João Carlos Camargo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3781834918669528
  • Última atualização do currículo em 31/07/2017


Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), mestrado e doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é sócio - HYTRON INDUSTRIA E COMERCIO LTDA. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Planejamento energético, atuando principalmente nos seguintes temas: economia do hidrogênio, produção hidrogênio, reforma etanol, célula a combustível, geração distribuída de energia elétrica, e energia solar fotovoltaica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Carlos Camargo
Nome em citações bibliográficas
CAMARGO, J. C.;CAMARGO, JOAO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas.
Rua Lev Landau, 381
13083-970 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6039
Telefone: (19) 32891860
Fax: (19) 32891860


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O Etanol como Fonte Fonte de Hidrogênio para Células a Combustível na Geração Distribuída de Energia Elétrica, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Ennio Peres da Silva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Reestruturação setor elétrico; Célula a combustível; Reforma etanol; Geração distribuída de energia elétrica.
1998 - 2000
Mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Medidas do Potencial Fotovoltaico na Região das Bacias dos Rios Piracicaba e Capivari,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Ennio Peres da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Energia Solar Fotovoltaica.
1991 - 1997
Graduação em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.





Atuação Profissional



Hytron, HYTRON, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Hytron Indústria, Comércio e Assessoria Tecnológica em Energia e Gáses Ind., HYTRON, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Sócio proprietário, Enquadramento Funcional: Sócio

Atividades

2004 - Atual
Direção e administração, .

Cargo ou função
Cargo administrativo.
2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento .

Linhas de pesquisa
Engenharia elétrica

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisador

Atividades

08/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , NIPE, .



Linhas de pesquisa


1.
Engenharia elétrica
2.
Geração Distribuída Energia Elétrica
3.
Produção Hidrogenio


Projetos de pesquisa


2012 - 2016
Inserção técnico-comercial de geração solar fotovoltaica na rede da CPFL - diversificando a matriz energética brasileira.

Projeto certificado pela empresa Hytron Indústria, Comércio e Assessoria Tecnológica em Energia e Gáses Ind. em 01/09/2014.
Descrição: Coordenação da implantação do projeto de pesquisa da Usina Solar Tanquinho (chamada ANEEL 013-2011) abrangendo o estudo técnico-econômico do projeto de geração solar fotovoltaica, Projeto Básico e Projeto Executivo de uma planta fotovoltaica conectada à rede da CPFL, com 1,05 MWp (2 tecnologias distintas), sendo a conexão na média tensão e o estudo e avaliação técnico-econômica de tecnologias fotovoltaicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Estudo da Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental da Utilização de Células a Combustível Alimentadas por Reforma de Gás Natural.
Descrição: Desenvolver e operar um reformador de gás natural capaz de fornecer hidrogênio a uma célula a combustível de alta temperatura de potência elétrica de 15kW. Avaliar a performance técnica, econômica e ambiental do sistema, incluindo sua eficiência energética..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Unidade auxiliar de geração de eletricidade com célula a combustível alimentada com hidrogênio obtido de etanol

Projeto certificado pela empresa Hytron Indústria, Comércio e Assessoria Tecnológica em Energia e Gáses Ind. em 01/09/2014.
Descrição: Desenvolver um protótipo de gerador de energia elétrica integrado por subsistema de reforma não catalítica de etanol para produção de hidrogênio, célula a combustível tipo membrana de troca de prótons e inversor para conexão à rede eletrica. Inserido no objetivo principal do projeto está o desenvolvimento e construção de um reator difierenciado para o processamento do etanol e produção de hidrogênio, um reator não catalítico, inovador e inédito no contexto brasileiro, o qual poderá ser utilizado também para o processamento de outros combustíveis, tais como glicerol e gás natural..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Aplicação de sistema híbrido solar fotovoltaico / eólico em microgeração de eletricidade e conectado à rede de baixa tensão.

