Leonardo Fuks

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2102681102100808
  • Última atualização do currículo em 09/10/2016


Professor da Escola de Música da UFRJ, PhD em Acústica Musical, docente das disciplinas de acústica e biologia aplicadas à música, fisiologia da voz e construção de instrumentos musicais. Músico oboísta e experimental, possui também formação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado na Suécia, Royal Institute Of Technology-KTH (1999). Tem experiência na análise acústica, projeto e manufatura de instrumentos de sopro, atuando nas seguintes áreas: acústica musical, acústica de salas para aplicações musicais, projeto de exposições educacionais, oficinas educacionais para crianças e adolescentes, direção e curadoria musical, fisiologia da voz, performance musical, música contemporânea, design de bocais e boquilhas de flauta, clarineta, saxofone, fagote e trombone, divulgação científica e pesquisa em voz humana, particularmente em contextos étnicos e de técnicas extendidas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leonardo Fuks
Nome em citações bibliográficas
FUKS, L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música, Departamento Teórico de Materias Aplicadas.
Rua do Passeio 98
Centro
20021-290 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22401441
Fax: (21) 22401441
URL da Homepage: http://www.acustico.org


Formação acadêmica/titulação


1996 - 1999
Doutorado em Acústica Musical.
Royal Institute Of Technology, KTH, Suécia.
Título: FROM AIR TO MUSIC - Acoustical, physiological and perceptual aspects of reed wind instrument playing and vocal-ventricular fold phonation, Ano de obtenção: 1999.
Orientador: Johan Sundberg.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Acústica musical; Instrumentos de sopro; instrumentos de palheta; performance musical; aerodinâmica de instrumentos musicais; canto tibetano.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Musicologia.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia de Órgãos e Sistemas / Especialidade: Fisiologia da Execução Musical.
Setores de atividade: Educação; Saúde Humana; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1989 - 1993
Mestrado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O Bambú Sonante: um estudo da qualidade em palhetas de clarineta,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: Ronaldo Soares de Andrade.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Qualidade; Acústica musical; Projeto do Produto; Instrumentos Musicais; Clarineta; Palheta.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Musicologia.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto / Especialidade: Desenvolvimento de Produto.
Setores de atividade: Qualidade e Produtividade; Educação.
1987 interrompida
Graduação interrompida em 1987 em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Ano de interrupção: 1987
1985 interrompida
Graduação interrompida em 1987 em Música Bacharelado.
Escola de Música e Belas Artes do Paraná, EMBAP, Brasil.
Ano de interrupção: 1987
1980 - 1987
Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - Atual
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Atividades

3/2000 - Atual
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários Especiais em Música: Acústica Musical
11/1999 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música, Departamento Teórico de Materias Aplicadas.

Linhas de pesquisa
Estudos do Som Musical
9/1999 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música, Departamento Teórico de Materias Aplicadas.

12/1991 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Acústica e Biologia aplicadas à Música (MUT 151/152)
Fisiologia da Voz (MUT 171/172)

Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, FTMRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Músico de Orquestra, Carga horária: 20

Atividades

2/1990 - 12/1990
Serviços técnicos especializados , Orquestra Sinfônica, Orquestra Sinfônica.

Serviço realizado
Oboísta da orquestra.

Faculdade da Cidade, FACID, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1992
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 12

Atividades

7/1989 - 12/1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
Projeto mecânico no desenho industrial

Schlumberger Surenco International, SSI, Venezuela.
Vínculo institucional

1987 - 1988
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Engenheiro de Campo na área de testes de produção de poços de petróleo on-shore, tendo residido na Escócia, Colômbia e Equador dirante este período de 14 meses

Atividades

9/1987 - 11/1988
Serviços técnicos especializados , Schlumberger Testing, Schlumberger Testing Well Testing Activities.

Serviço realizado
Testes de produção de poços em terra, supervisão de equipe.

Fundação Teatro Guaíra, FTG, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1987
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Músico de Orquestra, Carga horária: 40
Outras informações
Oboísta da orquestra, tendo sido admitido por concurso público.

Atividades

2/1985 - 3/1997
Serviços técnicos especializados , Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica do Paraná.

Serviço realizado
Trabalho como oboísta da orquestra.

Digiponto Teclados de Computadores Ltda, DIGIPONTO, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1984
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia Mecânica, Carga horária: 20

Atividades

1/1983 - 12/1984
Estágios , Departamento de Produção, Setor de Projeto de Produto.

Estágio realizado
Estágio supervisionado na área de projeto de produto e de processos de fabricação.


