Raquel Martins de Assis

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7757082396773256
  • Última atualização do currículo em 16/10/2018


Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1993), Mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1998), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e Pós-Doutorado pelo programa de Estudos Pós-Graduados: Psicologia da Educação (2013). Atualmente é Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social. Atuou como Coordenador Adjunto no Programa Nacional de Biblioteca na Escola - PNBE temático 2013, na área de Educação Especial. É membro do Grupo de Trabalho em História da Psicologia da ANPEPP, da Sociedade Brasileira de História da Psicologia e pesquisadora do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA). Faz parte do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Psicanálise e Educação - NIPSE/UFMG. Desenvolve pesquisas nas áreas de História da Psicologia com ênfase nas relações entre Psicologia, Educação e Educação inclusiva. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raquel Martins de Assis
Nome em citações bibliográficas
ASSIS, Raquel Martins de;ASSIS, RAQUEL MARTINS DE;ASSIS, RAQUEL MARTINS;Raquel M. de Assis;Assis, Raquel M.;Assis, Raquel

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
AV. Antônio Carlos
Pampulha
31744134 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34995326


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Psicologia, educação e reforma dos costumes:lições da Selecta Catholica (1846 - 1847), Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Regina Helena de Freitas Campos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: educação; moral; Idéias psicológicas.
Grande área: Ciências Humanas
1995 - 1998
Mestrado em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Ordem e fineza do amor: uma contribuição à História das Idéias psicológicas na cultura luso-brasileira do período colonial,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Marina Massimi.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Idéias psicológicas; amor.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1989 - 1993
Graduação em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2013
Pós-Doutorado.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.


Formação Complementar


2014 - 2014
Lições Introdutórias à Psicanálise XXXII. (Carga horária: 16h).
Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais, IPSM-MG, Brasil.
2014 - 2014
Lições Introdutórias à Psicanálise XXXIII. (Carga horária: 16h).
Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais, IPSM-MG, Brasil.
2008 - 2008
Conflito e educação:um enfoque construtivista. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Arqueologia fenomenológica das culturas. (Carga horária: 15h).
Faculdade Filosofia Ciências Humanas, FAFICH - UFMG, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Psicologia, religiosidade e literatura.
Faculdade de Filosofia Ciências Humanas, FAFICH-UFMG, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Hermenêutica, educação e política. (Carga horária: 12h).
Faculdade de Educação, FAE - UFMG, Brasil.
1997 - 1997
Fontes da Filosofia Moderna: Duns Scoto e Guilherm. (Carga horária: 16h).
Centro de Extensão Universitária, OSUC, Brasil.
1996 - 1996
A Psicologia no Brasil: Leitura histórica. (Carga horária: 6h).
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, FFCLRP - USP, Brasil.
1996 - 1996
História da Psicologia. (Carga horária: 16h).
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, FFCLRP - USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Sub-chefe de Departamento, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade de Educação, FAE - UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: professor adjunto III, Enquadramento Funcional: professor adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2009 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA), .

Cargo ou função
Coordenador Regional do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA).
10/2004 - Atual
Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
08/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Temas Contemporâneos em Psicologia: História da Psicologia no Brasil: rumos e percursos (optativa)
03/2009 - 12/2011
Extensão universitária , Departamento de Ciências Aplicadas à Educação, .

Atividade de extensão realizada
Laboratório de Psicologia da Educação: oficinas sócio-educativas e formação humana.
07/2011 - 09/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação Brasileira de Psicologia Social, .

Cargo ou função
Comissão Científica do XVI Encontro Nacional da Abrapso.
09/2009 - 09/2011
Direção e administração, Departamento de Ciências Aplicadas à Educação, .

Cargo ou função
Vice-chefia do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação.
03/2011 - 07/2011
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação/FaE/UFMG, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Colaboração em Tópicos Especiais em Educação
10/2010 - 10/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Aplicadas à Educação, .

Cargo ou função
Comissão de Avaliação da XIX Semana de Iniciação Científica da UFMG.
07/2010 - 09/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação Brasileira de Psicologia Social, .

Cargo ou função
Comissão Científica do XV Encontro Nacional da Abrapso.
03/2010 - 03/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA), .

Cargo ou função
Comissão Científica do XXVIII Encontro Anual Helena Antipoff: psicologia, psicanálise e educação na cultura contemporânea e IX Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia.

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor adjunto III, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1999 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 12

Atividades

02/2004 - 08/2004
Direção e administração, Faculdade de Psicologia da PUC Minas, .

Cargo ou função
Cargo administrativo.
02/2000 - 08/2004
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases epistemológicas da Psicologia
História da Psicologia
Psicologia Geral
8/1999 - 12/1999
Estágios , Faculdade de Psicologia da PUC Minas, .

Estágio realizado
Estagio de pesquisa II.
2/1999 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Seminários de psicologia
Estágio de pesquisa

Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

2/1998 - 2/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Construção do pensamento psicológico I
Teoria e Sistemas humanistas II
Psicologia Geral

Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG), PPGE UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Comissão de Acompanhamento discente, Carga horária: 2



