Maria José Ribeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8549652382923677
  • Última atualização do currículo em 15/11/2018


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1987), aprimoramento em Psicopedagogia pela Universidade de São Paulo-RP (1989), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Tem experiência na área da Educação e Clínica, com ênfase em Desenvovimento e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia escolar e educacional, saúde mental e educação, psicanálise winnicottiana e desenvolvimento humano. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria José Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, M. J.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Departamento de Psicologia Social e Educacional.
AV. Pará , 1720
Umuarama
38405-382 - Uberlandia, MG - Brasil
Telefone: (34) 2182185
Fax: (34) 2182182
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2004
Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O ensinar e o aprender em Winnicott: contribuições a partir da teoria do amadurecimento emcional, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Zeljko Loparic.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Winnicott; escola; ensino; aprendizagem; professor; Psicanálise.
Grande área: Ciências Humanas
1989 - 1993
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O atendimento à criança hospitalizada: um estudo sobre serviço recreativo educacional em Enfermaria Pediátrica,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: Maria Cecília Rafael de Góes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Pediatria; Hospitalização; Infância; Aprendizagem e desenvolvimento.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1998 - 1999
Especialização em Curso de Observação da Relação Mãe Bebê. (Carga Horária: 80h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
1988 - 1989
Especialização em Aprimoramento Em Psicopedagogia. (Carga Horária: 3520h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
1982 - 1987
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.





Linhas de pesquisa


1.
Formação de professores
2.
Formação de professores
3.
Desenvolvimento e aprendizagem
4.
Formação de professores
5.
DEsenvolvimento e aprendizagem
6.
Psicologia Escolar
7.
Fracasso escolar


Projetos de pesquisa


2009 - Atual
A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL: pensando diretrizes a partir da experiência do trabalho cotidiano
Descrição: As crianças que conseguem obter um bom começo escolar têm maiores possibilidades de sair-se bem no seu futuro acadêmico, pois podem se fortalecer pessoalmente desde o início. Além disso, existem atualmente entre os educadores com experiência profissional na educação infantil, uma crescente queixa relacionada às dificuldades no desenvolvimento e aprendizagem de crianças pequenas, com repercussões no ensino dessa faixa etária. Sabe-se que dificuldades no manejo escolar na infância podem prejudicar severamente o desenvolvimento global da criança nos aspectos emocionais, cognitivos e psicossociais, com sérias repercussões na vida adulta. A entrada na Educação Infantil é o momento em que o mundo começa a confrontar a criança com o modo pelo qual ela fora criada até então. Esse encontro pode ampliar significativamente suas possibilidades de interação e fornecer um ambiente, que em alguns aspectos, alivia a criança de tensões em seu próprio lar. Em outros casos, o educador pode ter dificuldades em várias esferas de sua formação, que pode contribuir para defesas psicológicas bastante rígidas. Isso posto, este estudo busca conhecer as opiniões de profissionais que atuam na Educação Municipal Infantil de Uberlândia, referentes a sua participação em propostas de formação continuada, assim como a condução de práticas de trabalho cotidianas, de modo a reunir elementos que norteiem projetos de desenvolvimento profissional, especialmente no que se refere ao campo da Psicologia e Educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .

