Míriam Aparecida Bueno

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9765282563578698
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


Possui mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra, pela Universidade Estadual de Campinas e pós doutorado pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora associada do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais, da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Geografia e de Formação de Professores, com ênfase em Ensino de Cartografia, na linha Cartografia para Escolares. Atua principalmente nos seguintes temas: geografia, cartografia, ensino, estudos sobre o espaço local, produção de material didático-pedagógico e atlas escolares municipais, e formação de professores. Desenvolveu pesquisas interdisciplinares com a Arqueologia e a Paleontologia, estudando os "geoglifos" no estado do Acre. Atualmente coordena um projeto internacional, financiado pela CAPES, numa parceria entre Universidade Federal de Goiás/Brasil e Universidade Pedagógica de Maputo/Moçambique, sobre produção de atlas escolares e formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Míriam Aparecida Bueno
Nome em citações bibliográficas
BUENO. M. A.;APARECIDA BUENO, MÍRIAM

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Sócio-Ambientais.
AC Central
Setor Central
74001970 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 35211184
Ramal: 226


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2008
Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Atlas escolares municipais como uma proposta regional de formação de professores, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Maurício Compiani.
Bolsista do(a): Programa de Incentivo à Capacitação Docente, PICD-CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cartografia; Espaço local; Ensino fundamental.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação.
1996 - 1998
Mestrado em Geografia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A Cartografia e o ensino de Geografia na escola fundamental: um estudo de caso,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Janine Gisèle Le Sann.
Bolsista do(a): Programa de Incentivo à Capacitação Docente, PICD-CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Geografia; Cartografia; Ensino fundamental; Material didático; Proposta metodológica.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação; Desenvolvimento de Novos Materiais.


Pós-doutorado


2017 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2017 - 2017
Geografia. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Associada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Remanejamento de vaga Cargo: Professor 3º Grau, Classe 6, Nível 002 Código da vaga: 709069 Da: Fundação Universidade Federal do Acre Para: Universidade Federal de Goiás eral do Acre Processo: 23107.003155/2009-51

Atividades

02/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Estudos Sócio-Ambientais, .

02/2012 - Atual
Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Método em Geografia
02/2012 - Atual
Ensino, Abi - Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Geografia
08/2011 - 09/2011
Ensino, Educação Integral e Integrada, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
A cidade educadora no contexto da Educação Integral

Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ingresso para cursar o doutorado na UNICAMP, no programa de pós-graduação em Ensino e História de Ciências da Terra em março de 2002.

Atividades

12/1999 - 06/2009
Direção e administração, Departamento de Geografia, Coordenação do Curso de Geografia.

Cargo ou função
Membro de conselho de unidade.
3/1999 - 06/2009
Direção e administração, Departamento de Geografia, Coordenação do Curso de Geografia.

Cargo ou função
Membro de colegiado superior.
6/1994 - 06/2009
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
Cartografia
Estudos Regionais
Fotogrametria e Fotointerpretação
Fotointerpretação
Geografia Humana
História do Pensamento Geográfico
Sensoriamento Remoto
3/2000 - 12/2001
Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino e Metodologia da Cartografia no Ensino Fundamental e Médio
Sensoriamento Remoto aplicado à Análise Regional
3/2000 - 12/2001
Extensão universitária , Departamento de Geografia, Departamento de Geografia.

Atividade de extensão realizada
Ações efetivas para o aprimoramento do ensino da Geografia.
12/1999 - 12/2001
Direção e administração, Departamento de Geografia, Coordenação do Curso de Geografia.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
6/1999 - 06/2000
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Geografia, Departamento de Geografia.

Atividade realizada
Consultora do Zoneamento Ecológico-Econômico do Acre.
3/1999 - 03/2000
Extensão universitária , Departamento de Geografia, Departamento de Geografia.

Atividade de extensão realizada
O uso de imagens como uma proposta didático-pedagógica no ensino de Geografia.
1/1999 - 2/1999
Direção e administração, Departamento de Geografia, Coordenação do Curso de Geografia.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
10/1998 - 11/1998
Direção e administração, Departamento de Geografia, Coordenação do Curso de Geografia.

Cargo ou função
Membro de comissão temporária.
10/1998 - 11/1998
Extensão universitária , Departamento de Geografia, Departamento de Geografia.

Atividade de extensão realizada
XV Semana de Geografia.

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2008
Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Geociências da UNICAMP, .


Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Metodologia para o Ensino de Geografia, Carga horária: 60



Linhas de pesquisa


1.
Grupo de Pesquisa em Educacao Aplicada as Geociencias

Objetivo: As repercussões do trabalho desenvolvido pelo DGAE são de natureza variada: - criação do mestrado e doutorado no Programa de Ensino e História de Ciências da Terra com 15 dissertações defendidas e 3 teses que consolidam a linha de metodologia do ensino de Geociências; - realização de 6 cursos de pós-graduação lato sensu para professores que ministram disciplinas de Geociências no nível superior; - organização consolidada de mais de uma década de cursos de extensão e aperfeiçoamento para professores do ensino fundamental e médio em temas de Geociências; - participação em congressos internacionais, nacionais e regionais de educação, ensino de ciências e ensino de Geociências; - publicação em revistas internacionais e nacionais; - projetos em andamento sobre Geociências e a formação continuada de professores do ensino fundamental, com apoio da FAPESP e CNPq, que apresentam como linha e objetivos de pesquisa enfocar as Geociências no ensino fundamental e médio, principalmente, voltados para 5ª à 8ª séries.; - criação, com apoio da FINEP, do Laboratório de Recursos Didáticos em Geociências que visa pesquisar e produzir recursos que auxiliem o trabalho de professores, de quaisquer níveis educacionais (desde o ensino fundamental ao superior), a desenvolver tópicos relacionados aos novos estudos do sistema Terra e aos de Geociências. Intercâmbios institucionais internacionais com a Universidad Complutense de Madrid, Universitá di Genova, Universidade de Aveiro e Universidade de Évora..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Cartografia / Especialidade: Ensino de Cartografia.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Ensino; Espaço local; Material didático; Geografia.
2.
Cartografia para Escolares

Objetivo: Sistematizar dados geográficos e cartográficos de diferentes municípios afim de produzir atlas escolares. Contribuir no trabalho escolar de Geografia, na formação docente, a partir do uso da Cartografia como linguagem..
Palavras-chave: Cartografia; Ensino fundamental; Formação de professores.
3.
Formação de professores


