Maria Cristina Martins Penido

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1667498848422034
  • Última atualização do currículo em 07/07/2018


Graduada em Física pela Universidade Federal da Bahia (1975), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal da Bahia. Coordenou o PIBID-Física-UFBA desde 2009 e de 14-17 atuou na coordenação institucional do PIbid UFBA. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos de Física, Formação de Professores, Divulgação Científica, Atividades Experimentais no Ensino da Física. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Cristina Martins Penido
Nome em citações bibliográficas
Penido, M. C. M.;PENIDO, MARIA CRISTINA MARTINS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Bahia, Instituto de Física, Departamento de Física Geral.
Rua Barão de Geremoabo s/n Campus de Ondina
Ondina
40210340 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 32636600
Ramal: 6659
Fax: (71) 32636606
URL da Homepage: http://www.fis.ufba.br


Formação acadêmica/titulação


1990 - 1995
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A Divulgação Científica e o ensino de Física Nuclear no 1º e 2º graus, Ano de obtenção: 1996.
Orientador: Ernst Wolfgan Hamburger.
Bolsista do(a): Programa Institucional de Capacitação Docente Capes, PICD/CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Divulgação; Ensino; Física; Nuclear.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1984 - 1986
Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A Relação Ensino Pesquisa na Perspectiva do Professor de Física,Ano de Obtenção: 1989.
Orientador: Miriam Krasilchik.
Bolsista do(a): Programa Institucional de Capacitação Docente Capes, PICD/CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino; pesquisa; percepção; professor; universitário.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1971 - 1975
Graduação em Física.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.




Atuação Profissional



Colégio Social da Bahia, CSB, Brasil.
Vínculo institucional

1977 - 1977
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

3/1977 - 7/1977
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Colégio Tereza de Lizieux, C T L, Brasil.
Vínculo institucional

1977 - 1977
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Atividades

3/1977 - 12/1977
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1977 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Associado IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2015 - Atual
Direção e administração, Instituto de Física da UFBA, .

Cargo ou função
Coordenadora de Gestão Pedagógica do PIBID-UFBA.
06/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, .

Cargo ou função
Vice-coordenação do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências.
03/2005 - Atual
Ensino, Ensino, Filosofia e História das Ciências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de ensino de Ciências
Teorias e Modelos de ensino e aprendizagem
03/2003 - Atual
Direção e administração, Colegiado de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, .

Cargo ou função
Professora.
2003 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Física Geral, .

Cargo ou função
Árbitro ad hoc de periódicos, congressos e instituições: Revista Stientibus, Revista Faced, SNEF, EPEF, UEFS.
1999 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Física, Departamento de Física Geral.

Linhas de pesquisa
Formação de Professores
1977 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários de Pesquisa II na pós graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências
Teorias e modelos de ensino e aprendizagem - na pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências
Física Geral e Experimental I
Física Geral e Experimental II
Física para licenciatura em Ciências
Metodologia e Prática de Ensino
04/2009 - 04/2015
Direção e administração, Instituto de Física da UFBA, .

Cargo ou função
Coordenadora do projeto Institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID-FISICA).
11/2001 - 11/2003
Direção e administração, Colegiado dos Cursos de Física Diurno, Instituto de Física.

Cargo ou função
Coordenadora.
11/1999 - 11/2001
Direção e administração, Instituto de Física, Departamento de Física Geral.

Cargo ou função
Corrodenadora do Colegiado de Graduação.
2000 - 2001
Extensão universitária , Instituto de Física, Departamento de Física Geral.

Atividade de extensão realizada
UFBa em Campo III.
1997 - 2000
Extensão universitária , Instituto de Física, Departamento de Física Geral.

Atividade de extensão realizada
Convênio (IFUFBA/CADCT/CAPES) Prociência.
5/1999 - 12/1999
Extensão universitária , Instituto de Física, Departamento de Física Geral.

Atividade de extensão realizada
UFBa em Campo II.
9/1997 - 9/1999
Direção e administração, Instituto de Física, Departamento de Física Geral.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
1996 - 1999
Treinamentos ministrados , Instituto de Física, Departamento de Física Geral.

Treinamentos ministrados
Aulas para professores de 2ºgrau - Curso de Atualização
1995 - 1997
Direção e administração, Instituto de Física, Departamento de Física Geral.

Cargo ou função
Vice-chefe.
1990 - 1995
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Física, Departamento de Física Geral.

1988 - 1989
Direção e administração, Instituto de Física, Departamento de Física Geral.

Cargo ou função
Vice-chefe.
1984 - 1989
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Física, Departamento de Física Geral.

