Cláudia Borim da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9592163566467270
  • Última atualização do currículo em 29/11/2018


Possui graduação em Matemática pela Universidade São Judas Tadeu (1993), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado na mesma área pela PUC-SP (2007).Cursando pós doutoramento em Psicologia,na linha de pesquisa de construção, validação e padronização de instrumentos de medida na Universidade São Francisco. Atua como professora responsável da Universidade São Judas Tadeu, onde leciona Estatística na graduação em Psicologia e nos programas de Mestrado e Doutorado em Educação Física. Em pesquisa, tem atuado nas seguintes áreas: didática da probabilidade e estatística, psicologia da educação matemática, validação de instrumentos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cláudia Borim da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, C. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade São Judas Tadeu.
Rua Taquari, 546
Mooca
03166000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 27991999
Ramal: 1944
URL da Homepage: http://www.usjt.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Educação Matemática.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Pensamento Estatístico e Raciocínio sobre variação: um estudo com professores de Matemática, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Profa. Dra. Cileda de Queiroz e Silva Coutinho.
Palavras-chave: pensamento estatístico; nível de raciocínio sobre variação; desvio padrão; pesquisa-ação; professores de matemática.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral.
1998 - 2000
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Atitudes em relação à Estatística: um estudo com alunos de graduação,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Profa. Dra. Marcia Regina Ferreira de Brito.
Palavras-chave: Atitudes em relação à Estatística; educação estatística; escalas.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
1995 - 1996
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 360h).
Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
1990 - 1993
Graduação em Matemática.
Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.


Pós-doutorado


2016
Pós-Doutorado.
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2018 - 2018
Encontro SEMESP e FAPESP - caminhos para inovação. (Carga horária: 3h).
Sindicato das Entid.Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Sup. de SP, SEMESP, Brasil.
2017 - 2017
Grupo de Estudo EACE - Ensino e Aprendizagem centrados no estudante. (Carga horária: 24h).
Centro Lemann da Escola de Educação da Universidade Stanford, LEMANN, Brasil.
2017 - 2017
Grupo de Trabalho Currículo, ensino e avaliação em Matemática I. (Carga horária: 24h).
Centro Lemann da Escola de Educação da Universidade Stanford, LEMANN, Brasil.
2017 - 2017
Introdução ao software R aplicado à Psicometria. (Carga horária: 8h).
8 Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2016 - 2017
Programa de Especialização Docente em Matemática PED BRASIL. (Carga horária: 120h).
Centro Lemann da Escola de Educação da Universidade Stanford, LEMANN, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária.
USP - Faculdade de Educação, USP, Brasil.
2000 - 2000
ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1998 - 1998
Tecnologia Educacional. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Introdução à Estatística. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Metodologia Científica e Técnicas de Pesquisa. (Carga horária: 30h).
Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora doutora, Carga horária: 20

Atividades

02/2008 - 12/2008
Ensino, Educação Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Fundamentais da Probabilidade e Estatística

Universidade Sào Judas Tadeu, USJT, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora responsável, Carga horária: 40

Atividades

11/2017 - Atual
Direção e administração, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, .

Cargo ou função
Coordenadora de Iniciação Científica.
02/2016 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Descritiva
Estatística Inferencial
Processos de Investigação Científica
09/2005 - Atual
Serviços técnicos especializados , Centro de Pesquisa, .

Serviço realizado
parecerista da Revista Integração: Ensino, Pesquisa, Extensão.
03/2005 - Atual
Ensino, Mestrado em Educação Física, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada
02/1998 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação.

Atividade realizada
Orientação de Pesquisa de Iniciação Científica.
02/2017 - 12/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Interdisciplinar
10/2017 - 11/2017
Ensino, Programa de Especialização Docente em Matemática PED BRASIL, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Currículo, Ensino e Avaliação em Matemática I
08/2017 - 08/2017
Ensino, Programa de Especialização Docente em Matemática PED BRASIL, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
EACE - Ensino e Aprendizagem Centrados no Estudante
02/2013 - 12/2015
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
02/2013 - 12/2015
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
02/2008 - 12/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
02/2002 - 12/2012
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática e Estatística
02/2002 - 12/2012
Ensino, Secretariado Executivo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática e Estatística
02/2005 - 12/2011
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática
02/2006 - 12/2010
Direção e administração, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, .

Cargo ou função
coordenadora de Núcleos de Pesquisa.
08/2004 - 12/2010
Serviços técnicos especializados , Centro de Pesquisa, .

Serviço realizado
coordenadora da comissão cientifica do Simpósio Multidisciplinar da USJT.
11/2003 - 06/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, .

Cargo ou função
secretária do comitê de ética da Universidade São Judas Tadeu.
02/2005 - 12/2005
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada
02/2002 - 12/2005
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
08/1995 - 12/2005
Ensino, Iniciação Científica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística aplicada à Pesquisa
02/2004 - 12/2004
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada
03/2003 - 12/2004
Ensino, Iniciação Científica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
02/2002 - 12/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística aplicada à Educação


Projetos de pesquisa


2008 - 2010
Ambiente Virtual de Apoio ao Letramento Estatístico
Descrição: O objetivo é o desenvolvimento de um ambiente computacional virtual interativo voltado para o ensino e aprendizagem de Probabilidade e Estatística (PE)para a Educação Básica no Estado da Bahia, baseado na web, inteiramente baseado em ambientes computacionais de código aberto (open-source). Os conteúdos de PE a serem trabalhados no AVALE estarão pautados nos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN, definidos pelo Ministério de Educação MEC (BRASIL, 1997, 1998, 2002 e 2006), levando em consideração sua estreita relação com os conteúdos da própria Matemática, que lhe dão suporte, bem como a necessária interdisciplinaridade com as outras ciências. Nesse sentido, os conteúdos conceituais e procedimentais de Estatística serão apresentados através de temas transversais, na perspectiva do Letramento Estatístico de Gal (2002) e Watson e Callingham (2003), isto é, a Estatística deve possibilitar a formação para a cidadania, desenvolvendo a capacidade da leitura das informações estatísticas que permeiam o mundo moderno, mobilizando os conteúdos escolares para a solução dos problemas cotidianos; bem como da perspectiva da pesquisa científica de Rumsey (2002), isto é, a coleta e descrição de dados serão norteados por questões de pesquisa, buscando evidências empíricas necessárias para a validação dessas questões. O AVALE será construído e validado por três equipes multidisciplinares. A primeira formada por Estatísticos e Ciência da Computação (ECC); a segunda, por Educadores Estatísticos (EE) e, a terceira, por Professores Colaboradores (PC) das escolas públicas da Educação Básica da Bahia, trabalhando de forma colaborativa. Receberá, adicionalmente, a colaboração de pesquisadores colaboradores internacionais (PCI). A equipe ECC será responsável pelo desenvolvimento computacional do AVALE, a equipe EE será responsável pela definição e formato do conteúdo, validação e implementação nas escolas, isto é, fará a ponte entre a sala de aula e a equipe ECC..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Adaptação e Validação de uma escala de atitudes em relação à Estatística
Descrição: A Estatística no ensino superior é cada vez mais valorizada, isto porque faz parte do método científico, organiza e permite interpretar grande volume de dados e, mais recentemente, porque seus conceitos e procedimentos devem ser ensinados na Escola Básica. A oficialização de seu ensino através dos Parâmetros Curriculares Nacionais, desde o ensino infantil tem impulsionado a pesquisa na área denominada Educação Estatística. Todavia, seu ensino, especificamente, no nível superior, ainda enfrenta graves problemas, principalmente, em cursos onde a formação matemática não faz parte substancial do currículo. A compreensão do papel do componente afetivo no processo de aprendizagem de Estatística é reconhecida, uma vez que a formação e consolidação de atitudes negativas podem comprometer sua aprendizagem e, o que é pior, criar resistências a seu uso na pesquisa científica, no desempenho profissional ou, ainda, nas decisões pessoais dos cidadãos. Vários instrumentos têm sido elaborados visando medir as atitudes em relação à Estatística, a maioria em língua inglesa e uma em espanhol. No Brasil, apenas um instrumento foi adaptado e validado, a partir de uma escala de atitudes em relação à Matemática; contudo, essa adaptação parece ser insuficiente, uma vez que a Estatística tem peculiares diferenças em relação à Matemática. Visando analisar outros instrumentos que meçam de forma mais adequada essas atitudes, a presente proposta tem como objetivo adaptar e validar escalas de atitudes em relação à Estatística, a fim de disponibilizar esses instrumentos para a comunidade acadêmica, bem como avaliar o impacto das atitudes no desempenho acadêmico.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cláudia Borim da Silva - Integrante / Márcia Regina Ferreira de Brito - Integrante / Irene Maurício Cazorla - Integrante / Miriam Cardoso Utsumi - Integrante / Tania Cristina Rocha Silva Gusmão - Integrante / Veronica Yumi Kataoka - Integrante / Marcelo Silva de Oliveira - Integrante / Simone Soares Echeveste - Integrante / Veronica Gitirana - Integrante / Gilda Lisboa Guimarães - Integrante / José Cláudio Faria - Integrante / Enio Galinkin Jelihovschi - Integrante / Claudette Maria Medeiros Vendramini - Coordenador / Arno Bayer - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1
2008 - 2010
A auto-regulação da aprendizagem de estatística e sua relação com o nível de letramento estatístico: um estudo com estudantes universitários de cursos tecnológicos da cidade de São Paulo
Descrição: O objetivo deste projeto foi verificar os processos de auto-regulação da aprendizagem de estatística em alunos universitários de cursos tecnológicos da cidade de São Paulo e sua relação com o nível de letramento estatístico proposto por Watson (2003). Estima-se que o planejamento da ação na aprendizagem de estatística pode contribuir para um nível mais avançado de letramento estatístico, necessário para a manutenção do cidadão na sociedade atual bem como a atuação do profissional na sua área acadêmica ou de mercado. O projeto está sendo coordenado pela Profa. Dra. Maria Helena Palma de Oliveira e tem a colaboração da Profa. Dra. Irene Maurício Cazorla.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Cláudia Borim da Silva - Integrante / Maria Helena Palma de Oliveira - Coordenador / Veronica Yumi Kataoka - Integrante / Ademar M. Gonçalves da Silva - Integrante / Cristiano Ávila da Silva - Integrante / Flavio Fernandes dos Santos - Integrante / Walter Aparecido Borges - Integrante.Financiador(es): Universidade Bandeirante de São Paulo - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 4


