Edar da Silva Añaña

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4561669815330999
  • Última atualização do currículo em 23/09/2018


Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) (http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/15017), com estágio no Instituto de Turismo e Lazer da Universidade de Economia e administração de Viena-Áustria (Wirtschaftsuniversität Wien); Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001); e Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade da Região de Campanha (1986). Pós-doutorado em Turismo e Hotelaria no PPGTH / UNIVALI (Brasil) e na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (Portugal) (2016). Atualmente é Professor Associado no Departamento de Administração de Empresas da Universidade Federal de Pelotas (Brasil), Professor do Mestre Acadêmico do FURG (Brasil) e Professor convidado da PPGTH / UNIVALI (Brasil). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edar da Silva Añaña
Nome em citações bibliográficas
AÑAÑA, Edar S.;Añaña, Edar da Silva;ANÃNÃ, EDAR DA SILVA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Administração e Turismo.
Rua Gomes Carneiro, n. 1
Porto
96010280 - Pelotas, RS - Brasil
Telefone: (53) 39211326
Fax: (53) 39211326
URL da Homepage: http://wp.ufpel.edu.br/fat/


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2008
Doutorado em Administração.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
com período sanduíche em Wirtschaftsuniversität Wien (Universidade de Ciências Econômicas de Viena) (Orientador: JOSEF MAZANEC).
Título: OS VALORES PESSOAIS E SUA INFLUÊNCIA NA AVALIAÇÃO DOS ATRIBUTOS DE MARCA: UMA ABORDAGEM TRANS E INTRACULTURAL, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Walter Meucci Nique.
Coorientador: Josef Mazanec.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Valores; Redes Neurais; Marca.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing / Especialidade: Comportamento do Consumidor.
Setores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Educação Superior.
1998 - 2001
Mestrado em Administração.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: O uso da Terra Nua como elemento redutor do risco de Carteiras de Investimento,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Dr Gilberto de Oliveira Kloeckner.
Palavras-chave: TERRA; CARTEIRA; INVESTIMENTO; REDUTOR; Risco.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teoria Econômica / Especialidade: Economia Geral.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis / Especialidade: Metodologia de Custos.
Setores de atividade: Educação; Informática.
1989 - 1990
Especialização em Teoria Econômica Latu Sensu.
Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.
1997 - 1997
Aperfeiçoamento em Curso de Formação de Consultores Empresariais. (Carga Horária: 113h).
Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil. Ano de finalização: 1997.
Orientador: Nara Liane Ávila Prieto Silveira.
1990 - 1990
Aperfeiçoamento em Curso de Extensão Em Didática. (Carga Horária: 40h).
Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil. Ano de finalização: 1990.
Orientador: Zilá Vargas Costa.
1982 - 1986
Graduação em Administração DE Empresas.
Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do PPGA (Mestrado Acadêmico), Carga horária: 15
Outras informações
Professor do Mestrado em Administração.


Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2015 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Administração e Turismo, .

Cargo ou função
Vice-Diretor.
3/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Domésticas, Departamento de Administração e Turismo.

01/2011 - 01/2015
Direção e administração, Faculdade de Administração e Turismo, .

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
12/2011 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, .

Cargo ou função
Representante CONSUN no COCEPE.
2/2003 - 3/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Delfim Mendes da Silveira, Fundação Delfim Mendes da Silveira.

Cargo ou função
Conselheiro Efetivo da Fundação Delfim Mendes da Silveira.
8/2002 - 2/2005
Direção e administração, Universidade Federal de Pelotas, .

Cargo ou função
Coordenador do Colegiado de Administração.
8/2002 - 12/2004
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Custos em Turismo
8/2002 - 12/2004
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Financeira
Administração de Custos
Contabilidade Gerencial
Orçamento Empresarial
5/2003 - 4/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Comissão Especial para Implantação do Restaurante-Escola.
5/2003 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Domésticas, Departamento de Administração e Turismo.

Cargo ou função
Comissão para Elaboração de Proposta de Curso de Especialização em Turismo.
4/2003 - 4/2003
Serviços técnicos especializados , Pró Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, .

Serviço realizado
Palestra: A importância do planejamento nas diferentes áreas do conhecimento.
1/2003 - 4/2003
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Ciências Domésticas, Departamento de Administração e Turismo.

Serviço realizado
Assessoramento à Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, para aferição da situação legal e administrativa das empresas assistidas por sua incubadora.

Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Sem vínculo empregatício, Carga horária: 15
Outras informações
Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado Acadêmico e Doutorado.


Hochschule Bremen, HS, Alemanha.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Visitante, Carga horária: 30


Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro (Professor Convidado), Carga horária: 0

Vínculo institucional

1987 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 30

Atividades

1/1999 - 7/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Revista do Ccei, Centro de Ciências da Economia e Informática.

Cargo ou função
Membro do Conselho Editorial.
10/2003 - 10/2003
Ensino, Gestão Empresarial Contemporânea São Borja RS, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Finanças Empresariais e Mercado de Capitais
4/2003 - 5/2003
Ensino, Mba Em Gestão de Recursos Humanos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Preparação de fundos para a aposentadoria
9/2002 - 9/2002
Ensino, Mba Em Gestão de Recursos Humanos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Preparação de fundos para a aposentadoria
10/1999 - 7/2002
Extensão universitária , Centro de Ciências da Economia e Informática, Centro de Ciências da Economia e Informática.

Atividade de extensão realizada
Análise e elaboração de projetos do Programa de Crédito Assistido.
3/1996 - 7/2002
Direção e administração, Universidade da Região da Campanha, .

Cargo ou função
Coordenador da Empresa de Consultoria Junior do Centro de Ciências da Economia e Informática.
3/1996 - 7/2002
Extensão universitária , Centro de Ciências da Economia e Informática, Centro de Ciências da Economia e Informática.

Atividade de extensão realizada
Análise e elaboração de projetos do PROGER.
3/1987 - 7/2002
Ensino, Administração DE Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Econômica
Metodologia e Administração de Custos
Teoria Geral da Administração
7/2000 - 6/2002
Extensão universitária , Pró Reitoria de Pós Graduação Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Programa de Desenvolvimento Comunitário, em parceria com a Caixa Econômica Federal (Coordenador)..
5/2002 - 5/2002
Ensino, Gestão Empresarial Contemporânea São Gabriel, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Finanças Empresariais e Mercado de Capitais


Linhas de pesquisa


1.
Os valores pessoais e sua influência no comportamento do consumidor

Objetivo: Avaliar a influência dos valores pessoais no comportamento do consumidor. Comparar estruturas de valores pessoais entre grupos de diferentes culturas e avaliar a sua influência nas atitudes em relação a produtos ou marcas. Analisar os valores pessoais entre diferentes subculturas regionais ou de consumo..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing / Especialidade: Comportamento do Consumidor.
Palavras-chave: Valores Pesoais; Comportamento do Consumidor; Posicionamento de Marca; Percepção de Marca.
2.
A Conveniência de Serviços e sua influência na satisfação e na lealdade dos consumidores

Objetivo: Aperfeiçoar a mensuração da Conveniência de Serviços, com vistas a adequar as escalas existentes ao varejo brasileiro, e avaliar a sua influência na satisfação e na lealdade dos clientes..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Comércio varejista.
Palavras-chave: conveniência; consumer perceptions; satisfação; Lealdade.
3.
Imagem de destinos turísticos

Objetivo: Identificar e validar uma escala de medida através da qual seja possível avaliar objetivamente a imagem dos destinos turísticos em diversas partes do mundo, e assim permitir a comparação da imagem dos destinos entre si, e dos próprios ao longo do tempo..
Palavras-chave: Marketing de Destino; Destinos Turísticos.
4.
Competitividade de destinos turísticos


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Shopping Center: templo de prazer ou caverna de proteção?
Descrição: O projeto busca avaliar e comparar três modelos diferentes de varejo, o comércio tradicional dos centros de cidades, o comércio concentrado em algumas áreas ao longo de avenidas periféricas e o comércio dos shopping centers, com vistas identificar possíveis motivações para a troca do comércio de livre localização por lojas organizadas em centros de compras. Como metas o projeto pretende: 1. Identificar e avaliar possíveis forças de atração dos shopping centers, que sejam capazes de atrair os clientes do varejo tradicional para este modelo de varejo. 2. Identificar e avaliar possíveis forças de repulsão (ou inconveniências), que possam "empurrar" os clientes do varejo tradicional para lojas localizadas no interior dos shopping centers. 3. Identificar possíveis gaps de organização e/ou de performance, que precisem ser preenchidas pelo varejo de livre localização, para que este não venha a perder clientes para o comércio localizado em shopping centers. 4. Investigar o impacto das mudanças do comportamento dos consumidores no desempenho das pequenas e médias empresas localizadas no centro comercial e no shopping..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Edar da Silva Añaña - Coordenador / Ana Paula Lemos Centeno Vinhas - Integrante / Livia Castro D'Avila - Integrante / Fernando Rafael Cunha - Integrante.
2014 - Atual
Imagem de Destinos Turísticos: análise e validação empírica de um instrumento de avaliação.
Descrição: O projeto de pesquisa se propõe a aprofundar o estudo sobre a conformação da imagem de destinos turísticos, com vistas a identificar e validar uma escala de medida que seja capaz de capturar as diferentes facetas de avaliação dos consumidores e que possa ser utilizada genericamente por pesquisadores e gestores turísticos em geral. Subsidiariamente o trabalho buscará também identificar e validar escalas de medida para alguns destinos (litorâneos, interioranos, metropolitanos, rurais, lacustres, etc.) ou contextos (épocas de veraneio, durante grandes eventos, etc.) específicos. É importante, por exemplo, confirmar se alguns atributos inerentes à imagem dos destinos litorâneos, como os relacionados à paisagem natural, também estão presentes na imagem de destinos metropolitanos, ou se eventualmente precisam ser substituídos por outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Edar da Silva Añaña - Coordenador / Melise de Lima Pereira - Integrante / Francisco Antonio dos Anjos - Integrante / Fernando Rafael Cunha - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1
2010 - 2013
Identificação e Mensuração dos Determinantes da Satisfação dos Turistas em Hotéis de Pelotas e Região
Descrição: o trabalho se propõe a investigar as preferências dos turistas e dos demais visitantes sobre os atributos da rede hoteleira de Pelotas e municípios vizinhos, para identificar possíveis gaps entre a estrutura existente e aquela que seria desejável para atender convenientemente as necessidades dos diversos segmentos de viajantes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Edar da Silva Añaña - Coordenador / Ceretta, Caroline - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2009 - 2011
A Influência da Conveniência na Satisfação e na Lealdade dos Consumidores: apropriação ao contexto brasileiro
Descrição: O objetivo geral do trabalho é apropriar a Escala de Conveniência de Serviços ? SERVCON (Seiders, Voss & Godfrey, 2007) para uso no contexto brasileiro e testar a sua influência na lealdade e nas intenções de comportamentos futuros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Edar da Silva Añaña - Coordenador / Walter Meucci Nique - Integrante / Renata dos Santos Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Tourism & Management Studies
2016 - Atual
Periódico: Applied Tourism


