Clemente Gentil Penna

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  • Última atualização do currículo em 27/09/2018


Possui licenciatura e bacharelado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2001), é mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e doutorando em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou no desenvolvimento e produção de material didático e institucional para Curso de Pedagogia a Distância da UDESC e é pesquisador na Linha de Pesquisa História Social do Trabalho e da Cultura do PPGH da UFSC. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, história do trabalho e história econômica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Clemente Gentil Penna
Nome em citações bibliográficas
PENNA, C. G.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em História Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
com período sanduíche em Brown University (Orientador: Seth Rockman).
Título: Economias urbanas: mercado, trabalho e capital no Rio de Janeiro, 1830-1880,
Orientador: Manolo Garcia Florentino.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2002 - 2005
Mestrado em História.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Escravidão, liberdade e os arranjos de trabalho na Ilha de Santa Catarina nas últimas décadas de escravidão (1850-1888),Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Beatriz Gallotti Mamigonian.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Escravidão; Ecônomia; Brasil Século XIX; Desterro/ Santa Catarina; Abolição.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Império.
Setores de atividade: Outro.
1997 - 2001
Graduação em Licenciatura e Bacharelado Em História.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Vivendo sobre si: Estratégias de liberdade de africanos e afrodescendentes na Ilha de Santa Catarina (1870-1888).
Orientador: Paulino Francisco de Jesus Cardoso.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2000 - 2000
Polifonias - O uso dos processor penais como fonte. (Carga horária: 6h).
Associação Nacional de História - Seção Santa Catarina, ANPUH/SC, Brasil.
1999 - 1999
História e cinema - um olhar intersemiótico. (Carga horária: 8h).
Associação Nacional de História - Seção Santa Catarina, ANPUH/SC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


University Studies Abroad Consortium, USAC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Contrato de trabalho, Enquadramento Funcional: Professor de nível superior, Carga horária: 6
Outras informações
Ministrar a disciplina Latin American Political History aos alunos de intercâmbio do programa USAC/UFSC

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Contrato de trabalho, Enquadramento Funcional: Professor de nível superior, Carga horária: 4
Outras informações
Ministra a disciplina de Brazilian History para os alunos de intercâmbio.


Genus Pesquisa Assessoria e Estudos de Gênero, GENUS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 15
Outras informações
Pesquisador no Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura do Departamento de História/UFSC, produção de conteúdo para o website Santa Afro Catarina e das reuniões do grupo de estudos sobre escravidão ilegal no Brasil e no Atlântico.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor EAD, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor no Curso de Prevenção ao uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, 6a edição, Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional ? NUTE/UFSC

Atividades

03/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFH, .


Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substitúto, Carga horária: 30
Outras informações
Professor substituto do Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED. Curso de Pedagogia a Distância

Vínculo institucional

1997 - 2002
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
No período de 08/1997 a 08/2001 possuía bolsa de trabalho na instituição, de 08/2001 a 08/2002 contei com bolsa de iniciação científica (PIBIC/ CNPq).

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2001 - 05/2005
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação a Distância, .

Serviço realizado
Roteirista, diretor e produtor de vídeos.
8/1998 - 3/1999
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Educação, Centro de Ciências da Educação.

Atividade realizada
Bolsa de Trabalho na área de informática.
8/1997 - 3/1998
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Educação, Centro de Ciências da Educação.

Atividade realizada
Bolsa de trabalho na área de apoio administrativo.

Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, SEJC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Sócio Educador, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrar aulas e atividades com os adolescentes em conflito com a lei no Centro de Atendimento Socio Educativo da Grande Florianópolis


Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Contrato de conslutoria, Carga horária: 15
Outras informações
Elaboração de o plano de trabalho, busca pela legislação e pelas características de cada um dos objetos de análise em realção a institutos de Pesquisa e Organização Social; levantamento de órgãos públicos brasileiros que tenham sofrido alteração na personalidade jurídica, passando de Instituto de Pesquisa para Organização Social; e Identificação os impactos na estrutura organizacional e funcional do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT com a alteração para Organização Social. Projeto 914BRZ2005



Linhas de pesquisa


1.
Trabalho, Sociedade e Cultura

Objetivo: As reflexões desenvolvidas pelos integrantes da linha encontram sua referência na História Social. Seu eixo temático principal parte da centralidade do trabalho e dos trabalhadores na construção do mundo contemporâneo. Para isso, busca compreender a diversidade de experiências, culturas, formas associativas e dinâmicas políticas dos trabalhadores, tentando refletir para além dos sujeitos tradicionais e desafiar as dicotomias clássicas da história do trabalho como rural/urbano, escravo/livre, formal/informal. Entre seus temas de pesquisa e interesses de orientação destacam-se: a história da escravidão e do pós-emancipação no Brasil e no Atlântico, o trabalho e os movimentos sociais na cidade e no campo; os significados conflitantes da ?liberdade? na história do trabalho contemporânea; a história urbana e a história agrária no Brasil entre os séculos XVIII e XX; a história social em uma perspectiva comparada e transnacional..