Membro de comitê de assessoramento


2013 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2012 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: Statistical Education Research Journal
2013 - 2013
Periódico: Avaliação Psicológica (Impresso)
2013 - 2013
Periódico: Avaliação Psicológica (Impresso)
2010 - 2010
Periódico: Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso)


Revisor de projeto de fomento


2013 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2011 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí
2010 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Estatística/Especialidade: ensino de estatística.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ensino de matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Classificação na primeira etapa da quinta Edição do Prêmio Professor Padre Magela, Ânima Educação e Universidade São Judas.
2017
Melhor pesquisa apresentada na 15a Jornada APOIAR externa ao Instituto de Psicologia da USP, Instituto de Psicologia.
2017
8a colocação na categoria Melhor Trabalho Completo em Ciências Humanas no 17o Congresso Nacional de Iniciação Científica, Semesp.
2016
Melhor pesquisa apresentada na 14a Jornada APOIAR externa ao Programa, Instituto de Psicologia da USP.
2016
15a colocação na categoria Melhor Trabalho Completo em Ciências Humanas no CONIC "Dependência Química e transtornos Psicológicos: análise da produção científica a partir de 1999", Congresso Nacional de Iniciação Científica - SEMESP.
2016
19a colocação na categoria Melhor Trabalho Completo em Ciências Humanas no CONIC "Dependência de Internet: implicações sociais e pessoais dos alunos", Congresso Nacional de Iniciação Científica - SEMESP.
2016
20a colocação na categoria Melhor Trabalho Completo em Ciências Humanas no CONIC "Análise da Produção Científica sobre consumo de bebidas alcóolicas por adolescentes", Congresso Nacional de Iniciação Científica - SEMESP.
2008
Menção Honrosa ao Painel Interativo, Universidade São Judas Tadeu.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PONCIANO, K. R.2018PONCIANO, K. R. ; FUGITA, M. ; FIGUEIRA JUNIOR, A. J. ; SILVA, C. B. ; MIRANDA JUNIOR, C. M. ; BOCALINI, D. S. . RELIABILITY OF JUDGE'S EVALUATION OF THE SYNCHRONIZED SWIMMING TECHNICAL ELEMENTS BY VIDEO. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 24, p. 182-185, 2018.

2.
ALMEIDA, F. R.2017ALMEIDA, F. R. ; SILVA, C. B. ; VENDRAMINI, C. M. M. ; CAMPOS, C. ; BRANDAO, M. R. F. . Propriedades psicométricas da versão brasileira da escala Brums para árbitros de basquetebol. Revista de Psicologia del Deporte, v. 27, p. 37-44, 2017.

3.
SILVA, C. B.2015SILVA, C. B.; Cazorla, I.M. ; KATAOKA, V. Y. . Trajetórias e Perspectivas da Educação Estatística no Brasil, 2010-2014: Um olhar a partir do GT-12. Educação Matemática Pesquisa, v. 17, p. 578-596, 2015.

4.
SILVA, C. B.2015SILVA, C. B.; KATAOKA, V. Y. . Editorial do número especial de Educação Estatística. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 8, p. 1-2, 2015.

5.
KATAOKA, V. Y.2014KATAOKA, V. Y. ; SILVA, C. B. ; Cazorla, I.M. . Passeios Aleatórios da Carlinha: uma sequência de ensino de Probabilidade. Quadrante (Lisboa), v. XXXIII, p. 23-46, 2014.

6.
SILVA, V. F.2013SILVA, V. F. ; SILVA, C. B. . Fatores determinantes de mudanças de atitudes em relação à Estatística: um estudo longitudinal com alunos de Psicologia. Integração (USJT), v. 1, p. 86-90, 2013.

7.
SILVA, C. B.2011 SILVA, C. B.; KATAOKA, V. Y. ; Cazorla, I.M. . Linguagem, Estratégia e Nível de Raciocínio de Variação dos Alunos do Ensino Fundamental II. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 24, p. 515-536, 2011.

8.
KATAOKA, V. Y.2011KATAOKA, V. Y. ; VENDRAMINI, C. M. M. ; SILVA, C. B. ; OLIVEIRA, M. H. P. . Evidências de validade de uma prova de Letramento Estatístico: um estudo com Estudantes Universitários de Cursos Tecnológicos. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 24, p. 873-895, 2011.

9.
SEGHETO, W.2011SEGHETO, W. ; SEGHETO, K. ; SILVA, C. B. ; GAMA, E. F. . Esquema Corporal e nível de atividade física em adultos jovens universitários. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 19, p. 29-36, 2011.

10.
SILVA, C. B.2008SILVA, C. B.. Os Núcleos de Pesquisa da USJT. Integração (USJT), v. 55, p. 303-304, 2008.

11.
SILVA, C. B.2005SILVA, C. B.; COUTINHO, C. Q. E. S. . O nascimento da Estatística e sua relação com o surgimento da Teoria de Probabilidade. Integração (São Paulo), São Paulo, v. 1, n.1, p. 191-196, 2005.

12.
SILVA, C. B.2002 SILVA, C. B.; Brito, M.R.F. de ; Cazorla, I.M. ; Vendramini, C. . Atitudes em relação à Estatística e à Matemática. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 7, n.2, p. 89-100, 2002.

13.
SILVA, C. B.1999SILVA, C. B.. A Estatística na Iniciação Científica da Universidade São Judas Tadeu. Integração (São Paulo), SAO PAULO, v. 19, p. 297-299, 1999.

Capítulos de livros publicados
1.
KATAOKA, V. Y. ; Cazorla, I.M. ; Santana, E.R.dos S. ; SILVA, C. B. . Exploring DotPlot in the Perspective of Embodied Cognition. In: Dani Ben-Zvi; Katie Makar. (Org.). The teaching and learning of Statistics. 1ed.: , 2016, v. , p. 125-126.

2.
KATAOKA, V. Y. ; SILVA, C. B. ; Cazorla, I.M. . Raciocínio de Covariação de professores de Matemática. In: Suzi Samá; Mauren Porciúncula Moreira da Silva. (Org.). Educação Estatística: ações e estratégias pedagógicas no Ensino Básico e Superior. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. , p. 55-65.

3.
VITA, A. C. ; KATAOKA, V. Y. ; SILVA, C. B. . Árvore de Possibilidades: análise da construção por estudantes cegos. In: Suzi Samá; Mauren Porciúncula Moreira da Silva. (Org.). Educação Estatística: ações e estratégias pedagógicas no Ensino Básico e Superior. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. , p. 97-105.

4.
KATAOKA, V. Y. ; Cazorla, I.M. ; Trevethan, Hugo Mael Hernandez ; SILVA, C. B. . Random Variables. In: José I. Barragués; Adolfo Morais; Jenaro Guisasola. (Org.). Probability and Statistics: a didactic introduction. 1ed.: CRC, 2014, v. , p. 124-175.

5.
Sanchez, E. ; SILVA, C. B. ; COUTINHO, C. Q. E. S. . Teachers' Understanding of Variation. In: Carmen Batanero; Gail Burrill; Chris Reading. (Org.). Teaching Statistics in School Mathematics-Challenges for Teaching and Teacher Education. 1ed.: Springer, 2011, v. 14, p. 211-221.

6.
Nagamine, C.M.L. ; SILVA, C. B. ; Santana, E.R.dos S. . Planeta Água. In: Irene Maurício Cazorla;Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana. (Org.). Do Tratamento da Informação ao Letramento Estatístico. Itabuna: Via Litterarum, 2010, v. , p. -.

