José Alberto Salgado e Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3841507364899863
  • Última atualização do currículo em 09/01/2019


Graduado em Arranjo, pelo Berklee College of Music (1988); Licenciado em Educação Artística - Música, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998); Mestre em Educação Musical, pela University of London-Institute of Education (2000); Doutor em Música, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005). Professor Associado, Escola de Música-Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro dos Programas de Pós-Graduação em Música, PPGM-UFRJ e PPGM-UNIRIO. Entre os interesses de pesquisa e atuação em etnomusicologia e educação musical, destacam-se: universidade e formação de músicos, relações de trabalho com música, etnografia, composição, temas de técnica, estética e política. Tem produção artística, com pseudônimo Zé Al, em música e poesia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Alberto Salgado e Silva
Nome em citações bibliográficas
SALGADO, J. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música.
Rua do Passeio, 98
Lapa
20020-290 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2005
Doutorado em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Construindo a profissão musical- uma etnografia entre estudantes universitários de Música, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Elizabeth Travassos Lins.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: profissão musical; universidade; etnografia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
1999 - 2000
Mestrado em Master Of Arts In Music Education.
University Of London Institute Of Education, IOE, Inglaterra.
Título: Composition as a tool for music studies in Higher Education and Conservatoires,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Keith Swanwick.
Palavras-chave: Música; Sociologia; Estética; Currículo; Etnomusicologia; Educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Composição Musical.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Arranjo.
Setores de atividade: Educação; Outros Setores.
1978 - 1998
Graduação em Licenciatura em Educação Artística - Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
1985 - 1988
Graduação em Arranjo.
Berklee College Of Music, BCM, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Berklee College Of Music, BCM, Estados Unidos.


Pós-doutorado


2015 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Educação Musical.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Atividades

8/2006 - Atual
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa em Música
Seminários em Musicologia
Seminários em Educação Musical
05/2005 - Atual
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Antropologia da Música
Introdução à Pesquisa em Música
Metodologia do Ensino de Música
Orientação de Monografia
Introdução às Músicas do Mundo

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, PPGM

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 0
Outras informações
Professor convidado, módulo "O Processo de Criação na Música", curso de Especialização em Educação Estética, CLA-Unirio. Orientação de monografias de conclusão de curso.

Atividades

12/2012 - Atual
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Semnários Avançados em Educação Musical
Seminários Avançados em Etnografia das Práticas Musicais
Orientação de Pesquisas
06/2000 - 06/2002
Ensino, Especialização Em Educação Estética, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
O processo de criação na música

Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante
Outras informações
Professor Visitante, com docência nos Seminários Especializados "Para Estudar o Trabalho Musical", para a Pós-graduação em Música (Mestrado e Doutorado). Investigador Colaborador do Instituto de Etnomusicologia ? Centro de Estudos em Música e Dança, pólo da Universidade de Aveiro.


Associação Brasileira de Etnomusicologia, ABET, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Editor assistente

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Editor
Outras informações
Editoria do periódico eletrônico Música e Cultura, http://musicaecultura.abetmusica.org.br

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretário


Escola de Música e Belas Artes do Paraná, EMBAP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante

Atividades

07/2003 - Atual
Ensino, Especialização em Educação Musical, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Estética e educação musical

Os Seminários de Música Pro Arte, PRO ARTE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 0
Outras informações
Organizador da série de seminários "Roda de Filosofia - temas de música, cultura e educação" , iniciada em setembro de 2000.

Atividades

09/2000 - 12/2002
Outras atividades técnico-científicas , Os Seminários de Música Pro Arte, Os Seminários de Música Pro Arte.

Atividade realizada
Organizador e mediador da série de seminários "Roda de filosofia - temas de música, cultura e educação".

Escola de Música In Concert, IN CONCERT, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1998
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor e coordenador, Carga horária: 15
Outras informações
Professor de Saxofone, Teoria e Percepção Musical, e Prática de Conjunto; Coordenador de programas para Teoria e Percepção Musical e Prática de Conjunto.

Atividades

4/1992 - 11/1998
Treinamentos ministrados , Escola de Música In Concert, .

Treinamentos ministrados
Saxofone
Prática deConjunto
Teoria e Percepção Musical

Centro de Artes Rio, CENARIO, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1992
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor e coordenador, Carga horária: 15
Outras informações
Professor de Saxofone e Prática de Conjunto; Coodenador do programa de Prática de Conjunto.

Atividades

3/1988 - 3/1992
Treinamentos ministrados , Centro de Artes Rio, .

Treinamentos ministrados
Saxofone
Prática de Conjunto


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Práticas de interlocução e registro etnográfico sobre o trabalho com música
Descrição: O projeto conjuga dois interesses gerais, com igual relevância: o primeiro, na construção e avaliação de pesquisas etnográficas, entendidas em sentido amplo, e o segundo, na problematização da música como trabalho. Mediante análise e experimentação de produções etnográficas sobre práticas de música, o projeto congrega ações e reflexões que tenham como alvo comum o desenvolvimento crítico e criativo das práticas de interlocução, de teorização e de composição de textos, em pesquisas de nossa área. Este foco na forma e na ética das ações epistêmicas se conjugará com o outro plano de atenção: a tematização do trabalho com música ? tomado como objeto de estudo em qualquer de suas múltiplas modalidades e etapas de produção. A diversidade do trabalho musical, em frentes de ensino, aprendizagem, composição e interpretação, por exemplo, configura-se em meio a diferentes sistemas de trocas ou modos operacionais, em que se articulam modos de fazer, produtos, dispositivos e valores mais ou menos específicos. Esses modos e suas condições merecem análise continuada, para compreensão de uma complexidade que está em jogo quando as pessoas trabalham, em determinado papel, com determinada música. Sintetizando, buscaremos uma compreensão ? etnográfica, histórica e interdisciplinar ? de problemas do trabalho musical, a partir de interlocuções entre sujeitos que pesquisam/ensinam e sujeitos que realizam música. Os participantes do projeto atuarão como articuladores de processos de interlocução, no âmbito do grupo e, para além dele, de outros trabalhos e iniciativas musicais em que atuem, testando ações, procedimentos e teorizações. Com a elaboração de textos e outros registros, e sua comunicação gradual em espaços e publicações de tipo variado, colocaremos os pressupostos, métodos, formas e resultados em constante avaliação crítica ? compartilhada com estudantes, profissionais e outros sujeitos das práticas musicais, durante a vigência do projeto. Objetivos gerais Apoiar pesquisas e fomentar produção bibliográfica que tenham como objeto focal o trabalho com música, em suas frentes e modalidades diversas. Elaborar com essas pesquisas teorizações situadas em práticas musicais e recursos metodológicos centrados na interlocução entre pesquisadores acadêmicos e outros participantes de cada investigação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: José Alberto Salgado e Silva - Coordenador / Frederico Machado de Barros - Integrante.
2010 - 2016
Trabalhar com música - um estudo etnográfico
Descrição: Este projeto reúne uma série de estudos etnográficos sobre a construção de relações de trabalho com a música, em contextos contemporâneos de profissionalização, localizados na cidade do Rio de Janeiro. Planeja-se observar processos de organização do trabalho musical, acompanhando as atividades de aspirantes à profissão e focalizando aspectos como: os materiais sonoros empregados; as tecnologias em uso; a produção e circulação dos conhecimentos que informam a feitura e a apreciação; a formação e sustentação de conjuntos; as rotinas de preparação e realização musical. Em cada contexto observado, serão analisadas também as relações com o dinheiro, bem como outras formas de valor e de troca na prática musical..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: José Alberto Salgado e Silva - Coordenador / ARMANDO MUNIZ FERNANDES - Integrante / Leon - Integrante / Julio Erthal - Integrante / Leonardo Rugero Peres - Integrante / Fabiano Thomaz Lacombe - Integrante / Clara Sandroni - Integrante.
Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 5


