Elenara Ferreira de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6081830235328610
  • Última atualização do currículo em 10/07/2017


Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Pelotas (1983), mestrado em Odontologia com área de concentração em Clínica Odontológica/Cariologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Ciências com área de concentração em Dentística pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Atualmente é professora associada do Departamento de Odontologia Restauradora da Universidade Federal de Pelotas. Desenvolve suas pesquisas nos temas vinculados à Cariologia/Dentística. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elenara Ferreira de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, E. F.;Ferreira de Oliveira, Elenara;Oliveira, E.F.;de Oliveira EF;de Oliveira, E.F.;OLIVEIRA, ELENARA FERREIRA DE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Odontologia, Departamento de Odontologia Restauradora.
GONÇALVES CHAVES, 457
CENTRO
96015560 - Pelotas, RS - Brasil
Telefone: (53) 32256741
Ramal: 128


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2006
Doutorado em Odontologia.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: Estudo longitudinal de lesões profundas de cárie após a remoção incompleta da dentina cariada: 36-45 meses de acompanhamento, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Marisa Maltz.
Palavras-chave: remoção de cárie; cárie dentinária; subtração radiográfica; capeamento pulpar indireto.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Clínica Odontológica.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Dentística.
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
1997 - 1999
Mestrado em Odontologia Clínica Odontológica Cariologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: ESTUDO CLÍNICO, MICROBIOLÓGICO E RADIOGRÁFICO DE LESÕES PROFUNDAS DE CÁRIE APÓS A REMOÇÃO INCOMPLETA DE DENTINA CARIADA,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: MARISA MALTZ.
Palavras-chave: REMOÇÃO DE DENTINA CARIADA; LESÃO PROFUNDA DE CÁRIE; capeamento pulpar indireto; microbiologia.
Grande área: Ciências da Saúde




Atuação Profissional



Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1989 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2008 - Atual
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Unidade Pré-Clínica I (Cariologia)
Unidade Pré-Clínica II (Cariologia)
Unidade Clínica Odontológica I (Cariologia/Dentística)
12/1989 - Atual
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Unidade Clínica Odontológica I
08/2009 - 09/2011
Direção e administração, Departamento de Odontologia Restauradora, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Odontologia Restauradora.
01/2007 - 01/2009
Direção e administração, Departamento de Odontologia Restauradora, .