7.
SILVA, C. B.; KATAOKA, V. Y. . Planeta Luz. In: Irene Maurício Cazorla;Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana. (Org.). Do Tratamento da Informação ao Letramento Estatístico. Itabuna: Via Litterarum, 2010, v. , p. -.

8.
SILVA, C. B.; MAGINA, S. M. P. ; Silva, E.D. . Homem Vitruviano. In: Irene Maurício Cazorla e Eurivalda Santana. (Org.). Do Tratamento da Informação ao Letramento Estatístico. Itabuna: Via Litterarum, 2010, v. , p. -.

9.
Cazorla, I.M. ; KATAOKA, V. Y. ; SILVA, C. B. . Trajetória e Perspectivas da Educação Estatística no Brasil: um olhar a partir do GT12. In: Celi Espasadin Lopes, Cileda de Queiroz e Silva Coutinho e Saddo Ag Almouloud. (Org.). Estudos e Reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado de Letras, 2010, v. , p. -.

10.
OLIVEIRA, M. H. P. ; SILVA, C. B. ; KATAOKA, V. Y. ; VENDRAMINI, C. M. M. . Validação de uma escala de autorregulação da aprendizagem de Estatística: um estudo com universitários de cursos tecnológicos de São Paulo. Acta Latinoamericana de Matemática Educativa - volume 23. Coacalco: , 2010, v. 23, p. 1277-1285.

11.
VENDRAMINI, C. ; CAZORLA, I. M. ; SILVA, C. B. . Normas para a Apresentação de Informações Estatísticas no Estilo Editorial da APA. In: Aparecida Angélica Zoqui Paulovic Sabadini;Maria Imaculada Cardoso Sampaio;Sílvia Helena Koller. (Org.). Publicar em Psicologia: um enfoque para a Revista Científica. 1ed.São Paulo: Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia, 2009, v. 1, p. 179-196.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, C. B.; Cazorla, I.M. ; KATAOKA, V. Y. . Dados bem trabalhados. Nova Escola, São Paulo, p. 63 - 63, 01 maio 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, D. P. ; CASTRO, E. P. ; NASCIMENTO, J. J. I. ; LIMA, L. F. ; SILVA, M. P. ; SILVA, C. B. ; VINICIUS, D. . Ansiedade e Desempenho Acadêmico: um estudo com graduandos em Psicologia. In: 15a Jornada APOIAR, 2017, São Paulo. O procedimento de desenhos-estórias na clínica e na pesquisa: 45 anos de Percurso, 2017.

2.
SANTOS, B. R. S. ; NAKAMURA, F. S. ; SILVA, F. F. ; ARAMAYO, G. L. ; CACAO, M. B. ; CHIOVITTI, V. G. ; FREITAS, M. C. ; ZAMLUTTI, M. E. M. ; SILVA, C. B. . Relação entre sexualidade e qualidade de vida na percepção de idosos. In: 15a Jornada APOIAR, 2017, São Paulo. O procedimento de desenhos-estórias na clínica e na pesquisa: 45 anos de percurso, 2017.

3.
RODRIGUES, J. ; SILVA, J. B. ; MARTINS, L. C. ; ALVES, M. O. ; APARECIDO, R. B. S. ; GARCIA, T. T. ; ARAUJO, T. P. ; HOKAMA, E. ; SILVA, C. B. . O impacto do desemprego no sofrimento psíquico e social. In: 15a Jornada APOIAR, 2017, São Paulo. O procedimento de desenhos-estórias na clínica e na pesquisa: 45 anos de percurso, 2017.

4.
BITENCOURT, B. C. ; SILVA, D. N. ; EGIDIO, L. E. M. ; SILVA, M. M. ; SAMPAIO, T. C. ; SILVA, V. N. ; SILVA, C. B. . Agressão a professores do ensino fundamental I e II e sua relação com o nível de burnout. In: 15a Jornada APOIAR, 2017, São Paulo. O procedimento de desenhos-estórias na clínica e na pesquisa: 45 anos de percurso, 2017.

5.
MOURA, C. B. ; PEREIRA, G. O. ; DIAS, M. J. ; PAGOTTO, S. B. ; CARVALHO, T. O. ; SILVA, C. B. . Adoção homoafetiva: uma comparação das atitudes de concluintes de Direito e Psicologia. In: 15a Jornada APOIAR, 2017, São Paulo. O procedimento de desenhos-estórias na clínica e na pesquisa: 45 anos de percurso, 2017.

6.
SANTOS, C. C. M. ; BARROSO, F. C. ; ARAUJO, L. V. B. ; UYETI, L. L. H. ; JESUS, M. D. B. O. ; SILVA, C. B. ; VINICIUS, D. . Avaliação da Resiliência em universitários. In: 15a Jornada APOIAR, 2017, São Paulo. O procedimento de desenhos-estórias na clínica e na pesquisa: 45 anos de percurso, 2017.

7.
SOBREIRA, F. L. ; MARQUES, J. A. ; FAVERO, K. C. ; FERREIRA, P. O. ; VILALBA, R. T. ; SILVA, C. B. . Uso de Internet, dependência e desempenho acadêmico: um estudo com universitários. In: 15a Jornada APOIAR, 2017, São Paulo. O procedimento de desenhos-estórias na clínica e na pesquisa: 45 anos de percurso, 2017.

8.
OLIVEIRA, C. L. ; PRADO, G. L. ; VIEIRA, G. N. ; AROCA, T. F. ; SILVA, C. B. . Dependência de internet: caracterização do usuário universitário. In: 15a Jornada APOIAR, 2017, São Paulo. O procedimento de desenhos-estórias na clínica e na pesquisa: 45 anos de percurso, 2017.

9.
SOUZA, A. ; SILVA, J. C. ; WATANABE, V. S. ; SILVA, C. B. . O bem estar subjetivo de trabalhadores voluntários. In: 15a Jornada APOIAR, 2017, São Paulo. O procedimento de desenhos-estórias na clínica e na pesquisa: 45 anos de percurso, 2017.

10.
CESTARI, B. T. ; PEREIRA, F. G. ; SILVA, J. M. ; MEDEIROS, K. B. ; MARQUES, L. ; CARVALHO, R. ; LIGUORI, U. C. ; SILVA, C. B. ; WITTER, C. . REFUGIADOS E IMIGRANTES: PERCEPÇÕES DE SUPORTE SOCIAL E DO PROCESSO DE IMIGRAÇÃO.. In: 15a Jornada APOIAR, 2017. O procedimento de desenhos-estórias na clínica e na pesquisa: 45 anos de percurso, 2017.

11.
NISHI, A. E. ; SILVA, C. B. ; ARAUJO, G. A. E. ; SANTOS, J. B. ; NASCIMENTO, T. B. ; MORAIS, T. C. . Síndrome de Burnout em graduandos de Psicologia. In: 14a Jornada APOIAR, 2016, São Paulo. Saúde Mental e Interdisciplinaridade - Propostas e Pesquisas. São Paulo: Instituto de Psicologia da USP, 2016. p. 630-639.

12.
CAMILO, A. C. ; SILVA, H. S. ; SILVA, C. B. . O ciúme romântico em jovens universitários de uma instituição privada. In: 14a Jornada APOIAR, 2016, São Paulo. Saúde Mental e Interdisciplinaridade - Propostas e Pesquisas. São Paulo: Instituto de Psicologia da USP, 2016. p. 640-651.

13.
LASCIO, B. L. C. ; CABRAL, C. M. ; CABRAL, F. C. D. ; ARAUJO, M. F. ; GOMES, T. G. ; SILVA, C. B. ; RAFAEL, G. G. . Análise da Produção Científica sobre Violência Sexual no Banco de Dados SciElo. In: 14a Jornada APOIAR, 2016, São Paulo. Saúde Mental e Interdisciplinaridade - Propostas e Pesquisas. São Paulo: Instituto de Psicologia da USP, 2016. p. 668-677.

14.
FERRAZ, J. M. S. ; SILVA, A. M. ; MACHADO, E. P. ; QUEIROS, J. C. ; TRINDADE, L. S. ; SANTOS, M. N. ; SILVA, C. B. ; VINICIUS, D. . Auto-eficácia e aprendizagem matemática de alunos do ensino médio integrado ao técnico. In: 14a Jornada APOIAR, 2016, São Paulo. Saúde Mental e Interdisciplinaridade - Propostas e Pesquisas. São Paulo: Instituto de Psicologia da USP, 2016. p. 749-759.

15.
PEREIRA, A. R. ; BRONZE, C. M. P. ; SILVA, D. L. ; BATISTA, J. S. ; SOUZA, M. D. ; SHIMIZU, M. Y. L. ; MEIRA, R. R. P. ; SILVA, C. B. . A qualidade de vida de idosos praticantes de atividade física. In: 14a Jornada APOIAR, 2016, São Paulo. Saúde Mental e Interdisicplinaridade - Propostas e Pesquisas. São Paulo: Instituto de Psicologia da USP, 2016. p. 776-785.

