Erica Maria Toledo Catalani

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4265947684297599
  • Última atualização do currículo em 23/04/2017


Possui licenciatura em Ciências, Matemática e em Pedagogia, com Especialização em Modelagem Matemática e mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas(Unicamp). Atuou nas redes públicas estadual e municipal como professora de Matemática, ministrando aulas no ensino fundamental, incluindo a modalidade de EJA, e no ensino médio. Atuou por dez anos como coordenadora pedagógica do ensino fundamental, incluindo a modalidade EJA e por sete anos no ensino superior, ministrando aulas de Matemática, Álgebra, Métodos numéricos e Estatística. Durante quatro anos, foi integrante do Núcleo de Avaliação da Prefeitura do Município de São Paulo, atuando na elaboração de avaliações externas de larga escala, de matrizes de avaliação e ministrando oficinas de itens para professores. Atualmente é supervisora escolar, exercendo atividades de formação, nas temáticas do currículo e/ou da avaliação, para professores de todas as áreas de conhecimento, para gestores de escola (diretor e coordenador pedagógico) e de secretarias de educação, no Brasil, e para especialistas do ministério da saúde, em Moçambique. Também é pesquisadora (doutoranda) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp) na área de Avaliação Educacional e membro integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação Educacional (Gepave). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Erica Maria Toledo Catalani
Nome em citações bibliográficas
CATALANI, E. M. T.

Endereço


Endereço Profissional
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO, Diretoria Regional de Educação São Miguel.
Avenida Nordestina
747
08021000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 33975053


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Doutorado em Educação.
Faculdade de Educação da Universidade Estadual de São Paulo, FEUSP, Brasil.
Título: Teste adaptativo informatizado para o diagnóstico da leitura no ciclo de alfabetização,
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem; Teoria da Resposta ao Item; Testes informatizados; Itens de Múltipla Escolha.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2002
Mestrado em Mestrado Em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A inter-relação forma e conteúdo no desenvolvimento conceitual da fração,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Anna Regina Lanner de Moura.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Educação Matemática; Dialética; Desenvolvimento Histórico; Linguagem matemática; Medida.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1991 - 1992
Especialização em Modelagem Matemática em Ensino-aprendizagem. (Carga Horária: 390h).
Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
Título: Modelando conhecimentos sobre o tabagismo para ensinar matemática.
Orientador: Rodney Carlos Bassanezi.
1990 - 1991
Graduação em Pedagogia.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Botucatu, UNIFAC, Brasil.
1985 - 1989
Graduação em Ciências.
Universidade Braz Cubas, UBC, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Tópicos de Modelos de Resposta ao Item. (Carga horária: 10h).
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, ICMC, Brasil.
2017 - 2017
Developing and Using Cybersecurity Discussion Case Studies. (Carga horária: 2h).
International Institute of Informatics and Systemics, IIIS, Estados Unidos.
2016 - 2016
PARCEIROS DA FORMAÇAO EM DIÁLOGOS NA CONSTRUÇÃO DA QUALIDADE SOCIAL DA EDUC. (Carga horária: 12h).
Secretaria Municipal de Educação da PMSP, SME-PMSP, Brasil.
2015 - 2015
Casualidade na Pesquisa Educacional: métodos e suas aplicações. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Avaliação Educacional, ABAVE, Brasil.
2015 - 2015
Causalidade na Pesquisa Educacional: métodos e suas aplicações. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Avaliação Educacional, ABAVE, Brasil.
2015 - 2015
Formatos inovadores de itens para testes computacionais adaptativos (CAT). (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Avaliação Educacional, ABAVE, Brasil.
2015 - 2015
A supervisão escolar e a DOT-P: desafios da formação - módulo II. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal de Educação da PMSP, SME-PMSP, Brasil.
2014 - 2014
Métodos quantitativos para Educação e Psicologia: psicometria, construção d. (Carga horária: 30h).
Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP, Brasil.
2013 - 2013
Educação Integral: desafios e possibilidades. (Carga horária: 20h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO, SME/SP, Brasil.
2013 - 2013
Elaboração e Revisão de Itens de Matemática para o Encceja. (Carga horária: 24h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2013 - 2013
Computadorized Adaptative Test (CAT). (Carga horária: 3h).
Congresso Brasileiro de Teoria da Resposta ao Item, COMBRATRI, Brasil.
2013 - 2013
Estudo da dimensionalidade de instrumentos de avaliação educacional. (Carga horária: 6h).
Associação Brasileira de Avaliação Educacional, ABAVE, Brasil.
2012 - 2012
Item Response Theory and Computerized Adaptative Testing. (Carga horária: 24h).
Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília, CESPEUNB, Brasil.
2012 - 2012
Oficina de Interpretação de Escalas do Enem. (Carga horária: 32h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2012 - 2012
Elaboração de Itens para a Provinha Brasil - área de Matemática. (Carga horária: 32h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2011 - 2011
Oficina de Interpretação de Escala do Enem. (Carga horária: 40h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BNI). (Carga horária: 16h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2009 - 2009
2780 - Maintaining a Microsoft SQL Server 2005 Database. (Carga horária: 8h).
Microsoft Corporation, MC*, Estados Unidos.
2009 - 2009
2279 - Planning, implementing and maintaining a Microsoft Windows Server. (Carga horária: 8h).
Microsoft Corporation, MC*, Estados Unidos.
2009 - 2009
Estatística usando o SPSS. (Carga horária: 18h).
SPSS Brasil Ltda, SPSS BRASIL, Brasil.
2009 - 2009
SPSS: base, conceitos e recursos. (Carga horária: 12h).
SPSS Brasil Ltda, SPSS BRASIL, Brasil.
2009 - 2009
Estatística avançada usando o SPSS. (Carga horária: 18h).
SPSS Brasil Ltda, SPSS BRASIL, Brasil.
2009 - 2009
2541 - Core Data Access with Microsoft Visual Studio 2005. (Carga horária: 8h).
Microsoft Corporation, MC*, Estados Unidos.
2006 - 2007
Formação continuada para supervisores. (Carga horária: 80h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO, SME/SP, Brasil.
2006 - 2006
Procedimentos para Apuração Preliminar e Aplicação Direta de Penalidade. (Carga horária: 6h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO, SME/SP, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS. (Carga horária: 120h).
Faculdade de Educação da Universidade Estadual de São Paulo, FE-USP, Brasil.
2003 - 2003
Formação contextualizada em tecnologias - administração de redes e sistemas. (Carga horária: 16h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO, SME/SP, Brasil.
2003 - 2003
O papel do especialista na sociedade do conhecimento. (Carga horária: 4h).
Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo, SINPEEM, Brasil.
2002 - 2002
Trabalho em equipe na escola. (Carga horária: 20h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO, SME/SP, Brasil.
2002 - 2002
A Inclusão e os impasses da educação. (Carga horária: 20h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO, SME/SP, Brasil.
2002 - 2002
Formação contextualizada em tecnologias - administração de redes e sistemas. (Carga horária: 16h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO, SME/SP, Brasil.
1995 - 1996
Extensão universitária em COORDENADOR PEDAGÓGICO: IDENTIDADE EM CONSTRUÇÃO. (Carga horária: 180h).
Faculdade de Educação da Universidade Estadual de São Paulo, FE-USP, Brasil.
1992 - 1992
Curso para professores do ciclo intermediário. (Carga horária: 40h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO, SME/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Doutorado na Feusp, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

