Márcia Caruso Bícego

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8227343574719659
  • Última atualização do currículo em 03/10/2018


Possui graduação em Engenharia Química pela Fundação Armando Álvares Penteado (1982), mestrado em Oceanografia (Oceanografia Física) pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Química (Química Analítica) [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor associado dna Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Química Orgânica Marinha, atuando principalmente nos seguintes temas: poluição marinha, paleoceanografia e marcadores organicos geoquímicos. Abaixo relacionados os trabalhos publicados nos últimos 5 anos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Márcia Caruso Bícego
Nome em citações bibliográficas
BÍCEGO, M. C.;BICEGO, M;Bícego, M.C.;Bícego, Márcia C.;Bícego, Márcia Caruso;Bicego, M.C.;BCEGO, M.C.;Bicego, Márcia C.;Bícego, Marcia C.;Bícego, M. C.;Bícego, Márcia Caruso;Bícego, Marcia;CARUSO BÍCEGO, MÁRCIA;BICEGO, MARCIA CARUSO;BÍCEGO, MARCIA CARUSO;BÍCEGO, MÁRCIA;BICEGO, M. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Instituto Oceanográfico, Departamento de Oceanografia Física.
Praça do Oceanográfico 191 - Laboratório de Química Orgânica Marinha
Cidade Universitária
05508120 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30916614
Fax: (11) 30916610
URL da Homepage: http://www.io.usp.br


Formação acadêmica/titulação


1991 - 1996
Doutorado em Química (Química Analítica) [Sp-Capital].
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Alguns Aspectos Sobre a Degradação Fotoquímica e a Determinação de Hidrocarbonetos do Petróleo no Ambiente Marinho, Ano de obtenção: 1996.
Orientador: Sergio Massaro.
Palavras-chave: hidrocarbonetos do petróleo; fotoquímica; ambiente marinho.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Química / Especialidade: Química Orgânica Marinha.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Cromatografia Gasosa.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1984 - 1988
Mestrado em Oceanografia (Oceanografia Física).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Contribuições ao Estudo de Hidrocarbonetos Biogênicos e do Petróleo no Ambiente Marinho,Ano de Obtenção: 1988.
Orientador: Rolf Roland Weber.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: hidrocarbonetos; ambiente marinho; poluição por petróleo; hidrocarbonetos biogênicos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Química / Especialidade: Química Orgânica Marinha.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1978 - 1982
Graduação em Engenharia Química.
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.


Livre-docência


2008
Livre-docência.
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
Título: Reconstrução Paleoceanográfica dos últimos 7500 anos na Plataforma Continental do Atlântico Sudoeste Baseada em Marcadores Geoquímicos Orgânicos, Ano de obtenção: 2008.
Palavras-chave: proxy-data; Atlântico Sul; alquenonas; marcadores geoquimicos; lipídeos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Química / Especialidade: geoquimica organica marinha.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1988 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico especializado Nível Superior, Carga horária: 40

Atividades

6/1998 - Atual
Ensino, Oceanografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Água do mar - composição e análise
Poluição Marinha
Química Organica Marinha
Sistema Oceano I
Sistema Oceano II
Técnicas analíticas aplicadas a poluentes orgânicos no ambiente marinho
Atividade Embarcada I
6/1998 - Atual
Ensino, Oceanografia Química e Geológica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos Químicos e Ambientais da Poluição Orgânica Marinha
Oceanografia Química
Preparação Pedagógica em Oceanografia
4/1988 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Oceanográfico, Departamento de Oceanografia Física.

08/2008 - 09/2016
Direção e administração, Instituto Oceanográfico, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Graduação.
08/2006 - 08/2008
Direção e administração, Instituto Oceanográfico, .

Cargo ou função
Presidente da Coimssão de Coordenação do Curso de Bacharelado em Oceanografia.


Linhas de pesquisa


1.
Oceanografia Química
2.
Química Orgânica marinha

Objetivo: Desenvolve estudos sobre as transformações dos compostos orgânicos biogênicos e antropogênicos no ambiente marinho, originadas a partir de processos biológicos, fotoquímicos e químicos..
3.
Poluição Marinha

Objetivo: Avaliação, diagnóstico e monitoramento da contaminação por hidrocarbonetos na água, biota e sedimentos marinhos...
4.
Marcadores Orgânicos Geoquímicos

Objetivo: Avaliar processos oceanográficos através da análise de compostos orgânicos naturais e dados isotópicos da matéria orgânica total e das moleculas presentes em sedimentos marinhos tanto superficiais com em testemunhos..
Palavras-chave: alquenonas; esteróis; hidrocarbonetos; acidos graxos; isótopos de carbono e nitrogêno; analise isotopica molecular.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Evolução dos depósitos de contornitos no Quaternário superior e sua interação com massas de água na Bacia de Santos, Atlântico Sudoeste.
Descrição: A presente proposta tem como principal objetivo compreender a evolução de depósitos de contornitos na Bacia de Santos, margem sul Brasileira, no Último Ciclo Glacial. O projeto pretende também avaliar a relação desses depósitos com a Água Intermediária Antártica (AIA) e Água Profunda do Atlântico Norte (APAN), buscando entender as variações de velocidades de correntes de fundo e produtividade oceânica durante as mudanças climáticas, e a capacidade de retenção da matéria orgânica nos sedimentos do talude sob domínio dessas massas de água. Para isso, serão aplicadas análises multiproxies, que compreenderão análises sedimentológicas (granulometria, descrição de fácies sedimentares), geoquímicas (concentração de metais e semi-metais; composição e isótopos de carbono e nitrogênio da matéria orgânica; isótopos estáveis d18O e d13C em carapaças calcárias de foraminíferos bentônicos); e de associações de foraminíferos bentônicos. O material a ser analisado consta de testemunhos a serem coletados em estações, que foram definidas com base em análises de seções sísmicas obtidas na Bacia de Santos, no âmbito do projeto "Geodinâmica de Bacias Sedimentares e implicação para o potencial exploratório (petróleo, gás natural e água subterrânea) - GEOSEDex, financiado pelo Núcleo de apoio à Pesquisa - NAP/USP..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Mudbelts do Sul e Sudeste do Brasil: Implicações sobre as influências antrópicas no ambiente marinho
Descrição: PROJETO TEMÁTICO: Mudbelts são depósitos lamosos alongados, que podem apresentar expressão batimétrica, formas tridimensionais e características sedimentológicas que refletem o condicionamento tectônico, o clima do continente adjacente, aporte fluvial e dinâmica da plataforma continental. Plataformas continentais são ambientes muito sensíveis na interação continente-oceano; podem conter recursos que são escassos ao ser humano; influenciam no impacto de eventos de risco para a sociedade humana e podem ser um destino potencial para materiais antropogênicos. O objetivo principal do projeto é avaliar o potencial de acumulação de materiais antropogênicos na plataforma continental sul brasileira através do estudo de compostos orgânicos e metais depositados nas feições de "mudbelts" do Sul do Brasil. Esta avaliação será feita através da associação das características sedimentológicas e geoquímicas dos sedimentos depositados nos mudbelts de forma a diagnosticar os mecanismos de entrada de material terrígeno e de contaminantes na região de estudo, além de verificar a correlação entre a intensidade de atividades antrópicas regionais e a distribuição espacial/temporal destes compostos ao longo da região. A partir do conjunto de dados coletados, é esperado que se possa definir a estrutura extensão, continuidade, geometria e centro deposicsional dos "mudbelts" do sul e sudeste do Brasil; avaliar o potencial de acumulação de material continental e/ou antropogênico, gerando o primeiro inventário sobre a acumulação de materiais antropogênicos em sedimentos marinhos do Atlântico Sudoeste..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Caracterização da matéria orgânica sedimentar ao largo da Ilha de São Sebastião, na Plataforma Continental Sudeste Brasileira, através do uso de biomarcadores orgânicos
Descrição: A matéria orgânica sedimentar fornece uma variedade de indicadores que podem ser usados, tanto para definir a origem dos compostos presentes, como para construir os registros dos ambientes, marinhos e continentais, assim como auxiliar no entendimento de processos oceanográficos e climáticos. A Plataforma Continental Sudeste Brasileira pode ser divida em duas zonas distintas de sedimentação e composição de matéria orgânica devido aos diferentes processos hidrológicos que atuam nessa região. A Ilha de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, marca o ponto de convergência entre duas zonas e, portanto, a margem continental adjacente a esta região possui uma elevada taxa de sedimentação. Ambientes marinhos com uma alta taxa de sedimentação permitem a obtenção de registros sedimentares de alta resolução temporal. A utilização em conjunto de diferentes proxies geoquímicos, como isótopos estáveis de carbono e nitrogênio, metais e marcadores orgânicos moleculares, constitui uma importante ferramenta no estudo das mudanças climáticas e oceanográficas. Variações na abundância e na distribuição desses compostos ao longo dos testemunhos sedimentares podem fornecer registros dos paleoambientes continentais e marinhos. O projeto tem como objetivo principal fazer uma caracterização da matéria orgânica sedimentar em amostras de sedimento superficial e de testemunhos coletados ao largo da Ilha de São Sebastião na Plataforma Continental Sudeste Brasileira através da análise de biomarcadores orgânicos moleculares (n-alcanos, esteróides e alquenonas) e de carbono orgânico total, nitrogênio total e seus isótopos estáveis em registros sedimentares marinhos com a finalidade de avaliar o potencial de exportação do material terrígeno em direção ao oceano e as implicações desse aporte na produtividade de região; fazer uma associação das características da matéria orgânica sedimentar com as massas de água presentes na região de estudo e realizar uma avaliação da variabilidade temporal na deposição da matéria orgânica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Estudo de bioacumulação de contaminantes orgânicos presentes na água do mar nos ecossistemas marinhos do Sistema Estuarino de Santos - São Vicente e do sistema estuarino-lagunar de Cananéia-Iguape.
Descrição: O Estuário de Santos no litoral de São Paulo é uma das mais importantes regiões econômicas do Brasil. Com alta densidade populacional, a cidade de Santos abriga o maior porto comercial da América Latina e um dos maiores e mais importantes complexos petroquímicos e metalúrgicos do Brasil, o complexo industrial de Cubatão. A atividade portuária juntamente com a atividade industrial em uma região populosa acaba por gerar uma grande carga de poluentes orgânicos como hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) e compostos organoclorados, que alcançam o estuário via drenagem fluvial, efluentes industriais e esgotos domésticos. Já a região de Cananéia, ao sul do Estado de São Paulo, apresenta pouca atividade antrópica e não conta com portos importantes ou indústrias, contudo tem na agricultura, especificamente o cultivo de banana, uma das principais atividades econômicas da região. Os insumos agrícolas e pesticidas utilizados na agricultura nessa região também alcançam o mar pela drenagem fluvial. Por se tratarem de regiões com intensa atividade de pesca para consumo humano, a identificação das concentrações de contaminantes orgânicos na água do mar é um fator importante devido à bioacumulação e biomagnificação desses compostos nos tecidos dos organismos. Uma vez que as concentrações de compostos orgânicos na água em geral são em nível-traço, a análise desses compostos por técnicas analíticas usuais requer a coleta de grandes volumes de água o que pode tornar o método inviável. De forma alternativa, podem ser usadas técnicas de pré-concentração desses compostos, como os dispositivos de membranas semipermeáveis (SPMD) e exposição de bivalves nas áreas de estudo. O objetivo do estudo proposto é avaliar a concentração de contaminantes orgânicos na água do mar no sistema estuarino de Santos e no sistema lagunar de Cananéia-Iguape através da exposição de bivalves e de SPMD a fim de se obter um melhor panorama das concentrações de HPA e organoclorados na água do mar nessas duas regiões além de avaliar a potencial bioacumulação desses compostos. A utilização de SPMD para análise de compostos orgânicos em água ainda é incipiente no Brasil. A execução do presente projeto auxiliaria na implementação de uma nova técnica para análise de compostos orgânicos em água..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Avaliação da contaminação marinha por poluentes orgânicos persistentes ( POPs), hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) e metais através de grânulos de plástico encontrados nas praias do litoral do Estado de São Paulo
Descrição: A presença de pellets ou grânulos de plástico nos oceanos e praias tem sido motivo de preocupação por causa da economia, estética e impactos ecológicos. Antes do destino final nas praias, esses grânulos flutuam no oceano e alguns poluentes orgânicos podem ser adsorvidos com fatores de concentração de 10^6, assim como alguns metais. Neste estudo, a ocorrência de POPs, HPAs e metais pesados será avaliada em amostras de pellets de plástico coletados na superfície de areia de cerca de 40 praias em 13 localidades do litoral do estado de São Paulo, sudeste do Brasil, com ênfase na Baixada Santista, onde está instalado o maior complexo industrial do país e também o maior porto da América Latina. Além disso, existe uma importante contribuição de resíduos domésticos e industriais que é lançada diretamente no ambiente marinho. Os resultados contribuirão para estabelecer o "status"de contaminação por POPs, HPAs e metais ao longo da costa de São Paulo e também contribuir para o International Pellet Watch.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Mapeamento de geohabitats marinhos na Ilha de Trindade (Brasil)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
REGISTRO MOLECULAR E ISOTÓPICO DE N-ALCANOS EM TESTEMUNHOS SEDIMENTARES DO SISTEMA ESTUARINO-LAGUNAR DE CANANÉIA-IGUAPE, SÃO PAULO
Descrição: O sistema Estuarino-Lagunar de Cananéia-Iguape, localizado no litoral sul do estado de São Paulo, é considerado uma importante área úmida em termos de biodiversidade e produtividade natural sendo classificado como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela UNESCO. Em função da construção do canal artificial do Valo Grande que interliga o Rio Ribeira de Iguape com o Sistema Estuarino-Lagunar de Cananéia-Iguape no século 19, houve uma considerável inserção de água doce no sistema em questão, ocasionando variação de suas características físico-químicas, com importante repercussão para os organismos que se desenvolvem no local. Dessa forma, o estudo proposto tem como objetivo verificar o possível impacto causado pela abertura do Valo Grande no aporte da matéria orgânica e fazer a reconstituição da história deposicional da região. O trabalho consistirá na análise de sedimentos superficiais e de testemunhos, com ênfase na região do Valo Grande, objetivando a determinação da concentração de carbono orgânico total, n-alcanos, razão isotópica de carbono (δ13C), nitrogênio (δ15N) e razão isotópica de carbono (δ13C) em n-alcanos individuais. A identificação da matéria orgânica na região permitirá identificar as variações ao longo da região de estudo e ao longo do tempo, verificando qual o possível impacto do aporte do Valo Grande no carbono orgânico depositado ao longo do Sistema Estuarino-Lagunar de Cananéia-Iguape..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
AVALIAÇÃO DA DISPONIBILIDADE E ENRIQUECIMENTO ANTRÓPICO DE METAIS, ARSÊNIO E HIDROCARBONETOS EM SEDIMENTOS MARINHOS NO ESTUÁRIO DE CARAVELAS (SUL DA BAHIA).