Cargo ou função
Subchefe do Deparatamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Potencial cariogênico do biofilme originado de inóculos de sítios dentais com e sem lesões ativas de cárie.
Descrição: Modelos de biofilmes de microcosmos in vitro originados a partir da saliva ou de amostras de placa dental têm sido bastante explorados com a finalidade de elucidar os processos relacionados ao estabelecimento e evolução da cárie dentária. O objetivo deste trabalho será avaliar o potencial cariogênico do biofilme originado de inóculos de diferentes sítios, através de um modelo de biofilme de microcosmos. Serão selecionados 10 indivíduos, faixa etária entre 12 e 18 anos de idade, que apresentem lesão não cavitada ativa de cárie em pelo menos três sítios dentais. Cada indivíduo doará 2 amostras da cavidade bucal, uma advinda da saliva, e uma da placa dental supra-gengival de superfície com lesão de mancha branca ativa em esmalte, a partir das quais será iniciado o crescimento dos biofilmes in vitro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Elenara Ferreira de Oliveira - Coordenador / Maximiliano Sérgio Cenci - Integrante / Françoise Hélène van de Sande Leite - Integrante / Cácia Signori - Integrante.Número de orientações: 1
2014 - Atual
CONSTRUÇÃO, REPRODUTIBILIDADE E VALIDADE DE UM QUESTIONÁRIO DE FREQUÊNCIA ALIMENTAR PARA AVALIAR A INGESTÃO DE ALIMENTOS CARIOGÊNICOS E EROSIVOS EM ADOLESCENTES
Descrição: A dieta está entre os fatores de risco da cárie dentária e o tratamento da doença envolve uma avaliação e controle dietético. Esse controle representa um desafio para o cirurgião-dentista, principalmente quando os avaliados são crianças e adolescentes, devido à dificuldade de colaboração do paciente e, sobretudo, da limitação na obtenção de dados reais sobre sua dieta. Nesse sentido há necessidade de validação de um método para análise do consumo de alimentos com potencial cariogênico. Na prática clínica, os métodos mais utilizados para avaliar a ingestão de alimentos são o recordatório de 24 horas (R24h), diário alimentar (DA) e o questionário de frequência alimentar (QFA). Considerando a importância da análise da ingestão alimentar no controle da atividade cariogênica, este estudo terá por objetivo construir e validar um QFA adequado para analisar o consumo específico de alimentos com potencial cariogênico e erosivo em adolescentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Elenara Ferreira de Oliveira - Integrante / Maximiliano Sérgio Cenci - Coordenador / Marcos Britto Correa - Integrante / Quéren Ferreira da Rosa - Integrante / Maria Cecília Formoso Assunção - Integrante / Ludmila Correa Muniz - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2011 - 2013
Avaliação da progressão de lesões de cárie em dentina, com fendas em diferentes larguras no esmalte.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Elenara Ferreira de Oliveira - Integrante / CENCI, M. S. - Coordenador / Tamires Tim Maske - Integrante / Camila Neuenfeldt do Nascimento - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2011 - Atual
Ensaio clínico randomizado sobre o efeito do tempo de aplicação do gel de flúor fosfato acidulado na inativação de lesões de cárie não cavitadas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Elenara Ferreira de Oliveira - Integrante / CENCI, M. S. - Coordenador / Cleusa Marfiza Guimarães Jaccottet - Integrante.
2010 - 2013
Avaliação da adesão de pacientes ao tratamento da doença cárie através de um método microbiológico simplificado.
Descrição: Estudo experimental paralelo, duplo cego, o qual tem como objetivo avaliar se um método baseado em culturas de microrganismos acidúricos e acidogênicos não espécie específico é adequado para a avaliação da adesão de pacientes ao tratamento da doença cárie, quando comparado aos métodos convencionais de cultura de Estreptococos do Grupo Mutans (EGM) e Lactobacilos (LC)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Elenara Ferreira de Oliveira - Coordenador / Maximiliano Sérgio Cenci - Integrante / Marina Souza Azevedo - Integrante / Françoise Hélène van de Sande Leite - Integrante / Quéren Ferreira da Rosa - Integrante / Carolina Maia Ramalho - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.Número de orientações: 2
2010 - Atual
Ensaio clínico randomizado comparando tratamento restaurador e selamento de lesões de cárie oclusal com desmineralização em dentina.
Descrição: EDITAL MCT/CNPq Nº 014/2010- Universal. Proponente: Maximiliano Sérgio Cenci. A cárie dentária é ainda muito prevalente em países desenvolvidos e em desenvolvimento, e os dentes molares permamentes representam o grupo dentário mais acometido, principalmente na face oclusal. Ensaios clínicos randomizados comparando o comportamento de lesões de cárie oclusais em molares permanentes seladas ao tratamento restaurador convencional são escassos na literatura científica. Considerando que a busca por tratamentos menos invasivos e de menor custo representam uma meta para os serviços de saúde, este trabalho tem como objetivo avaliar o selamento de lesões de cárie em superfícies oclusais de molares permanentes com desmineralização da dentina, comparado ao tratamento restaurador convencional. Para isso serão selecionados 130 pacientes com lesões de cárie na superfície oclusal, com desmineralização em dentina detectada radiograficamente, os quais serão aleatoriamente randomizados para as condições experimentais: I - aplicação de selante diretamente sobre a cavidade; II - aplicação de cimento de ionômero de vidro modificado por resina injetado no interior da cavidade; e III ? tratamento restaurador convencional. Os tratamentos serão avaliados logo após a intervenção, aos 6, aos 12 e aos 24 meses após a intervenção. Será realizada avaliação direta por exame clínico, e avaliação indireta através de radiografias padronizadas, fotografias padronizadas e moldagens. Os resultados serão submetidos à análise exploratória. Espera-se obter, ao final do período , uma alternativa ao tratamento restaurador padrão que envolva menor tempo clínico, seja menos invasiva e tenha custo reduzido, otimizando o atendimento odontológico em regiões de grande demanda..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elenara Ferreira de Oliveira - Integrante / Maximiliano Sérgio Cenci - Coordenador / JARDIM, P. S. - Integrante / Tamires Tim Maske - Integrante / Elaine Z Baldissera - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - Atual
Avaliação da atividade das metaloproteinases, em lesões profundas de cárie, após a remoção parcial da dentina cariada
Descrição: Compreender os eventos que fazem parte da destruição do colágeno seria um passo importante na direção do desenvolvimento de terapias que possam controlar ou interromper o processo carioso. Essa questão assume importância maior quando se trata de lesões profundas de cárie que nas demais profundidades porque nesses casos a remoção total da dentina amolecida pode provocar a exposição pulpar. O objetivo deste estudo é avaliar a atividade das MMPs em lesões de cárie profunda após a remoção parcial da dentina cariada e comparar a expressão da atividade das MMPs antes e depois da remoção parcial da cárie e do selamento provisório. O esclarecimento dos eventos que ocorrem com o selamento da dentina infectada pode contribuir na modificação de diferentes tratamentos de lesões cárie, uma vez que o entendimento do processo biológico que ocorre durante a progressão e paralisação da lesão de cárie não está completamente esclarecido. Assim, o estudo tem por objetivo avaliar a atividade das MMPs em lesões de cárie profundas após a remoção parcial da dentina cariada e comparar a expressão da atividade das MMPs antes e depois da remoção parcial da cárie e do selamento provisório..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Elenara Ferreira de Oliveira - Integrante / Françoise Hélène van de Sande Leite - Integrante / Eliana do nascimento Torre - Integrante / Adriana Etges - Coordenador.


