Paulo Gomes de Sousa-Filho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8420030316589810
  • Última atualização do currículo em 30/10/2018


Pós-doutorado pela Universidade de Paris - René Descartes. Professor adjunto IV do curso de Psicologia e da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande. Graduação em psicologia com formação clínica em Análise do comportamento, terapia cognitiva/comportamental, e Terapias de Terceira geração (ACT, DBT, FAP e RFT). Doutor em informática na educação na UFRGS. Especialização em psicometria (avaliação e medidas em psicologia) e em psicologia do desenvolvimento (ambas na UnB), em Educação a Distância (SENAC-RS) e em mídias na educação (UFRGS). Coordena atualmente o CePsiCo - Centro de Psicologia Contextual. Coordena a especialização em Mídias na Educação da SEAD/FURG. Tenho interesse nas áreas de processos criativos, tecnologias digitais (avaliação psicológica mediada por computador e Internet, educação a distância, comunicação mediada por computador, terapia online, jogos eletrônicos e desenvolvimento infantil, virtualidade e subjetividade, comunidades virtuais, redes sociais mediadas por tecnologias digitais, serviços de saúde a distância), análise do comportamento e terapias contextuais de terceira geração (Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Dialética Comportamental, Psicoterapia Funcional Analítica, Terapia Focada na Compaixão, Terapia de Ativação Comportamental, Terapia Integrativa de Casais, Mindfulness). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Gomes de Sousa-Filho
Nome em citações bibliográficas
Sousa-Filho, P. G.


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Informática na Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Desenvolvimento do pensamento criativo em espaços digitais: a formação de professores do ensino fundamental, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Sérgio Roberto Kieling Franco.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: criatividade; educação a distância; educação infantil; formação de professores.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
1997 - 2000
Mestrado em Educação.
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Título: Habilidades do Pensamento Criativo em Crianças Institucionalizadas e Não Institucionalizadas: Um Estudo Correlacional,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Eunice Maria Lima Soriano de Alencar.
Palavras-chave: criatividade; Institucionalização; Criança.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Saúde Humana; Educação.
2006
Especialização em andamento em Mídias na Educação. (Carga Horária: 400h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Em andamento.
2007 - 2009
Especialização em Especialização em Terapia Cognitivo/comportamental. (Carga Horária: 500h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Uso de um sistema especialista como suporte ao ensino do diagnóstico da depressão maior.
Orientador: Clarissa Trentini.
2006 - 2009
Especialização em Educação a Distância. (Carga Horária: 400h).
Serviço Nacional do Comércio, SENAC, Brasil.
Título: Curso Online de Criatividade para Professores do Ensino Fundamental.
Orientador: Pedro Paulo Sá Peixoto.
1994 - 1996
Especialização em Psicometria. (Carga Horária: 510h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1993 - 1995
Especialização em Psicologia. (Carga Horária: 465h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1985 - 1991
Graduação em Psicologia.
Centro de Ensino Unificado de Brasília, CEUB, Brasil.
1979 - 1985
Graduação em Educação Física.
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.


Pós-doutorado


2017 - 2018
Pós-Doutorado.
Université Paris Descartes, Paris V, França.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Criatividade.


Formação Complementar


2007 - 2008
Extensão universitária em Mídias na Educação. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2007 - 2007
Técnicas Cognitivas e Comportamentais V. (Carga horária: 4h).
WP Centro de Pesquisa Cognitivo-Comportamental, WP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Criatividade e Intuição no Processo Acadêmico. (Carga horária: 60h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2006 - 2006
Aperfeiçoamento em Terapia Cognitiva.
Associação Médica do Rio Grande do Sul, AM/RS, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Psicologia aplicada ao esporte de alto rendimento. (Carga horária: 32h).
Comitê Olímpico do Brasil, COB, Brasil.
1999 - 1999
Biofeedback. (Carga horária: 28h).
Clínica Ivo Donner de Psicologia e Biofeedback, CDPB, Brasil.
1999 - 1999
Power Point Avançado. (Carga horária: 20h).
SENAI - Departamento Nacional, SENAI/DN, Brasil.
1999 - 1999
Psicologia e educação do superdotado. (Carga horária: 12h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
1997 - 1997
Neuropsicologia e o Desenvolvimento da cognição. (Carga horária: 24h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1990 - 1990
Extensão universitária em Terapia Familiar Sistêmica. (Carga horária: 10h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1988 - 1988
Danças afro-brasileira. (Carga horária: 30h).
Governo do Distrito Federal, GDF, Brasil.
1988 - 1988
Danças folclóricas brasileiras. (Carga horária: 30h).
Governo do Distrito Federal, GDF, Brasil.
1986 - 1986
Ginástica de academia. (Carga horária: 32h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1985 - 1985
Curso de Educação Física Infantil. (Carga horária: 30h).
Governo do Distrito Federal, GDF, Brasil.
1983 - 1983
Simpósio Brasileiro de Educação Física e Desportos. (Carga horária: 45h).
Governo do Distrito Federal, GDF, Brasil.
1983 - 1983
Treinamento desportivo. (Carga horária: 30h).
Polícia Militar do Estado de São Paulo - Escola de Educação Física, PMSP-EEF, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria de Educação do Distrito Federal, SEDF, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor do ensino básico e fundamental


Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2018 - Atual
Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Atividade de extensão realizada
Projeto Viver com Consciência, Coragem e Amor.
5/2018 - Atual
Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Atividade de extensão realizada
II Ciclo de Palestras em Terapias de Terceira Geração.
03/2014 - Atual
Ensino, Especialização em Mídias na Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Análise do Comportamento, Avaliação Psicológica I, Pesquisa em Psicologia I, Pesquisa em Psicologia II, Supervisão Clínica, Psicologia do Esporte, Psicologia Contextual
Desenvolvimento de Projetos, Convergência de Mídias, Metodologia da Pesquisa Científica
05/2016 - 07/2016
Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Atividade de extensão realizada
I Ciclo de Palestras em Terapias de Terceira Geração.

Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 20

Atividades

02/2004 - 09/2005
Ensino, Capacitação continuada em esporte escolar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tutoria em educação a distância
04/1996 - 10/1996
Ensino, Especialização em Educação Física Escolar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicologia

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: convidado, Enquadramento Funcional: professor colaborador
Outras informações
Contratado para orientação de monografia de final de curso de especialização

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Substituto, Carga horária: 20

Atividades

10/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

03/2006 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Esporte

Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1993 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

03/2005 - 12/2005
Ensino, Ciências da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Relaçães Interpessoais
02/2005 - 12/2005
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a psicologia
03/2003 - 12/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da educação
02/2003 - 12/2005
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia aplicada à educação
03/2002 - 12/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a psicologia
Psicomotricidade
03/1995 - 12/2005
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio - Prática de ensino II
Aprendizagem e desenvolvimento motor
Introdução a psicologia
Psicomotricidade
03/1993 - 12/2005
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnica de Exame Psicológico I
Criatividade e saúde mental
Informática aplicada a psicologia
Psicologia da aprendizagem
Psicologia do portador de necessidades especiais
Psicologia dos esportes
Psicomotricidade
03/1997 - 12/1998
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Psicologia, Laboratório de Psicologia e Informática.

Linhas de pesquisa
psicologia na virtualidade
3/1994 - 12/1995
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Neurofisiologia
Psicomotricidade

Centro de Ensino Unificado de Brasília, CEUB, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2005
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

Atividades

02/2002 - 02/2006
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia aplicada ao turismo
02/2001 - 02/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monografia I e II
Corpo e movimento
Psicologia Infantil
Psicologia da aprendizagem
3/2000 - 12/2005
Ensino, Comunicação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da comunicação
4/2002 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Centro de Ensino Unificado de Brasília, .

Serviço realizado
elaboração da revista eletrônica do departamento.

Escola de aperfeiçoamento de pessoal, EAP, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
psicologia na virtualidade
2.
Aprendizagem na Educação a Distância: caminhos do Brasil

Objetivo: Esta pesquisa busca investigar as concepções de aprendizagem embasam as teses de doutorado produzidas no Brasil entre 1998 e 2005, constituindo-se em um passo importante dentro de uma série de outras que visam contribuir para uma efetiva avaliação do quadro da educação a distância no Brasil, bem como a proposição de formas de se fazer educação a distância. Instituições participantes: UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Executora) e UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Colaboradora)..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: educação a distância.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Viver com Consciência, Coragem e Amor
Descrição: Desenvolver comportamentos e estratégias para se esquivar de uma preocupação que, em geral, é o que mantém a própria preocupação. Essa preocupação, em forma de ansiedade e angústia, cobra seu preço e se expressa em forma de sintomas comportamentais, somáticos, da sexualidade, neuróticos, em suma, comportamentos disfuncionais. Dentre esses comportamentos, a falta de sentido na vida, a desconexão consigo mesmo e com o outro, a apatia, a falta de vitalidade. O projeto busca despertar nos participantes o sentido de conexão consigo mesmo, com o outro e com o mundo, ativa-los em busca de uma vida valiosa, que vale a pena ser vivida..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Paulo Gomes de Sousa-Filho - Coordenador.
2018 - Atual
II Ciclo de Palestras de Terapias de Terceira Geração
Descrição: Enraizada em uma abordagem empírica e focada em princípios, a terceira onda de terapia comportamental é particularmente sensível ao contexto e às funções dos fenômenos psicológicos, não somente nas suas formas, e assim tende a enfatizar estratégias de mudança contextuais e experienciais em adição às estratégias mais diretas e didá- ticas. Estes tratamentos de terceira onda ainda são muito incipientes em nosso país, sendo pouco ensinados nos cursos formadores de profissionais da psicologia. Esse Ciclo de Palestras procura apresentar de forma introdutória os novos modelos da psicologia contextual ao aluno de psicologia, assim como aos profissionais da saúde.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Especialização: (10) .
Integrantes: Paulo Gomes de Sousa-Filho - Coordenador.


