Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9907995599761647
  • Última atualização do currículo em 15/05/2018


Possui graduação em História; mestrado em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1998) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de historia, história da disciplina, história e memória, formação de professores. Líder do Grupo de Pesquisas Estudos Históricos: Identidade, Memória e Ensino de História. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo
Nome em citações bibliográficas
TOLEDO, M. A. L. T.;LEOPOLDINO, M.A;LEOPOLDINO, Maria Aparecida;TOLEDO, Maria Aparecida Leopoldino;TOLEDO, Maria Aparecida

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação.
Av. Colombo-5790
zona 07
88702090 - Maringá, PR - Brasil
Telefone: (44) 0443261
Ramal: 4887
Fax: (44) 2614887
URL da Homepage: http://uem.br


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2005
Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A disciplina de História no Paraná:os compêndios de História e a história ensinada (1876-1905), Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Kazumi Munakata.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Paraná; hisotria da disciplina; Ensino secundário.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação; Educação Média de Formação Geral.
1996 - 1998
Mestrado em Fundamentos da Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: O ensino de História no pensamento de autores brasileiros nos anos 80: contribuição à crítica ao ensino tradicional em História,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: João Luiz Gasparin.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História / Especialidade: Ensino de História.
Setores de atividade: Educação.
1994 - 1997
Especialização em Ciências Sociais. (Carga Horária: 420h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1989 - 1993
Graduação em História.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari, FAFIMAN, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunto D, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Instituição. Disciplinas ministradas no curso de Pedagogia: Metodologia e prática do ensino de História para as séries iniciais do ensino fundamental; Formação e prática docente do ensino de História para as séries iniciais do ensino fundamental

Atividades

8/1999 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática nas Licenciaturas
Programas e Currículos
02/2006 - 02/2007
Ensino, Pós-Graduação em Zootecnia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Esnino Superior
08/2000 - 08/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

08/2000 - 08/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .


Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul, FAFIJAN, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 10

Atividades

2/1998 - 2/1999
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Econômica I
História Econômica II
Cultura Brasileira


