Christiane Heemann

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8427075908236379
  • Última atualização do currículo em 11/11/2018


Possui graduação em Letras Bacharelado Secretário Executivo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Letras Licenciatura pela Universidade Católica de Pelotas (1997), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (1999) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2010). Especialização em Educação - Docência e Tutoria em Educação a Distância pela PUCRS (2012). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, ensino de línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia científica, educação a distância, ensino de línguas (Português e Inglês), comunidades virtuais de aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação e internacionalização do currículo. Doutorado sanduíche (CAPES 2009) na University of Bath (UK) sob a orientação de Harry Daniels (CSAT). É autora do livro Formação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Possui artigos publicados nas áreas de Linguística e Educação, das quais se destacam os livros Internacionalização do Currículo: Educação, Interculturalidade, Cidadania Global (2016, 2018) e O Programa Ciência sem Fronteiras em Avaliação (2017). Atualmente é Professora na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) na qual participa do Grupo de Pesquisa Internacionalização do Currículo sob orientação do professor José Marcelo Freitas de Luna. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Christiane Heemann
Nome em citações bibliográficas
HEEMANN, C.;FAUSTINI, C.H.


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Linguística Aplicada.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: A Formação de Uma Comunidade Virtual de Aprendizagem sob a Perspectiva da Teoria da Atividade, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Vilson J. Leffa.
Palavras-chave: aprendizagem colaborativa; comunidades virtuais de aprendizagem; contradições; educação a distância.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
1998 - 1999
Mestrado em Lingüística Aplicada.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Educação a Distância: Um Curso de Leitura em Língua Inglesa para Informática Via Internet,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Vilson José Leffa.
Palavras-chave: educação a distância; leitura instrumental; curso a distância; inglês para informática; educação via internet.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2011 - 2012
Especialização em EAD: Ênfase na Docência e Tutoria em EAD. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: "Através dos outros nos tornamos nós mesmos": a Formação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem.
Orientador: Elaine Turk Faria.
1996 - 1997
Graduação em Letras Licenciatura.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
1982 - 1985
Graduação em Letras Bacharelado Secretário Executivo.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Programa de Formação Continuada para Docentes. (Carga horária: 32h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Programa de Formação Continuada para Docentes. (Carga horária: 24h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Corpus Linguistics Workshop. (Carga horária: 16h).
Lancaster University, LANCASTER, Inglaterra.
2015 - 2015
Criando Materiais Didáticos com iPad. (Carga horária: 6h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2015 - 2015
Games e Gamificação em Educação. (Carga horária: 40h).
Artesanato Educacional Ltda., ARTESANATO, Brasil.
2015 - 2015
Propell Workshop for the TOEFL iBT Test. (Carga horária: 7h).
Educational Testing Service (ETS), ETS, Estados Unidos.
2009 - 2009
Education Department.
University of Bath, U. B, Inglaterra.
2004 - 2004
Extensão universitária em Programa de Pós Graduação Em Educação. (Carga horária: 72h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

03/2017 - Atual
Ensino, Comércio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Tècnico
07/2016 - Atual
Ensino, Estética e Cosmética, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Iniciação Científica
03/2015 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental
Trabalhos Acadêmico-científicos
02/2016 - 12/2017
Ensino, Turismo e Hotelaria, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
02/2016 - 12/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Organizacional
05/2015 - 12/2016
Ensino, Construção Naval, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalhos Acadêmico-Científicos
08/2015 - 12/2015
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalhos Acadêmico-Científicos

UNISOCIESC - Educação e Tecnologia, UNISOCIESC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Pós-Graduação
Outras informações
Professor na Pós-Graduação do Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (Metodologia Científica).

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor-Tutor Pós-Graduação (EAD)
Outras informações
Professor nos cursos de Especialização Psicopedagogia com Foco em Sala de Aula e Tecnologias Educacionais na Modalidade EAD

Atividades

03/2014 - 12/2014
Ensino, Tecnologias Educacionais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Avaliação em EAD
Preparação de Materiais Didáticos
12/2013 - 02/2014
Ensino, Psicopedagogia com Foco em Sala de Aula (EAD), Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento

Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2009 - 2010
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades Complementares Gerais - Estudos de Língua Inglesa para a Área da Saúde (Moodle)
2007 - 2010
Ensino, Direito/Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Redacional Básico Online (Moodle)
2001 - 2010
Ensino, Letras Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Especial de Inglês
Lingua Inglesa I, II, III, IV, V, VI, VII, e VIII.
Literatura Norte Americana e Inglesa
Orientação e Supervisão de Estágio de Língua Inglesa
1999 - 2010
Ensino, Mestrado Em Saúde e Comportamento, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental
1997 - 2010
Ensino, Análise de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades Complementares Gerais: Estudos de Lingua Inglesa I e II (Moodle)
Inglês Técnico a Distância
Inglês para Informática
1998 - 2009
Extensão universitária , Escola de Educação/Curso de Letras/Nupell, .

Atividade de extensão realizada
Inglê Instrumental p/ Informática via Internet.
2000 - 2008
Ensino, Secretariado Organizacional Trilíngüe, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Básico para Secretariado
Inglês Intermediário para Secretariado
Inglês Redacional para Secretariado
2002 - 2002
Ensino, Pós-Graduação em Informática na Educação - Enfase, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação a Distância
1999 - 2002
Treinamentos ministrados , Programa de Educação a Distância, Programa de Educação a Distância.

Treinamentos ministrados
Curso Online de Aprendizagem Colaborativa
Curso de Apropriação Tecnológica e Inovação Pedagógica
1999 - 2001
Outras atividades técnico-científicas , Programa de Educação a Distância, Programa de Educação a Distância.

Atividade realizada
Coordenação Projeto Teleconferências.
1999 - 2000
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Educação/Curso de Letras/Nupell, Escola de Educação/Curso de Letras/Nupell.

Atividade realizada
Professora Coordenadora de Língua Estrangeira no PAEM (Programa de Apoio ao Ensino Médio).

Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Inglês para Engenharia Inglês para Biblioteconomia

Atividades

05/2011 - 09/2011
Ensino, Engenharia Civil Empresarial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês para Engenharia

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor UAB, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Tutor Polo de Itajai - Estágio Supervisionado III Língua Inglesa

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor - E-PROINFO, Carga horária: 20
Outras informações
Curso Aluno Integrado. Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado.


Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Orientador (UAB CAPES)
Outras informações
Professora Orientadora no Curso de Especialização em Educação : Espaços e Possibilidades para a Formação Continuada (UAB/IFSUL).


Faculdade do Grupo UNIASSELVI, FAMESUL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Colaboradora
Outras informações
Revisora de Textos de Material Didático


Agapê Sa Indústria da Alimentação, AGAPÊ SA, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora de Exportação, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro Cultural Anglo Americano, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 15
Outras informações
Professora de Língua Inglesa


Centro Cultural Brasileiro Norte Americano, CCBNA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1999
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Língua Inglesa


Colégio Sinodal Alfredo Simon, SIMON, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Inglês Técnico para o Curso de Análise de Sistemas

Atividades

05/1998 - 12/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês Técnico para Informática


