Renato Rodrigues Kinouchi

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  • Última atualização do currículo em 08/07/2014


Bacharel em Psicologia e Psicólogo pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Doutor em Filosofia também pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Pós-doutorado em Filosofia da Ciência pela Universidade de São Paulo (2006). Pesquisador visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do ABC (desde 2006). Tem experiência nas áreas de Filosofia da Ciência, Epistemologia e Ensino de Ciências. Dentre os temas de pesquisa, incluem-se: ciência e valores, pragmatismo, filosofia e história da psicologia, viéses cogntivos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renato Rodrigues Kinouchi
Nome em citações bibliográficas
KINOUCHI, R. R.;Kinouchi, Renato Rodrigues

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas.
Rua Santa Adélia, 166
Bangu
09210170 - Santo André, SP - Brasil
Telefone: (011) 49963166
URL da Homepage: www.ufabc.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em Filosofia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Consciência não-linear: de William James aos Sistemas Dinâmicos, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: José Antônio Damásio Abib.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Conexionismo; Fluxo do pensamento; História da Psicologia; Inteligência Artificial; Sistemas Dinâmicos; William James.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
1994 - 1999
Graduação em Curso de Bacharelado em Psicologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Arranjos de incontrolabilidade segundo análise probabilistica no espaço de contingência de resposta.
Orientador: Julio César Coelho de Rose.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.


Pós-doutorado


2012
Pós-Doutorado.
Instituto de Ciências Sociais Univ.Lisboa.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.
2004 - 2006
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.


Formação Complementar


2011 - 2011
Gestão e Apuração de Ética Pública. (Carga horária: 20h).
Escola Superior de Administração fazendária.
1998 - 1998
Extensão universitária em Planejamento de Avaliação e Serviços. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Práticas Culturais e Construção do Conhecimento. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



ICS e ISCTE, Lisboa, ICS e ISCTE, Lis, Portugal.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Bolsista Pos-doc, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2009 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Humanas, .

Cargo ou função
Suplente no Conselho do Centro de Matematica, Computação e Cognição / UFABC.
01/2009 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Humanas, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Ética em Pesquisa.
09/2006 - Atual
Ensino, Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases da Ciência Moderna
Psicologia da Educação
09/2009 - 12/2009
Ensino, Filosofia e História da Ciência e Tecnologia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos Filosóficos das Ciências naturais
Tópicos de Epistemologia
05/2007 - 04/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Humanas, .

Cargo ou função
Suplente do Conselho do Centro de Ciências Naturais e Humanas.
09/2007 - 09/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Humanas, .

Cargo ou função
Membro do Comite Coordenador do Programa de Ensino Aprendizagem e Tutoria.
07/2004 - 06/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Naturais e Humanas, .



Linhas de pesquisa


1.
Fundamentos do Raciocínio Probabilístico
2.
Psicogênese das falácias dedutivas
3.
História da Filosofia: Pragmatismo
4.
Filosofia da Ciência informada pela análise de valores


Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Dos valores às métricas: sobre os critérios quantitativos nas avaliações da produção científica.

Descrição: Este projeto visa investigar o papel dos valores cognitivos, sociais e econômicos no âmbito das avaliações da produção em ciência e tecnologia. Em primeiro lugar, procuraremos estabelecer, no plano teórico, um referencial capaz de elucidar as relações mais gerais entre os diversos tipos de valores - cognitivos, sociais e econômicos - no âmbito da atividade científica. Acerca disso, acompanharemos a apreciação de José L. Garcia a respeito das contribuições do sociólogo e filósofo Georg Simmel, cujo livro Filosofia do dinheiro contém sofisticadas, conquanto olvidadas, considerações sobre o papel da ciência e da tecnologia nas sociedades industrializadas. Em seguida, discutiremos, no plano conjuntural, as atuais políticas de avaliação da produtividade dos pesquisadores, dado que a maioria delas baseia-se em critérios quantitativos. Encerraremos o trabalho propondo a tarefa crítica de se efetuar uma reconversão das métricas aos valores, isto é, a partir das métricas adotadas nas avaliações, indicar os valores nelas contidos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Renato Rodrigues Kinouchi - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2012 - Atual
Gênese e significado da tecnociência Das relações entre ciência, tecnologia e sociedade

