Claudia Marinho Wanderley

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3288755554033871
  • Última atualização do currículo em 13/03/2018


Possui Graduação em Letras Português pela Universidade de Brasília (1992), Mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e Doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Pos-Doutorado na Universidade Paris 3, SYLED-TAL em Linguistica Computacional. Chairholder UNESCO Chair Multilingualism in Digital World (2007-2009) . Atualmente da carreira de Pesquisadora no Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise do Discurso. Trabalha com fortalecimento de línguas, culturas e epistemes locais, atuando principalmente nas seguintes áreas: Linguística, Filosofia da Linguagem e Filosofia. Temas: tecnologia da linguagem, política da produção do conhecimento, divulgação científica, crítica epistemológica, processos de individuação, (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudia Marinho Wanderley
Nome em citações bibliográficas
WANDERLEY, C. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Centro de Lógica Epistemologia e História da Ciência.
Universidade Estadual de Campinas ? UNICAMP Rua Sérgio Buarque de Holanda, 251
Cidade Universitária Zeferino
13083859 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 35216518
Ramal: 16738
Fax: (19) 32893269
URL da Homepage: http://www.cle.unicamp.br


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2003
Doutorado em Lingüística.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Noções de saúde: tecnologias de linguagem, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: saúde pública, política de subjetivação, circulaçã; tecnologia de linguagem; análise do discurso; discurso eletrônico; saúde.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Assessoria Ou Consultoria em Publicidade; Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde; Cuidado À Saúde das Pessoas.
1997 - 1999
Mestrado em Lingüística.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O Paradoxo da Prevenção: a discursividade da AIDS,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Saude; divulgação científica e política pública; discurso, ideologia, inconsciente; prevenção à AIDS; tecnologia da linguagem; teoria da linguagem e política da produção do conh.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística / Especialidade: Análise do Discurso.
Grande Área: Outros / Área: Relações Internacionais / Subárea: Política Pública Internacional / Especialidade: Saúde.
Setores de atividade: Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde; Produtos e Processos Biotecnológicos Vinculados À Saúde Humana Ou dos Animais; Política Econômica e Administração Pública em Geral.
1996
Graduação em andamento em Filosofia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1988 - 1992
Graduação em Letras Português.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Pós-doutorado


2005 - 2006
Pós-Doutorado.
United Nations Educational, Scientific And Cultural Organization, UNESCO, França.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
2004 - 2006
Pós-Doutorado.
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, PARIS 3, França.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Banco de Dados.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas.


Formação Complementar


2004 - 2005
Histoire et Épistémologie des Sciences du Langage. (Carga horária: 300h).
Centre National de la Recherche Scientifique, CNRS, França.
2004 - 2004
Analyse Des Données Textuelles. (Carga horária: 60h).
Centre National de la Recherche Scientifique, CNRS, França.
2004 - 2004
Linguistique Formelle. (Carga horária: 60h).
Centre National de la Recherche Scientifique, CNRS, França.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Civil servant, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisadora do Centro de Lógica, Epistemologia e HIstória da Ciência

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisadora Centro de Memoria UNICAMP

Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40
Outras informações
Administradora da rede do Labeurb/Nudecri-Unicamp, Coordenadora da Secretari de Implementação Eletrônica, incluindo a área de informática do Labeurb

Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Colaboradora, Carga horária: 0
Outras informações
Pesquisadora intergrante dos Projetos de Pesquisa desenvolvidos no Nudecri/Unicamp

Atividades

01/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Lógica Epistemologia e História da Ciência, .

02/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Lógica Epistemologia e História da Ciência, .

02/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Lógica Epistemologia e História da Ciência, .

07/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Lógica Epistemologia e História da Ciência, .

7/2002 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Desenvolvimento de tecnologia da linguagem na relação crítica com novas tecnologias.
5/2002 - Atual
Serviços técnicos especializados , Reitoria, Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.

Serviço realizado
Administrador da rede Labeurb/Nudecri.
2/1999 - 7/1999
Estágios , Reitoria, Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.

Estágio realizado
Estágio no Centro de Documentação Urbana (CEDU), trabalho com isis e tecnologia de arquivo.

United Nations Educational, Scientific And Cultural Organization, UNESCO, França.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Acordo internacional, Enquadramento Funcional: Chairholder
Outras informações
Criaçao, implementaçao e coordenaçao da Catedra Unesco Multilinguismo e produçao de conteudo em portugues no Mundo Digital na Universidade Estadual de Campinas. www.multilinguismo.unicamp.br



Linhas de pesquisa


1.
Multilingualism in Digital World
2.
Open Data
3.
Self Organization and Complex Systems
4.
Identity and Self Organization Process
5.
process and automatic reading
6.
Grupo Interdisciplinar CLE Auto Organização
7.
Discurso Eletronico, Digital Humanities
8.
Memória de Arquivo - arquivo com memória, software memory for readings
9.
Metadata, Paraphrase, Polissemy
10.
Digital Library, Memory
11.
Digital Encyclopedia discursive engineering
12.
Artificial Inteligence and language reading
13.
Multilinguismo e Multiculturalismo no Mundo Digital