2/2016 - 12/2016
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp).

Atividade realizada
Formadora em curso para gestores da Fundação de Apoio à Faculdade de Educação (Fafe).

Faculdade de Educação da Universidade Estadual de São Paulo, FEUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Integrante do Gepave, Enquadramento Funcional: Membro participante
Outras informações
Gepave é um Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional, coordenado pelo professor Doutor Ocimar Munhoz Alavarse.


Prefeitura do Município de São Paulo, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisor Escolar, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Nomeado, Enquadramento Funcional: Diretor do Núcleo de Avaliação Educacional, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Nomeado, Enquadramento Funcional: Diretor do Núcleo de Avaliação Educacional, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Nomeado, Enquadramento Funcional: Técnico do Núcleo de Avaliação Educacional, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente Mestre, Carga horária: 12
Outras informações
Professor Assistente Mestre na Universidade de Mogi das Cruzes ? Campus Villa Lobos, de fevereiro de 2003 a agosto de 2009. Ministrando disciplinas de: informática básica, estatística aplicada, matemática aplicada, métodos numéricos, cálculo e álgebra e metodologia do estudo e da pesquisa em cursos de Pedagogia, Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Administração, Engenharia e participação em bancas de Trabalhos de Conclusão de Cursos.

Vínculo institucional

1995 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1992 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular de Matemática, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Integrante da Equipe Técnica Administrativa, Carga horária: 40
Outras informações
Realizamos projetos com professores do ensino noturno.

Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Comissionado, Carga horária: 20

Atividades

11/2005 - Atual
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Educação, .

Serviço realizado
Supervisor Escolar.
6/2009 - 6/2012
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Educação, .