16.
VITA, A. C. ; KATAOKA, V. Y. ; SILVA, C. B. . Tree Diagram of possibilities: Analysis of its construction by blind students. In: IASE 2015 Satellite Conference, 2015, Rio de Janeiro. Advances in statistics education: developments, experiences and assessments, 2015. p. 1-6.

17.
SILVA, C. B.; KATAOKA, V. Y. ; Cazorla, I.M. . Analysis of Teachers´understanding of variation in the dot-boxplot context. In: International Conference on Teaching Statistics - ICOTS9, 2014, Flagstaff. Sustainability in statistics education, 2014.

18.
KATAOKA, V. Y. ; SILVA, C. B. ; Cazorla, I.M. . Analysis of Teachers´ Understanding of Covariation in the Vitruvian Man Context. In: International Conference on Teaching Statistics - ICOTS9, 2014, Flagstaff. Sustainability in Statistics Education, 2014.

19.
Trevethan, Hugo Mael Hernandez ; KATAOKA, V. Y. ; SILVA, C. B. ; Cazorla, I.M. . Investigation about Curricular Orientation in Teaching Statistics in Brazil and Mexico. In: International Conference on Teaching Statistics, 2014, Flagstaff. Sustainability in Statistics Education, 2014.

20.
KATAOKA, V. Y. ; SILVA, C. B. ; VENDRAMINI, C. M. M. ; Cazorla, I.M. . Cerme 7 - 7th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education. In: Cerme 7 - 7th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, 2011, Rzeszow. Proceedings of the Seventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education. Rzeswow: University of Rzeszow, 2011. v. 1. p. 818-827.

21.
SILVA, C. B.; Cazorla, I.M. ; KATAOKA, V. Y. ; MAGINA, S. M. P. . Exploring relations of Vitruvian Man to develop students' reasoning about variation. In: 8th International Conference on Teaching Statistics - ICOTS8, 2010, Ljubljana. Data and context in statistical education: Towards an evidence-based society. Ljubljana: International Statistical Institute - ISI, 2010.

22.
KATAOKA, V. Y. ; Trevethan, Hugo Mael Hernandez ; SILVA, C. B. . Independence of events: an analysis of knowledge level in different groups of students. In: 8th International Conference on Teaching Statistics - ICOTS8, 2010, Ljubljana. Data and context in statistical education: Towards an evidence-based society. Ljubljana: International Statistical Institute - ISI, 2010.

23.
Cazorla, I.M. ; CAMPOS, T. M. M. ; SILVA, C. B. ; KATAOKA, V. Y. . Trajectory and Prospects of Statistics Education in Brazil. In: 8th International Conference on Teaching Statistics - ICOTS8, 2010, Ljubljana. Data and context in statistical education: Towards an evidence-based society. Ljubljana: International Statistical Institute - ISI, 2010.

24.
Almeida, C.C. de ; KATAOKA, V. Y. ; SILVA, C. B. . Análise de um instrumento para medir o nível de letramento estatístico no ensino fundamental II. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), 2010, Salvador. Educação Matemática, Cultura e Diversidade. Salvador: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2010.

25.
KATAOKA, V. Y. ; OLIVEIRA, M. H. P. ; SILVA, C. B. ; VENDRAMINI, C. M. M. . Estratégia de Memória no processo de autorregulação da aprendizagem de Estatística: validação de uma escala. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), 2010, Salvador. Educação Matemática, Cultura e Diversidade. Salvador: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2010.

26.
KATAOKA, V. Y. ; SILVA, C. B. ; Cazorla, I.M. ; Nagamine, C.M.L. . Ambiente Virtual de Apoio ao Letramento Estatístico. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), 2010, Salvador. Educação Matemática, Cultura e Diversidade. Salvador: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2010.

27.
OLIVEIRA, M. H. P. ; SILVA, C. B. ; GARBINO, A. ; ANGRIMANI, D.S.R. ; Silva, E.F.F . Auto-regulação da aprendizagem de Estatística e sua relação com os processos de atenção e interação: um estudo com estudantes universitários. In: VI Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, 2009, Puerto Montt. Anais do VI Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, 2009.

28.
OLIVEIRA, M. H. P. ; KATAOKA, V. Y. ; SILVA, C. B. . Estratégias de Atenção e de Interação no Processo de Autorregulação da Aprendizagem de Estatística: validação de uma escala. In: IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2009, Taguatinga. Anais do IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2009.

29.
OLIVEIRA, M. H. P. ; KATAOKA, V. Y. ; SILVA, C. B. ; Silva, A. M. G. da ; Silva, C. A. da . A autorregulação de Estratégias de Memória em Estudantes Universitários de Cursos Tecnológicos de São Paulo. In: Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2009, Lavras. V Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2009.

30.
Almeida, C.C. de ; SILVA, C. B. ; KATAOKA, V. Y. . Letramento Estatístico dos alunos do ensino fundamental II. In: Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2009, Lavras. V Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2009.

31.
CAMPOS, T. M. M. ; SILVA, C. B. ; CAZORLA, I. M. . Statistical Literacy in Brazil in High and Middle school: an analysis of official documents. In: JOINT ICMI/IASE STUDY, 2008, Monterrey. Teaching Statistics in School Mathematics: Challenges for teaching and teacher education, 2008.

32.
SILVA, C. B.; COUTINHO, C. Q. E. S. . Reasoning about variation of a univariate distribution: a study with secondary mathematics teachers. In: JOINT ICMI/IASE STUDY, 2008, Monterrey. Teaching Statistics in School Mathematics: Challenges for teaching and teacher education, 2008.

33.
CAZORLA, I. M. ; SILVA, C. B. ; Utsumi, Miriam Cardoso . Contribution of Statistics in Teaching the concept of Mathematical Function. In: 11th International Congress on Mathematical Education, 2008, Monterrey. Disponível no site http://tsg.icme11.org/document/get/487, 2008.

34.
SILVA, C. B.; KATAOKA, V. Y. ; CAZORLA, I. M. . Registros de representação semiótica no ensino de probabilidade condicional e do Teorema de Bayes. In: 2º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - 2º SIPEMAT, 2008, Recife. 2º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - 2º SIPEMAT, 2008.

35.
KATAOKA, V. Y. ; CAZORLA, I. M. ; SILVA, C. B. ; OLIVEIRA, M. S. . O uso do R no ensino de Probabilidade na Educaçã Básica: animation e TeachingDemos. In: 18° Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, 2008, São Pedro. 18° Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, 2008.

36.
SILVA, C. B.; COUTINHO, C. Q. E. S. . Organização Matemática do conceito de Desvio Padrão nos livros didáticos de Ensino Médio. In: IV CIEM Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007, Canoas - RS. IV Ciem - Congresso Internacional de Educação Matemática, 2007.

37.
CAZORLA, I. M. ; Utsumi, Miriam Cardoso ; SILVA, C. B. ; Silva, Ivone Barreto da . Atitudes, crenças e significados de Jovens e Adultos sobre a Matemática. In: IV CIEM Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007, Canoas - RS. IV Ciem - Congresso Internacional de Educação Matemática, 2007.

38.
SILVA, C. B.; COUTINHO, C. Q. E. S. . The variation concept: a study with secondary school mathematics teachers. In: ICOTS 7- International Conference on Teaching Statistics, 2006, Salvador. Working cooperatively in Statistics Education, 2006. p. 1-4.

39.
SILVA, C. B.; COUTINHO, C. Q. E. S. . A noção de variabilidade: um estudo com professores de matemática do ensino fundamental e médio. In: VIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática - EBRAPEM, 2004, Londrina. Prioridades de Pesquisa em Educação Matemática: Quais os próximos desafios?, 2004.

40.
SILVA, C. B.; ALMOULOUD, S. A. . A compreensão de Média e Variabilidade como conceitos essenciais para a noção intuitiva de intervalo de confiança. In: II SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2003, Santos. II SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2003.

41.
Cazorla, I.M. ; Brito, M.R.F. de ; SILVA, C. B. ; Vendramini, C. . Adaptação e validação de uma escala de atitudes em relação à Estatística. In: Conferência Internacional Experiências e Perspectivas do ensino de Estatística - Desafios para o século XXI, 1999, Florianópolis. Experiências e Perspectivas do ensino de Estatística, 1999. v. 1. p. 45-57.

42.
SILVA, C. B.; Brito, M.R.F. de ; Cazorla, I.M. . Concepções e atitudes em relação à Estatística. In: Conferência Internacional, 1999, Florianópolis. Experiências e Perspectivas do ensino de Estatística, 1999. v. 1. p. 18-29.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Lima, A. V. de ; SILVA, C. B. . Atitudes em relação à Estatística: um estudo com alunos de graduação. In: XVI Simpósio Multidisciplinar da USJT, 2010, São Paulo. Universidade e Responsabilidade Social. São Paulo: Editora da Universidade São Judas, 2010.