Descrição: O objetivo central do projeto, a ser desenvolvido no período 2012-2016 com base nas realizações do período 2007-2011, é investigar os papéis desempenhados pelos valores éticos e sociais, sustentados por indivíduos e incorporados em instituições, nas práticas científicas e tecnológicas da atualidade. Esse objetivo desdobra-se em três conjuntos de pesquisas. O primeiro concerne à importância contemporânea da tecnociência, incluindo o impacto de sua pesquisa e desenvolvimento nos processos e na institucionalização da ciência; o segundo trata do desenvolvimento histórico da tecnociência; o terceiro desenvolve uma estratégia sociológica de abordagem transversal das relações entre ciência, tecnologia e sociedade no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Renato Rodrigues Kinouchi - Integrante / Maurício de Carvalho Ramos - Integrante / Pablo Rubén Mariconda - Coordenador / Valter Alnis Bezerra - Integrante / Marcos Barbosa de Oliveira - Integrante / Sylvia Gemignani Garcia - Integrante / Marcus Sacrini Ayres Ferraz - Integrante / Ana Paula Hey - Integrante.
2009 - 2011
Valores no ensino de ciências: a intersubjetividade na construção do conhecimento

Descrição: Este projeto visa investigar o papel dos valores cognitivos e sociais no contexto do ensino de ciências. Para além da especificidade dos conteúdos curriculares, procuramos elucidar os juízos valorativos associados à atividade científica, os quais, por sua vez, influenciam as percepções sobre o papel da ciência e tecnologia entre estudantes de ensino médio e superior. A pesquisa tem caráter interdisciplinar, incluindo elementos da áreas da epistemologia, da sociologia da ciência e da psicologia da educação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Renato Rodrigues Kinouchi - Coordenador / Luís Geraldo Gomes da Silva - Integrante.
Número de orientações: 3
2008 - 2011
As falácias dedutivas e suas implicações epistemológicas e educacionais

Descrição: A psicologia experimental investiga o raciocínio científico tal como ele é, ou seja, tal como efetivamente se apresenta, sendo, portanto, de natureza descritiva. Já a lógica investiga o raciocínio científico tal como ele deve ser, sendo, assim, uma investigação normativa. A interface entre essas duas disciplinas está repleta de situações em que a psicologia do raciocínio não coincide com a lógica e, com efeito, uma das tarefas do ensino de lógica e também do ensino de ciências consiste em fazer com que o aprendiz se aperceba de tal situação, passando a raciocinar, eventualmente, dentro do quadro conceitual compartilhado intersubjetivamente pela comunidade científica. Este projeto enfoca as dificuldades encontradas nos raciocínios condicionais de tipo se... então... mais especificamente sobre as falácias dedutivas. Com efeito, uma das linhas de pesquisa atuais mais influentes sugere que os sujeitos avaliam o conteúdo informativo das alternativas oferecidas, e isso esclarecia a freqüência das respostas falaciosas obtidas em diversos estudos ao redor do mundo. Entretanto, tal estudo também deveria explicar a ordem das escolhas individuais, que, na realidade, não exibem nenhum padrão assinalável. Mediante procedimento experimental utilizando interface computacional, este projeto pretende aprofundar a investigação das razões subjacentes das falácias dedutivas, bem como avaliar se cursos introdutórios de lógica são capazes de dirimir as dificuldades dos aprendizes com relação ao raciocínio condicional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Renato Rodrigues Kinouchi - Coordenador.
Número de orientações: 1
2008 - Atual
Filosofia, História e Sociologia da Ciência e Tecnologia