Projetos de pesquisa


2015 - 2017
Brasil e Cabo Verde - limites e possibilidades de pesquisa entre países sob a perspectiva do multiculturalismo, multilinguismo e mundo digital: web indígena e afrodescendente, biblioteca digital e educação inclusiva
Descrição: Projeto Capes-AULP 0038/13. O projeto objetiva promover a cooperação e o intercâmbio intercultural - acadêmico - na grande área de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Educação, Linguística e Cultura por meio da associação entre a Universidade Jean Piaget e a Universidade Estadual de Campinas, em rede com os programas a que se acham vinculados os pesquisadores, professores e estudantes que compõem as equipes brasileiras e caboverdianas. O projeto focaliza difundir e expandir a questão da Tecnologia da Informação voltada à educação e aspectos interculturais. Os objetivos que orientam a proposta permitem tomar a temática de TIC e Multilinguismo em uma dupla dimensão, que diz respeito, por um lado, aos intentos de desenvolver pesquisas sobre os modos de como se articulam os processos de Multilinguismo no Mundo Digital: web indígena, bibliotecas digitais e educação, bem como os intercruzamentos das realidades, sociedades, possibilidades e limites pesquisáveis dos países em questão; e, por outro, aos propósitos de promover o intercâmbio de pesquisadores, docentes e discentes brasileiros e caboverdianos, visando à formação de recursos humanos bem qualificados e à internacionalização dos programas de pós-graduação e graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Claudia Marinho Wanderley - Coordenador / Nima Imaculada Spigolon - Integrante / Debora Mazza - Integrante / Gertrudes Silva de Oliveira - Integrante / Vitor Mafra - Integrante / Barbara Jhose Alves - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2014 - Atual
E-Lab Multilingualism an Multiculturalism in Digital World
Descrição: he E-Lab Multiculturalism and Multilingualism in Digital World (CulturalLab) aims to investigate different possibilities to represent, preserve and exchange local cultures and local languages in digital world. The perspective of complex systems is fruitful for the understanding of the experience that we propose in CulturalLab. Through CulturaLab we aim to foster Cultural and Linguistic Diversity in an academic program, understanding that the beginning of XXI century in Brazil is a historical moment, where important affirmative action policies approved in education create an optimum moment to develop programs that treasure diversity of cultural and linguistic expressions (cf. Brazilian Federal Laws 10.639/03, 11.645/08 and 12.711/12). This proposal is anchored in an international network in South hemisphere with nine higher education institutions in seven countries that use Portuguese language as academic language, which will be used to strengthen the creation, production, archiving and distribution of access to cultural and academic knowledge in a perspective of critical epistemology towards cultural studies, based on the theory of Self Organization proposed by Michel Debrun. Due to historical factors and to academic tradition, Portuguese Speaking countries in post-colonial situation do not have an established discussion on multicultural and multilingual values. This project aims to install in Portuguese speaking academic set a debate on critical epistemology through creation of assets that shall seed the debate on cultural studies and epistemological criticism in Portuguese language. For that we shall 1) create a research group to promote critical epistemological reflection, what might allow the integration of local cultures in the construction of knowledge in academic environment; 2) exchange information and create collaborative knowledge through digital culture among partner universities; 3) to form individuals to be able to integrate local values and local world vision in academic practices; and 4) promote the paradigm of the knowledge society through digital culture. This E-Lab aims to be the first example in Portuguese language to meet cross-country cultural and linguistic diversity in top research in humanities. https://en.wikiversity.org/wiki/Portal:Complex_Systems_Digital_Campus.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Multiculturalism and Multilingualism in Digital World
Descrição: The E-Lab Multiculturalism in Digital World (CulturalLab) at the Unitwin UNESCO Complex System Digital Campus aims to investigate different possibilities to represent, preserve and exchange local cultures and local languages in digital world. The perspective of complex systems is fruitful for the understanding of the experience that we propose in CulturalLab. Through CulturaLab we aim to foster Cultural and Linguistic Diversity in an academic program, understanding that the beginning of XXI century in Brazil is a historical moment, where important affirmative action policies approved in education create an optimum moment to develop programs that treasure diversity of cultural and linguistic expressions (cf. Brazilian Federal Laws 10.639/03, 11.645/08 and 12.711/12). This proposal is anchored in an international network in South hemisphere with nine higher education institutions in seven countries that use Portuguese language as academic language, which will be used to strengthen the creation, production, archiving and distribution of access to cultural and academic knowledge in a perspective of critical epistemology towards cultural studies, based on the theory of Self Organization proposed by Michel Debrun. Due to historical factors and to academic tradition, Portuguese Speaking countries in post-colonial situation do not have an established discussion on multicultural and multilingual values. This project aims to install in Portuguese speaking academic set a debate on critical epistemology through creation of assets that shall seed the debate on cultural studies and epistemological criticism in Portuguese language. For that we shall 1) create a research group to promote critical epistemological reflection, what might allow the integration of local cultures in the construction of knowledge in academic environment; 2) exchange information and create collaborative knowledge through digital culture among partner universities; 3) to form individuals to be able to integrate local values and local world vision in academic practices; and 4) promote the paradigm of the knowledge society through digital culture. This E-Lab aims to be the first example in Portuguese language to meet cross-country cultural and linguistic diversity in top research in humanities..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Claudia Marinho Wanderley - Coordenador / Wilmar da Rocha D'Angelis - Integrante / Simone Gibran Nogueira - Integrante / Kachia Hedeny Techio - Integrante / Alessandra Ribeiro Martins - Integrante / Ariane Porto Costa Rimoli - Integrante / Nima Imaculada Spigolon - Integrante / Debora Mazza - Integrante / Maria Eunice Quilice Gonzalez - Integrante / Mariana Claudia Broens - Integrante / Itala Maria Loffredo D'Ottaviano - Integrante / Sozinho Matsinhe - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2013 - 2015
?Brasil e Cabo Verde, limites e possibilidades da pesquisa entre países, sob a perspectiva do Multilinguismo no Mundo Digital: web indígena, bibliotecas digitais e educação
Descrição: O projeto objetiva promover a cooperação e o intercâmbio intercultural - acadêmico - na grande área de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Educação, Linguística e Cultura por meio da associação entre a Universidade Jean Piaget e a Universidade Estadual de Campinas, em rede com os programas a que se acham vinculados os pesquisadores, professores e estudantes que compõem as equipes brasileiras e caboverdianas. O projeto focaliza difundir e expandir a questão da Tecnologia da Informação voltada à educação e aspectos interculturais. Os objetivos que orientam a proposta permitem tomar a temática de TIC e Multilinguismo em uma dupla dimensão, que diz respeito, por um lado, aos intentos de desenvolver pesquisas sobre os modos de como se articulam os processos de Multilinguismo no Mundo Digital: web indígena, bibliotecas digitais e educação aberta, bem como os intercruzamentos das realidades, sociedades, possibilidades e limites pesquisáveis dos países em questão; e, por outro, aos propósitos de promover o intercâmbio de pesquisadores, docentes e discentes brasileiros e caboverdianos, visando à formação de recursos humanos bem qualificados e à internacionalização dos programas de pós-graduação e graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Claudia Marinho Wanderley - Integrante / Wilmar da Rocha D'Angelis - Coordenador / Nima Imaculada Spigolon - Integrante / Debora Mazza - Integrante / Gertrudes Silva de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2009 - Atual
Multilinguismo no Mundo Digital - Multimundi
Descrição: Projeto elaborado a partir do meu pos-doutorado na Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III, pesquisa financiada pelo CNPq..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
E-Urbano
Descrição: Nesta pesquisa, desenvolvemos uma das possíveis compreensões do discurso eletrônico como um discurso eminentemente urbano, e seu modo de funcionamento particular na relação com a cidade, a cidadania e a contemporaneidade. Compreender o urbano e compreender a linguagem nunca foram questões tao indissociáveis, se tomadas da perspectiva das novas tecnologias, daí a necessidade de se investir largamente no campo de reflexão do « saber urbano e linguagem », e a pertinência dos objetos e-urbanos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Claudia Marinho Wanderley - Coordenador.