Linhas de pesquisa


1.
Estudos do Som Musical
2.
Etnologia das Práticas Musicais


Projetos de pesquisa


1999 - 2010
Práticas vocais na música tradicional brasileira: Um diálogo entre a acústica musical e a etnomusicologia.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Samuel Mello Araujo Junior em 31/01/2013.
Descrição: O projeto tem como objetivo o de identificar e coletar um amplo conjunto de sons multi-fontes e suas técnicas de produção, para registro e subseqüente análise de suas características acústicas, aerodinâmicas e estéticas. Com base neste corpus sonoro, e auxiliado pelos conhecimentos subjacentes às técnicas, pretende-se construir um modelo taxionômico para os mesmos. Proporcionar um suporte teórico para a compreensão e o controle dos sons multi-fontes por parte dos instrumentistas, compositores, e teóricos. Tais resultados possibilitarão a predição dos efeitos de uma determinada configuração vocal-instrumental. Desenvolver um sistema de notação musical para os sons multi-fontes, que seja ao mesmo tempo abrangente e sistemático. É de fundamental importância que um sistema de notação estabeleça uma mediação eficiente entre compositores e intérpretes. Estimular uma utilização mais ostensiva dos sons multi-fontes por parte dos músicos e apresentar um conjunto de novas técnicas, enriquecendo desta maneira o repertório disponível de práticas interpretativas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Leonardo Fuks - Integrante / Samuel Mello Araujo Junior - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2
1999 - 2007
A Interação Voz Humana-Instrumento de Sopro: da análise acústica-fisiológica-perceptiva à performance e composição musicais
Descrição: Objetivos Identificar e coletar um amplo conjunto de sons multi-fontes e suas técnicas de produção, para registro e subseqüente análise de suas características acústicas, aerodinâmicas e estéticas. Com base neste corpus sonoro, e auxiliado pelos conhecimentos subjacentes às técnicas, pretende-se construir um modelo taxionômico para os mesmos. Proporcionar um suporte teórico para a compreensão e o controle dos sons multi-fontes por parte dos instrumentistas, compositores, e teóricos. Tais resultados possibilitarão a predição dos efeitos de uma determinada configuração vocal-instrumental. Desenvolver um sistema de notação musical para os sons multi-fontes, que seja ao mesmo tempo abrangente e sistemático. É de fundamental importância que um sistema de notação estabeleça uma mediação eficiente entre compositores e intérpretes. Estimular uma utilização mais ostensiva dos sons multi-fontes por parte dos músicos e apresentar um conjunto de novas técnicas, enriquecendo desta maneira o repertório disponível de práticas interpretativas. Ao final deste projeto, pretende-se solicitar aos órgãos de fomento uma verba específica para a confecção e produção de um livro acompanhado de Cd-Rom contendo os resultados do estudo, para fins de difusão a compositores, pesquisadores e instrumentistas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Leonardo Fuks - Coordenador / Pauxy Gentil-Nunes - Integrante.
Número de produções C, T & A: 5


Membro de comitê de assessoramento


2012 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2011 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2009 - 2009
Agência de fomento: American Association for the Advancement of Science


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Acústica Musical/Especialidade: Acústica de Instrumentos de Sopro.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia de Poços de Petróleo/Especialidade: Engenheiro de Testes de Poços de Petróleo Well Testing.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Desenvolvimento de Produto.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia de Poços de Petróleo.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Iidiche
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Sueco
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Dinamarquês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Norueguês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Rio 450 ANOS - concurso de Ideias para as comemorações, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=4740888.
1994
Paraninfo da turma de formandos em música da UFRJ, Escola de música da UFRJ, comissão dos alunos formandos.
1984
Segundo lugar no concurso de oboísta solista Rodrigo Chacel, Orquestra Sinfônica Brasileira.
1984
Primeiro lugar no concurso de oboísta solista, Conservatório Brasileiro de Música.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARAUJO JUNIOR, S. M2003ARAUJO JUNIOR, S. M ; FUKS, L. ; Amaral, U. ; Ferreira Pinto, Y. W. . Diálogos entre a acústica musical, a fisiologia da voz e a etnomusicologia: um estudo de caso de estilos vocais no samba carioca. Per Musi (UFMG), v. 1, p. 23-37, 2003.

2.
FUKS, L.1999 FUKS, L.; SUNDBERG, J. . Blowing pressures in bassoon, clarinet, oboe and saxophone. Acta Acustica, Alemanha, v. 85, n.2, p. 267-277, 1999.

3.
FUKS, L.1999 FUKS, L.; SUNDBERG, J. . Using Respiratory Inductive Plethysmography for Monitoring Professional Reed Instrument Performance. Medical Problems of Performing Artists, Estados Unidos, v. 14, n.1, p. 30-42, 1999.

4.
FUKS, L.1999FUKS, L.. Aerodynamic input parameters and sounding properties in naturally blown reed woodwinds. Qpsr Kth, Estocolmo - Suécia, v. 4, p. 1-11, 1999.

5.
FUKS, L.1998FUKS, L.. Assessment of blowing pressure perception in reed wind instrument players. Qpsr, Estocolmo, v. 3, p. 35-48, 1998.

6.
FUKS, L.1998 FUKS, L.; SUNDBERG, J. ; HAMMARBERG, B. . A self-sustained vocal-ventricular phonation mode: acoustical, aerodynamic and glottographic evidences. Qpsr Kth, Estocolmo - Suécia, v. 3, p. 49-59, 1998.

7.
FUKS, L.1996FUKS, L.. Prediction of pitch effects from measured CO2 content variations in wind instrument playing. Quarterly Progress Status Report From Kth Stockholm Sweden, Estocolmo- Suécia, v. 4, p. 37-43, 1996.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SUNDBERG, J. ; SALOMAO, G. L. ; FUKS, L. . CIÊNCIA DA VOZ: Fatos sobre a Voz na Fala e no Canto. 1. ed. São Paulo: EDUSP, 2015. v. 1. 328p .

2.
FUKS, L.. Música na escola : caminhos e possibilidades para a educação básica. 1. ed. RIO DE JANEIRO: SESC DN, 2015. v. 1. 308p .

Capítulos de livros publicados
1.
FUKS, L.. Cyclophonia, radiotelephonia e celular. In: Lilian Zaremba. (Org.). Entre ouvidos: sobre rádio e arte. Rio de Janeiro: Oi Futuro- Soarmec Editora, 2009, v. 1, p. 106-109.

