Murilo Cruz Leal

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2705680030682340
  • Última atualização do currículo em 03/08/2015


Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986), mestrado em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). É professor adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, inovação curricular e formação de professores. Compõe o corpo docente do Mestrado em Educação da UFSJ. Foi Pró-Reitor de Ensino de Graduação desta Universidade no período de 2004 a 2012. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Murilo Cruz Leal
Nome em citações bibliográficas
LEAL, M. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São João del Rei, Departamento de Ciências Naturais.
Praça Dom Helvécio
Dom Bosco
36301160 - São João Del Rei, MG - Brasil
Telefone: (32) 33792483


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2003
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Apropriação do discurso de inovação curricular em Química por prefessores do Ensino Médio, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Eduardo Fleury Mortimer.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: inovação curricular; ensino de química; discursos de professores.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1988 - 1991
Mestrado em Agroquímica.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Título: Quantificação da globulina 11S e adsorção de hexanal pelas proteínas de soja,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: Maurílio Alves Moreira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: proteínas de soja; adsorção de hexanal; glicinina.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos.
1983 - 1986
Graduação em Licenciatura em Química.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, .

Cargo ou função
Assessoria Pedagógica da Comissão de Revisão Curricular dos Cursos de Graduação do Programa de Bioengenharia.
05/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria da UFSJ, Comissão de Implantação do REUNI.

Cargo ou função
Presidente.
7/2003 - Atual
Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Departamento de Ciências Naturais.

Atividade de extensão realizada
Coord. do Progr. de Formação Continuada de Profs. da Região das Vertentes (PROEXT/2003 SESu/MEC).
3/1990 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química
3/1990 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Geral
Bioquímica
Didática de Química
Prática do Ensino de Química
Tópicos especiais - sociologia da ciência
03/2010 - 08/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, .

Cargo ou função
Presidente da Conissão de Revisão Curricular dos Cursos de Graduação do Campus Alto Paraopeba.
03/2010 - 07/2010
Ensino, Processos Socioeducativos e Práticas Escolares, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa em Educação
03/2010 - 03/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, .

Cargo ou função
Presidente do Grupo de Trabalho sobre Tutoria e TCIC (Trabalho de Contextualização e Integração Curricular) dos Cursos de Graduação do Campus Alto Paraopeba.
08/2009 - 12/2009
Ensino, Processos Socioeducativos e Práticas Escolares, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Pesquisa em Educação
08/2008 - 12/2008
Ensino, Processos Socioeducativos e Práticas Escolares, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Formação de Professores e Prática Docente na Contemporaneidade
9/2003 - 6/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Pró Reitoria de Pesquisa, Dcnat Deced Delac Demat.

1/1997 - 12/1997
Extensão universitária , Vice Diretoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários, .

Atividade de extensão realizada
Coord. do programa "Construção conjunta da prática pedagógica no ensino fundamental", com recursos do PROEXT/SEF/MEC, envolvendo 175 professores da região.
1/1995 - 12/1996
Extensão universitária , Vice Diretoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários, .

Atividade de extensão realizada
Pólo-FUNREI do PRONAICA. Cursos para professores de cinco CAICs da região..
1/1992 - 12/1996
Extensão universitária , Centro Científico, Departamento de Ciências Naturais.

Atividade de extensão realizada
Coord. do Núcleo de Prof. de Ciências e Matemática da Região das Vertentes - NPC - SPEC/PADCT.

Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Parque de IPES de MG, .

Cargo ou função
Membro Suplente no Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente do Estado de Minas Gerais - FORPROFMG.
09/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Parque de IPES de MG, .

Cargo ou função
Presidente do Fórum de Pró-Reitores das IPES de Minas Gerais.


Linhas de pesquisa


1.
Coordenador do grupo multidisciplinar de pesquisa em Fundamentos da Prática Educativa - FUPE PQI/CAPES


Projetos de pesquisa


2004 - Atual
OUVINDO VOZES COM A METALINGÜÍSTICA DE MIKHAIL BAKHTIN: EM BUSCA DE NOVAS COMPREENSÕES ACERCA DO ENSINO DE QUÍMICA
Descrição: Este programa de pesquisa dirige-se à problemática curricular, entendido o currículo como resultado de escolhas historicamente definidas na tensão entre diversos elementos, incluindo tradições curriculares, movimentos inovadores, os professores com suas concepções e práticas, programas de formação (licenciaturas) e exames vestibulares. Pretende-se contribuir, especificamente, com a ampliação de nosso entendimento acerca da problemática do currículo e das mudanças curriculares em Química, no Ensino Médio, atentando para as bases ideológico-sociais da estrutura curricular, os impactos de programas de inovação e a relação entre currículo, aprendizagem e sucesso escolar. Interessa-nos também abordar as relações entre diferentes saberes ? escolares, científicos, populares etc. ? conforme pressupostas na atual estrutura escolar-curricular e no modo como estudantes se apropriam de tais relações. Com a colaboração, em especial, de alunos do Mestrado em Educação da UFSJ, a realidade curricular e do ensino-aprendizagem em licenciaturas e outros cursos de graduação também se encaixam neste programa. A ?metalingüística? de Mikhail Bakhtin constitui o espaço teórico-metodológico fundamental do programa de investigação aqui proposto. Com Bakhtin, temos buscado compreender, a partir de estruturas discursivas, as composições e tensões entre diferentes perspectivas conceituais e ideológicas que se fazem presentes nas situações e processos do ensino escolar. Ao lado de Bakhtin, apoiamo-nos ainda na ?análise de conteúdo? de Laurence Bardin e na ?economia das trocas lingüísticas? de Pierre Bourdieu..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Murilo Cruz Leal - Coordenador / Heron Laiben Bonadiman - Integrante / Inez Aparecida de Carvalho Leão - Integrante / Samuel Quinaud Rossi - Integrante / Daysilane das Mercês Frade Silva - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 4