Integrantes: Maria José Ribeiro - Coordenador / Cláudia Silva de Souza - Integrante.
2007 - 2009
A atuação do psicólogo na rede pública de educação frente à demanda escolar: concepções, práticas e inovações
Descrição: As pesquisas realizadas e os relatos de trabalhos de intervenção em Psicologia Escolar demonstram que muito se avançou na direção de um posicionamento crítico que supere modelos subjetivistas e objetivistas de conceber o fenômeno educacional. Ocorre que este avanço está restrito a atuações e práticas cujo foco está preferencialmente nas análises advindas do campo acadêmico. Coloca-se, portanto uma questão: como tem se dado a apropriação desses conhecimentos produzidos pela academia por aqueles profissionais que se encontram na rede pública de Educação? O objetivo geral deste projeto é, portanto, identificar e analisar concepções e práticas desenvolvidas pelos psicólogos da rede pública frente às queixas escolares, visando compreender em que medida apresentam elementos inovadores e pertinentes às discussões recentes na área de Psicologia Escolar e Educacional em busca de um ensino de qualidade para todos. Para tanto, realizaremos um mapeamento dos serviços ligados às Secretarias Municipais de Educação do Estado de Minas Gerais nos quais atuem psicólogos e um levantamento das práticas profissionais realizadas por meio de um questionário e entrevistas. Além disso, efetuaremos um levantamento de livros na área pesquisada, identificando como se apresentam as principais tendências quanto à atuação do psicólogo no campo da educação. A análise desse material será realizada buscando-se a presença de indicativos de uma atuação profissional em uma perspectiva inovadora e que contemple os avanços teórico-metodológicos da área de Psicologia Escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Maria José Ribeiro - Integrante / Silvia Maria Cintra da Silva - Coordenador / Paula Cristina Medeiros Rezende - Integrante / Cláudia Silva de Souza - Integrante / Marilene Proença Rebello de Souza - Integrante / Ana Cecília Oliveira Silva - Integrante / Anabela Almeida Costa e Santos - Integrante / Fabiana Marques Barbosa - Integrante / Stefânia Santos Soares - Integrante / Jaqueline Olina de Oliveira - Integrante / Lílian Rodrigues de Sousa - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2009 - 2009
Psicologia Escolar e Educação Infantil: interlocução entre os diversos níveis de ensino
Descrição: A presente proposta visa nutrir um modelo de atuação do psicólogo junto à Educação Infantil envolvendo os educadores na melhoria do ensino e prevenção de dificuldades emocionais no princípio da escolarização. A partir de uma parceria com a Educação Infantil pública e da necessidade da Universidade contribuir com outros níveis de ensino, busca-se abrir campo para os estudantes universitários realizarem parte de sua formação concatenada com a realidade de nosso município. Elegemos o campo da saúde mental e educação, pela fertilidade nas possibilidades relacionadas ao ensino, que promove o aprendizado, e à prevenção em saúde mental, que promove o desenvolvimento integrado da criança. Nesta primeira etapa realizaremos um trabalho com todos os educadores de uma instituição municipal de Educação Infantil, baseado na demanda da instituição por formação dos seus profissionais no âmbito da psicologia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Maria José Ribeiro - Coordenador.
2009 - 2009
Intervenção em Psicologia Escolar e a clínica das dificuldades de aprendizagem (GDA)
Descrição: Este projeto trata da elaboração de estratégias para o atendimento de crianças que estão com dificuldades na escolarização e freqüentam o segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental do nosso município. Seu objetivo principal é uma interlocução com os profissionais do Ensino Fundamental, no que se refere à Psicologia Escolar, disseminando as teorias e práticas desse campo de conhecimento. Também pelo atendimento clínico de crianças com queixa escolar atingimos uma parcela de alunos e suas famílias, desenvolvendo estratégias de atendimento psicoeducacionais condizentes com a realidade de nossa população, visando contribuir no seu processo de escolarização e desenvolvimento pessoal..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Maria José Ribeiro - Coordenador.
2009 - 2009
Seminários do GDA ? Grupos de Desenvolvimento e Aprendizagem
Descrição: Este projeto visa relacionar a clínica das dificuldades de aprendizagem aos referenciais teóricos da Psicanálise Winnicottiana, da Psicologia Escolar Crítica e áreas afins, integrando o ensino de graduação e de pós-graduação com diversos profissionais da comunidade interessados em Psicologia e Educação. Desse modo, busca estender o debate acadêmico para outros segmentos da sociedade, enriquecendo a formação do estudante de Psicologia e contribuindo para a formação de outros profissionais da comunidade que necessitam de atualização nesse campo do conhecimento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Maria José Ribeiro - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Escolar e Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise Winnicottiana.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Saúde Mental e Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIBEIRO, M. J.2012RIBEIRO, M. J.. O psicólogo diante da demanda escolar: concepções e práticas no estado de Minas Gerais. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 5, p. 36, 2012.

2.
SOUZA, C. S.2011SOUZA, C. S. ; RIBEIRO, M. J. ; SILVA, S. M. C. . A atuação do psicólogo escolar na rede particular de ensino. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso), v. 15, p. 53-62, 2011.

3.
LIMA, C. P.2008LIMA, C. P. ; RIBEIRO, M. J. . UMA PROPOSTA PARA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA QUALITATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Horizonte Científico, v. 1, p. 1-28, 2008.

4.
RIBEIRO, M. J.2008 RIBEIRO, M. J.. O início das vivências escolares: contribuições da obra do psicanalista D. W. Winnicott. Aprender (Vitória da Conquista), v. 11, p. 155-177, 2008.

5.
RIBEIRO, M. J.2004RIBEIRO, M. J.; SILVA, S. M. C. ; MARÇAL, V. B. . Entrevistas em Psicologia Escolar: reflexões sobre o ensino e a prática. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas - SP, v. 8, n.1, p. 85-90, 2004.

6.
RIBEIRO, M. J.2004RIBEIRO, M. J.; SILVA, S. M. C. . A Psicologia Escolar no Brasil - pensando a formação de professores a partir da Arte. Ensinarte. Revista das Artes em Contexto Educativo, Braga, n.4 e 5, p. 59-69, 2004.

7.
RIBEIRO, M. J.2002RIBEIRO, M. J.. A função da escola e as intercorrências no processo de aprendizagem. Revista da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro, Uberlândia MG, v. 6, n.1, p. 18-25, 2002.

8.
RIBEIRO, M. J.2000RIBEIRO, M. J.; MARÇAL, V. B. ; SILVA, S. M. C. . A queixa escolar na infância. Revista da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro, Uberlândia MG, v. 3, n.4, p. 45-52, 2000.

