Silvia Pereira Gonzaga de Moraes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3303970016702517
  • Última atualização do currículo em 03/09/2018


Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Graduada em Ciências pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1986), com complementação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1987). Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1991). Professora da Educação Básica na rede pública de ensino do Paraná (1986-1996). Líder do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE-UEM), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe-USP). Atua no ensino, pesquisa e extensão com foco na formação de professores e organização do ensino de matemática. Os subtemas de maior concentração são: Desenvolvimento Humano e Educação Escolar. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Silvia Pereira Gonzaga de Moraes
Nome em citações bibliográficas
MORAES, S. P. G.;MORAES, SILVIA PEREIRA GONZAGA DE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação.
Avenida Colombo,5790
Zona 07
87020-900 - Maringa, PR - Brasil
Telefone: (44) 32614887
Fax: (44) 32614887
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Avaliação do processo de ensino e aprendizagem em Matemática: contribuições da teoria histórico-cultural, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Manoel Oriosvaldo de Moura.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Teoria da atividade; Atividade de ensino; Atividade de aprendizagem; Ensino de Matemática; Avaliação da aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
1998 - 2000
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A Prática de Ensino no Curso de Pedagogia: Um olhar sobre a produção dos ENDIPEs (1994 e 1996),Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Vânia Beatriz Monteiro da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Prática de Ensino; Formação de Professores; Curso de Pedagogia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Setores de atividade: Educação.
1990 - 1991
Graduação.
Fundação Faculdade de Filosofia Ciênciase Letras de Jandaia do Sul, FAFIJAN, Brasil.
1987 - 1987
Graduação.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari, FAFIMAN, Brasil.
1984 - 1986
Graduação.
Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul, FAFIJAN, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora da CAE - Coord.de Apoio Ed. Bás., Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Dep. de Teoria e Prática da Educação, Carga horária: 8

Vínculo institucional

1996 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 24

Atividades

03/2013 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem, Pensamento e Conteúdo Escolar
03/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação da USP, .

03/2001 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Coordenadora do Projeto de Ensino "Laboratório de Apoio Pedagógico"
09/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação.

02/1996 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Matemática
Prática de Ensino
09/2000 - 09/2002
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
03/2001 - 05/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Reestruturação do Curso de Pedagogia.
03/2001 - 07/2001
Ensino, Coordenação Pedagógica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos Teóricos-metodológicos da ação Docente
09/2000 - 12/2000
Ensino, Educação Infantil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Conteúdo e Metodologia de Ciências
03/1996 - 03/1998
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação.

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do Projeto de Extensão " Lendo e Escrevendo no Hospital Universitário".
03/1994 - 12/1995
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino

Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coord. do PDE-PR, Carga horária: 8

Vínculo institucional

1986 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professora de Matemática no Ensino Fundamental e médio

Atividades

07/1986 - 02/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
07/1986 - 02/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática


Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Ciências e Matemática
2.
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Trabalho educativo e escolarização: princípios teórico-metodológicos para a organização do ensino
Descrição: Este projeto faz parte das atividades desenvolvidas no Grupo de Pesquisa e Ensino ?Trabalho Educativo e Escolarização? (GENTEE), cujo objetivo consiste em investigar os princípios teórico-metodológicos para a organização do ensino da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como referência a teoria histórico-cultural. Para atingir esse objetivo serão realizadas pesquisas tanto de caráter bibliográfico quanto formativa colaborativa. Na pesquisa bibliográfica elegeremos como fonte de estudos a produção dos principais representantes soviéticos da teoria histórico-cultural e, ainda, as referências nacionais que se ancoram nesta teoria para a organização do ensino. A pesquisa de caráter formativo-colaborativo está relacionada com a caracterização do GENTEE, o qual tem como fio condutor dos trabalhos a pesquisa e o ensino, articulado com a extensão. Nesse sentido, desenvolveremos formação de professores e acadêmicos, envolvendo-os em estudos, análise da prática pedagógica e produção de atividades de ensino, pois entendemos que esse processo possibilita a investigação do movimento de aprendizagem docente. Como resultados dessa investigação esperamos sistematizar princípios e ações para organização do ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes - Coordenador / Maria Angélica Olivo Francisco Lucas - Integrante / LACANALLO, Luciana F. - Integrante / Lussuede Luciana de Sousa Ferro - Integrante / Augusta Padilha - Integrante / Paula Tamyres Moya - Integrante / Edilson Araújo dos Santos - Integrante / Priscila França - Integrante / Heloísa Irie Saito - Integrante / Maria de Jesus Cano Miranda - Integrante / Débora Francischini Boian - Integrante / Debora Luppi Souto - Integrante / Merly Palma Ferreira - Integrante / Tatiana Custódio - Integrante / Maiara Pereira Assumpção - Integrante.
2012 - 2015
A organização do ensino de matemática no processo inicial de escolarização
Descrição: O objetivo deste projeto consiste em investigar as possibilidades de organização do ensino de matemática no processo inicial de escolarização apoiada nos pressupostos da teoria histórico-cultural. Para seu desenvolvimento realizaremos uma pesquisa de caráter bibliográfico com o intuito de compreender os pressupostos da teoria histórico-cultural, no que se refere ao ensino de matemática. Focalizaremos nossos estudos nas obras de: Vigotski, Luria e Davýdov. Em conjunto com esse trabalho analisaremos, também, como estudiosos brasileiros, que têm como base esta perspectiva teórica, desenvolveram suas pesquisas sobre o ensino desta disciplina. Acreditamos que esta investigação contribuirá com o enriquecimento das práticas de ensino de matemática nos anos iniciais de escolarização, de modo que os conteúdos desta área do saber sejam trabalhados visando a apropriação dos conceitos pelos escolares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes - Coordenador / LACANALLO, Luciana F. - Integrante / Thaís de Sá Gomes - Integrante.
2009 - 2011
A Organização do Ensino de Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Descrição: O objetivo deste projeto consiste em investigar as possibilidades de organização do ensino de matemática para as séries iniciais do Ensino Fundamental apoiada nos pressupostos da teoria histórico-cultural. Para seu desenvolvimento realizaremos uma pesquisa de caráter bibliográfico com o intuito de compreender as principais oncepções da teoria histórico-cultural, no que se refere ao ensino de matemática. Focalizaremos nossos estudos nas obras de: Vigotski, Leontiev, Luria e Davídov. Após esse trabalho analisaremos como estudiosos brasileiros, que tomam como base esta perspectiva teórica, desenvolveram suas pesquisas sobre o ensino desta disciplina. Acreditamos que esta investigação contribuirá com o enriquecimento das práticas de ensino de matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental, de modo que os conteúdos desta área do sabersejam trabalhados visando a apropriação dos conceitos pelos escolares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) .
Integrantes: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2014 - 2016
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM - UEM)
Descrição: O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, instituído pela Portaria nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, representa a articulação e a coordenação de ações e estratégias entre a União e os governos estaduais e distrital na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade do Ensino Médio brasileiro. O programa tem como objetivo promover a formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio da rede estadual de ensino, nas áreas urbanas e rurais, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e Diretrizes Curriculares da Educação Básica.Desenvolve em parceria entre o MEC/SEED/IES. A UEM é responsável pela formação 2330 professores do Ensino Médio.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) / Especialização: (99) .
Integrantes: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes - Coordenador / Alessandro Santos da Rocha - Integrante.Financiador(es): Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional - Bolsa.
2013 - 2014
Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE-PR)
Descrição: O objetivo do PDE é proporcionar aos professores da rede pública estadual subsídios teórico-metodológicos para o desenvolvimento de ações educacionais sistematizadas, e que resultem em redimensionamento de sua prática. É um projeto de ensino, pesquisa e extensão que desenvolve em parceria entre a Universidade Estadual de Maringá, Secretaria de Estada do Educação e a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia. Envolve anualmente 480 professores da Educação Básica e cerca de aproximadamente 200 professores da UEM..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) / Especialização: (99) .
Integrantes: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes - Coordenador.Financiador(es): Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Cooperação.
2011 - Atual
Formação contínua de professores na Oficina Pedagógica de Matemática (OPM)
Descrição: O presente projeto de extensão tem como objetivo principal propiciar a formação continuada dos professores das escolas públicas na área de matemática, especialmente, em relação à organização do ensino desta disciplina para a Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, neste projeto, trabalharemos com os conceitos matemáticos articulados com a forma de ensiná-los aos escolares, isto é no movimento de elaboração, reflexão, aplicação, análise e síntese de atividades de ensino em matemática. A opção pela matemática deve-se ao fato de que essa área, no âmbito da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, nem sempre tem recebido investimentos no que se refere à formação docente, quer das políticas públicas, quer dos próprios educadores..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes - Coordenador / LACANALLO, Luciana F. - Integrante / Thaís de Sá Gomes - Integrante.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista Teoria e Prática da Educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GRACILIANO, ELIANA CLÁUDIA2018GRACILIANO, ELIANA CLÁUDIA ; MORAES, SILVIA PEREIRA GONZAGA DE . Ensino infantil: reflexões sobre a periodização como núcleo da organização do trabalho pedagógico. CRÍTICA EDUCATIVA, v. 3, p. 263-277, 2018.