Projetos de pesquisa


2009 - Atual
Projeto de Educação Patrimonial Santa Afro Catarina
Descrição: O programa Santa Afro Catarina visa promover a identificação, a valorização e a difusão do patrimônio cultural associado à presença dos africanos e afrodescendentes em Santa Catarina, com foco em Florianópolis num primeiro momento. O programa articula ações de educação patrimonial em dois níveis. Por um lado, prevê a elaboração de narrativas temáticas e de roteiros de visita sobre a história dos africanos e afrodescendentes em Santa Catarina baseados em pesquisa de arquivo sob a perspectiva da História Social e por outro lado, prevê o desenvolvimento de atividades de educação patrimonial associadas ao ensino de História, dando ênfase à articulação entre patrimônio e história local..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2004
Projeto Gênero na Educação ? espaço para a diversidade.
Descrição: O Projeto Gênero na Educação ? Espaço para a Diversidade tem por objetivos realizar a formação continuada para a compreensão dos temas relacionados a gênero, violência e sexualidade. O público envolvido são alunos(as) e professores(as) dos Cursos de pedagogia e que atuam também na educação infantil e nas séries iniciais na rede de ensino em Santa Catarina. Ao se propor trabalhar com essa temática e com esse público, o projeto objetiva uma intervenção qualificada nas atividades pedagógicas que esses educadores e alunos diante do problema da violência - física, simbólica e especialmente sexual ? que se reflete cotidianamente no âmbito das instituições educativas, sem que os sujeitos envolvidos ? as próprias crianças e os professores e as professoras - consigam refletir de uma maneira crítica sobre o que esse problema desencadeia. O foco em todas as atividades previstas são gênero, sexualidade infantil e a problemática da violência sexual contra a criança e a mulher, jovem ou adulta, com a disponibilização de informações sobre para onde, para quem e como encaminhar os casos de situações de violência institucional, doméstica e familiar presente na vida cotidiana. Atuei no projeto como designer instrucional, no desenvolvimento de material didático, principalmente videoaulas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2005
Africanos no sul do Brasil: rotas do tráfico e identidade étnica
Descrição: Este projeto visa mapear a população africana na região sul do Brasil, sua divisão por grupos de procedência e estudar a reconstituição de identidades étnicas africanas entre os séculos XVIII e XIX. Num primeiro momento, o foco recai sobre as rotas do tráfico que traziam escravos para a Ilha de Santa Catarina. Em colaboração com pesquisadores de outras universidades integrantes do grupo de pesquisa ?A experiência dos escravos africanos e de seus descendentes no Brasil?, este projeto se estende para o território que constiuía, no fim do Império, as províncias do PR, SC e RS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Clemente Gentil Penna - Integrante / Beatriz Galloti Mamigonian - Coordenador / Henrique Espada Rodrigues Lima Filho - Integrante.
2001 - 2002
A escravidão africana na Ilha de Santa Catarina na Década da Abolição.
Descrição: O projeto de pesquisa A escravidão africana na Ilha de Santa Catarina na década da Abolição. Realizado sob orientação do prof. Paulino de Jesus Francisco Cardoso. Tencionamos neste projeto construir uma interpretação dos dados coletados ao longo do primeiro ano de investigação e pesquisa nos mais diversos arquivos da cidade de Florianópolis, referente ao período de 1870 a 1890, que ao contrário da visão consolidada pela historiografia local, a importância da escravidão e das populações de origem africana em geral, na economia e na dinâmica das relações sociais foi circusntancial. PENNA, C. G. participou do projeto na qualidade de bolsista de iniciação científica (PIBIC/ CNPq)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Clemente Gentil Penna - Integrante / Patrícia Ramos Geremias - Integrante / Fabiano Dauwe - Integrante / Haroldo Silis Mendes da Silva - Integrante / Paulino de Jesus Francisco Cardoso - Coordenador / Fernanda Bianca Gonçalves Gallo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2004 - 2004
Gênero na Educação - espaço para diversidade
Descrição: A GENUS desenvolve atualmente o Projeto Gênero na Educação - Espaço para a Diversidade. Um dos objetivos do projeto é realizar a formação continuada para a compreensão dos temas relacionados a gênero, violência e sexualidade. O público envolvido são alunos(as) e professores(as) dos Cursos de pedagogia e que atuam também na educação infantil e nas séries iniciais na rede de ensino em Santa Catarina. A Genus, ao se propor trabalhar com essa temática e com esse público, objetiva possibilitando-lhes intervir qualificadamente nas atividades pedagógicas que realizam diante do problema da violência - física, simbólica e especialmente sexual - que se reflete cotidianamente no âmbito das instituições educativas, sem que os sujeitos envolvidos - as próprias crianças e os professores e as professoras - consigam refletir de uma maneira crítica sobre o que esse problema desencadeia. O foco em todas as atividades previstas será gênero, sexualidade infantil e a problemática da violência sexual contra a criança e a mulher, jovem ou adulta, com a disponibilização de informações sobre para onde, para quem e como encaminhar os casos de situações de violência institucional, doméstica e familiar presente na vida cotidiana. Atuei no projeto na produção de material didático..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2001 - 2002
Memorial Antonieta de Barros. Centro de Referência para memória e história das populações de origem Africana em Santa Catarina.
Descrição: Projeto de Extensão que tinha como objetivo realizar um levantamento de fontes e materiais bibliográficos referentes à história das Populações Afrodescendentes em Santa Catarina para realizar sua divulgação na rede muldial de computadores (Internet). O Projeto foi orientado pelo prof. Paulino de Jesus Francisco Cardoso. PENNA, C. G. participou na qualidade de colaborador..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Clemente Gentil Penna - Integrante / Patrícia Ramos Geremias - Integrante / Paulino de Jesus Francisco Cardoso - Coordenador / Fabiano Dauwe - Integrante / Fernanda Bianca Gonçalves Gallo - Integrante / Haroldo Silis Mendes da Silva - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de desenvolvimento


