Alice Helena Campos Pierson

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3749421379531019
  • Última atualização do currículo em 13/11/2017


Possui graduação em Licenciatura em Fisica pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Ensino de Ciências (modalidade Física) pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino de Ciências, atuando principalmente na formação inicial e continuada de professores. Desenvolve pesquisas abordando as relações Ciência-Tecnologia e Sociedade na educação científica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alice Helena Campos Pierson
Nome em citações bibliográficas
PIERSON, A. H. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia de Ensino.
Via Washington Luiz Km 235
Monjolinho
13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil
Telefone: (16) 33518373
Fax: (16) 33518372
URL da Homepage: http://www.ufscar.br


Formação acadêmica/titulação


1991 - 1997
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O Cotidiano e a busca de sentido para o Ensino de Fisica, Ano de obtenção: 1997.
Orientador: Yassuko Hosoume.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de Fisica; Cotidiano; Pesquisa em ensino de Fisica; Abordagens Tematicas.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1985 - 1990
Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Fisica no primeiro grau?,Ano de Obtenção: 1990.
Orientador: Luiz Carlos de Menezes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de Fisica; Ensino primeiro grau; Fisica do cotidiano; Evolução do ensino de ciências.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1977 - 1981
Graduação em Licenciatura Em Fisica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


2007 - 2007
Pós-Doutorado.
Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coord.área - CiÊncias anos iniciais PNLD/2016, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora da área de Física - PNLD/2015

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora da área de Física PNLD/2012
Outras informações
Coordenação do processo de avaliação do livro didatico de Fìsica para o Ensino Médio (PNLD/2012)


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1997 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1994 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Administração Central, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Universitário - UFSCar.
03/2012 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Graduação, Pró Reitoria de Graduação.

Atividade realizada
Tutora Grupo PET - Licenciatura em Física.
1/1999 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia de Ensino.

3/1998 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino: Conhecimento, Individuo e Realidade
Perspectivas atuais na Formação do Professor de Ciências
Processo Ensino e Aprendizagem
1/1994 - Atual
Ensino, Licenciatura Em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Matemática
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Física
Metodologia do Ensino Superior
Didática Geral
10/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Administração Central, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão sobre Política de Segurança da UFSCar.
04/2009 - 03/2014
Direção e administração, Universidade Federal de São Carlos, Núcleo de Formação de Professores.

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
07/2010 - 04/2011
Extensão universitária , Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Física.

Atividade de extensão realizada
Avaliação do livro didatico de Física para o Ensino Médio (PNLD/2012).
1/2004 - 12/2010
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia de Ensino.

Atividade de extensão realizada
Formação de Professores para Educação Infantil.
08/2009 - 09/2010
Extensão universitária , Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Física.

Atividade de extensão realizada
Avaliação Livro Didático de Ciências 6o ao 9o ano (PNLD/2011).
02/2005 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de São Carlos, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão Própria de Avaliação.
08/2008 - 02/2009
Extensão universitária , Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Física.

Atividade de extensão realizada
Avaliação Livro Didático de Ciências 2o ao 6o ano (PNLD/2010).
01/2007 - 01/2008
Direção e administração, Departamento de Metodologia de Ensino/ UFSCar, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
05/2006 - 01/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de São Carlos, .

Cargo ou função
Membro suplente do Conselho Universitário.
10/2000 - 10/2004
Direção e administração, Administração Central, Pró Reitoria de Graduação.

Cargo ou função
Prõ-Reitora de Graduação.
3/1999 - 12/2001
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia de Ensino.

Atividade de extensão realizada
Projeto curso pré-vestibular.
06/1999 - 09/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Membro Titular do Conselho Universitário.
5/1999 - 9/2000
Direção e administração, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia de Ensino.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Tecnico Administrativo Superior, Carga horária: 40

Atividades

5/1990 - 7/1991
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Física, Departamento de Física Experimental.

5/1990 - 7/1991
Serviços técnicos especializados , Instituto de Física, Departamento de Física Experimental.

Serviço realizado
Desenvolvimento dO Projeto "Fisica para professores de ciências do primeiro grau".
3/1991 - 6/1991
Extensão universitária , Instituto de Física, Departamento de Física Experimental.

Atividade de extensão realizada
Desenvolvimento de curso para professores da Rede Estadual de Ensino de Sao Paulo.


Linhas de pesquisa


1.
Formação de Professores
2.
Ensino de Ciências
3.
Participação no Projeto "Fisica para Professores de Ciências do Primeiro Grau"
4.
Assessoria a professores
5.
Produção de Material Didático