2.
GRACILIANO, Eliana C.2018GRACILIANO, Eliana C. ; MORAES, S. P. G. . Reflexões Sobre o Domínio do Pensamento Teórico na Organização dos Conteúdos Escolares com Base em Vasily Davydov. CONTEXTO & EDUCAÇÃO, v. 33, p. 244-263, 2018.

3.
MORAES, S. P. G.;MORAES, SILVIA PEREIRA GONZAGA DE2017MORAES, S. P. G.; ARRAIS, L. F. L. ; MOYA, P. T. ; LAZARETTI, Lucinéia M. . O Ensino de matemática na Educação Infantil: uma proposta de trabalho com jogos. Educação Matemática Pesquisa, v. 19, p. 353-377, 2017.

4.
LAZARETTI, Lucinéia M.2017LAZARETTI, Lucinéia M. ; MORAES, S. P. G. ; ARRAIS, L. F. L. . Aprender a ensinar na Educação Infantil: o papel da universidade na formação de professores. UNOESC & CIÊNCIA - ACHS, v. 8, p. 7-23, 2017.

5.
ARRAIS, L. F. L.2017ARRAIS, L. F. L. ; LAZARETTI, Lucinéia M. ; MOYA, P. T. ; MORAES, S. P. G. . Ensinando Matemática aos Bebês: encantos, descobertas e exploração das relações entre grandezas. CADERNOS DE PESQUISA, v. 24, p. 89-105, 2017.

6.
SILVA, D. C.2017SILVA, D. C. ; ARRAIS, L. F. L. ; MORAEIRA, J. A. S. ; LAZARETTI, Lucinéia M. ; MORAES, S. P. G. . UMA ANÁLISE SOBRE O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): EM DISCUSSÃO AS TAREFAS ESCOLARES DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Educação Matemática em Revista, v. 22, p. 72-93, 2017.

7.
TADEU, S. L.2016TADEU, S. L. ; MORAES, S. P. G. . WHAT DOES SCHOOL WORK REVEAL ON THE TEACHING OF GEOMETRY IN YEAR 2 OF THE PRIMARY SCHOOL?. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (RIPEM), v. 6, p. 152-171, 2016.

8.
MORAES, S. P. G.;MORAES, SILVIA PEREIRA GONZAGA DE2015MORAES, S. P. G.. Trabalhando com o Sistema de Numeração com os professores do Ensino Fundamental. Teoria e Prática da Educação, v. 18, p. 93-106, 2015.

9.
MORAES, S. P. G.;MORAES, SILVIA PEREIRA GONZAGA DE2013MORAES, S. P. G.; VIGNOTO, J. . O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE OS CADERNOS DOS ESCOLARES. Teoria e Prática da Educação, v. 3, p. 115-124, 2013.

10.
MORAES, S. P. G.;MORAES, SILVIA PEREIRA GONZAGA DE2012 MORAES, S. P. G.; LACANALLO, Luciana F. ; GOMES, Thaís S. ; GRACILIANO, E. C. ; VIGNOTO, J. . Pressupostos teórico-metodológicos para formação docente na perspectiva da teoria histórico-cultural. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 6, p. 138-155, 2012.

11.
LACANALLO, Luciana F.2011LACANALLO, Luciana F. ; MORAES, S. P. G. ; MORI, Nerli N. R. . A leitura em matemática: uma importante ação no processo de apropriação dos conceitos. Revista HISTEDBR On-line, v. 41, p. 164-173, 2011.

12.
CEDRO, W. L.2010CEDRO, W. L. ; MORAES, S. P. G. ; ROSA, J. E. . A Atividade de Ensino e o desenvolvimento do Pensamento Teórico em Matemática. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 16, p. 427-445, 2010.

13.
MORAES, S. P. G.;MORAES, SILVIA PEREIRA GONZAGA DE2009 MORAES, S. P. G.; Moura . Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática: contribuições da teoria histórico-cultural. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 33, p. 97-116, 2009.

14.
MORAES, S. P. G.;MORAES, SILVIA PEREIRA GONZAGA DE2000MORAES, S. P. G.; GOULART, A. M. P. L. . O brincar como uma ação mediadora no trabalho desenvolvido com crianças hospitalizadas. Comunicações (UNIMEP), Piracicaba, v. 1, n.Ano 7, p. 240-246, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CHAVES, M. (Org.) ; SETOGUTI, RUTH I. (Org.) ; MORAES, S. P. G. (Org.) . A formação do professor e intervenções pedagógicas humanizadoras. Curitiba: Instituo Memória, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
ARAUJO, E. S. ; MORAES, S. P. G. . Dos princípios da pesquisa em educação como atividade. In: Manoel Oriosvaldo de Moura. (Org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. 1ed.São Paulo: Loyola, 2017, v. , p. 28-44.

2.
MORAES, S. P. G.; TADEU, S. L. . O que as tarefas escolares revelam sobre o ensino de geometria no 2o ano de escolarização?. In: Vanessa Dias Moretti; Wellington Lima Cedro. (Org.). Educação Matemática e a Teoria Histórico-Cultural: um olhar sobre as pesquisas. 1ed.Campinas: Mercado das Letras, 2017, v. , p. 88-104.

3.
ROSA, J. E. ; MORAES, S. P. G. ; CEDRO, W.L. . A formação do pensamento teórico em uma atividade de ensino de matemática. In: Manoel Oriosvaldo de Moura. (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. 2ed.Campinas: Autores Associados, 2016, v. , p. 155-177.

4.
ROSA, J. E. ; MORAES, S. P. G. ; CEDRO, W.L. . As particularidades do pensamento empírico e do pensamento teórico na organização do ensino. In: Manoel Oriosvaldo de Moura. (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. 2ed.Campinas: Autores Associaos, 2016, v. , p. 77-93.

5.
MORAES, S. P. G.; JESUS, C. R. ; ANDOLFATO, B. G. P. ; MESOMO, O. L. C. ; BUENO, R. G. ; BULEGON, M. F. A. . Apropriação da Linguagem Matemática na Educação Infantil. In: CHAVES, M; SPLICITO. L. C.: ROSSATO, V. C.. (Org.). Orientações pedagógicas da educação infantil : estudos e re exões para organização do trabalho pedagógico. 2ed.CURITIBA: SEED/PR, 2015, v. 1, p. 85-99.

6.
MORAES, S. P. G.; ARRAIS, L. F. L. ; VIGNOTO, J. . DA SECUNDARIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO AO TRABALHO ARTICULADO ENTRE AS DISCIPLINAS FORMAIS. In: FARIAS, I. M . S.; LIMA, M. S. L.; CAVALCANTE, M. M. D.; SALES, J. A. M.. (Org.). DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 1ed.Fortaleza-CE: EdUECE, 2015, v. 2, p. 02248-02259.

7.
GOMES, Thaís S. ; LACANALLO, Luciana F. ; MORAES, S. P. G. . Formação continua de professoras que ensinam matemática: reflexões sobre a organização do ensino. In: Susana Soares Tozetto; Priscila Larocca. (Org.). Desafios da formação d professores: saberes, políticas e trabalho docente. 1ed.Curitiba: CRV, 2014, v. , p. 93-111.

8.
MORAES, S. P. G.. Análise do movimento de aprendizagem docente a partir dos pressupostos da teoria histórico-cultural. In: MACIEL, L. S. B; VIEIRA, R. A; SOUZA, F.C.L.. (Org.). Pesquisas em Educação: diferentes abordagens teórico-metodológicas. 1a.ed.Maringá: EDUEM, 2014, v. , p. 69-84.

9.
MORAES, S. P. G.. A Prática de Ensino no curso de Pedagogia: uma disciplina em construção. In: MANCHOPE, Eleninta C. P.; FIGUEIREDO, Ireni M.Z.; BUSSE, Sanimar. (Org.). Ação e reflexão: a Prática de Ensino e seu espaço do fazer pedagógico nos cursos de licenciatura. 1a.ed.Cascavel: Gráfica Imprecolor, 2013, v. , p. 13-40.

10.
Padilha ; MORAES, S. P. G. ; LAZARETTI, Lucinéia M. ; BARROS, M. S. F. . Fatos, acontecimentos e comportamentos dos homens na atualidade: um exercício para entender a crítica em Marx. In: CHAVES, M; SETOGUTI, R. I.; VOLSI, M. E. (Org.). A função social da escola: das políticas públicas às práticas pedagógicas. Maringá: EDUEM, 2011, v. , p. 61-72.