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Barbosa, J. U.2012Barbosa, J. U. ; LEAL, M. C. . Analogias para o ensino de Bioquímica. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso), v. 14, p. 195, 2012.

2.
LEAL, M. C.2012LEAL, M. C.; ARAÚJO, Denilson Alves de ; PINHEIRO, Paulo César . Alcoolismo e Educação Química. Química Nova na Escola (Impresso), v. 34, p. 58-66, 2012.

3.
LEAL, M. C.2011LEAL, M. C.; Barbosa, J. U. . Serra do Lenheiro nas escolas públicas de São João del-Rei: educação ambiental a partir da utilização de imagens. Educação Ambiental em Ação, v. 38, p. 11, 2011.

4.
LIMA, M. R.2010LIMA, M. R. ; LEAL, M. C. . Ciberpedagogia: indicativos para o rompimento com a lógica da transmissão. Vertentes (UFSJ), v. 1, p. 24-35, 2010.

5.
LIMA, M. R.2010LIMA, M. R. ; LEAL, M. C. . Uso da linguagem Logo no ensino superior de programação de computadores. Revista Pindorama, v. 1, p. 1-14, 2010.

6.
MIRANDA, C. M.2010MIRANDA, C. M. ; LEAL, M. C. . O espaço das experiências profissionais de alunas-professoras em um Curso de Pedagogia. Teoria e Prática da Educação, v. 13, p. 169-179, 2010.

7.
LEAL, M. C.2008 LEAL, M. C.; MORTIMER, Eduardo Fleury . Apropriação do discurso de inovação curricular em Química por professores do Ensino Médio: perspectivas e tensões. Ciência e Educação (UNESP), v. 14, p. 213-231, 2008.

8.
LEAL, M. C.2005LEAL, M. C.. Uma revisão crítica acerca das políticas públicas da 2ª metade dos anos 90 para o ensino médio no Brasil. Vertentes (São João Del-Rei), São João del Rei, v. 26, p. 18-30, 2005.

9.
LEAL, M. C.2003LEAL, M. C.; PINHEIRO, Paulo César ; ARAÚJO, Denilson Alves de . Origem, produção e composição química da cachaça. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 18, p. 3-8, 2003.

10.
LEAL, M. C.2001LEAL, M. C.; Fonseca, A. A. ; Alves, M. C. S. ; Malta, R. C. T. ; Carneiro, F. A. . "Só gosto de Educação Sexual e odeio Química": .... Vertentes (São João Del-Rei), São João del-Rei, v. 18, p. 91-97, 2001.

11.
LEAL, M. C.2001 LEAL, M. C.. Como a química funciona? Reflexões epistemológicas e a determinação de f'órmulas e pesos atômicos a partir das leis ponderais e da teoria atômica de Dalton. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 14, p. 8-12, 2001.

12.
LEAL, M. C.1999LEAL, M. C.; VILAMAIOR, E. G. ; MIRANDA, M. R. . É hora de falar de sexo. AMAE Educando, Belo Horizonte, v. XXXII, n.284, p. 42-48, 1999.

13.
LEAL, M. C.1997LEAL, M. C.; SILVA, G. L. . Concepção de ciência de jovens escolarizados. Vertentes (UFSJ), São João del-Rei, v. 10, p. 67-73, 1997.

14.
LEAL, M. C.1997LEAL, M. C.; MIRANDA, M. R. ; CALSAVARA, M. M. L. ; VILAMAIOR, E. G. . Do útero ao meio ambiente - Projeto faz alunos estudarem ao longo do ano a origem da vida, o corpo humano e a vida de plantas e animais. AMAE Educando, Belo Horizonte, v. XXX, n.267, p. 18-22, 1997.

15.
LEAL, M. C.1993LEAL, M. C.; GORGULHO, H. F. ; HALLAK, A. M. G. ; SOUTO, R. M. A. . Perfil do professor de ciências e do de matemática da microrregião das Vertentes. Vertentes (São João Del-Rei), São João del Rei, v. 02, p. 93-98, 1993.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LEAL, M. C.. Porco+Feijão+Couve=Feijoada? A Bioquímica e seu ensino na Educação Básica. 1a. ed. Belo Horizonte: Dimensão, 2012. v. 1. 88p .