Revisor de periódico


2009 - 2010
Periódico: European Journal of Marketing
2002 - 2012
Periódico: Revista do CCEI
2012 - 2014
Periódico: International Journal of Cross Cultural Management
2013 - Atual
Periódico: Annals of Tourism Research
2013 - Atual
Periódico: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Impresso)
2015 - Atual
Periódico: Turismo: Visão e Ação (Online)
2013 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica de Administração e Turismo
2015 - Atual
Periódico: Tourism Analysis
2016 - Atual
Periódico: Tourism & Management Studies
2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo
2016 - Atual
Periódico: BAR. Brazilian Administration Review
2017 - Atual
Periódico: Cadernos EBAPE.BR (FGV)
2017 - Atual
Periódico: ESTUDIOS Y PERSPECTIVAS EN TURISMO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Marketing.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Comportamento do Consumidor.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Pesquisa em Marketing.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Marketing Turístico.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Competitividade de Destinos Turísticos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Hebraico
Compreende Pouco, Fala Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Excellence Paper Award, TMS - Universidade do Algarve.
2015
Mérito em Administração no Setor de Ensino, Associação dos Profissionais de Administração de Pelotas.
2003
Conselheiro Titular da Fundação Delfin Mendes da Silveira, Universidade Federal de Pelotas.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:4
Total de citações:42
ANANA, EDAR DA SILVA  Data: 25/10/2017

SCOPUS
Total de trabalhos:2
Total de citações:45
Añaña, Edar da Silva  Data: 28/06/2017

Outras
Total de trabalhos:14
Total de citações:142
Da Silva Anana; Añaña E.S.; ANANA E.S.;  Data: 02/09/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
AÑAÑA, Edar S.2018AÑAÑA, Edar S.; Rodrigues, R. C. ; FLORES, L.C.S. . Competitive performance as a substitute for competiveness measurement in tourism destinations: an integrative study. International Journal of Tourism Cities, v. 4, p. 207-219, 2018.

2.
AÑAÑA, Edar S.2018AÑAÑA, Edar S.; PEREIRA, MELISE DE LIMA ; ANJOS, FRANCISCO ANTONIO DOS . Touristic Destination Image in light of the Service Dominant Logic of Marketing. TOURISM & MANAGEMENT STUDIES, v. 14, p. 7-18, 2018.

3.
AÑAÑA, Edar S.;Añaña, Edar da Silva;ANÃNÃ, EDAR DA SILVA2018AÑAÑA, Edar S.; DOS ANJOS, FRANCISCO ANTONIO ; PEREIRA, M. L. . Touristic destination image in light of the service dominant logic of marketing. TOURISM & MANAGEMENT STUDIES, v. 14, p. 7-18, 2018.

4.
Rodrigues, G.J.M.2017Rodrigues, G.J.M. ; ANJOS, F. A. ; AÑAÑA, Edar S. . El Perfil Emprendedor y la Predisposición para Innovar de los Gestores de las MPE?s Turísticas: el caso del barrio de Praia Grande en São Luís, Maranhão, Brasil. Estudios y Perspectivas em Turismo, v. 26, p. 107-127, 2017.

5.
AÑAÑA, Edar S.2017AÑAÑA, Edar S.; ANJOS, F. A. ; PEREIRA, M. L. . Segmentação Post-Hoc do Mercado Turístico nos Destinos Litorâneos Brasileiros: Análise À Luz dos Valores Pessoais dos Turistas. Estudios y Perspectivas em Turismo, v. 26, p. 662-677, 2017.

6.
LUND, M. B.2017LUND, M. B. ; ANÃNÃ, EDAR DA SILVA ; MACHADO, D. G. . Marketing Ambiental: um estudo sobre a evidenciação de ações por parte das empresas de mineração, siderurgia e metalurgia listadas na BM&FBOVESPA. REUNIR: REVISTA DE ADMINISTRACAO, CIENCIAS CONTABEIS E SUSTENTABILIDADE, v. 7, p. 82-98, 2017.

7.
Añaña, Edar da Silva2016Añaña, Edar da Silva; ANJOS, FRANCISCO ANTONIO DOS ; PEREIRA, MELISE DE LIMA . Imagem de destinos turísticos: avaliação à luz da teoria da experiência na economia baseada em serviços. Revista brasileira de pesquisa em turismo, v. 10, p. 309-329, 2016.

8.
Meira, J.V.S.2016Meira, J.V.S. ; LIMBERGER, P F ; AÑAÑA, Edar S. ; Sohn, A.P.L. . A qualidade dos serviços na hotelaria: um estudo com base nas online Travel Reviews (OTRS). Turismo. Visão e Ação, v. 18, p. 690, 2016.

9.
BERSELLI, CRISTIANE2016BERSELLI, CRISTIANE ; ANÃNÃ, EDAR DA SILVA . Tourism and Marketing: Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição, em Canguçu, RS, Brazil. ROSA DOS VENTOS, v. 9, p. 49-63, 2016.

10.
Rodrigues, R. C.2015Rodrigues, R. C. ; PEREIRA, M. L. ; Añaña, Edar da Silva . Competitividade de Destinos Turísticos: Avaliação da Cidade de Rio Grande, RS, Brasil. Revista Rosa dos Ventos, v. 7, p. 541-560, 2015.

11.
Añaña, Edar da Silva2015Añaña, Edar da Silva; PEREIRA, M. L. ; ANJOS, F. A. . Competitividade de Destinos Turísticos na Visão da Demanda: introdução de um novo método de avaliação. REVISTA TURISMO EM ANÁLISE, v. 26, p. 859-879, 2015.

12.
RODRIGUES, RAPHAELLA COSTA2015RODRIGUES, RAPHAELLA COSTA ; PEREIRA, M. L. ; AÑAÑA, Edar S. . Competitividade de Destinos Turísticos: Avaliação da Cidade de Rio Grande, RS, Brasil. ROSA DOS VENTOS, v. 7, p. 541-560, 2015.

13.
BORGES, G. R.2014BORGES, G. R. ; SILVA, R. G. S. ; AÑAÑA, Edar S. . Understanding Fans Loyalty in Brazilian Soccer. GLOBAL JOURNAL OF MANAGEMENT AND BUSINESS RESEARCH., v. 14, p. 27-34, 2014.

14.
BORGES, G. R.2014BORGES, G. R. ; AÑAÑA, Edar S. ; Pillatt, Fábio Roberto ; Domingues, M.J.C. . Medindo a imagem do professor universitário. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 19, p. 101-116, 2014.

15.
SILVA, R. S.2014SILVA, R. S. ; AÑAÑA, Edar S. ; SANTOS, C. E. ; BORGES, G. R. . Um estudo das relações entre a paixão dos torcedores e as marcas patrocinadoras de clubes de futebol. REVISTA ELETRÔNICA DE ESTRATÉGIA & NEGÓCIOS, v. 7, p. 63-90, 2014.

16.
BORGES, G. R.2014BORGES, G. R. ; Constante, A.K. ; Domingues, M.J.C. ; AÑAÑA, Edar S. . Analisando o apego e a recomendação como consequentes da confiança em uma instituição de ensino a distância. Pretexto (Belo Horizonte. Online), v. 15, p. 100-113, 2014.

17.
SILVEIRA-MARTINS, E.2014SILVEIRA-MARTINS, E. ; ROSSETTO, C. R. ; AÑAÑA, Edar S. . Ambidestria, Exploração ou Explotação e seus efeitos no desempenho organizacional de vinícolas brasileiras. Rama : Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, v. 7, p. 707-732, 2014.

18.
Pinto, Diego Costa2011Pinto, Diego Costa ; Nique, Walter Meucci ; AÑAÑA, Edar S. ; Herter, Márcia Maurer . Green consumer values: how do personal values influence environmentally responsible water consumption?. International Journal of Consumer Studies (Print), v. 35, p. 122-131, 2011.

19.
Añaña, Edar da Silva2011 Añaña, Edar da Silva; Silva, Renata dos Santos ; NIQUE, W. M. . Conveniência de serviços: apropriação e adaptação de uma escala de medida. RAE (Impresso), v. 51, p. 585-600, 2011.

20.
AÑAÑA, Edar S.;Añaña, Edar da Silva;ANÃNÃ, EDAR DA SILVA2010AÑAÑA, Edar S.; Nique, Walter Meucci . Personal values in relation to graduate career choices. International Journal of Public Sector Management, v. 23, p. 158-168, 2010.

