Romilson Martins Siqueira

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  • Última atualização do currículo em 05/09/2017


Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFG. Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC Goiás. Diretor da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Educação na Infância. Atua na linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura e tem como objeto de estudo os processos educativos e culturais na infância e da criança em contextos da Educação Infantil e em outros espaços institucionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Romilson Martins Siqueira
Nome em citações bibliográficas
SIQUEIRA, R. M.;SIQUEIRA, ROMILSON MARTINS

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Departamento de Educação.
Av. Universitária, 1069
Setor Leste Universitário
74605-010 - Goiania, GO - Brasil
Telefone: (62) 2271261


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Do silêncio ao protagonismo: por uma leitura crítica das conepções de infância e criança, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Anita Cristina de Azevedo Resende.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: criança; Infância; direito; concepções.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Setores de atividade: Educação.
1998 - 2000
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: O Programa Um Salto Para o Futuro e o discurso da formação continuada de professores,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Marília Gouvea de Miranda.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Form de Professores- Pol. Públicas- Novas Tecn; Formação Continuada.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Setores de atividade: Educação; Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1993 - 1997
Graduação em Pedagogia.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2010
Estágio Doutoral em Estudos da Criança - Sanduíche. (Carga horária: 8760h).
Instituto de Educação da Universidade do Minho - Portugal, IE, Portugal.
1997 - 1997
Extensão universitária em Pedagogia. (Carga horária: 32h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
1996 - 1997
Extensão universitária em Pedagogia. (Carga horária: 240h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.


Atuação Profissional



Associação Nacional de Formação de Professores, ANFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Associado da ANFOP


Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Associado


Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 12

Atividades

04/2007 - Atual
Ensino, Formação de Professores - Educação da Infância, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão e Organização da Educação Infantil
01/2007 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Organização 3a Semana de Cultura e Cidadania da Católica.
01/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Graduação, .

01/2003 - Atual
Direção e administração, Pró-Reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Assessor da Pró-Reitoria de Graduação.
01/2003 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Fundamental
Oficina do Professor
Infância, Adolescência, Sociedade e Cultura
Estágio Supervisionado II
Estágio supervisionado I
Educação de Jovens e Adultos
Educação e Trabalho
Políticas Educacionais
01/2003 - Atual
Treinamentos ministrados , Pró-Reitoria de Graduação, .

Treinamentos ministrados
Programa de Formação Continuada de Professores
01/2003 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem nos Cursos de Graduação.
01/2003 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Comissão Própria de Avaliação-CPA - UCG.
11/2006 - 02/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Organização da XX Semana de Integração Acadêmica e Planejamento.
06/2006 - 08/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Organização da XIX Semana de Integração Acadêmica e Planejamento.
01/2006 - 05/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil, .

Cargo ou função
Organização da 2a Semana de Cultura e Cidadania.
11/2005 - 02/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Organização da XVIII Semana de Integração Acadêmica e Planejamento.
06/2005 - 08/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Organização da XVI Semana de Integração Acadêmica e Planejamento.
06/2005 - 08/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Organização da XVII Semana de Integração Acadêmica e Planejamento.
11/2004 - 02/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Organização da XV Semana de Integração Acadêmica e Planejamento.
08/2004 - 10/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil, .

Cargo ou função
Organização do II Seminário Política de Estágio.
06/2004 - 08/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Organização da XiV Semana de Integração Acadêmica e Planejamento.
11/2003 - 02/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Organização da XIII Semana de Integração Acadêmica e Planejamento.
01/2002 - 08/2002
Extensão universitária , Departamento de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador de equipe no Programa Universidade Solidária.
01/2001 - 10/2001
Extensão universitária , Departamento de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador de Equipe no Programa Universidade Solidária - Paulino Neves-MA.
02/2000 - 02/2000
Treinamentos ministrados , Departamento de Educação, .

Treinamentos ministrados
Aulas de Relações Interpessoais para o curso de alfabetização de Caririaçu-CE
01/1998 - 12/1998
Extensão universitária , Departamento de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Atuação no Programa Universidade Solidária - Indiaroba-SE.
01/1997 - 07/1997
Estágios , Departamento de Educação, .

Estágio realizado
Programa de Formação de Alfabetizadores de Jovens e Adultos.
03/1996 - 07/1997
Extensão universitária , Departamento de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Monitor de Extensão - Coordenação de Assuntos Estudantis.
01/1997 - 02/1997
Extensão universitária , Departamento de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Atuação no Programa Universidade Solidária - Indiaroba-SE.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - GOIÂNIA, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: P-II, Carga horária: 30

Atividades

01/2005 - Atual
Direção e administração, Centro Municipal de Educação Infantil Cecília Meireles, .

Cargo ou função
Coordenação Pedagógica.
02/2001 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Centro de Formação dos Profissionais da Educação, .

Serviço realizado
Apoio Pedagógico.
01/2000 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Docência na Primeira Fase do Ensino Fundamental

Secretaria de Estado da Educação de Goiás, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PE II, Carga horária: 20
Outras informações
Docência na Pré-Escola

Atividades

01/1993 - 12/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Pré-Escola

Secretaria Municipal de Educação de Senador Canedo, SME-CANEDO, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: P-I, Carga horária: 30

