Adriana Assis Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8323623000571390
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professora do Departamento de Educação a Distância da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) e professora orientadora de Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Matemática, modalidade a distância, da UFSJ (Universidade Federal de São João Del-Rei). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: investigação matemática, resolução de problemas e semiótica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriana Assis Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, A. A.;ASSIS, A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Departamento de Educação a Distância.
Rodovia MGT 367, Km 583, nº 5000
Alto da Jacuba
39100000 - Diamantina, MG - Brasil
Telefone: (38) 35321270


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em Universidad de Granada (Orientador: Juan Diaz Godino).
Título: A produção de significados matemáticos em um contexto de aulas exploratório-investigativas, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Cristina de Castro Frade.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: produção de significados; atividades exploratório-investigativas; perspectiva semiótico-cultural; Enfoque Ontosemiótico.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2001
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Concepções de Professores acerca da Resolução de Problemas em Matemática: Uma perspectiva de Cognição Situada,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Oto Neri Borges.
Palavras-chave: Cognição Situada; Concepções; Aprendizagem; Resolução de Problemas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
Setores de atividade: Educação.
1996 - 1997
Especialização em Ensino de Ciências e Matemática.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1988 - 1993
Graduação em Matemática Licenciatura.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Desenvolvendo conceitos matemáticos através da RP. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Magistério Superior, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós Graduação em Educação PPGEd, .


Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Professora colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora colaboradora
Outras informações
Disciplina ministrada: orientação de TCC - Curso de pós-graduação Lato Sensu em Matemática EaD

Atividades

2010 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , NEAD, NEAD.

Atividade realizada
Orientação de TCC - Curso de pós-graduação Lato sensu em Matemática EaD.

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: aluna

Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: aluna


Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Profª de Magistério Superior, Enquadramento Funcional: Profª de Magistério Superior

Atividades

04/2001 - 12/2003
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática e Educação (I, II, III e IV)
Estágio Supervisionado
Introdução à Geometria
Introdução à Algebra

Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliadora e Parecerista do PNLD Campo 2016
Outras informações
Participação pela Faculdade de Educação da UFMG, em convênio com o FNDE e a SECADI.


Escola Municipal Marlene Pereira Rancante, EMMPR, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2013
Vínculo: Profª de Ensino Fundamental, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental

Atividades

03/1994 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
08/2004 - 12/2006
Direção e administração, Escola Municipal Marlene Pereira Rancante, .

Cargo ou função
Vice-diretora.

Faculdade de Minas - Muriaé, FAMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Profª de Magistério Superior, Enquadramento Funcional: Profª de Magistério Superior

Atividades

02/2004 - 08/2004
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I

Utramig, UTRAMIG, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Profª de Magistério Superior, Enquadramento Funcional: Profª de Magistério Superior

Atividades

04/2002 - 12/2005
Ensino, Programas especiais de formaçao pedagógica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Específica - Matemática

Escola Municipal Professora Alice Nacif - PBH, EMPAN - PBH, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental


Colégio Municipal de Belo Horizonte - PBH, CMBH - PBH, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Médio


Escola Albert Einstein, EAE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental e Médio


Escola da Serra, ESC. SERRA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental


Colégio Paulo VI, CPVI, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1989
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental


Colégio Padre Eustáquio, CPE, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Secretaria