Linhas de pesquisa
Ensino de Ciências

Colégio Castelo Branco, CCB, Brasil.
Vínculo institucional

1973 - 1974
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Atividades

3/1973 - 6/1974
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física
Matemática


Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Ciências

Objetivo: Trabalhamos buscando um aprimoramento das questões metodológicas para o ensino de Física nos diversos níveis de ensino. Voltamos a discussão para questões inerentes à experimentação e como estas questões interferem no processo de ensino e de aprendizagem das disciplinas científicas. No momento discutimos a utilização da experimentação no ensino médio de Física..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Ensino de Física; Questões Metodológicas; experimentação.
2.
Divulgação Científica e ensino de física

Objetivo: O objetivo dessa linha de pesquisa é levar à sociedade a informação científica e tecnológica das diferentes áreas da Física, buscando familiarizar o público com a natureza do trabalho e da vida de cientistas. Estudar os processos ocorridos na educação científica não formal, o que implica um estudo dos centros e museus de ciências, bem como, estudar as concepções e imagens acerca da ciência e da tecnologia na sociedade contemporânea. Pesquisar as relações entre os experimentos expostos num museu de ciência e a percepção dos visitantes..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Aprendizagem; visitante; percepção; experimentos expostos; educação científica.
3.
Formação de Professores

Objetivo: Nesta linha pretendemos pesquisar a formação inicial e/ou de professores de Física, enfatizando os seguintes as questões: estrutura curricular e relações com a prática docente. Aplicação de novas metodologias e técnicas de ensino contemplando as dimensões históricas e filosóficas das ciências. Produção de materiais educacionais através das TIC e como estas são utilizadas no ensino médio..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Formação de Professores; material didático; Questões Metodológicas; Reflexões.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
O teatro e suas representações na formação do licenciado em física
Descrição: Trata-se de estudar os elementos do teatro e suas relações com o ensino de Física. Tem o seu desenvolvimento pautado na teoria do teatro (BROOK, 1968), buscando compreender como ele pode vir a mobilizar a formação docente, discutindo as questões sobre a construção de uma identidade docente. Apresenta-se então, a possibilidade de estudo tomando os aportes metodológicos da Análise de Conteúdo, sob uma abordagem qualitativa interpretativa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Cristina Martins Penido - Coordenador / Alexandre Fregolente - Integrante.
2009 - 2011
O ensino de física nos livros didáticos
Descrição: Discutimos as relações entre física acustica e música e como estas relações aparecem nos livros didáticos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
O LABORATÓRIO DIDÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA
Descrição: Discutiremos a importância do Laboratório Didático de Ensino de Física numa perspectiva da teoria crítica de Paulo Freire.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Cristina Martins Penido - Coordenador / Ricardo Silva de Macêdo - Integrante.
2009 - Atual
A formação de professores no uso das tecnologias da informação e comunicação
Descrição: Pesquisamos a utilização das midias pelos docentes de física dentro do contexto do ensino e das articulações entre eles, buscando conecções e embasamentos necessários..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Maria Cristina Martins Penido - Coordenador / Dielson Pereira Hohenfeld - Integrante / Jancarlos Menezes Lapa - Integrante.
2008 - Atual
Ensino de Física numa perspectiva Sócio cultural
Descrição: Discussão sobre análise de discurso voltado para aprimoramento das linguagens do professor no seu dialogo com os estudantes.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Cristina Martins Penido - Coordenador / Jarbas da Silva de Jesus - Integrante / Jamile Araújo dos Santos - Integrante / Abel Cruz Santa Luzia - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2008 - Atual
Concepções pedagogicas e epistemologicas no ensino de ciências
Descrição: Estudo das concepções de professores e suas implicações para o desenvolvimento profissional na formação inicial..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Cristina Martins Penido - Coordenador / Laércia Maria Bertulino de Medeiros - Integrante.
2007 - 2010
Atividades expetimentais no ensino de física
Descrição: O projeto apresentado pretende utilizar as discussões sobre os trabalhos existentes com relação a utilização de atividades experimentais em sala de aula, bem como buscar dados a respeito da existência de laboratórios em escolas da rede estadual de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Cristina Martins Penido - Coordenador / Ana Cláudia Assunção - Integrante.
2005 - 2007
Experimentos interativos para o Museu da Universidade Estadual da Bahia -UNEB
Descrição: Recuperação do Museu de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia através da aquisição de novos equipamentos e instalação de exposição permanente e interativa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Maria Cristina Martins Penido - Coordenador / Cândida da Silva Ferreira - Integrante / Frank Hebert Pires França - Integrante / Jéssica Guerreiro Santos Ramalho - Integrante / Lilian Alves de Almeida - Integrante / Vanessa da Silva Conceição - Integrante / José Garcia Vivas Miranda - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2
2001 - Atual
Preparação de professores de física: saberes necessários
Descrição: Este projeto está voltado para a área de Ensino de Física. Trabalha essencialmente a formação do professor nos seus diversos aspectos. Investigaremos como os professores elaboram suas transposições didáticas, que materiais utilizam e como preparam os plano de curso..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Maria Cristina Martins Penido - Coordenador / Dielson Pereira Hohenfeld - Integrante / Jancarlos Menezes Lapa - Integrante / Vinícius Zumaeta Costa - Integrante / Jarbas da Silva de Jesus - Integrante / Cleber de Souza Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 18 / Número de orientações: 1


Outros Projetos


2009 - Atual
sub- projeto -PIBID Física UFBa
Descrição: O sub-projeto PIBID-Física esta pautado nos pressupostos do PIBID-UFBA, e reflete as necessidades apontadas na vivencia dentro das escolas. Assim nosso projeto desenvolveu uma sistemática que denominamos de Áreas Temáticas de atuação : 1. Atividades Experimentais, onde são elaborados e discutidos experimentos e demonstrações para o ensino de Física. 2. Documentário, estruturada no proposito de discutir a construção de um documentário sobre a situação das escolas de ensino médio na rede publica conveniada, bem como construir vídeos didáticos para auxiliar no ensino de Física. 3. Divulgação Científica ? através as visitas a espaços não formais, e da discussão sobre o que é divulgar. 4. Jornal - Conhecido com o nome de Jornal da Física que permitirá uma maior integração entre os trabalhos nas escolas 5. Elementos de Teatro no ensino de Física ? onde buscamos compreender e inovar as aulas usando o teatro como inspiração e modelo..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Cristina Martins Penido - Coordenador.