Projeto certificado pela empresa Hytron Indústria, Comércio e Assessoria Tecnológica em Energia e Gáses Ind. em 03/09/2014.
Descrição: Avaliar a inserção da geração distribuída em baixa tensão, com sistemas híbridos de geração fotovoltaico-eólica, com e sem armazenamento de energia, possibilitando também com base nos resultados obtidos, fornecer subsídios para políticas públicas e mecanismos de incentivo a este tipo de geração distribuída de baixa potência, bem como apoiar empresas de base tecnológica no desenvolvimento de equipamentos que atendam as normas nacionais e exigências de qualidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
PD128 - Análise do Controle de Fontes de GDs e seus Impactos na Rede da CPFL - Fase 2
Descrição: Promover estudo aprofundado das tecnologias de GD com foco nas três fontes do PD028 findo em 2007, para Célula Combustível e Reformador de GN (CaC), Microturbina a GN (MT) e Célula Fotovoltaica (PV), principalmente no que concerne às técnicas de controle e relação entre combustível utilizado e a produção de energia elétrica final e sua correlação com as várias condições de operação quando da inserção desses equipamentos no sistema de distribuição. Objetivos Específicos - Atualizar o estado da arte, incluindo análise de mercado para as fontes de GD; - Promover um estudo aprofundado das características de controle de cada um dos equipamentos em teste; - Realizar ensaios com as fontes de GD conectadas no sistema de distribuição; - Aplicar cargas diversas e conhecidas a partir de sistema desenvolvido em laboratório; - Desenvolver estudo sobre relação de combustíveis aplicados e a real capacidade de geração das unidades de GD nas diversas condições de trabalho; - Avaliar os impactos da inserção das fontes de GD no sistema de distribuição; - Complementar o Draft de norma para especificação, conexão e operação de GD que a CPFL deve propor para discussão na ABNT ao fim do projeto; - Elaborar um termo de referência sobre desempenho da Proteção dos equipamentos e da Rede CPFL, em modo simplificado, para operação Grid-connected das GDs; - Elaborar um termo de referência sobre aspectos de planejamento da rede elétrica, no foco da operação e expansão, considerando a inserção massiva de GD..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
UNIDADE INTEGRADA DE REFORMA DE ETANOL PARA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO ? FASE II

Projeto certificado pela empresa Hytron Indústria, Comércio e Assessoria Tecnológica em Energia e Gáses Ind. em 01/09/2014.
Descrição: O projeto propõe o desenvolvimento, montagem, testes e operação de uma unidade de reforma de etanol para produção de hidrogênio com qualidade mínima estipulada em 4.5 (99,995%). Tal pureza atende a sistemas de célula a combustível PEM, as quais possuem requisitos que fazem tal unidade aplicável a outras utilizações industriais para o hidrogênio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
PD68 Sistema de Geração Distribuída Residencial (GD-R)