Descrição: O grupo de pesquisa em Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia foi constituído em 2008, por meio do convite realizado pelo Prof. Cesar Ades, então diretor do IEA, ao Prof. Pablo Mariconda. O objetivo era a criação de um grupo com vistas a desenvolver, no Instituto, os estudos sobre a ciência e a tecnologia, entendidos na acepção ampla que foram adquirindo a partir dos anos 1970: estudos filosóficos, históricos, sociológicos e antropológicos sobre a ciência e a tecnologia. Tendo como tema geral de pesquisa o estudo das relações entre a ciência, a técnica/tecnologia e a sociedade, desde a Antiguidade até nossos dias, o grupo se organiza em torno de projetos de investigação que abarcam diversas perspectivas analíticas e interpretativas, visando a aprofundar o conhecimento de temas e questões vinculados à ciência e à tecnologia enquanto objetos de reflexão filosófica, histórica, sociológica, antropológica e psicológica. Entre seus objetivos, o trabalho visa estimular a confluência entre as ciências naturais e as ciências humanas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Renato Rodrigues Kinouchi - Integrante / Maurício de Carvalho Ramos - Integrante / Pablo Rubén Mariconda - Coordenador / Claudemir Roque Tossato - Integrante / Regina Andrés Rebollo - Integrante / Valter Alnis Bezerra - Integrante / Plinio Junquira Smith - Integrante / Marcos Barbosa de Oliveira - Integrante / Sylvia Gemignani Garcia - Integrante / Marcus Sacrini Ayres Ferraz - Integrante / Ana Paula Hey - Integrante / Hugh Lacey - Integrante / Anastasia GUidi Itokazu - Integrante / Luciana Zaterka - Integrante / Maria Cecília Leonel Gomes dos Reis - Integrante / Paulo Tadeu da Silva - Integrante / Lorenzo Baravalle - Integrante.
2007 - Atual
Fundamentos do raciocínio probabilistico

Descrição: Esta linha de pesquisa tem por objetivo esclarecer os fundamentos da noção de probabilidade. Como atestado largamente pela bibliografia, há pelo menos duas concepções acerca do que seja a probabilidade. A visão frequentista baseia-se em séries ou conjuntos indefinidos, fazendo uso da lei dos grandes números no intuito de estabelecer a frequencia relativa de longo termo. Nessa concepção, atribuem-se probabilidades a eventos no mundo, de modo que se trata de uma abordagem objetivista. Uma segunda maneira de conceber a probabilidade é tratá-la como grau de crença racional. Nesse caso atribuem-se probabilidades às crenças que temos acerca dos fenômenos. É costume se dizer que tal concepção de probabilidade é subjetivista, pois o que está em jogo é o grau de confiança de determinada crença. Um exemplo destacado dessa abordagem é o chamado Bayesianismo, que utiliza o cálculo de probabilidade condicional de uma hipótese em função dos dados observados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Renato Rodrigues Kinouchi - Coordenador.
2004 - 2006
O pragmatismo e a filosofia da ciência

Descrição: Este trabalho examinou as diversas relações históricas e conceituais que se dão entre o pragmatismo e a filosofia da ciência. Inicialmente, se mostrará que o pragmatismo clássico foi, de fato, concebido para lidar com temas relacionados à ciência. Em seguida, serão apresentadas as diretrizes gerais que nortearão a pesquisa, consistindo em três pontos distintos conquanto correlacionados: i) gênese do pragmatismo, ii) desenvolvimento do pragmatismo clássico e iii) seus posteriores desdobramentos sempre se respeitando o recorte conceitual concernente à filosofia da ciência..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Renato Rodrigues Kinouchi - Coordenador / Maurício de Carvalho Ramos - Integrante / Pablo Rubén Mariconda - Integrante / Claudemir Roque Tossato - Integrante / Osvaldo Pessoa Jr - Integrante / Regina Andrés Rebollo - Integrante / Valter Alnis Bezerra - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2009 - Atual
Periódico: Scientiae Studia (USP)


Revisor de periódico


2006 - 2009
Periódico: Scientiae Studia (USP)
2006 - Atual
Periódico: Cognitio-Estudos (PUC-SP. Online)
2010 - Atual
Periódico: Prometeica Revista de Filsofía y Ciencias


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Ciência.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2001
Honourable Mention, William James Society.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Kinouchi, Renato Rodrigues2014Kinouchi, Renato Rodrigues . O homem como experimento tecnológico de si. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso), v. 21, p. 357-360, 2014.