2.
SILVA, C. B.; Lima, A. V. de ; KATAOKA, V. Y. ; Vendramini, C. . Letramento Estatístico dos Alunos Ingressantes na Disciplina Estatística. In: XV Simpósio Multidisciplinar da USJT, 2009, São Paulo. Ensino, Pesquisa e Extensão na Pós Graduação, 2009.

3.
VENDRAMINI, C. M. M. ; SILVA, C. B. ; KATAOKA, V. Y. ; CAZORLA, I. M. . Teoria de Resposta ao Item na Equalização de Um Teste Estatístico: Estudo Preliminar. In: 1o Congresso Brasileiro de Teoria de Resposta ao Item, 2009, Florianópolis. Anais do 1o Congresso Brasileiro de Teoria de Resposta ao Item, 2009.

4.
Trevethan, Hugo Mael Hernandez ; SILVA, C. B. ; Cazorla, I.M. ; KATAOKA, V. Y. . (In) Formal aspects of independent events. In: International Statistical Institute Conference, 2009, Durban. Statistics: our past, present & future, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, C. C. M. ; BARROSO, F. C. ; ARAUJO, L. V. B. ; UYETI, L. L. H. ; JESUS, M. D. B. O. ; VINICIUS, D. ; SILVA, C. B. . Avaliação da Resiliência em Universitários. In: X Mostra de Psicologia da Saúde / I Encontro Nacional de Psicologia da Saúde, 2017, São Bernardo do Campo. Transdisciplinaridade em Psicologia da Saúde: Discursos Possíveis, 2017.

2.
ALMEIDA, A. F. ; SILVA, J. A. A. ; OLIVEIRA, J. C. ; STANZIANI, L. S. ; LIMA, M. L. R. ; CARVALHO, M. G. ; SILVA, C. B. . Empregadas Domésticas: um estudo sobre engajamento no trabalho. In: X Mostra de Psicologia da Saúde/ I Encontro Nacional de Psicologia da Saúde, 2017, São Bernardo do Campo. Transdisciplinaridade em Psicologia da Saúde: Discursos Possíveis, 2017.

3.
VENDRAMINI, C. M. M. ; SILVA, C. B. ; CAMILO, C. C. ; VILELA, K. C. . O construto Atitudes: definição e medidas. In: 8o Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2017, Florianópolis. A formação em avaliação psicológica e a avaliação psicológica na formação, 2017.

4.
ALMEIDA, F. R. ; CAMPOS, C. ; SILVA, C. B. ; CALLEGARI, M. ; BRANDAO, M. R. F. . Evidências de Validade da escala de estados de humor em árbitros de basquetebol. In: IX International Congress and XVI Brazilian Congress of Sport Psychology, 2016, Belo Horizonte. olympic and Paralympic games: A sport psychology contribution to sport performance, 2016.

5.
CAMPOS, C. ; ALMEIDA, F. R. ; SILVA, C. B. ; CALLEGARI, M. ; BRANDAO, M. R. F. . Estados de Humor de atletas brasileiros paralímpicos e atletas convencionais. In: IX International Congress and XVI Brazilian Congress of Sport Psychology, 2016, Belo Horizonte. Olympic and Paralympic Games: A sport psychology contribution to sport performance, 2016.

6.
Cazorla, I.M. ; KATAOKA, V. Y. ; SILVA, C. B. ; Cotrim, R. ; Gasparetto, C. . Virtual Environment in support of Statistical Literacy - AVALE. In: 8th International Conference on Teaching Statistics - ICOTS8, 2010, Ljubljana. Data and context in statistical education: Towards an evidence-based society. Ljubljana: International Statistical Institute - ISI, 2010.

7.
Santos, T.V. ; Gomes, S.S. ; Teotônio, A.M. ; SILVA, C. B. ; Buriti, M.A. . Relação entre dança e qualidade de vida em idosos. In: XVI Simpósio Multidisciplinar da USJT, 2010, São Paulo. Universidade e Responsabilidade Social. São Paulo: Editora da Universidade São Judas, 2010.

8.
Teotônio, A.M. ; SILVA, C. B. ; Gomes, S.S. ; Santos, T.V. . Relação entre Atividade Física e Qualidade de Vida para os idosos. In: XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010, Curitiba. Formação e Produção do Conhecimento em Psicologia, 2010.

9.
OLIVEIRA, M. H. P. ; SILVA, C. B. ; KATAOKA, V. Y. ; VENDRAMINI, C. . Validação de uma escala de autorregulação da aprendizagem de estatística: um estudo com universitários de cursos tecnológicos de São Paulo. In: XXIII Reunion Latinoamericana de Matemática Educativa - RELME-23, 2009, Santo Domingo. Anais do RELME-23, 2009. p. 187-187.

10.
Vendramini, C. ; CAZORLA, I. M. ; SILVA, C. B. . A importância do uso adequado da linguagem estatística na comunicação de resultados da pesquisa científica em Psicologia. In: VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2007, São João Del Rei. ABRAPEE. Campinas: ABRAPEE, 2007.

11.
CAZORLA, I. M. ; SILVA, C. B. ; Carvalho, Dione Luchesi de . Educação Estatística na sala de aula. In: IX Encontro Nacional de Educação Matemática, 2007, Belo Horizonte. Diálogos entre a pesquisa e a prática educativa, 2007. v. único. p. 33-34.

12.
SILVA, C. B.; COUTINHO, C. Q. E. S. . Medidas de variação: um estudo deste conceito. In: XII Simpósio Multidisciplinar da USJT, 2006, São Paulo. Conhecimento e Inovação: 100 anos do vôo do 14 Bis. São Paulo: USJT, 2006. v. 1. p. 94-95.

13.
SILVA, C. B.; COUTINHO, C. Q. E. S. . O papel da representações gráficas na introdução ao Pensamento Estatístico: concepções de professores de matemática. In: II Seminário sobre Educação matemática, 2005, Campinas. 15 Congresso de Leitura do Brasil, 2005. v. 1.

14.
FERREIRA, C. L. ; SILVA, C. B. . Aplicação Desenvolvida com planilha eletrônica para análise da distribuição de frequencia para variável quantitativa. In: XI Simpósio Multidisciplinar da USJT, 2005, São Paulo. O que é Produção Científica?, 2005. v. 1. p. 96-96.

15.
SILVA, C. B.; COUTINHO, C. Q. E. S. . As variáveis didáticas envolvidas no ensino da distribuição de frequencias para variável quantitativa. In: XI Simpósio Multidisciplinar da USJT, 2005, São Paulo. O que é Produção científica?, 2005. v. 1. p. 98-98.

16.
BAZZAN, D. ; SILVA, C. B. . Estudo histórico sobre o surgimento da distribuição normal de probabilidades. In: XI Simpósio Multidisciplinar da USJT, 2005, São Paulo. O que é produção científica?, 2005. v. 1. p. 87-87.

17.
NIFOCI, R. E. M. ; SILVA, C. B. . Teorema de Pitágoras: uma aprendizagem significativa?. In: VII Encontro Paulista de Educação Matemática, 2004, São Paulo. Matemática na Escola: conteúdos e contextos, 2004. v. 1. p. 129-130.

18.
SILVA, C. B.; COUTINHO, C. Q. E. S. . Uma revisão de literatura sobre os conceitos de média aritmética e mediana. In: X Simpósio Multidisciplinar da USJT, 2004, São Paulo. Dez anos de Iniciação Científica, 2004. v. 1. p. 85-86.

19.
SILVA, C. B.. Média Aritmética ou Mediana: Eis a questão!. In: IX Simpósio Multidisciplinar da Universidade São Judas Tadeu, 2003, São Paulo. Avaliação Universitária, 2003. v. 1. p. 157-157.

20.
NIFOCI, R. E. M. ; SILVA, C. B. . A aprendizagem do Teorema de Pitágoras. In: IX Simpósio Multidisciplinas da Universidade São Judas Tadeu, 2003, São Paulo. Anais do IX Simpósio Multidisciplinas da USJT, 2003. v. 1. p. 86-86.

21.
NIFOCI, R. E. M. ; SILVA, C. B. . A aprendizagem do Teorema de Pitágoras. In: IX Simpósio Multidisciplinar da USJT, 2003, São Paulo. Avaliação Universitária, 2003. p. 86-86.

22.
SILVA, C. B.; Brito, M.R.F. de . Attitudes towards statistics: a study with undergraduate students. In: VI International Conference of Teaching Statistics, 2002, Cape Town. ICOTS 6, 2002. v. 1. p. 11-7-11-7.

23.
SILVA, C. B.; Brito, M.R.F. de ; Cazorla, I.M. ; Vendramini, C. . A influência das atitudes em relação à Matemática na formação das atitudes em relação à Estatística. In: Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, 2000, Caxambú. 14o. SINAPE, 2000. v. 2. p. 460-460.

24.
Cazorla, I.M. ; Brito, M.R.F. de ; SILVA, C. B. ; Vendramini, C. . Análise da Relação entre os aspectos afetivos e cognitivos com o desempenho em Estatística. In: Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, 2000, Caxambú. 14o. SINAPE, 2000. v. 1. p. 162-162.