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O conceito de criança anormal nos manuais de psicologia recomendados para professores
Descrição: O projeto propõe a investigação do conceito de ?criança anormal? elaborado em manuais de Psicologia recomendados para leitura de professores, na primeira metade do século XX, em Minas Gerais. Nos manuais são considerados dois aspectos: 1. o conceito de criança anormal, enfocando classificações e nomenclaturas propostas pelos manuais; 2. as faculdades ou funções psíquicas implicadas na educação dessas crianças..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2018
Por uma reinterpretação da História da Educação especial/educação inclusiva e de suas relações com a com a Psicologia no Brasil
Descrição: Este projeto tem como objetivo fazer um levantamento e uma análise crítica de como as relações entre psicologia e educação especial/educação inclusiva têm sido retratadas e discutidas em teses e dissertações produzidas em Programas de Pós-graduação brasileiros em Psicologia e Educação. O estudo enfocará os capítulos históricos que, geralmente, estão presentes em produções acadêmicas sobre o tema da educação especial/educação inclusiva. Trata-se de um projeto a ser desenvolvido conjuntamente por pesquisadores do Grupo de Trabalho de História da Psicologia da ANPEPP, específicamente professores da Faculdade de Educação e Departamento de Psicologia da UFMG, e do Programa de Estudos Pós-Graduados da PUC de São Paulo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Raquel Martins de Assis - Integrante / Antunes, Mitsuko Makino - Integrante / Lourenço, Erika. - Coordenador / Iasmin Silva Rocha - Integrante / Fernanda Regiane Alcântara Anselmo - Integrante.
2014 - 2017
A criança considerada anormal: saberes divulgados pela cultura impressa mineira (1925-1940).
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a divulgação de saberes sobre a criança considerada anormal pela cultura impressa de Minas Gerais. Escolhemos como fonte a Revista do Ensino (1925 ? 1940), periódico publicado pelo Governo mineiro como estratégia para formação de professores afinados com o que se preconizava pelas reformas educacionais . Trata-se de uma pesquisa em História da Psicologia da Educação no Brasil que pretende trazer contribuições para os campos da História da Psicologia da Educação, Educação Especial e Educação Inclusiva ao investigar como os intelectuais, pesquisadores e profissionais que trabalharam com educação e/ou psicologia, na primeira metade do século XX, se apropriaram e divulgaram sabres sobre a criança considerada anormal..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Raquel Martins de Assis - Coordenador / Cristina Rodrigues - Integrante.
2013 - Atual
Estudos de casos de alunos diagnosticados com Transtornos Globais do Desenvolvimento e Deficiência Intelectual: intervenção e formação de professores por meio da metodologia da Conversação
Descrição: Trata-se de uma proposta de pesquisa-intervenção realizada em escolas públicas do Estado de Minas Gerais, com o objetivo de construção de um saber a partir das práticas pedagógicas dos docentes, já desenvolvidas no espaço escolar, em articulação com as formulações clínicas da Psicanálise. Utilizamos como metodologia o estudo de caso e a conversação,. com o intuito de criar espaços de construção para os saberes e práticas pedagógicas dos professores que atuam junto aos alunos diagnosticados como deficientes intelectuais e portadores de transtorno global do desenvolvimento ou de seu espectro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) .
Integrantes: Raquel Martins de Assis - Integrante / Santiago, Ana Lydia B. - Coordenador / Maria José Salum Gontijo - Integrante.
2012 - 2014
A recepção das idéias de Jean Piaget: conceitos de inteligência e de formação moral divulgados pela cultura impressa (1930 - 1940)
Descrição: O projeto tem como objetivo investigar a recepção das teorias de Jean Piaget (1896 ? 1980) no Brasil, mais especificamente em Minas Gerais. O estudo aqui apresentado toma como objeto as idéias de Piaget apropriadas e divulgadas pela cultura impressa entre os anos 1930 e 1940, tomando como fonte a Revista do Ensino (1925 - 1940). Trata-se de uma pesquisa em História da Psicologia da Educação no Brasil que pretende trazer contribuições para os campos da História da Psicologia, História da Educação e Psicologia da Educação ao investigar como os intelectuais, psicólogos e pedagogos, na primeira metade do século XX, conceituavam e sistematizavam teorias psicológicas, apropriando-se de um autor estrangeiro que viria a ser uma das importantes referências no campo da Psicologia da Educação no país..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Contribuição à história da psicologia e da educação em Minas Gerais através do acervo Helena Antipoff (1892-1974)
Descrição: Esta proposta visa dar continuidade à organização, pesquisa e disponibilização do acervo documental da psicóloga e educadora Helena Antipoff (1892-1974), preservado sob os cuidados das equipes de pesquisadores e documentalistas da Faculdade de Educação e da Faculdade de Psicologia da UFMG, em Belo Horizonte, e da Fundação Helena Antipoff, em Ibirité, MG. O acervo contem documentos e publicações de grande valor sobre a trajetória da educadora e sua formação na França, Suíça e Rússia (depois União Soviética). O trabalho de organização e pesquisa sobre o acervo já tem sido apoiado pelo CNPq e Fapemig há vários anos, desde a instalação da Sala Helena Antipoff na Biblioteca Central da UFMG (1997) e do Memorial Helena Antipoff na Fundação Helena Antipoff, em Ibirité, MG (2000). Objetivos: disponibilização do acervo para a pesquisa em história da psicologia, história das ciências e da educação; - organizar e disponibilizar para o público especializado o site do CDPHA, com a respectiva biblioteca digital; - contribuir para o avanço da pesquisa e do conhecimento nas áreas da história da psicologia, das ciências e da educação em Minas Gerais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2012
Psicologia e educação em jornais mineiros do século XIX: contribuições para a história da psicologia da educação
Descrição: O projeto tem o objetivo de realizar o levantamento e a análise de saberes sobre psicologia divulgados em jornais mineiros do século XIX. A primeira parte da pesquisa consistiu na construção de um pequeno catálogo de jornais e periódicos de maior interesse para pesquisas em História da Psicologia da Educação. A segunda parte da pesquisa tem realizado a análise dos saberes sobre psicologia divulgados por esses impressos e suas relações com discursos educacionais da época..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Raquel Martins de Assis - Coordenador / Juliana Souza Martins - Integrante / Juliana Silvia Vieira - Integrante / Daiane Marques da Silva - Integrante.
2005 - 2009
Memória e História da psicologia no Brasil
Descrição: Projeto que dá continuidade ao Projeto Memória da Psicologia Brasileira e visa a elaboração e publicação de um dicionário de instituições relevantes para a História da Psicologia no Brasil. Projeto solicitado pelo Conselho Federal de Psicologia.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2009
Psicologia em compêndios do século XIX: contribuições para a história da psicologia da educação
Descrição: Esta linha de pesquisa investiga a psicologia ensinada no século XIX por meio de compêndios e manuais. Nesta época a psicologia era ensinada como parte da filosofia ou da lógica e era definida como o estudo das faculdades da alma, da origem das idéias e da relação corpo-alma. a psicologia entendida como descrição e funcionamento das faculdades da alma. Assim como a psicologia era entendida como estudo das faculdades humanas, a educação era considerada como a prática responsável pelo direcionamento destas faculdades..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Raquel Martins de Assis - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2016 - Atual
Interculturalidade e subjetividades de adolescentes e jovens argentinos e brasileiros: estudos de caso como ocasião de encontro com o outro
Descrição: Projeto de internacionalização curricular da Graduação realizado por meio da disciplina Psicologia da Educação da Licenciatura da Faculdade de Educação/UFMG, em parceria com a Universidade del Litoral de Santa Fé/Argentina e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/MG/Brasil. O projeto visa a formação de professores para trabalhar com adolescentes e jovens do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Será desenvolvido a partir de três eixos temáticos: subjetividades de adolescentes e jovens: aportes disciplinares para formação de educadores em uma perspectiva intercultural; intercultura e contemporaneidade: encontros e desencontros entre igualdade e diversidade; metodologia de estudo de caso: instrumento de ensino e de encontro com o outro..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) .
Integrantes: Raquel Martins de Assis - Integrante / Santiago, Ana Lydia B. - Integrante / Gracia Maria Clérico - Coordenador / Yuri Elias Gaspar - Integrante / Roberta Vasconcelos Leite - Integrante / Patricia Ingui - Integrante / Jorge Malachevsky - Integrante / Angeles Ramirez Barbieri - Integrante / Laura Delconte - Integrante.
2013 - Atual
Estudos de casos de alunos diagnosticados com Transtornos Globais do Desenvolvimento e Deficiência Intelectual: intervenção e formação de professores por meio da metodologia da Conversação - Projeto de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Ed
Descrição: Este projeto é desenvolvido em escolas públicas estaduais, com o objetivo de construção de um saber a partir das práticas pedagógicas dos docentes, já desenvolvidas no espaço escolar, em articulação com as formulações da Psicanálise sobre as formas de inibição intelectual, visando contribuir para a abordagem e educação de alunos diagnosticados com deficiência intelectual e/ou Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Raquel Martins de Assis - Integrante / Santiago, Ana Lydia B. - Coordenador.
2009 - 2011
Laboratório de Psicologia da Educação: oficinas sócio-educativas e formação humana
Descrição: A proposta desse trabalho prático é oferecer aos alunos dos cursos de Licenciatura a realização de atividades de Laboratório em Psicologia da Educação. Trata-se, portanto, de um projeto de ensino e extensão, cuja finalidade é e possibilitar a reflexão sobre as relações entre a teoria dada em sala de aula e a prática realizada em campo pelos alunos. As oficinas sócio-educativas foram realizadas para jovens estudantes do ensino médio inseridos no Programa Jovem Aprendiz do Governo Federal e acompanhados pelo Centro de Educação para o Trabalho Virgilio Resi (CEDUC). As oficinas foram construídas e coordenadas por alunos dos diversos cursos de graduação matriculados nas disciplinas de Psicologia da Educação, sob a orientação da professora responsável pela disciplina e auxílio de duas bolsistas de extensão. São oferecidos pelo menos dois encontros em cada oficina para que seja possível modificar a estratégia utilizada diante da realidade encontrada. Os conteúdos variam de acordo com o interesse e área de conhecimento na qual os licenciandos estão inseridos: literatura, teatro, educação física, biologia, entre outros..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Raquel Martins de Assis - Coordenador / Viviane Ferreira da Costa - Integrante / Lorena Pongelupe Assis - Integrante.
2009 - 2010
Laboratório de Psicologia da Educação Helena Antipoff como instrumento na formação de educadores
Descrição: O projeto tem como objetivo oferecer aos alunos do curso de Pedagogia a realização de atividades caracterizadas pela unidade pesquisa/ensino/extensão. Este projeto, especificamente, acompanha o trabalho de educadores sociais atuantes no Projeto Social Árvore da Vida (CDM/AVSI/FIAT) em Betim - MG- a fim de realizar um levantamento das necessidades desses profissionais quando estão em ação, bem como detectar experiências positivas que possam ser compartilhadas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Raquel Martins de Assis - Coordenador / Juliana Souza Martins - Integrante / Resende, Camila T. - Integrante / Dillinger, Emilia S. - Integrante / Xavier, Anselmo R. - Integrante / Cotta, Debora - Integrante.