2.
KINOUCHI, R. R.2012KINOUCHI, R. R. . Theoria hominis: Hermínio Martins, filosofia, ciência e tecnologia. Análise Social, v. XLVII, p. 490, 2012.

3.
KINOUCHI, R. R.2011KINOUCHI, R. R. ; RAMOS, M. C. . Psicologia e Biologia: entrevista com César Ades. Scientiae Studia (USP), v. 9, p. 189-203, 2011.

4.
KINOUCHI, R. R.2009KINOUCHI, R. R. . Tão perto, tão distante. Scientiae Studia (USP), v. 7, p. 309-315, 2009.

5.
Kinouchi, Renato Rodrigues2009Kinouchi, Renato Rodrigues . Entrevista com Arno Engelmann. Scientiae Studia (USP), v. 7, p. 325-330, 2009.

6.
KINOUCHI, R. R.2007KINOUCHI, R. R. . Notas introdutórias ao pragmatismo clássico. Scientiae Studia (USP), v. 5, p. 215-226, 2007.

7.
KINOUCHI, R. R.2006KINOUCHI, R. R. . Confusões reais sobre fenômenos virtuais. Scientiae Studia (USP), v. 4, p. 139-143, 2006.

8.
KINOUCHI, R. R.2006 KINOUCHI, R. R. . Darwinismo em James: A Função da Consciência na Evolução. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso), v. 22, p. 355-362, 2006.

9.
KINOUCHI, R. R.2004KINOUCHI, R. R. . Ainda Existe Consciência?. Scientiae Studia (USP), São Paulo, v. 2, n.3, p. 415-425, 2004.

10.
KINOUCHI, R. R.2004KINOUCHI, R. R. . Peirce, para bem ou para mal, para além de Descartes. Scientiae Studia (USP), São Paulo, v. 2, n.4, p. 579-585, 2004.

11.
KINOUCHI, R. R.2004KINOUCHI, R. R. . A coroa de Hieron: ou de como Arquimedes descobriu o método geral para medir o volume de corpos sólidos. Univerciência (UFSCar), São Carlos, v. 3, n.7-9, p. 10-13, 2004.

12.
KINOUCHI, R. R.2001KINOUCHI, R. R. . Surmounting rationalism and associationism controversies. Streams of Wiliam James, Oklahoma State University, v. 4, n.1, p. 1-4, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
KINOUCHI, R. R. . A dinâmica da consciência : William James revisitado. 1. ed. Santo André: Fundação Universidade Federal do ABC, 2013. v. 1. 118p .

Capítulos de livros publicados
1.
KINOUCHI, R. R. ; TÁBOAS, P. Z. . Vieses cognitivos e suas consequências epistemológicas para o ensino de ciências e matemática. In: Cibelle Celestino Silva; Maria Elice Brzezinsky Prestes. (Org.). Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas. 192ed.São Carlos: Tipographia, 2013, v. , p. 1-183.

2.
KINOUCHI, R. R. . A lógica da ciência em Charles Sanders Peirce. Ilustrações da lógica da ciência. 1ed.Aparecida/SP: Idéias & Letras, 2008, v. , p. 7-30.

3.
KINOUCHI, R. R. . Considerações Históricas Acerca de Dinâmicas Não-lineares: reavaliando os trabalhos de Charles S. Peirce e William James. In: Martins, L. A. P.; Silva, C. C.; Ferreira, J. M. H. (Org.). Filosofia e História da Ciência no Cone Sul: 3o Encontro. Campinas: AFHIC, 2008, v. , p. 392-396.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
KINOUCHI, R. R. . Lógica: A minha é diferente da sua?. Discutindo Filosofia (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-1388 Conhecimento Prático Filosofia), São Paulo, p. 46 - 49, 01 out. 2006.

