Artur Eugênio Jacobus

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  • Última atualização do currículo em 04/01/2019


Possui graduação em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014). Sua tese de doutorado tratou da influência de empresas e associações empresariais sobre as instituições que regulam o funcionamento da indústria de software do Brasil. Entre 2011 e 2016, foi diretor da Unidade de Serviços Acadêmicos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Atualmente é professor dos cursos de graduação em Administração, Jornalismo e Direito e no Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Suas pesquisas na área da administração e gestão educacional têm abordado as relações de mútua influência entre organizações e instituições. É líder do grupo de pesquisa Democratização, Inclusão e Gestão na Educação Superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Artur Eugênio Jacobus
Nome em citações bibliográficas
JACOBUS, A. E.;JACOBUS, ARTUR

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unidade de Serviços Acadêmicos.
Av. Unisinos, 950
Cristo Rei
93022000 - São Leopoldo, RS - Brasil - Caixa-postal: 275
Telefone: (51) 35911122
Ramal: 3300
Fax: (51) 5908132
URL da Homepage: http://www.unisinos.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Doutorado em Administração.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: AÇÃO COLETIVA E MUDANÇA INSTITUCIONAL: O PAPEL DE EMPRESAS E ASSOCIAÇÕES EMPRESARIAIS NA EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA DE SOFTWARE E SERVIÇOS NO BRASIL, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Yeda Swirski de Souza.
Palavras-chave: intituições; organizações; mudança institucional; empreendedorismo institucional; propriedade intelectual; indústria de software.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.
Setores de atividade: Reparação e manutenção de equipamentos de informática e comunicação e de objetos pessoais e domésticos; Atividades dos serviços de tecnologia da informação; Atividades de prestação de serviços de informação.
1992 - 1996
Mestrado em Lingüística e Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Previsibilidade referencial e emprego de recursos anafóricos no português escrito,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Leci Borges Barbisan.
Palavras-chave: correferência; texto; previsibilidade; tópico.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1985 - 1991
Graduação em Curso de Letras.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Problemas de coerência em redações de vestibular.
Orientador: Emi Maria Santini Saft.




Atuação Profissional



Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

04/2018 - Atual
Direção e administração, Escola de Humanidades, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Especialização em Educação Jesuítica.
01/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, .

01/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, .

09/2017 - Atual
Ensino, Educação Jesuítica: Aprendizagem Integral, Sujeito e Contemporaneidade, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Avaliação: pessoa e processos
04/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas, Área de Conhecimento e Aplicação de Educação.

03/2015 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Gestão Educacional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Estratégica e Avaliação Institucional
Gestão Econômico-Financeira e Projetos Educacionais Inovadores
3/1994 - Atual
Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos do Processo Administrativo
Língua Portuguesa I
Língua Portuguesa II
Língua Portuguesa III
Metodologia do Ensino de Redação
Português
Português para Comunicação I
Português para Comunicação II
Prática de Ensino em Nível Fundamental - Português
Produção Textual em Língua Portuguesa II
Técnica de Composição I
Técnica de Composição II
03/2011 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
conselheiro.
01/2011 - 12/2016
Direção e administração, Unidade de Serviços Acadêmicos, .

Cargo ou função
Diretor de Serviços Acadêmicos.
07/2007 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Matrículas, .

Cargo ou função
coordenador.
07/2015 - 07/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Coordenador do GT Formação Docente.
07/2014 - 01/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Coordenador do GT Tecnologias Educacionais.
03/2006 - 12/2010
Direção e administração, Unidade de Graduação, .

Cargo ou função
Gerente Acadêmico.
11/2003 - 09/2005
Serviços técnicos especializados , Unidade de Graduação, .

Serviço realizado
Apoio à implantação de sistema integado de gestão.
8/1998 - 1/2004
Direção e administração, Centro de Ciências da Comunicação, Curso de Letras.

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Letras.
8/1998 - 1/2004
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências da Comunicação, Área de Conhecimento e Aplicação de Língua e Lingüística.

Treinamentos ministrados
Capacitação Continuada de Professores do Ensino Superior para a Educação a Distância
Oficina de Criação de Sites de Disciplinas
3/1998 - 12/2003
Extensão universitária , Centro de Ciências da Comunicação, Curso de Letras.

Atividade de extensão realizada
Ministrante e organizador de cursos de extensão.
8/1998 - 7/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Comunicação, Curso de Letras.

Linhas de pesquisa
Estudos Organizacionais
3/1998 - 7/2002
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Comunicação, Centro de Ciências da Comunicação.

