. In: V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2009, Caxias do Sul - RS. Caderno de Resumos. Caxias do Sul: Educs, 2009. v. único. p. 258-258.

7.
PEREIRA, A. ; NASCIMENTO, R. G. . Multimodalidade: a construcão da relação interativa e da representada em uma propaganda do Greenpeace. In: 4o Congresso da Associação de Língüística Sistêmico-Funcional da América Latina - Linguagem e Educação na América Latina: Intergração e Articulação através da LSF, 2008, Florianópolis - SC. Caderno de Resumos. Florianópolis - SC: PGI/CCE/UFSC, 2008. v. único. p. 128-129.

8.
NASCIMENTO, R. G.; PRATES, N. D. . Glosa como estratégia metadiscursiva em textos de popularização da ciência. In: 4o Congresso da Associação de Língüística Sistêmico-Funcional da América Latina - Linguagem e Educação na América Latina: Intergração e Articulação através da LSF, 2008, Florianópolis - SC. Caderno de Resumos. Florianópolis - SC: PGI/CCE/UFSC, 2008. v. único. p. 115-115.

9.
ARNT, J. T. ; NASCIMENTO, R. G. . Research Articles on multimodality: the transitivity system in the Methods section. In: 4o Congresso da Associação de Língüística Sistêmico-Funcional da América Latina - Linguagem e Educação na América Latina: Intergração e Articulação através da LSF, 2008, Florianópolis - SC. Caderno de Resumos. Florianópolis - SC: PGI/CCE/UFSC, 2008. v. único. p. 44-44.

10.
FABRA. Lívia ; NASCIMENTO, R. G. . Linguagem no mundo das celebridades sob a perspectiva da Gramática Sistêmico-Funcional e da Análise do Discurso. In: 4o Congresso da Associação de Língüística Sistêmico-Funcional da América Latina - Linguagem e Educação na América Latina: Intergração e Articulação através da LSF, 2008, Florianópolis - SC. Caderno de Resumos, 2008. v. único. p. 116-116.

11.
NASCIMENTO, R. G.; PEREIRA, A. . A methodological perspective for studying videos as multimodal texts. In: 33rd International Systemic Functional Congress, 2006, São Paulo. Proceedings of the 33rd International Systemic Functional Congress. São Paulo: LAEL- PUC-SP, 2006. v. único. p. 140-141.

12.
NASCIMENTO, R. G.; MOTTAROTH, D. . Contributions of systemic functional grammar to the study of non-verbal texts in research articles of Electrical Engineering. In: Primera Conferencia Regional Latino-Americana de Lingüística Sistémico Funcional, 2004, Mendoza. Primera Conferencia regional latino-americana de Lingüística Sistémico Funcional. Mendoza - Argentina: Facultad de Filosofia Y Letras -Universidad Nacional de Cuyo, 2004. v. único. p. 60-60.

13.
NASCIMENTO, R. G.. Leitura Multimodal e textos da mídia: uma versão sem cortes. In: 22a Semana de Letra e 8o Seminário Internacional de Língua e Literatura, 2004, Santa Maria. Caderno de Resumos: espaços de circulação da linguagem. Santa Maria - RS: Curso de Letras/ PPGL/UFSM, 2004. v. único.

14.
PEREIRA, A. ; NASCIMENTO, R. G. . O vídeo como texto: explorando a multimodalidade nas aulas de inglês através de comerciais de TV. In: 22a Semana de Letras e 8o Seminário Internacional de Língua e Literatura, 2004, Santa Maria. Caderno de Resumos: Espaços de Circulação da linguagem. Santa Maria - RS: Curso de Letras/PPGL/UFSM, 2004. v. único.

15.
Antunes, F. S. ; NASCIMENTO, R. G. . More than words: o vídeo clipe sob uma abordagem multimodal. In: 22a Semana de Letras e 8o Seminário Internacional de Língua e Literatura, 2004, Santa Maria. Caderno de Resumos: Espaços de circulação da linguagem. Santa Maria - RS: Curso de Letras/PPGL/UFSM, 2004. v. único.

16.
NASCIMENTO, R. G.; KURTZ, F. D. ; SIQUEIRA, F. O. ; HENDGES, G. R. ; PRADO, L. L. ; COLUSSI, L. ; REIS, S. C. ; BORTOLUZZI, V. I. ; MOTTAROTH, D. . O conceito de autoria no discurso da ciência. In: Simpósio Nacional 'Discurso, Identidade e Sociedade', 2001, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. v. único. p. 75-76.

17.
NASCIMENTO, R. G.; MOTTAROTH, D. ; HENDGES, G. R. ; REIS, S. C. . Genre Analysis and English for Academic Purposes. In: XVI Encontro de Professores Universitários de Língua Inglesa: formação de profesores em tempos de mudança, 2001, Londrina. Caderno de resumos do XVI ENPULI. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2001. v. único. p. 39-39.

18.
NASCIMENTO, R. G.. A interface elementos não-verbais e texto no gênero artigo acadêmico. In: VI Congresso Brasileiro de Língüística Aplicada, 2001, Belo Horizonte. Caderno de Resumos. Belo Horizonte - MG: Faculdade de Letras/PGEL/UFMG, 2001. v. único.

19.
HENDGES, G. R. ; NASCIMENTO, R. G. . Marcas de autoria na escrita acadêmica. In: Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2001, Pelotas. Escrita: questões e perspectivas. Pelotas: UCPEL, 2001. v. único. p. 132-132.