2.
KINOUCHI, R. R. . Os caminhos do raciocínio. Discutindo Filosofia (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-1388 Conhecimento Prático Filosofia), São Paulo, p. 40 - 43, 20 jul. 2006.

3.
KINOUCHI, R. R. . Dizer a verdade não basta. Discutindo Filosofia (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-1388 Conhecimento Prático Filosofia), São Paulo, p. 20 - 21, 10 maio 2006.

4.
KINOUCHI, R. R. . Faça bonito em teste de QI. Discutindo Filosofia (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-1388 Conhecimento Prático Filosofia), São Paulo, p. 58 - 61, 10 fev. 2006.

5.
KINOUCHI, R. R. . Quem ajuda mais na Lógica: a palavra ou a imagem?. Discutindo Filosofia (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-1388 Conhecimento Prático Filosofia), São Paulo, p. 30 - 31, 20 out. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KINOUCHI, R. R. . Peirce in the Long Run: Remarks on Knowledge a Ulteriori. In: International C0onference on Confirmation, Induction and Science, 2007, London. PhilSci_Archieve, 2007.

2.
KINOUCHI, R. R. . Pragmatismo e Filosofia da Ciência. In: 3o. Encontro da Rede Paranaense de Pesquisa em História e Filosofia da Ciência, 2005, Curitiba - PR. Caderno de Textos, 2005. v. 1. p. 259-269.

3.
KINOUCHI, R. R. . Pragmatismo e Psicologia Científica. In: 7º Encontro Internacional sobre Pragmatismo, 2004, São Paulo. Cognitio Estudos Revista Eletronica, 2004.

4.
KINOUCHI, R. R. . Reflexões Históricas sobre Dinâmicas Não-lineares. In: III Encontro de História e Filosofia da Ciência do Cone Sul, 2002, Águas de Lindóia. Filosofia e História da Ciência no Cone Sul - 3o. Encontro.. Campinas - SP: AFHIC, 2002. p. 386-390.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KINOUCHI, R. R. . Does consciousness still exist?. In: In te Footsteps of William James, 2010, Chocorua, and Cambridge, MA. Abstracts of WJS, 2010.

2.
KINOUCHI, R. R. . Sobre os limites da racionalidade bayesiana. In: VII Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, 2010, Canelas - RS. Programa e Caderno de Resumos. Canela, RS: AFHIC, 2010. p. 118-119.

3.
KINOUCHI, R. R. ; TÁBOAS, P. Z. . Vieses cognitivos e suas consequências epistemológicas para o ensino de ciências e matemática. In: 1a. Conferência Latino-americana do International History, Philosophy, and Science Teaching Group, 2010, Maresias - SP. Resumos. Maresias: IHPST-LA, 2010. p. 9-10.

4.
KINOUCHI, R. R. . Peirce fala per se: ou porque a filosofia "de marca" é melhor que a "genérica". In: 1o. Simpósio Docente UFABC, 2009, Santo André. I Simpósio Docente da UFABC Resumos dos Trabalhos. Santo André: Proenergia Comunicações Ltda, 2009. v. 1. p. 1-160.

5.
KINOUCHI, R. R. . What is meant by anticartesianism?. In: 11th International Meeting on Pragmatism, 2008, São Paulo. Encontro Internacional Sobre Pragmatismo. São Paulo: Centro de Estudos do Pragmatismo - PUC, 2008. p. 127-127.

6.
KINOUCHI, R. R. . Pragmatism and knowledge a ulteriori. In: 6th International Congress of History of Philosophy of Science, 2006, Paris. Hopos 2006. Paris: École Normale Supérieure, 2006. v. 1. p. 189-189.