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rubens Cesar Lopes Figueira em 02/04/2013.
Descrição: Nos últimos anos, a poluição de ambientes costeiros tem aumentado rapidamente e se tornou uma grave ameaça não somente para a população, mas também para toda biodiversidade local. Tal fato é consequência de um desenvolvimento econômico e industrial não sustentável. A região sul da Bahia abriga dois grandes biomas ricos em biodiversidade e endemismo (a Mata Atlântica e o complexo recifal Abrolhos). Valores anômalos nos teores de As foram observados em sedimentos da plataforma do complexo de Abrolhos e no estuário de Caravelas; tal fato pode estar associado a um enriquecimento antrópico nessas áreas, que têm sido grandemente afetadas pelo desmatamento e pela instalação de empresas de celulose. Nesse sentido, no Laboratório de Química Inorgânica Marinha (LaQIMar) do IO/USP vêm desenvolvendo projetos ambientais que buscam quantificar os níveis de elementos-traço com potencial tóxico em amostras de sedimentos marinhos. Assim, a presente proposta tem como objetivo principal avaliar a evolução temporal das concentrações dos elementos arsênio (As), cádmio (Cd), cobre (Cu), cromo (Cr), níquel (Ni), chumbo (Pb) e zinco (Zn) em perfis de sedimentos e amostras superficiais coletados no Estuário de Caravelas, no Sul da Bahia. Será dada ênfase não apenas à utilização dos métodos de digestão parcial e total, mas também aos métodos de fracionamento químico, contribuindo para o levantamento dos níveis de base dos elementos estudados e para o entendimento da mobilidade dos elementos de interesse. Essa mobilidade será também avaliada do ponto de vista da evolução morfológica da região e da modelagem numérica estuarina a fim de compreender a distribuição sedimentar e possibilitar a caracterização ambiental dessa importante região do litoral brasileiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Avaliação de poluentes orgânicos em pinguins-de-magalhães Spheniscus magellanicus encontrados no Atlântico sul ocidental
Descrição: Os pinguins são vulneráveis à poluição marinha, pois permanecem maior tempo em contato com a água e, por não voarem, possuem menor capacidade de fugir da presença de contaminantes. As rotas migratórias dos pinguins-de-Magalhães Spheniscus magellanicus muitas vezes coincidem com regiões com tráficos marítimos intensos, o que pode acarretar na sua contaminação com óleo ou sua morte. Essas aves marinhas podem também ser afetadas por outros poluentes orgânicos como os bifenilos policlorados (PCBs), os pesticidas organoclorados e os difenis etérs polibromados (PBDEs) que apresentam alta persistência e forte propensão à bioacumulação e biomagnificação e estão distribuídos até nos lugares mais remotos. Este estudo tem como objetivo principal avaliar os metabólitos biliares de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), além disso, serão analisados os HPAs, pesticidas organoclorados, PCBs, PBDEs no fígado de pinguins-de-Magalhães encontrados nas praias dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, e no Uruguai, Argentina e Chile entre os anos agosto de 2010 e 2013. Serão avaliadas amostras já coletadas de aproximadamente 47 biles e 40 fígados de pinguim-de-Magalhães encontrados no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, que foram encaminhados para reabilitação em Ubatuba e vieram a óbito entre 2010 e 2012, além das amostras que serão coletadas no projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
Identificação do registro sedimentar de mudanças bruscas no clima na Antártica, ao longo do Quaternário Superior: Pulsos de Degelo (Edital MCT/CNPq nº 23/2009 - PROANTAR)
Descrição: Eventos climáticos ocorridos no planeta ao longo do Quaternário deixam registros no ambiente, com os quais é possível realizar reconstruções das condições ambientais em escala geológica e predizer a ocorrência de novos eventos auxiliando no entendimento da dinâmica ambiental recente do planeta. Os últimos 35.000 anos engloba importantes eventos climáticos como os eventos Heinrich 3, 2 e 1, o Último Máximo Glacial e o evento Younger Dryas, levando a uma série de mudanças nas condições oceanográficas dos oceanos. Um dos processos que vem sendo estudados a fim de caracterizar os eventos climáticos pretéritos são os pulsos de degelo (melt water pulses- MWP). O derretimento do manto de gelo Laurentiano (Canada) é comumente citado como o principal responsável pelo mais intenso MWP (1A); porém trabalhos recentes têm mostrado que a calota polar antártica pode ter sido responsável, em escala, maior ou igual, pelo MWP-1A, o que explicaria algumas lacunas existentes na compreensão da circulação termohalina do Atlântico e mudanças nas condições climáticas resultantes do evento de aquecimento chamado B lling-Aller d. Neste contexto, o presente projeto consiste na identificação do registro, ao longo do Quaternário Superior, de mudanças bruscas no clima da Antártica, com ênfase especial será dada à busca de evidências, no registro sedimentar, dos pulsos de degelo no Hemisfério Sul. Para atingir este objetivo, o presente estudo propõe a identificação de variações ambientais como variações da temperatura superficial do mar, variações no fluxo de material terrígeno e de matéria orgânica para o meio marinho, variações na linha de costa e identificação de eventos climáticos ocorridos desde o final do Pleistoceno até o presente, através de evidências litológicas, ou seja, marcadores orgânicos moleculares (biomarcadores), isótopos estáveis de carbono, metais, parâmetros físicos como suscetibilidade magnética, partículas fly ash, sílica biogênica e taxa de sedimentação, e evidências bio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2015
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártico para Pesquisas Ambientais (INCT-APA): Hidrocarbonetos
Descrição: Atende a missão dos Institutos Nacionais, através da atuação em áreas estratégicas do Plano de Ação 2007-2010: no programa Ciência, Tecnologia e Inovação para a Antártica. O INCT-APA tem como finalidades: desenvolver investigações científicas em ambientes marinho, terrestre e atmosférico na região antártica; estruturar e operar um sistema de gestão ambiental local e global e promover a educação e a difusão de informações comprometidas com a construção de uma consciência ambiental global. O projeto Hidrocarbonetos contribuirá para o conhecimento e monitoramento do impacto das atividades antrópicas no meio ambiente antártico...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
Caracterização isotópica molecular da Matéria Orgânica Sedimentar do Embaiamento de São Paulo
Descrição: O objetivo desse projeto é a avaliação da origem da matéria orgânica em sedimentos da plataforma continental sul-sudeste do Brasil e sua relação com os processos oceanográficos de meso-escala atuantes na margem continental sul-sudeste do Brasil, através da análise de múltiplos parâmetros como biomarcadores orgânicos (n-alcanos, esteróis, ácidos graxos, álcoois graxos), razão isotópica molecular de alguns desses marcadores (n-alcanos e esteróis) e razão isotópica elementar de carbono e nitrogênio identificando também uma possível assinatura geoquímica-isotópica dos diferentes processos oceanográficos, sobre a matriz sedimentar.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2009
Produtividade, Sustentabilidade e Utilização do Ecossistema do Banco de Abrolhos (PRO-ABROLHOS
Descrição: O Banco de Abrolhos abrange alguns dos mais importantes ecossistemas marinhos do Brasil, apresentando a maior biodiversidade do Atlântico Sul e abrigando diversas espécies de animais ameaçados de extinção. Tais ecossistemas exercem profunda influência na dinâmica econômica e social da costa leste brasileira. O Banco dos Abrolhos foi recentemente classificado como "Área de Extrema Importância Biológica" pelo Ministério do Meio Ambiente. A manutenção dessa biodiversidade depende da interação entre processos oceanográficos com três escalas espaciais diferentes: de plataforma continental, de talude e regiões oceânicas, e de estuários. Fenômenos climáticos, associados a mudanças globais, adicionam complexidade a esses processos. O objetivo geral da proposta é a investigação do funcionamento e manutenção do ecossistema marinho sobre o Banco de Abrolhos, visando o entendimento de possíveis variações bem como o gerenciamento racional de seus recursos biológicos. A meta principal é a aquisição de informações sobre a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas do Banco de Abrolhos e áreas adjacentes, gerando subsídios para a gestão sustentável de seus recursos naturais.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Márcia Caruso Bícego - Integrante / Michel Michaelovith de Mahiques - Integrante / Belmiro Mendes de Castro Filho - Coordenador / Ana Maria S Pires Vanin - Integrante.
2006 - 2008
Biomarcadores de Efeito e Exposição para Compostos Aromáticos em Peixes da Baía de Santos e Plataforma Continental Adjacente
Descrição: Os compostos policíclicos aromáticos (CPAs) estão entre os principais contaminantes investigados para o estudo da monitoramento em ambientes marinhos, devido seus potenciais efeitos mutagênicos e carcinogênico para os organismos marinhos. Estudos mostram que estes organismos são capazes de metabolizar estes compostos rapidamente, gerando compostos hidroxilados e hidrossolúveis, os quais são biotransformados no fígado e secretados para a vesícula biliar junto com a bile. A região da baía de Santos, que abriga atualmente diversas e intensas atividades-fonte de CPAs para o ambiente, enquadra-se em um crítico exemplo de degradação ambiental. Este projeto tem como objetivo principal a investigação da biodisponibilidade dos CPAs em peixes demersais da região da baía de Santos e plataforma continental adjacente, seus efeitos toxicológicos e a extensão da exposição dos organismos nesta área. Este objetivo será alcançado através das análises de biomarcadores de exposição (metabólitos de CPAs em bile) e de biomarcadores de efeito (lesões hepáticas) nestes organismos. Ainda, análises de proteínas biliares serão realizadas para corrigir efeitos de diferenças do estado de alimentação dos organismos capturados. As análises destes biomarcadores de exposição podem ser realizadas por cromatografia a líquido de alto desempenho acoplada a detectores de fluorescência (HPLC/F), consistindo uma técnica comprovadamente rápida, extremamente simples e de baixo custo relativo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Márcia Caruso Bícego - Coordenador / Rolf Roland weber - Integrante / Satie Taniguchi - Integrante / Rosalinda Carmela Montone - Integrante / Denis Albuquerque Moreira da Silva - Integrante / Afonso Bayne - Integrante / June Ferraz Dias - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2006 - 2008
CARACTERIZAÇÃO GEOQUÍMICA DE HIDROCARBONETOS ALIFÁTICOS E AROMÁTICOS EM TESTEMUNHOS SEDIMENTO DA ZONA COSTEIRA AMAZÔNICA (Costas paraense e amapaense)
Descrição: Na região Norte do Brasil estão algumas das principais bacias marginais emersas e submersas de exploração de petróleo e gás natural: bacias Cassiporé-Foz do Amazonas, Marajó, Pará-Maranhão/Barreirinhas. A despeito deste fato, na costa norte brasileira estão localizados expressivos terminais portuários: o Pará (Porto de Belém, Terminal de Miramar e Porto de Vila do Conde), Amapá (Porto de Santana) e Maranhão (Terminal de Itaqui), o que implica na necessidade imperativa de monitoramento ambiental destas áreas onde existem estocagem e transporte de derivados de petróleo com a finalidade de prevenir e minimizar acidentes. Na região costeira, esses vazamentos merecem destaque especial, uma vez que trata-se de uma área com alta densidade demográfica e diversidade de uso do meio físico, o que faz com que os riscos sejam consideráveis tanto para a população quanto para as atividades sócio-econômicas. Com a expansão dos portos e comercialização de produtos e derivados de petróleo, a costa norte brasileira torna-se alvo de um dos mais graves problemas ambientais dos dias de hoje, que é a contaminação por petróleo e seus derivados. Muitos hidrocarbonetos que constitui o petróleo são ditos carcinogênicos, mutagênicos e teratogênicos para a biota e sua presença no ambiente pode persistir por muito tempo. Com o grande fluxo de navios, vários pontos de esgotos sanitários e industriais sem tratamento prévio e constante queima de biomassa vegetal, torna-se muito importante determinar quem é o principal agente responável pela presença de poluentes orgânicos nos sedimentos da costa norte. Esse estudo além de identificar as principais fontes também vai elucidar quais as reais concentrações destes poluentes e estabelecer níveis basais para a região..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Márcia Caruso Bícego - Coordenador / Satie Taniguchi - Integrante / Edgar Alexandre Reis de Lima - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 1
2004 - 2008
A influência do complexo estuarino da Baixada Santista sobre o ecossistema de plataforma continental adjacente (ECOSAN): Poluentes orgânicos
Descrição: O objetivo geral deste projeto é o estudo da identificação e quantificação do material orgânico e inorgânico proveniente da Baixada Santista, dos mecanismos físicos que possibilitam o transporte e deposição desse material na plataforma continental compreendida entre Itanhaém e São Sebastião, e do impacto desse aporte sobre os processos biológicos e a estrutura do ecossistema da região. Trata-se de um projeto temático coordenado pela Prof Dr Ana Vanin do IOUSP..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Márcia Caruso Bícego - Coordenador / Ana Maria S Pires Vanin coordenadora - Integrante / Blmeiro Mendes de Castro Filho - Integrante / Moysés Tessler - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
2004 - 2008
Hidrocarbonetos do Petróleo -Gerenciamento Ambiental da Baia do Almirantado, Ilha Rei George, Antártica
Descrição: Este projeto tem como objetivo estudar a introdução de hidrocarbonetos do petróleo na Baia do Almirantado, Península Antártica. fazendo uma avaliação da influência da presença da Estação Antártica Comandante Ferraz em função de todos os dados pretéritos sobre esse tema. Pretende-se também analisar os hidrocarbonetos em amostras de sedimentos da camada superficial simultaneamente às outras análises químicas e biológicas para uma análise integrada dos dados com as variações espaço-temporais na fauna bentônica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Márcia Caruso Bícego - Coordenador / Rolf Roland weber - Integrante / Rosalinda Carmela Montone - Integrante.Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2001 - 2003
Multi-Indicadores Geoquímicos Orgânicos: Uma Avaliação sobre Processos Oceanográficos e Paleoceanográficos Registrados em Sedimentos Marinhos.
Descrição: O objetivo deste projeto foi o de implantar um procedimento analítico para análise de biomarcadores geoquímicos orgânicos para que, junto com outros parâmetros, tais como razões elementares entre carbono e nitrogênio e razões isotópicas, seja possível uma avaliação detalhada da origem da matéria orgânica sedimentar e das condições paleoceanográficas de determinado ambiente. A partir da implantação desta técnica de avaliação foi realizada uma aplicação deste estudo em amostras da margem continental sudeste na região da Ressurgência de Cabo Frio.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Márcia Caruso Bícego - Coordenador / Satie Taniguchi - Integrante / Rosalinda Carmela Montone - Integrante / Rafael André Lourenço - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Journal of Sedimentary Environments


Revisor de periódico


2008 - 2008
Periódico: Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso)
2008 - 2008
Periódico: Antarctic Science
2006 - 2007
Periódico: Geochimica Brasiliensis
2007 - 2008
Periódico: Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso)
2008 - 2009
Periódico: Marine Pollution Bulletin.
2007 - 2007
Periódico: Oecologia Brasiliensis (Impresso)
2008 - 2008
Periódico: Química Nova (Impresso)
2007 - 2009
Periódico: Brazilian Journal of Oceanography (Impresso)
2008 - 2008
Periódico: RBCF. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Química/Especialidade: Química Orgânica Marinha.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Química/Especialidade: Poluição Marinha.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Química/Especialidade: Interações Químico-Biológicas/Geológicas das Substâncias Químicas da Água do Mar.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2006
primeiro lugar Premio IOUSP/FUNDESPA na área de Oceanografia Química por artigo científico, FUNDESPA.
1998
Menção Honrosa pelo estudo: Técnicas de Monitoramento da Poluição em áreas litorâneas: Uma abordagem comparativa, Fundación MAPFRE e Faculdade de Saúde Pública- USP.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:93
Total de citações:1747
Fator H:25
Bicego, Marcia C  Data: 16/07/2018

SCOPUS
Total de trabalhos:103
Total de citações:2092
Bícego, Márcia Caruso; Bícego Marcia Caruso; Bicego Marcia Caruso; Bícego Márcia C (fator H:29)  Data: 16/07/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
NEVES, PATRÍCIA A.2018NEVES, PATRÍCIA A. ; COLABUONO, FERNANDA I. ; FERREIRA, PAULO A.L. ; KAWAKAMI, SILVIA K. ; TANIGUCHI, Satie ; Figueira, Rubens C.L. ; MAHIQUES, M. M. ; Montone, Rosalinda C. ; BÍCEGO, M. C. . Depositional history of polychlorinated biphenyls (PCBs), organochlorine pesticides (OCPs) and polycyclic aromatic hydrocarbons (PAHs) in an Amazon estuary during the last century. SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT, v. 615, p. 1262-1270, 2018.

2.
KIM, BIANCA SUNG MI2018KIM, BIANCA SUNG MI ; Bícego, Márcia Caruso ; Taniguchi, Satie ; SIEGLE, EDUARDO ; OLIVEIRA, RENATO ; ALCÁNTARA-CARRIÓ, JAVIER ; FIGUEIRA, RUBENS CESAR LOPES . Organic and inorganic contamination in sediments from Araçá Bay, São Sebastião, Brazil. OCEAN & COASTAL MANAGEMENT, v. 164, p. 42-51, 2018.

3.
RODRÍGUEZ, CAROLINA2018RODRÍGUEZ, CAROLINA ; IGLESIAS, KAREN ; Bícego, Márcia C. ; Taniguchi, Satie ; SASAKI, SILVIO TAROU ; KANDRATAVICIUS, NOELIA ; BUENO, CAROLINA ; BRUGNOLI, ERNESTO ; VENTURINI, NATALIA . Hydrocarbons in soil and meltwater stream sediments near Artigas Antarctic Research Station: origin, sources and levels. ANTARCTIC SCIENCE, v. 30, p. 170-182, 2018.

4.
CHECON, HELIO H.2018CHECON, HELIO H. ; CORTE, GUILHERME N. ; MUNIZ, Pablo ; BRAUKO, KALINA M. ; DI DOMENICO, MAIKON ; BÍCEGO, M. C. ; SIEGLE, EDUARDO ; FIGUEIRA, RCL ; AMARAL, A. CECÍLIA Z. . Unraveling the performance of the benthic index AMBI in a subtropical bay: The effects of data transformations and exclusion of low-reliability sites. MARINE POLLUTION BULLETIN, v. 126, p. 438-448, 2018.

5.
MIES, M.2018MIES, M. ; GÜTH, A. Z. ; TENÓRIO, A. A. ; BANHA, T. N. S. ; WATERS, L. G. ; POLITO, P. S. ; Taniguchi, S. ; BÍCEGO, M. C. ; SUMIDA, P. Y. G. . In situ shifts of predominance between autotrophic and heterotrophic feeding in the reef-building coral Mussismilia hispida: an approach using fatty acid trophic markers. CORAL REEFS, v. 37, p. 677-689, 2018.

6.
LIMA, DAÍNA2018LIMA, DAÍNA ; ZACCHI, FLÁVIA LUCENA ; MATTOS, Jacó Joaquim ; FLORES-NUNES, FABRÍCIO ; GOMES, CARLOS HENRIQUE ARAÚJO DE MIRANDA ; DE MELLO, ÁLVARO CAVALER PESSOA ; SIEBERT, MARÍLIA NARDELLI ; PIAZZA, CLEI ENDRIGO ; TANIGUCHI, Satie ; Sasaki, Silvio Tarou ; Bícego, Márcia Caruso ; BEBIANNO, MARIA JOÃO ; DE ALMEIDA, EDUARDO ALVES ; Bainy, Afonso Celso Dias . Molecular and cellular effects of temperature in oysters Crassostrea brasiliana exposed to phenanthrene. CHEMOSPHERE, v. 209, p. 307-318, 2018.

7.
DOS SANTOS, ROSANGELA FELÍCIO2018DOS SANTOS, ROSANGELA FELÍCIO ; NAGAOKA, DORIS ; RAMOS, RAISSA BASTI ; SALAROLI, ALEXANDRE BARBOSA ; TANIGUCHI, Satie ; FIGUEIRA, RUBENS CESAR LOPES ; BÍCEGO, MARCIA CARUSO ; LOBO, FRANCISCO JOSÉ ; SCHATTNER, URI ; DE MAHIQUES, MICHEL MICHAELOVITCH . Metal/Ca ratios in pockmarks and adjacent sediments on the SW Atlantic slope: Implications for redox potential and modern seepage. JOURNAL OF GEOCHEMICAL EXPLORATION, v. 192, p. 163-173, 2018.

8.
ZACCHI, F. L.2018ZACCHI, F. L. ; ZACCHI, FLÁVIA LUCENA ; FLORES-NUNES, F. ; FLORES-NUNES, FABRÍCIO ; MATTOS, J. J. ; MATTOS, Jacó Joaquim ; LIMA, DAÍNA ; LIMA, D. ; LÜCHMANN, K. H. ; LÜCHMANN, KARIM HAHN ; Sasaki, Silvio Tarou ; SASAKI, S. T. ; BICEGO, M. C. ; BÍCEGO, MÁRCIA CARUSO ; TANIGUCHI, Satie ; Taniguchi, S. ; MONTONE, Rosalinda Carmela ; MONTONE, R. C. ; ALMEIDA, E. A. ; DE ALMEIDA, EDUARDO ALVES ; Bainy, Afonso Celso Dias ; Bainy, A. C. D. . Biochemical and molecular responses in oysters Crassostrea brasiliana collected from estuarine aquaculture areas in Southern Brazil. MARINE POLLUTION BULLETIN, v. 135, p. 110-118, 2018.

9.
ZULAR, ANDRÉ2018ZULAR, ANDRÉ ; UTIDA, GISELLE ; CRUZ, FRANCISCO W. ; SAWAKUCHI, ANDRÉ O. ; WANG, HONG ; BÍCEGO, MÁRCIA ; GIANNINI, PAULO C.F. ; RODRIGUES, SELMA I. ; GARCIA, GUILHERME P.B. ; VUILLE, MATHIAS ; SIFEDDINE, ABDEL ; ZOCATELLI, RENATA ; TURCQ, BRUNO ; MENDES, VINÍCIUS R. . The effects of mid-Holocene fluvio-eolian interplay and coastal dynamics on the formation of dune-dammed lakes in NE Brazil. QUATERNARY SCIENCE REVIEWS, v. 196, p. 137-153, 2018.

10.
DE SOUZA, AMANDA CÂMARA2018DE SOUZA, AMANDA CÂMARA ; TANIGUCHI, Satie ; LOPES FIGUEIRA, RUBENS CESAR ; MONTONE, Rosalinda Carmela ; CARUSO BÍCEGO, MÁRCIA ; Martins, César C. . Historical records and spatial distribution of high hazard PCBs levels in sediments around a large South American industrial coastal area (Santos Estuary, Brazil). JOURNAL OF HAZARDOUS MATERIALS, v. 360, p. 428-435, 2018.