Outros Projetos


2018 - Atual
Grupo de Estudos em Princípios Básicos do Comportamento
Descrição: A Análise do Comportamento, assim como as modalidade terapêuticas nela fundamentadas, tem tido um crescimento consistente no Brasil e no mundo. Apesar desse fato, percebemos que seu estudo no RS como um todo e na FURG em particular, não tem recebido a atenção devida. Nesse sentido, esse Grupo de Estudos busca apresentar aos alunos, os princípios básicos da área, assim como sua visão filosófica de homem..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Paulo Gomes de Sousa-Filho - Coordenador / Natália Carmona Bezerra Lima - Integrante / Inácio Puntel dos Passos - Integrante.


Membro de corpo editorial


2002 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Psicologia e Informática


Membro de comitê de assessoramento


2013 - Atual
Agência de fomento: Universidade Federal do Rio Grande


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise do Comportamento.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tecnologia Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Sousa-Filho, P. G.2008 Sousa-Filho, P. G.. O Eu e os Outros Eus: A experiência de Self e Presença em Ambientes Virtuais. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, p. 1, 2008.

2.
Sousa-Filho, P. G.2003 Sousa-Filho, P. G.; ALENCAR, E. M. L. S. . Habilidades de pensamento criativo em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 20, n.3, p. 23-35, 2003.

3.
Sousa-Filho, P. G.2000 Sousa-Filho, P. G.. O que é a Psicologia dos Esportes. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 8, n.4, p. 33-36, 2000.

4.
Sousa-Filho, P. G.2000Sousa-Filho, P. G.. Psicologia dos Esportes. Textos Para Discussão, v. 3, p. 69-75, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
Sousa-Filho, P. G.; Pacheco, J.T.P . Mindfulness e Psicologia Clínica Positiva. In: Hutz, Claudio S. ; Reppold, Caroline T.. (Org.). Intervenções em Psicologia Positiva na Área da Saúde. 1ed.São Paulo: Leader, 2018, v. , p. 125-152.

2.
Sousa-Filho, P. G.. A Institucionalização de Crianças e a Criatividade. In: Angela M. Rodrigues Virgolim. (Org.). Talento Criativo: expressão em múltiplos contextos. 1ed.Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006, v. , p. -.

3.
Sousa-Filho, P. G.. Ensinando Informática Aplicada a Psicologia. In: Ivelise Fortim. (Org.). Psicologia e Informática: Desenvolvimento e Progressos. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005, v. , p. 230-239.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Sousa-Filho, P. G.. Fobias. Revista Foco, Brasília, 15 ago. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Sousa-Filho, P. G.; OLIVEIRA, J. S. . A prevenção e o controle do estresse: mediação por meio de práticas corporais. In: XIV Encontro Paranaense e IX Congresso Brasileio de Psicoterapias Corporais, 2009, Curitiba. IX Congresso Brasileiro de Psicoterapias Corporais, 2009.

2.
Alberti, T. F. ; Cigolini, M. P. ; Sousa-Filho, P. G. ; FRANCO, S. R. K. . Mapeamento das Perspectivas Epistemológicas na Produção Acadêmica sobre Educação a Distância: Para onde vamos?. In: EDUTEC, 2009, Manaus. edutec, 2009.

3.
Sousa-Filho, P. G.. Introdução aos métodos de relaxamento. In: Congresso Brasileiro de Terapias Corporais, 2009, Curitiba. IX Congresso Brasileiro de Psicoterapias Corporais, 2009.

4.
Sousa-Filho, P. G.. Corporeidade, criatividade e inteligência emocional. In: VIII Congresso Brasileiro de Terapias Corporais, 2008, Curitiba. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Terapias Corporais, 2008.