Projetos de ensino


2018 - Atual
Intervenção pedagógica junto a adolescentes como dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento
Descrição: O presente projeto intitulado Intervenção pedagógica junto a adolescentes com dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento, tem como objetivo oferecer aos alunos dos cursos de Graduação em Pedagogia e Licenciatura, da Faculdade de Educação da UFMG, uma experiência de formação em contexto escolar. Tal formação consiste na proposição de atividades pedagógicas e desenvolvimento das mesmas, sob supervisão, no âmbito de um projeto de pesquisa/intervenção de orientação psicanalítica realizada em escolas, intituições onde o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Psicanálise e Educação ? NIPSE atua..
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Projeto de Intervenção, Ação inclusiva, Ensino e aprendizagem, Formação inicial ou continuada de professores.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Esse projeto de ensino têm como objetivo: 1. propiciar, aos alunos, o contato com a cultura escolar e com estudantes adolescentes, considerados desafio para a prática docente e para a escola; 2. oferecer a oportunidade para que o referencial teórico trabalhado na Universidade se constitua em instrumento da prática pedagógica; 3. exercitar o trabalho na sala de aula considerando a dimensão subjetiva e singular dos sujeitos implicados no processo educativo; 4. possibilitar a reflexão sobre as relações entre a teoria dada em sala de aula e a prática realizada em campo com alunos adolescentes; 5. reunir ensino, extensão e pesquisa em uma mesma ação a fim de que o contato com a cultura escolar permita a formação de professores reflexivos..


Membro de corpo editorial


2017 - 2017
Periódico: REVISTA PSICOLOGIA E SAÚDE
2017 - Atual
Periódico: MEMORANDUM (BELO HORIZONTE)
2017 - Atual
Periódico: Revista de Educação ANEC
2014 - 2016
Periódico: Educação em Revista (UFMG. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia da Educação/Especialidade: Psicologia da Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALMEIDA, M. O.2018ALMEIDA, M. O. ; Assis, Raquel M. . Liberdade e expressão artística nos projetos educacionais de Helena Antipoff e Augusto Rodrigues (1940-1960). 23828/rpea.v8i1.150, v. 8, p. 31, 2018.

2.
LOUREIRO, CLARICE MOUKACHAR BATISTA2017LOUREIRO, CLARICE MOUKACHAR BATISTA ; ASSIS, RAQUEL MARTINS DE . A paz pela escola e as contribuições da Psicologia para os ideais da pedagogia pacificadora. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE), v. 55, p. 74-98, 2017.

3.
PETERSEN, LAÊNIA MARTINS2017PETERSEN, LAÊNIA MARTINS ; ASSIS, RAQUEL MARTINS . Exercitar as Funções Psíquicas: Ortopedia Mental como Método de Ensino das Classes Especiais (1930)1. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 23, p. 127-144, 2017.

4.
Bravo, Riviane2017Bravo, Riviane ; Assis, Raquel M. . Lazursky's natural experimentation as a method os personality investigation in Brazil. PSYCHOLOGY RESEARCH, v. 7, p. 519-529, 2017.

5.
ASSIS, RAQUEL MARTINS DE2016ASSIS, RAQUEL MARTINS DE; Santiago, Ana Lydia B. . Inclusão escolar: uma proposta de pesquisa intervenção. Revista de Educação Publica (UFMT), v. 25, p. 57-74, 2016.

6.
ASSIS, Raquel Martins de2014ASSIS, Raquel Martins de; Antunes, M.M . Psiquismo da criança: psicologia divulgada pela imprensa educacional no Brasil (1930-1940). Psychologia Latina, v. 5, p. 21-30, 2014.

7.
ASSIS, Raquel Martins de2014ASSIS, Raquel Martins de. Egocentrismo, pensamento inteligente e vida social: a divulgação das ideias de Jean Piaget na década de 1930 no Brasil. Memorandum (Belo Horizonte), v. 27, p. 143-160, 2014.

8.
VIEIRA, RITA DE CÁSSIA2013VIEIRA, RITA DE CÁSSIA ; ASSIS, RAQUEL MARTINS DE ; CAMPOS, REGINA HELENA DE FREITAS . Aprender e conhecer o outro: pensando o ensino de psicologia para educadores. Psicologia & Sociedade (Online), v. 25, p. 399-409, 2013.

9.
ASSIS, Raquel Martins de;ASSIS, RAQUEL MARTINS DE;ASSIS, RAQUEL MARTINS;Raquel M. de Assis;Assis, Raquel M.;Assis, Raquel2012ASSIS, Raquel Martins de; Martins, J.S. . Faculdades da alma e suas implicações para a educação: saberes divulgados no século XIX. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 38, p. 97-114, 2012.

10.
ASSUNÇÃO, CRISTIANE QUEIROZ DE SOUZA2012ASSUNÇÃO, CRISTIANE QUEIROZ DE SOUZA ; ASSIS, Raquel Martins de ; CAMPOS, REGINA HELENA DE FREITAS . Belos, sadios e normais: as representações sociais dos corpos infantis na revista Pais & Filhos (1968-1977). Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 34, p. 571-587, 2012.

11.
ASSUNÇÃO, CRISTIANE QUEIROZ DE SOUZA2012ASSUNÇÃO, CRISTIANE QUEIROZ DE SOUZA ; ASSIS, RAQUEL MARTINS DE ; CAMPOS, REGINA HELENA DE FREITAS . Infância, ciência e desenvolvimento: representações sociais na Revista Pais & Filhos. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 28, p. 77-104, 2012.

12.
ASSIS, Raquel Martins de;ASSIS, RAQUEL MARTINS DE;ASSIS, RAQUEL MARTINS;Raquel M. de Assis;Assis, Raquel M.;Assis, Raquel2009ASSIS, Raquel Martins de. Psicologia filosófica no século XIX: faculdades da alma e relações entre inteligência, sensibilidade e vontade. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), v. 22, p. 304-311, 2009.

13.
ASSIS, Raquel Martins de;ASSIS, RAQUEL MARTINS DE;ASSIS, RAQUEL MARTINS;Raquel M. de Assis;Assis, Raquel M.;Assis, Raquel2006ASSIS, Raquel Martins de. A inteligência à deriva e a enfermidade social: idéias sobre ser humano e sociedade difundidas em Minas Gerais pelo jornal religioso Selecta Catholica (1846-1847). Memorandum (Belo Horizonte), v. out., p. 11, 2006.

14.
ASSIS, Raquel Martins de;ASSIS, RAQUEL MARTINS DE;ASSIS, RAQUEL MARTINS;Raquel M. de Assis;Assis, Raquel M.;Assis, Raquel2005ASSIS, Raquel Martins de. A importância da educação e da tradição:lições do jornal religioso Selecta Catholica (1846-1847) sobre o cultivo das faculdades da alma e do espírito humano. Memorandum (Belo Horizonte), Brasil, v. 08, p. 08, 2005.