Atividades

01/1994 - 12/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Pré Escola


Linhas de pesquisa


1.
Educação, Sociedade e Cultura

Objetivo: Compreende estudos e investigações que problematizam aspectos sociais, culturais e históricos constituintes das praticas educativas. Tem como pressuposto a natureza multidimensional da educação como condição de possibilidade para produção de conhecimento pluridisciplinar. Abrange duas vertentes de investigação: a) concepções, representações e práticas socioculturais/educacionais, destacando temáticas relacionadas à sociabilidade, às culturas de segmentos juvenis e outros agrupamentos sociais, formas de subjetividades, processos midiáticos /comunicação, escolarização e os recortes de classe, gênero, etnia e outros; b) a história social e institucional do pensamento educacional e das práticas educativas em tempos e espaços diferenciados..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Cultura; Educação; Sociedade.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
O que as crianças pensam sobre o mundo?
Descrição: O projeto intitulado ?o que as crianças pensam sobre o mundo? tem as crianças como sujeitos da pesquisa e suas compreensões sobre o mundo como objetos de estudo. Portanto, situa tanto seus sujeitos, quanto seu objeto, nas esferas da história e da cultura humana. Estudar o que as crianças pensam significa, também, problematizar e investigar a infância, uma vez que não há como deslocar as crianças do seu tempo da vida. Portanto, são objetivos desta pesquisa: a) conhecer a criança contemporânea a partir daquilo que expressa seus modos de viver e se posicionar no mundo; b) contribuir para a construção de políticas e práticas educativas que tenham como ponto de partida os interesses e necessidades de desenvolvimento e aprendizagem das crianças; c)constituir redes de estudos e pesquisas que qualifiquem os profissionais que trabalham com as temáticas da criança e da infância em diferentes contextos educativos, sejam eles escolares e não escolares. O estudo do tema ?O que as crianças pensam sobre o mundo? objetiva compreender quais os sentidos e significados atribuídos pelas crianças a alguns aspectos que revelam o mundo físico e social. Entende-se por sentido a forma pessoal como cada um compreende o mundo, as relações, as experiências. Já os significados referem-se à cultura, aos valores, as crenças, às idéias e pensamentos acordados e decididos nas relações coletivas. (Vygotsky, 2007) Para empreender este estudo, serão recortados alguns temas que ajudam a elucidar o mundo físico (entendido a partir dos seus aspectos naturais, científicos, históricos e geográficos) e o mundo social (a sociedade, as relações humanas, a produção da cultura). Estes temas, agrupados em diferentes linhas de investigação no interior da pesquisa, serão problematizados e pesquisados por profissionais e estudantes de diferentes áreas do conhecimento, uma vez que o tema requer uma abordagem interdisciplinar de investigação e análise..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Romilson Martins Siqueira - Coordenador / Paula Camila Pires Cabral - Integrante / Márcia Helena dos Santos Curado - Integrante / Rosane Cândida de Almeida - Integrante / Adriana Aparecida Rodrigues da Silva - Integrante / LUCIANA PAIVA DOS SANTOS - Integrante / Vilma Ribeiro de Almeida - Integrante / Danielle Maria de Oliveira Mesquita - Integrante / Rita de Cássia Carvalho - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
2007 - 2011
Do silêncio ao protagonismo: por uma leitura crítica das concepções de criança e infância
Descrição: O presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa Cultura e Processos Educacionais, objetivou estudar as concepções de infância e de criança presentes contemporaneamente nos campos da Educação e da Psicologia. Essa investigação se estabeleceu a partir do tensionamento dos campos teóricos que advogam a autoridade de postular aquilo que se compreende por infância e criança. A partir da produção de grupos cadastrados no Diretório de Pesquisa do CNPq foram analisados 151 trabalhos, dentre estes: 27 livros, 70 capítulos de livros e 54 artigos. Este quantitativo representou a produção teórica de 10 grupos de pesquisa sobre infância e criança em diferentes regiões brasileiras. A abordagem materialista dialética e os fundamentos da teoria crítica constituiram a base de análise desse trabalho a partir das contribuições e reflexões da Psicologia Social Crítica. Os resultados deste estudo indicaram que, a partir da segunda metade do século XX, aquilo que constituiu a história da infância e da criança brasileira, e consequentemente a formulação de suas concepções, foi sintetizado e recortado, predominantemente pelo recorte do aparato jurídico-legal. Ou seja, a nomeação da infância e da criança foi afirmada por uma certa ?força da lei? como determinante destas concepções. Da concepção de menor à concepção de sujeito de direito as crianças foram enquadradas no imperativo da lei. Da mesma forma, uma certa noção de ?infância como construção social ou histórica/cultural? foi propagada sem considerar a tensão dialética que perpassa temas como classe, desenvolvimento natural-social e a infância como tempo da vida. Desse processo investigativo é possível indicar as tendências predominantes como a ausência do tema da subjetividade, a presença de riscos quem envolvem reducionismos, a presença do recorte da identidade pelo Direito, a presença de uma epifania da criança na exacerbação do protagonismo infantil, a ausência da tensão entre natural-biológico e social-histórico e ausência.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2012 - 2012
VIII Simpósio do EDU, XIII Seminário Integrado do PPGE e III Encontro Integrado do PIBID
Descrição: Evento que articula o ensino de Graduação e Pós Graduação tendo como objetivo fortalecer a formação discente na graduação, os projetos de pesquisa na pós, além de socializar as experiências do PIBID na PUC Goiás..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista SME: Educação em Movimento
2012 - Atual
Periódico: Revista SME: Educação em Movimento
2011 - Atual
Periódico: Psicologia em Revista (Online)
2011 - Atual
Periódico: Revista SME: Educação em Movimento


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Inter-ação (UFG. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Infância/Especialidade: Educação Infantil.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Infância.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Infância/Especialidade: Políticas Educacionais.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2006
Educação Infantil Tecendo sua História, Secretaria Municipal de Educação.
1997
Programa Universidade Solidária, Comunidade Solidária - CRUB.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1SIQUEIRA, R. M.2016 SIQUEIRA, R. M.. Achadouros de infância: entrecruzando fios entre o mundo social e as pesquisas com crianças. Educativa (Goiânia. Online), v. 19, p. 796-813, 2016.

2.
2SIQUEIRA, ROMILSON MARTINS2014 SIQUEIRA, ROMILSON MARTINS; CABRAL, PAULA CAMILA PIRES . AS CULTURAS DA INFÂNCIA: UM OLHAR A PARTIR DO CINEMA. Contrapontos (UNIVALI) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-7114 Contrapontos (Online)), v. 14, p. 155-169, 2014.

3.
4SIQUEIRA, R. M.;SIQUEIRA, ROMILSON MARTINS2013SIQUEIRA, R. M.. Por Uma Sociologia da Infância Crítica no Campo dos Estudos da Infância e da Criança. Educativa (Goiânia. Online), v. 16, p. 177-200, 2013.

4.
3SIQUEIRA, R. M.2013SIQUEIRA, R. M.. Apresentação do Dossiê Temático Infâncias e Crianças. Educativa (Goiânia. Online), v. 16, p. 175-176, 2013.

5.
6SIQUEIRA, R. M.;SIQUEIRA, ROMILSON MARTINS2012SIQUEIRA, R. M.; GOMES, M. P. . Política de Formação Continuada em Rede e a qualidade da educação pública. Revista SME: Educação em Movimento, v. 2, p. 27-42, 2012.

6.
7SIQUEIRA, R. M.;SIQUEIRA, ROMILSON MARTINS2012SIQUEIRA, R. M.; PEREIRA, J. R. ; CARVALHO, M. A. . Por uma Jornada Pedagógica com qualidade social. Revista SME: Educação em Movimento, v. 2, p. 110-117, 2012.

7.
5SIQUEIRA, R. M.;SIQUEIRA, ROMILSON MARTINS2012SIQUEIRA, R. M.. Federalização da Educação Infantil: direito público e social das crianças. Retratos da Escola, v. 6, p. 241-254, 2012.