Projetos de extensão


2015 - Atual
PRÓ-SORRISO (Diagnóstico, tratamento e controle de cárie em escolares de 8-16 anos de idade)
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (49) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Elenara Ferreira de Oliveira - Coordenador / Antonio Cesar Bortowiski Rosa Leites - Integrante / Thiago Marchi Martins - Integrante / Rudimar Antônio Baldissera - Integrante / Marcos Britto Correa - Integrante / Elaine de Fatima Zanchin Baldissera - Integrante / Renata Dornelles Morgental - Integrante / MABEL MILUSKA SUCA SALAS - Integrante / Analice da Cunha Rocha - Integrante.
2014 - 2014
PRÓ-SORRISO (Diagnóstico, tratamento e controle de cárie em escolares de 8-16 anos de idade)
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Elenara Ferreira de Oliveira - Coordenador / Antonio Cesar Bortowiski Rosa Leites - Integrante / Thiago Marchi Martins - Integrante / Rudimar Antônio Baldissera - Integrante / Marcos Britto Correa - Integrante / Elaine de Fatima Zanchin Baldissera - Integrante / Renata Dornelles Morgental - Integrante / MABEL MILUSKA SUCA SALAS - Integrante / OTÁVIO DA SILVA SPOSITO - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Pelotas - Bolsa.
2013 - 2013
PRÓ-SORRISO (Diagnóstico, tratamento e controle de cárie em escolares de 8-16 anos de idade)
Descrição: O projeto tem por objetivo prestar atenção odontológica a escolares, a partir dos doze anos de idade. O PRÓ-SORRISO engloba ações educativas, preventivas e curativas de todas as complexidade, nas áreas de Cariologia/Dentística, Endodontia, Prótese Dentária e Periodontia. Carga Horária Coordenadora: 164 horas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (48) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Elenara Ferreira de Oliveira - Coordenador / Antonio Cesar Bortowiski Rosa Leites - Integrante / Thiago Marchi Martins - Integrante / Rudimar Antônio Baldissera - Integrante / Marcos Britto Correa - Integrante / Fernanda Geraldes Pappen - Integrante / Fernanda de Brito Silva - Integrante / César Henrique Zanchi - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Pelotas - Bolsa.
2012 - 2012
PRÓ-SORRISO (Diagnóstico, tratamento e controle de cárie em escolares de 8-16 anos de idade)
Descrição: O projeto tem por objetivo prestar atenção odontológica a escolares, a partir dos doze anos de idade. O PRÓ-SORRISO engloba ações educativas, preventivas e curativas, de todas as complexidade, nas áreas de Cariologia/Dentística, Endodontia, Prótese Dentária e Periodontia. Carga Horária Coordenadora: 108 horas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (46) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Elenara Ferreira de Oliveira - Coordenador / OSCAR LUÍS VASQUES RAMOS - Integrante / Maximiliano Sérgio Cenci - Integrante / Antonio Cesar Bortowiski Rosa Leites - Integrante / Patrícia dos Santos jardim - Integrante / Thiago Marchi Martins - Integrante / Rudimar Antônio Baldissera - Integrante / Marcos Britto Correa - Integrante / Fernanda Geraldes Pappen - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Pelotas - Bolsa.
2011 - 2011
PRÓ-SORRISO (Diagnóstico, tratamento e controle de cárie em escolares de 8-16 anos de idade)
Descrição: O projeto tem por objetivo prestar atenção odontológica a escolares, a partir dos doze anos de idade. O PRÓ-SORRISO engloba ações educativas, preventivas e curativas de todas as complexidade, nas áreas de Cariologia/Dentística, Endodontia, Prótese Dentária e Periodontia. Carga Horária Coordenadora: 136 horas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (43) .
Integrantes: Elenara Ferreira de Oliveira - Coordenador / Márica Bueno Pinto - Integrante / OSCAR LUÍS VASQUES RAMOS - Integrante / Maximiliano Sérgio Cenci - Integrante / Antonio Cesar Bortowiski Rosa Leites - Integrante / Patrícia dos Santos jardim - Integrante / Thiago Marchi Martins - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Pelotas - Bolsa.
2010 - 2010
PRÓ-SORRISO (Diagnóstico, tratamento e controle de cárie em escolares de 8-16 anos de idade)
Descrição: O projeto tem por objetivo prestar atenção odontológica a escolares, a partir dos doze anos de idade. O PRÓ-SORRISO engloba ações educativas, preventivas e curativas de todas as complexidade, nas áreas de Cariologia/Dentística, Endodontia, Prótese Dentária e Periodontia. Carga Horária Coordenadora: 136 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (32) .
Integrantes: Elenara Ferreira de Oliveira - Coordenador / Márica Bueno Pinto - Integrante / OSCAR LUÍS VASQUES RAMOS - Integrante / Maximiliano Sérgio Cenci - Integrante / Antonio Cesar Bortowiski Rosa Leites - Integrante / Fernanda Faot - Integrante / Patrícia dos Santos jardim - Integrante / Luciana de Rezende Pinto - Integrante / Fábio Renato Manzolli Leite - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Pelotas - Bolsa.
2009 - 2010
PRÓ-SORRISO (Diagnóstico, tratamento e controle de cárie em escolares de 8-16 anos de idade)
Descrição: O projeto tem por objetivo prestar atenção odontológica a escolares, a partir dos doze anos de idade. O PRÓ-SORRISO engloba ações educativas, preventivas e curativas de todas as complexidade, nas áreas de Cariologia/Dentística, Endodontia, Prótese Dentária e Periodontia. Carga Horária Coordenadora: 136 horas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) .
Integrantes: Elenara Ferreira de Oliveira - Coordenador / Márica Bueno Pinto - Integrante / OSCAR LUÍS VASQUES RAMOS - Integrante / Antonio Cesar Bortowiski Rosa Leites - Integrante / Adriana Fernandes da Silva - Integrante / Fernanda Faot - Integrante / Patrícia dos Santos jardim - Integrante / Alisson Andre Robe Fonseca - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Pelotas - Bolsa.
2008 - 2008
PRÓ-SORRISO (Diagnóstico, tratamento e controle de cárie em escolares de 8-16 anos de idade)
Descrição: O projeto tem por objetivo prestar atenção odontológica a escolares, a partir dos doze anos de idade. O PRÓ-SORRISO engloba ações educativas, preventivas e curativas de todas as complexidade, nas áreas de Cariologia/Dentística, Endodontia, Prótese Dentária e Periodontia. Carga Horária Coordenadora: 170 horas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2007 - 2007
PRÓ-SORRISO (Diagnóstico, tratamento e controle de cárie em escolares de 8-16 anos de idade)
Descrição: O projeto tem por objetivo prestar atenção odontológica a escolares, a partir dos doze anos de idade. O PRÓ-SORRISO engloba ações educativas, preventivas e curativas de todas as complexidade, nas áreas de Cariologia/Dentística, Endodontia, Prótese Dentária e Periodontia. Carga Horária Coordenadora:160 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (32) .
Integrantes: Elenara Ferreira de Oliveira - Coordenador / Andrea Fredrich - Integrante / BUENO M - Integrante / OSCAR LUÍS VASQUES RAMOS - Integrante / Antonio Cesar Bortowiski Rosa Leites - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Cariologia.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Dentística.