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
O ESTUDO DO ESPAÇO LOCAL E SUA REPRESENTAÇÃO, A PARTIR DA PRODUÇÃO DE ATLAS ESCOLARES NO BRASIL E MOÇAMBIQUE
Descrição: Projeto em parceria coma Universidade Pedagógica de Moçambique, que tem como objetivo trabalhar com a formação de professores do Ensino Fundamental a partir de atlas escolares municipais.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Míriam Aparecida Bueno - Coordenador / Lana de Souza Cavalcanti - Integrante / Denis Richter - Integrante / Diego Tarley Ferreira Nascimento - Integrante / Gustavo Cardoso Abreu - Integrante / Lana Mara Silva Teixeira - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Percepção espacial e planejamento urbano: um análise a partir do olhar de estudantes do ensino médio/high school de escolas em Goiânia/Brasil e Los Angeles/EUA
Descrição: O crescimento das cidades nos dias de hoje interfere diretamente no cotidiano dos indivíduos, a partir da construção e alteração de ruas, praças, calçadas, parques, equipamentos e mobiliários urbanos. Essas mudanças que ocorrem são, muitas vezes, projetadas pelos órgãos públicos competentes sem reconhecer ou respeitar as necessidades específicas da população que vive na cidade ou nos bairros onde são realizadas essas modificações. Como consequência desse distanciamento entre o planejamento urbano e as demandas da sociedade, a cidade se modifica, muitas vezes, sem levar em consideração as questões emergentes dos seus habitantes. Diante dessa situação, se reconhece a importância de formar nos citadinos uma análise mais criteriosa da organização do espaço urbano, desde a transformação dos diferentes lugares como a proposição de mudanças necessárias que visam melhorar o planejamento da cidade. Compreende-se, assim, que é importante a participação ativa dos cidadãos para entender o espaço urbano através das práticas de planejamento urbano, tendo como critério o direito ao usufruto da cidade (LEFEBVRE, 2001). Nesse sentido, esta pesquisa objetiva analisar a percepção espacial dos alunos dos 3o anos do ensino médio/high school sobre o planejamento urbano da cidade, a partir de suas práticas cotidianas (mobilidade espacial, percursos na cidade, infraestrutura urbana) nas áreas de entorno de quatro escolas públicas localizadas na cidade de Goiânia/GO e de outras quatro escolas situadas em San Fernando Valley, na cidade de Los Angeles/EUA. A pesquisa em Goiânia será desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) e, de modo análogo, os pesquisadores da California State University Northridge (CSUN) realizarão esse estudo na cidade de Los Angeles. A partir dos resultados de ambas as pesquisas será realizada uma comparação dos dados obtidos com o objetivo de identificar e analisar, com base nas práticas cotidianas dos alunos brasileiros e norte-americanos participantes desse estudo, os elementos e contextos convergentes/divergentes da percepção espacial, das demandas por infraestrutura urbana e da adequação dos modelos de planejamento urbano em voga nesses dois países, considerando-se esses aspectos específicos. Ressalta-se que a relevância de desenvolver um estudo comparativo entre duas realidades - Goiânia e Los Angeles - se constitui na busca por compreender como os jovens escolares desses espaços, a princípio tão distintos, analisam e percebem o planejamento urbano, a partir de suas práticas cotidianas, e quais elementos são comuns ou singulares na reflexão sobre a cidade. Esse contexto visa colaborar no aprofundamento do escopo dos resultados dessa investigação e de possibilitar intercâmbios futuros em outras pesquisas correlatas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Míriam Aparecida Bueno - Integrante / CAVALCANTI, L. S. - Integrante / Vanilton Camilo de Souza - Integrante / Denis Richter - Coordenador / Eliana Marta Barbosa de Morais - Integrante / Adriana Olívia Espósito Alves Oliveira - Integrante / Kamila Santos de Paula Rabelo - Integrante.
2011 - Atual
PIBID Geografia
Descrição: Projeto submetido ao Edital 2011 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da CAPES..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (22) .
Integrantes: Míriam Aparecida Bueno - Coordenador / Eliana Marta Barbosa de Morais - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2010 - 2013
Pesquisa Colaborativa sobre demandas de produção didática parao ensino de Geografia na RMG
Descrição: As experiências cotidianas da Universidade com a escola básica, por intermédio do Estágio Supervisionado em Geografia, tem demonstrado a falta de materiais didáticos para trabalhar com as temáticas geográficas sobre a Região Metropolitana de Goiânia e a dificuldade de acesso da produção bibliográfica acadêmica no âmbito escolar, o que representa alguns dos problemas recorrentes na prática do ensino de Geografia. É com base nessas demandas que este projeto adota, como objetivo de investigação, identificar as demandas didáticas sobre a área metropolitana de Goiânia em parceria com professores de Geografia da Educação Básica dos municípios que integram a RMG. Espera-se com esta pesquisa contribuir para o desenvolvimento da Geografia escolar tendo como referências fundamentais o cotidiano e o lugar de vivência dos alunos e de seus professores e a produção acadêmica do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais-IESA sobre essa temática. A metodologia a ser adotada fundamenta-se na abordagem qualitativa de pesquisa. Propõe-se assim a realização das etapas: 1. Constituição de um grupo focal com os professores de Geografia das escolas dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Goiânia (RMG) para levantar as demandas; 2. Constituição de um núcleo com professores e alunos em diferentes níveis de formação da Universidade Federal de Goiás e com professores de Geografia dos municípios da RMG, para efetivar a pesquisa. Teremos nesse núcleo os consultores das Universidades Federal de Goiás e da Universidade de São Paulo; 3. Realização de Oficinas didáticas com temáticas sobre a RMG; 4. Pesquisa bibliográfica e trabalho de campo para elaboração dos materiais didáticos; 5. Elaboração, experimentação e avaliação de fascículos didáticos com temática sobre a RMG; 6. Sistematização e publicação do relatório final da pesquisa e do fascículo didático confeccionado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
O ESTUDO DO ESPAÇO LOCAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA E SUA REPRESENTAÇÃO A PARTIR DE ATLAS ESCOLARES MUNICIPAIS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Descrição: Atlas escolares fazem parte do material didático utilizado pelos alunos do Ensino Fundamental, não somente nas aulas de Geografia, mas em outras disciplinas, numa proposta de trabalho interdisciplinar. As noções básicas de Geografia constituem-se num alto potencial formador do raciocínio lógico do indivíduo. Aprender Geografia não significa, simplesmente, memorizar nomes, mas, perceber, entender e apropriar-se do mundo em que está inserido. A Cartografia, instrumento que possibilita a construção de conceitos geográficos, tem indiscutível importância no Ensino Fundamental. Para isso, é preciso que se otimize a aquisição do conhecimento da realidade, bem como a compreensão e utilização das representações espaciais. Dentro do que prevêem os Parâmetros Curriculares Nacionais ? PCN?s, os atlas escolares apresentam uma proposta mais ampla do que simplesmente os atlas geográficos. Eles propõem um trabalho conjunto, de formação, não somente do aluno, mas também do professor. O atlas escolar traz uma linguagem gráfica e conteúdos adaptados ao nível de ensino a que se destinam, bem como às especificidades da realidade local. A elaboração de atlas escolares municipais constitui-se numa proposta construtivista, uma vez que parte do princípio de que o aluno e o professor vão ?aprender fazendo?. Trata-se de um material interativo, que possibilita e incentiva a pesquisa pessoal e esclarece ao professor e ao aluno a importância de sua participação na construção do saber. O projeto ?O ESTUDO DO ESPAÇO LOCAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA E SUA REPRESENTAÇÃO A PARTIR DE ATLAS ESCOLARES MUNICIPAIS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I? visa à elaboração de atlas escolares para todos os municípios da Região Metropolitana de Goiânia. Além da elaboração dos atlas, o projeto prevê, ainda, o processo de formação do professor, através do uso do referido material em sala de aula, organização de oficinas e outras intervenções. Desta forma, estaremos atendendo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Míriam Aparecida Bueno - Coordenador / Denis Richter - Integrante.
2000 - 2008
Atlas Escolares Municipais do Estado do Acre - AEMAC
Descrição: Projeto de pesquisa que visa a elaboração de atlas escolares municipais. Promove a construção de conceitos em Geografia e a formação continuada de professores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2014 - Atual
O Estudo do Espaço Local e sua Representação, a partir da Produção de Atlas Escolares no Brasil e Moçambique
Descrição: O presente projeto tem por objetivo desenvolver bases teóricas e metodológicas para a construção e utilização de material cartográfico por professores do Ensino Fundamental no Brasil e do Ensino Básico em Moçambique, que possibilite o incentivo do uso da linguagem gráfica no ensino a partir da mobilidade docente, discente, palestras, minicursos, projetos de extensão e pesquisa. O intercâmbio entre as instituições deverá despertar nos docentes e discentes de graduação e pós-graduação a importância da utilização da leitura e mapeamento da realidade pela linguagem cartográfica..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Míriam Aparecida Bueno - Coordenador / Lana de Souza Cavalcanti - Integrante / Denis Richter - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista de Ensino de Geografia


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educação em Geografia
2012 - Atual
Periódico: Revista de Ensino de Geografia


Revisor de projeto de fomento


2016 - Atual
Agência de fomento: fundação de amparo a pesquisa do estado de goiás


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Cartografia/Especialidade: Ensino de Cartografia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende PoucoLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
APARECIDA BUENO, MÍRIAM2017 APARECIDA BUENO, MÍRIAM; MARTA BARBOSA DE MORAIS, ELIANA . As contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para a formação de professores de Geografia. Ateliê geográfico (UFG), v. 11, p. 71-86, 2017.

2.
BUENO. M. A.;APARECIDA BUENO, MÍRIAM2017 BUENO. M. A.; BUQUE, Suzete Lourenço . Cartografia Escolar e atlas escolares municipais Brasil/Moçambique: o estudo do espaço local e a formação de professores. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA, v. 7, p. 233-247, 2017.

3.
BUENO. M. A.;APARECIDA BUENO, MÍRIAM2015BUENO. M. A.; RICHTER, D. . As potencialidades da Cartografia escolar: a contribuição dos mapas mentais e atlas escolares no ensino de Geografia. Anekumene, v. 1, p. 9-19-70, 2015.

4.
SILVA, F.G.D.2015SILVA, F.G.D. ; BUENO. M. A. . OS TERRITÓRIOS CERRADEIROS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: análise da abordagem do conceito de Cerrado no Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 5, p. 193-211, 2015.

5.
SABOTA, H. S.2013SABOTA, H. S. ; BUENO. M. A. . Trilha de orientação: aplicação de uma prática de ensino de Cartografia para a compreensão dos conceitos da geografia física na fase escolar. Revista Territorium Terram, v. 2, p. 84-97, 2013.

6.
Schaan, Denise2012 Schaan, Denise ; Pärssinen, Martti ; Saunaluoma, Sanna ; Ranzi, Alceu ; Barbosa, Antonia ; BUENO. M. A. . New radiometric dates for precolumbian (2000-700 b.p.) earthworks in western Amazonia, Brazil. Journal of Field Archaeology, v. 37, p. 132-142, 2012.

7.
BUENO. M. A.;APARECIDA BUENO, MÍRIAM2010BUENO. M. A.. Onde está a minha escola? O estudo do lugar e suas representações nas entrelinhas do atlas escolar municipal de Xapuri/AC. Espacos da Escola (UNIJUÍ), v. 68, p. 3-10, 2010.

8.
BUENO. M. A.;APARECIDA BUENO, MÍRIAM2009BUENO. M. A.. A importância do Estudo do Meio na prática de ensino em Geografia Física. Boletim Goiano de Geografia, v. 29, p. 185-198, 2009.