8.
8SIQUEIRA, R. M.;SIQUEIRA, ROMILSON MARTINS2011SIQUEIRA, R. M.. Educação Infantil na SME: políticas, gestão e expansão. Revista SME: Educação em Movimento, v. 1, p. 56-73, 2011.

9.
9SIQUEIRA, R. M.;SIQUEIRA, ROMILSON MARTINS2010SIQUEIRA, R. M.. Autoridade e Autoritarismo: as relações de poder no contexto da família burgues. O Social em Questão, v. 22, p. 36-59, 2010.

10.
10SIQUEIRA, R. M.;SIQUEIRA, ROMILSON MARTINS2009SIQUEIRA, R. M.; SOUSA, Sônia Margarida Gomes . PRESSUPOSTOS INSTITUCIONAIS E ACADÊMICOS DA SEMANA DE CULTURA E CIDADANIA DA UCG. Educativa (UCG), v. 12 n.2, p. 297-308, 2009.

11.
11SIQUEIRA, R. M.;SIQUEIRA, ROMILSON MARTINS2007SIQUEIRA, R. M.. Cultura, subjetividade e infância. Educativa (UCG), v. 10, p. 97-105, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SIQUEIRA, R. M.; CARDOSO, L. B. A. (Org.) ; CURADO, M. H. S. (Org.) ; ALMEIDA, R. B. (Org.) . ESTÁGIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES, CONTEXTOS E PRÁTICAS. 1. ed. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2016. v. 1. 233p .

Capítulos de livros publicados
1.
SIQUEIRA, R. M.; ALMEIDA, R. C. . O Conhecimento na Trama da Cultura e da Ciência. In: Glacy Queirós de Roure. (Org.). CULTURA E PODER: A construção de alteridades em tempo de (des) humanização. 1ed.Goiânia: Editora PUC Goiás, 2016, v. 1, p. 189-206.

2.
SIQUEIRA, R. M.; SANTOS, L. P. . Cultura, Arte e Experiência Estética na Infância: concepções e princípios.. In: Glacy Queirós de Roure. (Org.). CULTURA E PODER: A construção de alteridades em tempo de (des) humanização. 1ed.Goiânia: Editora PUC Goiás, 2016, v. 1, p. 207-222.

3.
SIQUEIRA, R. M.; ALMEIDA, V. R. ; SILVA, A. A. R. . Reflexões Acerca da Relação Sujeito-Sociedade, Infância-Criança e Participação Infantil. In: Glacy Queirós de Roure. (Org.). CULTURA E PODER: A construção de alteridades em tempo de (des) humanização. 1ed.Goiânia: Editora PUC Goiás, 2016, v. 1, p. 223-239.

4.
SIQUEIRA, R. M.; CAVALCANTE, C. V. ; ROURE, G. Q. ; ALMEIDA, M. Z. C. M. . Apresentação do Livro. In: Glacy Queirós de Roure. (Org.). Apresentação. 1ed.Goiânia: Editora PUC Goiás, 2016, v. 1, p. 9-17.

5.
SIQUEIRA, R. M.; ALMEIDA, V. R. . Formação de professores: uma leitura crítica de documentos oficiais. In: Denilda Caetano de Faria; Moisés Gregório da Silva; Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida; José Maria Baldino. (Org.). EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E MEMÓRIA formação de professores em diferentes espaços culturais. 1ed.Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2016, v. 1, p. 185-204.

6.
SIQUEIRA, R. M.; CARDOSO, L. B. A. ; ALMEIDA, R. B. ; CURADO, M. H. S. . Apresentação do Livro 'Estágio e formação de professores: concepções, contextos e práicas'. In: Liliane Barros de Almeida Cardoso; Márcia Helena Santos Curado; Renato Barros de Almeida; Romilson Martins Siqueira. (Org.). Apresentação. 1ed.Goiânia: Editora PUC Goiás, 2016, v. 1, p. 4-6.

7.
SIQUEIRA, R. M.; CARDOSO, L. B. A. ; CURADO, M. H. S. ; ALMEIDA, R. B. . A institucionalização da infância: A regulação do tempo social da vida e do sujeito criança. In: Liliane Barros de Almeida Cardoso; Márcia Helena Santos Curado; Renato Barros de Almeida; Romilson Martins Siqueira. (Org.). ESTÁGIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES, CONTEXTOS E PRÁTICAS. 1ed.Goiânia: Editora PUC Goiás, 2016, v. 1, p. 23-43.

8.
SIQUEIRA, R. M.; ALMEIDA, V. R. ; ALMEIDA, R. C. . O QUE AS CRIANÇAS PENSAM SOBRE O MUNDO? ALTERIDADE E PROTAGONISMOS MARCANDO AS VOZES DAS CRIANÇAS. In: Irene Cortesão; Leni Dornelles; Natália Fernandes; Manuela Ferreira; Ivone Neves; Paula Pequito; Florbela Samagaio; Manuel Jacinto Sarmento; Gabriela Trevisan; Emília Vilarinho. (Org.). Travessias e Travessuras nos Estudos da Criança: Atas do III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança.. 1ed.Porto: Portugal: ESEPF: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, 2016, v. 1, p. 1-1268.

9.
SIQUEIRA, R. M.; Silva. Simônia Peres . REFORMA EDUCACIONAL GOIANA: O PACTO PELA EDUCAÇÃO. In: José Carlos Libâneo, Marilza Vanessa Rosa Suanno, Sandra Valéria Limonta Rosa. (Org.). Didática e Currículo: Impactos dos organismos internacionais na escola e no trabalho docente.. 1ed.Goiânia: Editora Espaço Acadêmico/CEPED Publicações, 2016, 2016, v. , p. 261-287.

10.
SIQUEIRA, R. M.; CARVALHO, R. A. ; SIQUEIRA, ROMILSON MARTINS . El Compromiso de la PUC Goiás con la Calidad de la Formación de Profesores:. In: Aponte Hernández, Eduardo (org.). (Org.). La responsabilidad social de las Universidades: implicaciones para América Latina y el Caribe. 1ed.Porto Rico: UNESCO-IESALC, 2015, v. 1, p. 193-212.

11.
SIQUEIRA, R. M.. Da relação indivíduo e sociedade: o lugar a criança na educação infantil. In: José Carlos Libâneo; Marilza Vanessa Rosa Suanno; Sandra Valéria Limonta. (Org.). A pesquisa sobre didática e práticas de ensino no Estado de Goiás: 10 anos de EDIPE. 1ed.Goiânia: Gráfica e Editora América, 2014, v. 1, p. 5-356.

