Cássia Jacqueline Fernandes Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6012871045098164
  • Última atualização do currículo em 19/01/2017


Doutora em Linguística Teórica e Descritiva, possui vasta experiência como professora de Língua Portuguesa nos em diversos cursos de graduação, especialmente em Pedagogia. Atuou como professora de Ensino Médio por, aproximadamente, 20 anos; Coordenadora de Área nos Colégios Santo Agostinho e Coleguium e Consultora Pedagógica, no Bernoulli Sistema de Ensino. A preocupação em desenvolver habilidades de leitura e escrita para uma prática efetiva de linguagem sempre é seu objetivo. Tanto como professora, quanto como gestora, procura dar ênfase ao fato de que o domínio da língua, em sua representação oral ou escrita, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensiná-la, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos, necessários ao exercício da cidadania, direito inalienável de todos e único meio de ascensão social. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cássia Jacqueline Fernandes Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, C. J. F.


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2012
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O Apêndice de Comentário no Português do Brasil: uma análise baseada em Corpus, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Tommaso Raso.
Palavras-chave: Estrutura Informacional; Apêndice de Comentário; Teoria da Língua em Ato; Unidades Informacionais; Padrão Informacional; Atos de fala.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1999 - 2003
Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Letras.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: A hipertextualidade em :,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Márcia Marques Morais.
Palavras-chave: Hipertextualidade, espaços-mentais, polifonia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1992 - 1994
Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte, UNI-BH, Brasil.
1988 - 1991
Graduação em Letras.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte, UNI-BH, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Encontro de Lideranças: liderando com talentos. (Carga horária: 9h).
Coleguium, CG, Brasil.
2010 - 2010
2º Encontro de Lideranças. (Carga horária: 10h).
Coleguium, CG, Brasil.
2009 - 2009
1º Encontro de Lideranças. (Carga horária: 10h).
Coleguium, CG, Brasil.
2008 - 2008
C-ORAL-ROM:REFERENCE CORPORA SPONTANEOUS II. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Pragmática da fala espontânea. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Transcrição e Análise da Fala. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2007 - 2007
ANÁLISE PROSÓDICO-DISC. FALA ESPONT. C/ WINPITCH. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2007 - 2007
C-ORAL-ROM: REFERENCE CORPORA SPONTANEOUS. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2007 - 2007
Fonética Acústica. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2007 - 2007
Seminário sobre a Teoria da Relevância. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Bernoulli Sistema de Ensino, BSE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor Pedagógico, Carga horária: 44


Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 26

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 14

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 14

Atividades

02/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
04/2013 - 07/2014
Ensino, Gestão de Manutenção Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação Técnica
02/2012 - 07/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
2/2012 - 7/2012
Ensino, Comércio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
2/2012 - 7/2012
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
4/2011 - 7/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Língua Portuguesa

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Estudante de Pós-Graduação, D, Enquadramento Funcional: Nenhum
Outras informações
Atividades: 02/2007 - Atual - Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Letras, Departamento de Linguística Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos baseados em corpora 02/2007 - Atual - Atividades de Participação em Projeto, Faculdade de Letras, Departamento de Linguística Projeto de Pesquisa: O corpus C-ORAL-BRASIL


Coleguium, CG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisor de Língua Portuguesa, Carga horária: 30

Atividades

08/2008 - 08/2011
Direção e administração, Coleguium, .

Cargo ou função
Supervisor de Língua Portuguesa do EFI. EFII, EM e Pré-Vestibular.

Faculdade Pitágoras, FP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15

Atividades

08/2009 - 07/2011
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos I e II
08/2009 - 07/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos I e II
08/2009 - 07/2010
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Discurso e Argumentação Jurídicos
08/2009 - 07/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos I e II

Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 4

Atividades

02/2007 - 12/2009
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos I e II; Arte e Cultura; Metodologia da Língua Portuguesa

Colégio Santo Agostinho, CSA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 26

Atividades

3/1999 - 12/2007
Direção e administração, Colégio Santo Agostinho, .

