Eliane Carolina de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3320840816242384
  • Última atualização do currículo em 03/05/2017


possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal de Goiás (1988), mestrado em Letras: Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Linguística Aplicada também pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é professora Adunto III e Coordenadora Geral do Programa Idiomas sem Fronteiras na UFG. Tem experiência na área de Educação/Linguística Aplicada, com ênfase na área de Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, ensino/aprendizagem de línguas estangeiras, ensino mediado pelas novas tecnologias e prática de ensino e estágio. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eliane Carolina de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, E. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras.
Rod. Goiânia-Nerópoilis, km 12, Campus Samambaia, Fac. de Letras
Itatiaia
74001970 - Goiânia, GO - Brasil - Caixa-postal: 131
Telefone: (62) 5211410
Fax: (62) 5211160
URL da Homepage: http://www.letras.ufg.br/


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras da UFMG.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Formadores de Professores de Língua Inglesa: uma experiência de colaboração e reflexão, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Formção de Professores de Língua Estrangeira; reflexão; Formador de Professores.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Formação de Professores.
Setores de atividade: Educação Superior.
1999 - 2001
Mestrado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Ensino de Inglês nas Escolas de Ciclos: a realidade prática de professoras iniciantes,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Deise Prina Dutra.
Palavras-chave: formação do professor; reflexão; ensino de língua estrangeira; escola pública; formação pré-serviço.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação; Educação Superior.
1984 - 1988
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Taba Móvel: o uso de dispositivos móveis na aprendizagem de língua inglesa. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Letras UFG, FL UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Professor universitário, Enquadramento Funcional: Professor adjunto 3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2014 - Atual
Ensino, Linguística Aplicada: Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa em Sala de Aula II
Metodologia de Pesquisa em Sala de Aula I
Ensino e Aprendizagem de Língua Mediada por Computador
04/2003 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática e Prática de Ensino de Inglês
Estágio 3 de Inglês
Estágio 4 de Inglês
Inglês 2
Inglês 3
Internet e Ensino
Tecnologias e ensino de línguas estrangeiras
5/2002 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês 2
Inglês 3
Didática e Prática de Ensino de Inglês
5/2002 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa
Metodologia de Ensino de Língua Inglesa
3/2002 - Atual
Treinamentos ministrados , Instituto de Ciências Humanas e Letras, Departamento de Letras.

Treinamentos ministrados
3º Treiinamento de Professores de Línguas Estrangeiras do Centro de Línguas da UFG
4º Treinamento de Professores de Línguas Estrangeiras do Centro de Línguas da UFG
5º Treinamento de Professores de Línguas Estrangeiras do Centro de Línguas da UFG
6º Treinamento de Professores de Linguas Estrangeiras do Centro de Lïnguas da UFG
7º Treinamento de Professores de Línguas Estrangeiras do Centro de Línguas da UFG
4/2001 - Atual
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Letras, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Coordenadora de Curso de Especialização em Ensino e aprendizagem de Língua Inglesa.
2/1996 - Atual
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Letras, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Supervisora da área de inglês do Centro de Línguas.
01/2015 - 12/2016
Direção e administração, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica do Programa Idiomas sem Fronteiras - Inglês do MEC.
01/2015 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Assessora de Área Português-Inglês para o ENADE 2014.
05/2014 - 12/2014
Direção e administração, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica do Programa Inglês sem Fronteiras do MEC.
03/2014 - 07/2014
Ensino, Letras e Linguística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa Científica / Estudos Linguísticos
04/2014 - 04/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenadoria de Assuntos Internacionais UFG, .

Cargo ou função
Participante da Comissão de avaliação linguística dos candidatos ao Edital CAI/EMC no. 003/2014 no âmbito do Programa CAPES/BRANETEC.
2/2001 - 4/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês 3
Inglês 4
Didática e prática de Ensino de Inglês
3/1999 - 12/1999
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês 2 e 3
Didática e Prática de Ensino de Língua Inglesa
3/1998 - 12/1998
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês 1
Inglês 2 e 3
Didática e Prática de Ensino de Língua Inglesa
3/1997 - 8/1997
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês 2
Didatica e Prática de Ensino de Língua Inglesa
3/1996 - 12/1996
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês 2 e 3
3/1995 - 12/1995
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês 2 e 3
Inglês 4

Discovery Assessoria de Inglês, DISCOVERY ASSESS, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40

Atividades

1/1991 - 6/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua inglesa
8/1991 - 12/1994
Direção e administração, Discovery Assessoria de Inglês, .

Cargo ou função
Coordenadora pedagógica.
8/1991 - 12/1994
Treinamentos ministrados , Discovery Assessoria de Inglês, .

Treinamentos ministrados
Treinamento de professores

International House Goiânia, IH-GOIÂNIA, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1990
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Atividades

2/1987 - 12/1990
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua inglesa
3/1989 - 8/1990
Direção e administração, International House Goiânia, .

Cargo ou função
Coordenadora pedagógica.
2/1989 - 8/1990
Treinamentos ministrados , Escola de Línguas, .

Treinamentos ministrados
Treinamento de professores de língua inglesa

Escola Estadual Professor Goiany Prates, E.E. PROFº GOIAN, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1987
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor pro-labore, Carga horária: 25
Outras informações
Professora de língua inglesa

Atividades

3/1986 - 12/1987
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua inglesa


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
TECLE: Tecnologia, Ensino, Competências e Línguas Estrangeiras
Descrição: Projeto de pesquisa aprovado sem financiamento, com início em 1º de setembro de 2014..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
TECLE ? trajetórias: ensino, computador e línguas estrangeiras
Descrição: O presente projeto objetiva problematizar, refletir e analisar o processo de ensino-aprendizagem de LEs mediado pelas tecnologias educacionais, bem como seu impacto na prática pedagógica de docentes que atuam na formação inicial e continuada dos professores. Outro propósito é focalizar a relação entre a formação, a atuação pedagógica e a utilização dos recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem de LEs..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Eliane Carolina de Oliveira - Coordenador / Margarida Rosa Álvares - Integrante / Patricia Roberta de Almeida Castro Machado - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 7
2004 - 2007
"Narrativas e Reflexão em ambiente on-line: colaboração entre formadores de professores de língua inglesa"
Descrição: Projeto de pesquisa em nível de Doutorado.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Shakeaspeare 400 UFG
Descrição: Foi realizado um evento em celebração do aniversário de 400 anos da morte de William Shakespeare..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Ciclo de palestras e debates sobre o impacto da PEC 55 e da MP 746 na educação - Faculdade de Letras/UFG
Descrição: Em reunião realizada no dia 30/11/2016, o Conselho Diretor da Faculdade de Letras da UFG deliberou que, no período de 5 a 13/12, as aulas dos turnos matutino e vespertino seriam aulas-campo destinadas à discussão da PEC 55/2016 (antiga PEC 241/2016 PEC dos gastos públicos). Nesse contexto, o Departamento de Línguas Estrangeiras (DELE) da FL decidiu, em reunião no dia 5 de dezembro, pela realização de umCiclo de palestras e debates sobre o impacto da PEC 55 e da MP 746 na educação, no período de 06 a 15 de dezembro de 2016, em parceria com colegas dos demais departamentos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
I Roda de conversas em Linguística Aplicada: a sala de línguas estrangeiras em foco
Descrição: Projeto de extensão/cultura cadastrado na PROEC..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
Programa de Assistente de Ensino de Língua Inglesa
Descrição: Projeto de extensão/cultura cadastrado na PROEC.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Idiomas sem Fronteiras na UFG
Descrição: Desdobramento do Programa Idiomas sem Freonteiras do MEC-SESU-CAPES na Universidade Federal de Goiás no ano de 2015 como Centro Aplicador de Exames de línguas e Núcleo de Idiomas para oferta de cursos virtuais e presenciais de de línguas estrangeiras que visam contribuir para a internacionalização das universidades brasileiras..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) / Mestrado acadêmico: (99) / Mestrado profissional: (99) / Doutorado: (99) .
Integrantes: Eliane Carolina de Oliveira - Integrante / Maria Cristina Faria Dalacorte - Coordenador / Alexandra Almeida - Integrante / Elena Ortiz Preuss - Integrante / Giuliano Pereira de Oliveira Castro - Integrante.
2014 - 2015
Plataforma Moodle no Ambiente da Educação Superior Presencial
Descrição: Projeto de extensão/cultura cadastrado na PROEC..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
I Seminário de apresentações orais de TCCs do curso de Letras: Inglês
Descrição: Projeto ou programa de extensão/cultura cadastrado na PROEC, com início em 03 de dezembro de 2014 e término em 10 de dezembro de 2014..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2015
Inglês sem Fronteiras na UFG
Descrição: Projeto de extensão/cultura cadastrado na PROEC..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
V CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas
Descrição: Participante de projeto de extensão/cultura cadastrado na PROEC, com início em 1º de agosto de 2013 e término em 31 de dezembro de 2014..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Formação Continuada de Professores Inglês como Língua Estrangeira/Adicional
Descrição: A Secretaria de Educação Básica (SEB), por meio da Diretoria de Currículos e Educação Integral (MEC), incentivou o desenvolvimento de projetos que visam à formação continuada de professores de inglês da Educação Básica Pública dos Estados e busca cumprir a função social do inglês na sociedade contemporânea sob uma perspectiva crítica. O objetivo deste projeto é oferecer, no ano de 2013, um curso de extensão de 120h a aproximadamente 550 professores de língua inglesa do Estado de Goiás, dividido em 4 módulos com carga horária de 30h cada..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Eliane Carolina de Oliveira - Coordenador / Rosane Rocha Pessoa - Integrante / Magali Saddi Duarte - Integrante / Marco Túlio de Urzêda Freitas - Integrante / Charlene S. M. Meneses de Paula - Integrante / DIVINA NICE MARTINS CINTRA - Integrante / Maria Eugênia Sebba Ferreira de Andrade - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Cooperação.
2008 - Atual
Centro de Línguas - UFG
Descrição: Supervisora de instrutores de língua inglesa.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (35) .
Integrantes: Eliane Carolina de Oliveira - Integrante / Maria Aparecida Yazbec Sebba - Integrante / Francisco José Quaresma de Figueiredo - Integrante / Valdirene maria de Araújo Gomes - Coordenador / Grace Teles - Integrante / Dilys Karen Rees - Integrante / Carla Janaina Figueredo - Integrante.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista Gláuks
2010 - Atual
Periódico: REVELLI - Revista de Educação Linguagem e Literatura da UEG-
2010 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica Via Litterae