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Educação para a Mídia e a formação de professores na área de Ciências da Natureza
Descrição: Na sociedade contemporânea, permeada pela cultura da mídia, a escola interage permanentemente com as produções midiáticas e tecnologias de informação e comunicação. Em relação especificamente ao ensino das ciências, professores e estudantes estão em contato com conteúdos e, assim, representações da Ciência e da Tecnologia presentes nessas produções, seja em sua vida cotidiana fora da escola, seja pela sua inserção intencional na prática pedagógica. No entanto, ainda não existem, no Brasil, políticas consolidadas de tratamento da mídia pelos sistemas de ensino em seus diferentes níveis. Dentre outros elementos que dificultam essa consolidação, a ausência de programas de educação para as mídias na formação de professores, especialmente nos cursos de licenciatura em ciências, é identificada como um dos principais obstáculos. Assim, o presente projeto busca contribuir para a transformação desse cenário, por meio da compreensão de como professores em formação em cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química relacionam-se com a mídia e quais são suas expectativas em relação à inserção das produções midiáticas no ambiente escolar. Para tanto, temos como objetivo realizar, inicialmente, um levantamento das pesquisas divulgadas na forma de teses e dissertações defendidas no Brasil que se inscrevam na interface entre educação para as mídias e/ou sua utilização crítica e ensino de ciências, particularmente numa perspectiva que valoriza as relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente tendo como meta a formação de um cidadão instrumentalizado para a tomada de decisões. A partir desse levantamento e à luz de um referencial de educação para as mídias, com aportes da Teoria Crítica e dos Estudos Culturais, é meta desse projeto elaborar um questionário utilizando a escala Likert, a ser respondido por licenciandos em física, química e biologia de instituições públicas de ensino de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Esse questionário tem como objetivo levantar as percepções dos licenciandos sobre as diferentes mídias como meio de comunicação e informação; a forma como se relacionam com elas; e seus potenciais no processo de ensino e aprendizagem de ciências. Uma vez realizado esse diagnóstico e com base nos resultados obtidos será elaborada e implementada, na forma de projeto piloto, uma proposta formativa, voltada para futuros professores, visando à alfabetização informacional ? relacionada ao acesso à informação e ao uso ético dessa informação ? e à alfabetização midiática ? relacionada à capacidade de compreender as funções da mídia; de avaliar como essas funções são desempenhadas; e de utilizar criticamente a produção midiática, bem como de, a partir dessa produção e de sua avaliação crítica, produzir materiais próprios e planejar atividades didáticas de incorporação das notícias de Ciência, Tecnologia e Inovação ao processo de ensino e aprendizagem em ciências..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Alice Helena Campos Pierson - Coordenador / Carolina Rodrigues de Souza - Integrante / Denise de Freitas - Integrante.
2016 - Atual
Educação científica crítica e reflexiva: contribuições e desafios no processo de construção de uma ferramenta avaliativa.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Denise de Freitas em 15/10/2016.
Descrição: Assumindo a necessidade de uma educação científica crítica e reflexiva para a formação de cidadãos comprometidos com a construção de um modelo de sociedade mais justa social e ambientalmente, este projeto tem como objetivo construir uma ferramenta avaliativa que permita analisar práticas, materiais didáticos e processos educativos na educação básica e na formação de professores das ciências. No marco dos estudos CTSA e do Paradigma da Complexidade, será desenvolvida uma ferramenta e metodologia de avaliação que priorize a análise sistêmica. A pesquisa será desenvolvida em cinco fases: 1) levantamento bibliográfico para aprofundamento dos aportes teórico-metodológicos dos referenciais da educação científica na perspectiva CTSA e da Teoria da Complexidade, construindo um quadro teórico de referencia para a construção da ferramenta metodológica; 2) aplicação do método Delphi junto a um painel de especialistas das áreas de educação em ciências e educação ambiental, para identificar saberes, competências, conhecimentos, práticas, dentre outros considerados fundamentais para o desenvolvimento de uma educação científica crítica e reflexiva; 3) elaboração de indicadores que comporão a ferramenta de avaliação para diagnosticar a situação atual do ensino de ciências na educação básica e na formação de professores de ciências; 4) aplicação da ferramenta para avaliar materiais didáticos de ciências e práticas e processos no âmbito de um curso de licenciatura em ciências e em um programa oficial de educação ambiental na educação básica; 5) sistematização dos resultados para divulgação do diagnóstico junto à área de educação em ciências e elaboração de um quadro de referência para melhoria do ensino e da formação de professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2015
A ABORDAGEM CTS NA PRODUÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRESENTES EM MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO CIENTIFÍCO-TECNOLÓGICA NO ÂMBITO ESCOLAR
Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa de cooperação internacional entre Brasil e Argentina apoiado pelo CAPES/MINCYT REDE ? 007-12. A meta global do projeto é o desenvolvimento de um modelo teórico-metodológico para analisar perspectivas CTS na produção de conhecimentos presentes em materiais didáticos voltados para uma Educação Científica e Tecnológica crítica no âmbito escolar brasileiro e argentino. Mais especificamente os objetivos são: i) Desenvolver um aprofundamento teórico-metodológico sobre as concepções CTS voltados para a Educação Científico-Tecnológica crítica, a partir do estudo e análise do movimento CTS, tendências curriculares, perspectivas e literatura corrente nos dois países; ii) Construir um quadro de referências para a análise da inserção CTS em materiais didáticos considerando as novas questões socioambientais emergentes na atualidade e as reconcepções sobre o papel da Ciência e da Matemática no desenvolvimento socioeconômico; iii) Analisar materiais didáticos buscando identificar os pressupostos CTS presentes em seus discursos textuais e imagéticos a partir de critérios analíticos elaborados pela equipe segundo referenciais defendidos, considerando as especificidades das realidades brasileira e argentina; iv) Sistematizar indicadores que possam orientar a elaboração de materiais didáticos numa perspectiva CTS considerando os aportes teóricos dos estudos culturais tais como aspectos relacionados à problematização das relações ciência e cultura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .
Integrantes: Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Denise de Freitas - Coordenador / Antonio Carlos Amorim - Integrante / Elisabeth Barolli - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Integrante / Isabela Custódio T. Bozzini - Integrante / Anna Regina L. de Moura - Integrante / Ofelia Agoglia - Integrante / Valeria Caroglio - Integrante / Patricia Pons - Integrante / Ariel Amadio - Integrante / María Ximena Erice - Integrante / Cristina Moretti - Integrante / Lilia Micaela Dubini - Integrante / María Graciela Gómez - Integrante / Graciela Vallecillo - Integrante / Laura Patricia Perucca - Integrante / Mariana Martinello - Integrante / Carlos Passera - Integrante.Financiador(es): Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación Productiva - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2011 - 2015
O PAPEL DA CONTEXTUALIZAÇÃO NOS EXAMES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO ANTES E DEPOIS DE 2009: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS E SUAS TECNOLOGIAS
Descrição: Diante das diferentes interpretações e leituras dos sentidos dados à contextualização dos documentos oficiais brasileiros, o presente projeto foca a atenção nos Exames Nacionais para o Ensino Médio (ENEM), particularmente naquelas que envolvem o conhecimento da área de Ciências da Natureza, buscando, a partir da análise das questões presentes em suas várias edições depreender, das situações apresentadas e contextos abordados, os papéis que a contextualização vem assumindo nos processos avaliativos do ensino médio brasileiro. Paralelamente tem-se como objetivo contribuir para a discussão sobre o papel da contextualização nos processos de ensino e aprendizagem das Ciências Naturais trazendo novos elementos de análise. O projeto tem, portanto, como meta global o desenvolvimento de uma proposta de modelo teórico metodológico de plano curricular cujos aspectos centrais sejam os diferentes contextos e papeis da contextualização nos processos de ensino e aprendizagem das Ciências Naturais, com destaque para a avaliação dos processos de aprendizagem. Como metas específicas, a formação de uma rede de pesquisadores para investigar os formatos assumidos pelos exames utilizados nos processos avaliativos nacionais e suas implicações no âmbito do currículo abordando questões relacionadas à teorização conceitual das abordagens contextualizadas do conhecimento na perspectiva da compreensão do processo em seus diferentes aspectos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Alice Helena Campos Pierson - Coordenador / Denise de Freitas - Integrante / Frederico Augusto Toti - Integrante / Luciano F. Silva - Integrante / Jose Artur Barroso Fernandes - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
Processos Avaliativos Nacionais como subsídios para a reflexão e o fazer pedagógicos no Campo do Ensino de Ciências da Natureza
Descrição: O projeto, envolvendo pesquisadores do PPGE/UFSCar, PPGECT/ UFSC e PPGEHCT/ UNICAMP, tem como objetivo compreender a relação entre sistemas nacionais de avaliação, com ênfase no ENEM, seus princípios, instrumentos e resultados, assim como outras bases de dados sobre educação do INEP, como o Censo Escolar, e micro-análises de sala de aula ou da realidade e das condições locais, como subsídios para elaborações de práticas e reflexões pedagógicas e curriculares pelo professor; compreender como professores da rede pública representam, interpretam e utilizam bases de dados do INEP na relação com seu trabalho pedagógico; compreender o sistema nacional de avaliação de aprendizagem representado pelo ENEM, a partir de três eixos complementares: as representações de leitura da ciência, das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e da noção de interdisciplinaridade que esse sistema subentende;contribuir para construir política de formação de professores para a área de ciências da natureza..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (15) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / Demétro Delizoicov - Integrante / Vânia Gomes Zuin - Integrante / Henrique César da Silva - Integrante / Suzani Cassiani - Integrante / Anete Abramowicz - Integrante / Irlan von Linsingen - Integrante / Carlos Alberto Marques - Coordenador / Santiago Francisco Yunes - Integrante / Sylvia Regina Pedrosa Mastrelli - Integrante / Pedro Wagner Gonçalves - Integrante / Yara Kulaif - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2008 - 2010
Formação de professores de ciências: uma articulação entre pesquisas
Descrição: Meta global é a articulação de pesquisas conduzidas por um grupo de pesquisadores brasileiros de maneira que os correspondentes resultados e suas contribuições para uma concepção de ensino de ciências sejam capazes de promover a literacia científica, ou seja, a inclusão dos aprendizes na cultura científica e no exercício de uma cidadania comprometida com um desenvolvimento sustentável.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
A Formação de Professores na sociedade do conhecimento e da aprendizagem: contributo do trabalho de projeto para a formação de conhecimentos, competências e valores em direção à educação sustentável
Descrição: Discutir o potencial do trabalho de projeto para a construção de conhecimentos, competências e valores na formação inicial de professores. CNPq. Nº do Processo: 401944/2007-7.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Denise de Freitas - Coordenador / Carmen Lucia Brancaglion Passos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2005 - 2009
A Ciência como Cultura: Implicações na Comunicação Científica
Descrição: Este projeto tem como meta global o desenvolvimento de um modelo teórico--metodológico de plano curricular cujo aspecto central seja a ciência como cultura. Como meta específica pretendemos a formação de uma rede de pesquisadores luso-brasileiros para investigar os fenómenos de ensino-aprendizagem, no âmbito da formação de professores, quer seja sobre questões relacionadas a teorização conceptual ou a compreensão do processo em seus aspectos mais subjectivos a partir do quadro teórico acima explicitado. Para atingir essas metas delineamos objetivos em dois campos que se intercruzam. Um trata-se do campo da elaboração conceptual e o outro das implicações subjetivas e objetivas do processo de mudança pretendida para construção de um outro paradigma de ensino e pesquisa. Assim como objetivos mais específicos temos: No campo da elaboração conceptual Construir uma síntese sobre o quadro de desenvolvimentos teóricos em vários domínios com os quais o ensino das ciências vai estabelecendo relações; Elaborar uma interpretação crítica e ontológica do mundo actual nas suas dimensões científica e tecnológica, nomeadamente, evidenciando aspectos ambivalentes da ciência e da tecnologia e os efeitos profundos da tecnociência no ambiente, não só na sua dimensão natural como na dimensão social e humana; No cruzamento dos campos da elaboração conceptual e das implicações subjetivas e objetivas do processo de mudança Elaborar e implementar e avaliar unidades modulares numa perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) junto aos programas de pós-graduação no Brasil e em Portugal. Nestas unidades procuraremos entre outros procedimentos: a) problematizar as relações ciência/cultura; b) confrontar diferentes modos de produção da ciência, o ethos da ciência moderna e o ethos da tecnociência, a cidadania clássica com a cidadania moderna e estas com discursos pós-modernos de cidadania; c) conjugar conteúdos científicos, permeados de valores e de princípios, a experiências de v.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Alberto Villani - Integrante / Denise de Freitas - Coordenador / Jesuina Lopes de Almeida Pacca - Integrante / Elisabeth Barolli - Integrante / Cecilia Galvão - Integrante / Haydée Torres de Oliveira - Integrante / Maria Eduarda Nascimento Vaz Moniz dos Santos - Integrante / Maria Isabel Tavares Pinheiro Martins - Integrante / Maria Odete Tavares Alberto Tereno Valente - Integrante / Pedro Reis - Integrante.Financiador(es): Universidade de Lisboa - Cooperação / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2005 - 2007
Centro integrado de Ciências e Formação de Professores - UFSCar
Descrição: Projeto realizado em parceria com duas Escolas Estaduais de Ensino Médio do município de São Carlos (EEEM JEsuino de Arruda e EEEM Juliano de Oliveira Neto) visando a melhoria do Ensino de Ciências a partir da construção de um trabalho integrado de formação inicial e formação em serviço, construindo ações conjuntas nestas duas áreas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Dácio Rodney Hartwig - Integrante / Nelson Studart - Coordenador / Carlos Alberto Olivieri - Integrante / Carmen Passos - Integrante / Pedro Malagutti - Integrante / Ivã Moreno - Integrante / Ana Luiza Perdigão - Integrante / Luis Henrique Ferreira - Integrante / José Antonio Salvador - Integrante / Massami Yonashiro - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2009 - 2010
PIBID UFSCar: Espaço de formação compartilhada entre professores da Educação Básica e licenciandos
Descrição: Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/UFSCar intitulado Espaço de formação compartilhada entre professores da Educação Básica e licenciandos tem por objetivos articular e coordenar atividades de prática de ensino, estágio supervisionado, conteúdos curriculares e extracurriculares com ações colaborativas junto aos professores de escolas públicas estaduais de São Carlos e Sorocaba, escola municipal de São Carlos e seus alunos, tendo em vista a Iniciação à Docência dos licenciandos da UFSCar, a formação continuada dos professores em serviço na Escola Pública e a promoção da melhoria do ensino e da aprendizagem na Educação Básica, por meio de ações que contemplam os objetivos do edital PIBID/CAPES e as Propostas Curriculares Estadual e/ou Municipal, em vigor. Estão envolvidos: 65 licenciandos das seguintes áreas: Biologia (São Carlos e Sorocaba); Física; Química e Matemática; aproximadamente 60 professores da Educação Básica (São Carlos e Sorocaba) e docentes da UFSCar (São Carlos e Sorocaba) das áreas de Biologia (São Carlos e Sorocaba), Física, Química e Matemática. Há coordenadores de áreas e coordenação geral, a saber: - Coordenação geral: Maria do Carmo de Sousa - Coordenação das áreas: 1) Biologia (São Carlos): Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão 2) Biologia (Sorocaba): Viviane Melo de Mendonça 3) Física: Alice Helena Campos Pierson 4) Química: Clélia Mara de Paula Marques 5) Matemática: José Antonio Salvador..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (65) .
Integrantes: Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Coordenador / Viviane Melo de Mendonça - Integrante / Clélia Mara de Paula Marques - Integrante / : José Antonio Salvador - Integrante.