2007 - 2008
E- urbano
Descrição: Nesta pesquisa, desenvolvemos uma das possíveis compreensões do discurso eletrônico como um discurso eminentemente urbano, e seu modo de funcionamento particular na relação com a cidade, a cidadania e a contemporaneidade. Compreender o urbano e compreender a linguagem nunca foram questões tao indissociáveis, se tomadas da perspectiva das novas tecnologias, daí a necessidade de se investir largamente no campo de reflexão do « saber urbano e linguagem », e a pertinência dos objetos e-urbanos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
As Políticas Públicas e as (Re)divisões do Espaço Urbano (cooperação internacional)
Descrição: O objetivo do projeto é realizar uma análise multidisciplinar das políticas públicas e as (re)divisões do espaço urbano, tomando como objeto a realidade urbana na Tunísia, na França e no Brasil. São focalizadas as diferentes fronteiras delineadas na/pela cidade, tanto no que diz respeito a seu espaço interno (distinções tais como público/privado, individual/coletivo, centro/periferia), como a seu exterior (oposições como cidade/campo, metrópole/cidades satélites, etc.). O tema geral do projeto é abordado por cada equipe a partir de fenômenos urbanos considerados representativos das (re)divisões pertinentes para cada um dos países: a construção de bairros fechados, a distinção entre espaços urbanos e rurais no interior da cidade e o tombamento do patrimônio público, no Brasil; a reestruturação do bairro da Medina, de Tunis, e o deslocamento de citadinos que se produziu, na Tunísia; a oposição entre centro (da cidade) e periferia em suas manifestações conflitivas, como as revoltas das 'banlieues' (periferias) há dois anos, na França. Cada equipe analisa um corpus comum, tratado seguindo diferentes perspectivas disciplinares: ciências da linguagem, arquitetura, urbanismo, sociologia, história, direito. O objetivo final é discutir a concepção de cidade e de espaço público em diferentes realidades urbanas, a fim de compreender os tipos de sociabilidade produzidos na/pela cidade e refletir sobre o papel que as políticas públicas desempenham nesse processo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - Atual
Acordo de Cooperação Científica entre a Unicamp e o Instituto Internacional de Macau
Descrição: Este acordo se insere na perspectiva do desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares sobre o Multilingüismo no espaço digital, através da realização de trabalhos de campo e de reflexão sistemática, tendo como foco comum a compreensão da situação das comunidades de línguas minoritárias de cada país e suas condições e possibilidades para a inclusão digital. O objetivo é contribuir para compreender o funcionamento multilingüe que permeia os ambientes de língua portuguesa; por um lado dando visibilidade à pluralidade de contatos e convivência entre línguas e estudando sua permeabilidade tecnológica, e por outro lado investindo em uma primeira rede de trabalhos à distância em língua portuguesa, via plataformas digitais em softwares livres..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - Atual
Acordo de Cooperação Científca entre a Unicamp e a Universidade Agostinho Neto
Descrição: Este acordo se insere na perspectiva do desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares sobre o Multilingüismo no espaço digital, através da realização de trabalhos de campo e de reflexão sistemática, tendo como foco comum a compreensão da situação das comunidades de línguas minoritárias de cada país e suas condições e possibilidades para a inclusão digital. O objetivo é contribuir para compreender o funcionamento multilingüe que permeia os ambientes de língua portuguesa; por um lado dando visibilidade à pluralidade de contatos e convivência entre línguas e estudando sua permeabilidade tecnológica, e por outro lado investindo em uma primeira rede de trabalhos à distância em língua portuguesa, via plataformas digitais em softwares livres..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - Atual
Acordo de Cooperação Científica entre a Unicamp e o Instituto Superior Politécnico
Descrição: Este acordo se insere na perspectiva do desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares sobre o Multilingüismo no espaço digital, através da realização de trabalhos de campo e de reflexão sistemática, tendo como foco comum a compreensão da situação das comunidades de línguas minoritárias de cada país e suas condições e possibilidades para a inclusão digital. O objetivo é contribuir para compreender o funcionamento multilingüe que permeia os ambientes de língua portuguesa; por um lado dando visibilidade à pluralidade de contatos e convivência entre línguas e estudando sua permeabilidade tecnológica, e por outro lado investindo em uma primeira rede de trabalhos à distância em língua portuguesa, via plataformas digitais em softwares livres..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - Atual
Acordo de Cooperação Científica entre a Unicamp e a Universidade Eduardo Mondlane
Descrição: Este acordo se insere na perspectiva do desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares sobre o Multilingüismo no espaço digital, através da realização de trabalhos de campo e de reflexão sistemática, tendo como foco comum a compreensão da situação das comunidades de línguas minoritárias de cada país e suas condições e possibilidades para a inclusão digital. O objetivo é contribuir para compreender o funcionamento multilingüe que permeia os ambientes de língua portuguesa; por um lado dando visibilidade à pluralidade de contatos e convivência entre línguas e estudando sua permeabilidade tecnológica, e por outro lado investindo em uma primeira rede de trabalhos à distância em língua portuguesa, via plataformas digitais em softwares livres..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - Atual
Acordo de Cooperação Científica entre a Unicamp e a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Descrição: Este acordo se insere na perspectiva do desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares sobre o Multilingüismo no espaço digital, através da realização de trabalhos de campo e de reflexão sistemática, tendo como foco comum a compreensão da situação das comunidades de línguas minoritárias de cada país e suas condições e possibilidades para a inclusão digital. O objetivo é contribuir para compreender o funcionamento multilingüe que permeia os ambientes de língua portuguesa; por um lado dando visibilidade à pluralidade de contatos e convivência entre línguas e estudando sua permeabilidade tecnológica, e por outro lado investindo em uma primeira rede de trabalhos à distância em língua portuguesa, via plataformas digitais em softwares livres..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - Atual
Acordo de Cooperação Científica entre a Unicamp e o Instituto Superior de Educação
Descrição: Este acordo se insere na perspectiva do desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares sobre o Multilingüismo no espaço digital, através da realização de trabalhos de campo e de reflexão sistemática, tendo como foco comum a compreensão da situação das comunidades de línguas minoritárias de cada país e suas condições e possibilidades para a inclusão digital. O objetivo é contribuir para compreender o funcionamento multilingüe que permeia os ambientes de língua portuguesa; por um lado dando visibilidade à pluralidade de contatos e convivência entre línguas e estudando sua permeabilidade tecnológica, e por outro lado investindo em uma primeira rede de trabalhos à distância em língua portuguesa, via plataformas digitais em softwares livres..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - Atual
Acordo de Cooperação Científica entre a Unicamp e o Instituto Inter-Universitário de Macau
Descrição: Este acordo se insere na perspectiva do desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares sobre o Multilingüismo no espaço digital, através da realização de trabalhos de campo e de reflexão sistemática, tendo como foco comum a compreensão da situação das comunidades de línguas minoritárias de cada país e suas condições e possibilidades para a inclusão digital. O objetivo é contribuir para compreender o funcionamento multilingüe que permeia os ambientes de língua portuguesa; por um lado dando visibilidade à pluralidade de contatos e convivência entre línguas e estudando sua permeabilidade tecnológica, e por outro lado investindo em uma primeira rede de trabalhos à distância em língua portuguesa, via plataformas digitais em softwares livres..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - Atual
Acordo de Cooperação Científica entre a Unicamp e a Escola Normal Superior Tchico-Té
Descrição: Este acordo se insere na perspectiva do desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares sobre o Multilingüismo no espaço digital, através da realização de trabalhos de campo e de reflexão sistemática, tendo como foco comum a compreensão da situação das comunidades de línguas minoritárias de cada país e suas condições e possibilidades para a inclusão digital. O objetivo é contribuir para compreender o funcionamento multilingüe que permeia os ambientes de língua portuguesa; por um lado dando visibilidade à pluralidade de contatos e convivência entre línguas e estudando sua permeabilidade tecnológica, e por outro lado investindo em uma primeira rede de trabalhos à distância em língua portuguesa, via plataformas digitais em softwares livres..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - Atual