Outros Projetos


2006 - Atual
Composição de repertórios para o ensino de música
Descrição: Projeto que integra as dimensões universitárias de Ensino e Pesquisa (Iniciação Científica), com estudantes-pesquisadores implementando práticas de composição, arranjo e organização de performance, em ambientes variados de ensino e aprendizagem musical..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: José Alberto Salgado e Silva - Coordenador / Rafael Linhares Bitencourt - Integrante / Priscilla Paraiso Pessoa - Integrante / José Carlos Quintanilha - Integrante / Rafael Procaci - Integrante / ARMANDO MUNIZ FERNANDES - Integrante / Leon - Integrante / Ana - Integrante / Lara2 - Integrante.
2001 - 2005
Construindo a profissão musical - uma etnografia entre estudantes universitários de Música
Descrição: Pesquisa etnográfica, realizada para doutoramento.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2008 - Atual
Periódico: Revista de Cultura Artística, Associação de Cultura Artística de Piracicaba


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Educação Musical.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: etnomusicologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Arranjo.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SALGADO, J. A.2018SALGADO, J. A.; ARAGAO, P. M. . Publicação do artigo 'Refletindo sobre a prática de conjuntos musicais no currículo universitário', vinculado ao projeto de pesquisa 'Práticas de interlocução e registro etnográfico sobre o trabalho com música', na vertente de análises do trabalho em docência de Música, por meio de diálogos escritos.. REVISTA DA ABEM, v. 26, p. 75-90, 2018.

2.
SALGADO, J. A.2014 SALGADO, J. A.. Publicação do artigo 'Questões de método e interlocução em pesquisas com práticas de música' na revista online El Oido Pensante (Argentina). El Oído Pensante, v. 2, p. 1-18, 2014.

3.
SALGADO, J. A.2014SALGADO, J. A.; ERTHAL, J.C.S. ; PERES, L. R. ; GANC, D. ; GREGORY, J. A. . Publicação do artigo 'Refletindo sobre a interlocução em pesquisas com música', vinculado à pesquisa 'Trabalhar com música - um estudo etnográfico', na revita Debates (PPGM-UNIRIO). Debates (UNIRIO), v. 12, p. 93-105, 2014.

4.
SALGADO, J. A.2012 SALGADO, J. A.. Publicação do artigo 'Notas sobre Descrição, Diálogo e Etnografia', no periódico online Música e Cultura (ABET). Música & Cultura (Salvador. Online), v. 6, p. 1-11, 2012.

5.
ARAUJO, S. M.2011ARAUJO, S. M. ; SALGADO, J. A. . Musical Knowledge, Transmission, and Worldviews: Ethnomusicological Perspectives from Rio de Janeiro, Brazil. The World of Music (Wilhelmshaven), v. 51, p. 75-90, 2011.

6.
SALGADO, J. A.2010SALGADO, J. A.. Convivência em Conjuntos de Música - notas para a análise de valores no trabalho de uma orquestra. Música & Cultura (Salvador. Online), v. 5, p. 1-9, 2010.

7.
SALGADO, J. A.2005SALGADO, J. A.. Variações sobre o tema da gafieira: um conjunto na Lapa carioca. Debates (UNIRIO), Rio de Janeiro, n.8, p. 39-69, 2005.

8.
SWANWICK, K.2004SWANWICK, K. ; SALGADO, J. A. ; FERNANDES, J. N. . Entrevista com Keith Swanwick. Debates, Rio de Janeiro, v. 7, p. 7-21, 2004.

9.
SALGADO, J. A.2003SALGADO, J. A.. Observações sobre uma orquestra. Cadernos do Colóquio (UNIRIO), Rio de Janeiro, p. 24-32, 2003.

10.
SALGADO, J. A.2002SALGADO, J. A.. Uma investigação inicial sobre questões da vida universitária entre estudantes de música. Música Hoje, Belo Horizonte, MG, v. 8, 2002.

11.
SALGADO, J. A.2001 SALGADO, J. A.. A composição como prática regular em cursos de música. Debates (UNIRIO), 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SALGADO, J. A.; Zé Al . O funcionário e a música. Rio de Janeiro: Editora 7 Letras, 2008. 61p .

2.
Zé Al ; SALGADO, J. A. . A fumaça do caipira. 1. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 1997. 52p .

Capítulos de livros publicados
1.
SALGADO, J. A.; ALVARES, T. S. . Refletindo sobre práticas musicais educativas, diferença e emancipação. In: Thelma Sydenstricker Álvares; Paulo Amarante. (Org.). Educação Musical na Diversidade ? construindo um olhar de reconhecimento humano e equidade social em Educação. 1ªed.Curitiba: CRV, 2016, v. , p. 43-68.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SALGADO, J. A.. 'Construção de repertórios por estudantes de Licenciatura em Música - reflexões sobre uma atividade universitária'. In: X Encontro Regional Sudeste ABEM, 2016, Rio de Janeiro. Anais do X Encontro Regional Sudeste da ABEM, 2016. v. 2.

2.
SALGADO, J. A.. Publicação do relatório 'Sustentação da comunicação e divulgação científicas como bens públicos' nos Anais do VI ENABET. In: VI Encontro Nacional da ABET, 2013, João Pessoa-PB. Anais do VI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia. João Pessoa: UFPB, 2013. p. 18-22.

3.
SALGADO, J. A.; NAVARRO, L. S. ; LACERDA, L.C.C. ; GAGLIARDI, A.C., . Praticas de criacao e pesquisa em musica durante a formacao docente - analise de uma experiencia de curso. In: II Encontro Regional sobre Formação de Professores para o Ensino de Arte e I Encontro Nacional de Formação Docente em Artes: Desfronteiramentos, 2011, Rio de Janeiro. II Encontro Regional sobre Formação de Professores para o Ensino de Arte e I Encontro Nacional de Formação Docente em Artes: Desfronteiramentos. Anais Eletrônicos., 2011.

4.
BITENCOURT, R. L. ; PESSOA, P. P. ; SALGADO, J. A. . A metodologia da pesquisa-ação em práticas de composição no ensino de música. In: XVII Encontro Anual da ABEM, 2008, São Paulo. Anais do XVII Encontro Anual da ABEM, 2008. v. 1.

5.
QUINTANILHA, J. C. ; SALGADO, J. A. . Procedimentos didáticos em educação musical com práticas de composição. In: XVII Encontro Nacional da ABEM, 2008, São Paulo. Anais do XVII Encontro Nacional da ABEM, 2008.

6.
SALGADO, J. A.. A noção de "conteúdo" no ensino de música - anotações sobre reflexões de professores. In: XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME na América Latina, 2007, Campo Grande-MS. In: Anais do XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME na América Latina, 2007.

7.
SALGADO, J. A.. Licenciatura em Música e práticas de atuação musical: uma perspectiva de diálogo e investigação para a formação universitária. In: XI Encontro da ABEM, 2002, Natal. Anais do XI Encontro da ABEM, 2002.