Cargo ou função
Coordenadora de Língua Portuguesa - 1º e 2º grau.
3/1998 - 12/2007
Outras atividades técnico-científicas , Colégio Santo Agostinho, Colégio Santo Agostinho.

Atividade realizada
Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação..

Colégio Cenecista de Sete Lagoas, CNEC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16



Projetos de pesquisa


2007 - 2012
O Corpus C-ORAL-BRASIL
Descrição: Descrição: O projeto C-ORAL-BRASIL estuda a fala espontânea do português brasileiro através da compilação de um corpus comparável aos corpora do projeto C-ORAL-ROM.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 5) / Mestrado acadêmico ( 3) / Doutorado ( 3) . Integrantes: Heliana Mello - Integrante / Tommaso Raso - Coordenador / Cássia J. Oliveira - Integrante n/ Lucas Goulart - Integrante / Lucia Ferrari - Integrante / Bruna Maia Rocha - Integrante / Adriana Ramos - Integrante / Priscila Osorio Cortes - Integrante / Maryualê Malvessi Mittmann - Integrante. Financiador(es): Banco Santander Banespa - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T & A: 13..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Cássia Jacqueline Fernandes Oliveira - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, C. J. F.2010OLIVEIRA, C. J. F.. O Apêndice de Comentário: classificação informacional e morfossintática à luz da teoria da Língua em Ato. Letra Magna, v. Ano 06, p. 2º sem, 2010.

2.
OLIVEIRA, C. J. F.2009 OLIVEIRA, C. J. F.. Apêndice de Comentário e Comentários Ligados: uma distinção à luz da Teoria da Língua em Ato. Letra Magna, v. 05, p. 1/05-16, 2009.

3.
OLIVEIRA, C. J. F.2009OLIVEIRA, C. J. F.. Distinção entre Apêndice de Comentário, Comentários Ligados e Inciso, três unidades informacionais, em final de enunciado, à luz da Teoria da Língua em Ato. Letra Magna, v. 2, p. 1/1-16/1, 2009.

4.
OLIVEIRA, C. J. F.2008 OLIVEIRA, C. J. F.. A HIPERTEXTUALIDADE EM. Letra Magna (Online), v. 09, p. 01/08-01/17, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, C. J. F.. O Apêndice de Comentário no Português do Brasil: uma análise baseada em corpus. In: Mello, H; Pettorino, M; Raso, T.. (Org.). Proceedings of the 7th GSPC International conference: speech and corpora. 1ed.Firenze: Firenze University Press, 2013, v. 1, p. 212-216.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OLIVEIRA, C. J. F.. A singularidade de seus olhos azuis. Cidade - a revista de Contagem, Contagem, p. 63 - 63, 01 dez. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, C. J. F.. A Unidade de Apêndice de Comentário - uma análise informacional a partir de dados do C-ORAL-BRASIL. In: X Encontro de Linguística de Corpus., 2012, Belo Horizonte. Anais do X Encontro de Linguística de Corpus: Aspectos Metodológicos dos Estudos de Corpora. Deise Prima Dutra, Heliana Ribeiro de Mello (org).. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2012. p. 199-222.

Artigos aceitos para publicação
1.
OLIVEIRA, C. J. F.. O Apêndice de Comentário: classificação informacional e morfossintática à luz da teoria da Língua em Ato. Letra Magna, 2010.

2.
OLIVEIRA, C. J. F.. Distinção entre Apêndice de Comentário, Comentários Ligados e Inciso, três unidades informacionais, em final de enunciado à luz da Teoria da Língua em Ato. e-Hum, 2009.

