Glauco da Silva Aguiar

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8015988367814929
  • Última atualização do currículo em 12/09/2018


Glauco da Silva Aguiar possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela UERJ (1991), mestrado em Educação pela PUC-Rio (2001) e doutorado em Educação pela PUC-Rio (2008). Atualmente é professor do Mestrado Profissional em Avaliação do Programa de Pós-Graduação da Fundação CESGRANRIO e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Avaliação da Faculdade CESGRANRIO. É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática SBEM_RJ e integra o GT Avaliação e Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Desenvolve trabalhos e pesquisas na área de Educação, Educação Matemática e Estatística, com ênfase em Análise e Interpretação de Dados, Avaliação de Sistemas e Programas Educacionais, Currículo de Matemática e Desigualdades Educacionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Glauco da Silva Aguiar
Nome em citações bibliográficas
AGUIAR, G. S.

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Cesgranrio, Mestrado profissional em Avaliação.
Rua Cosme Velho Nº 155
Cosme Velho
22241125 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 35059800
Ramal: 9825
Fax: (21) 35059814
URL da Homepage: http://www.cesgranrio.org.br/


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Estudo Comparativo entre Brasil e Portugal sobre diferenças nas ênfases curriculares de Matemática a partir da análise do Funcionamento Diferencial do Item (DIF) do PISA 2003, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Francisco Creso Junqueira Franco Junior.
Palavras-chave: DIF; PISA; Estudos Comparativos; Educação Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1999 - 2001
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Quem Ensina Matemática no Brasil? Um estudo dos perfis dos professores a partir dos dados do SAEB 1997 e 1999,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Francisco Creso Franco.
Palavras-chave: SAEB; Professores de Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
1994 - 1995
Especialização em Informática Aplicada à Educação. (Carga Horária: 390h).
Faculdade de Humanidades Pedro II, FAHUPE, Brasil.
Título: Informática Aplicada à Educação.
Orientador: Hilda Ferreira Adão.
1987 - 1991
Graduação em Licenciatura Plena Em Matemàtica.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Avaliação de Impacto de Programas e Políticas Sociais. (Carga horária: 30h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2016 - 2016
M&A: Gestão de Projetos Voltada para Resultados. (Carga horária: 8h).
Caminho Melhor Jovem, CMJ, Brasil.
2016 - 2016
Evaluation Capacities Development Program for the Latin American and Caribe. (Carga horária: 40h).
International Program for Development Avaluation Trianing, IPDET, Brasil.
2004 - 2004
Introdução à Teoria de Resposta ao Item. (Carga horária: 24h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2004 - 2004
Técnicas de Amostragem em Pesquisa Educacional. (Carga horária: 24h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matem. (Carga horária: 120h).
Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matem. (Carga horária: 120h).
Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.
1998 - 1998
A Inteligencia emocional e a Resolução de problema. (Carga horária: 20h).
Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.
1997 - 1997
Informática Educacional. (Carga horária: 16h).
Fundação ProEducar, FPE, Brasil.
1996 - 1997
Formação de Oficiais.
Ministério da Defesa, MD, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Cesgranrio, CESGRANRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Outras informações
Ensino, Mestrado Profissional em Avaliação, Nível: Pós-Graduação Disciplina Ministrada: Análise e Interpretação de dados

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40
Outras informações
Docente do Mestrado Profissional em Avaliação

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Outras informações
Ensino, Mestrado Profissional em Avaliação, Nível: Pós_Graduação Disciplina Ministrada: Meta-avaliação

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Outras informações
Ensino, Mestrado Profissional em Avaliação, Nível: Pós-Graduação Disciplina: Análise e Interpretação de Dados

Atividades

02/2015 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Meta-Avaliação - Seminário de Orientação de Projetos de Dissertação
01/2015 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise e Interpretação de Dados
02/2014 - 05/2014
Ensino, Mestrado Profissional em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise e Interpretação de Dados

Centro de Políticas públicas e Avaliação da Educação, CAED, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisas e acessorias na área de Avaliação educacional de Sistemas.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto de Pesquisa "saberes docentes versus saberes discentes".

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessoria, Carga horária: 20
Outras informações
Elaboração da Matriz de Referência em Matemática para o Estado de Pernambuco. Membro da equipe do Projeto de Pesquisa "Saberes docentes versus saberes discentes: convergências e divergências", aprovado no Edital: Termo de Cooperação entre a PUC-Rio e a UFJF. Chamada para a Apresentação de Projetos de Pesquisa. Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentos de Avaliação de Competências da Educação Básica - 2013


Fundação Osório, FO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Matemática e Estatística, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de Matemática do Quadro Complementar de Oficiais, cedido pelo Colégio Militar do Rio de Janeiro, ao qual permanece vinculado. Disciplinas ministradas: Matemática _ EF Estatística _ EM Profissionalizante

Atividades

01/2007 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor coordenador da Olímpiada Brasileira de Matemática

Colégio Militar do Rio de Janeiro, CMRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Quadro de Magistério Militar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Transferido por interesse próprio de Juiz de Fora (CMJF) para o Rio de Janeiro (CMRJ), assumiu as funções Chefe da seção de ensino de matemática e professor de Matemática. Disciplinas Matemática Desenho Geométrico (Descritiva)


Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, ECEME, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor da Escola de Comando e Estado-Maior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor permanente dos Programas de Pesquisa e Pós-graduação da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, conduzidos pelo Instituto Meira Mattos, que tem por finalidade coordenar, orientar, desenvolver e disseminar a pesquisa científica, a pós-graduação e os estudos em Ciências militares e Defesa, criando oportunidades de pós-graduação para militares e civis.

Atividades

04/2012 - Atual
Ensino, Mestrado em Ciências Militares, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa em Ciências Militares I

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisador do Projeto Observatório das periferias Urbanas desenvolvido pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense FEBF/UERJ. Linha de Pesquisa: Currículo de Matemática das escolas Públicas


Sociedade Brasileira de Educação Matemática _ RJ, SBEM_RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Membro da Diretoria 2013-2015, Enquadramento Funcional: Tesoureiro
Outras informações
Tesoureiro da Regional Rio de Janeiro da SBEM, para o triênio 2013-2015

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Membro da Diretoria 201-2012, Enquadramento Funcional: Tesoureiro
Outras informações
Tesoureiro da SBEM Regional Rio de Janeiro para o triênio 2010-2012


Colégio Militar de Juiz de Fora, CMJF, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Quadro de Magistério Militar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aprovado em primeiro lugar entre os candidatos do Estado do Rio de Janeiro para o Concurso Público de Admissão ao Curso de Formação de Oficiais do Exército - Magistério, na área de Matemática, à Escola de Administração do exército. Designado para o CMJF, assumiu a função de subchefe da seção de ensino de Matemática. Disciplinas Matemática

Atividades

03/1997 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor coordenador da Olímpíada Brasileira de Matemática

Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, SME_RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 40

Atividades

11/1992 - 12/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Fundacão Roberto Marinho, FRM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Enquadramento Func: Consultor, Carga horária: 0
Outras informações
Consultor do Projeto Tecendo o Saber - séries iniciais do Ensino Fundamental Atualização do material de Matemática do Telecurso 2000 - Ensino Médio elaboração de atividades para os alunos


Colégio de Aplicação da UERJ, CAP/UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de matemática da Educação Básica, Carga horária: 40
Outras informações
Professor contratado de Matemática para os ensinos fundamental e Médio. Disciplina: Matemática


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PUC, Carga horária: 20
Outras informações
Integrante do Grupo de pesquisa Projeto Geração GERES 2005