20.
NASCIMENTO, R. G.; BESSOW, G. A. ; FERNANDES, L. C. . Ensinando leitura em língua inglesa atrvés de diferentes gêneros textuais. In: Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2001, Pelotas. Linguagem e Ensino/Escrita: questões e perspectivas. Pelotas: UCPEL, 2001. v. único. p. 100-101.

21.
NASCIMENTO, R. G.; AMORETTI, E. C. ; BESSOW, G. A. ; BORTOLUZZI, V. I. ; COLUSSI, L. ; FIALHO, V. R. ; HENDGES, G. R. ; KURTZ, F. D. ; GUIMARÃES, E. G. ; MONTARDO, A. M. ; MOTTAROTH, D. ; PRADO, L. L. ; REAL, M. ; REIS, S. C. ; SIQUEIRA, F. O. ; SOARES, L. ; MARCUZZO, P. . LabLeR:uma experiência de qualificação do aluno de letras. In: II Encontro Nacional de Políticas de Ensino de Línguas Estrangeiras, 2000, Pelotas - RS. Caderno de Resumos do II ENPLE. Pelotas - RS: UCPEL, 2000. p. 161-162.

22.
NASCIMENTO, R. G.; BORTOLUZZI, V. I. ; AMORETTI, E. C. ; PRADO, L. L. ; COLUSSI, L. ; MOTTAROTH, D. ; MELO, A. M. ; OLIVEIRA, G. L. ; MILLER, F. M. . Uma proposta de curso de leitura em inglês a distância, mediado por computador: algumas considerações sobre processos de elaboração, implementação e avaliação do curso.. In: Fórum Internacional de Ensino de Língua Estrangeiras - FILE, 2000, Pelotas -RS. FILE:Fórum Internacional de Ensino de Língua Estrangeiras - Programa e Resumos. Pelotas: UCPel, 2000. v. único. p. 54-54.

23.
NASCIMENTO, R. G.; MONTARDO, A. M. P. ; AMORETTI, E. C. ; GUIMARÃES, E. G. ; VESZ, F. Z. ; OLIVEIRA, F. M. ; BESSOW, G. A. ; PRADO, L. L. ; COLUSSI, L. ; SANTOS, M. P. ; MARCUZZO, P. ; BORTOLUZZI, V. I. ; MOTTAROTH, D. . A utilização da Internet para elaboração de material didático para o ensino de leitura em língua inglesa no LabLeR. In: II Encontro nacional sobre Política de Ensino de Línguas Estrangeiras: cosantruindo a profissão, 2000, Pelotas. Caderno de Resumos do II ENPLE. Pelotas: UCPel, 2000. v. único. p. 160-161.

24.
NASCIMENTO, R. G.; MONTARDO, A. M. ; MARSHALL, D. ; AMORETTI, E. C. ; GUIMARÃES, E. G. ; KURTZ, F. D. ; SIQUEIRA, F. O. ; VESZ, F. Z. ; HENDGES, G. R. ; BESSOW, G. A. ; ÁLVAREZ, I. J. ; SANTINI, J. R. ; PRADO, L. L. ; SOARES, L. ; COLUSSI, L. ; PIRES, M. ; BORDIN, M. ; REAL, M. ; MARCUZZO, P. ; REIS, S. C. ; WEBER, T. ; BORTOLUZZI, V. I. ; FIALHO, V. R. ; MOTTAROTH, D. . Como novas tecnologias podem enriquecer a prática de ensino. In: II Encontro Nacional sobre Política de Ensino de Línguas Estrangeiras, 2000, Pelotas. Caderno de Resumos do II ENPLE. Pelotas: UCPel, 2000. v. único.

25.
NASCIMENTO, R. G.; BORTOLUZZI, V. I. ; MOTTAROTH, D. ; AMORETTI, E. C. ; MELO, A. M. ; MULLER, F. M. . Reading online: o feedback do professor em um curso de leitura em inglês mediado por computador. In: 10º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2000, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo: PUC- SP, 2000. v. único. p. 58-58.

26.
NASCIMENTO, R. G.; PILLON, S. L. ; SARTORI, R. M. ; SILVA, F. . Uma experiência de ensino de língua estrangeira com base em gêneros discursivos. In: XX Semana de Letras e VI Seminário Internacional de Língua e Literatura, 2000, Santa Maria - RS. Caderno de Resumos. Santa Maria: UFSM, 2000. v. único. p. 26-27.

27.
NASCIMENTO, R. G.; PRADO, L. L. ; COLUSSI, L. ; GIACOMELLI, K. . A linguagem humana como objeto científico: uma sistematização lingüística. In: XX Semana de Letras e VI Seminário Internacional de Língua e Literatura, 2000, Santa Maria. Anais da XX Semana de Letras. Santa Maria: UFSM - Centro de Artes e Letras, 2000. v. único. p. 18-19.

Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, R. G.. Discursos em torno do 'Novo Ensino Médio'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
NASCIMENTO, R. G.. Discursos em torno do 'Novo Ensino Médio'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
NASCIMENTO, R. G.. 'Novo Ensino Médio': principais mudanças e perspectivas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
NASCIMENTO, R. G.. 'Novo Ensino Médio': principais mudanças e perspectivas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
NASCIMENTO, R. G.. Novo Ensino Médio: principais mudanças e perspectivas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
NASCIMENTO, R. G.. Critical Genre Analysis and the development of EAL teaching materials: theory. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
NASCIMENTO, R. G.. Critical Genre Analysis and EAL teaching materials development: practice. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
NASCIMENTO, R. G.. Análise Crítica de Gênero, Multiletramentos e a aula de inglês como língua adicional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
NASCIMENTO, R. G.. Critical Genre Analysis and teh teaching of English as an Additional Language. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
NASCIMENTO, R. G.. Discursos sobre a profissão docente e a educação pública. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
NASCIMENTO, R. G.. Discursos sobre a profissão docente e a educação pública. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
NASCIMENTO, R. G.. Mídia, educação e democracia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
NASCIMENTO, R. G.. Research genres and multiliteracies: channeling the audience's gaze in PowerPoint presentations. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
NASCIMENTO, R. G.. Multiletramentos acadêmicos: a influência da tecnologia PowerPoint sobre relatos de pesquisa em Linguística Aplicada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
NASCIMENTO, R. G.. A methodological perspective for studying videos as multimodal texts. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
NASCIMENTO, R. G.; MOTTAROTH, D. . Contributions of systemic functional grammar to the study of non-verbal texts in research articles of Electrical Engineering. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
Antunes, F. S. ; NASCIMENTO, R. G. . More than words: o vídeo clipe sob uma abordagem multimodal. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PEREIRA, A. ; NASCIMENTO, R. G. . O vídeo como texto: explorando a multimodalidade nas aulas de inglês através de comerciais de TV. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
NASCIMENTO, R. G.. Leitura multimodal e textos da mídia: uma versão sem cortes. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
NASCIMENTO, R. G.. A interface elementos não-verbais e texto no gênero artigo acadêmico. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
NASCIMENTO, R. G.; HENDGES, G. R. . Marcas de autoria na escrita acadêmica. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
NASCIMENTO, R. G.. A linguagem humana como objeto científico: uma sistematização lingüística. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
NASCIMENTO, R. G.; BORTOLUZZI, V. I. . Reading on-line: um protótipo de curso a distância mediado por computador. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
BORTOLUZZI, V. I. ; NASCIMENTO, R. G. ; AMORETTI, E. C. . Uma proposta de curso de leitura em inglês a distância, mediado por computador: algumas considerações sobre os processos de elaboração, implementação e avaliação do curso. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
NASCIMENTO, R. G.. LabLeR: uma experiência de qualificação do aluno de letras. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
NASCIMENTO, R. G.. Como novas tecnologias multimídia podem enriquecer a prática de ensino. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
NASCIMENTO, R. G.. A utilização da Internet para elaboração de material didático para o ensino de leitura em língua inglesa no Labler. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
BORTOLUZZI, V. I. ; NASCIMENTO, R. G. ; AMORETTI, E. C. . Reading online: o feedback do profesoor em um curso de leitura em inglês mediado por computador. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
HENDGES, G. R. ; MOTTAROTH, D. ; NASCIMENTO, R. G. ; HEBERLE, V. M. . Revista Letras: Linguística Aplicada: Multiletramento. Santa Maria: PPGL - CAL - UFSM, 2016 (organização de número de revista).

2.
NASCIMENTO, R. G.. Book review: Stuart A. Selber (ed.), Rhetorics and Technologies: New Directions in Writing and Communication. Sage (Discourse Society 2012 23: 347), 2012 (Resenha).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
NASCIMENTO, R. G.. Membro da Comissão de Elaboração, Revisão e Aplicação e genrenciamento do Teste de Suficiência da Universidade Federal de Santa Maria. 2014.

2.
NASCIMENTO, R. G.; MARCUZZO, P. . Membro da Comissão de Elaboração, Revisão e Aplicação e genrenciamento do Teste de Suficiência da Universidade Federal de Santa Maria. 2013.

3.
NASCIMENTO, R. G.; MARCUZZO, P. . Membro da Comissão de Elaboração, Revisão e Aplicação e genrenciamento do Teste de Suficiência da Universidade Federal de Santa Maria. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
NASCIMENTO, R. G.. Coordenação da Comissão do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira na UFSM. 2018.

2.
NASCIMENTO, R. G.; MARCUZZO, P. . Coordenação da Comissão do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira na UFSM. 2017.

3.
NASCIMENTO, R. G.. Coordenação da Comissão do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira na UFSM. 2016.

4.
NASCIMENTO, R. G.. Coordenação da Comissão do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira UFSM. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
NASCIMENTO, R. G.; SCHIEFELBEIN, L. R. ; DUARTE, T. V. . Four Skills 2. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

2.
NASCIMENTO, R. G.. Coordenação da Comissão do Teste de Suficiência em leitura em língua Estrangeira - 2018/1. 2018. (Coordenação de Comissão).

3.
NASCIMENTO, R. G.. A Pedagogia dos Multiletramentos na seleção e análise de vídeos. 2017. .

4.
NASCIMENTO, R. G.. Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira - edição 2017/1. 2017. (Testagem: elaboração, revisão e correção).

5.
NASCIMENTO, R. G.. Coordenação da Comissão do Teste de Suficiência em leitura em língua Estrangeira. 2017. (Coordenação de Comissão).

6.
NASCIMENTO, R. G.. Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira. 2016. (Testagem: elaboração, revisão e correção).

7.
NASCIMENTO, R. G.. Coordenação da Comissão do Teste de Suficiência em leitura em língua Estrangeira. 2016. (Coordenação de Comissão).

8.
NASCIMENTO, R. G.. Four Skills 1 - Edição revisada. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernodidático).

9.
NASCIMENTO, R. G.. Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira. 2015. (Testagem: elaboração, revisão e correção).

10.
FACHIM, G. ; SILVA, L. O. ; SOUZA, M. M. ; CAMPOS, P. ; NASCIMENTO, R. G. ; TRIVISIOL, V. . Four Skills 1. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernodidático).