2.
FUKS, L.. Os instrumentos de sopro segundo a acústica musical. In: Myriam Taubkin , Morris Picciotto. (Org.). Um sopro de Brasil. 1ed.São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 2005, v. 1, p. 46-52.

3.
FUKS, L.; FADLE, H. . The science and psychology of music performance: Creative strategies for teaching and learning. In: Parncutt, Richard ; McPherson, Garry. (Org.). The science and psychology of music performance: Creative strategies for teaching and learning. 1ed.New York: Oxford university Press, 2002, v. 1, p. 319-334.

4.
ARAUJO JUNIOR, S. M ; FUKS, L. . Práticas vocais no samba carioca: um diálogo entre a acústica musical e a etnomusicologia. In: Cláudia Neiva de Mattos; Elizabeth Travassos; Fernanda Teixeira de Medeiros. (Org.). Ao encontro da palavra cantada. 1ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2001, v. 1, p. 278-288.

5.
FUKS, L.. Espectrograma que representa uma frase em língua portuguesa. In: Roberto Lent. (Org.). Cem Bilhões de Neurônios. 1ed.São Paulo: Editora Atheneu, 2001, v. 1, p. 350-350.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FUKS, L.. Iniciação Musical para Adultos. Revista Weril, São Paulo, , v. 127, p. 29 - 29.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FUKS, L.. Is Sound Volume a Sound Concept IN ACOUSTICS, AUDIO AND MUSIC ?. In: 18th International Congress on Sound and Vibration (ICSV 18), 2011, Rio de Janeiro. Proceedings of the 18th International Congress on Sound and Vibration (ICSV 18), 2011. v. 1. p. 126-129.

2.
FUKS, L.. Some True Stories about sub harmonics in wind instruments, human voice and machine tools. In: ISMA (International Symposium on Musical Acoustics) 2001: Musical Sounds from Past Millenia, 2001, Perugia. Proceedings of the International Symposium on Musical Acoustics, 2001. Perugia: ISMA, 2001. v. 2. p. 355-358.

3.
FUKS, L.. Um apito no Samba-Aspectos Acústicos e Perceptivos. In: XII Encontro Anual da ANPPOM, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Música, 1999, Salvador. Anais do XII Encontro Anual da ANPPOM, 1999. v. 1.

4.
FUKS, L.. Computer-aided musical analysis of extended vocal techniques for compositional applications. In: Simpósio Brasileiro de Computação e Música, evento oficial do XIX Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação, 1999, Rio de Janeiro. Anais do XIX Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação. Rio de Janeiro: EntreLugar, 1999. v. 3. p. 95-104.

5.
FUKS, L.; SUNDBERG, J. . Blowing pressures in reed woodwinds. In: ISMA'97-International Symposium on Musical Acoustics, 1997, Edinburgo. Proceedings of the Institute of Acoustics. St Albans: Institute of Acoustics, 1997. v. 19. p. 273-278.

6.
FUKS, L.. Prediction and measurements of exhaled air effects in the pitch of wind instruments. In: ISMA'97-International Symposium on Musical Acoustics, 1997, Edinburgo. Proceedings of the Institute of Acoustics. St Albans: Institute of Acoustics, 1997. v. 19. p. 373-378.

7.
FUKS, L.. On the quality of clarinet reeds. In: 2nd International Conference on Acoustics and Musical Research, CIARM 95, 1995, Ferrara. Proceedings of the 2nd International Conference on Acoustics and Musical Research, 1995. v. 1. p. 369-374.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FUKS, L.. From air to rubber: New techniques for measuring and replicating mouthpieces, bocals, and bores. In: 3rd Iberoamerican Congress of Acoustics, 2002, Cancun. Journal of the Acoustical Society of America". Melville: JASA Journal Of the Acosutical Society of America, 2002. v. 112. p. 2291-2291.

2.
FUKS, L.. Music Acoustics and Musical Education. In: ISMA 2002, Simpósio Internacional de Acústica Musical, 2002. Proceedings of the ISMA 2002, International Symposium on Musical Acoustics, Mexico City 9 - 13 December 2002. Cidade do México: UNAM, 2002. v. 1. p. 300-300.

3.
FUKS, L.. Product Acoustics: Designing the Sound Qualities of a Manufactured World. In: 17th International Congress on Acoustics, 2001, Roma. Proceedings of the 17th International Congress on Acoustics, Rome, 2001. v. 4. p. 30-31.

4.
FUKS, L.; Pauxy Gentil-Nunes . A interação voz humana-instrumento de sopro: da análise acústica fisiológica-perceptiva à performance e composição musicais. In: 2o Colóquio de Pesquisa e Pós-Graduaçãoda Escola de Música da UFRJ, 2001, Rio de Janeiro. Anais do 2o Colóquio de Pesquisa e Pós-Graduaçãoda Escola de Música da UFRJ. Ri ode Janeiro: UFRJ Escola de Música, 2001. v. 1. p. 217-221.

5.
ARAUJO JUNIOR, S. M ; FUKS, L. . A produção do som vocal no samba carioca: uma abordagem etnográfica e acústico-musical. In: 2o Coloquio de Pesquisa da Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ, 2001, Rio de Janeiro. Anais do 2o Coloquio de Pesquisa da Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ Escola de Música, 2001. v. 1. p. 227-227.

6.
FUKS, L.; FIDELIS, L. . Projeto e construção de instrumentos de sopro alternativos para a educação musical. In: VIII Encontro Anual da ABEM, Associação Brasileira de Educação Musical, 1999, Curitiba. Resumos das Comunicações de Pesquisa, 1999. v. 1. p. 19-20.