12.
SIQUEIRA, R. M.. Formación de professores y la construción de la identidad profesional: prácticas como experiencia social e iniciación científica. In: Marco Antonio Alarcón. (Org.). Roy y desafíos de las Universidades Católicas: formación de profesionales de la educación. 1ed.Santiago do Chile: Universidad Católica Silva Henriquez, 2013, v. 1, p. 25-38.

13.
SIQUEIRA, R. M.; SOUSA, Sônia Margarida Gomes . Os sentidos e significados da experiência formativa/educativa em contextos de Extensão Universitária. In: Luiz Síveres. (Org.). Processos de Aprendizagem na Extensão Universitária. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2012, v. , p. 97-110.

14.
SIQUEIRA, R. M.; FERNANDES, I. S. ; CARVALHO, N. T. . ?Eu só quero mesmo que...elas me ajude? ? Os sentidos e significados que as mães de crianças vítimas de abuso sexual atribuem ao atendimento psicossocial. In: Sônia M. Gomes Sousa; Maria Ignez Costa Moreira. (Org.). Atendimento Psicossocial de Crianças e Adolescentes em situação de abuso sexual. 1ed.Goiânia: Cânone Editorial, 2012, v. 1, p. 143-162.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SIQUEIRA, R. M.. Currículo nacional é necessário, mas não do jeito que quer o governo. Jornal Opção, Goiânia, 15 mar. 2016.

2.
SIQUEIRA, R. M.. A educação Infantil e a construção de atividades culturalmente significativas. Jornal O Popular, Goiânia, p. 27 - 27, 05 out. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SIQUEIRA, R. M.. Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Educação na Infância. In: 5º Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, 2016, Florianópolis. 5º Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, 2016.

2.
SIQUEIRA, R. M.; ALMEIDA, V. R. . Educação Popular e infância: um estudo a partir do movimento de adolescentes e crianças. In: 5º Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, 2016, Florianópolis. 5º Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, 2016.

3.
SIQUEIRA, R. M.; ALMEIDA, R. C. . O conhecimento na Educação Infantil: o que (re)velam as produções do grupo de trabalho 07 da ANPED?. In: 5º Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, 2016, Florianópolis. 5º Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, 2016.

4.
SIQUEIRA, R. M.; ALMEIDA, V. R. ; ALMEIDA, R. C. . O QUE AS CRIANÇAS PENSAM SOBRE O MUNDO: ALTERIDADES E PROTAGONISMOS MARCANDO AS VOZES DAS CRIANÇAS. In: Travessias e Travessuras nos Estudos da Criança: Atas do III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança., 2016, Porto. Travessias e Travessuras nos Estudos da Criança: Atas do III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança.. PORTO PORTUGAL: ESEPF: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, 2016. v. 1. p. 1-1268.

5.
SIQUEIRA, R. M.; CARVALHO, R. A. . O compromisso da PUC Goiás com a qualidade da formação de professores:. In: La responsabilidad Social de las universidades: implicaciones para la América Lartina y el Caribe, 2014, Porto Rico. primer encuentro de las cátedras Unesco sobre "La responsabilidad social de las Universidades: Implicaciones para la América Latina y el Caribe", 2014.

6.
SIQUEIRA, R. M.. Da relação indivíduo e sociedade: o lugar da criança. In: II Simpósio Luso Brasileiro de Estudos da Criança, 2014, Porto Alegre. II SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO EM ESTUDOS DA CRIANÇA ? Pesquisa com crianças: desafios éticos e metodológicos, 2014.

7.
SIQUEIRA, R. M.. Formación de professores y la construción de la identidad profesional: prácticas como experiencia social e iniciación científica. In: XXIV Coloquio anual de la ACISE (FIUC), 2013, Chile. XXIV Coloquio anual de la ACISE (FIUC). Santiago do Chile: Universidad Católica Silva Henriquez, 2013. v. 1. p. 25-33.

8.
SIQUEIRA, R. M.. Do silêncio ao protagonismo: por uma leitura crítica das concepções de infância e criança. In: Associação Nacional de Pesquisa em Educação - ANPED, 2012, Porto de Galinhas. 35ª. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em EducaçãoEducação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI, 2012.

9.
SIQUEIRA, R. M.. A unidimensionalidade da razão nos campos da subjetividade e da cultura familiar contemporânea. In: I Seminário Internacional ?Contributos da Psicologia em Contextos Educativos?., 2010, Braga. I Seminário Internacional ?Contributos da Psicologia em Contextos Educativos?.. Braga: CIEd - Centro de Investigação em Educação Instituto de Educação | Universidade do Minho, 2010. p. 1153-1165.

10.
SIQUEIRA, R. M.. A CRIANÇA E A INFÂNCIA: O RETORNO DO ATOR NO CAMPO DOS DIREITOS E DA CIDADANIA. In: Seminário Internacional de Políticas Educativas Iberoamericanas, 2010, Barcelona. ACTAS DEL SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCATIVAS IBEROAMERICANAS. Barcelona: Universitat de Barcelona, 2010. p. 461-481.

11.
SIQUEIRA, R. M.. O Programa. In: 24a Reunão anual da ANPED, 2001, Caxambu. 24a Reunião da ANPED - Intelectuais, conhecimentoe espaço público, 2001.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SIQUEIRA, R. M.. Entre crivos epistemológicos e modos de apreensão: quem nomeia a criança e a infância?. In: Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2011, Brasília. Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2011. v. 1. p. 575-577.

