Angélica Giarolla

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0213112231789493
  • Última atualização do currículo em 09/08/2018


Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Física e Meteorologia Agrícola pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é servidora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no Centro de Ciência do Sistema Terrestre. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem agrometeorológica para produtividade agrícola, modelagem de perda de solo por erosão, geoprocessamento, sensoriamento remoto e aplicações de dados de modelos atmosféricos em agricultura no contexto de mudanças climáticas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Angélica Giarolla
Nome em citações bibliográficas
PICINI, AG.;GIAROLLA, A.;Giarolla, Angélica;PICINI, ANGÉLICA GIAROLLA;GIAROLLA, ANGELICA

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Centro de Ciência do Sistema Terrestre.
Avenida dos Astronautas - 1758
Jardim da Granja
12227010 - São José dos Campos, SP - Brasil
Telefone: (12) 32086825


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2003
Doutorado em Engenharia Agrícola.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Adaptação dos simuladores de variáveis climáticas do modelo EPIC (Erosion Prodictivity Impact Calculator) para as condições ambientais do Estado de São Paulo, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Francisco Lombardi Neto.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: erosão; produtividade; sistemas de informações geográficas.
Grande área: Ciências Agrárias
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1996 - 1998
Mestrado em Ciência Ambiental.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Dsenvolvimento e teste de modelos agrometeorológicos para a estimativa de produtividade do cafeeiro (Coffea arabica L.) a partir do monitiramento da disponibilidade hídrica do solo,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Marcelo Bento Paes de Camargo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: balanço hidrico; café; meteorologia agrícola; modelo matemático; produtividade agrícola.
Grande área: Ciências Agrárias
Setores de atividade: Previsão do Tempo e Prospecção Climática.
1988 - 1992
Graduação em Engenharia Agronômica.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Monitor and Estimate Crop Yields. (Carga horária: 40h).
International Research Institute for Climate and Society, IRI, Estados Unidos.
2008 - 2008
Monitor and Estimate Crop Yields. (Carga horária: 40h).
International Research Institute for Climate and Society, IRI, Estados Unidos.
2008 - 2008
Curso de Aplicações de Redes Neurais Artificiais. (Carga horária: 16h).
Instituto Agronômico de Campinas, IAC, Brasil.
2004 - 2004
processamento de imagens de radar.
U.S. Department of Agriculture, USDA/ARS, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: tecnologista pleno I, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2009 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para Seleção de Docente Externo..
09/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais, .


Instituto Agronômico de Campinas, IAC, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: estágiária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/1999 - 08/2002
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Atividade realizada
participação em projetos de pesquisa.
3/1994 - 1/1996
Estágios , Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Seção de Cimatologia Agrícola.

Estágio realizado
Área de Agrometeorologia.