5.
BUGARIN, R. S. ; Sousa-Filho, P. G. . Ansiedade na aprendizagem e na performance musical. In: VIII Congresso Brasileiro e II Convenção Brasil/Latino-América de Terapias Corporais, 2008, Curitiba. Anais do VIII Congresso Brasileiro e da II Convenção Brasil/Latino-América de Terapias Corporais, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Sousa-Filho, P. G.. Habilidades de pensamento criativo em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas: um estudo correlacional. In: Psicologia Escolar e Educacional: Tendências para o século XXI, 2000, Itajaí - SC. Anais do V COMPE, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
Sousa-Filho, P. G.. Concepção de Humano no Behaviorismo Radical e sua Influência na Prática Clínica do Analista do Comportamento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Sousa-Filho, P. G.. Acceptance and Commitment Therapy and Positive Clinical Psychology. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Sousa-Filho, P. G.. Creativity in the Therapeutic Relationship. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Sousa-Filho, P. G.. Criatividade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Sousa-Filho, P. G.. Criatividade na Relação Terapêutica - Saindo do mais do mesmo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Sousa-Filho, P. G.. O analista do comportamento diante da psicologia do esporte e da atividade física. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Sousa-Filho, P. G.. Plunct, plact, zuuumm, não vai a lugar nenhum. As habilidades de pensamento criativo de crianças vivendo em orfanato e com suas famílias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Sousa-Filho, P. G.; FRANCO, S. R. K. . A educação a distância e o desenvolvimento da criatividade em uma amostra de professores brasileiros. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Sousa-Filho, P. G.. Controle do Estresse: a mediação por meio de práticas corporais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Sousa-Filho, P. G.. Introdução aos métodos de relaxamento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Sousa-Filho, P. G.. O Eu e os Outros Eus: A experiência de Self e Presença em Ambientes Virtuais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Sousa-Filho, P. G.. Ansiedade na aprendizagem e na performance musical. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
Sousa-Filho, P. G.. Corporeidade, criatividade e inteligência emocional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
Sousa-Filho, P. G.. A Psicologia do Esporte. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
Sousa-Filho, P. G.. Corpo e Movimento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
Sousa-Filho, P. G.. A Psicologia no Contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
Sousa-Filho, P. G.. Psicologia e Informática - experiências de ensino e pesquisa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
Sousa-Filho, P. G.. Motricidade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
Sousa-Filho, P. G.. Técnicas de Relaxamento. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
Sousa-Filho, P. G.. Escolha Profissional em Foco. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
Sousa-Filho, P. G.. Introdução aos métodos de relaxamento. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
Sousa-Filho, P. G.. Corpo e Movimento. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
Sousa-Filho, P. G.. Criatividade e institucionalização de crianças. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
Sousa-Filho, P. G.. Habilidades de pensamento criativo em crianças institucionalizadas e não-institucionalizadas: um estudo correlacional. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
Sousa-Filho, P. G.. Dificuldades de Aprendizagem e Educação Psicomotora. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
Sousa-Filho, P. G.. Dificuldades de aprendizagem: uma abordagem relacional. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Sousa-Filho, P. G.. Membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Católica de Brasília. 2005.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Sousa-Filho, P. G.. Potencialidades e Limites dos Jogos Eletrônicos. 2004. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
Sousa-Filho, P. G.. Adolescência e Novas Tecnologias. 2003. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
Sousa-Filho, P. G.. Introduction to Functional Analytic Psychotherapy. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Sousa-Filho, P. G.. Psicoterapia Analítico Funcional. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Sousa-Filho, P. G.. Criatividade na Relação Terapêutica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Sousa-Filho, P. G.. Terapia de Aceitação e Compromisso: vergonha e altocriticismo. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Sousa-Filho, P. G.. Introdução a Terapia de Aceitação e Compromisso. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
Sousa-Filho, P. G.. Functional Analytic Psychotherapy. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
Sousa-Filho, P. G.. Introduction to Acceptance and Commitment Therapy. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
Sousa-Filho, P. G.. Developing Therapeutic Abilities in Functional Analytic Psychotherapy. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
Sousa-Filho, P. G.. Terapia Funcional Analítica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
Sousa-Filho, P. G.. Introdução as Terapias de Terceira Geração. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
Sousa-Filho, P. G.. Introdução ao Mindfulness. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
Sousa-Filho, P. G.. Introduction to Acceptance and Commitment Therapy. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
Sousa-Filho, P. G.. Introdução a Psicoterapia Analítico Funcional. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
Sousa-Filho, P. G.. Introdução à Terapia de Aceitação e Compromisso. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
Sousa-Filho, P. G.. Ciclo de palestras em psicologia contextual. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
Sousa-Filho, P. G.. Técnicas de Relaxamento. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
Sousa-Filho, P. G.. Escolha Profissional em Foco. 2003. (Palestra).