Projeto certificado pela empresa Hytron Indústria, Comércio e Assessoria Tecnológica em Energia e Gáses Ind. em 03/09/2014.
Descrição: O objetivo é projetar, construir, testar e disponibilizar 1 (um) protótipo de geração distribuída de energia elétrica de uso residencial para conexão à rede, constituído de uma unidade integrada com reformador de gás natural, célula a combustível de 2kW e conversor DC/AC. Os principais equipamentos constituintes do protótipo- o reformador de gás natural e célula a combustível - deverão ser adquiridos de empresas de base tecnológica em desenvolvimento no país, devendo ser testados, integrados e operacionalizados pelo Laboratório de Hidrogênio da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP ao qual caberá a construção final do protótipo (integrar, testar e validar os equipamentos). Essa unidade fornecerá energia elétrica em tensão e freqüência compatíveis com a rede da concessionária. Como complemento ao desenvolvimento do protótipo, o mesmo será utilizado para fornecer, concomitante à rede, energia elétrica para até 5 residências, pois a empresa tem interesse em avaliar o produto operando em condições reais de uso, cuja avaliação é inédita no Brasil.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
Unidade Integrada de Reforma de Etanol para Produção de Hidrogênio
Descrição: O projeto de pesquisa propõe-se à simulação e ao dimensionamento de um sistema integrado de reforma de etanol para produção de hidrogênio com qualidade para aplicação em sistemas de geração de energia elétrica, especialmente através células a combustível de eletrólito polimérico (PEMFC).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2007
Implantação de Sistemas de Geração Distribuída junto à Rede de Distribuição
Descrição: Descrição: Objetivos: Determinar o estado da arte das tecnologias de geração distribuída: vetores energéticos, fontes localizadas (geradores on site), interligação com a rede, comunicação e controle das fontes localizadas, estudos de mercado. Projetar, instalar, testar e operar um sistema de geração distribuída com célula a combustível tipo PEM, de 5 kW, alimentada por hidrogênio produzido por reforma de gás natural, Microturbina a gás de 30 kW e sistema fotovoltaico de 7,5 kW a ser instalado na UNICAMP. A partir dos resultados obtidos com os sistemas descritos, avaliar os aspectos técnicos da interligação, de modo a quantificar o impacto das fontes localizadas no desempenho da rede de distribuição. Avaliar as vantagens e problemas da utilização do calor gerado pelas células. Definir ferramentas, baseadas em parâmetros econômicos, macroeconômicos e conjunturais, para quantificação do mercado para a geração distribuída, baseada em sistemas de células a combustível. Identificar ferramentas para gerenciamento do despacho da energia excedente, gerada no local do consumo. Identificar os aspectos a serem analisados para determinar o impacto da geração distribuída com células a combustível sobre o meio ambiente. Formar pessoal qualificado da empresa nos diferentes aspectos relacionados à geração distribuída de eletricidade e nas diferentes tecnologias utilizadas no projeto (com ênfase em células a combustível no segundo ciclo)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2013
Unidade auxiliar de geração de eletricidade com célula a combustível alimentada com hidrogênio obtido de etanol
Descrição: Desenvolver um protótipo de gerador de energia elétrica integrado por subsistema de reforma não catalítica de etanol para produção de hidrogênio, célula a combustível tipo membrana de troca de prótons e inversor para conexão à rede eletrica. Inserido no objetivo principal do projeto está o desenvolvimento e construção de um reator difierenciado para o processamento do etanol e produção de hidrogênio, um reator não catalítico, inovador e inédito no contexto brasileiro, o qual poderá ser utilizado também para o processamento de outros combustíveis, tais como glicerol e gás natural..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2010 - 2012
Estudo da produção de hidrogênio e energia elétrica a partir da eletrólise da água e de célula a combustível utilizando a energia não assegurada das UHEs da AES Tietê
Descrição: bjetivo principal do projeto é avançar no estágio tecnológico, incluindo aspectos técnicos, econômicos e ambientais, da produção de hidrogênio, através do processo de eletrólise da água e do aproveitamento da energia não assegurada das UHEs da AES Tietê, e sua utilização na geração de energia elétrica a partir da tecnologia de célula a combustível. Objetivos secundários, que permitião atingir o objetivo principal são: - Dimensionar e construir um planta completa de produção, armazenamento e reconversão de hidrogênio utilizando o processo de eletrólise e a tecnologia de célula a combustível e levando em consideração um fator de ampliação de 5 vezes o projeto desenvolvido anteriormente; - Operar e caracterizar a planta piIoto de forma a adquirir os reais parâmetros de desempenho; - Levantar o potencial de energia não assegurada das usinas hidroelétricas da AES Tietê destinada à atender a demanda da planta de eletrólise e estimar, para cada usina, a planta mais adequada de produção de hidrogênio (de menor custo); - Analisar, do ponto de vista econômico, a utilização do hidrogênio na geração de energia elétrica e em outros nichos de mercado local, como na indústria química e no setor de transportes; - Analisar os projetos de MDL e estudar a(s) linha(s) de base adequada(s) para qualificar a produção de hidrogênio eletrolítico como um possível projeto de MDL..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2009 - 2011
UNIDADE INTEGRADA DE REFORMA DE ETANOL PARA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO ? FASE II
Descrição: O objetivo principal é projetar e construir uma unidade integrada de reforma autotérmica de etanol para produção de hidrogênio, com concentração desse gás superior a 99,995%mol/mol (qualidade 4.5) com capacidade de produção de 10 m3H2/h, composta por um subsistema de reforma e subsistema de purificação. Como objetivos secundários estão a avaliação do desempenho da unidade que operará por tempo mínimo de 1000 horas, e obtenção de parâmetros de funcionamento a fim de se determinar experimentalmente o fator de disponibilidade e o fator de confiabilidade do sistema..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2006 - 2009
Sistema de Geração Distribuída Residencial (GD-R)
Descrição: O objetivo é projetar, construir, testar e disponibilizar 1 (um) protótipo de geração distribuída de energia elétrica de uso residencial para conexão à rede, constituído de uma unidade integrada com reformador de gás natural, célula a combustível de 2kW e conversor DC/AC. Os principais equipamentos constituintes do protótipo- o reformador de gás natural e célula a combustível - deverão ser adquiridos de empresas de base tecnológica em desenvolvimento no país, devendo ser testados, integrados e operacionalizados pelo Laboratório de Hidrogênio da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP ao qual caberá a construção final do protótipo (integrar, testar e validar os equipamentos). Essa unidade fornecerá energia elétrica em tensão e freqüência compatíveis com a rede da concessionária. Como complemento ao desenvolvimento do protótipo, o mesmo será utilizado para fornecer, concomitante à rede, energia elétrica para até 5 residências, pois a empresa tem interesse em avaliar o produto operando em condições reais de uso, cuja avaliação é inédita no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2002 - 2004
Uso do Etanol em Sistemas de Geração de Energia Elétrica Utilizando Células a Combustível
Descrição: Projetar, montar e testar um protótipo com potência de 1 kW de um sistema de geração de energia elétrica através de célula a combustível, operando com hidrogênio produzido via reforma do etanol; Analisar a competitividade técnico-econômica da geração de eletricidade através da utilização de células a combustível em relação aos sistemas tradicionais, identificando nichos de mercado para esta tecnologia. Para que estes objetivos sejam atingidos será inicialmente necessário o desenvolvimento dos cálculos termodinâmicos envolvidos no processo de reforma do etanol e no uso do hidrogênio produzido em células a combustível..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2002 - 2004
Desenvolvimento de Plataforma de Testes para Veículos Elétricos com Células a Combustível
Descrição: O principal objetivo deste projeto é disponibilizar no país uma plataforma de testes para veículos elétricos que utilizem células a combustível. Além da avaliação do desempenho deste protótipo, busca-se permitir diversos tipos de ensaios de diferentes equipamentos relacionados a esta tecnologia, tais como: a) sistemas de geração de hidrogênio ?on board? (gás natural, etanol, etc.); b) sistemas de armazenamento deste gás (hidretos, nanotubos de carbono, etc.); c) sistemas elétricos de tração (motores acoplados ao eixo ou nas rodas, etc.); d) sistemas de conversão e controle de potência (inversores, controladores de freqüência, etc.)..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