Membro de comitê de assessoramento


2014 - Atual
Agência de fomento: Diretoria de Avaliação da Educação Superior


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Via Litterae
2010 - Atual
Periódico: Revelli: Revista de Educação, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino Aprendizagem de Língua Estrangeira/Especialidade: Formação de Professores.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Formação de Professores/Especialidade: Ensino de Línguas Mediado pelas Novas Tecnologias.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, E. C.2014OLIVEIRA, E. C.; MELLO-PAIVA, K. S. F. . Letramento digital em um curso de formação continuada de professores de língua inglesa. Revista Leitura, v. 1, p. 105-128, 2014.

2.
OLIVEIRA, E. C.2011OLIVEIRA, E. C.; Silva, A. D. . ?FESSORA, NÃO TEM INTERNET, NÃO??- O USO DO COMPUTADOR, SEM INTERNET, COMO UM RECURSO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. Itinerarius Reflectionis (Online), v. 1, p. 10, 2011.

3.
OLIVEIRA, E. C.2006OLIVEIRA, E. C.; PAIVA, V. L. M. O. E. ; SILVA, D. ; TELES, G. ; SILVA, V. ; FELICIANO, P. H. . Pesquisação e Autonomia. Encontro na Linguagem - Estudos Lingüísticos e Literários, 2006.

4.
OLIVEIRA, E. C.2005OLIVEIRA, E. C.. Ensino Mediado pelo Computador: novos papéis, novos desafios pra professores de línguas estrangeiras. Revista Solta a Voz, Goiânia, v. 1, n.1, p. 31-48, 2005.

5.
OLIVEIRA, E. C.2000OLIVEIRA, E. C.. As Modificações na Fala Facilitadora do Professor de Língua Estrangeira. Signótica, Goiânia, v. 12, p. 49-65, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
OLIVEIRA, E. C.; PESSOA, R. R. . Tensões e desestabilizações na formação de professoras/es de inglês. 1. ed. Goiânia: CEGRAF UFG, 2016. v. 1. 208p .

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, E. C.. Foi uma enxurrada de novas tecnologias misturadas com inglês: letramento digital em um curso de formação continuada de professores de língua inglesa. In: Eliane Carolina de Oliveira; Rosane Rocha Pessoa. (Org.). Tensões e desestabilizações na formação de professoras/es de inglês. 1ed.Goiânia: CEGRAF UFG, 2016, v. 1, p. 173-205.

2.
OLIVEIRA, E. C.. Navegar é preciso! ? o uso de recursos tecnológicos para um ensino-aprendizagem significativo de línguas estrangeiras. In: Pereira, Ariovaldo Lopes;Gottheim, Liliana. (Org.). Materiais Didáticos para o Ensino de Língua Estrangeira: processos de criação e contextos de uso. 1ed.São Paulo: Mercado de Letras, 2013, v. 1, p. 189-213.

3.
FIGUEIREDO, F. J. Q. ; OLIVEIRA, E. C. . Sobre métodos, técnicas e abordagens. In: FIGUEIREDO, Francisco Jose Quaresma de. (Org.). Formação de Professores de Línguas Estrangeiras: princípios e práticas. 1ed.Goiânia: Editora da UFG, 2012, v. 1, p. 11-40.

4.
OLIVEIRA, E. C.. Oportunidades de aprendizagem em aulas de línguas estrangeiras. In: FIGUEIREDO, Francisco Jose Quaresma de. (Org.). Formação de Professores de Línguas Estrangeiras: princípios e práticas. 1ed.Goiânia: Editora da UFG, 2012, v. 1, p. 41-56.

5.
OLIVEIRA, E. C.. A Prática Educacional de Professoras Iniciantes nas Escolas de Ciclos. In: Maria Helena Vieira Abrahão. (Org.). Prática de Ensino de Língua Estrangeira: experiências e reflexões. Campinas: Pontes Editores, 2004, v. 1, p. 1-194.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OLIVEIRA, E. C.. Is Dictation Dead?. BRAZ-TESOL Regional Newsletter, Goiânia, p. 6 - 6, 05 abr. 1995.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OFUGI, M. S. ; OLIVEIRA, E. C. . Internet, social networks and the learning process of English as a foreign language: an efficient relation?. In: VIII Seminário de Línguas Estrangeiras, 2013, Goiânia. ANAIS ELETRÔNICOS DO VIII SEMINÁRIO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS - A Formação e a Prática de Professores de Línguas Estrangeiras. -: -, 2013. v. 1. p. 1-257.

2.
OLIVEIRA, E. C.. Using TV commercials in the language classroom. In: VIII Seminário de Línguas Estrangeiras, 2013, Goiânia. ANAIS ELETRÔNICOS DO VIII SEMINÁRIO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS - A Formação e a Prática de Professores de Línguas Estrangeiras. -: -, 2013. v. 1. p. 1-257.

3.
OLIVEIRA, E. C.. Olhar para nós mesmos como formadores: desafio aceito. In: VII Seminário de Línguas Estrangeiras - A transdisciplinaridade e o ensino das línguas estrangeiras, 2010, Goiânia. Anais do VII Seminário de Línguas Estrangeiras - A transdisciplinaridade e o ensino das línguas estrangeiras. Goiânia: Editora da UFG, 2010. v. unico. p. 32-41.

4.
OLIVEIRA, E. C.. Crenças de Professores em Formação. In: III Congresso de Professores de Língua Inglesa do Estado de Minas Gerais & 3º Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do CEFET-MG, 2001, Belo Horizonte. Taking the Initiative for Our Own Teaching, 2001. v. 01. p. 43-55.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, E. C.; Silva, C. A. M. . I Seminário de TCC em andamento ? um relato de experiências sobre o estágio de línguas estrangeiras na Faculdade de Letras da UFG. In: II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário Nacional do PIBID, 2012, Goiânia. Anais do II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário Nacional do PIBID. Goiânia: CEGRAF, 2012. v. 0. p. 135-139.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, E. C.. Recursos da Web 2.0 em aulas de língua estrangeira: para além do quadro, do giz e dos livros. In: XI Encontro de Formação de Professores de Língua Estrangeira (ENFOPLE), IV Simpósio de Prática e Ensino de Línguas (SIMPEL), IV Seminário de Estágio do Ensino Fundamental e VI Mostra de Curtas da Educação Infantil - UEG Inhumas, 2015, Inhumas. Caderno de resumos do XI Encontro de Formação de Professores de Língua Estrangeira (ENFOPLE), IV Simpósio de Prática e Ensino de Línguas (SIMPEL), IV Seminário de Estágio do Ensino Fundamental e VI Mostra de Curtas da Educação Infantil - UEG Inhumas. Inhumas, 2015. p. 12-12.

2.
OLIVEIRA, E. C.. Integrando o ensino híbrido e o loop input em um ambiente virtual de aprendizagem em um curso para professores em formação continuada. In: V CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2014, Goiânia. Caderno de Resumos do V CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Goiânia, 2014. p. 141-141.

3.
OLIVEIRA, E. C.. Potencialidades de ambientes virtuais de aprendizagem para o ensino de línguas e para a formação docente. In: V CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2014, Goiânia. Caderno de Resumos do V CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Goiânia, 2014. p. 141-141.