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso)
2009 - Atual
Periódico: Revista da FACED (UFBA. Online)
2010 - Atual
Periódico: Revista de Ciências da Educação
2008 - Atual
Periódico: Sitientibus (UEFS)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Permanente.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral/Especialidade: Instrumentação Específica de Uso Geral em Física.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, CLEBER DE SOUZA2016SILVA, CLEBER DE SOUZA ; PENIDO, MARIA CRISTINA MARTINS . Processos de problematização em aulas de física: uma análise sobre estágios curriculares. ALEXANDRIA (UFSC), v. 9, p. 315-336, 2016.

2.
Dielson Hohenfeld2012Dielson Hohenfeld ; Penido, M. C. M. ; LAPA, J. M. . A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FÍSICA E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 2, p. 31-44, 2012.

3.
Dielson Hohenfeld2010Dielson Hohenfeld ; LAPA, J. M. ; Penido, M. C. M. . Simulações computacionais no ensino de Física. E.T.C. Educação, Tecnologia e Cultura, v. 1, p. 15-20, 2010.

4.
ROSA, K. D. DA2009ROSA, K. D. DA ; Penido, M. C. M. . Approaches and Methodologies for a Course on History and Epistemology of Physics: Analyzing the Experience of a Brazilian University. Science & Education (Dordrecht), v. 18, p. 149-155, 2009.

5.
ROSA, K. D. DA2007ROSA, K. D. DA ; Penido, M. C. M. . A INSERÇÃO DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA: UMA VISÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 12, p. 3, 2007.

6.
Rosa, Katemari2007Rosa, Katemari ; Penido, M. C. M. ; ROSA, Katemari . O Letramento em Ci^encias como Objetivo para o Ensino de Ci^encias. Sitientibus Série Ciências Físicas, v. 3, p. 10, 2007.

7.
Penido, M. C. M.;PENIDO, MARIA CRISTINA MARTINS1996Penido, M. C. M.. Uma Perspectiva Histórica da Física Nuclear. Caderno de Física da (UEFS), v. 1, p. 27-39, 1996.

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, D. E. J. ; PENIDO, MARIA CRISTINA MARTINS ; SANTOS, A. M. ; SANTOS, V. O. ; SILVA, M. S. ; HORA, H. G. ; SANTOS, J. A. . Diagnós co do per l dos estudantes do Ensino Médio no Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, conveniado ao Pibid Física da UFBA. In: Alessandra Santos de Assis , Soraia Freaza Lôbo, Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão, Raquel Nery Lima Bezerra. (Org.). Olhares sobre a Docência ; As contribuições do PIBID UFBA para uma Formação em Rede. 1ed.Salvador , Bahia: EDUFBA, 2018, v. 1, p. 187-202.

2.
VALLE, A. L. ; PENIDO, MARIA CRISTINA MARTINS . As simulações computacionais neo ensino de Física e seu uso pelos supervisores do PIBID-FÍSICA da UFBA. In: Alessandra Santos de Assis , Soraia Freaza Lôbo, Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão, Raquel Nery Lima Bezerra. (Org.). Olhares sobre a Docência ; As contribuições do PIBID UFBA para uma Formação em Rede. 1ed.Salvador , Bahia: EDUFBA, 2018, v. 1, p. 35-64.

3.
Penido, M. C. M.. CAPITULO 18 ? O PIBID na perspectiva da pesquisa em ensino de física. In: Luiz Gonzaga Roversi Genovese; Andréia Guerra de Moraes; Fernanda Cátia Bozelli; Simoni Tormöhlen Gehlen; Awdry Feisser Miquelin; Lúcia Helena Sasseron. (Org.). Diálogo Entre as Múltiplas Perspectivas na Pesquisa em Ensino de Física. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2016, v. 1, p. 419-439.

4.
Penido, M. C. M.; VALLE, A. L. ; PEREIRA, D. E. J. . A Ação do PIBID-Fisica nos colégios da rede estadual bahiana. In: Alessandra Santos de Assis e Ana Katia Alves dos Santos. (Org.). Olhares sobre a Docência. 1ed.Salvador: Edufba, 2014, v. 1, p. 25-38.

5.
Penido, M. C. M.; SANTOS, J. A. ; MIRABEAU, T. ; MORAES, I. . O teatro como estrategia dinamizadora no ensino de Física. In: Alessandra Santos de Assis e Ana Katia Alves dos Santos. (Org.). Olhares sobre a Docência. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2014, v. 1, p. 107-117.