11.
ABESSA, D.M.S.2018ABESSA, D.M.S. ; Bícego, M.C. ; SOUSA, E.C.P.M. ; ZARONI, L.Z. ; RACHID, B.R.F. ; ARNALOT, E.C. ; FILLMANN, G. ; READMAN, J. ; DEPLEDGE, M. . Using rapid assessment of marine pollution (RAMP) techniques to assess the quality of marine sediments. ECOTOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL CONTAMINATION, v. 13, p. 99-106, 2018.

12.
TREVISAN, RAFAEL2017TREVISAN, RAFAEL ; FLORES-NUNES, FABRÍCIO ; DOLORES, EULER S. ; MATTOS, JACÓ J. ; PIAZZA, CLEI E. ; SASAKI, S. T. ; Taniguchi, Satie ; Montone, Rosalinda C. ; BÍCEGO, M. C. ; DOS REIS, ISIS M. M. ; ZACCHI, FLÁVIA L. ; OTHERO, BÁRBARA N.M. ; BASTOLLA, CAMILA L.V. ; MELLO, DANIELLE F. ; FRAGA, ANA PAULA M. ; WENDT, NESTOR ; TOLEDO-SILVA, GUILHERME ; RAZZERA, GUILHERME ; DAFRE, ALCIR L. ; DE MELO, CLÁUDIO M. R. ; BIANCHINI, ADALTO ; MARQUES, MARIA R. F. ; BAINY, AFONSO C.D. . Thiol oxidation of hemolymph proteins in Oysters Crassostrea brasiliana as markers of oxidative damage induced by urban sewage exposure. ENVIRONMENTAL TOXICOLOGY AND CHEMISTRY, v. 33, p. 1833-1845, 2017.

13.
EIDE, INGVAR2017EIDE, INGVAR ; WESTAD, FRANK ; NILSSEN, INGUNN ; DE FREITAS, FELIPE SALES ; DOS SANTOS, NATALIA GOMES ; DOS SANTOS, FRANCISCO ; CABRAL, MARCELO MONTENEGRO ; BICEGO, MARCIA CARUSO ; FIGUEIRA, RUBENS ; JOHNSEN, STÅLE . Integrated environmental monitoring and multivariate data analysis - A case study. Integrated Environmental Assessment and Management, v. 13, p. 387-395, 2017.

14.
MOREIRA, LUCAS B.2017MOREIRA, LUCAS B. ; CASTRO, ÍTALO B. ; HORTELLANI, MARCOS A. ; SASAKI, S. T. ; Taniguchi, Satie ; PETTI, MÔNICA A.V. ; FILLMANN, GILBERTO ; SARKIS, JORGE E.S. ; BÍCEGO, M. C. ; COSTA-LOTUFO, LETICIA V. ; ABESSA, DENIS M.S. . Effects of harbor activities on sediment quality in a semi-arid region in Brazil. Ecotoxicology and Environmental Safety, v. 135, p. 137-151, 2017.

15.
ZACCHI, FLÁVIA LUCENA2017ZACCHI, FLÁVIA LUCENA ; DE LIMA, DAÍNA ; FLORES-NUNES, FABRÍCIO ; MATTOS, Jacó Joaquim ; LÜCHMANN, KARIM HAHN ; DE MIRANDA GOMES, CARLOS HENRIQUE ARAÚJO ; Bícego, Márcia Caruso ; Taniguchi, Satie ; SASAKI, SILVIO TAROU ; DIAS BAINY, AFONSO CELSO . Transcriptional changes in oysters Crassostrea brasiliana exposed to phenanthrene at different salinities. Aquatic Toxicology, v. 183, p. 94-103, 2017.

16.
LOURENÇO, R. A.2017LOURENÇO, R. A. ; MAGALHAES, C. A. ; MAHIQUES, M. M. ; TANIGUCHI, S. ; BÍCEGO, M. C. . Distribution of terrigenous and marine material along the Southeastern Brazilian continental margin. REGIONAL STUDIES IN MARINE SCIENCE, p. 118-125, 2017.

17.
TORT, L.F.L.2017TORT, L.F.L. ; IGLESIAS, K. ; BUENO, C. ; LIZASOAIN, A. ; SALVO, M. ; CRISTINA, J. ; KANDRATAVICIUS, N. ; PÉREZ, L. ; FIGUEIRA, R. ; Bícego, M.C. ; Taniguchi, S. ; VENTURINI, N. ; BRUGNOLI, E. ; COLINA, R. ; VICTORIA, M. . Wastewater contamination in Antarctic melt-water streams evidenced by virological and organic molecular markers. SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT, v. 609, p. 225-231, 2017.

18.
LOURENÇO, Rafael André2017LOURENÇO, Rafael André ; Martins, César C. ; Taniguchi, Satie ; MAHIQUES, MICHEL MICHAELOVITCH ; MONTONE, Rosalinda Carmela ; MAGALHÃES, Caio Augusto ; Bícego, Márcia Caruso . Distribution and evolution of sterols and aliphatic hydrocarbons in dated marine sediment cores from the Cabo Frio upwelling region, SW Atlantic, Brazil. Environmental Science and Pollution Research, v. 24, p. 19888-19901, 2017.

19.
DE MAHIQUES, MICHEL MICHAELOVITCH2017DE MAHIQUES, MICHEL MICHAELOVITCH ; HANEBUTH, TILL JENS JÖRG ; NAGAI, RENATA HANAE ; BÍCEGO, MARCIA CARUSO ; FIGUEIRA, RUBENS CESAR LOPES ; SOUSA, SILVIA HELENA MELLO ; BURONE, LETICIA ; FRANCO-FRAGUAS, PAULA ; Taniguchi, Satie ; SALAROLI, ALEXANDRE BARBOSA ; DIAS, GILBERTO PEREIRA ; PRATES, DENISE MENEZES ; FREITAS, MARIA EUGENIA FERNANDES . Inorganic and organic geochemical fingerprinting of sediment sources and ocean circulation on a complex continental margin (São Paulo Bight, Brazil). OCEAN SCIENCE, v. 13, p. 209-222, 2017.

20.
FISNER, MARA2017FISNER, MARA ; MAJER, ALESSANDRA ; Taniguchi, Satie ; BÍCEGO, MÁRCIA ; TURRA, ALEXANDER ; GORMAN, DANIEL . Colour spectrum and resin-type determine the concentration and composition of Polycyclic Aromatic Hydrocarbons (PAHs) in plastic pellets. MARINE POLLUTION BULLETIN, v. 122, p. 323-330, 2017.

21.
NOGUEIRA, DIEGO J.2017NOGUEIRA, DIEGO J. ; MATTOS, JACÓ J. ; DYBAS, PATRICK R. ; FLORES-NUNES, FABR'CIO ; Sasaki, Silvio Tarou ; Taniguchi, Satie ; SCHMIDT, ÉDER C. ; BOUZON, ZENILDA L. ; BÍCEGO, M. C. ; MELO, CLAUDIO M.R. ; TOLEDO-SILVA, GUILHERME ; BAINY, A. C. D. . Effects of phenanthrene on early development of the Pacific oyster Crassostrea gigas (Thunberg, 1789). AQUATIC TOXICOLOGY, v. 191, p. 50-61, 2017.

22.
de Albergaria-Barbosa, Ana Cecília Rizzatti2017de Albergaria-Barbosa, Ana Cecília Rizzatti ; DA SILVA, DENIS ALBUQUERQUE MOREIRA ; DA SILVA ROCHA, ARTHUR JOSÉ ; Taniguchi, Satie ; PATIRE, VINICIUS FARIA ; DIAS, June Ferraz ; FERNANDEZ, WELLINGTON SILVA ; BÍCEGO, MARCIA CARUSO . Evaluation of polycyclic aromatic hydrocarbons bioavailability on Santos Bay (Brazil) through levels of biliary metabolites. MARINE POLLUTION BULLETIN, v. 129, p. 822-828, 2017.

23.
ABESSA, D. M. S.2017ABESSA, D. M. S. ; VICENTE, THAISA MARQUES ; Moreira, Lucas Buruaem ; MORAIS, LUCAS GONÇALVES ; CRUZ, ANA CAROLINA FEITOSA ; MASSONETTO, MIRELLA ; CAMPOS, BRUNO GALVÃO DE ; BÍCEGO, M. C. ; TANIGUCHI, SATIE ; HORTELLANI, MARCOS ANTONIO ; SARKIS, JORGE EDUARDO DE SOUZA . Assessing the sediment quality of the Laje de Santos marine state park and other marine protected areas of the central coast of São Paulo (Brazil). BRAZILIAN JOURNAL OF OCEANOGRAPHY (ONLINE), v. 65, p. 532-548, 2017.

24.
BALDASSIN, P.2016BALDASSIN, P. ; Taniguchi, S. ; GALLO, H. ; MARANHO, A. ; KOLESNIKOVAS, C. ; AMORIM, D.B. ; MANSILLA, M. ; NAVARRO, R.M. ; TABEIRA, L.C. ; Bicego, M.C. ; Montone, R.C. . Persistent organic pollutants in juvenile Magellanic Penguins (Spheniscus magellanicus) in South America. Chemosphere (Oxford), v. 149, p. 391-399, 2016.

25.
DE MAHIQUES, MICHEL MICHAELOVITCH2016DE MAHIQUES, MICHEL MICHAELOVITCH ; HANEBUTH, TILL J. J. ; Martins, César C. ; MONTOYA-MONTES, ISABEL ; ALCÁNTARA-CARRIÓ, JAVIER ; FIGUEIRA, RUBENS C. L. ; Bícego, Marcia C. . Mud depocentres on the continental shelf: a neglected sink for anthropogenic contaminants from the coastal zone. Environmental Earth Sciences (Print), v. 75, p. 1-12, 2016.

26.
Montone, Rosalinda C.2016Montone, Rosalinda C. ; TANIGUCHI, Satie ; COLABUONO, FERNANDA I. ; Martins, César C. ; CIPRO, CAIO VINÍCIUS Z. ; BARROSO, HILEIA S. ; DA SILVA, JOSILENE ; Bícego, Márcia C. ; Weber, Rolf R. . Persistent organic pollutants and polycyclic aromatic hydrocarbons in penguins of the genus Pygoscelis in Admiralty Bay An Antarctic specially managed area. Marine Pollution Bulletin., v. 106, p. 377-382, 2016.

27.
BURUAEM, LUCAS MOREIRA2016BURUAEM, LUCAS MOREIRA ; TANIGUCHI, Satie ; Sasaki, Silvio Tarou ; Bícego, Márcia Caruso ; COSTA-LOTUFO, LETICIA VERAS ; ABESSA, DENIS MOLEDO SOUZA . Hydrocarbons in surface sediments of harbor areas in a tropical region (Ceará state, northeast Brazil). Environmental Earth Sciences (Print), v. 75, p. 642, 2016.

28.
NAGAI, RENATA HANAE2016NAGAI, RENATA HANAE ; MARTINS, MARIA VIRGÍNIA ALVES ; BURONE, LETICIA ; WAINER, ILANA ELAZAREI KLEIN COARACY ; MELLO E SOUSA, SILVIA HELENA DE ; FIGUEIRA, RUBENS CÉSAR LOPES ; Bícego, Márcia Caruso ; ALVES, DANIEL PAVANI VICENTE ; DIAS, JOÃO MANUEL ALVEIRINHO ; MAHIQUES, MICHEL MICHAELOVITCH DE . IN-PHASE INTER-HEMISPHERIC CHANGES IN TWO UPWELLING REGIONS: THE SOUTHEAST BRAZILIAN AND NW IBERIAN MARGINS. Journal of Sedimentary Environments, v. 1, p. 43-67, 2016.

29.
PESSATTI, TOMÁS B.2016PESSATTI, TOMÁS B. ; LÜCHMANN, KARIM H. ; FLORES-NUNES, FABRÍCIO ; MATTOS, Jacó Joaquim ; SASAKI, SÍLVIO T. ; TANIGUCHI, SATIE ; BÍCEGO, M. C. ; DIAS BAINY, AFONSO CELSO . Upregulation of biotransformation genes in gills of oyster Crassostrea brasiliana exposed in situ to urban effluents, Florianópolis Bay, Southern Brazil. Ecotoxicology and Environmental Safety, v. 1, p. 1, 2016.

30.
Taniguchi, Satie2016Taniguchi, Satie ; COLABUONO, FERNANDA I. ; Dias, Patrick S. ; OLIVEIRA, RENATO ; FISNER, MARA ; TURRA, ALEXANDER ; IZAR, GABRIEL M. ; ABESSA, DENIS M.S. ; SAHA, MAHUA ; HOSODA, JUNKI ; YAMASHITA, REI ; TAKADA, HIDESHIGE ; LOURENÇO, RAFAEL A. ; MAGALHÃES, CAIO A. ; BÍCEGO, M. C. ; MONTONE, R. C. . Spatial variability in persistent organic pollutants and polycyclic aromatic hydrocarbons found in beach-stranded pellets along the coast of the state of São Paulo, southeastern Brazil. Marine Pollution Bulletin., v. 106, p. 87-94, 2016.

31.
PIAZZA, RÔMI S.2016PIAZZA, RÔMI S. ; TREVISAN, RAFAEL ; FLORES-NUNES, FABRÍCIO ; TOLEDO-SILVA, GUILHERME ; WENDT, NESTOR ; MATTOS, JACÓ J. ; LIMA, DAÍNA ; Taniguchi, Satie ; Sasaki, Silvio Tarou ; MELLO, ÁLVARO C.P. ; ZACCHI, FLÁVIA L. ; SERRANO, MIGUEL A.S. ; GOMES, Carlos H.A.M. ; BÍCEGO, M. C. ; ALMEIDA, EDUARDO A.DE ; BAINY, A. C. D. . Exposure to phenanthrene and depuration: Changes on gene transcription, enzymatic activity and lipid peroxidation in gill of scallops Nodipecten nodosus. Aquatic Toxicology, v. 177, p. 146-155, 2016.

32.
MACIEL, DANIELE CLAUDINO2016MACIEL, DANIELE CLAUDINO ; DE SOUZA, JOSÉ ROBERTO BOTELHO ; Taniguchi, Satie ; Bícego, Márcia Caruso ; SCHETTINI, CARLOS AUGUSTO FRANÇA ; Zanardi-Lamardo, Eliete . Hydrocarbons in sediments along a tropical estuary-shelf transition area: Sources and spatial distribution. Marine Pollution Bulletin., v. 113, p. 566-571, 2016.

33.
LOURENÇO, Rafael André2016LOURENÇO, Rafael André ; DE MAHIQUES, MICHEL MICHAELOVITCH ; WAINER, ILANA ELAZARI KLEIN COARACY ; ROSELL-MELÉ, ANTONI ; Bícego, Márcia Caruso . Organic biomarker records spanning the last 34,800 years from the southeastern Brazilian upper slope: links between sea surface temperature, displacement of the Brazil Current, and marine productivity. Geo-Marine Letters, v. 36, p. 361-369, 2016.

34.
de Albergaria-Barbosa, Ana Cecília Rizzatti2016de Albergaria-Barbosa, Ana Cecília Rizzatti ; PATIRE, VINICIUS FARIA ; Taniguchi, Satie ; FERNANDEZ, WELLINGTON SILVA ; DIAS, June Ferraz ; Bícego, Márcia Caruso . Mugil curema as a PAH bioavailability monitor for Atlantic west sub-tropical estuaries. Marine Pollution Bulletin., v. 114, p. 609-614, 2016.

35.
VENTURINI, N2015VENTURINI, N ; Bicego, M.C. ; Taniguchi, S. ; Sasaki, Sílvio T. ; GARCÍA-RODRIGUEZ, FELIPE ; BRUGNOLI, ERNESTO ; MUNIZ, Pablo . A multi-molecular marker assessment of organic pollution in shore sediments from the Río de la Plata Estuary, SW Atlantic. Marine Pollution Bulletin., v. 91, p. 461-475, 2015.

36.
COLABUONO, F2015COLABUONO, F ; TANIGUCHI, S ; CIPRO, C. V. Z. ; SILVA, J. ; Bícego, M.C. ; MONTONE, R . Persistent organic pollutants and polycyclic aromatic hydrocarbons in mosses after fire at the Brazilian Antarctic Station. Marine Pollution Bulletin., v. 93, p. 266-269, 2015.

37.
FLORES-NUNES, FABRÍCIO2015FLORES-NUNES, FABRÍCIO ; Mattos, Jacó J. ; ZACCHI, FLÁVIA L. ; SERRANO, MIGUEL A. S. ; PIAZZA, CLEI E. ; Sasaki, Silvio T. ; TANIGUCHI, Satie ; Bicego, Márcia C. ; MELO, CLÁUDIO M. R. ; BAINY, AFONSO C. D. . Effect of linear alkylbenzene mixtures and sanitary sewage in biochemical and molecular responses in pacific oyster Crassostrea gigas. Environmental Science and Pollution Research International, v. 1, p. 1-10, 2015.

38.
BET, R.2015BET, R. ; Bícego, M.C. ; MARTINS, Cesar de Castro . Sedimentary hydrocarbons and sterols in a South Atlantic estuarine/shallow continental shelf transitional environment under oil terminal and grain port influences. Marine Pollution Bulletin., v. 95, p. 183-194, 2015.

39.
SOUZA, H.2015SOUZA, H. ; TANIGUCHI, S. ; BÍCEGO, M. C. ; OLIVEIRA, L. ; OLIVEIRA, T. ; BARROSO, H. . Polycyclic Aromatic Hydrocarbons in Superficial Sediments of the Negro River in the Amazon Region of Brazil. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso), v. 26, p. 1438-1449, 2015.

40.
MUNIZ, P.2015MUNIZ, P. ; DA SILVA, D.A.M. ; Bícego, M.C. ; BROMBERG, S. ; PIRES-VANIN, A.M.S. . Sewage contamination in a tropical coastal area (São Sebastião Channel, SP, Brazil). Marine Pollution Bulletin., v. 99, p. 292-300, 2015.

41.
BATAGLION, GIOVANA ANCESKI2015BATAGLION, GIOVANA ANCESKI ; MEURER, EDUARDO ; de Albergaria-Barbosa, Ana Cecília Rizzatti ; Bícego, Márcia Caruso ; WEBER, Rolf Roland ; EBERLIN, MARCOS NOGUEIRA . Determination of Geochemically Important Sterols and Triterpenols in Sediments Using Ultrahigh-Performance Liquid Chromatography Tandem Mass Spectrometry (UHPLC-MS/MS). Analytical Chemistry (Washington), v. 87, p. 7771-7778, 2015.

42.
MUNIZ, Pablo2015MUNIZ, Pablo ; VENTURINI, NATALIA ; Martins, César C. ; MUNSHI, ALIA BANO ; GARCÍA-RODRÍGUEZ, FELIPE ; BRUGNOLI, ERNESTO ; DAUNER, ANA LÚCIA LINDROTH ; Bícego, Márcia Caruso ; GARCÍA-ALONSO, JAVIER . Integrated assessment of contaminants and monitoring of an urbanized temperate harbor (Montevideo, Uruguay): a 12-year comparison. Brazilian Journal of Oceanography (Online), v. 63, p. 311-330, 2015.