Linhas de pesquisa


1.
Ensino aprendizagem em História escolar
2.
estudos históricos:formação social brasileira - memória e identidade

Objetivo: Abordar estudos teóricos sobre a formação social brasileira e suas relações com o ensino escolar de História..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Palavras-chave: curriculo escolar; arquivos escolares; Didática.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O Brasil na leitura de Pedro Muralha (1927-1928): discursos de colonização portuguesa e escrita da história escola
Descrição: O projeto propõe o estudo da obra Portugal no Brasil: a colonização portuguesa (1927), de autoria do intelectual português Antonio Pedro Muralha (1878-1946). Nascido em Beja, além de escritor, Pedro Muralha foi também redator, jornalista e diretor de diversos jornais, entre eles, o Vida Alantejada, Jornal do Meio Dia, o diário A Vanguarda. Atuante no mundo do impresso, o autor e suas obras revelam-se paradigmáticas para conhecer os relatos históricos extra-mar sobre o papel de Portugal na colonização brasileira presentes nos livros destinados às escolas portuguesas. Escrito em fins da década de 1920, o livro selecionado tomado como fonte deste estudo expressa a intenção de parte da elite intelectual colonizadora de, ante o cenário da dissolução do Império no Brasil, reafirmar suas conquistas em duas frentes de ação: a primeira, de assegurar sua presença e interesse contemporâneo no continente africano e, ao mesmo tempo, de renovar a historiografia nacional com o fim de reforçar suas glórias e a força colonizadora vivenciadas no passado. A hipótese que norteia este projeto é a de que o livro construi uma identidade nacional para Portugal e representações sobre a sociedade brasileira veiculada pela perspectiva do colonizador. De modo que uma memória sobre o Brasil foi construída por intermédio de uma narrativa sobre o passado colonial português que recria discursos de resistência sobre o desaparecimento da própria dominação colonial e sobre o fim de sua epopéia colonial . Para realizar a análise, se recorrerá à História Cultural, em especial a história das edições, com o fim de compreender, por meio da narrativa de Pedro Muralha, os discursos de colonização construídos sobre o Brasil e a sociedade brasileira, destacando o papel da história escolar nesse universo discursivo e simbólico da construção de uma historiografia colonial pelo autor português..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Um paranaense na capital da república: rocha pombo e a produção da série "resumo didactico"
Descrição: O projeto pretende investigar as relações de sociabilidades em que José Francisco da Rocha Pombo (Morretes, 1857- Rio de Janeiro, 1933) estava envolvido quando viaja de sua terra natal para o Rio de Janeiro em fins do século XIX e as condições sociais em que suas obras sobre a História do Brasil e dos Estados brasileiros são produzidas, entre 1918 e 1932, e publicadas pela Companhia Melhoramentos de São Paulo. Intitulada Resumo Didactico, a série de livros dirigia-se aos alunos e professores das escolas primárias brasileiras, bem como aos futuros professores, estudantes da Escola Normal, das instituições do país. O objetivo principal é reconhecer a trajetória política e cultural de Rocha Pombo que garante sua participação na produção e circulação de livros didáticos de História escolar nos anos inicias da República brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo - Coordenador.
2014 - 2016
NAÇÃO, NATUREZA E TERRITÓRIO: A ESCRITA DA HISTÓRIA ESCOLAR DE SEBASTIÃO PARANÁ PARA USO DAS ESCOLAS PRIMÁRIAS (1903)
Descrição: O principal objetivo que norteia a investigação é o reconhecimento de autores e livros didáticos representativos da produção historiográfica paranaense escritos em fins do século XIX e décadas iniciais do XX, com o fim de verificar sua relação com a elaboração de uma escrita da história escolar que ainda hoje se faz presente nos livros didáticos de História do Paraná.O estudo historiográfico do manual O Brasil e o Paraná, escrito para uso das escolas primárias do estado por Sebastião Paraná e publicado em 1903, é o que objetiva este projeto especificamente. A escolha do livro e seu autor se deu exatamente pela possibilidade de investigação da relação acima referida por intermédio de um manual que ficou famoso pelo uso e circulação no estado desde a sua aprovação pela Comissão de Lentes do Gymnasio Paranaense em 1 de outubro de 1903. Numa época de mudanças políticas, como foi o caso da transição do Império para a República, a proposta é compreender os lugares de produção (Certeau, 1982) e vivência intelectual de Sebastião Paraná entre poetas, literatos, romancistas, jornalistas, educadores, historiadores. Nesse cenário, dois lugares de memória serão observados: o IHGPR e o Ginásio Paranaense, lugares institucionais em que dialogam o debate sobre a história e seu ensino.Para os interesses desta proposta de pesquisa, ao definir a abordagem teórica toma-se a História Cultural e a História das Disciplinas Escolares para orientar as análises e conclusões da leitura historiográfica a ser realizada por meio do manual O Brasil e o Paraná. Por meio da leitura historiográfica do manual de Sebastião Paraná, a análise se fará considerando o ensino de História em sua historicidade, em sua dimensão particular e específica de uso do passado, o que implica igualmente pensar a dimensão política subjacente na forma de uso social do passado nele presente. Usos que podem estar presentes como continuidades e permanências na historiografia didática, o que exige uma reflexão acerca da memória e dos mecanismos de sua reprodução na prática pedagógica atual..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
O Nacional, o Regional e o Local no ensino de História: Capistrano de Abreu e a escrita da história escolar (1883)
Descrição: O intento fundamental do projeto é voltar-se para a questão de como é produzido, no conteúdo histórico escolar, a relação nacional, regional e local na História do Brasil, reconhecendo continuidades e rupturas na produção historiográfica construída nos marcos da configuração desse debate em fins do século XIX no cenário brasileiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
Conservando a memória das práticas escolares: Inventário do acervo do Laboratório de Apoio Pedagógico.
Descrição: O projeto tem por objetivo investigar e inventariar o rico acervo bibliográfico (livros didáticos), arquivísticos (documentos oficiais e de apoio pedagógico), museológico (peças destinadas ao laboratório) que compõe o Laboratório de Apoio Pedagógico do Deparamento de Teoria e Prática da educação da Universidade Estadual de Maringá, com o fim último de informar e disponibilizar aos docentes, discentes e pesquisadores da educação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2007
Pensar a história, repensar seu ensino
Descrição: Tratou das mudanças processadas no ensino de História a partir dos anos de 1980 no Brasil. Tendo como fontes principais os PCNs, o PNLD e a produção historiográfica nacional, efetuou-se um estudo monográfico dos eixos História Local e do Cotidiano, e, História das Organizações populacionais, indicados para o ensino no 1o e no 2o ciclo do ensino fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo - Coordenador.
2001 - 2005
A disciplina de História no Paraná: os compêndios de História e a história ensinada (1876-1905)
Descrição: a definir.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: diálogos revista do departamento de historia
2009 - Atual
Periódico: Acta Scientiarum (UEM)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História/Especialidade: Ensino de História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História/Especialidade: Ensino Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História/Especialidade: Historiografia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História/Especialidade: História da Educação Brasileira.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LEOPOLDINO, Maria Aparecida2017LEOPOLDINO, Maria Aparecida. Didática e História Escolar: Dimensões Disciplinares e Culturais. Revista Antíteses, v. 9, p. 168, 2017.

2.
M A L2017M A L ; COELHO, J. P. P. ; NUNES, D. C. ; LEOPOLDINO, M.A . Temporalidade (s) na Historiografia Didática: notas sobre o Ensino de História e cultura indígena no município de Maringá (2014-2016). História & Ensino, v. 23, p. 181-205, 2017.

3.
3LEOPOLDINO, Maria Aparecida2016LEOPOLDINO, Maria Aparecida. A leitura de textos literáros no Ensino de História escolar: entrelaçando percursos metodológicos para o trato com os conceitos de Tempo e Espaço. Revista História Hoje, v. 4, p. 130, 2016.

4.
4TOLEDO, Maria Aparecida2016TOLEDO, Maria Aparecida. Problematizar o tedicional para encontrar o novo: o ensino de História no quadro das tendências historiográficas. Cadernos de História da Educação (Online), v. 15, p. 323-347, 2016.

5.
LEOPOLDINO, Maria Aparecida2016LEOPOLDINO, Maria Aparecida. Construção simbólica da região e invenção da identidade: sobre a narrativa didática de Sebastião Paraná. REVISTA DE HISTÓRIA REGIONAL, v. 21, p. 628-643, 2016.

6.
LEOPOLDINO, Maria Aparecida2016LEOPOLDINO, Maria Aparecida. CAPISTRANO DE ABREU E A ESCRITA DA HISTÓRIA ESCOLAR: NOTAS SOBRE A TESE DEFENDIDA NO COLÉGIO PEDRO II EM 1883. Labirinto (UNIR), v. 24, p. 17, 2016.

7.
5TOLEDO, M. A. L. T.2014TOLEDO, M. A. L. T.. Historiografia didática e ensino de história: nação e identidade nas narrativas sobre a história do Brasil (1843-1861). INTERFACES CIENTÍFICAS - EDUCAÇÃO, v. 2, p. 257-267-267, 2014.

8.
1TOLEDO, M. A. L. T.2013TOLEDO, M. A. L. T.; TOLEDO, M. A. L. T. . Os lugares da produção do saber histórico escolar no Brasil: compêndios de história e narrativas conciliadoras no Paraná (1876-1905). REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA (IMPRESSO), v. 33, p. 161-191, 2013.