2016 - 2016
PROJETO 914BRZ2005
Descrição: Elaborar o plano de trabalho;Busca pela legislação e pelas características de cada um dos objetos de análise: Instituto de Pesquisa e Organização Social;Levantar órgãos públicos brasileiros que tenham sofrido alteração na personalidade jurídica, passando de Instituto de Pesquisa para Organização Social; eIdentificar os impactos na estrutura organizacional e funcional do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT com a alteração para Organização Social..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Trabalho.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Econômica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PENNA, C. G.2002PENNA, C. G.; CARDOSO, P.J.F. ; DAUWE, Fabiano ; GALLO, F.B.G. ; GEREMIAS, P.R. ; SILVA, H.S.M. . Experiências das populações de origem africana em Florianópolis na década da Abolição.. Percursos (UDESC) (Cessou em 2004. Cont. ISSN 1984-7246 PerCursos (Florianópolis. Online)), v. 3, p. 7-29, 2002.

Capítulos de livros publicados
1.
PENNA, C. G.. Seguindo os passos de Howard Phillips em Providence. In: Bruno Dorigatti, Raquel Moritz. (Org.). H. P. Lovecraft: Medo Clássico volume 1. 1ed.Rio de Janeiro: Darkside, 2017, v. 1, p. 388-396.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PENNA, C. G.. A propriedade escrava e o mercado de crédito privado na cidade do Rio de Janeiro, 1830-1850. In: XXIX Simpósio Nacional e História, 2017, Brasília, DF. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia, 2017.

2.
PENNA, C. G.. Crédito e escravidão na praça do Rio de Janeiro, 1830-1840. In: 8º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2017, Porto Alegre. Anais do 8º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2017.

3.
PENNA, C. G.. Comprar, vender e emprestar: o mercado informal de crédito na Cidade do Rio de Janeiro, 1820-1870. In: 7o. Encontro ?Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional?, 2015, Curitiba. Anais do 7o. Encontro ?Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional?, 2015.

4.
PENNA, C. G.. Comprar, vender e emprestar: o mercado de crédito na Cidade do Rio de Janeiro, 1820-1870. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Anais do XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015.

5.
PENNA, C. G.. Vivendo sobre si: Estratégias de liberdade de africanos e afrodescendentes na Ilha de Santa Catarina nas últimas décads da escravidão (1871-1888). In: Colóquio Perfis da África, 2001, Porto Alegre. Anais do Colóquio Perfis da África. Porto Alegre: PUC/RS, 2001. v. 1. p. 4-4.