Linhas de pesquisa


1.
Currículos, Avaliação, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA INICIAÇÃO CIENTIFICA DO CURSO DE PEDAGOGIA DO IFNMG
Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar as estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas na disciplina ?Iniciação Científica? do Curso de Pedagogia do IFNMG, mais especificamente as videoaulas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
O DESAFIO DA INCLUSÃO: UM OLHAR SOB AS ESCOLAS DE DIAMANTINA/MG
Descrição: Este projeto tem por objetivo analisar o processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência, mais especificamente surdos, nas escolas de Diamantina. Desse modo, através de uma abordagem qualitativa, a partir da utilização de pesquisa documental, a realização de entrevistas e observação não participante, esta pesquisa espera motivar reflexões nos atores do processo educativo da comunidade local, e provocar, mesmo que de forma indireta, melhorias na atuação dos mesmos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2017
CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar como se dá a construção da identidade profissional docente do estagiário a partir da vivência no Estágio Supervisionado previsto no Curso de Licenciatura em Matemática da UNIMONTES (Universidade Federal de Montes Claros). A partir da construção de um memorial, da observação não participantee da realização de entrevistas pretende-se investigar como o Estágio Supervisionado contribui para o desenvolvimento da identidade profissional docente dos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática ofertado pela UNIMONTES..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2017
O IMPACTO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM RAZÃO DO DESEMPENHO DA ESCOLA NO IDEB
Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar as possíveis ações implementadas pela Escola Estadual Matta Machado que resultam na manutenção do crescimento da nota do IDEB. Os objetivos específicos, são: a) Caracterizar o contexto sociocultural em que a Escola Estadual Matta Machado, esta inserida;b) Identificar, de maneira geral, se e como são utilizados os resultados expressos pelo IDEB e quais possíveis ações utilizadas pela Escola Estadual Matta Machado diante destes dados. Desse modo, a partir de uma análise documental (diários de classe, projeto político-pedagógico, projetos desenvolvidos e os que ainda estiverem em desenvolvimento, livros de ata das reuniões dentre outros), observação não participante, entrevistas semiestruturadas (com o diretor, supervisor e com os professores de português e matemática do 5° ano da escola em questão) pretende-se descrever e analisar as práticas adotadas pelos docentes e demais profissionais da Escola Estadual Matta Machado, que poderiam contribuir para o crescimento das notas do IDEB..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Evasão em cursos a distância:fatores que influenciam e estratégias para minimizar o problema
Descrição: O presente projeto tem como objetivo investigar as causas dos altos índices de evasão no Curso de Licenciatura em Matemática, modalidade A Distância, ofertado pela Diretoria de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (DEAD/UFVJM). Da perspectiva dos sujeitos dessa pesquisa - alunos (desistentes e ativos) que se matricularam no Curso de Licenciatura em Matemática, modalidade A Distância, ofertado pela DEAD/UFVJM a partir do segundo semestre de 2011 - pretende-se identificar o perfil dos alunos, a forma como percebem o curso, os obstáculos e dificuldades enfrentados e as possíveis causas da evasão no curso, bem como desenvolver estratégias/ações consubstanciadas nos resultados desta investigação com o intuito de diminuir a evasão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Levantamento das circunstâncias da formação inicial de professores em Diamantina e região
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
A produção de significados matemáticos em um contexto de aulas exploratório-investigativas sob uma perspectiva semiótico-cultural
Descrição: Esta pesquisa visa explorar, sob uma perspectiva semiótico-cultural, como se dá o processo de produção de significados matemáticos por uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental quando eles estão envolvidos em atividades exploratório-investigativas na sala de aula. Desse modo, através de observações participantes e análise interacional, pretende-se conhecer quais os aspectos constitutivos (dinâmica) do processo de construção de significados no contexto das atividades de investigação matemática e quais os efeitos das interações estabelecidas nesse contexto sobre a produção matemática de alunos que nunca trabalharam, em sala de aula, com atividades diferentes das tradicionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Adriana Assis Ferreira - Integrante / Cristina de Castro Frade - Coordenador.


Projetos de extensão


2015 - 2016
Pré-ENEM: Atividades voltadas para o ensino e aprendizagem de Física, Matemática e Química nas escolas públicas de Diamantina ? MG
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de ensino


2017 - 2018
Utilização das TDIC?s na Formação Continuada de Professores de Matemática
Situação: Concluído; Em relação a temática: Formação inicial ou continuada de professores.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: XX.
2015 - 2017
A implantação da prática como componente curricular no curso de Licenciatura em Matemática, modalidade a distância, da UFVJM
Situação: Concluído; Em relação a temática: Ensino e aprendizagem, Projetos de curso.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: XX.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso)
2014 - Atual
Periódico: Revista Educação e Filosofia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1PINO-FAN, L. R.2015PINO-FAN, L. R. ; ASSIS, A. ; CASTRO, W. F. . Towards A Methodology for the Characterization of Teachers? Didactic- Mathematical Knowledge. Eurasia Journal of Mathematics, Science & Technology Education, v. 11(6), p. 1-28, 2015.