Apresentações de Trabalho
1.
SIQUEIRA, R. M.. O olhar sensível do docente nos processos de escuta da criança na documentação pedagógica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SIQUEIRA, R. M.. Projetos de Trabalho na Educação Infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SIQUEIRA, R. M.. O Projeto Pedagógico da Escola de Formação de Professores e Humanidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SIQUEIRA, R. M.. A função Social da Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SIQUEIRA, R. M.. O professor na Contemporaneidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SIQUEIRA, R. M.. O professor/educador na Contemporaneidade: desafios da formação e profissão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SIQUEIRA, R. M.. A função social da Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SIQUEIRA, R. M.. Currículo e ação educativa na Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SIQUEIRA, R. M.. Organização dos tempos, espaços, materiais e relações na Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SIQUEIRA, R. M.. Educação Infantil e Ensino Fundamental: tensões e diálogos que marcam travessias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SIQUEIRA, R. M.. Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Educação na Infância (GEPCEI). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SIQUEIRA, R. M.; ROURE, G. Q. ; CAVALCANTE, C. V. ; Coutinho, Ângela Maria . Pesquisas na Infância: perspectivas teóricas e Metodológicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
SIQUEIRA, R. M.; ALMEIDA, V. R. ; ALMEIDA, R. C. . QUE AS CRIANÇAS PENSAM SOBRE O MUNDO? ALTERIDADE E PROTAGONISMOS MARCANDO AS VOZES DAS CRIANÇAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
SIQUEIRA, R. M.. Projetos de trabalho na Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SIQUEIRA, R. M.. Políticas Públicas para Educação Infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SIQUEIRA, R. M.. Interdisciplinaridade e a pesquisa em Educação: questões epistemológicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SIQUEIRA, R. M.. O protagonismo do Professor na ação educativa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SIQUEIRA, R. M.. A construção dos Projetos de Trabalho na Educação Infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SIQUEIRA, R. M.; CARVALHO, R. A. . El compromiso de la PUC Goiás con la calidad de la formación de profesores: la experiencia del examen vestibular social (examen de admisión para estudiantes de escasos recursos). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SIQUEIRA, R. M.. Fundamentos pedagógicos y sociopolíticos de la práctica supervisada en la formación pedagógica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SIQUEIRA, R. M.. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
SIQUEIRA, R. M.. O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A EXPERIÊNCIA DO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
SIQUEIRA, R. M.. Da relação indivíduo e sociedade: o lugar da criança na educação infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
SIQUEIRA, R. M.. Plano Nacional de Educação: desafios e perspctivas para a educação superior. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
SIQUEIRA, R. M.. Educação Infantil e o Ensino Fundamental: encontros e desencontros. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
SIQUEIRA, R. M.; BRZEZINSKI, I. ; LOUREIRO, W. N. ; TOSCHI, M. S. . Coordenação da Mesa Redonda: Formação e Valorização do Professor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
SIQUEIRA, R. M.. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
SIQUEIRA, R. M.. A função Social da Educação Infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
SIQUEIRA, R. M.. A concepção de criança e infância nos currículos para a educação infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
SIQUEIRA, R. M.. Do silêncio ao Protagonismo: por uma leitura crítica das concepções de infância e criança. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
SIQUEIRA, R. M.. Currículo na Educação Infantil: que saberes informar à ação docente?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
SIQUEIRA, R. M.. Educação Infantil e as atividades culturalmente significativas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
SIQUEIRA, R. M.. A Pedagogia da Infância: limites e possibilidades. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
SIQUEIRA, R. M.. Entre crivos epistemológicos e modos de apreensão: quem nomeia a infância e a criança?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
SIQUEIRA, R. M.. A função social da Educação Infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
SIQUEIRA, R. M.. A infância e a criança: entre a universalidade e a singularidade na perspectiva histórico-cultural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
SIQUEIRA, R. M.. O currículo na Educação Infantil: pressupostos espistemológicos, políticos e pedagógicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
SIQUEIRA, R. M.. Educação Básica: Perspectivas e desafios. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
SIQUEIRA, R. M.. A criança e a infância: o retorno do ator no campo do direito e da cidadania. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

40.
SIQUEIRA, R. M.. A unidimensionalidade da razão nos campos da subjetividade e da cultura familiar contemporânea. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

41.
SIQUEIRA, R. M.. A construção social da infância e da criança: pressupostos teóricos e contribuições a partir dos estudos da Sociologia da Infância. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

42.
SIQUEIRA, R. M.. O Programa "Um Salto para o Futuro" e o discurso da formação continuada de professores. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
SIQUEIRA, R. M.. Da relação indivíduo e sociedade: o lugar da criança na educação infantil. Goiânia: CEPED/EDIPE, 2014 (Capítulo de livro no prelo).

2.
SIQUEIRA, R. M.. Infâncias e Crianças. Goiânia, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SIQUEIRA, R. M.. Reescrita da Proposta Político Pedagógica da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação. 2012.

2.
SIQUEIRA, R. M.. Parecerista na Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.. 2012.

3.
SIQUEIRA, R. M.. Consultor Ad hoc da Revista Psicologia em Revista - PUC Minas. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
SIQUEIRA, R. M.. Presidente da Comissão Eleitoral Nacional da ANPAE. 2016.

2.
SIQUEIRA, R. M.. Reescrita da Proposta Político Pedagógica da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação. 2012.

3.
SIQUEIRA, R. M.. Caderno Pedagógico - A formação humana em construção:práticas, princípios e concepções. 2002.


Demais tipos de produção técnica
1.
SIQUEIRA, R. M.; Eliane Silva . Política e Diretrizes do Ensino de Graduação. 2007. (Doducmento Política e Diretrizes do Ensino de Graduação - Série Gestão Universitária n. 14).

2.
SIQUEIRA, R. M.. Caderno Pedagógico - A formação humana em construção: práticas, princípios e concepções. 2002. (Editoração/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SIQUEIRA, R. M.; Libâneo, J. C; Coutinho, Ângela Maria. Participação em banca de Rosane Cândida de Almeida. AS ABORDAGENS DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO A PARTIR DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA BRASILEIRA. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

2.
SIQUEIRA, R. M.; DUARTE, A. J.; ARAUJO, D. S.. Participação em banca de Vilma Ribeiro de Almeida. EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTO DE ADOLESCENTES E CRIANÇAS (MAC): PRINCÍPIOS, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS VOZES DAS CRIANÇAS E ADULTOS. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontífica Universidade Católica de Goiás.

3.
SIQUEIRA, R. M.; QUEIROS, E. M.; MIRANDA, M. G.. Participação em banca de Adriane Guimarães de Siqueira Lemos. Tramas da relação Psicologia/Educação: a proposta da Rede Municipal de Goiânia para a Educação Infantil. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

4.
SIQUEIRA, R. M.; Barbra do Rosário Sabota Silta; SILVA, B. R. S.. Participação em banca de Cleufa Leandra Silva Oliveira. Letramentos na Educação Infantil: usos e funções sociais da leitura e da escrita. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

5.
LIMA, D. C. B. P.; TOSCHI, M. S.; SIQUEIRA, R. M.. Participação em banca de Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso Leite. A presença da TV na Educação Infantil. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

6.
MIRANDA, M. G.; QUEIROS, E. M.; SIQUEIRA, R. M.. Participação em banca de Soraya Marques Pereira. O Programa Um Salto para o Futuro retratado pelos orientadores de aprendizagem. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

7.
SIQUEIRA, R. M.; ARAUJO, D. S.; ROURE, G. Q.. Participação em banca de Paula Camila Pires Cabral. A cultura da infância pelas lentres da representação cinematográfica. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