9.
BUENO. M. A.;APARECIDA BUENO, MÍRIAM2007BUENO. M. A.. Os saberes docentes e a proposta de estudo do espaço local através de atlas escolares municipais: uma auto-reflexão. Boletim Paulista de Geografia, v. 86, p. 177-190, 2007.

10.
BUENO. M. A.;APARECIDA BUENO, MÍRIAM1997BUENO. M. A.. Cartografia para escolares na Rede Antares. Revista Geografia e Ensino, Belo Horizonte, v. 06, n.01, p. 98-100, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BUENO. M. A.; RABELO, K. S. P. (Org.) . Currículo, políticas públicas e ensino de Geografia. 1. ed. Goiânia: Editora da PUC, 2015. v. 500. 251p .

2.
BUENO. M. A.. Atlas Escolares Municipais e formação de professores: uma proposta de formação continuada. 1. ed. Deutschland: Nova Edições Acadêmicas, 2015. v. 20. 152p .

Capítulos de livros publicados
1.
BUENO. M. A.; SABOTA, H. S. . O movimento dos escoteiros e as contribuições da Educação não formal para o ensino de Geografia. In: ARCE, Xoce; LESTEGAS, Francisco; QUINTÁ, Francisco. (Org.). Ensinar Geografia: realizdades e propostas no Brasil e Galiza. 1ed.Galiza: Andavira Editora, 2015, v. 1, p. 9-229.

2.
BUENO. M. A.; SOUSA, L. L. . Cartografia e Ensino de história: uma oficina e uma oportunidade de reflexão de prática interdisciplinar no Ensino Fundamental. In: Maria da Conceição Silva; Sônia Maria de Magalhães. (Org.). O Ensino de História: Aprendizagens, políticas públicas e materiais didáticos. 1ed.Goiânia - GO: PUC - Goiás, 2012, v. 1, p. 17-25.

3.
BUENO. M. A.. A Geografia Escolar e a Ideia de Lugar no currículo a partir da elaboração de mapas mentais. In: Helena Copetti Callai. (Org.). Educação Geográfica. 1ed.: , 2011, v. , p. 295-314.

4.
Denise Schaan ; BUENO. M. A. ; RANZI . Geoglifos do Acre: novos desafios para a arqueologia Amazônica. In: Egle Barobe Visigalli; Anna Roosevelt. (Org.). (Org.). Amaz'hommes. Sciences de l'Homme et sciences de la nature en Amazonie. 2ed.Matoury, Guyane: Ibis Rouge Éditions, 2010, v. , p. 45-58.

5.
BUENO. M. A.. Infra estrutura socioeconômica. In: Governo do Estado do Acre. (Org.). Zoneamento Ecológico-Econômico: recursos naturais e meio ambiente - documento final. Rio Branco/AC: , 2000, v. I, p. -.

6.
BUENO. M. A.. Subsidios para o desenvolvimento do turismo no Acre. In: Governo do Estado do Acre. (Org.). Zoneamento ecológico-econômico: recursos naturais e meio ambiente. : , 2000, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BUENO. M. A.; SILVA, F.G.D. . Maquetes táteis e a construção da noção de proporcionalidade. In: VIII Forum NEPEG, 2016, Caldas Novas/GO. A Geografia no cenário das políticas públicas educacionais contemporâneas, 2016.

2.
BUENO. M. A.; HONDA, J.D.dos S. . Atlas Escolares Municipais e contribuições para o estudo do lugar. In: VIII Forum NEPEG, 2016, Caldas Novas/GO. A Geografia no cenário das políticas públicas educacionais contemporâneas, 2016.

3.
BUENO. M. A.; BUQUE, Suzete Lourenço . O estudo do espaço local e sua representação, a partir de atlas escolares municipais - Brasil/Moçambique. In: XV Encuentro de Geografos de America Latina, 2015, Havana. Por una America Latina unida y sostenible, 2015.

4.
BUENO. M. A.; SILVA, F.G.D. . As formas invisíveis do espaço vivido: compreendendo o corredor do CEBRAV atráves da maquete tátil.. In: VIII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares, 2013, São João del Rei. VIII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares, 2013.

5.
BUENO. M. A.; SILVA, K. A. E. . A relação entre saberes, prática docente e o estudo da localidade: investigação da formação de professores. In: VIII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares, 2013, São João del Rei. VIII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares, 2013.

6.
BUENO. M. A.; SILVA, K. A. E. . Análise do ensino-aprendizagem do espaço local e da formação de professores do ensino fundamental I, em escolas da rede pública da Região Metropolitana de Goiânia (RMG). In: VII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares, 2011, Vitória-ES. Anais do VII Colóquio de cartografia para crianças e escolares, 2011.

7.
BUENO. M. A.. Atlas Escolares Municipais e a posiibilidade de formação continuada de professores: um estudo de caso em Sena Madureira/AC. In: 10. Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, 2009, Porto Alegre. 10. ENPEG, 2009.

8.
Denise Schaan ; BUENO. M. A. . Geoglyphs of Acre: a new challenge for Amazonian Archeology. In: Sciences de l'Homme, Sciences de la Nature: vers une éco-anthropologie? reflexions sur l'Amazonie, 2008, Caiena. Colloque International Sciences de l'Homme, Sciences de la Nature, 2008.

9.
BUENO. M. A.. Os geoglifos e a sua inserção na paisagem: o uso do sensoriamento remoto na elaboração de mapas temáticos do município de Capixaba/AC. In: XV Encontro Nacional de Geógrafos, 2008, São Paulo. O espaço não pára: por uma AGB em movimento, 2008.

10.
BUENO. M. A.. Onde está a minha escola? O estudo do lugar esuas representações nas entrelinhas do Atlas e3scolar Municipal de Xapuri/AC. In: I Colóquio Nacional do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações, 2006, Curitiba. I Colóquio Nacional do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações, 2006.

11.
BUENO. M. A.. Os saberes docentes e a proposta de estudo do espaço local através de atlas escolares municipais: uma auto-reflexão. In: IV Simpósio de Formação e Profissão Docente, 2006, Ouro Preto. O professor e sua prática: saberes, instrumentos e perspectivas, 2006.

12.
BUENO. M. A.. O estudo do lugar e a fundamentação geográfica dos atlas escolares. In: X Encontro de Geógrafos da America Latina, 2005, São Paulo/SP. Por uma Geografia Latino-Americana: do labirinto da solidão ao espaço da solidariedade, 2005.

13.
BUENO. M. A.. A importância do Estudo do Meio na prática de ensino em Geografia. In: 8º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia: Formação do Professor e Prática de Ensino em Geografia, 2005, Dourados/MS. Formação do Professor e Prática de Ensino em Geografia, 2005.

14.
BUENO. M. A.. A pesquisa-ação e suas implicações no ensino de Geografia: uma auto-reflexão e um novo olhar sobre a prática escolar. In: VI Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2004, Goiânia/GO. Setenta anos da AGB: as transformações no espaço e a Geografia no século XXI, 2004. v. CR Rom.

15.
BUENO. M. A.. Atlas escolares municipais como mediadores no processo de construção de conceitos geográficos: uma trajetória entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento científico. In: 7. Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia, 2003, Vitória/ES. Novos desafios na formação do professor de Geografia, 2003. v. CD Rom.

16.
BUENO. M. A.. O atlas escolar municipal de Sena Madureira/AC e o estudo das especificidades do espaço local. In: XIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2002, João Pessoa/PB. Por uma Geografia nova na construção do Brasil, 2002. v. único.

17.
BUENO. M. A.; LIMA, R.S. . Atlas escolar municipal de Sena Madureira/AC: uma proposta regional de formação continuada de professores do Ensino Fundamental. In: Colóquio anual do grupo de trabalho da ACI, 2002, Diamantina/MG. Cartografia para escolares no Brasil e no mundo, 2002. v. CR Rom.

18.
BUENO. M. A.. O atlas escolar municipal e o estudo do espaço local. In: I Simpósio Ibero-Americano de Cartografia para crianças, 2002, Rio de Janeiro/RJ. I Simpósio Ibero-Americano de Cartografia para crianças, 2002. v. CD Rom.

19.
BUENO. M. A.. Cartografia para escolares na rede Antares. In: II Colóquio de cartografia para Crianças, 1997, Belo Horizonte/MG. Revista Geografia e Ensino, 1997. v. 06. p. 98-100.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BUENO. M. A.. O atlas escolar de Sena Madureira/AC. In: IV Colóquio de Cartografia para escolares, 2001, Maringá/PR. IV Colóquio de Cartografia para escolares - I Fórum latino-americano, 2001.

2.
BUENO. M. A.. A dimensão formadora da Cartografia e a Geografia no Ensino Fundamental. In: 8. Encuentro de Geografos de America Latina, 2001, Santiago de Chile. 8. Encuentro de Geografos de America Latina, 2001.

3.
BUENO. M. A.. Um mapa de acessibilidade para o Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Acre. In: XII Encontro Nacional de Geógrafos, 2000, Florianópolis/SC. Os outros 500 na formação do território brasileiro, 2000.