Colégio e Curso Martins, CCM, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática da Educação Básica, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Perfil Profissional do Gestor em Processos de Avaliação
Descrição: O objetivo da pesquisa é conhecer, analisar e consolidar competências e habilidades esperadas na atuação profissional do Gestor em Processos de Avaliação, como é registrado em documentos e publicações referentes ao campo da avaliação, no Brasil. Pretende-se, assim, manter a aderência da formação desse tecnólogo à realidade do mundo do trabalho em avaliação. Fazem parte do desenvolvimento deste Projeto de Pesquisa os seguintes subprojetos: 1) O Gestor em Processos de Avaliação nos Editais de Avaliação. 2) O Gestor em Processos de Avaliação no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. 3) O Gestor em Processos de Avaliação e a Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. 4) O Gestor em Processos de Avaliação nos periódicos da áreaO objetivo da pesquisa é conhecer, analisar e consolidar competências e habilidades esperadas na atuação profissional do Gestor em Processos de Avaliação, como é registrado em documentos e publicações referentes ao campo da avaliação, no Brasil. Pretende-se, assim, manter a aderência da formação desse tecnólogo à realidade do mundo do trabalho em avaliação. Fazem parte do desenvolvimento deste Projeto de Pesquisa os seguintes subprojetos: 1) O Gestor em Processos de Avaliação nos Editais de Avaliação. 2) O Gestor em Processos de Avaliação no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. 3) O Gestor em Processos de Avaliação e a Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. 4) O Gestor em Processos de Avaliação nos periódicos da área.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Glauco da Silva Aguiar - Coordenador / Ligia Gomes Elliot - Integrante / Márcia Malaquias Braz - Integrante / Aline Ferreira Fiuza Resse de Gouvea - Integrante / Laura Ferreira do Rego Barros - Integrante / Antônio Carlos Vieira Fraga - Integrante / Lívia Cabral Guedes Cavalcanti - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
2016 - Atual
Cultura da Avaliação Orientada pelo Desenvolvimento Sustentável na Área de Humanidades no Estado do Rio de Janeiro
Descrição: O projeto tem o propósito de estimular a produção das Linhas de Pesquisas do Mestrado Profissional de Avaliação da Fundação Cesgranrio com vistas a promover a cultura da Avaliação na área de Humanidades no Estado do Rio de Janeiro. Na perspectiva da atual e necessária integração das mais variadas áreas de conhecimento, a avaliação se converte em uma área dinâmica capaz de estar presente nos diversos campos do conhecimento, assim podendo atuar de forma estratégica e integradora. A metodologia do projeto inclui a adoção de diversas abordagens avaliativas e perspectivas qualitativas e quantitativas, de acordo com as necessidades e especificidades das etapas do trabalho. Os resultados esperados se inter-relacionam com a necessária disseminação de uma cultura de avaliação, mediante a divulgação de processos avaliativos, como aliados importantes para se diagnosticar, acompanhar e sinalizar possíveis ações que ratificam a sua relevância para a melhoria contínua dos objetos avaliados. A partir dessas circunstâncias espera-se contribuir para se (re)pensar a avaliação, na área de Humanidades, como um imperativo para o desenvolvimento sustentável das instituições/organizações em nível estadual, favorecendo a construção de uma cultura de avaliação como aliada expressiva para esse desenvolvimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Glauco da Silva Aguiar - Integrante / Ligia Gomes Elliot - Coordenador / Marcelo Pereira Marujo - Integrante / Ligia da Silva Leite - Integrante / Lucia Vilarinho - Integrante.
2014 - Atual
O Estado da Arte da Avaliação
Descrição: Descrição: Esta pesquisa que tem por objetivo descrever o estado da arte da área da avaliação. Busca nas bases de dados de publicações acadêmicas, no período de 2001 a 2014, artigos científicos da área de avaliação. O levantamento tem o propósito de fornecer elementos para a construção de um banco de dados na área da avaliação que poderá ser permanentemente atualizado. Além disto, o grupo pretende publicar artigos em revistas e apresentar trabalhos em eventos científicos da área. Conta com a participação de pesquisadores, professores doutores e mestrandos do Curso de Mestrado Profissional em Avaliação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissionalizante: (7) . Integrantes: Ligia Gomes Elliot - Integrante / Ligia Silva Leite - Coordenador / Lúcia Regina Goulart Vilarinho - Integrante / Glauco da Silva Aguiar - Integrante / Sonia Regina Natal de Freitas - Integrante / Ana Carolina de Aguiar M. Oliveira - Integrante / Ana Cristina Rosado F. Tesserolli - Integrante / Carlos Eduardo de Marins - Integrante / Claudia Maria de Alvarenga Dantas - Integrante / Cristina Maria Lima Miguel - Integrante / Jovana de Souza Nunes da Silva - Integrante / Maria Luiza Cavalcanti Jardim - Integrante..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (7) .
Integrantes: Glauco da Silva Aguiar - Integrante / Ligia Gomes Elliot - Coordenador / Ligia da Silva Leite - Integrante / Lucia Vilarinho - Integrante.
2013 - 2014
Saberes docentes versus saberes discentes
Descrição: Este projeto se propõe a investigar as dificuldades conceituais e metodológicas em relação aos conteúdos matemáticos de professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, nas redes públicas do Estado de Pernambuco, partindo de um trabalho, já iniciado, por meio de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) - o Projeto Padrões da Educação Básica de Pernambuco. A metodologia pretendida envolverá tanto análises nas bases de dados do CAEd, como elaboração e aplicação de questionários (para professores e alunos) e itens. Como resultados esperados o projeto oferecerá subsídios à elaboração dos Parâmetros de Formação Docente e à elaboração dos Programas de Ensino, dois dos componentes do Projeto Padrões de Pernambuco.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Glauco da Silva Aguiar - Integrante / Maria Isabel Ramalho Ortigão - Integrante / Marcelo Câmara - Coordenador.
2011 - 2015
Estudo Comparativo entre escolas brasileiras sobre ênfases curriculares em Matemática na Prova Brasil 2009
Descrição: Este projeto de pesquisa parte do pressuposto de que os resultados das avaliações em larga escala são instrumentos adequados para se compreender o currículo aprendido. Entende ainda que os resultados obtidos por distintos grupos em avaliações nacionais constituem-se uma boa estratégia para captar ênfases diferenciadas no currículo ensinado. A partir dos resultados da Prova Brasil 2009, pretende-se comparar diferenças nas ênfases curriculares em Matemática entre escolas públicas situadas nas capitais e nas periferias urbanas. Especificamente, pretende-se responder às seguintes questões de pesquisa: (a) há diferença de competência cognitiva entre os alunos que frequentam escolas situadas nas capitais e os que estudam em escolas de periferias urbanas?; (b) é possível identificar competências matemáticas que são exploradas diferentemente nos currículos dessas escolas?; (c) que itens de prova de Matemática apresentam DIF? esses itens seguem algum padrão?; (d) os fatores que explicam o DIF na avaliação do 5º Ano permanecem na avaliação do 9º ano do EF? Para responder às questões formuladas, a pesquisa empregará como metodologia a análise do funcionamento Diferencial do item (DIF). Essa metodologia possibilita identificar itens que violam um dos principais pressupostos da Teoria de Resposta ao item (TRI), segundo o qual, alunos de grupos distintos, mas de mesma habilidade cognitiva, têm a mesma probabilidade de acertar um item. Espera-se, com o estudo, evidenciar a relevância e necessidade da ampliação do debate curricular no campo da educação matemática. A compreensão dos resultados dos testes de avaliação em larga escala pode fornecer novas questões sobre como e o quê os alunos aprendem Matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Glauco da Silva Aguiar - Integrante / Maria Isabel Ramalho Ortigão - Coordenador.
2011 - 2014
Observatório de Periferias Urbanas
Descrição: O Projeto Observatório das Periferias Urbanas tem dois focos principais. O primeiro visa a investigar os currículos de Matemática das escolas públicas brasileiras de ensino fundamental. Em especial, pretende-se identificar características associadas às diferenças de rendimentos encontradas no desempenho em Matemática entre estudantes matriculados em escolas situadas nas capitais brasileiras e as situadas nas periferias urbanas. Neste foco de investigação pretende-se uma análise do funcionamento diferencial do item (DIF) a partir do teste de Matemática aplicados aos alunos do 5º e do 9º anos do EF na Prova Brasil 2009 e 2011 nas diferentes regiões geográficas brasileiras. A ideia é a de verificar se há itens da prova de Matemática que se mostram mais fáceis para um grupo de alunos em detrimento ao outro, por alguma razão que extrapola a dificuldade do item, bem como, buscar explicá-las. Especificamente, neste foco os seguintes objetivos pretendem ser alcançados:(a) verificar a existência de diferenças de competência cognitiva entre os alunos que freqüentam escolas situadas nas capitais e os que estudam em escolas de periferias urbanas; (b) identificar competências matemáticas que são exploradas diferentemente nos currículos dessas escolas; (c) identificar quais itens de prova de Matemática apresentaram DIF e a exiência de algum padrão nos mesmos; (d) verificar se os fatores que explicam o DIF permanecem nas duas avaliações nacionais (Prova Brasil 2009 e 2011). O segundo foco de investigação visa a compreender quais as repercussões dos resultados da Prova Brasil/IDEB que se configuram no espaço das escolas, focalizando de que forma os resultados são analisados, apropriados e utilizados tanto na reflexão sobre a melhoria do ensino e da aprendizagem dos alunos na escola como na formação docente. Especificamente, neste foco situam-se as escolas de periferias urbanas (na Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro) na busca de compreender como as mesmas apropriam-se desses resultados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Glauco da Silva Aguiar - Integrante / Maria Isabel Ramalho Ortigão - Coordenador / Islene da Conceição Freitas - Integrante / Ivanildo Amaro de Araújo - Integrante / Andriele Ferreira Muri - Integrante / Lindinalva de Souza Cavalcanti - Integrante / Adriana de Oliveira Santos - Integrante / Paula Ramos - Integrante / Priscila Soares - Integrante / Maria Océlia Mota - Integrante / Carlos Augusto de Avila Junior - Integrante / Diogo Almeida de Andrade - Integrante / Ana Lúcia Iglésias - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.
2002 - 2010
Estudo Longitudinal da Geração 2005
Descrição: O objetivo central é o de investigar quais práticas educativas e quais condições escolares contribuem para a promoção de eficácia educativas e quais condições escolares contribuem para a promoção de eficácia escolar (isto é, aumento do aprendizado médio dos alunos) e de eqüidade intraescolar (isto é, diminuição do impacto da origem social do aluno em seu aprendizado na escola). Objetivos subsidiários incluem: desenvolvimento e validação de instrumentos adequados para surveys educacionais nas séries iniciais do Ensino Fundamental; identificação de características escolares que aumentam a probalidade de desfechos educativos socialmente valorizados, tais como a promoção de séries ou ciclos ao longo dos anos, a minimização do absenteísmo, o aumento da motivação e da autoestima..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2018 - 2018
Avaliação Diagnóstica da Escolas Americanas 2018 em Língua Portuguesa
Descrição: O projeto avaliou o desempenho dos estudantes de 5º, 7º e 9º anos escolares do Ensino Fundamental da Escola Graduada de São Paulo, da Escola Chapel e da Academia Cristã Pan-Americana, também em São Paulo, em Língua Portuguesa - leitura e escrita. As Escolas Americanas de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Recife e Rio de janeiro - gávea, e as Escolas Pan Americanas da Bahia e de Porto Alegre incluíram alunos do 11º ano escolar (Ensino Médio). Na Escola Americana do Rio de Janeiro -Barra foram avaliados estudantes do 5º e 7º período apenas. Os testes de leitura foram compostas por itens calibrados pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), possibilitando a colocação dos resultados na na escala nacional de desempenho do SAEB/PROVA BRASIL. Assim, permitiram a comparação dos resultados dos estudantes avaliados com os de outras redes escolares que participaram do SAEB. A aplicação dos testes foi online, enquanto a produção escrita dos estudantes foi digitalizada e corrigida online, de acordo com critérios específicos de gênero/tema, coesão textual, coerência textual, registro formal, utilizados pelo teste de redação do Enem..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Glauco da Silva Aguiar - Integrante / Ligia Gomes Elliot - Coordenador / Ruben Klein - Integrante / Valmir Marques Paiva - Integrante / Maria Cristina Rigoni Costa - Integrante / Suely da Silva Rodrigues - Integrante / Nilma Gonçalves Cavalcanti - Integrante.
2017 - 2017
Avaliação Diagnóstica da Escolas Americanas 2017 em língua Portuguesa
Descrição: O projeto avaliou o desempenho dos estudantes de 5º, 7º e 9º anos escolares do Ensino Fundamental da Escola Graduada de São Paulo, da Escola Chapel e da Academia Cristã Pan-Americana, também em São Paulo, em Língua Portuguesa - leitura e escrita. As Escolas Americanas de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Recife e Rio de janeiro - gávea, e as Escolas Pan Americanas da Bahia e de Porto Alegre incluíram alunos do 11º ano escolar (Ensino Médio). Na Escola Americana do Rio de Janeiro -Barra foram avaliados estudantes do 5º e 7º período apenas. Os testes de leitura foram compostas por itens calibrados pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), possibilitando a colocação dos resultados na na escala nacional de desempenho do SAEB/PROVA BRASIL. Assim, permitiram a comparação dos resultados dos estudantes avaliados com os de outras redes escolares que participaram do SAEB. A aplicação dos testes foi online, enquanto a produção escrita dos estudantes foi digitalizada e corrigida online, de acordo com critérios específicos de gênero/tema, coesão textual, coerência textual, registro formal, utilizados pelo teste de redação do Enem..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Glauco da Silva Aguiar - Integrante / Ligia Gomes Elliot - Coordenador / Ruben Klein - Integrante / Leandro Marino - Integrante / Valmir Marques Paiva - Integrante / Maria Cristina Rigoni Costa - Integrante / Suely da Silva Rodrigues - Integrante / Nilma Gonçalves Cavalcanti - Integrante.
2016 - 2016
Avaliação Diagnóstica 2016 das Escolas Americanas
Descrição: O projeto avaliou o desempenho dos alunos de 5º, 7º e 9º anos escolares do Ensino Fundamental da Escola Graduada de São Paulo, da Escola Chapel e da Academia Cristã Pan-americana, também em São Paulo, em Língua Portuguesa - leitura e escrita. As Escolas Americanas de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Recife e Rio de Janeiro-Gávea, e as Escolas Pan Americanas da Bahia e de Porto Alegre incluíram alunos do 11º ano escolar (Ensino Médio). Na Escola Americana do Rio de Janeiro-Barra foram avaliados alunos do 5º e 7º anos apenas. Os testes de leitura foram compostos por itens calibrados pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), possibilitando a colocação dos resultados na escala nacional de desempenho do Saeb/Prova Brasil. Assim, permitiram a comparação dos resultados dos alunos avaliados com os de outras redes escolares que participaram da Saeb. A aplicação dos testes foi online, enquanto a produção escrita dos alunos foi digitalizada e corrigida online, de acordo com critérios específicos de gênero/tema, coesão textual, coerência textual, registro formal, utilizados pelo teste de redação do Enem...
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Glauco da Silva Aguiar - Integrante / Ligia Gomes Elliot - Coordenador / Ruben Klein - Integrante / Valmir Marques Paiva - Integrante / Maria Cristina Rigoni Costa - Integrante / Suely da Silva Rodrigues - Integrante / Leandro Lins Marino - Integrante / Nilma Gonçalves Cavalcanti - Integrante.
2015 - 2015
Avaliação Diagnóstica das Escolas Americanas 2015 em Língua Portuguesa
Descrição: O projeto avaliou o desempenho dos estudantes de 5º, 7º e 9º anos escolares do Ensino Fundamental da Escola Graduada de São Paulo, da Escola Chapel e da Academia Cristã Pan-Americana, também em São Paulo, em Língua Portuguesa - leitura e escrita. As Escolas Americanas de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Recife e Rio de janeiro - gávea, e as Escolas Pan Americanas da Bahia e de Porto Alegre incluíram alunos do 11º ano escolar (Ensino Médio). Na Escola Americana do Rio de Janeiro -Barra foram avaliados estudantes do 5º e 7º período apenas. Os testes de leitura foram compostas por itens calibrados pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), possibilitando a colocação dos resultados na na escala nacional de desempenho do SAEB/PROVA BRASIL. Assim, permitiram a comparação dos resultados dos estudantes avaliados com os de outras redes escolares que participaram do SAEB. A aplicação dos testes foi online, enquanto a produção escrita dos estudantes foi digitalizada e corrigida online, de acordo com critérios específicos de gênero/tema, coesão textual, coerência textual, registro formal, utilizados pelo teste de redação do Enem..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Glauco da Silva Aguiar - Integrante / Ligia Gomes Elliot - Coordenador / Ruben Klein - Integrante / Leandro Marino - Integrante / Maria Cristina Rigoni Costa - Integrante / Nilda Gonçalves Cavalcante - Integrante / Suely da Silva Rodrigues - Integrante.
2014 - 2014
Avaliação diagnóstica de alunos de 10 Escolas Americanas
Descrição: Descrição: O projeto se destinou a avaliar o desempenho dos alunos de 5º, 7º e 9º anos escolares da Escola Graduada de São Paulo, da Associação Escola Internacional de Curitiba, da Escola Chapel e da Academia Cristã Pan-americana, em Língua Portuguesa, leitura e escrita. As Escolas Americanas de Belo Horizonte, Brasília, Campinas e Recife, e as Escolas Pan-americanas da Bahia e de Porto Alegre incluiram o 11º ano escolar. Os testes de leitura foram compostos por itens calibrados pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), possibilitando a colocação dos resultados na escala nacional de desempenho do Saeb/Prova Brasil, e por conseguinte, permitindo a comparação dos resultados dos alunos avaliados com os de outras redes escolares. A aplicação desses testes foi on- line. A produção escrita dos alunos foi corrigida on-line de acordo com critérios específicos de coesão, coerência, registro.. Situação: Concluído; Natureza: Outra. Alunos envolvidos: / Mestrado profissionalizante: (2) . Integrantes: Ligia Gomes Elliot - Coordenador / Ruben Klein - Integrante / Leandro Marino - Integrante / Valmir Marques Paiva - Integrante / Nilma Gonçalves Cavalcante - Integrante / Glauco da Silva Aguiar - Integrante..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Glauco da Silva Aguiar - Integrante / Ligia Gomes Elliot - Coordenador / Ruben Klein - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
3.
Grande área: Outros / Área: Defesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRAGA, I.2016BRAGA, I. ; PIMENTEL, S. R. G. ; AGUIAR, G. S. . Avaliação do Desempenho de Leitura e Escrita dos Alunos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I do Colégio pedro II. Meta: Avaliação, v. 8, p. 21-36, 2016.