Serviço realizado
Elaboração e revisão de itens de matemática; Oficina de interpretação de escala de proficiência; Presidente de certame de licitação para avaliação de larga escala; Reunião de interpretação de resultados de avaliações educacionais de larga escala; Revisão de matriz de referência em avaliação do rendimento escolar na área de matemática; Revisão, produção de edital de licitação de avaliação educacional de larga escala (300 mil alunos).
11/1995 - 11/2005
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Educação, .

Serviço realizado
Coordenação Pedagógica.
1/1992 - 10/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
3/1992 - 12/1992
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Educação, .

Serviço realizado
Formação de professores.
5/1990 - 12/1991
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
Ciências

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO, SME/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: NOMEADO, Enquadramento Funcional: QPE22, Carga horária: 40


Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor III efetivo, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1988 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor III ACT, Carga horária: 20

Atividades

1988 - 07/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências
Matemática
1994 - 1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Atividades

3/2003 - 8/2009
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
Informática Básica
Matemática
Álgebra
Métodos Numéricos

IV CONGRESSO NACIONAL DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, IV CONAVE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 1
Outras informações
Avaliação dos trabalhos expostos no evento.



Projetos de pesquisa


2016 - 2016
Teste Adaptativo Informatizado (TAI) Provinha Brasil em Leitura
Descrição: Desenvolvimento de um TAI para o teste de leitura da Provinha Brasil, que é uma prova em lápis e papel aplicada desde 2008 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Projeto foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) e envolveu quinze unidades educacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Erica Maria Toledo Catalani - Integrante / Ocimar Munhoz Alavarse - Coordenador / Rodrigo Travitzki - Integrante / Douglas de Rizzo Meneghetti - Integrante.
2016 - Atual
Proforsa II
Descrição: O Projecto de Fortalecimento das Habilidades Pedagógicas e Técnicas dos Professores nos Institutos de Formação em Saúde (ProFORSA) terá continuidade por meio de nova fase, denominada ProFORSA II. Essa nova etapa envolverá formação e elaboração de matrizes de avaliação, banco de itens e avaliação em larga escala para seis cursos oferecidos nos Institutos de Formação (IdF) do Ministério da Saúde (Misau) de Moçambique..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Erica Maria Toledo Catalani - Integrante / Ocimar Munhoz Alavarse - Coordenador / Fernando Augusto Silva - Integrante.
2013 - 2015
Exames Nacionais para concluintes de Cursos Técnicos em Farmácia, Laboratório e Medicina Preventiva e Saúde do Meio, do Ministério da Saúde de Moçambique
Descrição: Neste projeto o objetivo central é a construção de processos de avaliação em larga escala conjugados com a participação de professores de Cursos Técnicos, de tal modo que os resultados possam ser apropriados tanto por técnicos do Ministério da Saúde de Moçambique quanto por professores, na perspectiva da avaliação formativa e do sucesso escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Erica Maria Toledo Catalani - Integrante / Ocimar Munhoz Alavarse - Coordenador / Fernando Augusto Silva - Integrante.


Outros Projetos


2011 - 2014
Projecto para Fortalecimento das Habilidades Pedagógicas e Técnicas dos Professores nos Institutos de Formação em Saúde (Proforsa)
Descrição: O Projeto Proforsa é uma ação de cooperação entre Brasil, Japão e Moçambique. O Brasil, por meio da Feusp, que é uma das Instituições parceiras do Proforsa em Moçambique (MZ), proporciona formação técnico-pedagógica aos profissionais da área de Saúde, concretamente, directores Provinciais, Distritais e de Instituições de Saúde e chefes de departamento do Ministério da Saúde de Moçambique (MISAU). A Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica) proporciona fomento às ações do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Formação do Professor de Matemática.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CATALANI, E. M. T.2015CATALANI, E. M. T.. Como usar os dados das provas externas enquanto diagnóstico para r. Magistério, v. 4, p. 32-40, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LIMA, L. ; MOISÉS, R. ; CATALANI, E. M. T. ; FERREIRA, A. C. ; SANTINI, A. M. ; MOURA, Anna Regina Lanner de ; FRARE JÚNIOR, P. L. ; MELLO, E. G. S. ; SAMPAIO, F. C. ; BEZERRA, F. J. B. ; SOUZA, M. C. ; KANAAN, M. R. ; VENTURINI, N. ; MOREIRA, R. M. ; SILVA, S. G. ; JESUS, W. P. ; OLIVEIRA, M. A. G. ; ABREU, D. M. B. . A fração - a repartição da terra. São Paulo: CEVEC-CIART, 1998. v. 01. 105p .