11.
ROSA, J. E. ; CEDRO, W.L. ; MORAES, S. P. G. . As particularidades do pensamento empírico e do pensamento teórico na organização do ensino. In: Manoel Oriosvaldo de Moura. (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Liber Livro, 2010, v. , p. 67-77.

12.
ROSA, J. E. ; CEDRO, W.L. ; MORAES, S. P. G. . A formação do Pensamento Teórico em uma Atividade de Ensino de Matemática. In: Manoel Oriosvaldo de Moura. (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Liber livro, 2010, v. , p. 135-154.

13.
MORAES, S. P. G.. A apropriação da linguagem matemática nos primeiros anos de escolarização. In: SCHELBAUER, A. R.; LUCAS, M. A. O. F.; FAUSTINO, R.C.. (Org.). Práticas Pedagógicas, Alfabetização e Letramento. Maringá: EDUEM- Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2010, v. , p. 97-114.

14.
MORAES, S. P. G.. Atividade de Ensino: Trabalhando com o Sistema de Numeração. In: CHAVES, Marta; SETOGUTI, Ruth I.; MORAES, Silvia P. G.. (Org.). A formação do professor e intervenções pedagógicas humanizadoras. Curitiba: Instituto Memória, 2010, v. , p. 123-140.

15.
MORAES, S. P. G.; BARROS, M. S. F. . Formação de Professores: expressão da complexidade da prática pedagógica. In: Lizete Shizue Bomura Maciel; Regina Maria Pavanello; Silvia Pereira Gonzaga de Moraes. (Org.). Formação de Professores e Prática Pedagógica. Maringá: EDUEM, 2002, v. , p. 1-117.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOYA, P. T. ; MORAES, S. P. G. . O ENSINO DO CONCEITO DE NÚMERO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise sobre as tarefas escolares Resumo: O objetivo desse estudo consistiu em investigar a organização do processo de ensino e aprendizagem do conceito de número no primeiro ano do Ensino Fundamental. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter documental em que os cadernos e o livro didático constituíram-se em fontes. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. XII Encontro Nacional de Educação Matemática: "A Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades". São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2016.

2.
MORAES, S. P. G.; SANTOS, E. A. ; LACANALLO, Luciana F. ; FRANCA, P. . O JOGO DE BOLICHE NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: REPENSANDO A CONCEPÇÃO DE JOGOS E MATEMÁTICA. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. XII Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2016.

3.
MORAES, S. P. G.; GOMES, Thaís S. ; TADEU, S. L. ; NASCIMENTO, J. A. A. . A organização do ensino de Geometria no processo inicial de escolarização. In: XXI Semana de Pedagogia da UEM e IX Encontro de Pesquisa, 2014, Maringá. XXI Semana de Pedagogia da UEM e IX Encontro de Pesquisa, 2014.

4.
FERRO, L. L. S. ; LAZARIN, A. O. ; VENDRAME, C. ; VIGNOTO, J. ; LACANALLO, Luciana F. ; MORAES, S. P. G. ; PADILHA, A. . O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO: CONSTATAÇÕES E DESAFIOS. In: XXI Semana de Pedagogia da UEM e IX Encontro de Pesquisa em Educação, 2014, Maringá. Anais da Semana de Pedagogia da UEM, 2014. v. 2.

5.
LACANALLO, Luciana F. ; GOMES, Thaís S. ; MORAES, S. P. G. ; GRACILIANO, E. C. . Organização do Ensino de Matemática: trabalhando com os professores a partir da elaboração de atividade de ensino. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, 2013, Curitiba. Educação matemática: Retrospectiva e perspectivas, 2013.

6.
Vignoto, Juliana ; MORAES, S. P. G. . A Concepção de Matemática nos primeiros anos de escolarização: uma análise sobre os cadernos dos alunos. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Educação matemática: reotrospectiva e perspectivas, 2013.

7.
BARBOSA, M. R. F. ; CANELA, M. J. B. ; FERRO, L. L. S. ; GONCALVES, M. C. ; MARANGONI, M. A. V. ; MORAES, S. P. G. ; PADILHA, A. . A FORMAÇÃO DO HOMEM SOCIAL, ISTO É, HUMANO: IMPLICAÇÕES PARA OS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO. In: XX Semana de Pedagogia, VIII Encontro de Pesquisa, I Jornada Parfor, 2013, Maringá. Anais da Semana de Pedagogia da UEM, 2013. v. 2.

8.
MORAES, S. P. G.. A CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO EM VIGOTSKI E A AVALIAÇÃO ESCOLAR. In: XI Jornada do HISTEDBR: A pedagogia histórico-crítica, a educação brasileira e os desafios da sua institucionalização, 2013, Cascavel. XI Jornada do HISTEDBR: A pedagogia histórico-crítica, a educação brasileira e os desafios da sua institucionalização, 2013.

9.
MORAES, S. P. G.; LACANALLO, Luciana F. ; GOMES, Thaís S. ; GRACILIANO, Eliana C. ; VIGNOTO, J. . Pressupostos teórico-metodológicos para formação docente na perspectiva da teoria histórico-cultural. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2012, Campinas. DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO NA REALIDADE CONTEMPOR6ANEA. Araraquara: JUNQUEIRA MARIN, 2012. v. 1.

10.
MORAES, S. P. G.; GRACILIANO, Eliana C. . O que os periódicos revelam sobre o ensino de matemática na Educação Infantil. In: I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais de, 2011, São Carlos. I Encontro de Educação matemática nos Anos Iniciais, 2011.

11.
MORAES, S. P. G.; Vignoto, Juliana . As atividades de ensino de matemática no primeiro ano de escolarização. In: I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais de, 2011, São Carlos. I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais, 2011.

12.
MORAES, S. P. G.. A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador-BA. X ENEM - Educação Matemática, Cultura e Diversidade. Ilhéus: Via Literarium, 2010.

13.
MORAES, S. P. G.. ANÁLISE DO MOVIMENTO DE APRENDIZAGEM DOCENTE NA OFICINA. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. XV ENDIPE - Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

14.
MORAES, S. P. G.. A RELAÇÃO ENTRE ATIVIDADE DE ENSINO, ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO. In: II Congresso Internacional do CIDInE: Novos contextos de formação, pesquisa mediação, 2009, Vila Nova de Gaia. II Congresso Internacional do CIDInE: Novos contextos de formação, pesquisa mediação. Aveiro: CIDInE - Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional, 2009.

15.
MORAES, S. P. G.; Moura . A FORMAÇÃO DAS BASES DO PENSAMENTO TEÓRICO MATEMÁTICO. In: IV CIPSI- Congresso Internacional de Psicologia/ X Semana de Psicologia da UEM, 2009, Maringá. IV CIPSI- Congresso Internacional de Psicologia/ X Semana de Psicologia da UEM -, 2009.

16.
MORAES, S. P. G.. Avaliação como mediadora entre a Atividade de Ensino e Atividade de Aprendizagem. In: XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006, Recife. XIII encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006.

17.
MORAES, S. P. G.. Avaliação em Matemática: uma incursão pelos periódicos e pelos anais dos eventos. In: XIII encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006. XIII encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.

18.
MORAES, S. P. G.; Moura . Avaliação Escolar: contribuições da teoria da atividade. In: IX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2005, São Paulo. IX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática: Pesquisa em Educação Matemática e transformação social: perspectivas e interfaces, 2005.

19.
MORAES, S. P. G.. A utilização dos recursos tecnológicos no Ensino de Matemática. In: III Semana de Educação - educação é cultura, cultura é educação?, 2005, São Paulo. III Semana de Educação - educação é cultura, cultura é educação?, 2005.

20.
MORAES, S. P. G.. A importância da disciplina de Prática de Ensino do Curso de Pedagogia na Formação Inicial e Continuada de professores. In: XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004, Curitiba. XII ENDIPE: Conhecimento Local e Conhecimento Universal. Curitiba - PR: PUC - PR, 2004.

21.
MORAES, S. P. G.; Maciel . Escola e pesquisa: professora, biblioteca e livro didático. In: 14º Congresso de Leitura do Brasil, 2003, Campinas. 14º Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: ALB - Editora UNICAMP, 2003.

22.
MORAES, S. P. G.. Multiplicidade de funções e enfoques na Prática de Ensino: uma tentativa de superar a dicotomia entre teoria e prática. In: XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2002, Goiânia. Igualdade e Diversidade na Educação. Goiânia, 2002.

23.
MORAES, S. P. G.. Retrospectiva histórica da disciplina de P´ratica de Ensino do Curso de Pedagogia: focalizando a década de 1980. In: IV Seminário de Prática de Ensino, 2002, Cascavel. Anais do IV Seminário de Prática de Ensino. Cascavel - PR: EDUNIOESTE, 2002. p. 22-32.