Atividade realizada
Elaboração e supervisão da elaboração, aplicação e avaliação de exames de proficiência em língua portuguesa.
08/1997 - 12/1997
Ensino, Linguagem e Cognição: A Leitura e a Produção Escri, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Texto II

Escola Cenecista São Leopoldo, CNEC-SL, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Estudos Organizacionais
2.
Democratização e políticas públicas
3.
Gestão na Educação Superior
4.
Políticas, Sistemas e Organizações Educacionais

Objetivo: Nesta linha de atuação, desenvolvem-se pesquisas aplicadas e projetos de intervenção sobre o contexto social, econômico e político mais amplo, no qual os Sistemas e as Organizações Educacionais estão inseridos. Tem como foco principal a qualificação de gestores para o exercício de uma prática profissional inovadora nos sistemas educacionais e em organizações governamentais e não governamentais. Para isso, propõe o estudo e a investigação dos seguintes temas: (a) políticas e estratégias de gestão educacionais; (b) avaliações dos sistemas educacionais; (c) perspectivas de inovação e empreendedorismo na área da educação; (d) cultura organizacional em espaços educativos; (e) gestão econômico-financeira e sustentabilidade nas organizações educacionais..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional / Especialidade: Administração de Unidades Educativas.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Política Educacional.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: gestão educacional; gestão estratégica; projetos educacionais; mudança institucional; empreendedorismo institucional.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
A relação entre as IES comunitárias e seu ambiente institucional: o caso do novo marco regulatório da Educação Superior a Distância
Descrição: Este projeto tem por objetivo estudar a relação entre as instituições de ensino superior comunitárias brasileiras e seu ambiente institucional. Adotando-se a perspectiva do empreendedorismo institucional (DiMaggio, 1988; Battilana et al, 2009; Fligstein, 1996), busca-se verificar se as IES comunitárias têm adotado uma postura de reação e adaptação ou de proatividade em relação às instituições que regulam seu funcionamento. Para avaliar-se essa relação, escolheu-se um episódio de mudança de regras institucionais: o novo marco regulatório da educação a distância, em discussão desde 2009 e, mais recentemente, materializado numa proposta do CNE em discussão desde 2013. Trata-se de uma mudança institucional relevante para todas as instituições de ensino superior, pois novas regras para a oferta de cursos a distância podem favorecer determinados grupos de instituições em detrimento de outros. A investigação busca analisar o processo de definição do novo marco regulatório, com especial atenção às estratégias adotadas pelas entidades que representam as IES comunitárias, tais como a ABRUC, a ANEC e o Comung, verificando-se igualmente como essas estratégias se relacionam com as ações de entidades que representam IES com fins lucrativos, como a ABMES, a ANUP e a ABRAES. Para tanto, nesta pesquisa, adota-se o método qualitativo de pesquisa, seguindo uma tendência verificada na área dos estudos sobre a relação entre organizações e instituições (Lawrence, 2008; Pacheco et al., 2010). Para buscar informações que permitam compreender o papel das instituições comunitárias, representadas por suas associações, nesse movimento de mudança institucional, vão se realizar entrevistas com reitores de instituições comunitárias, dirigentes de entidades que representam IES, conselheiros do CNE e dirigentes do MEC. Além disso, serão selecionados e analisados documentos, de diferentes fontes, com dados sobre a atuação de diferentes atores ao longo do processo de mudança institucional estudado. A análise das entrevistas e documentos deve revelar se as IES comunitárias são protagonistas ou coadjuvantes do processo de mudança institucional ou se, em vez de serem coautoras das novas regras, adotam uma postura passiva, de quem busca conhecer as perspectivas da nova regulação para se adaptar a ela. Os resultados dessa investigação devem contribuir também para que se conheça melhor o processo de elaboração da regulação do ensino superior, os atores mais relevantes, suas estratégias e suas influências mútuas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Artur Eugênio Jacobus - Coordenador / André Alcides Cassel - Integrante / Fabio Rios Kwecko - Integrante / Jorge Luis Taborda Celestino - Integrante.
2010 - 2014
AÇÃO COLETIVA E MUDANÇA INSTITUCIONAL: O PAPEL DE EMPRESAS E ASSOCIAÇÕES EMPRESARIAIS NA EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA DE SOFTWARE E SERVIÇOS NO BRASIL
Descrição: Projeto de tese de doutorado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2003
Organização Retórica de Textos de Opinião - O.R.T.O.
Descrição: Este projeto de pesquisa, considerando o texto como objeto complexo inseparável do uso em situação concreta e com fim discursivo específico, objetiva verificar se a organização retórica de textos de opinião com fim discursivo "crítica" publicados em jornais, pode ser prevista probabilisticamente a partir do contexto de uso, da intenção comunicativa e da via discursiva percorrida em função dos dois fatores anteriores e das orações precedentes. Os objetivos específicos são: (a) verificar se existem regularidades nas relações núcleo/satélite que se estabelecem entre os níveis básicos de informação nos textos do corpus; (b) verificar a aplicabilidade, na análise da estrutura retórica dos textos do corpus, da conjugação entre as categorias do modelo da RST (Rhetorical Structure Theory) e as noções de fim discursivo e contexto propostas pela semiolingüística; (c) verificar se as regularidades observadas na estrutura retórica de textos em questão exigem a adoção de categorias não previstas no modelo da RST; (d) verificar se se confirma a hipótese de que a organização retórica pode ser entendida como uma série de vias ou opções de continuidade. Esta pesquisa deve contribuir para: (a) compreensão do processo de como os textos - artigos opinativos autorias de fim discursivo ?crítica? publicados em jornais - são retoricamente organizados e dos efeitos das escolhas estratégicas; (b) trazer dados empíricos que contribuam para o desenvolvimento das teorias que concebem o texto como sistema complexo, dinâmico e aberto; (c) fornecer subsídios para a construção de uma pedagogia do texto que permita o tratamento da estrutura retórica, contemplando a influência do contexto de uso e da finalidade discursiva. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, cujo corpus deverá ser composto de 300 artigos opinativos autorais com fim discursivo "crítica" retirados dos jornais Zero Hora, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, entre 2001 até a data do início da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1998 - 2002
Argumentação na escola: da análise de manuais de redação a uma proposta didática de orientação semiolingüística
Descrição: Este projeto visou contribuir com conhecimentos para abordagens mais eficientes da atividade argumentativa na Escola e na Universidade. Num primeiro momento, aprofundaram-se conhecimentos sobre a argumentação, especialmente a perspectiva semiolingüística. A partir desse trabalho de base, consolidou-se a opção de estudo da atividade argumentativa como ato de comunicação que apenas adquire significação em função da situação de comunicação na qual é produzido. Os estudos realizados na primeira fase possibilitaram igualmente a formulação de uma série de pressupostos teóricos, nos quais se embasou a etapa seguinte da pesquisa: o levantamento de propostas de ensino-aprendizagem da dissertação-argumentação em livros didáticos e manuais de redação dirigidos ao Ensino Médio e da(s) teoria(s) lingüística(s) que a(s) embasa(m). Os resultados dessa segunda etapa estão publicados na revista Letras de Hoje, n. 36 (2002). A terceira parte do projeto consistiu no esboço de uma proposta didático-pedagógica para o tratamento da prática argumentativa na sala-de-aula, especialmente a produção escrita. Para essa construção, relacionaram-se pressupostos semiolingüísticos - enfocando o modelo de competência de linguagem postulado por P. Charaudeau - ao modelo instrucional prescritivo de Eric Einer e Viviane & Gilbert de Landsheere..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Artur Eugênio Jacobus - Integrante / Maria Eduarda Giering - Coordenador.
1998 - 2002
Dissertar-argumentar: abordagem lingüístico-pragmático-cognitiva de redações de vestibular
Descrição: A pesquisa produziu, como principal resultado científico, uma proposta de categorização das diferentes ocorrências classificadas genericamente de ?inadequação vocabular?. A categorização proposta distingue os diferentes problemas de vocabulário considerando a natureza semântica ou semântico-discursiva das incompatibilidades entre vocábulos, o grau e o nível de completividade da informação, o grau de formalidade e precisão bem como a freqüência de uso dos vocábulos. A análise do corpus também indicou que grande parte das inadequações provavelmente se deve a problemas de ordem cognitiva envolvendo operações de conceitualização. A pesquisa revelou ainda que esses problemas são muito freqüentes nas redações, atingindo uma média de 1,7 ocorrência por texto. Além disso, constatou-se que muitos problemas de vocabulário repercutem sobre a coerência textual, o que conduz à conclusão de que um trabalho mais efetivo com o uso do léxico pode intervir positivamente no desenvolvimento da competência textual dos alunos. A categorização proposta pode permitir ao professor sistematizar as atividades de ensino-aprendizagem relacionadas ao uso do vocabulário, garantindo maior eficiência de sua intervenção pedagógica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Artur Eugênio Jacobus - Integrante / Maria Eduarda Giering - Coordenador / Vera Helena Dentee de Melo - Integrante.