Capítulos de livros publicados
1.
CATALANI, E. M. T.; ALAVARSE, O. . Alfabetização e TIC: os testes adaptativos informatizados (TAI) como recurso. In: COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL (CGI.br). (Org.). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2015. 1ed.São Paulo: COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL, 2016, v. 1, p. 35-44.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CATALANI, E. M. T.. Como usar os resultados das provas externas enquanto diagnóstico para replanejamento. Revista Magistério, São Paulo, p. 32 - 39, 30 out. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CATALANI, E. M. T.; MOURA, Anna Regina Lanner de . O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO CONCEITO DE FRAÇÃO COMO FUNDAMENTO PARA ATIVIDADES DE ENSINO. In: VIII Encontro Paulista de Educação Matemática, 2006, São Paulo. ANAIS DO CONGRESSO, 2006, 2006.

2.
CATALANI, E. M. T.; MOURA, Anna Regina Lanner de . FORMA E CONTEÚDO NA LINGUAGEM MATEMÁTICA ? um olhar sobre a fração. In: 15º Congresso de Leitura do Brasil, 2005, Campinas. ANAIS DO CONGRESSO, 2005.

3.
CATALANI, E. M. T.; MOURA, Anna Regina Lanner de . O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DA RAZÃO ? as manifestações de alunos em atividades de ensino. In: VII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 2005, Belo Horizonte. ANAIS DO CONGRESSO, 2005, 2005.

4.
CATALANI, E. M. T.; MOURA, Anna Regina Lanner de . A inter-relação forma e conteúdo no desenvolvimento conceitual da fração. In: VII Encontro Paulista de Educação Matemática, 2004, São Paulo. ANAIS DO ENCONTRO, 2004.

5.
CATALANI, E. M. T.; MOURA, Anna Regina Lanner de . A inter-relação forma e conteúdo no desenvolvimento conceitual da fração. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2001, São Paulo. ANAIS DO CONGRESSO, 2001.

6.
CATALANI, E. M. T.; MOURA, Anna Regina Lanner de . A inter-relação forma e conteúdo no desenvolvimento conceitual da fração. In: V Encontro Brasileiro de Estudantes da Pós-graduação em Educação Matemática, 2001, São Paulo. ANAIS DO CONGRESSO, 2001., 2001.

7.
CATALANI, E. M. T.; MOURA, Anna Regina Lanner de . O Conceito de fração ? uma análise dos processos dos alunos em atividades fundamentadas pelo enfoque histórico-conceitual. In: IV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2000, Rio Claro. ANAIS DO CONGRESSO, 2000., 2000.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CATALANI, E. M. T.; TATAGIBA, A.B. . Provinha Brasil: desafios e perspectivas para a apropriação pedagógica dos resultados. In: VIII Reunião da Abave, 2015, Florianópolis. VIII Reunião - Avaliação de Larga Escala no Brasil: Ensinamentos, Aprendizagens e Tendências - ANAIS, 2015. v. 8.

2.
CATALANI, E. M. T.; SANTOS, A. C. . OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA PODEM AUXILIAR A GESTÃO DA ESCOLA A MELHORAR A AVALIACAO INTERNA? UMA EXPERIÊNCIA POSSÍVEL. In: II Congresso Nacional de Avaliação em Educação ? II CONAVE, 2012, BAURU. ANAIS DO II CONAE - CONGRESSO NACIONAL DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 2012.

3.
CATALANI, E. M. T.; CURI, E. . PROVA DA CIDADE 2009: UMA EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA PARA DIAGNÓSTICO DA ÁREA DE MATEMÁTICA NA CIDADE DE SÃO PAULO. In: I CONAVE - CONGRESSO NACIONAL DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 2010, BAURU. I CONAVE - CONGRESSO NACIONAL DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO Indicadores e Metas da Provinha Brasil, 2010.

4.
CATALANI, E. M. T.; MOURA, Anna Regina Lanner de . FRAÇÃO: O USO DA HISTÓRIA PARA PRODUZIR SIGNIFICADOS NA AULA DE MATEMÁTICA. In: Seminário de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, 2006, Campinas. ANAIS DO SEMINÁRIO, 2006, 2006.

5.
CATALANI, E. M. T.; MOURA, Anna Regina Lanner de . O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DA RAZÃO ? as manifestações de alunos em atividades de ensino. In: VII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 2005, Belo Horizonte. ANAIS DO CONGRESSO, 2005.