24.
MORAES, S. P. G.. Do debate do interior da Prática de Ensino às questões centrais do processo de formação de professores. In: 24ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e pesquisa em Educação - ANPED, 2001, Caxambu. Intelectuais, conhecimento e espaço público, 2001.

25.
MORAES, S. P. G.. O significado atribuído à atividade de pesquisa no Ensino Fundamental. In: VI Semana de Educação de Cianorte, 2000, Cianorte. VI Semana de Educação de Cianorte, 2000. v. 01.

26.
MORAES, S. P. G.. O Pedagogo no Hospital - uma experiência de estágio supervisionado com crianças internadas no H.U. M.. In: I Encontro Nacional de Estágios: aspectos éticos e legais, 1997, Curitiba. I Encontro Nacional de Estágios: aspectos éticos e legais, 1997. v. 9. p. 321-323.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MORAES, S. P. G.; Padilha ; BARROS, M. S. F. ; LAZARETTI, Lucinéia M. . O óbvio ou a arte: realidade social e possibilidades para o estudo da consciência. In: XVIII Semana de Pedagogia da UEM: Educação eEscola: Saberes e Práticas e VI Encontro de Pesquisa em Educação, 2011, Maringá. XVIII Semana de Pedagogia da UEM: Educação eEscola: Saberes e Práticas e VI Encontro de Pesquisa em Educação, 2011.

2.
MORAES, S. P. G.; Elaine Sampaio Araújo . O Ensino de Matemática na Teoria Histórico-Cultural. In: VI Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2009, Puerto Mont. VI Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2009.

3.
MORAES, S. P. G.; ARAUJO, E. S. . A Aprendizagem Matemática e o Desenvolvimento Profissional Docente na Perspectiva Histórico-cultural. In: VI Congreso Iberoamericano de Educação Matemática, 2009, Puerto Mont. VI Congreso Iberoamericano de Educação Matemática. Puerto Mont, 2009.

4.
MORAES, S. P. G.; Moura . A organização do ensino na perspectiva histórico-cultural. In: XIX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre. XIV ENDIPE trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e cultura. Porto Alegre: PUC RS, 2008. v. 1.

5.
MORAES, S. P. G.. O conteúdo da Prática de Ensino em discussão. In: I Seminário Internacional de Educacão, 2001, Cianorte. I Seminário Internacional de Educação. Cianorte, 2001.

6.
MORAES, S. P. G.; GALDINO, M. L. S. . A concepção do professor sobre violência escolar. In: I Seminário Internacional de Educação, 2001, Cianorte. I Seminário Internacional de Educação. Maringá: DTP/CEC, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DIAS, M. S. ; ARAUJO, E. S. ; MORAES, S. P. G. ; VIGNOTO, J. ; LACANALLO, Luciana F. . Formação Inicial de Professores e o Ensino da Matemática. In: XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2014, Fortaleza. A didática e a prática de ensino nas relações entre escolas, formação de Professores e sociedade, 2014. v. 1.

2.
Elaine Sampaio Araújo ; MORAES, S. P. G. . A aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente na perspectiva histórico-cultural. In: IV Semana da Educação - Ensinar e Aprender: Formação, Percursos e Projetos, 2006, São Paulo. IV Semana da Educação - Ensinar e Aprender: Formação, Percursos e Projetos, 2006.

3.
MORAES, S. P. G.; Moura . Avaliação Escolar: contribuições da Teoria da Atividade. In: II Congresso Internacional de Psicologia e VII Semana de Psicologia, 2005, Maringá - PR. II Congresso de Psicologia e VII Semana de Psicologia: Psicologia - Sociedade e Saberes em Tranformação. Maringá-PR: UEM, 2005.

4.
MORAES, S. P. G.. Uma reflexão sobre a mudança no registro do desempenho escolar: da nota/conceito para pareceres descritivos. In: I Congresso Interncaional de Educação e Desenvolvimento Humano, 2004, Maringá-PR. I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano:. Maringá - PR: UEM, 2004.

5.
MORAES, S. P. G.; MENDES, L. T. B. . Análise de alguns elementos para compreender a interdisciplinaridade. In: XI Semana de Pedagogia da UEM e VII Semana de Educação de Cianorte, 2003, Maringá. XI Semana de Pedagogia da UEM e VII Semana de Educação de Cianorte - A formação de professores para o século XXI: dilemas e perspectivas. Maringá: UEM, 2003.

6.
MORAES, S. P. G.; Maciel ; LUCAS, M. A. O. F. ; CHAVES, M. ; Padilha . Grupo de estudos e pesquisas em trabalho docente e aprendizagem escolar - GEPAE. In: XI Semana de Pedagogia da UEM e VII Semana de Educação em Cianorte, 2003, Maringá. XI Semana de Pedagogia da UEM e VII Semana de Educação de Cianorte: Formação de Professores para o século XXI - Dilemas e perspectivas. Maringá: UEM, 2003.

7.
MORAES, S. P. G.; Padilha ; Teruya . Laboratório de Apoio Pedagógico. In: XI Semana de Pedagogia da UEM e VII Semana de Educação de Cianorte, 2003, Maringá. XI Semana de Pedagogia da UEM e VII Semana de Educação de Cianorte: Formação de professores para o século XXI - Dilemas e perspectivas. Maringá: UEM, 2003.

8.
MORAES, S. P. G.; Maciel ; Pavanello . Formação de Professores e Prática pedagógica. In: XI Semana de Pedagogia da UEM e VII Semana de Educação de Cianorte, 2003, Maringá. XI Semana de Pedagogia da UEM e VII Semana de Educação de Cianorte: Formação de Professores para o século XXI - dilemas e perspectivas. Maringá: UEM, 2003.

9.
MORAES, S. P. G.; LARA, A. M. B. ; TULIO, G. A. ; SILVA, I. M. S. E. ; LUCAS, M. A. O. F. ; CHAVES, M. ; MACHADO, M. C. G. . Algumas reflexões sobre os princípios norteadores para repensar o curso de Pedagogia da UEM. In: XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2002, Goiânia. Igualdade e Diversidade na Educação. Goiânia GO, 2002. p. 408-409.

10.
MORAES, S. P. G.; LARA, A. M. B. ; TULIO, G. A. ; SILVA, I. M. S. E. ; LUCAS, M. A. O. F. ; CHAVES, M. ; MACHADO, M. C. G. . O processo de reestruturação do curso de Pedagogia da UEM - Habilitação em Educação Infantil. In: XIV Congresso Brasileiro em Educação Infantil, 2002, Campo Grande-MT. XIV Congresso Brasileiro em Educação Infantil. Campo Grande - MT, 2002.

11.
MORAES, S. P. G.; SILVA, J. ; HORITA, S. M. . Uma reflexão sobre a utilização dos jogos na escola. In: V Semana de Pedagogia, 2002, Jandaia do Sul - PR. V Semana de Pedagogia: Desafios da educação no novo milênio. Jandaia do Sul - PR, 2002. p. 23-23.

12.
MORAES, S. P. G.. I Simpósio de Educação Infantil. In: I Simpósio de Educação Infantil, 2002, Indianópolis-PR. I Simpósio de Educação Infantil: repensando a prática e enfrentando desafios. Indianópolis: Centro Municipal de Educação Infantil Curumim, 2002. v. 1.

13.
MORAES, S. P. G.; BARROS, M. S. F. . Formação de Professores: Análise dos Fatores que influenciam a Prática educativa. In: IV Simpósio em Filosofia e Ciência, 2001, Marília-SP. IV Simpósio em Filosofia e Ciência, 2001. v. 01.

14.
MORAES, S. P. G.. Prática de Ensino: Espaço e importância no Curso de Pedagogia. In: I Congresso Ibero Americano de Formação de Professores, 2000, Santa Maria. I Congresso Ibero Americano de Formação de Professores, 2000. v. 01.

15.
MORAES, S. P. G.. Algunos indícios acerca de la concepcion de enseñanza del curso de Pedagogía de la Universidad Estadual de Maringá en el período de 1992 a 1995. In: Encuentro por la Unidad de los Educadores Latinoamereicanos, 1999, Havana. Encuentro por la Unidad de los Educadores Latinoamericanos, 1999.

16.
MORAES, S. P. G.. Repensando a disciplina de Prática de Ensino à luz da produção do ENDIPE (1992-1996). In: II Seminário de Pesquisadores em Educação da Região Sul - ANPED, 1999, Curitiba. Fórum Sul de coordenadores de Pós-Graduação em, Educação - ANPED / II Seminário de Pesquisa em Educação - ANPED, 1999. v. 01. p. 195-195.

17.
MORAES, S. P. G.; GOULARD, A. M. P. L. . En el hospital también es lugar de jugar. In: Encuentro por la unidad de los educadores Latinoamericanos, 1999, Havana. Encuentro por la unidad de los educadores Latinoamericanos, 1999. v. 1. p. 106-106.