2.
2PINO-FAN, L. R.2015PINO-FAN, L. R. ; ASSIS, A. ; GODINO, J. D. . Análisis del proceso de acoplamiento entre las facetas epistémica y cognitiva del conocimiento matemático en el contexto de una tarea exploratorio-investigativa sobre patrones. Educación Matemática, v. 27, p. 37-64, 2015.

3.
3ASSIS, A.2013 ASSIS, A.; FRADE, C. ; GODINO, Juan D. . Influência dos Padrões de Interação Didática no Desenvolvimento da Aprendizagem Matemática: análise de uma atividade exploratório-investigativa sobre sequências. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 27(47), p. 733-758, 2013.

4.
4ASSIS, A.2012 ASSIS, A.; GODINO, Juan D. ; FRADE, C. . As dimensões normativa e metanormativa em um contexto de aulas exploratório-investigativas. Revista latinoamericana, v. 15(2), p. 171-198, 2012.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FERREIRA, A. A.; FERREIRA, A. C. . Dobraduras. Jornal Dim( 260707) - Editora Dimensão, Belo Horizonte, p. 13 - 13, 31 out. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PAULA, E.L. ; ALVES, A. C. ; FERREIRA, A. A. ; RAMOS, P. L. . Perfil dos Estudantes do Projeto de Extensão 'Pré-ENEM:Atividades voltadas para o ensino e aprendizagem de Física, Matemática e Química'. In: 7° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), 2016, Ouro Preto. Anais do VII CBEU, 2016.

2.
PINO-FAN, L. R. ; ASSIS, A. . Hacia una metodología para el análisis y caracterización del conocimiento didáctico-matemático de los profesores: El caso de una actividad sobre patrones. In: Conferencia Interamericana de Educación Matemática, 2015, Tuxtla Gutiérrez. XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática 2015, 2015.

3.
ALVES, A. C. ; ASSIS, A. ; SOUZA, T. C. ; ARAUJO, W. L. . Fatores que influenciam a evasão em um curso de Matemática na modalidade a distância. In: IV Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM, 2015. Anais SINTEGRA, 2015.

4.
FERREIRA, A. A.; FRADE, C. C. . A Construção de Significados em Práticas de Investigação Matemática. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2010, Campo Grande. XIV EBRAPEM Educação Matemática: diversidades e particularidades no cenário nacional, 2010. p. 138-138.

5.
FERREIRA, A. A.; BORGES, Oto Neri . Concepções de professores de Matemática acerca da resolução de problemas e processos de mudança: uma perspectiva de cognição situada. In: VII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2001, Rio de Janeiro. VII - ENEM - Anais, 2001.

6.
FERREIRA, A. A.; BORGES, Oto Neri . Concepções de professores de Matemática acerca da resolução de problemas: uma perspectiva de cognição situada. In: III Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 1999, Rio de Janeiro. III - EBRAPEM - Anais, 1999.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, A. C. ; FERREIRA, A. A. ; FERNANDES, E. G. . Visão do aluno egresso sobre a Educação a Distância: ressignificação de pré-conceitos. In: II Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância, 2016, São João Del Rey. Anais XIII ESUD, 2016.

2.
ALVES, A. C. ; ASSIS, A. ; SANTOS, C. S. ; FERNANDES, E. G. ; RAMALHO, M. L. . Fatores que influenciam a evasão em cursos a distância. In: I Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância, 2015, Salvador. Anais XII ESUD, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ASSIS, A.; GODINO, J. D. ; FRADE, C. . Análise da adequação didática de uma atividade exploratório-investigativa sobre padrões. In: XXVII Reunião Latino Americana de Educação Matemática, 2013, Buenos Aires. Relme 27 Anais, 2013.