43.
DOS REIS, ISIS M.M.2015DOS REIS, ISIS M.M. ; MATTOS, JACÓ J. ; GARCEZ, RICARDO C. ; ZACCHI, FLÁVIA L. ; MIGUELÃO, TALITA ; FLORES-NUNES, FABRÍCIO ; TOLEDO-SILVA, GUILHERME ; SASAKI, SÍLVIO T. ; Taniguchi, Satie ; BÍCEGO, M. C. ; CARGNIN-FERREIRA, EDUARDO ; BAINY, A. C. D. . Histological responses and localization of the Cytochrome P450 (CYP2AU1) in Crassostrea brasiliana exposed to phenanthrene. Aquatic Toxicology, v. 169, p. 79-89, 2015.

44.
MACIEL, DANIELE CLAUDINO2015MACIEL, DANIELE CLAUDINO ; DE SOUZA, JOSÉ ROBERTO BOTELHO ; TANIGUCHI, Satie ; Bícego, Márcia Caruso ; Zanardi-Lamardo, Eliete . Sources and distribution of polycyclic aromatic hydrocarbons in a an urbanized tropical estuary and adjacent shelf, Northeast of Brazil. Marine Pollution Bulletin., v. 101, p. 429-433, 2015.

45.
BATAGLION, GIOVANA ANCESKI2015BATAGLION, GIOVANA ANCESKI ; KLITZKE, CLÉCIO FERNANDO ; ALBERGARIA-BARBOSA, ANA CECÍLIA RIZZATTIDE ; FRENA, MORGANA ; DOS SANTOS MADUREIRA, LUIZ AUGUSTO ; WEBER, Rolf Roland ; Bícego, Márcia Caruso ; EBERLIN, MARCOS NOGUEIRA . Fatty acid biomarkers in sediment samples via ultra-high resolution and accuracy time-of-flight mass spectrometry. Organic Geochemistry, v. 92, p. 24-31, 2015.

46.
dos Santos, Patrícia Estevam2014dos Santos, Patrícia Estevam ; Ferreira, P.A.L. ; Bicego, M.C. ; FIGUEIRA, R. C. L. . Radioanalytical assessment of sedimentation rates in Guajará Bay (Amazon Estuary, N Brazil): a study with unsupported 210Pb and 137Cs modeling. Journal of Radioanalytical and Nuclear Chemistry (Print), v. 299, p. 407-414, 2014.

47.
RODRIGUES ALVES, BETINA G.2014RODRIGUES ALVES, BETINA G. ; ZIGGIATTI GÜTH, ARTHUR ; CARUSO BÍCEGO, MÁRCIA ; AIRTON GAETA, SALVADOR ; GOMES SUMIDA, PAULO YUKIO . Benthic community structure and organic matter variation in response to oceanographic events on the Brazilian SE inner shelf. Continental Shelf Research, p. 106-116, 2014.

48.
Wisnieski, Edna2014Wisnieski, Edna ; BÍCEGO, M. C. ; Montone, Rosalinda C. ; FIGUEIRA, RCL ; CESCHIM, LIZIANE M. M. ; Mahiques, Michel M. ; Martins, César C. . Characterization of sources and temporal variation in the organic matter input indicated by n-alkanols and sterols in sediment cores from Admiralty Bay, King George Island, Antarctica. Polar Biology (Print), v. I P, p. 1-17, 2014.

49.
FLORES-NUNES, FABRÍCIO2014FLORES-NUNES, FABRÍCIO ; GOMES, TÂNIA ; COMPANY, RUI ; MORAES, ROBERTA R. M. ; Sasaki, Silvio T. ; TANIGUCHI, Satie ; Bicego, Márcia C. ; MELO, CLÁUDIO M. R. ; BAINY, AFONSO C. D. ; BEBIANNO, MARIA J. . Changes in protein expression of pacific oyster Crassostrea gigas exposed in situ to urban sewage. Environmental Science and Pollution Research International, v. 22, p. 17267-17279, 2014.

50.
CURY, JULIANO C.2014CURY, JULIANO C. ; JURELEVICIUS, DIOGO A. ; VILLELA, HELENA D.M. ; JESUS, HUGO E. ; PEIXOTO, RAQUEL S. ; SCHAEFER, CARLOS E.G.R. ; Bícego, Marcia C. ; SELDIN, LUCY ; ROSADO, ALEXANDRE S. . Microbial diversity and hydrocarbon depletion in low and high diesel-polluted soil samples from Keller Peninsula, South Shetland Islands. Antarctic Science (Print), v. 27, p. 1-11, 2014.

51.
ZANARDI, E.2013ZANARDI, E. ; Bícego, Márcia Caruso ; WEBER, Rolf Roland . The fate of an oil spill in São Sebastião channel: a case study. Brazilian Journal of Oceanography, v. 61, p. 93-104, 2013.

52.
BURONE, LETICIA2013BURONE, LETICIA ; ORTEGA, LEONARDO ; FRANCO-FRAGUAS, PAULA ; MAHIQUES, MICHEL ; GARCÍA-RODRIGUEZ, FELIPE ; VENTURINI, NATALIA ; MARIN, YAMANDÚ ; BRUGNOLI, ERNESTO ; NAGAI, RENATA ; MUNIZ, Pablo ; Bícego, Marcia ; FIGUEIRA, RUBENS ; SALAROLI, ALEXANDRE . A multiproxy study between the Río de la Plata and the adjacent South-western Atlantic inner Shelf to assess the sediment footprint of river vs. marine influence. Continental Shelf Research, v. 55, p. 141-154, 2013.

53.
FISNER, M. F.2013FISNER, M. F. ; Taniguchi, Satie ; Bícego, M.C. ; MOREIRA, F. ; Turra, A. . Polycyclic aromatic hydrocarbons (PAHs) in plastic pellets: Variability in the concentration and composition at different sediment depths in a sandy beach. Marine Pollution Bulletin., v. 70, p. 219-226, 2013.

54.
BURUAEM, LUCAS MOREIRA2013BURUAEM, LUCAS MOREIRA ; DE CASTRO, ÍTALO BRAGA ; HORTELLANI, MARCOS ANTONIO ; TANIGUCHI, Satie ; FILLMANN, Gilberto ; Sasaki, Silvio Tarou ; VARELLA PETTI, MÔNICA ANGÉLICA ; SARKIS, JORGE EDUARDO DE SOUZA ; Bícego, Márcia Caruso ; MARANHO, LUCIANE ALVES ; DAVANSO, MARCELA BERGO ; NONATO, EDMUNDO FERRAZ ; CESAR, AUGUSTO ; COSTA-LOTUFO, LETICIA VERAS ; ABESSA, DENIS MOLEDO DE SOUZA . Integrated quality assessment of sediments from harbour areas in Santos-São Vicente Estuarine System, Southern Brazil. Estuarine, Coastal and Shelf Science (Print), v. 130, p. 179-189, 2013.

55.
DE ABREU-MOTA, MICHELLE ALVES2013DE ABREU-MOTA, MICHELLE ALVES ; DE MOURA BARBOZA, CARLOS ALBERTO ; Bícego, Márcia C. ; Martins, César C. . Sedimentary biomarkers along a contamination gradient in a human-impacted sub-estuary in Southern Brazil: A multi-parameter approach based on spatial and seasonal variability. Chemosphere (Oxford), v. 136, p. 156-163, 2013.

56.
FISNER, MARA2013FISNER, MARA ; TANIGUCHI, S. ; MAJER, ALESSANDRA P. ; BÍCEGO, M. C. ; TURRA, ALEXANDER . Concentration and composition of polycyclic aromatic hydrocarbons (PAHs) in plastic pellets: Implications for small-scale diagnostic and environmental monitoring. Marine Pollution Bulletin., v. 76, p. 349-354, 2013.

57.
Souza, Doris Sobral Marques2013Souza, Doris Sobral Marques ; PIAZZA, RÔMI SHARON ; Pilotto, Mariana Rangel ; NASCIMENTO, MARIANA DE ALMEIDA DO ; MORESCO, V. ; Taniguchi, Satie ; LEAL, DIEGO AVERALDO GUIGUET ; SCHMIDT, ÉDER CARLOS ; CARGIN-FERREIRA, EDUARDO ; BÍCEGO, M. C. ; Sasaki, Silvio Tarou ; Montone, Rosalinda Carmela ; DE ARAUJO, RAFAEL ALVES ; Franco, Regina Maura Bueno ; BOUZON, ZENILDA LAURITA ; Bainy, Afonso Celso Dias ; BARARDI, Célia Regina Monte . Virus, protozoa and organic compounds decay in depurated oysters. International Journal of Food Microbiology, v. 167, p. 337-345, 2013.

58.
Martins, César C.2012Martins, César C. ; Bícego, Marcia C. ; Figueira, Rubens C.L. ; Angelli, José Lourenço F. ; Combi, Tatiane ; Gallice, Wellington C. ; Mansur, Andressa V. ; Nardes, Emanoela ; Rocha, Marília L. ; Wisnieski, Edna ; Ceschim, Liziane M.M. ; Ribeiro, Andreza P. . Multi-molecular markers and metals as tracers of organic matter inputs and contamination status from an Environmental Protection Area in the SW Atlantic (Laranjeiras Bay, Brazil). Science of the Total Environment, v. 417-418, p. 158-168, 2012.

59.
Pereira, C. D. S.2012Pereira, C. D. S. ; Martín-Díaz, M. L. ; CATHARINO, M. G. M. ; Cesar, A. ; Choueri, R. B. ; Taniguchi, S. ; Abessa, D. M. S. ; Bícego, M. C. ; Vasconcellos, M. B. A. ; Bainy, A. C. D. ; Sousa, E. C. P. M. ; DelValls, T. A. . Chronic contamination assessment integrating biomarkers' responses in transplanted mussels-A seasonal monitoring. Environmental Toxicology (Print), v. 27, p. 257-267, 2012.

60.
Souza, Doris Sobral Marques2012Souza, Doris Sobral Marques ; Ramos, Ana Paula Dores ; Nunes, Fabrício Flores ; Moresco, Vanessa ; TANIGUCHI, Satie ; Guiguet Leal, Diego Averaldo ; Sasaki, Silvio Tarou ; Bícego, Márcia Caruso ; MONTONE, Rosalinda Carmela ; Durigan, Maurício ; Teixeira, Adriano Luiz ; Pilotto, Mariana Rangel ; Delfino, Nicésio ; Franco, Regina Maura Bueno ; de Melo, Cláudio Manoel Rodrigues ; Bainy, Afonso Celso Dias ; Barardi, Célia Regina Monte . Evaluation of tropical water sources and mollusks in southern Brazil using microbiological, biochemical, and chemical parameters. Ecotoxicology and Environmental Safety, v. 76, p. 153-161, 2012.

61.
Rocha, Arthur José da Silva2012Rocha, Arthur José da Silva ; Santos, Thaís Cruz Alves ; GOMES, Vicente ; Bícego, Márcia Caruso ; Barbosa, Ana Cecília Rizzatti de Albergaria ; Passos, Maria José de Arruda Campos Rocha ; Hasue, Fabio Matsu ; Van Ngan, Phan . Assessment of trophic transfer of benzo(a)pyrene genotoxicity from the post-larval pink shrimp F. brasiliensis to the juvenile Florida pompano T. carolinus. Environmental Toxicology and Pharmacology, p. 969-976, 2012.

62.
ROCHA, Artthur J S2012ROCHA, Artthur J S ; SANTOS, T. C. A. ; GOMES, Vicente ; Bícego, Márcia Caruso ; BARBOSA, Ana Cecilia Rizzati ; PASSOS, Maria José A C R ; Hause, F.M. ; GNAN, Phan Van . EROD activity and genotoxicity in the seabob shrimp Xiphopenaeus kroyeri exposed to benzo[a]pyrene (BaP) concentrations. Environmental Toxicology and Pharmacology, v. 34, p. 995-1003, 2012.

63.
MARTINS, Cesar de Castro2012MARTINS, Cesar de Castro ; Aguiar, S.N. ; Bícego, Márcia Caruso ; MONTONE, Rosalinda Carmela . Sewage organic markers in surface sediments around the Brazilian Antarctic station: Results from the 2009/10 austral summer and historical tendencies. Marine Pollution Bulletin., v. 64, p. 2867-2870, 2012.

64.
Ribeiro, A.P.2011Ribeiro, A.P. ; FIGUEIRA, R. C. L. ; MARTINS, Cesar de Castro ; Silva, Charles R.A. ; França, Elvis J. ; Bícego, M.C. ; MAHIQUES, Michel Michaelovith de ; Montone, Rosalinda C. . Arsenic and trace metal contents in sediment profiles from the Admiralty Bay, King George Island, Antarctica. Marine Pollution Bulletin., v. 62, p. 192-196, 2011.

65.
Martins, César C.2011Martins, César C. ; Bícego, Márcia C. ; Mahiques, Michel M. ; Figueira, Rubens C.L. ; Tessler, Moyses G. ; Montone, Rosalinda C. . Polycyclic aromatic hydrocarbons (PAHs) in a large South American industrial coastal area (Santos Estuary, Southeastern Brazil): Sources and depositional history. Marine Pollution Bulletin., v. 63, p. 452-458, 2011.

66.
LÜCHMANN, KARIM H.2011LÜCHMANN, KARIM H. ; MATTOS, JACÓ J. ; SIEBERT, MARÍLIA N. ; GRANUCCI, NINNA ; DORRINGTON, TARQUIN S. ; BÍCEGO, M. C. ; Taniguchi, Satie ; SASAKI, S. T. ; Sasaki, Silvio T. ; DAURA-JORGE, FÁBIO G. ; BAINY, AFONSO C.D. . Biochemical biomarkers and hydrocarbons concentrations in the mangrove oyster Crassostrea brasiliana following exposure to diesel fuel water-accommodated fraction. Aquatic Toxicology, v. 105, p. 652-660, 2011.

67.
dos Santos, Patrícia Estevam2010dos Santos, Patrícia Estevam ; Kummrow, Fábio ; BARBOSA, Ana Cecilia Rizzati ; BCEGO, M.C. ; Umbuzeiro, Gisela de Aragão . Mutagenicity of blue rayon extracts of fish bile as a biomarker in a field study. Environmental and Molecular Mutagenesis, v. 51, p. 173-179, 2010.

68.
da Silva, Denis A.M.2010da Silva, Denis A.M. ; Bícego, Márcia C. . Polycyclic aromatic hydrocarbons and petroleum biomarkers in São Sebastião Channel, Brazil: Assessment of petroleum contamination. Marine Environmental Research, v. 69, p. 277-286, 2010.

69.
NAGAE, R. H.2010NAGAE, R. H. ; SOUZA, Silvia Helena M ; LOURENÇO, Rafael André ; Bícego, M.C. ; MAHIQUES, Michel Michaelovith de . PALEOPRODUCTIVITY CHANGES DURING THE LATE QUATERNARY IN THE SOUTHEASTERN BRAZILIAN UPPER CONTINENTAL MARGIN OF THE SOUTHWESTERN ATLANTIC. Brazilian Journal of Oceanography (Impresso), v. 58, p. 31-41, 2010.

70.
Montone, Rosalinda C.2010Montone, Rosalinda C. ; Martins, César C. ; Bícego, Márcia C. ; TANIGUCHI, Satie ; Albuquerque Moreira da Silva, Denis ; Campos, Lúcia S. ; WEBER, Rolf Roland . Distribution of sewage input in marine sediments around a maritime Antarctic research station indicated by molecular geochemical indicators. Science of the Total Environment, v. 408, p. 4665-4671, 2010.

71.
Martins, César C.2010Martins, César C. ; Bícego, Márcia C. ; Mahiques, Michel M. ; Figueira, Rubens C.L. ; Tessler, Moyses G. ; Montone, Rosalinda C. . Depositional history of sedimentary linear alkylbenzenes (LABs) in a large South American industrial coastal area (Santos Estuary, Southeastern Brazil). Environmental Pollution (1987), v. 158, p. 3355-3364, 2010.

72.
Martins, César C.2010Martins, César C. ; Bícego, Márcia C. ; Rose, Neil L. ; TANIGUCHI, Satie ; Lourenço, Rafael A. ; Figueira, Rubens C.L. ; Mahiques, Michel M. ; Montone, Rosalinda C. . Historical record of polycyclic aromatic hydrocarbons (PAHs) and spheroidal carbonaceous particles (SCPs) in marine sediment cores from Admiralty Bay, King George Island, Antarctica. Environmental Pollution (1987), v. 158, p. 192-200, 2010.

73.
MAHIQUES, Michel Michaelovith de2009MAHIQUES, Michel Michaelovith de ; WAINER, I. ; Burone, L ; SOUZA, Silvia Helena M ; SILVEIRA, Ilson Carlos A ; BÍCEGO, M. C. ; Alves, P.V. ; FIGUEIRA, Rubens Césarlopes ; FIGUEIRA, R. C. L. . A high-resolution Holocene record on the Southern Brazilian shelf: paleoenvironmental implications.. Quaternary International, v. 206, p. 52-61, 2009.

74.
Bícego, Márcia C.2009Bícego, Márcia C.; Zanardi-Lamardo, Eliete ; TANIGUCHI, Satie ; Martins, César C. ; da Silva, Denis A.M. ; Sasaki, Sílvio T. ; Albergaria-Barbosa, Ana C.R. ; Paolo, Fernando S. ; Weber, Rolf R. ; Montone, Rosalinda C. . Results from a 15-year study on hydrocarbon concentrations in water and sediment from Admiralty Bay, King George Island, Antarctica. Antarctic Science, v. 21, p. 209-220, 2009.

75.
TANIGUCHI, S2009TANIGUCHI, S ; MONTONE, R ; BÍCEGO, M. C. ; COLABUONO, F ; WEBER, R ; SERICANO, J . Chlorinated pesticides, polychlorinated biphenyls and polycyclic aromatic hydrocarbons in the fat tissue of seabirds from King George Island, Antarctica. Marine Pollution Bulletin, v. 58, p. 129-133, 2009.

76.
Rodrigues, D.F.2009Rodrigues, D.F. ; Sakata, S.K. ; Comasseto, J.V. ; Bícego, M.C. ; Pellizari, V.H. . Diversity of hydrocarbon-degrading Klebsiella strains isolated from hydrocarbon-contaminated estuaries. Journal of Applied Microbiology, v. 106, p. 1304-1314, 2009.

77.
VENTURINI, N2008VENTURINI, N ; MUNIZ, P ; BICEGO, M ; MARTINS, C ; TOMMASI, L . Petroleum contamination impact on macrobenthic communities under the influence of an oil refinery: Integrating chemical and biological multivariate data. Estuarine, Coastal and Shelf Science (Print), v. 78, p. 457-467, 2008.