18.
MORAES, S. P. G.; GOULART, A. M. P. L. . Atividades Educativas com Crianças internadas no Hospital Universitário. In: IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1998, Águas de Lindóia -SP. IX Encontro nacional de Didática e Prática de Ensino, 1998. v. 2. p. 704-704.

19.
MORAES, S. P. G.; GOULART, Á. M. P. L. . O Brincar como uma ação mediadora no trabalho com crianças hospitalizadas. In: IV Encontro Sul-brasileiro sobre Brinquedoteca, 1998, Santa Maria - RS. IV Encontro Sul -Brasileiro sobre Brinquedoteca, 1998.

20.
MORAES, S. P. G.; BARROS, M. S. F. . Análise dos fatores que contribuem para o desenvolvimento da criança no processo ensino-aprendizagem. In: I Congresso Paulista de Educação Infantil - I COPEDI, 1998, Águas de Lindóia -SP. I Congresso Paulista de Educação Infantil. Águas de Lindóia - SP, 1998. v. 1. p. 57-57.

21.
MORAES, S. P. G.; GOULART, A. M. P. L. . Atividades Educativas com Crianças Internadas no Hospital Universitário. In: II Fórum de Extensão e Cultura, 1997, Maringá. II Simpósio Científico do Campus de Marília. Maringá: UEM, 1997. v. 1.

22.
MORAES, S. P. G.; GOULART, A. M. P. L. . Lendo e escrevendo no Hospital Universitário. In: I Fórum de Extensão e Cultura, 1996, Maringá. I Fórum de Extensão e Cultura,, 1996. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
MORAES, S. P. G.; ARRAIS, L. F. L. ; LAZARETTI, Lucinéia M. ; MOYA, P. T. . Formação do pensamento teórico do professor na Oficina Pedagógica de Matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
OLIVEIRA, E. C. ; REGINA, B. A. ; MORAES, S. P. G. . O processo histórico de produção do numeral zero. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
MORAES, S. P. G.. Apropriação da Linguagem matemática na Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MORAES, S. P. G.. Matemática Básica: apropriação dos conceitos essenciais à formação docente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MORAES, S. P. G.; LACANALLO, Luciana F. ; Vignoto, Juliana ; PADILHA, A. . O ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização: UMA ANÁLISE SOBRE OS CADERNOS DOS ESCOLARES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
TADEU, S. L. ; MORAES, S. P. G. . Organização do Ensino de Matemática:o que as tarefas escolares revelam sobre a geometria nos anos iniciais?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
MORAES, S. P. G.; LUCAS, M. A. O. F. . Grupo de Pesquisa: Trabalho Educativo e Escolarização (GENTEE). 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
MORAES, S. P. G.; DIAS, M. S. ; ARAUJO, E. S. ; LACANALLO, Luciana F. ; VIGNOTO, J. . Formação inicial de professores e o ensino de Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MORAES, S. P. G.; GOMES, Thaís S. ; LACANALLO, Luciana F. ; VIGNOTO, J. ; GRACILIANO, Eliana C. . Organização do ensino de matemática: trabalhando com os professores a partir da atividade de ensino. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
VIGNOTO, J. ; MORAES, S. P. G. . A concepção de matemática nos primeiros anos de escolarização: Uma análise sobre os cadernos dos escolares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
NASCIMENTO, J. A. A. ; MORAES, S. P. G. . Reflexão sobre o Ensino de Matemática na Infância. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MORAES, S. P. G.; LACANALLO, Luciana F. ; GOMES, Thaís S. ; GRACILIANO, E. C. ; VIGNOTO, J. . Pressupostos teórico-metodológicos para formação docente na perspectiva da teoria histórico-cultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
MORAES, S. P. G.; Vignoto, Juliana . As atiivdades de ensino de matemática no primeiro ano do Ensino Fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MORAES, S. P. G.. A relação entre sociedade, escola e avaliação da aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
GRACILIANO, E. C. ; MORAES, S. P. G. . O que os periódicos revelam sobre o ensino de matemática na Educação Infantil?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
VIGNOTO, J. ; MORAES, S. P. G. . Prática de ensino de matemática: uma análise sobre os cadernos dos escolares. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
MORAES, S. P. G.. Análise do Movimento de Aprendizagem Docente na Oficina Pedagógica de Matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
MORAES, S. P. G.. A apropriação da linguagem matemática nos primeiros anos de escolarização. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
MORAES, S. P. G.; ARAUJO, E. S. . A Aprendizagem Matemática e o Desenvolvimento Profissional Docente na Perspectiva Histórico-cultural. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
MORAES, S. P. G.. O processo de apropriação da linguagem matemática nos primeiros anos de escolarização. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
MORAES, S. P. G.. O processo de apropriação da linguagem matemática na Educação Infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
MORAES, S. P. G.; MOURA, M. O. . A formação das bases do pensamento teórica matemático. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
ARRAIS, L. F. L. ; MORAES, S. P. G. ; MOYA, P. T. . O diário na escola. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MORAES, S. P. G.. Repensando o currículo do Ensino Fundamental: o ensino de matemática nos anos iniciais de escolarização. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MORAES, S. P. G.. Subsídios para a prática da avaliação escolar na teoria histórico-cultural. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MORAES, S. P. G.. Repensando o Currículo do Ensino Fundamental: O Ensino de Matemática nos anos Iniciais de Escolarização. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MORAES, S. P. G.. Avaliação como promotora da Aprendizagem. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
MORAES, S. P. G.. Avaliação dos processos de enisno e aprendizagem na perspectiva histórico-cultural. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
MORAES, S. P. G.. Relação entre avaliação e organização do ensino. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
MORAES, S. P. G.; Padilha ; BARROS, M. S. F. ; LAZARETTI, Lucinéia M. . A leitura dos fatos, acontecimentos e comportamentos dos homens na atualidade: um exercício para compreender a crítica segundo Karl Marx. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
MORAES, S. P. G.. Atividade de Ensino: Trabalhando com o Sistema de Numeração. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
MORAES, S. P. G.. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
MORAES, S. P. G.. Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
MORAES, S. P. G.. Organização da Prática Pedagógica: Processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
MORAES, S. P. G.. Organização da Prática Pedagógica na Educação Básica II. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
MORAES, S. P. G.. Teatro Literatura e Educação. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
MORAES, S. P. G.. Cinema, História e Educação IV. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
MORAES, S. P. G.; Maria Izabel Marques Afonso . Teatro, Literatura e Educação. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LUCAS, M. A. O. F.; FRANCO, S. A. P.; MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Débora Francischini Boian. A gramática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: organização do ensino do conceito de verbo. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
AGRANIONIH, N. T.; MORAES, S. P. G.; ZIMER, T. T. B.; SOUZA, F. D.. Participação em banca de Anvimar Galvão Gasparello. O jogo matemático na sala de aula: um olhar a partir da teoria histórico-cultural. 2018. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

3.
PADILHA, A.; FAVORETO, A.; LAZARETTI, Lucinéia M.; MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Ana Cláudia Benhosse Baraldo. Educação Escolar as disciplinas formais e o processo do desenvolvimento do psiquismo. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
MORAES, S. P. G.; ARAUJO, E. S.; KASSICK, C. N.; ROSA, J. E.; SIMIANO, L. P.. Participação em banca de Ana Paula da Silva Galdino. O CONHECIMENTO MATEMÁTICO DOS ESTUDANTES DO 3o ANO SOBRE O CONCEITO DE MULTIPLICAÇÃO: UM ESTUDO COM BASE NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

5.
MORAES, S. P. G.; ROSA, J. E.; DAMASIO, A.. Participação em banca de Daiana de Freitas. O movimento do pensamento expresso nas tarefas particulares proposta por Davydov. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

6.
BRAGA, E. R. M.; MORAES, S. P. G.; ARAUJO, E. S.. Participação em banca de Eliana Cláudia Graciliano. O que as Pesquisas subsidiadas pela teoria histórico-cultural revelam sobre a organização do ensino pré-escolar?. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

7.
FAUSTINO, R. C.; ROSA, J. E.; MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Evânia da Silva Novak Franco. A matemática na educação indígena no Paraná: da política educacional diferenciada à universidade- contribuições da teoria histórico-cultural. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

8.
ARAUJO, E. S.; CEDRO, W.L.; MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Stefanie Lello Wilkins. Princípios e Propostas sobre o conhecimento matemático nas avaliações externas. 2013 - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

9.
KAJIHARA, O. T.; MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Juliana Godoi Kazakevich. O desempenho de alunos respiradores orais em problemas aditivos. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

10.
CALSA, G. C.; MORAES, S. P. G.; ROSIN, S. M.. Participação em banca de Késia Mara dos Santos Melo. Representações Sociais de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental acerca do uso de jogos de regras para o Ensino de Matemática. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

11.
Elaine Sampaio Araújo; SFORNI, M. S. F.; MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Alessandra Peternella. A relação teoria e prática na formação do pedagogo: contribuições da teoria histórico-cultural. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

12.
SFORNI, M. S. F.; MARIN, A. J.; MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Patrícia Cristina Formaggi. Organização do Ensino da Linguagem Escrita: Contribuições da Abordagem Histórico-Cultural. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Teses de doutorado
1.
AQUINO, O. F.; DAMASIO, A.; SFORNI, M. S. F.; MORAES, S. P. G.; MEDEIROS, D. H.. Participação em banca de Gisela Cecília Serconek. Teoria do Ensino Desenvolvimental e aprendizagem: um experimento vom conceitos de área e perímetro. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
PAVANELLO, R. M.; SANTIN FILHO, O.; GUERIOS, E. C.; SILVA, A. F. G.; MORAES, S. P. G.. Participação em banca de José Roberto Costa. Desenvolvimento profissional de professores que lecionam Matemática no ensino fundamental: possibilidades a partir da reflexão sobre os erros dos alunos. 2014. Tese (Doutorado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
Manoel Oriosvaldo de Moura; SOUZA, N. M. M.; MORETTI, V. D.; ABIB, M. L. V. S.; MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Flávio Rodrigo Furlanetto. O movimento de mudança de sentido pessoal na formação inicial do professor. 2013 - Universidade de São Paulo.