21.
AÑAÑA, Edar S.;Añaña, Edar da Silva;ANÃNÃ, EDAR DA SILVA2010 AÑAÑA, Edar S.; Nique, Walter . Perception-Based Analysis: An innovative approach for brand positioning assessment. The Journal of Database Marketing & Customer Strategy Management (Print), v. 17, p. 6-18, 2010.

22.
AÑAÑA, Edar S.;Añaña, Edar da Silva;ANÃNÃ, EDAR DA SILVA2009 AÑAÑA, Edar S.; NIQUE, W. M. . O valor dos valores: avaliação de uma marca global por meio dos diversos Brasis culturais. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online), v. 10, p. 153-181, 2009.

23.
AÑAÑA, Edar S.;Añaña, Edar da Silva;ANÃNÃ, EDAR DA SILVA2008 AÑAÑA, Edar S.; VIEIRA, Leandro Maurício Medeiros ; PETROLL, Martin de La Martinière ; PETERSEN-WAGNER, Renan ; COSTA, Ricardo Simm . As comunidades virtuais e a segmentação de mercado: uma abordagem exploratória, utilizando redes neurais e dados da comunidade virtual Orkut. RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online), v. 12, p. 41-63, 2008.

24.
AÑAÑA, Edar S.;Añaña, Edar da Silva;ANÃNÃ, EDAR DA SILVA2007AÑAÑA, Edar S.; NIQUE, W. M. . A professional category positioning: the role of personal values and their influence on consumer perceptions. The Journal of Database Marketing & Customer Strategy Management (Print), v. 14, p. 289-296, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Añaña, Edar da Silva; Nique, Walter . Os Valores Pessoais nas Decisões de Consumo: A influência dos valores pessoais na avaliação de uma marca internacional. 1a. ed. Saarbrücken (Germany): OmniScriptum GmbH & Co. KG, 2016. v. 1. 169p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LUND, M. B. ; AÑAÑA, Edar S. ; MACHADO, D. G. . Integração dos Canais do Varejo: Revisão Sistemática da Literatura. In: Encontro de Marketing da ANPAD, 2018, Porto Alegre. Anais do EMA-2018. São Paulo: ANPAD, 2018.

2.
MARQUES, A. A. M. ; DAVILA, L. C. ; AÑAÑA, Edar S. . Framework Para a Experiência do Consumidor em Jantares de Lazer em Restaurantes. In: Encontro de Marketing da ANPAD, 2018, Porto Alegre. Anais do EMA-2018. São Paulo: ANPAD, 2018.

3.
PEREIRA, M. L. ; ANJOS, F. A. ; AÑAÑA, Edar S. ; WEISMAYER, Christian . Development of a measurement instrument for the image of coastal tourism destinations. In: Consumer Behavior in Tourism Symposium (CBTS 2017), 2017, Bruneck - Itália. Consumer Behavior in Tourism Symposium (CBTS 2017), 2017.

4.
PETRY, T. R. E. ; TOMELIN, C. A. ; AÑAÑA, Edar S. . A influência das crenças dos consumidores de Santa Catar ina (SC) na compra de viagens e turismo: um estudo a partir da teoria do comportamento planejado. In: XIII Seminário da Associação Nacional dos Cursos de Pós-Graduação em Turismo, 2016, São Paulo. Anais do XIII SEMINTUR, 2016.

5.
PEREIRA, M. L. ; ANJOS, F. A. ; AÑAÑA, Edar S. . Análise da relação complexa entre os componentes da i magem de um destino turístico: estudo sobre a imagem de Balneário Camboriú (SC), Brasil. In: XIII Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 2016, São Paulo. Anais do XIII SEMINTUR, 2016.

6.
DOMARESKI-RUIZ, T.C. ; ANJOS, F. A. ; CHIM, A. F. ; AÑAÑA, Edar S. . The impact of mega events on a country's image: an analysis between corruption perception an tourism competitiveness. In: The Inaugural Conference of the International Place Branding Association, 2016, Londres. Anais do IPBA 2016, 2016.

7.
AÑAÑA, Edar S.; ANJOS, F. A. ; PEREIRA, M. L. . Competitividade de destinos turísticos: avaliação de um destino interiorano e proposta de um novo método de avaliação. In: XII Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 2015, Natal (RN). Anais do XII Seminário ANPTUR, 2015.

8.
PEREIRA, M. L. ; ANJOS, F. A. ; Añaña, Edar da Silva . Avaliação da Imagem de um Destino Turístico: o caso de Porto Belo (SC), Brasil. In: XI Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 2014, Fortaleza (CE). Anais do XI ANPTUR, 2014.

9.
SILVA, R. G. S. ; Añaña, Edar da Silva ; SANTOS, C. E. ; BORGES, G. R. . Futebol Além dos Gramados: Um Estudo das Relações entre a Paixão e as Marcas Patrocinadoras.. In: XV SEMEAD - Desafios da Gestão: econômico, social e ambiental., 2012, São Paulo. Anais do XV SEMEAD - Desafios da Gestão: econômico, social e ambiental.. São Paulo: USP, 2012.

10.
Oliveira, Ludmila Rocha ; Añaña, Edar da Silva ; Schröeder, Christine da Silva . Da Necessidade ao Desejo: Um Estudo sobre a Influência da Mídia na Popularização das Cirurgias Plásticas Estéticas no Brasil. In: XIV SemeAd (USP), 2011, São Paulo. Anais do XIV SemeAd. São Paulo: USP, 2011.

11.
Añaña, Edar da Silva; BORGES, G. R. ; Pillatt, Fábio Roberto . Atributos Para A Valorização da Imagem do Professor Universitário: Uma Pesquisa Aplicada Na Faculdade de Balsas, Maranhão. In: XIV SemeAd (USP), 2011, São Paulo. Anais do XIV SemeAd (USP). São Paulo: USP, 2011.

12.
PEREIRA, M. L. ; Añaña, Edar da Silva . A imagem turística de São José do Norte: avaliação dos turistas reais e potenciais à luz da imagem pretendida pelos agentes públicos e privados. In: II Encontro Semintur Jr, 2011, Caxias do Sul (RS). Anais do II Semintur. Caxias do Sul: UCS, 2011.

13.
BORGES, G. R. ; AÑAÑA, Edar S. . A Relação Entre a Imagem da Marca e a Lealdade dos Torcedores de Clubes de Futebol. In: IV Encontro de Marketing da ANPAD, 2010, Florianópolis (SC). Anais do IV EMA, 2010.

14.
AÑAÑA, Edar S.; Ceretta, C.C. ; Bueno, Gabriela Muniz . Identificação e Mensuração dos Determinantes da Satisfação dos Turistas em Hotéis de Pelotas e Região. In: 4. Congresso Latino-Americano de Investigação Turística, 2010, Montevidéo. Anais do 4. Congreso Latinoamericano de Investigación Turística, 2010.

15.
AÑAÑA, Edar S.; NIQUE, W. M. ; Silva, Renata dos Santos . Conveniência de Serviços: Apropriação e Adaptação de uma Escala de Medida. In: 3. Congresso Latino-Americano de Varejo, 2010, São Paulo. Anais do 3. Congresso Latino-Americano de Varejo, 2010.

16.
NIQUE, W. M. ; AÑAÑA, Edar S. . France and Brazil: the same values?. In: XXXVIII Anual Conference of European Marketing Academy, 2009, Nantes. EMAC 2009 Conference, 2009.

17.
AÑAÑA, Edar S.; NIQUE, W. M. . O Valor dos Valores: uma abordagem exploratória do cerne da cultura e da sua influência na avaliação de uma marca. In: XXXII ENANPAD, 2008, Rio de Janeiro. Anais do XXXII ENANPAD, 2008.

18.
AÑAÑA, Edar S.; Merino, M.H. ; NIQUE, W. M. . Os Valores Pessoais e sua importância na avaliação dos Atributos da Marca. In: XXXI EnANPAD, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XXXI EnANPAD, 2007.

19.
AÑAÑA, Edar S.; VIEIRA, Leandro Maurício Medeiros ; PETROLL, Martin de La Martinière ; PETERSEN-WAGNER, Renan ; COSTA, Ricardo Simm . Segmentação de Mercado Utilizando Dados da Comunidade Virtual Orkut. In: II Encontro de Marketing da Associacao Nacional dos Cursos de Pós-Graduação em Administração - ANPAD, 2006, Rio de Janeiro. Anais do II Encontro de Marketing da Associacao Nacional dos Cursos de Pós-Graduação em Administração - ANPAD. Rio de Janeiro: ANPAD, 2006. v. em CD.

20.
CAMARGO, Camila ; AÑAÑA, Edar S. . Utilização de Modelos Estatísticos na Análise das Relações Custo-Volume-Lucro em Condições de Incerteza: Aplicação em uma Empresa de Transporte de Cargas. In: XXX Encontro Anual da Associacao Nacional dos Cursos de Pós-Graduação em Administração - ANPAD, 2006, Salvador - BA. Anais do XXX ENANPAD, 2006.

21.
REYDON, Bastiaan Philip ; KLOECKNER, Gilberto de Oliveira ; AÑAÑA, Edar S. ; CORNÉLIO, Francisca Neide Maemura . Ativo terra agrícola em carteiras de investimento. In: XLII Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, 2004, Cuiabá - MT. Anais do Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BAHLS, A. A. D. S. M. ; Krause, R. W. ; AÑAÑA, Edar S. . A Gastronomia e suas Fronteiras Conceituais: revisão e proposta para futuras abordagens epistemológicas. In: XIV Seminário Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 2017, Balneário Camboriú - SC. Anais do XIV Seminário Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AÑAÑA, Edar S.; ANJOS, F. A. ; PEREIRA, M. L. . Segmentação Post-Hoc do Mercado Turístico nos Destinos Litorâneos Brasileiros: Análise À Luz dos Valores Pessoais dos Turistas. In: Tourism & Management Studies International Conference, 2016, Olhão - Portugal. Book of Abstracts. Faro - Portugal: Editora da Universidade do Algarve, 2016. v. 1. p. 46-46.