2.
LEAL, M. C.. Didática da Química: Fudamentos e Práticas para o Ensino Médio. 1. ed. Belo Horizonte: Dimensão, 2009. v. 1. 120p .

3.
Guimarães, B. M. M. (Org.) ; CORREA FILHO, J. A. (Org.) ; LEAL, M. C. (Org.) . Cidades e comunidades das Vertentes. São João del-Rei: UFSJ, 2008. 67p .

4.
Guimarães, B. M. M. (Org.) ; CORREA FILHO, J. A. (Org.) ; LEAL, M. C. (Org.) . Paisagens das Vertentes. São João del-Rei: UFSJ, 2008. 100p .

5.
Guimarães, B. M. M. (Org.) ; CORREA FILHO, J. A. (Org.) ; LEAL, M. C. (Org.) . O artesanato das Vertentes. São João del-Rei: UFSJ, 2008.

6.
Guimarães, B. M. M. (Org.) ; CORREA FILHO, J. A. (Org.) ; LEAL, M. C. (Org.) . Histórias das Vertentes. São João del-Rei: UFSJ, 2008. 131p .

Capítulos de livros publicados
1.
LEAL, M. C.. Condicionantes do currículo em licenciaturas e no ensino médio de Química: que conhecimentos e que práticas têm valor?. In: Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos; André Márcio Picanço Favacho. (Org.). Políticas e práticas curriculares: desafios contemporâneos. 1aed.Curitiba: Editora CRV, 2012, v. 1, p. 97-116.

2.
BONADIMAN, H. L. ; LEAL, M. C. . Formação docente e currículo na perspectiva de estagiários de uma Licenciatura em Química. In: Calderano, M. A.. (Org.). Estágio Curricular: Concepções, Reflexões Teórico-práticas e Proposições. 1aed.Juiz de Fora: Editora UFJF, 2012, v. 1, p. 65-84.

3.
SILVA, D. M. F. ; LEAL, M. C. . A articulação CTS no Ensino de Química sob a ótica responsiva de Mikhail Bakhtin. In: FREITAS, M. T. A.. (Org.). A Responsividade Bakhtiniana: Na Educação, na Estética e na Política. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011, v. , p. 117-121.

4.
LEAL, M. C.. Olhares sobre o Alienista: a ciência como o olhar dos olhares. In: Walter Melo Jr. et al.. (Org.). Quando acabar o maluco sou eu. 1ed.Rio de Janeiro: Espaço Artaud, 2010, v. 1, p. 81-92.

5.
LEAL, M. C.. A formação de professores de ciências da natureza na tensão com as ciências de referência: entre as complexidades e precariedade da cidade e das escolas e a batuta elegante, fria e firme da ciência. In: CUNHA, A. M. O et al. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. , p. 184-199.

6.
LEAL, M. C.; ROCHA, M. F. R. S. . Ensino de Química, cultura escolar e cultura juvenil: possibilidades e tensões. In: Maria Inês Petrucci Rosa; Adriana Vitorino Rossi. (Org.). Educação química no Brasil - Memórias, políticas e tendências. Campinas: Editora Átomo, 2008, v. , p. 183-215.

7.
COELHO, F. O. ; Ferreira, F. N. ; Souza, J I ; Ide, L. M. ; Quinelato, M. ; Guimarães, M. L. M. ; LEAL, M. C. . A Estrada Real atravessa a história da Região das Vertentes. In: Betânia M. M.Guimarães; João Antônio Corrêa Filho; Murilo Cruz Leal. (Org.). Histórias das Vertentes. São João del-Rei: UFSJ, 2008, v. , p. 17-30.

8.
LEAL, M. C.. PRÓ-MÉDIO, PRÓ-CIÊNCIAS e "capacitação docente": quais são os pressupostos, onde se pretende chegar?. In: Lucia Helena Pena Pereira; Wanderley Cardoso de Oliveira. (Org.). Práticas Educativas: Discursos e Produção de Saberes. Rio de Janeiro: E-papers Serviços Editoriais Ltda, 2007, v. 1, p. -.

9.
LEAL, M. C.. Formação Continuada de Professores e Pesquisa Educacional: Espaços de Convivência da Universidade com a Educação Básica. In: Écio Antônio Portes. (Org.). Diálogos sobre Ensino, Educação e Cultura. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers Serviços Editoriais Ltda, 2006, v. 1, p. 19-36.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LEAL, M. C.. A inovação educacional é possível?. Jornal da Universidade (UFSJ), São João del-Rei, , v. 14, p. 4 - 4, 16 jun. 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LEAL, M. C.. O caráter bacharelesco da formação de professores nas universidades brasileiras. In: Universidad 2012 8o Congreso Internacional de Educacion Superior, 2012, Havana. Anais do 8o Congreso Internacional de Educacion Superior, 2012.