8.
SALGADO, J. A.. A experiência da diversidade musical e estética: um parâmetro para a educação musical contemporânea. In: XIII Encontro da ANPPOM, 2001, Belo Horizonte. Anais do XIII Encontro da ANPPOM. Belo Horizonte: UFMG, 2001. v. I. p. 261-268.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ERTHAL, J.C.S. ; SALGADO, J. A. . Algumas reflexões sobre juventudes, escola, música e vulnerabilidade social na zona leste de Londrina. In: 4o Congresso Nacional de Extensão Universitária / 13o Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2010, Londrina. 3º Congresso Nacional de Extensão Universitária / 12º Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SALGADO, J. A.; MILITO, F. K. . Ação musical, utopia e micropolítica em performance - um diálogo sobre atuações e projetos no Rio de Janeiro contemporâneo. In: Performa'15, 2015, Aveiro. Performa'15: Abstacts of the International Conference on Musical Performance, 2015. p. 28-28.

2.
SALGADO, J. A.. Uma análise das perspectivas de estudantes sobre o estudo de música na universidade. In: XV Encontro Anual da ABEM, 2006, João Pessoa. Anais do XV Encontro Anual da ABEM, 2006. v. 1.

3.
SALGADO, J. A.. Music, campus and workplace as 'home?: Fieldwork among musicians-students in Rio de Janeiro. In: British Forum for Ethnomusicology Annual Conference 2004, 2004, Aberdeen. British Forum for Ethnomusicology Newsletter, 2004. p. 32-32.

4.
SALGADO, J. A.. Constructing the Musical Profession - An Ethnography Among Music Students in Higher Education. In: 1st ABEP/Oxford Centre for Brazilian Studies Conference, 2004, Oxford. Research Abstracts 2004. Oxford: Centre for Brazilian Studies, University of Oxford, 2004. p. 34-34.

5.
SALGADO, J. A.. Uma reflexão sobre práticas musicais e etnomusicologia na universidade. In: I Encontro da ABET, 2002, Recife. Anais do I Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia-ABET, 2002.

6.
SALGADO, J. A.. Experiencing music in a new context: field notes and reflections on the work of a young Brazilian orchestra. In: British Forum for Ethnomusicology Annual Conference 2002, 2002, Edinburgh. British Forum for Ethnomusicology Newsletter, 2002. p. 9-9.

7.
SALGADO, J. A.. Uma Proposta Curricular para a Prática da Composição em Cursos de Música. In: IX Encontro Anual da ABEM, 2000, Belém, PA. Comunicações de Pesquisas e Relatos de Experiências, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
SALGADO, J. A.. Apresentação da palestra 'Dialogical development: referring to Keith Swanwick on theory and musical practice in Higher Education', no encontro internacional 'Teaching music musically in the 21h century: Keith Swanwick at 80 ? A celebration in music education', promovido por Ministry of Education and Culture e Cyprus Pedagogical Institute, em Nicosia, Chipre, 3 a 5 de março de 2017.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SALGADO, J. A.. Apresentação do paper 'Musicians as partners in research: analysing two ethnographic studies of professional practice', trabalho vinculado ao projeto de pesquisa 'Práticas de interlocução e registro etnográfico sobre o trabalho musical', ICTM World Conference, em Irish World Academy of Music and Dance, Limerick, Irlanda, em 17 de julho de 2017.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SALGADO, J. A.. Questões sobre diversidade no trabalho com música. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SALGADO, J. A.; FRANCA, G. I. . Apresentação da palestra 'Um roteiro para observar a produção de música no Brasil', no âmbito da disciplina Patrimônio Turístico Brasileiro, curso de Bacharelado em Turismo, UNIRIO, em 29 de maio de 2017.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SALGADO, J. A.; ARAGAO, P. M. ; BARANCOSKI, I. ; SOBREIRA, S. . Apresentação de Aula Inaugural, em mesa-redonda, ao PPGM-UNIRIO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SALGADO, J. A.. Apresentação do comunicado 'Construção de repertórios por estudantes de Licenciatura em Música - reflexões sobre uma atividade universitária'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SALGADO, J. A.. Apresentação da palestra 'Sobre noções de diálogo, cultura e arte, no ensino universitário de Música'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SILVEIRA, M. ; SIMOES, A. S. ; BARROS, F. M. ; SALGADO, J. A. . Apresentação da comunicação 'Para compreender o trabalho de quem ensina música ? práticas de interlocução e registro em processos de pesquisa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SALGADO, J. A.; MILITO, F. K. . Apresentação do comunicado ?Musical action, utopia and micropolitics in performance ? a dialogue on the organization of a forró group in Rio de Janeiro?, no Congresso internacional Performa '15 - Encontros de Investigação em Performance, Universidade de Aveiro, Portugal. Trabalho vinculado à pesquisa 'Trabalhar com música-um estudo etnográfico'.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SALGADO, J. A.. Apresentação da conferência 'Etnografia, música e educação: notas de apoio para investigações', Conferências CIPEM 2015, Escola Superior de Educação, ESE, Universidade do Porto, Portugal.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SALGADO, J. A.. Aula especial: 'A experiência estética em John Dewey', a convite da equipe de professores do projeto 'Formação artístico-cultural de professores: contribuições da educação estética na formação inicial e continuada de estudantes de Pedagogia e Licenciatura', Departamento de Didática da Faculdade de Educação, UFRJ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
SALGADO, J. A.. Apresentação de palestra 'Análise de condições na formação de licenciandos em Música e relato de uma metodologia em andamento', em mesa-redonda do II Encontro Nacional de Formação Docente em Artes e III Encontro Regional sobre Formação de Professores para o Ensino de Arte. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SALGADO, J. A.. Apresentação da palestra 'O diário como instrumento de estudos', em aula especial para o Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, Universidade de Brasília. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SALGADO, J. A.. Apresentação da palestra 'O diário como instrumento de estudos', em debate com o grupo de pesquisa Musicultura, no Centro Comunitário de Defesa da Cidadania da Maré. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SALGADO, J. A.. Apresentação de palestra na mesa de abertura 'Correlações entre metodologia e projeto de pesquisa', no XI Colóquio de Pesquisa, PPGM-Escola de Música-UFRJ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SALGADO, J. A.. Apresentação da palestra ?Sobre a relevância das conceituações de cultura e de música no trabalho educativo?, na mesa-redonda Música e cultura - ensino de música em espaços formais e não-formais, no V Simpósio de Educação Musical da UFRJ/V Encontro de Monografias da Licenciatura da UFRJ/II Simpósio de Educação Musical da UFG. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SALGADO, J. A.. Apresentação de palestra na mesa-redonda 'Etnografia e Estudos em Música', organizada como evento especial pelo Programa de Pós-graduação Música em Contexto, Universidade de Brasília, em 18 de dezembro de 2012. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SALGADO, J. A.. Educação Musical na Educação Básica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SALGADO, J. A.. Modos de pensar: interfaces na construção de saberes na etnomusicologia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SALGADO, J. A.; NAVARRO, L. S. ; LACERDA, L.C.C. ; GAGLIARDI, A.C., . Práticas de criação e pesquisa em música durante a formação docente - análise de uma experiência de curso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SALGADO, J. A.. A pesquisa em educação musical: situação atual e perspectivas para o futuro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
SALGADO, J. A.. ?Can we examine the art of music? Technique and values as ethnomusicological objects of study.?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
SALGADO, J. A.. Considerações sobre o ensino de música na escola regular. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
BITENCOURT, R. L. ; PESSOA, P. P. ; SALGADO, J. A. . A metodologia da pesquisa-ação em práticas de composição no ensino de música. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
QUINTANILHA, J. C. ; SALGADO, J. A. . Procedimentos didáticos em educação musical com práticas de composição. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SALGADO, J. A.. Os Estágios e o Instrumento na Formação do Licenciando. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
SALGADO, J. A.. A noção de "conteúdo" no ensino de música - anotações sobre reflexões de professores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SALGADO, J. A.. Sobre a observação das práticas no ensino de música. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
SALGADO, J. A.. Onde está o ?campo?? ? considerações sobre a pesquisa etnográfica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SALGADO, J. A.. Uma análise das perspectivas de estudantes sobre o estudo de música na universidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
SALGADO, J. A.. Music, campus and workplace as ?home?: Fieldwork among musicians-students in Rio de Janeiro. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
SALGADO, J. A.. Samba in Lapa, Rio de Janeiro: aspects of current practice. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
SALGADO, J. A.. A composição na educação musical. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
SALGADO, J. A.. A experiência de ouvir música e a educação musical. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
SALGADO, J. A.. Sobre realização musical nas atividades conduzidas por professores de música. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
SALGADO, J. A.. Uma reflexão sobre práticas musicais e etnomusicologia na universidade. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SALGADO, J. A.. Publicação de resenha do website 'Músicos do Brasil: uma enciclopédia instrumental'. In: Yearbook for Traditional Music, vol.45, 2013, resenha de interesse para a pesquisa 'Trabalhar com música - um estudo etnográfico'. International Council for Traditional Music - UNESCO, 2013 (Resenha de website).