6.
Penido, M. C. M.. Dimensão Educativa da Divulgação Científica. Perspectiva Em Epistemologia e História da Ciência. : , 1997, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, I. P. C. ; Penido, M. C. M. . Lise Meitner e a Fissão Nuclear: gênero, Nobel e História da Ciência para as aulas de Física.. In: XXII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2017, São Carlos. Anais do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017.

2.
SOUZA, D. A. ; Penido, M. C. M. . Motivações para o uso do recurso computacional no tratamento da cinemática. In: XXII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2017, São Carlos. Anais do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017.

3.
SANTOS, M. F. ; Penido, M. C. M. . A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS. In: XXII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2017, São Carlos. Anais do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017.

4.
OLIVEIRA, Marizete Pinheiro de ; Penido, M. C. M. . aracterização dos conteúdos científicos presentes em programas televisivos de divulgação científica direcionados ao público infantis. In: XXII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2017, São Carlos. Anais do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017.

5.
CARNEIRO, F. O. R. ; Penido, M. C. M. . TENSÕES NAS INTE R-RELAÇÕES ENTR E A MATEMÁTICA E A FÍSICA: DISCUSSÕES A SERE M LEVADAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL. In: XXII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2017, São Carlos. Anais do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017.

6.
PEREIRA, D. E. J. ; Penido, M. C. M. . Dimensões dos processos de problematização no ensino de Física.. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2015, Águas de Lindóia. Atas do X ENPEC, 2015.

7.
CARNEIRO, F. O. R. ; Penido, M. C. M. . Velhas e novas reflexões acerca do papel da Matemática no Ensino de Física. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015, Uberlândia. Anais do Simposio, 2015.

8.
SOCORRO, M. ; Penido, M. C. M. . A contribuição do Instituto Kirimurê na divulgação da ciência e da tecnologia em espaços não formais da Baia de Todos os Santos. In: VI Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade, 2015, Rio de Janeiro. Anais do ESOCITE, 2015.

9.
MACEDO, R. S. ; Penido, M. C. M. . Dialogicidade e Formação de Professores de Físicaca No If-Ufba. In: XV ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 2014, Maresias. Anais do XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014.

10.
SILVA, E. S. ; TEIXEIRA, E. S. ; Penido, M. C. M. . HISTORIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ANÁLISE DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL. In: SIMPOSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2013, SÃO PAULO. Caderno de resumos, 2013. v. 1.

11.
Dielson Hohenfeld ; Penido, M. C. M. ; LAPA, J. M. . ANÁLISE DOS SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS PELOS ESTUDANTES SOBRE A SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DO INTERFERÔMETRO DE MACH-ZEHNDER NO ENSINO MÉDIO TECNOLÓGICO. In: IX Congresso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 2013, GIRONA. Revista Enseñanza de las Ciencias. BARCELONA. v. EXTRA.

12.
Silva, Cleber S. ; Penido, M. C. M. . Problematização em aulas de Física. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

13.
LAPA, J. M. ; Dielson Hohenfeld ; Penido, M. C. M. . A APRENDIZAGEM PELA COLABORAÇÃO: INVESTIGANDO UMA COMUNIDADE DE PRATICA DE ESTUDANTES. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 2012, SÃO PAULO. Caderno de resumos, 2012. v. 1. p. 40-45.

14.
Dielson Hohenfeld ; LAPA, J. M. ; Penido, M. C. M. . A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS SOBRE A NATUREZA DA LUZ: UM ESTUDO UTILI ZANDO O IMZ. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 2012, SÃO PAULO. Caderno de resumos, 2012.

15.
MACEDO, R. S. ; Penido, M. C. M. . O LABORATÓRIO DIDÁTICO INVESTIGATIVO NO ENSINO DE FÍSICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO IF-UFBA. In: Encontro de física 2011, 2011, Foz do Iguaçu. Anais do Encontro de física 2011, 2011.

16.
Silva, Cleber S. ; Penido, M. C. M. . Analise discursiva sobre uma aula de Estágio de Física. In: XIX Simposio Nacional de Ensino de Física, 2011, Manaus. Anais do XIX Simposio Nacional de Ensino de Física, 2011.

17.
Dielson Hohenfeld ; Penido, M. C. M. . A COMPLEMENTARIDADE DOS LABORATÓRIOS CONVENCIONAIS E VIRTUAIS NO ENSINO DE FÍSICA. In: Encontro de pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Caderno de resumos, 2011. v. 1. p. 45-51.

18.
SILVA, E. S. ; Penido, M. C. M. . HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS NO ENSINO DE FÍSICA: QUAIS OS ARGUMENTOS PARA INSERIR?. In: Encontro de pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Caderno de resumos, 2011. v. 1. p. 97-102.

19.
Silva, Everson Coutinho da ; Penido, M. C. M. . IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DO TEMA RADIAÇÕES IONIZANTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA. In: Encontro de pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Caderno de resumos, 2011. v. 1. p. 203-208.

20.
LAPA, J. M. ; Penido, M. C. M. ; BEJARANO, N. R. . INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO RECENTE. In: Encontro de pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Caderno de resumos, 2011. v. 1. p. 235-242.

