Maria Aparecida de Oliveira Lopes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4735378778437388
  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


Sou graduada em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Fui professora titular da Fundação Universidade Federal do Tocantins (2008-2014). Atualmente sou professora da Universidade Federal do Sul da Bahia, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Estado e Sociedade (PPGES) . Coordeno o Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER).Tenho experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de História, ensino de história da África, História do Negro no Brasil, identidades e arte-afro brasileira (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Aparecida de Oliveira Lopes
Nome em citações bibliográficas
LOPES, M. A. O.;LOPES, Maria Oliveira;LOPES. Maria O.;OLIVEIRA LOPES, Maria

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades Artes e Ciencia Sosígenes Costa.
BR-367 km10 ? Rodovia
Eunápolis
45810000 - Porto Seguro, BA - Brasil
Telefone: (71) 33630505


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em História.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: História e Memória do Negro em São Paulo: efemérides, símbolos e identidade (1945-1978), Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Zélia Lopes da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: efemérides, símbolos, negro.
2000 - 2002
Mestrado em História.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Beleza e ascensão social na imprensa negra paulistana, 1920-1940,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Denise Bernuzzi de Sant'Anna.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: corpo; beleza, imprensa, negro.
1996 - 1999
Graduação em História.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Imprensa, Beleza e Ascensão Social Negra, 1920-1940.
Orientador: Laura Antunes Maciel.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora do IHAC, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
ministrei as disciplinas Universidade e sociedade e Educação básica (educação indígena e afro brasileira) - 2014; Desenvolvimento regional e nacional e Tópicos em humanidades-Estética negra; Vocacional de humanidades, Universidade e sociedade e Tópicos em culturas contemporâneas; Poéticas negras e Introdução aos estudos da África - 2015; Brasil contemporâneo e Filosofia da arte - 2016; Teorias da cultura e sociedade (PPGES); Estética negra e educação para as relações étnico raciais- 2017; Campo da educação (educação e relações étnico raciais); Poéticas negras- 2017; África, diáspora e cultura afro brasileira - 2017; Ensino e arte na diáspora (PPGER)


Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Na UFT lecionei Prática de Ensino em História, Estagio Supervisionado em História, História Contemporanea, Tópicos em História da África e Educação e Cultura Afro Brasileira; Coordenei o Núcleo e o Grupo de Estudos Afro Brasileiros (Neab) e duas especializações em História e cultura africana e afro brasileira (Edital Uniafro-Secadi) e Política da igualdade racial no ambiente escolar (Edital Uniafro-Secadi); Fui professora do Mestrado Profissional em Praticas jurisdicional e direitos humanos


Museu Afro-brasil, MAB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: arte educador, Enquadramento Funcional: celetista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Participei da pesquisa "multiculturalismo e referências culturais do Bom Retiro" como historiadora


Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Presidente Venceslau, FAFIPREVE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
ministrei as disciplinas História Antiga, História Contemporânea, Introdução aos Estudos Históricos, Didática, Estrutura e Funcionamento do Ensino de Primeiro e Segundo Graus, Sociologia da Educação; no curso de Geografia História Economica e Geral do Brasil; no curso de Pedagogia Sociologia da Educação