2.
FERREIRA, A. A.; FRADE, C. ; GODINO, J. D. . Análise das interações didáticas estabelecidas em uma atividade exploratório-investigativa de matemática. In: XXVI Reunião Latino Americana de Educação Matemática, 2012, Belo Horizonte. Relme 26 Anais, 2012.

3.
FERREIRA, A. A.; FRADE, C. C. . Construction of Meaning in Practices de Mathematical Investigaton. In: Conferência Internacional do Grupo de Psicologia da Educação Matemática, 2010, Belo Horizonte. Proceedings Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2010. v. 4. p. 352-352.

4.
FERREIRA, A. A.. A construção de um memorial: revendo a experiência com a Matemática escolar. In: III Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2003, Belo Horizonte. III EMEM - Anais, 2003.

5.
FERREIRA, A. A.. Aspectos metodológicos da pesquisa sobre concepções de professores de Matemática acerca da resolução de problemas em curso à distância. In: I Jornada Acadêmica de Matemática, 2002, Belo Horizonte. I Jornada Acadêmica de Matemática Anais, 2002.

6.
FERREIRA, A. A.. A utilização de ângulos no cotidiano. In: I Jornada Acadêmica de Matemática, 2002, Belo Horizonte. I Jornada Acadêmica de Matemática - Anais, 2002.

7.
FERREIRA, A. A.. Experiências em Física Moderna. In: XII Simpósio Nacional de Ensino de Físico, 1997, Belo Horizonte. Atas do XII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1997.

Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, A. C. ; FERREIRA, A. A. . Recém professores em atuação: as expectativas criadas e as realidades vividas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ALVES, A. C. ; ASSIS, A. ; FERNANDES, E. G. . Visão do aluno egresso sobre a educação a distância: ressignificação de pré-conceitos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALVES, A. C. ; FERREIRA, A. A. ; SOUZA, T. C. ; ARAUJO, W. L. . Fatores que influenciam a evasão em um curso de Matemática na modalidade a distância. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALVES, A. C. ; FERREIRA, A. A. ; FERNANDES, E. G. ; SANTOS, C. S. ; RAMALHO, M. L. . Fatores que influenciam a evasao em cursos a distancia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FERREIRA, A. A.; FRADE, C. C. . A Produção de significados matemáticos em um contexto de aulas exploratório-investigativas 2012 (Tese).

2.
FERREIRA, A. A.; SILVA, M. L. ; AROEIRA, Maria Luisa Campos . Matemática dia-a-dia. Belo Horizonte: Dimensão, 2004 (Livro didático de Matemática - 1ª a 4ª séries).

3.
FERREIRA, A. A.; BORGES, Oto Neri . Concepções de professores de matemática acerca da formulação e resolução de problemas: processos de mudança 2001 (Dissertação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERREIRA, A. A.. DEAD: Desafios e Potencialidades. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA, A. A.. As políticas públicas para a educação básica em discussão na UFVJM; 1º planejamento estratégico do CONFOR/UFVJM com bases pactuadas entre o estado, municípios e governo federal. 2017. (Planejamento).

2.
FERREIRA, A. A.. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE EM MATEMÁTICA. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FERREIRA, A. A.. Participação em banca de Maria Cristina Fernandes TImo. O jogo como atividade motivadora da aprendizagem no contexto escolar:concepções das educadoras de uma escola pública de Diamantina-MG. 2017. Dissertação (Mestrado em PPGEd - Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
TRIVIZOLI, L. M.; FERREIRA, A. A.; GONÇALVES, M.I.S.M.. Participação em banca de Alexandra Vilela Del Bianco Maia. A Resolução de Problemas como metodologia de ensino da Matemática. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTIC) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

2.
TRIVIZOLI, L. M.; FERREIRA, A. A.; GONÇALVES, M.I.S.M.. Participação em banca de Carolina Rodrigues da Silva. História da Matemática e o Sistema de Numeração Maia. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTIC) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