Acordo de Cooperação Científica entre a Unicamp e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa
Descrição: Este acordo se insere na perspectiva do desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares sobre o Multilingüismo no espaço digital, através da realização de trabalhos de campo e de reflexão sistemática, tendo como foco comum a compreensão da situação das comunidades de línguas minoritárias de cada país e suas condições e possibilidades para a inclusão digital. O objetivo é contribuir para compreender o funcionamento multilingüe que permeia os ambientes de língua portuguesa; por um lado dando visibilidade à pluralidade de contatos e convivência entre línguas e estudando sua permeabilidade tecnológica, e por outro lado investindo em uma primeira rede de trabalhos à distância em língua portuguesa, via plataformas digitais em softwares livres..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - Atual
Multilinguismo no Mundo Digital - Multimundi (cooperação internacional)
Descrição: O projeto Multilinguismo no Mundo Digital foi concebido em meu pós-doutorado e tem como meta a implementação do trânsito de uma sociedade da informação para uma sociedade do conhecimento. Isto porque a questão posta pelo multilinguismo, tal como vem sendo pensada na contemporaneidade, traz em si essa articulação forte com o modo como uma sociedade do conhecimento funciona. Por outro lado, situar esta questão no mundo digital além de permitir que se pense a nossa sociedade em sua configuração, abre outros modos de reflexão sobre o multilinguismo por tratar de relações possíveis entre os atores no ciberespaço. No presente projeto, isso adquire a forma de impulsionar a idéia do multilingüismo democrático na comunidade de falantes do português. Observando-se que essa referência ao Português deve ser lida em sua abrangência, aí estando incluídos Cabo Verde, Angola, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Timor Leste e China (Macau), além do Brasil e Portugal. O projeto foi elevado ao estatuto de Cátedra Unesco Multilingüismo e produção de conteúdo em português no Mundo Digital, com sede na Universidade Estadual de Campinas, em 2007..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2008
Multilinguismo no Mundo Digital - Multimundi
Descrição: Projeto elaborado a partir do meu pos-doutorado na Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III, pesquisa financiada pelo CNPq..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2008
A Produção do Consenso nas Políticas Públicas Urbanas: Entre o Administrativo e o Jurídico - CAeL (FAPESP/Projeto Temático)
Descrição: Projeto Temático FAPESP (Processo No. 2004/07734-0). A sigla CAeL corresponde às palavras-chaves do projeto: Consenso, Cidade, Administração, Lei e Linguagem. O objeto é a produção do consenso nas políticas públicas urbanas, através da análise de documentos relativos às políticas institucionais, tecnológicas, educativas, culturais, lingüísticas, esportivas e midiáticas. Parte-se de uma análise crítica da própria noção de consenso, introduzida nas Ciências Sociais por Augusto Comte e vigente ainda hoje como um meio para superar os conflitos sociais de modo democrático. Através de uma metodologia discursiva, que toma a linguagem como instrumento de análise, a pesquisa busca trazer novas maneiras de formular um fenômeno tradicionalmente abordado pela ótica de cientistas sociais e especialistas da cidade, de modo geral, e contribuir para compreender os paradoxos do discurso atualmente dominante sobre a democracia. Para maiores informações sobre o projeto, consultar a página http://www.labeurb.unicamp.br/cael.htm..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2008
O Controle Político da Representação: Uma História das Idéias (CAPES-COFECUB)
Descrição: Projeto de Cooperação Internacional desenvolvido no interior do Programa de Pesquisa História das Idéias Lingüísticas no Brasil (www.unicamp.br/iel/hil), com apoio do Programa CAPES-COFECUB (Processo No. 0867-04-7). O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Eduardo Roberto Junqueira Guimarães (UNICAMP) e pelo Prof. Dr. Jean-Claude Zancarini (ENS-LSH, França)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2008
Relações Entrecruzadas da Ciência da Linguagem na Europa e na América Latina (Cooperação Internacional)
Descrição: Trata-se de um levantamento do funcionamento do Positivismo no estudos da Linguagem entrte a França a Suissa e o Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Claudia Marinho Wanderley - Integrante / Rosângela Morello - Integrante / Claudia Pfeiffer - Integrante / Eni P Orlandi - Coordenador / Carolina Rodriguez - Integrante / Patrick Seriot - Integrante.
2002 - 2008
Linguagem e Sociedade (Cooperação Internacional)
Descrição: Trata-se de uma proposta de estudo do espaço urbano através da teoria da linguagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Claudia Marinho Wanderley - Integrante / Rosângela Morello - Integrante / Claudia Pfeiffer - Integrante / Eduardo Guimarães - Integrante / Eni P Orlandi - Coordenador / Carolina Rodriguez - Integrante / Bernard Bosredon - Integrante.
2000 - 2002
Enciclopédia Discursiva da Cidade (Endici) , financiado pelo CNPq
Descrição: Elaboração de um glossário impresso e de um electrônico (cd-rom/internet) sobre a cidade, que se propõe como instrumento crítico con relação aos discursos especializados existentes sobre o urbano. O projeto realiza também una discussão crítica sobre o discurso electrônico e sobre as adaptações dos recursos informáticos realizadas em seu transcurso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Claudia Marinho Wanderley - Integrante / Rosângela Morello - Integrante / Eni P Orlandi - Coordenador / Maria Onice Payer - Integrante / Suzy Lagazzi Rodrigues - Integrante / Esmet Mustafa Ammar - Integrante / Carolina Rodriguez - Integrante / Claudia Castellanos Pfeiffer - Integrante.
1999 - 2007
História das Idéias Linguísticas no Brasil: Ética e políticas das Línguas (2a etapa)
Descrição: Produzir um conhecimento sistemático da história da língua portuguesa no Brasil e da constituição de um saber sobre ela..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Claudia Marinho Wanderley - Integrante / Eni P Orlandi - Coordenador / mesmos integrantes da primeira etapa - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
1997 - 2000
O Sentido Público no Espaço Urbano (SPEU) Projeto temático - Fapesp 96/4136-7
Descrição: Estudo de processos de significação urbanos que configuram o espaço público como un espaço particular de interpretação, constituído pelas relações entre o político, o jurídico e o administrativo. O projeto analisa materiais como rap, outdoors, graffiti, conversas informais de rua, planejamento municipal, mapas e nomes de ruas, língua e léxico urbanos, questões sobre escuela, casas de cultura, comercio informal, etc..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Claudia Marinho Wanderley - Integrante / Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi - Coordenador / José Horta Nunes - Integrante / Monica Zoppi Fontana - Integrante / Rosângela Morello - Integrante / Claudia Regina Castellanos Pfeiffer - Integrante / Glaci Roure - Integrante / Pedro de Souza - Integrante / Carolina RodriguezAlcalá - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
1996 - 1999
História das Idéias Lingüísticas (1a etapa)
Descrição: Pesquisar a relação de produção do conhecimento lingüístico ligado à Língua brasileira como língua nacional no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Claudia Marinho Wanderley - Integrante / José Horta Nunes - Integrante / Rosângela Morello - Integrante / Ana di Renzo - Integrante / Ana Zandweiss - Integrante / Bethânia Mariani - Integrante / Beth Brait - Integrante / Carmen Agustini - Integrante / Carolina Rodríguez - Integrante / Clarinda Lucas - Integrante / Claudia Pfeiffer - Integrante / Diana Luz Barros - Integrante / Edileuza Moralis - Integrante / Eduardo Guimarães - Integrante / Élcio Fragoso - Integrante / Eliana de Almeida - Integrante / Elza Doe - Integrante / Eni P Orlandi - Coordenador / Freda Indursky - Integrante / José Lima - Integrante / José Fiorin - Integrante / Kati Eliana Caetano - Integrante / Lauro Baldini - Integrante / Leila Bisinoto - Integrante / Leonor Fávero - Integrante / Lilian Montenegro - Integrante / Luiz C Borges - Integrante / Luiz Francisco Dias - Integrante / Margarida Petter - Integrante / Maria Adélia Brandão - Integrante / Maria A Almeida - Integrante / Maria A Honório - Integrante / Maria Cristina L Ferreira - Integrante / Maria Inês almeida - Integrante / Maria Onice Payer - Integrante / Maria Valéria Vargas - Integrante / Mário Ferreira - Integrante / Marisa da Silva - Integrante / Marli Leite - Integrante / Mónica Zoppi Fontana - Integrante / Olímpia Maluf de Souza - Integrante / Salete de Almeida Cara - Integrante / Sheila Elias - Integrante / Solange Leda Gallo - Integrante / Suzy Lagazzi Rodrigues - Integrante / Taisir Karin - Integrante / Tania C Souza - Integrante / Tânia Alkmin - Integrante / Tânia P Oliveira - Integrante / Telma Domingues da Silva - Integrante / Vera R M Silva - Integrante / Waldemar Ferreira Neto - Integrante / Wellington Pedrosa Quintino - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Projetos de desenvolvimento