8.
SIQUEIRA, R. M.. Participação em banca de Waléria Batista da Silva Vaz Mendes. Culturas e cultura surda: estudo com jovens alunos surdos em processo formativo. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

9.
SIQUEIRA, R. M.. Participação em banca de Vilson Pereira dos Santos. Educação de Jovens e Adultos: trajetórias escolares interrompidas. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Teses de doutorado
1.
CARNEIRO, M. E. F.; ARAUJO, D. S.; BALDINO, J. M.; ALVES, N. N. L.; SIQUEIRA, R. M.; ALVES, W. F.. Participação em banca de Edna Aparecida de Oliveira. A formação continuada dos profissionais da educação infantil em Anápolis - Goiás. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

2.
SIQUEIRA, R. M.; TIBALLI, E. F.; ROURE, G. Q.; FARIA, G. G. G.; ARAUJO, D. S.. Participação em banca de Maria Goretti Quintiliano Carvalho. As dificuldades de aprendizagem nas vozes das crianças. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado) - Pontífica Universidade Católica de Goiás.

3.
SIQUEIRA, R. M.; Libâneo, J. C; CARNEIRO, M. E. F.; PLACCO, V. M. N. S.; SANTOS, F. A.. Participação em banca de Simônia Peres da Silva. O processo de implementação das políticas educacionais e repercussões nas formas de gestão da escola e no processo de ensino-aprendizagem: o pacto pela educação em Goiás. 2014. Tese (Doutorado em mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

4.
Libâneo, J. C; LIMONTA, S. V.; SIQUEIRA, R. M.; MELO, K. M.; FREITAS, R. A. M. M.. Participação em banca de Jussara Resende Costa Santos. Práticas de Alfabetização e Letramento: investigando ações de aprimoramento dos processos de formação de professores. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

5.
RESENDE, A. C. A.; ABREU, J. L. N.; SIQUEIRA, R. M.; MACHADO, M. M.; RIBEIRO, N. F.. Participação em banca de Rachel Benta Messias Bastos. Raça e História: a metamorfose do negro no contraponto do mito da democracia racial. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

6.
SIQUEIRA, R. M.; TIBALLI, E. F.; ARAUJO, D. S.; QUEIROS, E. M.; LIMONTA, S. V.. Participação em banca de Maria da Luz Santos Ramos. Escola de Tempo integral em Goiás: resultado de um percurso. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Qualificações de Doutorado
1.
Libâneo, J. C; CARNEIRO, M. E. F.; SIQUEIRA, R. M.. Participação em banca de Simônia Peres da Silva. O processo de implementação das políticas educacionais e repercussões nas formas de gestão da escola e no processo ensino-aprendizagem: o caso do Estado de Goiás. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

2.
SIQUEIRA, R. M.. Participação em banca de Maria da Luz Santos Ramos. Escola de Tempo Integral no Estado de Goiás: resultado de um percurso. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Qualificações de Mestrado
1.
SIQUEIRA, R. M.; TIBALLI, E. F.; ROURE, G. Q.. Participação em banca de Paula Camila Pires Cabral. A Cultura da Infância no cinema brasileiro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

2.
SIQUEIRA, R. M.; ARAUJO, D. S.; LIMONTA, S. V.. Participação em banca de Gilda Aparecida Nascimento Nunes. Escola de Tempo integral: visão da criança. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

3.
IGNACIO, E. F.; SILVA, B. R. S.; SIQUEIRA, R. M.. Participação em banca de Cleufa Leandra Silva Oliveira. Letramentos na Educação Infantil: usos e funçõs sociais da leitura e da escrita. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

4.
SIQUEIRA, R. M.; TOSCHI, M. S.; LIMA, D. C. B. P.. Participação em banca de Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso Leite. A presença na TV na Educação Infantil. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

5.
SIQUEIRA, R. M.. Participação em banca de Jhony Afonso Cunha. O conceito de administração: uma análise de Projetos Pedagógicos de cursos de Graduação do Estado de Goiás. 2012.

6.
SIQUEIRA, R. M.; GUIMARAES, M. T. C.; CHAVEIRO, N.. Participação em banca de Waléria Batista da Silva Vaz Mendes. Cultura surda e Jovens: desafios e impasses no espaço escolar. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SIQUEIRA, R. M.. Participação em banca de Anna Paula Sousa da Silva. Educação de Jovens, adultos e idosos: histórico, sujeitos e desafios do processo ensino-aprendizagem. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Professores) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

2.
SIQUEIRA, R. M.. Participação em banca de Tâmara Gonçalves dos Santos. Literatura Infantil: uma proposta para a aquisição da leitura e escrita. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Professores) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SIQUEIRA, R. M.; RAMOS, M. L. S.; DUARTE, A. J.; CARMO, A. R.; CARRER, J.; GOMES, M. P.; SILVA, E.; JESUS, J. C.. Banca para seleção de professores efetivos para a PUC Goias. 2014. Pontífica Universidade Católica de Goiás.

2.
SIQUEIRA, R. M.; SILVA, E.; RAMOS, M. L. S.; DUARTE, A. J.; JESUS, J. C.; CARRER, J.; CARMO, A. R.; GOMES, M. P.; SANTOS, A. E.. Banca de Seleção de Docentes efetivos para o EDU PUC Goias. 2014. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

3.
SIQUEIRA, R. M.. Processo Seletivo de Pessoal Docente para o Departamento de Engenharia. 2003. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

4.
SIQUEIRA, R. M.. Processo Seletivo de Pessoal Docente para o Departamento de Ciências Biológicas e Biomédicas. 2001. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Outras participações
1.
SIQUEIRA, R. M.; Magalhães, Andrea Batista; SKORUPSKI, Maria Aparecida; Vieira, Valterci. Banca Examinadora Processo Seletivo Público para o Quadro Funcional de Apoio Pedagógico no IDF. 2012. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

2.
SIQUEIRA, R. M.; SKORUPSKI, Maria Aparecida; Vieira, Valterci; Magalhães, Andrea Batista. Banca Examinadora Processo Seletivo Público para o Quadro Funcional de SECRETÁRIO EXECUTIVO - IDF. 2012. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

3.
SIQUEIRA, R. M.; SKORUPSKI, Maria Aparecida; Vieira, Valterci; Magalhães, Andrea Batista. Banca Examinadora Processo Seletivo Público para o Quadro Funcional de COORDENADOR EXECUTIVO IDF. 2012. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6ª Semana de Práticas Educativas do Curso de Pedagogia.Ética e Multiculturalismo. 2014. (Outra).

2.
Curso de Formação continuada para professores da rede privada da Educação Infantil.Pedagogia da Infância: novos rumos e possibilidades. 2011. (Encontro).