78.
Martins, César C.2008Martins, César C. ; Ferreira, Juliana A. ; TANIGUCHI, Satie ; Mahiques, Michel M. ; Bícego, Márcia C. ; Montone, Rosalinda C. . Spatial distribution of sedimentary linear alkylbenzenes and faecal steroids of Santos Bay and adjoining continental shelf, SW Atlantic, Brazil: Origin and fate of sewage contamination in the shallow coastal environment. Marine Pollution Bulletin., v. 56, p. 1359-1363, 2008.

79.
Clauzet, Gabriel2008Clauzet, Gabriel ; Wainer, Ilana ; Bícego, Márcia C. . Validating NCAR-CCSM last glacial maximum sea surface temperature in the tropical and South Atlantic with proxy-data. Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology, v. 267, p. 153-160, 2008.

80.
MAHIQUES, Michel Michaelovith de2007MAHIQUES, Michel Michaelovith de ; FUKOMOTO, Marina F ; SILVEIRA, Ilson Carlos A ; FIGUEIRA, Rubens Césarlopes ; BÍCEGO, M. C. ; LOURENÇO, Rafael André ; SOUZA, Silvia Helena M . SEDIMENTARY CHANGES ON THE SOUTHEASTERN BRAZILIAN UPPER SLOPE DURING THE LAST 35,000 YEARS. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 79, p. 171-181, 2007.

81.
Pereira, Camilo Dias Seabra2007Pereira, Camilo Dias Seabra ; de Souza Abessa, Denis Moledo ; Bainy, Afonso Celso Dias ; Zaroni, Letícia Pires ; Gasparro, Márcia Regina ; Bícego, Márcia Caruso ; TANIGUCHI, Satie ; FURLEY, Tatiana Heid ; de Sousa, Eduinetty Ceci Pereira Moreira . INTEGRATED ASSESSMENT OF MULTILEVEL BIOMARKER RESPONSES AND CHEMICAL ANALYSIS IN MUSSELS FROM SÃO SEBASTIÃO, SÃO PAULO, BRAZIL. Environmental Toxicology and Chemistry, v. 26, p. 462, 2007.

82.
MARTINS, C2007MARTINS, C ; MAHIQUES, M ; BICEGO, M ; FUKUMOTO, M ; MONTONE, R . Comparison between anthropogenic hydrocarbons and magnetic susceptibility in sediment cores from the Santos Estuary, Brazil. Marine Pollution Bulletin., v. 54, p. 240-246, 2007.

83.
FILLMANN, Gilberto2007FILLMANN, Gilberto ; Bicego, Márcia C. ; Zamboni, Ademilson ; Fileman, Tim W. ; Depledge, Michael H. ; Readman, James W. . Validation of immunoassay methods to determine hydrocarbon contamination in estuarine sediments. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso), v. 18, p. 774-781, 2007.

84.
DASILVA, D2006DASILVA, D ; BUZITIS, J ; KRAHN, M ; BICEGO, M ; PIRESVANIN, A . Metabolites in bile of fish from São Sebastião Channel, São Paulo, Brazil as biomarkers of exposure to petrogenic polycyclic aromatic compounds. Marine Pollution Bulletin., UK, v. 52, p. 175-183, 2006.

85.
Luz, A.P.2006Luz, A.P. ; Ciapina, E.M.P. ; Gamba, R.C. ; Lauretto, M.S. ; Farias, E.W.C. ; Bicego, M.C. ; Taniguchi, S. ; Montone, R.C. ; Pellizari, V.H. . Potential for bioremediation of hydrocarbon polluted soils in the Maritime Antarctic. Antarctic Science, v. 18, n.3, p. 335-343, 2006.

86.
MUNIZ, P2006MUNIZ, P ; PIRESVANIN, A ; MARTINS, C ; MONTONE, R ; BICEGO, M . Trace metals and organic compounds in the benthic environment of a subtropical embayment (Ubatuba Bay, Brazil). Marine Pollution Bulletin., v. 52, p. 1098-1105, 2006.

87.
BICEGO, M2006BICEGO, M; TANIGUCHI, S ; YOGUI, G ; MONTONE, R ; SILVA, D ; LOURENCO, R ; MARTINS, C ; SASAKI, S ; PELLIZARI, V ; WEBER, R . Assessment of contamination by polychlorinated biphenyls and aliphatic and aromatic hydrocarbons in sediments of the Santos and São Vicente Estuary System, São Paulo, Brazil. Marine Pollution Bulletin., UK, v. 52, p. 1804-1816, 2006.

88.
MEDEIROS, P2005MEDEIROS, P ; BICEGO, M ; CASTELAO, R ; DELROSSO, C ; FILLMANN, G ; ZAMBONI, A . Natural and anthropogenic hydrocarbon inputs to sediments of Patos Lagoon Estuary, Brazil. Environment International, v. 31, p. 77-87, 2005.

89.
MAHIQUES, Michel Michaelovith de2005MAHIQUES, Michel Michaelovith de ; BÍCEGO, M. C. ; SILVEIRA, Ilson Carlos A ; SOUZA, Silvia Helena M ; LOURENÇO, Rafael André ; FUKOMOTO, Marina F . Modern Sedimentation in the Cabo Frio Upwelling System, Southeastern Brazilian Shelf. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 77, p. 535-548, 2005.

90.
BOUROTTE, C2005BOUROTTE, C ; FORTI, M ; TANIGUCHI, S ; BICEGO, M ; LOTUFO, P . A wintertime study of PAHs in fine and coarse aerosols in São Paulo city, Brazil. Atmospheric Environment, UK, v. 39, n.21, p. 3799-3811, 2005.

91.
MUNIZ, Pablo2004MUNIZ, Pablo ; DANULAT, Eva ; YANNICELLI, Beatriz ; ALONSO, Javier Garcia ; MEDINA, Gabriela ; BÍCEGO, M. C. . Assessment of contamination by heavy metals and petroleum hydrocarbons in sediments of Montevideo Harbour (Uruguay). Environment International, Holanda, v. 29, p. 1019-1028, 2004.

92.
MEDEIROS, P2004 MEDEIROS, P ; BICEGO, M . Investigation of natural and anthropogenic hydrocarbon inputs in sediments using geochemical markers. II. S?o Sebasti?o, SP??Brazil. Marine Pollution Bulletin., UK, v. 49, p. 892-899, 2004.

93.
MEDEIROS, P2004MEDEIROS, P ; CARUSOBICEGO, M ; Bícego, Márcia Caruso . Investigation of natural and anthropogenic hydrocarbon inputs in sediments using geochemical markers. I. Santos, SP??Brazil. Marine Pollution Bulletin., UK, v. 49, p. 761-769, 2004.

94.
VENTURINI, Natália2004VENTURINI, Natália ; TOMMASI, Luiz Roberto ; BÍCEGO, M. C. ; MARTINS, Cesar de Castro . Characterisation of the benthic environment of an area adjacent to an oil refinery, Todos os Santos Bay (NE-Brazil).. Revista Brasileira de Oceanografia, Brasil, v. 52, n.2, p. 123-134, 2004.

95.
MARTINS, Cesar de Castro2004MARTINS, Cesar de Castro ; BCEGO, M.C. ; TANIGUCHI, Satie ; Montone, R.C. . Aliphatic and polycyclic aromatic hydrocarbons in surface sediments in Admiralty Bay, King George Island, Antarctica. Antarctic Science, v. 16, p. 117-122, 2004.

96.
BÍCEGO, M. C.;BICEGO, M;Bícego, M.C.;Bícego, Márcia C.;Bícego, Márcia Caruso;Bicego, M.C.;BCEGO, M.C.;Bicego, Márcia C.;Bícego, Marcia C.;Bícego, M. C.;Bícego, Márcia Caruso;Bícego, Marcia;CARUSO BÍCEGO, MÁRCIA;BICEGO, MARCIA CARUSO;BÍCEGO, MARCIA CARUSO;BÍCEGO, MÁRCIA;BICEGO, M. C.2003BÍCEGO, M. C.; ZANARDI, E. ; WEBER, Rolf Roland . Four-year survey of dissolved/dispersed petroleum hydrocarbons on surface waters of Admiralty Bay, King George Island, Antarctica. Revista Brasileira de Oceanografia, Brasil, v. 51, n.único, p. 33-38, 2003.

97.
BICEGO, M2002 BICEGO, M; ZANARDILAMARDO, E ; TANIGUCHI, S ; WEBER, R . Natural levels of dissolved/dispersed petroleum hydrocarbons in the South West Atlantic. Marine Pollution Bulletin., Great Britain, v. 44, n.10, p. 1166-1169, 2002.

98.
NOBORUNISHIGIMA, F2001NOBORUNISHIGIMA, F ; WEBER, R ; BICEGO, M . Aliphatic and Aromatic Hydrocarbons in Sediments of Santos and Cananéia, SP, Brazil. Marine Pollution Bulletin., v. 42, p. 1064-1072, 2001.

99.
ZANARDI, E.1999ZANARDI, E. ; BÍCEGO, M. C. ; MIRANDA, L. B. ; WEBER, Rolf Roland . Distribution and Origin of Hydrocarbons in Water and Sediment in São Sebastião, SP, Brazil. Marine Pollution Bulletin., v. 38, n.4, p. 261-267, 1999.

100.
AIDAR, E.1999AIDAR, E. ; KUTNER, T. C. S. S. ; BÍCEGO, M. C. ; SCHINKE, K. ; GIANESELLA, S. M. F. ; BRAGA, E. S. . Evaluation of produced water toxity from an oil maritme terminal on Skeletonema costatum toxity tests. Revista Brasileira de Oceanografia, São Paulo, v. 47, n.2, p. 137-144, 1999.

101.
ZANARDI, E.1999ZANARDI, E. ; BÍCEGO, M. C. ; WEBER, Rolf Roland . Dissolved/dispersed Petroleum Aromatic Hydrocarbons in the São Sebastião Channel, São Paulo, Brazil. Marine Pollution Bulletin., v. 38, p. 410-413, 1999.

102.
BÍCEGO, M. C.;BICEGO, M;Bícego, M.C.;Bícego, Márcia C.;Bícego, Márcia Caruso;Bicego, M.C.;BCEGO, M.C.;Bicego, Márcia C.;Bícego, Marcia C.;Bícego, M. C.;Bícego, Márcia Caruso;Bícego, Marcia;CARUSO BÍCEGO, MÁRCIA;BICEGO, MARCIA CARUSO;BÍCEGO, MARCIA CARUSO;BÍCEGO, MÁRCIA;BICEGO, M. C.1998BÍCEGO, M. C.; ZANARDI, E. ; ITO, R. G. ; WEBER, Rolf Roland . Aromatic Hydrocarbons in surface sediments of Aldmiralty Bay, King George Island, Antarctica. Peninsula. Pesquisa Antártica Brasileira, v. 3, n.1, p. 15-21, 1998.

103.
BÍCEGO, M. C.;BICEGO, M;Bícego, M.C.;Bícego, Márcia C.;Bícego, Márcia Caruso;Bicego, M.C.;BCEGO, M.C.;Bicego, Márcia C.;Bícego, Marcia C.;Bícego, M. C.;Bícego, Márcia Caruso;Bícego, Marcia;CARUSO BÍCEGO, MÁRCIA;BICEGO, MARCIA CARUSO;BÍCEGO, MARCIA CARUSO;BÍCEGO, MÁRCIA;BICEGO, M. C.1998BÍCEGO, M. C.; ZANARDI, E. ; ITO, R. G. ; WEBER, R. R. . Hydrocarbons in surface sediments of Admiralty Bay, King George Island, Antarctica.. Pesquisa Antártica Brasileira, Brasil, v. 03, n.01, p. 15-21, 1998.

104.
EHRHARDT, M1997 EHRHARDT, M ; BICEGO, M ; WEBER, R . Photo-oxidation of 1-methylnaphthalene dissolved in seawater and exposed to sunlight under quasi-environmental conditions. Journal of Photochemistry and Photobiology. A, Chemistry, v. 108, p. 253-259, 1997.

105.
BÍCEGO, M. C.;BICEGO, M;Bícego, M.C.;Bícego, Márcia C.;Bícego, Márcia Caruso;Bicego, M.C.;BCEGO, M.C.;Bicego, Márcia C.;Bícego, Marcia C.;Bícego, M. C.;Bícego, Márcia Caruso;Bícego, Marcia;CARUSO BÍCEGO, MÁRCIA;BICEGO, MARCIA CARUSO;BÍCEGO, MARCIA CARUSO;BÍCEGO, MÁRCIA;BICEGO, M. C.1996 BÍCEGO, M. C.; WEBER, Rolf Roland ; ITO, R. G. . Aromatic hydrocarbons on surface waters of Admiralty Bay, King George Island, Antarctica. Marine Pollution Bulletin., v. 32, n.7, p. 549-553, 1996.

106.
EHRHARDT, M.1995EHRHARDT, M. ; WEBER, Rolf Roland ; BÍCEGO, M. C. . Caracterização da fração orgânica dissolvida nas águas do Porto de São Sebastião e Praia do Segredo, Canal de São Sebastião, São Paulo, Brasil.. Boletim do Instituto Oceanográfico, v. 11, p. 81-86, 1995.

107.
EHRHARDT, M1992 EHRHARDT, M ; BURNS, K ; BICEGO, M . Sunlight-induced compositional alterations in the seawater-soluble fraction of a crude oil. Marine Chemistry (Print), Amasterdan, v. 37, p. 53-64, 1992.

108.
WEBER, Rolf Roland1991WEBER, Rolf Roland ; BÍCEGO, M. C. . Survey of petroleum aromatic hydrocarbons in the São Sebastião Channel, São Paulo, Brazil.. Boletim do Instituto Oceanográfico, v. 39, n.2, p. 117-121, 1991.

109.
WEBER, R1990WEBER, R ; BICEGO, M . Petroleum Aromatic hydrocarbons in surface waters around Elephant Island, Antarctic Peninsula. Marine Pollution Bulletin., Great Brtain, v. 21, n.9, p. 448-449, 1990.

Capítulos de livros publicados
1.
Montone, R.C. ; MARTINS, Cesar de Castro ; TONELI, M. H. ; TREVISANI, T. H. ; Bícego, M.C. ; Figueira, Rubens C.L. ; Wainer, Ilana ; MARCOVECCHIO, J. E. . Globalization of the Antarctic seas: Pollution and Climate Change Perspectives. In: Andres Hugo Arias; Jorge Eduardo Marcovecchio. (Org.). Marine Pollution and Climate Change. 1ed.Boca Raton: CRC Press, 2017, v. 1, p. 237-2789.

2.
Montone, Rosalinda C. ; Alvarez, Cristina E. ; Bícego, Márcia C. ; Braga, Elisabete S. ; Brito, Tania A. S. ; Campos, Lúcia S. ; Fontes, Roberto F. C. ; Castro, Belmiro M. ; Corbisier, Thaïs N. ; Evangelista, Heitor ; Francelino, Marcio ; GOMES, Vicente ; Ito, Rosane G. ; Lavrado, Helena P. ; Leme, Neusa Paes ; Mahiques, Michel M. ; Martins, César C. ; Nakayama, Cristina R. ; Ngan, Phan V. ; Pellizari, Vivian H. ; Pereira, Antonio B. ; Petti, Monica A. V. ; Sander, Martin ; Schaefer, Carlos E. G. R. ; Weber, Rolf R. . Environmental Assessment of Admiralty Bay, King George Island, Antarctica. In: C. Verde and G. di Prisco. (Org.). Adaptation and Evolution in Marine Environments,. 1ed.Berlin: Springer-Verlag, 2012, v. 2, p. 157-175.

3.
Hatje, V. ; BÍCEGO, M. C. ; Carvalho, G.C. ; Andrade, J.B. . Contaminação Química. In: Vanessa Hatje; Jaílson B. de Andrade. (Org.). Baía de Todos os Santos: Aspectos Oceanográficos. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2009, v. , p. 247-297.

4.
TANIGUCHI, Satie ; MONTONE, Rosalinda Carmela ; BÍCEGO, M. C. ; WEBER, Rolf Roland . Indicador de poluição por hidrocarbonetos e organoclorados. In: Charrid Resgalla Jr, Laura Isabel Weber, Moisés Basílio da Conceição. (Org.). O mexilhão Perna Perna (L.) . Biologia, Ecologia e Aplicações. 1ed.Rio de Janeiro: Interciência, 2008, v. 1, p. 237-251.

5.
SASAKI, Silvio T ; CASCAES, M. J. ; TANIGUCHI, Satie ; BÍCEGO, M. C. . Avaliação da contaminação por esgotos através da análise de alquilbenzeno lineares em mexilhões Perna Perna (Linnaeus, 1758) na Baixada Santista, São Paulo.. In: Elisabete de Santis Braga. (Org.). Oceanografia e Mudanças Globais. São Paulo: Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, 2008, v. , p. 693-699.

6.
BÍCEGO, M. C.; ZANARDI, E. ; WEBER, Rolf Roland . Distribuição dos hidrocarbonetos. In: Ana Maria Setubal Pires-Vanin. (Org.). Oceanografia de um Ecossistema Subtropical. Plataforma de São Sebastião, SP. 1ed.São Paulo: EDUSP, 2008, v. 1, p. 123-140.

7.
ABESSA, Denis M S ; Robert Scott Carr ; SOUZA, Eduinetty C P M de ; Bauer F Rachid ; ZARONI, Leticia P ; GASPARRO, Marcia R ; Pinto, Y. A. ; Bícego, M.C. ; Hortellani, M.A. ; SARKIS, J. E. S. ; MUNIZ, Pablo . INTEGRATIVE ECOTOXICOLOGICAL ASSESSMENT OF CONTAMINATED SEDIMENTS IN A COMPLEX TROPICAL ESTUARINE SYSTEM. In: Tobias N. Hofer. (Org.). Marine Pollution: New Research. 1ed.New York: Nova Science Publishers, Inc., 2008, v. 1, p. 125-160.

8.
MONTONE, Rosalinda Carmela ; BICEGO, M . Indicadores químicos de esgotos. In: Baptista Neto, J. A.; Wallner-Kersanach, M. & Patchineelam, S. M... (Org.). Poluição Marinha. 1ed.Rio de Janeiro: Interciencia, 2008, v. 1, p. 397-412.

9.
BÍCEGO, M. C.; SEYFERT, B. H. ; MARTINS, Cesar de Castro ; FILLMANN, Gilberto . Poluição por petróleo. In: Baptista Neto, J. A.; Wallner-Kersanach, M. & Patchineelam, S. M... (Org.). Poluição Marinha. Rio de Janeiro: Interciência, 2008, v. 1, p. 77-96.

10.
FILLMANN, Gilberto ; BÍCEGO, M. C. . Hidrocarbonetos Alifáticos e Poliaromáticos (HPAs). In: Paulo da Cunha Lana,; Bianchini, A; Ribeiro, C.A.O.; Niencheski, L.F.H.; Fillmann, G.; Santos, C.S.G. (Org.). Avaliação Ambiental de Estuários Brasileiros: Aspectos Metodológicas. 1ed.Rio de Janeiro: Museu Nacional, 2006, v. , p. 103-118.