9.
SILVA, S. M. C.2000SILVA, S. M. C. ; RIBEIRO, M. J. . Psicologia escolar/educacional e a extensão universitária: possibilidades de atuação. Em Extensão (Uberlândia), Uberlândia MG, v. 2, n.2, p. 53-59, 2000.

10.
RIBEIRO, M. J.1998 RIBEIRO, M. J.; SILVA, S. M. C. ; RIBEIRO, E. E. T. . Avaliação qualitativa de crianças com queixas escolares: contribuições da psicologia educacional. Interações (Universidade São Marcos), São Paulo, v. 3, n.5, p. 75-92, 1998.

Capítulos de livros publicados
1.
RIBEIRO, M. J.. Considerações sobre o desenvolvimento excessivo da inteligência na criança e o papel do pai na dependência relativa. In: Claudia Dias Rosa. (Org.). E o pai?: uma abordagem winnicottiana. 1ªed.São Paulo: DWW Editorial, 2014, v. , p. 107-126.

2.
RIBEIRO, M. J.; SOUZA, C. S. . A criança com transtornos globais do desenvolvimento e sua inserção na Educação Infantil: um estudos exploratório. In: Claudia Dechichi; Juliene Madureira Ferreira; Lázara Cristina da Silva. (Org.). Inclusão educacional e educação especial: múltiplos olhares e diversas contribuições. 1ªed.Uberlândia: EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2013, v. , p. 29-44.

3.
RIBEIRO, M. J.. O desenvolvimento emocional e a psicologia escolar/educacional: contribuições de D. W. Winnicott. In: Elsa Oliveira Dias. (Org.). Relendo a psicanálise com Loparic. 1ªed.São Paulo: DWW Editorial, 2012, v. , p. 219-234.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, M. J.. Reflexões sobre educação e experiência cultural em D. w. Winnicott. In: IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2009, São Paulo-SP. Anais do IX CONPE, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, M. J.. Criatividade e Escolarização. In: I Colóquio Winnicott e a Educação, 2017, São Paulo. Caderno de Resumos do I Colóquio Winnicott e a Educação. São Paulo: Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana, 2017. p. 15-15.

2.
RIBEIRO, M. J.. A (in)disciplina na escola e a importância da obra de Winnicott sobre a tendência antissocial. In: XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2017, Salvador. Anais do XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2017.

3.
RIBEIRO, M. J.; SILVA, S. M. C. ; BUIATTI, V. P. . Ênfases Curriculares e Estágio Profissionalizante em Psicologia Escolar ? algumas contribuições para o debate. In: XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: pela democratização da educação, 2017, Salvador. Anais do XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: pela democratização da educação, 2017.

4.
RIBEIRO, M. J.. DESAFIOS NOS ESTÁGIOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE EM PSICOLOGIA ESCOLAR. In: X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2011, Maringá. Anais do X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2011. v. 1.

5.
ROSA, A. P. ; SILVA, S. M. C. ; RIBEIRO, M. J. . Os bastidores da queixa escolar: da sala de aula ao consultório psicológico. In: X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2011, Maringá. Anais do X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2011.

6.
RIBEIRO, M. J.; SILVA, A. C. C. ; PESSOA, C. T. ; ARANTES, C. F. ; ARAÚJO, C. N. ; BARBOSA, F. M. . Estágio profissionalizante em psicologia escolar: atendimento às queixas escolares. In: X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2011, Maringá. Anais do X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2011. v. 1.

7.
RIBEIRO, M. J.; SILVA, S. M. C. ; REZENDE, P. C. M. ; NUNES, L. G. A. ; VIEIRA, A. M. ; PEREIRA, M. R. A. . A psicologia escolar/educacional e o desenvolvimento profissional na educação infantil: uma proposta envolvendo os diversos níveis de ensino. In: VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2007, São João del Rey. ABRAPEE, 2007. p. 1-1.

8.
SILVA, S. M. C. ; CASTRO, L. O. ; SOUSA, A. A. ; VASCONCELOS, A. ; SOUZA, C. S. ; CURY, D. G. ; SILVA, F. C. ; NUNES, L. G. A. ; LIMA, L. R. ; RIBEIRO, M. J. ; REZENDE, P. C. M. ; SILVA, M. A. ; DUARTE, P. ; OKUBO, R. Y. . A indisciplina na visão de professores de uma escola de educação básica e ensino fundamental de Uberlândia - MG. In: VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2007, São João del Rey. ABRAPEE, 2007. p. 1-1.

9.
MELO, D. C. ; GARCIA, B. G. ; SOUZA, C. S. ; COSTA, F. A. ; NOVAES NETO, J. A. ; MAIA, L. M. ; CARVALHO, R. F. ; SANTOS, S. A. ; OLIVEIRA, V. P. ; SANTOS, Y. M. ; SILVA, S. M. C. ; BARRETO, V. S. ; RIBEIRO, M. J. ; REZENDE, P. C. M. ; NUNES, L. G. A. . Concepções de funcionários sobre a indisciplina na escola. In: VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2007, São João del Rey. ABRAPEE, 2007. p. 1-1.