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Cartografia Identitaria do Sul da Bahia
Descrição: Esta pesquisa desenvolvida, pelos professores do núcleo de estudos afro brasileiros, elabora reflexões sobre as questões étnicas na região sul e extremo sul da Bahia. Priorizamos o estudo das diversas problemáticas histórico-culturais contemporâneas relacionadas as comunidades quilombolas, de terreiro, afro indígena, tradicionais, ribeirinhos, pescadores, etc. Discute, neste contexto étnico, a configuração das relações de gênero como condição para a formação identitária e ação política. Analisa a elaboração de identidades nos discursos e práticas pedagógicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Aparecida de Oliveira Lopes - Coordenador / Francisco Antonio Nunes Neto - Integrante / Cynthia de Cassia Santos Barra - Integrante / Ana Cristina Santos Peixoto - Integrante / Joceneide Cunha dos Santos - Integrante / Francismary Alves da Silva - Integrante / Gilson Brandao de Oliveira Junior - Integrante / Milena Claudio Magalhaes Santos Guidio - Integrante.
2016 - Atual
Livro das Comunidades: o saber dos povos de tradição oral e a inclusão no ensino superior e na pesquisa no sul da Bahia
Descrição: O presente Projeto de Pesquisa pretende estudar uma série de artefatos (objetos estéticos: manuscritos, cartilhas, livros e documentários), tomados como dispositivos de linguagem, de saber e de memória, produzidos pelos povos tradicionais da região sul da Bahia. O objetivo a ser alcançado é entender, por meio da leitura analítica desses objetos, quais os processos de negociação simbólica e de ocupação territorial, de produção de memória e de devir dos referidos povos, numa perspectiva para o fortalecimento de políticas de inclusão desses autores (e dos segmentos sociais e étnicos aos quais pertencem tais autores) no ensino superior e na pesquisa. Ressaltamos que, nesta proposta de consolidação e ampliação do referido Projeto, almeja-se a criação de um Seminário de Pesquisa, de caráter interdisciplinar, com participação de pesquisadores da UFSB, integrantes do NEAB/UFSB, da UNIR, da UFBA, da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
História e gênero na literatura da arte de Angola
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Cartografia da população negra no sul da Bahia
Descrição: Este projeto de pesquisa é parte de outro maior intitulado "Territórios, identidades etnicidades e direitos" da linha de pesquisa "Sociedade, cultura e ambiente"..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Social.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
aprovada no concurso público para as disciplinas Prática de Pesquisa no Ensino de História, Estágio Supervisionado Em História III e IV, Universidade Federal de Tocantins.
2008
aprovada no teste seletivo para as disciplinas Investigação da Prática de Pesquisa no Ensino de História II e Estágio Supervisionado em História II, UFT.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOPES, M. A. O.2016LOPES, M. A. O.. Rastros de uma história da arte afro religiosa na diáspora. Capoeira - humanidades e letras, v. v.2, n1, p. 21-36, 2016.

2.
LOPES, Maria Oliveira2016LOPES, Maria Oliveira. Nas trilhas históricas dos simbolos religiosos da arte negra. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 12, p. 120-140, 2016.

3.
Seibert, Carla S.2013Seibert, Carla S. ; LOPES, M. A. O. . Triagem das hemoglobinas S e C e a influência das condições sociais na sua distribuição: um estudo em quatro comunidades quilombolas do Estado do Tocantins. Saúde e Sociedade (USP. Impresso), v. 4, p. 1-16, 2013.

4.
LOPES, M. A. O.2010LOPES, M. A. O.. Narrativas e significados de zumbi, 13 de maio e 20 de novembro na História do Brasil. Cadernos UFS. História, v. v 2, p. 39-52, 2010.

5.
LOPES, M. A. O.2009LOPES, M. A. O.. experiências históricas dos quilombolas no Tocantins: organização, resistência e identidades. Patrimônio e Memória (UNESP), v. 5, p. 1-20, 2009.

6.
LOPES, M. A. O.2008 LOPES, M. A. O.. MUSEU AFRO BRASIL: AMPLIANDO E PRESERVANDO OS BENS MATERIAIS E IMATERIAIS DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA. Patrimônio e Memória (UNESP), v. 4, p. 1-22, 2008.

7.
LOPES, M. A. O.2007LOPES, M. A. O.. As representações sociais da mãe negra na cidade de São Paulo (1945-1978). Patrimônio e Memória (UNESP), v. 3, p. 1-22, 2007.

8.
LOPES, M. A. O.2002LOPES, M. A. O.. Beleza e ascensão social na imprensa negra paulistana, 1920-1940. Projeto História (PUCSP), v. 2, p. 1-10, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LOPES, M. A. O.. Beleza e ascensão social na imprensa negra paulistana ( Brasil 1920-1940). 2. ed. Alemanha: Novas Edicoes Academicas, 2015. v. indef. 160p .

2.
LOPES, M. A. O.; SILVA FILHO, G. (Org.) . Fragmentos de diásporas africanas no Brasil: sociedade, escravidão, cultura e religiosidades. 1. ed. Santa Catarina: Premier, 2011. v. 700. 254p .

3.
LOPES, M. A. O.. Entre o costume e a lei: superando o silêncio e descortinando a história afro-brasileira. 1. ed. Santa Catarina: Premier, 2011. v. 700. 184p .

4.
LOPES, M. A. O.. História do negro no Brasil: escravidão, gênero e movimentos sociais. 1. ed. Santa Catarina: Premier, 2011. v. 700. 368p .