9.
2TOLEDO, M. A. L. T.2012TOLEDO, M. A. L. T.. A disciplina de História no Paraná nos tempos do Império: indícios da formação do campo disciplinar. Revista de História Regional, v. 17, p. 285-302, 2012.

10.
7TOLEDO, M. A. L. T.2010TOLEDO, M. A. L. T.. História local, historiografia e ensino: sobre as relaçoes entre teoria e metodologia do ensino de História. Antíteses (Londrina), v. 3, p. 1-16, 2010.

11.
6TOLEDO, M. A. L. T.2010TOLEDO, M. A. L. T.. A disciplina de História no Paraná: compêndios escolares, ensino secundário e formação de elites intelectuais. EDUCAR EM REVISTA (IMPRESSO), p. 269-291, 2010.

12.
8TOLEDO, M. A. L. T.2010TOLEDO, M. A. L. T.. O LAP como lugar de memória das práticas escolares e de reconstrução histórica da identidade do curso de Pedagogia. Teoria e Prática da Educação, v. 13, p. 203-212, 2010.

13.
9TOLEDO, M. A. L. T.2005TOLEDO, M. A. L. T.. A disciplina de História no Império Brasileiro. Revista HISTEDBR On-line, Unicamp, v. 17, p. 01-10, 2005.

14.
11TOLEDO, M. A. L. T.2004TOLEDO, M. A. L. T.. Ensino de História e história ensinada: notas sobre um campo de fronteiras. Teoria e Prática da Educação, UEM, v. 07, n.01, p. 107-110, 2004.

15.
10TOLEDO, M. A. L. T.2004TOLEDO, M. A. L. T.. A história ensinada sob o império da memória: questões de História da disciplina. HISTÓRIA (SÃO PAULO), UNESP, v. 23, n.especial, p. 13-32, 2004.

16.
12TOLEDO, M. A. L. T.2002TOLEDO, M. A. L. T.. Da historia ensinada aos seus fundamentos teóricos: a concepção de historia de Augusto Comte. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 5, n.1, p. 47-64, 2002.

17.
13TOLEDO, M. A. L. T.2000TOLEDO, M. A. L. T.. A metodologia do ensino de historia em questão: PARA ALÉM DOS LIVROS DIDÁTICOS. Cadernos de Educação (UFPel), Pelotas-, v. 01, n.15, p. 81-92, 2000.

18.
14TOLEDO, M. A. L. T.2000TOLEDO, M. A. L. T.. Ensino de Historia ou historia que se ensina: tautologia ou um debate essencial na construção da crítica à historia ensinada no ensino fundamental?. Ágora (UNISC), Santa Cruz do Sul, v. 01, n.05, p. 53-64, 2000.

19.
16TOLEDO, M. A. L. T.2000TOLEDO, M. A. L. T.. Reflexões sobre a crítica feita ao ensino de Historia no Brasil nos anos 80. Acta Scientiarum (UEM), 2000.

20.
15TOLEDO, M. A. L. T.2000TOLEDO, M. A. L. T.. O professor de historia e a Hisotira ensinada: caminhos de uma discussão. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 03, n.06, p. 57-68, 2000.

21.
17TOLEDO, M. A. L. T.1997TOLEDO, M. A. L. T.. Formação de educadores: algumas reflexões acerca dos nexos entre história da educação e história como ciência. Cadernos de Apoio Ao Ensino, Maringá, v. 1, n.03, p. 45-52, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LEOPOLDINO, Maria Aparecida; LIMA, M. . Didática do ensino de História: teorias, conceitos, práticas. 1. ed. Curitiba: Prismas, 2017.

2.
TOLEDO, M. A. L. T.; MOLINA, A. H. (Org.) ; CERRI, L. F. (Org.) ; GONCALVES, N. G. (Org.) . Ensino de HIstória e Educação: olhares em convergencia. 1. ed. Ponta Grossa: UEPG, 2012. v. 1. 265p .

3.
TOLEDO, M. A. L. T.. Didática no ensino de História. 1. ed. Maringá: Eduem, 2012. v. 1.

4.
TOLEDO, M. A. L. T.. Ensino de Historia: Ensaios sobre questões teóricas e práticas. 1a. ed. Maringá: Eduem, 2011. v. 1. 170p .

Capítulos de livros publicados
1.
LEOPOLDINO, Maria Aparecida. HISTÓRIA ESCOLAR: VELHAS QUESTÕES, NOVOS QUESTIONAMENTOS. Didática do ensino de História: teorias, conceitos, práticas. 1ed.Curitiba: Prismas, 2017, v. 1, p. 13-24.

2.
M A L ; LEOPOLDINO, M.A . O livro didático de História nos marcos de uma História da Disciplina: notas sobre ensino de História e figurações da história regional. In: Ana Heloisa Molina; Carlos Augusto Lima Ferreira. (Org.). Entre textos e contextos: caminhos do ensino de história. 1ed.Curitiba: , 2016, v. 1, p. 269-291.

3.
TOLEDO, M. A. L. T.. Estudos Culturais e Educação: a temática do multiculturalismo e os objetos de pesquisaecortes temáticos. In: Lizete S Bomura Maciel (org). (Org.). Pesquisas em Educação diferentes abordagens teórico-metodológicas. 1ed.Maringá: Eduem, 2014, v. 1, p. 56-89.

4.
TOLEDO, M. A. L. T.; MOLINA, A. H. ; CERRI, L. F. ; GONCALVES, N. G. . História escolar e escrita da história: por uma historiografia do ensino de HIstória. In: Ana Heloisa Molina; Luis Fernando Cerri; Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo; Nadia Gaiofatto Gonçalves. (Org.). Ensino de HIstória e Educação: olhares em convergencia. 1ed.POnta Grossa: UEPG, 2012, v. 1, p. 225-248.