2.
ANDRADE, A. B. O. C.2016ANDRADE, A. B. O. C. ; AGUIAR, G. S. . Relatório de Avaliação dos Impactos das Tecnologias Geradas pela Embrapa: uma meta-avaliação. Meta: Avaliação, v. 8, p. 92-110, 2016.

3.
RIBEIRO, M. B.2016RIBEIRO, M. B. ; BATALHA, C. C. L. ; AGUIAR, G. S. . Meta-Avaliação da Avaliação do Programa Bolsa Família em Favelas Carioca. Meta: Avaliação, v. 8, p. 155-169, 2016.

4.
AGUIAR, G. S.2014AGUIAR, G. S.; Câmara, M. ; Ortigão, M. I. R. . Construção do Currículo de Matemática: como os professores dos anos iniciais compreendem o que deve ser ensinado?. BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online), v. 28, p. 638-661, 2014.

5.
AGUIAR, G. S.2013AGUIAR, G. S.; Ortigão, M. I. R. . Repetência escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP, v. 94, p. 364-389, 2013.

6.
AGUIAR, G. S.2012 AGUIAR, G. S.; Ortigão, isabel . Letramento em Matemática: um estudo a partir dos dados do PISA_2003. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 26, p. 01-21, 2012.

7.
AGUIAR, G. S.2010AGUIAR, G. S.. O Funcionamento Diferencial do Item (DIF) como Estratégia para Captar Ênfases Curriculares Diferenciadas em Matemática. Estudos em Avaliação Educacional (Impresso), v. 21, p. 169-189, 2010.

8.
AGUIAR, G. S.2007AGUIAR, G. S.; Albernaz, Ângela ; Alves, Fátima ; Bonamino, Alicia ; Sátyro, Natália . Qualidade e Equidade em educação: reconsiderando o significado. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 15, p. 277-297, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AGUIAR, G. S.; BRAZ, M. M. . Avaliando o Instrumento de Avaliação da Capes para Mestrados Profissionais: a ótica dos coordenadores da área de planejamento urbano e regional. 1. ed. Rio de Janeiro: multifoco, 2015. v. 1. 111p .

2.
Ortigão, isabel ; AGUIAR, G. S. . Educação por Competências - Teoria e Prática para Professores e Gestores. São Paulo: Iglu Editora LTDA, 2010. v. 1. 25p .

Capítulos de livros publicados
1.
AGUIAR, G. S.; MARINS, C. E. ; MIGUEL, C. M. L. ; SILVA, J. S. N. ; JARDIM, M. L. C. . Etapas do Processo da Pesquisa Bibliográfica e da Construção da Base de Dados. In: Ligia Silva Leite. (Org.). O Estado da Arte da Avaliação. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2018, v. 1, p. 41-69.

2.
AGUIAR, G. S.. Dependência Administrativa das Escolas, Desigualdade de Oportunidade de Aprendizagem e Desempenho em Matemática no PISA 2012. Políticas de Avaliação, Currículo e Qualidade: diálogos sobre o PISA. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2018, v. 1, p. 243-259.