Revisor de periódico


2003 - 2007
Periódico: Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências
1998 - Atual
Periódico: Ciência e Educação (UNESP)
2010 - Atual
Periódico: Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia
2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências


Revisor de projeto de fomento


2000 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Formação de Professores.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Ensino de Física.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Abordagens curiiculares numa perspectiva CTS.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PIERSON, A. H. C.2015PIERSON, A. H. C.; BORTOLLETO-SANTOS, Rita de Cássia . AS REAÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DIANTE DA IMPLANTAÇÃO DE NOVO CURRÍCULO NA REDE ESTADUAL PAULISTA. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 17, p. 585-605, 2015.

2.
PEZZO, Mariana Rodrigues2014PEZZO, Mariana Rodrigues ; PIERSON, A. H. C. . Desvelando o espetáculo - formação para leitura crítica de midia e ensino de ciências. Interaccoes, v. 10, p. 149-170, 2014.

3.
MAIA, L. S.2013MAIA, L. S. ; DINIZ, A. A. ; PIERSON, A. H. C. . RELAÇÕES COM A FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO A PARTIR DE CHARLOT. Enseñanza de las Ciencias, v. 1, p. 2082-2086, 2013.

4.
PIERSON, A. H. C.2013PIERSON, A. H. C.; TOTI, F. A. ; SILVA, L.F. . A CONTEXTUALIZAÇÃO COMO ESTRUTURANTE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DOS DOCUMENTOS OFICIAISBRA SILEIROS E ARTIGOS ESPECIALIZADOS. Enseñanza de las Ciencias, v. unico, p. 628-632, 2013.

5.
PEZZO, Mariana Rodrigues2013PEZZO, Mariana Rodrigues ; PIERSON, A. H. C. . ESPECIFICIDADES E COMPLEMENTARIDADE ENTRE ENSINO DE CIÊNCIAS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DE REVISTA MENSAL VOLTADA À INSERÇÃO DAS «ATUALIDADES» NO AMBIENTE ESCOLAR. Enseñanza de las Ciencias, v. u, p. 3093-3097, 2013.

6.
PIERSON, A. H. C.2013PIERSON, A. H. C.; TOTI, F. A. ; SILVA, L.F . A contextualização como estruturante curricular na educação em Ciências: uma discussão a partir dos documentos oficiais brasileiros e artigos especializados. Enseñanza de las Ciencias, v. u, p. 628-632, 2013.

7.
TOTI, F. A.2012TOTI, F. A. ; PIERSON, A. H. C. . ?Compreensões sobre o processo de formação para a docência: concepções de bacharéis e licenciandos sobre a licenciatura em Física?. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, p. 1074-1107, 2012.

8.
TOTI, F. A.2010TOTI, F. A. ; PIERSON, A. H. C. . Elementos para uma aproximação entre a Física no Ensino Médio e o cotidiano de trabalho dos estudantes. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 15, p. 527-552, 2010.

9.
FREITAS, Denise de2009FREITAS, Denise de ; PIERSON, A. H. C. ; ZUIN, V. G. . Narrativa e metacognição na formação de professores e pesquisadores em educação em ciências. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 1399-1402, 2009.

10.
DINIZ, Ana Aleixo2009DINIZ, Ana Aleixo ; PIERSON, A. H. C. . Relações estabelecidas por alunos do ensino superior entre aprendizagem e processos avaliativos ? um estudo de caso. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 2142-2146, 2009.

11.
PIERSON, A. H. C.2009PIERSON, A. H. C.; TOTI, F. A. . A polissemia das idéias de cidadania como intermediário para a interlocução entre referências na educação em ciências. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 1767-1771, 2009.

12.
DINIZ, A. A.2009DINIZ, A. A. ; PIERSON, A. H. C. . Relações estabelecidas por alunos do ensino superior entre aprendizagem e processos avaliativos um estudo de caso. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 1241-2146, 2009.

13.
FREITAS, Denise de2008FREITAS, Denise de ; PIERSON, A. H. C. ; ZUIN, V. G. . As crônicas reflexivas como narrativas reveladoras das ideias de Educação em Ciências de professores-pesquisadores. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, p. 01-14, 2008.

14.
PIERSON, A. H. C.2008PIERSON, A. H. C.; FREITAS, Denise de ; VILLANI, Alberto ; FRANZONI, M. . Uma experiência interdisciplinar na formação inicial de professores.. Interacções (Portugal), v. 4, p. 113-128, 2008.

15.
BORTOLLETO-SANTOS, Rita de Cássia2008BORTOLLETO-SANTOS, Rita de Cássia ; PIERSON, A. H. C. . A Educação Ambiental no contexto escolar: uma reflexão sobre a prática docente. Multiciência (ASSER), v. 9, p. 117-130, 2008.

16.
PIERSON, A. H. C.2007PIERSON, A. H. C.; KASSEBOEHMER, Ana Claudia ; DINIZ, Ana Aleixo ; FREITAS, Denise de . Abordagem CTS na perspectiva de licenciados em Química. Ciência & Ensino (UNICAMP), v. 1, p. 01-10, 2007.

17.
FREITAS, Denise de2007FREITAS, Denise de ; VILLANI, Alberto ; PIERSON, A. H. C. ; FRANZONI, M. . O conhecimento e o saber em três esperiências de formação inicial de professores. Horizontes (Bragança Paulista), v. 25, p. 147-156, 2007.

18.
PIERSON, A. H. C.2001PIERSON, A. H. C.; VILLANI, Alberto ; FREITAS, Denise de . A Formação de Professores de Ciências: Freire dialogando com a Psicanálise. Pro-Posições (Unicamp), Campinas, v. 1, p. 12-26, 2001.

19.
PIERSON, A. H. C.2001PIERSON, A. H. C.; NEVES, M. R. . Interdisciplinaridade na Formação de Professores de Ciências: conhecendo obstáculos. Revista Brasileira de Pesquisa Em Educação Em Ciências, Porto Alegre/BR, v. 1, n.2, p. 19-30, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CASSIANI, S (Org.) ; SILVA, H. C. (Org.) ; PIERSON, A. H. C. (Org.) . Olhares para o ENEM na Educação Científica e Tecnológica. 1. ed. Araraquara: Junqueira&Marin Editores, 2013. v. 1. 368p .