Uso do Etanol da Cana-de-Açúcar em Sistemas de Geração de Energia Elétrica Utilizando Células a Combustível
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Planejamento energético.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Planejamento energético/Especialidade: Célula a combustível.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Planejamento energético/Especialidade: Energia fotovoltaica.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Planejamento energético/Especialidade: Regulação setor elétrico.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, Ennio Peres da2005SILVA, Ennio Peres da ; MARIN NETO, A. J. ; CAMARGO, J. C. ; FERREIRA, P. F. P. ; APOLINÁRIO, F. R. ; PINTO, C. S. . Analysis of hydrogen production from combined photovoltaics, wind energy and secondary hydroelectricity suplly in Brazil. Solar Energy, v. 78, p. 670-677, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
CAMARGO, J. C.; CAVALIERO, Carla Kazue Nakao ; SILVA, Ennio Peres da ; APOLINÁRIO, F. R. ; CAROLINO, I. R. ; NEVES, N. P. ; ARAÚJO, Paula Duarte ; MARIN NETO, A. J. ; PINTO, C. S. ; FERREIRA, P. F. P. . Energia a Partir do Uso do Hidrogênio. In: Mauricio Tiomno Tolmasquim. (Org.). Fontes Renováveis de Energia no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Interciência Ltda., 2003, v. , p. 379-423.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CAMARGO, J. C.. A Era da Energia H. Revista ECO21, Rio de Janeiro - RJ, p. 23 - 25, 01 dez. 2001.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOPEZ-SALAMANCA, HENRY L. ; AOKI, ALEXANDRE RASI ; BLOCK, PEDRO A. B. ; CAMARGO, JOAO ; LAMBERT-TORRES, GERMANO ; BORGES DA SILVA, LUIZ EDUARDO ; DONADON, ANTONIO . Black box models of DG sources for microgrid operation. In: 2014 5th International Renewable Energy Congress (IREC), 2014, hammamet. 2014 5th International Renewable Energy Congress (IREC), 2014. p. 1.

2.
CAMARGO, J. C.; SORDI, Alexandre . Potencial do Hidrogênio nos Resíduos da Cana de Açúcar. In: IV Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, 2004, Itajubá, 2004.

3.
CAMARGO, J. C.; SANTOS, Ana Maria Resende dos ; CAVALIERO, Carla Kazue Nakao ; STREB, Cleci Shalemberger ; ARAÚJO, Paula Duarte ; SORDI, Alexandre . Reforma de Etanol e Célula a Combustivel em Sistemas Isolados: Perspectivas no Âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. In: IV Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, 2004, Itajuba, 2004.

4.
CAMARGO, J. C.; SORDI, Alexandre ; CAVALIERO, Carla Kazue Nakao ; SILVA, Ennio Peres da . A Geração Distribuída de Energia Elétrica e as Células a Combustível. In: IV Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, 2004, Itajuba, 2004.