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Avaliação do Programa Ciência sem Fronteiras por indicadores de aprimoramento de competência linguística
Descrição: Motivado pela ausência de avaliação de programas de mobilidade estudantil internacional, este projeto visa à identificação de indicadores de aprimoramento de competência linguística de egressos do Programa Ciência sem Fronteiras. Delimitadamente, tomará como sujeitos os participantes da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade do Vale do Itajaí, ambas em Santa Catarina, bem como da Universidade de São Paulo e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, estas de São Paulo. Os dados para análise e consequente consecução dos objetivos do presente estudo emergirão de dois testes. O primeiro deles, considerado pré-teste, será representado pela prova de proficiência de inglês, já realizada por todos os participantes dos programas como requisito para a sua aprovação. O pós-teste será aplicado a todos os participantes que se voluntariarem, a partir de convite dos pesquisadores com a anuência da administração dos programas de cada instituição, como sujeitos da pesquisa, em data imediatamente posterior ao seu retorno à universidade de origem. A base para a formulação e a correção do pós-teste, por cujos resultados se fará a aferição do aprimoramento da competência linguística, sociolinguística e pragmática dos participantes dos programas, é o Quadro Europeu Comum de Referência. A justificativa para o presente estudo reside na ausência de avaliação dos resultados de programas de mobilidade internacional e na importância que dados científicos dessas experiências internacionais devem trazer para a avaliação de programas educacionais para o processo de ensino de língua inglesa, para a gestão universitária e para o processo de recrutamento de pessoal no mundo corporativo internacionalizado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2007
O computador promove ou restringe a aprendizagem? Um estudo da mediação aluno-computador como fator importante na cognição sob a perspectiva da Teoria da Atividade
Descrição: Qualquer atividade humana é mediada por uma realidade culturalmente definida. Conseqüentemente, na atividade de se engajar em um cuso online, há de se levar em conta que o desempenho dos alunos está relacionado com o ambiente em que estão inseridos. Por exemplo, nesse ambiente, o aprendiz procura entender as tarefas, as regras estipuladas, a função das ferramentas digitais e a forma culturalmente mais apropriada e eficaz para desenvolver sua identidade junto à comunidade, ao longo do tempo. Sujeito, objeto e ferramentas interrelacionam-se, mutuamente, instigando o processo de construção de conhecimento (Cole, 1996). Portanto, a ação mediada é um processo de transformação não só para o sujeito, mas também para o objeto e para as ferramentas. Neste trabalho foi observado o desenvolvimento do aluno com base na constatação e no questionamento da situação na qual o estudante segue sua jornada rumo à criação da nova prática e quando encontra tarefas ou situações difíceis (e a dificuldade aqui é determinada por ele), reacessa estágios iniciais de desenvolvimento (Frawley & Lantolf, 1985). Se uma tarefa é especialmente difícil e se o aluno decide que é importante persistir, ele tem a opção de procurar uma outra mediação, normalmente outras pessoas. Freqüentemente, os alunos desta pesquisa recorreram à professora e aos colegas para resolver seus impasses e desequilíbrios, assim consolidando a formação de uma comunidade virtual Entretanto, em ambientes virtuais de aprendizagem, não se pode esquecer que o computador muitas vezes se comporta de uma maneira inesperada, provocando mudanças de foco. Assim, o aprendiz, ao invés de concentrar-se no objeto da atividade em si, passa a dirigir sua atenção para os mecanismos operacionais da ferramenta para conhecer o seu uso. Isso ocorreu por várias vezes, com alguns os alunos do curso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - Atual
Tecnologia e Aprendizagem de Línguas
Descrição: Em termos gerais, merecem destaque como principais repercussões do grupo: (1) os trabalhos na Teoria do Caos, pelos professores e orientandos da UFMG; (2) as ações do grupo da UCPEL, com ênfase na produção de materiais; (3) Avaliação positiva do sistema de autoria gerado pelo projeto, feita por avaliador externo com base nas normas de qualidade ISO/IEC 9126(NBR13596). (4) Abertura do sistema de autoria a professores e produtores de material didático, disponível em http://www.leffa.pro.br/elo/index.html (5) Criação de um repositório de objetos de aprendizagem, disponível em: http://www.leffa.pro.br/elo/repositorio/index.html Outras repercussões: Onze cursos a distância sobre a produção de materiais mediados pelas novas tecnologias, usando os sistema de autoria que está sendo desenvolvido dentro do projeto. Quinze cursos presenciais, incluindo disciplinas oferecidas no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas e em cursos de especialização em diversas IES. Orientação de alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Revista Texto Livre - Linguagem e Tecnologia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Educação a Distância.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Aprendizagem Mediada pelo Computador.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologias na Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
Segundo lugar Concurso Público do Magistério - Inglês/ SDR/GERED Itajai, SED/SC.
2010
Primeiro lugar em Concurso Público: Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Instituto Federal de Santa Catarina.
2009
Bolsa Doutorado-Sanduiche para a Inglaterra, CAPES.
1998
Diploma Dom Antônio Zattera - 1o lugar no Curso de Letras Português/Inglês, UCPEL.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BELLI, M.2018BELLI, M. ; HEEMANN, C. ; LACERDA, L. L. ; GRAZZIOTIN, M. ; LUNA, J. M. F. . A Internacionalização do Currículo e a Pedagogia da Autonomia de Freire: descendo a torre de Babel. Revista todas as letras (MACKENZIE. Online), v. 20, p. 45-53, 2018.

2.
TOWNSEND, E. C. S.2017TOWNSEND, E. C. S. ; HEEMANN, C. . Todo mundo se comporta mal: a verdadeira história por trás da obra-prima de Hemingway O Sol Também se Levanta ( Everybody Behaves Badly: The True Story Behind Hemingway?s Masterpiece he Sun Also Rises). ILHA DO DESTERRO (UFSC), v. 70, p. 297-298, 2017.

3.
TOWNSEND, E. C. S.2017TOWNSEND, E. C. S. ; HEEMANN, C. . Tradução Legal em Contexto. CADERNOS DE TRADUÇÃO, v. 37, p. 277-287, 2017.

4.
TOWNSEND, E. C. S.2016TOWNSEND, E. C. S. ; HEEMANN, C. . Derecho Civil Comparado Aplicado a la Traducción Juridico-Judicial. Revista Estudos Anglo-Americanos, v. 45, p. 350-355, 2016.

5.
HEEMANN, C.2015HEEMANN, C.; SANTOS, E. C. . Avaliação em EAD: Fortalecendo a Aprendizagem com Diários de Bordo. Signum: Estudos da Linguagem, v. 18, p. 253-275, 2015.

6.
HEEMANN, C.2013HEEMANN, C.. A Aprendizagem nas Organizações: comunidades de prática e letramento digital. Texto Livre, v. 6, p. 1-13, 2013.

7.
HEEMANN, C.2011HEEMANN, C.. A escrita online, os gêneros e os sistemas de atividade. Pesquisas em Discurso Pedagógico (Online), v. 1, p. 1-20, 2011.

8.
HEEMANN, C.2011HEEMANN, C.. A Formação de Uma Comunidade Virtual sob o Olhar da Teoria da Atividade. Quaestio: Revista de Estudos de Educação, v. 13, p. 33-49, 2011.

9.
HEEMANN, C.2011HEEMANN, C.. A formação de professores e as comunidades virtuais de aprendizagem. Signum. Estudos de Linguagem, v. 14, p. 279-299, 2011.

10.
HEEMANN, C.2010HEEMANN, C.. A Formação das Comunidades Virtuais e a Web 2.0. Signo (UNISC. Online), v. 35, p. 255-273, 2010.

11.
HEEMANN, C.2009HEEMANN, C.. Inglês Instrumental (ESP): O Uso de Estratégias de Leitura em um Curso Online. Signo (UNISC. Online), v. 34, p. 137-156, 2009.

12.
FERNANDES, L. A. O.2007FERNANDES, L. A. O. ; ANDREAZZA, Pedro Ernesto ; HEEMANN, C. . Desenvolvimento Sustentável: Inovação Tecnológica com Política Social Includente.. RCA. Revista de Ciências Ambientais (UniLASALLE), v. 1, p. 17-33, 2007.

13.
HEEMANN, C.;FAUSTINI, C.H.2006HEEMANN, C.; PIEDRAS, Sergio R N ; BAGER, Alex ; MORAES, Paulo Roberto Rocha ; ISOLDI, Loraine Andre ; FERREIRA, Otoniel Geter Lauz . Macroinvertebrados bentônicos como indicadores de qualidade de água na Barragem Santa Bárbara, Pelotas, RS, Brasil. Ciência Rural, Santa Maria (RS), v. 36, p. 494-500, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
HEEMANN, C.; LEFFA, V. J. . Educação a Distância: A Formação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem. 1. ed. Pelotas: Educat, 2014. v. 1. 240p .

2.
VETROMILLE-CASTRO, R. (Org.) ; HEEMANN, C. (Org.) ; FIALHO, V. R. (Org.) . Aprendizagem de Línguas - A Presença na Ausência: CALL, Atividade e Complexidade. 1. ed. Pelotas: Educat, 2012. v. 1. 301p .

Capítulos de livros publicados
1.
HEEMANN, C.; BELLI, M. . O papel do material didático no contexto da internacionalização: um estudo na disciplina de inglês técnico. In: José Marcelo Freitas de Luna. (Org.). Internacionalização do Currículo: Educação, Interculturalidade, Cidadania Global. 2ed.Campinas: Pontes Editores, 2018, v. , p. 265-283.

2.
SCHAEFER, R. ; HEEMANN, C. ; BELLI, M. . O papel da telecolaboração na mobilidade acadêmica: uma contribuição para o Programa CsF. In: José Marcelo freitas de Luna; Paulo Roberto Sehnem; Francisco Herbert Lima. (Org.). O Programa Ciência sem Fronteiras em Avaliação. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2017, v. , p. 231-248.

3.
GOTZINGER, A. B. ; BONA, C. T. A. ; HEEMANN, C. ; EDMUNDO, E. . Considerações sobre a avaliação do Programa CSF por indicadores de aprimoramento de competência linguística. In: José Marcelo Freitas de Luna; Paulo Roberto Sehnem; Francisco Herbert Lima Vasconcelos. (Org.). O Programa Ciência sem Fronteiras em Avaliação. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2017, v. , p. 283-301.

4.
HEEMANN, C.; BELLI, M. . O Papel do Material Didático no Contexto da Internacionalização:um estudo na disciplina de Inglês Técnico. In: José Marcelo Freitas de Luna. (Org.). Internacionalização do Currículo: Educação - Interculturalidade - Cidadania Global. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2016, v. 1, p. 265-283.

5.
LEFFA, V. J. ; HEEMANN, C. . Decálogo do Professor de EAD. In: Juliana Reichert Assunção Tonelli; Jonathas de Paula Chaguri. (Org.). Espaço para Reflexão sobre Ensino de Línguas. 1ed.Maringá: Universidade Estadual de Maringá - UEM, 2014, v. , p. 19-37.

6.
HEEMANN, C.. Formação de comunidades em ambientes virtuais de aprendizagem: transpondo limites e criando conexões. In: Rafael Vetromille-Castro; Christiane Heemann; Vanessa Ribas Fialho. (Org.). Aprendizagem de Línguas - a Presença na Ausência: CALL, Atividade e Complexidade. 1ed.Pelotas: Educat, 2012, v. 1, p. 84-107.

7.
HEEMANN, C.. A experiência Emocional Vivenciada em uma Comunidade Virtual de Aprendizagem. In: Maria Guiomar Carneiro Tommasiello et al.. (Org.). Didática e práticas de ensino na realidade escolar contemporânea : constatações, análises e proposições (XVI ENDIPE). 1aed.Araraquara: Junqueira & Marin Editores, 2012, v. 3, p. 004643-004654.