3.
TRIVIZOLI, L. M.; FERREIRA, A. A.; GONÇALVES, M.I.S.M.. Participação em banca de Julyette Priscila Redling. As Potencialidades da Metodologia de Resolução de Problemas no Processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática no Ensino Médio. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTIC) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

4.
TRIVIZOLI, L. M.; FERREIRA, A. A.; GONÇALVES, M.I.S.M.. Participação em banca de Valéria Gonçalves Leite. A utilização da História em Educação Matemática nos livros didáticos: uma análise crítica da obra de Luiz Roberto Dante. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTIC) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

5.
REIS, Antonio Lenine dos; FERREIRA, A. A.. Participação em banca de Cibele Marques Xavier. Avaliação em Matemática sob uma Perspectiva Libertadora. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTIC) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

6.
BENEDITO, R. A.; FERREIRA, A. A.. Participação em banca de Jaqueline Vieira dos Santos Fonseca. Geometria através da Modelagem Matemática. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTIC) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

7.
BENEDITO, R. A.; FERREIRA, A. A.. Participação em banca de Gelindo Martineli Alves. O Uso Didático da História da Matemática como uma Tendência da Educação Matemática. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTIC) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

8.
REIS, Antonio Lenine dos; FERREIRA, A. A.. Participação em banca de Eliete Aparecida Alves Barbosa. Construção do Conceito de Número: Explorando o Papel do Professor. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTIC) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

9.
BENEDITO, R. A.; FERREIRA, A. A.. Participação em banca de Ângela Maria de Oliveira. Ensino de Números via Investigação Matemática. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTIC) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

10.
BENEDITO, R. A.; FERREIRA, A. A.. Participação em banca de Anne Cristina Vieira Martins. Livros Didáticos e sua Evolução no Tempo. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTIC) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERREIRA, A. A.. Participação em banca de Harley Souza Campos.A utilização de videoaulas experimentais como ferramento de ensino aprendizagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

2.
FERREIRA, A. A.. Participação em banca de Maria Darlany Mendes de Oliveira.A História da Matemática: um olhar de interdisciplinaridade. 2018.

3.
FERREIRA, A. A.. Participação em banca de Laise Burmann dos Santos Duarte.Potencialidades de Investigação Matemática como Metodologia de Ensino. 2017.

4.
FERREIRA, A. A.. Participação em banca de Vanessa das Dores Santos.A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de MInas Novas: em busca da compreensão de uma modalidade. 2017.

5.
FERREIRA, A. A.. Participação em banca de Amadeus Silva Reis.O ensino da Álgebra no Ensino Fundamental na Escola Municipal Maria Geralda Miranda Brito Salomão. 2017.

6.
FERREIRA, A. A.. Participação em banca de Edilane Esteves de Oliveira.A visualização no Ensino de Geometria: perspectivas para o ensino de Teorema de Pitágoras no Ensino Fundamental. 2017.

7.
FERREIRA, A. A.. Participação em banca de Cirlene Aparecida Santos.O uso de materiais didáticos manipuláveis nos livros de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental. 2017.

8.
FERREIRA, A. A.. Participação em banca de Liliane Aparecida de Oliveira.Investigações matemáticas em sala de aula: contribuições de uma tarefa investigativa para o 9º ano do Ensino Fundamental. 2017.

9.
FERREIRA, A. A.. Participação em banca de Giovani Nogueira Pinto.A utilização do aparelho celular no processo de ensino e aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

10.
FERREIRA, A. A.. Participação em banca de Hebert Alves de Almeida.Investigando uma proposta de intervenção por meio do uso da informática no ensino de Matemática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

11.
FERREIRA, A. A.. Participação em banca de Zilda Saúde Carvalhães Pinheiro.A contextualização no Ensino de Matemática: implicações no processo de ensino e aprendizagem. 2016.