3.
OLIVEIRA, C. J. F.. A hipertextualidade em "As margens da alegria" e "Os cimos" - dois contos das primeiras histórias. Letra Magna (Online), 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, C. J. F.. A unidade de Apêndice de Comentário (APC) no Português do Brasil (PB). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
OLIVEIRA, C. J. F.. A unidade de Apêndice de Comentário no Português do Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
OLIVEIRA, C. J. F.. O apêndice de comentário no PB: uma análise baseada em corpus. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
OLIVEIRA, C. J. F.. A Teoria da Língua em Ato e a unidade de Apêndice de Comentário. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
OLIVEIRA, C. J. F.; RASO, Tommaso ; MITTMANN, M.V. ; VALE, H. P. . C-ORAL-BRASIL:análise exploratória de um corpus de fala espontânea. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, C. J. F.. Como responder questões discursivas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
OLIVEIRA, C. J. F.. Como responder questões de Múltipla-escolha. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
OLIVEIRA, C. J. F.. Percepção, Leitura e Análise de Imagens e Infográficos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
OLIVEIRA, C. J. F.. Como responder questões objetivas de Múltipla-escolha. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
OLIVEIRA, C. J. F.. Como responder questões discursivas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
OLIVEIRA, C. J. F.; RASO, Tommaso . Análise discursivo-prosódica da fala espontânea com o sotware Winpitch. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
OLIVEIRA, C. J. F.. Manual de Instruções Administrativas da CONTAX. 2007. (Manual de Instruções).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, Maria Carolina da; OLIVEIRA, C. J. F.. Participação em banca de Joaquina Pereira Soares; Viviane Tolentino da Silva.Alfabetização e letramento: a inserção da criança nas práticas de leitura e escrita na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Una.

2.
THOMAZINI, Áurea R. G.; OLIVEIRA, C. J. F.. Participação em banca de LAGE, Rosane da Cruz.Violência escolar: que conceito é este. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário UNA.

3.
OLIVEIRA, C. J. F.; TELES, Rosângela M.. Participação em banca de LOPES, Rosimar V. Martins.Os jogos digitais e o processo de alfabetização escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário UNA.

4.
OLIVEIRA, C. J. F.; SILVA, Maria Carolina da. Participação em banca de CARVALHO, Vanuza da C..A prática do balé na educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário UNA.

5.
OLIVEIRA, C. J. F.; SILVA, Maria Carolina da. Participação em banca de SOUZA, Cristine E. R.; FERREIRA, Raquel M..Princesas: a produção da identidade feminina nos filmes da Disney "Pocahontas" e a "Princesa e o Sapo". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário UNA.

6.
OLIVEIRA, C. J. F.; BARRETO, Anna Flávia A. L.. Participação em banca de RAMOS, Giovanna S.; PEREIRA, Ester, J.."Se Liga": uma proposta de reintegração social dos adolescentes egressos do sistema socioeducativo no Estado de MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário UNA.

7.
OLIVEIRA, C. J. F.; BARRETO, Anna Flávia A. L.. Participação em banca de BRAGA, Fabíola A. do C.; FERNANDES, Ilza A..Educação e Cidadania: análise do conteúdo de livros didáticos durante o Regime Militar Brasileiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário UNA.

8.
OLIVEIRA, C. J. F.. Participação em banca de BATISTA, Débora de S; PAULA, Eliana M. de..A importância da atuação do pedagogo nas empresas de BH. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário UNA.

9.
OLIVEIRA, C. J. F.. Participação em banca de SILVA, Luzia de F; BENTO, Mara B..O currículo formal e as relações geracionais na EJA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário UNA.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
OLIVEIRA, C. J. F.; ROCHA, J. M. da S.. Qualidade na Educação Infantil. 2011. Centro Universitário UNA.

2.
OLIVEIRA, C. J. F.. Seleção de Professor - Rede Coleguium. 2010. Coleguium.

3.
OLIVEIRA, C. J. F.. Seleção de Professor - Rede Coleguium. 2009. Coleguium.

4.
RIBEIRO, M.; FIGUEIREDO, E. L.; OLIVEIRA, C. J. F.. Seleção de Professor - Rede Coleguium. 2008. Coleguium.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FÓRUM UNA - HOMOFOBIA E EDUCAÇÃO. 2012. (Outra).

2.
VII International GSCP Conference: Speech and corpora. A unidade de Apêndice de Comentário (APC) no Português do Brasil (PB). 2012. (Congresso).