5.
TOLEDO, M. A. L. T.; STEINKE, R. . Maringá e o norte paranaense na revista A Pioneira: modernidade, história local e ensino. In: Ana Heloisa Molina; Luis Fernando Cerri; Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo; Nadia Gaiofatto Gonçalves. (Org.). Ensino de HIstória e Educação: olhares em convergencia. 1ed.Ponta Grossa: UEPG, 2012, v. 1, p. 83-102.

6.
TOLEDO, M. A. L. T.. Pensar a história, repensar seu ensino: por que ensinar o passado à infância brasileira?. In: Hudson Siqueira Amaro; Isabel Cristina Rodrigues. (Org.). História: metodologia do ensino. 2ed.Maringá: EDUEM, 2012, v. 1, p. 19-40.

7.
TOLEDO, M. A. L. T.. Continuidades e permanências pedagógicas: o tradicional no ensino de História no quadro das tendencias historiográficas. In: Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo. (Org.). Didática no ensino de História. 1ed.Maringá: Eduem, 2012, v. 30, p. 08-27.

8.
TOLEDO, M. A. L. T.. História: Dimensões pedagógicas e método de ensino. ENSINO DE HISTORIA: ENSAIOS SOBRE QUESTOES TEORICAS E PRATICAS. 1ed.Maringá: EDUEM, 2011, v. 1, p. 13-32.

9.
TOLEDO, M. A. L. T.. Ensino de Historia nas séries iniciais: contribuições da Historia Local para a organização do trabalho pedagógico. In: Marta Chaves; Ruth Izumi Setoguti; Silvia Pereira Gonzaga de Moraes. (Org.). A formação do professor e intervenções pedagógicas humanizadoras. Curitiba: Instituto Memória Editora, 2010, v. 01, p. 141-159.

10.
TOLEDO, M. A. L. T.. A formação de professores perante as novas perspectivas do aprender e ensinar história. In: MACIEL,Lizete S.Bomura; PAVANELLO, Regina Maria; MORAES, Silva P.Gonzaga. (Org.). Formação de professores e pratica pdagogica. 1aed.Maringá: Eduem, 2002, v. 01, p. 01-117.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TOLEDO, M. A. L. T.. Ensino de História e escrita da história escolar: considerações sobre o conceito de cultura histórica. In: VIII Encontro nacional perspectivas do ensino de História, 2012, Campinas - SP. Anais do VIII Encontro nacional perspectivas do ensino de História: memorias, sensibilidades e produção de saberes, 2012. v. 1. p. 1-19.

2.
TOLEDO, M. A. L. T.. Ensino de Historia e Educação Patrimonial: revisitando o conceito de "consciência histórica" para pensar o tema das identidades nacionais. In: V Congresso Internacional de Historia, 2011, Maringa. V CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. Maringa: Clichetec, 2011. v. 01. p. 01-13.

3.
TOLEDO, M. A. L. T.. Pesquisar a Historia Local: historiografia e perspectivas para o ensino de Historia nas series iniciais. In: V Congresso Internacional de Historia, 2011, Maringa. V CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. Maringa: Clichetec, 2011. v. 01. p. 01-16.

4.
TOLEDO, M. A. L. T.. Didática e Historiografia Didática: das possibiidades de superar a Pedagogia da Naçao no ensino de História. In: Reunião Anual da Associaçao Nacional de Pós-Graduaçao e Pesquisa em Educaçao, 2010, Caxambu, MG. 33a Reunião Anual da ANPED Edcauçao no Brasil: o balanço de uma década. Rio de Janeiro: Armazem das Letras Gráfica e Editora Ltda, 2010. v. 01. p. 1-16.

5.
TOLEDO, M. A. L. T.. História ensinada e Cidadania no Paraná (1900-1905). In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética. Fortaleza, 2009. v. 1.

6.
TOLEDO, M. A. L. T.. A criação da disciplina de História no Paraná: ensino secundário, formação de elites e cidadania. In: IV Congresso Internacional de História, 2009, Maringá. V CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. Maringá, 2009. v. 1.

7.
TOLEDO, M. A. L. T.. Relações entre História e ensino de História escolar:perspectivando um grupo de pesquisas. In: IV Congresso Internacional de História, 2009, Maringá. V CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. Maringá, 2009. v. 1.

8.
STEINKE, R. ; TOLEDO, M. A. L. T. . Imagens da Civilização: memória, história local e fotografia (Maringá década de 1940-50). In: IV Congresso Internacional de História, 2009, Maringá. V CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. Maringá, 2009. v. 1.

9.
TOLEDO, M. A. L. T.. Ensino de História e arquivos institucionais: possibilidades de intervençao pedagógica. In: VII Encontro Nacional "Perspectivas do ensino de História", 2009, Uberlandia - Minas Gerais. VII Encontro Nacional "Perspectivas do ensino de História", 2009. v. 1.

10.
TOLEDO, M. A. L. T.. Aprendendo Liçoes de História e cidadania: a disciplina de História no Paraná no inicio do século XX. In: VII Encontro Nacional "Perspectivas do Ensino de História", 2009, Uberlandia - Minas Gerais. VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2009. v. 1.

11.
TOLEDO, M. A. L. T.. Dimensões Pedagógicas e método de ensino:encontros de saberes na Didática da História. In: 32a Reunião Anual da ANPEd, 2009, Caxambu - Minas Gerais. 32a Reunião Anual da ANPEd - Sociedade, Cultura e educaçao: novas regulaçoes, 2009. v. 1.