2009 - Atual
Coleções Digitais Mutilingues: uma rede Júnior
Descrição: Projeto desenvolvido junto à Pró Reitoria de Pesquisa, com o apoio do CNPq, para localização do software livre de biblioteca digital greenstone ..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Claudia Marinho Wanderley - Coordenador / Tel AMIEL - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Outra / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 9


Outros Projetos


2016 - Atual
"Brasil e Cabo Verde, limites e possibilidades da pesquisa entre países, sob a perspectiva do Multilinguismo no Mundo Digital: web indígena, bibliotecas digitais e educação aberta"
Descrição: (Projeto aprovado CAPES-AULP, 0038/13).
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Claudia Marinho Wanderley - Coordenador / Nima Imaculada Spigolon - Integrante / Debora Mazza - Integrante / Gertrudes Silva de Oliveira - Integrante / Vitor Mafra - Integrante / Barbara Jhose Alves - Integrante.
2015 - 2016
I SOEITXAWE - Congresso Internacional de Pesquisa Científica na Amazônia
Descrição: O I SOEITXAWE "Congresso Internacional de Pesquisa Científica da Amazônia" será realizado dias 1, 2 e 3 de Maio de 2015 no Centro de Treinamento do Povo Paiter Suruí em Cacoal, Rondônia, Amazônia, Brasil. As áreas de abrangência desse primeiro congresso estão denominadas pela sigla SETA: Saúde, Educação, Tecnologia e Ambiente. OS GT's e as Conferências foram propostos por pesquisadores doutores ou mestres associados a um Núcleo de Pesquisa reconhecido pelo MEC, conforme as regras gerais. Os coordenadores são vinculados a instituições diversas, preferencialmente em diferentes unidades da federação ou países. As submissões para apresentações orais e painéis estão abertas até 28 de fevereiro de 2015. O I Soeitxawe responde a uma necessidade de agregar os pesquisadores em Rondonia, em uma perspectiva de escuta da realidade local de forma a integrá-la na reflexão científica. O congresso é voltado para os interessados nas questões de culturas e línguas locais, com a necessária abertura interdisciplinar que questões ligadas a Saúde, Educação, Tecnologia e Ambiente permitem. Programa Provisorio disponivel em: http://www.culturadigitalcampinas.info/conferencias/index.php/soeitxawe/soeitxawe15/schedConf/program.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2013 - 2016
Crítica Pós-Colonial em LínguaPortuguesa: a questão do multilinguismo
Descrição: FAPESP - 13/09763-7- projeto regular Resumo: Este projeto é centrado na coleta de dados do Brasil relativos à presença do Multilinguismo como um tema na pesquisa acadêmica, e no desenvolvimento de uma abordagem razoável dos Estudos do Multilinguismo através da perspectiva da crítica pós-colonial focada nos países de língua oficial portuguesa. Para tanto, deveremos trabalhar com mineração de dados para coletar os dados na rede, com linguística computacional para analisar os dados colhidos, autores de crítica pós-colonial para desenvolver uma abordagem teórica; e propomos uma tradução para fazer com que parte deste debate, que consideramos muito importante, seja disponibilizada para falantes do português gratuitamente. Epistemologia, Multiculturalismo, Multilinguismo, mapeamento temático crítica pós-colonial, analise automatica textual.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2013 - Atual
"Brasil e Cabo Verde, limites e possibilidades da pesquisa entre países, sob a perspectiva do Multilinguismo no Mundo Digital: web indígena, bibliotecas digitais e educação aberta"
Descrição: (0038/13).
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia/Especialidade: Linguagem.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Análise do Discurso.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Lógicas e Semântica de Programas.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2007
Chairholder of Unesco Chair Multilingualism and production of content in portuguese in Digital World, Unesco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
WANDERLEY, C. M.2012WANDERLEY, C. M.. Um corpo de linguagem: entre saúde e novas tecnologias. REDISCO - Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo, v. 1, p. 26-51, 2012.

2.
WANDERLEY, C. M.2012WANDERLEY, C. M.. Condições de Produção e Autoria no Espaço Digital: Horizonte de Pesquisa. Revista ORGANON, v. 27, p. 37-51-51, 2012.

3.
WANDERLEY, C. M.2010WANDERLEY, C. M.. Multilinguismo ou como lidar com língua, tradição acadêmica e infraestrutura digital em prol da diversidade cultural local,. Revista Humanas (UFES), v. 3, p. 4-20, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
WANDERLEY, C. M.. Technologies du Langage et Multilingualism. Paris: Unesco/Labeurb, 2006. v. 300. 210p .

Capítulos de livros publicados
1.
WANDERLEY, C. M.. To Map Initiatives/Research on Multilingualism in Brazil: An Approach to Preserving Cultural and Linguistic Identity. In: UNESCO Information for All Program, Evgeny Kuzmin, Sergey Bakeykin, Tatiana Murovana, Anastasia Parshakova, Nadezhda Zaikova. (Org.). Linguistic and Cultural Diversity in Cyberspace Proceedings of the 3rd International Conference. 1ed.Moscow: Interregional Library Cooperation Centre, 2015, v. 1, p. 265-284.

2.
WANDERLEY, C. M.. Multilingualism and Digital Libraries in Local Languages, in Linguistic and Cultural Diversity in Cyberspace. In: UNESCO Information for All Program. (Org.). Proceedings of the 2nd International Conference (Yakutsk, Russian Federation. 1ed.Moscow: Interregional Library Cooperation Centre, 2012, v. 1, p. 214-224.

3.
WANDERLEY, C. M.. ?Acesso à Informação na América Latina e Caribe: novas tecnologias e culturas digitais. In: Maria José Coracini. (Org.). Identidades silenciadas e (in)visíveis: entre a inclusão e a exclusão,. 1ed.Campinas: Pontes, 2011, v. 1, p. -.

4.
WANDERLEY, C. M.. Bibliotecas digitais multilingues: uma proposta inclusiva. In: Oficina Comunicaçãoe Informação UNESCO Uruguay. (Org.). Greenstone: Un software libre de código abierto para la construcción de bibliotecas digitales. greenstone programa para bibliotecas digitales. Experiencias en América Latina y el Caribe.. Uruguay: Oficina UNESCO Uruguay, 2010, v. , p. -.

5.
WANDERLEY, C. M.. A Periferia Digital e o Processo de Descolonização. In: Charlote Galves, Helder Garmes e Fernando Rosa Ribeiro. (Org.). Africa-Brasil: caminhos da língua portuguesa. 1ed.campinas: unicamp, 2009, v. 1, p. -.

6.
WANDERLEY, C. M.. Recursos do discurso eletrônico e a construção do sistema Endici. In: Eni Orlandi. (Org.). Para uma Enciclopédia da Cidade. 1ed.Campinas, SP: Pontes, 2003, v. 1, p. -.

7.
WANDERLEY, C. M.. O corpo, a cidade: repetição. In: Eni Orlandi. (Org.). Cidade Atravessada: os sentidos públicos no espaço urbano. Campinas: Pontes, 2000, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
WANDERLEY, C. M.. ?Multilinguismo ou como lidar com língua, tradição acadêmica e infraestrutura digital em prol da diversidade cultural local?. Revista Humanas (UFES), internacional, 01 out. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
WANDERLEY, C. M.. A Leitura do Arquivo Digital na Análise do Discurso. In: IV JORNADA DE ANÁLISE DO DISCURSO: Leitura(s) no Discurso e na Ciência da Informação, 2010, Ribeirão Preto. Anais da Jornada de Análise do Discurso: Leitura(s) no discurso e na ciência da informação. Ribeirão Preto: USP, 2010.