5.
LOPES, M. A. O.. Beleza e ascensão social na imprensa negra paulistana, 1920-1940. 1. ed. Santa Catarina: Premier, 2011. v. 700. 256p .

Capítulos de livros publicados
1.
LOPES, M. A. O.; LIMA, F. M. R. . Nada de Novo, Tudo Outra Vez: Reflexões Sobre a Solidão da Mulher Negra. In: Neide Cristina da Silva; Francisca Monica Rodrigues de Lima; Maria Lucia da Silva. (Org.). Educação e Empoderamento de Mulheres Negras. 1ed.São Paulo: Casa Flutuante, 2017, v. , p. 35-53.

2.
LOPES, M. A. O.. Narrativas e significados do 13 de maio e 20 de novembro para a História do Brasil. In: Amauri Mendes Pereira e Joselina da Silva. (Org.). O movimento negro brasileiro, escritos sobre sentidos de democracia e justiça social no Brasil. 1ed.Belo Horizonte: Nandyala, 2009, v. 1, p. 49-80.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LOPES, M. A. O.. Uma leitura sobre a descolonização do saber na educação brasileira. REVUE D?ÉTUDES DÉCOLONIALES, Senegal, p. 1 - 18, 01 out. 2017.

2.
LOPES, M. A. O.. Revisões das efemérides negras para a História do Brasil. O Menelick, 2 ato, São Paulo, p. 66 - 71, 20 fev. 2015.

3.
LOPES, M. A. O.. O universidade da mulher negra: corpo, familia e identidade. Revista Eparrei, Santos, p. 12 - 13, 31 maio 2006.

4.
Lopes, M. A. O. ; LOPES, M. A. O. . O legado da mulher negra. Revista Eparrei, São Paulo, Santos, 30 jun. 2005.

Artigos aceitos para publicação
1.
Lopes, M. A. O. ; LOPES, M. A. O. . Nada de novo tudo outra vez: refexões sobre a mulher negra. Revista Hipotese, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
Lopes, M. A. O. ; LOPES, M. A. O. . a representação da arte no candomblé. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LOPES, M. A. O.. Consultoria para a Área de Ensino da Capes na Avaliação Quadrienal. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
LOPES, M. A. O.. parecer de artigo para Revista Temporalidades - UFMG. 2017.

2.
LOPES, M. A. O.. Avaliação Quadrienal da Capes. 2017.

3.
LOPES, M. A. O.. parecer ad hoc pibic UFBS-2016. 2016.

4.
LOPES, M. A. O.. Coordenação da comissão técnica cientifica da área de humanidades e educação para avaliação dos Projetos Pibics dos editais (18, 19, 20, 28). 2016.

5.
LOPES, M. A. O.. parecer ad hoc do proext mec/sesu/ufsb. 2015.

6.
LOPES, M. A. O.. parecer do livro Educação escolar das Relações Étnico-raciais: história e cultura afrobrasileira e indígena no Brasil.. 2014.

7.
LOPES, M. A. O.. parecer para a revista SURES (Unila). 2014.

8.
LOPES, M. A. O.. Parecer para Revista Estudos Historicos -FGV/RJ. 2013.

9.
LOPES, M. A. O.. parecer para Revista Em tempo de Histórias-UNB. 2013.

10.
Lopes, M. A. O. ; LOPES, M. A. O. . Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais-UNB. 2013.

11.
LOPES, M. A. O.. parecer para editora ibpex, livro História do Negro no Brasil. 2013.

12.
LOPES, M. A. O.. parecer para a revista Patrimônio e Memória/UNESP. 2012.

13.
LOPES, M. A. O.. parecer para a revista Patrimônio e Memória. 2011.

14.
LOPES, M. A. O.. parecer para projeto de Iniciação ciêntífica da UNEB. 2011.

15.
LOPES, M. A. O.. parecer para a revista Pesquisas e Praticas Psicossociais de S. João Del Rei-MG. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LOPES, M. A. O.. História da Capoeira no Brasil, programa para juventude. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
LOPES, M. A. O.. multiculturalismo e referências culturais do Bom Retiro. 2007. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, R. J; CORTEZ, M; GUIZZO, A. R.; LOPES, M. A. O.. Participação em banca de Rayana Alves da Almeida. Quarto de Despejo e Cartas a Mi Mama , Escrevivências de Mulher Negra. 2018. Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
LOPES, M. A. O.; FREITAS, I. M. A.; FERNANDES, A.. Participação em banca de Kauan Almeida. "Porque eu sou é homem", o entregar das masculinidades negras no currículo. 2018.