12.
TOLEDO, M. A. L. T.. Historia e Memória: Joaquim Manuel de Macedo e a construção da historiografia didática no Brasil. In: VIII Encontro Naicional dos Pesquisadores do Ensino de História, 2008, São Paulo. Anais do VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História, 2008.

13.
TOLEDO, M. A. L. T.. Historiografia e ensino de História: notas acerca da formação do Estado Nacional. In: XIV Semana de História da UEM 1808-2008:200 anos da nação brasileira, 2008, Maringá. IV Fórum do Programa de Opos-Graduação em História e XIV Semana de História da UEM, 2008.

14.
TOLEDO, M. A. L. T.. SABERES ESCOLARES, DIDÁTICAS E METODOLOGIAS DO ENSINO: PERSPECTIVAS NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM DIDÁTICA. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino- ENDIPE, 2008, Porto Alegre - RS. XIV Endipe - Trajetórias e Processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas, 2008.

15.
TOLEDO, M. A. L. T.. Compêndio de História e programa curricular:em estudo sobre Disciplinar escolar, curriculo e cultura no Paraná. In: III Seminário Internacional: Escola e Cultura, 2008, São Paulo. III Seminário Internacional: Escola e Cultura. São Paulo: Fapesp, 2008.

16.
TOLEDO, M. A. L. T.; STEINKE, R. . Forma escolar, código disciplinar e memórias do ensino de História: As Lições de Joaquim Manoel de Macedo no Paraná. In: III Seminario Internacional: Escola e Cultura, 2008, São Paulo. III Seminario Internacional: Escola e Cultura. São Paulo: Fapesp, 2008.

17.
TOLEDO, M. A. L. T.. História e Literatura: notas acerca de prática de leitura e escrita sobre a História do Brasil nos oitocentos. In: II Conali -, 2008, Maringá. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008. v. 01. p. 01-12.

18.
TOLEDO, M. A. L. T.; LIMA, E. F. . A Disciplina de História na República: análise do compêndio de História do Brasil de João Ribeiro. In: III Encontro de Pesquisa em Educação e XV Semana de Pedagogia, 2008, Maringá. III Encontro de Pesquisa em Educação; I Jornada de Gestão Educacional e XV Semana de Pedagogia - Pedagogia 35 anos: História e Memória. Maringá, 2008. v. 1.

19.
TOLEDO, M. A. L. T.. REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE A PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE MEMÓRIA E IDENTIDADE. In: I Encontro Cientifico do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2007, Maringá. Anais do I Encontro Científico de Comemoração dos 30 anos do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2007. v. prelo.

20.
TOLEDO, M. A. L. T.. Didática e saberes metodológicos das disciplinas escolares: reflexões teóricas sobre fronteiras e campos comuns de investigação. In: 30 a reunião anual da ANPED, 2007, Caxambu. anped:30 anos de pesquisa e compromisso social, 2007. v. 01. p. 01-26.

21.
TOLEDO, M. A. L. T.. Interfaces do saber pedagógico: contribuições da História das disciplinas escolares para o campo da Didática. In: 29a Reunião Anual da ANPED, 2006, Caxambu-MG. 29a reunião anual da ANPED Educação, cultura e conhecimento na contemporaneidade: desafios e compromissos, 2006.

22.
TOLEDO, M. A. L. T.. Questões teórico-metodológicas da Didática da História:o livro didático de volta à cena. In: I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento humano, 2004, Maringá-Pr. Anais do 1º Congresso Internacional de Educação e desenvolvimento humano, 2004.

23.
TOLEDO, M. A. L. T.. O ensino de História e a história ensinada nos marcos de uma história das disciplinas. In: XI Semana de Pedagogia e VII Semana de Educação de Cianorte, 2003, Maringá-Pr. XI Semana de Pedagogia, 2003.

24.
TOLEDO, M. A. L. T.. Fundamentos teóricos do projeto de pesquisa "Pensar a historia, repensar seu ensino". In: X Semana de Pedagogia, 2000, Maringá. Anais da X Semana de Pedagogia, 2000. v. 01.

25.
TOLEDO, M. A. L. T.. Reflexões sobre a relação educação e cidadania. In: IX Semana de Pedagogia, 1999, Maringá. IX Semana de Pedagogia, 1999. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TOLEDO, M. A. L. T.. OS Laboratórios de ensino como patrimônio da memória escolar: reflexões sobre documentos, memória earquivos escolares. In: IV Congresso Brasileiro de HIstória da Educação, 2006, Goiânia. A Educação e seus sujeitos da História. Goiás: Ed. da UCG, 2006.

2.
TOLEDO, M. A. L. T.. A disciplina de História no Paraná no século XIX: fontes e perspectivas de análise. In: XV Encontro Regional de História, 2006, São João Del Rei. Cadernos de resumos e programação do XV Encontro Regional de História. São João Del Rei: Ed. da UFSJ, 2006. v. 01. p. 71-72.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TOLEDO, M. A. L. T.. Didática e saberes metodológicos das disciplinas escolares:reflexões sobre fronteiras e campos comuns de investigação. In: 30a Reunião Anual da anped, 2007, Caxambu. ANPED: 30 anos de pesquisa e compromisso social. Rio de Janeiro: Anped, 2007. v. 01. p. 68-68.

2.
TOLEDO, M. A. L. T.. A disciplina de História no Império Brasileiro. In: IV Jornadas do HISTEDBR, 2004, Maringá. Cadernos de Resumo, 2004. v. 01. p. 163-164.

3.
TOLEDO, M. A. L. T.. Contribuições da História das disciplinas para a pesquisa sobre o ensino de História. In: VI Encontro ///nacional dos pesquisadores em ensino de História - 10 anos, 2003, Londrina-Pr. IV Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História, 2003.