7.
FUKS, L.. Do ar à música- aspectos acústicos fisiológicos e perceptivos da execução em instrumentos de palheta e da fonação vocal-ventricular. In: VIII Encontro Anual da ABEM, Associação Brasileira de Educação Musical, 1999, Curitiba. Resumos das Comunicações de Pesquisa, 1999. v. 1. p. 17-17.

8.
FUKS, L.; LINDESTAD, P. A. ; HERTEGARD, S. . A Vocal-Ventricular Mode in a Tibetan-Like Phonation: Acoustical, Aerodynamic, Electroglottographic and High-Speed Visual Evidences. In: II Congresso Mundial de Voz, 1999, São Paulo. Anais do II Congresso Mundial de Voz, 1999. v. 1. p. 62-62.

9.
FUKS, L.; SUNDBERG, J. . Blowing and Breathing in the Woodwinds: Generation and control of Input parameters. In: Forum Acusticum 1999, congresso conjunto da Acoustical Society of America, European Acoustical Association e DEGA (ASA/EAA/DEGA joint meeting), 1999, Berlim. Journal Acustica/Acta Acustica. Stuttgart: S. Hirzel Verlag, 1999. v. 85. p. 15-15.

10.
FUKS, L.. Blowing and Breathing in the Woodwinds: Generation and control of Input parameters. In: Forum Acusticum 1999, congresso conjunto da Acoustical Society of America, European Acoustical Association e DEGA, 1999. Número Especial do Journal Acustica/Acta Acustica, volume 85, Supplement 1, January/February 1999, 1999. v. 85. p. 15-15.

Apresentações de Trabalho
1.
FUKS, L.. 'Playing and Cycling Across the Cities'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FUKS, L.. Tecnologias Sociais, Ciência e Arte : Música. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
FUKS, L.. A MÚSICA E A FÍSICA EM INSTRUMENTOS DE SOPRO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FUKS, L.. ?Paisageando e Paseando, música sobre duas rodas: Uma Experiência Cyclophonica?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FUKS, L.. Camelódico - palestra ilustrada sobre montagem e acústica de instrumentos musicais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FUKS, L.. Curso para Monitores e Palestra sobre a Exposição do Som à Harmonia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FUKS, L.. Workshop de Construção de instrumentos musicais: Hands-on in musical acoustics. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
FUKS, L.. Técnicas Vocais Extendidas, no 2º Fórum RioAcappella de Música Vocal. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
FUKS, L.. Product Acoustics - Designing the Sound Qualities of a Manufactured World. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FUKS, L.. Product Acoustics: Designing the Sound Qualities of a Manufactured World. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
FUKS, L.. Acústica Vocal, Coral e do Ambiente. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
FUKS, L.. Acústica Musical. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
FUKS, L.. Aspectos Físicos, Fisiológicos e Psicofísicos em Instrumentos de Sopro. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
FUKS, L.. Triálogos Eloqüentes: A produção do sentido e os sentidos da interação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
FUKS, L.. Conferência sobre Registro Vocal. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
FUKS, L.. Workshop Simplified Wind Instruments: building, playing and combining music acoustics with performance workshop realizado no ISMA 2001- International Symposium on Musical Acoustics, Perugia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
FUKS, L.. Wind instruments : investigating performance, acoustics and physiology. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
FUKS, L.. Atelier de Física e Música. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
FUKS, L.. A (con)fusão arte, ciência e tecnologia relativos ao canto. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
FUKS, L.. Acoustics of Wind Instruments: a Meeting Place for Physics, Physiology and Psychophysics. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
FUKS, L.. Hibridos voz/instrumentos: controlando harmonicos e formantes. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
FUKS, L.. Apresentação do Workshop intitulado "From air to Music- Physiologische und akkustische Aspekte. Workshop für Holzbläser. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SUNDBERG, J. ; SALOMAO, G. L. ; FUKS, L. . CIÊNCIA DA VOZ: Fatos sobre a Voz na Fala e no Canto. Estocolmo: Johan Sundberg, 2015. (Tradução/Livro).

2.
FUKS, L.. FROM AIR TO MUSIC - Acoustical, physiological and perceptual aspects of reed wind instrument playing and vocal-ventricular fold phonation. Estocolmo: Royal Institute of Technology, 1998 (Tese de Doutorado).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FUKS, L.. Prismas do Som. 2014.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FUKS, L.. Programa Comunidade na TV- Entrevista sobre Música e Movimento. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
Clarice Fukelman ; FUKS, L. . Consultoria técnica para o programa : A cidade e a música (Globo Ciência). 2006. (Programa de rádio ou TV/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
FUKS, L.. Construção de Instrumentos Musicais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FUKS, L.. A VOZ HUMANA COMO UM LABORATÓRIO SONORO E MUSICAL. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
FUKS, L.. Simplified Wind Instruments: combining Building, Playing and Music Acoustics with Perfrmance. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
FUKS, L.; Clarice Fukelman . Globo Ciência. 2005. Outra.

Música
1.
FUKS, L.. Paisageando e Paseando, música sobre duas rodas em Juiz de Fora. 2012. Diversas.