2.
LEAL, M. C.; SOUTO, R. M. A. ; Andrade, M. P. . O programa de iniciação a docência nos processos de ampliação do acesso ao ensino superior no Brasil e de valorização das licenciaturas na Universidade Federal de São João del-Rei. In: Universidad 2012 8o Congreso Internacional de Educacion Superior, 2012, Havana. Anais do 8o Congreso Internacional de Educacion Superior, 2012.

3.
LEAL, M. C.; SILVA, D. M. F. . Apropriação por docentes do Ensino Médio da ideia de integração dos três aspectos constituintes do conhecimento químico: fenômenos, teorias e linguagem. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigacion em Ensenanza de las Ciências, 2011, Campinas. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigacion em Ensenanza de las Ciências, 2011.

4.
BONADIMAN, H. L. ; LEAL, M. C. . O professor reflexivo para uma escola cidadã: tensões e possibilidades.. In: XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2009, Maceió-AL. Anais do XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2009. p. 1-9.

5.
LIMA, M. R. ; LEAL, M. C. . Logo no Ensino Superior de Programação de Computadores: motivação e empowerment discente. In: 7º Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação, 2009, Rio de Janeiro. Anais do 7º Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação, 2009.

6.
MIRANDA, C. M. ; LEAL, M. C. . A prática profissional de alunas professoras e sua formação dentro do Curso de Pedagogia. In: III Seminário Nacional Interdisciplinar em Experiências Educativas, 2009, Francisco Beltrão. III Seminário Nacional Interdisciplinar em Experiências Educativas, 2009. p. 569-575.

7.
LEAL, M. C.. Dialogia e Polifonia no Discurso de Professores de Químia sobre Inovação Curricular. In: XIII Encontro Nacional de Didática Prática de Ensino - ENDIPE, 2006, Recife. Anais do XIII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006.

8.
ASSIS, D. A. R. ; OLIVEIRA, D. P. ; SILVA, M. V. ; LEAL, M. C. . Universidade Pública na escola pública: incluir e motivar através da informação. In: 3° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2006, Florianópolis. Anais do 3° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2006.

9.
LEAL, M. C.; ROCHA, M. F. R. S. . Cultura Científica, cultura escolar, cultura juvenil e cultura popular no currículo de Química do ensino médio. Um coro de vozes: Quão afinado, quão desafinado?. In: IV Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2005, São João del Rei. Anais do IV Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2005.

10.
LEAL, M. C.. Formação continuada de professores: capacitação, reciclagem, treinamento, transmissão ou nada disso? A experiência do PROEXT em São João del-Rei. In: 2 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2004, Belo Horizonte. Anais, 2004.

11.
LEAL, M. C.; MORTIMER, Eduardo Fleury . Prespectivas e tensões na apropriação de um discurso de inovação curricular em química por professores do ensino médio. In: II Encontro Internacional de Linguagem, Cultura e Cognição, 2003, Belo Horizonte. Anais em CD-ROM, 2003. p. 1-12.

12.
LEAL, M. C.; E OUTROS . Só gosto de educação sexual e odeio química. In: III Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes das Universidades Federais de Minas Gerais, 1997, Juiz de Fora. Anais do III Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes das Universidades Federais de Minas Gerais. Juiz de Fora: UFJF, 1997.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LEAL, M. C.; ROSSI, S. Q. . A defesa do meio Ambiente sob análise bakhtiniana. In: VIII Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2011, Poços de Caldas. Anais do VIII Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BONADIMAN, H. L. ; LEAL, M. C. . O professor reflexivo para uma escola cidadã: tensões e possibilidades. In: XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2009, Maceió-AL. Anais do XV Encontro Nacioanl da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2009.

2.
ASSIS, D. A. R. ; OLIVEIRA, D. P. ; SILVA, M. V. ; LEAL, M. C. . Universidade Pública na escola pública: incluir e motivar através da informação. In: 3° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2006, Florianópolis. Anais do 3° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2006.

3.
LEAL, M. C.. Os lugares de diferentes sujeitos no processo de proposião de um novo discurso curricular. In: II Seminário de Produção de Conhecimentos, Saberes e Formação Docente - 15º COLE, 2005, Campinas. Caderno de Resumos II Seminário de Produção de Conhecimentos, Saberes e Formação Docente - 15º COLE, 2005. p. 274-274.

4.
LEAL, M. C.. O uso do cinema como alternativa didática na educação científica: o caso do Inglês que subiu a colena e desceu a montanha. In: III Eventos de Ensino de Química, 2005, Araraquara. Livro de Resumos III Eventos de Ensino de Química, 2005. p. 77-77.

5.
LEAL, M. C.. O uso de analogias como alternativa didática na abordagem da síntese de proteinas. In: III Eventos de Ensino de Química, 2005, Araraquara. Livro de Resumos do III EVEQ, 2005. p. 68.

6.
LEAL, M. C.. Construindo a compreensão de fenômenos bioquímicos por meio de analogias. In: IV Congresso Produção Cientìfica da UFSJ, 2005, São João del Rei. anais do IV Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2005.

7.
LEAL, M. C.. Universidade pública na escola pública: um projeto de inclusão educacional. In: IV Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2005, São João del Rei. Anais do IV Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2005.