2.
Añaña, Edar da Silva; Yamim, Amanda P. . Valores e Etnocentrismo: ainfluência de componentes culturais na avaliação de marcas brasileiras eargentinas no contexto transnacional. In: 3. Simpósio Internacional de Valores Humanos e Gestão, 2011, São Paulo. Anais do 3. SIVHG, 2011.

3.
NIQUE, W. M. ; AÑAÑA, Edar S. . Personal Values in Relation to the Graduation Career Choice. In: International Conference on Higher Education Marketing (ICHEM) 2008, 2008, Krakow - Poland. International Conference on Higher Education Marketing (ICHEM) 2008, 2008. p. 50-50.

4.
AÑAÑA, Edar S.; NIQUE, W. M. . A new rating procedure for the measurement of Personal Values in marketing research. In: Third German French Austrian Conference on Quantitative Marketing, 2007, Cergy-Pontoise. Third German French Austrian Conference on Quantitative Marketing, 2007.

5.
AÑAÑA, Edar S.; NIQUE, W. M. . Can personal values influence brand assessment?. In: Third German French Austrian Conference on Quantitative Marketing, 2007, Cergy-Pontoise. Third German French Austrian Conference on Quantitative Marketing, 2007.

6.
CAMARGO, Camila ; AÑAÑA, Edar S. . A utilização do Método de Simulação de Monte Carlo na análise de risco de investimentos. In: XII Congresso de Iniciação Científica e V Encontro de Pós-Graduação da UFPEL, 2003, Pelotas - RS. Anais do XII Congresso de Iniciação Científica e V Encontro de Pós-Graduação da UFPEL, 2003.

7.
BORGES, Rafael Vergara ; MELLO, Marilia ; SOUZA, João Artur de ; DANDOLINI, Gertrudes ; AÑAÑA, Edar S. ; OLIVEIRA, S. L. C. . Data Mining para Reconhecimento de Relações entre Ativos na Bolsa de Valores. In: XV Salão de Iniciação Científica e XII Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 2003, Porto Alegre. XV Salão e XII Feira de Iniciação Científica - Livro de Resumos, 2003.

8.
BORGES, Rafael Vergara ; MELLO, Marilia ; SOUZA, João Artur de ; DANDOLINI, Gertrudes ; AÑAÑA, Edar S. ; OLIVEIRA, S. L. C. . KDD APLICADO A MODELAGEM DE PADRÕES NA RELAÇÃO ENTRE ATIVOS NO MERCADO FINANCEIRO. In: XII Congresso de Iniciação Científica e V Encontro de Pós-Graduação da UFPEL, 2003, Pelotas. Anais do XII Congresso de Iniciação Científica e V Encontro de Pós-Graduação da UFPEL, 2003.

Artigos aceitos para publicação
1.
BAHLS, A. A. D. S. M. ; Krause, R. W. ; AÑAÑA, Edar S. . A Compreensão dos Conceitos de Culinária e Gastronomia: uma revisão e proposta conceitual. ESTUDIOS Y PERSPECTIVAS EN TURISMO, 2019.

2.
Fontana, Rosislene de Fátima ; ANJOS, S.J.G. ; OOM DO VALLE, P. ; ANÃNÃ, EDAR DA SILVA . Gestão de Destinos Turísticos: uma análise comparativa entre dois destinos consolidados, no Brasil e em Portugal. ESTUDIOS Y PERSPECTIVAS EN TURISMO, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
AÑAÑA, Edar S.; ANJOS, F. A. ; PEREIRA, M. L. . Segmentação Post-Hoc do Mercado Turístico nos Destinos Litorâneos Brasileiros: Análise À Luz dos Valores Pessoais dos Turistas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
AÑAÑA, Edar S.. Gestão Pública (moderação de sessão). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
AÑAÑA, Edar S.. Educação (moderador de sessão). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
AÑAÑA, Edar S.. Management (moderador de sessão). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
AÑAÑA, Edar S.. The Image of Tourist Destinations: Some inquires and advances about its measurement and interpretation. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
AÑAÑA, Edar S.. Marcas que marcam. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
AÑAÑA, Edar S.; Silva, Renata dos Santos ; Nique, Walter Meucci . Conveniência de Serviços: Apropriação e Adaptação de uma Escala de Medida para Uso no Varejo Brasileiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
NIQUE, W. M. ; AÑAÑA, Edar S. . PERSONAL VALUES IN RELATION TO THE GRADUATION CAREER CHOICE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
AÑAÑA, Edar S.. DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE PASSAGEIROS POR QUILÔMETRO NO TRANSPORTE COLETIVO DE BAGÉ. 2001.

Trabalhos técnicos
1.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Avaliação de Artigo para a Revista Turismo: Visão e Ação (Código # 11939). 2018.

2.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Avaliação de Artigo para a Revista Eletrônica de Administração e Turismo (Código # 1305). 2018.

3.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Avaliação de Artigo para a Revista Tourism & Management Studies (código # TA-2018-0036). 2018.

4.
AÑAÑA, Edar S.. Avaliação de Artigo para o International Journal of Tourism Cities (código # IJTC-04-2018-0025). 2018.

5.
AÑAÑA, Edar S.. Avaliação de Artigo para a Tourism and Management Studies Conference (Código # 170). 2018.

6.
AÑAÑA, Edar S.. Avaliação de Artigo para a Tourism and Management Studies Conference (Código # 95-279-1-RV)). 2018.

7.
AÑAÑA, Edar S.. Avaliação de Artigo para a Tourism and Management Studies Conference (Código # 383-963-1-RV). 2018.

8.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Avaliação de artigo para o XV Seminário Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (# 2035). 2018.

9.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Avaliação de artigo para o XV Seminário Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (# 2039). 2018.

10.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Avaliação de artigo para o XV Seminário Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (# 2456). 2018.

11.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Avaliação de artigo para a Revista Tourism Analysis: An Interdisciplinary Journal (# TA-2018-0036). 2018.

12.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Avaliação de Artigo para a Revista de Administração Contemporânea (Código # RAC-2017-0330). 2018.

13.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Avaliação de Artigo para a International Conference on Marketing and Design (Código # ID 105). 2018.

14.
AÑAÑA, Edar S.. Avaliação de Artigo para a Revista Cadernos EBAPE (código #59501). 2017.

15.
AÑAÑA, Edar S.. Avaliação de Artigo para a Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo (código #1285). 2017.

16.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Avaliação de Artigo para a Revista Tourism Analysis: An Interdisciplinary Journal (CódigoTA-2017-0040). 2017.

17.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Avaliação de Artigo para a Revista de Administrasção Contemporânea - RAC (Código RAC-2017-0009). 2017.

18.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Avaliação de Artigo para a Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo (código #1359).. 2017.

19.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Avaliação de Artigo para a Revista Estudios y Perspectivas en Turismo (código #2442). 2017.

20.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Avaliação de Artigo para a Revista Tourism & Management Studies (código #988). 2017.

21.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Avaliação de Artigo para a Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo (código #1377). 2017.

22.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Avaliação de Artigo para a Revista Turismo: Visão e Ação (Código 11728). 2017.

23.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Avaliação de Artigo para a Revista Turismo: Visão e Ação (Código 11930). 2017.

24.
AÑAÑA, Edar S.. Avaliação de Artigo para a Revista Tourism Analysis: An Interdisciplinary Journal (código TA-2016-0129.R1). 2016.

25.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Avaliação de Artigo para a Revista de Administrasção Contemporânea - RAC (Código RAC-2015-0283.R1). 2016.

26.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Avaliação de Artigo para a Revista Turismo: Visão e Ação (Código 8529). 2016.

27.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Avaliação de Artigo para a Revista Turismo: Visão e Ação (Código 8385). 2016.

28.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Avaliação de Artigo para Brazilian Administration Review (Código # BAR-2016-0061)). 2016.

29.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Avaliação de Artigo para a Revista de Administrasção Contemporânea - RAC (Código RAC-2015-0283). 2015.

30.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Avaliação de Artigo para a Revista Turismo: Visão e Ação (Código 8053). 2015.

31.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Avaliação de Artigo para a Revista Turismo: Visão e Ação (Código 7965). 2015.

32.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Avaliação de Artigo para a Revista Annals of Tourism Research (código #ATR-D-15-00357). 2015.

33.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Avaliação de Artigo para a Revista Annals of Tourism Research (código #ATR-D-13-00165). 2013.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Sohn, A.P.L.; ANÃNÃ, EDAR DA SILVA; TOMELIN, C. A.; LIMBERGER, P F. Participação em banca de BRUNO SANTUCCI DE OLIVEIRA. A relação entre inteligência emocional e o estilo de enfrentamento do estresse no setor de Alimentos e Bebidas. 2018. Dissertação (Mestrado em Turismo e Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí.

2.
FLORES, L.C.S.; ANÃNÃ, EDAR DA SILVA; LIMBERGER, P F; Sohn, A.P.L.. Participação em banca de RAPHAELLA COSTA RODRIGUES. Competitividade de Destinos: perspectivas da demanda turística sobre Bombinhas (SC), Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Turismo e Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí.