Linhas de pesquisa


1.
agrometeorologia e satélites ambientais


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Seasonal climate and crop forecasts for agricultural risk management
Descrição: A proposta de pesquisa consiste no desenvolvimento de uma metodologia que combine as previsões climáticas sazonais a partir do modelo regional Eta mantido pelo INPE, com a ferramenta de previsibilidade climática (CPT), desenvolvido pelo Instituto Internacional de Pesquisa para o Clima e Sociedade (IRI), tendo como resultados finais as previsões sazonais de produtividade de culturas agrícolas. A ferramenta será avaliada e testada para uso operacional e também posterior utilização em estudos de variabilidade climática..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Impactos de mudanças climáticas sobre a cobertura e uso da terra em Pernambuco: geração e disponibilização de informações para o subsídio a políticas públicas
Descrição: O presente projeto propõe atividades de pesquisa científica e tecnológica cooperativa entre instituições e pesquisadores de São Paulo e de Pernambuco. As atividades estão enquadradas nas linhas temáticas 2 e 3 do edital ?Acordo de Cooperação FAPESP-FACEPE?, incluindo pesquisas sobre os impactos das mudanças projetadas até o final do século sobre os solos, vegetação, e sistemas agropecuários em Pernambuco. As atividades envolvem também o mapeamento e quantificação dos estoques e fluxos de carbono em áreas sob diferentes usos e cobertura da terra, utilizando medidas in situ, sensoriamento remoto e modelagem matemática. Em todas as atividades será dada ênfase a identificação de vulnerabilidades com o intuito de subsidiar políticas públicas para a adoção de estratégias de adaptação às mudanças projetadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
LUA/IAM - Land use change in Amazonia: Institutional Analysis and Modeling at multiple temporal and spatial scales (PRONEX 08/58112)
Descrição: FAPESP RESEARCH PROGRAMME ON GLOBAL CLIMATE CHANGE (FRPGCC) Research Project (LUA/IAM Project).This project aims to understand and model the social processes that contribute to large-scale deforestation in Amazonia. Biomass burning emissions associated with deforestation in the region are responsible for 74% of Brazil s greenhouse gas emissions and have an impact on global environmental changes. We argue that land changes in Amazonia are brought about by social and institutional arrangements that need to be better understood and incorporated into Land Use and Land Cover Change (LUCC) models. Thus we propose to explore the following core scientific question: How interrelated are the trajectories of land systems and the evolution of institutional arrangements in Amazonia?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
INCT para Mudanças Climáticas
Descrição: O MCT, em parceria com órgãos federais e estaduais, está financiando o estabelecimento de dezenas de centro de excelência (chamados de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) em todas as áreas do conhecimento, num investimento total acima de R$ 500 milhões. Metade dos recursos foi alocada para 19 áreas estratégicas, entre elas Mudanças Climáticas. Um dos INCTs aprovados é o INCT para Mudanças Climáticas , que tem o INPE como instituição sede. O INCT para Mudanças Climáticas que foi agraciado com financiamento de R$ 7,2 milhões por três anos provenientes do CNPq e da FAPESP irá implantar e desenvolver uma abrangente rede de pesquisas interdisciplinares em mudanças climáticas e se embasa na cooperação de 76 grupos de pesquisa nacionais de todas as regiões do país e 16 grupos de pesquisa internacionais da Argentina, Chile, EUA, Europa, Japão e Índia, envolvendo na sua totalidade mais de 400 pesquisadores, estudantes e técnicos e constituindo-se na maior rede de pesquisas ambientais implantada no Brasil. Espelhando-se na estrutura do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, este INCT se organiza em três eixos científicos principais: (i) base científica das mudanças ambientais globais; (ii) estudos de impactos-adaptação-vulnerabilidade; e, (iii) mitigação. Além disso, tem um forte componente de inovação tecnológica em três áreas: modelos do sistema climático, geo-sensores e sistema de prevenção de desastres naturais. Os objetivos do INCT para Mudanças Climáticas são: (i) detectar mudanças ambientais no Brasil e América do Sul, especialmente as mudanças climáticas, atribuir causas às mudanças observadas (aquecimento global, mudanças dos usos da terra, urbanização, etc.); (ii) desenvolver modelos do Sistema Climático Global e desenvolver cenários de mudanças ambientais globais e regionais, particularmente cenários em alta resolução espacial de mudanças climáticas e de usos da terra para o Século XXI..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Microclima e qualidade de uvas ?Niagara Branca? e ?Niagara Rosada? em diferentes sistemas de condução e épocas de podas em Jundiaí, SP
Descrição: A região vinícola de Jundiaí possui grande importância econômica para a cadeia produtiva de uvas de mesa para o Brasil e para o Estado de São Paulo. Entretanto, é verificado que a maioria dos produtores não vem utilizando técnicas otimizadas para aumento da produtividade e lucratividade, como podas extemporâneas associadas a diferentes sistemas de condução. Este projeto tem o objetivo de avaliar a influência do microclima no desenvolvimento e a qualidade de uvas ?Niagara Branca? e ? Niagara Rosada? em duas épocas de podas: 15/agosto (época úmida na maturação) e 15/janeiro (época seca) em 3 sistemas de condução: espaldeira com cordão esporonado simples, ?Y? com plástico e ?Y? sem plástico. Para tanto serão analisadas variações de radiação, temperatura do ar, umidade relativa, vento e suas relações com a fenologia (caracterizando também a área foliar, comprimento dos ramos) e qualidade do produto final. A qualidade será caracterizada por parâmetros como BRIX, acidez titulável e ratio, na colheita e em três e seis dias de armazenamento. Além disso, o projeto terá também como objetivo a avaliação do potencial da caracterização espectral de folhas relacionados com as características fenológicas e de qualidade anteriormente citados, servindo como base para futuros estudos de sensoriamento remoto na região..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Uso de dados MODIS para monitorar mudanças no vigor vegetativo de áreas cafeeiras
Descrição: Imagens diárias dos sensores MODIS do satélite Terra e AVHRR do satélite NOAA, nas bandas espectrais correspondentes aos comprimentos de onda do vermelho e infravermelho próximo, serão utilizadas visando o cálculo do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI). Serão selecionadas duas fazendas pertencentes à EPAMIG para o acompanhamento do vigor vegetativo, determinação do teor de umidades das folhas do cafeeiro, coleta das variáveis meteorológicas e cálculo do balanço hídrico. Esses dados serão correlacionados com os dados de NDVI visando o estudo de potencialidades dessas imagens para o acompanhamento do vigor vegetativo do cafeeiro. As imagens NDVI serão cruzadas com mapas temáticos de áreas cafeeiras de todo o sul de Minas Gerais. Os resultados obtidos no campo serão comparados com as demais áreas cafeeiras juntamente com os dados de balanço hídrico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Angélica Giarolla - Integrante / Mauricio Alves Moreira - Integrante / Bernardo Friedrich Theodor Rudorff - Coordenador / Helena Maria R. Alves - Integrante / Tatiana G. C. Vieira - Integrante / Margarete M. Lordello Volpato - Integrante.Financiador(es): Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café - Auxílio financeiro.
2004 - Atual
Projeto Cafesat/Produtividade
Descrição: É um Projeto que visa testar e avaliar um modelo agrometeorológico-espectral, para monitorar a produtividade do café em nível municipal. Este projeto é fortemente embasado em dados orbitais derivados dos dados MODIS do satélite Terra..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
1998 - 2004
Diagnóstico Agroambiental para Gestão e Monitoramento da Bacia do Rio Jundiai Mirim
Descrição: Dentro do enfoque do Programa de Pesquisas em Políticas Públicas, este projeto tem como objetivo gerar subsídios para a formulação de Políticas Públicas, a partir do diagnóstico e planejamento do meio físico e sócio-econômico, fornecendo treinamento, capacitação e informações tanto ao poder público como às comunidades locais, de modo a definir um plano local de desenvolvimento sustentável. Os objetivos específicos serão orientados para: Elaboração de diagnóstico sumário e um banco de dados geo-referenciado do meio físico, contemplando informações sobre solo, uso e ocupação, qualidade das águas, áreas de degradação ambiental, áreas de preservação Definir um Zoneamento Agroambiental, contemplando aspectos do meio físico, sócio-econômico e jurídico. Elaboração de um diagnóstico sobre a qualidade de vida da população rural da periferia e de como sua presença na microbacia está afetando a qualidade dos recursos hídricos. Elaboração de um processo de educação ambiental com o fortalecimento das organizações sociais e a formulação de um programa de desenvolvimento sustentável para as comunidades, enfocando questões de políticas públicas para tal finalidade. Identificação e elaboração, através de um processo integrado entre pesquisadores, poder público e comunidade, das medidas públicas necessárias para efetivar as estratégias de ação do setor público e das comunidades voltadas ao desenvolvimento sustentável da microbacia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1992 - 2007
Relação demanda hídrica e produtividade das culturas do citros, seringueira e café no Estado de São Paulo
Descrição: Modelos matemáticos agrometeorológicos que relacionam a fenologia, a bienalidade e a produtividade das culturas da laranja, seringueira e café estão sendo desenvolvidos e testados em nível de produtor para diversas regiões do Estado de São Paulo. Os modelos se baseiam na penalização da produtividade potencial a partir de relações hídricas derivadas de balanços hídricos sequenciais. A penalização é feita à medida que haja restrição hídrica para a planta considerando coeficientes de resposta da cultura ao suprimento hídrico determinados durante as diferentes fases fenológicas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


1997 - Atual
Desenvolvimento e teste de modelo fenológico-agrometeorológico de monitoramento de quebra de produtividade como subsídio à previsão de safra para as regiões cafeeiras do Brasil
Descrição: Modelos matemáticos agrometeorológicos que relacionam a fenologia, a bienalidade e a produtividade do cafeeiro estão sendo desenvolvidos e testados para diversas regiões cafeeiras do Estado. Os modelos baseiam-se na penalização da produtividade potencial a partir de relações hídricas derivadas de balanços hídricos decendiais sequenciais. A penalização é feita à medidaque haja restrição hídrica para a planta considerando coeficientes de resposta da cultura ao suprimento hídrico determinados durante os diferentes estádios fenológicos. Estes modelos de monitoramento e de estimativa de quebra de produtividade visam subsidiar os programas oficiais de previsão de safra de café do Brasil.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2004 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Agrometeorologia
2007 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (1415-4366)
2007 - Atual
Periódico: International Journal of Biometeorology
2008 - Atual
Periódico: Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online)
2008 - Atual
Periódico: Revista Universidade Rural. Série Ciências Exatas e da Terra
2009 - Atual
Periódico: Bragantia (São Paulo, SP. Impresso)
2010 - Atual
Periódico: revista scientia agraria
2014 - Atual
Periódico: International Journal of Climatology


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agrometeorologia.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Manejo e Conservação do Solo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARTINS, M. A.2018MARTINS, M. A. ; TOMASELLA, J. ; RODRIGUEZ, D. A. ; ALVALA, R. C. S. ; Giarolla, Angélica ; GAROFOLOA, L. L. ; SIQUEIRA JUNIOR, J. L. ; PAOLICCHI, L. T. ; PINTO, G. L. . Improving drought management in the Brazilian semiarid through crop forecasting. AGRICULTURAL SYSTEMS, v. 160, p. 21-30, 2018.