15.
ASSIS, Raquel Martins de;ASSIS, RAQUEL MARTINS DE;ASSIS, RAQUEL MARTINS;Raquel M. de Assis;Assis, Raquel M.;Assis, Raquel2000ASSIS, Raquel Martins de; FARIA FILHO . Resenha - A Educação Exilada: Colégio do Caraça. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v. 15, n.1, p. 182-184, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ASSIS, RAQUEL MARTINS DE; PERES, S. P. (Org.) . História da Psicologia: tendências contemporâneas. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Artesã, 2016. v. 1. 240p .

2.
Santiago, Ana Lydia B. ; ASSIS, RAQUEL MARTINS DE . Qué le pasa a esse niño? Sobre alumnos que no aprenden y la intervención del psicoanálisis en la escuela. 1. ed. Olivos: Grama Ediciones, 2016. v. 1. 106p .

3.
ASSIS, RAQUEL MARTINS DE; Lourenço, Erika (Org.) ; Borges, Adriana P.A. (Org.) . Cultura, direitos humanos e práticas inclusivas em psicologia e educação. 1. ed. Belo Horizonte: PUCMinas, 2015.

4.
Santiago, Ana Lydia B. ; ASSIS, Raquel Martins de . O que esse menino tem? Sobre alunos que não aprendem e a intervenção da Psicanálise na escola. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Sintoma, 2015. v. 1. 125p .

5.
LOURENCO, E. ; ASSIS, Raquel Martins de ; Campos, Regina H.F . História da psicologia e contexto sociocultural: pesquisas contemporâneas, novas abordagens. 1. ed. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2012. v. 1. 327p .

Capítulos de livros publicados
1.
FONSECA, L. R. M. ; ASSIS, Raquel Martins de ; Santiago, Ana Lydia B. . Dificuldade de aprendizagem e inibição intelectual: intervenções sob a perspectiva da Psicanálise.. In: Daniela Leal. (Org.). História, Memória e práticas de inclusão escolar. 1ed.Curitiba: Intersaberes, 2017, v. 1, p. 1-330.

2.
LOUREIRO, CLARICE MOUKACHAR BATISTA ; ASSIS, Raquel Martins de . Educação para a paz e as "Instituições geradoras de conhecimento" ao final da Primeira Guerra Mundial na Europa. In: Duarte, Adriana Otoni Silva Antunes; Cassemiro, Maria de Fátima Pio; Campos, Regina Helena Freitas. (Org.). Psicologia, educação e o debate ambiental: questões históricas e contemporâneas. 1ed.Belo Horizonte: Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, 2017, v. 1, p. 57-77.

3.
Bravo, Riviane ; ASSIS, Raquel Martins de . Apropriações de Lazursky no Brasil: características da individualidade humana e a formação de personalidade. In: Duarte, Adriana Otoni Silva Antunes; Cassemiro, Maria de Fátima Pio; Campos, Regina Helena Freitas. (Org.). Psicologia, educação e o debate ambiental: questões históricas e contemporâneas. 1ed.Belo Horizonte: Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, 2017, v. 1, p. 393-409.

4.
PETERSEN, LAÊNIA MARTINS ; ASSIS, RAQUEL MARTINS . A ortopedia mental no contexto da Reforma de Ensino em Minas Gerais. In: Duarte, Adriana Otoni Silva Antunes; Cassemiro, Maria de Fátima Pio; Campos, Regina Helena Freitas. (Org.). Psicologia, educação e o debate ambiental: questões históricas e contemporâneas. 1ed.Belo Horizonte: Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, 2017, v. 1, p. 425-447.

5.
ASSIS, RAQUEL MARTINS DE. A divulgação da psicologia pela cultura escrita impressa e seus jogos de apropriação. In: Assis, Raquel Martins; Peres, Sávio Passafaro. (Org.). História da Psicologia: tendências contemporâneas. 1ed.Belo Horizonte: Editora Artesã, 2016, v. 1, p. 207-232.

6.
ASSIS, Raquel Martins de. Distribuir os impressos para multiplicar as ideias: divulgação do conceito de corpo social cristão na imprensa religiosa de Minas Gerais no século XIX.. In: Ferandes, Márcio Luiz. (Org.). Espiritualidade, saúde e cultura: a Teologia nas fronteiras. 1ed.Curitiba: Juruá, 2016, v. 1, p. 167-186.

7.
Assunção, Cristiane Q.S. ; ASSIS, Raquel Martins de . A educação moderna dos corpos infantis: um estudo das representações sociais da infância na revista Pais&Filhos (1968-1977). In: Lourenço, Érika; Assis, Raquel Martins de; Campos, Regina Helena de Freitas. (Org.). História da psicologia e contexto sociocultural-pesquisas contemporâneas, novas abordagens. 1ed.Belo Horizonte: Editora PUCMInas, 2012, v. 1, p. 301-316.

8.
ASSIS, Raquel Martins de. A formação da inteligência e da moralidade: o conceito de atividade em compêndios do século XIX. In: Santiago, Ana Lydia Santiago; Campos, Regina Helena de Freitas. (Org.). Educação de crianças e jovens na contemporaneidade: pesquisas sobre sintomas na escola e subjetividade. 1ed.Belo Horizonte: Editora PUCMinas, 2011, v. 1, p. 67-92.

9.
ASSIS, Raquel Martins de; Silva, Paulo José de Carvalho ; Pacheco, Paulo R. Andrade . Seminários Católicos do Brasil Colônia e Império. In: Jacó-Vilela, Ana Maria Jacó. (Org.). Dicionário Histórico de Instituições de Psicologia no Brasil. Brasília: Imago, 2011, v. 1, p. 385-387.

10.
ASSIS, Raquel Martins de. A leitura e a Imprensa como estratégia para reforma dos costumes: iniciativas de D. Antônio Ferreira Viçoso nas Minas Gerais do século XIX. In: Yazbeck, Dalva Carolina; Rocha, Marlo Bessa Mendes. (Org.). Cultura e História da Educação: intelectuais, legislação, cultura escolar e imprensa. 1ed.Juiz de Fora: Editora UFJF, 2009, v. , p. 141-151.

11.
ASSIS, Raquel Martins de; MARTINS, J. S. . História da Psicologia da Educação em Minas Gerais: relações entre saberes psicológicos e educação em jornais mineiros do século XIX. In: Guedes, Maria do Carmo; Lourenço, Erika; Campos, Regina Helena F.. (Org.). Patrimônio cultural, museus, psicologia e educação: diálogos. 1ed.Belo Horizonte: PUCMinas, 2009, v. 1, p. 1-16.

12.
ASSIS, Raquel Martins de. A pessoa, a tradição e o percurso educativo. In: Oliveira, Neófita;Capitanio, Giorgio. (Org.). Vida e trabalho: o risco de educar. Belo Horizonte: AVSI, 2008, v. 1, p. 55-68.

13.
ASSIS, Raquel Martins de. Psicologia filosófica e educação em impressos publicados pela Tipografia de Mariana (MG) no século XIX. In: Campos, Regina Helena de Freitas;Vieira, Rita de Cássia. (Org.). Instituições e Psicologia no Brasil. Rio de Janeiro;Distrito Federa: Nau editora;Capes, 2008, v. 1, p. 41-56.

14.
ASSIS, Raquel Martins de; CAMPOS ; Lourenço . Lourenço Filho, a Escola Nova e a Psicologia. In: Manuel Bergstrom Lourenço Filho. (Org.). Introdução ao Estudo da Escola Nova. 14ed.Rio de Janeiro: Editora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2002, v. 1, p. 15-53.

15.
ASSIS, Raquel Martins de. A fineza do amor nos sermões do mandato do Padre Antônio Vieira. In: Massimi, Marina; Silva, Paulo José Carvalho. (Org.). Os olhos vêem pelo coração - conhecimentos psicológicos das paixões na história da cultura brasileira dos séculos XVI a XVII. 1ed.Ribeirão Preto: Holos editora, 2001, v. 1, p. 65-77.