18.
Sousa-Filho, P. G.. Curso de Educação Psicomotora. 1992. .


Produção artística/cultural
Música
1.
Sousa-Filho, P. G.. Cármina Burana. 2009. Interpretação.

2.
Sousa-Filho, P. G.; DUTRA JÚNIOR, Lourenço ; CORREIA, Alexandre ; CARLOS, John . Retrospectiva do Dinossauro Desconhecido. 1998. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
Sousa-Filho, P. G.; DUTRA JÚNIOR, Lourenço ; CORREIA, Alexandre ; CARLOS, John . Liberdade Condicional. 1997.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Marin, Ângela Helena; Levandowksi, Daniela Centenaro; Sousa-Filho, P. G.. Participação em banca de Lauren Frantz Veronez. Mindfulness materno: associações com indicadores de psicopatologia infantil e materna. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia e Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

2.
Andretta, I.; Sousa-Filho, P. G.; Castro, E. K.; Jesus, S. N.. Participação em banca de Roberto Goulart Chiodelli. Efeitos de um Programa Breve de Mindfulness em Universitários Concluintes. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Teses de doutorado
1.
Sousa-Filho, P. G.; SUBOTNIK, R.; HOFSTEDE, G.; REITER, R. P.; IVCEVIC, Z.; LUBART, T.. Participação em banca de Herie de Vries. Cultural Differences of Scientific Creativity: A Relation with Tolerance of Ambiguity/Uncertainty An empirical study with children in Luxembourg, France, Thailand, India, and Russia. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) - Université Paris Descartes.

2.
Oliveira, M. S.; Sousa-Filho, P. G.; Pacheco, J.; Argimon, I. I. L.; Neufeld, C. B.. Participação em banca de Igor da Rosa Finger. Intervenção Psicossocial Intensiva baseada na Terapia de Aceitação e Compromisso para pessoas com sobrepeso e obesidade. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universi) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

3.
Sousa-Filho, P. G.; Bello, E. L. B.; Traversini, C. S.; Wanderer, F.. Participação em banca de Karin Ritter Jelinek. A produção do sujeito de altas habilidades: os jogos de poder-linguagem nas práticas de seleção e enriquecimento educativo. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
Sousa-Filho, P. G.; Zaro, M. A.; Meneguetti, M. R. N.; Bercht, M.; Basso, M. V. A.. Participação em banca de Antonio Neres Oliveira. Projetos de Conhecimento Acoplados as Tecnologias Digitais para Promover a Criatividade em Matemática. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
Sousa-Filho, P. G.; Andretta, I.; Jesus, S. N.; Castro, E. K.. Participação em banca de Roberto Goulart Chiodelli. Efeitos de uma prática breve de Mindfulness em universitários concluíntes. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, R. A.; Sousa-Filho, P. G.. Participação em banca de Rosilê Almeida Silva. Os ambientes virtuais de aprendizaem e o ensino em sala de aula. 2009.

2.
Sousa-Filho, P. G.. Participação em banca de Sônia Maria de Oliveira Aguiar. A construção da escrita na escola e na internet. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA EDUCADORES) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

3.
Sousa-Filho, P. G.. Participação em banca de Iracema Rocha da Silva. O uso do blog como trabalho colaborativo entre professores. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA EDUCADORES) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

4.
Sousa-Filho, P. G.. Participação em banca de Barbara Gorziza Avila. Alfabetizando com as novas tecnologias: possibilidades pedagógicas dos softwares de alfabetização. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA EDUCADORES) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

5.
Sousa-Filho, P. G.. Participação em banca de Sebastiana Morta Aguiar. Educação a distância e os novos paradigmas. Estudo de caso da EAD em Porto Franco - MA. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA EDUCADORES) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

6.
Sousa-Filho, P. G.. Participação em banca de Maria das Graças Costa Reis. EAD: Aprendizagem cooperativa e colaborativa. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA EDUCADORES) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

7.
Sousa-Filho, P. G.. Participação em banca de Maria Nilma Rodrigues Costa de holanda. A utilização do compoutador como recurso de aprendizagem no Centro de Capacitação Tecnológica de Açailândia. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA EDUCADORES) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

8.
Sousa-Filho, P. G.; Leite, S. M.. Participação em banca de Ângela Maria do Nascimento. Gêneros digitais: novas formas de construção de texto. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA EDUCADORES) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