Outros Projetos


2012 - 2012
3ª Fase de Implantação do Sistema RM/Totvs
Descrição: Coordenação da 3ª fase de implantação do Sistema RM/Totvs para execução de processos acadêmicos da Unisinos.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2010 - 2011
Redesenho do modelo de relacionamento e atendimento da Unisinos
Descrição: Projeto vencedor do Prêmio Nacional de Gestão Educacional de 2011. O projeto ?Redefinição do modelo e dos processos de relacionamento e atendimento, com foco no aluno? foi concebido em reuniões do Planejamento Estratégico (PLANEST) da Universidade, em julho de 2010. Sua origem baseou-se na percepção dos gestores de que era preciso avançar na excelência dos serviços prestados pelas diferentes áreas de atendimento, a partir da integração entre setores ou da revisão de processos críticos. A partir de tal perspectiva, foram definidos os objetivos do projeto, bem como um grupo de trabalho multidisciplinar para sua execução, com representantes das áreas de atendimento, registros acadêmicos, eventos, secretarias, biblioteca, recursos humanos, comercialização e de atenção ao aluno (a qual presta serviços voltados para acolhimento ao aluno com necessidades psicossociais, socioeconômicas, de integração, convivência ou de sociabilidade). Mudanças conceituais e em processos tiveram seus resultados avaliados periodicamente ao longo de 2011 para se verificar se estavam sendo geradas as mudanças esperadas. Pesquisas junto a professores, funcionários e alunos foram realizadas também com fins diagnósticos e de avaliação dos resultados..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Lingüística do Texto.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Medalha Santo Inácio de Loyola, Unisinos.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
JACOBUS, A. E.;JACOBUS, ARTUR2018JACOBUS, A. E.; SWIRSKI DE SOUZA, Y. . Forging Global Institutional Homogeneity: Intellectual Property Evolution in Brazil's Software Industry. Journal of Management Policy & Practice, v. 19, p. 56-72, 2018.