25.
SILVA, C. B.; Brito, M.R.F. de . Atitudes em relação à Estatística: um estudo com alunos de Graduação. In: VI Simpósio Multidisciplinar: Educação à Distância, 2000, São Paulo. VI Simpósio Multidisciplinar: Educação à Distância, 2000. v. 1.

26.
Vendramini, C. ; Brito, M.R.F. de ; SILVA, C. B. ; Cazorla, I.M. . Análise da relação entre desempenho e atitudes em relação à Estatística. In: Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, 2000, Caxambú. 14o. SINAPE, 2000. v. 2. p. 536-536.

Apresentações de Trabalho
1.
MAGALHAES, M. N. ; SILVA, C. B. . ICOTS 2014 - Reflexões em Educação Estatística. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, C. B.; Cazorla, I.M. ; KATAOKA, V. Y. ; MAGINA, S. M. P. . Exploring relations of Vitruvian Man to develop students' reasoning about variation. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
KATAOKA, V. Y. ; Trevethan, Hugo Mael Hernandez ; SILVA, C. B. . Independence of events: an analysis of kno. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Cazorla, I.M. ; CAMPOS, T. M. M. ; SILVA, C. B. ; KATAOKA, V. Y. . Trajectory and prospects of Statistics Education in Brazil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, C. B.; Lima, A. V. de ; KATAOKA, V. Y. ; Vendramini, C. . Letramento Estatístico dos alunos ingressantes na Disciplina Estatística. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CAMPOS, T. M. M. ; SILVA, C. B. ; CAZORLA, I. M. . Statistical Literacy in Brazil in High and Middle school: an analysis of official documents. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, C. B.; COUTINHO, C. Q. E. S. . Reasoning about variation of a univariate distribution: a study with secondary mathematics teachers. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, C. B.; CAZORLA, I. M. ; Utsumi, Miriam Cardoso . Contribution of Statistics in Teaching the concept of Mathematical Function. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
KATAOKA, V. Y. ; SILVA, C. B. ; CAZORLA, I. M. . Desenvolvimento de situações didáticas para o ensino de estatística na escola básica: projeto avale. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SILVA, C. B.. A Estatística na Formação Profissional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
VENDRAMINI, C. ; SILVA, C. B. ; CAZORLA, I. M. . A importância do uso adequado da linguagem estatística na comunicação de resultados da pesquisa científica em Psicologia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CAZORLA, I. M. ; SILVA, C. B. ; Carvalho, Dione Luchesi de . Educação Estatística na sala de aula. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SILVA, C. B.. Tratamento da Informação e Estatística na Educação Básica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
SILVA, C. B.. Organização Matemática do conceito de Desvio Padrão nos livros didáticos de Ensino Médio. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
SILVA, C. B.. Atitudes, crenças e significados de Jovens e Adultos sobre a Matemática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
Cazorla, I.M. ; SILVA, C. B. . Educação Estatística 2000.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA, C. B.. Parecer para Statistical Education Research Journal. 2013.

2.
SILVA, C. B.. Parecer para Avaliação Psicológica. 2013.

3.
SILVA, C. B.. parecer para Universidade Estadual de Santa Cruz. 2013.

4.
SILVA, C. B.. Coordenadora de Avaliação de trabalhos do 12o CONIC. 2012.

5.
SILVA, C. B.. Parecerista do X Encontro Nacional de Educação Matemática. 2010.

6.
SILVA, C. B.. Coordenadora da Comissão Científica do XVI Simpósio Multidisciplinar da USJT: Universidade e Responsabilidade Social. 2010.

7.
SILVA, C. B.. Coordenadora da Sessão de Comunicações Orais do XVI Simpósio Multidisciplinar da USJT. 2010.

8.
SILVA, C. B.. Membro da Comissão Científica do I Encontro do Mestrado em Ciências do Envelhecimento. 2010.

9.
SILVA, C. B.. Parecerista ad hoc do BOLEMA. 2010.

10.
SILVA, C. B.. Coordenadora da Comissão Científica do XV Simpósio Multidisciplinar da USJT: Ensino, Pesquisa e Extensão na Pós Graduação. 2009.

11.
SILVA, C. B.. Comissão Científica do II Seminário Internacional de Educação Matemática. 2009.

12.
SILVA, C. B.. Parecerista do IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2009.

13.
SILVA, C. B.. Coordenador de Comunicações Orais do II Seminário Internacional de Educação Matemática - II SIEMAT. 2009.

14.
SILVA, C. B.. Parecerista do IX Encontro Paulista de Educação Matemática. 2008.

15.
SILVA, C. B.. Comissão Científica do XIII Simpósio Multidisciplinar da USJT: 25 anos de pós-graduação. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, C. B.. Métodos para validação de instrumentos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, C. B.. Análise Estatística com o auxílio do Software SPSS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
VENDRAMINI, C. ; SILVA, C. B. ; Cazorla, I.M. . Estatística para pesquisa em Psicologia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SILVA, C. B.; CAZORLA, I. M. ; VENDRAMINI, C. . Estatística para pesquisadores com o uso do software SPSS. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CAZORLA, I. M. ; SILVA, C. B. ; VENDRAMINI, C. . Estatística para pesquisa em Educação Matemática. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
CAZORLA, I. M. ; SILVA, C. B. ; Vendramini, C. . Estatística para formação do Professor Pesquisador. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
CAZORLA, I. M. ; SILVA, C. B. ; Vendramini, C. . Estatística para Pesquisa em Educação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LIMA, A. M. S.; CORONA, L. P.; SILVA, C. B.. Participação em banca de Aline Carolina Vivoda Cruz. Perfil psico-fisico-social de idosos jovens e muito idosos. 2018. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DO ENVELHECIMENTO) - Universidade São Judas Tadeu.

2.
VITA, A. C.; KATAOKA, V. Y.; SILVA, C. B.. Participação em banca de Joaldo Silva dos Santos. Passeios aleatórios e o conceito de chance na Educação Infantil: uma análise instrumental. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

3.
VENDRAMINI, C. M. M.; LOPES, F. L.; SILVA, C. B.. Participação em banca de Camila Cardoso Camilo. Evidências de Validade para uma escala de atitudes frente à Estatística construída no Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

4.
CORDANI, L. K.; PAES, A. T.; SILVA, C. B.. Participação em banca de Claudio Roberto de Oliveira. Julgando sob incerteza: heurísticas e vieses e o ensino de probabilidade e estatística. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo.

5.
PIETROPAOLO, R. C.; PRADO, M. E. B. B.; SILVA, C. B.. Participação em banca de Eduardo Keidin Sera. Conhecimento de professores para o ensino da leitura e construção de gráficos estatísticos na educação básica. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

6.
MAGALHAES, M. N.; SILVA, C. B.; SILVEIRA, M. H.. Participação em banca de Mariana Ribeiro Busatta Barberino. Ensino de Estatística através de projetos. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo.

7.
VITA, A. C.; SILVA, C. B.; KATAOKA, V. Y.. Participação em banca de Joaldo Silva dos Santos. Análise das Relações nas resoluções de tarefas envolvendo o conceito de chance por alunos da educação infantil mediadas pela maquete tátil. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

8.
BIANCHINI, B. L.; SILVA, C. B.; MIGUEL, M. I. R.. Participação em banca de Carlos Willians Paschoal. A modelagem matemática no ensino da Distribuição Exponencial para Engenharias. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
KATAOKA, V. Y.; SILVA, C. B.; VITA, A. C.. Participação em banca de Eliene Costa dos Santos Amorim. Avaliação da usabilidade do AVALE-EB para a aprendizagem de Variabilidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

10.
KATAOKA, V. Y.; SILVA, C. B.; VITA, A. C.. Participação em banca de Flávia Batista Santos. Análise da Construção de Pictogramas 3D no contexto da aprendizagem de probabilidade por estudantes cegos e videntes. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

11.
VIANA, A. B. N.; SILVA, C. B.; VENDRAMINI, C. M. M.. Participação em banca de Gustavo Salomão Viana. Atitude e Motivação em relação ao desempenho acadêmico de alunos do curso de graduação em administração em disciplinas de Estatística. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Administração de Organizações) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP.