10.
SILVA, S. M. C. ; BARRETO, V. S. ; SOUZA, C. S. ; SANTOS, A. ; BORGES, A. S. ; FARIA, C. M. ; RIBEIRO, C. M. ; BARCELOS, F. O. ; ROCHA, I. C. O. ; GONCALVES, L. F. S. ; NUNES, L. G. A. ; LIMA, L. R. ; RIBEIRO, M. J. ; LIMA, R. B. F. ; REZENDE, P. C. M. . Os "corpos dóceis": a indisciplina escolar vista por estudantes. In: VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2007, São João del Rey. Anais do VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2007. p. 1-1.

11.
SILVA, S. M. C. ; SENE, A. S. ; FONSECA, C. C. ; LIMA, A. C. R. ; GONTIJO, B. M. ; SOUZA, C. S. ; ALVES, J. P. A. ; ALMEIDA, L. A. ; NUNES, L. G. A. ; LIMA, L. R. ; RIBEIRO, M. J. ; BARRETO, V. S. ; REZENDE, P. C. M. ; OLIVEIRA, P. M. P. . Um estudo acerca das concepções dos pais sobre a relação indisciplina-escola. In: VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2007, São João del Rey. ABRAPEE, 2007. p. 1-1.

12.
NUNES, L. G. A. ; LIMA, L. R. ; SOUZA, C. S. ; RIBEIRO, M. J. ; REZENDE, P. C. M. ; SILVA, S. M. C. . Inclusão educacional de alunos com necessidades especiais: relato de um trabalho em psicologia escolar. In: II Simpósio Internacional: O estado e as políticas educacionais no tempo presente, 2007, Uberlândia. Anais do II Simpósio Internacional: O estado e as políticas educacionais no tempo presente, 2007.

13.
SILVA, S. M. C. ; SOUZA, M. P. R. ; REZENDE, P. C. M. ; ROCHA, D. S. ; BARRETO, V. S. ; LIMA, C. P. ; CARRIJO, R. S. ; RIBEIRO, M. J. . A demanda escolar e a atuação do psicólogo na rede pública de educação. In: II Congreso Latinoamericano de Psicología de la ULAPSI, 2007, La Habana. Anais do II Congreso Latinoamericano de Psicología de la ULAPSI, 2007. p. 1-1.

14.
SILVA, S. M. C. ; MATOS, N. G. V. ; SOUZA, C. S. ; MOREIRA, D. A. S. ; CARRIJO, E. M. ; REZENDE, K. P. ; NUNES, L. G. A. ; LIMA, L. R. ; DAVI, L. P. F. ; DUARTE, R. S. ; BARRETO, V. S. ; RIBEIRO, M. J. ; REZENDE, P. C. M. . A indisciplina na escola vista pelo lado de fora - o que a comunidade pensa sobre o tema. In: VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2007, São João del Rey. ABRAPEE, 2007. p. 1-1.

15.
RIBEIRO, M. J.; LIMA, C. P. . Avaliação psicopedagógica qualitativa na educação infantil: uma proposta para a investigação das queixas escolares considerando a teoria do amadurecimento emocional de D. W. Winnicott. In: 13a. Jornada Nacional de Iniciação Científica/58a. Reunião Anual da SBPC, 2006, Florianópolis. Anais da 58a. Reunião Anual da SBPC, 2006. p. 1-1.

16.
RIBEIRO, M. J.. O ENSINAR E O APRENDER NA TEORIA DO AMADURECIMENTO EMOCIONAL HUMANO DE D.W. WINNICOTT. In: VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2005, Curitiba. Anais do VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2005. v. 01. p. 01-01.

17.
RIBEIRO, M. J.; SILVA, S. M. C. . Práticas em Psicologia Escolar: os desafios do trabalho cotidiano.. In: I Congresso Norte/Nordeste de Psicologia e V Semana Baiana de Psicologia, 1999, Salvador. Anais do I Congresso Norte/Nordeste de Psicologia e V Semana Baiana de Psicologia, 1999.

18.
RIBEIRO, M. J.. Contribuições da Psicologia Educacional para a Equipe de Enfermaria Pediátrica. In: IV Encontro de Recursos Humanos, 1996, Uberlândia - MG. IV Encontro de Recursos Humanos, 1996. v. 01. p. 34-35.

19.
RIBEIRO, M. J.. O profissional da saúde e a morte. In: IX Semana Científica da Medicina, 1996, Uberlândia - MG. Anais da IX Semana Científica da Medicina, 1996. v. 01. p. 76-76.

20.
RIBEIRO, M. J.; FARIA NETO, W. M. ; FARINHA, M. . Expectativas de profissionais da educação relacionadas às contribuições da psicologia. In: II Reunião Anual de Psicologia do Triângulo Mineiro, 1996, Uberlândia - MG. Anais da II Reunião de Psicologia do Triângulo Mineiro, 1996. v. 01. p. 23-23.