8.
LEAL, M. C.. Um panorama do ensino de Ciências Naturais em São João del Rei. In: VIII Semana da Pedagogia, 2005, São João del Rei. Anais da VIII Semana da Pedagogia, 2005.

9.
LEAL, M. C.. A polissemia de um grupo de professores de quimica a partir dos olhares de cinco participantes de um programa de formação continuada. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. Anais do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005.

10.
LEAL, M. C.. A reforma curricular no ensino médio. In: Anais do Encontro Nacional de Ensino de Química, 2004, Goiania. Encontro Nacional de Ensino de Química, 2004.

11.
LEAL, M. C.. Apropriação do discurso de inovação curricular em quimica por professores do ensino médio. In: Anais do Encontro Nacional de Ensino de Química, 2004, Goiânia. Encontro Nacional de Ensino de Química, 2004.

12.
LEAL, M. C.. Atividades experimentais com materiais alternativos para o ensino de ciências nas séries iniciais. In: 3º Congresso de Produção Científica, 2004, São João del Rei. Anais do 3º Congresso de Produção Científica, 2004. p. 111.

13.
LEAL, M. C.. Formação Continuada de Professores: Capacitação, Reciclagem, Treinamento, Transmissão ou nada disso?- Experiência do Proext. In: 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2004, Belo Horizonte. Anais do 2 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2004.

14.
LEAL, M. C.; MORTIMER, Eduardo Fleury . Apropriação de um discurso de inovação curricular de Química por professores do Ensino Médio. In: 26a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2003, Poços de Caldas. Livro de resumos da 26a. Reunião Anual da SBQ. São Paulo: SBQ, 2003.

15.
LEAL, M. C.. A economia das trocas lingüísticas na melhoria do ensino de química. In: 25a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2002, Poços de Caldas. 25a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - Livro de resumos.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2002.

16.
LEAL, M. C.; MORTIMER, Eduardo Fleury . O Pró-Médio e o Pró-Ciências: convicções e contradições na formação continuada de professores de química. In: 25a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2002, Poços de Caldas. 25a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - Livro de resumos.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2002.

17.
LEAL, M. C.. As diretrizes curriculares nacionais e a nova proposta curricular de química para o ensino médio em Minas Gerais: algumas problematizações. In: 23a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2000, Poços de Caldas. 23a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - Livro de resumos.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2000.

18.
LEAL, M. C.; Pascoal, A. D. . Dimensionando o estudo de modelos atômicos nas séries finais do ensino fundamental. In: II Encontro Latino-Americano de Ensino de Química/ X Encontro Nacional de Ensino de Química, 2000, Porto Alegre. II LAEQ / X ENEQ / XX EDEQ. Livro de resumos.. Porto Alegre: PUC-RS, 2000.

19.
LEAL, M. C.. Considerações sobre o "funcionamento"da química a partir das evidências empíricas e idéias situadas em torno da teoria atômica de Dalton [rumo a uma perspectiva alternativa de organização curricular]. In: II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 1999, Valinhos. II Encontro Nacional de Peaquisa em Educação em Ciências. Anais., 1999.

20.
LEAL, M. C.. Considerações sobre o funcionamento da química a partir das evidências empíricas e idéias situadas em torno da teoria atômica de Dalton. In: IX Encontro Nacional de Ensino de Química, 1998, Aracaju. Anais do IX ENEQ. São Cristóvão-Aracaju: UFSE, 1998.

21.
LEAL, M. C.. O retorno das universidades e das ciências para o mundo. A experiência da disciplina Didática de Química. In: IX Encontro Nacional de Ensino de Química, 1997, Aracaju. São Cristóvão-Aracaju: UFSE, 1998.

22.
LEAL, M. C.; BRAGA, A. M. . Perfil do livro didático de Química produzido no Brasil. In: VIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 1996, Campo Grande. Livro de resumos do VIII ENEQ. Campo Grande: UFMS, 1996.

23.
LEAL, M. C.. O ensino de ciências para formar cidadãos (ou cinco anos de NPC). In: VIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 1996, Campo Grande. Livro de resumos do VIII ENEQ. Campo Grande: UFMS, 1996.

24.
LEAL, M. C.. Parâmetros para avaliação de livros didáticos de Química. In: 18a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1995, Caxambu. Livro de Resumos da 18a RA da SBQ. São Paulo: SBQ, 1995.