4.
BUENO. M. A.; COSTA, F. F. D. . O uso de imagens como uma proposta didático-pedagógica para o ensino da Geografia. In: 4º Encontro Nacional de Ensino de Geografia, 1999, Curitiba/PR. As Transformações no Mundo da Educação, 1999. p. 101-102.

5.
BUENO. M. A.; SANN, J. G. L. . A Cartografia e o ensino da Geografia na escola fundamental. In: 4º Encontro Nacional de Ensino de Geografia, 1999, Curitiba. As transformações no mundo da educação, 1999. p. 113-114.

6.
BUENO. M. A.; SANTIL, F. L. P. . Utilização do Sensoriamento Remoto na análise da expansão urbana de Rio Branco/AC- 1977 a 1991. In: XVII Congresso Brasileiro de Cartografia, 1995, Salvador/BA. Litoral Norte da Bahia: mapear para preservar, 1995.

Apresentações de Trabalho
1.
BUENO. M. A.. A pós graduação em Geografia no Brasil e na linha de pesquisa em ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BUENO. M. A.. Projetos institucionais e formação de professores de Geografia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BUENO. M. A.. Formação de professores: um desafio sem fronteiras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, F.G.D. ; BUENO. M. A. . O estudo da organização espacial através da maquete e da planta baixa tátil: o lugar na ponta dos dedos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BUENO. M. A.. O papel do atlasescolar municipal na formação inicial e continuada de professores do Ensino Básico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BUENO. M. A.. A importância dos Atlas Escolares Municipais na Formação Inicial e Continuada de Professores sdo Ensino Básico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BUENO. M. A.. Práticas e reflexões do ensino da Geografia escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SABOTA, H. S. ; BUENO. M. A. . A Educação Não Formal E A Geografia Escolar: Proposta Metodológica Para Um Novo Modelo De Ensino. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MENDES, L. R. ; BUENO. M. A. ; SANTOS, M. P. . Iniciação à docência, cartografia escolar e construção de conhecimento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SILVA, F.G.D. ; BUENO. M. A. . As formas invisíveis do Espaço Vivido: compreendendo o corredor do CEBRAV através da maquete tátil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SILVA, K. A. E. ; BUENO. M. A. . A relação entre saberes, práticas docente e o estudo da localidade: investigação da formação e professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
BUENO. M. A.. Práticas e reflexões do ensino de Geografia escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BUENO. M. A.. Estudo do espaço local da RMG a partir de atlas escolares municipais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BUENO. M. A.. Estudo de espaço local da Região Metropolitana de Goiânia e sua representação a partir de Atlas Escolares Municipais: uma proposta de formação para professores do Ensino Fundamental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
Souza, Johnathan ; MENDES, Livia ; Ferreira, Bruno Martins ; BUENO. M. A. . A metodologia das Aulas Mais como Estratégia Pedagógica no PIBID Geografia- Goiânia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BUENO. M. A.; PEREIRA, E. K. S. ; AQUINO, J. D. . Conhecendo os alunos do IEG: uma ação pedagógica do PIBID junto à escola parceira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BUENO. M. A.. Análise do ensino-aprendizagem do espaço local e da formação de professores do ensino fundamental I, em escolas da rede pública da Região Metropolitana de Goiânia (RMG).. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
BUENO. M. A.. Investigação sobre o ensino do espaço local no curso de Pedagogia: o processo ensino-aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
BUENO. M. A.. O Estágio Supervisionado e suas contribuições para a prática pedagógica do professor de Geografia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
Denise Schaan ; BUENO. M. A. ; RANZI . Geoglyphs of Acre: a new challenge for Amazonian archaeology. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
BUENO. M. A.. A Cartografia como instrumento de estudo do espaço local e formação de professores: a experiência do atlas escolar municipal de Xapuri/AC. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
BUENO. M. A.. Representações cartográficas: teorias e práticas para o ensino de Geografia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
BUENO. M. A.. Atlas Escolar Municipal de Senador Canedo. Goiânia: C & A Alfa Comunicação, 2015 (Atlas).

2.
BUENO. M. A.; RIGONATO, V. D. . Atlas Escolar Municipal de Bom Jesus da Lapa. Trindade: C & A Alfa Comunicação, 2015 (Atlas).

3.
BUENO. M. A.. Atlas Escolar Municipal de Goianira. Goiânia: C & A Alfa Comunicação, 2015 (Atlas).

4.
BUENO. M. A.; SILVA, K. A. E. ; SOUZA, S. B. . Atlas Escolar Municipal de Trindade. Trindade: Cia Alfa Comunicação, 2013 (Atlas).

5.
BUENO. M. A.; CAVALCANTI, L.S. ; SOUZA, V.C. . Produção do conhecimento e pesquisa no ensino da Geografia. Goiânia: PUC - Goiás, 2011 (Livros).

6.
BUENO. M. A.; ABREU, R. G. ; LIMA, D. S. . Atlas Escolar Municipal de Xapuri. Rio Branco/AC: UFAC, 2004 (Atlas).

7.
BUENO. M. A.; LIMA, R. S. . Atlas Escolar Municipal de Sena Madureira. Rio Branco 2002 (Atlas).

8.
BUENO. M. A.; SANN, J. G. L. ; MOURA, A. C. M. . Atlas Escolar de Gouveia. Diamantina: Gráfica EPIL, 1997 (Atlas).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Denise Schaan ; BUENO. M. A. ; RANZI . Diagnóstico sobre o Patrimônio Arqueológico nas Áreas de Influência Direta e Indireta do Empreendimento Álcool Verde Ltda. 2008.

2.
Denise Schaan ; BUENO. M. A. ; RANZI . Diagnóstico Arqueológico em Áreas de Obtenção para a Reforma Agrária no Acre - INCRA - Segunda Fase. 2008.

3.
Denise Schaan ; BUENO. M. A. ; RANZI . . Geoglifos do Acre. Primeiro Relatório Parcial. Janeiro-Julho 2008.. 2008.

4.
Denise Schaan ; BUENO. M. A. ; RANZI . Diagnóstico Arqueológico em Projetos de Assentamento e Áreas de Obtenção para a Reforma Agrária no Acre - INCRA. 2008.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BUENO. M. A.; RODRIGUES, U. B. ; BATISTA, A. . Desafios da Licenciatura e Precarização do trabalho docente. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
BUENO. M. A.. Mesas Sobre Resultado de Investigación del II Coloquio Internacional de Investigadores en Didática de la Geografia. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
BUENO. M. A.; KATUTA, A. M. . A Geografia Escolar, os Entraves Curriculares e a Prática Docente. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
APARECIDA BUENO, MÍRIAM; RODRIGUES, I. F. S. ; MORAES, L. B. ; CUNHA, W. C. F. . Atlas Escolar Municipal de Anápolis. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - AtlasEscolar).

2.
APARECIDA BUENO, MÍRIAM; BUQUE, Suzete Lourenço . Atlas Escolar Municipal da Cidade de Maputo. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - AtlasEscolar).

3.
APARECIDA BUENO, MÍRIAM; RICHTER, D. ; OLIVEIRA, I. J. ; MORAES, L. B. . Atlas Escolar Municipal de Goiânia. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - AtlasEscolar).

4.
APARECIDA BUENO, MÍRIAM; NASCIMENTO, D. T. F. ; SANTOS, N. B. F. . Atlas Escolar Geográfico, Histórico e Cultural do Estado de Goiás. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - AtlasEscolar).

5.
BUENO. M. A.. Atlas Escolar Municipal. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
APARECIDA BUENO, MÍRIAM. Atlas Escolar Municipal de Senador Canedo. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - AtlasEscolar).

7.
APARECIDA BUENO, MÍRIAM. Atlas Escolar Municipal de Goianira. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - AtlasEscolar).

8.
APARECIDA BUENO, MÍRIAM; RIGONATO, V. D. . Atlas Escolar Municipal de Bom Jesus da Lapa. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - AtlasEscolar).

9.
APARECIDA BUENO, MÍRIAM. Atlas Escolar Geográfico, Histórico e Cultural do Ipojuca. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - AtlasEscolar).

10.
APARECIDA BUENO, MÍRIAM. Atlas Escolar Geográfico, Histórico e Cultural do Estado do Tocantins. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - AtlasEscolar).

11.
BUENO. M. A.; RABELO, K. S. P. . Currículo, políticas públicas e ensino de Geografia. 2015. (Editoração/Livro).

12.
BUENO. M. A.. O papel do atlas escolar municipal na formação inicial e continuada de professores do Ensino Básico. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
BUENO. M. A.; SILVA, F.G.D. . Ensino de História através da história dos mapas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
BUENO. M. A.; SILVA, K. A. E. . Atlas Escolar Municipal de Trindade. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atlas Escolar).

15.
BUENO. M. A.. Cartografia Histórica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
BUENO. M. A.. O processo ensino-aprendizagem à luz de uma visão sistêmica - Cidade educadora na perspectiva da educação integral. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
BUENO. M. A.. Os espaços de aprendizagem na escola de tempo integral. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
BUENO. M. A.. Cartografia e ensino de história. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
BUENO. M. A.. A cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental e na formação continuada de professores. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
BUENO. M. A.. Turminha do ZEAS conta: as histórias do nosso lugar. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

21.
BUENO. M. A.. Prática docente e conteúdos de Ensino. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

22.
APARECIDA BUENO, MÍRIAM; ABREU, R. G. ; LIMA, D. S. . Atlas Escolar Municipal de Xapuri. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - AtlasEscolar).