21.
RIBEIRO, M. J.. A extensão universitária e a integração Universidade com o ensino municipal. In: Seminário de Extensão: Conhecimento e Reconhecimento da Extensão, 1995, Uberlândia MG. Anais do seminário de Extensão: Conhecimento e Reconhecimento da Extensão, 1995. v. 01. p. 86-86.

Artigos aceitos para publicação
1.
RIBEIRO, M. J.. O início das vivências escolares: contribuições a partir da obra do psicanalista D. W. Winnicott. Aprender (Vitória da Conquista), 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, M. J.; BARRETO, M. A. . Psicanálise winnicottiana e psicologia escolar crítica: diálogos sobre escolarização e indisciplina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RIBEIRO, M. J.; LIMA, A. L. F. . Grupo de desenvolvimento e aprendizagem: o trabalho de orientação aos pais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RIBEIRO, M. J.. Criatividade e Escolarização. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
RIBEIRO, M. J.. MINICURSO A psicanálise de D. W. Winnicott e a Psicologia Escolar e Educacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
RIBEIRO, M. J.. MINICURSO A (in)disciplina na escola e a importância da obra de Winnicott sobre a tendência antissocial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
RIBEIRO, M. J.; SILVA, S. M. C. ; BUIATTI, V. P. . MESA REDONDA Ênfases Curriculares e Estágio Profissionalizante em Psicologia Escolar ? algumas contribuições para o debate. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
RIBEIRO, M. J.; RIZZI, F. N. ; SOUSA, K. A. . MESA REDONDA Psicologia Escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
RIBEIRO, M. J.; SERRALHA, C. A. ; HAMMOUD, T. C. . MESA REDONDA O ambiente na teoria psicanalítica de D. W. Winnicott: reflexões para a prática clínica e educacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
RIBEIRO, M. J.. Palestras aos profissionais da Escola da Criança. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
RIBEIRO, M. J.. Desafios na educação de crianças: a escola e a família buscando o desenvolvimento humano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
RIBEIRO, M. J.. Garantia do ensino básico universal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
RIBEIRO, M. J.. O que as crianças querem nos dizer: reflexões sobre as necessidades das crianças pequenas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
RIBEIRO, M. J.; SERRALHA, C. A. ; AMIRALIAN, M. L. T. . Reformulações contemporâneas da ordem familiar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
RIBEIRO, M. J.. Uma visão winnicottiana sobre a importância da relação família-escola no amadurecimento emocional do aluno. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
RIBEIRO, M. J.. A psicanálise de D. W. Winnicott e a formação do psicólogo escolar e educacional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
RIBEIRO, M. J.. Uma visão winnicottian sobre a importância da relação famíli-escola no amadurecimento emocional do luno. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
RIBEIRO, M. J.. A importância do ambiente no curso do amadurecimento emocional humano: o papel do professor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
RIBEIRO, M. J.. A teoria de Winnicott e o aprender no curso do desenvolvimento emocional humano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
RIBEIRO, M. J.. Medicalização e infância. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
RIBEIRO, M. J.. Psicologia da Educação na formação do professor de Ensino Profissionalizante. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
RIBEIRO, M. J.. Relação inicial mãe-bebê e a clínica winnicottiana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
RIBEIRO, M. J.. O papel do pai e o desenvolvimento da inteligência excessiva na criança. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
RIBEIRO, M. J.. O papel da família e da escola no desenvolvimento da criança: a importância do cuidar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
RIBEIRO, M. J.. O papel do professor na sociedade contermporânea. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
RIBEIRO, M. J.. A inclusão escolar de crianças autistas na educação infantil: reflexões da psicologia escolar e da psicanálise winnicottiana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
RIBEIRO, M. J.. Desenvolvimento emocional e a formação do professor na obra de D. W. Winnicott. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
RIBEIRO, M. J.. Avaliação psicológica dos problemas de aprendizagem: considerações da Psicologia Escolar Crítica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
RIBEIRO, M. J.. A atuação do psicólogo na rede pública de ensino de Minas Gerais: problematizando prática não críticas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
RIBEIRO, M. J.. Contribuições que a psicologia pode dar à educação: a visão de psicólogos de Minas Gerais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
RIBEIRO, M. J.. Reflexões sobre educação e experiência cultural em D. W. Winnicott. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

31.
RIBEIRO, M. J.. Saúde mental e educação: contribuições da psicanálise winnicottiana para a educação infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

32.
RIBEIRO, M. J.. A formação do educador infantil e a prevenção em saúde mental: uma interlocução da psicologia escolar e a psicanálise winnicottiana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
RIBEIRO, M. J.. O papel da escola e da família no desenvolvimento da criança. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
SILVA, S. M. C. ; SILVA, A. C. O. ; LIMA, C. P. ; SOUZA, C. S. ; ROCHA, D. S. ; RIBEIRO, M. J. ; REZENDE, P. C. M. ; CARRIJO, R. S. ; BARRETO, V. S. . Investigação sobre as práticas de psicólogos que atuam na educação pública do estado de Minas Gerais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
RIBEIRO, M. J.. Família, escola e estado ou Estado, escola e família? Comp pensar a relação entre estas instituições?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
RIBEIRO, M. J.. Família e escola: contribuições da psicologia escolar para o desenvolvimento humano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
RIBEIRO, M. J.; DECHICHI, C. ; NASCIMENTO, R. O. . Desenvolvimento e aprendizagem humana em Vygotsky, Bronfenbrenner e Winnicott. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