2.
Clarice Fukelman ; FUKS, L. ; RAVENLE, S. . O DIA EM QUE O OBOÉ ENGOLIU AR E CUSPIU POESIA. 2012. Interpretação.

3.
FUKS, L.. Cyclophonica Paisagem Sonora Carioca. 2011. Interpretação.

4.
FUKS, L.; Fittel, Tibor . Leo Fuks, faces e interfaces amigas. 2010. Composição (estréia).

5.
FUKS, L.; Alessandra Vanucci ; Julio Adrião ; AGUAS, P. . 'Hotel des Sens'. 2009. Interpretação.

6.
OLIVEIRA, J. ; FUKS, L. . Degelo na Imersão de Jocy de Oliveira. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

7.
FUKS, L.; Sheila Zagury ; Heitor Villa-Lobos ; Ravel Maurice . Caravana instrumental Votorantim. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

8.
Heitor Villa-Lobos ; Sheila Zagury ; FUKS, L. ; Ravel Maurice . Caravana Instrumental Votorantim. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

9.
Heitor Villa-Lobos ; Ravel Maurice ; FUKS, L. . Caravana Instrumental Votorantim. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

10.
FUKS, L.; Heitor Villa-Lobos ; Tom Jobim . ?Air &14bis?. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

11.
FUKS, L.; Heitor Villa-Lobos ; Ravel Maurice ; Sheila Zagury . Festival Amperica do Sul. 2006. Interpretação.

12.
FUKS, L.. O Agá Dos OHs, música aquática em pedalinhos na Lagoa. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

13.
FUKS, L.. Gymnarts I. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

14.
FUKS, L.; Heitor Villa-Lobos ; Ravel Maurice . Cyclophonica me UM Sopro de Brasil. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

15.
Haendel ; FUKS, L. ; Heitor Villa-Lobos . HydroCyclophonica. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

16.
FUKS, L.; Heitor Villa-Lobos ; Ravel Maurice ; Sheila Zagury . Museu de Arte Contemporânea e Cyclophonica. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

17.
FUKS, L.. Cellphonica no Oi Novos Urbanos. 2004. Interpretação.

18.
FUKS, L.; Heitor Villa-Lobos ; Ravel Maurice ; Sheila Zagury . Cyclophonica em Um Sopro de Brasil- Concertos ao Ar livre nas ruas de São Paulo. 2004. Interpretação.

19.
Heitor Villa-Lobos ; Ravel Maurice ; FUKS, L. ; Sheila Zagury . Festival Vale do Café. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

20.
FUKS, L.; Heitor Villa-Lobos ; Ravel Maurice . Cyclophonica no Circo do Pio Onzinho. 2003. Interpretação.

21.
FUKS, L.; OLIVEIRA, J. . Fragmentos de uma Trilogia. 1999. Interpretação.

22.
FUKS, L.. Concerto Finados e Afinados. 1999. Apresentação de Obra (para compositores).

23.
FUKS, L.. Concerto da orquestra de bicicletas, Cyclophonica. 1999. Apresentação de Obra (para compositores).

24.
FUKS, L.. Aula de Canto. 1999. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
FUKS, L.; Teles, Paulo . 'Portinari, Meio-Ambiente, Sons e Música'. 2012 (oficina Musical , educacional , com artes plásticas).

Demais trabalhos
1.
FUKS, L.. From air to Music- Physiologische und akkustische Aspekte. Workshop für Holzbläser. 1999 (apresentação e organização de Workshop) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Pinto, Diana de Souza; FUKS, L.; Geiger, Amir; Carlos Sandroni. Participação em banca de Cosme José Marques da Silveira. ?O músico e sua ópera ? Narrativas, memórias e identidades de músicos europeus e sua influência no cenário musical brasileiro pós-II Grande Guerra?. 2012. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
FUKS, L.; Alysio de Mattos; Paulo Bosísio. Participação em banca de ANDRÉ BUKOWITZ. UMA INTERPRETAÇÃO PARA OS PRELÚDIOS CARACTERÍSTICOS E CONCERTANTES PARA VIOLINO SÓ DE FLAUSINO RODRIGUES VALE. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
Carlos Sandroni; FUKS, L.. Participação em banca de Roderick Fonseca dos Santos. Cinco Abordagens sobre a Identidade da Rabeca. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
FUKS, L.; Musafir , R. E.; Silva, José Alberto Salgado. Participação em banca de JÉSUS FERREIRA FIGUEIREDO. AFINAÇÃO CORAL À CAPELA - UMA ABORDAGEM ACÚSTICA MUSICAL. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
ALYSIO JOSE DE MATTOS; Paulo Bosísio; FUKS, L.. Participação em banca de André Bukowitz. Uma interpretação para os "26 prelúdios característicos e concertantes para violino Só" de Flausino Rodrigues Vale. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
FUKS, L.; Nunes, Maurílio; Biscainho, Luiz Wagner. Participação em banca de Guillermo Tinoco Silva Caceres. O Tempo e o Disco: estudo acústico e musical da restauração e replicação física de registros sonoros,. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
FUKS, L.; Leme, M.; Victorio, Marcia. Participação em banca de Niagara da Cruz Vieira. CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS ALTERNATIVOS E OS RECURSOS FORMADORES DE UM AMBIENTE EDUCACIONAL INTEGRADO PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL: Uma pesquisa participativa com um quarto ano regular fundamental em uma escola pública no Rio de Janeiro.. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
Zelia Chueke; FUKS, L.; Maurício Dottori. Participação em banca de PAULO CESAR DEMARCHI. FASES DA PREPARAÇÃO DA OBRA NIH NIK DO COMPOSITOR CHICO MELLO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