21.
SANTOS, A. S. ; Penido, M. C. M. . O RECURSO IMAGÉTICO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA: ANALISANDO IMAGENS SOBRE O MOVIMENTO. In: Encontro de pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Caderno de resumos, 2011. v. 1. p. 20-26.

22.
SANTOS, J. A. ; MORAES, I. ; BLANCO, R. P. ; MIRABEAU, T. ; Penido, M. C. M. . O TEATRO COMO ESTRATÉGIA DINAMIZADORA NO ENSINO DE FÍSICA. In: Encontro de pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Caderno de resumos, 2011. v. 1. p. 23-29.

23.
SANTOS, J. H. M. ; PEREIRA, F. N. V. ; Penido, M. C. M. . PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NO FUNDAMENTAL: CONHECENDO A LUA. In: Encontro de pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Caderno de resumos, 2011. v. 1. p. 267-271.

24.
Silva, Cleber S. ; Penido, M. C. M. . UMA LEITURA SOBRE PROBLEMATIZAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS. In: Encontro de pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Caderno de resumos, 2011. v. 1. p. 83-89.

25.
MACEDO, R. S. ; Penido, M. C. M. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO IF-UFBA E O LABORATÓRIO DIDÁTICO INVESTIGATIVO NO ENSINO DE FÍSICA. In: Encontro de pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Caderno de resumos, 2011. v. 1. p. 86-94.

26.
Penido, M. C. M.; MACEDO, R. S. . O LABORATÓRIO DIDÁTICO INVESTIGATIVO NO ENSINO DE FÍSICA E SUAS RELAÇÕES COM A CONCEPÇÃO FREIRIANA DE EDUCAÇÃO E AS CONCEPÇÕES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA. In: XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2010, ÁGUS DE LINDOIA -SÃO PAULO. XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2010. v. 1.

27.
LAPA, J. M. ; Penido, M. C. M. . Comunidades de Pratica e o Ensino de Física: uma possibilidade para a formação docente continuada. In: XII encontro de pesquisa em Ensino de Física, 2010, Águas de Lindoia. Anais do XII encontro de pesquisa em Ensino de Física, 2010.

28.
Silva, Everson Coutinho da ; Silva, Cleber S. ; Penido, M. C. M. . Radiações ionizantes: importância para a formação crítica dos saberes docentes no ensino de física. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo horizonte. Anais do XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010.

29.
Silva, Cleber S. ; Penido, M. C. M. . Dificuldades Encontradas por futuros professores na execução de estágios curriculares: um estudo com os Licenciadandos em física da UFBA. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010.

30.
Dielson Hohenfeld ; Penido, M. C. M. . Laboratórios convensionais e virtuais no ensino de Física. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianopolis. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009.

31.
ASSUNCAO, A. C. ; Penido, M. C. M. . SOBRE AS PROPOSTAS DE UTILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÌSICA. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência, 2009, Florianopolis. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência, 2009.

32.
Penido, M. C. M.; LAPA, J. M. . LABORATORIOS VIRTUALES EN ENSEÑO DE FÍSICA:UNA POSIBILIDAD DE APRENDIZAJE SIGNIFICATIVA. In: XII Congreso de Informática Educativa ?INFOREDU 2007?, 2007, Havana. Anais do Congrresso, 2007.

33.
ROSA, K. D. DA ; Penido, M. C. M. . Approaches and Methodologies for a Course on History and Epistemology of Physics: Analyzing the Experience of a Brazilian University. In: Ninth International History, Philosophy & Science Teaching Conference, 2007, Calgary. International History, Philosophy of Science in Science Teaching 2007.. Calgary: Meeting Proceedures, 2007.

34.
ROSA, K. D. DA ; Penido, M. C. M. . O que é alfabetização científica, afinal?. In: XVII Simpósio Nacional do Ensino de Física. In: XVII Simpósio Nacional do Ensino de Física, 2007, São Luís, Ma. Anais do XVII Simpósio Nacional do Ensino de Física, 2007.

35.
Penido, M. C. M.; FRANCA, F. H. P. ; FERREIRA, C. S. ; MIRANDA, J. G. V. ; RAMALHO, J. G. S. ; CONCEICAO, V. S. ; ALMEIDA, L. A. . A SEQÜÊNCIA DE APRESENTAÇÃO DOS EXPERIMENTOS EM FÍSICA. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte - MG: Abrapec, 2007. v. 1. p. 686-697.

36.
LAPA, J. M. ; Penido, M. C. M. ; Dielson Hohenfeld . Laboratórios virtuais no ensino de Física: uma possibilidade de aprendizagem significativa. In: VI Encontro nacional de pesquisa em educação em Ciências, 2007, Florianópolis. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte: ABRAPEC, 2007. v. 1. p. 1110-1121.

37.
Dielson Hohenfeld ; Penido, M. C. M. ; LAPA, J. M. . As tecnologias de Informação e comunicação no curso de Física da UEFS. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. Anais do VI Encontro Nacional em Educação em Ciências. Belo Horizonte: ABRAPEC, 2007. v. 1. p. 792-802.