2.
SALGADO, J. A.. Publicação de prefácio para o livro Música na Escola? Reflexões e Possibilidades (UNICENTRO-PR). Guarapuava, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
SALGADO, J. A.. Uma doce cantiga de ninar para a 'world music'. Rio de Janeiro: Centro de Letras e Artes - UniRio, 2005. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SALGADO, J. A.. Parecerista para o periódico acadêmico Journal of World Popular Music, 2018. 2018.

2.
SALGADO, J. A.. Parecerista para o periódico acadêmico El Oído Pensante, vol.6, n.1, 2018, ISSN 2250-7116. 2017.

3.
SALGADO, J. A.. Parecerista e membro do comitê científico para a IV Jornada de Etnomusicologia ('Redes colaborativas de saberes'), da Universidade Federal do Pará (UFPA). 2017.

4.
SALGADO, J. A.. Parecerista para Projetos de Pesquisa, Edital 03/2015, Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR. 2016.

5.
SALGADO, J. A.. Parecerista para Projetos de Pesquisa, Edital 11/2016, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Paraná.. 2016.

6.
SALGADO, J. A.. Parecerista para o XXI Seminário Latinoamericano de Educação Musical, promovido pelo Forum Latinoamericano de Educação Musical, FLADEM. 2015.

7.
SALGADO, J. A.. Parecerista para Proposta de criação do curso de Mestrado Acadêmico em Música, UFPE, submetido à CAPES. 2015.

8.
SALGADO, J. A.. Membro da Comissão Científica, 3º Forum Internacional de Pós-Graduação em Estudos de Música e Dança, Post-Ip'15. 2015.

9.
SALGADO, J. A.. Parecerista, Revista Música Hodie, 2013/II. 2013.

10.
SALGADO, J. A.. Parecerista, VI Encontro Nacional da ABET. 2013.

11.
SALGADO, J. A.. Membro de Comissão Científica, VI Simpósio de Educação Musical e IV Encontro de Monografias, UFRJ, UFG. 2013.

12.
SALGADO, J. A.. Intérprete de conferência de Lucy Green, no I SIMPOM. 2010.

13.
SALGADO, J. A.. Intérprete de palestras de Keith Swanwick, Curso "O Ensino Musical da Música". 2002.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PERES, L. R. ; SALGADO, J. A. . Depoimento no documentário 'Com respeito aos oito baixos'. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
SALGADO, J. A.. Sobre 'Silêncio' em Música, Dicionário do site educativo NuvemTV. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SALGADO, J. A.. Palavra música. 2018. (Site).

2.
SALGADO, J. A.. Zé Al Primeira Casa. 2010; Tema: Site de divulgação da produção artística e acadêmica do autor, inclusive para uso didático e discussão de resultados dos projetos de pesquisa "Composição de repertórios para o ensino de música" e "Trabalhar com música - um estudo etnográfico". (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
SALGADO, J. A.. Para Estudar o Trabalho Musical. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SALGADO, J. A.. Improvising in the music classroom. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SALGADO, J. A.. Metodologia de Pesquisa em Música. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SALGADO, J. A.. Para Estudar o Trabalho Musical. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SALGADO, J. A.. Para Estudar o Trabalho Musical. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SALGADO, J. A.. Oficina Etnomusicologia e Educação Musical. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SALGADO, J. A.. Seminário de Música e Educação II. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SALGADO, J. A.. Estética da Música e Educação Musical. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
SALGADO, J. A.. Cursos de Educação Musical ((IV). 2007. .

10.
SALGADO, J. A.. Cursos de Educação Musical (VI). 2007. .

11.
SALGADO, J. A.. Cursos de Educação Musical (II). 2006. .

12.
SALGADO, J. A.. Cursos de Educação Musical (III). 2005. .

13.
SALGADO, J. A.. Estética da Música e Educação Musical. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
SALGADO, J. A.. Estética da Música e Educação Musical. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Produção artística/cultural
Música
1.
SALGADO, J. A.. Interpretação, como saxofonista, das peças Salvaterra, Guigui, Amanhecendo, Pro Guima, na gravação do CD Salvaterra, do compositor Aloysio R. Neves. 2013. Interpretação.

2.
SALGADO, J. A.. Semba; Samba Instrumental; Três no Samba; Chacarera; Novo Ano. 1998. Arranjo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
Zé Al ; SALGADO, J. A. . Primeira Casa. 2010 (CD de composições do autor).

2.
Zé Al ; SALGADO, J. A. . O funcionário e a música. 2008 (Livro de poesia).

3.
PEDROSA, Q. ; SALGADO, J. A. . Luz e Pedra. 2001 (Produção musical de CD).

4.
Zé Al ; SALGADO, J. A. . Zarpar. 1997 (CD de composições do autor).

5.
SALGADO, J. A.. Panamericana. 1996 (Produção musical).

6.
SALGADO, J. A.. Sumidouro. 1994.

7.
SALGADO, J. A.; SARAIVA, A. ; PEDROSA, Q. ; OUTROS . Casa X. 1993 (Espetáculo Musical).

8.
SALGADO, J. A.. Janela. 1992.

9.
SALGADO, J. A.. A Viagem Tranquila. 1985 (Show Musical).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ZANINI, E. A. P.; SALGADO, J. A.; FIGUEIREDO, C. A.; ARRUDA, C. V. R.. Participação em banca de Fernando Pereira da Silva Sobrinho. O método Esther Scliar e suas diferentes aplicações no ensino de Percepção Musical. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
ARAUJO, S. M.; SALGADO, J. A.; NEDER, A. S. C.. Participação em banca de Artur Costa Lopes. A música como instrumento para o diálogo inter-religioso. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
SALGADO, J. A.; FUKS, L.; CIRIGLIANO, M. M. S.. Participação em banca de Hudson Cláudio Lima Neres. A hierarquia como método: uma etnografia da produção da música de concerto. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
NEDER, A. S. C.; SALGADO, J. A.; ULHOA, M.. Participação em banca de Pedro Henrique de Souza Borges. "Aqui só tem negão": o drama do Negrarte. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
CARON, J. P. C.; SALGADO, J. A.; RODRIGUES, C.. Participação em banca de Arthur Octavio Dutra Carvalho Reis. Produção e recepção da música popular em Theodor Adorno e Walter Benjamin. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
SALGADO, J. A.; FERNANDES, J. N.; ALVARES, S.. Participação em banca de Douglas Rocha Peres. "Escola que tem professor de música é outra coisa": um debate sobre as práticas docentes em educação musical no Ensino Fundamental da rede pública municipal do Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
REQUIAO, L. P. S.; ARROYO, M.; SALGADO, J. A.. Participação em banca de Rodrigo Heringer Costa. A formação de vibrafonistas no choro: mediações e possíveis contribuições para a educação musical. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

8.
BRAGA, L. O.; SALGADO, J. A.; WIESE FILHO, B.. Participação em banca de Sabrina Lobo de Moraes. Soul mais samba: movimento Black Rio e o samba dos anos 1970. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

9.
SALGADO, J. A.; ARAUJO, S. M.; DIAZ-BENITEZ, M. E.. Participação em banca de Fabiano Thomaz Lacombe. O Cordão do Boi-Tatá: Relação com as noções de indústria cultural, profisisonalismo, tradição e mudança. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
MONTANDON, M. I.; SALGADO, J. A.; FREIRE, R.. Participação em banca de Augusto Charan Alves Barbosa Gonçalves. O Ensino do Choro no Contexto da Escola de Choro Raphael Rabello de Brasília. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de Brasília.