11.
ZANARDI, E. ; BÍCEGO, M. C. ; CASTRO FILHO, B. M. ; MIRANDA, L. B. ; PROSPERI, V. . Southern Brazil. In: Charles Shepard. (Org.). Seas at Millenium: An Environmental Evaluation. Amsterdam: Pergamon/ Elsevier, 2000, v. 1, p. 731-747.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARNEIRO, Maria Eulalia R ; PICADO, R M ; MASUMOTO, C ; MANSOR, L M ; BÍCEGO, M. C. ; SOUZA, Eduinetty C P M de ; FRACHID, Bauer . Hydrocarbons detection in a coastal lagoon impacted by an oil spill in Sao Sebastiao Channel, Sao Paulo State, Brazil. In: International Oil Spill Conference, 2005, 2005. p. 11390-11398.

2.
BCEGO, M.C.; Montone, Rosalinda C. ; MARTINS, Cesar de Castro . Marcadores Geoquímicos Orgânicos para Estudos de Poluição na Baía de Santos, SP. In: X Congresso da ABEQUA - Associação Brasileira de Estudos do Quaternário,, 2005, Guarapari. X Congresso da ABEQUA - Associação Brasileira de Estudos do Quaternário,, 2005.

3.
BÍCEGO, M. C.; WEBER, Rolf Roland . Dissolved/dispersed hydrocarbons on the coastal and continental area of Ubatuba, São Paulo, Brazil.. In: II SIMPÓSIO SOBRE ECOSSISTEMAS DA COSTA SUL E SUDESTE BRASILEIRA: ESTRUTURA, FUNÇÃO E MANEJO., 1990, Lindóia. II SIMPÓSIO SOBRE ECOSSISTEMAS DA COSTA SUL E SUDESTE BRASILEIRA: ESTRUTURA, FUNÇÃO E MANEJO.. São Paulo: ACIESP. v. 1. p. 151-159.

4.
FURTADO, V. V. ; BÍCEGO, M. C. ; WEBER, Rolf Roland . Modelo de dispersão de óleo na região do Canal de São Sebastião.. In: SIMPÓSIO SOBRE ECOSSISTEMAS DA COSTA SUL E SUDESTE BRASILEIRA: SÍNTESE DE CONHECIMENTOS., 1987, Cananéia, SP. SIMPÓSIO SOBRE ECOSSISTEMAS DA COSTA SUL E SUDESTE BRASILEIRA: SÍNTESE DE CONHECIMENTOS. Cananéia, São Paulo. ACIESP. 1987. 2:.371-388., 1987. v. 2. p. 371-388.

5.
WEBER, Rolf Roland ; BÍCEGO, M. C. . Distribuição e origem dos hidrocarbonetos parafínicos de sedimentos de superfície da costa do Estado de São Paulo entre Ubatuba e Cananéia.. In: SIMPÓSIO SOBRE ECOSSISTEMAS DA COSTA SUL E SUDESTE BRASILEIRA: SÍNTESE DOS CONHECIMENTOS, 1987, Cananéia. SIMPÓSIO SOBRE ECOSSISTEMAS DA COSTA SUL E SUDESTE BRASILEIRA: SÍNTESE DOS CONHECIMENTOS, 1987. v. 2. p. 307-336.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, C.C. ; Montone, R.C. ; Aguiar, S ; Horigome, M.T. ; BCEGO, M.C. . Histórico do Aporte de Esgotos Domésticos a partir da Distribuição de Alquil-Benzenos Lineares (LABs) em Testemunhos de Sedimento do Estuário de Santos, SP. In: XII Congresso Latino-americano de Ciências do Mar - COLACMAR, 2007, Florianopolis. XII Congresso Latino-americano de Ciências do Mar - COLACMAR, 2007.

2.
Ferreira, J.A. ; MARTINS, C.C. ; BCEGO, M.C. ; Montone, R.C. ; Vanin, A.M.S.P. . Utilização de Anelídeos Polychaeta, Marcadores Químicos e Metais Pesados como Indicadores de Contaminação na Baía de Santos, SP, Brasil.. In: XII Congresso Latino-americano de Ciências do Mar - COLACMAR, 2007, Florianopolis. XII Congresso Latino-americano de Ciências do Mar - COLACMAR, 2007.

3.
MARTINS, C.C. ; Rose, Neil L. ; Tuner, S. ; Mahiques, Michel M. ; BCEGO, M.C. ; Montone, R.C. . Utilização de Partículas Esferoidais Carbonosas no Estudo do Histórico das Atividades Antrópicas (Queima de Combustíveis Fósseis) no Estuário de Santos, SP. In: XII Congresso Latino-americano de Ciências do Mar, 2007, Florianopolis. XII Congresso Latino-americano de Ciências do Mar, 2007.

4.
MARTINS, C.C. ; Lourenço, Rafael A. ; FIGUEIRA, R. C. L. ; BCEGO, M.C. ; Montone, R.C. . Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs) em Testemunhos de Sedimento da Baía do Almirantado, Península Antártica.. In: XV Simpósio sobre Pesquisa Antártica, 2007, São Pailo. XV Simpósio sobre Pesquisa Antártica, 2007. v. unico. p. 25-25.

5.
BÍCEGO, M. C.; MONTONE, Rosalinda Carmela ; MARTINS, Cesar de Castro . MARCADORES GEOQUÍMICOS ORGÂNICOS PARA ESTUDOS DE POLUIÇÃO NA BAIA DE SANTOS, SP.. In: X congresso da Associação Brasileira de estudos do Quaternário, 2005, Guarapari, ES. CD do Congresso, 2005. v. 1. p. 01-03.

6.
CAMPOS, Lucia de Siqueira ; PETTI, Monica ; NAKAYAMA, Cristina ; BROMBERG, Sandra ; LAVRADO, Helena P ; CORBISIER, Thais ; GOMES, Vicente ; MAHIQUES, Michel Michaelovith de ; BÍCEGO, M. C. . Environmental and Human impact assessment on the marine environment at Comandante Ferraz Brazilian Station, Admiralty Bay, King George Island, Antarctica.. In: XIII Simpósio SOBRE PESQUISA ANTÁRTICA., 2005, São Paulo, SP. Caderno de Resumos, 2005. v. 1. p. 66-67.

7.
LEONEL, Juliana ; MAGALHÃES, Caio Augusto ; SASAKI, Silvio T ; TANIGUCHI, Satie ; MONTONE, Rosalinda Carmela ; BÍCEGO, M. C. . Ocorrência de Compostos organoclorados e hidrocarbonetos do petróleo na biota bêntica da Baia do Almirantado (verão 2003).. In: XIII Simpósio SOBRE PESQUISA ANTÁRTICA., 2005, são paulo. Caderno de resumos, 2005. v. 1. p. 113-114.

8.
BÍCEGO, M. C.; MONTONE, Rosalinda Carmela ; TANIGUCHI, Satie ; WEBER, Rolf Roland . Poluentes orgânicos nas adjacências da Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz ? uma retrospectiva 1989-2002.. In: V Simpósio Antártico Argentino e 1º Latinoamericano sobre Investigaciones Antárticas, 2004, Buenos Aires. Resumos, 2004. v. 1. p. 1-3.

9.
MARTINS, Cesar de Castro ; BÍCEGO, M. C. ; MAHIQUES, Michel Michaelovith de ; FUKOMOTO, Marina F ; MONTONE, Rosalinda Carmela . Historical record of organic matter input in sediment cores from Santos and São Vicente Estuary, São Paulo, Brazil. In: 4th International Symposium of Environmental Geochemistry in Tropical Countries, 2004, Buzios. Book of Abstracts, 2004. v. 1. p. 587-589.

10.
MAHIQUES, Michel Michaelovith de ; FUKOMOTO, Marina F ; BÍCEGO, M. C. ; SILVEIRA, Ilson Carlos A ; LOURENÇO, Rafael André ; PASSOS, Raquel F ; SOUZA, Silvia Helena M . Response in the sedimentation ofthe changes in the upwelling in Cabo Frio Southeastern Brazil. In: XI Congresso da associação brasileira de estudos do quaternário, 2003, Recife. cd ABEQUA, 2003. v. 1. p. 1-4.

11.
MEDEIROS, P. M. ; BÍCEGO, M. C. ; ARNALOT, E. C. . Avaliação da origem de hidrocarbonetos em sedimentos marinhos utilizando-se marcadores geoquímicos. Parte 2: Canal de São Sebastão. In: VI Congreso de Geoquímica dos países de Língua Portuguesa, 2001, Faro. Actas, 2001. p. 466-469.

12.
MEDEIROS, P. M. ; BÍCEGO, M. C. ; ARNALOT, E. C. . Avaliação da origem de hidrocarbonetos em sedimentos marinhos utilizando-se marcadores geoquímicos. Parte 1: Canais e Baía de Santos. In: VI Congreso de Geoquímica dos países de Língua Portuguesa, 2001, Faro. Actas, 2001. p. 462-465.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BÍCEGO, M. C.; LEONEL, Juliana ; FIGUEIRA, RUBENS C. L. ; Martins, César C. ; Wainer, Ilana ; MAHIQUES, M . Sedimentary geochemical markers to identify deglaciation of the South Shetland Islands Ice Cap. In: XXXIII SCAR Biennial Meeting and Open Science Conference 2014, 2014, Auckland. XXXIII SCAR Biennial Meeting and Open Science Conference 2014, 2014. v. 1. p. 1.

2.
Horigome, M.T. ; MARTINS, C.C. ; BCEGO, M.C. . Estimativas de taxas de sedimentação utilizando as partículas esferoidais carbonosas (SCPs) e eventos de ocupação humana na região da Zona Costeira Amazônica, Brasil.. In: Antropicosta Iberoamerica, 2010, Cananeia. Antropicosta Iberoamerica, 2010.

3.
Mansur, A.V. ; BCEGO, M.C. ; MARTINS, C.C. . Registro sedimentar do aporte de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) em sedimentos recentes do Complexo Estuarino de Paranaguá, PR, Brasil. In. In: Antropicosta Iberoamerica, 2010, Cananeia. Antropicosta Iberoamerica, 2010.

4.
MARTINS, C.C. ; BCEGO, M.C. ; MAHIQUES, M ; Mahiques, Michel M. ; FIGUEIRA, R. C. L. ; TESSLER, Moysés ; Montone, R.C. . Depositional history of sedimentary linear alkylbenzenes (LABs) in a large South American industrial coastal area (Santos Estuary, Southeastern Brazil).. In: 6th International Conference on Marine Pollution and Ecotoxicology, 2010, Hong Kong,. 6th International Conference on Marine Pollution and Ecotoxicology,, 2010.

5.
MARTINS, C.C. ; BCEGO, M.C. ; Mahiques, Michel M. ; FIGUEIRA, R. C. L. ; TESSLER, Moysés ; Montone, R.C. . Polycyclic Aromatic Hydrocarbons (PAHs) in Recent Sediments in a Large South American Industrial Coastal Area (Santos Estuary, Southeastern Brazil).. In: 6th International Conference on Marine Pollution and Ecotoxicology, 2010, Hong Kong. 6th International Conference on Marine Pollution and Ecotoxicology, 2010.

6.
MARTINS, C.C. ; Montone, R.C. ; BICEGO, M ; TANIGUCHI, S ; SILVA, Denis Albuquerque Moreira da ; Campos, Lúcia S. ; WEBER, R . Distribution of sewage input in marine sediments around a maritime Antarctic research station indicated by molecular geochemical indicators.. In: XXXI SCAR Meeting and 4th Open Science Conference, 2010, Buenos Aires. XXXI SCAR Meeting and 4th Open Science Conference, 2010.

7.
Ribeiro, A.P. ; FIGUEIRA, R. C. L. ; MARTINS, C.C. ; Silva C.R.A. ; França, E.J. ; BCEGO, M.C. ; Mahiques, Michel M. ; Montone, R.C. . Arsenic and trace metals contents in sediment profiles from the Admiralty Bay, King George Island, Antarctica. In: XXXI SCAR Maating and 4th Open Science Conference., 2010, Buenos Aires. XXXI SCAR Maating and 4th Open Science Conference., 2010.

8.
MARTINS, C.C. ; Lourenço, Rafael A. ; FIGUEIRA, R. C. L. ; TANIGUCHI, S ; BCEGO, M.C. ; Montone, R.C. . Depositionary history of polycyclic aromatic hidrocarbons (PAHs) from Admiralty Bay, Antarctica.. In: SETAC Europe 18th Annual Meeting, 2010, Varsóvia. SETAC Europe 18th Annual Meeting, 2010.

9.
Horigome, M.T. ; MARTINS, C.C. ; LIMA, E. A. R. ; BCEGO, M.C. . Spheroidal carbonaceous particles (SCPs) in sediment cores from Amazon coastal zone, Brazil.. In: XIII Congresso Latinoamericano de Ciências do Mar (COLACMAR),, 2009, Hvana. XIII Congresso Latinoamericano de Ciências do Mar (COLACMAR),, 2009.

10.
MARTINS, C.C. ; Ferreira, J.A. ; Taniguchi, S. ; BCEGO, M.C. ; Montone, R.C. . of sewage contamination in surface sediments of Santos Bay and adjoining continental shelf, SE Atlantic, Brazil. In: SETAC Europe 18th Annual Meeting, 2008, Varsóvia. SETAC Europe 18th Annual Meeting, 2008.

11.
MARTINS, C.C. ; Rose, Neil L. ; BCEGO, M.C. ; Montone, R.C. . Registro temporal de partículas esferoidais carbonosas (SCPs) em colunas sedimentares da Baia do Almirantado, Ilha Rei George, Península Antártica. In: XVI Simpósio de Pesquisa Antártica, 2008, São Paulo. XVI Simpósio de Pesquisa Antártica, 2008.

12.
Lourenço, Rafael A. ; BCEGO, M.C. ; Mahiques, Michel M. ; Rosell-Melé, A. . Origem e Distribuição da Matéria Orgânica na Plataforma Continental Média e Superior do Sudeste do Brasil.. In: Congresso Latino Americano de Ciências do Mar, 2007, Florianopolis. Congresso Latino Americano de Ciências do Mar, 2007.

13.
MARTINS, Cesar de Castro ; Ferreira, J.A. ; BÍCEGO, M. C. ; Vanin, A.M.S.P. . Hidrocarbonetos Marcadores Geoquímicos em sedimentos superficiais da Baía de Santos. In: 29 reuniao Anual Sociedade Barsileira de Química, 2006, Aguas de Lindoia, São Paulo. 29 reuniao Anual Sociedade Barsileira de Química, 2006. v. 1. p. AB103-AB103.

14.
LOURENÇO, Rafael André ; BÍCEGO, M. C. ; TANIGUCHI, Satie ; SASAKI, Silvio T ; MARTINS, Cesar de Castro ; MAHIQUES, Michel Michaelovith de . INVESTIGAÇÃO DOS MARCADORES GEOQUÍMICOS ORGÂNICOS NO SISTEMA DE RESSURGÊNCIA DE CABO FRIO, RIO DE JANEIRO. In: III SIMPÓSIO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 2006, São Paulo. III SIMPÓSIO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 2006.

15.
BÍCEGO, M. C.; MARTINS, Cesar de Castro ; LOURENÇO, Rafael André ; TANIGUCHI, Satie ; MONTONE, Rosalinda Carmela ; MAHIQUES, Michel Michaelovith de . BIOGENIC STEROLS IN SEDIMENT CORES FROM THE CABO FRIO UPWELLING-DOWNWELLING REGION, SE ATLANTIC, BRAZIL. In: III Simposio Brasieliro de Oceanografia, 2006, São Paulo. III Simposio Brasieliro de Oceanografia, 2006.

16.
LOURENÇO, Rafael André ; BÍCEGO, M. C. ; MAHIQUES, Michel Michaelovith de ; Rosell-Melé, A. . RECONSTRUÇÃO PALEOCEANOGRÁFICA DOS ÚLTIMOS 35.000 ANOS BASEADA EM MARCADORES GEOQUÍMICOS ORGÂNICOS NA PLATAFORMA CONTINENTAL NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO. In: III Simposio Brasieliro de Oceanografia, 2006, São Paulo. III Simposio Brasieliro de Oceanografia, 2006.

17.
Bonifácio, A.C. ; LOURENÇO, Rafael André ; BÍCEGO, M. C. ; MAHIQUES, Michel Michaelovith de . AVALIAÇÃO DA VARIAÇÃO DE PALEOTEMPERATURAS EM TESTEMUNHO DA REGIÃO DE CABO FRIO, RJ, ATRAVÉS DA ANÁLISE DE ALQUENONAS. In: III Simposio Brasileiro de oceanografia, 2006, São Paulo. III Simposio Brasileiro de oceanografia, 2006.

18.
SASAKI, Silvio T ; TANIGUCHI, Satie ; CASCAES, M. J. ; BÍCEGO, M. C. . CONTAMINAÇÃO POR COMPOSTOS ALQUILBENZENO LINEARES EM MEXILHÕES PERNA PERNA (Linnaeus, 1758) DA BAIXADA SANTISTA, SÃO PAULO. In: III Simposio Brasileiro de Oceanografia, 2006, São Paulo. III Simposio Brasileiro de Oceanografia, 2006.

19.
ALBEGARIA, Ana Cecília Rizzati de ; TANIGUCHI, Satie ; BÍCEGO, M. C. . AVALIAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS DE EXTRAÇÃO DE Callinectes danae PARA ANÁLISE DE HIDROCARBONETOS POLICÍCLICOS AROMÁTICOS (PAHs). In: III Simposio Brasileiro de Oceanografia, 2006, Sao Paulo. III Simposio Brasileiro de Oceanografia, 2006.

20.
SILVA, Denis Albuquerque Moreira da ; BÍCEGO, M. C. ; KRAHN, M M . Metabólitos de Compostos Policíclicos Aromáticos (PAcs) em bile de peixes demersais do Canal e São Sebastião. In: 28 REUNIÃO ANUAL DA Sociedade Brasileira de Química SBQ., 2005, Poços de Caldas - MG.. Livro de resumos, 2005. v. 1. p. 048-048.

21.
MARTINS, Cesar de Castro ; BÍCEGO, M. C. ; MONTONE, Rosalinda Carmela . Hidrocarbonetos Marcadores geoquímicos sistema estuarino de Santos e São Vicente, SP. In: 28 REUNIÃO ANUAL DA Sociedade Brasileira de Química SBQ., 2005, Poços de Caldas, MG. Livro de Resumos, 2005. v. 1. p. 16-16.

22.
NATASI, F ; ARAÚJO, J C ; BÍCEGO, M. C. ; MONTONE, Rosalinda Carmela ; PELIZZARI, Vivian . Diversity of Xenobiotics degrading bacteria from Antractic and Brazilian marine sediment.. In: XIII Simpósio SOBRE PESQUISA ANTÁRTICA., 2005, São Paulo, SP.. Caderno de resumos, 2005. v. 1. p. 65-65.