4.
TOLEDO, M. A. L. T.. o ensino de Historia no Paraná: uma discussão sobre as fontes. In: VIII Encontro Regional de Historia, 2002, Curitiba. PROGRAMAS E RESUMOS. Curitiba: Aos quatro ventos, 2002. v. 1. p. 46-46.

5.
TOLEDO, M. A. L. T.. A metodologia do ensino de Historia em questão: para além dos livros didáticos. In: 10º ENDIPE, 2000, Rio de Janeiro. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes, espaços e tempos. Rio de Janeiro: Cortez/Papirus/Vozes, 2000. v. 01. p. 405-405.

6.
TOLEDO, M. A. L. T.. O ensino de História no pensamento de autores brasileiros nos anos 80: contribuição à crítica ao ensino de história tradicional em história. In: II Seminário de pesquisadores em educação da Regisão sul - ANPED, 1999, Curitiba. II Seminário de pesquisadores em educação da Regisãoa Sul - ANPED, 1999. v. 1.

7.
TOLEDO, M. A. L. T.. Contribuição à reflexão metodológica sobre os nexos entre conhecimento histórico X ensino de História. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 1998, Florianópolis-SC. Semínario de Pesquisa em Educação da Regisão Sul, 1998. v. 1.

8.
TOLEDO, M. A. L. T.. Algumas considerações sobre a tendência recente da historiografia contemporânea e suas relações metodológicas com a história da educação,. In: IV Congreso Iberoamreicano de história de la educación latinoamericana, 1998, Santiago. IV Congreso Iberoamericano de historia de la educacion latinoamericana, 1998. v. 1.

9.
TOLEDO, M. A. L. T.. Historiografia e História da Educação: algumas reflexões metodológicas. In: I Congresso de Ciências da Educação, 1997, Araraquara-SP. I Congreso de Ciências da Educação, 1997. v. 1.

10.
TOLEDO, M. A. L. T.. História da Educação e Nova História: contribuição à reflexão metodológica. In: X Jornadas Argentinas de Historia de La Educacion, 1997, Rosario. X Jornadas Argentinas de Historia de La Educacion, 1997. v. 1.

11.
TOLEDO, M. A. L. T.. A Pedagogia Histórico-Crítica e o Ensino de História proposto pelo Currículo Básico do Paraná - 1990. In: III Encontro de História de Mato Grosso do Sul, 1996, Corumbá-MS. III Encontro de História de Mato Grosso do Sul, 1996. v. 01. p. 14-15.

12.
TOLEDO, M. A. L. T.. A presença da Pedagogia histórico-crítica na produção teórica do currículo básico do Paraná. In: VI Semana de Pedagogia: Educação e Multiculturalidade, 1996, Maringá - Pr. VI Semana de Pedagogia: Educação e Multiculturalidade, 1996. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
TOLEDO, M. A. L. T.2001TOLEDO, M. A. L. T.. Sociedade moderna, educação e historia nas series iniciais do ensino fundamental. Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas Historia, Sociedade e Educação, Campinas-SP, v. 01, n.01, p. 51-51, 2001.

2.
TOLEDO, M. A. L. T.1999TOLEDO, M. A. L. T.. O ensino de história no pensamento de autores brasileiros nos anos 80: Contribuição à crítica ao ensino tradicional em história. Revista do Departamento de Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 02, n.03, p. 113-113-v, 1999.

Artigos aceitos para publicação
1.
LEOPOLDINO, M.A. Pinturas históricas do século XIX e discurso identitário: notas sobre iconografia e ensino de História no Paraná. Revista Historia Y MEMORIA, 2018.

2.
M A L ; LEOPOLDINO, M.A . ?Letrados e escrita da história escolar: Sebastião Paraná e o Manual O Brasil e o Paraná para uso nas escolas primárias. HISTÓRIA & PERSPECTIVAS, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
M A L ; TOLEDO, M. A. L. T. . Escrita da história e historiografia didática: notas sobre a tese de Capistrano de Abreu no Colégio Pedro II. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TOLEDO, M. A. L. T.. Capistrano de Abreu e a escrita da história escolar: produção e circulação da tese defendida no Colégio Pedro II. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
TOLEDO, M. A. L. T.. História da história ensinada e os livros didáticos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
TOLEDO, M. A. L. T.. Didática e historiografia didática: das possibilidades de superar a Pedagogia da Naçao no ensino de História. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
TOLEDO, M. A. L. T.. A criação da disciplina de História no Paraná: ensino secundário, formação de elites e cidadania. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
TOLEDO, M. A. L. T.. Relações entre História e ensino de História escolar: perspectivando um grupo de pesquisas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
TOLEDO, M. A. L. T.. História ensinada e Cidadania no Paraná (1900-1905).. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
TOLEDO, M. A. L. T.. Dimensões Pedagógicas e método de ensino:encontros de saberes na Didática da História. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
TOLEDO, M. A. L. T.. História ensinada e Cidadania no Paraná (1900-1905).. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
TOLEDO, M. A. L. T.. . Relações entre História e ensino de História escolar:perspectivando um grupo de pesquisas.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
TOLEDO, M. A. L. T.; STEINKE, R. . . Imagens da Civilização: memória, história local e fotografia (Maringá década de 1940-50).. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
TOLEDO, M. A. L. T.. Historia e Memória: Joaquim Manuel de Macedo e a construção da historiografia didática no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
TOLEDO, M. A. L. T.. Historiografia e ensino de História: notas acerca da formação do Estado Nacional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
TOLEDO, M. A. L. T.. SABERES ESCOLARES, DIDÁTICAS E METODOLOGIAS DO ENSINO: PERSPECTIVAS NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM DIDÁTICA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
TOLEDO, M. A. L. T.. Compêndio de História e programa curricular:em estudo sobre Disciplinar escolar, curriculo e cultura no Paraná. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
TOLEDO, M. A. L. T.; STEINKE, R. . Forma escolar, código disciplinar e memórias do ensino de História: As Lições de Joaquim Manoel de Macedo no Paraná. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
TOLEDO, M. A. L. T.. O ensino de Historia no ensino fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
TOLEDO, M. A. L. T.. História e Literatura: notas acerca de prática de leitura e escrita sobre a História do Brasil nos oitocentos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
TOLEDO, M. A. L. T.. Historia e Memória: Joaquim Manuel de Macedo e a construção da historiografia didática no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
TOLEDO, M. A. L. T.. Compêndio de História e programa curricular:em estudo sobre Disciplinar escolar, curriculo e cultura no Paraná. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
TOLEDO, M. A. L. T.. Didática e saberes metodológicos das disciplinas escolares: reflexões teóricas sobre fronteiras e campos comuns de investigação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
TOLEDO, M. A. L. T.; JESUS, D. N. ; MORAES, T. P. . Desenvolvimento humano, o processo da produção do conhecimento e o currículo básico do Paraná 1996 (orientação projeto Vale Saber).