23.
APARECIDA BUENO, MÍRIAM; LIMA, R. S. . Atlas Escolar Municipal de Sena Madureira. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - AtlasEscolar).

24.
APARECIDA BUENO, MÍRIAM; SANN, J. G. L. ; MOURA, A. C. M. . Atlas Escolar Municipal de Gouveia. 1997. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - AtlasEscolar).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MORAIS, E. M. B.; BUENO. M. A.; SACRAMENTO, A. C. R.. Participação em banca de Edson Oliveira de Jesus. A aula expositiva dialogada como procedimento metodológico para a abordagem da temática relevo na Geografia Escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

2.
BUENO. M. A.; SPIRONELLO, R. L.; REIS, G.. Participação em banca de Janiane Divina dos Santos Honda. Políticas curriculares e Atlas escolares municipais: contribuições para o estudo do lugar.. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

3.
Lana Cavalcanti; BUENO. M. A.; OLIVEIRA, S.R.L.. Participação em banca de Edna Maria Ferreira de Almeida. Acessibilidade urbana no ensino de Geografia: Formação de conceitos de alunos do Ensino Médio em Iporá-Goiás. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

4.
PINHEIRO, Antonio Carlos; BUENO. M. A.; LIRA, Sonia Maria. Participação em banca de David Abreu Alves. Tecnologia assistiva e inclusão: a construção da consciência espacial-cidadã de deficientes visuais. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
BUENO. M. A.; CAVALCANTI, L.S.; PEIXINHO, D. M.. Participação em banca de Luline Silva Carvalho. PIBID de Geografia na Universidade Federal de Goiás: proposta e experiência formativa. 2016. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

6.
BUENO. M. A.; RICHTER, D.; SENA, C.C.R.G.. Participação em banca de Flavia Gabriela Domingos Silva. A ESCALA CARTOGRÁFICA NA PONTA DOS DEDOS: CONTRIBUIÇÃO DA NOÇÃO DE PROPORÇÃO NO ESPAÇO VIVIDO. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

7.
RICHTER, D.; GOMES, M. F. V. B.; BUENO. M. A.. Participação em banca de Marcos Piter Lopes. MAPAS MENTAIS E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EJA: DESAFIOS PARA LEITURAS COTIDIANAS E SUA RELAÇÃO COM OS CONTEÚDOS ESCOLARES. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

8.
CAVALCANTI, L.S.; PEIXINHO, D. M.; BUENO. M. A.. Participação em banca de Luline Silva Carvalho. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência de Geografia na UFG: propostas e experiências formativas. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

9.
BUENO. M. A.; RICHTER, D.; GOMES, M. F. V. B.. Participação em banca de Marcos Piter Lopes. Mapas mentais e o ensino de Geografia na EJA: desafios para leituras cotidianas e sua relação com os conteúdos escolares. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

10.
RICHTER, D.; MORAES, L. B.; BUENO. M. A.. Participação em banca de Marcos Piter Lopes. Mapas mentais e o ensino de Geografia na EAJA: desafios para as leituras cotidianas de um mundo global em uma escola pública de Inhumas/GO. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

11.
BUENO. M. A.; OLIVEIRA, I. J.. Participação em banca de RANGEL GOMES GODINHO. Cartografia turística aplicada à interpretação do patrimônio natural do município de Pirenópolis-GO. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

12.
OLIVEIRA, I. J.; SANN, J. G. L.; BUENO. M. A.. Participação em banca de Priscilla Régia de Castro Pereira. Os problemas no ensino-aprendizagem dos conteúdos de cartografia com bases matemáticas: uma avaliação no âmbito da disciplina de Geografia no 6º ano na rede pública de ensino de Anápolis, Goiás.. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

Teses de doutorado
1.
APARECIDA BUENO, MÍRIAM. Participação em banca de David Luiz Rodrigues de Almeida. O programa institucional de bolsa de iniciação à docência para a formação inicial de professores nos cursos de licenciatura de geografia em campina grande- PB. 2017. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
CAVALCANTI, L.S.; SOUZA, V.C.; PINTO, S. L. A.; BUENO. M. A.. Participação em banca de Suzana Ribeiro Lima Oliveira. Formadores de profissionais em Geografia e Identidade (s). 2016. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

3.
CAVALCANTI, L.S.; BORBA, O. F.; SOUZA, V.C.; MORAES, L. B.; BUENO. M. A.. Participação em banca de Marcia Virgínia Pinto Bomfim. A Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: entre realidade e as possibilidades. 2015. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

4.
CHAVEIRO, E. F.; OLIVEIRA, I. J.; AZEVEDO, F. F.; BALSAN, R.; BUENO. M. A.. Participação em banca de Helsio Amiro Motany de Albuquerque Azevedo. A segurança em territórios turísticos: o caso do município de Inhambane em Moçambique. 2014. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

5.
RATTS, A. J. P.; BUENO. M. A.; PEREIRA, M. C.; SILVA, J. M.; PAULA, M. V.; CHAVEIRO, E. F.. Participação em banca de Gleys Ially Ramos dos Santos. Mulheres em Movimento: os limites do espaço e do gênero em face do movimento de mulheres trabalhadoras rurais no Tocantins. 2013. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

6.
BUENO. M. A.; RATTS, A. J. P.; Abreu, Silvana; Souza, Lana Cavalcanti; CHAVEIRO, E. F.. Participação em banca de Salvadora Caceres Alcântara de Lima. Concepções de natureza e território na visão dos professores Guarani da Escola Indígena de Dourados. 2012. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Doutorado
1.
RICHTER, D.; APARECIDA BUENO, MÍRIAM; SANTOS, A. M.. Participação em banca de Laís Rodrigues Campos. A Cartografia Escolar da Identidade Territorial Quilombola em Salvaterra-PA. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Instituto de Estudos Socioambientais.

2.
APARECIDA BUENO, MÍRIAM; RICHTER, D.; OLIVEIRA, I. J.. Participação em banca de Pedro Moreira dos Santos Neto. O Mapa e a Língua Brasileira de Sinais (Libras): Possibilidades da linguagem cartográfica para construção do raciocínio geográfico dos alunos surdos na/da Educação Básica. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Instituto de Estudos Socioambientais.

3.
APARECIDA BUENO, MÍRIAM. Participação em banca de Dermeson de Sousa Lima. A Estrada do Pacífico na Amazônia Sul-Ocidental e o processo de integração regional na Tríplice Fronteira (Brasil, Bolívia, Peru). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade de Brasília.

4.
BUENO. M. A.; RICHTER, D.; Lana Cavalcanti. Participação em banca de Flavia Gabriela Domingos Silva. O que os olhos não veem, a linguagem esclarece: contribuição da mediação semiótica na construção do conceito de lugar por alunos com cegueira congêntita. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

5.
PINHEIRO, Antonio Carlos; BUENO. M. A.; MOURA, Marcelo de Oliveira.. Participação em banca de Ana Neri Cavalcante Batista. Ensino de Geografia para a convivência com o semiárido: pesquisa-ação com alunos do Ensino Médio na cidade de Olivedos/PB. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
BUENO. M. A.; SOUZA, V.C.; CAVALCANTI, L.S.. Participação em banca de Rosana Torrinha Silva de Farias. Ensino de Geografia nas escolas das Ilhas Queimadas/PA: o lugar ribeirinho no contexto amazônico. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

7.
Lana Cavalcanti; BUENO. M. A.; MORAES, L. B.; SOUZA, V.C.; BORBA, O. F.. Participação em banca de Marcia Virgínia Pinto Bomfim.. A Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: entre realidade e as possibilidades. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

8.
CAVALCANTI, L.S.; BUENO. M. A.; BORBA, O. F.. Participação em banca de Márcia Virginia Pinto Bomfim. Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: entre a realidade e as possibilidades. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Mestrado
1.
APARECIDA BUENO, MÍRIAM; RICHTER, D.; MORAES, L. B.. Participação em banca de Gabriella Goulart Silva. Mapa Mental no Ensino de Geografia: Uma metodologia de Produção e Representação do RaciocÍnio Geográfico do Aluno no Ensino Médio. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

2.
RICHTER, D.; OLIVEIRA, K. A. T.; APARECIDA BUENO, MÍRIAM. Participação em banca de Luana Maria Xavier Silva Abreu. Linguagem Cartográfica e Histórias Infantis: A Construção dos Saberes Geográficos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

3.
SOUZA, V.C.; APARECIDA BUENO, MÍRIAM; NASCIMENTO, D. T. F.. Participação em banca de Keila Alves de Campos Nunes. A Geotecnologia no Ensino de Geografia: Um Recurso Didático nos Processos de Aprendizagem sobre o Uso do Solo Urbano. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

4.
APARECIDA BUENO, MÍRIAM; RICHTER, D.; CASTROGIOVANNI, A. C.. Participação em banca de Icaro Felipe Soares Rodrigues. Atlas para Ensinar e Aprender Geografia: O que faz deles escolares na construção do raciocínio geográfico. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