2.
RAMOS, M. N. ; FREITAS, D. ; PIERSON, A. H. C. . Áreas de Conhecimento e integração curricular (Formação de Professores do ensino médio, etapa I, caderno IV). 1. ed. Curitiba: Imprensa da UFPr, 2013. v. 1. 47p .

3.
PIERSON, A. H. C.; SOUZA, M.H.A.O (Org.) . Formação de Professores na UFSCar: concepção, implantação e gestão de projetos pedagogicos das licenciaturas. 1. ed. São Carlos: EDUFSCar, 2010. v. 1. 311p .

4.
PIERSON, A. H. C.; COUTINHO, Roberto Quental ; CÉSAR, Ely Eses Barreto ; ALMEIDA, André de ; KETZER, Solange Medina . Política Nacional de Graduação. 1. ed. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2004. v. 1. 47p .

Capítulos de livros publicados
1.
PIERSON, A. H. C.; TOTI, F. A. ; DIOGO, R.C. ; QUINATO, G. A. C. . A abordagem CTS para o ensino de Ciências e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): um estudo a partir de questões que tratam de energia e recursos energéticos. In: Suzani Cassiani; Henrique César da Silva; Alice Helena Campos Pierson (orgs). (Org.). Olhares para o ENEM na Educação Científica e Tecnológica. 1ed.Araraquara: Junqueira&Marin Editores, 2013, v. 1, p. 201-216.

2.
CAMBI, B. ; MONTEIRO NETO, D. ; SOBRINHO, J.R. ; VILELA, R. ; SANTOS, R.F. ; LYRA, V.S. ; PIERSON, A. H. C. ; FERNANDES, J. A. B. ; ZUIN, V. G. . A preocupação com a motivação dos alunos no desenvolvimento de atividades de apoio curricular. In: Denise de Freitas; Fernanda Vilhena Mafra Bazon; Helka Fabbri B. Ozelo. (Org.). Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professores. 1ed.São Carlos: Suprema Gráfica e Editora, 2011, v. 1, p. 153-161.

3.
CAMBI, B. ; MONTEIRO NETO, D. ; SOBRINHO, J.R. ; SANTOS, R.F. ; PIERSON, A. H. C. . O jogo e a matemática. In: Denise de Freitas; Fernanda Vilhena Mafra Bazon; Helka Fabbri B. Ozelo. (Org.). Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professores. 1ed.São Carlos: Suprema Gráfica e Editora, 2011, v. 1, p. 215-220.

4.
SOUZA, M.H.A.O ; PIERSON, A. H. C. . Expectativa dos estudantes da UFSCar - campus São Carlos - em relação a seus cursos. In: Alice Helena Campos Pierson; Maria HElena Antunes de Oliveira e Souza. (Org.). Formação de Professores na UFSCar. 1ed.São Carlos: EDUFSCar, 2010, v. 1, p. 175-198.

5.
PIERSON, A. H. C.; SOUZA, M.H.A.O . Avaliação dos cursos de licenciatura da UFSCar, realizado no âmbito do Programa PRodocência - MEC/SESu/DEPEM: procedimentos e alguns resultados. In: Alice Helena Campos Pierson; Maria Helena Antunes de Oliveira e Souza. (Org.). Formação de Professores na UFSCar. 1ed.São Carlos: EDUFSCar, 2010, v. 1, p. 143-174.

6.
PIERSON, A. H. C.; Miranda, CS . Uma análise a partir de Pórlan e Rivero do processo de formação contínua de um projeto de Ensino de Ciências para as séries iniciais. In: Abramowicz, A; Passos, C.L.B & Oliveira, R.M.M.A.. (Org.). Desafios e Perspectivas das Práticas em Educação e da Formação de Professores. 1ed.São Carlos: Pedro e João Editores, 2007, v. 1, p. 59-77.

7.
PIERSON, A. H. C.; ARAUJO FILHO, Targino de . Flexibilização Curricular: experiências e perspectivas. In: Michel Thiollent; Alba Lucia Castelo Branco; Regina Moreira Guimarâes; Targino de Araujo Filho. (Org.). Extensão Universitária: conceitos, métodos e práticas. 1ed.Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2003, v. 1, p. 01-174.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FIGUEIRA, R. ; PIERSON, A. H. C. . A ABORDAGEM TEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O TEMA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO. In: XX Simpósio Nacional do Ensino de Física, 2013, São Paulo. Anais do XX Simpósio Nacional do Ensino de Física. São Paulo: SBF, 2013. v. u. p. 1-9.

2.
PETROCELLI, G. ; DANUELLO, M. V. B. ; AGUIAR, S. ; SANCHES, V. ; PIERSON, A. H. C. . ESTUDO DA EVASÃO DA LICENCIATURA EM FÍSICA NA UFSCAR. In: XX Simpósio Nacional do Ensino de Física, 2013, São Paulo. Anais do XX Simpósio Nacional do Ensino de Física. São Paulo: SBF, 2013. v. u. p. 1-7.

3.
SANTOS, D. ; POLLOJR, J. W. ; PIETSCHER, A. ; BUSSI, B. ; BRAGAGNOLO, D. ; OLIVEIRA, F. ; SOUZA, M. ; PIERSON, A. H. C. . Reflexões sobre o Circo da Ciência como espaço de interação entre alunos da Educação Básica e licenciandos em Física. In: XX Simpósio Nacional do Ensino de Física, 2013, São Paulo. Anais do XX Simpósio Nacional do Ensino de Física. São Paulo: SBF, 2013. v. u. p. 1-7.

4.
SILVA, M. R. ; PIERSON, A. H. C. . ENSINO DE FÍSICA E DEFICIÊNCIA VISUAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM AULAS DE ELETROSTÁTICA. In: XX Simpósio Nacional do Ensino de Física, 2013, São Paulo. Anais do XX Simpósio Nacional do Ensino de Física. São Paulo: SBF, 2013. v. u. p. 1-8.

5.
DINIZ, A. A. ; PIERSON, A. H. C. . A docência universitária ? um caminho a trilhar. In: XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2012, Maresias. Anais do XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São PAulo: SBF, 2012. v. u. p. 1-10.

6.
TOTI, F. A. ; SANTOS JUNIOR, S. ; PIERSON, A. H. C. . UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS PARA ABORDAGEM CIÊNCIA ? TECNOLOGIA -SOCIEDADE NO ENSINO DE FÍSICA. In: XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2012, Maresias. Anais do XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo: SBF, 2012. v. u. p. 1-8.

7.
Alves, A.R. ; MIRANDA, E. M. ; ZUIN, V. G. ; FREITAS, Denise de ; PIERSON, A. H. C. . ENEM: representações de professores da área de Ciências Naturais de uma escola de Ensino Médio da cidade de São Carlos, São Paulo. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2011, Campinas. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de CiÊncias. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2011. v. unico. p. 1-10.

8.
MIRANDA, E. M. ; MENTEN, M.L.M. ; Alves, A.R. ; FREITAS, Denise de ; ZUIN, V. G. ; PIERSON, A. H. C. . ENEM 2009: Articulações entre CTS, Interdisciplinaridade e COntextualização evidenciadas nas questões das Ciências da Natureza. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2011. v. v.u. p. 1-12.

9.
TOTI, F. A. ; PIERSON, A. H. C. . Perspectivas multiculturais na Educação em Ciências: uma análise a partir da ideia de cidadania. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2011. v. v.u. p. 1-12.

10.
PIERSON, A. H. C.; TOTI, F. A. ; DIOGO, R.C. ; QUINATO, G. A. C. . A abordagem CTS para o ensino de Ciências e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM/MEC/Brasil): um estudo a partir de questões que tratam de energia e recursos energéticos.. In: II seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências (VI seminário ibérico CTS no Ensino de Ciências), 2010, Brasilia. Anais do II seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências (VI seminário ibérico CTS no Ensino de Ciências). Brasilia: Universidade de Brasilia, 2010. v. u. p. 1-8.

11.
TOTI, F. A. ; PIERSON, A. H. C. . Uma leitura da cidadania nas abordagens CTS na Educação em Ciências a partir de elementos de sociologia. In: II seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências (VI seminário ibérico CTS no Ensino de Ciências), 2010, Brasilia. Anais do II seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências (VI seminário ibérico CTS no Ensino de Ciências). Brasilia: Universidade de Brasilia, 2010. v. u. p. 1-8.

12.
TOTI, F. A. ; PIERSON, A. H. C. . SABERES MAIS VALORIZADOS E SABERES PROCURADOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA: CONCEPÇÕES DE BACHARÉIS E LICENCIANDOS.. In: XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2010, Águas de Lindóia. Anais do XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2010. p. 1-12.