8.
HEEMANN, C.. Educação a distância: um curso de leitura em língua inglesa para a informática via internet. In: Vera Lúcia Menezes. (Org.). Interação e Aprendizagem em Ambiente Virtual. 2ed.Belo Horizonte: UFMG, 2010, v. , p. 292-318.

9.
FAUSTINI, C.H.. Educação a Distância: O trabalho interativo e a aprendizagem colaborativa na busca pela autonomia. In: Vilson J. Leffa. (Org.). O Professor de Línguas Estrangeiras: construindo a profissão. 2aed.Pelotas/RS: Educat, 2008, v. , p. 223-235.

10.
FAUSTINI, C.H.. Educação a Distância: Um Curso de Leitura em Língua Inglesa para Informática via internet - Dissertação de Mestrado. In: Vilson J. Leffa. (Org.). Textos Linguística Aplicada (TELA 2). Pelotas/RS: , 2003, v. , p. -.

11.
FAUSTINI, C.H.. Educação a Distância: um curso de leitura em língua inglesa para informática via internet. In: Vera Lúcia Menezes. (Org.). Interação e aprendizagem em ambiente virtual. 1ed.Belo Horizonte: Programa de Pos Graduação em Estudos Linguisticos da UFMG - POSLIN, 2001, v. 1, p. 249-269.

12.
FAUSTINI, C.H.. Educação a Distância: O trabalho interativo e aprendizagem colaborativa na busca pela autonomia. In: Vilson J. Leffa. (Org.). O Professor de Línguas: construindo a profissão. 1ed.Pelotas: Educat, 2001, v. 1, p. 211-223.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TOWNSEND, E. C. S. ; HEEMANN, C. . Derecho Civil Comparado Aplicado a la Traducción Juridico-Judicial .Reino Unido Y España . Madrid: Dykinson (Resenha). Revista de Estudos Anglo-Americanos (REAA), UFSC, p. 350 - 355, 27 nov. 2016.

2.
HEEMANN, C.; FIALHO, V. R. . La escritura en línea y sistemas de actividad: un caso en la educación superior en Brasil. Revista RIALAIM - Asociacion Nacional de Educacion, Logopedia e Apoyo a La Integracion., España, p. 31 - 37, 30 set. 2013.

3.
HEEMANN, C.. The Transformations of Learning: Advances in Cultural-Historical Activity Theory (Resenha)- VAN OERS, B. et al.. Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso), Pelotas, , v. 11, p. 507 - 511, 07 jul. 2008.

4.
FAUSTINI, C.H.. Formação Profissional a Distância. Jornal Diário Popular, Artigo, p. 3, 10 fev. 2000.

5.
FAUSTINI, C.H.. Resenha: Web-Based Training: Using Technology to Design Adult Learning Experiences - DRISCOLL, M (1998). Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso), Pelotas, , v. 3, p. 164 - 168.

6.
HEEMANN, C.. A Formação de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem sob a Perspectiva da Teoria da Atividade. Textos em Linguística Aplicada 4 Online, Pelotas- Educat.

7.
TOWNSEND, E. C. S. ; HEEMANN, C. . Everybody Behaves Badly: the true story behind Hemingway?s masterpiece The Sun Also Rises. b. Ilha do Desterro, p. 297 - 298.

8.
HEEMANN, C.. Educação a Distância: um curso de leitura em língua inglesa para informática via Internet. TELA 2 Textos em Linguistica Aplicada, UCPEL/RS.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCHAEFER, R. ; HEEMANN, C. . Promovendo o Entendimento Intercultural Através da Implementação da Telecolaboração. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias - Encontro de Pesquisadores de Educação a Distância, 2018, São Carlos. Anais CIET:EnPED:2018 ? Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento, 2018.

2.
POFFO, M. ; THIRY, M. ; FERNANDES, A. ; HEEMANN, C. . Gamificação: agente motivador na aprendizagem de Engenharia de Software. In: VIII Computer on the Beach, 2017, Florianópolis. Computer on the Beach Anais 2017, 2017.

3.
BELLI, M. ; HEEMANN, C. ; SEHNEM, P. . Internacionalização do Currículo (IoC) no Ensino Superior: um estudo na disciplina de Inglês Técnico. In: XVI Coloquio Internacional de Gestión Universitaria, 2016, Arequipa/Peru. Anales del XVI Coloquio Internacional de Gestión Universitaria, 2016.

4.
HEEMANN, C.; SANTOS, E. C. . Diários de Bordo e a Avaliação Formativa. In: XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online, 2015, Belo Horizonte. IV Anais do Evidosol/Ciltec-online, 2015. v. 4.

5.
HEEMANN, C.; TOWNSEND, E. C. S. . Diários de Bordo na Avaliação em EAD. In: XXI Congresso Internacional de Educação a Distância, 2015, Bento Gonçalves. Anais do XXI CIAED, 2015.

6.
HEEMANN, C.; ANDREAZZA, P. E. . Avaliação Formativa em EAD: uma experiência com diários de bordo.. In: Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnologia, Ynnovación Y Educación, 2014, Buenos Aires. Memorias del Congreso Iberoamericano, 2014. p. 1-16.

7.
HEEMANN, C.. Aprendizagem em Organizações: Comunidades de Prática e Letramento Digital. In: VII Seminário Nacional de Linguagem e Ensino - SENALE, 2012, Pelotas. VII SENALE : Ensino e Linguagem: Novos Desafios. Pelotas: VII SENALE, 2012.

8.
HEEMANN, C.. Presença Social e Comunidade: Ações e Interações em Foruns Online. In: X ENCONTRO DO CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL (CELSUL), 2012, Cascavel. Anais do X CELSUL, 2012.

9.
HEEMANN, C.; GARCIA, Simone Carboni . Comunidades Virtuais e Weblogs: a construção do conhecimento em ambientes digitais. In: V Congresso Nacional de Ambiente Hipermidia para Aprendizagem, 2011, Pelotas/RS. Anais do V Congresso Nacional de Ambiente Hipermidia para Aprendizagem, 2011.

10.
HEEMANN, C.. Gêneros como formas de vida, modos de ser: um estudo sob a perspectiva da teoria da atividade. In: IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL, 2010, Palhoça/SC. Anais do IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL, 2010.

11.
HEEMANN, C.. A língua como instrumento mediador entre os sujeitos da ação social em um curso online. In: VI Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino (SENALE), 2010, Pelotas/RS. Anais do VI SENALE, 2010.

12.
HEEMANN, C.. Escrevendo Online: Gêneros e Sistemas de Atividade. In: V SIGET, 2009, Caxias do Sul. Anais ... SIGET. Caxias do Sul: UCS, 2009.

13.
HEEMANN, C.. Web 2.0 e a Formação de Comunidades Virtuais. In: VIII CELSUL, 2008, Porto Alegre. Anais do VIII CELSUL. Pelotas: EDUCAT, 2008.

14.
HEEMANN, C.; ANDREAZZA, Pedro Ernesto . Individual Learning Through Computers: an Activity Theory view. In: XII Congresso de Informatica en la Educación, 2007, Havana/Cuba. Anais da XII Convención y Expo Internacional. La Habana, 2007.

15.
ANDREAZZA, Pedro Ernesto ; HEEMANN, C. ; OMAR, Jabr Hussein Deeb Haj . Implicações das novas tecnologias na organização do trabalho: uma visão do aluno trabalhador da UCPEL. In: III Fórum Nacional de Educação, 2006, Torres/RS. Anais do III Fórum Nacional de Educação, 2006.

16.
HEEMANN, C.. Interações entre Pessoas e Ferramentas Podem Produzir Aprendizagem?. In: IV FÓRUM INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS - IV FILE, 2006, Pelotas. Anais do IV FILE. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária PREC-UFPEL, 2006.

17.
ANDREAZZA, Pedro Ernesto ; HEEMANN, C. . Formação profissional e Empregabilidade: nível de satisfação do aluno da UCPEL. In: II Forum Nacional de Educação: Formação, Trabalho e Educação, 2005, Torres/RS. Anais do II Forum Nacional de Educação, 2005.

18.
HEEMANN, C.. Aprendizagem no Local de Trabalho: Interações entre as Pessoas e as Ferramentas sob a Luz da Teoria da Atividade. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2005, São Leopoldo. Anais do Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2005.

19.
HEEMANN, C.. O ensino de línguas e a Teoria da Atividade. In: XX Jornada Nacional de Estudos Linguisticos, 2004, João Pessoa. XX Jornada Nacional de Estudos Linguisticos, 2004.

20.
HEEMANN, C.. Teoria da Atividade: uma proposta para o ensino de línguas mediado pelo computador. In: III Forum Internacional de Línguas Estrangeiras FILE III, 2004, Pelotas. Anais do FILE III, 2004.

21.
FAUSTINI, C.H.; DUARTE, C. A. . Comunidade Online para Aprendizagem Cooperativa: Desenvolvendo Novas Competências. In: VI Congresso Brasieliro de Linguística Aplicada, 2001, Belo Horizonte. Anais do VI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2001.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TOWNSEND, E. C. S. ; HEEMANN, C. ; GABRIEL, R. . Clareza na Linguagem Jurídica: (Clarity in Legal English): exemplos e reflexos no ensino de ESP. In: 4 Encontro Rede Sul Letras, 2016, Palhoça. Anais do 4 ENCONTRO REDE SUL LETRAS, 2016. p. 358-360.