38.
Penido, M. C. M.; LEITE, V. F. Â. . O percursode construção de uma prática pedagogica. In: V ENPEC, 2005, Bauru. Atas do ... ENPEC, 2005. v. 1. p. 184-194.

39.
Penido, M. C. M.; ROSA, K. D. DA . A INSERÇÃO DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA. In: V ENPEC, 2005, Bauru. Atas do V Enpec, 2005. v. 1. p. 479-489.

40.
Penido, M. C. M.; MEIRA, M. G. C. ; SERPA, L. F. P. ; SILVA, R. P. ; PEREIRA, D. E. . Inclusão de Núcleo Socio-histórico no curriculo do licenciando em Física. In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba. Programa e Resumos, 2003.

41.
Penido, M. C. M.; SERPA, L. F. P. . Uma Experiência em formação de professores. In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curtiba. Programa e resumos, 2003.

42.
Penido, M. C. M.; VILLATORRE, A. M. . Os cursos de licenciatura do IF-UFBA e as Ddiretrizes Curriculares Nacionais. In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba. Programa e resumos, 2003.

43.
Penido, M. C. M.; MEIRA, M. G. C. ; VENTURA, M. C. . A Física do Skate: uma visão irada da mecânica. In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba. Programa e resumos, 2003.

44.
Penido, M. C. M.; PEREIRA, D. E. J. . Utilização da História da Ciência no ensino da Física: vantagens e Desvantagens. In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba. Programa e resumos, 2003.

45.
Penido, M. C. M.. Dimensão Educativa da Divulgação Científica. In: XII Simpósio Nacional de Ensino, 1997, Belo Horizonte, 1997.

46.
Penido, M. C. M.. Uma Perspectiva Histórica da Física Nuclear. In: XII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1997, Belo Horizonte, 1997.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, I. P. C. ; Penido, M. C. M. . . Lise Meitner and Nuclear Fission: Gender, Trajectory, and Nobel in Physics Classrooms. In: AAPT Summer Meeting, 2017, Cincinnati, Ohio, EUS. caderno de resumo, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LAPA, J. M. ; Penido, M. C. M. ; Dielson Hohenfeld . Pressupostos Pedagogicos dos docentes quando da utilização das simulãções nas aulas de física no ensino médio. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008, Curitiba. Programas e Resumo. São Paulo: SBF, 2008. v. 1. p. 84-84.

2.
Dielson Hohenfeld ; Penido, M. C. M. ; LAPA, J. M. . Avaliando a presença das TIC nos cursos de Física do IF-UFBA. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008, Curitiba. Programas e resumos. São Paulo: SBP, 2008. v. 1. p. 60-60.

3.
Penido, M. C. M.; Dielson Hohenfeld . Os futuros professores e o uso das mídias no ensino médio. In: Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2006, João Pessoa. Caderno de resumos, 2006.

4.
Penido, M. C. M.; LAPA, J. M. . LABORATÓRIOS VIRTUAIS NO ENSINO DE FÍSICA:UMA POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. In: Encontro de física do Norte e Nordeste, 2006, João Pessoa. Caderno de resumos, 2006.

5.
Penido, M. C. M.; COSTA, Vinícius Z. . TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: OS LICENCIANDOS EM FÍSICA ESTÃO PREPARADOS PARA ENFRENTÁ-LA?. In: Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2006, João Pessoa. Cadernos de resumo, 2006.

6.
Penido, M. C. M.; Katemari Rosa . Formando professores de Física. In: XXII Encontro de Física do Norte e Nordeste, 2004, Feira de Santana. Caderno de resumos, 2004.

7.
Penido, M. C. M.; Dielson Hohenfeld . O uso das mídias nas aulas de Física do ensino médio. In: XXII Encontro de Física do Norte e Nordeste, 2004, Feira de Santana - Bahia. Cadernos de Resumo, 2004.

8.
Penido, M. C. M.; MATOS NETO, A. ; WELTNER, K. ; MIRANDA, P. . Uma Reflexão sobre os Cursos de Atualização nIF. In: XVII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 1999, Recife, 1999.

Artigos aceitos para publicação
1.
ROSA, K. D. DA ; Penido, M. C. M. . A inserção de História e Filosofia da Ciência no currículo de licenciatura em Física da Universidade Federal da Bahia.. Investigações em Ensino de Ciências (Online), 2007.

2.
ROSA, K. D. DA ; Penido, M. C. M. . O Letramento em Ciências como objetivo para o ensino de Ciências.. Sitientibus. Revista da Universidade Estadual de Feira de Santana, 2007.

3.
ROSA, K. D. DA ; Penido, M. C. M. . Approaches and Methodologies for a Course on History and Epistemology of Physics: Analyzing the Experience of a Brazilian University. Science Education, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
Penido, M. C. M.. A ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Penido, M. C. M.. A ÁREA DE ENSINO DE FÍSICA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Penido, M. C. M.. O ensino de Física: conhecimento cotidiano e conhecimento científico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Penido, M. C. M.; MATOS NETO, A. ; WELTNER, K. . Atualizando Professores de Física. 1999.