2.
GUIDOLINI, J. F.2018GUIDOLINI, J. F. ; OMETTO, J. P. H. B. ; PICINI, AG. ; TOLEDO, P. M. ; VALERA, C. A. . Legal Basis for Water Resources Management in Brazil: Case Study of the Rio Grande Basin. World Academy of Science, Engineering and Technology (Online), v. 12, p. 233/961-239, 2018.

3.
BENITES-LAZARO, LIRA LUZ2018BENITES-LAZARO, LIRA LUZ ; GIATTI, LEANDRO ; GIAROLLA, ANGELICA . Sustainability and governance of sugarcane ethanol companies in Brazil: Topic modeling analysis of CSR reporting. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, v. 197, p. 583-591, 2018.

4.
LYRA, ANDRE2017LYRA, ANDRE ; TAVARES, PRISCILA ; CHOU, SIN CHAN ; SUEIRO, GUSTAVO ; DERECZYNSKI, CLAUDINE ; SONDERMANN, MARCELY ; SILVA, ADAN ; MARENGO, JOSÉ ; Giarolla, Angélica . Climate change projections over three metropolitan regions in Southeast Brazil using the non-hydrostatic Eta regional climate model at 5-km resolution. Theoretical and Applied Climatology, v. 127, p. 1-20, 2017.

5.
TAVARES, PRISCILA DA SILVA2017TAVARES, PRISCILA DA SILVA ; Giarolla, Angélica ; CHOU, SIN CHAN ; SILVA, ADAN JULIANO DE PAULA ; LYRA, ANDRÉ DE ARRUDA . Climate change impact on the potential yield of Arabica coffee in southeast Brazil. Regional Environmental Change, v. 1, p. 1, 2017.

6.
SANTIAGO, G. A. C. F.2016SANTIAGO, G. A. C. F. ; Giarolla, Angélica ; RANDOW, C. V. ; OMETTO, J. P. H. B. ; NÓBREGA, RANYÉRE SILVA . Avaliação de destreza e das projeções do cenário de mudanças climáticas A1B-Eta-HADCM3 para o estado de Pernambuco. Revista de Geografia (Recife), v. 33, p. 29, 2016.

7.
MEDEIROS, GRASIELA DE OLIVEIRA RODRIGUES2016MEDEIROS, GRASIELA DE OLIVEIRA RODRIGUES ; GIAROLLA, ANGELICA ; SAMPAIO, GILVAN ; MARINHO, MARA DE ANDRADE . Estimates of Annual Soil Loss Rates in the State of São Paulo, Brazil. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Online), v. 40, p. 1-18, 2016.

8.
MEDEIROS, GRASIELA DE OLIVEIRA RODRIGUES2016MEDEIROS, GRASIELA DE OLIVEIRA RODRIGUES ; GIAROLLA, ANGELICA ; SAMPAIO, GILVAN ; MARINHO, MARA DE ANDRADE . Diagnosis of the Accelerated Soil Erosion in São Paulo State (Brazil) by the Soil Lifetime Index Methodology. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Online), v. 40, p. 1-15, 2016.

9.
CARVALHO, ANDRÉ LUIZ DE2015CARVALHO, ANDRÉ LUIZ DE ; MENEZES, RÔMULO SIMÕES CEZAR ; NÓBREGA, RANYÉRE SILVA ; PINTO, ALEXANDRE DE SIQUEIRA ; OMETTO, JEAN PIERRE HENRY BALBAUD ; VON RANDOW, CELSO ; Giarolla, Angélica . Impact of climate changes on potential sugarcane yield in Pernambuco, northeastern region of Brazil. Renewable Energy, v. 78, p. 26-34, 2015.

10.
CAMPAROTTO, LUDMILA B.2013CAMPAROTTO, LUDMILA B. ; BLAIN, GABRIEL C. ; Giarolla, Angélica ; ADAMI, MARCOS ; CAMARGO, MARCELO B. P. DE . Validação de dados termopluviométricos obtidos via sensoriamento remoto para o Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online), v. 17, p. 665-671, 2013.

11.
BERNARDES, TIAGO2012BERNARDES, TIAGO ; MOREIRA, MAURÍCIO ALVES ; ADAMI, MARCOS ; Giarolla, Angélica ; Rudorff, Bernardo Friedrich Theodor . Monitoring Biennial Bearing Effect on Coffee Yield Using MODIS Remote Sensing Imagery. Remote Sensing, v. 4, p. 2492-2509, 2012.

12.
Picoli, Michelle Cristina Araujo2009Picoli, Michelle Cristina Araujo ; Rudorff, Bernardo Friedrich Theodor ; Rizzi, Rodrigo ; Giarolla, Angélica . Índice de vegetação do sensor MODIS na estimativa da produtividade agrícola da cana-de-açúcar. Bragantia (São Paulo, SP. Impresso), v. 68, p. 789, 2009.

13.
Blain, Gabriel Constantino2007Blain, Gabriel Constantino ; Piedade, Sonia Maria de Stefano ; Camargo, Marcelo Bento Paes de ; Giarolla, Angélica . Distribuição temporal da precipitação pluvial mensal observada no Posto Meteorológico do Instituto Agronômico, em Campinas, SP. Bragantia (São Paulo, SP. Impresso), v. 66, p. 347, 2007.

14.
Picini, Angélica G.2005Picini, Angélica G. ; Valeriano, Márcio de M. ; Lombardi Neto, Francisco ; Zullo Júnior, Jurandir ; PICINI, ANGÉLICA GIAROLLA . Ajuste dos simuladores de dados meteorológicos do modelo EPIC para diferentes locais do Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Santa Maria - RS, v. 9, n.2, p. 239, 2005.

15.
PICINI, AG.;GIAROLLA, A.;Giarolla, Angélica;PICINI, ANGÉLICA GIAROLLA;GIAROLLA, ANGELICA2004PICINI, AG.; Valeriano, M. M. ; LOMBARDI NETO, F. ; ZULLO JUNIOR, J. . Ajuste dos simuladores climáticos do modelo EPIC (Erosion Productivity Impact Calculator) para diferentes locais do Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, 2004.

16.
Valeriano, M. M.2002Valeriano, M. M. ; PICINI, AG. ; Mello, M. H. A. . Estratificação de efeitos anisotrópicos do relevo na geração de mapas pluviométricos por geoprocessamento. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v. 10, n.1, p. 167-177, 2002.

17.
Valeriano, M. M.2000Valeriano, M. M. ; PICINI, AG. . Uso de sistema de informação geográfica para a geração de mapas de médias mensais de temperatura do Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria (RS), v. 8, n.2, p. 255-262, 2000.