23.
SILVA, Denis Albuquerque Moreira da ; BÍCEGO, M. C. ; GOMES, Vicente ; GNAN, Phan Van ; PASSOS, Maria José A C R ; BUZITIS, Jon ; KRAHN, Margaret . Preliminary investigations using polycyclic aromatic compounds metabolites in fish (Trematomus Newnesi) from Antractic.. In: IX SCAR International Biology Symposium, 2005, Curitiba, Pr. Abstracts, 2005. v. 1. p. 180-180.

24.
LUZ, Adriana Philipe ; GAMBA, Rosa de Carvalho ; LAURETTO, M S ; FARIAS, Eveline Wilma C ; TANIGUCHI, Satie ; MONTONE, Rosalinda Carmela ; BÍCEGO, M. C. ; PELIZZARI, Vivian . Potential bioremediation of hydrocarbon polluted soil in the maritime antractic. In: IX SCAR International Biology Symposium, 2005, Curitiba. Abstracts, 2005. v. 1. p. 239-239.

25.
BÍCEGO, M. C.; SASAKI, Silvio T ; ALBEGARIA, Ana Cecília Rizzati de ; PAOLO, Fernando Serrano ; BAREM, Simone Silva ; TANIGUCHI, Satie ; MONTONE, Rosalinda Carmela . Avaliação da Poluição por petróleo e esgotos na baía do Almirantado. In: II SIMPÓSIO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 2004, São Paulo. CD do evento, 2004. v. 1. p. 1-2.

26.
PEREIRA, Camilo C ; ABESSA, Denis M S ; GASPARRO, Marcia R ; ZARONI, Leticia P ; BAYNE, Afonso ; TANIGUCHI, Satie ; BÍCEGO, M. C. ; FURLEY, Taiana ; SOUZA, Eduinetty C P M de . Avaliação de efeito de poluentes em mexilhões do Canal de São Sebastião. In: II SIMPÓSIO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 2004, São Paulo. CD do evento, 2004. v. 1. p. 1-2.

27.
MARTINS, Cesar de Castro ; BÍCEGO, M. C. ; MAHIQUES, Michel Michaelovith de ; FUKOMOTO, Marina F ; MONTONE, Rosalinda Carmela . Susceptibilidade magnética e policíclicos aromáticos (PAHs) em testemunhos do Complexo Estuarino de Santos e São Vicente, SP, Brasil. In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE QUÍMICA - 27ª REUNIÃO ANUAL da SBQ Sociedade Brasileira de Química, 2004, Salvador. Livro de Resumos, 2004. v. 1. p. 145-145.

28.
SILVA, Denis Albuquerque Moreira da ; BÍCEGO, M. C. . Hidrocarbonetos Alifáticos e aromáticos em sedimentos do Canal de São Sebastião. In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE QUÍMICA - 27ª REUNIÃO ANUAL da SBQ Sociedade Brasileira de Química, 2004, Salvador. caderno de resumos, 2004. v. 1. p. 165-165.

29.
GASPARRO, Marcia R ; ZARONI, Leticia P ; SOUZA, Eduinetty C P M de ; BÍCEGO, M. C. ; MARTINS, Cesar de Castro ; SILVA, Denis Albuquerque Moreira da ; FRACHID, Bauer . Avaliação toxicológica e de bioacumulaçãp de uma área afetada por derramamento de petróleo no Canal de São Sebastião- SP.. In: VIII CONGRESSO Brasieliro de Ecotoxicologia, 2004, FLORIANÓPOLIS. Livro de Resumos, 2004. v. 1. p. 193-193.

30.
PEREIRA, Camilo C ; ABESSA, Denis M S ; GASPARRO, Marcia R ; BAYNE, Afonso ; BÍCEGO, M. C. ; TANIGUCHI, Satie ; FURLEY, Taiana ; SOUZA, Eduinetty C P M de . Integrated Assessment of multi-level biomarker responses and chemical analysis in mussels from São Sebastião - SP Brazi. In: viii CONGRESSO Brasieliro de Ecotoxicologia, 2004, Florianáopolis. Livro de resumos, 2004. v. 1. p. 134-134.

31.
SASAKI, Silvio T ; BARBOSA, Ana Cecilia Rizzati ; PAOLO, Fernando Serrano ; BAREM, Simone Silva ; TANIGUCHI, Satie ; BÍCEGO, M. C. ; MONTONE, Rosalinda Carmela ; CAMPOS, Lucia de Siqueira ; WEBER, Rolf Roland . Hidrocarbonetos do Petróleo e esteróis fecais em sedimentos da Baía do Almirantado na fase inicial e final do verão 2002-2003. In: Xii seminário Sobre PesquisasAntártica, 2004, São Paulo. Caderno de resumos, 2004. v. 1. p. 50-50.

32.
WEBER, Rolf Roland ; MONTONE, Rosalinda Carmela ; BÍCEGO, M. C. ; TANIGUCHI, Satie . Diagnóstico ambiental da região da Baía do Almirantado ? Um enfoque integrado dentro do Programa Antártico Brasileiro. In: V Simpósio Antártico Argentino e 1º Latinoamericano sobre Investigaciones Antárticas, 2004, Buenos Aires. Resumos, 2004. v. 1. p. 1-2.

33.
CAMPOS, Lucia de Siqueira ; LAVRADO, Helena P ; PAIVA, Paulo P ; MONTONE, Rosalinda Carmela ; BÍCEGO, M. C. ; WEBER, Rolf Roland ; BRAGA, E. S. ; SHAEFFER, Carlos e G R ; POLLERY, R ; TENENBAUM, D R . Monitoring the shallow water benthic community off the Brazilian Antarctic research station ?Comandante Ferraz? in Admiralty bay, King George Island.. In: V Simpósio Antártico Argentino e 1º Latinoamericano sobre Investigaciones Antárticas, 2004, Buenos Aires. Resumos, 2004. v. 1. p. 3-3.

34.
NATASI, R ; ARAUJO, C ; BÍCEGO, M. C. ; MONTONE, Rosalinda Carmela ; PELIZZARI, Vivian . Biodiversity and biogeography of psychrotolerant xenobiotics-degrading bacteria from Antarctic environment.. In: V Simpósio Antártico Argentino e 1º Latinoamericano sobre Investigaciones Antárticas, 2004, Buenos Aires. Resumos, 2004. v. 1. p. 5-6.

35.
GNAN, Phan Van ; GOMES, Vicente ; PASSOS, Maria José A C R ; BÍCEGO, M. C. ; FÚRIA, Rosária R ; USSAMI, Keyeando ; ROCHA, Artthur J S . Efeitos da exposição de curto prazo á fração solúvel em água do petróleo bruto sobre a anatção de peixe da zona de arrebentação Atherinella barsiliensis.. In: III Congresso Brasileiro de Pesquisas Ambientais e Saúde -, 2003, Santos. CBPAS 2003 Caderno de resumos, 2003. v. 1. p. 28-28.

36.
ALBEGARIA, Ana Cecília Rizzati de ; TANIGUCHI, Satie ; BÍCEGO, M. C. . Otimização da análise de compostos orgânicos através de uso de diferentes liners em injetores de cromatografia a gás. In: 55 Reunião anual da SBPC, 2003, Recife. 55 Reunião anual da SBPC, 2003. v. 1. p. 1-2.

37.
TANIGUCHI, Satie ; MONTONE, Rosalinda Carmela ; BÍCEGO, M. C. ; SERICANO, Jose L . Chlorinated PCBs and PAHs in blubber of seabirds from King George Island, Antarctica. In: Society of Environment Toxcicology and Chemistry24Th Annual meeting in North America, 2003, Austin. SETAC 24Th Annual meeting in North America, 2003. v. 1. p. 233-233.

38.
NATASI, F ; ARAÚJO, J C ; PELIZZARI, Vivian ; BÍCEGO, M. C. ; MONTONE, Rosalinda Carmela . Biodiversidade e biogeografia de bactérias psicrofíicas degradadoras de compostos xenobióticos (PCBs e hidrocarbonetos) no Ambienet Antártico. In: XI Seminário Sobre PesquisasAntártica, 2003, São Paulo. Cadrerno de resumos, 2003. v. 1. p. 28-28.

39.
LOURENÇO, Rafael André ; BÍCEGO, M. C. ; MAHIQUES, Michel Michaelovith de . Identificação e utilização de aoquenonas como indicadoresgeoquímcos de apleotempeartura. In: 26 REUNIÃO ANUAL DA Sociedade Brasileira de Química SBQ., 2003, Poços de cCaldas. Livro de resumos, 2003. v. 1. p. 054-054.

40.
SILVA, Denis Albuquerque Moreira da ; BÍCEGO, M. C. . Uso de biomarcadores de petróleo como traçadores de contaminação no Canal de São Sebastião. In: 26 REUNIÃO ANUAL DA Sociedade Brasileira de Química SBQ., 2003, Poços de Caldas. livro de resumos, 2003. v. 1. p. 055-055.

41.
CIAPINA, E. M. P. ; BÍCEGO, M. C. ; TANIGUCHI, Satie ; GAMBA, Rosa de Carvalho ; FARIAS, Eveline Wilma C ; PELIZZARI, Vivian ; SASAKI, Silvio T ; MONTONE, Rosalinda Carmela . Resultados Preliminares da degradação microbiana de um óleo combustível no ambiente marinho Antártico utilizando microcosmos aquáticos.. In: X Seminário sobre Pesquisa Antártica, 2002, Sâo Paulo. Caderno de Resumos, 2002. v. 1. p. 66-66.

42.
BÍCEGO, M. C.; YOGUI, Gilvan Takeshi ; SILVA, Denis Albuquerque Moreira da ; LOURENÇO, Rafael André ; TANIGUCHI, Satie ; PELIZZARI, Vivian ; MONTONE, Rosalinda Carmela ; WEBER, Rolf Roland . Avaliação dos hidrocarbonetos do petróleo e organoclorados em amostras de sedimento do complexo estuarino de Santos -São Vicente, São Paulo.. In: I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 2002, São PAulo. CD do Simpósio, 2002. v. 1. p. OCQ-7-OCQ-7.

43.
GNAN, Phan Van ; GOMES, Vicente ; PASSOS, Maria José A C R ; BÍCEGO, M. C. ; FÚRIA, Rosária R ; ROCHA, Artthur J S . Efeitos da exposição de curto prazo à fração solúvel em água do petróleo bruto sobre o metabolismo e a natação de peixe da zona de arrebentação Atherinella brasiliensis. In: I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 2002, São Paulo. CD do Simpósio, 2002. v. 1. p. OCB29-OCB29.

44.
ARNALOT, E. C. ; BÍCEGO, M. C. . Evaluación de las concentraciones de hidrocarbonetos de petróleo en el Canal de São Sebastião, SP: Influencia del lanzamiento de un efluente petroquímico. In: I Symposium Globec - Espana, 2001, Puerto de Santa Maria (Cadiz). Livro de resúmenes, 2001. p. 65.

45.
BÍCEGO, M. C.; TANIGUCHI, Satie ; BONETTI FILHO, J. ; BONETTI, C. ; MONTONE, Rosalinda Carmela . PAHs and Aliphatic hydrocarbons in sediments of Santos-São Vicente Estuarine Complex, Brazil. 22nd SETAC, realizada em Baltimore, EUA, de 11 a 15 de novembro de 2001. Abstract book, p.307.. In: 22nd SETAC, 2001, Baltimore. Abstract Book, 2001. p. 307.

46.
PELIZZARI, Vivian ; CIAPINA, E. M. P. ; GAMBA, Rosa de Carvalho ; FARIAS, Eveline Wilma C ; LUZ, Adriana Philip ; BÍCEGO, M. C. ; TANIGUCHI, Satie ; MONTONE, Rosalinda Carmela . Presence of in situ microbial community and the potential for hydrocarbon biodegradation in soil of King George Island, Antarctica.. In: VIII SCAR International Biology Symposium, 2001, Amsterdam. Programme & Abstracts, 2001. p. S6P20.

47.
MARTINS, Cesar de Castro ; TANIGUCHI, Satie ; MONTONE, Rosalinda Carmela ; BÍCEGO, M. C. . Hidrocarbonetos marcadores geoquímicos em sedimentos superficiais da Baía do Almirantado, Ilha Rei George, Península Antártica.. In: IX Seminário sobre Pesquisa Antártica, 2001, São Paulo. Resumos. p. 28.

48.
FILLMANN, Gilberto ; BÍCEGO, M. C. ; ZAMBONI, A. ; READMAN, J. W. ; DEPLEDGE, M. . Validation of immunoassay methods for environmental monitoring of total petroleum hydrocarbons (TPH) and polycyclic aromatic hydrocarbons (PAHs).. In: Third SETAC World Congress/Tenth Annual Meeting of SETAC Europe, 2000, Brington. Caderno de Resumos, 2000.

49.
MARTINS, Cesar de Castro ; GAMBA, Rosa de Carvalho ; TANIGUCHI, Satie ; PELIZZARI, Vivian ; BÍCEGO, M. C. ; MONTONE, Rosalinda Carmela . Indicadores de poluição fecal no ambiente marinho antártico.. In: 3.ª Reunião da SETAC Latino americana e VI Encontro de Ecotoxicologia, 2000, São Carlos. Resumos, 2000. p. 46.

50.
LUZ, Adriana Philip ; PELIZZARI, Vivian ; BÍCEGO, M. C. ; MONTONE, Rosalinda Carmela ; WHITE, L. G. ; W, G. C. . Detection of petroleum hydrocarbons and biphenyl degradation genes from total microbial community DNA in antarctic soils.,. In: VIII Seminário sobre Pesquisa Antártica, 2000, Sâo Paulo. Resumos, 2000. p. 22.

51.
BÍCEGO, M. C.; TANIGUCHI, Satie ; LUZ, Adriana Philip ; CIAPINA, E. M. P. ; NISHIGIMA, F. N. ; PELIZZARI, Vivian ; MONTONE, Rosalinda Carmela . Avaliação da degradação microbiologica de um óleo combustível no Ambiente Antártico: Resultados preliminares. In: VII Seminário sobre Pesquisa Antártica, 1999, Sâo Paulo. Caderno de resumos, 1999. p. 48-50.

52.
MARTINS, Cesar de Castro ; TANIGUCHI, Satie ; PELIZZARI, Vivian ; BÍCEGO, M. C. ; MONTONE, Rosalinda Carmela . Fecal Sterols in tha Adimiralty Bay, Antarctica: Preliminary Study. In: VII Seminário sobre Pesquisa Antártica, 1999, Sâo paulo. Caderno de resumos, 1999. p. 71.

53.
BÍCEGO, M. C.; LUZ, Adriana Philipe ; PELIZZARI, Vivian ; CIAPINA, E. M. P. . Caracterização de um consórcio degradador de hidrocarbonetos isolado em solo do ambiente antártico.. In: II REUNIÃO NACIONAL DE MICROBIOLOGIA APLICADA AO MEIO AMBIENTE, 1998, Florianópolis. Caderno de Resumos, 1998. v. 1. p. 14.

54.
BÍCEGO, M. C.. Hidrocarbonetos do petróleo no litoral do Rio de Janeiro dentro do Programa de Monitoramento do Meio Ambiente Marinho (MOMAM).. In: I SIMPÓSIO SOBRE MONITORAMENTO DO MEIO AMBIENTE MARINHO, 1998, Arraial do Cabo. Caderno de Resumos, 1998. v. 1. p. 2.

55.
BÍCEGO, M. C.; ZANARDI, E. ; ITO, R. G. ; WEBER, Rolf Roland . Petroleum derived dissolved compounds concentrated from inshore surface waters of Aldmiralty Bay, King George Island, Antarctica.. In: V SEMINÁRIO SOBRE PESQUISA ANTÁRTICA., 1997, São Paulo. Caderno de Resumos, 1997. v. 1. p. 43.

56.
BÍCEGO, M. C.; ZANARDI, E. ; ITO, R. G. ; WEBER, Rolf Roland . Four years survey of dissoved /dispersed petroleum hydrocarbons on surface waters of Admiralty Bay, King George Island , Antarctica.. In: VII CONGRESSO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIAS DO MAR., 1997, Santos. Caderno de Resumos, 1997. v. 1. p. 83-84.

57.
BÍCEGO, M. C.; ZANARDI, E. ; TANIGUCHI, Satie ; WEBER, Rolf Roland . Dissoved /dispersed petroleum hydrocarbons in South Atlantic Ocean.. In: V SEMINÁRIO SOBRE PESQUISA ANTÁRTICA., 1997, São Paulo. Caderno de Resumos, 1997. v. 1. p. 38.

58.
BÍCEGO, M. C.; ITO, R. G. ; ZANARDI, E. ; WEBER, Rolf Roland . Projeto: Níveis de hidrocarbonetos fósseis e biogênicos no ambiente marinho da Baia do Almirantado.. In: I SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE BIOLOGIA ANTÁRTICA., 1996, Sào Paulo. Caderno de Resumos. v. 1. p. 19.

59.
BÍCEGO, M. C.; ZANARDI, E. ; ITO, R. G. ; WEBER, Rolf Roland . Três anos de avaliação de hidrocarbonetos fósseis e biogênicos em sedimentos marinhos da Baia do Almirantado.. In: I SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE BIOLOGIA ANTÁRTICA., 1996, São Paulo. Caderno de Resumos, 1996. v. 1. p. 35.

60.
BÍCEGO, M. C.; WEBER, Rolf Roland ; EHRHARDT, M. ; ZANARDI, E. . Avaliação dos hidrocarbonetos do petróleo em amostras de água e material particulado do Canal de São Sebastião.. In: III SIMPÓSIO SOBRE OCEANOGRAFIA-IOUSP., 1996, São Paulo. Caderno de Resumos, 1996. v. 1. p. 315.

61.
BÍCEGO, M. C.; ZANARDI, E. ; TANIGUCHI, Satie ; WEBER, Rolf Roland . Hidrocarbonetos do petróleo em águas superficiais da Baia do Almirantado.. In: IV SEMINÁRIO SOBRE PESQUISA ANTÁRTICA., 1996, São Paulo. Caderno de Resumos, 1996. v. 1. p. 17.

62.
BÍCEGO, M. C.; WEBER, Rolf Roland ; ITO, R. G. . Remoção de hidrocarbonetos do petróleo do ambiente marinho: comparação entre uma região tropical e uma polar.. In: 18.ª REUNIÃO ANUAL DA SBQ., 1995, Caxambu. Caderno de Resumos, 1995. v. 1. p. AB55.

63.
ZANARDI, E. ; BÍCEGO, M. C. ; WEBER, Rolf Roland . Distribuição e origem de hidrocarbonetos alifáticos no Canal de São Sebastião, SP.. In: 18 REUNIÃO ANUAL DA SBQ., 1995, Caxambu. Caderno de Resumos, 1995. v. 1. p. AB056.