12.
FERREIRA, A. A.. Participação em banca de Maria de Fátima Lopes Martins.Percepções de alunos do Ensino Fundamental sobre o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FERREIRA, A. A.; FERNANDES, E. G.. Banca Examinadora para Seleção de Professores Bolsistas do Edital 19/DEAD/2015. 2016. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância (XIV ESUD). Recém professores em atuação: as expectativas criadas e as realidades vividas. 2017. (Congresso).

2.
Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância (XIII ESUD). Perfil dos estudantes do projeto de extensão Pré-ENEM: atividades voltadas para o ensino e aprendizagem de Física, Matemática e Química. 2016. (Congresso).

3.
Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância ( XII ESUD). Fatores que influenciam a evasao em cursos a distancia. 2015. (Congresso).

4.
IV Semana da Integração: ensino, pesquisa e extensão.Fatores que influenciam a evasão em um curso de Matemática na modalidade a distância. 2015. (Outra).

5.
XXVII Reunião Latino Americana de Educação Matemática.Análise da adequação didática de uma atividade exploratório-investigativa sobre padrões. 2013. (Outra).

6.
XXVI Reunião Latino Americana de Educação Matemática.Análise das interações didáticas estabelecidas em uma atividade exploratório-investigativa de matemática. 2012. (Outra).

7.
Seminario de Investigación Pensamiento Numérico y Algebraico. Historia de la Matemática y Educación Matemática. 2011. (Seminário).

8.
Conferência Internacional do Grupo de Psicologia da Educação Matemática.Construction of Meanings in Practices of Mathematical Investigation. 2010. (Outra).

9.
Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.A Construção de Significados em Práticas de Investigação Matemática. 2010. (Encontro).

10.
Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2010. (Encontro).

11.
Congresso Internacional de Educação Matemática. 2008. (Congresso).

12.
I Congresso Internacional de Educação. 2004. (Congresso).

13.
III Encontro Mineiro de Educação Matemática.A construção de um memorial: revendo a experiência com a Matemática Escolar. 2003. (Encontro).

14.
I Jornada Acadêmica de Matemática.Aspectos metodológicos da pesquisa sobre concepções de professores de Matemática acerca da resolução de problemas em um curso à distância. 2002. (Encontro).

15.
VII Encontro Nacional de Educação Matemática.Concepções de Professores de Matemática acerca da resolução de problemas: uma perspectiva de cognição situada. 2001. (Encontro).

16.
III Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática.Concepções de Professores de Matemática acerca da resolução de problemas: uma perspectiva de cognição situada. 1999. (Encontro).

17.
XII Simpósio Nacional de Ensino de Física.Experiências em Física Moderna. 1997. (Simpósio).

18.
IX Conferência Interamericana de Educação Matemática. 1995. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Clodoaldo Roberto Alves. Educação a distância: uma análise da disciplina iniciação científica do curso de Pedagogia do IFNMG. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em PPGEd - Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
ALESSANDRA CRISTINA PACHECO. O IMPACTO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM RAZÃO DO DESEMPENHO DA ESCOLA NO IDEB. 2017. Dissertação (Mestrado em PPGEd - Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, . Orientador: Adriana Assis Ferreira.

2.
MARAÍSA KÍSSILA OLIVEIRA FERNANDES. O ALUNO SURDO NA ESCOLA REGULAR: UM OLHAR SOB O VIÉS DA INCLUSÃO.. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação PPGEd) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, . Orientador: Adriana Assis Ferreira.

3.
MARINEIDE ALMEIDA ROCHA. CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação PPGEd) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, . Orientador: Adriana Assis Ferreira.

Tese de doutorado
1.
RICARDO NOGUEIRA. O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO I NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR DOCENTES E DISCENTES NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFVJM. 2018. Tese (Doutorado em Ciencias de la Educación) - Universidad Nacional de Rosario, . Orientador: Adriana Assis Ferreira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sirlete Vieira Santos Azevedo. A Etnomatemática nas escolas públicas: o conhecimento matemático explicitado pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Adriana Assis Ferreira.