3.
VIIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Entre crivos epistemológicos e modos de apreensão: quem nomeia a criança e a infância?. 2011. (Congresso).

4.
VI Jornada Pedagógica da SME Goiânia: aprendizagem e desenvolvimento: um diálogo em rede. Educação Básica: perspectivas e desafios. 2011. (Congresso).

5.
Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança - Tema: Children and Information and Communication Technology Challenges - David Benzie. 2010. (Encontro).

6.
Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança - Tema: Currículo para la infância em América Latina - Frankilin Martinez. 2010. (Encontro).

7.
Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança - Tema: La citta dei bambini: con le sue caratteristiche politiche e sociali - Francesco Tonucci. 2010. (Encontro).

8.
Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança - Tema: Perspectivas de Investigação em Estudos da Criança - Teresa Anguera. 2010. (Encontro).

9.
I Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em Contexto Educativo. 2010. (Seminário).

10.
Jornadas Doutorais em Estudos da Criança. 2010. (Simpósio).

11.
Seminário Internacional de las Políticas Educativas Iberoamericanas: tendências, desafios y compromisos. 2010. (Seminário).

12.
Workshop em Estudos da Criança - Tema: A cidade das crianças - Perspectrivas políticas e sociais - Francesco Tonucci. 2010. (Oficina).

13.
Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança - Tema: Abordagem didática de questões vivas em educação para a saúde e educação ambiental - Dominique Berger. 2009. (Encontro).

14.
Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança - Tema: Investigação Sobre o Desenvolvimento: novas perspectivas - Joaquim Gimenez. 2009. (Outra).

15.
Ciclo de conferências doutorais - Tema: Developing Children´s Creativity in Music and Arts - David Hargreaves. 2009. (Encontro).

16.
Conferência: Infância, Crianaçs e Internet - desafios na era digital. 2009. (Congresso).

17.
Seminário Internacional sobre Pobreza Infantil. 2009. (Seminário).

18.
30ª Reunião Anual da ANPED - Associação Nacional de Pesquisa em Educação. 2007. (Congresso).

19.
Congresso Pensar. A ação político-pedagógica na Educação Infantil. 2007. (Congresso).

20.
Curso de Formação Continuada - Promoção UNCME, Conselho Municipal de Educação de Goiânia e SIMPRO-GO.Pedagogia da Infância e Parâmetros de Qualidade para a Educação Infantil. 2007. (Encontro).

21.
II Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos. 2007. (Seminário).

22.
Minicurso: As crianças e suas infâncias nos diferentes espaços e tempos: reflexões de estudo e propostas de pesquisa" - 30ª Reunião Anual da ANPED. 2007. (Congresso).

23.
Projeto Educação Infantil Tecendo sua História - 3a edição.Tempo de viver, tempo de aprender: relatos de experiência dos princípios e práticas da gestão pedagógica do CMEI Cecília Meireles. 2007. (Encontro).

24.
Seminário Integrado de Estudos sobre Infância e Educação Infantil.A roda de conversa na construção da identidade infantil. 2007. (Seminário).

25.
2a Semana de Cultura e Cidadania.O Brincar na Educação Infantil. 2006. (Oficina).

26.
Educação Infantil Tecendo sua História - II Edição.Tempo de viver, tempo de aprender: princípios e práticas da gestão pedagógica do CMEI Cecília Meireles. 2006. (Outra).

27.
Encontro de Pais Sesc Anápolis.Tempo de viver a infância: laços e entrelaços da relação família-escola. 2006. (Encontro).

28.
Encontro de Pais Sesc Cidadania - Goiânia.Tempo de viver a infância: laços e entrelaços da relação família-escola. 2006. (Encontro).

29.
Encontro de Pais Sesc Ed. Infantil Universitário - Goiânia.Tempo de viver a infância: laços e entrelaços da relação família-escola. 2006. (Encontro).

30.
Encontro de Pais Sesc Faicalville - Goiânia.Tempo de viver a infância: laços e entrelaços da relação família-escola. 2006. (Encontro).

31.
I Seminário Municipal de Educação de Goiânia - "Divulgando o Plano Municipal de Educação". 2006. (Seminário).

32.
II Encontro de Integração - Ensino, Pesquisa e Extensão.Universidade, Formação de Professores e Mercado de Trabalho. 2005. (Encontro).

33.
IV Seminário das Licenciaturas. 2005. (Seminário).

34.
XVII Semana de Integração Acadêmica e Planejamento. 2005. (Encontro).

35.
Palestra "A Universidade do Século XXI". 2004. (Simpósio).

36.
Seminário "Implementando a Política Nacional de Graduação (PNG)" do ForGRAD. 2004. (Seminário).

37.
XIV Semana de Planejamento Acadêmico Integrado. 2004. (Encontro).

38.
26a Reunião Anual da ANPED. 2003. (Congresso).

39.
3o Encontro Nacional de MOVA's. 2003. (Encontro).

40.
Fórum de Pró-reitores de Graduação e III Encontro Regional Centro-Oeste. 2003. (Encontro).

41.
III Seminário das Licenciaturas. 2003. (Seminário).

42.
Seminário "Política de Estágio na UCG". 2003. (Seminário).

43.
XIII Semana de Planejamento Acadêmico Integrado da UCG. 2003. (Encontro).

44.
I Semana da Extensão Universitária da UnB - outros. 2002. (Outra).

45.
I Semana de Extensão Universitária da UnB. 2002. (Outra).

46.
24a Reunião Anual da ANPED. O programa "Um Salto para o Futuro e o discurso da Formação Continuada de Professores". 2001. (Congresso).

47.
24a Reunião da ANPED. 2001. (Congresso).

48.
Expoestágio - 1a Feira de Estágios e Negócios da Universidade Católica de Goiás.Universidade Solidária: a formação Profissional no contexto da extensão universitária. 2001. (Outra).

49.
II Encontro de Política e Administração da Região Centro-Oeste.O Programa "Um Salto para o Futuro" e o discurso da formação continuada de professores. 2001. (Encontro).

50.
IV Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste.O Programa "Um Salto para o Futuro" e o discurso da formação continuada de professores. 2001. (Encontro).

51.
II Seminário das Licenciaturas e I Encontro de Pedagogia. 2000. (Seminário).

52.
21a Reunião Anual da ANPED. 1998. (Congresso).

53.
24a Reunião da ANPED. Teoria da Pedagogia (Mini-curso do evento citado). 1998. (Congresso).

54.
Seminário Integrado de Disciplinas: historicismo, cultura e formação humana no pensamento de Antônio Gramsci. 1998. (Seminário).