4.
MORI, N. N. R.; GORNI, D. A. P.; MARTINS, F. J.; MORAES, S. P. G.; SHIMAZAKI, E. M.. Participação em banca de Evaldina Rodrigues. Produção de sentidos e a prova Brasil: O desempenho de alunos surdos em matemática. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Qualificações de Doutorado
1.
SFORNI, M. S. F.; AQUINO, O. F.; MORAES, S. P. G.; MEDEIROS, D. H.. Participação em banca de Gisela Cecilia Serconek. Educação Escolar e Desenvolvimento Psíquico: pressupostos de Davydov para o ensino de matemática. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
GASPARIN, J. L.; ROSA, J. E.; FRANCO, S. A. P.; MORAES, S. P. G.; FRANCO, A. F.. Participação em banca de Dóris de Jesus Lucas Moya. Uma didática da pedagogia histórico-crítica para a pré-escola: possibilidades formativas na organização do ensino. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
PAVANELLO, R. M.; SANTIN FILHO, O.; MORAES, S. P. G.; GUERIOS, E. C.; SILVA, A. F. G.. Participação em banca de José Roberto Costa. Desenvolvimento profissional de professores que lecionam Matemática no ensino fundamental: possibilidades a partir da reflexão sobre os erros dos alunos. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
SFORNI, M. S. F.; MORAES, S. P. G.; MESTI, R. L.; PUENTES, R. V.. Participação em banca de Albaa Aparecida Matarei Pinheiro. Aprendizagem Conceitual: O cinema como possibilidade formativa. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
MORI, N. N. R.; SHIMAZAKI, E. M.; MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Evaldina Rodrigues. Libras, produção de sentidos e prova Brasil: o desempenho de alunos surdos na área de matemática. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

6.
MORI, N. N. R.; GALUCH, M. T. B.; MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Lcuiana Figueiredo Lacanallo. O uso de jogos no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático: contribuições da abordagem histórico-cultural. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Qualificações de Mestrado
1.
DERISSO, J. L.; FAVORETO, A.; GALTER, M. I.; MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Flavia Paim Kunzler. Fundamentos históricos-filosóficos do ensino religioso nas escolas municipais de Cascavel-PR. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

2.
LUCAS, M. A. O. F.; GALUCH, M. T. B.; MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Débora Francischini Boian. Ensino e aprendizagem da gramática nos anos iniciais de escolarização. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
SFORNI, M. S. F.; ARRAIS, L. F. L.; MORAES, S. P. G.; PANOSSIAN, M. L.. Participação em banca de Maiara Pereira Assumpção. Que tipo de pensamento a escola tem desenvolvido nos educandos?. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
SOUZA, F. D.; AGRANIONIH, N. T.; MORAES, S. P. G.; ZIMER, T. T. B.. Participação em banca de Anvimar Galvão Gasparello. O jogo matemático em salas de aula do ciclo I no município de Curitiba. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

5.
Elaine Sampaio Araújo; SOUZA, N. M. M.; MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Karina Daniela Mazzaro de Brito. A constituição do coletivo e o processo de significação docente. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de São Paulo.

6.
ARAUJO, E. S.; MORAES, S. P. G.; SOUZA, N. M. M.. Participação em banca de Karina Daniela Mazzano de Brito. A constituição do coletivo e o processo de significação docente. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de São Paulo.

7.
SOUZA, A. M. L.; MORAES, S. P. G.; BRASIL, W.. Participação em banca de Juliana de Lima da Silva. Sentidos e significados da reprovação para estudantes universitários do Amazonas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia.

8.
ROSA, J. E.; MORAES, S. P. G.; KASSICK, C. N.. Participação em banca de ANA PAULA DA SILVA GALDINO. O CONHECIMENTO MATEMÁTICO DOS ESTUDANTES SOBRE O CONCEITO DE MULTIPLICAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO A PARTIR DA PROPOSIÇÃO DAVYDOVIANA E GEPAPEANA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

9.
ARAUJO, E. S.; MORAES, S. P. G.; LUCAS, M. A. O. F.; BRAGA, E. R. M.. Participação em banca de Eliana Cláudia Graciliano. Organização do Ensino Pré-Escolar: contribuições da teoria histórico-cultural. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

10.
CALSA, G. C.; MORAES, S. P. G.; ROSIN, S. M.. Participação em banca de Késia Mara dos Santos Melo. Representações Sociais de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental acerca do uso de jogos de regras para o Ensino de Matemática. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

11.
MORAES, S. P. G.; ARAUJO, E. S.; CEDRO, W.L.. Participação em banca de Stefanie Lello Wilkins. Das avaliações ao ensino às avaliações externas no currículo escolar. 2012 - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

12.
BARROS, M. S. F.; CHICARELLE, R. J.; MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Rebeca Pizza Pancotte. A educação escolar na contemporaneidade e a formação do gênero humano: investigação à luz do método materialista dialético. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

13.
KAJIHARA, O. T.; MORAES, S. P. G.; Teruya. Participação em banca de Juliana Godoi Kazakevich. O desempenho de alunos respiradores orais em problemas aditivos. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FRANCO, A. F.; FACCI, M. G. D.; MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Bruno Henrique de Sanata. A compreensão do psiquismo humano e a educação escolar: contribuições ds psicologia histórico-cultural. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Histórico-Cultural) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Andreia Salvalagio Garcia. Dificuldades de Aprendizagem na Matemática. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
Padilha; COSTA, Leila P.; MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Celina Nogueira de Abreu Zotto. A importância do lúdico no primeiro ano do ensino fundamental. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
COSTA, Leila P.; MORAES, S. P. G.; Padilha. Participação em banca de Rosely Ferregato da Silva. A importância da Psicolpedagogia na avaliação e diagnóstico das dificuldades do processo de alfabetização e letramento. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Edna Barbosa Bergstron. O perfil do coordenador pedagógico a partir de estudo de caso em escolas públicas e particulares do município de Maringá. 2003 - Universidade Estadual de Maringá.

6.
MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Ozília Geraldine Burgo. A compreensão da leitura para as primeiras séries do Ensino Fundamental. 2003 - Universidade Estadual de Maringá.

7.
MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Jurema Palandrani da Costa Grava. Observar para conhecer, conhecer para avaliar: quem são os alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental. 2003 - Universidade Estadual de Maringá.

8.
MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Gilcélia Cristina Mendes de Moraes. A avaliação formativa e o fazer do coordenador pedagógico: estudo de caso de uma escola pública do Ensino Fundamental de Maringá. 2003 - Universidade Estadual de Maringá.

9.
MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Dayane Belentani Ribeiro. A influência das brincadeiras infantis na formação da identidade sexual de meninos e meninas e om papel do coordenador pedagógico. 2003 - Universidade Estadual de Maringá.

10.
MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Maria rosiney Furini Lazaretti. A Literatura infantil: a ação do supervisor. 2003 - Universidade Estadual de Maringá.

11.
MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Marlene Aparecida Bossi. Percepção e representação do espaço geográfico: estudo aplicativo nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual de Maringá.

12.
MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Ilzanete Novais dos Santos. Proposta de mudança na educação: um estudo de caso. 2002 - Universidade Estadual de Maringá.

13.
MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Maria Aparecida da Silva. Reflexões sobre a leitura nas séries iniciais. 2002 - Universidade Estadual de Maringá.

14.
MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Aparecida Ivonete Sandri. Reflexões sobre o uso do computador na escola. 2002 - Universidade Estadual de Maringá.