9.
Sousa-Filho, P. G.; Morais, C. T. Q.. Participação em banca de Maria Aparecido Conceição Marconcine. Uso de ambiente virtual de aprendizagem como proposta inovadora no ensino médio. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA EDUCADORES) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

10.
Sousa-Filho, P. G.; Morais, C. T. Q.. Participação em banca de Mary Jones Ferreira de Moura. O ensino de história e as novas tecnologias: da reflexão à ação pedagógica. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA EDUCADORES) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

11.
Sousa-Filho, P. G.; Morais, C. T. Q.. Participação em banca de Marinalva da Silva. Influências das tecnologias nos processos educacionais. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA EDUCADORES) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

12.
Sousa-Filho, P. G.. Participação em banca de Silvia Nara Viana. Resistência ao uso das tecnologias de informação e comunicação por professores de escolas municipais de educação de jovens e adultos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA EDUCADORES) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Sousa-Filho, P. G.. Participação em banca de Rogério Mairesse Mandler.Fatores que motivam as crianças de 9 a 12 anos a praticarem esporte. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
Sousa-Filho, P. G.. Participação em banca de Márcio Fernando da Silveira Rocha.Fatores motivacionais que levam adultos à prática da natação recreativa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
Sousa-Filho, P. G.. Participação em banca de Ana Luisa Bumbel.Estudo comparativo dos sintomas de depressão entre idosos praticantes e não-praticantes de musculação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
Sousa-Filho, P. G.. Participação em banca de Caroline Prates Miranda Correa.A contribuição da atividade física na auto-estima de indivíduos adultos obesos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
Sousa-Filho, P. G.. Participação em banca de André Luis Rodrigues de Mello.Fatores motivacionais de adultos para a prática do tênis no Parque José Montaury, na cidade de Porto Alegre. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Sousa-Filho, P. G.; Oliveira, M. V.; Borges, D. S.. Tutor bolsista. 2016. Universidade Federal do Rio Grande.

2.
Sousa-Filho, P. G.; Hartmann, F.; Neiva-Silva, L.; Dal Molin, F.. Psicólogo/Clínica. 2013. Universidade Federal do Rio Grande.

3.
Sousa-Filho, P. G.; Neiva-Silva, L.; Leão, D. M. M.; Neves, V. T.. Professor substituto. 2013. Universidade Federal do Rio Grande.

4.
Vaniel, B. V.; Sousa-Filho, P. G.; Leão, D. M. M.; Garcia, N. M.. Tutor /Bolsista a distância. 2013. Universidade Federal do Rio Grande.

Outras participações
1.
Sousa-Filho, P. G.; NEIVA-SILVA, L.; ZIMMER, M.. Professor substituto. 2011. Universidade Federal do Rio Grande.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
European Conference of Positive Psychology. Acceptance and Commitment Therapy applyed to Clinical Positive Psychology. 2018. (Congresso).

2.
Jornada de Análise do Comportamento.Criatividade na Relação Terapêutica. 2018. (Simpósio).

3.
Seminários IMED.Concepção de Humano no Behaviorismo Radical e sua Influência na Prática Clínica. 2018. (Seminário).

4.
The International Centre for Innovation in Education. Creativity in the Therapeutic Relationship. 2018. (Congresso).

5.
UPCE conference ?Empowering Creativity in Education?. Historical-critical metodology in an online course for development of creativity for elementary school teachers in Brazil. 2017. (Congresso).

6.
I Congresso Latinoamericano de Psicoterapias Contextuales. terapias contextuais. 2016. (Congresso).

7.
I Encontro Brasileiro de Terapia de Aceitação e Compromisso.Terapia de Aceitação e Compromisso aplicada ao Coaching. 2016. (Encontro).

8.
Association of Contextual Behavioral Science Annual Congress. 2015. (Congresso).

9.
The 21st Biennial World Conference of the WCGTC. Development of Creativity in Teachers Using an Online Course. 2015. (Congresso).

10.
The International Centre for Innovation in Education. Development of Creativity in Digital Environments in Early Years Teachers. 2014. (Congresso).

11.
Psicologia On Line São Paulo 2011: Discutindo as Dimensões do Atendimento Psicológico a Distância.Aspectos Éticos e Técnicos para a Atuação do Psicólogo. 2011. (Seminário).

12.
VI Conferencia Latinoamericana de objetos de aprendizaje y tecnologias para la educación - LACLO. A educação a distância e o desenvolvimento da criatividade em uma amostra de professores brasileiros. 2011. (Congresso).

13.
VIII Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas. Plunct, plact, zuuumm, não vai a lugar nenhum. As habilidades de pensamento criativo de crianças vivendo em orfanato e com suas famílias. 2011. (Congresso).