16.
ASSIS, Raquel Martins de. Viçoso, Antônio Ferreira - Dom Viçoso (1787 - 1875). In: Campos, Regina Helena de Freitas. (Org.). Dicionário Bibliográfico da Psicologia no Brasil - Pioneiros. 1ed.Rio de Janeiro;Brasília: Imago;Conselho Federal de Psicologia, 2001, v. 1, p. 382-383.

17.
ASSIS, Raquel Martins de. Cultura Popular e Idéias psicológicas no Compêndio narrativo do peregrino da América( 1728 ) de Nuno Marques Pereira. In: Ana Maria Alfonso-Goldfarb; Carlos Maia. (Org.). História da Ciência: o mapa do conhecimento. São Paulo;Rio de janeiro: Edusp;Expressão e Cultura, 1995, v. 01, p. 369-377.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ASSIS, RAQUEL MARTINS DE. O amor pelo pai na histeria. Almanaque nº 18, Belo Horizonte, 01 fev. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, M. O. ; ASSIS, Raquel Martins de . A Educação Nova e o ensino de arte em Minas Gerais entre as décadas de 1940 e 1960. In: 23º Encontro Nacional da ANPAP: Ecossistemas artísticos, 2014, Belo Horizonte. Anais do 23º Encontro Nacional da ANPAP: Ecossistemas artísticos, 2014.

2.
Assunção, Cristiane Q.S. ; Campos, Regina H.F ; ASSIS, Raquel Martins de . A Educação dos corpos infantis: um estudo das representações sociais da infância na Revista Pais e Filhos (1968-1998). In: I Encontro dos Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-Graduação em Belo Horizonte, 2009, Belo Horizonte. Anais do I Encontro dos Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-Graduação em Belo Horizonte, 2009. p. 1-15.

3.
ASSIS, Raquel Martins de. O papel da educação no percurso evolutivo do homem:contribuições do jornal religioso Selecta Catholica (1846-1847). In: VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2006, Uberlândia. Anais do VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Uberlândia, 2006. v. I.

4.
ASSIS, Raquel Martins de. O debate entre educação tradicional e educação nova. In: XXII Encontro Anual Helena Antipoff, 2005, Belo Horizonte. Boletim do CDPHA, 2004. v. 18. p. 11-20.

5.
ASSIS, Raquel Martins de. Distribuir impressos para multiplicar idéias: o jornal religioso Selecta Catholica (1846 - 1847) como estratégia educativa. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2004, Rio de Janeiro. Politica, conhecimento e cidadania, 2004.

6.
ASSIS, Raquel Martins de. Os Remédios do Amor nos Sermões do mandato do Padre Antônio Vieira. In: VII Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 1999, São Paulo, 1999.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Campos, Regina H.F ; ASSIS, Raquel Martins de ; Lourenço, Erika . Exposição Helena Antipoff: uma história da psicologia da educação no Brasil. In: XX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Eduacional e 37th ISPA Conference, 2015, São Paulo. Resumos/Abstracts- XII CONPE e 37th ISPA Conference. São Paulo: ABRAPEE e ISPA, 2015. v. 1.

2.
Lourenço, Erika ; Antunes, M.M ; ASSIS, Raquel Martins de . Educação Especial e Educação Inclusiva: aspectos históricos, questões contemporâneas. In: XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional e 37th ISPA Conference, 2015, São Paulo. Resumos/Abstracts XII CONPE e 37th ISPA Conference. São Paulo: ABRAPEE e ISPA, 2015. v. 1. p. 572-573.

3.
ASSIS, Raquel Martins de. A psicologia na cultura impressa: a apropriação do conceito de atividade na Revista do Ensino (1925-1940). In: 45º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015, Belo Horizonte. Caderno de resumos da 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto: SBP, 2015. v. 1.

4.
ASSIS, Raquel Martins de. Inteligência, sensibilidade e vontade: a imagem do esqueleto como metáfora da estrutura das faculdades da alma. In: 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015, Belo Horizonte. Caderno de Resumos da 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto: SBP, 2015. v. 1.

5.
ALMEIDA, M. O. ; ASSIS, Raquel Martins de . A relação Escola Nova e ensino de arte na Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte: possibilidades de uma educação integral na Fazenda do Rosário. In: XXXIII Encontro Anual Helena Antipoff e XII Encontro Interisntitucional de Pesquisadores em História da Psicologia, 2014, Belo Horizonte e Ibirité. Boletim do CDPHA, 2014. v. 25.

6.
Campos, Regina H.F ; ASSIS, Raquel Martins de ; Borges, Adriana P.A. ; CIRINO, S. ; Lourenço, Erika ; Jinzenji, Mônica Y. . Exposição A psicologia da educação no Brasil: aspectos de sua história e a construção da perspectiva sóco-cultural. In: X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2011, Maringá. ABRAPEE. Maringá: Universidade Estadual de Maringá.

7.
ASSIS, Raquel Martins de; Dillinger, Emilia S. ; MARTINS, J. S. ; Takenaka, C. ; Xavier, Anselmo ; Silva, M. M. . Representações sobre comunidade e estratégias adotadas por educadores de um projeto social. In: X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2011, Maringá. ABRAPEE, 2011.

8.
Martins, J.S. ; ASSIS, Raquel Martins de . As faculdades da alma e suas implicações para a educação: a psicologia divulgada em jornais do século XIX. In: XXVIII Encontro Anual Helena Antipoff e IX Encontro da Rede Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia, 2010, Belo Horizonte. Boletim do CDPHA. Belo Horizonte: Centro de Documentação e Pesquisa helena Antipoff, 2010. p. 52.

9.
ASSIS, Raquel Martins de; MARTINS, J. S. . A cultura das faculdades da alma: psicologia e educação em impressos do século XIX. In: IX Encontro Clio-Psyché, 2010, Rio de Janeiro. Anais do IX Encontro Clio-psyché: Gênero, Psicologia, História. Rio de Janeiro, 2010. p. 82.

10.
ASSIS, Raquel Martins de. História da psicologia em Minas Gerais:saberes psicológicos e dicursos educativos em jornais mineiros do século XIX. In: XXXVII Reunião Anual de Psicologia, 2007, Florianópolis. Caderno de Resumos da XXXVII Reunião Anual de Psicologia, 2007. p. 1.

11.
ASSIS, Raquel Martins de. A faculdade da vontade em compêndios do século XIX. In: XXXVII Reunião Anual de Psicologia, 2007, Florianópolis. Caderno de Resumos da XXXVII Reunião Anual de Psicologia, 2007.

12.
ASSIS, Raquel Martins de. Psicologia, educação e reforma dos costumes:lições do jornal religioso Selecta Catholica (1846-1847). In: IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2005, Salvador. Anais do IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2005.

13.
ASSIS, Raquel Martins de; CAMPOS . Psicologia e educação em um jornal religioso do século XIX:aplicações de um modelo metodológico proposto por Roger Chartier. In: XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2004, Ribeirão Preto. Anais da XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2004.

14.
ASSIS, Raquel Martins de; CAMPOS . A Selecta Catholica: Idéias Psicológicas em um jornal religioso do século XIX. In: XXXI Reunião Anual de Psicologia, 2001, Rio de Janeiro. A Construção da Psicologia Brasileira na Pesquisa e no ensino. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Psicologia, 2001. v. 1. p. 329-329.

15.
ASSIS, Raquel Martins de; MASSIMI, M. . O amor como princípio de união entre Deus e o Homem: um estudo em História das Idéias Psicológicas. In: II Seminário Psicologia e Senso Religioso, 1998, Belo Horizonte, 1998.