2.
ANDREAZZA, Pedro Ernesto ; HEEMANN, C. . Formação Profissional e Empregabilidade: Nível de Satisfação do Aluno da UCPEL.. In: II Colóquio Internacional Cátedra Unesco - Unisinos/ V Encontro de Estudos sobre o Mundo do Trabalho, 2005, São Leopoldo. políticas Públicas e Trabalho: II Colóquio Internacional Cátedra Unesco - Unisinos/ V Encontro de Estudos sobre o Mundo do Trabalho, 2005. p. 192-195.

3.
HEEMANN, C.. Organização da Aprendizagem: A busca por Desafios. In: IV Seminário Internacional da Região Sul: Desafios da Educação para a América latina, 2004, Pelotas/RS. Anais do IV Seminário Internacional da Região Sul, 2004.

4.
FAUSTINI, C.H.. Avaliação da Pós Graduação. In: III Seminário Temático do PAIUNG, 2001, Santa Cruz do Sul. Anais do III Seminário Temático do PAIUNG. Santa Cruz do Sul/RS: EDUNISC, 2001. p. 95-97.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TOWNSEND, E. C. S. ; HEEMANN, C. . Ensino do Inglês Jurídico e Empresarial: desafios da cultura estrangeira na compreensão da terminologia. In: I CIDI Congresso Internacional de Discursos Interdisciplinares, 2016, Novo Hamburgo. Anais do I CIDI Congresso Internacional de Discursos Interdisciplinares, 2016. v. 1. p. 194-194.

2.
HEEMANN, C.; BELLI, M. . Educação intercultural: ensinando e aprendendo em um mundo sem fronteiras. In: VIII Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino (SENALE), 2016, Pelotas/RS. Caderno de Resumos. Pelotas: UCPEL, 2016. p. 124-124.

3.
TOWNSEND, E. C. S. ; HEEMANN, C. . Clarity in teching and writing legal English: por um inglês jurídico com mais clareza e simplicidade. In: DUO VII: Dialogue Under Occupation, 2015, Porto Alegre. Caderno de Resumos do DUO VII, 2015.

4.
HEEMANN, C.; BELLI, M. . O Papel do Material Didático no Contexto da Internacionalização: Um Estudo na Disciplina de Inglês Técnico. In: Seminário de Internacionalização de Currículo - SEIoC, 2015. Anais do SEIoC.

5.
HEEMANN, C.. Presença Social e Comunidade: Ações e Interações em Foruns Online. In: Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul (CELSUL), 2012, Cascavel. Anais do X Encontro do CELSUL, 2012. p. 117-118.

6.
HEEMANN, C.. As contradições como fatores quer estringem a formação de uma comunidade virtual de aprendizagem. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2011, Rio de Janeiro. Anais do IX CBLA, 2011.

7.
HEEMANN, C.. Perezhianie: vivendo uma vida paralela em ambientes virtuais de aprendizagem. In: I Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnologicas para la integracion en el Conosur, 2011, Pelotas/RS. Anais do I Encuentro de Las Ciencias Humanas y tecnologicas para la integracion en el Conosur, 2011.

8.
HEEMANN, C.. A Teoria da Atividade e as Contradições na Formação de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem. In: I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas, 2011, Pelotas/RS. Caderno de Resumos do I JETAL, 2011.

9.
HEEMANN, C.. A Formação de Uma Comunidade Virtual sob o Olhar da Teoria da Atividade. In: IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais, 2011, Sorocaba. Caderno de Resumos do IV Encontro nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais, 2011.

10.
HEEMANN, C.. A língua como instrumento mediador entre os sujeitos da ação social em um curso online. In: VI Seminário sobre Linguagem e Ensino, 2010, Pelotas/RS. Anais do VI Seminário sobre Linguagem e Ensino. Pelotas/RS: Educat, 2010. p. 96-97.

11.
HEEMANN, C.. Web 2.0 e a Formação de Comunidades Virtuais. In: VIII Encontro do CELSUL - Círculo de Estudos Lingüíst icos do Sul, 2008, Porto Alegre. Programação e Resumo - VIII Encontro do CELSUL. Pelotas: Educat, 2008. p. 138-138.

12.
HEEMANN, C.. A Formação de Comunidades Virtuais: Sonho ou Utopia. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGÜÍSTICA APLICADA, 2007, Brasilia. Caderno de Resumos do VIII CBLA, 2007.

13.
HEEMANN, C.. Aprendizagem Via Rede: Uma Comunidade Virtual em Formação. In: V SENALE, 2007, Pelotas. Caderno de Resumos do V SENALE, 2007.

14.
HEEMANN, C.. A aprendizagem não ocorre sozinha: A formação de comunidades de aprendizagem. In: XVI INPLA, 2007, São Paulo. Caderno de Resumos do XVI INPLA. São Paulo: PUC São Paulo, 2007. p. 153-153.

15.
HEEMANN, C.; ANDREAZZA, Pedro Ernesto . Individual Learning Through Computers: an Activity Theory view. In: XII Congreso de Informática en la Educación, 2007, La Habana - Cuba. Libro de Resúmenes XII Congreso de Informática en la Educación. La Habana, 2007. p. 17-17.

16.
HEEMANN, C.. Aprendendo Via Computador: Reflexões sobre a Aprendizagem Distribuída e a Teoria da Atividade. In: VII Círculo de Estudos Lingüíticos do Sul - CELSUL, 2006, Pelotas/RS. Caderno de Programação e Resumos. Pelotas: Educat (UCPEL), 2006.

17.
HEEMANN, C.. Interações entre Pessoas e Ferramentas Podem Produzir Aprendizagem?. In: IV Fórum Internacional de Línguas Estrangeiras: Cultura e Diversidade, 2006, Pelotas/RS. Caderno de resumos do IV FILE, 2006.

18.
HEEMANN, C.; ANDREAZZA, Pedro Ernesto . Formação Profissional e a Empregabilidade: Nível de Satisfação do Aluno da UCPEL. In: I Encontro das Ciências Sociais da Metade Sul, 2005, Pelotas/RS. Anais do I Encontro das Ciências Sociais da Metade Sul, 2005.

19.
HEEMANN, C.. A Teoria da Atividade e a Aprendizagem no Local de Trabalho. In: IV Seminario Nacional sobre Linguagem e Ensino (SENALE), 2005, Pelotas. Caderno de Resumos do IV SENALE, 2005.

20.
HEEMANN, C.. Teoria da Atividade e o Ensino de Línguas. In: VI Encontro do Círculo de Estudos Linguisticos do Sul - CELSUL, 2004, Florianópolis. Caderno de Resumos do VI CELSUL, 2004. p. 59.

21.
HEEMANN, C.. Teoria da Atividade: uma proposta para o ensino de línguas mediado pelo computador. In: XIII Congresso de Iniciação Científica da UCPEL, 2004, Pelotas. Caderno de Resumos, 2004.

22.
FAUSTINI, C.H.; NICOLAIDES, C. ; FERNANDES, V. . Rompendo a Prática Pedagógica: Um curso online de Literatura Norte Americana. In: Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino: SENALE, 2001, Pelotas/RS. Linguagem e Ensino: Escrita: questões e perspectivas, 2001. p. 174-175.

23.
FAUSTINI, C.H.; DUARTE, C. A. . Comunidade Online para Aprendizagem Cooperativa: Desenvolvendo Novas Competências. In: VI Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada, 2001, Belo Horizonte. Programa e Resumos : A linguagem como Prática Social. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2001. p. 55.

24.
FAUSTINI, C.H.. Educação a Distância: O trabalho interativo e a aprendizagem colaborativa na busca pela autonomia. In: II Encontro Nacional sobre Política de Ensino de Línguas Estrangeiras II ENPLE, 2000, Pelotas/RS. II Encontro Nacional sobre Política de Ensino de Línguas Estrangeiras: construindo a profissão, 2000. p. 60-61.

25.
FAUSTINI, C.H.. Um Curso de ESP: atividades desenvolvidas com o uso de estratégias de leitura via web/internet. In: Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras, 2000, Pelotas/RS. Anais do FILE, 2000.