3.
AGUIAR, G. S.; LEITE, L. S. ; TESSEROLLI, A. C. R. F. ; OLIVEIRA, A. C. A. M. ; DANTAS, C. M. A. . O Estado da Arte da Avaliação: analisando aspectos do conteúdo dos artigos registrados. O Estado da Arte da Avaliação. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2018, v. 1, p. 71-97.

4.
MARUJO, M. P. ; PARREIRA, A. P. ; AGUIAR, G. S. . Gestão Sustentável Estratégica. Gestão Sustentável Estratégica. 1ed.São Paulo: Perse, 2015, v. 1, p. 45-57.

5.
FRANCO, C. ; Ortigão, isabel ; Albernaz, Ângela ; Bonamino, Alicia ; AGUIAR, G. S. ; Alves, Fátima ; Sátyro, Natália . Eficacia escolar en Brasil: Investigando prácticas y políticas escolares moderadoras de desigualdades educacionales. Educación y Brechas de Equidad en América Latina. 1ed.: PREAL, 2006, v. 1, p. 223-249.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AGUIAR, G. S.; ELLIOT, L. G. . Da Avaliação em Larga Escala ao Uso dos Resultados por uma Escola Particular. In: VII Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 2017, Fortaleza. Avaliação e seus espaços: diálogos e reflaxões. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2017. v. 1. p. 495-513.

2.
BRAZ, M. M. ; AGUIAR, G. S. . Cultura Avaliativa: exigência ou oportunidade, para quem?. In: VII Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 2017, Fortaleza. Avaliação e seus espaços: desafios e reflexões. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2017. v. 1. p. 2283-2298.

3.
ELLIOT, L. G. ; LINO, F. A. M. ; AGUIAR, G. S. ; FONTANIVE, N. S. . Desempenho de alunos no ensino fundamental do Colégio Pedro II: fatores que fazem a diferença. In: VII Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 2017, Fortaleza. Avaliação e seus espaços: desafios e reflexões. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2017. v. 1. p. 345-362.

4.
AGUIAR, G. S.; OLIVEIRA, A. F. ; COSTA, M. V. P. . Meta-avaliação do relatório Base do Guia do Livro Didático de História. In: IV Reunião de Avaliação: contribuições e perspectivas, 2015, Rio de Janeiro. IV Reunião de Avaliação: contribuições e perspectivas. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 2015. v. I. p. 47-59.

5.
AGUIAR, G. S.; LIMA, C. B. O. ; DUARTE, C. F. . Relatório de Avaliação PISA 2012 - resultados brasileiros: uma meta-avaliação. In: IV Reunião de Avaliação: contribuições e perspectivas, 2015, Rio de Janeiro. IV Reunião de Avaliação: contribuições e perspectivas. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 2015. v. I. p. 88-103.

6.
AGUIAR, G. S.; REIS, L. C. ; CANONICA, V. . Programa Prazer em Ler: razões e resultados de uma avaliaçãoem um programa de incentivo à leitura. In: IV Reunião de Avaliação: contribuições e perspectivas, 2015, Rio de Janeiro. IV Reunião de Avaliação: contribuições e perspectivas. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 2015. v. I. p. 199-211.

7.
AGUIAR, G. S.; SANTOS, A. O. ; Ortigão, M. I. R. . Formação, Pesquisa e Avaliação: a experiência do Observatório de Periferias Urbanas. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Educação matemática: Retrospectivas e Perspectivas. Curitiba: PUCPR, 2013. v. 1. p. 1-8.

8.
AGUIAR, G. S.; Ortigão, isabel . Letramento em Matemática no PISA. In: V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012, Petrópolis, RJ. V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília: SBEM, 2012. v. 1. p. 1-22.

9.
AGUIAR, G. S.; Ortigão, M. I. R. . Há vantagem acadêmica entre Brasil e Portugal? Um estudo a partir dos dados do PISA 2003. In: IX Colóquio sobre Questões Curriculares/ V Colóquio Luso-Brasileiro, 2010, Porto. Debater o currículo e seus campos: políticas, Fundamentos e Práticas. Porto: Legis Editora, 2010. v. 1. p. 1-17.

Apresentações de Trabalho
1.
AGUIAR, G. S.. A Importância da Avaliação para as Políticas Públicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
AGUIAR, G. S.. Letramento em Matemática no PISA e Perfil Pedagógico do Professor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
AGUIAR, G. S.; ELLIOT, L. G. ; NUNES, S. M. L. . Avaliação em Matemática de Brasil e México: PISA 2003 e 2012. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
AGUIAR, G. S.; REIS, L. C. ; CANONICA, V. . Projeto Prazer em Ler: razões e resultados de uma avaliação em um programa de incentivo à leitura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
AGUIAR, G. S.; PEREIRA, M. M. ; PARREIRA, A. . Avaliação Sustentável no Paradigma da Complexidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
AGUIAR, G. S.. Evolução no Desempenho em Matemática dos Estudantes Brasileiros _PISA 2003 ne PISA 2010. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
AGUIAR, G. S.. Avaliação em Larga Escala: apropriação dos resultados da Prova Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BRAZ, M. M. ; AGUIAR, G. S. . Instrumento de Avaliação da Capes para os Mestrados Profissionais: julgamento pelos avaliadores da área de Planejamento Urbano e Regional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
AGUIAR, G. S.. Avaliação em larga Escala. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
AGUIAR, G. S.; Ortigão, M. I. R. . Repetência Escolar e Características dos Estudantes Brasileiros: Evidências da Prova Brasil 2009. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
AGUIAR, G. S.; Ortigão, M. I. R. ; SANTOS, A. O. . Formação, Pesquisa e Avaliação: a experi~encia do Observatório de Periferias urbanas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
Glauco da Silva Aguiar ; Ortigão, M. I. R. ; AGUIAR, G. S. . Letramento em Matemática no PISA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
BONAMINO, A. ; VIANA, E. ; AGUIAR, G. S. . O Impacto das Características intra e Extraescolares para o Risco de Repetência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
AGUIAR, G. S.; Ortigão, M. I. R. . Há Vantagem acadêmica entre Brasil e Portugal? Um estudo a partir dos dados do PISA 2003. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
AGUIAR, G. S.; Ortigão, M. I. R. . Discutindo o Currículo de Matemática a partir dos resultados dos alunos nas avaliações em larga escala. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
AGUIAR, G. S.. O Funcionamento Diferencial do Item (DIF) como Estratégia para Captar Ênfases Curriculares Diferenciadas em Matemática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
AGUIAR, G. S.. Avaliação Educacional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
AGUIAR, G. S.. Desigualdade de Oportunidades educacionais no Brasil - A nova face da velha repetência. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
AGUIAR, G. S.; ELLIOT, L. G. ; LEITE, L. S. . O Estado da Arte da Avaliação. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 2015 (Relatório Técnico 2014).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
REIS, L. C. ; AGUIAR, G. S. . Projeto Prazer em Ler. 2015.

2.
AGUIAR, G. S.. Avaliação de Livro Didático. 2014.

3.
AGUIAR, G. S.; Câmara, M. ; Ortigão, M. I. R. ; CRUZ, B. ; SANTOS, J. N. K. C. . Padrões de Desempenho Estudantil em Matemática. 2014.

4.
AGUIAR, G. S.; Ortigão, M. I. R. ; Câmara, M. . Parâmetros na Sala de Aula. 2014.

5.
AGUIAR, G. S.; REIS, L. C. . Projeto Prazer em Ler. 2014.

6.
AGUIAR, G. S.; REIS, L. C. . Projeto Prazer em Ler _ Instituto C&A. 2013.

7.
AGUIAR, G. S.. Projeto Autonomia Carioca. 2012.

8.
AGUIAR, G. S.; Câmara, M. ; Ortigão, M. I. R. . Elaboração dos Parâmetros para a Educação Básica do estado de Pernambuco. 2012.

9.
AGUIAR, G. S.; Ortigão, M. I. R. . Matrizes de Referencia para Avaliação em Matemática. 2011.

10.
AGUIAR, G. S.; Ortigão, M. I. R. . Projeto tecendo o Saber. 2004.

Trabalhos técnicos
1.
ELLIOT, L. G. ; KLEIN, R. ; AGUIAR, G. S. ; RODRIGUES, S. S. ; MARINO, L. ; COSTA, M. C. R. ; CAVALCANTI, N. G. ; PAIVA, V. M. . Avaliação Diagnóstica 2016 da Escola Americana de Belo Horizonte. 2016.

2.
ELLIOT, L. G. ; KLEIN, R. ; AGUIAR, G. S. ; RODRIGUES, S. S. ; COSTA, M. C. R. ; CAVALCANTI, N. G. ; PAIVA, V. M. . Avaliação Diagnóstica 2016 da Escola Americana de Brasília. 2016.

3.
ELLIOT, L. G. ; KLEIN, R. ; AGUIAR, G. S. ; RODRIGUES, S. S. ; MARINO, L. ; COSTA, M. C. R. ; CAVALCANTI, N. G. ; PAIVA, V. M. . Avaliação Diagnóstica 2016 da Escola Americana de Campinas. 2016.

4.
ELLIOT, L. G. ; KLEIN, R. ; AGUIAR, G. S. ; RODRIGUES, S. S. ; MARINO, L. ; COSTA, M. C. R. ; CAVALCANTI, N. G. ; PAIVA, V. M. . Avaliação Diagnóstica 2016 da Escola Americana de Recife. 2016.

5.
ELLIOT, L. G. ; KLEIN, R. ; AGUIAR, G. S. ; RODRIGUES, S. S. ; MARINO, L. ; COSTA, M. C. R. ; CAVALCANTI, N. G. ; PAIVA, V. M. . Avaliação Diagnóstica 2016 da Escola Americana Chapel School. 2016.