3.
FEUGAIN, M.; SILVEIRA, R. A. T.; LOPES, M. A. O.. Participação em banca de Maurício de Novaes Reis. Currículo e ensino e filosofia na perspectiva das relações etnico raciais no colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa: uma aposta na democracia do pensamento filosófico. 2018.

4.
ANJOS, J. C. G.; LOPES, M. A. O.; OLIVEIRA, K. R.. Participação em banca de Amilton Pereira dos Santos. Educação quilombola e currículo: contribuição aos processos de formação identitários de estudantes do quilombo Tomé Nunes. 2018.

5.
LOPES, M. A. O.; SILVA, F. C.; BARBOSA, F. R.. Participação em banca de Agnaldo Neiva. A aplicabilidade da lei 10639/2003 nas escolas públicas estaduais do município de Porto Seguro. 2018.

6.
LOPES, M. A. O.; COELHO, L. R.; SOUZA, M. A. S.. Participação em banca de Lucivania Nascimento dos Santos. A construcao da identidade na regiao cacaueira na obra de Jorge Amado. 2018.

Teses de doutorado
1.
LOPES, Maria Oliveira; NATALI, M. P.; FONSECA, M. N. S.; DUARTE, E. A.; FERREIRA, L.. Participação em banca de Fabiana Carneiro da Silva. Maternidade negra em Um defeito de cor: história, corpo e nacionalismo como questões literárias. 2017. Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
LOPES. Maria O.; ALMEIDA, A. S. S.; AZEVEDO, A. M.. Participação em banca de Silvane Aparecida da Silva. A liderança das mulheres quilombolas na luta por direitos em comunidades do Estado de São Paulo (1988-2015). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
COELHO, L. R.; FREITAS, I. M. A.; LOPES, M. A. O.. Participação em banca de Eva Dayane Almeida de Goes. Intersecçoes entre a violência doméstica contra a mulher negra e suas configurações afetivas: condicionantes históricos, políticas públicas e impactos sociais no sul da Bahia. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de mestrado e doutorado em Estado e Sociedade) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

2.
CORTEZ, M.; GUIZZO, A. R.; SILVA, R. J.; LOPES, M. A. O.. Participação em banca de Rayana Alves de Ameida. Carolina Maria de Jesus e Teresa Cárdenas: a força da literatura negra latino americana e sua importância social. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LOPES, M. A. O.. Participação em banca de Erasmo da Silva Rosa.Aspectos da cidadania e da educação no discurso da imprensa negra paulista no século XX. 2013 - Universidade Federal do Tocantins.

2.
LOPES, M. A. O.; Seibert, Carla S.; BERTOLIN, Aparecido O.. Participação em banca de TELES, Annyele Figueiredo.Indicador de saúde e a caracterização socioeconômica da comunidade quilombola Mumbuca, Município de Mateiros. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal do Tocantins.

3.
LOPES, M. A. O.; Seibert, Carla S.; Oliveira, Rafael J.. Participação em banca de SOUZA, Lidiane Oliveira de.Prevalência da anemia falciforme e levantamento dos dados socioeconomicos das comunidades quilombolas Malhadinha, Corrego Fundo, Curralinho do Pontal e Manoel João, pertencentes o Município Brejinho de Nazaré. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal do Tocantins.

4.
Lopes, M. A. O.; LOPES, M. A. O.. Participação em banca de Ibis Alan Souza.Comunidades quilombola Curralinho do Pontal-Tocantins: condições de saúde, história e processo de reconhecimento territorial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Tocantins.

5.
F, G.S.; FERNANDES, C. E; LOPES, M. A. O.. Participação em banca de Jennifer Miranda Garcia.Reavaliação histórica dos 200 anos da chegada da família real portuguesa no Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Tocantins.

6.
Fiabani, A.; LOPES, M. A. O.; F, G.S.. Participação em banca de Livania Garcia Ramos Alencar.A escravidão negra e as formas de resistência na sociedade escravista. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Tocantins.