11.
SALGADO, J. A.; GOHN, D. M.; ALVARES, T. S.. Participação em banca de Fabiano Lemos Pereira. A aprendizagem da música através da internet: uma pesquisa empírica na educação musical a distância nas universidades do Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
MEIRELLES, R.; SALGADO, J. A.; MAIA, M. V.. Participação em banca de Wania Lima da Rocha. Música em espaço de privação de liberdade: a música afro-brasileira em Unidade Feminina de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
ARAUJO, S. M.; SALGADO, J. A.; WOLFF, M. S.. Participação em banca de Rosilany dos Reis Abrante Nunes. Música e educação entre os Guarani no Espírito Santo. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
ARAUJO, S. M.; SALGADO, J. A.; ARAGAO, P. M.. Participação em banca de Charles-Antoine Guillemette. Dinâmicas de improvisação e relações de poder nas rodas de choro do Rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
ALVARES, T. S.; SALGADO, J. A.; ALMEIDA, M. V. M.. Participação em banca de Jeanine Bogaerts. Educação musical na diversidade: um estudo de caso com alunos surdos e ouvintes em uma escola regular de ensino. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
SALGADO, J. A.; ULHOA, M.; ARAUJO, S. M.. Participação em banca de Clara Sandroni. Práticas de ensino de canto popular urbano brasileiro no Grupo de Estudos da Voz (GEV-RJ) e seus desdobramentos. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
ARAGAO, P. M.; SALGADO, J. A.; ARAUJO, S. M.. Participação em banca de Anna Paes de Carvalho. Almirante e o Pessoal da Velha Guarda: Memória, História e Identidade. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

18.
SALGADO, J. A.; KLEBER, M.. Participação em banca de Julio Cesar Silva Erhal. Desejo de Amar - um estudo etnográfico sobre a presença do pagode no cotidiano de um grupo de jovens da periferia de Londrina/PR. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
SALGADO, J. A.; FERNANDES, J. N.; BITTER, D.. Participação em banca de Jonathan Alexander Araújo Gregory. Os Carnavais do Monobloco: um estudo etnomusicológico sobre blocos e oficinas de percussão no Rio de Janeiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

20.
ALVARES, T. S.; SALGADO, J. A.. Participação em banca de Ademir Adeodato. Ué, mas eles não vão aprender a tocar? Analisando representações sociais sobre o ensino de música na escola regular e suas contribuições para a inclusão de Crianças em vulnerabilidade social. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
MEIRELLES, R.; TRAVASSOS, E.; SALGADO, J. A.. Participação em banca de Lucas Rodrigues Piovesan. Nas vozes do canto: música de tradição oral na Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
FUKS, L.; CAESAR, R.; SALGADO, J. A.. Participação em banca de Jésus Ferreira Figueiredo. Afinação Coral, uma aboradagem acústica musical. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
SALGADO, J. A.. Participação em banca de Renata Schmidt de Arruda Gomes. A nossa oração se chama melodia cantá: uma etnografia do campo sonoro do terreiro de umbanda Reino de Luz. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

24.
SALGADO, J. A.. Participação em banca de Euridiana Silva Souza. E o verbo se fez canto: músicas, discursos e cultos evangélicos. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

25.
SALGADO, J. A.. Participação em banca de Sinésio Jefferson Andrade Silva. Memória dos sons e os sons da memória: uma etnografia da Maré. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

26.
SALGADO, J. A.. Participação em banca de Rogério Lacerda Carvalho. O arranjo vocal de canção popular brasileira: Villa-Lobos, Os Cariocas e Marcos Leite. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

27.
SALGADO, J. A.. Participação em banca de Thiago Ferreira de Aquino. Bateria e bateristas no Brasil: uma abordagem etnográfica. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

28.
SALGADO, J. A.. Participação em banca de Maria Goretti Fernandes de Oliveira. O "espírito do som": música e religião em grupos de renovação carismática católica e igrejas pentecostais em Itaboraí, Rio de Janeiro. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

29.
SALGADO, J. A.. Participação em banca de Thiago Barbosa Henrique Martins Pinheiro. Pré/pós-frasear em João Gilberto - uma abordaggem etnomusicológica. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

30.
SALGADO, J. A.. Participação em banca de João Marcelo Lanzillotti da Silva. O lugar da música num curso superior em Produção Cultural. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

31.
SALGADO, J. A.. Participação em banca de Luiz Fernando Navarro Costa. Transmissão de saberes musicais na Banda 12 de Dezembro. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba.

32.
SALGADO, J. A.. Participação em banca de Cisneiro Soares de Andrade. Galo da Madrugada: as inovações na sonoridade da orquestra de frevos. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba.

33.
SALGADO, J. A.. Participação em banca de Eduardo Antonio Duque. O Pulo do Gato. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
ULHOA, M.; IKEDA, A. T.; SALGADO, J. A.; ARAUJO, S. M.; PEREIRA, E. M. M.. Participação em banca de Leonardo Corrêa Bonfim. "O sonho acabou?"? o Festival Psicodália: experiências musicais em uma comunidade efêmera. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SALGADO, J. A.; CIRIGLIANO, M. M. S.; MERHY, S. A.; BRAGA, L. O.; TORRALBA, R.. Participação em banca de Giovanni Figueiredo Padula. Música, erotismo e sexualidade: as práticas musicais na construção de uma ética do desejo. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
SALGADO, J. A.; MERHY, S. A.; REQUIAO, L. P. S.; ZAGURY, S.; RODRIGUES, M.. Participação em banca de Clara Sandroni. O ensino de canto popular nas universidades públicas brasileiras. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
PINTO, M. T. P.; CAMARA, F. A.; LAKSCHEVITZ, E.; SALGADO, J. A.; DIAS, A. E.; FABRIS, B. V.. Participação em banca de David Ganc. Improvisação e Interpretação na obra autoral de Nivaldo Ornelas. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
SALGADO, J. A.; BARROS, F. M.; BRAGA, L. O.; REQUIAO, L. P. S.; BITTER, D.. Participação em banca de Júlio César Silva Erthal. Trabalho com música: um estudo etnográfico sobre as formas de organização e sustentação de grupos que atuam em Londrina. 2017. Tese (Doutorado em Doutoradoem Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
PEREIRA, R. M. R.; PINTO, M. C. P.; OSWALD, M. L. M. B.; BRITO, M. T. A.; SALGADO, J. A.. Participação em banca de João Marcelo Lanzillotti da Silva. "Vamos montar uma banda?": um olhar sobre os processos de ciração musical de crianças. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
PINHEIRO, P. J. M.; MERHY, S. A.; SALGADO, J. A.; ARAUJO, S. M.. Participação em banca de Laize Soares Guazina. Práticas musicais em Organizações não-governamentais: uma etnografia sobre a (re)invenção da vida. 2011. Tese (Doutorado em Doutoradoem Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