18.
CAMARGO, A. P.1999 CAMARGO, A. P. ; MARIN, F. R. ; SENTELHAS, P. C. ; PICINI, A. G. . Ajuste da equação de Thornthwaite para estimar a evapotranspiração potencial em climas áridos e superúmidos, com base na amplitude térmica diária.. Revista Brasileira de Agrometeorologia, v. 7, p. 251-257, 1999.

19.
PICINI, ANGÉLICA GIAROLLA1999 PICINI, ANGÉLICA GIAROLLA; Camargo, Marcelo Bento Paes de ; ORTOLANI, ALTINO ALDO ; FAZUOLI, LUIZ CARLOS ; GALLO, PAULO BOLLER . Desenvolvimento e teste de modelos agrometeorológicos para a estimativa de produtividade do cafeeiro. Bragantia (São Paulo, SP. Impresso), Campjnas, v. 58, n.1, p. 157, 1999.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PICINI, AG.; Adami, S. F. ; Marino Júnior, E. ; Peche Filho, A. ; Bernardi, J. A. . Locação e diagnóstico sumário de pontos de erosão na reserva natural da Serra do Japi - SP. In: I Congresso e Mostra de Agroinformática - Infoagro 2000, 2000, Ponta Grossa. I Congress e Mostra de Agroinformática. Ponta Grossa (PR): Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2000.

2.
PICINI, AG.; CAMARGO, M. B. P. ; FAZUOLI, L. C. ; GALLO, P. B. ; ORTOLANI, A. A. . Desempenho de modelo matemático agrometeorológcio de estimativa de produtvidade para a cultura do café no Estado de São Paulo.. In: Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 1999, Florianópolis. XI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. Florianópolis: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia.

3.
PEZZOPANE, J. R. M. ; MORAES, A. V. C. ; PICINI, AG. ; BARBIERI, V. . Índice climático de crescimento do capim elefante (Pennisetum purpureum Schum.) Variedade Napier, para Piracicaba.. In: Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 1997, Piracicaba. Anais do IX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. Piracicaba: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 1997. p. 58-60.

4.
PEZZOPANE, J. R. M. ; MORAES, A. V. C. ; PICINI, AG. ; BARBIERI, V. . Determinação da temperatura base para o capim elefante (Pennisetum purpureum Schum.) variedade Napier.. In: Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 1997, PIracicaba. Anais do X Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. Piracicaba: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 1997. p. 60-63.

5.
CAMARGO, A. P. ; PICINI, AG. . Modelo para estimativa da evapotranspiração potencial considerando a advecção em climas áridos. In: Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 1995, Campina Grande. Anais do IX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. Campina Grande: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 1995. p. 407-408.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, D. ; TAVARES, P. S. ; Giarolla, Angélica ; CHAN, C. S. ; RESENDE, N. ; CAMARGO, M. B. P. . Estimativa da ocorrência de temperatura máxima maior que 34°C durante o florescimento e maturação do cafeeiro baseada no modelo Eta/CPTEC 40km ? Cenário A1B. In: Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011, Guarapari. Estimativa da ocorrência de temperatura máxima maior que 34°C durante o florescimento e maturação do cafeeiro baseada no modelo Eta/CPTEC 40km ? Cenário A1B, 2011.

2.
RODRIGUES, D. ; TAVARES, P. S. ; Giarolla, Angélica ; CHAN, C. S. ; RESENDE, N. ; CAMARGO, M. B. P. . Projeção da duração dos estádios fenológico floração-maturação do café (coffea arábica L.) através do modelo Eta/CPTEC 40km para cenário de mudanças climáticas A1B. In: Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011, Guarapari. XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011.

3.
SOUZA, R. L. B. ; Giarolla, Angélica ; CHAN, C. S. ; TAVARES, P. S. . Avaliação das previsões sazonais do modelo Eta para o caso de estiagem na safra 2008/09 na cultura soja, Bandeirantes-PR. In: Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011, Guarapari. XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011.

4.
TAVARES, P. S. ; Giarolla, Angélica ; CHAN, C. S. . Estimativa do número de horas de frio em Jundiaí-SP, para fruticulturas de clima temperado, com base nas previsões sazonais do modelo regional Eta. In: Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011, Guarapari. XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011.

5.
RESENDE, N. ; Giarolla, Angélica ; RODRIGUES, D. ; TAVARES, P. S. ; CHAN, C. S. . Ocorrência da doença ferrugem-do-café (hemileia vastatrix) em algumas regiões de São Paulo, baseada nas projeções climáticas do modelo Eta/cptec (cenário A1B-IPCC/SRES). In: Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011, Guarapari. XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011.

6.
PICINI, A. G.; BAETHGEN, W. E. ; CECCATO, P. . Relationship between NDVI- MODIS/TERRA and water balance components for soybean crop, Brazil. In: IGARSS - IEEE Geoscience and Remote Sensing Society, 2010, Honolulu, Hawaii. IGARSS - IEEE Geoscience and Remote Sensing Society, 2010.

7.
PICINI, A. G.; SHIMABUKURO, Y. E. . NDVI MODIS sensor response to soybean phenology in the state of Parana, Brazil. In: IGARSS - IEEE Geoscience and Remote Sensing Society, 2010, Honolulu - Hawaii. IGARSS - IEEE Geoscience and Remote Sensing Society, 2010.

8.
PICINI, A. G.; BAETHGEN, W. E. ; CECCATO, P. . NDVI (MODIS sensor) response to interannual variability of rainfall and evapotranspiration in a soybean producing region, southern Brazil. In: International Society for Photogrammetry and Remote Sensing Symposium (ISPRS), 2010, Viena. International Society for Photogrammetry and Remote Sensing - ISPRS. Viena, 2010.

9.
TAVARES, P. S. ; Giarolla, Angélica ; CHAN, C. S. ; RODRIGUES, D. ; RESENDE, N. . Projeções futuras da duração do ciclo da cultura da soja baseadas no modelo regional Eta/CPTEC 40km (cenário A1B). In: XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2010, Belém. XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2010.

10.
RODRIGUES, D. ; RESENDE, N. ; TAVARES, P. S. ; Giarolla, Angélica ; CHAN, C. S. . Avaliação do comportamento da precipitação pluvial para anos de El Niño na América do Sul através do modelo EtaHADCM40km. In: XIX Congresso de Pós-graduação da UFLA/ XIX Congresso de Pós-graduação da UFLA/Reunião Regional da SBPC ? Ciência, Tecnologia, Inovação e o Município, 2010, Lavras. XIX Congresso de Pós-graduação da UFLA/Reunião Regional da SBPC ? Ciência, Tecnologia, Inovação e o Município, 2010.