4.
OLIVEIRA, E. C.. Rede Nacional de Formação Continuada de Professoras/es de Inglês como Língua Estrangeira adicional: Projeto UFG. In: II Colóquio Nacional de Letras e XV Colóquio de Pesquisa e Extensão da FL/UFG, 2014, Goiânia. Caderno de Resumos do II Colóquio Nacional de Letras e XV Colóquio de Pesquisa e Extensão da FL/UFG. Goiânia, 2014.

5.
OLIVEIRA, E. C.; JESUS, R. . Aprendendo com Estratégias de Aprendizagem de Línguas. In: X Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras, 2009, Goiânia. X Colóquio de Pesquisa e Extensão - Caderno de Resumo, 2009. v. -. p. 9-9.

6.
OLIVEIRA, E. C.. Eu blogo, tublogas, ele bloga. Você bloga?. In: X Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2009, Goiânia. X Colóquio de Pesquisa e Extensão - Caderno de resumos, 2009. v. -. p. 6-6.

7.
OLIVEIRA, E. C.. Tornando-se formador de professores de língua inglesa: narrativas e colaboração. In: I Congresso Latino Americano sobre Formação de Professores de Línguas, 2006, Florianópolis-SC. Cadernos de Resumos do I Congresso Latino Americano sobre Formação de Professores de Línguas. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2006. v. 1. p. 47-47.

8.
OLIVEIRA, E. C.; BADIM, A. A. ; PEREIRA, E. F. O. ; SOUZA, F. E. . Goiás e a formação inicial e continuada de professores de inglês: contribuições institucionais diversas. In: I Congresso Latino Americano sobre Formação de Professores de Línguas, 2006, Florianópolis-SC. Cadernos de Resumos do I Congresso Latino Americano sobre Formação de Professores de Línguas. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2006. v. 1. p. 51-51.

9.
OLIVEIRA, E. C.. 15º InPLA Intercãmbio de Pesquisas em Linguística AplicadaLinguagem: desafios e Posicionamentos. In: 15º InPLA, 2005, São Paulo. Caderno de Programação 15º InPLA Intercãbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2005. v. 1. p. 1-7.

10.
OLIVEIRA, E. C.. Ensino Mediado pelo Computador: novos papéis, novos desafios para professores de línguas estrangeiras. In: VI Seminário de Línguas Estrangeiras, 2005, Goiânia. Reflexões sobre o Ensino e a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. Goiânia: Grafica e Editora Vieira, 2005. v. 1. p. 88-89.

11.
OLIVEIRA, E. C.; TELES-BOTTER, G. . Professor Consumidor ou professor condutor de pesquisa: eis a questão. In: VI Seminário de Línguas Estrangeiras, 2005, Goiânia. Reflexões sobre o Ensino e a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. Goiânia: Gráfica e Editora Vieira, 2005. v. 1. p. 57-57.

12.
OLIVEIRA, E. C.. Projeto ARADO: um espaço para a integração das atividades de pesquisa, ensino e extensão. In: VI Seminário de Línguas Estrangeiras, 2005, Goiânia. Reflexões sobre o Ensino e a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. Goiânia: Gráfica e Editora Vieira, 2005. v. 1. p. 102-102.

13.
OLIVEIRA, E. C.. Produção de Materiais Didáticos e Autonomia do Professor. In: XVIII ENPULI / XXXIII SENAPULLI UECE, 2005, Fortaleza. Caderno de Resumos do XVIII ENPULI / XXXIII SENAPULLI UECE 2005, 2005. v. 1.

14.
OLIVEIRA, E. C.. Produção de Materiais Didáticos e Autonomia do Professor. In: 10.o Simpósio Nacional de Letras e Lingüística, 2004, Uberlândia. Caderno de Resumos do 10.o SILEL Simpósio Nacional de Letras e Lingüística. Uberlândia: Instituto de Letras e Lingüística, 2004. v. 1. p. 83-83.

15.
OLIVEIRA, E. C.. A Prática Educacional de Professores Iniciantes nas Escolas de Ciclos. In: XVIII Encontro de Professores Universitários de Língua Inglesa e XXXII Seminário Nacional de Professores Universitários de Literatura de Língua Inglesa, 2003, Florianópolis. A Interculturalidade no Ensino de Inglês. Florianópolis: UFSC, 2003. v. 01.

16.
OLIVEIRA, E. C.. Multiple Intelligences in the Language Classroom? Why not?. In: V Seminário de Línguas Estrangeiras, 2003, Goiânia. A Formação do Professor de Línguas Estrangeiras. Goiânia: UFG, 2003. v. 01.

17.
OLIVEIRA, E. C.. Escolas de Ciclos e o Trabalho com Temas e Projetos. In: V Seminário de Línguas Estrangeiras, 2003, Goiânia. A Formação do Professor de Línguas Estrangeiras. Goiânia: UFG, 2003. v. 01.

18.
OLIVEIRA, E. C.; TELES-BOTTER, G. . O Professor de Língua Inglesa em Serviço: capacitação lingüística, didática e tecnológica. In: V Seminário de Línguas Estrangeiras, 2003, Goiânia. A Formaçõa do Professor de Línguas Estrangieras. Goiânia: UFG, 2003. v. 01.

19.
OLIVEIRA, E. C.. Ensino de Inglês nas Escolas de Ciclos: a realidade prática de professoras iniciantes. In: XXII Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada (InPLA), 2002, São Paulo. XXII Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada (InPLA), 2002. v. 1.

20.
OLIVEIRA, E. C.. Ensino de Inglês nas Escolas de Ciclos: a realidade prática de professoras iniciantes. In: IVSeminário de Línguas Estrnageiras, 2001, Goiânia. IV Seminário de Línguas Estrangeiras - O Ensino de Línguas Estrangeiras no Novo Milênio. Goiânia, 2001. v. 1. p. 26-26.

21.
OLIVEIRA, E. C.; TELESBOTTER, G. A. P. . Disney Films in the Language Classroom. In: Vi Seminário de Línguas Estrnageiras, 2001, Goiânia. IV Seminário de Línguas Estrangeiras - O Ensino de Línguas Estrangeiras no Novo Milênio. Goiânia, 2001. v. 1. p. 30-30.

22.
OLIVEIRA, E. C.. Pesquisa sobre Ensino/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. In: IV Semana de Eventos da faculdade de Letras da UFMG, 2000, Belo Horizonte. IV Semana de Eventos da faculdade de Letras da UFMG. Belo Horizonte, 2000. v. 1. p. 9-9.

23.
OLIVEIRA, E. C.. Crenças sobre Ensino de Língua Estrangeira na Escola Pública: perspectivas de alunos-professores nos cursos de graduação. In: IX Semana da Faculdade de Educação da UFG, 2000, Goiânia. IX Semana da faculdade de Educação da UFG. Goiânia, 2000. p. 13-13.

24.
OLIVEIRA, E. C.. Novas Perspectivas na Formação de Professores. In: III Congresso da Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado de Minas Gerais e 3º Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do CEFET-MG, 2000, Belo Horizonte. III Congresso da Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado de Minas Gerais e 3º Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do CEFET-MG. Belo Horizonte, 2000. p. 25-25.

25.
OLIVEIRA, E. C.; FIGUEIREDO, F. J. Q. . Getting the Most of Vocabulary Activities. In: III Congresso da Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado de Minas Gerais e 3º Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do CEFET-MG, 2000, Belo Horizonte. III Congresso da Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado de Minas Gerais e 3º Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do CEFET-MG. Belo Horizonte, 2000. p. 21-21.

26.
OLIVEIRA, E. C.. Re-thinking the supervision of the English Area at the Language Centre-UFG. In: III Seminário de Línguas Estrangeitras, 1999, Goiânia. III Seminário de Línguas Estrangeiras. Goiânia, 1999. p. 17-17.

27.
OLIVEIRA, E. C.; BADIM, A. A. . Reading Strategies. In: II Semana Acadêmica de Letras, 1998, Araguaína. II Semana Acadêmica de Letras. Araguína, 1998. p. 4-4.

28.
OLIVEIRA, E. C.. Basic Teaching Techniques. In: III Improving Your English, 1997, Jataí. IIIn Improving Your English. Jataí, 1997. p. 2-2.