6.
PENNA, C. G.. A escravidão africana e na Ilha de Santa Catarina. In: XIV Seminário de Pesquisa e Extensão da UDESC, 2001, Florianópolis SC. Anais do XIV Seminário de Pesquisa e Extensão da UDESC. Florianópolis: UDESC, 2001.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PENNA, C. G.. O Banco dos Pobres: O mercado de penhor na cidade do Rio de Janeiro (1820-1850). In: XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio, 2018, Niterói. Anais do XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio, 2018.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PENNA, C. G.. ?As relações 'informais' de crédito entre os trabalhadores urbanos na cidade do Rio de Janeiro, 1830-1880?. In: IV Seminário Internacional Mundos do Trabalho / VII Jornada Nacional de História do Trabalho, 2016, Manaus. Anais do IV Seminário Internacional Mundos do Trabalho / VII Jornada Nacional de História do Trabalho, 2016.

2.
PENNA, C. G.. As Alforrias Condicionais, os contratos de locação de serviços e as novas relações de trabalho em Desterro, SC (1871-1888). In: XXII Simpósio Nacional de História, 2003, João Pessoa. Anais do XXII Simpósio Nacional de História, 2003.

3.
PENNA, C. G.. 'Como se meu escravo fosse': o movimento abolicionista e as novas relaçoes de trabalho em Desterro, SC (1871-1888). In: I Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2003, Castro, PR. Anais do I Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2003.

4.
PENNA, C. G.. A propriedade em xeque: pecúlio, autonomia escrava e a Lei do Ventre Livre.. In: IX encontro Estadual de História - ANPUH, 2002, Florianópolis. Anais do IX Encontro Estadual de História. Florianópolis: ANPUH/ SC, 2002. p. 68-68.

5.
PENNA, C. G.. Vivendo sobre si: estratégias de liberdade das populações de Origem Africana na Ilha de Santa Catarina nas últimas décads da abolição (1871-1888). In: XXI simpósio Nacional de História - ANPUH, 2001, Niterói - RJ. Anais do XXI Simpósio Nacional de História - ANPUH. História Novo Milênio. Niterói: ANPUH, 2001. v. 1. p. 487-487.

6.
PENNA, C. G.. Era no Tempo do Rei: a literatura sob as perspectivas da história no Romance Memórias de Um Sargento de Milicias de Manuel Antônio de Ameida. In: VII Encontro Estadual de História, 2000, Florianópolis. História: experiências e desafios. Florianópolis: Nova Prova/ UFSC/ ANPUH, 2000. v. 1. p. 79-79.

Apresentações de Trabalho
1.
PENNA, C. G.; SILVA, H.S.M. ; CARDOSO, P.J.F. . Memorial Antonieta de Barros. Centro de Referência para memória e história das populações de origem Africana em Santa Catarina.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
PENNA, C. G.; GEREMIAS, P.R. . O Michelangelo da Medicina: Vida e arte de Frank. H. Netter, MD. Rio de Janeiro: Darkside, 2017. (Tradução/Livro).

2.
PENNA, C. G.; GEREMIAS, P.R. . Concebendo a liberdade: mulheres de cor, gênero e abolição da escravidão em Havana e no Rio de Janeiro. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2017. (Tradução/Livro).

3.
PENNA, C. G.; GEREMIAS, P.R. . A vida secreta das histórias: de Dom Quixote a Harry Potter, como entender a deficiência intelectual transforma o jeito que você lê. Rio de Janeiro: Darkside, 2017. (Tradução/Livro).

4.
PENNA, C. G.; GEREMIAS, P.R. . Superinteligência: caminhos, perigos e estratégias. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2016. (Tradução/Livro).

5.
PENNA, C. G.; GEREMIAS, P.R. . Hitler em casa. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2016. (Tradução/Livro).