3.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA; FONSECA, M. J.; DAVILA, L. C.; Cunha, F.R.. Participação em banca de Aléxia Fernandes Rocha. Os rituais de consumo e suas implicações na construção do projeto de identidade coletiva da tribo urbana "tuning". 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
DAVILA, L. C.; Trez, Guilherme; ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Participação em banca de Anne Alexandra Michaello Marques. Experiência de serviços em restaurantes: proposta de um framework. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande.

5.
TOMELIN, C. A.; AÑAÑA, Edar S.; FLORES, L.C.S.. Participação em banca de TÂNIA REGINA EGERT PETRY. Intenção comportamental de compra de viagens e turismo: uma aplicação do modelo teórico da Teoria do Comportamento Planejado com os consumidores de Santa Catarina, Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Turismo e Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí.

6.
ZUCCO, F. D.; AÑAÑA, Edar S.; ANJOS, S.J.G.. Participação em banca de THAMIRES FOLETTO FIUZA. A percepção dos residentes sobre os impactos gerados por festivais: o caso da Octoberfest de Santa Cruz do Sul. 2016. Dissertação (Mestrado em Turismo e Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí.

7.
CANEVER, M.D.; Añaña, Edar da Silva; Teixeira, Gibran da Silva; ELY, R. A.. Participação em banca de Maria Renata Martinez Barral. Influência do Ambiente Universitário na Intenção Empreendedora: uma análise comparativa para universidades públicas e privadas no Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Organizações e Mercados) - Universidade Federal de Pelotas.

8.
ANJOS, F. A.; AÑAÑA, Edar S.; ANJOS, S.J.G.. Participação em banca de GILSON DE JESUS MOTA RODRIGUES. Inovação e Empreendedorismo: percepção das MPE´s Turísticas no bairro da Praia Grande, centro histórico de São Luís-MA. 2015. Dissertação (Mestrado em Turismo e Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí.

9.
ANJOS, S.J.G.; AÑAÑA, Edar S.; LIMBERGER, P F. Participação em banca de VALDEMIR JOSÉ MAXIMO OMENA DA SILVA. As Estratégias de Marketing de Relacionamento utilizadas pelas Redes Hoteleiras no Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Turismo e Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí.

10.
NIQUE, W. M.; BORGES, A.; SANTOS, C. P.; AÑAÑA, Edar S.. Participação em banca de Amanda Pruski Yamim. A Heterogeneidade da Comparação Social: uma contribuição a partir da exploração da influência dos valores pessoais e da sensação de poder na comparação social estética. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
SCHRAMM, F. K.; MIRON, L. I. G.; MEDVEDOVSKI, N. S.; CANEVER, M.D.; AÑAÑA, Edar S.. Participação em banca de Aline Campelo Blank Freitas. Captura e priorização de requisitos de usuários finais para a concepção e projeto de habitações de interesse social: proposta de método. 2014. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.

12.
ANJOS, F. A.; ZUCCO, F. D.; AÑAÑA, Edar S.; REIS, C.. Participação em banca de Melise de Lima Pereira. Avaliação da Imagem do Destino Turístico: Fatores Pessoais e Estímulos na Perspectiva do Turista de Porto Belo (SC), Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Turismo e Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí.

13.
Liberali Neto, Guilherme; MATOS, C. A.; Balestrin, L.; AÑAÑA, Edar S.. Participação em banca de Samuel Ongaratto. Customer lifetime value e risco de crédito. 2010. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Teses de doutorado
1.
Anjos, S J G; OOM DO VALLE, P.; ANÃNÃ, EDAR DA SILVA; Viana, S.L.G.; FLORES, L.C.S.; ZUCCO, F. D.. Participação em banca de Rosislene de Fátima Fontana. Gestão de Destinos Turísticos: o papel das organizações públicas e privadas. 2017. Tese (Doutorado em Turismo e Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí.

2.
Mazzon, J.A.; Toledo, G. L.; Gusmán, J.L.B.; NIQUE, W. M.; AÑAÑA, Edar S.; NOGUEIRA, A.R.R.. Participação em banca de Martin Nelson Hernani Merino. Suscetibilidade para a cultura de consumo de marcas globais: um estudo de características comuns entre culturas baseado nas teorias clássica e de resposta ao item. 2014. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP.

Qualificações de Doutorado
1.
Krause, R. W.; PIRES, P. S.; ARDIGO, M.; AÑAÑA, Edar S.. Participação em banca de Álvaro Augusto Dealcides Silveira Moutinho Bahls. Modelo de mensuração da autenticidade de preparações culinárias tradicionais turísticas. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Turismo e Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí.

2.
ANJOS, F. A.; AÑAÑA, Edar S.; ZUCCO, F. D.; FLORES, L.C.S.; WEISMAYER, Christian; MARQUES JR., Sérgio. Participação em banca de Melise de Lima Pereira. Construção e validação empírica de um instrumento de mensuração da imagem de destinos turísticos litorâneos. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Turismo e Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí.

Qualificações de Mestrado
1.
PINTO, R.S.; SILVEIRA-MARTINS, E.; ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Participação em banca de Fábio de Oliveira Cardozo. O planejamento do Instituto Federal Sul-rio-grandense: uma análise sob a ótica do Balanced Scorecard. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
AÑAÑA, Edar S.; Oliveira, M.O.R.; Cunha, F.R.. Participação em banca de MATEUS BRETTAS LUND. Varejo Multicanal: um estudo sobre o valor da integração de canais para o consumidor. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
Lunardi, G. L.; DOLCI, D.; MASSADA, A. G.; ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Participação em banca de Cláudia Rodrigues Maia. Os efeitos da reputação e das recomendações online na confiança de agências de viagem online. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
ZUCCO, F. D.; AÑAÑA, Edar S.; ANJOS, S.J.G.. Participação em banca de Thamires Foletto Fiuza. A percepção dos residentes sobre os impactos gerados por festivais: o caso da Octoberfest de Santa Cruz do Sul. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Turismo e Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí.

5.
DAVILA, L. C.; Trez, Guilherme; AÑAÑA, Edar S.. Participação em banca de Anne Alexandra Michaello Marques. Experiência em restaurantes: proposta de um framework de avaliação. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande.

6.
AÑAÑA, Edar S.; Cunha, F.R.; FONSECA, M. J.. Participação em banca de ALÉXIA FERNANDES ROCHA. Os rituais de consumo e suas implicações na construção do projeto de identidade coletiva da tribo urbana tuning. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande.

7.
Chaves, Fábio Clasen; CANEVER, M.D.; KOLHS, Volnei Krause; AÑAÑA, Edar S.. Participação em banca de Ox Sias D'Ávila. Estratégias Competitivas das Microcervejarias do Rio Grande do Sul. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais) - Universidade Federal de Pelotas.

8.
SCHRAMM, F. K.; AÑAÑA, Edar S.; MEDVEDOVSKI, N. S.; MIRON, L. I. G.. Participação em banca de Aline Campelo Blank Freitas. Proposta de um Método para inserção dos usuários finais no processo de desenvolvimento do produto para habitações de interesse social. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.

9.
NIQUE, W. M.; Santos, C.P.; BREI, V. A.; AÑAÑA, Edar S.. Participação em banca de Amanda Pruski Yamim. Você é o que come? A influência dos valores pessoais e da comparação social na preferência por alimentos saudáveis. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
Liberali Neto, Guilherme; MATOS, C. A.; Garrido, I. L.; AÑAÑA, Edar S.. Participação em banca de SAMUEL ONGARATTO. Customer Lifetime Value e Risco de Crédito. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOARES, I. T. D.; ANÃNÃ, EDAR DA SILVA; GOMES, Katia Gislaine Baptista. Participação em banca de Tiago Dal Molin. Fatores-Chave de Sucesso em Lojas de Conveniência do Rio Grande Do Sul. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Estratégica de Negócios) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
BORGES, G. R.; ANÃNÃ, EDAR DA SILVA; CASALI, Caroline. Participação em banca de Estela Kickhöfel Moraes. A percepção do consumidor de Doces Tradicionais de Pelotas: uma análise sensorial sobre doces com e sem Selo de Indicação Geográfica. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Estratégica de Negócios) - Universidade Federal de Pelotas.

3.
SOARES, I. T. D.; ANÃNÃ, EDAR DA SILVA; Mendes, Janaina. Participação em banca de Bruno Raatz da Silva. Barreiras à renovação de seguros de automóvel com base em banco de dados: o caso de uma corretora de seguros na cidade de Pelotas (RS). 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Estratégica de Negócios) - Universidade Federal de Pelotas.

4.
OLIVEIRA, R.M.; ANÃNÃ, EDAR DA SILVA; GOMES, Katia Gislaine Baptista. Participação em banca de Emerson Sias Manke. Sistemas de geração de energia renovável solar: um estudo do processo de aquisição. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Estratégica de Negócios) - Universidade Federal de Pelotas.

5.
AÑAÑA, Edar S.; Pereira, Gisele S.; GARCIA, Tania Elisa Morales. Participação em banca de Micaela Wienke Wachholz. Competitividade do município de São Lourenço do Sul (RS) enquanto destino turístico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pública e Desenv) - Universidade Federal de Pelotas.

6.
Mello, S.P.T.; AÑAÑA, Edar S.; Almeida, Rogério S.. Participação em banca de Letícia Bender Vieira. Gestão estratégica de pessoas com foco em competências como diferencial competitivo para empresas prestadoras de serviços na área de transporte de passageiros. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Estratégica de Negócios) - Universidade Federal de Pelotas.

7.
Mello, S.P.T.; AÑAÑA, Edar S.; Vinhas, A.P.L.C.. Participação em banca de Lilian Mielke Sampaio. Coaching no Processo de Desenvolvimento Individual e Organizacional. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Estratégica de Negócios) - Universidade Federal de Pelotas.