6.
ELLIOT, L. G. ; KLEIN, R. ; AGUIAR, G. S. ; RODRIGUES, S. S. ; MARINO, L. ; COSTA, M. C. R. ; CAVALCANTI, N. G. ; PAIVA, V. M. . Avaliação Diagnóstica 2016 da Escola Americana do Rio de Janeiro - Barra. 2016.

7.
ELLIOT, L. G. ; KLEIN, R. ; AGUIAR, G. S. ; RODRIGUES, S. S. ; MARINO, L. ; COSTA, M. C. R. ; CAVALCANTI, N. G. ; PAIVA, V. M. . Avaliação Diagnóstica 2016 da Escola Pan Americana da Bahia. 2016.

8.
ELLIOT, L. G. ; KLEIN, R. ; AGUIAR, G. S. ; RODRIGUES, S. S. ; MARINO, L. ; COSTA, M. C. R. ; CAVALCANTI, N. G. ; PAIVA, V. M. . Avaliação Diagnóstica 2016 da Escola Americana do Rio de Janeiro - Gávea. 2016.

9.
ELLIOT, L. G. ; KLEIN, R. ; AGUIAR, G. S. ; RODRIGUES, S. S. ; MARINO, L. ; COSTA, M. C. R. ; CAVALCANTI, N. G. ; PAIVA, V. M. . Avaliação Diagnóstica 2016 da Escola Pan Americana de Porto Alegre. 2016.

10.
ELLIOT, L. G. ; KLEIN, R. ; AGUIAR, G. S. ; RODRIGUES, S. S. ; MARINO, L. ; COSTA, M. C. R. ; CAVALCANTI, N. G. ; PAIVA, V. M. . Avaliação Diagnóstica 2016 da Escola Pan Americana Christian Academy. 2016.

11.
ELLIOT, L. G. ; KLEIN, R. ; AGUIAR, G. S. ; RODRIGUES, S. S. ; MARINO, L. ; COSTA, M. C. R. ; CAVALCANTI, N. G. ; PAIVA, V. M. . Avaliação Diagnóstica 2016 da Escola Americana Graduada de São Paulo. 2016.

12.
ELLIOT, L. G. ; AGUIAR, G. S. ; CAVALCANTI, N. G. . Relatório Comparativo do Desempenho de Língua Portuguesa nas Escolas Americanas. 2016.

13.
ELLIOT, L. G. ; AGUIAR, G. S. ; CAVALCANTI, N. G. . Relatório Comparativo do Desempenho de Língua Portuguesa nas escolas Americanas. 2016.

14.
ELLIOT, L. G. ; AGUIAR, G. S. ; CAVALCANTI, N. G. . Relatório Comparativo do Desempenho de Língua Portuguesa nas escolas Americanas. 2016.

15.
ELLIOT, L. G. ; AGUIAR, G. S. ; CAVALCANTI, N. G. . Relatório Comparativo do Desempenho de Língua Portuguesa nas escolas Americanas. 2016.

16.
ELLIOT, L. G. ; AGUIAR, G. S. ; CAVALCANTI, N. G. . Relatório Comparativo do Desempenho de Língua Portuguesa nas escolas Americanas. 2016.

17.
ELLIOT, L. G. ; AGUIAR, G. S. ; CAVALCANTI, N. G. . Relatório Comparativo do Desempenho de Língua Portuguesa nas escolas Americanas. 2016.

18.
ELLIOT, L. G. ; AGUIAR, G. S. ; CAVALCANTI, N. G. . Relatório Comparativo do Desempenho de Língua Portuguesa nas escolas Americanas. 2016.

19.
ELLIOT, L. G. ; AGUIAR, G. S. ; CAVALCANTE, N. G. . Relatório Comparativo do Desempenho de Língua Portuguesa nas escolas Americanas. 2016.

20.
ELLIOT, L. G. ; AGUIAR, G. S. ; CAVALCANTI, N. G. . Relatório Comparativo do Desempenho de Língua Portuguesa nas escolas Americanas. 2016.

21.
ELLIOT, L. G. ; AGUIAR, G. S. ; LEITE, L. S. ; OLIVEIRA, A. F. ; VILARINHO, L. R. G. ; HILDEBRAND, L. M. A. ; BETTENCOURT, M. B. G. ; Sá-Earp, M. L. ; FONTANIVE, N. S. ; KLEIN, R. ; LÜCK, E. H. ; CRUZ, M. M. . Comitê Científico da IV Reunião em Avaliação: contribuições e perspectivas. 2015.

22.
ELLIOT, L. G. ; KLEIN, R. ; AGUIAR, G. S. ; MARINO, L. ; PAIVA, V. M. ; COSTA, M. C. R. ; PINILLA, M. A. M. ; OLIVEIRA, M. T. I. . Avaliação diagnóstica de alunos da Associação Escola Internacional de Curitiba, 2015. 2015.

23.
ELLIOT, L. G. ; KLEIN, R. ; AGUIAR, G. S. ; RODRIGUES, S. ; MARINO, L. ; CAVALCANTE, N. G. ; PINILLA, M. A. M. ; COSTA, M. C. R. ; PAIVA, V. M. . Avaliação diagnóstica de alunos da Escola Graduada de São Paulo, 2015. 2015.

24.
ELLIOT, L. G. ; KLEIN, R. ; AGUIAR, G. S. ; RODRIGUES, S. ; MARINO, L. ; CAVALCANTE, N. G. ; COSTA, M. C. R. ; PINILLA, M. A. M. ; OLIVEIRA, M. T. I. ; PAIVA, V. M. . Avaliação diagnóstica de alunos da Escola Chapel. 2015.

25.
ELLIOT, L. G. ; KLEIN, R. ; AGUIAR, G. S. ; RODRIGUES, S. ; MARINO, L. ; CAVALCANTE, N. G. ; COSTA, M. C. R. ; PINILLA, M. A. M. ; OLIVEIRA, M. T. I. ; PAIVA, V. M. . Avaliação diagnóstica de alunos da Pan American Christian Academy. 2015.

26.
ELLIOT, L. G. ; KLEIN, R. ; AGUIAR, G. S. ; RODRIGUES, S. ; MARINO, L. ; COSTA, M. C. R. ; PINILLA, M. A. M. ; OLIVEIRA, M. T. I. ; CAVALCANTE, N. G. ; PAIVA, V. M. . Avaliação diagnóstica de alunos da Escola Americana de Brasília. 2015.

27.
ELLIOT, L. G. ; KLEIN, R. ; AGUIAR, G. S. ; RODRIGUES, S. S. ; MARINO, L. ; COSTA, M. C. R. ; PINILLA, M. A. M. ; OLIVEIRA, M. T. I. ; CAVALCANTE, N. G. ; PAIVA, V. M. . Avaliação diagnóstica de alunos da Escola Americana de Belo Horizonte. 2015.

28.
ELLIOT, L. G. ; KLEIN, R. ; AGUIAR, G. S. ; RODRIGUES, S. ; MARINO, L. L. ; COSTA, M. C. R. ; PINILLA, M. A. M. ; OLIVEIRA, M. T. I. ; CAVALCANTE, N. G. ; PAIVA, V. M. . Avaliação diagnóstica de alunos da Escola Americana de Campinas. 2015.

29.
ELLIOT, L. G. ; KLEIN, R. ; AGUIAR, G. S. ; RODRIGUES, S. S. ; MARINO, L. L. ; COSTA, M. C. R. ; PINILLA, M. A. M. ; OLIVEIRA, M. T. I. ; CAVALCANTE, N. G. ; PAIVA, V. M. . Avaliação diagnóstica de alunos da Escola Americana de Recife. 2015.

30.
ELLIOT, L. G. ; KLEIN, R. ; AGUIAR, G. S. ; RODRIGUES, S. S. ; MARINO, L. L. ; COSTA, M. C. R. ; PINILLA, M. A. M. ; OLIVEIRA, M. T. I. ; CAVALCANTE, N. G. ; PAIVA, V. M. . Avaliação diagnóstica de alunos da Escola Americana do Rio de Janeiro. 2015.

31.
ELLIOT, L. G. ; KLEIN, R. ; AGUIAR, G. S. ; RODRIGUES, S. S. ; MARINO, L. L. ; COSTA, M. C. R. ; PINILLA, M. A. M. ; OLIVEIRA, M. T. I. ; CAVALCANTE, N. G. ; PAIVA, V. M. . Avaliação diagnóstica de alunos da Escola Americana Pan Americana de Porto Alegre. 2015.

32.
ELLIOT, L. G. ; KLEIN, R. ; AGUIAR, G. S. ; RODRIGUES, S. S. ; MARINO, L. L. ; COSTA, M. C. R. ; PINILLA, M. A. M. ; OLIVEIRA, M. T. I. ; CAVALCANTE, N. G. ; PAIVA, V. M. . Avaliação diagnóstica de alunos da Escola Americana da Bahia. 2015.

33.
ELLIOT, L. G. ; AGUIAR, G. S. . Comparação de Desempenho em língua Portuguesa-Leitura dos Alunos do 7º ano que cursaram o 5º anos em 2013 da Escola Graduada. 2015.