2.
Penido, M. C. M.; MATOS NETO, A. ; WELTNER, K. . Atualizando Professores de Física/98. 1998.

3.
Penido, M. C. M.; MATOS NETO, A. ; WELTNER, K. . Atualizando Professores de Física. 1997.

4.
Penido, M. C. M.; MATTOS NETO, A. ; WELTNER, K. . Atualização de professores de Física do 2ºgrau. 1996.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Penido, M. C. M.; WELTNER, K.; MIRANDA, P.; FREIRE JR, O.. Participação em banca de Paulo Correia. A Física do Vôo no enino médio. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

2.
Penido, M. C. M.. Participação em banca de Sergio Figueiredo Borges. Elaboração de recursos didáticos experimentais utilizandomateriais de fácil acesso, numa perspectiva construtivista. 2005. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

3.
Penido, M. C. M.. Participação em banca de Colbert Francisco São Paulo. Uma Perspectiva Sócio-histórica do Conteúdo de Física Moderna nos livros didáticos para o ensino médio no Brasil(1950-2000). 2004. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

4.
SILVA, J. L. P. B.; Penido, M. C. M.; PREGNOLATTO, Y.; MOREIRA, M. A.. Participação em banca de José Luiz de Paula Barros Silva. Um ensino facilitador da aprendizagem significativa da termodinâmica básica. 1999. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Física) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
Penido, M. C. M.. Participação em banca de Ana Paula Villalobos de Oliveira. Avaliação em ambientescolaborativos de aprendizagem. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
Penido, M. C. M.; LIMA, O. S.; SILVA, D. S.. Consulta prévia para eleição do Diretor. 2001. Universidade Federal da Bahia.

Concurso público
1.
Penido, M. C. M.. Concurso público para professor do CEFET-BA. 2006. Instituto Federal da Bahia.

2.
Penido, M. C. M.. Conc. Publico para professor do CEFET. 2005. Instituto Federal da Bahia.

3.
Penido, M. C. M.. Concurso para professor adjunto do Dep de Filosofia. 2004. Universidade Estadual de Santa Cruz.

Outras participações
1.
Penido, M. C. M.. Progessão funcional - Prof Assistente. 2005. Universidade Estadual de Feira de Santana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física.XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2005. (Simpósio).

2.
XV Simpósio Nacional de Ensino de Física.XV Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2003. (Simpósio).

3.
. 50ª Reunião da SBPC. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Penido, M. C. M.; Assis, Alessandra ; BEZERRA, R. N. L. . I Simposio do PIBID-UFBA. 2015. (Congresso).

2.
Penido, M. C. M.; MENDES, L. A. V. ; PEREIRA, D. E. J. ; SANTOS, A. S. ; VALLE, A. L. . I SEMINARIO INTERNO DO PIBID-FISICA UFBA. 2014. (Congresso).

3.
Penido, M. C. M.; Dielson Hohenfeld . XXX Encontro de Físicos do Norte e Nordeste. 2012. (Congresso).

4.
Penido, M. C. M.; SILVA FILHO, W. J. . II Seminário Interno de Pesquisa. 2007. (Outro).

5.
Penido, M. C. M.. 1º Encontro de Professores do Ensino Médio. 2001. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Anamaria Miguez Martinez de Souza. O Laboratório Didático de Ensino de Física como ferramenta de ensino inclusivo para estudantes surdos. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

2.
Cinde de Souza Costa. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: O USO DO CINEMA COMO INSTRUMENTO PARA PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Magno Barbosa Dias. EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA.. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

2.
ISABELLE PRISCILA CANEIRO DE LIMA. O ESTUDO DE CONTROVÉRSIAS CIENTÍFICAS EM EPISÓDIOS HISTÓRICOS: ESTABELECENDO PARÂMETROS PARA A SUA CARACTERIZAÇÃO E INVESTIGANDO HABILIDADES ARGUMENTATIVAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS,. Início: 2015. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

3.
Mariana Fernandes dos Santos. Ensino de Ciências e Linguagem: a contribuição do componente curricular língua portuguesa na formação de professores em Ciências,. Início: 2015. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

4.
Danilo Almeida Souza. UTILIZAÇÃO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NA ABORDAGEM DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA. Início: 2015. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

5.
Alan Santos dos Santos. A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O DISCURSO IMAGÉTICO: UMA INVESTIGAÇÃO DA AÇÃO DOCENTE. Início: 2015. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

6.
Fernando Osvaldo Real Carneiro. Estudo das dimensões Teórico-Metodológicas na utilização da Matemática nos cursos de formação inicial dos professores de Física. Início: 2015. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

7.
Alexandre Fregolente. O teatro e suas representações na formação do licenciado em física. Início: 2013. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Marizete Pinheiro de Oliveira. As Ciências Naturais nos programas infantis veiculados pela Televisão Aberta na bahia. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

2.
Cleber de Souza silva. PROBLEMATIZAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA E OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

3.
Alan Santos dos Santos. A FOTOGRAFIA DO MATERIAL DIDÁTICO DE FÍSICA: O SENTIDO DA IMAGEM NA DIREÇÃO DO APRENDIZADO. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

4.
Eider de Souza Silva. UMA ANÁLISE SOBRE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE INSERÇÃO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS NO ENSINO DA FÍSICA. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, . Coorientador: Maria Cristina Martins Penido.