11.
RESENDE, N. ; RODRIGUES, D. ; TAVARES, P. S. ; Giarolla, Angélica ; CHAN, C. S. . Avaliação do padrão da precipitação para os anos de La Niña através do modelo EtaHADCM40km. In: XIX Congresso de Pós-graduação da UFLA/ Reunião Regional da SBPC ? Ciência, Tecnologia, Inovação e o Município,, 2010, Lavras. XIX Congresso de Pós-graduação da UFLA/ Reunião Regional da SBPC ? Ciência, Tecnologia, Inovação e o Município,, 2010.

12.
RESENDE, N. ; RODRIGUES, D. ; TAVARES, P. S. ; Giarolla, Angélica ; CHAN, C. S. . Avaliação do padrão da temperatura para os anos de La Niña através do modelo EtaHADCM40km. In: XIX Congresso de Pós-graduação da UFLA/ Reunião Regional da SBPC ? Ciência, Tecnologia, Inovação e o Município, 2010, Lavras. XIX Congresso de Pós-graduação da UFLA/ Reunião Regional da SBPC ? Ciência, Tecnologia, Inovação e o Município. Lavras, 2010.

13.
RESENDE, N. ; RODRIGUES, D. ; C. JUNIOR, D. ; TAVARES, P. S. ; Giarolla, Angélica ; CHAN, C. S. . Projeções futuras da duração do ciclo da cultura do milho baseadas no modelo regional Eta/CPTEC 40km para a região de Ponta Grossa, PR. In: XXIII Congresso de Iniciação cientifica da Universidade Federal de Lavras (UFLA), 2010, Lavras. XXIII Congresso de Iniciação cientifica da Universidade Federal de Lavras (UFLA), 2010.

14.
RESENDE, N. ; RODRIGUES, D. ; Eloy, F. S. ; TAVARES, P. S. ; Giarolla, Angélica ; CHAN, C. S. . Projeções futuras da duração do ciclo da cultura do milho baseadas no modelo regional Eta/CPTEC 40km para a região de Cerro Azul, PR. In: XXIII Congresso de Iniciação cientifica da Universidade Federal de Lavras (UFLA), 2010, Lavras. XXIII Congresso de Iniciação cientifica da Universidade Federal de Lavras (UFLA), 2010.

15.
PICINI, A. G.; CAMARGO, M. B. P. ; BLAIN, G. C. ; FARIA, R. T. ; DEPPE, F. . Avaliação das previsões de temperatura do ar do modelo eta para aplicação em produto de alerta de risco de geada no estado do Paraná. In: XVI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2009, Belo horizonte. XVI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2009.

16.
PICINI, AG.; SANO, E. E. ; ADAMI, M. ; JACKSON, T. J. . Temporal and Spatial Dynamics of C-band Brightness Temperature over the Brazilian Tropical Savanna. In: International Geoscience and Remote Sensing Symposium, 2007, Barcelona. International Geoscience and Remote Sensing Symposium. Barcelona, 2007.

17.
GIAROLLA, A.; PICINI, AG. ; SANO, E. E. . Estimativa remota de umidade superficial de solos do cerrado: possibilidades e futuro. In: XIV Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2006, Florianopólis. XIV Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2006.

18.
ADAMI, M. ; PICINI, AG. ; MOREIRA, M. A. ; DEPPE, F. . Avaliação de diferentes escalas temporais de chuva obtidos por modelos matemáticos e por sensoriamento remoto para o estado do Paraná. In: XIV Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2006, Florianopolis. XIV Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2006.

19.
SOUZA, A. L. F. ; PICINI, AG. ; GONDIM, M. A. . Estimativa de albedo, IVDN, emisssividade e índice estrutural de espalhamento para a região do cerrado (BA). In: XIV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2005, Campinas. XIV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2005.

20.
SOUZA, A. L. F. ; PICINI, AG. . Aplicação de mascaramento de nuvens e correção atmosférica na geração do índice de vegetação por diferença normalizada no CPTEC/INPE. In: Congresso Brasileiro de Agrometerologia, 2005, Campinas. XIV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2005.

21.
PICINI, AG.; LOMBARDI NETO, F. . Adaptação dos simuladores climáticos do modelo EPIC (Erosion Productivity Impact Calculator) para as condições ambientais de São Paulo. In: Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2003, Santa Maria. Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. Santa Maria (RS): Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TAVARES, P. S. ; CHAN, C. S. ; FERREIRA, J. B. ; Giarolla, Angélica ; SIQUEIRA, G. ; GIRALDO, D. C. . Avaliação da Precipitação Mensal para a Amazônia Ocidental e adjacências geradas a partir das Simulações do Modelo Eta-Sazonal (Eta-AmOc) em Alta Resolução Horizontal. In: XVII CBMET, 2014, Recife. XVII CBMET, 2014.

2.
Giarolla, Angélica; RESENDE, N. ; CHOU, S. C. ; TAVARES, P. S. ; RODRIGUES, D. . Coffee beverage quality assessment based on ETA/CPTEC-HADCM3 model (A1B-IPCC/SRES scenario), southeastern Brazil. In: EGU - European Geosciences Union - General Assembly 2012, 2012, Viena -Austria. Coffee beverage quality assessment based on ETA/CPTEC-HADCM3 model (A1B-IPCC/SRES scenario), southeastern Brazil, 2012.

3.
SIQUEIRA, M. F. ; PICINI, AG. ; LOHMANN, L. G. . Environmental satellite data: Applications for the study of the physical environment and biodiversity,. In: Strategies for Open and Permanent Access to Scientific Information in Latin America: Focus on Health and Environmental Information for Sustainable Development, 2007, Atibaia. trategies for Open and Permanent Access to Scientific Information in Latin America: Focus on Health and Environmental Information for Sustainable Development, 2007.

4.
PICINI, AG.; Valeriano, M. M. . Mapeamento estadual de temperaturas médias mensais por geoprocessamento de modelo digital de elevação. In: Congresso Brasileiro de Agrometeorologia e III Reunião Latino Americana de Agrometeorologia, 2001, Fortaleza (CE). XII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, III Reunião Lat. Americana de Agrometeorologia - Água e Agrometeorologia no Novo Milênio. Fortaleza (CE): Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2001. v. 1. p. 5-6.

5.
Valeriano, M. M. ; PICINI, AG. ; Mello, M. H. A. . Inclusão da anisotropia do relevo para geração de mapas pluviométricos em sistema de informação geográfica. In: XII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia e II reunião Latino Americana de Agrometeorologia, 2001, Fortaleza (CE). XII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia e II reunião Latino Americana de Agrometeorologia - Água e Agrometeorologia no Novo Milênio. Fortaleza (CE): Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2001. v. 1. p. 215-216.

6.
PICINI, AG.; Adami, S. F. ; Peche Filho, A. ; Valeriano, M. M. ; Bernardi, J. A. . Uso de sistemas de informações geográficas em estudo de conservação de estradas em uma área de proteção ambiental. In: XXX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA, 2001, Foz do Iguaçu. XXX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. Paraná: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2001.