29.
OLIVEIRA, E. C.. Making the Best of a Textbook. In: II Improving Your English, 1996, Jataí. II Improving your English. Jataí, 1996. p. 2-2.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, E. C.; Silva, C. A. M. . I Roda de Conversas em Linguística Aplicada: a sala de aula de línguas estrangeiras em foco (mesa redonda). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
OLIVEIRA, E. C.. Ensino de Línguas Estrangeiras por meio de TICS: teoria e prática, pesquisa e ensino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
OLIVEIRA, E. C.. Programa Idiomas sem Fronteiras no âmbito da UFG: potencialidades e desafios. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
OLIVEIRA, E. C.. Integrando o ensino híbrido e o loop input em um ambiente virtual de aprendizagem em um curso para professores em formação continuada. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
OLIVEIRA, E. C.. O Programa Idiomas sem Fronteiras no âmbito da UFG: visões retrospectiva e prospectiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
OLIVEIRA, E. C.. Tecnologia no ensino de línguas (simpósio temático). 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
OLIVEIRA, E. C.. Conectivismo, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Ferramentas de Autoria: a formação de professores e o processo ensino-aprendizagem de línguas em foco. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
OLIVEIRA, E. C.. Recursos da Web 2.0 em aulas de língua estrangeira: para além do quadro, do giz e dos livros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
OLIVEIRA, E. C.. Integrando o ensino híbrido e o loop input em um ambiente virtual de aprendizagem em um curso para professores em formação continuada. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
OLIVEIRA, E. C.. Ferramentas da Web 2.0 e o ensino-aprendizagem de línguas: propostas investigativas para o biênio 2014-2015. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
OLIVEIRA, E. C.; PESSOA, R. R. . RENAFORM: conhecendo o projeto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
OLIVEIRA, E. C.. Rede Nacional de Formação Continuada de Professoras/es de Inglês como língua estrangeira /adicional: Projeto UFG. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
OLIVEIRA, E. C.. Potencialidades de ambientes virtuais de aprendizagem para o ensino de línguas e para a formação docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
OLIVEIRA, E. C.. Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: a importância do planejamento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
OLIVEIRA, E. C.. O potencial pedagógico das novas TICs como ferramentas no ensino-aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
OLIVEIRA, E. C.. Futuros professores de LEs integrando novas identidades: o desafio das novas diretrizes para a formação do professor da educação básica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
OLIVEIRA, E. C.. Educação e Tecnologias: considerações retrospectivas e prospectivas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
OLIVEIRA, E. C.; MACHADO, P. R. A. C. . 'Uma boa aula pode ser dada só com quadro e giz?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
OLIVEIRA, E. C.; DUARTE, M. S. ; TELES, G. . Em Busca de Novas Perspectivas e o Caráter Multifacetado da Formação de Professores de Línguas Estrangeiras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
OLIVEIRA, E. C.. TECLE (trajetórias: ensino, computador e línguas estrangeiras). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
OLIVEIRA, E. C.. ??Uma ótima aula pode ser dada só com quadro e giz.?: percepções e usos de recursos tecnológicos por docentes universitários no processo de ensino-aprendizagem de LEs. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
OLIVEIRA, E. C.. Para além do quadro, do giz e dos livros: as novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
OLIVEIRA, E. C.. Comunicação na mesa redonda "Novas Diretrizes Curriculares. Novos espaços e tempos de formação. Novas Práticas?" intitulada "Olhar para nós mesmos como. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
OLIVEIRA, E. C.. Navegar é preciso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

25.
OLIVEIRA, E. C.. Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: utilizando tecnologias do passado, do presente e do futuro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
OLIVEIRA, E. C.; JESUS, R. ; ALMEIDA, A. . Aprendendo com Estratégias de Aprendizagem de Línguas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
OLIVEIRA, E. C.; BADIM, A. A. . Eu blogo, tublogas, ele bloga. Você bloga?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
OLIVEIRA, E. C.. Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: utilizando tecnologias do passado, do presente e do futuro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
OLIVEIRA, E. C.. O Papel do Professor na Educação Presencial e a Distância. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, E. C.. Um Diálogo entre a Universidade e a Rede Pública de Ensino. São paulo: Editora do Itaú Social, 2010 (Texto de abertura do caderno 7 do material para a Reorientação Curricular do Estado de Goiás).

2.
Souza, A. P. ; OLIVEIRA, E. C. . Uma troca de saberes entre a Universidade e a Secretaria de Educação. São paulo: Editora do Itaú Social, 2010 (Publicação no volume "Currículo - Construção e Participação" - Reorientação Curricular Goias).

3.
OLIVEIRA, E. C.; BADIM, A. A. . Planejamento de Aulas - parte teórica 2002 (Apostila para Capacitação de Professores em-serviço).

4.
OLIVEIRA, E. C.; RUBIN, S. . Planejamento de Aulas - Livro English Clips 7ª Série 2002 (Apostila para Capacitação de Professores em-serviço).

5.
OLIVEIRA, E. C.. Utilizando a Teoria das Inteligências Múltiplas para Melhorar a Aprendizagem? uma introdução ao ensino das IM 2002 (Apostila para Capacitação de Professores em-serviço).

6.
OLIVEIRA, E. C.. Aula de Língua Estrangeira 2002 (Apostila para Capacitação de Professores em-serviço).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
OLIVEIRA, E. C.. Comissão Assessora de Avaliação da Área de Português e Inglês - ENADE. 2014.

2.
OLIVEIRA, E. C.. Assessoria no Projeto de Reorientação Curricular do 1º ao 9º ano à Equipe de Língua Estrangeira do Núcleo de Desenvolvimento Curricular (NDC) ? Superintendência do Ensino Básico (SUEBAS). 2010.

3.
REZENDE, S. R. G. ; OLIVEIRA, E. C. . Colaboradora e revisora do material do Curso de Inglês Instrumental pela Unidade Universitária de Educação à Distância - UEG. 2010.

4.
OLIVEIRA, E. C.. Assessoria no Projeto de Reorientação Curricular do 1º ao 9º ano à Equipe de Língua Estrangeira do Núcleo de Desenvolvimento Curricular (NDC) ? Superintendência do Ensino Básico (SUEBAS). 2009.

Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, E. C.. Parecer sobre o texto FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA USO DAS TIC: ENTRE UMA ABORDAGEM INSTRUMENTAL E DETERMINISTA para a Revista Polyphonia - Revista de Educação Básica do CEPAE-UFG. 2013.

2.
OLIVEIRA, E. C.. Parecer sobre o texto The Contribution of Discursive Memory to Identity Construction of English Teachers in E-Portfolio para a Revista Gláuks- Revista de Letras e Artes da UFV. 2013.

3.
OLIVEIRA, E. C.. Parecer sobre o texto A possibilidade de modificação das crenças pedagógicas de alunos-professores durante o estágio para a Revista Gláuks- Revista de Letras e Artes da UFV. 2013.

4.
OLIVEIRA, E. C.. Parecer sobre o texto Professoras de Inglês Investigando a Própria Prática: diferentes modalidades de pesquisa-ação e níveis de reflexão para a Revista REVELLI - Revista de Educação, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas. 2012.

5.
OLIVEIRA, E. C.. Parecer sobre o texto Uma reflexão a partir da visão sócio-interacionista sobre a avaliação do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos de cursos de idiomas para a Revista de Educação, Linguagem e Literatura (REVELLI) da UEG-Inhumas ISSN:. 2011.

6.
SILVA, R. C. da ; COIMBRA, L. S. ; HON, F. de F. S. ; SOOUZA, R. A. de ; OLIVEIRA, A. de A. ; OLIVEIRA, E. C. ; CELADA, M. T. . Redatora no Projeto de Avaliação de Livros Didáticos de Línguas Estrangeiras (6º ao 9º anos) para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2011. 2010.

7.
OLIVEIRA, E. C.. Parecer sobre o texto GÊNEROS JORNALÍSTICOS PARA A PRÁTICA EM SALA DE AULA para a Revista de Educação, Linguagem e Literatura da. 2010.

8.
OLIVEIRA, E. C.. Parecer sobre o texto O LINGUISTA E A PESQUISA DE CAMPO para a Revista de Educação, Linguagem e Literatura (REVELLI) da UEG-Inhumas ISSN:. 2010.

9.
GONZÁLEZ, N. T. M. ; AZEVEDO, A. M. T. de ; JORGE, M. L. dos S. ; PRAXEDES, V. L. ; ASSIS-PETERSON A. A. ; OLIVEIRA, A. de A. ; OLIVEIRA, E. C. ; DAHER, M. del C. F. G. ; SOOUZA, R. A. de . Coordenadora Adjunta do Projeto de Avaliação de Livros Didáticos de Línguas Estrangeiras (6º ao 9º anos) para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2011. 2009.

10.
OLIVEIRA, E. C.. Parecer de artigo submetido para publicação na Revista Plurais. 2008.

11.
OLIVEIRA, E. C.. Parecerista ?ad hoc?,. 2008.

12.
OLIVEIRA, E. C.; FIGUEIREDO, F. J. Q. ; TELESBOTTER, G. A. P. ; SEBBA, M. A. Y. ; PESSOA, R. R. ; GOMES, V. M. A. ; MELLO, H. A. B. . Conselho Editorial p/ Anais do V Sem. Línguas Estrangeiras da UFG. 2003.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OLIVEIRA, E. C.. Faz o Quê - Letras. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
OLIVEIRA, E. C.. As Novas Tecnologias e a Formação do Professor de Línguas. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, E. C.. Introdução ao curso: aprender e ensinar uma língua estrangeira; estágios da aula - aquecimento. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
OLIVEIRA, E. C.. Aulas de Apresentação de Conteúdo parte 2. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
OLIVEIRA, E. C.. Aulas de Apresentação de Conteúdo partes 1. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
OLIVEIRA, E. C.. Introdução ao curso: aprender e ensinar uma língua estrangeira; estágios da aula - aquecimento. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
OLIVEIRA, E. C.. What can we learn from language learning strategies. 2008. .