13.
TOTI, F. A. ; PIERSON, A. H. C. . ABORDAGENS DA CIDADANIA EM PERIÓDICOS NACIONAIS DE ENSINO DE FÍSICA E DE ENSINO DE CIÊNCIAS. In: XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2010, Águas de Lindóia. Anais do XII Encontro de PEsquisa em Ensino de Fìsica. São PAulo: SBF, 2010. p. 1-12.

14.
DINIZ, Ana Aleixo ; PIERSON, A. H. C. . A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitario - um estudo de caso. In: XII Ensontro de Pesquisa em Ensino de Fìsica, 2010, Águas de Lindóia. Anais do XII Encontro de PEsquisa em Ensino deFìsica. São Paulo: SBF, 2010. p. 1-12.

15.
SILVA, L.F. ; TOTI, F. A. ; PIERSON, A. H. C. . Planejamento e Execução de Atividades Didáticas com Temas Controversos: futuros professores de Física e o Aquecimento Global. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF, 2009, Vitória. Anais do XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009. v. 1. p. 1-10.

16.
TOTI, F. A. ; PIERSON, A. H. C. . Ensino de Física no Cárcere: experiências didáticas de Física apoiadas em situações de trabalho de alunos reeducandos de uma unidade prisional paulista. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF, 2009, Vitoria. Anais do XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009. v. 1. p. 1-10.

17.
FREITAS, Denisa de ; PIERSON, A. H. C. ; ZUIN, V. G. . Narrativa e metacognição na formação de professores e pesquisadores em educação em ciências. Enseñanza de las Ciencias. In: VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, 2009, Barcelona. Enseñanza de las Ciencias, 2009. p. 1399-1402.

18.
TOTI, F. A. ; PIERSON, A. H. C. . DIFERENTES PERSPECTIVAS DE CIDADANIA PRESENTES NAS DISCUSSÕES ATUAIS EM DEFESA DA ABORDAGEM CTS NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA.. In: VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2009, Belo Horizonte. Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2009. p. 1-12.

19.
TOTI, F. A. ; PIERSON, A. H. C. . Conteúdos para o Ensino de Física: uma investigação a partir de contextos de trabalho de Estudantes trabalhadores. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos. Anais do IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009. v. 1. p. 1-12.

20.
SOUZA, Carolina Rodrigues de ; PIERSON, A. H. C. . Ciência na Educação Infantil: como pensar a questão curricular?. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro Sobre Questões Curriculares, 2008, Florianopolis. Anais do IV Colóquio Luso-Brasileiro Sobre Questões Curriculares, 2008. v. 1. p. 1-12.

21.
TOTI, F. A. ; PIERSON, A. H. C. . Educação Científica e Cidadania: relações recíprocas em pauta e um referencial em construção?. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008, Curitiba. Anais do XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008. v. 1. p. 1-10.

22.
FREITAS, Denise de ; PIERSON, A. H. C. ; ZUIN, V. G. . As crônicas e os processos reflexivos na formação de professores e pesquisadores em educação em ciências. In: III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)Biográfica - CIPA, 2008, Natal. Anais do III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)Biográfica, 2008. v. 1. p. 1-9.

23.
DINIZ, Ana Aleixo ; FERRAZ, R.C.M.C. ; PIERSON, A. H. C. . Percepção dos alunos sobre a incorporação de elementos de física moderna e contemporânea em uma disciplina introdutória do curso de física. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008, Curitiba. Anais do XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008. v. 1. p. 1-12.

24.
PIERSON, A. H. C.; TOTI, F. A. . Elementos metodologicos para o ensino de física a partir das atividades de trabalho de estudantes do ensino médio. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianopolis. Anais VI ENPEC, 2007.

25.
DINIZ, Ana Aleixo ; PIERSON, A. H. C. . Formas e funções dos processos avaliativos na perspectiva dos alunos ingressantes no curso de Física da UFSCar. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino deCiencias, 2007, Florianopolis. Anais VI ENPEC, 2007.

26.
PACCA, J. L. A. ; PIERSON, A. H. C. ; SANTOS, Maria Eduarda Nascimento Vaz Moniz dos . A relação CTS incorporada a uma disciplina tradicional de pós-graduação. In: III Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares, 2006, Braga. Anais do III Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares, 2006.

27.
MONTE, M.G. ; FREITAS, Denise de ; MIRANDA, E. M. ; SANTOS, M. ; PIERSON, A. H. C. . A relação Ciencia-Tecnologia_Sociedade nos livros didáticos de biologia para o ensino médio recomendados pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio MEC/Brasil. In: IV Congresso Iberoamericano de Educação Científica, 2006, Lima. Anais do IV Congresso Iberoamericano de Educação Científica, 2006. v. 1. p. 1-10.

28.
Miranda, CS ; PIERSON, A. H. C. . Uma análise a partir de Pórlan e Rivero do processo de formação continua de um projeto de Ciências para as séries iniciais. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2005, Belo Horizonte. Anais do VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2005.

29.
Miranda, CS ; PIERSON, A. H. C. ; RUFFINO, S. F. . Se não vamos ?ensinar Ciências? por que querer levá-la para a Educação Infantil?. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. Anais do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005.

30.
PIERSON, A. H. C.; FREITAS, Denise de ; ZUIN, V. G. . Aspectos de Ciência, Educação Científica e Cidadania em debate a partir de uma situação sócio-científica. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. Anais do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005.

31.
PIERSON, A. H. C.; SOUZA, Carolina Rodrigues de . As contribuições do processo de implementação do projeto para oa ensino de Ciências ABC na Educação Científica - A Mão na Massa para o desenvolvimento profissional de uma professora de pré-escola. In: IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF), 2004, Jaboticatubas. Anais do IX EPEF, 2004.

32.
PIERSON, A. H. C.; VILLANI, Alberto ; FREITAS, Denise de . A participação de futuros professores no processo de construção de saberes escolares numa perspectiva interdisciplinar. In: Congresso Internacional Paulo Freire, 2001, Evora. Actas do Congresso Internacional Paulo Freire, 2001. v. único.

33.
PIERSON, A. H. C.; VILLANI, Alberto ; FREITAS, Denise de ; FRANZONI, M. . Conhecimento e Saberes em Experiências de Formação de Professores. In: XXIII Reunião Anual da ANPED, 2000, Caxambu. Atas XXIII ANPED, 2000. v. Único.

34.
PIERSON, A. H. C.; VILLANI, Alberto ; FREITAS, Denise de ; FRANZONI, M. . Uma experiência interdisciplinar na formação de professores. In: VII Conferência Interamerica sobre Educação em Física, 2000, Canela. Atas do VII IACPE, 2000. v. único.

35.
PIERSON, A. H. C.; VILLANI, Alberto ; FREITAS, Denise de . Integrando as disciplinas de Prática de Ensino em Biologia e Prática de Ensino em Física. In: II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 1999, Valinhos. Atas do II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 1999. v. unico.

36.
PIERSON, A. H. C.; HOSOUME, Yassuko . O cotidiano, as abordagens temáticas e o ensino de física. In: VI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1998, Florianópolis. Anais do VI Encontro de PEsquisa em Ensino de Física, 1998. v. unico.

37.
TOMASI, R. ; PIERSON, A. H. C. . Integração dos ensinos de Graduação e Pós-graduação na UFSCar:Experiência na Engenharia de Materiais. In: XXVI Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 1998, Sao Paulo. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 1998. v. 4. p. 1801-1813.

38.
PIERSON, A. H. C.; HOSOUME, Yassuko . O Cotidiano, o Ensino de Física e a Formação da Cidadania. In: I Encontro de Pesquisa em Ensino de Ciências, 1997, Águas de Lindóia. Atas do I Encontro de PEsquisa em Ensino de Ciências, 1997. v. único. p. 86-89.

39.
PIERSON, A. H. C.; HOSOUME, Yassuko . O Cotidiano e a Pesquisa em Ensino de Física. In: V Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física, 1996, Águas de Lindóia. Anais do V Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física, 1996. v. único. p. 152-163.

40.
KAWAMURA, M. R. ; HOSOUME, Yassuko ; PIERSON, A. H. C. ; TOSCANO, C. ; TEIXEIRA, D. R. . Enseñanza de Fisica para alumnos de 12 a 15 años: una proposta. In: International Conference 'Science and Mathematics Education for 21st Century:Towards Innovatory Approaches', 1994, Conception. Proceedings International Conference Science and Mathematics Education for 21st Century, 1994. v. único. p. 365-374.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FIGUEIRA, R. ; PIERSON, A. H. C. . UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO ENTRE A ABORDAGEM TEMÁTICA E A INSERÇÃO DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de física, 2016, Natal. Programa do XVI EPEF, 2016.