16.
ASSIS, Raquel Martins de; MASSIMI, M. . Ordem e Fineza do Amor: uma contribuição à História das Idéias Psicológicas na cultura luso-brasileira do período colonial. In: XXVIII Reunião Anual de Psicologia, 1998, Ribeirão Preto. Anais da XXVIII Reunião Anual de Psicologia, 1998. p. 188.

17.
ASSIS, Raquel Martins de; MASSIMI, M. . Aspectos psicológicos do conceito de amor em duas obras da literatura portuguesa do século XVI. In: XXVI Congresso Interamericano de Psicologia, 1997, São Paulo. Anais do XXVI Congresso Interamericano de Psicologia, 1997. v. vol. I. p. 306.

18.
ASSIS, Raquel Martins de; MASSIMI, M. . Aspectos psicológicos do conceito de amor em uma obra de literatura moral portuguesa do século XVI. In: VI Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 1997, Rio de janeiro. Anais do VI Seminário nacional De História da Ciência e da Tecnologia, 1997. v. v. 1. p. 54.

Artigos aceitos para publicação
1.
LOUREIRO, CLARICE MOUKACHAR BATISTA ; ASSIS, RAQUEL MARTINS . Teorias piagetianas de educação internacional: textos e contextos. EDUCAÇÃO UNISINOS, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
ASSIS, RAQUEL MARTINS DE; Santiago, Ana Lydia B. ; NEVES, L. . Psicoanálisis en la escuela: sobre nominaciones, segregaciones y dificultades para aprender.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ASSIS, RAQUEL MARTINS DE; MASSIMI, M. ; FERNANDES, M. L. . Saberes psicológicos no Brasil: a cura e a reforma da alma por meio da palavra. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
ASSIS, Raquel Martins de; Dillinger, Emilia S. ; MARTINS, J. S. ; Resende, Camila T. ; Xavier, Anselmo R. . Representações sobre comunidade e estratégias adotadas por educadores de um projeto social. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Campos, Regina H.F ; ASSIS, Raquel Martins de ; CIRINO, S. ; Lourenço, Erika ; Borges, Adriana P.A. . A psicologia da educação no Brasil: aspectos de sua história e a construção da perspectiva sócio-cultural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MARTINS, J. S. ; ASSIS, Raquel Martins de . As faculdades da alma e suas implicações para a educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ASSIS, Raquel Martins de; MARTINS, J. S. . A cultura das faculdades da alma: Psicologia e Educação em impressos do século XIX. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
VILELLA, A. M. J. ; ASSIS, RAQUEL MARTINS DE ; BOARINI, M. L. ; ROCHA, N. ; CARVALHO, D. . Membro da Comissão Projeto Memória da Psicologia no Brasil. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
ASSIS, Raquel Martins de. Parecerista para Revista Memorandum: memória e história em psicologia. 2015.

2.
ASSIS, RAQUEL MARTINS DE. Parecer para Revista Memorandum: Memória e História da Psicologia. 2014.

3.
ASSIS, RAQUEL MARTINS DE. Parecer para Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia. 2014.

4.
ASSIS, Raquel Martins de. Parecerista ad hoc da Revista Psicologia em Estudo. 2011.

5.
ASSIS, Raquel Martins de. Parecerista Ad hoc do 16 Encontro Nacional de Psicologia Social da Abrapso. 2011.

6.
ASSIS, Raquel Martins de. Parecerista do IX Encontro Clio-Psyché: Gênero, psicologia , história. 2010.

7.
ASSIS, Raquel Martins de. Parecerista ad hoc da Revista Memorandum: memória e história em psicologia. 2008.

8.
ASSIS, Raquel Martins de. Parecerista ad hoc da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
ASSIS, RAQUEL MARTINS; Santiago, Ana Lydia B. ; NEVES, L. . Educar al estudio a adolescentes en contextos de vulnerabilidad social: misión posible?. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ASSIS, RAQUEL MARTINS DE. Programa Nacional de Biblioteca na Escola - PNBE temático 2013. 2013. (Coordenação Adjunta).

3.
ASSIS, Raquel Martins de; Silva, Flavio Ligório de . Psicologia filosófica em compêndios do século XIX:contribuições para a história da psicologia da educação em Minas Gerais. 2006. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ASSIS, Raquel Martins de; Campos, Regina H.F; MIRANDA, R.. Participação em banca de Luã Augusto Lança da Silva. Livros de psicologia recomendados para a formação de professores na reforma educacional Francisco Campos-Mário Casassanta (1927). 2017 - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

2.
ASSIS, Raquel Martins de; MIRANDA, R.; SCILESKI, A.; COSTA, M. L.. Participação em banca de Bianca dos Santos Cara. Memórias da psicologia em Campo Grande: uma história do curso de graduação em psicologia da FUCMT (1980-1993). 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

3.
ASSIS, Raquel Martins de; Rocha, M.I.A.. Participação em banca de Laenia Martins Petersen. A ortopedia mental: contribuições de Helena Antipoff para a educação especial. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

4.
ASSIS, Raquel Martins de; Santiago, Ana Lydia B.; Antunes, M.M. Participação em banca de Luciana Renata Moreira Fonseca. Impasses na aprendizagem e inclusão escolar: estudos de caso sob a ótica da Psicanálise.. 2015 - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

5.
ASSIS, Raquel Martins de; Pereira, M.R.; LAJONQUIERE, L.. Participação em banca de Barbara Oliveira Paulino. De que discurso se trata quando professores se dizem padecidos.. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

6.
ASSIS, Raquel Martins de; Silva, Denner; Campos, Regina H.F. Participação em banca de Clarice Moukachar Batista. É possível uma educação para a paz? A psicologia nas discussões sobre uma pedagogia pacificadora entre 1927 e 1934 na Europa. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

7.
ASSIS, Raquel Martins de; GOUVEA, C.; BITAR, M. M.. Participação em banca de Celsa Mercia Hinaundipula dos Santos. Representações de professores sobre alunos adolescentes: um estudo na Escola Sagrada Esperança em Cabinda/Angola. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

8.
ASSIS, Raquel Martins de; Pereira, M.R.; RICACHENEVSKY, R.. Participação em banca de Ana Carolina Gouvêa Pinto Veloso. A escola vista pelos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. 2014 - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

9.
ASSIS, Raquel Martins de; MASSIMI, M.; LORENZI, C. G.. Participação em banca de Carmen Silvia Porto Brunialti Justo. Psicologia, marketing e experiência elementar: implicações para o desenvolvimento do conceito de consumidor. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de São Paulo.

10.
ASSIS, Raquel Martins de; Rocha, M.I.A.; ROSENO, S. M.. Participação em banca de Casimiro Kâmbua Angelina. Relação escola-família: um estudo sobre as representações sociais de pais/encarregados de educação sobre a escola. 2014 - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

11.
ASSIS, Raquel Martins de; Santiago, Ana Lydia B.; FARIA, L. F.. Participação em banca de Marina da Cunha Pinto Colares. O processo da identificação e laço social dos adolescentes que cumpriram a medida socioeducativa de semiliberdade. 2014 - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

12.
ASSIS, Raquel Martins de; Rocha, M.I.A.; Silva, Denner. Participação em banca de Gracietta Francisco Teodora Gime. Fatores de risco e de proteção presentes no cotidiano de adolescentes moradores do Bairro Comandante Gika - Cabinda/Angola. 2014 - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

13.
PEREIRA, M. R.; FONTES, A. M. M.; ASSIS, Raquel Martins de. Participação em banca de André Júlio da Costa. A Psicanálise em cursos de Pedagogia. 2013 - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

14.
Silva, Walenia M.; Lourenço, Erika; CIRINO, S.; ASSIS, Raquel Martins de. Participação em banca de Marilene Oliveira Almeida. O ensino de arte na obra de Helena Antipoff: diálogos e colaborações entre a arte e a educação nova.. 2013 - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