6.
OLIVEIRA, E. C.; BADIM, A. A. . Planejamento de Aulas. 2002. .

7.
OLIVEIRA, E. C.. Curso de Treinamento do Centro de Línguas da FL/UFG. 2002. .

8.
OLIVEIRA, E. C.. Elementos do Plano de Aula. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
OLIVEIRA, E. C.. II Curso de Capacitação de Professores de Inglês do Estado de Goiás. 2002. .

10.
OLIVEIRA, E. C.. I Curso de Capacitação de Professores de Inglês. 2002. .

11.
OLIVEIRA, E. C.. III Curso de Capacitação de Professores de Inglês. 2002. .

12.
OLIVEIRA, E. C.; BADIM, A. A. . Planejamento de Aulas. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Formação Profissional).

Demais trabalhos
1.
OLIVEIRA, E. C.; ALMEIDA, A. ; MACHADO, P. R. A. C. . Aprendendo com Estratégias de Aprendizagem de Línguas estrangeiras 2. 2010 (apresentação oral) .

2.
OLIVEIRA, E. C.; BADIM, A. A. . Eu blogo, tu blogas, ele bloga. Você bloga?. 2009 (apresentação oral) .

3.
OLIVEIRA, E. C.; ALMEIDA, A. ; JESUS, R. . Aprendendo com Estratégias de Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. 2009 (apresentação oral) .

4.
OLIVEIRA, E. C.. Learning English with the help of children's films. 2008 (Mini curso) .

5.
OLIVEIRA, E. C.. Narrativas e reflexão em ambiente on-line: colaboração entre formadores de professores de língua inglesa. 2005 (apresentação oral) .

6.
OLIVEIRA, E. C.. Professor Consumidor ou Professor Condutos de Pesquisa: eis a questão. 2005 (Mini curso) .

7.
OLIVEIRA, E. C.. Reflexões sobre o Ensino e a Aprendizagem de Línguas. 2005 (Mesa Redonda) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OLIVEIRA, E. C.; LIMA, L. M.; IRALA, V. B.. Participação em banca de Mauro Ricardo Toniolo Silva. "Guia de sobreviência para professores civis de línguas estrangeiras": a compreensão das relações culturais no contexto militar. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Estudos Lingüísticos e Literários) - Universidade Federal de Goiás.

2.
OLIVEIRA, E. C.; PESSOA, R. R.; Toschi, M. S.. Participação em banca de Jesiel Soares Silva. Os desafios de navegar: a colaboração como bússola da formação de professores de língua inglesa mediante as novas TIC. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Estudos Lingüísticos e Literários) - Universidade Federal de Goiás.

3.
CONCEIÇÃO, M. P.; OLIVEIRA, E. C.; SILVA, Kleber Aparecido da. Participação em banca de Roberta Carvalho Cruvinel. Ensino a Distância na Pós-Graduação: investigando experiências e crenças de mestrandos em linguística aplicada. 2011. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

4.
MOURA FILHO, A. C. L.; SILVA, Kleber Aparecido da; OLIVEIRA, E. C.. Participação em banca de Margarete de Oliveira Santos Nogueira. Práticas Colaborativas na escola: coaching e mentoring na (trans)formação do professor de línguas. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada) - Universidade de Brasília.

5.
MOURA FILHO, A. C. L.; OLIVEIRA, E. C.; CONCEIÇÃO, M. P.. Participação em banca de Vania Maria de Albuquerque Rodrigues. Gestos que muito dizem: a comunicaçãonão-verbal entre professores e alunos no processo de aprendizagem de língua estrangeira (inglês). 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Brasília.

6.
DALACORTE, M. C. F.; OLIVEIRA, E. C.; GIL, G.. Participação em banca de Stella Maris de Lima Rabahi. A Formação Continuada de Professores de Língua Estrangeira do Ensino Público de Goiânia. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

7.
MORAES FILHO, W. B.; FREITAS, A. C.; OLIVEIRA, E. C.. Participação em banca de Ana Maria Barbosa Varanda Riciolli. O processo de inclusão digital no contexto de ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola pública. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado e Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia.

8.
OLIVEIRA, E. C.; MOURA FILHO, A. C. L.; CONCEIÇÃO, M. P.. Participação em banca de Ana Paula Gomes de Oliveira. Crenças de uma professora de língua inglesa: O papel do professor e as influências contextuais em foco. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
OLIVEIRA, E. C.; FIGUEIREDO, F. J. Q.; PESSOA, R. R.; BARCELOS, A. M. F.; CONCEIÇÃO, M. P.. Participação em banca de Paula Graciano Pereira. Docência em Língua Inglesa nas perspectivas crítica e sócio-histórica-cultural: as experiências de dois alunos-professores em formação inicial na disciplina de Estágio Supervisionado. 2013. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

2.
OLIVEIRA, E. C.; FIGUEIREDO, F. J. Q.; BARCELOS, A. M. F.; BENEDETTI, A. M.; LIMA, M. S.. Participação em banca de Suelene Vaz da Silva. O processo ensino-aprendizagem de línguas em teletandem: um estudo na área de Turismo. 2012. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Estudos Lingüísticos e Literários) - Universidade Federal de Goiás.

3.
LIMA, L. M.; FIGUEIREDO, F. J. Q.; BARCELOS, A. M. F.; RODRIGUES, C. A. C.; OLIVEIRA, E. C.. Participação em banca de Patrícia Roberta de Almeida Castro Machado. Crenças e competências docentes em EAD em um contexto de formação de professores de língua espanhola". 2011. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Estudos Lingüísticos e Literários) - Universidade Federal de Goiás.

4.
OLIVEIRA, E. C.; FIGUEIREDO, F. J. Q.; LIMA, L. M.; BARCELOS, A. M. F.. Participação em banca de Patrícia Roberta de Almeida Castro Machado. Crenças e competências docentes em EAD em um contexto de formação de professores de língua espanhola.. 2011. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Estudos Lingüísticos e Literários) - Universidade Federal de Goiás.

5.
DALACORTE, M. C. F.; MESQUITA, D. N. C.; MELLO, H. A. B.; BORTONI-RICARDO, S. M.; OLIVEIRA, E. C.. Participação em banca de Cláudia Vitoriano e Silv. O desafio do ensino de língua estrangeira na perspectiva dos gêneros textuais. 2011. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Estudos Lingüísticos e Literários) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Doutorado
1.
DALACORTE, M. C. F.; OLIVEIRA, E. C.; MESQUITA, D. N. C.. Participação em banca de Cláudia Vitoriano e Silva. Análise de Sequencia Didáticas de gêneros discursivos produzidas por professores da rede estadual. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Mestrado
1.
OLIVEIRA, E. C.. Participação em banca de Ana Agda de Oliveira Santos. O uso de gêneros textuais em formato digital no ensino de leitura crítica em Língua Estrangeira - Inglês - no PROEJA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Linguística) - Faculdade de Letras UFG.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
OLIVEIRA, E. C.. Participação em banca de Gabriella Ferreira Paraguai. As possibilidades de integração do quadro interativo no ensino-aprendizagem do Francês Língua Estrangeira. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística Aplicada: Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras) - Universidade Federal de Goiás.

2.
OLIVEIRA, E. C.. Participação em banca de Keila Lima Silva. Ensino mediado por computador e as possibilidades de ensino da Língua Inglesa por meio dessa ferramenta e seus recursos: um estudo bibliográfico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística Aplicada: Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras) - Universidade Federal de Goiás.

3.
OLIVEIRA, E. C.. Participação em banca de Vânia Alves Ferreira Soares. O uso das NTICS na sala de aula de Língua Inglesa: ferramentas de autoria moviemaker e popplet. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística Aplicada: Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras) - Universidade Federal de Goiás.

4.
OLIVEIRA, E. C.. Participação em banca de Tânitha Gléria de Medeiros. Contribuições e limitações de ambientes virtuais de aprendizagem na formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística Aplicada: Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras) - Universidade Federal de Goiás.

5.
OLIVEIRA, E. C.; Sabota, B.; FREIRE, S. M.. Participação em banca de Daniela Garcia Leme. Tecendo a própria história: análise de uma narrativa de aprendizagem de língua inglesa sob o viés da complexidade.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística Aplicada: ensino-apr) - Universidade Federal de Goiás.

6.
OLIVEIRA, E. C.; Xavier, D. D.. Participação em banca de Líbia Lopes de Sous. Crenças dos alunos sobre o uso da música em sala de aula de língua inglesa. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística Aplicada: ensino-apr) - Universidade Federal de Goiás.