8.
SALGADO, J. A.. Participação em banca de Christiane Dias Villela Assano. Entre fala, canto e grito: os pregões do centro de Niterói. 2007. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
ULHOA, M.; SALGADO, J. A.; PEREIRA, E. M. M.. Participação em banca de Leonardo Corrêa Bonfim. O sonho acabou? O festival Psicodália: experiências musicais em uma comunidade efêmera. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SALGADO, J. A.; REQUIAO, L. P. S.; ARAGAO, P. M.. Participação em banca de Clara Sandroni. O ensino de canto popular nas universidades públicas brasileiras. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
PINTO, M. T. P.; SALGADO, J. A.; CAMARA, F. A.. Participação em banca de David Ganc. Improvisação e interpretação na obra autoral de Nivaldo Ornelas. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em programa de Pós Graduação em Música - UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
PINHEIRO, P. J. M.; SALGADO, J. A.; MERHY, S. A.. Participação em banca de Giovanni Figueiredo Padula. Música, erotismo e sexualidade: as práticas musicais na construção de uma ética do desejo. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em programa de Pós Graduação em Música - UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
GIACOMINI, S. M.; SALGADO, J. A.; SILVA, H. R. S.; ALMEIDA, M. I. M.. Participação em banca de Gabriel Muniz Improta França. Ser músico no Rio de Janeiro: uma perspectiva comparada entre o movimento do sambajazz, dos anos 1960, e a atividade dos músicos profissionais hoje, nesta cidade. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
SALGADO, J. A.; ARAUJO, S. M.; REQUIAO, L. P. S.. Participação em banca de Flora Kuri Milito. "Tem boi na linha": práticas musicais no metrô da cidade do Rio de Janeiro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
ARAUJO, S. M.; VELLOSO, R. C.; SALGADO, J. A.. Participação em banca de Moana Sheila Silva Martins. A música e os espaços-tempo para formação humana: etnografia do Programa Orquestra nas Escolas no município do Rio de Janeiro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
TABORDA, M. E.; FRANCA, G. I.; SALGADO, J. A.. Participação em banca de Luiz Claudio de Azeredo Coutinho. A gravadora Elenco: pioneirismo no mercado fonográfico brasileiro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
REQUIAO, L. P. S.; ZAGURY, S.; SALGADO, J. A.. Participação em banca de Felipe Pacheco dos Santos. A cadeia produtiva da música: investigação de experiências e atuações de músicos profissionais e suas formações. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
MEIRELLES, R.; SALGADO, J. A.; BARROS, F. M.. Participação em banca de Frederico Cardim de Pinho Freitas. Desfile das escolas de samba: conflitos entre performance e a sistematização de sua memória. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
ZANINI, E. A. P.; SALGADO, J. A.; FIGUEIREDO, C. A.. Participação em banca de Fernando Pereira da Silva Sobrinho. O método Esther Scliar: uma proposta para o ensino de percepção musical. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
ARAUJO, S. M.; COHEN, S.; SALGADO, J. A.. Participação em banca de Bárbara Macedo Mendonça. E o que a música tem a ver com isso? Diálogos sobre música e identidade de gênero na escola pública do Rio de Janeiro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
ALVARES, T. S.; SALGADO, J. A.; JARDIM, H.. Participação em banca de Reinaldo Santos de Oliveira Souza. Ensino coletivo de violão - Uma experiência na Escola de Música de Manguinhos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
SALGADO, J. A.; ARAUJO, S. M.; FUKS, L.. Participação em banca de Hudson Claudio Neres Lima. A hierarquia como método: uma etnografia da produção da música de concerto. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
ARAUJO, S. M.; ALVARES, T. S.; SALGADO, J. A.. Participação em banca de Marta Estrella Esteves. Etnomusicologia aplicada e musicoterapia: enarmonias e dialogicidades em saúde. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
REQUIAO, L. P. S.; SALGADO, J. A.; NEDER, A. S. C.. Participação em banca de Rodrigo Heringer Costa. Educação formal, informal e não-formal no aprendizado dos vibrafonistas de choro. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

12.
ULHOA, M.; SALGADO, J. A.; AZEVEDO, C.. Participação em banca de Schneider Ferreira Reis. A prática da música dos jogos eletrônicos no YouTube. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

13.
SALGADO, J. A.; COHEN, S.; CAMBRIA, V.. Participação em banca de Fabiano Thomaz Lacombe. O Cordão do Boitatá: relação com as noções de preservação e de indústria cultural. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
MEIRELLES, R.; VETROMILLA, C.; SALGADO, J. A.. Participação em banca de Marcos Martins Ribeiro. Suingue: música popular brasileira do Rio Grande do Sul. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
SALGADO, J. A.; FERNANDES, J. N.; ALVARES, S.. Participação em banca de Douglas Rocha Peres. "Escola que tem professor de música é outra coisa": um debate sobre as práticas docentes em educação musical na rede pública municipal. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
ARAUJO, S. M.; SALGADO, J. A.; COHEN, S.. Participação em banca de Rosilany dos Reis Abrante Nunes. Música e educação entre os Guarani no Espírito Santo. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
MEIRELLES, R.; ALVARES, T. S.; SALGADO, J. A.. Participação em banca de Wania Lima da Rocha. Música em espaço de privação de liberdade. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
ALVARES, T. S.; ALMEIDA, M. V. M.; SALGADO, J. A.. Participação em banca de Jeanine Bogaerts. Educação musical na diversidade. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
TRAVASSOS, E.; SALGADO, J. A.; ARAGAO, P. M.. Participação em banca de Anna Paes de Carvalho. Almirante e o Pessoal da Velha Guarda: preservação da memória e orientação estética da música popular brasileira. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

20.
TRAVASSOS, E.; SALGADO, J. A.; FERNANDES, J. N.. Participação em banca de Jonathan Alexander Araújo Gregory. Os carnavais do Monobloco: uma perspectiva etnomusicológica. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ARAGAO, P. M.; SANDRONI, C.; SALGADO, J. A.. Concurso para Professor de Ensino Superior, área de Etnomusicologia. 2013. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SENA, M. A. R.; SALGADO, J. A.; MENEZES, A. P.. Concurso para Professor do Ensino Básico, área de Música. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
PINTO, M. T. P.; SALGADO, J. A.; LAKSCHEVITZ, E.. Banca de exame de Ensaio II, doutorando David Ganc, PPGM-UNIRIO. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SALGADO, J. A.; ARAUJO, S. M.; MEIRELLES, R.; BARROS, F. M.. Processo Seletivo para os cursos de Mestrado e Doutorado, PPGM-UFRJ. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
SALGADO, J. A.; REQUIAO, L. P. S.; PEREIRA, A. R. S.. Banca de exame de Ensaio II, doutoranda Clara Sandroni. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
SALGADO, J. A.; ALVARES, S. L.; LICURSI, M. B.. Processo Seletivo para Prof. Substituto, Ensino Superior, Metodologia de Ensino e Pesquisa. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
ARAUJO, S. M.; SALGADO, J. A.; MEIRELLES, R.. Processo Seletivo para Curso de Mestrado, área Musicologia, lnha Etnografia de Práticas Musicais. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
ARAUJO, S. M.; SALGADO, J. A.; MEIRELLES, R.. Processo Seletivo Curso de Mestrado. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
SALGADO, J. A.; FUKS, L.; ALVARES, S.. Processo Seletivo Prof. Substituto, Ensino Superior, Etnomusicologia. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
ARAUJO, S. M.; SALGADO, J. A.; ARAGAO, P. M.. Processo Seletivo Prof. Substituto, Ensino Superior, Etnomusicologia. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
SALGADO, J. A.; ALVARES, S.; ALVARES, T. S.. Processo Seletivo Prof. Substituto, Ensino Superior, Metodologia do Ensino e Pesquisa em Música. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
ARAUJO, S. M.; SALGADO, J. A.; MEIRELLES, R.. Processo Seletivo Curso de Mestrado. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
SALGADO, J. A.; ALVARES, T. S.. Prova THE, Teste de Habilidade Específica, Licenciatura em Música. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
SALGADO, J. A.; ALVARES, S.; ALVARES, T. S.. Processo Seletivo Prof. Substituto, Ensino Superior, Metodologia do Ensino e Pesquisa em Música. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Encontro Nacional da ABET, Assoc. Brasileira de Etnomusicologia.Sustentação da comunicação e divulgação científicas como bens públicos. 2013. (Encontro).