2.
MAIA, L. S. ; PIERSON, A. H. C. . A RELAÇÃO COM O SABER DA FÍSICA ESCOLAR: IDENTIFICANDO PERFIS. In: XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física, 2016, Natal. Programa XVI EPEF, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PIERSON, A. H. C.; SOUZA, Carolina Rodrigues de ; BORIO, João Carlos . Educação para o Ensino de Ciências: Concepções, Possibilidades e Implicações. In: XV Simposio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba. Anais do XV SNEF, 2003.

2.
PIERSON, A. H. C.; VILLANI, Alberto ; FREITAS, Denise de ; FRANZONI, M. . A formação de um grupo interdisciplinar na construção das primeiras experiências didáticas. In: I Congresso Ibero Americano de Formação de Professores, 2000, Santa Maria. Anais do I Congresso Ibero Americano de Formação de Professores, 2000. v. ùnico.

3.
PIERSON, A. H. C.; VILLANI, Alberto ; FREITAS, Denise de ; FRANZONI, M. . Interdisciplinaridade e formação de professores. In: VII Encontro Perspectivas no Ensino de Biologia, 2000, São Paulo. Coletânea VII Perspectivas no Ensino de Biologia, 2000. v. único. p. 517-521.

4.
PIERSON, A. H. C.; VILLANI, Alberto ; FREITAS, Denise de . Uma perspectiva dialógica e interdisciplinar para a Prática de Ensino. In: Escola de Verão para Professores de Prática de Ensino de Física, Química, Biologia e áreas afins, 2000, Bauru. Caderno de Textos da V Escola de Verão para Professores de Prática de Ensino, 2000. v. ÚNico. p. 87-91.

5.
PIERSON, A. H. C.; VILLANI, Alberto ; FREITAS, Denise de ; FRANZONI, M. . Interdisciplinaridade e Formação de Professores. In: VII Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física, 2000, Florianópolis. Programas e Resumos VII EPEF. v. único. p. 79-80.

6.
PIERSON, A. H. C.; TOSCANO, C. ; TEIXEIRA, D. R. ; KAWAMURA, M. R. ; HOSOUME, Yassuko . Curto-circuitando fórmulas e conceitos memorizados: ensinando eletricidade no primeiro grau. In: IX Simpósio Nacional do Ensino de Física, 1995, Niteroi. Atas do IX Simpósio Nacional do Ensino de Física, 1995. v. único. p. 265-265.

7.
PIERSON, A. H. C.. As diferentes funções do cotidiano no Ensino de Física. In: IV Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física, 1994, Florianópolis. Resumos do IV Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física, 1994. v. único. p. 135-135.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, M. R. ; PIERSON, A. H. C. ; PIETSCHER, A. C. C. ; SANTOS, D. ; BRAGAGNOLO, D. ; BIRAL, E. J. P. ; SANCHES, V. T. ; INACIO, E. M. . Ensino de Física e deficiência visual: o que pensam os licenciandos em Física em fase de conclusão de curso.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BRAGAGNOLO, D. ; SANCHES, V. T. ; SA1, A. F. ; TEIXEIRA1, E. H. J. ; DANUELLO, M. V. B. ; PIERSON, A. H. C. . PERFIL DOS INGRESSANTES EM LICENCIATURA EM FÍSICA NA UFSCar ? dados para um estudo sobre evasão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
PIERSON, A. H. C.; TOTI, F. A. . Diferentes concepções de contextualização: ENEM, documentos oficiais e literatura em Ensino de Ciências. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PIERSON, A. H. C.. O ENEM ao longo dos tempos - discussão sobre seus objetivos e formatos antes e apos 2009. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PIERSON, A. H. C.. A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PIERSON, A. H. C.. Os Eixos Temáticos para a Formação de Professores - Áreas de conhecimento e integração curricular. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
DINIZ, Ana Aleixo ; PIERSON, A. H. C. . Relações estabelecidas por alunos do ensino superior entre aprendizagem e processos avaliativos ? um estudo de caso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
PIERSON, A. H. C.; TOTI, F. A. . A polissemia das idéias de cidadania como intermediário para a interlocução entre referências na educação em ciências. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
DINIZ, Ana Aleixo ; PIERSON, A. H. C. . Formas e funções dos processos avaliativos na perspectiva dos alunos ingressantes no curso de Física da UFSCar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
PIERSON, A. H. C.; TOTI, F. A. . Elementos metodológicos para o ensino defísica a partir das atividades de trabalho de estudantes do ensino médio. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PIERSON, A. H. C.. Diversificando caminhos da formação de professores na UFSCar ? algumas contribuições. São CArlos, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
FREITAS, D. ; PIERSON, A. H. C. . Perspectivas recentes da educação científica. Coimbra/ Portugal, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PIERSON, A. H. C.; FREITAS, D. ; KAWASAKI, C. S. ; FERNANDES, M. A. ; PETRUCCI-ROSA, M. I. ; STUDART FILHO, N. . Guia do Livro Didático de CiÊncias - anos iniciais (PNLD/2016). 2015.

2.
TERRAZZAN, E. A. ; PIERSON, A. H. C. ; ZYLBERSZTAJN, A. ; Delizoicov.D. ; MARTINS, I. G. R. . Guia do Livro Didático de Física para o Ensino Médio - PNLD/2015. 2014.

3.
PIERSON, A. H. C.. PNLD2013/MEC/FNDE - Avaliação do livro didático de Ciências (2a a 5a série do Ensino Fundamental). 2011.

4.
PIERSON, A. H. C.; TERRAZZAN, E. A. ; DELIZOICOV, Demétro ; ZYLBERSZTAJN, A. . Guia do livro didático de Física - Programa Nacional do livro didático. 2011.

5.
PIERSON, A. H. C.. Avaliação de Material Didático para a Educação de Jovens e Adultos - PNLD/EJA/MEC. 2010.

6.
PIERSON, A. H. C.. Avaliação de Obras do Programa Nacional Biblioteca na Escola ? PNBE do Professor. 2010.

7.
PIERSON, A. H. C.. Avaliação de livro didático de Ciências (6a à 9a série do EF) - PNLD/MEC. 2009.

8.
PIERSON, A. H. C.. Avaliação do livro didatico de Ciências (2a à 5a série) - PNLD/MEC. 2008.

9.
PIERSON, A. H. C.. Comissão de Pareceristas do REUNI/ MEC. 2007.

10.
PIERSON, A. H. C.; Delizoicov.D. ; Oliveira, A.A.J. . Relatório do processo de avaliação do livro didático de física (PNLEM - 2007). 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
PIERSON, A. H. C.; TOTI, F. A. . O papel da contextualização nos Exames Nacionais do Ensino Médio antes e depois de 2009: uma análise a partir da área de Ciências Naturais e suas Tecnologias. 2015. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PIERSON, A. H. C.; FREITAS, Denise de; KAWAMURA, M. R.. Participação em banca de Mariana Pezzo. Ensino de CiÊncias e divulgação científica: análise das recontextualizações entre as revistas Carta Capital e Carta na Escola. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
SILVA, H. C.; BACCI, D.L.C.; PIERSON, A. H. C.. Participação em banca de Daiane Martins Galvão. Textualização do Tema: Mudanças Climáticas Globais em QUestões do ENEM na Pesrpectiva das Geociencias. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
PIERSON, A. H. C.; OLIVEIRA, R.V.B.C.; PERDIGÃO, A.L.R.V.. Participação em banca de Ana Aleixo Diniz. A avaliação e suas relações com os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário - um estudo de caso. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
ZUIN, V. G.; QEIROZ, Salete Linhares; PIERSON, A. H. C.. Participação em banca de Carlos César Mascio. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): articulações entre Educação, Ciência, Tecnologia e Sociedade e a proposta nacional para o Ensino de Química. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
DAIBEM, A. M. L.; DINIZ, R. E. S.; PIERSON, A. H. C.. Participação em banca de Claudio Moreira. A Prática Docente no Ensino de Ciências no ciclo II do Ensino Fundamental. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
FREITAS, Denise de; PIERSON, A. H. C.; SILVA, H. C.. Participação em banca de Elisangela Matias Miranda. Estudo das concepções de professores da área de Ciências Naturais sobre interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

7.
MATTOS, Cristiano Rodrigues; KAWAMURA, M. R.; PIERSON, A. H. C.. Participação em banca de Fernanda Cavaliere Ribeiro Sodré. Física para uma alimentação saudável. 2008. Dissertação (Mestrado em Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

8.
KAWAMURA, M. R.; AULER, D.; PIERSON, A. H. C.. Participação em banca de Rodeline Beatriz Strieder. Abordagem CTS e ensino médio: espaços de articulação. 2008. Dissertação (Mestrado em Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

9.
VILLANI, Alberto; MATTOS, Cristiano Rodrigues; PIERSON, A. H. C.. Participação em banca de Patricia Weishaupt Bastos. Física para uma discriminação auditiva. 2007. Dissertação (Mestrado em Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

10.
MATTOS, Cristiano Rodrigues; VILLANI, Alberto; PIERSON, A. H. C.. Participação em banca de Patricia Weishaupt Bastos. Fisica para uma discriminação auditiva. 2007. Dissertação (Mestrado em Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

11.
PIERSON, A. H. C.; VILLANI, Alberto; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Participação em banca de Daniela Cássia Sudan. Saberes em Construção de uma professora que pesquisa a própria prática. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

12.
PIERSON, A. H. C.; PASSOS, C. L. B.; OLIVEIRA, R. M. M. A.. Participação em banca de Andre Braga. Os saberes das professoras que ensinam ciências nas séries iniciais. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

13.
PIERSON, A. H. C.; NALE, N.; DINIZ, Renato Eugênio da Silva. Participação em banca de Adriana Andrés. Representações e Experiências de uma Comunidade Rural e Escolar sobre o ambiente, pouso Alto - MG. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

14.
PIERSON, A. H. C.; VILLANI, Alberto; HOSOUME, Yassuko. Participação em banca de Eraldo Rizzo de Oliveira. Monitoria discente no ensino médio de física: promovendo singularidades. 2005. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.