11.
NASCIMENTO, R. G.; KUMMER, D. A. ; BAGNARA, L. . Oficina de Língua Inglesa: Portal WebEnglish. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernodidático).

12.
NASCIMENTO, R. G.. Autoria de atividades em Diretrizes Curriculares para o Ensino de Inglês na Escola - Caderno de Formação. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernodidático).

13.
NASCIMENTO, R. G.. Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira. 2014. (Testagem: elaboração, revisão e correção).

14.
HENDGES, G. R. ; NASCIMENTO, R. G. . Letramento Científico e Multimodalidade. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
MARCUZZO, P. ; NASCIMENTO, R. G. . Teste de Suficiência em Línguas Estrangeiras - 1o semestre de 2013. 2013. (Testagem).

16.
NASCIMENTO, R. G.; HENDGES, G. R. . Teste de Suficiência em Línguas Estrangeiras - 2o semestre de 2013. 2013. (Testagem).

17.
NASCIMENTO, R. G.. Vestibular UFSM. 2013. (Testagem).

18.
MARCUZZO, P. ; NASCIMENTO, R. G. . Teste de Suficiência em Línguas Estrangeiras - 1o semestre de 2012. 2012. (Testagem).

19.
NASCIMENTO, R. G.; MARCUZZO, P. . Teste de Suficiência em Línguas Estrangeiras - 2o semestre de 2012. 2012. (Testagem).

20.
BEZERRA, F. ; NASCIMENTO, R. G. . Multiletramento: lendo o texto verbal e a imagem. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
PEREIRA, A. ; NASCIMENTO, R. G. ; MOTTAROTH, D. . Leitura 1. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

22.
PEREIRA, A. ; NASCIMENTO, R. G. ; MOTTAROTH, D. . Leitura 2. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

23.
NOVAKOSKI, S. F. ; NASCIMENTO, F. S. ; MESSER, S. I. ; NASCIMENTO, R. G. ; MOTTAROTH, D. . English 1. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

24.
NASCIMENTO, R. G.; MOTTAROTH, D. ; SOCOLOSKI, T. . Teste de Suficiência em Língua Estrangeira - Inglês da UFSM - 1o semestre 2007. 2007. (Testagem: elaboração, revisão e correção).

25.
MOTTAROTH, D. ; NASCIMENTO, R. G. ; PEREIRA, A. . Basic English 3: Environmental Issues. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

26.
MOTTAROTH, D. ; NASCIMENTO, R. G. ; SOCOLOSKI, T. ; LASSEN, L. M. . Basic English II. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

27.
NASCIMENTO, R. G.. Teste de Suficiência em Língua Estrangeira - Inglês da UFSM - 1o semestre 2006. 2006. (Testagem: elaboração, revisão e correção).

28.
NASCIMENTO, R. G.. Teste de Suficiência em Língua Estrangeira - Inglês - 2o semestre de 2006. 2006. (Testagem: elaboração, revisão e correção).

29.
NASCIMENTO, R. G.. Teste de Suficiência em Língua Estrangeira no Curso de Mestrado em Geografia - 2o semstre de 2005. 2005. (Testagem: elaboração, revisão e correção).

30.
MOTTAROTH, D. ; NASCIMENTO, R. G. ; HENDGES, G. R. ; PEREIRA, A. . Lendo Gêneros Midiáticos em Inglês. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

31.
NASCIMENTO, R. G.. Teste de Suficiência em Língua Estrangeira - Inglês da UFSM - 1o semestre 2004. 2004. (Testagem: elaboração, revisão e correção).

32.
NASCIMENTO, R. G.. Teste de Suficiência em Língua Estrangeira - Inglês da UFSM - 2o semestre 2004. 2004. (Testagem: elaboração, revisão e correção).

33.
OLIVEIRA, F. M. ; NASCIMENTO, R. G. ; BESSOW, G. A. ; FERNANDES, L. C. ; MOTTAROTH, D. . Basic English 3. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

34.
NASCIMENTO, R. G.. Basic English 1- Listening activities. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Áudio para apoio didático).

35.
NASCIMENTO, R. G.. Basic English 2 - Listening Activities. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Áudio de apoio didático).

36.
NASCIMENTO, R. G.. Basic English 3 - Listening Activities. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Áudio de apoio didático).

37.
NASCIMENTO, R. G.. Teste de Suficiência em Língua Estrangeira no Curso de Mestrado em Geografia - 2o semstre de 2003. 2003. (Testagem: elaboração, revisão e correção).

38.
NASCIMENTO, R. G.. Teste de Suficiência em Língua Estrangeira no Curso de Mestrado em Geografia - 1o semstre de 2003. 2003. (Testagem: elaboração, revisão e correção).

39.
NASCIMENTO, R. G.. Business English. 2002. .

40.
MOTTAROTH, D. ; OLIVEIRA, F. M. ; NASCIMENTO, R. G. . Basic English 1. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

41.
MOTTAROTH, D. ; OLIVEIRA, F. M. ; MARCUZZO, P. ; NASCIMENTO, R. G. . Basic English 2. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

42.
NASCIMENTO, R. G.. Banca Revisora de questões de Língua Estrangeira - Inglês - PEIES, Edição 2002. 2002. (Revisão de Prova).

43.
NASCIMENTO, R. G.. Teste de Suficiência em Língua Estrangeira - Inglês. 2002. (Testagem: elaboração, revisão e correção).