2.
SWIRSKI DE SOUZA, YEDA2015 SWIRSKI DE SOUZA, YEDA ; GAVRONSKI, IURI ; JACOBUS, ARTUR . Suprimento global de serviços de conhecimento e inovação: uma revisão integrativa da literatura. Internext (São Paulo), v. 10, p. 46-63, 2015.

3.
JACOBUS, A. E.;JACOBUS, ARTUR2001JACOBUS, A. E.; GIERING, M. E. ; MELLO, V. H. D. . Dissertar é argumentar? Uma análise de manuais de redação. Letras de Hoje (Impresso), Porto Alegre, v. 36, n.4, p. 247-262, 2001.

Capítulos de livros publicados
1.
WERLE, Flávia Obino Correa ; ROCHA, M. A. M. ; JACOBUS, ARTUR . Gestão Educacional em Forma de Mestrado Profissional: uma experiência em desenvolvimento. In: GUIMARAES, Selva; GONÇALVES NETO, Wenceslau. (Org.). Mestrado profissional: implicações para a educação básica. 1ed.Campinas: Alínea, 2018, v. 1, p. 17-39.

2.
JACOBUS, A. E.. Previsibilidade referencial e emprego de recursos anafóricos no português escrito. In: Leci Barbisan; Maria Eduarda Giering; Marlene Teixeira;. (Org.). Texto situado: textualidade e função comunicativa. Pelotas: Educat, 2002, v. 1, p. 17-58.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, Y. S. ; JACOBUS, A. E. ; GAVRONSKI, I. . Global sourcing of knowledge and innovation: a literature review. In: 12th annual conference of the European Academy of Management, 2012, Rotterdam, Holanda. 12th Annual Conference of the European Academy of Management tracks and papers, 2012.

2.
SOUZA, Y. S. ; BITENCOURT, C. C. ; JACOBUS, A. E. . O que Fazem Afinal os Pesquisadores que Praticam Grounded Theory?. In: XXXVI Encontro da ANPAD, 2012, Rio de Janeiro. Trabalhos Apresentados EnANPAD 2012, 2012.

3.
JACOBUS, A. E.; GIERING, M. E. ; MELLO, V. H. D. . Inadequação vocabular: uma proposta de sistematização. In: IV Encontro do CELSUL, 2001, Curitiba. Anais do IV Encontro do CELSUL. Curitiba: UFPR, 2001. p. 650-656.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
JACOBUS, A. E.. O tratamento do tipo argumentativo em manuais de redação. In: VI Congresso de Lingüística Aplicada, 2001, Belo Horizonte. Programa e Resumos do VI Congresso de Lingüística Aplicada. Belo Horizonte: UFMG, 2001. p. 88.

2.
JACOBUS, A. E.; GIERING, M. E. ; MELLO, V. H. D. . O tratamento do tipo argumentativo em manuais de redação. In: III SENALE - Seminário Nacional Sobre Ensino e Linguagem, 2001, Pelotas. Programação e resumo de trabalhos, 2001. p. 160.

3.
JACOBUS, A. E.; GIERING, M. E. ; MELLO, V. H. D. . Inadequação vocabular: uma proposta de sistematização. In: IV Encontro do CELSUL, 2000, Curitiba. Programas e resumos do IV Encontro do CELSUL. Curitiba: UFPR, 2000. p. 85.