Apresentações de Trabalho
1.
LEAL, M. C.. Expansão e qualidade: internalização da graduação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LEAL, M. C.; RAMOS, M. G. . Integração Ensino-Pesquisa-Extensão na Formação de Professores: Graduação e Pós-Graduação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LEAL, M. C.; SILVA, G. M. . Formação docente em sala de aula: encontros e desencontros. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
LEAL, M. C.; SILVA, D. M. F. . Orientação Epistemológica para a Química no Ensino Médio (Pôster). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
LEAL, M. C.. A formação de professores de ciências da natureza: tendências e perspectivas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
LEAL, M. C.. Letramento, Ciência e Inclusão (Mesa-redonda). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
LEAL, M. C.. Para quem e como ensinamos na graduação?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BONADIMAN, H. L. ; LEAL, M. C. . O professor reflexivo para uma escola cidadã: tensões e possibilidades. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LIMA, M. R. ; LEAL, M. C. . Logo no Ensino Superior de Programação de Computadores: motivação e empowerment discente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LEAL, M. C.. Mesa-redonda: Eixos articuladores no ensino da química em diferentes propostas curriculares para o Ensino Médio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
LEAL, M. C.. Ensino de Química, cultura escolar e cultura juvenil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ROCHA, M. F. R. S. ; LEAL, M. C. . A Quíica e eu: como estudantes do Ensino Médio das camadas populares percebem e definem a sua relação com a Química. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ASSIS, D. A. R. ; OLIVEIRA, D. P. ; SILVA, M. V. ; LEAL, M. C. . Universidade Pública na escola pública: incluir e motivar através da informação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
LEAL, M. C.. As Potencialidades da Centralidade da (s) Cultura (s) para as investigações no campo de currículo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
LEAL, M. C.; ROMANELLI, Lilavate ; DAVID, Marciana Almendro ; LIMA, Maria Emília Caixeta de ; SILVA, Penha das Dores Souza . Química: Proposta Curricular - Educação Básica. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, 2005 (proposta curricular).

2.
LEAL, M. C.; VILAMAIOR, E. G. ; MIRANDA, M. R. . É hora de falar de sexo. Belo Horizonte: Fundação AMAE Educando para Educação e Cultura, 2000 (material didático).

3.
LEAL, M. C.; OLIVEIRA, J. L. ; OLIVEIRA, L. M. . Imagens da Serra do Lenheiro. São João del-Rei 1998 (material didático).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LEAL, M. C.. Palestra: Oportunidades oferecidas na UFSJ e importância da participação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) - Fundação Bradesco. 2011.

2.
LEAL, M. C.. Palestra/Debate:Programa de Integração Docente. Apresentação da Pró-Reitoria de Ensino e do Núcleo de Apoio Pedagógico da UFSJ. 2010.

3.
LEAL, M. C.. Palestra : A importância da participação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), na Fundação Bradesco de São João del Rei. 2009.

4.
LEAL, M. C.. Palestra : A importância da participação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), na Fundação Bradesco de São João del Rei. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
LEAL, M. C.. Porco + Feijão + Couve = Feijoada? A Bioquímica e o seu Ensino na Educação Básica. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - livro paradidático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LEAL, M. C.. Participação em banca de Flávia Ferreira Avelar. A aprendizagem dos conteúdos de Química a partir da interação entre professora e alunos (as) jovens e adultos em sala de aula. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

2.
LEAL, M. C.. Participação em banca de Silvio Ivanir de Castro. Concepções de licenciandos do curso de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora e professores de Química da Educação Básica sobre o estágio supervisionado. 2014. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
SANTANA, R. B.; PEREGRINO, M.; LEAL, M. C.. Participação em banca de Sandra Patrícia das Neves. Balanço das experiências escolares por alunos de escola pública do Ensino Fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São João del Rei.

4.
LEAL, M. C.; PINTO NETO, P. C.; SANTANA, R. B.. Participação em banca de Heron Laiber Bonadiman. Construção dos Saberes Docentes na Formação Inicial de Professores de Química no Estágio Supervisionado (Exame de Qualificação). 2010. Dissertação (Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

5.
LEAL, M. C.; VALADAO, R. C.; PEREIRA, L. H. P.. Participação em banca de Inêz Aparecida de Carvalho Leão. Influência das DCNs de 2002 na Reformulação das Licenciaturas da UFSJ (qualificação). 2010. Dissertação (Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

6.
GERKEN, C. H. S.; LEAL, M. C.; PEREIRA, J. E. D.. Participação em banca de Maricéa dos Santos Sacramento. Reflexões e prática de uma professora bem-sucedida. 2010. Dissertação (Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

7.
LEAL, M. C.; CALDERANO, M. A.; MACEDO, M. S. A. N.. Participação em banca de Camila de Matos Miranda. O lugar das práticas profissionais de alunas professoras no processo de formação do curso de Pedagogia. 2010. Dissertação (Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

8.
LEAL, M. C.; SILVA, R. M. G.; SILVEIRA, H. E.. Participação em banca de Juliene Leonel de Almeida Mendonça.. Sentidos e significados dos professores sobre os norteadores legais para o ensino médio. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia.