15.
MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Cláudia Hara Hashimoto. A contribuição do jogo para utilização significativa da linguagem matemática na Educação Infantil. 2002 - Universidade Estadual de Maringá.

16.
MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Lúcia Aparecida Tobias da Silva. Merenda escolar: política ou assistencialismo. 2002 - Universidade Estadual de Maringá.

17.
MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Elidia Marta Machado. A relação professor-aluno e a aprendizagem. 2002 - Universidade Estadual de Maringá.

18.
MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Elizandra rodrigues da Silva. A importância do lúdico no desenvolvimento infantil. 2002 - Universidade Estadual de Maringá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MORAES, S. P. G.; ARRAIS, L. F. L.; FERREIRA, M. P.. Participação em banca de Daniel Cristina da Silva.Formação de Professores que ensinam matemática: análise sobre o PNAIC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
ARRAIS, L. F. L.; MORAES, S. P. G.; MARTINS, C. A. P.. Participação em banca de Adrielle Naiara do Nascimento Guerra.Matemática na Infância. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
SFORNI, M. S. F.; MORAES, S. P. G.; SERCONEK, G. C.. Participação em banca de Maiara Pereira Assumpção.Contribuições de Davydov para a organização do ensino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
ARRAIS, L. F. L.; MORAES, S. P. G.; LAZARETTI, Lucinéia M.. Participação em banca de Deli Aparecida Bueno.A calculadora no ensino de Matemática nos anos iniciais: uma pesquisa nos livros didáticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
KAJIHARA, O. T.; MORAES, S. P. G.; GALUCH, M. T. B.. Participação em banca de Fabiane Larissa da Silva Vargas.Análise de erros de alunos do 4o ano em problemas aditivos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

6.
SFORNI, M. S. F.; SILVA, Tânia. S. A; MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Karoline Chaves Oliveira.A produção cinetífica brasileira sobre a organização da prática pedagógica com base na teoria histórico-cultural. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

7.
MORAES, S. P. G.; CHAVES, M.; LUCAS, M. A. O. F.. Participação em banca de Eliana Cláudia Graciliano.O que os periódicos revelam sobre o ensino de matemática na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

8.
CHAVES, M.; MORAES, S. P. G.; SILVA, Tânia. S. A. Participação em banca de Carla Nunes Reis.A organização do tempo e do espaço: contribuições para a aprendizagem das crianças na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

9.
SILVA, Tânia. S. A; ROSIN, Sheila M.; MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Adriane Guimarães Gimenes.O papel da afetividade no desenvolvimento da criança. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

10.
SILVA, Tânia. S. A; ROSIN, Sheila M.; MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Helena Correia Kwiatkowskyj.Educação bilingue para surdos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MORAES, S. P. G.; GALUCH, M. T. B.. Concurso para professor não-titular de Prática de Ensino. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

2.
MORAES, S. P. G.. 24º Concurso Público da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 2003. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Outras participações
1.
CAGLIARI, A. M.; LARA, A. F. L.; MORAES, S. P. G.. Promoção de Ascensão de Nível. 2017. Universidade Estadual de Maringá.

2.
FALCO, J. R. P.; MORAES, S. P. G.; MORI, N. N. R.. Promoção de Ascensão de Nível. 2017. Universidade Estadual de Maringá.

3.
MORAES, S. P. G.; ALENCAR, G. A. R.; CHICARELLE, R. J.. Comissão eleitoral para escola do coordenador de curso. 2016. Universidade Estadual de Maringá.

4.
LUCAS, M. A. O. F.; MORAES, S. P. G.; Padilha; SILVA, Tânia. S. A. Comissão para Seleção de Acadêmicos para o projeto Implementação de Práticas de Alfabetização e Letramento. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

5.
MORAES, S. P. G.. 1o Teste Seletivo Simplificado 2009 para Contratação de Docente por prazo deteminado. 2009. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

6.
LUCAS, M. A. O. F.; MORAES, S. P. G.; MACHADO, M. C. G.. Promoção de Ascensão de Nível. 2009. Universidade Estadual de Maringá.

7.
MORAES, S. P. G.. Promoção de Ascensão de Nível. 2009. Universidade Estadual de Maringá.

8.
MORAES, S. P. G.; KAJIHARA, O. T.; RODRIGUERO, C. R. B.. Avaliação para o Plano Anual de Capacitação Docente. 2008. Universidade Estadual de Maringá.

9.
MORAES, S. P. G.; KAJIHARA, O. T.; RODRIGUERO, C. R. B.. Comissão Anual para o Plano de Capacitação Docente (PACD). 2008. Universidade Estadual de Maringá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio GEPAPe. 2017. (Encontro).

2.
I Curso de Formação Contínua Teoria Histórico-Cultural e Eduacação Infantil: Proposiçòes didáticas.Ações e recursos didáticos para o ensino de matemática na Educação Infantil. 2017. (Outra).

3.
IV Fórum de discussão.Gepape e sua trajetóriia de pesquisa em Educação matemática. 2017. (Outra).

4.
XXXI Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa.Formação do pensamento teórico do professor na Oficina Pedagógica de Matemática. 2017. (Outra).

5.
Seminário Paranaense de Educação Infantil.A apropriação da linguagem matemática na Educação Infantil. 2016. (Seminário).

6.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.O JOGO DE BOLICHE NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: REPENSANDO A CONCEPÇÃO DE JOGOS E MATEMÁTICA. 2016. (Encontro).

7.
Congresso de Pedagogia Histórico Crítica: educação e desenvolvimento humano. 2015. (Congresso).

8.
II Curso de formação continuada para professores e profissionais da Educação Infantil e Ensino Funamental.Apropriação dos conceitos matemáticos nos primeiros anos de escolarização. 2015. (Encontro).

9.
Seminário Nacional de Avaliação e Articulação do pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio. 2015. (Seminário).

10.
VII Simpósio sobre Formação de Professores.Aprendizagem da docência em matemática nos anos iniciais. 2015. (Simpósio).

11.
XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática - XIV CIAEM. 2015. (Congresso).

12.
II Reunião Técnica com os Coordenadores-Gerais das IES do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio. 2014. (Encontro).

13.
II Seminário Nacional sobre a Formação continuada de Professores do ensino Médio. 2014. (Seminário).

14.
I Seminário Nacional de Articulação entre Formação Inicial e Continuada nas li Licenciaturas-Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. 2014. (Seminário).

15.
IV Seminário Observatório da Educação: Educação matemática nos os anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. (Seminário).

16.
XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2014. (Congresso).

17.
XI encontro Nacional de Educação Matemática. 2013. (Encontro).

18.
Evento de Extensão Oficina Pedagógica de Matemática.O ensino do Sistema de Numeração Decimal: organização de atividades de ensino. 2011. (Oficina).

19.
I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais de.O que os periódicos revelam sobre o ensino de matemática na Educação Infantil. 2011. (Encontro).

20.
I Seminário de Alfabetização e Letramento.O processo de apropriação da linguagem matemática nos primeiros anos de escolarização. 2011. (Seminário).

21.
I Seminário Observatório da Educação: Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2011. (Seminário).

22.
Oficina pedagógica de Matemática.Operações aritméticas: multiplicação e divisão. 2011. (Oficina).

23.
Oficina Pedagógica de Matemática.O ensino do Sistema de Numeração Decimal: apresentação das atividades de ensino. 2011. (Oficina).

24.
Seminário O conceito de mediação na teoria histórico-cultural: implicações para o ensino e a pesquisa. 2011. (Seminário).

25.
V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.A relação entre sociedade, escola e avaliação da aprendizagem. 2011. (Encontro).

26.
XII Seminário de Cinema, História e Educação: aprendendo com a vida.Bullying nas escolas: banalização e prevenção. 2011. (Seminário).

27.
XVIII Semana de Pedagogia da UEM: Educação eEscola: Saberes e Práticas e VI Encontro de Pesquisa em Educação.O óbvio ou a arte: realidade social e possibilidades para o estudo da consciência individual. 2011. (Encontro).

28.
Curso de Extensão "Seleção, Captura e Edição de Imagens Fílmicas e Textos para trabalhar em sala de aula. 2010. (Outra).

29.
Evento de Extensão II Seminário de Educação Infantil: estudos e práticas educativas.A apropriação da linguagem na Educação Infantil. 2010. (Seminário).

30.
Evento de Exteñsão Surdez e Possibilidades de Aprendizagem.O processo de apropriação da linguagem matemática nos primeiros anos de escolarização. 2010. (Encontro).

31.
III Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe). 2010. (Seminário).

32.
V Encontro de Pesquisa em Educação, XVII Semana de Pedagogia da UEM, III Jornada de Gestão Escolar.A leitura de fatos, acontecimentos e comportamentos dos homens na atualidade: para compreender a crítica segundo Karl Marx. 2010. (Encontro).

33.
V Encontro de Pesquisa em Educação, XVII Semana de Pedagogia da UEM - III Jornada de Gestão Escolar. 2010. (Encontro).