34.
AGUIAR, G. S.. Parecerista ad hoc da Revista Educação e Cultura Contemporânea. 2015.

35.
AGUIAR, G. S.. VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2015.

36.
AGUIAR, G. S.. Parecerista ad hoc Revista Meta: Avaliação. 2015.

37.
AGUIAR, G. S.. Parecerista ad hoc Revista Meta: Avaliação. 2015.

38.
AGUIAR, G. S.. Parecerista ad hoc Revista Meta: Avaliação. 2015.

39.
AGUIAR, G. S.. Parecerista ad hoc Revista Meta: Avaliação. 2015.

40.
AGUIAR, G. S.. Parecerista ad hoc Educação Matemática em Revista. 2015.

41.
AGUIAR, G. S.. Parecerista ad hoc Educação Matemática em Revista. 2015.

42.
AGUIAR, G. S.. Parecerista ad hoc Educação Matemática em Revista. 2015.

43.
AGUIAR, G. S.. Parecerista ad hoc Educação Matemática em Revista. 2015.

44.
AGUIAR, G. S.. Parecerista ad hoc Educação Matemática em Revista. 2015.

45.
AGUIAR, G. S.. Parecerista ad hoc da Revista Meta: Avaliação. 2015.

46.
AGUIAR, G. S.. Parecerista ad hoc do XI ENEM. 2013.

47.
AGUIAR, G. S.. Membro da Comissão Organizadora do V SIPEM. 2012.

48.
AGUIAR, G. S.. Membro do Comitê Científico VII SPEM - RJ. 2011.

49.
AGUIAR, G. S.. Membro do Comitê Científico VI SPEM - RJ. 2008.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
AGUIAR, G. S.; KIRSZENBLATT, C. ; PADILHA, H. V. . II Semana Acadêmica da Faculdade Cesgranrio. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
AGUIAR, G. S.; MATHIAS, C. E. . Avaliação em Larga Escala: dados e devolutivas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
AGUIAR, G. S.; Ortigão, M. I. R. ; MATHIAS, C. E. . VI EEMAT Encontro Estadual de Educação Matemática do RJ. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
AGUIAR, G. S.; Ortigão, M. I. R. ; MATHIAS, C. E. . Avaliações em Larga Escala da Educação Básica. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
AGUIAR, G. S.. Salto Para o Futuro - TV Escola. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
AGUIAR, G. S.; AMORIM, C. ; MANDELERT, D. . Resultados do PISA - Significados no contexto brasileiro. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
AGUIAR, G. S.; Ortigão, M. I. R. . O Professor que Ensina Matemática e as avaliações de Grande Porte. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
AGUIAR, G. S.. VII Encontro de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro. 2018. (Comissão Científica).

2.
ELLIOT, L. G. ; LEITE, L. S. ; AGUIAR, G. S. ; VILARINHO, L. R. G. . Relatório técnico 2016: o estado da arte da área da avaliação. 2017. (Relatório de pesquisa).

3.
AGUIAR, G. S.; ELLIOT, L. G. ; LEITE, L. S. ; VILARINHO, L. R. G. . Relatório Técnico do Estado da Arte. 2016. (Relatório de pesquisa).

4.
AGUIAR, G. S.; REIS, L. C. . Projeto Prazer em Ler _ Instituto C&A. 2016. (Relatório Final de Avaliação do Projeto Prazer em Ler).

5.
ELLIOT, L. G. ; AGUIAR, G. S. ; LEITE, L. S. ; FREITAS, S. N. ; BARROS, L. F. ; MARINS, C. E. ; OLIVEIRA, A. C. A. M. ; TESSEROLLI, A. C. R. F. ; DANTAS, C. M. A. ; MIGUEL, C. M. L. ; SILVA, J. S. N. ; JARDIM, M. L. C. . O Estado da Arte da Avaliação. 2015. (Relatório de Pesquisa).

6.
AGUIAR, G. S.; REIS, L. C. . Projeto Prazer em Ler _ Instituto C&A. 2015. (Relatório Final de Avaliação do Projeto Prazer em lER).

7.
AGUIAR, G. S.; ELLIOT, L. G. ; LEITE, L. S. ; VILARINHO, L. R. G. ; OLIVEIRA, A. C. A. M. ; FREITAS, S. N. ; FERREIRA, S. M. M. R. ; TESSEROLLI, A. C. R. F. ; DANTAS, C. M. A. ; BARROS, L. F. . Base de Dados e_AVAL - O Estado da Arte da Avaliação. 2015. (Base de Dados e_AVAL - O Estado da Arte da Avaliação).

8.
AGUIAR, G. S.; REIS, L. C. . Projeto Prazer em Ler - Instituto C&A. 2014. (Relatório Final de Avaliação do Projeto Prazer em Ler).

9.
AGUIAR, G. S.. Atividades de Matemática para o Telecurso Ensino Médio. 2013. (Consultoria).

10.
AGUIAR, G. S.; REIS, L. C. . Prazer em Ler - Instituto C&A. 2013. (Relatório Final de avaliação do Projeto Prazer em Ler).

11.
AGUIAR, G. S.; Ortigão, M. I. R. ; Câmara, M. . Parâmetros para a Educação Básica para o Estado de Pernambuco. 2012. (Parâmetros Curriculares).

12.
AGUIAR, G. S.; Ortigão, M. I. R. . Matriz deReferência de Avaliação em Matemática. 2011. (Matriz Curricular).

13.
AGUIAR, G. S.. Elaboração de Itens para Avaliação em matemática. 2010. (Consultoria).

14.
AGUIAR, G. S.; Ortigão, M. I. R. . Projeto tecendo o Saber. 2004. (Consultoria).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AGUIAR, G. S.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.; VILARDI, L. O.. Participação em banca de Hélder Lomba Aguiar. Fatores Intraescolares que podem estar influenciando os Resultadosde Matemática, da EE Dr. Norberto Custódio Ferreira da rede Estadual de Minas Gerais. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas públicas e Avaliação da Educação.

2.
AGUIAR, G. S.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.; VILARDI, L. O.. Participação em banca de Sérgio Pereira Andrade. O Baixo Desempenho em Matemática: o caso dos alunos do 3º anos da Escola Estadual de Ladainha (MG). 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas públicas e Avaliação da Educação.

3.
AGUIAR, G. S.; Câmara, M.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. Participação em banca de Deodato Gomes Costa. Proficiências em Matemática na escola Estadual Dr. João Beraldo: um estudo em busca de soluções. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas públicas e Avaliação da Educação.

4.
AGUIAR, G. S.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.; SILVA, L. J.. Participação em banca de Tiago de Paula Zagnoli. Uma Análise do erro de um Grupo de estudantes do Ensino Médio em uma escola de Juiz de Fora-MG sob a Ótica Sociocontextual. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

5.
AGUIAR, G. S.; ELLIOT, L. G.; FURTADO, H. L.. Participação em banca de Ana Beatriz Oliveira do Couto Andrade. Avaliação da Qualidade do Instrumento de Avaliação para Monitoramento de Gestão do Programa Academia da Saúde. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Faculdade Cesgranrio.

6.
AGUIAR, G. S.; VILARINHO, L. R. G.; FIORELLI, R. K. A.. Participação em banca de Luiz Henrique Pereira Alves. Avaliação da Dissecção como Método de Ensino de Anatomia Humana para Estudantes de Graduação em medicina da UNIRIO. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Faculdade Cesgranrio.

7.
AGUIAR, G. S.; HILDEBRAND, L. M. A.; RAMOUNOULOU, S.. Participação em banca de Erika de Azevedo Carvalho. Projetos Sociais Rumo ao Desenvolvimento Sustentável. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Faculdade Cesgranrio.

8.
AGUIAR, G. S.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.; BOCCHETTI, A.. Participação em banca de Ana Paula Pequeno Matos. Um Estudo de Caso Sobre a Gestão Escolar no Contexto dos Resultados de matemática e português do SPAECE. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas públicas e Avaliação da Educação.

9.
AGUIAR, G. S.; ORLANDO FILHO, O.; ANDRADE, A. R.. Participação em banca de José Lidonês Alexandre Borges. Escritório de Processos: um estudo avaliativo dos resultados da adoção em uma Instituição Federal de Ensino Superior. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Faculdade Cesgranrio.

10.
AGUIAR, G. S.; ORLANDO FILHO, O.; ANDRADE, A. R.. Participação em banca de José Lidonês Alexandre Borges. Escritório de Processos: um estudo avaliativo dos resultados da adoção em uma Instituição Federal de Ensino Superior. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Faculdade Cesgranrio.

11.
AGUIAR, G. S.; ORLANDO FILHO, O.; GOMES, M. B.. Participação em banca de Leonardo Ferreira Bezerra. Avaliação de Desempenho Individual da Comissão Nacional de Energia Nuclear: um estudo meta-avaliativo. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Faculdade Cesgranrio.

12.
AGUIAR, G. S.; FERREIRA, R. V. J.; OLIVEIRA, R. P.; OLIVEIRA, R. R. A.. Participação em banca de Maria Vanderli de Souza marques. Apropriação de Resultados da Avaliação em Larga Escala em uma Escola Mineira de Ensino Médio: limites e possibilidades de ações gestoras.. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas públicas e Avaliação da Educação.

13.
AGUIAR, G. S.; HILDEBRAND, L. M. A.; SILVA, M. F.. Participação em banca de Ricardo Storino. Portal do Aluno da Universidade Federal do Rio de Janeiro:um estudo avaliativo na perspectiva de graduandos. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

14.
FERREIRA, R. V. J.; AGUIAR, G. S.; OLIVEIRA, R. P.; OLIVEIRA, R. R. A.. Participação em banca de Vanda de Lourdes Santos. O Baixo Desempenho em Matemática no Ensino Médio: conhecendo uma realidade mineira. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas públicas e Avaliação da Educação.

15.
AGUIAR, G. S.; ELLIOT, L. G.; LIMA, S. C.. Participação em banca de Fábio Fernandes de Carvalho. Avaliação do Aplicativo SESOP - Campus HU2 como Ferramenta de Comunicação no Campus Humaitá II do Colégio Pedro II. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Faculdade Cesgranrio.