2.
Rafael Ribeiro de Andrade. A resolução de problemas como estratégia para o ensino e aprendizagem de Matemática. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Adriana Assis Ferreira.

3.
José dos Reis Santos. O processo vivido em uma atividade de investigação matemática implementada em uma turma de 2º ano do Ensino Médio. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTIC) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Adriana Assis Ferreira.

4.
Dirce Pereira de Andrade. O processo vivido em uma atividade de resolução de problemas sobre multiplicação de números decimais. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTIC) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Adriana Assis Ferreira.

5.
Natália Ojeda Mastronicola. O processo vivido em uma atividade de investigação matemática em sala de aula: estratégias de resolução adotadas pelos alunos.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTIC) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Adriana Assis Ferreira.

6.
Mariana de Avelar Galvino. O que pensam os professores sobre como se articula o trabalho com investigações matemáticas e o currículo.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTIC) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Adriana Assis Ferreira.

7.
Maria Julia Pessoa Berenguel. O que pensam os alunos e professores de um curso de licenciatura sobre a importância do trabalho com as tendências em Educação Matemática. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTIC) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Adriana Assis Ferreira.

8.
Aretusa Geralda Guimarães. Investigações Matemáticas na Educação Infantil: investigando o trabalho com jogos. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTIC) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Adriana Assis Ferreira.

9.
Sandra Mara de Souza. Resolução de Problemas nas Aulas de Matemática. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTIC) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Adriana Assis Ferreira.

10.
Leonardo José Abreu França. Resolução de Problemas nas Aulas de Matemática: Investigando o Raciocínio Combinatório. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTIC) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Adriana Assis Ferreira.

11.
Ilda Pereira Passos. A Aula de Matemática numa Perspectiva Etnomatemática: o trabalho desenvolvido em uma horta comunitária. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTIC) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Adriana Assis Ferreira.

12.
Simone Ribeiro Maia. A Aula de Matemática numa Perspectiva Etnometemática: Investigando o Trabalho com Matemática Financeira. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTIC) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Adriana Assis Ferreira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Madalena da Silva Pereira. O que pensam os alunos sobre o uso do celular na sala de aula de Matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Assis Ferreira.

2.
Humberto de Oliveira Costa. Dificuldades na aprendizagem de Matemática de alunos do Ensino Médio na escola pública. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Assis Ferreira.

3.
Leonardo Mendes Barbosa Filho. As investigações matemáticas como metodologia de ensino e aprendizagem da Matemática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Assis Ferreira.

4.
Solange Rosa Lima. (Des)motivação dos alunos no ensino e aprendizagem em Matemática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Assis Ferreira.

5.
Ana Dolores Rodrigues de Sousa. A utilização de materiais didáticos manipuláveis e o processo de ensino e aprendizagem da Matemática no Ensino Médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Assis Ferreira.

6.
Cremilde Vieira Nunes. Analisando uma experiência de utilizaçao de materiais manipuláveis nas aulas de Matemática para o Ensino Médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Assis Ferreira.

7.
Eduardo Ricardo Ferreira. Investigação Matemática como metodologia de ensino e aprendizagem de Matemática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Assis Ferreira.

8.
Paulo Leandro Ramos. O processo de ensino e aprendizagem da Matemática do povo indígena Maxakaly. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Assis Ferreira.

9.
Daniela Coelho de Souza. Relatos de experiência: um olhar diferenciado para o uso dos celulares no âmbito escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Assis Ferreira.

10.
Gislaine Durães Cruz. Matemática e arte: ferramentas de registro da natureza humana. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Assis Ferreira.

11.
Silvia Dacles Soares. Aspectos que influenciam na inassiduidade de professores da rede pública de ensino. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Assis Ferreira.

12.
Altobely Guimarães. O uso da tecnologia no ensino e aprendizagem da Matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Assis Ferreira.

13.
Ana de Cássia Quaresma Dias. A etnomatemática e o ensino e aprendizagem da Matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Assis Ferreira.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 20:34:23