Apresentações de Trabalho
1.
JACOBUS, A. E.; MORAES, Cyblei Almeida . O uso de sites de redes sociais pela Unisinos: relato de caso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
JACOBUS, A. E.. Considerações sobre o documento 'Pátria Educadora'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
JACOBUS, A. E.; SOUZA, Y. S. . Filling institutional voids: intellectual property evolution in software industry in Brazil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
JACOBUS, A. E.; SOUZA, Y. S. . FORGING A GLOBAL INSTITUTIONAL HOMOGENEITY: INTELLECTUAL PROPERTY EVOLUTION IN THE SOFTWARE INDUSTRY IN BRAZIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
JACOBUS, A. E.; SOUZA, Y. S. ; BITENCOURT, C. C. . O que Fazem Afinal os Pesquisadores que Praticam Grounded Theory?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
JACOBUS, A. E.. Mudanças Institucionais e Mudanças Organizacionais na Indústria da Tecnologia da Informação no Brasil: Uma Abordagem Coevolucionária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUZA, Y. S. ; GAVRONSKI, I. ; JACOBUS, A. E. . Global Sourcing of Knowledge Services and Innovation: a Literature Review. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
JACOBUS, A. E.. Argumentação na escola: uma proposta de orientação semiolingüística. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
JACOBUS, A. E.. O tratamento do tipo argumentativo em manuais de redação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
JACOBUS, A. E.. O tratamento do tipo argumentativo em manuais de redação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
JACOBUS, A. E.. SAPT - Site de Apoio à Produção Textual. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
JACOBUS, A. E.; GIERING, M. E. ; MELLO, V. H. D. . Inadequação vocabular: uma proposta de sistematização. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
JACOBUS, A. E.. Previsibilidade referencial e o emprego de recursos anafóricos no português escrito. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
JACOBUS, A. E.. Quando a palavra é um problema. São Leopoldo: UNISINOS, 2002 (revista dirigida a professores de línguas).

2.
JACOBUS, A. E.. Resumo: a estrutura textual como ponto de partida. São Leopoldo: UNISINOS, 2001 (revista dirigida a professores de línguas).

3.
JACOBUS, A. E.. Da frase para o texto: a pontuação sob novo enfoque. São Leopoldo: UNISINOS, 1996 (revista dirigida a professores de línguas).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
JACOBUS, ARTUR. Critérios para avaliação de textos nos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da Unisinos. 2017.

2.
JACOBUS, ARTUR; COSTA, Daianny Madalena ; GHISLENI, Ana Cristina . Projeto de Curso: MBA Executivo em Gestão das Organizações Educacionais. 2017.

3.
JACOBUS, ARTUR. PROPOSTA DE NOVO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A UNISINOS. 2016.

4.
JACOBUS, A. E.; RODRIGUES, M. T. . Projeto Inovação em Processos. 2016.

5.
JACOBUS, A. E.. Proposta de criação de Comitê de Gestão de Crises da Unisinos. 2016.

6.
JACOBUS, A. E.. Projeto Egressos. 2016.

7.
JACOBUS, A. E.. Projeto Unisinos e as Redes Sociais. 2015.

8.
JACOBUS, A. E.. Práticas Pedagógicas e Tecnologias Digitais: proposta de caminhos a serem percorridos pela Unisinos. 2014.

9.
JACOBUS, A. E.. Redefinição do modelo e dos processos de relacionamento e atendimento, com foco no aluno. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
JACOBUS, A. E.. PDI Unisinos 2019-2022. 2018. (Assessoria à produção do PDI da Universidade).

2.
JACOBUS, A. E.; LOCATELLI, Ederson . Coordenação de Curso de Especilização Educação jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade - Turma 2016/2. 2018. (Coordenação de Curso).

3.
JACOBUS, A. E.; LOCATELLI, Ederson . Coordenação de Curso de Especilização Educação jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade - Turma 2017/2. 2018. (Coordenação de Curso de Lato Senso).

4.
JACOBUS, A. E.; LOCATELLI, Ederson . Coordenação de Curso de Especilização Educação jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade - Turma 2017/1. 2018. (Coordenação de Curso de Lato Senso).

5.
JACOBUS, A. E.. Oficina de Criação de Sites de Disciplinas. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
JACOBUS, A. E.; CELARO, Miryan ; REIS, Hiliana ; ASSUMPÇÃO, Simone ; MOURA, Maria Francisca Canovas de . Curso de Capacitação Docente em EAD. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
JACOBUS, A. E.. Oficina de Texto em Contexto. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
JACOBUS, A. E.. Inadequação vocabular em redações: uma proposta de sistematização. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
JACOBUS, A. E.. Inadequação vocabular em redações: uma proposta de sistematização. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
JACOBUS, A. E.. Site de Apoio à Produção Textual. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - desenvolvimento de site de disciplina).

11.
JACOBUS, A. E.. Capacitação Continuada de Professores do Ensino Superior para a Educação a Distância. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
JACOBUS, A. E.. Situações de escrita na escola: o espaço da criatividade e da comunicabilidade. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
JACOBUS, A. E.. Linguagem e Cognição: leitura e produção escrita. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
JACOBUS, A. E.. Leitura e redação: as relações de correferência em textos. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
JACOBUS, A. E.. Conselho Editorial da Revista Entrelinhas. 2003 (participação em comissão) .

2.
JACOBUS, A. E.. Planejamento Estratégico da Universidade. 2003 (participação em comissão) .

3.
JACOBUS, A. E.. Participação em subcomitê científico do Centro de Ciências da Comunicação - Área de Conhecimento e Aplicação: Língua e Lingüística. 2001 (participação em subcomitê científico) .

4.
JACOBUS, A. E.. Comissão organizadora do exame de proficiência em língua portuguesa do Curso de Direito. 2001 (participação em comissão) .