16.
AGUIAR, G. S.; OLIVEIRA, A. F.; SANTOS, P. G.. Participação em banca de Oscar Gomes da Silva. Avaliação da Utilidade, Adequação e Precisão da Ordem de Serviço GR Nº 02/2004 na Organização de Ações por parte da Administração Superior da UNIRIO. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

17.
AGUIAR, G. S.; HILDEBRAND, L. M. A.; PEDROSO, B.. Participação em banca de Marcia Souza Gerheim. Qualidade de Vida no Trabalho de Professores de Lingua Inglesa: um estudo avaliativo a partir da ferramenta TQWL-42. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

18.
AGUIAR, G. S.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.; Amorim, C.C. Participação em banca de Francisco Jucivânio Félix de Sousa. Reflexões sobre a Apropriação de Resultados de Matemática do SPAECE - O Caso da Escola do Jabuti. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas públicas e Avaliação da Educação.

19.
AGUIAR, G. S.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.; Amorim, C.C. Participação em banca de Maria Raimunda de Negreiros Rabelo. Análise das Ações Gestoras de Apropriação de Resultados em duas Escolas do Interior do Amazonas. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas públicas e Avaliação da Educação.

20.
AGUIAR, G. S.; Ortigão, M. I. R.; Barbosa, G. S.. Participação em banca de Rafael de Lima Lima. Avaliação em Geometria no PISA 2012: uma análise dos conteúdos e dos resultados dos itens disponibilizados pelo INEP. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - UERJ.

21.
AGUIAR, G. S.; Câmara, M.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. Participação em banca de Darlem Lúcia de Oliveira Costa. Concepção dos Professores sobre a Política de Bonificação do estado do Amazonas. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas públicas e Avaliação da Educação.

22.
AGUIAR, G. S.; Câmara, M.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. Participação em banca de Darlem Lúcia de Oliveira Costa. Concepção dos Professores sobre a Política de Bonificação do estado do Amazonas. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas públicas e Avaliação da Educação.

23.
AGUIAR, G. S.; Câmara, M.; NEUBERT, L. F.. Participação em banca de Jonas Cordeiro da Silva. Fatores Intraescolares e o Desempenho Escolar: o caso de uma escola da rede estadual no Amazonas. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas públicas e Avaliação da Educação.

24.
AGUIAR, G. S.; HILDEBRAND, L. M. A.; SILVA, M. F.. Participação em banca de Cláudia Marques de Oliveira Marins. A Avaliação do Guia de Creditação da Extensão Universitária na UFRJ. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

25.
AGUIAR, G. S.; ELLIOT, L. G.; MONT'ALVAO, C.. Participação em banca de Luisianne Barbosa Carvalho. Sistema de leitura de Atas de Provas da Fundação Cesgranrio. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

26.
Bettencourt, M.B.G.; Carrancho, A. S; AGUIAR, G. S.. Participação em banca de Constantino Dias da Cruz Neto. Estudo Avaliativo de um Curso a Distância: aplicação de critérios pedagógicos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

27.
La Cava, A. M.; ELLIOT, L. G.; AGUIAR, G. S.. Participação em banca de Ana Paula D'Oliveira dos Santos. Atualização e Validação da Lista de Verificação para Avaliar Ambiente e Cuidado seguro em Hospitais. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

28.
Ortigão, M. I. R.; AGUIAR, G. S.; Barbosa, G.. Participação em banca de Adriana de Oliveira Souza. Um Olhar sobre a Prova Brasil: análise dos resultados em Matemática. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - UERJ.

29.
ELLIOT, L. G.; AGUIAR, G. S.; MORAES, J. C.. Participação em banca de Luciane Pires da Silva. Construção e Validação de Instrumento de Avaliação dos Projetos Sociais do Programa Petrobrás Socioambiental. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

30.
VILARINHO, L.; AGUIAR, G. S.; FERREIRA, F. I. O.. Participação em banca de Cláudia Benvenuto de Azevedo Lima. O Laboratório de Ciências dos Anos Iniciais do Colégio Pedro II e suas contribuições: uma avaliação na perspectiva docente. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

31.
AGUIAR, G. S.; HILDEBRAND, L. M. A.. Participação em banca de Marcos Vinicios Pimentel de Andrade. Normas de Avaliação de Desempenho Escolar do Colégio de Aplicação da Universidade Federal da Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

32.
AGUIAR, G. S.; ELLIOT, L. G.; Carrancho, A. S. Participação em banca de Marcia Malaquias Braz. Instrumento de Avaliação da capes para os Mestrados profissionais: julgamento pelos avaliados da área de Planejamento Urbano e Regional. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

33.
Sá Earp, M. L.; Berenger, M. M.; AGUIAR, G. S.. Participação em banca de Maria Theresa Abs da Cruz. Informação aos Pacientes e Familiares: como este direito é avaliado nas instituições de saúde?. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

34.
Gonçalves, A. M.P.M; AGUIAR, G. S.; Santos, A. A. S. M. D.. Participação em banca de Erika de Moraes. Avaliação Multidimensional do perfil das lideranças de um Hospital de Grande Porte. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

35.
AGUIAR, G. S.; BERNADO, E. S.; Gonçalves,H. M.; AGUIAR, G. S.. Participação em banca de Hércules Guimarães Honorato. O Projeto Soldado Cidadão como Política Pública de Inserção do Jovem no Mercado de Trabalho. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.

Teses de doutorado
1.
AGUIAR, G. S.; Ortigão, M. I. R.; NAMEN, A. A.; MOURA NETO, F. D.; PINTO, M. M. F.; ROHRER, U. A. B. V.. Participação em banca de Stella Oggioni da Fonseca. Uma Metodologia de Mineração de Dados orientados pelo domínio para a Descoberta de Conhecimento sobre o processo de aprendizagem no Ensino Básico. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional) - Instituto Politécnico.

2.
AGUIAR, G. S.; BASTOS, J. A.; COUTINHO, C. Q. E. S.; SILVA, W. C.; SANTOS, P. S. M. B.; SILVA, J. C. M.; ALMOULOUD, S. A.. Participação em banca de Fabiano dos Santos Souza. Política Nacional de Formação de professores: análise da implementação do PIBID de Matemática pela Universidade Federal Fluminense no período de 2009 - 2013. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Doutorado
1.
AGUIAR, G. S.; MEIRELLES, R. M. S.; ESQUINCALHA, A.. Participação em banca de Islene da Conceição Freitas. A Gestão Integrada da Escola:análise de caminhos adotados para alcançar a meta em duas escolas estaduais do Rio de Janeiro. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

2.
AGUIAR, G. S.; NAMEN, A. A.; MOURA NETO, F. D.; ROHRER, U. A. B. V.; Ortigão, M. I. R.. Participação em banca de Stella Oggioni Fonseca. Mineração em bases de dados educacionais: um estudo guiado pelo conhecimento do domínio.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional) - Instituto Politécnico.

Qualificações de Mestrado
1.
AGUIAR, G. S.; Amorim, C.C; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. Participação em banca de Maria Raimunda de Negreiros Rabelo. A Apropriação dos Resultados do SADEAM, no 9º Ano do Ensino Fundamental, no Componente Curricular de Matemática. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas públicas e Avaliação da Educação.

2.
AGUIAR, G. S.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.; Amorim, C.C. Participação em banca de Francisco Jucivânio Félix de Sousa. Análise do Desempenho em Matemática dos Alunos no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) - O Caso da EEM Professora Francisca Linhares de Sousa. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas públicas e Avaliação da Educação.

3.
AGUIAR, G. S.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.; RODRIGUES, C. K.. Participação em banca de Tiago de Paula Zagnoli. Uma análise sob a ótica sociocontextual do erro dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola de Juiz de Fora -MG. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
AGUIAR, G. S.; Câmara, M.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. Participação em banca de Darlem Lúcia de oliveira Costa. A Concepção dos Professores de manaus sobre a Política de Bonificação por Resultado Implementada pela Secretaria de Estado e Qualidade de Ensino - SEDUC-AM. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas públicas e Avaliação da Educação.

5.
Ortigão, M. I. R.; Barbosa, G. S.; AGUIAR, G. S.. Participação em banca de Adriana de Oliveira Souza. Avaliação e Currículo de Matemática: um olhar sobre a Prova Brasil 2011. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - UERJ.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AGUIAR, G. S.; BRAZ, M. M.; TOLEDO, P. P. S.. Participação em banca de Joice Cristina Peixoto Pereira.Relatório de Avaliação sobre o Progresso do II Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em gestão da Avaliação) - Faculdade Cesgranrio.

2.
SANTOS, H. M.; AGUIAR, G. S.; GERHEIM, M. S.. Participação em banca de Alexandre Pereira dos Santos.Relatório de Gestão de Tecnologia da Informação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em gestão da Avaliação) - Faculdade Cesgranrio.

3.
ELLIOT, L. G.; AGUIAR, G. S.; SANTOS, H. M.. Participação em banca de Laura Ferreira do Rego Barros.Relatório de Avaliação da Execução de Programas de Governo Nº8 : Programa Saúde da Família. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em gestão da Avaliação) - Faculdade Cesgranrio.

4.
AGUIAR, G. S.. Participação em banca de Vânia Maria Batista."Dicas do Professor" e o Ensino de Ciências. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
AGUIAR, G. S.. Comissão Examinadora do Concurso público para professores da Fundação Osório. 2006. Fundação Osório.

2.
AGUIAR, G. S.. Seleção de Professores para o Colégio Militar do Rio de Janeiro. 2002. Colégio Militar do Rio de Janeiro.

Concurso público
1.
AGUIAR, G. S.. Concurso de admissão ao Colégio Militar do Rio de Janeiro. 2001. Colégio Militar do Rio de Janeiro.

2.
AGUIAR, G. S.. Concurso de admissão ao Colégio Militar de Juiz de Fora. 1999. Colégio Militar de Juiz de Fora.

3.
AGUIAR, G. S.. Concurso de admissão ao Colégio Militar de Juiz de Fora. 1998. Colégio Militar de Juiz de Fora.

4.
AGUIAR, G. S.. Concurso de admissão ao Colégio Militar de Juiz de Fora. 1997. Colégio Militar de Juiz de Fora.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana de Evaluacion en America Latina y el Caribe EVAL2018.A Implementação do Curso de Gestão da Avaliação. 2018. (Seminário).