44.
NASCIMENTO, R. G.. Banca revisora de questões de Inglês do PEIES - Edição 2001. 2001. (Revisão de Prova).

45.
NASCIMENTO, R. G.. Serviços de intérprete. 2000. (Intérprete Inglês/Português).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
REIS, S. C.; GOMES JR, R.; NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Edoardo Pletsch. Desenvolvimento de material didático digital de língua inglesa na perspectiva da sala de aula invertida. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
HENDGES, G. R.; MARTINS, I. G. R.; NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Daiane Aline Kummer. Letramento Multimodal Crítico: sob a perspectiva de livros didáticos e de professores de inglês e de biologia. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
MOTTAROTH, D.; PINHEIRO, N. F.; NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Gabriela Rempel. Um estudo sobre letramentos acadêmicos de estudantes universitários em uma agência experimental de publicidade e propaganda. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
MOTTAROTH, D.; PINHEIRO, N. F.; NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Gabriela Rempel. Um estudo sobre letramentos acadêmicos de estudantes universitários em uma agência experimental de publicidade e propaganda. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
HENDGES, G. R.; MARTINS, I. G. R.; NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Daiane Aline Kummer. Letramento Multimodal crítico: sob a perspectiva de livros didáticos e de professores de inglês e de biologia. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
HENDGES, G. R.; Dionísio, A. P.; NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Luziane Boemo Mozzaquatro. A organização retórica do pôster acadêmico sob a perspectiva da análise crítica de gênero. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

7.
MOTTAROTH, D.; CANATO, A. P. M. B.; NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Andrea de Martini. Recontextualização do discurso da ciência da Linguagem no livro didático de um curso livre de inglês em Santa Maria - RS. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Teses de doutorado
1.
FIGUEIREDO, D. C.; NASCIMENTO, R. G.; HEBERLE, V. M.; ORGADO, G. T. M. R.. Participação em banca de Litiane Barbosa Macedo. Gender studies in African contexts: a critical disscourse analysis ofgender narratives from female Cape Verdean researchers. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Inglês e Literatura Correspondente) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Janete Teresinha Arnt. Representações da Língua Inglesa e da Multimodalidade no Ensino Médio Integrado. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós_Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Cristiane Salete Florek. Um resumo acadêmico gráfico vale mais do que mil palavras: análise crítica de um gênero. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós_Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Fábio Santiago Nascimento. Men's narratives of masculinity and same sex desire in Brazil. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Inglês e Literatura Correspondente) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Angela Medeiros de Assis Brasil. Vitimização versus empoderamento: as identidades constituídas nos discursos de professores de ensino médio público em formação continuada. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós_Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
Bazerman, C.; Souza, A. E. de; SILVEIRA, A. C. M.; NASCIMENTO, R. G.; MOTTAROTH, D.. Participação em banca de Cristina dos Santos Lovato. A homogeneidade discursiva em notícias de popularização da ciência nas revistas Ciência Hoje online e Galileu. 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

7.
MOTTAROTH, D.; GIERING, M. E.; SEIXAS, L. F.; NASCIMENTO, R. G.; FIALHO, V. R.. Participação em banca de Tânia Maria Moreira. Análise Crítica de Gêneros de Popularização da Ciência da área de informática no jornal ZEro Hora (2009). 2012. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Qualificações de Doutorado
1.
HENDGES, G. R.; ARAUJO, A. D.; SOARES, F. A. A.; NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Cristiane Salete Florek. O resumo acadêmico gráfico enquanto gênero: aspectos textuais e contextuais. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós_Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
HENDGES, G. R.; BUNZEN JUNIOR, C. S.; PINHEIRO, N. F.; NASCIMENTO, R. G.; CABRAL, S. R. S.. Participação em banca de Nathalia Rodrigues catto. O livro didático de língua inglesa na promoção de letramento multimodal por meio de gêneros dos quadrinhos. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Qualificações de Mestrado
1.
HENDGES, G. R.; NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Mauren Mata de Souza. Artigos Acadêmicos audiovisuais de protocolos de pesquisa: análise das representações verbais e relações intersemióticas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Letras Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
NASCIMENTO, R. G.; MOTTAROTH, D.. Participação em banca de Gabriela Rempel. Um estudo sobre letramento acadêmico/científico em uma agência experimental de publicidade. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
NASCIMENTO, R. G.; HENDGES, G. R.. Participação em banca de Daiane Aline Kummer. O professor e o livro didático: concepções de letramento multimodal. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
REIS, S. C.; FRAGA, D. M.; NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Franciele Knebel Centenaro. Investigação de uma abordagem pedagógica para o ensino de Língua Inglesa por meio de jogos digitais. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
HENDGES, G. R.; NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Daiane Aline Kummer. Livro didático: concepções de letramento multimodal. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Letras Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Luziane Boemo Mozzaquatro. A organização retórica de pôsteres acadêmicos sob a perspectiva da Análise do Discurso Multimodal. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

7.
NASCIMENTO, R. G.; MOTTAROTH, D.. Participação em banca de Andrea de Martini. Recontextualização do discurso da ciência da Linguagem no livro didático de um curso livre de inglês em Santa Maria - RS. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Tainara Lemos Pacheco.Multimodal Literacy in the instructions to activities in an EAL/EFL textbook. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
NASCIMENTO, R. G.; KUMMER, D. A.. Participação em banca de Elifrâncis Silva de Souza.Old Spice: Gender representations on TV commercials of glooming products for men. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
HENDGES, G. R.; NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Fabíola da Silva Xavier.Moving images patterns of analysis from a multimodal analysis' perspective. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Thales Cardoso da Silva.Análise da metafunção interpessoal em artigos acadêmicos audiovisuais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Mauren Mata de Souza.A Dimensão Ideacional em Artigos Acadêmicos Audiovisuais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Nathalia Rodrigues catto.Beyond entertainment: a multimodal genre analysis of comic strips. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria.