Idiomas


Inglês
Compreende BemLê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROSA, Q. F.2013ROSA, Q. F. ; BARCELOS, T. M. ; KAIZER, M. R. ; MONTAGNER, A. F. ; SARKIS-ONOFRE, R. ; MASOTTI, A. S. ; JARDIM, P. S. ; PEREIRA-CENCI, T. ; OLIVEIRA, E. F. ; CENCI, M. S. . Do educational methods affect students' ability to remove artificial carious dentine? A randomised controlled trial. European Journal of Dental Education, v. 17, p. 154-158, 2013.

2.
Maltz, M.2012Maltz, M. ; Henz, S.L. ; de Oliveira, E.F. ; Jardim, J.J. . Conventional caries removal and sealed caries in permanent teeth: A microbiological evaluation. Journal of Dentistry, v. 40, p. 776-782, 2012.

3.
MALTZ, Marisa2011MALTZ, Marisa ; ALVES LS ; JARDIM JJ ; MOURA, MS ; OLIVEIRA, E. F. . Incomplete caries removal in deep lesions: a 10-year prospective study.. American Journal of Dentistry, v. 24, p. 211-214, 2011.

4.
Alves, Luana Severo2010 Alves, Luana Severo ; Fontanella, Vania ; Damo, Alessandra Cristina ; OLIVEIRA, E. F. ; MALTZ, Marisa . Qualitative and quantitative radiographic assessment of sealed carious dentin: a 10-year prospective study. Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology, Oral Radiology and Endodontics, v. 109, p. 135-141, 2010.