14.
IXI Congresso Brasileiro e III Convenção Brasil/Latino-América de Terapias Corporais.Introdução aos métodos de relaxamento. 2009. (Oficina).

15.
I Simpósio - Impulsividade e Drogas. 2008. (Simpósio).

16.
VIII Congresso Brasileiro e II Convenção Brasil/Latino-América de Terapias Corporais. Ansiedade na aprendizagem e na performance musical. 2008. (Congresso).

17.
XII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação.O Eu e os Outros Eus: A experiência de Self e Presença em Ambientes Virtuais. 2008. (Seminário).

18.
XII Semana Acadêmica de Psicologia.A Psicologia do Esporte. 2008. (Seminário).

19.
XI Seminário Nacional de Educação a Distância. 2008. (Seminário).

20.
Atualização em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: Teoria e Técnica. 2007. (Encontro).

21.
IV Semana Acadêmica da Escola de Educação Física da UFRGS.Corpo e Movimento. 2007. (Oficina).

22.
III Seminário Brasileiro de Psicologia e Informática.A Psicologia no Contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação. 2006. (Seminário).

23.
V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia.Psicologia e Informática - Experiências de Ensino e Pesquisa. 2005. (Encontro).

24.
X Encontro Paranaense e V Congresso Brasileiro de Psicoterapias Corporais. 2005. (Congresso).

25.
II Seminário Brasileiro de Psicologia e Informática.Ensinando Informática Aplicada a Psicologia. 2004. (Seminário).

26.
Escolha Profissional em Foco.O profissional de psicologia. 2003. (Encontro).

27.
Terceira Jornada de Educação Física do Alto Paranaíba. Motricidade. 2003. (Congresso).

28.
VI Seminário Interno de Psicologia.Técnicas de Relaxamento. 2003. (Seminário).

29.
Reunião Anual de Psicologia. 2002. (Congresso).

30.
V Seminário Interno de Psicologia.Introdução aos métodos de relaxamento. 2002. (Seminário).

31.
XXXII Reunião Anual de Psicologia. 2002. (Congresso).

32.
V Congresso Brasileiro de Psicoterapias Corporais. 2001. (Congresso).

33.
Desenvolvimento Integral da Primeira Infância e Políticas Públicas. 2000. (Seminário).

34.
II Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos.Habilidades de Pensamento Criativo em Crianças Institucionalizadas. 2000. (Seminário).

35.
V Congresso de Psicologia da Educação. Habilidades de pensamento criativo em crianças institucionalizadas e não-institucionalizadas: um estudo correlacional. 2000. (Congresso).

36.
V Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2000. (Congresso).

37.
XXIX Reunião Anual de Psicologia. 1999. (Congresso).

38.
III Jornada Curitibana de Educação Escolar e Pré-escolar. 1997. (Simpósio).

39.
I Curso de Ginástica de Academia. 1986. (Simpósio).

40.
Curso de Educação Física Infantil. 1985. (Oficina).

41.
II Jornada técnica Pedagógica de Educação Física. 1983. (Congresso).

42.
I Simpósio Brasileiro de Educação Física e Desportos. 1983. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Sousa-Filho, P. G.; FÁVERO, R. V. M. ; FRANCO, S. R. K. ; COSTA, L. A. C. ; LOCATELLI, E. L. ; NOVAK, S. . Seminário Aprendizagem na Educação a Distância: Caminhos do Brasil.. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marcelo Cosme Ferreira Moreira. A implantação do Software Livre Linux Educacional em Cursos de Capacitação no Pólo Tecnológico da UNIVIMA em Pinheiro. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA EDUCADORES) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

2.
Silvia Nara Viana. Uso das tecnologias de informação e comunicação na educação de jovens e adultos. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA EDUCADORES) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

3.
Marinalva da Silva. Influência das tecnologias nos processos educacionais. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA EDUCADORES) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

4.
Cleber Barros. Os multimeios como facilitadores de aprendizagem: uma abordagem voltada ao ensino de matemática. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA EDUCADORES) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

5.
Martha Suzana Farias Brasil. A interface teatro como prática pedagógica na escola. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA EDUCADORES) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

6.
Maria Nilma Holanda. A utilização do computador como recurso de aprendizagem no Centro de Capacitação Tecnológica de Açailândia. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA EDUCADORES) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

7.
Sandra Eloi Ferreira. Inclusão digital e a ressocialização do menor autor de ato infracional interno da FUNAC. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA EDUCADORES) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

8.
Larlô Antonio Macêdo Andrade Nascimento. Inclusão digital para os professores do ensino médio: uma breve análise da realidade de Imperatriz-MA. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA EDUCADORES) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