5.
BUENO. M. A.; MORAES, L. B.; SPIRONELLO, R. L.. Participação em banca de Icaro Felipe Soares Rodrigues. Atlas Geográfico Escolar: o que faz deles materiais didáticos escolares?. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

6.
BUENO. M. A.; RICHTER, D.; REIS, G.. Participação em banca de Janiane Divina dos Santos Honda. Politicas curriculares educacionais e atlas escolares municipais: contribuições para o estudo do lugar. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

7.
BUENO. M. A.; SOBREIRA, P. H. A.; RICHTER, D.. Participação em banca de Heitor Silva Sabota. Banca Examinadora de Relatório de Qualificação. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

8.
BUENO. M. A.; OLIVEIRA, I. J.; BORBA, O. F.. Participação em banca de Karine Araújo e Silva. A Formação Continuda de Professores do Ensino Fundamental a partir do Atlas Escolar Municipal de Trindade. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

9.
BUENO. M. A.; MACHADO, M. M.; SOUZA, V.C.. Participação em banca de Caroline Geraldini Ferreira Rezende. Geografia e EJA: da produção de materiais didáticos cartográficos à formação de professores. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

10.
BUENO. M. A.; SOBREIRA, P. H. A.; RICHTER, D.. Participação em banca de Heitor Silva Sabota. O Movimento Escoteiro e as contribuições da Educação Não Formal para o ensino de Geografia e Cartografia. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

11.
BUENO. M. A.; OLIVEIRA, A. O. E. A.; SOUZA, V.C.. Participação em banca de Zuzy dos Reis Pereira. Os conteúdos sobre a cidade e o urbano: desafios das práticas dos professores de geografia à construção da cidadania. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BUENO. M. A.. Participação em banca de José Frankneile de Melo Silva. Iniciativas indígenas nos processos cartográficos de demarcação e ordenamento territorial no Estado do Acre. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cultura, Natureza e Movimentos Sociais na Amazônia) - Universidade Federal do Acre.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MENDES, L. R.; APARECIDA BUENO, MÍRIAM; SANTOS, L. A.. Participação em banca de Antônio José da Silva Junior.O Ensino de Geografia nas Escolas de Tempo Integral na rede municipal de Goiânia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Estudos Socioambientais.

2.
RICHTER, D.; APARECIDA BUENO, MÍRIAM; GOMES, M. F. V. B.. Participação em banca de Alyne Rodrigues Cândido Lopes.O ensino de geografia e a linguagem cartográfica: Os mapas mentais e sua contribuição para a formação continuada de professores de Geografia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

3.
BUENO. M. A.; MORAIS, E. M. B.; RADTKE, D. T.. Participação em banca de Wanessa Santos Silva.O trabalho de campo no ensino de Geografia: uma análise da formação do docente como contribuição para a Educação Básica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

4.
BUENO. M. A.; RODRIGUES, R. L. B.; OLIVEIRA, A. O. E. A.. Participação em banca de Mariana Brockes Campos.A MULHER NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: representações, imagens e discurso.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

5.
RICHTER, D.; SILVA, F.G.D.; BUENO. M. A.. Participação em banca de Eliakim Philippe Ribeiro Gomes.A cidade e a escola: espaços de aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

6.
BUENO. M. A.. Participação em banca de Ailton Domingos da Silva.A paisagem como proposta para o ensino de cidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

7.
BARROS, J. R.; BUENO. M. A.. Participação em banca de André Luis Caiado Souza Faria.A fuga da lousa e do giz no ensino de clima nas aulas de Geografia do 6º ano do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

8.
OLIVEIRA, A. O. E. A.; BUENO. M. A.. Participação em banca de Jonatas Oliveira Rodrigues.Perspectivas e abordagens do trabalho de campo no contexto das pesquisas IX, X E XI ENPEG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

9.
BARROS, J. R.; BUENO. M. A.. Participação em banca de Isabela Freire Spinetti Alves.O Ensino de Clima além das barreiras do preconceito: técnicas de ensinagem para alunos com deficiência intelectual. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

10.
BUENO. M. A.; BARROS, J. R.. Participação em banca de Rafaela Cristina Inácio de Sousa.O processo de ensino-aprendizagem em Geografia: mediação e motivação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

11.
RICHTER, D.; BUENO. M. A.. Participação em banca de Athos Marcos da Trindade.O desafio de ensinar-aprender Cartografia no Ensino Médio: uma análise das aulas de Geografia em duas escolas em Goiânia/GO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

12.
OLIVEIRA, A. O. E. A.; BUENO. M. A.. Participação em banca de Jonatas Oliveira Rodrigues.Perspectivas e abordagens do trabalho de campo no contexto das pesquisas IX, X e XI ENPEG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

13.
SOUZA, V.C.; BORGES, R.E.; BUENO. M. A.. Participação em banca de Luan do Carmo da Silva.Os conteúdos atitudinais sobre população e a formação cidadã no ensino de Geografia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Estudos Socioambientais.

14.
BARROS, J. R.; BUENO. M. A.; SOUZA, V.C.. Participação em banca de Gadiego Cieser de Araújo.Projeto curricular para o ensino de clima no ciclo de formação de desenvolvimento humano na rede municipal de educação de Goiânia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Estudos Socioambientais.

15.
BUENO. M. A.; CHAVEIRO, E. F.; BARROS, J. R.. Participação em banca de Daniela Helena Silva.A contribuição do ensino de Geografia na formação crítico-cidadã: uma abordagem do problema 'bullying'. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Estudos Socioambientais.

16.
BUENO. M. A.; RICHTER, D.; DIAS, M. E. S.. Participação em banca de Flávia Gabriela Domingos Silva.As formas invisíveis do espaço vivido: compreendendo o corredor de Cebrav através da maquete e planta baixa tátil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Estudos Socioambientais.

17.
BARROS, J. R.; BUENO. M. A.; SANTOS, N. B. F.. Participação em banca de Carlos Alberto Pereira Filho.O ensino de climatologia por meio da educomunicação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Estudos Socioambientais.

18.
BUENO. M. A.; OLIVEIRA, I. J.; BARRA, V. M. L.. Participação em banca de Karine Araújo e Silva.O espaço local como conteúdo de Geografia do ensino fundamental : o curriculo, a formação de educadores e a prática docente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Estudos Socioambientais.

19.
BUENO. M. A.; RIGONATO, V. D.; CASTILHO, Dênis. Participação em banca de Tatiani Gomes Souza.Estudo da cidade pela paisagem: uma proposta didática com os alunos da Escola Estadual Edmundo Rocha do Conjunto Vera Cruz II. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
BUENO. M. A.. Análise pedido de prorrogação de afastamento para doutorado. 2010.

Concurso público
1.
BUENO. M. A.; SPIRONELLO, R. L.; BARROS, J. R.; DUARTE, T. S.. Concurso para professor substituto na área de Ensino de Geografia. 2017. Universidade Federal de Goiás.

2.
BUENO. M. A.; RICHTER, D.; ARAUJO, R. L. de. Concurso Público de provas e títulos para professor efetivo de Geografia para o Ensino Superior. 2016. Universidade Federal de Goiás.

3.
BUENO. M. A.; SAMPAIO, A.C.F.; BORGES, Rodrigo. Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento de cargos de professor efetivo de ensino básico, técnico e tecnológico IFGoiano Campus Morrinhos. 2015. Instituto Federal Goiano.

4.
BUENO. M. A.; ARAUJO, F. G.. Concurso Público para Professor Efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. 2014. Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí.

5.
BERTAZZO, C.J.; BUENO. M. A.; KAERCHER, N.A.. Banca Examinadora de Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Efetivo. 2013. Universidade Federal de Goiás.

6.
BERTAZZO, C.J.; BUENO. M. A.; KAERCHER, N.A.; CLEMENTE, E. C.; PEIXINHO, D. M.. Banca Examinadora do Concurso Público para o cargo de Professor Adjunto A, na Área: Didática e Ensino de Geografia/CAC. 2013. Universidade Federal de Goiás.

7.
BUENO. M. A.; MORAIS, E. M. B.; RICHTER, D.; OLIVEIRA, A. O. E. A.. Banca do Concurso Público de Provas e Títulos, para professor substituto na área de Ensino de Geografia, na Classe de Professor Assistente. 2013. Universidade Federal de Goiás.

8.
BERTAZZO, C. J.; BUENO. M. A.; KAERCHER, N. A.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Efetivo do Departamento de Geografia do campus Catalão/UFG. 2013. Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão.

9.
BERTAZZO, C. J.; BUENO. M. A.; KAERCHER, N. A.; CLEMENTE, E. C.; PEIXINHO, D. M.. Concurso Público para o cargo de Professor Adjunto A, na Área: Didática e Ensino de Geografia/CAC. 2013. Universidade Federal de Goiás.

10.
BUENO. M. A.; MORAIS, E. M. B.; CASTILHO, Dênis; OLIVEIRA, A. O. E. A.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Substituto na área de Ensino de Geografia, na Classe de Professor Assistente. 2013. Universidade Federal de Goiás.