5.
Maltz, M.2007 Maltz, M. ; Oliveira, E.F. ; Fontanella, V. ; Carminatti, G. . Deep Caries Lesions after Incomplete Dentine Caries Removal: 40-Month Follow-Up Study. Caries Research (Online), v. 41, p. 493-496, 2007.

6.
OLIVEIRA, E. F.;Ferreira de Oliveira, Elenara;Oliveira, E.F.;de Oliveira EF;de Oliveira, E.F.;OLIVEIRA, ELENARA FERREIRA DE2006OLIVEIRA, E. F.; CARMINATTI, Gustavo ; FONTANELLA, Vânia ; MALTZ, Marisa . The monitoring of deep caries lesions after incomplete dentine caries removal: results after 14-18 months.. Clinical Oral Investigations, v. 10, p. 134-139, 2006.

7.
MALTZ, Marisa2002MALTZ, Marisa ; OLIVEIRA, E. F. ; FONTANELLA, Vânia ; BIANCHI, R. . A clinical, microbiological, and radiographic study of deep caries lesions after incomplete caries removal. Quintessence International, EUA, v. 33, n.2, p. 151-159, 2002.

Capítulos de livros publicados
1.
MALTZ, Marisa ; BARATA, J. S. ; OLIVEIRA, E. F. ; GARCIA, A. F. G. ; HENZ, Sandra ; SILVA, B. B. . CÁRIE DENTAL: FATORES RELACIONADOS. In: VITOR GOMES PINTO. (Org.). SAÚDE BUCAL COLETIVA. 4ªed.SÃO PAULO: LIVRARIA SANTOS EDITORA COM. IMP. LTDA., 2000, v. , p. 319-339.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, K. N. ; JACCOTTET, C. M. G. ; MASKE, T. T. ; Oliveira, E.F. ; Cenci, MS . Retenção de selantes resinosos vs. resina composta em pacientes com lesões de cárie oclusal: ensaio clínico randomizado.. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica, 2014, Pelotas. Anais CIC, 2014, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MASKE, T. T. ; NASCIMENTO, C. N. ; LEITE, F. H. V. S. ; AZEVEDO, M. S. ; Oliveira, E.F. ; Cenci, MS . Efeito de tratamentos não restauradores na progressão de lesões artificiais de cárie em dentina sob esmalte em modelo experimental in vitro.. In: 30º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de pesquisa Odontológica, 2013, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research, 2013. v. 27.

2.
ROSA, Q. F. ; BARCELOS, T. M. ; Cenci, MS ; Oliveira, E.F. ; JARDIM, P. S. . Ensaio clínico randomizado avaliando diferentes técnicas de ensino para remoção da dentina cariada. In: 28º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2011, Águas de Lindóia/SP. Brazilian Oral Research, 2011. v. 25. p. 55-55.

3.
MASKE, T. T. ; NASCIMENTO, C. N. ; LEITE, F. H. V. S. ; AZEVEDO, M. S. ; Oliveira, E.F. ; CENCI, M. S. . Colonização e retenção microbiana em superfícies com ou sem fendas simuladas frente ao uso de clorexidina e flúor.. In: 28º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2011, Águas de Lindóia/SP. Brazilian Oral Research, 2011. v. 25. p. 88-88.

4.
ALVES LS ; JARDIM JJ ; OLIVEIRA, E. F. ; MALTZ M . Deep caries lesions after incomplete caries removal: 10-year follow-ups.. In: 87 th IADR General Session, 2009, Miami. Journal of Dental Research Special Issue, 2009.

5.
OLIVEIRA, LJC. ; OLIVEIRA, E. F. ; RAMOS, Oscar Luís Vasques ; BALDISSERA, Elaine . A decisão de substituir restaurações (revisão da literatura). In: 45ª Semana Acadêmica Odontológica da Faculdade de Odontologia -UFPEL, 2007, Pelotas/RS. Anais da 45ª SAO, 2007.

6.
SARI, Janaíne ; BALDISSERA, Elaine ; BALDISSERA, Rudimar ; OLIVEIRA, E. F. . A imagem digital e pós-processamento em odontologia. In: 42ª Semana Acadêmica Odontológica, 2004, Pelotas/RS. Anais da 42ª Semana Acadêmica Odontológica, 2004.

7.
MALTZ, Marisa ; HENZ, Sandra ; OLIVEIRA, E. F. . A microbiological study of conventional and incomplete dentine caries removal. In: European Organization for Caries Research (ORCA), 2004, Marburg, Germany. Caries Research, 2004. v. 38.