9.
LEAL, M. C.; MACEDO, M. S. A. N.; SILVA, M. M.. Participação em banca de ELISABETH GONÇALVES DE SOUZA. A polifonia na construção do discurso docente acerca das concepções de alfabetização. 2010. Dissertação (Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

10.
MORTIMER, Eduardo Fleury; LEAL, M. C.; MUNFORD, D.. Participação em banca de Clarissa Rodrigues. Abordagem CTS e possibilidades de letramento científico no projeto Agua em Foco: tipos textuais e linguagem científica. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
PEREIRA, J. E. D.; GERKEN, C. H. S.; LEAL, M. C.. Participação em banca de Maricéa do Sacramento Santos. Trajetórias de uma prática pedagógica bem sucedida: um estudo de caso (qualificação). 2009. Dissertação (Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

12.
CORREIA, L. H. A.; LEAL, M. C.; ABREU JUNIOR, L. M.. Participação em banca de Márcio Roberto de Lima. Construcionismo de Papert e ensino-aprendizagem de programação de computadores no ensino superior. 2009. Dissertação (Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

13.
LEAL, M. C.. Participação em banca de Marcos de Abreu Nery. Entre o discurso e a prática docente: Um estudo da mudança docente e de suas implicações sobre os propósitos e as práticas de ensino no cotidiano da sala de aula". 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

14.
LEAL, M. C.. Participação em banca de Geraldo José da Silva. Epistemologia-em-uso: Imagem de Ciência em Livros Didáticos de Química. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

15.
LEAL, M. C.. Participação em banca de Juliana Maria Sampaio Furlani. A apropriação de um novo currículo de química na prática de sala de aula. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
LEAL, M. C.; MARTINS, C. M. C.; JUSTI, R. S.; AGUIAR JUNIOR, O. G.; Moreira, A. F.. Participação em banca de Geraldo José da Silva. A abordagem de Viehweg para a análise da imagem da ciência (um estudo sobre o livro didático). 2011. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
INFORSATO, E. C.; LEAL, M. C.; PEREZ, G.; BARONE, R. L. S.; BARBOSA, R. M.. Participação em banca de Luciana Aparecida Ferrarezi. Formação profissional contínua do Professor de Matemática: necessidades da prática docente. 2010. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
MORTIMER, Eduardo Fleury; COUTINHO, F. A.; LIMA, M. A. C.; MUNFORD, D.; AGUIAR JUNIOR, O. G.; LEAL, M. C.. Participação em banca de Aline Andréia Nicolli. Perfil conceitual de morte e a abordagem pedagógica do ciclo de vida. 2009. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
BORGES, O. N.; LEAL, M. C.; MORTIMER, Eduardo Fleury; MARTINS, C. M. C.; JUSTI, R. S.; RIBEIRO, A. A. N.. Participação em banca de Marciana Almendro David. Processos de evolução conceitual em química no contexto das atividades experimentais. 2009. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
ROMANATTO, M. C.; LEAL, M. C.; PEREZ, G.. Participação em banca de Luciana Aparecida Ferrarezzi. Formação continuada do professor de matemática: necessidades da prática docente na educação básica. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
LEAL, M. C.; BORGES, O. N.; MARTINS, C. M. C.. Participação em banca de Marciana Almendro David. Processos de aprendizagem conceitual em química no contexto das atividades experimentais (qualificação). 2009. Exame de qualificação (Doutorando em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LEAL, M. C.. Cargo de Professor Adjunto do Departamento de Química da UFJF. 2014. Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
TAVARES, M. L.; FREITAS, C. A.; LEAL, M. C.. Concurso para Prof. Assistente em Ensino de Biologia. 2013. Universidade Federal de São João del Rei.

3.
LEAL, M. C.. Professor Adjunto na área de Fundamentos de Educação/ Epistemologia. 2010. Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
MELO, W. C.; LEAL NETO, J.; GUERREIRO, M. C.; ALVES, J. M.; LEAL, M. C.. Concurso Público Para Professor Adjunto I Do Departamento de Química. 2008. Universidade Federal de Lavras.

5.
LEAL, M. C.. Banca examinadora do concurso público para professor assistente na área de Ensino de Química - Dpto de Química. 2003. Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
LEAL, M. C.. Banca de processo seletivo de professor substituto de Química. 2003. Universidade Federal de São João Del-Rei.

Outras participações
1.
LEAL, M. C.; MANSO, L. A. F.; SILVA, V. V. R. E.. Progressão Horizontal do Professor Jorgeson Oliveira Rodrigues dos Santos. 2009. Universidade Federal de São João Del-Rei.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVIII Encontro de Pró-reitores de Graduação da Região Sudeste... 2011. (Encontro).

2.
Ação UFOP com a Escola.Formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica. 2010. (Outra).

3.
Conferência Nacional de Educação. 2010. (Congresso).

4.
Desafios e Perspectivas da Educação Superior Brasileira para a Próxima Década, promovida pelo Conselho Nacional de Educação e UNESCO. 2010. (Oficina).

5.
I Seminário de Formação Pedagógica Docente, promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFVJM... 2010. (Seminário).

6.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Formação do professor de Ciências da Natureza: tendências e perspectivas. 2010. (Simpósio).

7.
Ciclo de Cinema e Educação.Apresentação e discussão do filme O INGLÊS. 2004. (Outra).

8.
3o Encontro Mineiro de Ensino de Química.Apresentação do trabalho O pró-médio e o pró-ciências: convicções e contradições da fomrmação continuada de professores de química. 2003. (Encontro).