26.
FAUSTINI, C.H.. Educação a Distância: O trabalho interativo e a aprendizagem colaborativa na busca pela autonomia. In: II ENPLE, 2000, Pelotas/RS. Anais do II ENPLE, 2000. p. 60.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHAEFER, R. ; HEEMANN, C. ; BELLI, M. . The Construction of Interculturality in Teletandem Sessions. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
HEEMANN, C.; SCHAEFER, R. ; BELLI, M. . The contribution of telecollaboration to the development of academic mobility. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
HEEMANN, C.; BELLI, M. . Ensino e aprendizagem de Inglês para Negócios no contexto da internacionalização do currículo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SCHMITT NETO, J. C. ; HEEMANN, C. . Palestra sobre o Curso de Comércio Exterior - OPA 2017. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
HEEMANN, C.; BELLI, M. . Educação Intercultural: ensinando e aprendendo num mundo sem fronteiras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
HEEMANN, C.; SANTOS, E. C. . Diários de Bordo e a Avaliação Formativa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
HEEMANN, C.; BELLI, M. . O Papel do Material Didático no Contexto da Internacionalização: Um Estudo na Disciplina de Inglês Técnico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
HEEMANN, C.; TOWNSEND, E. C. S. . Diários de Bordo na Avaliação em EAD. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
HEEMANN, C.; ANDREAZZA, P. E. . Avaliação Formativa em EAD: uma experiência com diários de bordo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
HEEMANN, C.. Letramento Digital e Comunidades de Prática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
HEEMANN, C.. Aprendizagem em Organizações: Comunidades de Prática e Letramento Digital. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
HEEMANN, C.. Perezhianie: vivendo uma vida paralela em ambientes virtuais de aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
HEEMANN, C.. As contradições como fatores que restringem a formação de uma comunidade virtual de aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
HEEMANN, C.; GARCIA, Simone Carboni . Comunidades Virtuais e Weblogs: a construção do conhecimento em ambientes digitais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
HEEMANN, C.. A Formação de Uma Comunidade Virtual sob o Olhar da Teoria da Atividade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
HEEMANN, C.. A Teoria da Atividade e as Contradições na Formação de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
HEEMANN, C.. A língua como instrumento mediador entre os sujeitos da ação social em um curso online. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
HEEMANN, C.. Web 2.0 e a Formação de Comunidades Virtuais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
HEEMANN, C.. A Formação de Comunidades Virtuais: Sonho ou Utopia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
HEEMANN, C.. Aprendizagem Via Rede: Uma Comunidade Virtual em Formação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
HEEMANN, C.. Aprendizagem Via Rede: Uma Comunidade Virtual em Formação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
HEEMANN, C.. A Formação de Comunidades Virtuais: Sonho ou Utopia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
HEEMANN, C.. Interações Entre Pessoas E Ferramentas Podem Produzir Aprendizagem?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
HEEMANN, C.. Aprendendo via Computador: Reflexões sobre a Aprendizagem Distribuída e a Teoria da Atividade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
HEEMANN, C.. I Encontro de Letras UCPEL e CCAA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
HEEMANN, C.. Interações entre Pessoas e Ferramentas Podem Produzir Aprendizagem?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
HEEMANN, C.; ANDREAZZA, Pedro Ernesto . II Forum Nacional de Educação: Formação, Trabalho e Educação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
HEEMANN, C.. A Teoria da Atividade e a Aprendizagem no Local de Trabalho. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
HEEMANN, C.. O ensino de línguas e a Teoria da Atividade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
HEEMANN, C.. Teoria da Atividade: Uma proposta para o ensino de línguas mediado pelo computador. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
HEEMANN, C.. Teoria da Atividade: uma proposta para o ensino de línguas mediado pelo computador. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
HEEMANN, C.. Teoria da Atividade e o ensino de línguas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
HEEMANN, C.. Organização da Aprendizagem: a busca por desafios Organização da aprendizagem: a busca por desafios. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
HEEMANN, C.. Teoria da Atividade: Uma Proposta para o Ensino de Línguas Mediado pelo Computador. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
HEEMANN, C.. O ensino de línguas e a Teoria da Atividade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
FAUSTINI, C.H.; DUARTE, C. A. . Comunidade Online para Aprendizagem Colaborativa: educação e tecnologia na UCPEL. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
FAUSTINI, C.H.. A Realidade da Informática na UCPEL. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
FAUSTINI, C.H.; NICOLAIDES, C. ; FERNANDES, V. . Teacher Education: An innovative glance, three proposals. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

39.
HEEMANN, C.. Comunidade Online para Aprendizagem Cooperativa: Desenvolvendo Novas Competências. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
HEEMANN, C.; NICOLAIDES, C. ; FERNANDES, V. ; FAUSTINI, Christiane Heemann . Rompendo a Prática Pedagógica: Um Curso Online de Literatura Norte-Americana. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
FAUSTINI, C.H.. Comunidade Online para Aprendizagem Cooperativa:Educação e Tecnologia na UCPEL. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
NICOLAIDES, C. ; FAUSTINI, C.H. ; FERNANDES, V. . Teacher Education: An innovative glance, three proposals. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

43.
FAUSTINI, C.H.. Educação a Distância: o trabalho interativo e a aprendizagem colaborativa na busca pela autonomia. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
FAUSTINI, C.H.. Um curso de ESP: atividades desenvolvidas com o uso de estratégias de leitura via Web/Internet. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
FAUSTINI, C.H.. O Professor e a Tecnologia. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
FAUSTINI, C.H.. Educação a Distância e o Ensino de Inglês Técnico via Internet. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
FAUSTINI, C.H.. Ensinando e Aprendendo a Distância. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
HEEMANN, C.. Prova de Língua Inglesa: Seleção para Mestrado e Doutorado em Saúde e Comportamento. 2008.

2.
HEEMANN, C.. Prova de Língua Inglesa: Seleção para Mestrado em Saúde e Comportamento. 2007.

3.
HEEMANN, C.. Processo Seletivo da UCPEL. 2007.

4.
HEEMANN, C.. Prova de Língua Inglesa: Seleção para Mestrado em Saúde e Comportamento. 2006.

5.
HEEMANN, C.. Membro da Equipe de Correção de Redações do Processo Seletivo da UCPel. 2006.

6.
HEEMANN, C.. Membro da Equipe de Correção de Redações do Processo Seletivo da UCPel. 2005.

7.
HEEMANN, C.. Membro da Equipe de Correção de Redações do Processo Seletivo da UCPel. 2004.

8.
HEEMANN, C.. Seleção para Mestrado em Saúde e Comportamento em Língua Estrangeira. 2004.

Trabalhos técnicos
1.
HEEMANN, C.. Revista Estudos Anglo-Americanos (ABRAPUI). 2016.

2.
HEEMANN, C.. Revista Entretextos - Revista Científica do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. 2016.

3.
HEEMANN, C.. Comissão de Avaliadores do XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online. 2015.

4.
HEEMANN, C.. Revista Estudos Anglo-Americanos (ABRAPUI). 2015.

5.
HEEMANN, C.. Comissão de Pareceristas da Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia. 2014.

6.
HEEMANN, C.. Revisão ortográfica e gramatical - Cadernos de Estudo - UNIASSELVI. 2013.

7.
HEEMANN, C.; MARZARI, G. . Ficha de Avaliação - Programa de Doutorado sanduiche no Exterior (PDSE) /CAPES. 2011.

8.
HEEMANN, C.. Prova de Língua Inglesa: Processo Seletivo da UCPEL. 2010.

9.
HEEMANN, C.. Prova de Língua Inglesa: Seleção para Mestrado e Doutorado em Saúde e Comportamento. 2010.

10.
HEEMANN, C.. Prova de Língua Inglesa: Processo Seletivo da UCPEL. 2009.

11.
THUROW, Ane Cristina ; HEEMANN, C. . Efeitos de Subjetividade na Enunciação sobre o Trabalho. 2009.

12.
HEEMANN, C.. Prova de Língua Inglesa: Processo Seletivo da UCPEL. 2008.

13.
HEEMANN, C.. Elaboração de Provas de Proficiência em Língua Estrangeira. 2006.

14.
HEEMANN, C.. Prova de Língua Inglesa: Processo Seletivo da UCPEL. 2006.

15.
HEEMANN, C.. Prova de Língua Inglesa: Processo Seletivo da UCPEL. 2005.

16.
HEEMANN, C.. Prova de Língua Inglesa: Seleção para Mestrado em Saúde e Comportamento. 2005.

17.
HEEMANN, C.. Elaboração de Provas de Proficiência em Língua Estrangeira. 2005.

18.
HEEMANN, C.. Prova de Língua Inglesa: Processo Seletivo da UCPEL. 2004.

19.
HEEMANN, C.. Prova de Língua Inglesa: Processo Seletivo da UCPEL. 2003.

20.
HEEMANN, C.. Prova de Língua Inglesa: Seleção para Mestrado em Saúde e Comportamento. 2003.

21.
HEEMANN, C.. Prova de Língua Inglesa: Processo Seletivo da UCPEL. 2002.

22.
HEEMANN, C.. Prova de Língua Inglesa: Seleção para Mestrado em Saúde e Comportamento. 2002.

23.
HEEMANN, C.. Prova de Língua Inglesa: Seleção para Mestrado em Desenvolvimento Social. 2001.

24.
HEEMANN, C.. Prova de Língua Inglesa: Seleção para Mestrado em Saúde e Comportamento. 2001.

25.
HEEMANN, C.. Prova de Língua Inglesa: Seleção para Mestrado em Saúde e Comportamento. 2000.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
HEEMANN, C.. O Ensino Concentrado e a Autonomia. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
HEEMANN, C.; GESSER, V. ; CARDOSO, A. C. B. . Desenvolvimento de Ações Docentes a partir da BNCC (Formação Continuada da Rede Municipal de Itajaí - Professores Língua Inglesa). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
HEEMANN, C.. Revista Linguagem e Ensino. 2018. (Parecer).

3.
HEEMANN, C.. Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 2018/1. 2018. (Parecer).

4.
HEEMANN, C.. Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia - 2017/1. 2017. (Parecer).

5.
HEEMANN, C.. Provas de Suficiência em Inglês. 2017. (Elaboração de Provas em LE).

6.
HEEMANN, C.. Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia - 2017/2. 2017. (Parecer).

7.
HEEMANN, C.. Preparação de Material Didático. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

8.
HEEMANN, C.. Avaliação em EAD. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

9.
HEEMANN, C.. Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

10.
HEEMANN, C.. Atividades Complementares Gerais (ACG) - Estudos em Lingua Inglesa I. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - desenvolvimento material instrucional).

11.
HEEMANN, C.. Atividades Complementares Gerais (ACG) : Estudos em Lingua Inglesa II. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - desenvolvimento material instrucional).