2.
Semana de la Evaluación en América Latina y el Caribe - EVAL2018. 2018. (Seminário).

3.
VII EEMAT Encontro de Educação Matemática do Rio de Janeiro. 2018. (Encontro).

4.
VIII Colóquio ENSAIO. 2018. (Outra).

5.
II Semana Acadêmica da Faculdade Cesgranrio.A Importância da Avaliação para as Políticas Públicas. 2017. (Outra).

6.
VII Congresso Internacional em Avaliação Educacional. 2017. (Congresso).

7.
VII Congresso Internacional em Avaliação Educacional. Desempenho de alunos no ensino fundamental do colégio Pedro II: fatores que fazem a diferença. 2017. (Congresso).

8.
VII Congresso Internacional em Avaliação Educacional. Da avaliação em Larga Escala ao Uso dos Resultados por uma Escola Particular. 2017. (Congresso).

9.
VII Congresso Internacional em Avaliação Educacional. Cultura Avaliativa: exigência ou oportunidade, para quem?. 2017. (Congresso).

10.
VIII Seminário Nacional da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. 2017. (Seminário).

11.
Seminário CMJ - Monitoramento e Avaliação de políticas e Programas Sociais para Juventudes. 2016. (Seminário).

12.
Dia da Matemática - LABEM 2015.Letramento em Matemática no PISA e Perfil Pedagógico dos Professores de Matemática. 2015. (Encontro).

13.
IV Conferencia de la Red Latinoamericana de Sistematización, Seguimiento y Evaluación -RELAC. Avaliação Sustentável no Paradigma da Complexidade. 2015. (Congresso).

14.
IV Reunião de Avaliação: contribuições e perspectivas.Projeto Prazer em Ler: razões e resultados de uma avaliação em um programa de incentivo à leitura. 2015. (Encontro).

15.
IX Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais. 2015. (Encontro).

16.
VI Colóquio Educação e Cultura. 2015. (Outra).

17.
VIII Reunião da ABAVE - Avaliação de Larga Escala no Brasil: Ensinamentos, Aprendizagens e Tendencias. 2015. (Congresso).

18.
XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática. Avaliação em Matemática de Brasil e México: PISA 2003 e 2012. 2015. (Congresso).

19.
XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Avaliações em Larga Escala: Dados e Devolutivas. 2015. (Encontro).

20.
XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Grupo de Discussão: Avaliação em educação Matemática. 2015. (Encontro).

21.
XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Avaliação em Educação Matemática. 2015. (Encontro).

22.
III Reunião de Avaliação - Temas da Atualidade: Preocupações e Questões da Avaliação. 2014. (Outra).

23.
II Reunião Temática da ABAVE - PISA em Debate. A Matemática no PISA 2003 e 2012: comparações e questões. 2014. (Congresso).

24.
II Seminário de Integração dos Técnico-Administrativos UFRJ.Instrumento de Avaliação da CAPES para os Mestrados Profissionais. 2014. (Seminário).

25.
Séries Colóquios em Ensaio - III Colóquio - Reflexões sobre o ENADE. 2014. (Encontro).

26.
VI EEMAT Encontro de Educação Matemática do Rio de Janeiro. Avaliações em Larga Escala da Educação Básica. 2014. (Congresso).

27.
VI EEMAT - Encontro estadual de Educação matemática.Coordenador da Sessão de Comunicação científica e Relatos de Experiencia. 2014. (Encontro).

28.
Día de GeoGebra en Iberoamérica. 2013. (Seminário).

29.
VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Repetência Escolar e Características dos Estudantes Brasileiros: Evidências da Prova Brasil 2009. 2013. (Congresso).

30.
III Congreso Ibero-Americano de Politica y Administración de la Educación. O Impacto das Características intra e extraescolares para o Risco de Repetência de Alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2012. (Congresso).

31.
I Seminário sobre Avaliação Internacional da Educação Básica da UEFS.Resultados do PISA - Significados no contexto brasileiro. 2011. (Seminário).

32.
VII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2011. (Seminário).

33.
V Reunião Anual da ABAVE. O Funcionamento Diferencial do Item (DIF) como Estratégia para Captar Ênfases Curriculares Diferenciadas em Matemática. 2009. (Congresso).

34.
VI SPEM-RJ.Avaliação Educacional em Larga Escala. 2008. (Seminário).

35.
1ª Reunião da ABAVE: Finalidades e Formas da Avaliação do Ensino Básico. Desigualdades de Oportunidades Educacionais- A Nova Face da Repetência. 2006. (Congresso).

36.
Estágio de Atualização Pedagógica e Administração Escolar do CMJF. 1999. (Encontro).

37.
Estágio de Atualização Pedagógica e Administração Escolar do CMJF. 1998. (Encontro).

38.
Estágio de Atualização Pedagógica e Administração Escolar do CMJF. 1997. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AGUIAR, G. S.; JANNUZZI, P. M. . II Ciclo de Debates Acadêmicos em Avaliação. 2018. (Outro).

2.
AGUIAR, G. S.; ELLIOT, L. G. ; BRAZ, M. M. ; CAVALCANTI, N. G. ; PAIVA, V. M. . Semana de la Evaluación en América Latina y el Caribe - EVAL2018. 2018. (Congresso).

3.
AGUIAR, G. S.. II Semana Acadêmica da Faculdade Cesgranrio. 2017. (Outro).

4.
AGUIAR, G. S.; MARUJO, M. P. . III Semana Acadêmica da Faculdade Cesgranrio. 2017. (Outro).

5.
AGUIAR, G. S.; ELLIOT, L. G. ; REIS, L. C. ; PEDROSA, F. ; SCHRAMM, J. M. A. . I Ciclo de Debates Acadêmicos em Avaliação. 2017. (Outro).

6.
AGUIAR, G. S.. I Semana Acadêmica da Faculdade Cesgranrio. 2016. (Outro).

7.
AGUIAR, G. S.; ELLIOT, L. G. ; Sá Earp, M. L. . IV Reunião de Avaliação: Contribuições e Perspectivas. 2015. (Outro).

8.
SOARES, F. ; DASSE, B. A. ; SOUZA, F. S. ; MARINHO, F. C. V. ; MANDARINO, M. C. F. ; AGUIAR, G. S. . VI EEMAT Encontro de Educação Matemática do RJ. 2014. (Congresso).

9.
AGUIAR, G. S.. V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2012. (Congresso).

10.
AGUIAR, G. S.. VII Seminário de Pesquisa em Educação Matemática. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Luiz Henrique Pereira Alves. Avaliação da Disciplina Dissecção de cadáveres nos cursos de Medicina. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio. (Orientador).

2.
Erika de Azevedo Carvalho. Projetos Sociais rumo à Prosperidade Sustentável. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio. (Orientador).

3.
Claudia Marques de Oliveira Marins. Avaliação do Guia de Creditação da UFRJ. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Carlos Antonio Vieira Fraga. Iniciação Científica. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Curso Superior de Tecnologia em gestão da Avaliação) - Faculdade Cesgranrio, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Livia Cabral Guedes Cavalcanti. Iniciação Científica. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Curso Superior de Tecnologia em gestão da Avaliação) - Faculdade Cesgranrio, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Luiz Henrique Pereira Alves. Avaliação da Dissecção como Método de Ensino de Anatomia Humana para Estudantes de Graduação em medicina da UNIRIO.. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Faculdade Cesgranrio, . Orientador: Glauco da Silva Aguiar.

2.
Luisianne Barbosa Carvalho. SISTEMA DE LEITURA DE ATAS DE PROVAS DA FUNDAÇÃO CESGRANRIO - AVALIAÇÃO DA USABILIDADE. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio, . Orientador: Glauco da Silva Aguiar.

3.
Cláudia Marques de Oliveira Marins. A Avaliação do Guia de Creditação da Extensão Universitária na UFRJ. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio, . Orientador: Glauco da Silva Aguiar.

4.
Marcia Malaquias Braz. Instrumento de Avaliação da Capes para os Mestrados Profissionais: julgamento pelos avaliados da área de Planejamento Urbano e Regional. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio, . Orientador: Glauco da Silva Aguiar.

5.
Ana Paula D' Oliveira dos Santos losito. Atualização e Validação de Check List para avaliar ambiente e cuidados seguros em Hospitais. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio, . Orientador: Glauco da Silva Aguiar.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alex Wey. Análise da Flutuação do Quadro de Professores do 1º Segmento do Ens. Fundamental (Professor II) Lotados na Rede Municipal de Ensino de Teresópolis / RJ.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Pontificia Universidade Católica do rio de Janeiro. Orientador: Glauco da Silva Aguiar.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MARUJO, M. P. ; PARREIRA, A. P. ; AGUIAR, G. S. . Gestão Sustentável Estratégica. Gestão Sustentável Estratégica. 1ed.São Paulo: Perse, 2015, v. 1, p. 45-57.


Apresentações de Trabalho
1.
BONAMINO, A. ; VIANA, E. ; AGUIAR, G. S. . O Impacto das Características intra e Extraescolares para o Risco de Repetência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
AGUIAR, G. S.; Ortigão, M. I. R. . Repetência Escolar e Características dos Estudantes Brasileiros: Evidências da Prova Brasil 2009. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
AGUIAR, G. S.; AMORIM, C. ; MANDELERT, D. . Resultados do PISA - Significados no contexto brasileiro. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
AGUIAR, G. S.; Ortigão, M. I. R. . O Professor que Ensina Matemática e as avaliações de Grande Porte. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


Atuação como parecista dos trabalhos submetidos ao X Encontro Nacional de Educação Matemática, realizado em Salvador - BA , 2010.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 15:46:41