7.
Fiabani, A.; LOPES, M. A. O.; F, G.S.. Participação em banca de Edvanda Pereira de Souza.O fim do tráfico negreiro no Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Tocantins.

8.
AQUINO, N. A.; LOPES, M. A. O.; SANTOS, P. M. C.. Participação em banca de RAMOS, Silene Braz da Silva.A cidade de Porto Nacional-TO: breve relatos de suas origens históricas, preservação e tombamento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Tocantins.

9.
F, G.S.; LOPES, M. A. O.; Fiabani, A.. Participação em banca de Alzeni Pereira de Araujo.A mineração e o cotidiano do escravo no norte goiano (1736-1751). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Tocantins.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Lopes, M. A. O.; PINTO, A. B. C.; ABREU, L.; LOPES, M. A. O.. concurso público para professor na Universidade Federal do Sul da Bahia. 2014. Universidade Federal do Sul da Bahia.

2.
Lopes, M. A. O.; BUENO, Rodrigo P. M.; ZIMMERMAN, Marco Aurélio; LOPES, M. A. O.. seleção simplificada para professor substituto. 2011. Universidade Federal do Tocantins.

3.
Soares, Paulo S. G; ALMEIDA, Juliana S. de; LOPES, M. A. O.. seleção simplificada para professor temporário. 2011. Universidade Federal do Tocantins.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário da Pós Graduacao em Literatura Comparada (Unila).história, corpo e maternidade no romance Um defeito de Cor. 2018. (Seminário).

2.
Universidade Cheick Ant Diop - Laboratoire D'Anthropologie et D'Ingeniere Culturelle (LAIC).O corpo na arte africana e afro brasileira. 2018. (Outra).

3.
Universidade Gaston Berger.Religiosidade Negra no Brasil. 2018. (Outra).

4.
colloque international.Uma introdução a analise da descolonização do saber na educação brasileira. 2017. (Encontro).

5.
III Seminário Internacional de Migrações Afro Diaspóricas e Cooperação Sul Sul.O corpo na arte africana contemporânea. 2017. (Seminário).

6.
Images sur l´Afrique.O feminino nas obras de Chimamanda Ngozi Adichie e Chinua Achebe. 2017. (Outra).

7.
Quinto Seminário Nacional da Área de Ensino -PG Capes. 2017. (Seminário).

8.
II Seminário do programa de pós graduação em relações étnicas e contemporarneidade - II Encontro de combate a discriminação a étnica e racial UESB.Ensino, pesquisa e extensão em cidades do Sul da Bahia. 2016. (Seminário).

9.
Seminário do programa de pós graduação em relações étnicas e contemporaneidade - XII Encontro de combate a discriminação étnica e racial.história e gênero na literatura da arte de Angola. 2016. (Seminário).

10.
Coloquio Internacional o afro contemporâneo nas artes cênicas. A representação do candomblé na arte. 2015. (Congresso).

11.
Congresso Baiano de Pesquisadores Negros. Minicurso sobre fontes para História da África e do negro no Brasil. 2015. (Congresso).

12.
Congresso Nacional de História (ANPUH). A representação do candomblé na arte afro brasileira. 2015. (Congresso).

13.
Missão de pesquisas folcóricas 1938-2015.introdução a arte afro brasileira. 2015. (Seminário).

14.
pos abolição: definições e problematizações.beleza e ascensão social na imprensa negra paulistana. 2015. (Encontro).

15.
Seminário das Licenciaturas Interdisciplinares da Universidade Federa do Sul da Bahia.oral. 2015. (Seminário).

16.
Seminário de pós graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia. 2015. (Seminário).

17.
Simpósio de culturas afro brasileiras: diálogos África Brasil.gênero e raça. 2015. (Simpósio).

18.
Primeira Reunião Pedagógica de Formação da Secretaria da Educação Continuada , Diversidade e Inclusão.UNIAFRO. 2014. (Encontro).

19.
Seminário de Avaliação e Planejamento da Universidade Federal do Sul da Bahia.experiência de ensino. 2014. (Seminário).

20.
Levantamento de dados da anemia falciforme da população quilombola no Tocantins.oficina de História oral para pesquisa nos quilombos do Tocantins. 2011. (Oficina).

21.
Semana Acadêmica de História.Identidades africanas. 2011. (Outra).

22.
Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros - Afrodiáspora: saberes pós-coloniais, poderes e movimentos sociais. oral. 2010. (Congresso).