8.
MALTZ, Marisa ; OLIVEIRA, E. F. ; FONTANELLA, Vânia ; CARMINATTI, Gustavo . RADIOGRAPHIC STUDY OF DEEP CARIES LESIONS AFTER INCOMPLETE CARIES REMOVAL: THIRTY MONTHS FOLLOW-UP STUDY. In: European Organization for Caries Research (ORCA), 2003, KONSTANZ. CARIES RESEARCH, 2003. v. 37. p. 273-273.

9.
MALTZ, Marisa ; OLIVEIRA, E. F. ; FONTANELLA, Vânia . A clinical, microbiological, and radiographic study of deep caries lesions after incomplet caries removal. In: European Organization for Caries Research (ORCA), 2000, Alghero/Sardenha (Itália). Caries Research. Basel: Karger, 2000. v. 34. p. 337-337.

Artigos aceitos para publicação
1.
MASKE, T. T. ; NASCIMENTO, C. N. ; AZEVEDO, M. ; OLIVEIRA, E. F. ; LEITE, F. H. V. S. ; Cenci, MS . The effect of non-restorative treatments on the progression of artificial dentine caries lesions underneath enamel.. Revista Odonto Ciência (Online), 2014.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, E. F.; MALTZ, Marisa ; FONTANELLA, Vânia ; CARMINATTI, Gustavo . MONITORAMENTO DE LESÕES PROFUNDAS DE CÁRIE APÓS A REMOÇÃO INCOMPLETA DE DENTINA CARIADA. 2002.

2.
OLIVEIRA, E. F.; PINTO, Márcia Bueno ; MALTZ, Marisa ; BAVARESCO, Caren . ANÁLISE DO CONTEÚDO DE FÓSFORO APÓS A REMOÇÃO INCOMPLETA DE DENTINA CARIADA. 2001.

3.
OLIVEIRA, E. F.; MALTZ, Marisa ; FONTANELLA, Vânia ; JACOTTET, Cleusa . DESAFIO DA SUPERAÇÃO DO QUADRO EPIDEMIOLÓGICO NEGATIVO DE EXTRAÇÕES DENTÁRIAS. 2000.


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, E. F.. Tratamento Pulpar (conferencista). 2008. (Simpósio).

2.
OLIVEIRA, E. F.. Tratamento da doença cárie: novos critérios para a remoção da dentina cariada. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
OLIVEIRA, E. F.. Remoção de cárie dentária eo complexo dentino-pulpar. 2006. (palestra).

4.
OLIVEIRA, E. F.. Manejo Clínico da Cárie. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
OLIVEIRA, E. F.. Diagnóstico e Tratamento de Cárie. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
OLIVEIRA, E. F.. Tratamento e diagnóstico de cárie. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
OLIVEIRA, E. F.. Remoção incompleta de cárie em dentina: bases biológicas. 1999. (Conferência).

Demais trabalhos
1.
V, Brescovici ; OLIVEIRA, E. F. ; M, Bueno ; JAM, Damé . A DESORGANIZAÇÃO DO BIOFILME NO CONTROLE DA CÁRIE E GENGIVITE. 2003 (tema livre) .

2.
LJ, Mattos ; JRM, Zavareze ; R, Baldissera ; OLIVEIRA, E. F. . AS ESCOVAS DENTAIS NO CONTROLE DO BIOFILME. 2003 (tema livre) .

3.
LW, Kormalewski ; FC, Madruga ; M, Bueno ; OLIVEIRA, E. F. . AS TÉCNICAS DE REMOÇÃO DE TECIDO CARIADO. UMA REVISÃO.. 2003 (tema livre) .

4.
RL, Meirelles ; JRM, Zavareza ; JAM, Damé ; OLIVEIRA, E. F. . COMPOSIÇÕES E INDICAÇÕES DOS DIFERENTES TIPOS DE DENTIFRÍCIOS. 2003 (tema livre) .

5.
LC, Recuero ; M, Bueno ; D, Cardoso ; OLIVEIRA, E. F. . O PROCESSO CÁRIE E AS REAÇÕES DO COMPLEXO DENTINO-PULPAR. 2003 (tema livre) .

6.
S, Henn ; JLM, Marinon ; M, Bueno ; OLIVEIRA, E. F. . TRATAMENTO RESTAURADOR ATRAUMÁTICO (TRA)-REVISÃO DA LITERATURA. 2003 (tema livre) .

7.
OLIVEIRA, E. F.. Manejo Clínico da Cárie. 2003 (curso de curta duração) .

8.
COSTA, José Ricardo ; PIN, Lúcio ; OLIVEIRA, E. F. ; PINTO, Márcia Bueno . Técnica restauradora para resina composta em dentes poseriores: o uso do reforço oclusal para diminuir o desgaste. 2002 (tema livre) .