11.
BUENO. M. A.; Castellar, Sonia Maria Vanzella; PINHEIRO, Antonio Carlos. Concurso para professor efetivo para a área de ensino - IESA/UFG. 2009. Universidade Federal de Goiás.

12.
BUENO. M. A.; MORAIS, E. M. B.; BORGES, R.E.. Processo seletivo para professor substituto na área de Ensino de Geografia. 2009. Universidade Federal da Grande Dourados.

13.
BUENO. M. A.; COSTA, Jose Alves; PONTE, Karina Furini da. Concurso para professor efetivo para area de ensino. 2008. Universidade Federal do Acre.

Outras participações
1.
BUENO. M. A.; PINHEIRO, Antonio Carlos. O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA EM CAMPINA GRANDE-PB,. 2017. Universidade Federal da Paraíba.

2.
BUENO. M. A.; BORGES, R.E.; DEUS, J. B.; SILVA, A. C.. Comissão de avaliação docente. 2017. Universidade Federal de Goiás.

3.
BUENO. M. A.; DEUS, J. B.; LIMA, C. V.. Processo Seletivo Simplificado Professor Visitante. 2017. Universidade Federal de Goiás.

4.
BUENO. M. A.; ALMEIDA NETO, Luiz Mello. Comitê Ad Hoc do PROLICEN. 2015. Universidade Federal de Goiás.

5.
BUENO. M. A.; OLIVEIRA, I. J.; ROMÃO, Patricia de Araújo. Banca examinadora de seleção de Monitoria. 2015. Universidade Federal de Goiás.

6.
BUENO. M. A.; MORAIS, E. M. B.; RABELO, K. S. P.. Comissão de Seleção de Monitores da Disciplina de Estágio. 2014. Universidade Federal de Goiás.

7.
BORGES, R.E.; CASTILHO, Dênis; BUENO. M. A.; PINHEIRO, R. S.. Comissão de Seleção de Monitoria das Disciplinas Estágio Curricular Supervisionado I; Teoria e Metodologia I e II; Geografia da População e Geografia da Indústria. 2013. Universidade Federal de Goiás.

8.
BUENO. M. A.. Parecer sobre plano de trabalho de estágio probatório. 2011. Instituto de Estudos Socioambientais.

9.
SOUZA, V.C.; OLIVEIRA, A. O. E. A.; BUENO. M. A.. Banca examinadora do processo seletivo para professor substituto na área de didática em Geografia. 2011.

10.
SILVA, M. S. P.; RATTS, A. J. P.; BUENO. M. A.. Banca examinadora de Seleção Pública para Professor Substituto na área de Educação Intercultural e Meio Ambiente. 2011.

11.
SOBREIRA, P. H. A.; OLIVEIRA, I. J.; BUENO. M. A.. Comissão examinadora do processo seletivo 2011 do programa de pesquisa e pos-graduação em Geografia nível mestrado. 2011.

12.
BUENO. M. A.. Banca examinadora do concurso público para o cargo de professor adjunto. 2011.

13.
RICHTER, D.; BUENO. M. A.; MORAIS, E. M. B.. Banca examinadora - Extraordinário domínio de conteúdo. 2011. Instituto de Estudos Socioambientais.

14.
BUENO. M. A.. Banca examinadora do concurso público para docente de ensino superior da Universidade Estadual de Goiás. 2010.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5º Colóquio Internacional da Rede Latino-americana de Investigadores de Didática de Geografia. 2018. (Outra).

2.
5º Colóquio Internacional da Rede Latino-americana de Investigadores de Didática de Geografia.GT Temas, conteúdos e linguagens. 2018. (Outra).

3.
5º Colóquio Internacional da Rede Latino-americana de Investigadores de Didática de Geografia.Os projetos pedagógicos dos cursos de formação de professores de Geografia após a aprovação das diretrizes curriculares nacionais. 2018. (Outra).

4.
IX Fórum Nacional NEPEG de Formação de Professores de Geografia: contextos e perspectivas.Linguagens para o ensino de Geografia. 2018. (Outra).

5.
Jornada de Trabalho do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica.Jornada de Trabalho do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica. 2018. (Outra).

6.
Projeto de formação de professores de Geografia: 10 anos após as diretrizes nacionais. 2018. (Outra).

7.
X Colóquio de cartografia para Crianças e Escolares e I Encontro Internacional de Cartografia e Pensamento Espacial ...Atlas e Tecnologias na Cartografia Escolar para crianças. 2018. (Outra).

8.
II Seminário de Educação Geográfica da UFPB: práticas curriculares e educação geográfica.A Educação Geográfica e seus saberes nas práticas socioespaciais no ensino básico. 2017. (Seminário).

9.
XII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia,. CARTOGRAFIA ESCOLAR. 2017. (Congresso).

10.
4 Coloquio Internacional de Investigadores en Didactica de la Geografia.As contribuições dp PIBID para a formação de professores de Geografia. 2016. (Outra).

11.
Coloquio Internacional Investigadores en Didáctica de la Geografia Redladgeo.As contribuições do programa institucional de bolsa de iniciação à docência -PIBID/IESA/UFG- para a formação de professores de Geografia. 2016. (Outra).

12.
IX Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares.Altas Escolares na formação docente e no processo ensino-aprendizagem. 2016. (Outra).

13.
IX Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares.Roda de conversa: 20 anos do Colóquio. 2016. (Outra).

14.
IX Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares.Altas escolares. 2016. (Outra).

15.
IX Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares.Políticas curriculares educacionais e atlas escolares municipais: contribuições para o estudo do lugar. 2016. (Outra).

16.
IX Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares.A geografia e a cartografia presente nas atividades escoteiras. 2016. (Outra).

17.
IX Encontro de Ensino de Geografia e III Encontro PIBID Geografia.Formação de professores: um desafio sem fronteiras. 2015. (Encontro).

18.
Semana da África.A educação em África. 2015. (Outra).

19.
Semana da África - Educação em África.O ensino nos países africanos - relato de experiência. 2015. (Seminário).

20.
III Coloquio Internacional de Investigadores en Didactica de la Geografia. 2014. (Outra).

21.
I Fórum REPEC. 2013. (Outra).

22.
I Fórum REPEC. 2013. (Outra).

23.
VIII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares.As formas invisíveis do espaço vivido: compreendendo o corredor do CEBRAV atráves da maquete tátil.. 2013. (Outra).

24.
Coloquio Internacional de Investigadores en Didactica de la Geografia. Estudo do espaço local da RMG e sua representação com atlas escolares municipais. 2012. (Congresso).

25.
III Encontro Nacional das Licenciaturas e II Seminário Nacional do PIBID. 2012. (Seminário).

26.
VI Forum NEPEG de Formação de Professores.Cartografia Escolar e outras linguagens no ensino de Geografia. 2012. (Encontro).

27.
VII Seminário Educação e Cidade e II Colóquio do LEPEG.Iniciação à docência e PIBID. 2012. (Seminário).

28.
VII Colóquio de cartografia para crianças e escolares - imaginação e inovação: desafios para a cartografia escolar.Análise do ensino-aprendizagem do espaço local e da formação de professores do ensino fundamental I, em escolas da rede pública da Região Metropolitana de Goiânia (RMG).. 2011. (Outra).

29.
XI Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia - a produção do conhecimento e a pesquisa sobre o ensino de Geografia.Investigação sobre o ensino do espaço local no curso de Pedagogia: o processo ensino-aprendizagem. 2011. (Encontro).

30.
Colóquio Internacional de Investigadores em Didática da Geografia REDLADGEO.Tendências da Pesquisa sobre o ensino de cidade na Geografia e suas contribuições para a prática docente da UFG. 2010. (Outra).

31.
Seminário de estágio supervisionado em Geografia.Metodologias de ensino em Geografia/ Geografia, Sociedade e Meio Ambiente. 2010. (Seminário).

32.
Seminário Geral de Graduação: interdisciplinaridade e práxis. 2010. (Seminário).

33.
Seminário nacional de Educação Integral em Jornada Ampliada. 2010. (Seminário).

34.
V Forum NEPEG de Formação de Professores de Geografia.O Estágio Supervisionado e suas contribuições para a prática pedagógica do professor de Geografia. 2010. (Outra).

35.
10° Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia.Atlas escolares municipais e a possibilidade de formação continuada de professores: um estudo de caso em sena Madureira/AC. 2009. (Encontro).

36.
II Colóquio 'IESA/USP' e VI Seminário Educação e Cidade: Cidades, práticas espaciais e a região metropolitana de Goiânia. 2009. (Outra).

37.
VI Seminário Educação e Cidade. 2009. (Seminário).

38.
Colloque International Sciences de l'Homme, Sciences de la Nature: vers une éco-anthropologie? Reflexions sur l'Amazonie.Geoglyphs of Acre: a new challenge for Amazonian Archeology. 2008. (Encontro).

39.
XV Encontro Nacional de Geógrafos.Os geoglifos e a sua inserção na paisagem: o uso do sensoriamento remoto na elaboração de mapas temáticos do município de Capixaba/AC. 2008. (Encontro).