15.
ASSIS, Raquel Martins de; Rocha, M.I.A.; MOLINA, M. C.. Participação em banca de Michelle Viviane Godinho Correa. Memória na prática discente: um estudo em sala de aula do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFMG. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

16.
Santiago, Ana Lydia B.; ASSIS, Raquel Martins de; LIMA, N. L.. Participação em banca de Fernanda do Valle Corrêa Ramos. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: da categoria psiquiátrica à particularidade de cada caso nos processos de inclusão escolar. 2012 - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

17.
Santiago, Ana Lydia B.; ASSIS, Raquel Martins de; SALUM, M. J. G.. Participação em banca de Luciana da Silva Pedron. Entre o coercitivo e o educativo: uma análise da responsabilização socioeducativa na internação de jovens em conflito com a lei. 2012 - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

18.
CIRINO, S.; Tomaz, Vanessa S.; Frade, Cristina C.; ASSIS, Raquel Martins de. Participação em banca de Flávio de Ligório Silva. O aluno e sua representação social do professor de matemática. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

19.
MAHFOUD; Silva, Walenia M.; Freixas, Heloísa; ASSIS, Raquel Martins de. Participação em banca de Marco Aurélio Cardoso de Souza. As cantigas de roda na Creche Jardim Felicidade - cenário vivo para o exercício do olhar. 2011. Dissertação (Mestrado em Escola de Música) - Curso de Pós-Graduação em Música UFMG.

20.
Fernades, Júlio; Brito, V.L.F.A; ASSIS, Raquel Martins de. Participação em banca de Martha Célia Vilaça Goyata. A criança e a diferença no processo de inclusão: entre o atendimento especializado e a escola comum. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação - Faculdade de Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

21.
ASSIS, Raquel Martins de; Oliveira, Bernardo Jefferson; FARIA FILHO; Chamon, Carla Simone. Participação em banca de Adair José dos Santos Rocha. A educação feminina nos séculos XVIII e XIX: intenções dos bispos para o Recolhimento de Nossa Senhora de Macaúbas. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

22.
ASSIS, Raquel Martins de; Mahfoud, Miguel; Safra, Gilberto. Participação em banca de Renata Amaral Araújo. O Sagrado no humano: a elaboração da experiência ontológica diante de Nossa Senhora de Nazareth em uma comunidade tradicional. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
ASSIS, Raquel Martins de; CIRINO, S.; MIRANDA, R.; GOUVEA, C.; FACCHINETTI, C.. Participação em banca de Miguel Omar Gallegos de San Vicente. La institucionalización del saber psicológico en América Latina (1900-1940): un estudio comparado de sus condiciones intra y extra disciplinarias. 2018. Tese (Doutorado em Faculdade de Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

2.
ASSIS, Raquel Martins de; Santiago, Ana Lydia B.; Santos, Tania Coelho; FARIA, L. F.; Oliveira, Bernardo Jefferson. Participação em banca de Bernardo Micherif Carneiro. Meus inimigos estão no poder: leitura psicanalítica da recusa adolescente, nos espaços comunitários e escolar, a partir da noção de mau.. 2018. Tese (Doutorado em Faculdade de Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

3.
ASSIS, Raquel Martins de; Santiago, Ana Lydia B.; SAWAYA, S.; GONTIJO, M. J. S.. Participação em banca de Marlene Maria Machado da Silva. Elementos subjetivo e pedagógico que se entrelaçam na alfabetização de crianças. 2018. Tese (Doutorado em Faculdade de Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

4.
CIRINO, S.; Campos, Regina H.F; ASSIS, Raquel Martins de. Participação em banca de César Rota Júnior. Recepção e circulação dos testes de inteligência na Escola de Aperfeiçoamento de professores em Belo Horizonte (1929-1946). 2016. Tese (Doutorado em Faculdade de Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

5.
ASSIS, Raquel Martins de; CIRINO, S.; CRUZ, R. N.; MIRANDA, R.; NASCIMENTO, S.. Participação em banca de Eustáquio José de Souza Junior. Recepção e circulação da instrução programada no Brasil e na Universidade Federal de Minas Gerais. 2015 - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

6.
ASSIS, Raquel Martins de; Mahfoud, Miguel; FERNANDES, M. L.; NASCIMENTO, A.. Participação em banca de Roberta Vasconcelos Leite. Experiência ontológica e tradição na experiência de guardiões de memórias. 2015 - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
ASSIS, Raquel Martins de; CIRINO, S.; MIRANDA, R.; Lourenço, Erika; NASCIMENTO, A.. Participação em banca de Paulo Coelho Castelo Branco. Psicologia humanista de Carl Rogers: recepção e circulação no Brasil. 2015 - Programa de Pós-graduação em Psicologia.

8.
Santiago, Ana Lydia B.; ASSIS, Raquel Martins de; SALUM, M. J. G.; LAIA, S. A. C.; CUNHA, C. F.. Participação em banca de Kátia de Oliveira Mariás. A educação profissionalizante de jovens em conflito com a lei. 2014 - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

9.
MASSIMI, M.; GOMES, W. B.; CARDOSO, C. L.; FONSECA, S. C.; ASSIS, Raquel Martins de. Participação em banca de Rodrigo da Silva Borgheti. O problema da liberdade nas obras de Paulo Freire e Erich Fromm. 2013. Tese (Doutorado em Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão PReto -USP) - Universidade de São Paulo.

10.
ASSIS, Raquel Martins de; BATISTA, M. T. D. S.; Antunes, M.M; TAMANINI, E.; GUEDES, M. C.. Participação em banca de Maryahn Koehler Silva. Ensino normal: da formação da professora à formação da mulher, esposa e mãe. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

11.
ASSIS, Raquel Martins de; FERNANDES, M. L.; CARDOSO, C. L.; GOMES, W. B.. Participação em banca de Adair Aparecida Sberga. A formação da pessoa em Edith Stein: contribuição para a cosntrução de itinerários educativos. 2013 - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras.

12.
ASSIS, Raquel Martins de; Campos, Regina H.F; CAMPEDELLI, M. A.; CASTRO, I. A.; SILVA, K. Q. E.. Participação em banca de Maria Cleonice Mendes de Souza. Hipermodernidade no cotidiano de pessoas idosas. 2013 - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

13.
ASSIS, Raquel Martins de; Campos, Regina H.F; Antunes, M.M; SANTOS, L. L. C. P.; Dantas, A.M.L.. Participação em banca de Cleyde de Oliveira Castro. Apropriação das ideáis da escola nova no território do Acre nos anos de 1940: a gestão de Maria Angélica de Castro na Secretaria Estadual de Educação. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

14.
Santiago, Ana Lydia B.; Ferreira, Maria Cecilia Galletti; Santos, Tania Coelho; Ferrari, Ilka Franco; Assis, Raquel M.; ASSIS, Raquel Martins de. Participação em banca de Margarete Parreira Miranda. O mal-estar do professor em face da criança considerada problema:um estudo de psicanálise aplicada à educação. 2010. Tese (Doutorado em Program de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

15.
ASSIS, Raquel Martins de. Participação em banca de Genaro Alvarenga Fonseca. O Triunfo eucaristico: uma análise da mentalidade de Villa Rica no século XVIII. 2004. Tese (Doutorado em Pós-graduação em psicologia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Qualificações de Doutorado
1.
ASSIS, Raquel Martins de; Campos, Regina H.F. Participação em banca de Sergio Domingues. Para além do laboratório: um estudo histórico da recepção do behaviorismo radical de B.F. Skinner na educação brasileira.. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Faculdade de Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

2.
ASSIS, Raquel Martins de; Santiago, Ana Lydia B.; PIMENTA, P.. Participação em banca de Marlene Maria Machado da Silva. Não sei escrever: investigação dos impasses dos alunos no início do processo de alfabetização. 2017 - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