64.
AIDAR, E. ; KUTNER, T. C. S. S. ; BÍCEGO, M. C. ; BRAGA, E. S. . Effects of the aqueous effluent from an oil maritme terminal on the diatom.. In: I SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS E SIGNIFICADOS ECOLÓGICOS DE BIOENSAIOS, 1994, São Carlos. Caderno de Resumos, 1994. v. 1. p. 81.

65.
BÍCEGO, M. C.; WEBER, Rolf Roland ; ITO, R. G. . Hidrocarbonetos aromáticos dispersos e/ou dissolvidos na Baia do Almirantado, Ilha Rei George, Antártica. In: 17 REUNIÃO ANUAL DA SBQ., 1994, Caxambu. Caderno de Resumos, 1994. v. 1. p. AB73.

66.
BÍCEGO, M. C.; ZAMBONI, A. ; NIPPER, M. . Evaluation of the quality of the sediments from São Sebastião Channel, by using tests with the sea-urchin.. In: I SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS E SIGNIFICADOS ECOLÓGICOS DE BIOENSAIOS, 1994, Sào Carlos. Caderno de Resumos. v. 1. p. 75.

67.
EHRHARDT, M. ; WEBER, Rolf Roland ; BÍCEGO, M. C. . Fração Orgânica dissolvida nas águas do Porto de São Sebastião e Praia do Segredo, Canal de São Sebastião, São Paulo, Brasil. In: II SIMPÓSIO SOBRE OCEANOGRAFIA-IOUSP., 1991, São Paulo. Caderno de Resumos, 1991. v. 1. p. 198-198.

68.
BÍCEGO, M. C.; ITO, R. G. ; MAHIQUES, Michel Michaelovith de . Níveis de Hidrocarbonetos de petróleo em água do mar na região costeira de Ubatuba (SP).. In: I SIMPÓSIO SOBRE OCEANOGRAFIA-IOUSP., 1989, São Paulo. Caderno de Resumos, 1989. v. 1. p. 26.

69.
BÍCEGO, M. C.; WEBER, Rolf Roland . Oil degradation in tropical marine environments: wethering effects on a brazilian crude in São Sebastião Channel, São Paulo, Brasil.. In: II RIO CONFERENCE ON THE CHEMISTRY OF TROPICAL MARINE SYSTEMS., 1987, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 1987. v. 1. p. 32-32.

70.
BÍCEGO, M. C.; WEBER, Rolf Roland . Aplicação da Cromatografia em fase gasosa utilizando colunas capilares na análise de hidrocarbonetos no ambiente marinho. In: 38 REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 1986, Curitiba. Caderno de Resumos, 1986. v. 1. p. 774.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
WEBER, Rolf Roland ; ZANARDI, E. ; BÍCEGO, M. C. . Distribuição e ocorrência dos hidrocarbonetos biogênicos e de petróleo na água do mar superficial e nos sedimentos de superfície da região da Plataforma Interna do Canal de São Sebastião, SP, Brasil. 1998.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MONTONE, Rosalinda Carmela; Miranda Flho, K.C.; BCEGO, M.C.. Participação em banca de Caio Vinicius Zecchin Cipro.. Ocorrência de compostos organoclorados em Euphasia superba e em ovos gorados de pinguins do gênero Pygoscelis. 2007. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo.

2.
WEBER, Rolf Roland; BÍCEGO, M. C.; TANIGUCHI, Satie; MAHIQUES, Michel Michaelovith de; CARVALHO, L. R. F.. Participação em banca de Fernando Noboru Nishigima. Hidrocarbonetos policíclicos aromáticos(PAHs) - Determinação do balanço de massa na atmosfera água e sedimento no Estuário de Santos, SP, Brasil. 2004. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo.

3.
MAHIQUES, Michel Michaelovith de; BÍCEGO, M. C.; FIGUEIRA, Rubens Césarlopes. Participação em banca de Marina Midori Fukumoto. Caracterização da sedimentação atual e reconstituição ds historia deposicional recente na Báia de Santos a partir das características composicionais e isotópicas da matéria orgânica. 2003. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo.

4.
BÍCEGO, M. C.; MONTONE, Rosalinda Carmela; SILVA, M. R. S.. Participação em banca de Cesár de Castro Martins. Avaliação da introdução de esteróis fecais e hidrocarbonetos marcadores geoquímicos em sedimentos da Baia do Almirantado, Península Antártica. 2002. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo.

5.
TOMMASI, Luiz Roberto; BÍCEGO, M. C.; PEREIRA, Denisa Navas. Participação em banca de Natalia Venturini Caballero. estudo das características do ambiene de funod e sua relação com a macrofauna bentônica, numa área adjascente a uma refinaria de petróleo: porção nordeste da Báia de todos os Santos, Bhia Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado em Oceanografia (Oceanografia Biológica)) - Universidade de São Paulo.

6.
BÍCEGO, M. C.; MONTONE, Rosalinda Carmela. Participação em banca de Silvia Keiko Kawakami. Coprostanol como indicador químico de contaminação por esgoto urbano em algumas regiõew do litoral de São Paulo.. 1999. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo.

7.
BÍCEGO, M. C.; WEBER, Rolf Roland; CARVALHO, L. R. F.. Participação em banca de Fernado Noboru Nishigima. Aplicação da Cromatografia a Líquido de Alto desempenho (HPLC) na purificação e separação de hifrocarbonetos de sedimentos das regiões de Santos e Cananéia. 1999. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
BCEGO, M.C.; MONTONE, Rosalinda Carmela; CARREIRA, R.; Wainer, Ilana; MADUREIRA L. Participação em banca de RAFAEL ANDRE LOURENÇO. Aplicação de marcadores orgânicos moleculares em estudos oceanográficos e paleoceanográficos: estudo de caso na margem continental superior do Sudeste do Brasil. 2007. Tese (Doutorado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo.

2.
BCEGO, M.C.; MAHIQUES, Michel Michaelovith de; Favaro, D.I.; Oliveira, S.M.B.; MARTINS, Cesar de Castro. Participação em banca de Marina Midori Fukumoto. Determinação da história deposicional recente do alto estuário santista, com base nos teores de metais e na suscetibilidade magnética dos sedimentos.. 2007. Tese (Doutorado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo.

3.
BÍCEGO, M. C.; MASINI, J. C.; YABE, M. J. S.; BEVILACQUA, J. E.; OLIVEIRA, E.. Participação em banca de Karen Soraia Garcia Marquez. Estudo de Metais e outros elementos presentes nos sedimentos das regiões costeiras de São Sebastião e Ubatuba - Litoral norte do Estado de São Paulo. 2001. Tese (Doutorado em Química (Química Analítica) [Sp-Capital]) - Universidade de São Paulo.

4.
BÍCEGO, M. C.; REZENDE, M. O.; RIBIRO, M. L.; CAVALHEIRO, A. J.; SILVA, M. R. S.. Participação em banca de Ana Flavia Locateli Godoi. Estudos sobrea a ocorrência de compostos organoestânicos em sedimentos marinhos superficiais na costa do Estado de São Paulo. 2001. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
BÍCEGO, M. C.; ROCHA, O.; BOHORER, M. B. C.; TUNDISI, T. M.; MOREIRA, M. G. B. S.. Participação em banca de Ademilson Josemar Zamboni. Caracterização ecotoxícológica do estuário da Lagoa do0s Patos no entorno de Rio Grande, RS: Fundamentos e técnicas.. 2000. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVI Congresso Latino Americano de Ciencias del Mar (COLACMAR) e II Simpósio Antártico Latinoamericano. MONITORING OF POLYCYCLIC AROMATIC HYDROCARBONS IN SOIL SAMPLES FOR 2 YEARS AFTER FIRE AT THE BRAZILIAN ANTARCTIC STATION OF ADMIRALTY BAY, KING GEORGE ISLAND, ANTARCTICA. 2015. (Congresso).

2.
XXXIII SCAR Biennial Meetings & Open Science Conference. Sedimentary geochemical markers to identify deglaciation of the South Shetland Islands Ice Cap. 2014. (Congresso).

3.
Workshop on Teaching Oceanography.Basic Field Oceanography. 2013. (Oficina).

4.
XV Congresso Latino Americano de Ciencias del Mar (COLACMAR). "Marcadores geoquímicos orgânicos de poluiçao em dois ambientes costeiros antropizados: Baia de Santos (Brasil) e Baia de Montevidéú (Uruguai)". 2013. (Congresso).

5.
primeira reunião do projeto: Presente e futuro e desastres naturais nas Regiões Tropicais e Subtropicais do BrasIl: observações e MOdelagem (PRIMO) ..Paleoceanography/ Paleoclimate at IOUSP Modeling approach for PRIMO: 22ka - 0. 2012. (Oficina).

6.
21th Annual Meeting of SETAC Europe.. Organochlorine pesticides in plastic pellets from Santos, southeastern coast of Brazil. 2011. (Congresso).

7.
SETAC Europe 20th Annual Meeting. POPs in plastic pellets from Baixada Santista, southeastern Brazil. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
FELIPE RODRIGUES DOS SANTOS. Avaliação da CONTRIBUIÇÃO MARINHA E CONTINENTAL EM REGISTRO SEDIMENTAR AO LARGO DA ILHA DE SÃO SEBASTIÃO, NA PLATAFORMA CONTINENTAL SUDESTE BRASILEIRO UTILIZANDO MARCADORES MOLECULARES ORGÂNICOS. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em OCEANOGRAFIA) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Patircia Andrade Neves. Início: 2017. Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Iniciação científica
1.
Cristian Taboada Timoszczuk. Hidrocarbonetos policíclicos aromáticos como indicadores de influencia antrópica em em depósitos de lama da plataforma continental ao largo Tijucas, SC. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Oceanografia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).

2.
Julio Espindola Lysei Berzaghi. Hidrocarbonetos policíclicos aromáticos como indicadores de influencia antrópica em em depósitos de lama da plataforma continental ao largo do litral Sul do Estado de São Paulo. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Oceanografia) - Universidade de São Paulo, Programa Unificado de Bolsas Universidade de São Paulo. (Orientador).

3.
Matheus Tabarelli Melo Barbosa. Hidrocarbonetos policíclicos aromáticos como indicadores de influencia antrópica em em depósitos de lama da plataforma continental ao da Ilha de São Sebastião, SP. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Oceanografia) - Universidade de São Paulo, Programa Unificado de Bolsas Universidade de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Doris Nagaoka. Biomarcadores geoquímicos em sedimentos superficiais no entorno da Ilha de Trindade, ES,. 2018. Dissertação (Mestrado em OCEANOGRAFIA) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

2.
Aline Cason Corrêa. HISTÓRICO DA INTRODUÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA NO ESTUÁRIO CAETÉ, PARÁ. 2018. Dissertação (Mestrado em OCEANOGRAFIA) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

3.
Amanda Mattosinhos Spera. Estudo das Condições Paleoceanográficas e Paleoclimáticas da Região da Ria de Mamanguá nos últimos 3000 anos através da análise de n-alcanos e alquenonas em testemunho sedimentar. 2012. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

4.
FELIPE SALES DE FREITAS. Avaliação da razão isotópica molecular de n-alcanos em sedimentos da Plataforma Continental Sul-Sudeste do Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

5.
Vinicius Faria Patire. Avaliação da Biodisponibilidade de HPAs em Mugil curema do Estuário de Santos e Cananéia através da aníse de metabolitos de HPAs em bile de peixes. 2010. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

6.
Ana Cecília Rizzatti de Albergaria-Barbosa. Biomarcadores de Efeito para Análise de Compostos Aromáticos em Peixes da Baía de Santos. 2009. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

7.
Mauricio Covre Coimbra. Avaliação de protocolo analítico para analíse de hidrocarbonetos do petróleo em derrames para estudos em direito ambiental. 2006. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Márcia Caruso Bícego.

8.
Rafael André Lourenço. Metodologia para determinação de biomarcadores geoquímicos orgânicos em sedimentos -Hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos, esteróis e alquenonas. 2003. 92 f. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

9.
Elisabet Cornet Arnalot. Avaliação das concentrações de hidrocarbonetos do petróleono Canal de São Sebastião, SP: Influência do lançamento de um efluente petroquímico. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

10.
Patrícia Mateus de Medeiros. Avaliação da Origem de Hidrocarbonetos em Sedimentos Marinhos de Santos e São Sebastião, utilizando-se Hidrocarbonetos Marcadores Geoquímicos. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

Tese de doutorado
1.
Amanda Mattosinhos Spera. Avaliação da variação da influencia da Pluma do Rio da Prata, ao longo do tempo geológico, através da composição da matéria orgânica depositada na Plataforma Continental Sudeste Brasileira usando marcadores orgânicos moleculares. 2016. Tese (Doutorado em Oceanografia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

2.
Patrícia Andrade Neves. HISTÓRICO DA DEPOSIÇÃO DE HIDROCARBONETOS POLICÍCLICOS AROMÁTICOS EM UM ESTUÁRIO AMAZÔNICO NO ÚLTIMO SÉCULO. 2015. Tese (Doutorado em Oceanografia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

3.
Ana Cecilia Rizzati de Albergaria Barbosa. Avaliação do impacto da abertura do Valo Grande nas fontes de matéria orgânica para o Sistema Estuarino-Lagunar de Cananéia-Iguape-SP. 2013. Tese (Doutorado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

4.
Silvio Tarou Sazaki. CONTAMINAÇÃO POR COMPOSTOS ALQUILBENZENO LINEARES organismos marinhos DA BAIXADA SANTISTA, SÃO PAULO. 2012. Tese (Doutorado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Márcia Caruso Bícego.

5.
Hiléia dos Santos Barroso. Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs) em organismos marinhos da Antarctica. 2010. Tese (Doutorado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

6.
Caio Augusto Magalhães. Reconstrução paleoceanográfica de alta resolução baseada em marcadores geoquímicos orgânicos região de Cabo Frio. 2010. Tese (Doutorado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

7.
Edgar Alexandre Reis de Lima. História deposicional de Hidrocarbonetos Aromáticos em Sedimentos da Costa Norte Brasileira. 2009. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Márcia Caruso Bícego.

8.
Rafael Andre Lourenço. Aplicação de marcadores orgânicos moleculares em estudos oceanográficos e paleoceanograficos: Estudo de caso na margem continental superior do Sudeste do Brasil. 2007. Tese (Doutorado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

9.
Denis Albuquerque Moreira da Silva. Avaliação detalhada das concentrações de hidrocarbonetos em pontos críticos do Canal de São Sebastião, SP.. 2005. 0 f. Tese (Doutorado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

10.
Cesar de Castro Martins. Marcadores orgânicos geoquímicos em sedimentos da Baía de Santos, SP: um histórico de poluentes químicos no ambiente marinho.. 2005. 0 f. Tese (Doutorado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Coorientador: Márcia Caruso Bícego.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Paula Baldassin. 2016. Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Márcia Caruso Bícego.

2.
Juliana Leonel. 2014. Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Márcia Caruso Bícego.

3.
Natalia Venturini Caballero. 2013. Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Márcia Caruso Bícego.

4.
Eliete Zanardi. 2009. Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Márcia Caruso Bícego.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Denise de Menezes Prates. Biomarcadores geoquímicos em depocentros lamosos da plataforma continental ao largo de Itajaí, SC.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanografia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

2.
Ligia Dias Araújo. Avaliação da Influência do Aporte Terrígeno no Talude ao Largo do Rio da Prata Através de Marcadores Orgânicos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanografia) - Universidade de São Paulo. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

3.
Renato Oliveira. Avaliação da introdução de Hidrocarbonetos na Baía do Araçá em São Sebastião, SP. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanografia) - Universidade de São Paulo. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

4.
Armando Craig Travaglia. Marcadores orgânicos moleculares em sedimentos superficiais do Estuário do Rio Guadiana, Portugal: uma avaliação de contaminação orgânica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanografia) - Universidade de São Paulo. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

5.
Marília Gabriela Moriya Batista. Distribuição de hidrocarbonetos alifáticos e LABs em amostras de sedimento na desembocadura do Complexo do Rio Amazonas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanografia) - Universidade de São Paulo. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

6.
Ana Carolina Bonifácio. Avaliação da variação de paleotemperaturas em testemunho da região de Cabo Frio, RJ, através da análise de alquenonas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanografia) - Universidade de São Paulo. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

7.
Ana Cecília Rizzatti de Albergaria-Barbosa. Estudo da acumulação de Hidrocarbonetos em mexilhão Perna perna (Linnaeus, 1758) na Baía de Santos.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanografia) - Universidade de São Paulo. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

Iniciação científica
1.
Denise de Menezes Prates. Histórico da Deposição de Esteróides em um Estuário Amazônico nos Últimos Cem Anos. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade de São Paulo. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

2.
Denise de Menezes Prates. REGISTRO MOLECULAR E ISOTÓPICO DE N-ALCANOS EM em CANANÉIA-IGUAPE, SÃO PAULO. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

3.
Lígia Dias de Araujo. REGISTRO MOLECULAR E ISOTÓPICO DE N-ALCANOS EM TCANANÉIA-IGUAPE, SÃO PAULO. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

4.
Vitor Marim. Avaliação da extensão da contribuição terrígena na matéria orgânica depositada ao longo da Plataforma Continental Sudeste Brasileira ao largo da Ilha de São Sebastião em isóbatas de 60 a 1400m. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

5.
Lígia Dias de Araujo. Avaliação de isoprenoides na Identificação do registro sedimentar na Antártica.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

6.
Denise de Menezes Prates. Caracterização da matéria orgânica sedimentar na Plataforma Continental Sudeste Brasileira ao Largo da Ilha de São Sebastião em isóbatas de 60 a 1400 m. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

7.
Renato Oliveira. Avaliação da Introdução de Hidrocarbonetos na Baía do Araçá em São Sebastião, SP. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

8.
Mariana Miracca Lage. Caracterização de Esteróides no Banco de Abrolhos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

9.
Marília Gabriela Moryta Batista. HIDROCARBONETOS EM CRUSTÁCEOS ANFÍPODES E ALGAS PARDAS DO GÊNERO SARGASSUM DE SÃO SEBASTIÃO, SÃO PAULO. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

10.
Marília Gabriela Moryta Batista. Hidrocarbonetos em algas pardas do gênero Sargassum de São Sebastião, São Paulo.. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

11.
Ana Cecília Rizzatti de Albergaria Barbosa. Avaliação da bioacumulação de hidrocarbonetos em diferentes organismos marinhos da Baía de Santos- SP. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

12.
Fernando Serrano Paolo. Avaliação de hidrocarbonetos do Petróleo em organismos marinhos na Baía do Almirantado, Ilha Rei George, Antártica. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

13.
Ana Cecília Rizzatti de Albergaria Barbosa. POLUIÇÃO POR HIDROCARBONETOS DE PETRÓLEO NA BAIA DO ALMIRANTADO - ANTÁRTICA. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

Orientações de outra natureza
1.
Karina Bisaio. Programa de redução, reutilização e reciclagem de lixo nas bases e navio do Instituto Oceanográfico da USP. 2004. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo. Orientador: Márcia Caruso Bícego.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 16:25:06