9.
FRONZA, Lizete ; PINTO, Márcia Bueno ; OLIVEIRA, E. F. ; BALDISSERA, Rudimar . Avaliação radiográfica da espessura de desivos na parede cervical de cavidades classe II com e sem mariz. 2002 (poster) .

10.
FREDRICH, Andrea ; PINTO, Márcia Bueno ; OLIVEIRA, E. F. ; CAMACHO, Guilherme Brião ; BALDISSERA, Rudimar . Comparação in vitro de dentes humanos e bovinos quanto ao vedamento marginal. 2002 (poster) .

11.
RECUERO, Lucas ; OLIVEIRA, E. F. ; ROSA, Fernando Dalla ; SCHUCH, Luciano . Paralisação da progressão das lesões ativas de cárie e sua implicação clínica. 2002 (tema livre) .

12.
BALDISSERA, Rudimar ; PINTO, Márica Bueno ; OLIVEIRA, E. F. ; WALTERMANN, Elen ; FRONZA, Lizete . Evaluación radiográfica del espesor de adhesivos en la pared cervical de cavidades classe II con y sin utilización de mariz. 2002 (poster) .

13.
MALTZ, Marisa ; CARMINATTI, Gustavo ; OLIVEIRA, E. F. ; FONTANELLA, Vânia . Estudo radiográfico de lesões profundas de cárie após remoção incompleta de dentina cariada. 2002 (poster) .

14.
OLIVEIRA, E. F.. Tratamento e diagnóstico de cárie. 2001 (curso de curta duração) .

15.
FREDRICH, Andrea ; BALDISSERA, Rudimar ; PINTO, Márcia Bueno ; OLIVEIRA, E. F. ; CAMACHO, Guilherme Brião . Comparação in vitro de dentes humanos e bovinos quanto à microinfiltração. 2001 (poster) .

16.
OLIVEIRA, E. F.. REMOÇÃO DE DENTINA CARIADA. 2000 (AULA MINISTRADA NA PÓS-GRADUAÇÃO) .

17.
OLIVEIRA, E. F.. Diagnóstico e tratamento de cárie. 2000 (curso de curta duração) .

18.
MALTZ, Marisa ; BIANCHI, R. ; OLIVEIRA, E. F. . TÉCNICA ALTERNATIVA À ESCAVAÇÃO SERIADA NO TRATAMENTO DE LESÕES PROFUNDAS DE CÁRIE. 1999 (XI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Oliveira, E.F.; AZEVEDO, M. S.; MARTINS, TM. Participação em banca de Cácia Signore. Potencial cariogênico do biofilme originado de inóculos de sítios dentais com e sem lesões ativas de cárie.. 2015. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
Hashizume, LN; HENZ, Sandra; FOSSATI, A. C. M.; OLIVEIRA, E. F.. Participação em banca de Larissa Magnus Klassmann. Análise da composição inorgânica da dentina em dentes permanentes. 2010. Dissertação (Mestrado em Odontologia Clínica Odontológica Cariologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
Hashizume, LN; OLIVEIRA, E. F.; PeresP. E. C.; PITONI, C. M.. Participação em banca de Daniela Correia Cavalcante Souza. Efeito de agentes tópicos de flúor de baixa concentração sobre a saliva, biofilme e esmalte dental. 2007. Dissertação (Mestrado em Odontologia Clínica Odontológica Cariologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
Correa, MB; Oliveira, E.F.; GOETTEMS, M. L.; LIMA, F. G.; PINTO, G. S.. Participação em banca de Eduarda Rodrigues Dutra. Acurácia de um protocolo parcial de rastreamento de cárie dentária em crianças escolares. 2015. Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
Cenci, MS; Torriani, DD; OLIVEIRA, E. F.; Gameiro, GH; Donassolo, TA. Participação em banca de Marcos Antonio Pacce. Influência de bráquetes e tipos de ligadura no acúmulo microbiano e na desmineralização do esmalte adjacente a dispositivos ortodônticos. 2011. Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Qualificações de Doutorado
1.
CENCI, M. S.; Moraes RR; Oliveira, E.F.. Participação em banca de Marcos Antônio Pacce. Influência de Bráquetes e tipos de ligadura no acúmulo microbiano e na desmineralização do esmalte adjacente a dispositivos ortodônticos.. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Odontologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Qualificações de Mestrado
1.
OLIVEIRA, E. F.; PAROLO, C. C. F.; AZEVEDO, M. S.. Participação em banca de Cácia Signori. Potencial cariogênico do biofilme originado de inóculos de sítios dentais com e sem lesões ativas de cárie.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Odontologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Cenci, MS; Oliveira, E.F.; DAMÉ, José Antõnio Mesquita; CHAGAS JUNIOR, O. L.. Participação em banca de Tiago Moreira Barcelos.Ensaio clínico randomizado e duplo cego avaliando diferentes técnicas de ensino para remoção da dentina cariada. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Pelotas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DAMÉ, José Antõnio Mesquita; RAMOS, Oscar Luís Vasques; OLIVEIRA, E. F.. CONCURSO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA (UFPEL) - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA. 2003. Universidade Federal de Pelotas.