7.
PICINI, AG.; Adami, S. F. ; Peche Filho, A. ; Bernardi, J. A. . Identificação e catalogação de processos erosivos na Serra do Japi - resultados preliminares. In: VII Simpósio Nacional de Controle de Erosão, 2001, Goiás (GO). VII Simpósio Nacional de Controle de Erosão, 2001.

8.
LOMBARDI NETO, F. ; PICINI, AG. . Distribuição do potencial erosivo das chuvas no Estado de São Paulo. In: Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e Água, 2000, Ilhéus. XIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e Água, 2000.

9.
PICINI, AG.; LOMBARDI NETO, F. . Adaptação dos simuladores de variáveis climáticas do modelo EPIC (Erosion Impact Productivity Calculator) para as condições ambientais do Estado de São Paulo. In: 3° Workshop da Pós-Graduação Faculdade de Engenharia Agrícola - Unicamp, 2000, Campinas. 3° Workshop da Pós-Graduação Faculdade de Engenharia Agrícola - Unicamp. Campinas: Unicamp, 2000. v. 1. p. 141-142.

10.
PICINI, AG.; Adami, S. F. ; Peche Filho, A. ; Bernardi, J. A. . Processos erosivos da Serra do Japi: orientações para a prática de educação ambiental. In: II Encontro de Educação Ambiental na Agricultura, 2000, Campinas. Anais do II Encontro de Educação Ambiental na Agricultura. Campinas: Instituto Agronômico, 2000. v. 2. p. 42.

11.
PICINI, AG.; COLOMBO, H. G. ; GIAROLLA, A. ; CEREDA, E. . Efeitos de diversos tratamentos sobre a germinação da noz macadâmia (Macadamia integrifolia Maiden & Betche). In: Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 1992, Araçatuba. Anais do IV Congresso de Iniciação Científica da Unesp.

12.
PICINI, AG.; COLOMBO, H. G. ; CEREDA, E. . Influência do teor de água absorvida pela noz macadâmia (Macadamia integrifolia Maiden & Betche) sobre a germinação.. In: Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 1991, Jaboticabal. Anais do III Congresso de Iniciaçõa Científica da Unesp, 1991.

Artigos aceitos para publicação
1.
BENITES-LAZARO, L.L. ; GIATTI, L. ; GIAROLLA, A. . Topic modeling method for analyzing social actor discourses on climate change- energy and food security. Energy Research & Social Science, 2018.

Outras produções bibliográficas
1.
Valeriano, M. M. ; PICINI, AG. . Geoprocessamento de informações agroclimatológicas. São José dos Campos: Coordenação de Ensino, Documentação e Programas Especiais, 2003 (boletim).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
PICINI, A. G.; CAMARGO, M. B. P. . Produto operacional para previsão de geadas - CPTEC/INPE. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
Giarolla, Angélica. III Worketa - Aplicações no setor agrícola. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PICINI, A. G.. Estudos do meio físico em sistemas agrícolas - agrometeorologia, definições e aplicações. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PICINI, AG.. Satélite Aplicado ao Monitoramento Ambiental. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
PICINI, AG.. Satélites Meteorológicos: possíveis aplicações em agrometeorologia. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
PICINI, AG.. XXXV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. 2006 (revisor técnico-científico) .

2.
PICINI, AG.. XXXIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. 2005 (revisor técnico científico) .

3.
PICINI, AG.. V Workshop Pós-Graduação - FEAGRI/UNICAMP. 2005 (revisor técnico científico) .

4.
PICINI, AG.. Revista Brasileira de Agrometeorologia. 2005 (revisor técnico científico) .

5.
PICINI, AG.. XIV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. 2005 (revisor técnico científico) .

6.
PICINI, AG.. XXXIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. 2004 (revisor técnico científico) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
KAMPEL, S. A.; ESCADA, M. I. S.; AFFONSO, A. G.; Giarolla, Angélica; MONTEIRO, A. M. V.; VALERIO FILHO, M.. Participação em banca de Lidiane Cristina Oliveira Costa. Trajetória das mudanças de uso e cobertura da terra em estimativas de perda de solo em uma região de expansão agrícola na Amazônia: a Bacia do Rio Curuá-Una, PA. 2018. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

2.
MARIN, F. R.; Pilau, F. G.; Giarolla, Angélica. Participação em banca de Felipe Augusto de Andrade Soares. Zonas edafoclimáticas homogênenas das principais regiões de cana-de-açúcar do Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Física do Ambiente Agrícola)) - Universidade de São Paulo.

3.
Giarolla, Angélica; MARIN, F. R.; Pilau, F. G.. Participação em banca de Felipe Augusto de Andrade Soares. Zonas edafoclimáticas homogêneas das principais regiões de cana-de-açúcar do Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Física do Ambiente Agrícola)) - Universidade de São Paulo.

4.
CAMARGO, M. B. P.; Pedro Júnior, M. P.; Giarolla, Angélica. Participação em banca de Daniela Fernanda da Silva.. Uso de modelos agrometeorológicos de estimativa de produtividade e de risco climático para a soja no Vale do Médio Paranapanema. 2011. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas.

5.
CAMARGO, M. B. P.; Pedro Júnior, M. P.; Giarolla, Angélica. Participação em banca de Rafael Fadel.. Influencia das condições agrometeorológicas na fenologia, qualidade e produtividade de tangerinas na região de Capão Bonito - SP. 2011. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas.

6.
CAMARGO, M. B. P.; PICINI, AG.; Pedro Júnior, M. P.. Participação em banca de Ludmila Bardin. . Índice de risco climático de ocorrência de doenças fúngicas na videira niagara rosada na região do pólo turístico do circuito das frutas. 2009. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas.

7.
CAMARGO, M. B. P.; PANTANO, A. P.; PICINI, A. G.. Participação em banca de Fabiana Lataro Nunes. Modelo agrometeorológico de estimativa da duração do estádio fenológico da floração-maturação do café arábica.. 2009. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas.

8.
CAMARGO, M. B. P.; MARTINS, A. L. M.; PICINI, A. G.. Participação em banca de Luis Sergio de Paiva Valentini. Avaliações micloclimáticas em cafezais nos sistemas de monocultivos e arborizados com seringueira e coqueiro-anão na região de Mococa. 2009. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas.

9.
ZACHARIAS, A. O.; CAMARGO, M. B. P.; Pedro Júnior, M. P.; PICINI, AG.. Participação em banca de Aline Oliveira Zacharias. Modelo agrometeorol[ogico de estimativa do início da florada plena do cafeeiro (Coffea arabica L.). 2007. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas.

10.
PICINI, AG.; Pedro Júnior, M. P.; ROLIM, G. S.. Participação em banca de André Luís Gonçalves. Efeito do sombreamento artificial contínuo no microclima, crescimento e produção da videira 'niagara rosada'. 2007. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Sub Tropical) - Instituto Agronômico de Campinas.