12.
OLIVEIRA, M. H. P.; SILVA, C. B.; KATAOKA, V. Y.. Participação em banca de Florindo Contini Neto. Estratégias de memória na autorregulação da aprendizagem de Estatística de alunos do Ensino Médio. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

13.
KATAOKA, V. Y.; SILVA, C. B.; Karrer, Monica. Participação em banca de Vanderlei Toledo Severino. Ensino de Covariação no contexto do Homem Vitruviano. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

14.
Traldi Jr., A.; SILVA, C. B.; MAGINA, S. M. P.. Participação em banca de Maria do Carmo da Silva Rodrigues Miranda. Uma trajetória Hipotética de Aprendizagem: Leitura e Interpretação de gráficos e tabelas e medidas de tendência central em uma perspectiva construtivista. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

15.
MAGINA, S. M. P.; Traldi Jr., A.; SILVA, C. B.. Participação em banca de Claudio Monteiro Versa. A Estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentes. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

16.
KATAOKA, V. Y.; SILVA, C. B.; OLIVEIRA, M. H. P.. Participação em banca de Catia Candida de Almeida. Análise de um instrumento de Letramento Estatístico para o ensino fundamental II. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

17.
COUTINHO, C. Q. E. S.; SILVA, C. B.; SILVA, M. J. F.. Participação em banca de Roberto Canossa. O professor de Matemática e o trabalho com medidas separatrizes. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

18.
Carvalho, Dione Luchesi de; SILVA, C. B.; FIORENTINI, D.. Participação em banca de Keli Cristina Conti. O papel da estatística na inclusão de alunos da educação de jovens e adultos em atividades letradas. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

19.
Vendramini, C.; Primi, R.; SILVA, C. B.. Participação em banca de Julia Maria Barbosa Veiga. Evidências de Validade para a Prova do ENADE de Pedagogia. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade São Francisco.

20.
COUTINHO, C. Q. E. S.; SILVA, C. B.; BIANCHINI, B. L.. Participação em banca de Amari Goulart. O discurso sobre os conceitos probabilísticos para a escola básica. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
SILVA, A. F. G.; PIETROPAOLO, R. C.; SILVA, C. B.; PRADO, M. E. B. B.; GRANDO, R. C.. Participação em banca de Maria Gracilene de Carvalho Pinheiro. Ensino de Probabilidade nos anos iniciais: um estudo sobre o desenvolvimento profissional docente. 2018. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

2.
PRADO, M. E. B. B.; BORBA, R. E. S. R.; SILVA, A. F. G.; SILVA, C. B.; LIMA, R. N.. Participação em banca de Wanderlei Aparecida Grenchi. Contribuições de um Programa de Ensino para o Letramento Probabilístico na Educação Básica. 2016. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

3.
CAMPOS, T. M. M.; PAVANELLO, R. M.; SILVA, C. B.; PIETROPAOLO, R. C.; KATAOKA, V. Y.. Participação em banca de Raimundo José Barbosa Brandão. Formação do professor de Matemática para o ensino de Estatística: Estudo sobre uma licenciatura de matemática da Universidade Estadual do Maranhão. 2012. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
COSTA, N. M. L.; LOPES, C. E.; DIAS, M. A.; SILVA, C. B.; SILVA, A. F. G.. Participação em banca de Albano Dias Pereira Filho. Formação Continuada de professores para uma aula investigativa no ensino de probabilidade. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

2.
PRADO, M. E. B. B.; BORBA, R. E. S. R.; SILVA, A. F. G.; LIMA, R. N.; SILVA, C. B.; PIETROPAOLO, R. C.. Participação em banca de Wanderlei Aparecida Grenchi. Contribuições de um programa de ensino para o letramento probabilístico na Educação Básica. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

3.
MIRANDA, M. L. J.; VILELA JUNIOR, G. B.; SILVA, C. B.. Participação em banca de Fabiano Marques Camara. Relações entre prática de exercícios e variáveis estratégicas em gestão de pessoas. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu.

Qualificações de Mestrado
1.
CORDANI, L. K.; SILVA, C. B.; PAES, A. T.. Participação em banca de Claudio Roberto de Oliveira. Julgando sob incerteza: heurísticas e vieses na descrição das intuições para o ensino de probabilidade. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo.

2.
VENDRAMINI, C. M. M.; SILVA, C. B.; LOPES, F. L.. Participação em banca de Camila Cardoso Camilo. Evidências de Validade para uma escala de atitudes frente à Estatística construída no Brasil. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

3.
BIANCHINI, B. L.; SILVA, C. B.; MIGUEL, M. I. R.. Participação em banca de Carlos Willians Paschoal. A modelagem matemática no ensino de Distribuição Geométrica para engenharias. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
PIETROPAOLO, R. C.; SILVA, C. B.; PRADO, M. E. B. B.. Participação em banca de Eduardo Keidin Sera. Conhecimento de professores para o ensino da construção e leitura de gráficos estatísticos na educação básica. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

5.
KATAOKA, V. Y.; SILVA, C. B.; VITA, A. C.. Participação em banca de Eliene Costa dos Santos Amorim. Avaliação da Usabilidade da Sequencia de Ensino 'Planeta Agua" no AVALE. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

6.
MAGALHAES, M. N.; SILVA, C. B.; SILVEIRA, M. H.. Participação em banca de Mariana Ribeiro Busatta. Ensino de Estatística através de projetos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo.

7.
KATAOKA, V. Y.; SILVA, C. B.; VITA, A. C.. Participação em banca de Flávia Batista Santos. Análise da Construção de Pictogramas no contexto da aprendizagem de probabilidade. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SCHIMIDT, T. C. G.; CARNEVALE, C. V.; SILVA, C. B.. Participação em banca de Lorena Barbosa de Sousa.Medo da morte em graduandos da área da saúde: uma revisão literária. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade São Judas Tadeu.

2.
SILVA, C. B.; Vendramini, C.; VINICIUS, D.; MAGNANI, A.. Participação em banca de John Muller de Sena Ferraz e Rafaela Rodrigues de Porto Meir.Autoconceito e atitude como precursores no desempenho em estatística. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Judas Tadeu.

3.
SILVA, C. B.; GATTI, A. L.; ZAMLUTTI, M. E. M.. Participação em banca de Aline Alves de Lima.Atitudes em relação à velhice e crenças em relação ao idoso: um estudo com alunos de graduação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Judas Tadeu.

4.
LINARD, V. R.; MASINI, M. L. H.; LIMA, L. A. G.; SILVA, C. B.. Participação em banca de Tamiris Lopes Ferreira.Análise do envolvimento parental em um serviço de orientação à queixa escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Judas Tadeu.

5.
SILVA, C. B.; Buriti, M.A.; VITORINO, S. S.. Participação em banca de Vanessa Ferraz da Silva.Fatores determinantes de mudanças de atitudes em relação à Estatística: um estudo longitudinal com alunos de Psicologia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Judas Tadeu.

6.
SILVA, C. B.; KATAOKA, V. Y.; Aleixo, L.A.. Participação em banca de Thiago Mena.Enigma do Histograma: um jogo didático virtual para o desenvolvimento do raciocínio sobre o desvio padrão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade São Judas Tadeu.

7.
SILVA, S. A. P. S.; BRANDAO, M. R. F.; SILVA, C. B.. Participação em banca de Roberta Lais Zuppo Costa.Causas da Adesão de adolescentes do sexo feminino à prática de atividades físicas no tempo livre de um acampamento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu.

8.
SILVA, C. B.; CASTILLA, M. S. A. C.; DIPP, R. B.. Participação em banca de Daniele Bazzan.Estudo histórico sobre o surgimento da distribuição normal de probabilidades. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Sào Judas Tadeu.

9.
GAMA, E. F.; SILVA, C. B.; SOUZA, R. R.. Participação em banca de Misleine de Souza Freitas.Respostas Metabólicas às atividades aeróbias em idosos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Sào Judas Tadeu.

10.
SILVA, C. B.; MANRIQUE, A. L.; CARVALHO, M. C. C.. Participação em banca de Renata Ercília Mendes Nifoci.Teorema de Pitágoras: uma aprendizagem significativa?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade São Judas Tadeu.

11.
FELIPE, Y. X.; REZENDE NETO, A.; SILVA, C. B.. Participação em banca de Louiziane Trindade, Patricia Fausto, Rita Amaral e Vanessa B.Ansiedade, Stress e possíveis desencadeadores de pânico em universitários. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Judas Tadeu.

12.
LUNARDELO, M.; BARBOSA, A. J. G.; SILVA, C. B.. Participação em banca de Cristiane Farias, Selma Takahashi e Viviane Yoshino.Emulgel de Mikania Glomerata: Desenvolvimento e comparação do efeito antiinflamatório com emulgel de diclofenaco e de cataflan. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade São Judas Tadeu.

13.
BARBOSA, A. J. G.; MANAS, A. V.; SILVA, C. B.. Participação em banca de Renata da Conceição Cruz.O voluntariado no Contexto Universitário. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade São Judas Tadeu.

14.
WITTER, C.; BARBOSA, A. G.; SILVA, C. B.. Participação em banca de Adriano Bandini Tavares de Campos e Fabiane Sarti Guimarães.O uso do computador como recurso didático em psicologia: um estudo exploratório. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Judas Tadeu.

15.
BARBOSA, A. G.; SILVA, C. B.. Participação em banca de Dalvaci da Silveira.Hábito e compreensão de leitura em candidatos à docência: um estudo com alunos do curso de formação de professores de uma universidade particular.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade São Judas Tadeu.