5.
CAMARGO, J. C.. A Alternativa da Geração Distribuída de Energia Elétrica. In: IX Congresso Brasileiro de Energia, 2002, Rio de Janeiro. Anais do IX Congresso Brasileiro de Energia, 2002. v. 4. p. 1748-1753.

6.
CAMARGO, J. C.; SILVA, Ennio Peres da ; ARAÚJO, Paula Duarte ; AMARAL, E. G. . Desenvolvimento de Plataforma de Testes para Veículos Elétricos com Células a Combustível. In: IX Congresso Brasileiro de Energia, 2002, Rio de Janeiro. Anais IX Congresso Brasileiro de Energia, 2002. v. 4. p. 1634-1640.

7.
CAMARGO, J. C.; SILVA, Ennio Peres da . Medidas do Potencial Fotovoltaico na Região das Bacias dos Rios Piracicaba e Capivari - SP. In: IX Congresso Brasileiro de Energia, 2002, Rio de Janeiro. Anais IX Congresso Brasileiro de Energia, 2002. v. 4. p. 1599-1604.

8.
CAMARGO, J. C.; SILVA, Ennio Peres da ; ARAÚJO, Paula Duarte ; CAVALIERO, Carla Kazue Nakao . Fornecimento de Energia Elétrica Através de Células a Combustível Utilizando Reforma de Etanol em Comunidade Isolada do Estado de Mato Grosso. In: AGRENER - IV Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas. Anais IV Encontro de Energia no Meio Rural, 2002.

9.
CAMARGO, J. C.; SILVA, Ennio Peres da ; CAVALIERO, Carla Kazue Nakao ; CAROLINO, I. R. ; VICHI, F. M. . Termodinâmica do Uso do Hidrogênio Obtido Via Reforma Etanol Para Aplicações em Sistemas Com Células a Combustível. In: IX Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências Térmicas, 2002, Caxambu. Anais IX Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências Térmicas, 2002.

10.
CAMARGO, J. C.; SILVA, Ennio Peres da . A Reforma do Etanol e sua Aplicação em Células a Combustível. In: IX Congresso Brasileiro de Energia, 2002, Rio de Janeiro. Anais IX Congresso Brasileiro de Energia, 2002. v. 4. p. 1736-1741.

11.
CAMARGO, J. C.; SILVA, Ennio Peres da ; CAROLINO, I. R. . SP Balanço de Massa e Energia no Sistema de Reforma do Etanol para Aplicação em Veículos à Célula a Combustível. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica, 2001, Uberlândia, 2001.

12.
CAMARGO, J. C.; SILVA, Ennio Peres da . Aplicação das Células a Combustível em Veículos Automotivos. In: Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, 2001, São Paulo, 2001.

13.
CAMARGO, J. C.; BLOTTA, E. V. . Aspectos Políticos, Regulatórios e Comerciais da Geração Distribuída de Energia Elétrica. In: Congresso Brasileiro de Regulação de Serviços Públicos Concedidos, 2001, Sào Paulo, 2001.

14.
CAMARGO, J. C.; APOLINÁRIO, F. R. ; SILVA, Ennio Peres da . Modelo de Previsão da Insolação Média Mensal ao Nível do Solo Levando em Conta as Perdas por Absorção na Atmosfera para Aplicações Solares Térmicas. In: 8th Brazilian Congress of Thermal Engineering and Sciences, 2000, Porto Alegre. ENCIT 2000, 2000. v. CD.

15.
CAMARGO, J. C.; SILVA, Ennio Peres da ; APOLINÁRIO, F. R. . Potencial Fotovoltaico para Uso Rural no Estado de São Paulo. In: Encontro de Energia no Meio Rural, 2000, Campinas, 2000.

16.
CAMARGO, J. C.; SILVA, Ennio Peres da ; APOLINÁRIO, F. R. . Levantamento do Potencial Fotovoltaico na Região das Bacias dos Piracicaba Capivari - São Paulo - Brasil: primeiros resultados. In: VIII Congresso Brasileiro de Energia, 1999, Rio de Janeiro. Política Energética, Regulamentação e Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro: Chivas, 1999. v. 3. p. 1549-1555.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CAMARGO, J. C.. Economia do Hidrogênio. 2007.

Trabalhos técnicos


Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Antonio Roberto Donadon. Proposta de Norma de Conexão de Fonte de Geração Distribuída à Rede de Baixa Tensão da Concessionária. 2010. Dissertação (Mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: João Carlos Camargo.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 22:23:14