23.
III Seminário de cultura afro-brasileira e indígena.Desconstrução do preconceito étnico racial e construção do conceito de cidadania aos afrodescendentes. 2010. (Seminário).

24.
II Semana de História-Bicentenário da Independência da América Latina.A independência do Haiti e a questão do terremoto. 2010. (Seminário).

25.
Semana Acadêmica do Parfor.Reflexões sobre o ensino de História. 2010. (Oficina).

26.
Seminário Nacional de Avaliação da Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais.Avaliação do programa de ação afirmativa (UNIAFRO) na Universidade Federal do Tocantins. 2010. (Seminário).

27.
13 de maio: reflexões sobre a abolição da escravatura e o negro no Brasil hoje.Isabelismo, as camélias do Leblon e as atividades dos movimentos negros no 13 de maio. 2009. (Encontro).

28.
encontro da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros) e Coneabs.atividades do neab da UFT e região norte; e planejamento para o Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros em 2010. 2009. (Encontro).

29.
Encontro de História Oral da Região Norte.Experiências históricas dos quilombolas no Tocantins: organização, resistência e identidades. 2009. (Encontro).

30.
I Seminário Nacional e III Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico Raciais: Cultura, Raça e Educação- temáticas contemporâneas na formação de professores.Experiências dos Neabs da Região Norte. 2009. (Seminário).

31.
Semana Acadêmica de História.História da população negra no século XX: cidadania, identidade e movimentos sociais. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRITO, E. P. P. E. ; LOPES, M. A. O. . I Seminário Processual de Qualificação do Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais. 2018. (Outro).

2.
LOPES, M. A. O.. VI Congresso Baiano de Pesquisadores Negros (Políticas Negras e Racismo: África e Diáspora). 2017. (Congresso).

3.
LOPES, M. A. O.. Semana da Consciência negra da Universidade Federal do Sul da Bahia. 2015. (Outro).

4.
LOPES, M. A. O.. Semana da Consciência Negra na Universidade Federal do Sul da Bahia. 2014. (Outro).

5.
LOPES, M. A. O.. Especialização em Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar. 2013. (Outro).

6.
LOPES, M. A. O.; MATOS, Maria Aparecida ; MELO, Edna . Seminário da Consciência Negra: Forum de Políticas Públicas. 2010. (Outro).

7.
Damasceno, Caetana ; Lima, Ari ; LOPES, M. A. O. . gênero, raça e sexualidade (eixo). 2010. (Congresso).

8.
LOPES, M. A. O.. especialização em História e cultura africana e do negro no Brasil. 2009. (Outro).

9.
LOPES, M. A. O.. Semana da Consciência Negra. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Paula Pimenta Gomes. Mariscando identidades através do samba de roda. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado e doutorado em Estado e Sociedade) - Universidade Federal do Sul da Bahia. (Orientador).

2.
Eva Daiane Almeida de Góies. Intersecções entre violência doméstica contra a mulher negra e suas configurações familiares: condicionantes históricos, políticas públicas e impactos sociais no sul da Bahia. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado e doutorado em Estado e Sociedade) - Universidade Federal do Sul da Bahia. (Orientador).

3.
ALMEIDA, Kauan Santos Almeida. Porque eu sou é homem?: estudo das masculinidades em crianças negras do 5º ao 9º ano do município de Porto Seguro. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia. (Orientador).

4.
SILVA, Agnaldo Neiva. A aplicação da lei 10639 nas escolas públicas estaduais do município de Porto Seguro. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia. (Orientador).

5.
LUDOVICO, Thalita. Estudo das diferenças na educação básica. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia. (Orientador).

6.
ALINE MARINHO BAILÃO IGLESIAS. ATENDIMENTO AO JURISDICIONADO PELO JUIZ: mecanismo de aproximação e acesso à Justiça. Início: 2013. Dissertação (Mestrado profissional em Direito, Praticas Jurisdicional e Direitos Humanos) - Universidade Federal do Tocantins. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Ceila Sales de Almeida. Ruptura epistemológica e construção de um pensamento decolonial nos estudos acadêmicos do feminismo negro no Brasil. Início: 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Estado e Sociedade (PPGES)) - Universidade Federal do Sul da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Nunes, Ana Félix Pereira. A influência da língua africana como legado e contribuição da língua portuguesa e sua importância para o ensino. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Maria Aparecida de Oliveira Lopes.