7.
BITTENCOURT, A. M.; NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Amanda Post da Silveira.A proposal to teach English supra-segmental phonology in EFL classes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria.

8.
NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Michele Felkl.A conversação virtual do chat como prática da língua espanhola. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Espanhol) - Universidade Federal de Santa Maria.

9.
NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Isaphi Marlene Jardim Alvarez.Discutindo a implantação de uma abordagem interdisciplinar no ensino da língua espanhola. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Espanhol) - Universidade Federal de Santa Maria.

10.
NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Vanessa Ribas Fialho.Pesquisando o ensino mediado por computador: uma fórmula inexistente. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Espanhol) - Universidade Federal de Santa Maria.

11.
NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Ana Paula Monteiro Kuhn.O perfil do professor de espanhol dos cursinhos de línguas de Santa Maria. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Espanhol) - Universidade Federal de Santa Maria.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Vianna da Silva, V.L.L.; RAMICELLI, M. E.; NASCIMENTO, R. G.. Seleção Pública para Professor Substituto na Área de Língua Inglesa (agosto). 2006. Universidade Federal de Santa Maria.

2.
RAMICELLI, M. E.; MARAFIGA, N. V.; NASCIMENTO, R. G.. Seleção Pública para Professor Substituto na Área de Língua Inglesa (outubro). 2006. Universidade Federal de Santa Maria.

3.
NASCIMENTO, R. G.; Vianna da Silva, V.L.L.; MARAFIGA, N. V.. Seleção Pública para Professor Substituto na Área de Língua Inglesa (15 de março). 2004. Universidade Federal de Santa Maria.

4.
BITTENCOURT, A. M.; NASCIMENTO, R. G.; MARAFIGA, N. V.. Seleção Pública para Professor Substituto na Área de Língua Inglesa (23 de março). 2004. Universidade Federal de Santa Maria.

Outras participações
1.
NASCIMENTO, R. G.; BITTENCOURT, A. M.; UMBACH, R. U. K.. Banca de seleção de monitoria na área de Inglês. 2002. Universidade Federal de Santa Maria.

2.
NASCIMENTO, R. G.; HENDGES, G. R.. Banca de seleção de monitoria na disciplina de Inglês I. 2002. Universidade Federal de Santa Maria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Simpósio Internacional de Games, Gamification e Tecnologias na Educação.Palestra. 2016. (Simpósio).

2.
VII Mostra de trabalhos em andamento.Gêneros Multimodais e novos letramentos. 2013. (Simpósio).

3.
Seminário: Diálogos Teóricos Indisciplinares.Multiletramentos acadêmicos: a influência da tecnologia PowerPoint sobre relatos de pesquisa em Linguística Aplicada. 2012. (Seminário).

4.
VIII Congresso Internacional da Associação de Linguística Funcional da América latina. Research genres and multiliteracies: channeling the audience's gaze in PowerPoint presentations. 2012. (Congresso).

5.
VI Mostra de trabalhos em andamento.GÊNEROS DE PESQUISA E MULTILETRAMENTOS: orientando o ?olhar? da audiência em apresentações assistidas por tecnologia PowerPoint. 2012. (Simpósio).

6.
1ª Jornada de (Multi)Letramento(s) na Formação Acadêmica, Docente e Profissional e do VI Simpósio Internacional do Núcleo de Estudos Avançados ?Linguagem, Cultura e Sociedade. COESÃO TEXTUAL E MULTILETRAMENTO EM COMUNICAÇÕES DE PESQUISA DE POWERPOINT. 2011. (Congresso).

7.
Free Linguistics Conference 2010. Cohesion & Coherence in PowerPoint Presentations. 2010. (Congresso).

8.
the Fifth International Conference on Multimodality (5ICOM). CHANNELLING THE AUDIENCE?S GAZE IN POWERPOINT PRESENTATIONS. 2010. (Congresso).

9.
III Semana Acadêmica de Letras da UFSC.A relação texto-imagem em anúncios contra a exploração sexual infanto-juvenil. 2009. (Outra).

10.
III Semana Acadêmica de Letras da UFSC.Working memory capacity and its relationship with the recall of an expository text. 2009. (Outra).

11.
4o Congresso da Associação de Linguística funcional da América Latina. Research articles on multimodality: the transitivity system in the Methods section. 2008. (Congresso).

12.
4o Congresso da Associação de Linguística funcional da América Latina. Estudo da metafunção ideacional em artigos de popularização da ciência. 2008. (Congresso).

13.
4o Congresso da Associação de Linguística funcional da América Latina. Multimodalidade: a construção da relação interativa e da representada em uma propaganda do Greenpeace. 2008. (Congresso).

14.
4o Congresso da Associação de Linguística funcional da América Latina. Glosa como estratégia metadiscursiva em textso de popularização da ciência. 2008. (Congresso).

15.
33rd International Systemic Functional Congress. A methodological perspective for studying videos as multimodal texts. 2006. (Congresso).

16.
Semana Acadêmica de Letras da UFSM.Lingüística Sistêmico Funcional e formação de professores. 2006. (Oficina).

17.
Seminário de Estudos em Lingüística Sistêmico Funcional.Formação de professores. 2006. (Seminário).

18.
1a Conferência Regional Latino Americana de Linguística Sistêmico Funcional. Contributions of Systemic Functional Grammar to the study of non-verbal texts in research articles of Electrical Engineering. 2004. (Congresso).