5.
Everson Coutinho da Silva. AS RADIAÇÕES IONIZANTES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FÍSICA: UM. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

6.
ANA CLAUDIA SOUZA MOREIRA. UMA VISÃO VYGOTSKYANA DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PUBLICADAS EM REVISTAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

7.
SONILHA DA SILVA MOREIRA. ENSINO DE FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS: BUSCANDO ENTENDER AS TENSÕES PROVOCADAS NOS PROFESSORES EM SITUAÇÕES QUE EXIGEM UM ENSINO DE FÍSICA INOVADOR. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, . Coorientador: Maria Cristina Martins Penido.

8.
PEDRO JAVIER GÓMEZ JAIME. FÍSICA DO SOM E SUA RELAÇÃO COM A MÚSICA NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR NOS LIVROS DIDÁTICOS. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

9.
RICARDO SILVA DE MACÊDO. O LABORATÓRIO DIDÁTICO DE ENSINO DE FÍSICA INVESTIGATIVO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO IFUFBa. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

10.
Jancarlos Menezes Lapa. Laboratórios virtuais no ensino de Física : novas veredas didático pedagógica. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

11.
Dielson Pereira Hohenfeld. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO: UMA QUESTÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

12.
Ana Cláudia S. Moreira. SOBRE AS PROPOSTAS DE UTILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

13.
KATEMARI DIOGO DA ROSA. A inserção de história e filosofia da ciência na formação de professores de física: as experiências da ufba e da ufrgs. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

14.
Jancarlos Menezes Lapa. Laboratórios virtuais no ensino de Física. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

15.
VÂNIA FINHOLDT ÂNGELO LEITE. Experimentando estratégias formativas: da reflexâo à conscientização. 2005. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

16.
APARECIDA MAGALHÃES VILLATORRE. O Ensino de Física em Escolas Estaduais da Cidade de Curitiba-PR. 2004. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

17.
DAN SANTANA. Uma Nova Estratégia de Avaliação da Aprendizagem em Física no CEFET-BA. 2001. 150 f. Dissertação (Mestrado em Pedagogia Profissional Convênio Cuba Cefet Ba) - Instituto Federal da Bahia, . Coorientador: Maria Cristina Martins Penido.

Tese de doutorado
1.
Marlene Santos Socorro. A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DOS MUNICÍPIOS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. 2017. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

2.
Marlene Santos Socorro. A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO FORMA DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO NA BAIA DE TODOS OS SANTOS. 2013. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

3.
Dielson Pereira Hohenfeld. A NATUREZA QUÂNTICA DA LUZ NOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS CONVENCIONAIS E COMPUTACIONAIS NO ENSINO MÉDIO.. 2013. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

4.
Jussara Paula Rezende Pereira. Estudo longitudinal das concepções de Natureza da Ciência, Educação Cientifica e Conhecimentos Tradicionais dos professores indígenas em curso?. 2012. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, . Coorientador: Maria Cristina Martins Penido.

5.
Laercia Medeiros. A produçao do discurso de professores formadores: estudo sobre concepçoes epistemológicas, pedagógicas e curriculares de um curso de licenciatura em física. 2012. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

6.
RICARDO SILVA DE MACEDO. O ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA. 2011. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

7.
Jancarlos Menezes Lapa. As redes de colaboração no ensino de Ciências. 2010. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

8.
DIELSON PEREIRA HOHENFELD. Laboratórios convencionais e virtuais no ensino de Física. 2009. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

Iniciação científica
1.
Jamile Araujo dos Santos. Preparação de professores: saberes necessários. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

2.
ABEL CRUZ SANTA LUZIA. Estudo de fundamentos no ensino de nível médio de Física. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

3.
Cândida Ferreira. Experimentos interativos para o Museu da Universidade Estadual da Bahia -UNEB. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

4.
Lilian Alves de Almeida. Experimentos interativos para o Museu da Universidade Estadual da Bahia -UNEB. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

5.
Jessica Ramalho. Experimentos interativos para o Museu da Universidade Estadual da Bahia -UNEB. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

6.
Vanessa S. Conceição. Experimentos interativos para o Museu da Universidade Estadual da Bahia -UNEB. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

7.
Frank Hebert P. França. Experimentos interativos para o Museu da Universidade Estadual da Bahia -UNEB. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

8.
Wildson Fagner Carvalho de Oliveira. Estudos sobre atividades experimentais no ensino de Física. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

9.
Fábio de Carvalho Freitas. Estudo dos fundamentos de Fisica nas aulas de ensino médio. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

10.
João Humberto Aires Pedroza Júnior. Experimentos interativos de Física (eletricidade) para o Museu de Ciência e Tecnologia - UNEB. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Maria Cristina Martins Penido.

11.
Lilian Alves de Almeida. Experimentos interativos de Física (Magnetismo) para o Museu de Ciência e Tecnologia - UNEB. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Maria Cristina Martins Penido.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Penido, M. C. M.; MENDES, L. A. V. ; PEREIRA, D. E. J. ; SANTOS, A. S. ; VALLE, A. L. . I SEMINARIO INTERNO DO PIBID-FISICA UFBA. 2014. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 5:44:28