2.
COSTA, Francisco Vieira. Irmandades negras, candomblé e quilombo como espaços de resistência do negro no Brasil. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Maria Aparecida de Oliveira Lopes.

3.
LOPES, Eurismar Brito. o preconceito no ambiente escolar. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Maria Aparecida de Oliveira Lopes.

4.
SILVA, Everton Francisco da. Sussa e Tambor:produção simbólica e identidade na construção histórica do Tocantins. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Maria Aparecida de Oliveira Lopes.

5.
BAYER, Mara de Fátima Bassan. A violência contra a mulher no século XIX. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Maria Aparecida de Oliveira Lopes.

6.
NERI, Herminio Monteiro. Reflexões sobre a mulher negra no ambiente escolar. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Maria Aparecida de Oliveira Lopes.

7.
ARAUJO, Viviane de Souza. o papel feminino na Frente Negra Brasileira: a representação do seu espaço. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Maria Aparecida de Oliveira Lopes.

8.
SARAIVA, Valdene Ribeiro dos Santos. A guarda negra (1888-1889). 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Maria Aparecida de Oliveira Lopes.

9.
CARVALHO, Eva Miguel dos Anjos. mulheres negras e alunas no percurso da História Brasileira. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Maria Aparecida de Oliveira Lopes.

10.
SANTANA, Abadia José. Relações etnico raciais: reflexões sobre a lei 10639/2003. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Maria Aparecida de Oliveira Lopes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ALMEIDA, Matheus Henrique Silveira de. A discriminação do uso da maconha e a institucionalização do racismo no Brasil do século XX. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade Federal do Sul da Bahia. Orientador: Maria Aparecida de Oliveira Lopes.

2.
SOUSA, Sandra Cristina Gomes de. Dados sobre anemia falciforme das comunidades quilombolas de Porto Alegre e Dianopolis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Maria Aparecida de Oliveira Lopes.

3.
SENA, Cristiane Pereira Marques de. A eugenia e os argumentos científicos sobre a humanidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Maria Aparecida de Oliveira Lopes.

4.
Renne Pereira dos Santos. A importância do ensino de História Tocantinense. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Maria Aparecida de Oliveira Lopes.

5.
Ana Paula Costa França. Caracteríticas históricas de uma manifestação afro: a festa do Divino Espirito Santo em Natividade -TO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Maria Aparecida de Oliveira Lopes.

6.
Kamila Gomes Borges. o candomblé congo-angola: manifestação bantu: a importância dos saberes afro-religiosos na educação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Maria Aparecida de Oliveira Lopes.

7.
Patricia Oliveira da Silva. Aspectos da literatura do candomblé: histórico, ritual, corpo e a presença feminina. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Maria Aparecida de Oliveira Lopes.

8.
Raimundo Filho de Andrade. Um breve histórico da participação da população negra no campo educacional: das reivindicações dos movimentos sociais à implantação da lei 10639/2003. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Maria Aparecida de Oliveira Lopes.

9.
Joyce Sena Mourão. Uma leitura da obra O Abolicionismo e dos movimentos abolicionistas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Maria Aparecida de Oliveira Lopes.

10.
Vivian de Araújo Martins. relações sociais e trabalho feminino no Brasil escravista. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Maria Aparecida de Oliveira Lopes.

Iniciação científica
1.
Sabrina Pinheiro. Corpo e saúde nos discursos das casas de candomblé de Belmonte, Porto Seguro e Eunápolis. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade Federal do Sul da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Maria Aparecida de Oliveira Lopes.

2.
Thawan Dias. História e Gênero na Arte de Angola. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Interdisciplinar em Artes) - Universidade Federal do Sul da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Aparecida de Oliveira Lopes.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
Lopes, M. A. O. ; LOPES, M. A. O. . Nada de novo tudo outra vez: refexões sobre a mulher negra. Revista Hipotese, 2016.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOPES, M. A. O.. VI Congresso Baiano de Pesquisadores Negros (Políticas Negras e Racismo: África e Diáspora). 2017. (Congresso).



Outras informações relevantes


Esta cadastrada como líder no Nucleo de Estudos Afro Brasileiros da Universidade Federal do Sul da Bahia



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 3:05:37