15.
PIERSON, A. H. C.; AULER, D.; TERRAZZAN, E. A.. Participação em banca de Nestor Davino Santini. Estudo de Equipamentos Agrícolas no Ensino de Física: uma proposta de trabalho em escolas agrotécnicas. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

16.
PIERSON, A. H. C.; PALHARES, Marina Silveira; CAMARGO, Rubens Barbosa de. Participação em banca de Carolina Rodrigues de SOuza Miranda. ABC na educação cientifica - Mão na Massa, para desenvolvimento profissional de uma professora de pré-escola. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

17.
PIERSON, A. H. C.; KAWAMURA, Maria Regina Dubeux; OLIVEIRA, Mauricio Pietrocola Pinto de. Participação em banca de Eliana Maceira Pires COnti. Trabalhando com Projetos, limites e potencialidades. 2004. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.

18.
PIERSON, A. H. C.; HOSOUME, Yassuko; VILLANI, Alberto. Participação em banca de Eraldo Rizzo de Oliveira. Monitoria Discente no Ensino Médio de Física: Promovendo Singularidades. 2004. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.

19.
PIERSON, A. H. C.; ARAUJO FILHO, Targino de; MOCCELLIN, João Vitor; PEREIRA, Néocles Alves. Participação em banca de Giovana Troya Marques Panepucci. Avaliação de Desempenho dos Departamentos Acadêmicos da UFSCar utilizando análise de envoltória de dados - AED. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos.

20.
PIERSON, A. H. C.; ALMEIDA, Rosangela Doin de; FREITAS, Denise de. Participação em banca de Adriano Rodrigo Oliveira. A cartografia escolar e as práticas docentes nas séries iniciais do ensino fundamental. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

21.
PIERSON, A. H. C.; FREITAS, Denisa de; DINIZ, Renato Eugênio da Silva. Participação em banca de Sandra Fagionato Ruffino. Educação Ambiental na pré-escola. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

22.
PIERSON, A. H. C.; HOSOUME, Yassuko; KAWAMURA, Maria Regina D. Participação em banca de Graziela das Neves. Contribuições da disciplina de Elementos e Estratégias para o ensino de Física no curso de Licenciatura do IFUSP. 2003. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.

23.
PIERSON, A. H. C.; FREITAS, Denise de; AMORIM, A. C.. Participação em banca de Marcos Lopes de Souza. Ensinar a partir da realidade do aluno: uma investigação sobre a abordagem do cotidiano no ensino de Biologia. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

24.
PIERSON, A. H. C.; CAMARGO, Rubens Barbosa de; NALLE, N.. Participação em banca de Marcos Rogério Neves. Interdisciplinaridade na formação inicial de Professores de Ciências Naturais. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

25.
PIERSON, A. H. C.; MINTO, C. A.; SEGATTO, M. A.. Participação em banca de Maria Gládis Sartori Proença. A relação Planejamento de Ensino - Projeto Político Pedagógico numa escola da Rede Pública Estadual de Dourados/MS. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

26.
PIERSON, A. H. C.; MONTEIRO, H. L.; BASSO, I. S.; MELLO, R. R.. Participação em banca de Douglas Aparecido de Campos. O professor de Educação Física e a Produção de saberes em sua prática pedagógica. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

27.
PIERSON, A. H. C.; DELIZOICOV, Demétro; PELANDRE, Nilcéa Lemos. Participação em banca de Leonir Lorenzetti. Alfabetização Científica. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

28.
PIERSON, A. H. C.; ALVES, F. J. C.; FRESTON, P. C.. Participação em banca de Basilio Senko Neto. APEOESP: Formas de Luta e Qualidade de Ensino. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos.

29.
PIERSON, A. H. C.; HOSOUME, Yassuko. Participação em banca de Sandra Del Carlo. Duas Propostas de Ensino e suas formas de compreender a Eletricidade. 1997. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
PIERSON, A. H. C.; SANTOS, W. L. P.; MEGID, J.; SILVA, A.F.G.; ZUIN, V. G.. Participação em banca de Frederico Augusto Toti. Educação cientifica e Cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em educação em ciências. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
MATTOS, Cristiano Rodrigues; PIERSON, A. H. C.; ABIB, M.L.V.S.; PACCA, J. L. A.; MONTEIRO, M.A.A.. Participação em banca de Patricia Weishaupt Bastos. A ciencia complexificando o conhecimento cotidiano: uma intervenção na escola pública. 2011. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.

3.
FREITAS, Denise de; VILLANI, Alberto; TABANEZ, Marlene Francisca; PIERSON, A. H. C.; SILVA, Douglas Verrangia Correa. Participação em banca de Maria das Graças Monte. Trajtorias de docentes universitarios com a tematica ambiental: do mito de origens às ações no campo ambiental. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
BIZZO, N. M. V.; MOLINA, Eder Cassola; SILVA, Cibele Celestino; MATTOS, Cristiano Rodrigues; PIERSON, A. H. C.. Participação em banca de Sandra Del Carlo. Conceitos de fisica na educação básica e na academia: aproximações e distanciamentos. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

5.
PIERSON, A. H. C.; NACARATO, Adair Mendes; SANTOS, Vinicio de Macedo; PASSOS, C. L. B.; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Participação em banca de Marco Rogerio Neves. O professor de matemática, seus saberes e suas necessidades em relação a sua disciplina. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

6.
PIERSON, A. H. C.; ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro de; QEIROZ, Salete Linhares; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; HARTWIG, Dácio Rodney. Participação em banca de Dulcimeire Aparecida Volante Zanon. Ensinar e Aprender Ciências no Ensino Fundamental com Atividades Investigativas: enfoque no Projeto ABC na Educação Cientifica - Mão na Massa. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

7.
PIERSON, A. H. C.; VILLANI, Alberto; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; FREITAS, Denise de; BAROLLI, Elisabeth. Participação em banca de Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira. Reflexões sobre um projeto de parceria entre universidade e uma escola pública estadual de ensino médio: limites e possibilidades. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

8.
PIERSON, A. H. C.; FREITAS, Denise de; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; VILLANI, Alberto; COELHO, M. M.. Participação em banca de Isabela Custódio Talora Bozzini. A construção do espaço coletivo escolar: o HTPC em foco. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

9.
PIERSON, A. H. C.; PACCA, J. L. A.. Participação em banca de Fátima Cruz Sampaio. Laboratório do Cotidiano: ensinando física em um Curso de Magistério. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
PIERSON, A. H. C.; HOSOUME, Yassuko; MENEZES, Luis Carlos de. Participação em banca de Rebeca Vilas Boas Cardoso de Oliveira. Diferentes dimensões da prática reflexiva em experiências de formação contínua de profesores. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GUSMÃO, M.S.S.; PIERSON, A. H. C.; TERRAZZAN, E. A.. Concurso publico para a carreira do Magistério Superior (Ensino de Física). 2010. Universidade Federal do Amazonas.

2.
PENIDO, M.C.M; PIERSON, A. H. C.; TERRAZZAN, E. A.. Concurso publico para o magisterio superior - prof. adjunto. 2009. Universidade Federal da Bahia.

3.
BERNARDES, M.S.; COSTA, M.B.B.; ROMERO, F.N.; PIERSON, A. H. C.; WITAKER, D.C.A.. Professor Adjunto - área de Educação. 2008. Universidade Federal de São Carlos.

4.
PIERSON, A. H. C.; CURVELO, Antônio Aprigio da Silva; MURAMATSU, Mikiya; FONTANARI, José Fernando; NUNES, Luiz Antonio de Oliveira. Processo Seletivo de Provas para Contratação de Prof. Doutor. 2004. Universidade de São Paulo.