7.
OLIVEIRA, E. C.; SABOTA, B.; BADIM, A. A.. Participação em banca de Bianca Ribeiro Morais. A Prática docente de uma professora de inglês em um projeto de grupo de estudo de língua inglesa: um estudo de caso. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística Aplicada: ensino-apr) - Universidade Federal de Goiás.

8.
OLIVEIRA, E. C.; Sabota, B.; BADIM, A. A.. Participação em banca de Bianca Ribeiro Morais Costa. A prática docente de uma professora de inglês em um projeto de língua inglesa: um estudo de caso.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística Aplicada: ensino-apr) - Universidade Federal de Goiás.

9.
OLIVEIRA, E. C.; BADIM, A. A.; SABOTA, B.. Participação em banca de Suzana de Oliveira Fialho Rocha. A música como elemento lúdico no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras em aulas de ensino fundamental ? 1ª fase. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística Aplicada: ensino e a) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, E. C.. Participação em banca de Thaís de Souza Moraes.Interculturalidade e Variedades Linguísticas na Língua Inglesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Inglês) - Faculdade de Letras UFG.

2.
OLIVEIRA, E. C.. Participação em banca de Samanta Lima de Oliveira.Reflexões sobre o uso da música no ensino de língua inglesa para alunos do ensino fundamental de uma escola pública. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Inglês) - Faculdade de Letras UFG.

3.
OLIVEIRA, E. C.. Participação em banca de Jermison Oliveira de Souza.Learning English as a foreign language in a public school: a case study on the beliefs held by high schools students. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Inglês) - Faculdade de Letras UFG.

4.
OLIVEIRA, E. C.. Participação em banca de Ana Gabriela Oliveira dos Santos.Língua Gamificada: um estudo lexical de neologismos usados por gamers. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Inglês) - Faculdade de Letras UFG.

5.
OLIVEIRA, E. C.. Participação em banca de Luísa de Assis Vieira.Learning English with songs: music as a pedagogical resource in EFL classes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Inglês) - Faculdade de Letras UFG.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
OLIVEIRA, E. C.. Banca Examinadora do Concurso Público para Provimento de Vagas no Cargo de Docente do Ensino Superior da Universidade Estadual de Goiás. 2014. Universidade Estadual de Goiás.

2.
OLIVEIRA, E. C.. Banca Examinadora do Concurso Público para provimento de cargo docente de nível superior na área de Língua Inglesa e Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira na UFSJ. 2014. Universidade Federal de São João Del-Rei.

Concurso público
1.
OLIVEIRA, E. C.. Concurso Público para Técnico Administrativos em Educação da Universidade Federal de Goiás - cargo tradutor e intérprete de inglês. 2015. Faculdade de Letras UFG.

2.
MUNHOZ, L. P.; OLIVEIRA, E. C.; BORGES, M. A. O.. Concurso Público para PROFESSOR EFETIVO - Edital 09/2013. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

3.
OLIVEIRA, E. C.; SABOTA, B.; PEREIRA, A. L.. Banca de Concurso para docente efeitivo da Universidade Estadual de Goiás - área específica: Língua Inglesa. 2010. Universidade Estadual de Goiás.

4.
OLIVEIRA, E. C.; SABOTA, B.; PEREIRA, A. L.. Banca de concurso para docente efetivo da Universidade Estadual de Goiás - área específica: Didática, Práticas e Estágios em Língua Inglesa. 2010. Universidade Estadual de Goiás.

5.
OLIVEIRA, E. C.; DALACORTE, M. C. F.. Membro da Banca do Concurso Públçico para o cargo de professor, nível III, do quadro permanente do magistério da Secretaria de Educação do Estado de Goiás. 2010. Secretaria de Educação do Estado de Goiás.

6.
OLIVEIRA, E. C.; SOUSA, H. G.; TELESBOTTER, G. A. P.. Concurso Público para o cargo de Professor de Ensino Superior, disciplina Língua Inglesa, do Campus avançado de Catalão. 2001. Universidade Federal de Goiás.

7.
OLIVEIRA, E. C.; BADIM, A. A.; GOMES, V. M. A.. Membro de Comissão para apreciação das inscrições dos candidatos ao Concurso Público para o cargo de Professor de Ensino Superior, área de inglês, para o Campus Avançado de Catalão/UFG. 1999. Universidade Federal de Goiás.

Avaliação de cursos
1.
OLIVEIRA, E. C.. Membro da Comissão Assessora de Área Português-Inglês para o ENADE 2014. 2014. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

2.
OLIVEIRA, E. C.. Membro da Comissão Assessora de Área Português-Inglês para o ENADE 2014. 2014. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Outras participações
1.
OLIVEIRA, E. C.. Banca de seleção de alunos para a monitoria de língua inglesa da Faculdade de Letras da UFG. 2016. Faculdade de Letras UFG.

2.
OLIVEIRA, E. C.. Banca de seleção de futuros instrutores do Centro de línguas da UFG. 2016. Faculdade de Letras UFG.

3.
OLIVEIRA, E. C.. Membro de Banca de Proficiência em Língua Inglesa. 2016. Universidade Federal de Goiás.

4.
OLIVEIRA, E. C.. Membro de Banca de Proficiência em Língua Inglesa. 2016. Universidade Federal de Goiás.

5.
OLIVEIRA, E. C.. Comissão Avaliadora Linguística prevista no Edital CAI/EMC no. 003/2014 no Âmbito do Programa CAPES/BRANETEC. 2014. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora Aparecida.

6.
OLIVEIRA, E. C.; LIMA, L. M.; BARCELOS, A. M. F.; FIGUEIREDO, F. J. Q.; RODRIGUES, C. A. C.. Membro de Banca de defesa de Tese de Doutorado. 2011. Universidade Federal de Goiás.

7.
OLIVEIRA, E. C.; FIGUEIREDO, F. J. Q.; GOMES, V. M. A.. Banca Examinadora para seleção de candidatos a Bolsa de Estudos nos Estados Unidos. 2010. Universidade Federal de Goiás.

8.
OLIVEIRA, E. C.; FERNANDES, E. M. da F.; COSTA, A. F. da; SOUZA FILHO, S. M.. Banca Examinadora do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística - 2010 Mestrado - Área Estudos Linguisticos. 2009. Universidade Federal de Goiás.

9.
GOMES, V. M. A.; OLIVEIRA, E. C.; REES, D. K.. Participação na Banca de Seleção dos candidatos ao cargo de Professor-bolsista, área de inglês, do Centro de Línguas da FL/UFG. 2008. Universidade Federal de Goiás.

10.
DALACORTE, M. C. F.; OLIVEIRA, E. C.; PESSOA, R. R.. Banca Examinadora da Qualificação de Dissertação de Mestrado. 2008. Universidade Federal de Goiás.

11.
FIGUEIREDO, F. J. Q.; GOMES, V. M. A.; OLIVEIRA, E. C.. Banca Examinadora para seleção de candidatos a Bolsa de Estudos nos Estados Unidos. 2008. Universidade Federal de Goiás.

12.
PESSOA, R. R.; ROSA, D. E. G.; OLIVEIRA, E. C.. Banca Examinadora de Qualificação de Dissertação de Mestrado. 2008. Universidade Federal de Goiás.

13.
FIGUEIREDO, F. J. Q.; MELLO, H. A. B.; OLIVEIRA, E. C.. Uso e Produção de Formas Dativas por Alunos de Inglês como LE. 2007. Universidade Federal de Goiás.

14.
OLIVEIRA, E. C.; DALACORTE, M. C. F.; GOMES, V. M. A.. Seleção de Candidatos ao cargo de Professor-Bolsista, área de inglês, do Centro de Línguas da UFG. 2002. Universidade Federal de Goiás.

15.
OLIVEIRA, E. C.; TELES-BOTTER, G.; SEBBA, M. A. Y.. Exame de Proficiência em Língua Estrangeira para o Mestrado em Educação Brasileira. 2002. Universidade Federal de Goiás.

16.
OLIVEIRA, E. C.; DALACORTE, M. C. F.; SEBBA, M. A. Y.. Membro da Banca Examinadora de seleção dos candidatos ao cargo de Professor-bolsista, área de inglês, do Centro de Línguas da FL/UFG. 2001. Universidade Federal de Goiás.

17.
OLIVEIRA, E. C.; FIGUEIREDO, F. J. Q.; GOMES, V. M. A.. Banca Examinadora para seleção dos candidatos à monitoria de Inglês. 2001. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Roda de Conversas em Linguística Aplicada: a sala de aula de línguas estrangeiras em foco na Faculdade de Letras da UFG. 2016. (Outra).

2.
I Roda de Conversas em Linguística Aplicada: a sala de aula de línguas estrangeiras em foco na Faculdade de Letras da UFG.I Roda de Conversas em Linguística Aplicada: a sala de aula de línguas estrangeiras em foco na Faculdade de Letras da UFG (mesa redonda). 2016. (Outra).