9.
FUKS, L.; NAÍLSON DE ALMEIDA SIMÕES; Velloso, Rodrigo Cicchelli. Participação em banca de Leandro Taveira Soares. Materias alternativos na construção do trompete: bocal, tudel e campana: uma abordagem sócio-acústica. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
Saul Hersz Morelembaum; FUKS, L.; HARLEI APARECIDA ELBERT RAYMUNDO. Participação em banca de Wendel Kettle. A atuação do maestro da produção operística - uma demonstração prática através da montagem de "O pagador de promessas", ópera em dois atos de Eduardo Escalante. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
VANDA LIMA BELLARD FREIRE; FUKS, L.; ANA CANEN. Participação em banca de Helen Jardim. Analisando aulas de música no ensino básico: confronto dialógico entre as perspectivas de alunos, de professores e da instituição de ensino. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
Musafir , R. E.; FUKS, L.; PINTO, F.A.C.. Participação em banca de Roberto B. MORAES. ANÁLISE E SÍNTESE DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE SOPRO DE MADEIRA. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
ARAUJO JUNIOR, S. M; FUKS, L.; Angela Lühning. Participação em banca de FERNANDA CHEFERRINO. A musa e o divino: uma abordagem etnomusicológica de uma tradição musical maranhense. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
HARLEI APARECIDA ELBERT RAYMUNDO; FUKS, L.; CARLOS ALBERTO FIGUEIREDO. Participação em banca de GERALDO MAGELA DE GOUVEA. Banda do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro: um arquivo histórico musical centenário. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
Regina Meirelles Santos; FUKS, L.; ULHOA, M.. Participação em banca de RAFAEL H. S. VELLOSO,. O saxofone no choro - a introdução do saxofone e as mudanças na prática do "choro";. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
Freire,M.; FUKS, L.; VIEIRA, M. N.. Participação em banca de COELHO, FABIANA MOURA. A Influência do trato vocal na qualidade sonora da flauta. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

17.
VANDA LIMA BELLARD FREIRE; FUKS, L.; ANA CANEN. Participação em banca de SIMONE MOREIRA ROCHA. Educação musical no ensino fundamental: uma proposta introdutória com base na criação. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
FUKS, L.; ARAUJO JUNIOR, S. M; Tiago de Oliveira Pinto. Participação em banca de HUGO PORDEUS DUTRA PIRES. A malícia do pife: caracterização acústica e etnomusicológica do pife nordestino. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
Eliza Helena de Oliveira Echternacht; FUKS, L.; Renato José Bonfatti; Elizabeth Costa Dias. Participação em banca de Ângela Márcia Ferreira Petrus. Produção Musical e Desgaste Musculoesquelético: Elementos Condicionantes da Carga de Trabalho dos Violinistas de uma Orquestra. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Minas Gerais.

20.
ARAUJO JUNIOR, S. M; Thiago de Oliveira Pinto; FUKS, L.. Participação em banca de Virginia Barbosa. A EXPERIÊNCIA MUSICAL NO MARACATU NAÇÃO ESTRELA BRILHANTE (RECIFE): MUDANÇA E CONTINUIDADE / DIFERENÇA E REPETIÇÃO CONSTRUINDO O (RE)CONHECIMENTO. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
ARAUJO JUNIOR, S. M; FUKS, L.; LINS, Elizabeth Travassos. Participação em banca de Pedro de Moura Aragão. Luiz Heitor Correa de Azevedo e os estudos de folclore no Brasil. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
Tenembaum, R. A.; Musafir , R. E.; FUKS, L.. Participação em banca de LENINE VASCONCELLOS DE OLIVEIRA. ESTUDO DA ACÚSTICA AJUSTÁVEL DA SALA SÃO PAULO E SUA RELAÇÃO COM ASPECTOS MUSICAIS. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
Slama, Jules G.; FUKS, L.; ROSINA TREVISAN MARTINS RIBEIRO; DENISE DA SILVA DE SOUSA. Participação em banca de ANDREA ZEBALLOS ADACHI. "DESAFIOS NA CONCILIAÇÃO DOS REQUISITOS DE QUALIDADE ACÚSTICA ARQUITETÔNICA". 2005. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

24.
FUKS, L.; ARAUJO JUNIOR, S. M; NAÍLSON DE ALMEIDA SIMÕES. Participação em banca de SÁVIO FABER BARATA. Acústica e fisiologia na performance da trompa. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

25.
FUKS, L.; ALYSIO JOSE DE MATTOS; Sydney Freitas. Participação em banca de HENRIQUE DRACH. Aspectos técnicos na sustentação e posicionamento do violoncelo. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

26.
ARAUJO JUNIOR, S. M; FUKS, L.; YVES DO AMARAL LESBAUPIN. Participação em banca de JOSE CARLOS TEIXEIRA JUNIOR. Compondo um consenso: unidade e distinção no universo sonoro da umbanda carioca. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

27.
JOAO GUILHERME RIPPER VIANNA; FUKS, L.; Rubens Ricciardi. Participação em banca de ALEXANDRE PADRAO DE CARVALHO. Textura musical em "Minuano", de Pat Metheny: proposta de uma nova abordagem analítica. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

28.
Loureiro , M.; FUKS, L.; Freire,M.. Participação em banca de Gabriel Gagliano Pinto Alberto. DIFERENÇAS ACÚSTICAS E INTERPRETATIVAS ENTRE AS CLARINETAS EM SI BEMOL E EM LÁ. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

29.
NAÍLSON DE ALMEIDA SIMÕES; TACUCHIAN, R.; FUKS, L.. Participação em banca de Evangelina Bezerra Ferreira. JOSÉ SIQUEIRA ? Interpretação e Edição. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