6.
CATALANI, E. M. T.; MOURA, Anna Regina Lanner de . A inter-relação forma e conteúdo no desenvolvimento conceitual da fração. In: SEMINÁRIO DE TESES EM ANDAMENTO E POLÍTICA EM FINANCIAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO UNICAMP, 2001, Campinas. ANAIS DE SEMINÁRIO, 2001.

7.
MOURA, Anna Regina Lanner de ; FAULIN, Daisy ; CATALANI, E. M. T. ; FRANCISCO, Gilberto . A educação conceitual matemática na prática pedagógica e formação de professores. In: Profmat 2000, 2000, Funchal - Portugal. Actas do Profmat 2000, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
CATALANI, E. M. T.; ALAVARSE, O. ; MENEGHETTI, D. R. ; TRAVITZKI, R. . Teste adaptativo informatizado como recurso tecnológico para alfabetização inicial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CATALANI, E. M. T.; TATAGIBA, A.B. . Provinha Brasil: desafios e perspectivas para apropriação pedagógica dos resultados. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CATALANI, E. M. T.; MOURA, Anna Regina Lanner de . O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO CONCEITO DE FRAÇÃO COMO FUNDAMENTO PARA ATIVIDADES DE ENSINO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CATALANI, E. M. T.; MOURA, Anna Regina Lanner de . O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DA RAZÃO ? as manifestações de alunos em atividades de ensino. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CATALANI, E. M. T.; MOURA, Anna Regina Lanner de . FORMA E CONTEÚDO NA LINGUAGEM MATEMÁTICA ? um olhar sobre a fração. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CATALANI, E. M. T.; MOURA, Anna Regina Lanner de . FRAÇÃO: O USO DA HISTÓRIA PARA PRODUZIR SIGNIFICADOS NA AULA DE MATEMÁTICA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
CATALANI, E. M. T.; ABREU, D. M. B. . EDUCAÇÃO CONCEITUAL. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CATALANI, E. M. T.; MOURA, Anna Regina Lanner de . A inter-relação forma e conteúdo no desenvolvimento conceitual da fração. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
CATALANI, E. M. T.. A inter-relação forma e conteúdo no desenvolvimento conceitual da fração. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CATALANI, E. M. T.; MOURA, Anna Regina Lanner de . A inter-relação forma e conteúdo no desenvolvimento conceitual da fração. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
CATALANI, E. M. T.; MOURA, Anna Regina Lanner de . O conceito de fração ? uma análise dos processos de alunos em atividades fundamentadas pelo enfoque histórico-conceitual. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
CATALANI, E. M. T.. Construção do Conhecimento Matemático. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CATALANI, E. M. T.. Matemática a construção do conhecimento. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
CATALANI, E. M. T.. REPENSANDO O ENSINO NOTURNO. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
CATALANI, E. M. T.; CURI, E. ; SILVA, F. O. . RELATÓRIO DE RESULTADOS DA 1a. PROVA DA CIDADE 2011 2011 (RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA).

2.
KLEIN, R. ; FONTANIVE, N. ; CATALANI, E. M. T. ; SANTOS, A. C. . RELATÓRIO DE ANÁLISES TÉCNICO-PEDAGÓGICAS 2009 (RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA).

3.
CATALANI, E. M. T.; CURI, E. ; SANTOS, A. C. . RELATÓRIO DE ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PROVA DA CIDADE 2009 2009 (RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA).

4.
ROCHA, G. ; ALAVARSE, O. ; REGO, C. A. ; CATALANI, E. M. T. . RELATÓRIO DE ANÁLISES PEDAGÓGICAS 2008 (RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CATALANI, E. M. T.; ALAVARSE, O. . Avaliações externas e internas: um diálogo. 2016.

2.
CATALANI, E. M. T.; ALAVARSE, O. ; SILVA, F. A. . Oficina de elaboração de matrizes e itens para avaliações externas. 2015.