11.
ROSA, V. G. C.; MOREIRA, M. A.; RUDORFF, B. F. T.; SHIMABUKURO, Y. E.; PICINI, AG.. Participação em banca de Viviane Gomes Cardoso Rosa. Modelo agrometeorológico-espectral para monitoramento e estimativa da produtividade do café na região Sul/Sudeste do estado de MInas Gerais. 2007. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

12.
PICINI, AG.; CAMARGO, M. B. P.; Pedro Júnior, M. P.. Participação em banca de Marco Antonio dos Santos. Parametrização de coeficientes de sensibilidade e teste de modelos agrometeorológicos de estimativa de quebra de produtividade do cafeeeiro (Coffea arabica L.). 2005. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas.

Teses de doutorado
1.
WEILL, M. M.; USBERTI, F. L.; MARIA, I. C.; LAMPARELLI, R. A. C.; Giarolla, Angélica. Participação em banca de Michender Werison Motta Pereira. Zoneamento da suscetibilidade à degradação das terras para fins de planejamento do uso agrícola sustentável em uma microbacia hidrográfica. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
SENTELHAS, P. C.; ALVALA, R. C. S.; TOMASELLA, J.; Giarolla, Angélica; CARDOSO, A. O.. Participação em banca de Minella Alves Martins. Avaliação das estimativas de produtividade e milho geradas pelo modelo Aquacrop utilizando dados observados e previsão climática sazonal. 2017. Tese (Doutorado em CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

3.
OLIVEIRA, G. S.; CHOU, S. C.; Giarolla, Angélica; AVILA, A. M. H.; BARBOSA, J. P. R. A. D.. Participação em banca de Priscila da Silva Tavares. Impactos das mudanças climáticas na produtividade do cafeeiro em áreas do Sudeste do Brasil - um estudo de modelagem. 2017. Tese (Doutorado em CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

4.
Giarolla, Angélica; MARIN, F. R.; OMETTO, J. P. H. B.; Marinho, M. A.; Renno, C. D.; OLIVEIRA, G. S.. Participação em banca de Grasiela de Oliveira Rodrigues Medeiros. Erosão do Solo e a Expansão da Cana-de-Açúcar no Estado de São Paulo. 2016. Tese (Doutorado em CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

5.
Giarolla, Angélica; CHOU, S. C.; MARENGO, J. A.; AVILA, A. M. H.; DEREKZYNSKI, C. P.. Participação em banca de Caroline Estéphanie Ferraz Mourão. O papel das áreas inundáveis no balanço hídrico da Bacia do Prata e impactos na agricultura em cenários de mudanças climáticas. 2015. Tese (Doutorado em CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

6.
MENEZES, R. S. C.; NOBREGA, R.; Giarolla, Angélica. Participação em banca de André Luiz de Carvalho. Modelagem dos impactos climáticos sobre a produtividade da cana-de-açúcar na Zona da Mata norte de Pernambuco. 2014. Tese (Doutorado em TECNOLOGIAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
Giarolla, Angélica; CAMARGO, M. B. P.; PEZZOPANE, J. R. M.; GUERREIRO FILHO, O.; Blain, Gabriel Constantino. Participação em banca de Ludmila Bardin Camparotto. Regiões climáticas e qualidade natural de bebida do café arábica no Estado de São Paulo. 2012. Tese (Doutorado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas.

8.
MOREIRA, M. A.; RUDORFF, B. F. T.; Giarolla, Angélica; CAMARGO, M. B. P.; PONZONI, F.; RIZZI, R.; FARIA, R. T.. Participação em banca de Marcos Adami. Estimativa da data de plantio, de máximo desenvolvimento vegetativo e de colheita da soja por meio de séries temporais de indices de vegetação. 2010. Tese (Doutorado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

9.
RUDORFF, B. F. T.; Batista G. T.; ASSAD, E. D.; Giarolla, Angélica; SHIMABUKURO, Y. E.. Participação em banca de Luciana Miura Sugawara. Variação interanual da produtividade agrícola da cana-de-açucar por meio de um modelo agronômico. 2010. Tese (Doutorado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

10.
ESQUERDO, J. C. D. M.; ZULLO JUNIOR, J.; PICINI, AG.; WEILL, M. M.; ROCHA, J. V.; DEPPE, F.. Participação em banca de Júlio César Dalla Mora Esquerdo. Utilização de Imagens do AVHRR/NOAA no Monitoramento e Previsão de Safra da Soja. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
OMETTO, J. P. H. B.; ALVALA, P.; Giarolla, Angélica. Participação em banca de Karina Lima Tôsto. Evolução Temporal no ciclo global de nitrogênio antes e depois de Haber-Bosch. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

2.
KAMPEL, S. A.; BORMA, L. S.; Giarolla, Angélica. Participação em banca de Cassia Maria Gama Lemos. Relevância da política nacional de recuperação da vegetação nativa para o serviço ecossistêmico de conservação da biodiversidade na Mata Atlântica do estado de São Paulo. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

3.
Giarolla, Angélica; KAMPEL, S. A.; RANDOW, C. V.. Participação em banca de Talita Oliveira Assis. Feedbacks em modelos de uso da terra: Perspectivas e desafios na interação entre mudanças de uso da terra e outros componentes do sistema terrestre. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

4.
Giarolla, Angélica; BORMA, L. S.; FORTI, C.. Participação em banca de Janaína Ferreira Guidolini. Desafios para o manejo do Nitrogênio em bacias hidrográficas de mesoescala. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

5.
Giarolla, Angélica; Renno, C. D.; RANDOW, C. V.. Participação em banca de Rosa Carolina Zamora Aguirre. Erosão hídrica no semi-árido brasileiro. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

6.
Giarolla, Angélica; ESCADA, M. I. S.; ALVES, D. S.. Participação em banca de Nathália Cristina Costa do Nascimento. Transecto ao longo da rodovia BR-163: padrões de uso e cobertura da terra. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

7.
Giarolla, Angélica; CAMARA NETO, G.; KAMPEL, S. A.. Participação em banca de Raquel Carvalho. Representação de processos sociais em modelos de uso da terra e perspectivas da utilização do conceito de arranjos institucionais. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

8.
Giarolla, Angélica; TOMASELLA, J.; Valeriano, D.. Participação em banca de Marcos Barbosa Sanches. Sensibilidade do balanço de carbono na Amazônia à ocorrência de secas extremas. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

9.
Giarolla, Angélica; ALVALA, P.; FORTI, C.. Participação em banca de Márcio Malafaia Filho. Efeitos naturais e antrópicos do ciclo contemporâneo do nitrogênio. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

10.
Giarolla, Angélica; OLIVEIRA, G. S.; MARENGO, J. A.. Participação em banca de Ana Paula Paes dos Santos. Impacto das descargas atmosféricas nos seres humanos. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

11.
Giarolla, Angélica; Valeriano, D.; ESCADA, M. I. S.. Participação em banca de Lucinéia da Silva Sousa Mendes. Ecofisiologia de raízes e decomposição de matéria orgânica no solo. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

12.
Giarolla, Angélica; DUARTE, S. N.; COELHO, R. D.. Participação em banca de Nicole da Costa Resende. Efeito das mudanças climáticas sobre a dinâmica do nitrato do solo visando a contaminação do lençol freático. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Física do Ambiente Agrícola)) - Universidade de São Paulo.