7.
KINOUCHI, R. R. . Realismo convergente e conhecimento a ulteriori. In: V Encontro da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, 2006, Florianópolis. Resumos AFHIC 2006, 2006. v. 1. p. 108-109.

8.
KINOUCHI, R. R. . As Leis da Natureza e a Domesticação do Acaso. In: XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2004, Salvador. Atas do XI Encontro Nacional de Filosofia. Campinas SP: ANPOF, 2004. v. 1. p. 391-392.

9.
KINOUCHI, R. R. . O Funcionalismo Jamesiano no Atual Contexto das Ciências Cognitivas. In: XXXI Reunião Anual de Psicologia - SBP, 2001, Rio de Janeiro. RESUMOS - A Construção da Psicologia Brasileira na Pesquisa e no Ensino. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, 2001. p. 99-100.

10.
KINOUCHI, R. R. ; Rose, J. C. C. . Arranjos de incontrolabilidade segundo análise probabilistica no espaço de contingência de resposta. In: VII Congresso de Iniciação Científica, 1999, São Carlos. Resumos do VII CIC, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
KINOUCHI, R. R. . O PRAGMATISMO CLÁSSICO: SUAS ORIGENS E SEUS CONFLITOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Kinouchi, Renato Rodrigues . CIÊNCIA E PRAGMATISMO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PEIRCE, JAMES E DEWEY. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Kinouchi, Renato Rodrigues . Values for the sake of science: the mode of life of C. S. Peirce. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
KINOUCHI, R. R. . Os limites da racionalidade Bayesiana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
KINOUCHI, R. R. . Testes de Wason sob uma perspectica biológica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
KINOUCHI, R. R. . Teste de Wason em populações universitárias: implicações teóricas e ducacionais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
KINOUCHI, R. R. . Editorial. São Paulo, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
KINOUCHI, R. R. . Ilustrações da Lógica da Ciência. Aparecida / SP: Idéias & Letras, 2008. (Tradução/Livro).

3.
KINOUCHI, R. R. . O desenvolvimento do pragmatismo americano, 2007. (Tradução/Artigo).

4.
KINOUCHI, R. R. . Formas alternativas ("melhores") de agricultura. Aparecida: Editora Idéias e Letras, 2006. (Tradução/Outra).

5.
LAMY, E. ; SHINN, T. ; KINOUCHI, R. R. . Caminhos do conhecimento comercial: formas e conseqüências da sinergia universidade-empresa nas incubadoras tecnológicas. São Paulo: Scientiae Studia, 2006. (Tradução/Artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
Abib, J. A. D. ; ARAUJO, S. F. ; Simanke, R. T. ; LOPES, C. E. ; LAURENTI, C. ; CAROPRESO, F. ; Ades, C. ; KINOUCHI, R. R. ; JAMES, W. ; ENGELMANN, A. . Scientiae Studia - número temático sobre história da psicologia. 2009. (Editoração/Periódico).

2.
KINOUCHI, R. R. . Curso de Lógica II. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
KINOUCHI, R. R. . Choose your way. 2002 (Poema).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GARCIA, S. G.; MARICONDA, P. R.; Kinouchi, Renato Rodrigues. Participação em banca de Pedro Ivo Ferraz da Silva. Marcuse e a racionalidade tecnológica:dominação ou liberdade?. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

2.
CASS, M. J. R.; FERRAZ NETO, B. P. A.; KINOUCHI, R. R.. Participação em banca de Tales Carnelossi Lazarin. O problema de indução e as teorias filosóficas de probabilidade. 2007. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos.

Teses de doutorado
1.
Tiedemann, K. B.; ROSA, J. T.; SILVA, A. A.; MOLINA, F. T.; KINOUCHI, R. R.. Participação em banca de Adriana de Simone. Sobre um conceito integral de empatia: intercâmbios entre filosofia, psicanálise e neuropsicologia. 2010. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de São Paulo.