3.
CATALANI, E. M. T.; ALAVARSE, O. . Oficina de elaboração de itens para uso em avaliações internas. 2014.

4.
ALAVARSE, O. ; CATALANI, E. M. T. . Oficina de elaboração de itens para avaliações externas e em larga escala. 2013.

5.
CATALANI, E. M. T.. Assessoria em Avaliação de desempenho. 2013.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CATALANI, E. M. T.. Mestra em educação Érica Catalani debate o cancelamento da Avaliação Nacional da Alfabetização. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
ALAVARSE, O. ; SOUSA, S. M. Z. L. ; CATALANI, E. M. T. ; FERNANDES, J. D. . As implicações das avaliações externas na educação pública. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
CATALANI, E. M. T.; ALAVARSE, O. . Elaboração de itens para uso na avaliação de larga escala. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CATALANI, E. M. T.; ALAVARSE, O. . Elaboração de itens para uso na avaliação de larga escala. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ALAVARSE, O. ; CATALANI, E. M. T. . Avaliações externas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ALAVARSE, O. ; CATALANI, E. M. T. . Avaliação de larga escala e elaboração de matrizes de testes. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CATALANI, E. M. T.; SANTOS, A. C. . Desvelando o IDEB: reflexões sobre as práticas de ensino, aprendizagem e avaliação em Matemática - módulo para coordenadores pedagógicos de EMEF e EMEFM. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
CATALANI, E. M. T.. Avaliação externa: reflexões sobre as práticas de ensino, aprendizagem e avaliação em Matemática - módulo para professores de Matemática de EMEF e EMEFM. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
CATALANI, E. M. T.; ALAVARSE, O. . Seminário de monitoria e avaliação para a qualidade da formação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
CATALANI, E. M. T.. Avaliação e análise de itens pela Teoria Clássica dos Testes (TCT). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
ARGENTO, R.A. ; SANTOS, A. C. ; CATALANI, E. M. T. . Avaliação de larga escala em educação - desafios e possibilidades. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
CATALANI, E. M. T.. A elaboração de questões da área de Matemática para avaliações externas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
CATALANI, E. M. T.; CURI, E. . PROVA DA CIDADE 2009:ÁREA DE MATEMÁTICA. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Questões e Instrumentos de Avaliação de Aprendizagem).

12.
CATALANI, E. M. T.; BORELLI, S. . Formação na área de Matemática para os coordenadores pedagógicos que acompanham o ciclo I. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
CATALANI, E. M. T.; MOREIRA, V. B. ; OLIVEIRA, Z. L. ; FERNANDES, A. T. C. . O CONSTRUTIVISMO E A EDUCAÇÃO ESCOLAR. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
CATALANI, E. M. T.; BORELLI, S. . FORMAÇÃO NA ÁREA DE MATEMATICA PARA COORDENADORES PEDAGÓGICOS QUE ACOMPANHAM O CICLO I. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
MOURA, Anna Regina Lanner de ; KANAAN, M. R. ; ABREU, D. M. B. ; CATALANI, E. M. T. ; SOUSA, M. C. ; MOISÉS, R. . GE04 - GESTÃO, CURRÍCULO E CULTURA: área de matemática. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
CATALANI, E. M. T.. Programa ler e escrever em todas as áreas do ciclo II: o coordenador pedagógico como gestor de programas de formação continuada. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
CATALANI, E. M. T.; ABREU, D. B. . Educação Conceitual. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
CATALANI, E. M. T.; MOURA, M. O. de ; MOURA, Anna Regina Lanner de . A Teoria da Atividade na atualidade - Leontiev 100 anos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
ABREU, D. B. ; ABREU, D. M. B. ; BEZERRA, F. J. B. ; CATALANI, E. M. T. ; KANAAN, M. R. ; DIAS, M. ; ROMAGNOLI, R. A. ; NAKAMURA, O. Y. A. . Teia do Saber. 2003. .

20.
LIMA, L. ; MOURA, Anna Regina Lanner de ; CATALANI, E. M. T. ; ABREU, D. M. B. . Projeto Guarulhos - sensações. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
ABREU, D. M. B. ; BEZERRA, F. J. B. ; CATALANI, E. M. T. ; JESUS, W. P. ; KANAAN, M. R. ; LIMA, L. ; MELLO, E. G. S. ; MOISÉS, R. ; MOREIRA, R. M. ; MOURA, Anna Regina Lanner de ; OLIVEIRA, M. A. G. ; PRADO, E. P. A. ; SAMPAIO, F. C. ; SANTINI, A. M. ; SOUSA, M. C. . Projeto de Educação Continuada (PEC) Pólo 3. 1998. .

22.
LIMA, L. ; ABREU, D. M. B. ; MOISÉS, R. ; CATALANI, E. M. T. ; KANAAN, M. R. . PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA (PEC). 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
CATALANI, E. M. T.. NOVAS PERSPECTIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
CATALANI, E. M. T.. Construção do Conhecimento Matemático. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
CATALANI, E. M. T.. Matemática e a construção do conhecimento. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

26.
CATALANI, E. M. T.. Curso para professores do ciclo intermediário. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

27.
CATALANI, E. M. T.. Curso para Professores do Ciclo Intermediário. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
LOPES, C. E.; LORENZATO, S.; MOURA, Anna Regina Lanner de; CATALANI, E. M. T.. Participação em banca de Erica da Silva Moreira Ferreira. O desafio de ensinar o conceito de número - dando ao conceito a qualidade de educar. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Sétima Conferencia Iberoamericana de Complesidad, Informática y Cibernética.Teste adaptativo informatizado como recurso tecnológico para alfabetização inicial. 2017. (Outra).