19.
1o Simpósio Internacional de Estudos Avançados Linguagem, Cultura e Sociedade.Formação continuada de professores de inglês. 2004. (Simpósio).

20.
Convenção das Associações de Professores de Inglês.Image, sound and words: exploring multimodality in EFL classes. 2004. (Oficina).

21.
Projeto de Formação Continuada DLEM-UFSM e 8a CRE.Oficina de ensino de língua estrangeira. 2004. (Oficina).

22.
Reinventando o material didático em Línguas.Formação de professores e material didático. 2004. (Outra).

23.
Programa de Ações Pedagógicas e de formação do aluno-cidadão.Leitura Crítica em Inglês. 2003. (Oficina).

24.
VI Assembléia Geral do Comitê de Engenharia de Programas PEIES.A orientação sistêmico-funcional no programa de Inglês do PEIS. 2003. (Encontro).

25.
7o Seminário Internacional de Língua e Literatura.Coordenadora de mesa. 2002. (Seminário).

26.
Programa de Ações Pedagógicas e de Formação do aluno-cidadão do PEIES.A Internet e a produção de material didático para ensino de Inglês. 2002. (Oficina).

27.
Novas Propostas: códigos e linguagens.Coordenador de Mesa de comunicações. 1999. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NASCIMENTO, R. G.. III Jornada de Multiletramentos, V Jornada de Popularização da Ciência e II Encontro de Produção Textual. 2014. (Congresso).

2.
NASCIMENTO, R. G.. 2ª Jornada de (Multi)letramento(s) e II Workshop do SAL-Brasil. 2012. (Congresso).

3.
NASCIMENTO, R. G.. 4o Congresso da Associação de Língüística Sistêmico-Funcional da América Latina - Linguagem e Educação na América Latina: Intergração e Articulação através da LSF. 2008. (Congresso).

4.
NASCIMENTO, R. G.. III Simpósio Internacional do Núcleo de Estudos Avançados. 2007. (Congresso).

5.
NASCIMENTO, R. G.. 1º Simpósio Internacional do Núcleo de Estudos Avançados Linguagem, Cultura e Sociedade. 2004. (Outro).

6.
NASCIMENTO, R. G.. 1º Encontro de Professores de Língua Inglesa - EPLI. 2004. (Outro).

7.
NASCIMENTO, R. G.. III Encontro do Núcleo de Estudos Linguagem, Cultura e Sociedade. 2003. (Outro).

8.
NASCIMENTO, R. G.; MOTTAROTH, D. ; HENDGES, G. R. ; BITTENCOURT, A. M. ; MARCUZZO, P. ; FIALHO, V. R. ; OLIVEIRA, F. S. . 2º Encontro do Núcleo de Estudos: Linguagem, Cultura e Sociedade. 2002. (Outro).

9.
NASCIMENTO, R. G.. XXI Semana de Letras e VII Seminário Internacional de Língua e Literatura. 2002. (Outro).

10.
NASCIMENTO, R. G.. I Jornada Aberta de Educação a Distância da UFSM. 2000. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tainara Pacheco. Letramento multimodal nos enunciados de um livro didático para ensino de inglês como língua estrangeira/adicional. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

2.
Elifrâncis Souza. Representações de gênero social em comerciais de produtos masculinos: uma análise multimodal. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

3.
BARBARA KRABBE. Análise do discurso multimodal em produções cinematográficas: "Melinda and Melinda" (2004). Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

4.
LUISA FLORES SOMAVILLA. Análise do discurso multimodal em produções cinematográficas: "Zelig" (1983). Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Vivian Hoffman Pires. Gêneros multimodais e novos letramentos. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Andreas Luir Silva de Campo. Editoração de livro didático no Projeto Línguas no Campus. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

2.
Talita Valcanover. Elaboração de material didático para o ensino de inglês - Four Skills 2. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

3.
Tainara Pacheco. Elaboração de material didático para o ensino de inglês - Four Skills 2. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

4.
Fabíola Xavier. Elaboração de material didático para o ensino de inglês - Four Skills 2. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

5.
LAYLA RIBAS SCHIEFELBEIN. Elaboração de material didático para o ensino de inglês - Four Skills 2. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

6.
Graziela Fachim. Gêneros Multimodais e produção de material didático para ensino de Línguas estrangeiras. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Thaiane Socoloski. Estudo da metafunção ideacional em artigos de popularização da ciência em inglês. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Letras Inglês) - Universidade Franciscana. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tainara Lemos Pacheco. Multimodal Literacy in the instructions to activities in an EAL/EFL textbook. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

2.
Elifrâncis Silva de Souza. Old Spice: gender representations on TV commercials of glooming products for men. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

3.
João Pedro Wizniewsky Amaral. Multimodal Cohesion bteween lyrics and moving images in Walk, a music video by Foo Fighters. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

4.
Graziela Fachim. Recounting fables digitally: a lexicogrammatical analysis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

5.
Luisa Flores Somavilla. The representation of the human chameleon: a multimodal analysis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

6.
Harry Porto Neto. Multimodal genre analysis of the unit opener in an EFL/EAL textbook. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

7.
Vanessa Bandeira. MULTIMODALITY AND PRE-READING IN AN ENGLISH AS AN ADDITIONAL LANGUAGE TEXTBOOK. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

8.
JOÃO PEDRO WIZNIEWSKY AMARAL. Multimodal cohesion in music videos: 'Walk' by Foofighters. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