5.
JACOBUS, A. E.; FUNCK, É. ; KERSCH, D. ; ASSUMPÇÃO, Simone . Comissão de Revisão Curricular do Curso de Letras da UNISINOS. 2000 (participação em comissão) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COUTINHO, Josefina; TITTON, M. B. P.; JACOBUS, A. E.. Participação em banca de LIANE SPECKE DA SILVA. CARREIRAS DOCENTE E TÉCNICOADMINISTRATIVA EM EDUCAÇÃO: O OLHAR DESSES SUJEITOS COLETIVOS E A ANÁLISE DE SUAS RELAÇÕES HIERÁRQUICAS E DE TRABALHO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

2.
JACOBUS, A. E.; GHISLENI, Ana Cristina; CUNHA, Maria Isabel. Participação em banca de Mariângela Risério D?Almeida. Inovação educacional disruptiva: a experiência da Catalunha como um caminho possível. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

3.
JACOBUS, A. E.; COUTINHO, Josefina; SANABIO, Marcos Tanure. Participação em banca de MONICA METZ. O PAPEL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: Um estudo de caso em uma instituição de ensino privada e comunitária. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

4.
JACOBUS, A. E.; COUTINHO, Josefina; HAMMES, Lúcio Jorge. Participação em banca de PATRICIA FERREIRA FEYH. O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO EDUCACIONAL: Um estudo de caso nas instituições de ensino de educação básica da Rede Verzeri. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

5.
JACOBUS, A. E.; ROCHA, M. A. M.; NICOLAO, M.. Participação em banca de Valter Pavoni. UM ESTUDO SOBRE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS COMO APOIO À GESTÃO EDUCACIONAL DE CURSOS DE GRADUAÇÃO. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

6.
ROCHA, M. A. M.; MOROSINI, Marilia Costa; JACOBUS, A. E.. Participação em banca de JULIANA OLIVEIRA BOMBARDELLI. FATORES DE PERMANÊNCIA DO INGRESSANTE NO ENSINO SUPERIOR EM UMA UNIVERSIDADE PRIVADA COMUNITÁRIA DO RIO GRANDE DO SUL. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

7.
KLAUS, V.; TRAVERSINI, C. S.; JACOBUS, A. E.. Participação em banca de Maria Alice Gouvea Campesato. TEMPOS LÍQUIDOS, PAREDES SÓLIDAS: percepções das relações tempo/espaço no currículo escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

8.
KRONBAUER, Clovis Antonio; ALVES, T. W.; OTT, Ernani; JACOBUS, ARTUR. Participação em banca de XENISE MILHOMEM BRANDÃO ARAÚJO. GOVERNANÇA PÚBLICA: TRANSPARÊNCIA NOS PORTAIS ELETRÔNICOS DE MUNICÍPIO TOCANTINENSES E GOIANOS. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

9.
RODRIGUES, Ana Cristina da Silva; FRITSCH, Rosangela; JACOBUS, ARTUR. Participação em banca de Fábio Rios Kwecko. Os Desafios do Diálogo Entre Autoavaliação Institucional e Gestão Estratégica do IFRS - Campus Rio Grande. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

10.
COUTINHO, Josefina; SANABIO, Marcos Tanure; JACOBUS, ARTUR. Participação em banca de JORGE LUIZ TABORDA CELESTINO. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

11.
JACOBUS, ARTUR; RODRIGUES, Ana Cristina; GRITTI, S. M.; ARANDA, S.. Participação em banca de Sílvia Rosana de Ávila. Avaliações externas em larga escala: impactos na escola e nas práticas docentes. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa.

12.
JACOBUS, ARTUR; FERREIA, V. C. P.; KAMPFF, A. J. C.. Participação em banca de Antonio Levorci Neto. GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO EM UMA IFES: DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÕES PARA O OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DA UFRGS. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

13.
FRITSCH, Rosangela; KLEIN, Remi; JACOBUS, A. E.. Participação em banca de Gilberto Zimmermann Costa. Planejamento estratégico: processo de construção que envolve muitas mãos, mentes e corações. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Qualificações de Mestrado
1.
ROCHA, M. A. M.; SARDAGNA, H. V.; JACOBUS, A. E.. Participação em banca de JANAINA KUNZLER. UMA ESCOLA PARA TODOS: QUANTO CUSTA ESTE DIREITO?. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

2.
FRITSCH, Rosangela; KAMPFF, A. J. C.; JACOBUS, A. E.. Participação em banca de BETOVER GODINHO DOS SANTOS. A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO PROCESSO DE EXPANSÃO DE CURSOS PRÉ-VESTIBULARES: ESTUDO DE CASO DO CURSO FLEMING MEDICINA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

3.
JACOBUS, A. E.; COUTINHO, Josefina; FERREIA, V. C. P.. Participação em banca de CARMO ANDRÉ MEINERTZ. GESTÃO ESTRATÉGICA DE INDICADORES APLICADA A UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAL. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