16.
BARBOSA, A. J. G.; SILVA, C. B.. Participação em banca de Marcia Regina Sacco e Amélia Aparecida de Souza.O jogo como facilitador para aquisição da imagem corporal: um estudo exploratório com crianças de 3 a 4 anos. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu.

17.
BARBOSA, A. J. G.; SILVA, C. B.. Participação em banca de Camila Guering de Melo e Eliana Lucia Passos.Desenvolvimento Psicomotor. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Judas Tadeu.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Semesp e Fapesp - Caminhos para Inovação. 2018. (Encontro).

2.
8o Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. O construto Atitudes: definição e medidas. 2017. (Congresso).

3.
14a Jornada APOIAR "Saúde Mental e Interdisciplinaridade - Propostas e Pesquisas".Síndrome de Burnout em graduandos de Psicologia. 2016. (Simpósio).

4.
IASE 2015 Satellite Conference. Tree Diagram of possibilities: Analysis of its construction by blind students. 2015. (Congresso).

5.
III Forum de Discussão: Parâmetros Balizadores da pesquisa em Educação Matemática no Brasil.Cinco anos de evolução das pesquisas em Educação Estatística: uma análise da produção científica dos pesquisadores do GT-12. 2015. (Encontro).

6.
II Encontro Docente. 2014. (Encontro).

7.
International Conference on Teaching Statistics - ICOTS9. Analysis of Teachers´understanding of variation in the dot-boxplot context. 2014. (Congresso).

8.
I Workshop Nacional de Educação Estatística.Oficina de Variabilidade no Avale. 2014. (Encontro).

9.
8th International Conference on Teaching Statistics - ICOTS8. Exploring relations of Vitruvian Man to develop students' reasoning about variation. 2010. (Congresso).

10.
I Seminário de pesquisa sobre atitudes: construção e validação de instrumentos.Debate sobre o projeto de pesquisa "Desenvolvimento e validação de uma escala de atitudes em relação à Estatística". 2010. (Seminário).

11.
8o Workshop do Ambiente Virtual de Apoio ao Letramento Estatístico - AVALE.Avale vai à academia. 2009. (Oficina).

12.
II Seminário da Série Alfabetização Matemática, Estatística e Científica.Referenciais teórico-metodológicos da pesquisa em Educação Matemática e Estatística. 2009. (Seminário).

13.
II Seminário Internacional de Educação Matemática.II SIEMAT. 2009. (Seminário).

14.
IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Estratégias de Atenção e de Interação no Processo de Autorregulação da Aprendizagem de Estatística: Validação de uma escala. 2009. (Seminário).

15.
XV Simpósio Multidisciplinar da USJT.Letramento Estatístico dos Alunos Ingressantes na disciplina Estatística. 2009. (Simpósio).

16.
11ht International Congress on Mathematical Education. The contribution of Statistics in Teaching the concept of Mathematical Function. 2008. (Congresso).

17.
Encuentro Latinoamericanoen Enseñanza de la Estadística.Desenvolvimento de situações didáticas para o ensino de estatística na escola básica: projeto avale. 2008. (Encontro).

18.
JOINT ICMI/IASE STUDY.Statistical Literacy in Brazil in High and Middle school: an analysis of official documents. 2008. (Encontro).

19.
IV CIEM Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Organização Matemática do conceito de Desvio Padrão nos livros didáticos de Ensino Médio. 2007. (Congresso).

20.
IX Encontro Nacional de Educação Matemática.Diálogos entre a pesquisa e a prática educativa. 2007. (Encontro).

21.
VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. A importância da Estatística para a pesquisa em Psicologia. 2007. (Congresso).

22.
XIII Simpósio Multidisciplinar da USJT.Mini Curso de Estatística para pesquisadores. 2007. (Simpósio).

23.
29a Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.Estatística para Pesquisa em Educação. 2006. (Encontro).

24.
ICOTS 7 - International Conference on Teaching Statistics. The variation concept: a study with secondary school mathematics teachers. 2006. (Congresso).

25.
VIII Encontro Paulista de Educação Matemática.Estatística para a formação do Professor Pesquisador. 2006. (Outra).

26.
XII Simpósio Multidisciplinar da USJT.Medidas de Variação: Um estudo deste conceito. 2006. (Simpósio).

27.
II Seminário sobre Educação matemática. 15 Congresso de Leitura do Brasil. 2005. (Congresso).

28.
XI Simpósio Multidisciplinar da USJT.Aplicação desenvolvida com planilha eletrônica para análise da distribuição de frequencia para variável quantitativa. 2005. (Simpósio).

29.
XI Simpósio Multidisciplinar da USJT.Estudo histórico sobre o surgimento da distribuição normal de probabilidades. 2005. (Simpósio).

30.
XI Simpósio Multidisciplinar da USJT.As variáveis didáticas envolvidas no ensino de distribuição de frequencias para variável quantitativa. 2005. (Simpósio).

31.
VII Encontro Paulista de Educação Matemática.Teorema de Pitágoras: uma aprendizagem significativa?. 2004. (Encontro).

32.
VIII Encontro Brasileiro de estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática - EBRAPEM.A noção de variabilidade: um estudo com professores de matemática do ensino fundamental e médio. 2004. (Encontro).

33.
X Simpósio Multidisciplinar da USJT.Uma revisão de literatura sobre os conceitos de média aritmética e mediana. 2004. (Simpósio).

34.
II SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.A compreensão de média e variabilidade como conceitos essenciais para a noção intuitiva de intervalo de confiança. 2003. (Seminário).

35.
IX Simpósio Multidisciplinar da Universidade São Judas Tadeu.Média aritmética ou mediana: eis a questão!. 2003. (Simpósio).

36.
IX Simpósio Multidisciplinar da USJT.A aprendizagem do Teorema de Pitágoras. 2003. (Simpósio).

37.
The sixth International Conference on Teaching Statistics. Attitudes Towards Statistics: a study with undergraduate students. 2002. (Congresso).

38.
VII Simpósio Multidisciplinar.I Encontro de Pós-Graduação Lato Sensu da USJT. 2001. (Encontro).

39.
14o. Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.14o. Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística. 2000. (Simpósio).

40.
1o. Workshop de Psicologia e Educação: Educação Preventiva.1o. Workshop de Psicologia e Educação: Educação Preventiva. 1999. (Encontro).

41.
Conferência Internacional Experiências e Perspectivas para o ensino de Estatística - Desafios para o século XXI. Conferência Internacional Experiências e Perspectivas para o ensino de Estatística - Desafios para o século XXI. 1999. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, C. B.. 12o Congresso Nacional de Iniciação Científica. 2012. (Congresso).

2.
SILVA, C. B.. XVI Simpósio Multidisciplinar da USJT. 2010. (Outro).

3.
SILVA, C. B.. XV Simpósio Multidisciplinar da USJT. 2009. (Outro).

4.
SILVA, C. B.. XIII Simpósio Multidisciplinar da USJT. 2007. (Outro).

5.
SILVA, C. B.. VIII Simpósio Multidisciplinar "Ciência e Educação". 2002. (Outro).

6.
SILVA, C. B.. VII Simpósio Multidisciplinar "O que é Ciência, Afinal?. 2001. (Outro).

7.
SILVA, C. B.. VI Simpósio Multidisciplinar "Educação à Distância". 2000. (Outro).

8.
SILVA, C. B.. V Simpósio Multidisciplinar. 1999. (Outro).

9.
SILVA, C. B.. III Simpósio Multidisciplinar: "Ensino profissionalizante x Formação de Cientistas". 1997. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
John Muller de Sena Ferraz e Rafaela Rodrigues de Porto Meir. Autoconceito e atitude como precursores no desempenho em Estatística. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Cláudia Borim da Silva.

Iniciação científica
1.
Aline Alves de Lima. Atitudes em relação à velhice e crenças em relação ao idoso: um estudo com alunos de graduação. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Cláudia Borim da Silva.

2.
Vanessa Ferraz da Silva. Fatores desencadeadores de mudanças das atitudes em relação à Estatística: um estudo com alunos de Psicologia. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Cláudia Borim da Silva.

3.
Aline Vieira de Lima. Atitudes e letramento estatístico: Um diagnóstico com alunos de graduação. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Cláudia Borim da Silva.

4.
Thiago Mena. Enigma do Histograma: um jogo didático virtual para o desenvolvimento do raciocínio sobre o desvio padrão. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Cláudia Borim da Silva.

5.
Daniele Bazzan. Estudo histórico sobre o surgimento da Distribuição Normal de Probabilidades. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Cláudia Borim da Silva.

6.
Renata Ercília Mendes Nifoci. Teorema de Pitágoras: uma aprendizagem significativa?. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Cláudia Borim da Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Tássia V. Santos, Simone S.Gomes e Aline M. Teotônio. Relação entre Dança e qualidade de vida em idosos. 2010. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Cláudia Borim da Silva.

2.
Alex P. Leite, Ana B. S. de Carvalho e Bárbara S.N.C.Gomes. Auto-estima em idosos: um estudo sobre possíveis fatores determinantes. 2010. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Cláudia Borim da Silva.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 12:28:06