30.
RODOLFO CAESAR; CAROLE GUBERNIKOFF; FUKS, L.. Participação em banca de MARCELO MACHADO CONDURU. A experiência da composição eletroacústica. 2002. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

31.
ARAUJO JUNIOR, S. M; FUKS, L.; José Antonio de Almeida Prado. Participação em banca de CLAUDIO PETER DAUELSBERG. Importância da improvisação na formação musical do intérprete. 2001. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

32.
MARIA DE FATIMA GRANJA TACUCHIAN; FUKS, L.; NAÍLSON DE ALMEIDA SIMÕES. Participação em banca de CARLOS ALBERTO MARQUESA SOARES. O saxofone na música de câmara de Heitor Villa-Lobos. 2001. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

33.
ARAUJO JUNIOR, S. M; FUKS, L.; Antonio Rafael Carvalho dos Santos. Participação em banca de MARCOS VINICIUS LOPES ALBRICKER. A Big Band Brasileira: a contribuição de Severino Araújo e sua Orquestra Tabajara. 2000. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

34.
SANTOS, R. M.; FERNANDES, J. N; FUKS, L.. Participação em banca de Mirna Rubim de Moura Vidal. Pedagogia Vocal no Brasil: uma abordagem emancipatória para o ensino-aprendizagem do canto. 2000. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

35.
Antonio Jardim; FUKS, L.; Joel Barbosa. Participação em banca de Alves, Cristiano Siqueira. Uma proposta de analise do papel formador expresso em bandas de musica com enfoque no ensino da clarineta.. 1999. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
RAFAEL, M.; FUKS, L.; GOLDEMBERG,; MANZOLLI, Jonatas. Participação em banca de OLIVEIRA, Luís Carlos de. Síntese por Modelagem Física da Clarineta: Modelo por Guia de Ondas com Escoamento. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica - UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
Marcos Vieira Lucas; CAROLE GUBERNIKOFF; FUKS, L.. Participação em banca de Pauxy Gentil Nunes. Análise Particional : uma mediação entre composição musical e teoria das partições. 2009. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
Fletcher, Neville; WOLFE, J.; FUKS, L.. Participação em banca de Hwang-Shim, Joon-Hee Beth. The Physiology of flute playing : the role of the larynx. 2005. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculty of Health Sciences, The University of Sydney.

4.
TACUCHIAN, R.; FUKS, L.; CAROLE GUBERNIKOFF; Sampaio, Luis Paulo. Participação em banca de Pretextato TABORDA JUNOR. Biocontraponto: como aprendemos contraponto com os sapos. 2004. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
Albano, E C; FUKS, L.. Participação em banca de Beatriz Raposo de Medeiros. Descrição fonético-acústica comparativa de aspectos selecionados da fala e do canto em português brasileiro. 2002. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
HARLEI APARECIDA ELBERT RAYMUNDO; Didier Guigue; Glacy Antunes; FUKS, L.. professor Adjunto. 2015.

2.
FUKS, L.. Professor Auxiliar. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
EIMAS- Encontro Internacional de Música e Artes Sonoras.?Paisageando e Soando, música sobre rodas: Uma Experiência Cyclophonica?. 2012. (Encontro).

2.
I Simpósio Internacional de Cooperação Acadêmica em Músíca Brasil Estados Unidos: Music Alive! - Unity in Diversity.Workshop Musical: Mouthpieces and Acoustical Wind Gadgets for Musical Education and Performance. 2010. (Simpósio).

3.
5 Encontro de Música e Mídia e Estéticas do Som.A criação de um espetáculo musical contemporâneo, a partir dos primeiros registros da indústria fonográfica brasileira. 2009. (Encontro).

4.
ciencia e arte 2006.?Camelódico?. 2006. (Simpósio).

5.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.?O som é mais leve do que o ar?. 2006. (Oficina).

6.
1o Simposio Internacional de Cognição e Artes Musicais.Música , Linguagem e Mente. 2005. (Simpósio).

7.
4o Encontro Brasileiro de Canto.O Portugues Brasileiro Cantado. 2005. (Encontro).

8.
III Encontro Internacional de Flautistas.The Headjoint´s Voice, A voz da Cabeça- Aspectos acústicos, fisiológicos e de engenharia na Flauta trasnversa. 2005. (Encontro).

9.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Ciência na Lagoa Rodrigo de Freitas. 7 de outubro, às 17h. Hydrophonica. Orquestra nos pedalinhos - uma adaptação da Cyclophonica: orquestra de bicicletas.. 2005. (Outra).

10.
Seminários de Microbiologia.Alguns Aspectos Biológicos na Ac´sutica Musical e Musicologia. 2005. (Seminário).

11.
2o Simposio de Ciencia, Arte e Cidadania.Música e Movimento que Unem Ciênca e Arte. 2004. (Outra).

12.
International Symposium on Musical Acoustics.Growl Voice in Ethnic and Pop Styles. 2004. (Simpósio).

13.
I seminário Música Ciência e Tecnologia.Do Ar à Música. 2004. (Seminário).

14.
3rd Iberoamerican Congress of Acoustics. From air to rubber: New techniques for measuring and replicating mouthpieces, bocals, and bores. 2002. (Congresso).

15.
Congresso Pan Americano de Acústica. Workshop de Construção de instrumentos musicais: Hands-on in musical acoustics. 2002. (Congresso).