6.
PENNA, C. G.; GEREMIAS, P.R. . Perfect Kill: 21 leis para assassinos. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2016. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PENNA, C. G.. PROJETO 914BRZ2005 - IBICT. 2016.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
PENNA, C. G.; GEREMIAS, Patrícia Ramos ; MARTINO, Marlen Batista De ; SARTORI, A. J. . 'Gênero na Educação - Espaço para a diversidade'. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

2.
MARTINO, Marlen Batista De ; PENNA, C. G. . Artes e o Lúdico. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

3.
PENNA, C. G.. Desenvolvimento Infantil. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

4.
PENNA, C. G.. Educação Especial. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

5.
PENNA, C. G.. Estrutura e Funcionamento do Ensino Infantil. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

6.
PENNA, C. G.. Gestão e Organização da Escola. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

7.
PENNA, C. G.. Literatura Infantil. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

8.
PENNA, C. G.. Matemática. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

9.
PENNA, C. G.. Psicologia II. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

10.
PENNA, C. G.. Metodologia e Ensino da Pesquisa e Extensão II. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

11.
PENNA, C. G.. Currículo. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

12.
PENNA, C. G.. Conteúdos e Metodologia da Geografia. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

13.
PENNA, C. G.. Conteúdos e Metodologia da História. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

14.
PENNA, C. G.. Estatística. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

15.
PENNA, C. G.. Informática. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

16.
PENNA, C. G.. Linguagem. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

17.
PENNA, C. G.. Metodologia e Ensino da Pesquisa e Extensão I. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

18.
PENNA, C. G.. Políticas Públicas. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

19.
PENNA, C. G.. Psicologia I. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

20.
PENNA, C. G.. Sexualidade. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

21.
PENNA, C. G.; SILVA, Haroldo Silis Mendes da . Multiculturalismo. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Site para Internet).

22.
PENNA, C. G.. Sociedade Recreativa Cultural e Samba Embaixada Copa Lord. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Site para Internet).

23.
PENNA, C. G.. Escola de Governo. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Site para Internet).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
PENNA, C. G.; MARTINO, Marlen Batista De . Programa Educação em Foco - TV Cultura. 2003 (Programa Educativo Mensal).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MACHADO, P. P.; PENNA, C. G.. Participação em banca de Guilherme Miranda Maman.O Movimento pela Abolição do Tráfico de Escravos nas décadas de 1840 e 1850: a Câmara dos Deputados, a sociedade contra o tráfico de afriicanos eo Philantropo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
MACHADO, P. P.; MAMIGONIAN, B. G.; PENNA, C. G.. Participação em banca de Rafael da Cunha SCHEFFER.Como se meu escravo fosse: relações de trabalho e controle dos trabalhadores em Desterro, 1880-1890.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Seminário Internacional Mundos do Trabalho / VII Jornada Nacional de História do Trabalho.?As relações "informais" de crédito entre os trabalhadores urbanos na cidade do Rio de Janeiro, 1830-1880.?. 2016. (Seminário).

2.
7o. Encontro ?Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional?.?Comprar, vender e emprestar: o mercado informal de crédito na cidade do Rio de Janeiro, 1830-1880?. 2015. (Encontro).

3.
XXVIII Simpósio Nacional de História.?Comprar, vender e emprestar: o mercado informal de crédito na cidade do Rio de Janeiro, 1830-1880?. 2015. (Simpósio).

4.
VI Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional. 2013. (Encontro).

5.
Gilder Lehrman Center?s 13 th Annual Fall Conference. 2011. (Congresso).

6.
Gilder Lehrman Center's 12th Annual Fall conference. 2010. (Congresso).

7.
XIX SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.Memorial Antonieta de Barros. Centro de Referência para memória e história das populações de origem Africana em Santa Catarina.. 2001. (Seminário).



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
MARTINO, Marlen Batista De ; PENNA, C. G. . Artes e o Lúdico. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

2.
PENNA, C. G.. Conteúdos e Metodologia da Geografia. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

3.
PENNA, C. G.. Conteúdos e Metodologia da História. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

4.
PENNA, C. G.. Desenvolvimento Infantil. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

5.
PENNA, C. G.. Educação Especial. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

6.
PENNA, C. G.. Estrutura e Funcionamento do Ensino Infantil. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

7.
PENNA, C. G.. Gestão e Organização da Escola. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

8.
PENNA, C. G.. Literatura Infantil. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

9.
PENNA, C. G.. Matemática. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

10.
PENNA, C. G.. Psicologia II. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

11.
PENNA, C. G.. Estatística. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

12.
PENNA, C. G.. Informática. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

13.
PENNA, C. G.. Linguagem. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

14.
PENNA, C. G.. Metodologia e Ensino da Pesquisa e Extensão I. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

15.
PENNA, C. G.. Políticas Públicas. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

16.
PENNA, C. G.. Psicologia I. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

17.
PENNA, C. G.. Sexualidade. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

18.
PENNA, C. G.. Metodologia e Ensino da Pesquisa e Extensão II. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

19.
PENNA, C. G.. Currículo. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).




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