34.
Curso de Extensão Organização da Prática Pedagógica.Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. 2009. (Outra).

35.
Evento de Extensão Subsídios Teóricos-Metodológicos para a Ação Docente VI: Teoria e Prática no Ensino e na Aprendizagem da Leitura e da Escrita.A leitura e a escrita nas diferentes áreas do conhecimento: dificuldades e possibilidades. 2009. (Seminário).

36.
II Concgresso Internacional do CIDInE. 2009. (Congresso).

37.
I Seminário Concentrado: Teoria da Atividade e Psicologia Histórico-Cultural. 2009. (Seminário).

38.
IV Congresso Internacional e X Semana de Psicologia da UEM. 2009. (Congresso).

39.
IV Encontro de Pesquisa em Educação, XVI Semana de Pedagogia da UEM, II Jornada de Gestão Escolar.Atividade de Ensino: Trabalhando com o Sistema de Numeração. 2009. (Encontro).

40.
Curso de Extensão: Organizãção da ´Prática Pedagógica na Educação Básica II.Avaliação na Perspectiva Histórico-cultural. 2008. (Outra).

41.
Evento de Extensão: Subsídios Teóricos-Metodológicos para a ação Docente V.O Ensino de Matemática nos Primeiros Anos de Escolarização. 2008. (Outra).

42.
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2008. (Encontro).

43.
III Congresso Internacional de Psicologia. 2007. (Congresso).

44.
II Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. 2006. (Encontro).

45.
XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. XIII encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2006. (Congresso).

46.
II Congresso Internacional de Psicologia e VII Semana de Psciologia. II Congresso Internacional de Psicologia e VII Semana de Psicologia. 2005. (Congresso).

47.
II Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2005. (Encontro).

48.
I Congresso Nacional de Educação e Desenvolvimento Humano. 2004. (Congresso).

49.
I Encontro de Prática de Ensino do Curso de Pedagogia da UEM. 2004. (Encontro).

50.
II Semana de Educação da FEUSP. 2004. (Seminário).

51.
14º Congresso de Leitura do Brasil. 2003. (Congresso).

52.
Cinema, História e Educação IV. 2003. (Outra).

53.
Curso de Extensão: Teatro, Literatura e Educação.Antigona de Sófocles. 2003. (Outra).

54.
XI Semana de Pedagogia da UEM e VII Semana de Educação: Formação de Professores para o século XXI - dilemas e perspectivas. 2003. (Seminário).

55.
XI Semana de Pedagogia da UEM e VII Semana de Educação de Cianorte.Resstruturação do Curso de Pedagogia. 2003. (Outra).

56.
XI Semana de Pedagogia da UEM e VII Semana de Pedagogia de Cianorte.Reestruturação do curso de Pedagogia. 2003. (Outra).

57.
4º Congresso Nacional de Educação. 2002. (Congresso).

58.
Evento de extensão.O Ensino de Matemática na Educação Infantil. 2002. (Seminário).

59.
Evento de Extensão Cinema, História e Educação III.A TV como formadora de opinião: a influência dos programas televisivos na vida das pessoas. 2002. (Seminário).

60.
IV Seminário de Prática de Ensino. 2002. (Seminário).

61.
24ª Reunião Anual da ANPED. 24ª Reunião Anual da ANPED. 2001. (Congresso).

62.
II Encontro Maringaense de Leitura e Biblioteca.II Encontro Maringaense de Leitura e Biblioteca. 2001. (Encontro).

63.
I Seminário Internacional de Educação. 2001. (Seminário).

64.
IV Simpósio em Filosofia e Ciência: Universidade e Produção do Conhecimento. 2001. (Simpósio).

65.
XI ENDIPE: Igualdade eDiversidade na Educação.XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2001. (Encontro).

66.
X Semana de Pedagogia. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAES, S. P. G.. Curso de Extensão Metodologias de Ensino na Educação do Deficiente Visual. 2014. (Outro).

2.
MORAES, S. P. G.. I Seminário"Cinema, Educação e Diversidade". 2014. (Outro).

3.
MORAES, S. P. G.. Curso de Extensão "Normas Técnicas para utilização do Sistema Braille.... 2014. (Outro).

4.
MORAES, S. P. G.; ROCHA, A. S. . Curso de Aperfeiçoamento "Formação Continuada de Professores e Coordenadores do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio - Etapa I". 2014. (Outro).

5.
MORAES, S. P. G.; LACANALLO, Luciana F. ; GOMES, Thaís S. . Evento de Extensão Oficina Pedagógica de Matemática. 2010. (Outro).

6.
MORAES, S. P. G.. I Encontro de Prática de Ensino do Curso de Pedagogia. 2004. (Exposição).

7.
MORAES, S. P. G.. Evento de Extensão Cinema, História e Educação IV. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
BRUNO HENRIQUE DE SANTANA. A organização do ensino de história. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

2.
Maiara Pereira Assumpção. O ensino de Matemática nos anos iniciais de escolarização: uma reflexão sobre os conteúdos essenciais. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

3.
Merly Palma Ferreira. Ensino de Matemática: o que deve ser ensinado nos anos iniciais do ensino fundamental. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

4.
Ana Cláudia Benhosse Baraldo. O espaço e a importância do ensino de Matemática nos primeiros anos de escolarização. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Maiara Pereira Assumpção. Que tipo de pensamento a escola tem desenvolvido nos educandos? uma análise das tarefas escolares. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes.

2.
Merly Palma Ferreira. AS BASES PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE GEOMETRIA: UMA ANÁLISE SOBRE AS TAREFAS ESCOLARES. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes.

3.
Ana Cláudia Benhosse Baraldo. EDUCAÇÃO ESCOLAR: AS DISCIPLINAS FORMAIS E O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes.

4.
Lussuede Luciana de Sousa Ferro. A criança da Educação Infantil e a linguagem matemática: relações interdependentes no processo de ensino e aprendizagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes.

5.
Paula Tamyris Moya. PRINCÍPIOS E PRÁTICAS PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes.

6.
Sueli Cristina Locatelli. O ENSINO DE GEOMETRIA: O QUE REVELAM AS TAREFAS ESCOLARES?. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Leonice Terezinha Berti Mendes. Análise de alguns elementos para compreender a interdisciplinaridade. 2003. Monografia - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes.

2.
Maria de Lourdes Pelissari Negreiros. Reflexões sobre os estudos de Piaget e Vygotsky. 2002. Monografia - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes.

3.
Joelma Eliani Ferreira Tostes. A função do orientador educacional nas escolas de Ensino Fundamental do município de Maringá. 2002. Monografia - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes.

4.
Maria Lúcia Galdino Souto. Violência escolar: uma reflexão sobre as concepções dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. 2002. Monografia - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes.

5.
Cleide Néri de Souza. Reflexões sobre o programa pró-egresso de Cianorte. 2002. Monografia - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Camila Lasari dos Santos. O nsino de multiplicação no terceiro ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes.

2.
Maria Angelina Vidotti Marangoni. Ensino de Matemática: a relação entre a dificuldade de ensinar do professor e a dificuldade de aprender dos escolares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes.

3.
Angela Maria Gregório Inhesta. Jogos como recurso didático nos primeiros anos de escolarização nas aulas de Matemática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes.

4.
Karina bianca Beienke. Formação de professores no curso de Pedagogia: uma análise sobre a matriz curricular. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes.

5.
Vanessa Cristina de Macedo. Educação Infantil e o Ensino de Matemática:. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes.

6.
Juliana Vignoto. A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE OS CADERNOS DOS ESCOLARES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes.

7.
Eliana Graciliano. O que os periódicos dizem sobre o ensino de matemática na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes.

Iniciação científica
1.
Edila Camila de Oliveira e Beatriz Andreazzi Regina. O processo histórico de produção do numeral zero. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes.

2.
Camila Lasari. Ensino de Multiplicação no Terceiro Ano do Ensino Fundamental. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes.

3.
Daniely Freitas Silva. Recurso Didático e o ensino da matemática: um estudo sobre o ábaco nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes.

4.
Juliana Aparecida Araujo Nascimento. Estudos sobre a formação de conceitos em Vigotski: contribuições para o ensino de matemática. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes.

5.
Juliana Aparecida Araújo Nascimento. A Organização do Ensino de Matemática na Educação Infantil. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes.

6.
Maria Angelina Vidotti Marangoni. A organização do ensino de Matemática nos primeiros anos de escolarização (1º ao 2º ano). 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes.

7.
Angela Maria Gregório Inhesta. Jogos como Recurso Didático no Ensino de Matemática. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes.

8.
Vanessa Cristina de Macedo. A apropriação da linguagem matemática pelas crianças Educação Infantil. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes.

9.
Juliana Vignoto. As atividade de ensino de matemática no primeiro ano de escolarização. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes.



Inovação



Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 20:39:01