2.
III Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ.Patrimônio e Diversidade: Políticas Públicas e Ações Comunitárias. 2012. (Simpósio).

3.
III Encontro de Estudos da Palavra Cantada.Vocalidade e processos sociais II. 2011. (Encontro).

4.
IV Simpósio de Educação Musical da UFRJ.Educação Musical em Projetos de Extensão e Projetos Sociais. 2011. (Simpósio).

5.
V Encontro Nacional da ABET, Assoc. Brasileira de Etnomusicologia)gia.Questões de método e conceituais. 2011. (Encontro).

6.
V Encontro Nacional da ABET, Assoc. Brasileira de Etnomusicologia)gia.Identidades, regiões, relações de gênero. 2011. (Encontro).

7.
XX Congresso Anual da ABEM. A Educação Musical na perspectiva da diversidade cultural e da globalização. 2011. (Congresso).

8.
I Encontro de Monografias da Escola de Música-UFRJ.Sessão de Apresentação de Monografias. 2009. (Encontro).

9.
I Simpósio de Sociologia da Educação Musical.A música popular nos Cursos de Graduação brasileiros. 2008. (Simpósio).

10.
Seminário Música e Filosofia: Potência e Criação.Sobre composição musical e estudos de etnomusicologia. 2008. (Seminário).

11.
XVII Encontro Anual da ABEM.Procedimentos didáticos em educação musical com práticas de composição. 2008. (Encontro).

12.
XVII Encontro Anual da ABEM.A metodologia da pesquisa-ação em práticas de composição no ensino de música. 2008. (Encontro).

13.
I Encontro Regional Sudeste da Associação Brasileira de Etnomusicologia.Primeiras impressões sobre presença e possibilidades da etnomusicologia na Escola de Música-UFRJ. 2007. (Encontro).

14.
II Simpósio de Educação Musical da UFRJ.Começo de trabalho - um debate com profesores de Música em início de carreira. 2007. (Simpósio).

15.
XVI Encontro Anual da ABEM.A noção de. 2007. (Encontro).

16.
I Simpósio de Educação Musical da UFRJ.Curso de Licenciatura, perspectivas de trabalho e transformação social. 2006. (Simpósio).

17.
Simpósio Música em Debate VI.Sobre a observação das práticas no ensino de música. 2006. (Simpósio).

18.
British Forum for Ethnomusicology Annual Conference 2004. Music, Campus and Workplace as ?Home?: Fieldwork among Musicians-Students in Rio de Janeiro. 2004. (Congresso).

19.
The Latin American Music Seminar.?Samba in Lapa, Rio de Janeiro: aspects of current practice?. 2004. (Seminário).

20.
?Ensinando Música Musicalmente?.?A composição na educação musical?. 2003. (Simpósio).

21.
?Ensinando Música Musicalmente?.?A experiência de ouvir música e a educação musical?. 2003. (Simpósio).

22.
British Forum for Ethnomusicology Annual Conference 2002. Experiencing music in a new context - fieldnotes and reflections on the work of a young Brazilian orchestra. 2002. (Congresso).

23.
I Encontro Nacional da ABET, Assoc. Brasileira de Etnomusicologia)gia.Coordenador sessão "Escolas de Música, ideologias da arte e etnomusicologia". 2002. (Encontro).

24.
O Ensino Musical da Música.Sobre realização musical nas atividades conduzidas por professores de música. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SALGADO, J. A.; BARROS, F. M. . Organização da série "Rodas para pensar ? encontros para conhecer o trabalho musical", vinculada ao projeto ?Práticas de interlocução e registro etnográfico sobre o trabalho com música?, coordenado por José Alberto Salgado e Frederico Machado de Barros, junto ao Programa de Pós-graduação em Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro.. 2017. (Outro).

2.
MENEZES, A. P. ; SANTO, D. E. ; SALGADO, J. A. ; VICTORIO, A. . Co-organizador e membro do conselho científico para o II Encontro Nacional de Formação Docente em Artes e III Encontro Regional sobre Formação de Professores para o Ensino de Arte. 2013. (Outro).

3.
FERNANDES, J. N. ; ULHOA, M. ; BARRENECHEA, S. A. ; SALGADO, J. A. . Membro do conselho científico do II Simpósio Brasileiro de Pós-graduandos em Música-SIMPOM. 2012. (Outro).

4.
MENEZES, A. P. ; SANTO, D. E. ; MIRANDA, C. ; VICTORIO, A. ; SALGADO, J. A. . I Encontro Nacional de Formação Docente em Artes e II Encontro Regional sobre Formação de Professores para o Ensino de Arte. 2011. (Outro).

5.
LUCAS, M. E. ; CHADA, S. ; SANDRONI, C. ; SALGADO, J. A. . V Encontro Nacional da ABET, Assoc. Brasileira de Etnomusicologia. 2011. (Outro).

6.
ALVARES, S. L. ; ALVARES, T. S. ; SALGADO, J. A. . I Simpósio Internacional de Cooperação Acadêmica em Música Brasil & EUA: Music Alive!. 2010. (Outro).

7.
SALGADO, J. A.; ARAUJO, S. M. . Música em Debate VIII, simpósio. 2009. (Outro).

8.
ARAUJO, S. M. ; SALGADO, J. A. ; COHEN, S. ; BITTENCOURT, M. C. F. ; WOLFF, M. . Música em Debate VI, simpósio. 2007. (Outro).

9.
FREIRE, Vanda Lima Bellard ; SALGADO, J. A. . I Simpósio de Educação Musical da UFRJ. 2006. (Outro).

10.
SANTOS, R. M. S. ; GUBERNIKOFF, C. ; SAMPAIO, L. P. ; GANDELMAN, S. ; SALGADO, J. A. . Curso "Ensino Musical da Música", ministrado por Keith Swanwick. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Júlio César da Silva Erthal. Os ritmistas e as "baterias-show" do Rio de Janeiro ? um estudo etnográfico sobre o processo de profissionalização de músicos das Escolas de Samba. Início: 2013. Tese (Doutorado em Doutoradoem Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Hudson Cláudio Lima Neres. A hierarquia como método: uma etnografia da produção da música de concerto. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

2.
Douglas Rocha Peres. "Escola que tem professor de música é outra coisa": um debate sobre as práticas docentes em educação musical no Ensino Fundamental da rede pública municipal do Rio de Janeiro. Pesquisa contributiva ao projeto "Trabalhar com música - um estudo etnográfico". 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

3.
Fabiano Thomaz Lacombe. O Cordão do Boi-Tatá: Relação com as noções de indústria cultural, profisisonalismo, tradição e mudança. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

4.
Fabiano Lemos Pereira. A aprendizagem de música através da internet: uma pesquisa empírica na educação a distância nas universidades do Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

5.
Clara Sandroni. Práticas de Ensino do Canto Popular Urbano Brasileiro no Grupo de Estudos da Voz (GEV-RJ) e seus desdobramentos. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

6.
Jonathan Alexander Araujo Gregory. Os carnavais do Monobloco: um estudo etnomusicológico sobre blocos e oficinas de percussão no Rio de Janeiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Coorientador: José Alberto Salgado e Silva.