8.
Oliveira, Maurel R.; AÑAÑA, Edar S.; Vinhas, A.P.L.C.. Participação em banca de Eduardo Lena. Avaliação de Modelos de Negócios Inovadores. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Estratégica de Negócios) - Universidade Federal de Pelotas.

9.
MAEHLER, A. E.; SILVA, F. M.; AÑAÑA, Edar S.. Participação em banca de Juliano José Reinz. Gestão de Operações na Cadeia de Suprimentos: uma abordagem sobre a gestão da qualidade aplicada às relações com fornecedores da empresa Lifemed S.A.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Estratégica de Negócios) - Universidade Federal de Pelotas.

10.
AÑAÑA, Edar S.; RAMOS, Maria da Graça Gomes; Vinhas, A.P.L.C.. Participação em banca de Cátia Regina Müller. Pomerano Alimentos: Um estudo sobre o posicionamento da marca. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pública e Desenv) - Universidade Federal de Pelotas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AZAMBUJA, Flavia Braga de; AÑAÑA, Edar S.; FERREIRA, L. N.. Participação em banca de Cleidson Teixeira Vinhas.Análise de resultados da implantação de um sistema móvel em empresa do ramo energético. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
SILVA, R. G. S.; AÑAÑA, Edar S.; RASIA, I. C. B.. Participação em banca de Camila Goulart de Albuquerque.Serviços Bancários: análise da importância relativa dos serviços oferecidos a clientes de contas especiais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas.

3.
TONDOLO, V. A. G.; AZAMBUJA, Flavia Braga de; ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Participação em banca de Josefer de Lima Souza.Valor, risco, atitude e consciência ambiental na inteção de compra de computadores manufaturados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processos Gerenciais) - Universidade Federal de Pelotas.

4.
Silva, Renata dos Santos; AZAMBUJA, Flavia Braga de; ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Participação em banca de Juciana Vargas Nunes.Qualidade do Serviço: identificando atributos que influenciam a satisfação e a escolha de serviços de seguro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processos Gerenciais) - Universidade Federal de Pelotas.

5.
CASALI, Caroline; ANÃNÃ, EDAR DA SILVA; SILVA, R. G. S.. Participação em banca de Giuliana Oliveira Anderson.Facebook e Instagram como ferramentas de marketing digital para pequenas empresas ? Estudo de caso da loja Ki Amor no varejo de presentes em Pelotas/RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas.

6.
SILVA, R. G. S.; ANÃNÃ, EDAR DA SILVA; CASALI, Caroline. Participação em banca de HIAGO MACEDO.Estratégias de captação de sócios em clubes de futebol: entendendo a (des)motivação dos torcedores e as ações dos clubes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas.

7.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA; SILVA, R. G. S.; CASALI, Caroline. Participação em banca de MAURICIO BUENO.Plano de descontos como ferramenta de endomarketing em uma empresa de Pelotas/RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas.

8.
Mendes, Janaina; ANÃNÃ, EDAR DA SILVA; RIBEIRO, F. G.; RASIA, I. C. B.. Participação em banca de TAUANA KLUMB.Empreendedorismo e desenvolvimento econômico: um estudo no estado do RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas.

9.
MAEHLER, A. E.; ANÃNÃ, EDAR DA SILVA; RASIA, I. C. B.. Participação em banca de ALEXANDRE GUIMARÃES FREIRE.Perfil dos usuários de aplicativos de encomenda delivery de alimentos da cidade de Pelotas-RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas.

10.
AÑAÑA, Edar S.; Sehn, Thais C. M.; SANTOS, Elaine Garcia dos. Participação em banca de Ludmila Bandeira Lima Barros.Visual Merchandising no Varejo de Moda Frente às Subculturas Regionais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas.

11.
Vinhas, A.P.L.C.; AÑAÑA, Edar S.; SILVA, F. M.. Participação em banca de Marcelo Haudt da Silva.Atributos Varejistas: uma análise comparativa em lojas de vestuário. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas.

12.
Vinhas, A.P.L.C.; AÑAÑA, Edar S.; Mendes, Janaina. Participação em banca de Jefferson de Oliveira Fickel.O Impacto da Marca na Percepção do Consumidor e na Decisão de Compra. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas.

13.
AÑAÑA, Edar S.; PASE, H.; Damasceno, Vanessa D.. Participação em banca de Osmar Henrique Duarte Citrini E Victor José Souza Silveira.A Estagnação do Desenvolvimento Econômico de Pelotas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processos Gerenciais) - Universidade Federal de Pelotas.

14.
AÑAÑA, Edar S.; SANTOS, Elaine Garcia dos; CASALI, Caroline. Participação em banca de Beatriz Gomes Silva da Luz.O consumidor infantil como senhor das suas escolhas: estudo da influência da escolha dos filhos na decisão de compra dos pais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas.

15.
Vinhas, A.P.L.C.; AÑAÑA, Edar S.; SILVA, F. M.. Participação em banca de Carlos Eduardo de Césaro.Análise dos Efeitos do Marketing Digital no Comportamento dos Consumidores da Loja. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas.

16.
Neto, D.P.; AÑAÑA, Edar S.; Mendes, Janaina. Participação em banca de Mateus da Costa Brito.Previdência Complementar: Um estudo sobre o benefício financeiro de um fundo de previdência complementar aberta no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas.

17.
AÑAÑA, Edar S.; FRITZEN, F. M.; NOGUEIRA, M.G.S.. Participação em banca de Maxwell Ramos Machado.O Perfil e a Satisfação dos Consumidores do Shopping Pelotas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas.

18.
AÑAÑA, Edar S.; FRITZEN, F. M.; NOGUEIRA, M.G.S.. Participação em banca de Rosana Ximenes Paschoa.A influência da reputação do posto distribuidor e da marca da distribuidora de combustíveis no processo de criação de valor para o cliente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas.

19.
AÑAÑA, Edar S.; Vinhas, A.P.L.C.; NOGUEIRA, M.G.S.. Participação em banca de Aléxia Fernandes Rocha.Meninas ou Mini-Mulheres? Uma análise da influência da mídia no comportamento das consumidoras infantis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas.

20.
PEREIRA, M. L.; Kunz, J.G.; AÑAÑA, Edar S.. Participação em banca de Raphaella Costa Rodrigues.Competitividade de Destinos Turísticos: avaliação do destino Rio Grande, RS-BRASIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo Binacional) - Universidade Federal do Rio Grande.

21.
AÑAÑA, Edar S.; Vinhas, A.P.L.C.; NOGUEIRA, M.G.S.. Participação em banca de Lucas de Mattos do Nascimento.Marketing Social nos Clubes de Futebol: Um estudo sobre a percepção dos torcedores da dupla Grena-Nal sobre a utilização e a efetividade da ferramenta. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas.

22.
AÑAÑA, Edar S.; NOGUEIRA, M.G.S.; FRITZEN, F. M.. Participação em banca de Gabriel Santos Peres.Marketing Viral: Estudo de caso múltiplo sobre os casos da "Piratinha do Grêmio" e do Shampoo Head & Shoulder. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas.

23.
AÑAÑA, Edar S.; HALLAL, D. R.; Vinhas, A.P.L.C.. Participação em banca de Yaçana Ferreto.A imagem turística de Veranópolis (RS). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pelotas.

24.
AÑAÑA, Edar S.; NOGUEIRA, M.G.S.; FRITZEN, F. M.. Participação em banca de Carolina Krüger Teixeira.O estigma da marca própria e a sua influência na percepção de valor. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas.

25.
Karnopp, N.V.; NOGUEIRA, M.G.S.; AÑAÑA, Edar S.. Participação em banca de Rodrigo Guerreiro Cantarelli.Análise Financeira: A Taxa de Crescimento Sustentável. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas.

26.
FRITZEN, F. M.; NOGUEIRA, M.G.S.; AÑAÑA, Edar S.. Participação em banca de Katiane Lubke Macedo.Estratégias de Marketing Verde: estudo de caso com as consultoras da Natura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas.

27.
Barbosa, Andyara L.; HALLAL, D. R.; AÑAÑA, Edar S.. Participação em banca de Caroline Leite Corrêa.Comunicação, Free-Shops e o Turismo na Fronteira Brasil/Uruguai. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pelotas.

28.
FRITZEN, F. M.; HALLAL, D. R.; AÑAÑA, Edar S.. Participação em banca de Gabriela Maurente Nascimento.O perfil de consumo do público LGBT da cidade de Pelotas com relação às viagens de lazer. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pelotas.

29.
Añaña, Edar da Silva; Müller, Dalila; Colares, Marcos Gonçalves. Participação em banca de Melise de Lima Pereira.A Imagem Turística de São José do Norte: avaliação dos turistas reais e potenciais, à luz da imagem pretendida pelos agentes públicos e privados. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pelotas.

30.
SCHRAMM, F. K.; AÑAÑA, Edar S.; RAMOS, Maria da Graça Gomes. Participação em banca de Ricardo Farias de Souza.Pesquisa de marketing: Caracterização do mercado potencial para o serviço de etiquetagem de eficiência energética em edificações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas.

31.
NOGUEIRA, M.G.S.; AÑAÑA, Edar S.; GIBBON, A.R.O.. Participação em banca de Marcos Gonçalves Colares.Análise da Gestão de Custos no Setor Hoteleiro: um estudo sobre os meios de hospedagem do Balneário Cassino, Rio Grande (RS). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pelotas.

32.
RAMOS, Maria da Graça Gomes; GARCIA, Tania Eliza Morales; AÑAÑA, Edar S.. Participação em banca de Miceli Barros.O discurso da mídia televisiva e o público infantil: um estudo de caso sobre o canal de TV Cartoon Network. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas.