2.
WANDERLEY, C. M.. Conteúdo Digital em Língua Portuguesa: Uma Abordagem Pós-Colonial. In: II Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (II SIMELP), 2010, Evora. A lingua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas. Evora: Universidade de Évora, 2009. p. 69-90.

3.
WANDERLEY, C. M.. Uma proposta discursiva para compreender a tecnologia de arquivo. In: III Jornada Internacional Saber Urbano e Linguagem:Tecnologia de Arquivo, 2003, Campinas, 2003.

4.
WANDERLEY, C. M.. The Theoretical Procedures on Linguistics to build an e-service for research results spread. In: www2002: THE ELEVENTH INTERNATIONAL WORLD WIDE WEB CONFERENCE, 2002, Waikiki. Semanticweb Workshop - http://semanticweb2002.aifb.uni-karlsruhe.de/. Waikiki: International WWW, 2002. v. CD-Rom.

5.
WANDERLEY, C. M.. A política do sujeito biológico: AIDS no Brasil. In: II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ANÁLISE DO DISCURSO, 2002, Belo Horizonte. Anais do II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ANÁLISE DO DISCURSO, 2002.

6.
WANDERLEY, C. M.. Recursos do discurso eletrônico e a construção do sistema Endici. In: I ENCONTRO NACIONAL SABER URBANO E LINGUAGEM - A CIDADE QUE SE CONTA, 2002, campinas, 2002.

7.
WANDERLEY, C. M.. A Produção de Tecnologia nas ciências humanas: O caso Endici. In: I ENCONTRO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS: A PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS-PERSPECTIVAS, 2002, Campinas. Cadernos do I ENCONTRO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS: A PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS-PERSPECTIVAS. Campinas: Unicamp, 2002.

8.
WANDERLEY, C. M.. Espaçotempo discursivo. In: GEL, 1998, São José do Rio Preto. caderno de resumos GEL, 1998.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
WANDERLEY, C. M.. Discourse analysis and ontologies: a language technology approach. In: Workshop on the Potential of Cognitive Semantics for Ontologies (FOIS 2004), 2004, Torino. MUSIL - Workshop on the Potential of Cognitive Semantics for Ontologies (FOIS 2004), 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
WANDERLEY, C. M.. Condições de Produção do Espaço Digital: horizontes de pesquisa. In: II Jornada do El@dis: conceitos em rede, 2011, Ribeirão Preto. Caderno de Resumos II Jornada do El@dis: conceitos em rede. Ribeirão Preto: USP, 2011. v. 1. p. 9-10.

2.
WANDERLEY, C. M.. Multilingualism and digital libraries in local languages. In: 2nd International conference: Linguistic and Cultural Diversity in Cyberspace, 2011, Yakutsk. II International Conference Linguistic and Cultural Diversity in Cyberspace. Yakutsk: Ministry of Culture Russian Federation/IFAP UNESCO, 2011. p. 24-25.

3.
WANDERLEY, C. M.. Multilingualism and local languages policies. In: LOITASA Workshop, 2009, Western Cape. Loitasa Workshop Program. Western Cape: Western Cape University, 2009.

4.
WANDERLEY, C. M.. Petite contribution pour l?étude des rapports scientifiques entre Brésil et France, une étude de cas : l?automatique dans Analyse du Discours. In: CIAPEB - La recherche scientifique dans l`année du Brésil en France: Bilan et avenir de la coopération, 2005, Paris, 2005.

5.
WANDERLEY, C. M.. A ADMINISTRAÇÃO DA AIDS NO BRASIL: A POLÍTICA DO SUJEITO BIOLÓGICO. In: IV Congreso Nacional de Investigaciones Lingüístico-Filológicas:Análisis del Discurso y Enseñanza de la Lengua, 2003, Lima. Cadernos do IV Congreso Nacional de Investigaciones Lingüístico-Filológicas:Análisis del Discurso y Enseñanza de la Lengua, 2003.

6.
WANDERLEY, C. M.. A política dos bancos de sangue. In: Semana da Diversidade Sexual Unicamp, 2003, Campinas. Semana da Diversidade Sexual Unicamp, 2003.

7.
WANDERLEY, C. M.. A internet pela rede de ensino e a política das novas tecnologias. In: II Seminário Internacional de Educação, 2003, Campinas. Campinas: Unicamp, 2003.

8.
WANDERLEY, C. M.. Fairs and databank: a discursive approach on tourism events. In: INVITATION AU VOYAGE: LE DISCOURS TURISTIQUE : IDENTITE ET ALTERITE, 2002, Chipre, 2002.

9.
WANDERLEY, C. M.. O Paradoxo da Prevenção: a discursividade da AIDS. In: 1O SIMPÓSIO UNIVERSIDADE E AIDS: O ESTADO DA QUESTÃO - (COM)VIVER COM O HIV/AIDS, 2002, Piracicaba, 2002.

10.
WANDERLEY, C. M.. A identidade como produto da discursividade da ciência: o entremeio e a ética. In: DISCURSO, IDENTIDADE E SOCIEDADE, 2001, Rio de Janeiro. Anais do Colóquio DISCURSO, IDENTIDADE E SOCIEDADE. RJ: PUC-RJ, 2001.

11.
WANDERLEY, C. M.. divulgação científica e tecnologia. In: I Seminário PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO, 2001, Campinas. Núcleo de Jornalismo Científico, Anais do I Sem. I Seminário PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO, 2001.

12.
WANDERLEY, C. M.. Out of grammar. In: 7TH INTERNATIONAL PRAGMATICS CONFERENCE, 2000, Budapest. Proceedings of the 7TH INTERNATIONAL PRAGMATICS CONFERENCE, 2000.

13.
WANDERLEY, C. M.. Discursividade da AIDS. In: Colóquio SOCIOLOGIA E SAÚDE: Segredo e Formas Sociais, 2000, Belo Horizonte. Anais de SOCIOLOGIA E SAÚDE: Segredo e Formas Sociais, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
WANDERLEY, C. M.. ?Corpos e Epistemologias na Contemporaneidade?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
WANDERLEY, C. M.. A universidade para o bem comum e as interações produtivas locais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
WANDERLEY, C. M.. Non Standard Epistemologies, Cultures and Languages. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
WANDERLEY, C. M.. ?Universidade Indígena: conhecimento para o bem comum?.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
WANDERLEY, C. M.. Debate: Índios no ensino superior: cotas e/ou Universidade Indígena?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
WANDERLEY, C. M.. ANÁLISE AUTOMÁTICA: MULTILINGUISMO E MULTICULTURALISMO NO BRASIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
WANDERLEY, C. M.. A divulgação da Cultura Local no Mundo Digital?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
WANDERLEY, C. M.. Human trafficking, Old and New Wor(l)ds in Lusophone Sea. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
WANDERLEY, C. M.. 'Empowering local communities in Campinas in the digital world?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
WANDERLEY, C. M.. Multilingualism and digital libraries in local languages. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
WANDERLEY, C. M.. Acesso a informação: Participação e inclusão no espaço digital. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
WANDERLEY, C. M.. Condições de produção no espaço digital: horizontes de pesquisa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
WANDERLEY, C. M.. Como observar e medir a diversidade linguística no mundo digital. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
WANDERLEY, C. M.. Formação de Recursos Humanos para o multilinguismo no ciberespaço. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
WANDERLEY, C. M.. Acesso à Informação na América Latina e Caribe: pobreza e cultura digital. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
WANDERLEY, C. M.. Ensino e políticas de línguas: inclusão social e digital. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
WANDERLEY, C. M.. A Leitura do Arquivo Digital na Análise do Discurso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
WANDERLEY, C. M.. Características dos Povos Tradicionais- Diferenças e Semelhanças ? Brasil África. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
WANDERLEY, C. M.. Multilingualism and local languages policies. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
WANDERLEY, C. M.. Multilinguismo e circulação de conteúdo local no Mundo Digital: pela integração de nossas culturas e histórias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
WANDERLEY, C. M.. Conteúdo Digital em Língua Portuguesa: Uma Abordagem Pós-Colonial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
WANDERLEY, C. M.. As línguas portuguesas nos jornais digitais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
WANDERLEY, C. M.. Multilinguismo e o Brasil: perspectivas e desafios. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
WANDERLEY, C. M.. Línguas menores e o espaço digital. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
WANDERLEY, C. M.. Como construir e manter um serviço de referência digital. Syracuse: Syracuse University, 2001. (Tradução/Livro).