38.
RIBEIRO, M. J.; CURY, D. G. ; PASCHOAL, F. S. ; MAEDA, L. A. S. ; MATOS, N. G. V. ; CAVALHEIRO, R. L. . O brinquedo como atividade central incidindo nas dificuldades acadêmicas das crianças do Ensino Fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
SILVA, S. M. C. ; RIBEIRO, M. J. ; REZENDE, P. C. M. ; SILVA, A. C. O. ; LIMA, C. P. ; SOUZA, C. S. ; ROCHA, D. S. ; CARRIJO, R. S. ; BARRETO, V. S. . Conhecendo os psicólogos que trabalham nas secretarias de educação de Minas Gerais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

40.
RIBEIRO, M. J.. O papel da família na escola. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

41.
RIBEIRO, M. J.. Refletindo sobre o papel do professor na inclusão escolar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
RIBEIRO, M. J.. Assessoria em Psicologia Escolar. 2012.

2.
RIBEIRO, M. J.. Assessoria em Psicologia Escolar. 2011.

3.
RIBEIRO, M. J.. Assessoria em Psicologia Escolar. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, A. A. C. E. ; RIBEIRO, M. J. ; SILVA, S. M. C. . Comissão para analisar pedido de remoção do Prof. Cristiano Silveira Longo, da UFGD para o IP-UFU. 2013.

2.
RIBEIRO, M. J.. Visita Técnic à Escola Municipal Profª Benedita Pimentel de Ulhoa Rocha. 2013.

3.
DELA COLETA, M. F. ; RIBEIRO, M. J. ; OLIVEIRA, A. L. R. . Avaliação de estágio probatório. 2009.

4.
PEREIRA, M. S. ; PERES, R. S. ; PRÓCHNO, C. C. S. C. ; RIBEIRO, M. J. ; SILVEIRA, R. W. M. . Comissão para revisão das normas de elaboração do Plano de Trabalho do IPUFU. 2009.

5.
LOPES, E. J. ; OLIVEIRA, D. T. L. ; RIBEIRO, M. J. ; MARTINS, M. C. F. ; SILVA, L. C. A. . Parecer sobre o Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia. 2007.

6.
DECHICHI, C. ; RIBEIRO, M. J. . Avaliação de estágio probatório. 2007.

Demais trabalhos
1.
RIBEIRO, M. J.. O ensinar e o aprender em Winnicott. 2005 (Conferência) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
RIBEIRO, M. J.; LOPARIC, Z.; PACHECO FILHO, R. A.; CELERI, E. H. R. V.; MAMEDE, M. C.. Participação em banca de Maria de Fatima Dias. Um estudo sobre a teoria winnicottiana da sexualidade. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
AMIRALIAN, M. L. T.; RIBEIRO, M. J.; SOUZA, M. P. R.. Participação em banca de Daniela Kitawa Oyama. Comportamento antissocial na escola. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
RIBEIRO, M. J.; SERRALHA, C. A.; CHAPADEIRO, C. A.. Participação em banca de Carolina Martins Pereira Alves. A experiência subjetiva de crianças que possuem irmãos com deficiência. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

2.
RIBEIRO, M. J.; SERRALHA, C. A.; HUEB, M. F. D.. Participação em banca de João Paulo de Sousa. O impacto da institucionalização: o sentido do acolhimento para a criança. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

3.
SANTOS, A. A. C. E.; RIBEIRO, M. J.; SILVA, S. M. C.. Participação em banca de Renata Magalhães Naves. A atuação do psicólogo escolar em uma perspectiv crítica na rede municipal: regra ou exceção?. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.

4.
COSTA, L. H. F. M.; RIBEIRO, M. J.; SILVA, S. M. C.. Participação em banca de Willian Araújo Moura. A atuação de psicólogos escolares em Instituições de Ensino Superior do Triângulo Mineiro. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
RIBEIRO, M. J.; PEREIRA, M. R. A.; AVELINO, R. A. R.. Participação em banca de Joveliana Amado da Silveira. Dificuldades de aprendizagem e a importância do ambiente no desenvolvimento humano. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Clínica Psicanalítica) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
RIBEIRO, M. J.; SILVA, L. C. A.; RIBEIRO, E. E. T.. Participação em banca de Leonardo Félix de Oliveira. Pré e pós-natal na Equipe de Saúde da Família: contribuições de D. W. Winnicott sobre o papel do pai no início da vida. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Clínica Psicanalítica) - Universidade Federal de Uberlândia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RIBEIRO, M. J.; CLEMENS, J.. Participação em banca de Marina Grossi Tollendal.Cantigas de desejo e gravidez que embalam a mulher, a mãe e a filha.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
RIBEIRO, M. J.; CLEMENS, J.. Participação em banca de Taís Xavier Rigobello.Mulher, você sofre de quê? A ansiedade na maternidade, no puerpério e a relação mãe-bebê.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6ª Semana de Psicologia ?Psicologia: compondo ideias na diversidade?.Psicologia Escolar. 2017. (Outra).