33.
AÑAÑA, Edar S.; SANTOS, Elaine Garcia dos; RAMOS, Maria da Graça. Participação em banca de Melissa Vasconcellos Chiatone.Gestão da Seguração no Trabalho. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Hospitalar e Hoteleira) - Universidade Federal de Pelotas.

34.
AÑAÑA, Edar S.; PIRES, Maria Lassalete Dutra; GARCIA, Tania Elisa Morales. Participação em banca de Camila Camargo.Utilização de Ferramentas Estatísticas na Análise do Risco Empresarial. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Hospitalar e Hoteleira) - Universidade Federal de Pelotas.

35.
AÑAÑA, Edar S.; TUNES, Cristiane Gonçalves de; RAMOS, Maria da Graça. Participação em banca de Geísa Irion da Luz.Custos em uma Organização Hospitalar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Hospitalar e Hoteleira) - Universidade Federal de Pelotas.

36.
AÑAÑA, Edar S.; SANTOS, Elaine Garcia dos; RAMOS, Maria da Graça. Participação em banca de Mariana Berrutti.A utilização dos instrumentos fiscais de apoio às exportações. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Hospitalar e Hoteleira) - Universidade Federal de Pelotas.

37.
AÑAÑA, Edar S.; AZAMBUJA, Flavia Braga de; PRETZ, Eduardo. Participação em banca de Fabiana Barros de Barros.A tecnologia e os sistemas de gerência de workflow: estudo de caso do processo de aprovisionamento ADSL na Brasil Telecom. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pelotas.

38.
DANDOLINI, Gertrudes Aparecida; SOUZA, João Artur de; AÑAÑA, Edar S.. Participação em banca de Marília Terra de Mello.Aplicação de redes neurais artificiais na seleção de carteiras. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pelotas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Freitas, Tiaraju A.; Cunha, F.R.; AÑAÑA, Edar S.. Concurso para Professor Asssistente. 2016. Universidade Federal do Rio Grande.

2.
AÑAÑA, Edar S.; BRAGA, Alexandre X. V.; DAVILA, L. C.. Concurso para Professor Adjunto. 2015. Universidade Federal de Pelotas.

3.
Añaña, Edar da Silva; SOUZA, Luiz Fernando; GUIMARÃES, Vera. Concurso Público para Professor Adjunto. 2011. Universidade Federal do Pampa.

4.
AÑAÑA, Edar S.; Mello, S.P.T.; Schröeder, Christine da Silva. Concurso Público para Professor Adjunto. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

5.
Rocha, Rudimar Antunes da; BATTISTELLA, L. F.; AÑAÑA, Edar S.. Concurso Público para Professor Assistente. 2010. Universidade Federal do Pampa.

6.
GARCIA, Tania Elisa Morales; AÑAÑA, Edar S.; KOLHS, Volnei Krause; RAMOS, Maria da Graça. Concurso Público para Professor Adjunto. 2010. Universidade Federal de Pelotas.

7.
AÑAÑA, Edar S.; KARNOPP, Nilo Valter; KOURROWSKI, Renato Brasil. Concurso Público para provimento de cargos técnico-administrativos de nível superior. 2009. Universidade Federal de Pelotas.

8.
GARCIA, Tania Elisa Morales; AÑAÑA, Edar S.; KOLHS, Volnei Krause. Concurso para Professor Adjunto. 2009. Universidade Federal de Pelotas.

9.
GARCIA, Tania Elisa Morales; AÑAÑA, Edar S.; GOMES, Katia Gislaine Baptista. Concurso para Professor Assistente. 2009. Universidade Federal de Pelotas.

10.
RAMOS, Maria da Graça Gomes; AÑAÑA, Edar S.; CAETANO, Fabio Massaud. Concurso Público para Professor Assistente. 2004. Universidade Federal de Pelotas.

11.
AÑAÑA, Edar S.; LÜCKE, Maria Marlene; RAMOS, Maria da Graça. Processo seletivo siplificado para contratação de Professores Substitutos. 2003. Universidade Federal de Pelotas.

12.
AÑAÑA, Edar S.; LÜCKE, Maria Marlene; GARCIA, Tania Eliza Morales. Processo Seletivo Simplificado para seleção de Professor Substituto. 2002. Universidade Federal de Pelotas.

Outras participações
1.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA. Avaliador de Artigos para o evento Tourism & Management Studies. 2018. Universidade do Algarve.

2.
AÑAÑA, Edar S.. Avaliador de Artigos para o evento Tourism & Management Studies. 2016. Universidade de Algarve.

3.
AÑAÑA, Edar S.. Avaliação de Artigo para a RAE-FGV (Cod. L5927). 2011. Fundação Getulio Vargas - SP.

4.
Añaña, Edar da Silva. Avaliador de artigos da área de Marketing do ENANPAD. 2011. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.

5.
Añaña, Edar da Silva. Avaliação de artigos parta o 4. Congresso Latino-Americano de Varejo. 2011. Fundação Getulio Vargas - São Paulo.

6.
Añaña, Edar da Silva. Avaliador do XIII Encontro de Pós-Graduação da UFPel. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

7.
AÑAÑA, Edar S.. Revisão de artigo para a Revista do CCEI - URCAMP. 2010. Universidade da Região da Campanha.

8.
AÑAÑA, Edar S.. Avaliador de Artigos para o Encontro de Marketing da ANPAD. 2010. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.

9.
GARCIA, Tania Eliza Morales; Müller, Dalila; AÑAÑA, Edar S.; RAMOS, Maria da Graça. Processo Seletivo para o Curso de Especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional. 2010. Universidade Federal de Pelotas.

10.
AÑAÑA, Edar S.. Avaliador de artigos da área de marketing do ENANPAD. 2010. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.

11.
GARCIA, Tania Elisa Morales; RAMOS, Maria da Graça Gomes; AÑAÑA, Edar S.; SCHRAMM, F. K.. Elaboração de Projeto de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional. 2010. Universidade Federal de Pelotas.

12.
AÑAÑA, Edar S.. Avaliador de trabalhos na divisão de MKT no Enanpad 2009. 2009. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.

13.
AÑAÑA, Edar S.; OLIVEIRA, R.M.; PINTO, R.S.. Revalidação de Diploma Obtido no Exterior. 2009. Universidade Federal de Pelotas.

14.
AÑAÑA, Edar S.; SCHRAMM, F. K.; NOGUEIRA, M.G.S.. Avaliação e Acompanhamento dos Professores em Estágio Probatório. 2009. Universidade Federal de Pelotas.

15.
Carbone, O.B.; KARNOPP, Nilo Valter; AÑAÑA, Edar S.. A POLÍTICA DE CONCESSÃO DE CRÉDITO ENTRE PESSOAS JURÍDICAS. 2009. Universidade Federal de Pelotas.

16.
AÑAÑA, Edar S.. Revisão de artigo para o European Journal of Marketing. 2009. European Journal of Marketing.

17.
AÑAÑA, Edar S.; LÜCKE, Maria Marlene; VICTÓRIA, Noemia Fonseca. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto. 2005. Universidade Federal de Pelotas.

18.
AÑAÑA, Edar S.; BRIZOLA, Tania Laiz; BUCHWEITZ, Marcia Rúbia Duarte. Processo Seletivo para Administrador do Resturante-Escola da UFPEL. 2004. Universidade Federal de Pelotas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Encontro de Marketing da ANPAD - EMA.Framework Para a Experiência do Consumidor em Jantares de Lazer em Restaurantes. 2018. (Encontro).

2.
International Association of Cultural and Digital Torusm - 2017. Destinations ? Competitiveness From The Tourist s? Point Of View. 2017. (Congresso).

3.
Forum Internacional de Turismo do Iguassu. Eixo Estruturante Turismo e Marketing e Serviços. 2016. (Congresso).

4.
I Workshop em Gestão, Internacionalização e Logística. 2016. (Simpósio).

5.
TOURISM & MANAGEMENT STUDIES INTERNATIONAL CONFERENCE. Segmentação Post-Hoc do Mercado Turístico nos Destinos Litorâneos Brasileiros: Análise À Luz dos Valores Pessoais dos Turistas.. 2016. (Congresso).

6.
XIII Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo.Análise da relação complexa entre os componentes da i magem de um destino turístico: estudo sobre a imagem de Balneário Camboriú (SC), Brasil. 2016. (Seminário).

7.
XII Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo.Competitividade de destinos turísticos: avaliação de um destino interiorano e proposta de um novo método de avaliação. 2015. (Seminário).

8.
XI Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo.AVALIAÇÃO DA IMAGEM DO DESTINO TURÍSTICO: FATORES PESSOAIS E ESTÍMULOS NA PERSPECTIVA DO TURISTA DE PORTO BELO (SC), BRASIL. 2014. (Simpósio).

9.
3. Simpósio Internacional de Valores Humanos e Gestão.Valores e Etnocentrismo: ainfluência de componentes culturais na avaliação de marcas brasileiras eargentinas no contexto transnacional. 2011. (Simpósio).

10.
3. Congresso Latino-Americano de Varejo. Conveniência de Serviços: Apropriação e Adaptação de uma Escala de Medida para Uso no Varejo Brasileiro. 2010. (Congresso).

11.
4. Congresso Latino-Americano de Investigação Turística. IDENTIFICAÇÃO E MENSURAÇÃO DOS DETERMINANTES DA SATISFAÇÃO DOS TURISTAS EM HOTÉIS DE PELOTAS E REGIÃO. 2010. (Congresso).

12.
Semana Acadêmica do Curso de Administração da UCPel.A exploração das redes sociais através da utilização de ferramentas de inteligência artificial, para a descoberta de conhecimento de marketing. 2010. (Encontro).

13.
Aula Inaugural dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da URCAMP.O gerente na sociedade pós-moderna. 2009. (Seminário).