12.
HEEMANN, C.. Atividades Complementares gerai (ACG): Estudo de Leitura em Inglês para a Área da Saúde. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - desenvolvimento material instrucional).

13.
HEEMANN, C.. Atividades Complementares Gerais (ACG) - Estudos em Lingua Inglesa I. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - desenvolvimento material instrucional).

14.
HEEMANN, C.. Atividades Complementares Gerais (ACG): Estudos em Lingua Inglesa II. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - desenvolvimento material instrucional).

15.
HEEMANN, C.. Atividades Complementares Gerais (ACG) : Estudo de Leitura em Inglês para a Área da Saúde. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - desenvolvimento material instrucional).

16.
HEEMANN, C.. Curso de Leitura de Textos Técnicos em Inglês na Área de Informática. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
HEEMANN, C.. Curso de Inglês Instrumental: Redação para Fins Acadêmicos. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - desenvolvimento material instrucional).

18.
FAUSTINI, C.H.; VETROMILLE-CASTRO, Rafael ; LEFFA, V. J. . Preparação de atividades para o ensino de línguas através do computador: a internet como recurso pedagógico para o ensino de línguas estrangeiras. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
FAUSTINI, C.H.. Oficina: O Ensino de Inglês e a Tecnologia. 2000. .

20.
FAUSTINI, C.H.. Inglês Técnico para Informática. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - desenvolvimento material instrucional).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LEFFA, V. J.; HEEMANN, C.; MARRONI, F. V.. Participação em banca de Martina Camacho Blaas. Leitura Digital: Um Contexto Diferente, Uma Postura Diferente. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

2.
HEEMANN, C.; LEFFA, V. J.; FIALHO, V. R.. Participação em banca de Laline Brombila Blumentritt. O Skype como ferramenta de ensino-aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira na modalidade a distância. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

3.
LEFFA, V. J.; HEEMANN, C.; VETROMILLE-CASTRO, Rafael. Participação em banca de Gerson Bruno Forgiarini de Quadros. Comunidades Virtuais de Aprendizagem.com/Livemocha: um jeito social de aprender idiomas. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Teses de doutorado
1.
HEBERLE, V. M.; HEEMANN, C.; BOCORNY, A. E. P.; SILVA, F.; DURAO, A. B. A. B.. Participação em banca de Larissa Lepri. A elaboração de um glossário bilíngue ilustrativo do Boeing 777: uma proposta para a área da aviação. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
HEBERLE, V. M.; COPE, W. W. S.; HEEMANN, C.; VIDAL, C. D.; KLUGE, D. C.; KERN, V. M.; TUMOLO, C. H. S.. Participação em banca de Katia lEiane Muck. Contributions of peer-review activity for the Teaching-Learning Process in Online Education: new paths for language teacher education. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
Bohn, H.; HEEMANN, C.; LEFFA, V. J.; Molon, S. I.; Palazzo, L.A.M.. Participação em banca de Simone Carboni Garcia. Objetos de Aprendizagem como Artefatos Mediadores da Construção do Conhecimento: Um Estudo com Base na Episemologia Histórico-Cultural. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

4.
Bohn, H.; FERNANDEZ, A. L. R. N.; HEEMANN, C.; LEFFA, V. J.; Palazzo, L.A.M.. Participação em banca de Vanessa Ribas Fialho. Comunidades Virtuais na Formação de Professores de E/LE a Distância na Perspectiva da Complexidade. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Qualificações de Doutorado
1.
Bohn, H.; HEEMANN, C.; LEFFA, V. J.. Participação em banca de Vanessa Ribas Fialho. Comunidades Virtuais na Formação de Professores de E/LE a Distância na Perspectiva da Complexidade. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
HEEMANN, C.; ANDREAZZA, P. E.. Participação em banca de Claudiane Beatriz Guedes. Organização dos Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho - integração empregador e empregado. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação; Engenharia de Segurança do Trabalho) - UNISOCIESC - Educação e Tecnologia.

2.
HEEMANN, C.; ANDREAZZA, P. E.. Participação em banca de Elisabete Pereira de Souza Karsten. A importante avaliação da Engenharia de Segurança do Trabalho na importação de equipamento para a indústria de alimentação. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação; Engenharia de Segurança do Trabalho) - UNISOCIESC - Educação e Tecnologia.

3.
HEEMANN, C.; ANDREAZZA, P. E.. Participação em banca de Daniel Alves Carneiro. Estudo sobre o desenvolvimento e aplicação de um plano de ação emergencial contra incêndio. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação; Engenharia de Segurança do Trabalho) - UNISOCIESC - Educação e Tecnologia.

4.
HEEMANN, C.; ANDREAZZA, P. E.. Participação em banca de Marcos Alexandre Sell. Programa de Proteção respiratória: requisito indispensável para a garantia da proteção dos usuários de respiradores. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação; Engenharia de Segurança do Trabalho) - UNISOCIESC - Educação e Tecnologia.

5.
HEEMANN, C.; ANDREAZZA, P. E.. Participação em banca de Rafael Lopes de LIma. Implantação das Normas na área de Segurança e Medicina do Trabalho como um provedor de prevenção de acidentes de trabalho. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação; Engenharia de Segurança do Trabalho) - UNISOCIESC - Educação e Tecnologia.

6.
HEEMANN, C.; ANDREAZZA, P. E.. Participação em banca de Vanessa Munaretti. Linha de vida na construção civil: uma visão focada na NR-35 - trabalho em altura. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação; Engenharia de Segurança do Trabalho) - UNISOCIESC - Educação e Tecnologia.

7.
HEEMANN, C.; Khairallah, P. S.. Participação em banca de Patrícia Soares Khairallah. Educação à Distância na Formação Continuada do Professor. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Espaços e Possibilidades para a Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

8.
Dornelles, I.F.; HEEMANN, C.. Participação em banca de Ivanilda Freitas Dornelles. As contribuições de L.S.Vygotsky e do trabalho colaborativo para o ensino na escola de jovens e adultos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Espaços e Possibilidades para a Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

9.
REINKE, M.C.S.; HEEMANN, C.. Participação em banca de Marta Cristina dos Santos Reinke. Avaliação de Aprendizagem no Ensino a Distância. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Espaços e Possibilidades para a Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

10.
CAMPOS, F.S.; HEEMANN, C.. Participação em banca de Fabiano dos Santos de Campos. A Importância do Letramento Digital na Formação Continuada de Professores do Município de Balneário Pinhal. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Espaços e Possibilidades para a Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FRANCA, A. J. V. B. V.; HEEMANN, C.; VALDAMERI, G.. Participação em banca de Claudiane Lima Venâncio e Jennifer Hacke.Efeito da associação de peeling de diamante, ácido glicólico e fatores de crescimento para o tratamento de estrias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética) - Universidade do Vale do Itajaí.

2.
FRANCA, A. J. V. B. V.; HEEMANN, C.; NETZ, D. J. A.. Participação em banca de Ana Carolina Ventura e Larissa Coconcelli.Caracterização do efeito do óleo de linhaça em peles envelhecidas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética) - Universidade do Vale do Itajaí.

3.
MONGUILHOT, M. P.; HEEMANN, C.; ROMAIS, C.. Participação em banca de Talita dos Santos.Importação de arma de fogo por pessoa física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - Universidade do Vale do Itajaí.

4.
MONGUILHOT, M. P.; HEEMANN, C.; ROMAIS, C.. Participação em banca de Beatriz Sperber dos Santos e Leonardo Henrique Silveira.Sistemática de importação de tecido de malha de algodão pima proveniente do Peru. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - Universidade do Vale do Itajaí.

5.
FRANCA, A. J. V. B. V.; HEEMANN, C.; VALDAMERI, G.. Participação em banca de Ana Paula de Souza Lajús e Larissa Manson.O efeito do ácido glicólico no tratamento de sinais cutâneos da pele fotoenvelhecida de trabalhadoras expostas com frequência e intensidade aos raios solares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética) - Universidade do Vale do Itajaí.

6.
HEEMANN, C.; FRANCA, A. J. V. B. V.; MOSER, D. K.. Participação em banca de Fernanda Stein e Letícia de Oliveira.Interferência de ciclos de lavagem em diferentes amostras de água no aspecto de mechas descoloridas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética) - Universidade do Vale do Itajaí.

7.
NETZ, D. J. A.; HEEMANN, C.; FRANCA, A. J. V. B. V.. Participação em banca de Luisa Correa e Mariah Moritz Duarte.Coffea arabica e seus derivados: emprego em produtos cosméticos e nutricosméticos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética) - Universidade do Vale do Itajaí.

8.
NETZ, D. J. A.; HEEMANN, C.; FRANCA, A. J. V. B. V.. Participação em banca de Bárbara Passos.Desenvolvimento e avaliação da estabilidade preliminar de preparação cosmética homeopática contendo commiphora myrrha a ch 12. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética) - Universidade do Vale do Itajaí.

9.
REUS, M.; FRANCA, A. J. V. B. V.; HEEMANN, C.. Participação em banca de Alessandra Nomura e Gabriela Sprung.Microagulhamento associado a substâncias clareadoras: uma nova perspectiva no tratamento estético do melasma. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética) - Universidade do Vale do Itajaí.

10.
SANTOS, M. E.; HEEMANN, C.; VALDAMERI, G.. Participação em banca de Yandra Santos.Associação de peeling cosmético com microcorrentes para o tratamento dos sinais do envelhecimento cutâneo facial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética) - Universidade do Vale do Itajaí.