9.
Elcana Pereira Barreto Grangeiro. O uso da tecnologias como instrumento pedagógico na educação a distancia. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA EDUCADORES) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

10.
Flávia Pinheiro Della Giustina. O Movimento Expressivo nas Artes: uma perspectiva psicopedagógica. 1997. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

11.
Claudia Dantas R. S. Fontoura. A Psicomotricidade numa Abordagem Interdisciplinar na Sala de Aula. 1997. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

12.
Maria Augusta Alves Pimenta Pereira. Caracterização do atendimento psicopedagógico na rede pública do Distrito Federal e Divisão Regional de Ensino de Sobradinho. 1996. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fabrício Ayres Medeiros. A apropriação dos conceitos do Behaviorismo Radical por alunos de um curso de pedagogia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

2.
Lucas de Lemos Teixeira. Uso Problemático da Internet Entre os Estudantes da Universidade Federal do Rio grande - FURG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

3.
Mateus Pavei Luciano. Transexualidade e Cirurgia de transgenitalização: Compreendendo o Fenômeno Transexual. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

4.
Denise Tietböhl Palma. Diferenças na ansiedade traço-estado entre indivíduos praticantes de atividade física e indivíduos sedentários. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

5.
Bianca Hirschmann. A incidência de sintomas depressivos em mulheres obesas pré-menopáusicas com e sem prática de exercícios físicos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

6.
Leandro Hackradt Azambuja e Souza. Fatores motivacionais de atletas culturistas para a permanência no esporte. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

7.
Renato Daniel Trusz. Motivos para a prática do judô em adolescentes de 13 a 16 anos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

8.
Alexandre Augusto de Souza Gomes. O controle subjetivo da ansiedade na percepção de bancários praticantes de atividade física regular. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

9.
Andréa da Conceição Lima. O brincar nas séries iniciais: importância e significado na percepção dos professores. 2005. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

10.
Ana Paula Zaneti da Silva Souza. O uso do desenho como recurso de aprendizagem na alfabetização de crianças. 2005. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

11.
Edvane Bento da Silva França. Inteligências Múltiplas: contribuições para a prática pedagógica. 2005. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

12.
Bibiana de Farias. A inclusão educacional do portador de necessidades especiais em uma perspectiva do professor de ensino fundamental. 2005. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

13.
Maria do Amparo Macedo. Psicomotricidade nas séries iniciais do ensino fundamental: significado e importância. 2005. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

14.
Claudia Silva de Carvalho. Importância do movimento na aprendizagem da primeira série do Ensino Fundamental. 2005. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

15.
Gleicy Fernada Araújo e Sandra Maria de Miranda. Arte de ver, imaginar e criar: uma proposta para o despertar da sensibilidade e do potencial criativo dos professores na arte do desenho, pintura e origami para as séries inciais do ensino fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação) - Centro de Ensino Unificado de Brasília. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

16.
Maria Eleniry Cardoso de Queiroz e Marta Gomes Rios. Contos de Fada: importância e significado para a Educação Infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação) - Centro de Ensino Unificado de Brasília. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

17.
Marília Barreto e Odete F. Lopes. A utilização de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da criatividade em crianças da primeira série do Ensino Fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação) - Centro de Ensino Unificado de Brasília. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

18.
Graceline dos Anjos e Leda Cardoso Campos. O lúdico na aprendizagem: alfabetizando com prazer. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação) - Centro de Ensino Unificado de Brasília. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

19.
Maria Dagmar Freitas Barcelos e Laysse Bispo Silva Couto. O jogo e a brincadeira em uma perspectiva psicomotora. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação) - Centro de Ensino Unificado de Brasília. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

20.
Lucidalva R. de Araújo e Inês Celestino da Silva. Percepção do educador com relação as atividades lúdicas nas terceiras e quartas séries do Ensino Fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação) - Centro de Ensino Unificado de Brasília. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.

21.
Goreti Oliveira e Elizabeth Bandeira. Jogos: o despertar para a criatividade nas séries iniciais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação) - Centro de Ensino Unificado de Brasília. Orientador: Paulo Gomes de Sousa-Filho.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Sousa-Filho, P. G.. Concepção de Humano no Behaviorismo Radical e sua Influência na Prática Clínica do Analista do Comportamento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Sousa-Filho, P. G.. Criatividade na Relação Terapêutica - Saindo do mais do mesmo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Membro da Society for Computers in Psychology - SCiP
Membro da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas - SBTC
Membro da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED
Membro do Coral da Universidade Federal do Rio Grande do Sul



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 10:32:30