2.
TOLEDO, M. A. L. T.; ZOLI, A. G. R. . Caderno científico 1996 (orientação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
TOLEDO, M. A. L. T.. Consultor A-doc da Revista Acta Scientiarum. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
TOLEDO, M. A. L. T.. Lider de grupo de pesquisa. 2007.

2.
TOLEDO, M. A. L. T.. Coordenação do Laboratório de Apoio Pedagógico. 2006.


Demais tipos de produção técnica
1.
TOLEDO, M. A. L. T.. Conservando a memória das práticas escolares: Inventário do Laboratório de Apoio Pedagógico da UEM. 2010. (Relatório de pesquisa).

2.
TOLEDO, M. A. L. T.. Parecer sobre artigo para Revista Educação & Realidade. 2010. (avaliação de artigo cientifico).

3.
TOLEDO, M. A. L. T.. Ensino de História nas série iniciais: contribuiçoes da Historia Local para a organizaçao do trabalho pedagógico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
TOLEDO, M. A. L. T.. Estudos culturais e Educação: a temática do multiculturalismo e os objetos de pesquisa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
TOLEDO, M. A. L. T.. Ensino de História nas séries iniciais:contribuições da História Local para a organização do trabalho pedagógico. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto instrucional).

6.
TOLEDO, M. A. L. T.. O ensino de HJistória no ensino fundamental. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
TOLEDO, M. A. L. T.. As licenciaturas frente aos desafios da formação do professor na contemporaneidade. 2007. .

8.
TOLEDO, M. A. L. T.. Mosta Museológica. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto instrucional).

9.
TOLEDO, M. A. L. T.. Pensar a História, repensar seu ensino. 2007. (Relatório de pesquisa).

10.
TOLEDO, M. A. L. T.. Súmula História de Memória do Laboratório de Apoio Pedagógico. 2006. (Cartas, mapas ou similares/Outra).

11.
TOLEDO, M. A. L. T.. A inclusão dos Estudos de História e Cultura Afro-brasileiro: temas e recortes temáticos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
TOLEDO, M. A. L. T.. Sumula histórica de memória do LAP. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - folder informativo).

13.
TOLEDO, M. A. L. T.. Projeto de ensino: Laboratório de Apoio Pedagógico. 2006. (Relatório de pesquisa).

14.
TOLEDO, M. A. L. T.. Projeto de pesquisa. 2005. (Relatório de pesquisa).

15.
TOLEDO, M. A. L. T.. Projeto de pesquisa: Pensar a História, repensar seu ensino. 2001. (Relatório de pesquisa).

16.
TOLEDO, M. A. L. T.. O trabalho com fontes no ensino de História. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
TOLEDO, M. A. L. T.; GRASSI, Fabio Luz ; Eduardo Aceti Junior . II Mostra museológica do LAP. 2007 (Mostra cultural) .

2.
TOLEDO, M. A. L. T.. Pensar a História, Repensar seu Ensino. 2001 (coordenação de evento: Ciclo de Palestras) .

3.
TOLEDO, M. A. L. T.. X Semana de Pedagogia da UEM. 2000 (coordenação de evento de extensão) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
WALKER, M. R; TERUYA., T. K.; TOLEDO, M. A. L. T.; FAUSTINO, R. C.; MACIEL, L. B. Participação em banca de Maristela Rosso Walker. A identidade Puyanawa na escola indígena. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Qualificações de Doutorado
1.
NYAMIEN, F. R. G.; TERUYA, T. K.; ARAUJO, M. C.; TOLEDO, Maria Aparecida. Participação em banca de Francy Rodrigues da Guia Nyamien. Tessituras da cor da cultura: em cena, os episódios televisivos da série nota 10. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TOLEDO, M. A. L. T.. Participação em banca de Fernanda Mayumi Kose Yokode.Fotografia como recurso metodológico para a Educação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
TOLEDO, M. A. L. T.. Teste Seletivo para professor colaborador. 2009. Universidade Estadual de Maringá.

2.
TOLEDO, M. A. L. T.. Teste Seletivo para Professor Colaborador. 2006. Universidade Estadual de Maringá.

3.
TOLEDO, M. A. L. T.. Concurso Público para Professor não titular do Estado. 2006. Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí.

Outras participações
1.
TOLEDO, M. A. L. T.. Membro do Colegiado do curso de Educação Física. 2009. Universidade Estadual de Maringá.

2.
TOLEDO, M. A. L. T.. Membro do Colegiado de curso de Biologia. 2000. Universidade Estadual de Maringá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
33a Reunião Anual da ANPED.Didática e historiografia didática: das possibilidades de superar a Pedagogia da Naçao no ensino de História. 2010. (Encontro).