11.
SANTOS, M. E.; HEEMANN, C.; VALDAMERI, G.. Participação em banca de Andressa Grezzana e Mariana Martini.A regulamentação do profissional de estética. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética) - Universidade do Vale do Itajaí.

12.
MACHADO, M.; HEEMANN, C.; SILVA, D.. Participação em banca de Ana Cristina Silva e Ana Paula da Costa.O óleo de theobroma cacao na inibição do apetite relacionado à ansiedade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética) - Universidade do Vale do Itajaí.

13.
MACHADO, M.; HEEMANN, C.; SILVA, D.. Participação em banca de Isadora Barbieri e Ana Paula da Costa.Óleo essencial das folhas da Eugenia uniflora como um potencial ativo em casos de acne. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética) - Universidade do Vale do Itajaí.

14.
MACHADO, M.; HEEMANN, C.; SILVA, D.. Participação em banca de Julianny Westphal e Keila Flores.Óleo volátil de Salvia sclarea como recurso terapêutico no alívio dos sintomas da síndrome pré menstrual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética) - Universidade do Vale do Itajaí.

15.
NETZ, D. J. A.; HEEMANN, C.; FRANCA, A. J. V. B. V.. Participação em banca de Graziela da Silva Dantas e Rafaela Panizzi.Desenvolvimento e avaliação sensorial de creme cosmético a partir de extrato de folhas de Annona Muricata L. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética) - Universidade do Vale do Itajaí.

16.
MOSER, D. K.; SILVA, I.; HEEMANN, C.. Participação em banca de Thais de Brum Brandenburg e Larissa da Silva.A caracterização da espessura do fio de cabelo pós-aplicação de produtos cosméticos destinados à melhora de afinamento e rarefação capilar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética) - Universidade do Vale do Itajaí.

17.
MONGUILHOT, M. P.; HEEMANN, C.; ROMAIS, C.. Participação em banca de Gabriel Silva Miguel e Luana Linhares.O processo logístico da exportação de gado vivo de Imbituba para a Turquia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - Universidade do Vale do Itajaí.

18.
HEEMANN, C.. Participação em banca de Cinara Vieira Moreira.Ética, Ética Empresarial, Ética Profissional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Organizacional Trilíngüe) - Universidade Católica de Pelotas.

19.
HEEMANN, C.. Participação em banca de Cristiane da Silva.A Evoulção do Profissional de Secretariado: O Novo Perfil da Secretária. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Organizacional Trilíngüe) - Universidade Católica de Pelotas.

20.
HEEMANN, C.. Participação em banca de Viviana Porto.O Uso do Inglês como Diferencial no Mercado de Trabalho. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Organizacional Trilíngüe) - Universidade Católica de Pelotas.

21.
HEEMANN, C.; CONTRERAS, Matilde. Participação em banca de Ademilson Lacerda Félix.A importância de compreender e produzir em Lingua Inglesa e Espanhola no Exército Brasileiro para atuar nas Missões de Paz da ONU. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Organizacional Trilíngüe) - Universidade Católica de Pelotas.

22.
HEEMANN, C.. Participação em banca de Viviane Goulart Correa.Manual Básico em Inglês em Viagens. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Organizacional Trilíngüe) - Universidade Católica de Pelotas.

23.
HEEMANN, C.. Participação em banca de Paola da Silva Brod.Basic Survival. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Organizacional Trilíngüe) - Universidade Católica de Pelotas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
HEEMANN, C.. Componente da Comissão Avaliadora do XIX Congresso de Iniciação Científica. 2010. Universidade Católica de Pelotas.

2.
HEEMANN, C.. Componente da Comissão Avaliadora do XVII Congresso de Iniciação Científica. 2008. Universidade Católica de Pelotas.

3.
HEEMANN, C.. Componente da Comissão Avaliadora do XVI Congresso de Iniciação Científica. 2007. Universidade Católica de Pelotas.

4.
HEEMANN, C.. Componente da Comissão Avaliadora do XV Congresso de Iniciação Científica. 2006. Universidade Católica de Pelotas.

5.
HEEMANN, C.. Componente da Comissão Avaliadora do XII Congresso de Iniciação Científica. 2003. Universidade Católica de Pelotas.

6.
HEEMANN, C.. Componente da Comissão Avaliadora do XI Congresso de Iniciação Científica. 2002. Universidade Católica de Pelotas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Sixth International Conference on the Development and Assessment of Intercultural Competence. The contribution of telecollaboration to the development of academic mobility. 2018. (Congresso).

2.
18th AILA World Congress of Applied Linguistics. Ensino e aprendizagem de inglês para negócios no contexto da internacionalização do currículo. 2017. (Congresso).

3.
Olhares Múltiplos 2017. 2017. (Simpósio).

4.
OPA 2017 - Opção profissional por Área. Apresentação do Curso de Comércio Exterior. 2017. (Exposição).

5.
VIII Computer on the Beach.Gamificação: agente motivador na aprendizagem de Engenharia de Software. 2017. (Seminário).

6.
I Congresso Internacional de Diáolgos Interdisciplinares: Cultura, Comunicação e Diversidade no Contexto Contemporâneo. II Congresso de Indústria Criativa e. II Seminário Internacional de Diversidade Cultural e Inclusão social.. Ensino do Inglês Jurídico e Empresarial: Desafios da cultura estrangeira na compreensão da terminologia. 2016. (Congresso).

7.
VII Computer on the Beach. 2016. (Seminário).

8.
VIII SENALE.Educação Intercultural: ensinando e aprendendo num mundo sem fronteiras. 2016. (Seminário).

9.
VI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas (JETAL). 2016. (Seminário).

10.
XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). 2016. (Congresso).

11.
DUO VII: Dialogue Under Occupation. Clarity in teching and writing legal English: por um inglês jurídico com mais clareza e simplicidade. 2015. (Congresso).

12.
Seminário de Internacionalização de Currículo (SEiOC).O Papel do Material Didático no Contexto da Internacionalização: Um Estudo na Disciplina de Inglês Técnico. 2015. (Seminário).

13.
Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC (STIS). 2015. (Seminário).

14.
XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online. Diários de Bordo e a Avaliação Formativa. 2015. (Congresso).

15.
XXI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Diários de Bordo na Avaliação em EAD. 2015. (Congresso).

16.
Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnologia, Ynnovación Y Educación. Avaliação Formativa em EAD: uma experiência com diários de bordo.. 2014. (Congresso).

17.
EADSIMP. 2013. (Simpósio).

18.
V Encontro de Formação Continuada de Tutores do Curso de Licenciatura em Letras Inglês. 2013. (Encontro).

19.
I Seminário de Letras Inglês EAD Polo UAB Itajai. 2012. (Seminário).

20.
VII Seminário Nacional de Linguagem e Ensino.Aprendizagem em Organizações: Comunidades de Prática e Letramento Digital. 2012. (Seminário).

21.
I Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnologicas para la integracion en el Conosur.Perezhianie: vivendo uma vida paralela em ambientes virtuais de aprendizagem. 2011. (Encontro).

22.
I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas.A Teoria da Atividade e as Contradições na Formação de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem. 2011. (Simpósio).

23.
IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais.A Formação de Uma Comunidade Virtual sob o Olhar da Teoria da Atividade. 2011. (Encontro).

24.
IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. As contradições como fatores que restringem a formação d e uma comunidade virtual de aprendizagem. 2011. (Congresso).

25.
V Congresso Nacional de Ambiente Hipermidia para Aprendizagem. Comunidades Virtuais e Weblogs: a construção do conhecimento em ambientes digitais. 2011. (Congresso).

26.
VI Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.A língua como instrumento mediador entre os sujeitos da ação social em um curso online. 2010. (Seminário).

27.
BEYOND DICHOTOMIES.Virtual Community Formation and Contradictions: a study through activity theory perspective. 2009. (Seminário).

28.
VIII CELSUL. Web 2.0 e a Formação de Comunidades Virtuais. 2008. (Congresso).

29.
VIII Congresso Brasieliro de Linguistica Aplicada. A Formação de Comunidades Virtuais: Sonho ou Utopia. 2007. (Congresso).

30.
V Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.Aprendizagem Via Rede: Uma Comunidade Virtual em Formação. 2007. (Seminário).

31.
XII Congreso de Informática en la Educación. Individual Learning Through Computers: An Activity Theory View. 2007. (Congresso).

32.
I Jornada Regional de Lingüística e Literatura: Polifonias e Sinfonias. 2006. (Encontro).

33.
IV Forum Internacional de Linguagem e Ensino. Interações entre Pessoas e Ferramentas Podem Produzir Aprendizagem?. 2006. (Congresso).

34.
VII CELSUL.Aprendendo via Computador: Reflexões sobre a Aprendizagem Distribuída e a Teoria da Atividade. 2006. (Encontro).

35.
Congresso Internacional Linguagem e Interação. Aprendizagem no Local de Trabalho: interações entre as pessoas e ferramentas podem produzir aprendizagem?. 2005. (Congresso).

36.
II Forum Nacional de Educação: Formação, Trabalho e Educação.Formação Profissional e empregabilidade: nível de satisfação do aluno na UCPEL. 2005. (Seminário).

37.
IV Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.A Teoria da Atividade e a Aprendizagem no Local de Trabalho. 2005. (Seminário).

38.
. III FILE. 2004. (Congresso).