2.
I Colóquio Winnicott e a Educação.Criatividade e Escolarização. 2017. (Outra).

3.
MESA REDONDA Centro Winnicott do Triângulo Mineiro.O ambiente na teoria psicanalítica de D. W. Winnicott: reflexões para a prática clínica e educacional. 2017. (Outra).

4.
MINICURSO ?O espaço potencial: da origem à evolução?. 2017. (Outra).

5.
XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: pela democratização da educação. Grupo de desenvolvimento e aprendizagem: o trabalho de orientação aos pais. 2017. (Congresso).

6.
XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: pela democratização da educação. Psicanálise winnicottiana e psicologia escolar crítica: diálogos sobre escolarização e indisciplina. 2017. (Congresso).

7.
XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: pela democratização da educação. A (in)disciplina na escola e a importância da obra de Winnicott sobre a tendência antissocial. 2017. (Congresso).

8.
XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: pela democratização da educação. Ênfases Curriculares e Estágio Profissionalizante em Psicologia Escolar ? algumas contribuições para o debate. 2017. (Congresso).

9.
XXII Semana de Psicologia: diálogos transdisciplinares.A psicanálise de D. W. Winnicott e a Psicologia Escolar e Educacional. 2017. (Outra).

10.
IV Encontro Mineiro de Psicologia Escolar e Educacional "Formação e atuação do psicólo escolar nas Gerais" go.Minicurso "O brincar e o desenvolvimento infantil: Vigotski, Winnicott e a psicologia na escola". 2014. (Encontro).

11.
II Semana de Psicologia "Papo Psi".Medicalização e infância. 2013. (Outra).

12.
IV Encontro Interinstitucional de Atendimento Psicológico à Queixa Escolar olar.José não está acompanhando a turma! E agora?. 2013. (Encontro).

13.
Reunião Científica.A inclusão escolar de crianças autistas na educação infantil: reflexões sa psicologia escolar e da psicanálise winnicottianna". 2013. (Outra).

14.
XI CONPE - Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Coordenadora Mesa Redonda "A psicanálise de D. W. Winnicott e a formação do psicólogo escolar e educacional. 2013. (Congresso).

15.
XVIII Colóquio Winnicott Internacional "Família e amadurecimento pessoal".Coordenadora Mesa Redonda "Reformulações contemporâneas da ordem familiar. 2013. (Outra).

16.
XVIII Colóquio Winnicott Internacional - "Família e amadurecimento pessoal".Uma visão winnicottian sobre a importânci da relação famíli-escola no amadurecimento emocional do luno. 2013. (Outra).

17.
II Congresso de Psicopedagogia Escolar. TDAH em debate: perspectivas clínicas, psicológicas e educacionais. 2011. (Congresso).

18.
IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Reflexões sobre educação e experiência cultural em D. W. Winnicott. 2009. (Congresso).

19.
16. Encontro Regional da ABRAPSO Minas.Investigação sobre as práticas de psicólogos que atuam na educação pública do estado de Minas Gerais. 2008. (Encontro).

20.
2008 - Ano da Educação.Psicologia em Instituições Escolares e Educacionais. 2008. (Outra).

21.
II Encontro Mineiro de Psicologia Escolar e Educacional.Família e escola: contribuições da psicologia escolar para o desenvolvimento humano. 2008. (Encontro).

22.
I Simpósio GDA - Grupos de Desenvolvimento e Aprendizagem.Desenvolvimento e aprendizagem humana em Winnicott. 2008. (Simpósio).

23.
II Colóquio Winnicott do Triângulo Mineiro - a clínica winnicottiana.A participação da família e da escola na clínica winnicottiana. 2007. (Simpósio).

24.
II Encontro das licenciaturas.O ensinar e o aprender em Winnicott. 2007. (Outra).

25.
II Encontro das Licenciaturas.O ensinar e o aprender em Winnicott. 2007. (Encontro).

26.
XIII Reunião Anual da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro.O ambiente na teoria do psicanalisa D. W. Winnicott. 2007. (Outra).

27.
150 anos de Freud.A clínica psicanalítica e as contribuições dos pós-freudianos - Winnicott. 2006. (Encontro).

28.
I Colóquio Winnicott do Triângulo Mineiro - perspectivas para a educação, a pesquisa e a clínica psicanalítica. 2006. (Encontro).

29.
I Encontro Mineiro de Psicologia Escolar e Educacional.Avaliação psico-educacional e educação infantil: a importância do desenvolvimento emocional e sugestões de investigação do conhecimneto lógico-matemático. 2006. (Encontro).

30.
II Encontro de Saúde Mental/IV Encontro de Saúde Mental Infantil.O papel das instituições educacionais na prevenção em Saúde Mental. 2006. (Encontro).