4.
JACOBUS, A. E.; GHISLENI, Ana Cristina; CUNHA, Maria Isabel. Participação em banca de MARIÂNGELA RISERIO D´ALMEIDA. Inovação Educacional Disruptiva: a experiência da Catalunha como um caminho possível. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

5.
JACOBUS, A. E.; COUTINHO, Josefina; KAMPFF, A. J. C.. Participação em banca de ROSELAINE MONTEIRO MORAES. EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO FUNDAMENTAL: Uma Investigação sobre o Programa de Educação Empreendedora Sebrae ? Jovens Empreendedores Primeiros Passos ? JEPP em Pejuçara, RS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

6.
ROCHA, Maria Aparecida Marques da; MOROSINI, Marilia Costa; JACOBUS, ARTUR. Participação em banca de JULIANA OLIVEIRA BOMBARDELLI. FATORES DE PERMANÊNCIA DO INGRESSANTE NO ENSINO SUPERIOR EM UMA UNIVERSIDADE PRIVADA COMUNITÁRIA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

7.
FRITSCH, Rosangela; VENZKE, Claudio Senna; JACOBUS, A. E.. Participação em banca de André Alcides Cassel. ESTRATÉGIAS DE COMBATE À EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: COMPARAÇÃO ENTRE INSTITUIÇÃO PÚBLICA E PRIVADA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

8.
WERLE, Flávia Obino Correa; MARTINS, Ângela Maria; JACOBUS, ARTUR. Participação em banca de Fábio Dall Alba. ESTRATÉGIAS DE COMBATE À EVASÃO ACADÊMICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA NA REGIÃO SUL DO BRASIL. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

9.
KAMPFF, A. J. C.; SANABIO, Marcos Tanure; JACOBUS, ARTUR. Participação em banca de Mônica Metz. O PAPEL DA TI NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: Um estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada e comunitária. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

10.
COUTINHO, Josefina; HAMMES, Lúcio Jorge; JACOBUS, ARTUR. Participação em banca de Patricia Ferreira Feyh. O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO EDUCACIONAL: um estudo de caso nas instituições de ensino de educação básica da Rede Verzeri. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

11.
JACOBUS, ARTUR; COUTINHO, Josefina; SANABIO, Marcos Tanure. Participação em banca de Jorge Luiz Taborda Celestino. Gestão Estratégica em Instituições Públicas de Ensino: o Planejamento Estratégico no IFC. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

12.
JACOBUS, ARTUR; FRITSCH, Rosangela; RODRIGUES, Ana Cristina. Participação em banca de Fábio Rios Kwecko. Os desafios do diálogo entre autoavaliação institucional e gestão estratégica do IFRS - Campus Rio Grande. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

13.
JACOBUS, ARTUR; KLAUS, V.; TRAVERSINI, C. S.. Participação em banca de Maria Alice Gouvea Campesato. Tempos líquidos, paredes sólidas: como se constitui o currículo escolar contemporâneo em uma escola da Rede Pública do município de Porto Alegre. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VIER, S.; MELLO, V. H. D.; JACOBUS, A. E.. Participação em banca de Paola Ayres Toebke.Comentários no Facebook: Argumentação e Prática Social. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

2.
KLAUS, V.; VIER, S.; JACOBUS, A. E.. Participação em banca de João Abel Pasini Leandro.Relações entre Política e Educação: uma análise discursiva das propostas de campanhas eleitorais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANPED SUL 2016 ? Reunião Científica Regional da ANPED. 2016. (Congresso).

2.
Formação Pedagógica para Professores e Tutores 2016/1.Mediação de Mesa-Redonda sobre Cenários do ensino superior: leituras e perspectivas. 2016. (Encontro).

3.
XVI COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA ? CIGU. 2016. (Seminário).

4.
XIII Seminário Internacional de Comunicação.O uso de sites de redes sociais pela Unisinos: relato de caso. 2015. (Seminário).

5.
30th Egos Colloquium. Filling institutional voids: intellectual property evolution in software industry in Brazil. 2014. (Congresso).

6.
IX RESEARCH WORKSHOP ON INSTITUTIONS AND ORGANIZATIONS.FORGING A GLOBAL INSTITUTIONAL HOMOGENEITY: INTELLECTUAL PROPERTY EVOLUTION IN THE SOFTWARE INDUSTRY IN BRAZIL. 2014. (Seminário).

7.
XXXVI Enanpad 2012. O que Fazem Afinal os Pesquisadores que Praticam Grounded Theory?. 2012. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FRITSCH, Rosangela ; COUTINHO, Josefina ; JACOBUS, A. E. . Painel "O que mudou em minha carreira profissional após a minha formação em gestão educacional?". 2018. (Outro).