3.
3º Encontro de Lideranças do Coleguium: buscando talentos pessoais. 2011. (Encontro).

4.
V Escola Brasileira de Linguística Computacional. 2011. (Seminário).

5.
X Encontro de Linguística de Corpus. A unidade de Apêndice de Comentário no Português do Brasil. 2011. (Congresso).

6.
A GESTÃO DE PESSOAS VOLTADA PARA O CÉREBRO. 2010. (Encontro).

7.
The C-ORAL-BRASIL Corpus - VIII INSTITUTO DE LINGUISTICA:The study of Illocution and Information Patterning:. 2010. (Congresso).

8.
Potencializando o exercício da liderança. 2009. (Encontro).

9.
The European Colonial Expansion:Linguistic losers and winners, where and why?. 2009. (Outra).

10.
4º Simpósio Nacional e 1º Simpósio Internacional de Letras.A Teoria da Língua em Ato e a Unidade Informacional de Apêndice de Comentário. 2008. (Simpósio).

11.
Apresentação da teoria da língua em ato ao Português do Brasil. 2007. (Outra).

12.
C-ORAL-ROM BUILDING AND TAGGING REFERENCE CORPORA OF SPONTANEOUS SPEECH) - VIII INSTITUTO DE LINGUISTICA. 2007. (Outra).

13.
Encontro do NELC. 2007. (Encontro).

14.
V CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. 2007. (Congresso).

15.
Gramática Extratificacional - Seminário da Linha G/UFMG:. 2006. (Seminário).

16.
Linguagem e Cognição - uso de analogias e metáforas no ensino de balé em escolas de BH - Seminário da Linha G/UFMG:. 2006. (Seminário).

17.
O indefinido anafórico - Seminário da Linha G/UFMG:. 2006. (Seminário).

18.
Perspectiva Cognitiva x Perspectiva Interacional/Cognitiva/Cultural - Seminário da Linha G/UFMG:. 2006. (Seminário).

19.
Seminário da Linha G/UFMG: Pressupostos teóricos da Lingüística Cognitiva. 2006. (Seminário).

20.
Uma metáfora musical no universo ou a descendência científica de uma metáfora musical - Seminário da Linha G/UFMG:. 2006. (Seminário).

21.
IV Congresso Nacional de Educadores Agostinianos. 2005. (Congresso).

22.
II simpósio em Educação do colégio Santo Agostinho. 2004. (Simpósio).

23.
I Simpósio em Educação do Colégio Santo Agostinho. 2003. (Simpósio).

24.
Seminário sobre a Escola do Futuro, mministrado pela USP. 2001. (Seminário).

25.
Curso de capacitação docente, ministrado pela USP. 2000. (Encontro).

26.
II Seminário Internacional sobre Guimarães Rosa. 2000. (Seminário).

27.
Simpósio Internacioanl de Análise do discurso. 1998. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
BARBOSA, A R.. A MODALIZAÇÃO NAS MANCHETES DE PRIMEIRA PÁGINA E O PAPEL DO REVISOR. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em LP) - Universidade Católica de MG. Orientador: Cássia Jacqueline Fernandes Oliveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daniele de Oliveira; Soraia Kênia Batalha. Educação e Novas Tecnologias: as TIC como recurso metodológico para educação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Una. Orientador: Cássia Jacqueline Fernandes Oliveira.

2.
Rosimar Vieira Martins Lopes. Os jogos digitais e o processo de alfabetização escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - centro universitário UNA. Orientador: Cássia Jacqueline Fernandes Oliveira.

3.
Denise Ferreira Pinto. A presença da música no currículo de Pedagogia: a prática docente com a educação musical no ensino fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - centro universitário UNA. Orientador: Cássia Jacqueline Fernandes Oliveira.

4.
FERREIRA, P A; RIBEIRO, M J F.. A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Presidente Antônio Carlos. Orientador: Cássia Jacqueline Fernandes Oliveira.



Outras informações relevantes


Membro pesquisadora do NELC/UFMG  -  
Membro pesquisadora do C-ORAL-BRASIL/UFMG



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 7:27:21