16.
II Congresso Brasileiro de Canto - A Voz no Séc XXI - 17 a 20 de Outubro. II Congresso Brasileiro de Canto - A Voz no Séc XXI - 17 a 20 de Outubro "Registros vocais: Polêmicas e evidências. 2002. (Congresso).

17.
II Forum RioAcapella de Música Vocal.Técnicas Vocais Extendidas. 2002. (Outra).

18.
ISMA 2002, Simpósio Internacional de Acústica Musical.Acústica musical e a educação musical. 2002. (Simpósio).

19.
Seminário Escola-Viva- Processo de Ensino-Aprendizagem.Acústica Musical. 2002. (Seminário).

20.
17th International Congress on Acoustics. Product Acoustics: Designing the Sound Qualities of a Manufactured World. 2001. (Congresso).

21.
2o Coloquio de Pesquisa da Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ.A produção do som vocal no samba carioca: uma abordagem etnográfica e acústico-musical. 2001. (Outra).

22.
2o Colóquio de Pesquisa e Pós-Graduaçãoda Escola de Música da UFRJ.A interação voz humana-instrumento de sopro: da análise acústica fisiológica-perceptiva à performance e composição musicais. 2001. (Outra).

23.
I Forum RioAcapella de Música Vocal.Acústica Vocal, Coral e do Ambiente. 2001. (Outra).

24.
ISMA (International Symposium on Musical Acoustics) 2001: Musical Sounds from Past Millenia.Some True Stories about sub harmonics in wind instruments, human voice and machine tools. 2001. (Simpósio).

25.
Triálogos Eloquentes.A produção dos sentidos e os sentidos da interação. 2001. (Encontro).

26.
The Physics Congress, Congresso Britânico de Física. Acoustics of Wind Instruments: a Meeting Place for Physics, Physiology and Psychophysics. 2000. (Congresso).

27.
Acoustical Meeting in Berlin 1999.Sound Procution of Wind Instruments. 1999. (Encontro).

28.
Forum Acusticum 1999, congresso conjunto da Acoustical Society of America, European Acoustical Association e DEGA. Blowing and Breathing in the Woodwinds: Generation and control of Input parameters. 1999. (Congresso).

29.
II Congresso Mundial de Voz. A Vocal-Ventricular Mode in a Tibetan-Like Phonation: Acoustical, Aerodynamic, Electroglottographic and High-Speed Visual Evidences. 1999. (Congresso).

30.
VIII Encontro Anual da ABEM, Associação Brasileira de Educação Musical.Projeto e construção de instrumentos de sopro alternativos para a educação musical. 1999. (Encontro).

31.
VIII Encontro Anual da ABEM, Associação Brasileira de Educação Musical.Do ar à música- aspectos acústicos fisiológicos e perceptivos da execução em instrumentos de palheta e da fonação vocal-ventricular. 1999. (Encontro).

32.
Workshop para instrumentistas de sopro.From Air to Music. 1999. (Seminário).

33.
XIX Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação, Simpósio Brasileiro de Computação e Música. Computer-aided musical analysis of extended vocal techniques for compositional applications. 1999. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FUKS, L.. Workshop de Construção de instrumentos musicais: Hands-on in musical acoustics. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Helder da Costa Teixeira. RESISTÊNCIA E SUBMISSÃO: retrato fenomenológico das transições sonoras na flauta. Início: 2016. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
DANIEL FRANCISCO DE PAULA SODRÉ MARTINS. Escalas, Inversas e Tríades: A Matemática Aplicada à Música. 2015. Dissertação (Mestrado em O PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Coorientador: Leonardo Fuks.

2.
JÉSUS FERREIRA FIGUEIREDO. AFINAÇÃO CORAL À CAPELA - UMA ABORDAGEM ACÚSTICA MUSICAL. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Leonardo Fuks.

3.
NIÁGARA DA CRUZ VIEIRA. CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS ALTERNATIVOS E OS RECURSOS FORMADORES DE UM AMBIENTE EDUCACIONAL INTEGRADO PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL: Uma pesquisa participativa com um quarto ano regular fundamental em uma escola pública no Rio de Janeiro.. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Leonardo Fuks.

4.
Guillermo Tinoco Silva Caceres. O Tempo e o Disco: estudo acústico e musical da restauração e replicação física de fonogramas. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Leonardo Fuks.

5.
Leandro Taveira Soares. Materias alternativos na construção do trompete: bocal, tudel e campana: uma abordagem sócio-acústica. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Leonardo Fuks.

6.
ADRIANA NORONHA PICCOLO. O canto popular brasileiro: uma análise acústica e interpretativa. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Leonardo Fuks.

7.
CLEVERSON CASARIN ULIANA. O piano bem-afinado: aspectos acústicos, históricos e estéticos no ofício do afinador. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Leonardo Fuks.

8.
HUGO PORDEUS DUTRA PIRES. A malícia do pife: caracterização acústica e etnomusicológica do pife nordestino. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Leonardo Fuks.

9.
HENRIQUE DRACH. Aspectos técnicos na sustentação e posicionamento do violoncelo. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Leonardo Fuks.

10.
SAVIO FABER BARATA. Acústica e fisiologia na performance da trompa. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Leonardo Fuks.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FUKS, L.. ?Paisageando e Paseando, música sobre duas rodas: Uma Experiência Cyclophonica?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FUKS, L.. Tecnologias Sociais, Ciência e Arte : Música. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FUKS, L.. Programa Comunidade na TV- Entrevista sobre Música e Movimento. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Musica
1.
FUKS, L.. Paisageando e Paseando, música sobre duas rodas em Juiz de Fora. 2012. Diversas.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 2:40:24