2.
WANDERLEY, C. M.. A tecnologia da escrita em AD e a internet: o início de uma desadaptação crítica. Campinas: Labeurb.unicamp.br, 2000 (texto online).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
WANDERLEY, C. M.. Site do Grupo Tortura nunca Mais SP. 2003.

2.
WANDERLEY, C. M.; MORELLO, Rosângela . Avaliação de eventos internacionais: a participação da Embratur em feiras de turismo. 2001.

Programas de computador sem registro
1.
WANDERLEY, C. M.; BASTOS, Fabio . E-Urbano (Projeto E-Urbano base de dados). 2007.

2.
WANDERLEY, C. M.; BASTOS, Fabio . Radio Web Multimundi. 2007.

3.
WANDERLEY, C. M.; AMMAR, Esmet Mustafa . Gloci (Projeto Enciclopedia Discursiva da Cidade). 2002.

4.
WANDERLEY, C. M.; AMMAR, Esmet Mustafa . ISIS (Projeto Acervo com memoria). 1998.

Produtos tecnológicos
1.
WANDERLEY, C. M.; KNOBEL, Marcelo . Pergunte a Unicamp. 2002.

2.
WANDERLEY, C. M.; AMMAR, Esmet . Site do Labeurb/Unicamp. 2002.

Trabalhos técnicos
1.
WANDERLEY, C. M.; MORELLO, Rosângela . Parâmetros de avaliação das feiras de turismo internacionais. 2002.


Demais tipos de produção técnica
1.
WANDERLEY, C. M.. Technologies du Langage: les perspectives France-Brésil. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
WANDERLEY, C. M.. Estruturalismos. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - cd-rom).

3.
WANDERLEY, C. M.; MORELLO, Rosângela . Cultura e Linguagem: acervo I. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
WANDERLEY, C. M.. Publicações eletrônicas. 2002 (Elaboração de sistema de publicação on-line) .

2.
WANDERLEY, C. M.. Conceito animado. 2002 (GIF) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli; WANDERLEY, C. M.; SILVA, Telma Domingues da. Participação em banca de Jose Venicius de Souza. O sujeito no discurso ecologico sobre as atividades antropicas em areas de preservaçao permanente, na cidade de Pouso Alegre estado de Minas Gerais. 2006. Dissertação (Mestrado em Linguistica - Linguagem e Sociedade) - Universidade do Vale do Sapucaí.

Qualificações de Doutorado
1.
RODRIGUES, Suzy Lagazzi; ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli; WANDERLEY, C. M.. Participação em banca de Ana Claudia Fernandes Ferreira. Efeitos do Cientifico na Constituiçao da Linguistica e da Teoria Literaria na Unicamp. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Latinoware.Curso avanzado para la construcción de Bibliotecas Digitales utilizando Greenstone: Aspectos técnicos y desarrollo. 2009. (Oficina).

2.
III Semin@rio de Informática na Educação.O uso de novas tecnologias na educação, seus limites dos últimos anos e os limites que se apresentam à democratização do acesso. 2007. (Seminário).

3.
Caminhos da Lingua Portuguesa: Africa-Brasil.Lingua Portuguesa e Descolonizaçao. 2006. (Outra).

4.
Journée Internationale de la Langue Maternelle. Journée Internationale de la Langue Maternelle. 2006. (Congresso).

5.
Seminario Internacional Caminhos do Pensamento: Fronteiras entre ciencias e humanidades.As humanidades e o acervo digital. 2006. (Seminário).

6.
1er Congres International de l'Association des Chercheurs et Etudiants Bresiliens en France. Petite contribution pour l'étude des rapports scientifiqes entre le Bresil et la France, une étude de cas: l'automatique dans l'Analyse du Discours. 2005. (Congresso).

7.
Colloque Technologies du Langage: vers les sociétés du savoir.L'archivage et la propriété du sens. 2005. (Outra).

8.
III Jornada Internacional Saber Urbano e Linguagem.Análise do Discurso e Tecnologias de Arquivo no espaço digital. 2003. (Outra).

9.
IV Congresso Nacional de Investigaciones Linguistico-Filologicas. A tecnologia de uma perpectiva discursiva. 2003. (Congresso).

10.
Programa de Recepção de Calouros/Pesquisa no IEL.Conferência, Saber Urbano e Linguagem: uma proposta acadêmica do Laboratório de Estudos Urbanos(Labeurb), no Programa de recepção de calouros;. 2003. (Outra).

11.
Programa de Recepção de Calouros - Unicamp.Saber Urbano e Linguagem: uma proposta acadêmica do Laboratório de Estudos Urbanos. 2003. (Outra).

12.
Workshop Politica de informaçao em Bibliotecas Digitais.O serviço eletronico "pergunte à Unicamp": perpectivas. 2003. (Outra).

13.
Alg afim de tc? um "bate papo" sobre a discursividade do virtual. 2002. (Seminário).

14.
História da Ciência da Linguagem I. 2002. (Seminário).

15.
Historia da Ciência da Linguagem II. 2002. (Seminário).

16.
I Encontro Nacional Saber Urbano e LInguagem - a Cidade que se conta.A Enciclopédia Discursiva da Cidade: uma perspectiva discursiva eletrônica. 2002. (Encontro).

17.
II Simposio Internacional sobre Analise do Discurso.A politica do Sujeito Biologico: AIDS no Brasil. 2002. (Simpósio).

18.
XVII Encntro Nacional da Anpoll.A desadaptaçao critica na Enciclopedia Discursiva da Cidade. 2002. (Encontro).

19.
Da desordem urbana à ordem racional. 2001. (Seminário).

20.
II Colóquio Nacional de Estudos Linguisticos. 2001. (Outra).

21.
II Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem - Acaso e Definiçao: a Vida na Cidade.A construçao Discursiva de um Glossario de Base: Discurso e Tecnologia. 2001. (Encontro).

22.
II Jornada Internacional História das Idéias Lingüísticas.II Jornada Internacional História das Idéias Lingüísticas: Ética e Política das Línguas. 2001. (Outra).

23.
II Jornada Internacional História das Idéias Linguísticas - Projeto HIL: Ética e Política das Línguas. 2001. (Outra).

24.
I Jornada Internacional Saber Urbano e Linguagem. 2001. (Outra).

25.
Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade.Sobre a ética e a divulgação científica no Brasil. 2001. (Simpósio).