2.
IV CONAVE - CONGRESSO NACIONAL DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO. 2016. (Congresso).

3.
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Sinaeb) e o Plano Nacional de Educação (PNE). 2016. (Seminário).

4.
26º Congresso do SINDICATO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO NO ENSINO MUNICIPAL DE SÃO PAULO. 2015. (Congresso).

5.
VIII Reunião da Abave.Provinha Brasil: desafios e perspectivas para a apropriação pedagógica dos resultados. 2015. (Outra).

6.
Devolutivas Pedagógicas das Avaliações Educacionais. 2014. (Outra).

7.
Métodos Quantitativos para Educação e Psicologia: Psicometria, Construção de Medidas e Avaliação de Impacto. 2014. (Outra).

8.
Seminário Internacional: devolutivas das avaliações de larga escada. 2014. (Seminário).

9.
20º Educar educador-Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. 2013. (Congresso).

10.
Elaboração e revisão de itens de Matemática para o Encceja. 2013. (Outra).

11.
III Congresso Brasileiro de Teoria da Resposta ao Item. 2013. (Congresso).

12.
I Seminário Gepave de Avaliação Educacional.Curso 2 - Avaliação e análise de itens pela Teoria Clássica dos Testes (TCT). 2013. (Seminário).

13.
Seminário de monitoria e avaliação para a qualidade da formaçãoO.Avaliação da aprendizagem. 2013. (Seminário).

14.
VIII Congresso Internacional de Educação da UNISINOS e III Congresso Internacional de Avaliação. 2013. (Congresso).

15.
VII Reunião da ABAVE. 2013. (Outra).

16.
ELABORAÇÃO DE ITENS PARA A PROVINHA BRASIL - ÁREA DE MATEMÁTICA. 2012. (Oficina).

17.
Elaboração de Itens para Provinha Brasil - área de Matemática. 2012. (Oficina).

18.
II CONAVE - CONGRESSO NACIONAL DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO.Teoria clássica da medida: alguns conceitos e aplicações. 2012. (Oficina).

19.
Interpretação de Escala do Enem. 2012. (Oficina).

20.
Interpretação Pedagógica das Escalas do SAEB. 2012. (Oficina).

21.
ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO BANCO NACIONAL DE ITENS DO INEP/MEC PARA O ENCCEJA. 2011. (Outra).

22.
Elaboração de instrumentos de avaliação educacional para Encceja. 2011. (Oficina).

23.
ELABORAÇÃO E REVISÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO BANCO NACIONAL DE ITENS DO INEP/MEC. 2011. (Oficina).

24.
Interpretação da Escala do Enem. 2011. (Oficina).

25.
INTERPRETAÇÃO DE ESCALAS DO ENEM. 2011. (Oficina).

26.
1º Evento de Elaboração de Itens do Banco Nacional de Itens (BNI) do INEP. 2010. (Oficina).

27.
3º Evento de Elaboração de Itens do Banco Nacional de Itens (BNI) do INEP. 2010. (Oficina).

28.
Elaboração de itens do Banco Nacional de Itens (BNI) do Inep. 2010. (Oficina).

29.
I CONAVE - CONGRESSO NACIONAL DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO. PROVA DA CIDADE 2009: UMA EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA PARA DIAGNÓSTICO DA ÁREA DE MATEMÁTICA NA CIDADE DE SÃO PAULO. 2010. (Congresso).

30.
Seminário local para implementação das Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagem e orientações didáticas em todas as áreas do ciclo II - Matemática.Currículo e ensino de matemática. 2008. (Seminário).

31.
Tarde pedagógica. 2007. (Outra).

32.
Seminário de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática.FRAÇÃO: O USO DA HISTÓRIA PARA PRODUZIR SIGNIFICADOS NA AULA DE MATEMÁTICA. 2006. (Seminário).

33.
VIII Encontro Paulista de Educação Matemática.O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO CONCEITO DE FRAÇÃO COMO FUNDAMENTO PARA ATIVIDADES DE ENSINO. 2006. (Encontro).

34.
15º Congresso de Leitura do Brasil. FORMA E CONTEÚDO NA LINGUAGEM MATEMÁTICA ? um olhar sobre a fração. 2005. (Congresso).