9.
3o Encontro Mineiro de Ensino de Química.Membro da mesa-redonda: Por uma prática pedagógica significativa. 2003. (Encontro).

10.
XVII Encontro Regional da SBQ - MG.Apresentação do trabalho Produtos químicos e segurança no cotidiano: o que as pessoas dizem?. 2003. (Encontro).

11.
XII Encontro Centro-Oeste de Debates sobre o Ensino de Química.Os parâmetros curriculares nacionais (PCN) e o ensino de química. 2002. (Encontro).

12.
XII Encontro Centro-Oeste sobre o Ensino de Química.A natureza política e social da química e do seu ensino. 2002. (Encontro).

13.
2o. Encontro Mineiro de Ensino de Química.Temas sociais no ensino de química. 2001. (Encontro).

14.
2o. Encontro Mineiro de Ensino de Química.Validade dos programas de educação continuada para a prática pedagógica do professor de química. 2001. (Encontro).

15.
XV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química - MG.As licenciaturas em química e a inovação curricular no ensino médio em Minas Gerais. 2001. (Encontro).

16.
2o. Encontro Latino Americano de Ensino de Química.A pesquisa e a experimentação na sala de aula. 2000. (Encontro).

17.
1o Encontro Mineiro de Ensino de Química.Interação pesquisa/ensino - como os resultados da pesquisa chegam à sala de aula. 1999. (Encontro).

18.
1o Encontro Mineiro de Ensino de Química.Conhecendo nossas potencialidades. 1999. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Aline Janerine. As ?vozes? presentes no processo de construção da Identidade Profissional Docente de Professores de Química do Ensino Médio. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São João del Rei, Universidade Federal de São João del Rei. (Orientador).

2.
DAYSILANE DAS MERCÊS FRADE SILVA. Apropriação da Correlação entre aspectos teóricos, fenomenológicos e representacionais por professores de Química do Ensino Médio. Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Samuel Quinaud Rossi. Entre a teoria e a prática: a educação ambiental, os discursos ecológicos e outras práticas relacionadas a resíduos sólidos em uma escola pública mineira. Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Inez Aparecida e Carvalho Leão. A Influência das Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC para a formação de professores da Educação Básica nas licenciaturas da Universidade Federal de São João del-Rei. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) - Universidade Federal de São João Del-Rei. (Orientador).

5.
Heron Laiber Bonadiman. Construção de saberes docentes no estágio supervisionado de química da UFSJ. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) - Universidade Federal de São João Del-Rei. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Betty Ferreira da Silva Candian. Discursos, formação e ação em aulas de química: quais as relações?. 2014. Dissertação (Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) - Universidade Federal de São João Del-Rei, . Orientador: Murilo Cruz Leal.

2.
Samuel Quinaud Rossi. Discursos de uma educação ambiental escolar: sobre políticas, projetos e professores. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São João del Rei, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Murilo Cruz Leal.

3.
Daysilane das Mercês Frade Silva. Apropriação por docentes do Ensino Médio da ideia de integração dos três aspectos constituintes do conhecimento químico: fenômenos, teorias e linguagem. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São João del Rei, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Murilo Cruz Leal.

4.
Heron Laiber Bonadiman. Subjetividade e construção de saberes docentes na formação inicial de professores de química no estágio supervisionado: o caso da UFSJ. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São João del Rei, . Orientador: Murilo Cruz Leal.

5.
Inês Aparecida de Carvalho Leão. Presença das diretrizes curriculares nacionais de 2002 nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura da UFSJ. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrsdo em Educação) - Universidade Federal de São João del Rei, . Orientador: Murilo Cruz Leal.

6.
Camila de Matos Miranda. O lugar das práticas profissionais de alunos professores no processo de formação do Curso de Pedagogia. 2010. Dissertação (Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) - Universidade Federal de São João Del-Rei, . Orientador: Murilo Cruz Leal.

7.
Márcio Roberto de Lima. Construcionismo de Papert e ensino-aprendizagem de programação de computadores no ensino superior. 2009. Dissertação (Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) - Universidade Federal de São João Del-Rei, . Orientador: Murilo Cruz Leal.

Iniciação científica
1.
Maria Fernanda Rivetti da Silva Rocha. Cultura científica, cultura escolar, cultura juvenil e cultura popular no currículo de química no Ensino Médio: um coro de vozes quão afinado, quão desafinado?. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de São João del Rei, Universidade Federal de São João del Rei. Orientador: Murilo Cruz Leal.

2.
Geraldo Luiz da Silva. Concepçao de ciência de jovens são-joanenses escolarizados. 1994. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de São João del Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Murilo Cruz Leal.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Barbosa, J. U.2012Barbosa, J. U. ; LEAL, M. C. . Analogias para o ensino de Bioquímica. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso), v. 14, p. 195, 2012.


Livros e capítulos
1.
LEAL, M. C.. Porco+Feijão+Couve=Feijoada? A Bioquímica e seu ensino na Educação Básica. 1a. ed. Belo Horizonte: Dimensão, 2012. v. 1. 88p .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 16:13:23