40.
9o. Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia e V Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares.O uso do Sensoriamento Remoto com alunos da 3ª. Série do Ensino Fundamental: um estudo de caso. 2007. (Encontro).

41.
Simpósio de Investigação Socioambiental na Fronteira Trinacional Amazônica ? Brasil, Bolivia e Peru.A Cartografia como instrumento de estudo do espaço local e formação de professores: a experiência do atlas escolar municipal de Xapuri/AC. 2007. (Simpósio).

42.
I Colóquio Nacional de Estudos em Espaço e Representações.Onde está a minha escola? O estudo do lugar e suas representações nas entrelinhas do atlas escolar municipal de Xapuri/AC. 2006. (Outra).

43.
IV SIMPOED ? Simpósio de Formação e Profissão Docente.Os saberes docentes e a proposta de estudo do espaço local através de atlas escolares municipais: uma auto-reflexão. 2006. (Simpósio).

44.
8º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia: Formação do professor e prática de ensino de Geografia.A importância do Estudo do Meio na prática de ensino em Geografia. 2005. (Encontro).

45.
X Encontro de Geógrafos da América Latina.O estudo do lugar e a fundamentação geográfica dos atlas escolares municipais no Brasil. 2005. (Encontro).

46.
VI Congresso Brasileiro de Geógrafos. A pesquisa-ação e suas implicações no ensino de Geografia: uma auto-reflexão e um novo olhar sobre a prática escolar. 2004. (Congresso).

47.
7º. Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia.Atlas escolares municipais como mediadores no processo de construção de conceitos geográficos: uma trajetória entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento científico. 2003. (Encontro).

48.
Colóquio anual do grupo de trabalho cartografia para escolares no Brasil e no mundo.Atlas escolar municipal de Sena Madureira/AC: uma proposta regional de formação continuada de professores do Ensino Fundamental. 2002. (Encontro).

49.
I Simpósio Ibero-americano de Cartografia para Crianças.O atlas escolar municipal e o estudo do espaço local. 2002. (Simpósio).

50.
XIII Encontro Nacional de Geógrafos.O atlas escolar municipal de Sena Madureira/AC e o estudo das especificidades do espaço local. 2002. (Encontro).

51.
IV Colóquio de Cartografia para escolares.O Atlas escolar de Sena Madureira ? AC. 2001. (Encontro).

52.
V Congresso Brasileiro de Geografia. Um mapa de acessibilidade para o Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Acre. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
APARECIDA BUENO, MÍRIAM. IX Fórum Nacional NEPEG de Formação de Professores de Geografia: contextos e perspectivas. 2018. (Outro).

2.
APARECIDA BUENO, MÍRIAM. 5º Colóquio Internacional da Rede Latino-americana de Investigadores de Didática de Geografia. 2018. (Outro).

3.
BUENO. M. A.; REIS, C.M.M. . II Seminário de Educação Geográfica da UFPB. 2017. (Outro).

4.
BUENO. M. A.; RICHTER, D. ; MORAES, L. B. . IX Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares. 2016. (Outro).

5.
BUENO. M. A.; CAVALCANTI, L.S. ; RICHTER, D. . VIII Forum NEPEG. 2016. (Outro).

6.
MORAIS, E. M. B. ; BUENO. M. A. . II Seminário Interno do PIBID. 2015. (Outro).

7.
Lana Cavalcanti ; BUENO. M. A. . I Forum REPEC. 2013. (Outro).

8.
BUENO. M. A.. Fotografia e Imagem: outras leituras do espaço-tempo. 2012. (Outro).

9.
BUENO. M. A.; MODES, C. G. . Ciclo de Estudos Geográficos - Cartografia. 2012. (Outro).

10.
BUENO. M. A.; MODES, C. G. . Ciclo de Estudos Geográficos - Geografia Física. 2012. (Outro).

11.
BUENO. M. A.. Cartografia Escolar e outras Linguagens no Ensino de Geografia. 2012. (Outro).

12.
BUENO. M. A.. VI Forum NEPEG de Formação de Professores. 2012. (Outro).

13.
BUENO. M. A.. VII Seminário Educação e Cidade e II Colóquio do LEPEG. 2012. (Outro).

14.
BUENO. M. A.. IX Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. 2011. (Outro).

15.
BUENO. M. A.. XI Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia - a produção do conhecimento e a pesquisa sobre o ensino de Gegorafia. 2011. (Outro).

16.
BUENO. M. A.. Seminário das Metrópoles "Cidades e práticas espaciais: diferentes dinâmicas em metrópoles brasileiras nacionais e regionais". 2010. (Outro).

17.
BUENO. M. A.. V Fórum NEPEG de formação de professores de Geografia. 2010. (Outro).

18.
BUENO. M. A.. II Colóquio 'IESA/USP' e VI Seminário Educação e Cidade: cidades e práticas espaciais e a região metroplitana de Goiânia. 2009. (Outro).

19.
BUENO. M. A.. XX Semana de Geografia e I Encontro de Ensino de Geografia. 2007. (Outro).

20.
BUENO. M. A.; TERRA, G. . I Concurso Local de Cartografia para Crianças. 2007. (Concurso).

21.
BUENO. M. A.. XV Semana de Geografia. 1995. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Gabriella Goulart. A PRODUÇÃO DE MAPAS MENTAIS COMO UMA METODOLOGIA INTEGRADORA ENTRE CONTEÚDO, SIGNIFICADO SOCIAL E EXPRESSÃO CRÍTICO ESPACIAL. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Icaro Felipe Soares Rodrigues. A ideia de escolar nos atlas escolares municipais. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Sebastião Ferreira de Souza. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SABERES E CONCEPÇÕES DE TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADE DOS PROFESSORES INDÍGENAS XAVANTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PARA A INTERCULTURALIDADE. Início: 2017. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Pedro Moreira dos Santos Neto. O mapa e a língua brasileira de sinais (Libras): possibilidades da linguagem cartográfica na construção da autonomia socioespacial dos alunos surdos. Início: 2016. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Flavia Gabriela Domingos Silva. O que os olhos não veem, a linguagem esclarece: contribuição da mediação semiótica na construção do conceito de lugar por alunos com cegueira congêntita. Início: 2015. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Janiane Divina dos Santos Honda. Políticas curriculares e Atlas escolares municipais: contribuições para o estudo do lugar.. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Míriam Aparecida Bueno.

2.
Flavia Gabriela Domingos Silva. A ESCALA CARTOGRÁFICA NA PONTA DOS DEDOS: CONTRIBUIÇÃO DA NOÇÃO DE PROPORÇÃO NO ESPAÇO VIVIDO. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Míriam Aparecida Bueno.

3.
Caroline Geraldini Ferreira Rezende. Uma proposta de formação continuada em Geografia para professores da Educação de Jovens e Adultos, mediada pela Cartografia. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Míriam Aparecida Bueno.

4.
Karine Araújo e Silva. A Formação Continuda de Professores do Ensino Fundamental a partir do Atlas Escolar Municipal de Trindade. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Orientador: Míriam Aparecida Bueno.

5.
Heitor Silva Sabota. O Movimento Escoteiro e as contribuições da Educação Não Formal para o ensino de Geografia e Cartografia. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Míriam Aparecida Bueno.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rafael de Oliveira Machado. A utilização da internet no processo ensino-aprendizagem da EJA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Míriam Aparecida Bueno.

2.
Nayara Gomes de Souza. O tema globalização na Geografia Escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Míriam Aparecida Bueno.

3.
Juliane Carla Silva. A contribuição da linguagem dos quadrinhos para o ensino da Geografia de Goiás e Goiânia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Míriam Aparecida Bueno.

4.
Livia Reis Mendes. O PIBID na formação de professores e a Cartografia Escolar nos anos iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Míriam Aparecida Bueno.

5.
Sara Nogueira de Lima. O uso escolar do Sensoriamento Remoto e a Educação Ambiental: um estudo de caso sobre o lixo na escola Dr. Santiago Dantas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Míriam Aparecida Bueno.

6.
Helton Soares Teles. Técnicas de Geoprocessamento aplicadas ao estudo dos geoglifos no município de Capixaba/AC. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Míriam Aparecida Bueno.

7.
Dermeson de Sousa Lima. O turismo como alternativa econômica no município de Xapuri/AC: uma proposta de desenvolvimento sustentável. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia. Orientador: Míriam Aparecida Bueno.

8.
Maria Socorro de Souza. De seringal a projeto de assentamento agroextrativista: uma nova forma de perceber o espaço. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia. Orientador: Míriam Aparecida Bueno.

Iniciação científica
1.
Rosiane Silveira de Lima. Atlas Escolares Municipais do Estado do Acre. 2001. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Acre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Míriam Aparecida Bueno.

2.
Susiane Maria Nascimento da Rocha. Atlas Escolares Municipais do Estado do Acre. 2001. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Acre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Míriam Aparecida Bueno.



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BUENO. M. A.. Práticas e reflexões do ensino da Geografia escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BUENO. M. A.. O papel do atlasescolar municipal na formação inicial e continuada de professores do Ensino Básico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BUENO. M. A.; RICHTER, D. ; MORAES, L. B. . IX Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares. 2016. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 5:00:53