2.
JACOBUS, A. E.. TC em Construção. 2003. (Outro).

3.
JACOBUS, A. E.. Curso Literatura e Lingüística: revisão conceitual. 2003. (Outro).

4.
JACOBUS, A. E.. Português para Estudantes Estrangeiros. 2002. (Outro).

5.
JACOBUS, A. E.. TC em Construção. 2002. (Outro).

6.
JACOBUS, A. E.. Introdução ao Photoshop. 2001. (Outro).

7.
JACOBUS, A. E.. Criação de páginas para a Internet. 2001. (Outro).

8.
JACOBUS, A. E.. O professor na produção de vídeos educativos. 2001. (Outro).

9.
JACOBUS, A. E.. O professor na produção de vídeos educativos: uma abordagem prática. 2001. (Outro).

10.
JACOBUS, A. E.. Curso Criação de Páginas para Internet. 2001. (Outro).

11.
JACOBUS, A. E.. Introdução ao Photoshop. 2001. (Outro).

12.
JACOBUS, A. E.. Curso O professor diante e detrás das câmeras: implicações técnicas e pedagógicas. 2001. (Outro).

13.
JACOBUS, A. E.. Concurso Literário UNISINOS 30 Anos. 2000. (Concurso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Ingrid Finkler Cavion. Efeitos dos processos de execução e monitoramento sobre as estratégias organizacionais da Escola Superior da Magistratura. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Orientador).

2.
Ademir Dorneles de Dorneles. Papel do Setor de TI na Gestão Estratégica de uma Instituição Federal de Ensino. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Orientador).

3.
Aline Menezes Araujo. Gestão do relacionamento com egressos de cursos de pós-graduação estrito senso. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Orientador).

4.
Valdiléa Queiroz de Sá Barreto Pontes. Avaliação do trabalho docente: uma análise dos resultados e suas implicações na melhoria da prática docente no Colégio Antônio Vieira. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Orientador).

5.
Betover Godinho dos Santos. A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO PROCESSO DE EXPANSÃO DE CURSOS PRÉ-VESTIBULARES: ESTUDO DE CASO DO CURSO FLEMING MEDICINA. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Orientador).

6.
Carmo André Meinertz. MODELAGEM DE INDICADORES DE GESTÃO APLICADOS A UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Orientador).

7.
Roselaine Monteiro Moraes. EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO FUNDAMENTAL: Uma Investigação sobre o Programa de Educação Empreendedora Sebrae ? Jovens Empreendedores Primeiros Passos ? JEPP em Pejuçara, RS. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
André Alcides Cassel. Estratégias de gestão de combate à evasão em instituições de ensino superior. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Artur Eugênio Jacobus.

2.
Jorge Luis Taborda Celestino. Construção do Planejamento Estratégico do IFC e seus desdobramentos nos planos tático-operacionais de três campus. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Artur Eugênio Jacobus.

3.
Fabio Rios Kwecko. Avaliação institucional como referencial para o planejamento estratégico. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Artur Eugênio Jacobus.

4.
Fábio Dall Alba. EVASÃO ACADÊMICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA NA REGIÃO SUL DO BRASIL: DO DIAGNÓSTICO À PROPOSIÇÃO DE UM PROGRAMA DE PERMANÊNCIA. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Artur Eugênio Jacobus.

5.
Mariângela Risério D'Almeida. INOVAÇÃO EDUCACIONAL DISRUPTIVA: a experiência da Catalunha como um caminho possível. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Artur Eugênio Jacobus.

6.
Monica Metz. O PAPEL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: Um estudo de caso em uma instituição de ensino privada e comunitária. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Artur Eugênio Jacobus.

7.
Patrícia Ferreira Feyh. O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO DE CASO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE VERZERI. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Artur Eugênio Jacobus.

8.
Valter Pavoni. UM ESTUDO SOBRE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS COMO APOIO À GESTÃO EDUCACIONAL DE CURSOS DE GRADUAÇÃO. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Artur Eugênio Jacobus.

9.
Antônio Levorci Neto. GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO EM UMA IFES: DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÕES PARA O OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DA UFRGS. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Artur Eugênio Jacobus.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sidonia Martello. O processo de fidelização de alunos do Colégio Anchieta. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Jesuítica: Aprendizagem Integral, Sujeito e Contemporaneidade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Artur Eugênio Jacobus.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Liani Walsburger. Ensino da argumentação em manuais de redação do Ensino Médio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Artur Eugênio Jacobus.

2.
Lúcia Regina Mentz. Incompatibilidades semânticas em redações de vestibulandos. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Artur Eugênio Jacobus.

3.
Márcia Thiele. A inserção das novas tecnologias no ensino da produção do texto narrativo. 1999. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Artur Eugênio Jacobus.

4.
Jocelaine Souza. Problemas de concordância verbal em redações de vestibular. 1996. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Artur Eugênio Jacobus.



Inovação



Outros projetos


Outras informações relevantes


Durante o período de 2011 e 2016, integrei o Conselho Universitário da Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Participei como conselheiro regularmente das reuniões da Câmara de Graduação e do Conselho Pleno (Consun).



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