14.
III International Conference on Higher Education Marketing (ICHEM).PERSONAL VALUES IN RELATION TO THE ACADEMIC CAREER CHOICE. 2008. (Encontro).

15.
XXXII ENANPAD.O Valor dos Valores: uma abordagem exploratória do cerne da cultura e da sua influência na avaliação de uma marca. 2008. (Encontro).

16.
Aula Inaugural dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis.Palestra: Como agregar valor ao produto quando todos parecem iguais. 2007. (Outra).

17.
Third German French Austrian Conference on Quantitative Marketing.A New Rating Procedure for the Measurement of Personal Values in Marketing Research. 2007. (Simpósio).

18.
II Encontro de Marketing da Associacao Nacional dos Cursos de Pós-Graduação em Administração - ANPAD.II Encontro de Marketing. 2006. (Encontro).

19.
XXX Encontro Anual da Associacao Nacional dos Cursos de Pós-Graduação em Administração - ANPAD.XXX Encontro Anual da Associação Nacional dos Cursos de Pós-Graduação em Administração. 2006. (Encontro).

20.
XXIX ENANPAD.XXIX Encontro Cientifico da Associacao Nacional do Cursos de Pós-Graduação em Administração. 2005. (Encontro).

21.
I Congresso Mundial de Administração. 2004. (Congresso).

22.
II Congresso de Gestão Empresarial. 2004. (Congresso).

23.
XV ENANGRAD. XV ENANGRAD. 2004. (Congresso).

24.
SEMINÁRIO PLANEJAMENTO DAS AÇÕES 2003-2004 DA UFPEL.PLANEJAMENTO DAS AÇÕES 2003-2004 DA UFPEL. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANÃNÃ, EDAR DA SILVA; GUERREIRO, M. . InternationalConference on Marketing and Design: intersections and challenges. 2018. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Mateus Brettas Lund. O varejo multicanal e sua capacidade de criar valor para o cliente. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Álvaro Augusto Dealcides Silveira Moutinho Bahls. Modelo de Mensuração da Autenticidade de Preparações Culinárias Tradicionais Turísticas. Início: 2017. Tese (Doutorado em Turismo e Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí. (Coorientador).

2.
Melise de Lima Pereira. Imagem de Destinos Turísticos: delimitação e validação de um instrumento de medida. Início: 2016. Tese (Doutorado em Turismo e Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Aléxia Fernandes Rocha. Os rituais de consumo e suas implicações na construção do projeto de identidade coletiva da tribo "tuning". 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Edar da Silva Añaña.

2.
Aline Campelo Blank Freitas. Captura e priorização de requisitos de usuários finais para a concepção e projeto de Habitações de Interesse Social: proposição de um método. 2014. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Edar da Silva Añaña.

3.
Melise Lima Pereira. AVALIAÇÃO DA IMAGEM DO DESTINO TURÍSTICO: FATORES PESSOAIS E ESTÍMULOS NA PERSPECTIVA DO TURISTA DE PORTO BELO (SC), BRASIL. 2013. Dissertação (Mestrado em Turismo e Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, . Coorientador: Edar da Silva Añaña.

4.
SAMUEL ONGARATTO. Customer lifetime value e risco de crédito. 2010. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Coorientador: Edar da Silva Añaña.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Micaela Wienke Wachholz. Competitividade do município de São Lourenço do Sul (RS) enquanto destino turístico. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pública e Desenv) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

2.
Cátia Regina Müller. Pomerano Alimentos: Um estudo sobre o posicionamento da marca. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pública e Desenv) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

3.
Cristiane Berselli. Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição: um estudo sobre a consolidação de um parque turístico como identidade do município de Canguçu (RS). 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pública e Desenv) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

4.
Natalia Yoko Hatamoto. Elementos formadores da qualidade percebida pelos usuários dos serviços do Detran/RS. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pública e Desenv) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
André Luís Timm de Oliveira. A Feira Livre da Bento e sua atratividade: estudo dos atributos valorizados no processo de decisão dos consumidores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

2.
Eduardo das Neves Robaert. Processo de tomada de decisão na escolha de um salão de beleza na cidade de Pelotas/RS: uma escolha por atributos na visão de estudantes da Universidade Federal de Pelotas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

3.
Etienne Almeida de Oliveira. A influência dos relatos postados em sites de e-commerce na intenção de compra dos consumidores: um estudo descritivo baseado na percepção de estudantes universitários da cidade de Pelotas/RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

4.
Tiane Rocha de Brito. Efetividade do Marketing Esportivo: análise de caso em um Clube de Futebol da Cidade de Pelotas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

5.
Taís Meirelles Meroni. O ritual de presentear, o self estendido e o livro como portador de significado: análise das relações entre o doador, o receptor e o objeto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

6.
Keteryne Souza. A Orientação para Mercado no Setor de Gastronomia de Pelotas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

7.
Aline Palmeira Folchini. Maketing B2B em Empresas Transportadoras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

8.
Ludmila Bandeira Lima Barros. Visual Merchandising no Varejo de Moda Frente às Subculturas Regionais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

9.
Beatriz Gomes Silva da Luz. O consumidor infantil como senhor das suas escolhas: estudo da influência da escolha dos filhos na decisão de compra dos pais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edar da Silva Añaña.

10.
Alessandra Silva Pitano. Comportamento do consumidor e decisão de compra: uma analise do valor percebido pelos consumidores de cervejas artesanais.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

11.
Aléxia Fernandes Rocha. Meninas ou Mini-Mulheres? Uma análise da influência da mídia no comportamento das consumidoras infantis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

12.
Maxwell Ramos Machado. O Perfil e a Satisfação dos Consumidores do Shopping Pelotas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

13.
Rosana Ximenes Paschoa. A influência da reputação do posto distribuidor e da marca da distribuidora de combustíveis no processo de criação de valor para o cliente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

14.
Maiara Gutierre Barreto. A imagem de Pelotas enquanto destino turístico: proposta de construção de um instrumento de medida. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

15.
Fernanda Pinho Bilhalva. Pelotas na visão do forasteiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

16.
Vanessa Lima Ferrari. A utilização de um SIG em uma microempresa do ramo da saúde e suas (des)vantagens. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

17.
Gabriel Santos Perez. Marketing Viral: Estudo de Caso Múltipli sobre os casos virais no Facebook da "Piratinha do Grêmio" e do shampoo Head & Shouders. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

18.
Yaçana Ferreto. Veranópolis enquanto destino turístico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

19.
Carolina Krüger Teixeira. O estigma da marca própria e a sua influência na percepção de valor. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

20.
Lucas de Mattos do Nascimento. Marketing Social nos Clubes de Futebol: um estudo sobre a percepção dos torcedores da dupla Gre-Nal sobre a utilização e a efetividade da ferramenta. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

21.
Jaqueline Bastos de Almeida. Programas de Imersão na Língua Inglesa: A Análise de um Mercado de Interesse Turístico e sua Segmentação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

22.
Cátia Müller. O CONSUMO QUE UNE GERAÇÕES: um estudo dos hábitos de consumo dos descendentes germânicos e sua influência na manutenção da identidade étnica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

23.
Ludmila Rocha de Oliveira. Da Necessidade ao Desejo: Um Estudo sobre a Influência da Mídia na Popularização das Cirurgias Plásticas Estéticas no Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

24.
Ivanísia Fonseca Fortes. Influencia da Transição de Cabo Verde de País Menos Avançado para País de Desenvolvimento Médio no Crescimento do Turismo e na Imagem do País Enquanto Destino Turístico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

25.
Melise de Lima Pereira. A Imagem Turística de São José Do Norte: Avaliação dos Turistas Reais e Potenciais à Luz da Imagem Pretendida Pelos Agentes Públicos e Privados. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

26.
Amanda Pruski Yamim. Valores e Etnocentrismo: a influência da cultura na decisão de consumo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

27.
Renata Gonçalves Santos Silva. FUTEBOL ALÉM DOS GRAMADOS Um estudo das relações entre a paixão e as marcas patrocinadoras. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edar da Silva Añaña.

28.
Renan de Almeida Ferreira. Confiança, Envolvilmento e Fluxo como antecedentes da Lealdade: uma análise das relações de consumo com usuários de livreiros. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

29.
Lívia Dora da Fonseca. Análise do Ambiente de Loja - um estudo de caso realizado no varejo calçadista. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

30.
Máricia Abrantes Duval. Marketing estratégico: conhecimento e adoção. Um estudo de caso em hotéis de Pelotas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

31.
Bianca Baladam de Souza. Posicionamento de uma Agência de Turismo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

32.
Luciana Martins de Moura. Escore de crédito. 2005. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

33.
Geisa Irion da Luz. Sistema de Custos Hospitalares. 2004. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração Hospitalar e Hoteleira) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

34.
Camila Camargo. Aplicação do Modelo de Monte Carlo na gestão do risco associado aos custos, em empresa de transporte.. 2004. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração Hospitalar e Hoteleira) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

35.
Mariana Berruti. Utilização de incentivos fiscais à exportação, por parte das empresas exportadoras de Pelotas(RS).. 2004. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração Hospitalar e Hoteleira) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Edar da Silva Añaña.

Iniciação científica
1.
Juliana Lara de Souza. Imagem de Destinos Turísticos: análise e validação empírica de um instrumento de avaliação. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edar da Silva Añaña.

2.
Beatriz Gomes Silva da Luz. Imagem de Destinos Turísticos: análise e validação empírica de um instrumento de avaliação. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edar da Silva Añaña.

3.
Renata Gonçalves dos Santos Silva. A Influência da Conveniência na Satisfação e na Lealdade dos Consumidores: apropriação ao contexto brasileiro. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edar da Silva Añaña.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 9:52:04