2.
CASS, M. J. R.; Abib, J. A. D.; CARRARA, K.; GONGORA, M. A. N.; KINOUCHI, R. R.. Participação em banca de Carolina Laurenti. Determinismo, Indeterminismo e Behaviorismo Radical. 2008. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MARICONDA, P. R.; SMITH, P. J.; KINOUCHI, R. R.. Epistemologia. 2009. Universidade Federal do ABC.

2.
VIDEIRA, A. A. P.; TOSSATO, C. R.; KINOUCHI, R. R.. Epistemologia. 2009. Universidade Federal do ABC.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminários GEP.The convergence of abduction: with preliminary remarks on knowledge a ulteriori. 2006. (Seminário).

2.
Ciclo de Estudos em Filosofia da Psicologia.Liberdade, Vontade e Resiliência. 2005. (Seminário).

3.
Celebração do Dia Internacional da Filosofia.Livre Arbítrio e Construção do Humano: um olhar filosófico sobre a psicologia e a biologia. 2004. (Seminário).

4.
II Jornada de Análise do Comportamento.Consciência e Comportamento. 2003. (Simpósio).

5.
VII Congresso de Iniciação Científica. Arranjos de incontrolabilidade segundo análise probabilística no espaço de contingência de resposta. 1999. (Congresso).

6.
I Encontro de Extensão Universitária da UFSCar.Oferecendo serviços de apoio e treinamento domiciliar a familiares de uma criança com mucopolissacaridose. 1997. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Hermiton Freitas. Debate sobre ontologia e teoria do conhecimento kantianas entre Martin Heidegger e Ernst Cassirer. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Luís Geraldo Gomes da Silva. Conhecimento, técnica e prática: Análise de produções acadêmicas sobre a saúde do trabalho em eletricidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Orientador: Renato Rodrigues Kinouchi.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Elizabeth Eunice Sellis. TECNOLOGIAS SOCIAIS ACESSÍVEIS E A EDUCAÇÃO. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Renato Rodrigues Kinouchi.

2.
Monica Xavier da Silva Iyeiri. A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Renato Rodrigues Kinouchi.

3.
APARECIDA MANSANO NAVARRO. ANÁLISE DAS IMAGENS DO LIVRO DIDÁTICO FORMADORES DO SABER . 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Renato Rodrigues Kinouchi.

4.
Claudionor Alves da Santa Rosa. Zero, um e infinito: filosofia ou matemática?. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Renato Rodrigues Kinouchi.

5.
Julio Cesar Delfino de Oliveira. A QUALIDADE DA APLICAÇÃO DAS TIC NAS AULAS DA ÁREA DAS CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Renato Rodrigues Kinouchi.

6.
José Carlos Alves. O uso da Tics na educação escolar: a sala de informática na Escola Pública. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Renato Rodrigues Kinouchi.

7.
EDMAR LUIZ RINALDI. A realidade e as possibilidades do uso de tecnologia no ensino de Geografia nas Escolas do Estado de São Paulo. UAB UFABC 2012 1. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Renato Rodrigues Kinouchi.

8.
Lea da Silva Ferreira. OS AVANÇOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO COM O USO DAS TIC NA ESCOLA PÚBLICA. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Renato Rodrigues Kinouchi.

9.
KAREN CHRISTINA DIAS DA FONSECA CILLA. O ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SOB UMA PERSPECTIVA SOCIAL. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia e História da Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Renato Rodrigues Kinouchi.

10.
Luana Matias. O Modelo de Mudança Conceitual: uma possibilidade usando os livros didéticos de ciência no tema astronomia. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia e História da Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Renato Rodrigues Kinouchi.

11.
Lucia Aparecida Denardi. O amor em tempos tecnocientíficos. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia e História da Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Renato Rodrigues Kinouchi.

Iniciação científica
1.
Júlio Shinoda. As falácias dedutivas e o ensino de relações condicionais. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Renato Rodrigues Kinouchi.



Outras informações relevantes


Proficiência Inglês

Toefl - Computer-based Test
Score: 270/300.

Appointment number: 8830 0000 0032 2601



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