39.
. XX Jornada Nacional de Estudos Linguisticos, 2004.. 2004. (Congresso).

40.
.VI Encontro de Estudos Linguisticos do Sul. 2004. (Encontro).

41.
.V Salão de Extensão da UFRGS. 2004. (Encontro).

42.
III Forum Internacional de Linguagem e Ensino. Teoria da Atividade: Uma Proposta para o Ensino de Línguas Mediado pelo Computador. 2004. (Congresso).

43.
IV Seminário Internacional da Região Sul: Desafios da Educação para a América Latina.Organização da Aprendizagem: A busca por Desafios. 2004. (Seminário).

44.
XX Jornada Nacional de Estudos Linguísticos (GELNE). O ensino de línguas e a Teoria da Atividade. 2004. (Congresso).

45.
PAIUNG: Uma década de Avaliação Institucional Integrada. 2003. (Seminário).

46.
II Forum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras. Preparação de atividades para o ensino de línguas através do computador. 2002. (Congresso).

47.
. XVI ENPULI. 2001. (Congresso).

48.
.II Fórum Estadual de Literatura Infanto-Juvenil. 2001. (Seminário).

49.
A Problemática dos saberes e o Trabalho dos Docentes: interações humanas, experiência e dilemas profissionais. 2001. (Simpósio).

50.
II Encontro Regional de Secretariado.II Encontro Regional de Secretariado. 2001. (Encontro).

51.
III Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.Rompendo a Prática Pedagógica; um curso online de Literatura Norte-Americana. 2001. (Seminário).

52.
III Seminário Temático do PAIUNG: Avaliação Institucional Face às Políticas de Ensino. 2001. (Seminário).

53.
Seminário Internacional da Região Sul: Desafios da Educação para a América Latina na Contemporaneidade.Comunidade Online para Aprendizagem Cooperativa:Educação e Tecnologia na UCPEL. 2001. (Seminário).

54.
VI Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada. VI Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada. 2001. (Congresso).

55.
VI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Comunidade Online para Aprendizagem Cooperativa: Desenvolvendo Novas Competências. 2001. (Congresso).

56.
XVI ENPULI - Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa.Teacher Education: An innovative glance, three proposals. 2001. (Encontro).

57.
.Educação a Distância: o trabalho interativo e a aprendizagem colaborativa na busca pela autonomia. 2000. (Seminário).

58.
.Panorama de Educação a Distância no Brasil. 2000. (Oficina).

59.
Curso de Apropriação Tecnológica e Inovação Pedagógica.Curso de Apropriação tecnológica e Inovação Pedagógica. 2000. (Oficina).

60.
Encontro Regional de Secretariado. 2000. (Encontro).

61.
Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras. Um Curso de ESP: atividades desenvolvidas com o uso de estratégias de leitura via web/internet. 2000. (Congresso).

62.
II Encontro nacional sobre Política de Ensino de Línguas Estrangeiras.Educação a Distância: O trabalho interativo e a aprendizagem colaborativa na busca pela autonomia. 2000. (Encontro).

63.
I Seminário de Ensino de Línguas estrangeiras do Planalto Médio.Educação a Distância: O trabalho interativo e a aprendizagem colaborativa na busca pela autonomia. 2000. (Seminário).

64.
PANORAMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL. 2000. (Encontro).

65.
.Inglês Técnico para Informática: projeto e desenvolvimento usando web-based education. 1999. (Oficina).

66.
Convenção de Professores de Inglês. 1999. (Seminário).

67.
IV Seminário Internacional de Línguistica e II Círculo de Estudos Linguisticos.IV Seminário Internacional de Línguistica e II Círculo de Estudos Linguisticos. 1999. (Seminário).

68.
. V Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. 1998. (Congresso).

69.
.I Convenção de Professores de Inglês do sul do Brasil. 1998. (Encontro).

70.
.Seminario Nacional sobre Linguagem e Ensino. 1997. (Seminário).

71.
III Encontro Estadual sobre Redação no Vestibular.III Encontro Estadual sobre Redação no Vestibular. 1997. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HEEMANN, C.. VIII Computer on the Beach. 2017. (Congresso).

2.
HEEMANN, C.. UNIBANCAS 2017/2. 2017. (Outro).

3.
HEEMANN, C.. Women in Information and Technology. 2017. (Congresso).

4.
HEEMANN, C.. Women in Information Technology (WIT + MD) CSBC 2016. 2016. (Congresso).

5.
HEEMANN, C.. Comissão de Avaliação de Artigos e Comissão Científica do XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). 2016. (Congresso).

6.
FAUSTINI, C.H.. Membro da Comissão Organizadora VII Computer on the Beach. 2016. (Congresso).

7.
HEEMANN, C.. Comissão Científica dos Anais do XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online. 2015. (Congresso).

8.
HEEMANN, C.. Membro da Comissão Organizadora do IV FILE. 2006. (Congresso).

9.
HEEMANN, C.; FAUSTINI, Christiane Heemann . Membro da Comissão Organizadora do FILE II. 2002. (Congresso).

10.
HEEMANN, C.; FAUSTINI, Christiane Heemann . Membro da Comissão Organizadora do III SENALE. 2001. (Congresso).

11.
HEEMANN, C.. Membro da Comissão Executiva do II ENPLE. 2000. (Congresso).

12.
HEEMANN, C.. Encontro Regional de Secretariado. 2000. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alexandra Becker Monteiro Rodrigues. Avaliação:Parte Integradora do Processo de Construção do Conhecimento. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espaços e Possibilidades para Educação Continuada) - Instituto Federal Sul-rio-grandense. Orientador: Christiane Heemann.

2.
Artelina de Lourdes Gonçalves Fich. Aplicação das Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos na Modalidade de Educação a Distância. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espaços e Possibilidades para Educação Continuada) - Instituto Federal Sul-rio-grandense. Orientador: Christiane Heemann.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cristiane da Silva. A Evoulção do Profissional de Secretariado: O Novo Perfil da Secretária. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Organizacional Trilíngüe) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Christiane Heemann.

2.
Viviana Porto. O Uso do Inglês como Diferencial no Mercado de Trabalho. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Organizacional Trilíngüe) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Christiane Heemann.

3.
Cinara Vieira Moreira. Ética, Ética Empresarial, Ética Profissional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Organizacional Trilíngüe) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Christiane Heemann.

4.
Rafael Zaffalon Rodrigues. Uma proposta para automação do web site da disciplina Gerência de Redes. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Análise de Sistemas) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Christiane Heemann.

5.
Cláudia Escalier da Senhora e Maira Greice Borges Valério. Aplicações Multimídia para Web da Coleção de Redes. 1999. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Análise de Sistemas) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Christiane Heemann.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
HEEMANN, C.2013HEEMANN, C.. A Aprendizagem nas Organizações: comunidades de prática e letramento digital. Texto Livre, v. 6, p. 1-13, 2013.


Livros e capítulos
1.
VETROMILLE-CASTRO, R. (Org.) ; HEEMANN, C. (Org.) ; FIALHO, V. R. (Org.) . Aprendizagem de Línguas - A Presença na Ausência: CALL, Atividade e Complexidade. 1. ed. Pelotas: Educat, 2012. v. 1. 301p .

2.
HEEMANN, C.; LEFFA, V. J. . Educação a Distância: A Formação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem. 1. ed. Pelotas: Educat, 2014. v. 1. 240p .

1.
HEEMANN, C.. Formação de comunidades em ambientes virtuais de aprendizagem: transpondo limites e criando conexões. In: Rafael Vetromille-Castro; Christiane Heemann; Vanessa Ribas Fialho. (Org.). Aprendizagem de Línguas - a Presença na Ausência: CALL, Atividade e Complexidade. 1ed.Pelotas: Educat, 2012, v. 1, p. 84-107.

2.
LEFFA, V. J. ; HEEMANN, C. . Decálogo do Professor de EAD. In: Juliana Reichert Assunção Tonelli; Jonathas de Paula Chaguri. (Org.). Espaço para Reflexão sobre Ensino de Línguas. 1ed.Maringá: Universidade Estadual de Maringá - UEM, 2014, v. , p. 19-37.

3.
HEEMANN, C.. A experiência Emocional Vivenciada em uma Comunidade Virtual de Aprendizagem. In: Maria Guiomar Carneiro Tommasiello et al.. (Org.). Didática e práticas de ensino na realidade escolar contemporânea : constatações, análises e proposições (XVI ENDIPE). 1aed.Araraquara: Junqueira & Marin Editores, 2012, v. 3, p. 004643-004654.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
HEEMANN, C.; FIALHO, V. R. . La escritura en línea y sistemas de actividad: un caso en la educación superior en Brasil. Revista RIALAIM - Asociacion Nacional de Educacion, Logopedia e Apoyo a La Integracion., España, p. 31 - 37, 30 set. 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
HEEMANN, C.. Aprendizagem em Organizações: Comunidades de Prática e Letramento Digital. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
HEEMANN, C.. Preparação de Material Didático. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).



Outras informações relevantes


PAUL HARRIS FELLOW (2015 - Rotary International)

Bolsa Doutorado-Sanduiche (CAPES) 2009

TOEFL EXAM 2008

Membro do Group Study Exchange do Rotary Foundation (intercâmbio para o SriLanka em 2002)

Certificate of Competency in English - The University of Michigan (1996)

Certificate of Proficiency in English - The University of Michigan (1996)

First Certificate in English - University of Cambridge (1997)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 8:29:48