Outras participações
1.
OLIVEIRA, E. F.; DEMARCO, Flávio; DELPINO, Francisco. BANCA EXAMINADORA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ODONTOLOGIA DO ACADÊMICO RODRIGO VARELLA DE CARVALHO. 2003. Universidade Federal de Pelotas.

2.
OLIVEIRA, E. F.; GOMES, Ana Paula Neutlinz; TARQUINIO, Sandra Beatriz Chaves. qualificação da mestranda Adriana Fernandes da Silva. 2003. Universidade Federal de Pelotas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
.Alternativas restauradoras em dentes posteriores: amálgama, resina e restaurações indiretas (resina e cerâmica). 2004. (Simpósio).

2.
41ª SEMANA ACADÊMICA ODONTOLÓGICA.REPARO PULPAR. 2003. (Simpósio).

3.
.REMOÇÃO DE TECIDO CARIADO: QUANDO, POR QUE E ATÉ ONDE?. 2000. (Simpósio).

4.
.REMOÇÃO INCOMPLETA DE DENTINA CARIADA:BASES BIOLÓGICAS. 1999. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Beatriz Milan Antunes. a ser definido. Início: 2009. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pelotas. UFPel - Pró-reitoria der extensão. (Orientador).

2.
Crissie Felicetti Badin. a ser definido. Início: 2009. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pelotas. UFPel - Pró-reitoria der extensão. (Orientador).

3.
Françoise Helene van de Sande Leite. Avaliação da atividade das metaloproteinases em lesões profundas de cárie, após a remoção parcial da dentina cariada.. Início: 2009. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pelotas. (Orientador).

4.
Tamires Timm Maske. a ser definido. Início: 2009. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pelotas. UFPel - Pró-reitoria der extensão. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Cácia Signori. Potencial cariogênico do biofilme originado de inóculos de sítios dentais com e sem lesões de cárie.. 2015. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Pelotas, . Orientador: Elenara Ferreira de Oliveira.

Tese de doutorado
1.
Cleusa Marfiza Guimarães Jaccottet. Selante de fóssulas e fissuras para o controle de lesões de cárie oclusal- Um ensaio clínico controlado randomizado. 2014. Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade Federal de Pelotas, . Coorientador: Elenara Ferreira de Oliveira.

2.
Eliana do Nascimento Torre. Ensaio clínico randomizado sobre o efeito de diferentes materiais no comportamento biológico da dentina cariada profunda. Análise da expressão das MMP-2 e MMP-9 dentinárias.. 2014. Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade Federal de Pelotas, . Coorientador: Elenara Ferreira de Oliveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tiago Moreira Barcelos. Ensaio clínico randomizado e duplo cego avaliando diferentes técnicas de ensino para remoção da dentina cariada. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Elenara Ferreira de Oliveira.

2.
Quéren Ferreira da Rosa. Avaliação da adesão de pacientes ao tratamento da doença cárie através de um método biológico simplificado - Parte II.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Elenara Ferreira de Oliveira.

3.
Tamires Timm Maske. Avaliação da progressão de lesões de cárie em dentina com fendas de diferentes larguras em esmalte. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Elenara Ferreira de Oliveira.

4.
Carolina Maia Ramalho. Avaliação da adesão de pacientes ao tratamento da doença cárie através de um método microbiológico simplificado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Elenara Ferreira de Oliveira.

Iniciação científica
1.
Quéren Ferreira da Rosa. Avaliação da adesão de pacientes ao tratamento da doença cárie através de um método microbiológico simplificado. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Elenara Ferreira de Oliveira.

2.
Carolina Maia Ramalho. Avaliação da adesão de pacientes ao tratamento da doença cárie através de um método biológico simplificado.. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Elenara Ferreira de Oliveira.

Orientações de outra natureza
1.
Paula Barcellos da Silva. PRÓ-SORRISO. 2012. Orientação de outra natureza. (Odontologia) - Universidade Federal de Pelotas, UFPel - Pró-reitoria der extensão. Orientador: Elenara Ferreira de Oliveira.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 6:38:44