26.
Texto e Imagem: de Leonardo à L'Enciclopedie. 2001. (Seminário).

27.
Ciência e Sociedade: Rumo à democratização da Ciência. 2000. (Seminário).

28.
Coloquio Sociologia e Saúde: Segredo e Formas Sociais.A Discursividade da Aids. 2000. (Outra).

29.
I Seminário Produção de Divulgação do Conheciemento.GT Política Científica no Brasil. 2000. (Seminário).

30.
I Seminário produção e divulgação do Conhecimento.Política Científica no Brasil: um olhar discursivo sobre os serviços web. 2000. (Seminário).

31.
Programa de Recepção de Calouros.O que é o Labeurb?. 2000. (Outra).

32.
Programa de Recepção de Calouros/Semana de Pesquisa no IEL.Conferência O que é o Labeurb? - Programa de recepção de Calouros. 2000. (Outra).

33.
Psicanálise, Conceitos, Fundamentos. 2000. (Seminário).

34.
AskA Consortium Governance: The Virtual Reference Desk Network.Brazilian participation in AskA Services, possibilities of cooperation with Eric Clearinghouse. 1999. (Encontro).

35.
Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem - Cidade Atravessada.Encruzilhadas e Formas: Corpos Urbanos. 1999. (Encontro).

36.
Políticas Públicas e Urbanas: as redes de cidades. 1999. (Seminário).

37.
Seminários da Profa. Jacqueline Authier Revuz. 1998. (Seminário).

38.
I Encontro Internacional do Projeto História das Idéias Linguísticas. 1997. (Encontro).

39.
XIII Congresso Nacional de Pós-Graduandos. 1997. (Congresso).

40.
Conferencia Nacional Educaçao Para Todos. 1994. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Mazza, D. ; Spigolon, N. I. ; WANDERLEY, C. M. ; Oliveira, F . XXVII Encontro da AULP, Campinas, Brasil 2017. 2017. (Congresso).

2.
WANDERLEY, C. M.; Techio, K. ; Suruí, A. . SOEITXAWE - CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA CIENTÍFICA NA AMAZÔNIA. 2015. (Congresso).

3.
WANDERLEY, C. M.; Spigolon, N. I. ; Oliveira, G. S. . E-Session Multilingualism and Multiculturalism in Digital World. 2015. (Congresso).

4.
ARANTES, A. A. ; Capiberibe, A. ; RUBINO, S. ; WANDERLEY, C. M. . A SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL RESPONSABILIDADE CONJUNTA DA SOCIEDADE CIVIL E DO ESTADO DIÁLOGOS INTERCULTURAIS, INTERDISCIPLINARES E INTERINSTITUCIONAIS. 2015. (Congresso).

5.
WANDERLEY, C. M.; Ribeiro-Martins, A. ; Spigolon, N. I. ; Matsinhe, S. ; CABRAL, I. ; FÁTIMA, M. ; KIESE-FERNANDES, M. ; Oliveira, G. S. ; Techio, K. ; SÁ, E. . E-Conferência Multilinguismo e Multiculturalismo no Mundo Digital. 2015. (Congresso).

6.
WANDERLEY, C. M.; Techio, K. . I Soeitxawe - Congresso Internacional de Pesquisa Científica na Amazônia. 2015. (Congresso).

7.
WANDERLEY, C. M.; Oliveira, G. S. . Complex System Digital Campus 2015 - E-Session Multilingualism in Digital World. 2015. (Congresso).

8.
WANDERLEY, C. M.; AMIEL, T. . "Acesso a informação: Recursos digitais abertos e seus sistemas" - Forum Permanente. 2011. (Outro).

9.
WANDERLEY, C. M.; CANDOLO, T. . Encontro Comunicação e Informação para todos: parceiras para conteúdo gratuito no mundo digital. 2008. (Congresso).

10.
WANDERLEY, C. M.; BASTOS, Fabio . I Encontro Internacional Multilinguismo no Mundo Digital. 2007. (Congresso).

11.
WANDERLEY, C. M.; PIOVEZANI, Carlos ; HARTMANN, Fernando ; Luzmara Curcino Ferreira . Colloque Technologies du Langage: vers les sociétés du savoir. 2005. (Congresso).

12.
WANDERLEY, C. M.. DISCOURS, CULTURES, COMPARAISONS. 2004. (Congresso).

13.
WANDERLEY, C. M.. IV Seminário de Teses em Andamento. 1998. (Outro).

14.
WANDERLEY, C. M.. III Seminário Teses em Andamento. 1997. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Celina Jeronimo. Similitudes em Foucault. Início: 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Nacional de Escolas da Comunidade. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Paula Eduarda Justino Ribeiro. coleção digital sobre a biografia de Michael Jackson. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Campinas. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Virgínia de Mauro Faccio Gonçalves Dias. coleção digital sobre a HIstória do Cinema. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Campinas. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Maria Isabela Maria e Santos. coleção digital sobre Engenharia dos Alimentos. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Campinas. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

4.
Augusto Machado Ramos. coleção digital sobre Literatura Brasileira. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Campinas. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

5.
Augusto Machado Ramos. coleção digital sobre Poesia. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

6.
Maria Isabela Maria e Santos. coleção digital sobre Direitos Humanos. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Campinas. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

7.
Náira da Silva Menezes. coleção digital sobre a arte de Tarsila do Amaral. Início: 2009. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Campinas. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

8.
Maria Isabela Maria e Santos. coleção digital sobre a Música Popular Brasilieira. Início: 2009. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Campinas. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

9.
Sheila Carolina de Oliveira João. coleção digital sobre Moda. Início: 2009. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Campinas. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Supervisão de pós-doutorado
1.
Teresa Candolo. 2009. Universidade Estadual de Campinas, . Claudia Marinho Wanderley.

2.
Carlos Subuhana. 2009. Universidade Estadual de Campinas, . Claudia Marinho Wanderley.

3.
Bajonas Teixeira de Brito Junior. 2009. Universidade Estadual de Campinas, . Claudia Marinho Wanderley.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
WANDERLEY, C. M.. To Map Initiatives/Research on Multilingualism in Brazil: An Approach to Preserving Cultural and Linguistic Identity. In: UNESCO Information for All Program, Evgeny Kuzmin, Sergey Bakeykin, Tatiana Murovana, Anastasia Parshakova, Nadezhda Zaikova. (Org.). Linguistic and Cultural Diversity in Cyberspace Proceedings of the 3rd International Conference. 1ed.Moscow: Interregional Library Cooperation Centre, 2015, v. 1, p. 265-284.


Apresentações de Trabalho
1.
WANDERLEY, C. M.. 'Empowering local communities in Campinas in the digital world?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


A Unesco em 2007 elevou o projeto Multilinguismo no Mundo Digital ao Estatuto de Catedra Unesco Multilinguismo no Mundo Digital. Tendo sua base na Universidade Estadual de Campinas, a Catedra que funcionou de 2007 a 2009 conta com a participaçao de 14 instituiçoes de pesquisa da Africa, Asia e Europa de lingua portuguesa (Angola, Moçambique, Guine-Bissau, Sao Tome e Principe, Cabo Verde, India, China, Timor Leste e Portugal), e com o apoio do Instituto Internacional da Lingua Portuguesa. A discussao do papel do espaço eletronico neste re-encontro, e das novas possibilidades de compreensao das comunidades de linguas minoritarias e das linguas portuguesas de cada um destes paises são de suma importancia. O grupo continua a desenvolver a pesquisa atualmente como rede de trabalhos Multilinguismo no Mundo Digital.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 2:57:22