55.
Seminário Municipal sobre LDB."Ensino a distância, TV Escola, Informática Educativa... Um adeus ao Professor?". 1997. (Seminário).

56.
VI Fórum de Pesquisa da UCG, II Fórum de Extensão.Programa Universidade Solidária 1997/1 - Município de Andiaroba-SE. 1997. (Encontro).

57.
XVII Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia.Oficineiro. 1997. (Encontro).

58.
I Painel de Extensão - Universidade Católica de Goiás. 1996. (Outra).

59.
V Fórum de Pesquisa da Universidade Católica de Goiás. 1996. (Outra).

60.
XVI ENEPe - Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia.A música na escola. 1996. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SIQUEIRA, R. M.; Eliane Silva . 3º Ciclo de Debates do EDU: Educação Pública em debate - enfrentamentos e perspectivas. 2012. (Congresso).

2.
SIQUEIRA, R. M.. VIII Simpósio do Departamento de Educação junto às programações do XIII Seminário Integrado do Programa de Pós Graduação em Educação e do III Encontro Integrado do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.. 2012. (Congresso).

3.
SIQUEIRA, R. M.; Eliane Silva ; ANDRADE, Eduvirgens Carlita . 7º Simpósio da Unidade Acadêmico Administrativa de Educação da PUC Goiás EDUCAÇÃO POPULAR: princípios e práticas. 2011. (Congresso).

4.
SIQUEIRA, R. M.. II Seminário Política de Estágio na UCG. 2004. (Outro).

5.
SIQUEIRA, R. M.. Seminário Política de Estágio na UCG. 2003. (Outro).

6.
SIQUEIRA, R. M.. Seminário Integrado Secretaria Municipal de Educação de Goiânia e Programa de Pós-Graduação em Eduação da UFG. 2003. (Outro).

7.
SIQUEIRA, R. M.. V Encontro de Iniciação Científica-PIBIC. 1996. (Outro).

8.
SIQUEIRA, R. M.. XV ENEPe - Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia. 1995. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
SONIA MARIA DO NASCIMENTO. PLURALIDADE CULTURAL E SUAS IMPLICAÇÕES NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS EM GOIÂNIA-GOIÁS. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. (Orientador).

2.
Fabiane de Oliveira Cordeiro. Relação Família e Escola: questões contemporâneas. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. (Orientador).

3.
LUANA FERREIRA BORGES. Corpo e Linguaguem: práticas educativas e manifestações corporais na educação infantil. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
SUELLENE MARIA DOS SANTOS. A cultura da infância indígenas: embates com a cultura escolar não indígenas:. Início: 2017. Tese (Doutorado em Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. (Orientador).

2.
LUCIENE APARECIDA PINTO COSTA PEREIRA. A INFÂNCIA E AS QUESTÕES DE GÊNERO NA CONTEMPORANEIDADE: BRINCADEIRAS DE MENINO OU BRINCADEIRAS DE MENINA?. Início: 2017. Tese (Doutorado em Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rosane Cândida de Almeida. AS ABORDAGENS DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO A PARTIR DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA BRASILEIRA. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Romilson Martins Siqueira.

2.
Vilma Ribeiro de Almeida. EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTO DE ADOLESCENTES E CRIANÇAS (MAC): PRINCÍPIOS, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS VOZES DAS CRIANÇAS E ADULTOS. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, . Orientador: Romilson Martins Siqueira.

3.
Luciana Paiva dos Santos. As experiências estéticas da criança: um estudo a partir do habitus do professor e do trabalho com a arte na Educação Infantil. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, . Orientador: Romilson Martins Siqueira.

4.
Adriana Aparecida R. da Silva. A participação das crianças na roda de conversa: possibilidades e limites da ação educativa e pedagógica na Educação Infantil. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Orientador: Romilson Martins Siqueira.

5.
Paula Camila Pires Cabral. A cultura da Infância pelas lentes da representação cinematográfica. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Romilson Martins Siqueira.

6.
Vilson Pereira dos Santos. EJA: Um estudo sobre trajetórias escolares interrompidas. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Romilson Martins Siqueira.

Iniciação científica
1.
Alex Henrique Naiva Freitas. A criança na história e a história da criança: um olhar a partir dos jornais impressos. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Romilson Martins Siqueira.

2.
JÉSSICA DELMÔNICO DE SOUZA. O QUE AS CRIANÇAS PENSAM SOBRE SER CRIANÇA?. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Romilson Martins Siqueira.

3.
Pabliny Heloysa Batista Mariano. A criança como protagonista de sua história. O que as crianças pensam sobre os direitos?. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Romilson Martins Siqueira.

4.
SILVIA COUTINHO DE ALMEIDA. Cultura da Infância. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Pontífica Universidade Católica de Goiás. Orientador: Romilson Martins Siqueira.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
5SIQUEIRA, R. M.;SIQUEIRA, ROMILSON MARTINS2012SIQUEIRA, R. M.. Federalização da Educação Infantil: direito público e social das crianças. Retratos da Escola, v. 6, p. 241-254, 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
SIQUEIRA, R. M.. Do silêncio ao Protagonismo: por uma leitura crítica das concepções de infância e criança. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SIQUEIRA, R. M.. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SIQUEIRA, R. M.. O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A EXPERIÊNCIA DO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SIQUEIRA, R. M.. Da relação indivíduo e sociedade: o lugar da criança na educação infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SIQUEIRA, R. M.. Plano Nacional de Educação: desafios e perspctivas para a educação superior. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SIQUEIRA, R. M.. Educação Infantil e o Ensino Fundamental: encontros e desencontros. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SIQUEIRA, R. M.; BRZEZINSKI, I. ; LOUREIRO, W. N. ; TOSCHI, M. S. . Coordenação da Mesa Redonda: Formação e Valorização do Professor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SIQUEIRA, R. M.; CARVALHO, R. A. . El compromiso de la PUC Goiás con la calidad de la formación de profesores: la experiencia del examen vestibular social (examen de admisión para estudiantes de escasos recursos). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Estágio Doutoral em Estudos da Criança - Instituto de Educação - área Sociologia da Infância - orientaçao Manuel Jacinto Sarmento - Período: julho/2009 a julho/2010

Disciplinas cursadas como aluno ouvinte no Doutorado em Estudos da Criança - Área da Sociologia da Infância no Instituto de Educação da Universidade do Minho - Portugal - no período de julho de 2009 a julho de 2010:
a) Sociologia da Infância - 45h
b) Organização dos serviços e instituições de apoio à criança - 45h
c) Metodologias participativas com crianças - 15h



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