2.
32a Reunião Anual da ANPEd.. Dimensões Pedagógicas e método de ensino:encontros de saberes na Didática da História.. 2009. (Encontro).

3.
IV Congresso Internacional de História. . A criação da disciplina de História no Paraná: ensino secundário, formação de elites e cidadania. 2009. (Congresso).

4.
VII Encontro Nacional.Historia e Memória: Joaquim Manuel de Macedo e a construção da historiografia didática no Brasil.. 2009. (Encontro).

5.
XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética.História ensinada e Cidadania no Paraná (1900-1905).. 2009. (Simpósio).

6.
III Encontro de Pesquisa em Educação e XV Semana de Pedagogia.A Disciplina de História na República: análise do compêndio de História do Brasil de João Ribeiro. 2008. (Encontro).

7.
III Seminario Internacional: Escola e Cultura.Forma escolar, código disciplinar e memórias do ensino de História: As Lições de Joaquim Manoel de Macedo no Paraná. 2008. (Seminário).

8.
IV Fórum do Programa de Pos-Graduação em História e XIV Semana de História da UEM,. coordenação de sessão de trabalhos. 2008. (Congresso).

9.
30 a reunião anual da ANPED.. Didática e saberes metodológicos das disciplinas escolares: reflexões teóricas sobre fronteiras e campos comuns de investigação. 2007. (Encontro).

10.
I Encontro Cientifico do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes.REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE A PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE MEMÓRIA E IDENTIDADE. 2007. (Encontro).

11.
29a Reunião Anual da ANPED.Interfaces do saber pedagógico: contribuições da História das Disciplinas escolares para o campo da Didática. 2006. (Encontro).

12.
IV Congresso Brasileiro de HIstória da Educação. Os Laboratórios de ensino como patrimônio da memória escolar: reflexôes sobre documentos, memõria e arquivos escolares. 2006. (Congresso).

13.
XIII Semana de Pedagogia da UEM.A implementação dos Estudos de História e Cultura da África e Afro-brasileira na Educação básica: temas e erecortes temáticos. 2006. (Outra).

14.
XV Encontro Regional de História.A disciplina de História no Paraná no século XIX: fontes e perpesctivas de análise. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TOLEDO, M. A. L. T.. I Mostra Museológica do Lap. 2007. (Exposição).

2.
TOLEDO, M. A. L. T.. III Subsídios teórico-metodológicos para ação docente. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Euzenei Meneguello Biggi. Educação Patrimonial: O papel da Escola na Preservação do Patrimônio Escolar. Início: 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional) - Universidade Estadual de Maringá, Governo do Estado do Paraná. (Orientador).

2.
Célia Faccin. REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO ACOMPANHAMENTO DA EFETIVAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR.. Início: 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional) - Universidade Estadual de Maringá, Governo do Estado do Paraná. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Eliane Fogaça de Lima. Formação social brasileira: a temática da escravidão no compêndio de João Ribeiro, História do Brasil. Início: 2008. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

2.
Ana Paula Cavalcanti Limão. Gilberto Freyre e o ensino de História e cultura afro-brasileira: um estudo teórico da obra "Interpretação do Brasil: aspectos da formação social brasileira como processo de amalgamento de raças e culturas". Início: 2007. Iniciação científica (Graduando em Ciencias Sociais) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

3.
Ariade Barbosa. História e Memória: o manual de História do Brasil de Joaquim Manuel de Macedo e a cosntrução da historiografia didática no Brasil. Início: 2006. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Daniella Castellini Nunes. A temática História e Cutura Indígena nas escolas do município de Maringá: caminhos da efetivação da Lei 11645/2008. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria do Socorro de Oliveira. O ensino de História do Brasil nas séries iniciais do fundamental: tradiçoes histroiográficas na obra de Rozendo Sampaio Garcia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo.

2.
Luciana Teixeira. História e poesia: uma discussão sobre fontes para o ensino de História. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo.

3.
Glaciela Cléia Alcantara da Silva. Identidades étnicas e culturais:o ensino de História nos Parâmetros Curriculares Nacionais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo.

4.
Eliane Aparecida da Silva. O ensino de História na revista Educação (1997-2003). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo.

5.
Indira Cuba. A TEMÁTICA DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: AS DIRETRIZES DA ANPED. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo.

6.
Rosynette Zenaida Gomes Leal. A TEMÁTICA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA PARA O ENSIO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA DISCUSSÃO SOBRE AS FONTES. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo.

Iniciação científica
1.
Eliane Fogaça de Lima. Formação social brasileira: o tema da escravidão no com^pêndio de História do Brasil de João Ribeiro (1900). 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo.

2.
Ana Paula Cavalcanti Limão. Gilberto Freyre e o ensino de História. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Ciencias Sociais) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo.

3.
Ariade Barbosa Caetano Aguiar. História e Memória: Joaquim Manuel de Macedo e a construção da historiografia didática nacional. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo.

4.
Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo. A concepção de História de Augusto Comte. 2001. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
5TOLEDO, M. A. L. T.2014TOLEDO, M. A. L. T.. Historiografia didática e ensino de história: nação e identidade nas narrativas sobre a história do Brasil (1843-1861). INTERFACES CIENTÍFICAS - EDUCAÇÃO, v. 2, p. 257-267-267, 2014.



Outras informações relevantes


Coordena o projeto de pesquisa "Conservando a memória das práticas escolares: inventário do acervo do Laboratório de Apoio Pedagógico (LAP)" do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá. O objetivo do projeto é investigar e inventariar o acervo que compõe o LAP com o fim de identificar as características do seu arquivo bem como organizar, sistematizar e disponibilizar as informações por meio eletrônico e impresso.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 20:42:25