9.
Janete Arnt. What authors (do not) tell when reporting methods for the analysis of video texts. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

10.
Lívia Fabra. Two representatiosn of the same event: the case of Britney Spears and the cigarrette lightner. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

11.
Natália Dellagnese Prates. The role of glossing in pop science articles. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

12.
Andrea Garcez Pereira. Interpersonal meanings in a Greenpeace propaganda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

13.
Andrea Garcez Pereira. Comerciais e TV: explorando a multimodalidade nas aulas de inglês como língua estrangeira. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

14.
Michele Felkl. A conversação virtual do chat como prática da língua espanhola. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Espanhol) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

Iniciação científica
1.
Vivian Hoffman Pires. Gêneros multimodais e novos letramentos. 2013. Iniciação Científica - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

2.
HARRY JOSE DO PORTO NETO. A popularização conhecimento científico sobre multimodalidade em livros didáticos para o ensino de EFL. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

Orientações de outra natureza
1.
Vanessa Trevisol. LINC - Curso Four Skills 1 - Turma 1. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

2.
Lucas Oliveira da Silva. LINC - Four Skills 1 - Turma 2. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

3.
Priscila Campos. LINC - Curso Four Skills 1 - Turma 3. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

4.
Lucas Oliveira da Silva. Monitoria de disciplina: Gramática Funcional da Língua Inglesa. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

5.
Vanessa Trivisol. Prática de Ensino de Línguas - Four Skills 1 - LabLeR/LINC. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Apoio a Tecnologia e Ciência. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

6.
Lucas de Oliveira Silva. Prática de Ensino de Línguas - Four Skills 1 - LabLeR/LINC. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Apoio a Tecnologia e Ciência. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

7.
Priscila Campos. Prática de Ensino de Línguas - Four Skills 1 - LabLeR/LINC. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Apoio a Tecnologia e Ciência. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

8.
Graziela Fachim. Extensão: Gêneros Multimodais e produção de materail didático para o ensino de línguas. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Incentivo à Extensão. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

9.
Simone de Fátima Novakoski. Prática de Ensino de Língua Estrangeira - LabLeR/LINC. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

10.
Natália Dellagnese Prates. Prática de Ensino de Língua Estrangeira - LabLeR/LINC. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

11.
Lívia Fabra. Prática de Ensino de Língua Estrangeira - LabLeR/LINC. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

12.
Anelise Scotti Scherer. Prática de Ensino de Língua Estrangeira - LabLeR/LINC. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

13.
Fábio santiago Nascimento. Prática de Ensino de Língua Estrangeira - LabLeR/LINC. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

14.
Maíra da Silva Otaran. Prática de Ensino de Língua Estrangeira - LabLeR/LINC. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

15.
Sofia Uberti Yamin. Prática de Ensino de Língua Estrangeira - LabLeR/LINC. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

16.
Ivan Jeferson Kappaun. Prática de Ensino de Língua Estrangeira - LabLeR/LINC. 2008. Orientação de outra natureza. (Artes Visuais) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

17.
Sara dos Santos Mota. Prática de Ensino de Língua Estrangeira - LabLeR/LINC. 2008. Orientação de outra natureza. (Curso de Espanhol) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

18.
Juliana Souza da Luz. Prática de Ensino de Língua Estrangeira - LabLeR/LINC. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

19.
Andreia dos Santos Felipe. Prática de Ensino de Língua Estrangeira - LabLeR/LINC. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

20.
Andrea Garcez Pereira. Prática de Ensino de Língua Estrangeira - LabLeR/LINC. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

21.
Ivan Jeferson Kappaun. Prática de Ensino de língua estrangeira - LabLeR/LINC. 2007. Orientação de outra natureza. (Artes Visuais) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

22.
Maíra da Silva Otaran. Prática de Ensino de Língua Estrangeira - LabLeR/LINC. 2007. Orientação de outra natureza. (Letras Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

23.
Janete Teresinha Arnt. Prática de Ensino de Língua Estrangeira - LabLeR/LINC. 2007. Orientação de outra natureza. (Letras Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

24.
Simone de Fátima Novakoski. Prática de Ensino de Língua Estrangeira - LabLeR/LINC. 2007. Orientação de outra natureza. (Letras Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

25.
Andrea Garcez Pereira. Prática de Ensino de Língua Estrangeira - LabLeR/LINC. 2007. Orientação de outra natureza. (Letras Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

26.
Sofia Uberti Yamin. Prática de Ensino de Língua Estrangeira - LabLeR/LINC. 2007. Orientação de outra natureza. (Letras Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

27.
Fábio Santiago Nascimento. Prática de Ensino de Língua Estrangeira - LabLeR/LINC. 2007. Orientação de outra natureza. (Letras Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

28.
Sandra Izabel Messer. Prática de Ensino de Língua Estrangeira - LabLeR/LINC. 2007. Orientação de outra natureza. (Letras Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

29.
Susana Cristina dos Reis. Prática de Ensino de Língua Estrangeira - LabLeR/LINC. 2007. Orientação de outra natureza. (Pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.

30.
Andreia dos Santos Felipe. Prática de Ensino de Língua Estrangeira - LabLeR/LINC. 2007. Orientação de outra natureza. (Letras Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Roséli Gonçalves do Nascimento.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, R. G.. Multiletramentos acadêmicos: a influência da tecnologia PowerPoint sobre relatos de pesquisa em Linguística Aplicada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
HENDGES, G. R. ; NASCIMENTO, R. G. . Letramento Científico e Multimodalidade. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 2:26:04