13.
Giarolla, Angélica; FORTI, C.; ALVALA, P.. Participação em banca de Luciene Gomes. Ciclo do Nitrogênio no Cerrado Brasileiro. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

14.
MOREIRA, M. A.; RUDORFF, B. F. T.; GALVAO, L. S.; Giarolla, Angélica. Participação em banca de Tiago Bernardes. Influências das Características Biofísicas e Padrões de Manejo de Lavouras Cafeeiras nas Estimativas de Produtividade com Auxílio de Dados de Sensoriamento Remoto. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

15.
PICINI, AG.; RUDORFF, B. F. T.; MOREIRA, M. A.; FORMAGGIO, A. R.. Participação em banca de Marcos Adami. Modelos de estimativa de produtividade agrícola. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

16.
RUDORFF, B. F. T.; MOREIRA, M. A.; PICINI, A. G.; SHIMABUKURO, Y. E.. Participação em banca de Luciana Miura Sugarawa. Imagens de sensoriamento remoto na estimativa de produtividade agícola da cana-de-açúcar. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Giarolla, Angélica. Participação de comissão para avaliar a ingressão de candidatos a corpo docente - curso de pós-gração em sensoriamento remoto. 2009. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
"Climate Predictability Tool". 2013. (Outra).

2.
The Agricultural Model Intercomparison and Improvement Project (AgMip). 2011. (Outra).

3.
ISPRS TC VII Symposium ? 100 Years ISPRS.NDVI (MODIS SENSOR) RESPONSE TO INTERANNUAL VARIABILITY OF RAINFALL AND EVAPOTRANSPIRATION IN A SOYBEAN PRODUCING REGION, SOUTHERN BRAZIL. 2010. (Simpósio).

4.
Workshop do Modelo Brasileiro do Sistema Climático Global-Componente: Superfície. 2009. (Outra).

5.
International Geoscience and Remote Sensing Symposium- IGARSS.Temporal and Spatial Dynamics of C-band Brightness Temperature over the Brazilian Tropical Savanna and different environments.. 2007. (Simpósio).

6.
Strategies for Open and Permanent Access to Scientific Information in Latin America: Focus on Health and Environmental Information for Sustainable Development.Environmental satellite data: Applications for the study of the physical environment and biodiversity. 2007. (Simpósio).

7.
XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. 2007. (Simpósio).

8.
International Workshop on Tropical Agricutlure Development.International Workshop on Tropical Agriculture Development. 2006. (Outra).

9.
Processamento Digital de Imagens de Satélite e Balanço de Energia com Técnicas de Sensoriamento Remoto.Processamento Digital de Imagens de Satélite e Balanço de Energia com Técnicas de Sensoriamento Remoto. 2006. (Outra).

10.
Regional Technical Meeting on Clips and Agrometeorological Applications for the Mercosur.Regional Technical Meeting on Clips and Agrometeorological Applications for the Mercosur Countries. 2005. (Outra).

11.
Workshop Códigos de Radiação.Workshop Códigos de Radiação. 2005. (Outra).

12.
XIV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. XIV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. 2005. (Congresso).

13.
II International Workshop of SMEMX03 Brazil.II International Workshop of SMEMX03 Brazil. 2004. (Outra).

14.
Adaptação dos simuladores do modelo EPIC (Erosion Productivity Impact Calculator) para as condições ambientais de São Paulo. XIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. 2003. (Congresso).

15.
XI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. 2003. (Outra).

16.
Mapeamento estadual de temperaturas médias mensais por geoprocessamento de modelo digital de elevação. XII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. 2001. (Congresso).

17.
Desempenho de modelo matematico agrometeorologico de estimativa de produtividade para a cultura do café no Estado de São Paulo. XI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. 1999. (Congresso).

18.
Determinação da temperatura base para o capim elefante (Pennisetum purpureum Schum.) variedade Napier. X Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. 1997. (Congresso).

19.
Modelo para estimativa da evapotranspiração potencial considerando a advecção em climas áridos. IX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. 1995. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Lira Luz Benites Lázaro. Governança e sustentabilidade da indústria do etanol: mudança climática e o nexo água-energia-alimentos. Início: 2018. Tese (Doutorado em CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. (Orientador).

2.
Rosa Carolina Zamora Aguirre. Processos de desertificação no semiárido brasileiro: mecanismos e projeções futuras. Início: 2015. Tese (Doutorado em CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Janaína Ferreira Guidolini. Caracterização da vulnerabilidade socioambiental da Bacia do Rio Grande por meio de indicadores. Início: 2015. Tese (Doutorado em CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Tese de doutorado
1.
Priscila da Silva Tavares. Impactos das mudanças climáticas na produtividade do cafeeiro em áreas do Sudeste do Brasil - um estudo de modelagem. 2017. Tese (Doutorado em CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, . Orientador: Angélica Giarolla.

2.
Grasiela de Oliveira Rodrigues Medeiros. Diagnóstico da erosão e a expansão da cultura da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo. 2016. Tese (Doutorado em CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Angélica Giarolla.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Eden Rossi de Lima Júnior. Organização e avaliação de banco de dados meteorológicos. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em sensoreiamento remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Orientador: Angélica Giarolla.

Orientações de outra natureza
1.
Diana Carolina Giraldo. Usage of trial sites data for seasonal forecasting of crop yields: case studies for potatoes, Peru. 2012. Orientação de outra natureza - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Inter-American Institute for Global Change Research. Orientador: Angélica Giarolla.

2.
Priscila da Silva Tavares. Modelagem agrometeorológica da cultura do café. 2012. Orientação de outra natureza. (Pós-graduação em Ciência do Sistema Terrestre) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Orientador: Angélica Giarolla.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Responsável pela Disciplina oferecida no catálogo na PG do Centro de Ciência do Sistema Terrestre intitulada: "Conservação do Solo: importância para a biodiversidade". 

Participação de Campanha de Campo (SMEX03-Soil Moisture 2003) para calibração do sensor de umidade de solo do satélite Aqua em Barreiras (BA). Campanha liderada pela EMBRAPA, NASA e USDA, juntamente com pesquisadores da UNICAMP, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Católica de Brasília. Período: dezembro/2003.
Nova coleta de dados: junho/2004


Revisora em 2011 e 2012 - IGARSS ( IEEE Geoscience and Remote Sensing Society)
Visita técnica ao IRI (International Research Institute for Climate and Society), Universidade de Columbia, NY, USA. Periodo: 11/08 a 16/08/2008.

Visita técnica ao IRI (International Research Institute for Climate and Society), Universidade de Columbia, NY, USA. Periodo: 10/05 a 17/05/2009.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 11:29:27