3.
I Workshop Pedagógico IsF - Inglês e Universidades Britânicas. 2016. (Outra).

4.
VIII Encontro Nacional de Coordenadores IsF - Inglês. 2016. (Encontro).

5.
X Encontro Nacional de Coordenadores IsF - Inglês. 2016. (Encontro).

6.
XXVI Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE). 2016. (Outra).

7.
5ª reunião da Comissão Assessora de Área (Letras-Português e Inglês). 2015. (Outra).

8.
I Encontro Internacional do Programa Idiomas sem Fronteiras: Internacionalização e Multilinguismo. 2015. (Encontro).

9.
Propell Workshop for the TOEFL iBT. 2015. (Outra).

10.
XI Encontro de Formação de Professores de Língua Estrangeira (ENFOPLE), IV Simpósio de Prática e Ensino de Línguas (SIMPEL), IV Seminário de Estágio do Ensino Fundamental e VI Mostra de Curtas da Educação Infantil.Tecnologia no ensino de línguas. 2015. (Encontro).

11.
1ª reunião da Comissão Assessora de Área (Letras-Português e Inglês) do Enade 2014. 2014. (Outra).

12.
2ª reunião da Comissão Assessora de Área (Letras-Português e Inglês) do Enade 2014. 2014. (Outra).

13.
3ª reunião (2ª etapa) da Comissão Assessora de Área (Letras-Português e Inglês) do Enade 2014. 2014. (Outra).

14.
II Colóquio Nacional de Letras e XV Colóquio de Pesquisa e Extensão da FL-UFG. 2014. (Outra).

15.
V Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. 2014. (Congresso).

16.
V Encontro Nacional de Coordenadores IsF - Inglês e I Encontro Nacional de Representantes do Programa Idiomas sem Fronteiras. 2014. (Encontro).

17.
III ENCONTRO DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA/ADICIONAL-GOIÁS.Palestra. 2013. (Encontro).

18.
I Seminário da Secretaria Municipal de Educação.O potencial pedagógico das novas TICs como ferramentas no ensino-aprendizagem. 2013. (Encontro).

19.
IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Futuros professores de LEs integrando novas identidades: o desafio das novas diretrizes para a formação do professor da educação básica. 2013. (Congresso).

20.
VIII Seminário de Línguas Estrangeiras.O Estágio em Línguas Estrangeiras na Faculdade de Letras da UFG: breve retrospectiva. 2012. (Seminário).

21.
VIII Seminário de Línguas Estrangeiras.Futuros professores de LEs integrando novas identidades: o desafio das novas diretrizes para a formação do professor da educação básica. 2012. (Seminário).

22.
VIII Seminário de Línguas Estrnageiras.Using TV commercials in the language classroom. 2012. (Seminário).

23.
III Seminário de Estágio Supervisionado: novas concepções e perspectivas para o ensino de Línguas.Sobre escolas, professores, sábios e elefantes: o estágio na formação do professor de língua estrangeira. 2010. (Seminário).

24.
I SINALEL (Simpósio Nacional de Letras e Linguística).Navegar é Preciso. 2009. (Simpósio).

25.
VII Sem. de Línguas Estrangeiras.Olhar para nós mesmos como formadores: desafio aceito!. 2009. (Seminário).

26.
VII Seminário de Estudos Linguísticos e Literários.Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: utilizando tecnologias do passado, do presente e do futuro. 2009. (Seminário).

27.
X Encontro de Letras:Linguagem e Ensino.Navegar é Preciso: ultrapassar as paredes da sala de aula também é.. 2008. (Encontro).

28.
SIRELE - Simpósio Regional de Letras e IV Semana de Letras.Desenvolvimento Profissional por meio da Pesquisa-ação. 2007. (Simpósio).

29.
I Congresso Latino Americano sobre Formação de Professores de Línguas. Tornando-se Formador de Professores de Língua Inglesa: narrativas e colaboração. 2006. (Congresso).

30.
15º InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. Intercãmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. 2005. (Congresso).

31.
Braz-TESOL One-day Seminar. 2005. (Seminário).

32.
Ensino, Pesquisa e Extensão: desafios na construção do conhecimento.II Encontro de Integração Acadêmica. 2005. (Encontro).

33.
Formação Continuada do Professor de Língua Inglesa.I Seminário de Língua Inglesa. 2005. (Seminário).

34.
I Seminário de Pesquisa do CELiA - Centro de Estudos em Lingüística Aplicada.I Seminário de Pesquisa do CELiA. 2005. (Seminário).

35.
Reflexões sobre o Ensino e a Aprendizagem de Lìnguas Estrangeiras.VI Seminário de Línguas Estrangeiras. 2005. (Seminário).

36.
10.o Simpósio Nacional de Letras e Lingüística.10.o Simpósio Nacional de Letras e Lingüística. 2004. (Simpósio).

37.
A Formação do Professor de Línguas Estrangeiras.V Seminário de Línguas Estrangeiras. 2003. (Seminário).

38.
IV Semana Pedagógica da UEG - Jussara.IV Semana Pedagógica UEG - Jussara. 2003. (Outra).

39.
Oficina de Elaboração de Questões para o Processo Seletivo da UFG.Elaboração de Questões: questões de múltipla escolha. 2003. (Oficina).

40.
XVII ENPULLI - A Interculturalidade no Ensino de Inglês e XXXII SENAPULLI - Literaturas de Língua Inglesa: visões e revisões.XVIII ENPULLI e XXXII SENAPULLI. 2003. (Encontro).

41.
22nd Regional One-Day Seminar of Braz-TESOL. 2002. (Seminário).

42.
I Encontro de lingüística; Línguas e Ensino: um convite à reflexão.I Encontro de Lingüística: Línguas e Ensino: um convite à reflexão. 2002. (Encontro).

43.
I Semana de Letras e do Educador.I Semana de Letras e do Educador. 2002. (Outra).

44.
XI ENDIPE. 2002. (Congresso).

45.
XII InPLA.Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. 2002. (Simpósio).

46.
3rd English Seminar.3rd English Seminar. 2001. (Seminário).

47.
O Ensino de Línguas Estrangeiras no Novo Milênio. 2001. (Seminário).

48.
3rd LAURELS Teacher Trainer's Conference - Talking, Teaching, Training. 2000. (Congresso).

49.
IV Semana de Eventos da Faculdade de Letras da UFMG. 2000. (Outra).

50.
IX Semana da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. 2000. (Outra).

51.
2nd LAURELS Teacher Trainer's Conference -Voices in Training. 1999. (Congresso).

52.
III Seminário de Línguas Estrangeiras.III Seminário de Línguas Estrangeiras. 1999. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, E. C.. Propell Workshop for the TOEFL iBT Test. 2015. (Outro).

2.
OLIVEIRA, E. C.. TOEFL e GRE, passaportes para o mundo. 2015. (Outro).

3.
OLIVEIRA, E. C.. II Encontro sobre Gramática: teoria e prática. 2014. (Outro).

4.
DALACORTE, M. C. F. ; OLIVEIRA, E. C. ; ALMEIDA, A. ; PREUSS, E. O. ; FIGUEREDO, C. J. ; FIGUEIREDO, F. J. Q. ; ÁLVARES, M. R. ; PESSOA, R. R. ; REZENDE, T. F. . V Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. 2014. (Congresso).

5.
OLIVEIRA, E. C.; PESSOA, R. R. . III ENCONTRO DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA/ADICIONAL-GOIÁS. 2013. (Outro).

6.
OLIVEIRA, E. C.. VIII Seminário de Línguas Estrangeiras - A Formação e a Prática de Professores de Línguas Estrangeiras. 2012. (Outro).

7.
Suanno, M. V. R. ; Toschi, M. S. ; Mesquita, D. N de C. ; OLIVEIRA, E. C. . Coordenadora do GT - Linguas e Literatures Estrangeiras no IV EDIPE (Encontro de Didática e Práticas de Ensino. 2011. (Outro).