5.
PIERSON, A. H. C.; MOURA, M. O.; TANCREDI, R.. Seleção de Professor Efetivo. 2002. Universidade Federal de São Carlos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física.UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO ENTRE A ABORDAGEM TEMÁTICA E A INSERÇÃO DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2016. (Encontro).

2.
XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física.A RELAÇÃO COM O SABER DA FÍSICA ESCOLAR: IDENTIFICANDO PERFIS. 2016. (Encontro).

3.
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Perspectivas multiculturais na educação em ciências: uma análise a partir da ideia de cidadania. 2011. (Encontro).

4.
VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. Narrativa e metacognição na formação de professores e pesquisadores em educação em ciências. 2009. (Congresso).

5.
XVIII Simposio Nacional de Ensino de Física.Reflexões sobre Recursos Didáticos para o Ensino de Física. 2009. (Simpósio).

6.
XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF.Ensino de Física no Cárcere: experiências didáticas de Física apoiadas em situações de trabalho de alunos reeducandos de uma unidade prisional paulista. 2009. (Simpósio).

7.
II Seminario de Inovações Pedagogicas no Ensino de Graduação da UFSCar.O ensino de graduação: saberes e competencias essenciais na formação do profissional na contemporaneidade. 2008. (Seminário).

8.
XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Fisica.Educação Científica e Cidadania: relações recíprocas em pauta e um referencial em construção?. 2008. (Encontro).

9.
VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Elementos Metodológicos para o ensino de física a partir das atividades de trabalho de estudantes do ensino médio. 2007. (Encontro).

10.
V Semana da Física - UNESP.Algumas deformações na visão de Ciência e Trabalho Cientifico e suas implicações no Processo de Ensino. 2007. (Encontro).

11.
Capacitação dos Gestores Acadêmicos das IFES - Regiões Sul e Sudeste.Capacitação dos Gestores Acadêmicos das IFES - Região Sul e Sudeste. 2004. (Oficina).

12.
Construção de uma Política Nacional de Graduação.Construção de uma Política Nacional de Graduação. 2004. (Seminário).

13.
Encontro de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras- Região Sudeste.Encontro de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras - Região Sudeste. 2004. (Encontro).

14.
IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF).IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. 2004. (Encontro).

15.
XVII Forum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasilerias.XVII Forum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras. 2004. (Encontro).

16.
Oficina FORGRAD.Oficina Forgrad: (Re)Discutindo o PNG - Subsídios para uma Política Nacional de Graduação. 2003. (Oficina).

17.
XV Simpósio Nacional de Ensino de Física.Educação para o Ensino de Ciências: Concepções, Possibilidades e Implicações. 2003. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PIERSON, A. H. C.; TERRAZZAN, E. A. ; CAMARGO, S ; FERREIRA, J.M.H. ; BARBOSA-LIMA, M.C. . XII Encontro de PEsquisa em Ensino de Física. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Livia Aceto Ferraz dos Santos. Identificação de elementos para concepção e avaliação de instalações interativas de museus de ciências. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

2.
Celso Luiz Mattos. Luz, Câmera, Ciência: A Ficção Científica como mediadora da discussão sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade na sala de aula. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Rafael Figueira. Por que ensinar física no ensino médio? Com a palavra professores de física da educação básica. Início: 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Gabriela Brito Ortelan. Potencialidades das notícias das mídias de grande acesso sobre o Caso LHC para o ensino de Física de Partículas. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

2.
Túlio Ferneda. Concepções de Ciências em romances de ficção científica: uma análise comparativa. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

3.
Rafael Figueira. Estudo sobre as contribuições da estruturação do ensino em temas para a inserção de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

4.
Mariana Rodrigues Pezzo. Ensino de ciências e divulgação científica: análise do ato de comunicar como ato de educar na revista Carta na Escola. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

5.
Sergio Danial Ferreira. CTS e ENEM ? uma análise das perspectivas curriculares sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade e das concepções presentes no Exame Nacional do Ensino Médio. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

6.
Ana Aleixo Diniz. Formas e funçõas dos processos avaliativos num curso de licenciatura em Física na perspectiva de alunos e professores. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

7.
Frederico Augusto Toti. Estudo das conexões entre a Física ensinado no ensino médio e a envolvida em atividades produtivas. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

8.
Ricardo Castro de Oliveira. Química e Cidadania: uma abordagem a partir do desenvolvimento de atividades investigativas. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

9.
Rita de Cássia Bortolleto Santos. A temática da água desenvolvida na disciplina de Ciências numa perspectiva da Educação Ambiental: avaliando uma experiência no ensino fundamental. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

10.
Igor de Souza Guzzi. O que dizem os professores das 4as séries do ensino fundamental sobre ensinar ciências neste nível de escolaridade. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

11.
Carolina Rodrigues de Souza. As contribuições do processo de implementação do projeto para o ensino de ciências ABC na Educação Científica - A Mão na Massa para o desenvolvimento profissional de uma professora de pré-escola. 2004. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

12.
Adriano Rodrigo Oliveira. Cartografia Escolar e a Prática Docente nas séries iniciais. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

13.
Elson Luiz Araujo. A monografia na Formação do Acadêmico no Curso de Direito da UEMS. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

14.
Marcos Rogério Neves. Interdisciplinaridade na formação inicial de professores de Ciências Naturais. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

15.
Douglas Aparecido de Campos. O professor de Educação Física e a produção de saberes em sua prática pedagógica. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

Tese de doutorado
1.
Silvia Cristina Binsfeld. O Ensino de Ciências na Perspectiva Interdisciplinar: Ações e Implicações. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

2.
Mariana Rodrigues Pezzo. Formação de Professores para leitura crítica de mídia como estratégia para abordagem dos meios de comunicação na Educação em Ciências. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

3.
Lucas da SIlva Maia. Para quê estudar isso? A relação com o saber na aprendizagem de física. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

4.
Rita de Cássia Bortoletto Santos. A nova proposta curricular do estado de São Paulo para a disciplina de Ciências no Ensino Fundamental II: olhares sobre sua implantação. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

5.
Sandra Fazionato Ruffino. A construção de espaços de Ciências na Educação Infantil. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

6.
Frederico Augusto Toti. Educação Científica e Cidadania:os diferentes significados e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em ensino de ciências. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

7.
Carolina Rodrigues de Souza. A ciência na eduacação infantil: uma análise a partir dos projetos e reflexões desenvolvidos por educadoras infantis. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

8.
Marcos Rogério Neves. O professor de Matemática, seus saberes e suas necessidades em relação a sua disciplina: um estudo de caso. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sabrina Lara dos Reis. Atividades Experimentais no Ensino de Física: enfoques e finalidades nas publicações de 2013 e 2014. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

2.
Victor Travagin Sanchez. ANÁLISE DAS QUESTÕES DE FISICA DO ENEM ENTRE 2009 E 2013: COMO PODEM NORTEAR OS CONTEUDOS DO ENSINO MEDIO?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

3.
Carolina de Luca Menezes Nogueira. A contextualização em livros didáticos de física: uma análise a partir do conteúdo referente às Ondas Mecânicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

4.
Barbara Bussi. Questões sociocientíficas controversas nos livros didáticos de física: uma análise a partir do desenvolvimento do conceito de Energia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

5.
Victor Cesar Thome de Angelis. Física na Escola: Mecânica e Futebol. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

6.
Gustavo Henrique Penteado Petlrocelli. A CONTEXTUALIZALÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: uma análise a partir de livros didáticos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

7.
Túlio Ferneda. ANÁLISE DE UMA UNIDADE DIDÁTICA SOBRE ENERGIA: Um estudo da abordagem dos conteúdos, competências e habilidades. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

8.
Rafael Figueira. Potencial de abordagem temática no desenvolvimento de uma ?Física para todos?: Um estudo para o tema Comunicação e Informação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

9.
Maria Angelica Zucareli Sousa. Características de um bom professor na perspectiva de estudantes e professores universitários. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

10.
Thiago Dragonetti. Centro de Massa: Análise das concepções dos alunos com o auxilio do lúdico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

11.
Peterson Pires Dias. As possibilidades da Divulgação Científica como elemento de alfabetização científica - um estudo a partir da divulgação pela mídia do início de operação do LHC. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

12.
Cayo Roberto Ferreira Dias. Elementos motivantes e/ou desmotivantes para a aprendizagem de física na perspectiva de estudantes do ensino médio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

13.
Ruy C. Mattosinho de C. Ferraz. Percepção dos alunos sobre a incorporação de elementos de Física Moderna e Contemporãnea em uma disciplina introdutória do Curso de Física. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

Iniciação científica
1.
Gabriel Augusto Cação Quinato. As possibilidades e dificuldades da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no ensino médio ? uma análise na perspectiva de um licenciando em Física.. 2010. Iniciação Científica - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alice Helena Campos Pierson.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 23:47:26