31.
VI Encontro Interno e X Seminário de Iniciação Científica.Avaliação psicopedagógica na Educação infantil: uma investigação para auxiliar a prática pedagógica. 2006. (Encontro).

32.
XI Colóquio Winnicott - criatividade e experiência cultural.Criatividade e escolarização: reflexões a partir da obra de D. W. Winnicott. 2006. (Encontro).

33.
Mini-colóquio Winnicott: A escola como um ambiente de desenvolvimento pessoal.O ensinar e o aprender em Winnicott. 2005. (Outra).

34.
XI Reunião Anual da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro.Prática e formação do psicólogo escolar: alguns olhares. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIBEIRO, M. J.. IV Encontro Mineiro de Psicologia Escolar e Educacional "Formação e atuação do psicólogo escolar nas Gerais". 2014. (Congresso).

2.
RIBEIRO, M. J.. IV Encontro Mineiro de Psicologia Escolar e Educacional "Formação e atuação do psicólogo escolar nas Gerais". 2014. (Congresso).

3.
RIBEIRO, M. J.. XI CONPE - Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacionl. 2013. (Congresso).

4.
RIBEIRO, M. J.. XI CONPE - Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2013. (Congresso).

5.
RIBEIRO, M. J.. Tendência antissocial e o processo de escolarização. 2013. (Outro).

6.
RIBEIRO, M. J.; SILVA, S. M. C. . III Simpósio GDA/LAPE: Diálogos em Psicologia Escolar e Educacional. 2011. (Outro).

7.
SILVA, S. M. C. ; VECTORE, C. ; RIBEIRO, M. J. ; REZENDE, P. C. M. ; REIS, C. L. ; COSTA, L. H. F. M. ; FERREIRA, S. L. ; DECHICHI, C. ; PAIVA, M. D. ; CARVALHO, C. . II Encontro Mineiro de Psicologia Escolar e Educacional. 2008. (Congresso).

8.
RIBEIRO, M. J.; REZENDE, P. C. M. ; SILVA, S. M. C. . I Simpósio GDA - Grupos de Desenvolvimento e Aprendizagem. 2008. (Outro).

9.
VECTORE, C. ; SILVA, S. M. C. ; RIBEIRO, M. J. ; SOUZA, C. E. S. ; REZENDE, P. C. M. ; DECHICHI, C. ; CUNHA, C. A. ; MARÇAL, V. B. . I Encontro Mineiro de Psicologia Escolar e Educacional. 2006. (Congresso).

10.
SILVA, S. M. C. ; VECTORE, C. ; RIBEIRO, M. J. ; REZENDE, P. C. M. ; CUNHA, C. A. ; DECHICHI, C. . I Encontro Mineiro de Psicologia Escolar e Educacional. 2006. (Congresso).

11.
RIBEIRO, M. J.; REZENDE, P. C. M. ; SILVA, S. M. C. ; RIBEIRO, E. E. T. . I Colóquio Winnicott do Triângulo Mineiro - perspectivas para a educação, a pesquisa e a clínica psicanalítica. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Cárita Portilho Lima. Avaliação psicopedagógica na Educação Infantil: uma investigação para auxiliar a prática pedagógica. Início: 2005. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Anyellem Pereira Rosa. Os bastidores da queixa escolar: da sala de aula ao consultório psicológico. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, . Coorientador: Maria José Ribeiro.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Joveliana Amado da Silveira. Dificuldades de aprendizagem e a importância do ambiente no desenvolvimento humano. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Clínica Psicanalítica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Maria José Ribeiro.

2.
Leonardo Félix de Olveira. Pré e pós-natal nas equipes de Saúde da Família: contribuições de D. W. Winnicott sobre o papel do pai no início da vida. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Clínica Psicanalítica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Maria José Ribeiro.

Iniciação científica
1.
Cárita Portilho de Lima. Avaliação psicopedagógica qualitativa na educação infantil: uma proposta para a investigação das queixas escolares considerando a teoria do amadurecimento emocional de D. W. Winnicott. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria José Ribeiro.

Orientações de outra natureza
1.
Izabela Resende Carneiro. --. 2011. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Maria José Ribeiro.

2.
Glenda Matias de Oliveira. --. 2011. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Maria José Ribeiro.

3.
Lorena Candelori Vidal. --. 2011. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Maria José Ribeiro.

4.
Mônica Mota de Souza. --. 2011. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Maria José Ribeiro.

5.
Danúbia Martins Teixeira. --. 2011. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Maria José Ribeiro.

6.
Ana Paula de Sousa Silva. --. 2011. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Maria José Ribeiro.

7.
Anaísa Margonari Freitas Silva. --. 2011. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Maria José Ribeiro.

8.
Ludmila Cristina Vieira Cardoso. --. 2011. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Maria José Ribeiro.

9.
Sílvia Martins Parreira. --. 2011. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Maria José Ribeiro.

10.
Ana Claudia Rubim de Lima. --. 2011. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Maria José Ribeiro.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 11:31:04