7.
Júlio César Silva Erthal. Desejo de Amar - um estudo etnográfico sobre a presença do pagode no cotidiano de um grupo de jovens da periferia de Londrina/PR. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

8.
Leonardo Rugero Peres. Com Respeito aos Oito Baixos: um estudo etnomusicológico do estilo nordestino da Sanfona de Oito Baixos. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

9.
Cristine Marize de Lima Branco. O Método de Esther Scliar para o Ensino de Teoria Musical. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

10.
Ivan de Souza Paparguerius. O pós-modernismo e a música de Radamés Gnatalli. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

11.
Priscila Pereira Lutz. Concepções e desafios da música na Educação Infantil: da formação profissional à prática pedagógica. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

Tese de doutorado
1.
Giovanni Figueiredo Padula. Música, erotismo e sexualidade: as práticas musicais na construção de uma ética do desejo. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

2.
Júlio César Silva Erthal. Trabalho com música: um estudo etnográfico sobre as formas de organização e sustentação de grupos que atuam em Londrina. 2017. Tese (Doutorado em Doutoradoem Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

3.
Clara Sandroni. O ensino de canto popular nas universidades públicas brasileiras. 2017. Tese (Doutorado em programa de Pós Graduação em Música - UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

4.
Gabriel Muniz Improta França. Ser músico no Rio de Janeiro: uma perspectiva comparada entre o movimento do sambajazz, dos anos 1960, e a atividade dos músicos profissionais hoje, nesta cidade. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Coorientador: José Alberto Salgado e Silva.

5.
Clara Sandroni. O campo do ensino de canto popular urbano brasileiro: existência e configuração. 2013. Tese (Doutorado em Doutoradoem Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Gracielle Heinrichs. Experiência Estética em Schopenhauer e Benjamin - possibilidades de interpretação para a Educacão Musical. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

2.
Elisângela Mancini Marion. A Música como forma de discurso. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

3.
Nelí Cezar Cabral. A Estética na vida: trabalho, lazer e experiência. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Estética) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Pedro Marcos Florencio Pereira. A PREPARAÇÃO DE CANTATAS COM COROS EVANGÉLICOS: DA UTILIZAÇÃO DE KITS COMO MÉTODO DE ENSAIO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

2.
Monalisa Carolina Bezerra da Silveira. A RELAÇÃO ENTRE O FAZER MUSICAL E O ESPAÇO ESCOLAR: Um debate com professores de música. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

3.
Áquila Santos Simões. O ESPAÇO CONQUISTADO PELA MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Um estudo sobre a conduta docente na valorização da disciplina.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

4.
Leon dos Santos Navarro. A cena de música autoral independente em Niterói: perspectivas de atuação e profissionalização. Pesquisa vinculada ao projeto "Trabalhar com música - um estudo etnográfico". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

5.
João Antônio Crispim. PRIMEIRAS INICIATIVAS PARA O CUMPRIMENTO DA LEI 11.769/08 NA REGIÃO METROPOLITANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE MÚSICA. Pesquisa contributiva ao projeto "Trabalhar com música - um estudo etnográfico". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

6.
João Gabriel Borges. A PEDAGOGIA LIBERTÁRIA E A EDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIA: diálogos no campo da música. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

7.
Marina Bonfim Pacheco. Perspectivas do militar músico sobre a atividade musical. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

8.
Ana Cristina Gagliardi. Práticas de composição e metodologias do ensino de música. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

9.
André Luís Souza. O uso de softwares livres na educação musical para criação e realização musical em forma coletiva-colaborativa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

10.
Júlia Anjos da Silva Oliveira. Planejamento do trabalho pedagógico musical. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

11.
Felipe Pacheco dos Santos. As motivações para a busca do ensino formal de Música: um estudo de literatura relacionado a questionário. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

12.
Gabriel Otoni Calhau Martins. A Diferença como Opção Política para a Educação Musical. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

13.
Thiago Pinheiro de Siqueira Gomes. Aulas de Música na Pedagogia Freinet - análise e percepções pedagógicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

14.
Armando Muniz Fernandes. Processos de Aprendizagem em um Contexto Informal de Música: Banda DEF3. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

15.
Andre da Silva Cabral Correia. Canto Coral e Criação Musical: Avaliando uma Possibilidade da Utilização da Criação Coletiva nos Ensaios Corais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

16.
Mariana Lima Bellmut. O Desenvolvimento Social através da Aula de Música na Pré-Escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

17.
Rafael Henrique Soares Velloso. A Produção Cultural na Infância a partir de Estudos de Caso Relacionados com o Programa Cocoricó e a Dupla Palavra Cantada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

18.
Fabiano Lemos Pereira. Os Usos da Informática no Ensino de Harmonia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

19.
Leandro Ferreira dos Santos de Souza. O Canto dos Pássaros na Educação Musical. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

20.
Pedro Henrique de Souza Borges. O ensino da Regência Coral na Licenciatura - uma análse de conteúdos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

21.
Alexandre Pfeiffer Fernandes. Música Popular Brasileira e o Ensino de Violão em Grupo - uma análise do projeto pedagógico "Toque e... se toque!". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

22.
Monica Hollandino Gonçalves Roberto. Música Popular Brasileira nas Escolas - levantamento histórico dos gêneros de MPB e arranjos didátiocs para flauta-doce. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

23.
Igor Pinheiro de Carvalho. A Transformação do Gosto Musical - aspectos da apreciação, valor e preconceito musical. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

Iniciação científica
1.
Marina Bonfim Pacheco. Trabalhar com música - um estudo etnográfico. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

2.
Claudio Cabral. Trabalhar com música - um estudo etnográfico. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

3.
Nariá Assis Ribeiro. Trabalhar com música - um estudo etnográfico. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

4.
Pedro Pamplona. Trabalhar com música - um estudo etnográfico. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.

5.
Armando Muniz. Trabalhar com música - um estudo etnográfico. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Alberto Salgado e Silva.



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SALGADO, J. A.. Apresentação da palestra 'O diário como instrumento de estudos', em debate com o grupo de pesquisa Musicultura, no Centro Comunitário de Defesa da Cidadania da Maré. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SALGADO, J. A.. Apresentação da palestra 'Dialogical development: referring to Keith Swanwick on theory and musical practice in Higher Education', no encontro internacional 'Teaching music musically in the 21h century: Keith Swanwick at 80 ? A celebration in music education', promovido por Ministry of Education and Culture e Cyprus Pedagogical Institute, em Nicosia, Chipre, 3 a 5 de março de 2017.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SALGADO, J. A.; BARROS, F. M. . Organização da série "Rodas para pensar ? encontros para conhecer o trabalho musical", vinculada ao projeto ?Práticas de interlocução e registro etnográfico sobre o trabalho com música?, coordenado por José Alberto Salgado e Frederico Machado de Barros, junto ao Programa de Pós-graduação em Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro.. 2017. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
SALGADO, J. A.. Zé Al Primeira Casa. 2010; Tema: Site de divulgação da produção artística e acadêmica do autor, inclusive para uso didático e discussão de resultados dos projetos de pesquisa "Composição de repertórios para o ensino de música" e "Trabalhar com música - um estudo etnográfico". (Site).

2.
SALGADO, J. A.. Palavra música. 2018. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 2:37:34