35.
VII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE.O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DA RAZÃO ? as manifestações de alunos em atividades de ensino. 2005. (Encontro).

36.
Didática da Matemática e a Formação de Professores reflexivos para as séries iniciais do Ensino Fundamental. 2004. (Seminário).

37.
FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO SÃO PAULO - EDUCAÇÃO PARA UMA CIDADE EDUCADORA. 2004. (Outra).

38.
III CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: São Paulo rumo à cidade educadora. 2004. (Congresso).

39.
III Seminário de Teses e Dissertações em andamento: reforma universitária. 2004. (Seminário).

40.
Investigação sobre a formação do Professor de Matemática: uma experiência do LEM@TIC - Laboratório de Educação em Matemática. 2004. (Seminário).

41.
INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS NO ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2004. (Outra).

42.
O trabalho de educação na infância da Universidade de Aveiro: investigação sobre o projeto de formação de educadores com enfoque na atividade de Matemática. 2004. (Seminário).

43.
Reflexão sobre uma experiência de trabalho colaborativo. 2004. (Outra).

44.
VII Encontro Paulista de Educação Matemática.A inter-relação forma e conteúdo no desenvolvimento conceitual da fração. 2004. (Encontro).

45.
XII Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2004. (Encontro).

46.
A Teoria da atividades na atualidade - Leontiev 100 anos.A inter-relação forma e conteúdo no desenvolvimento conceitual da fração. 2003. (Encontro).

47.
Conferência Municipal de Educação. 2003. (Outra).

48.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2003. (Congresso).

49.
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO PARA COORDENADORES PEDAGÓGICOS. 2002. (Encontro).

50.
REUNIÃO GERAL DE POLO DO NÚCLEO DE AÇÃO EDUCATIVA (NAE 10).ENSINO FUNDAMENTAL II - MATEMÁTICA. 2002. (Outra).

51.
V Encontro Brasileiro de Estudantes da Pós-graduação em Educação Matemática.V Encontro Brasileiro de Estudantes da Pós-graduação em Educação Matemática. 2001. (Encontro).

52.
10º Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE. 2000. (Encontro).

53.
23ª Reunião anual da ANPED -. 2000. (Outra).

54.
EM DEBATE, NOVAS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO EM NOSSA SOCIEDADE. 2000. (Outra).

55.
IV Encontro Brasileiro de Estudantes da Pós-graduação em Educação Matemática.IV Encontro Brasileiro de Estudantes da Pós-graduação em Educação Matemática. 2000. (Encontro).

56.
Palestra: Saberes e complexidades para o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico. 2000. (Outra).

57.
SITUACIÓN ACTUAL Y PERSPECTIVAS FUTURAS DE LA DIDACTICA DE LA ESTADÍSTICA. 1999. (Outra).

58.
IV CONGRESSO ANUAL DE PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ENSINO MUNICIPAL DE SÃO PAULO. 1993. (Congresso).

59.
AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS NO MATERIAL DOURADO. 1992. (Oficina).

60.
FAZER GEOMETRIA ATRAVÉS DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS. 1992. (Oficina).

61.
III CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: São Paulo rumo à cidade educadora. 1992. (Congresso).

62.
O USO DA RETÓRICA NO LIVRO DIDÁTICO. 1992. (Outra).

63.
POSITIVOS E NEGATIVOS SIGNIFICADO E OPERAÇÕES. 1992. (Oficina).

64.
I CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. 1991. (Congresso).

65.
II Encontro Paulista de Educação Matemática. 1991. (Encontro).

66.
O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 1990. (Outra).

67.
O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 1990. (Outra).

68.
PROBLEMAS EPISTEMOLÓGICOS DOS NÚMEROS COMPLEXOS. 1990. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leila Barbosa Oliveira. O tijolo: uma apropriação afetiva com a medida e a geometria. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Orientador: Erica Maria Toledo Catalani.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CATALANI, E. M. T.. Como usar os resultados das provas externas enquanto diagnóstico para replanejamento. Revista Magistério, São Paulo, p. 32 - 39, 30 out. 2015.


Cursos de curta duração ministrados
1.
CATALANI, E. M. T.; MOURA, M. O. de ; MOURA, Anna Regina Lanner de . A Teoria da Atividade na atualidade - Leontiev 100 anos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALAVARSE, O. ; SOUSA, S. M. Z. L. ; CATALANI, E. M. T. ; FERNANDES, J. D. . As implicações das avaliações externas na educação pública. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
CATALANI, E. M. T.. Mestra em educação Érica Catalani debate o cancelamento da Avaliação Nacional da Alfabetização. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 21:16:03