8.
OLIVEIRA, E. C.. I Seminário de TCC em Andamento. 2011. (Outro).

9.
FIGUEIREDO, F. J. Q. ; OLIVEIRA, E. C. . VII Seminário de Línguas Estrangeiras. 2009. (Outro).

10.
OLIVEIRA, E. C.. I Capacitação de Professores de Inglês. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Mariana Santana Ofugi. O uso da internet e o desenvolvimento da autonomia do aprendiz na sala de inglês como língua estrangeira. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Jacqueline Rose Di LACERDA. A utilização de novas tecnologias no ensino de língua inglesa a distância para aprimoramento de habilidades linguísticas e certificação de profissionais da saúde. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
Sandrelli Passos dos Reis. Práticas de Letramentos no Ensino Médio: implicações quanto ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Estudos Lingüísticos e Literários) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

4.
Fernanda Franco Tiraboschi. Aprendizagem autônoma e hipertextos: experiências de aprendizes de leitura em LI da Educação Básica em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Estudos Lingüísticos e Literários) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

5.
Bianca Ribeiro MoraISCosta. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E UTILZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE GOIÁS. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

6.
Jesiel Soares Silva. Professor de Línguas: Autonomia, Tecnologia, Ação e Formação. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

7.
Bianca Ribeiro Morais Costa. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E UTILZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE GOIÁS. Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

8.
Jesiel Soares Silva. Professor de Línguas: Autonomia, Tecnologia, Ação e Formação. Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Bruna Maressa dos Santos Mendonça. O Uso da Tecnologia como Ferramenta de Motivação no Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. Início: 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística Aplicada: ensino-apr) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Camilla Santos Moraes. Ensino de Inglês para fins específicos: o uso de uma ferramenta de autoria na composição dos exercícios. Início: 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística Aplicada: ensino e a) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Camilla Santos Moraes. Dicionário Eletrônico. Início: 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Jesiel Soares Silva. OS DESAFIOS DE NAVEGAR: A COLABORAÇÃO COMO BÚSSOLA DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA MEDIANTE AS NOVAS TIC. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Estudos Lingüísticos e Literários) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

2.
Bianca Ribeiro Morais Costa. Critérios de seleção e utilização do livro didático de inglês na rede estadual de ensino de Goiás: um estudo de caso com quatro professoras. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Estudos Lingüísticos e Literários) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Vânia Alves Ferreira Soares. O uso das NTICs na sala de aula de língua inglesa: Ferramentas de autoria Moviemaker e Popplet. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística Aplicada: ensino-apr) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

2.
Gabriella Ferreira Paraguai. As possibilidades de integração do quadro interativo no ensino-aprendizagem do Francês Língua Estrangeira (FLE). 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística Aplicada: ensino-apr) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

3.
Tânitha Gléria de Medeiros. Contribuições e Limitações de Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Formação Continuada de Professores de Inglês como Língua Estrangeira. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística Aplicada: ensino-apr) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

4.
Bruna Maressa dos Santos Mendonça. O Uso do Site de Aprendizado Livemocha como Ferramenta de Motivação no Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística Aplicada: ensino-apr) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

5.
Camilla Santos Moraes. Reflexões Acerca do Uso de Ferramentas de Autoria na Produção de Materiais para Ensino de Inglês para Fins Específicos: uma pesquisa-ação. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística Aplicada: ensino-apr) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

6.
Angelita Duarte da Silva. O Computador: um recurso no ensino de língua inglesa. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística Aplicada: ensino-apr) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

7.
Jaqueline Lopes Sobrinho Costa. O Uso de Recursos Tecnológicos nas Aulas de Língua Inglesa: autoconhecimento por meio da pesquisa-ação. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística Aplicada: ensino-apr) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

8.
Jesiel Soares Silva. UTILIZANDO UMA FERRAMENTA HOST PARA A PROMOÇÃO DA AUTONOMIA DE APRENDIZES DE LÍNGUA INGLESA: DE CONVIDADOS A ANFITRIÕES. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística Aplicada: ensino e a) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jordania Ferreira de Melo. Refletindo sobre diversidade cultural em sala de aula a partir do filme: The nightmare before Christmas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

2.
João Paulo Martins de Oliveira. Digital Technology use in a 9th grade English language classroom: a case study at a public school. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

3.
Jorge Henrique Oliveira de Araújo. Mobile learning: o celular como ferramenta de aprendizagem no ensino de Língua Estrangeira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

4.
Arthur Ribeiro Nascimento. Aluno orientado no Centro de Línguas da UFG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras: Inglês) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

5.
Henrique Sales de Lima. Aluno orientado no Centro de Línguas da UFG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras: Inglês) - Faculdade de Letras UFG, Fundação de Apoio à Pesquisa. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

6.
Keila Lima Silva. Ensino mediado por computador e as possibilidades de ensino de Língua Inglesa por meio dessa ferramenta e seus recursos: um estudo bibliográfico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

7.
Aida Graça de Fátima Rafael. Moodle: an alternative language learning tool for students in the military context. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

8.
Fátima Maria Batista da Silva. The ?comic strip? genre as a motivational source in English Classes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

9.
Rosana de Paula Lucas. Connectivism: an emerging learning theory for the digital generation. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

10.
Johnatan Willow Dias de Andrade. Ensino de Língua Francesa com objetivos específicos em contexto militar, através de mídias virtuais e semipresenciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

11.
Richard Gomes Firmino. Abordagem Cultural do Material Didático de Língua Inglesa Usado em uma Sala de Aula de ESP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

12.
Silmara Antunes Vasconcelos. Integration of Technology as a Motivating Factor in the Learning Process of English as a Foreign Language. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

13.
Agda Jube Oliveira. The Demystification of the Computer and the Internet in the English Language Classroom - how to deal with language teaching and with social networks. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

14.
Mariana Santana Ofugi. Internet, social networks and the learning process of English as a foreign language: an efficient relation?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

15.
Eber Feliciano de Oliveira. Ensino de Língua Inglesa mediado por call em escola pública. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

16.
ANDRE LUIZ SILVA LIMA. What if students are not motivated in doing English homework?: A collaborative action research towards students? motivation. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

17.
Virgínia Carla Carvalho Moraes. ?Is this Japanese??: the explicit teaching of phonemic symbols to 7th graders from a public school. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

18.
Vanderlei Antonio das Chagas. FRUSTRATIONS AND OVERCOMING IN THE LEARNING OF THE ENGLISH LANGUAGE. WHY DO THEY OCCUR? A BIOGRAPHICAL NARRATIVE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

19.
Kelly Cristina Maria de Souza Mendes. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS:ALIADAS NO ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA EM ESCOLAS PÚBLICAS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

20.
Naiara Oliveira de Araújo. INTERNET AT THE CLASSROOM: THE USE OF THE SOCIAL NETWORKING IN THE ENGLISH CLASSROOM. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

21.
PÉRICLES MENDES DA SILVA JÚNIOR. MOTIVATION FOR TEACHING: INVESTIGATING THE MOTIVATION OF ENGLISH TEACHERS IN PUBLIC SCHOOLS IN GOIÁS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

22.
LEVI CASTRO BRAGA. AUTONOMIA COMO CONSTRUTO NA EDUCAÇÃO: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

23.
CAMILLA SANTOS MORAES. O USO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL DE ADULTOS APRENDIZES DE LÍNGUA INGLESA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

Orientações de outra natureza
1.
Luísa de Assis Vieira. Aluna orientada no Centro de Línguas da UFG. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras: Inglês) - Faculdade de Letras UFG, Fundação de Apoio à Pesquisa. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

2.
Brenda Arruda Oliveira e Silva. Aluna orientada no Centro de Línguas da UFG. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras: Inglês) - Faculdade de Letras UFG, Fundação de Apoio à Pesquisa. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

3.
Daianne Castilho Silva. Aluna orientada no Centro de Línguas da UFG. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras: Inglês) - Faculdade de Letras UFG, Fundação de Apoio à Pesquisa. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

4.
Loren dos Santos Fernandes. Laboratório de línguas e atividades acadêmicas. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras: Inglês) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

5.
Henrique Sales de Lima. Tecnologias de áudio e vídeo na sala de aula de língua estrangeira e habilidades integradas. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras: Inglês) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

6.
Danielle Martins de Araújo Queiroz. Tecnologias de áudio e vídeo na sala de aula de língua estrangeira e habilidades integradas. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras: Inglês) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

7.
Daiane Castilho Silva. Tecnologias de áudio e vídeo na sala de aula de língua estrangeira e habilidades integradas. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras: Inglês) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

8.
Ana Gabriela Oliveira dos Santos. Tecnologias de áudio e vídeo na sala de aula de língua estrangeira e habilidades integradas. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras: Inglês) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

9.
Jermison Oliveira de Souza. Tecnologias de áudio e vídeo na sala de aula de língua estrangeira e habilidades integradas. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras: Inglês) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

10.
Andressa Bárbara Manso. Aprendendo com estratégias de aprendizagem. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Libras) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

11.
Ruth de Lucena Souza. Aprendendo com estratégias de aprendizagem. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras Português) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

12.
Ana Paula Alexandria Maciel. Aprendendo com estratégias de aprendizagem. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Libras) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

13.
Karla Maria da Silva Santos. Aprendendo com estratégias de aprendizagem. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras Português) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

14.
Tiesley Toledo do Nascimento. Aprendendo com estratégias de aprendizagem. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras Português) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

15.
Diovane Mesquita de Souza. Aprendendo com estratégias de aprendizagem. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras Português) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

16.
Wendy Lemos Ferreira. Aprendendo com estratégias de aprendizagem. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras Português) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

17.
Eliethe Santos. Tecnologias do presente, do passado e do futuro e o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.

18.
Danielle Martins de Araújo Queiroz. Tecnologias do presente, do passado e do futuro e o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Eliane Carolina de Oliveira.



Inovação



Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 18:18:44