3.
ASSIS, Raquel Martins de; Santiago, Ana Lydia B.; FARIA, L. F.; RAHME, M.; CUNHA, C.. Participação em banca de Gloria Constanza Aguirre. El Psicanálisis y la educación: estudio de casos de estudiantes nominados con limitación cognitiva. 2017 - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

4.
ASSIS, Raquel Martins de; CIRINO, S.; Lourenço, Erika; FERREIRA NETO, J. L.. Participação em banca de Deolinda Armani Turci. A licenciatura em Psicologia no Brasil: refletindo sobre sua inserção na regulamentação da profissão de psicólogo. 2017 - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

5.
ASSIS, Raquel Martins de; SALUM, M. J. G.; Santiago, Ana Lydia B.. Participação em banca de Raquel Cabral de Mesquita. Para além da política, a leitura de um sintoma: uma proposta de intervenção psicanalítica no processo de inclusão educacional. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Program de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
CIRINO, S.; ASSIS, Raquel Martins de; CRUZ, R. N.. Participação em banca de Eustáquio José de Souza Júnior. A instrução programada na Universidade Federal de Minas Gerais nas décadas de 1960 e 1970. 2014 - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

7.
ASSIS, Raquel Martins de; CIRINO, S.; Lourenço, Erika; NASCIMENTO, E. S.. Participação em banca de Valéria Nhome Meireles Marinho. Atuação do Padre Àlvaro Negromonte na formação da enfermeira mineira pela Escola de Enfermagem Carlos Chagas (1933-1945). 2014 - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

8.
ASSIS, Raquel Martins de; Campos, Regina H.F; CAIADO, K.. Participação em banca de Adriana Cláudia Drumond. A inclusão educacional da criança com Síndrome de Down: estudo de caso da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. 2014 - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

Qualificações de Mestrado
1.
ASSIS, Raquel Martins de; MIRANDA, R.; SCISLESKI, A.; COSTA, M. L.. Participação em banca de Bianca dos Santos Cara. Institucionalização da psicologia em Campo Grande: uma história do curso de psicologia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Raquel M. de Assis; Santiago, Ana Lydia B.. Participação em banca de Carla Cristina Veloso.As dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização: um estudo de caso sob o olhar da Psicanálise. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
ASSIS, Raquel Martins de; MASSIMI, M.; CALDANA. Participação em banca de Lilian Miranda.Descrição e conceituação da paixão do medo em documentos jesuíticos do século XVI. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ASSIS, Raquel Martins de; Vectore, Celia; Silva, Denner. Banca de Concurso Público para Contratação de Professor Efetivo - Psicología Escolar e Educacional. 2010. Universidade Federal de São João Del-Rey.

2.
ASSIS, Raquel Martins de; Cavalcante, Rita Laura Avelino; Pedrosa, Stella Maria P. A.. Banca Examinadora do Concurso Público para Contratação de Professor Efetivo. 2009. Universidade Federal de São João Del-Rei.

3.
ASSIS, Raquel Martins de. Membro da Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Auxiliar. 2006. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

4.
ASSIS, Raquel Martins de; DESLANDES, K.; DINIZ, B.. Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Assistente de Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Social. 2006. Universidade Federal de Ouro Preto.

Outras participações
1.
ASSIS, Raquel Martins de. Comissão de Seleção de Mestrado e Doutorado da Linha de Psicologia, Psicanálise e Educação. 2016. Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG).

2.
ASSIS, Raquel Martins de; FARIA FILHO. Banca de seleção de Monitores do Programa de Monitoria de Graduação da Faculdade de Educação. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
Pereira, M.R.; ASSIS, Raquel Martins de; Rocha, M.I.A.; Gomes, M.F.C.. Comissão de Avaliação da Seleção de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação: conhecimento e inclusão. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
ASSIS, Raquel Martins de; CAMPOS; Lima. Programa de Aprimoramento Discente. 2005. Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
ASSIS, Raquel Martins de. Processo de Seleção Externa de Docentes. 2004. Pontifícia Universidade Católica.

6.
ASSIS, Raquel Martins de. Comissão Examinadora de Processo de provimento Interno de Vagas. 2004. Pontifícia Universidade Católica.

7.
ASSIS, Raquel Martins de; MIRANDA JUNIOR; PEREIRA. Comissão Examinadora do Processo de Provimento Interno de Vagas. 2002. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Jornadas\Acadêmicas Proyecto de Internacionalización de los espacis cos curriculares "Intersubculturalidad y subjetividades de adolescentes en Argentina y Brasil: estudios de casos como ocasión para el encuentro con el otro.Sobre alumnos difíciles. La intervención psicoanalítica en la escuela en contextos de vulnerabilidad social. 2018. (Seminário).

2.
VI Jornadas\Acadêmicas Proyecto de Internacionalización de los espacis cos curriculares "Intersubculturalidad y subjetividades de adolescentes en Argentina y Brasil: estudios de casos como ocasión para el encuentro con el otro.Socialización de estudio de casos de adolescentes argentinos y brasileros. 2018. (Seminário).

3.
VI Jornadas\Acadêmicas Proyecto de Internacionalización de los espacis cos curriculares "Intersubculturalidad y subjetividades de adolescentes en Argentina y Brasil: estudios de casos como ocasión para el encuentro con el otro.Investigación e intervención de orientación psicoanalítica en las escuelas. 2018. (Encontro).

4.
47 Reunião Anual da SBP e 1 Congresso brasileiro de História da Psicologia. Psicologia e intersubjetividade: a condução das potências psíquicas a partir do relacionamento pessoal.. 2017. (Congresso).

5.
47 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de psicologia e 1 Congresso Brasileiro da SBHP. A obra do educador na direção dos fenômenos psicológicos:contribuições da Psicologia pedagógica para a formação de professores na primeira metade do século XX. 2017. (Congresso).

6.
Genève, une plateforme éducatif genevois au 20 siècle. Antônio Carneiro Leão et l'esprit éducatif genevois à Rio de Janeiro. 2017. (Congresso).

7.
II Jornada Acadêmica UNL/UFMG ? Proyecto de internacionalización curricular titulado ?Interculturalidad y subjetividades de adolescentes y jóvenes argentinos y brasileiros: estúdios de casos, ocasión para el encuentro com el outro..Psicoánalisis en la escuela: sobre nominaciones, segregaciones y dificultades para aprender. 2016. (Encontro).

8.
XVI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio científico ANPEPP.POR UMA REINTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL/EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DE SUAS RELAÇÕES COM A PSICOLOGIA NO BRASIL. 2016. (Simpósio).

9.
XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff: psicologia, educação e o debate aambiental: retomando a perspectiva ecológica antipoffiana.Instituiçoes geradoras de conhecimento em educação ao final da primeira guerra mundial na Europa. 2016. (Encontro).

10.
45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. A psicologia na cultura impressa: a apropriação do conceito de atividade na Revista do Ensino (1925-1940). 2015. (Congresso).

11.
45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Inteligência, sensibilidade e vontade: a imagem do esqueleto como metáfora da estrutura das faculdades da alma. 2015. (Congresso).

12.
International Standing Conference for the History of Educationa. The experience in Fazenda do Rosário between 1940-1960: cultural interaction from New School and modernists principles of art teaching. 2015. (Congresso).

13.
XII CONPE e 37th. ISPA Conference. Exposição Helena Antipoff: uma história da psicologia da educação no Brasil. 2015. (Congresso).

14.
44 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Sabres psicológicos no Brasil: a cura e a reforma da alma por meio da palavra. 2014. (Congresso).

15.
XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico.História da psicologia e Cultura Impressa no Brasil. 2014. (Simpósio).

16.
Seminário Mineiro de Psicologia Cultural. 2013. (Simpósio).

17.
XI Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia.A psicologia divulgada pela Revista do Ensino em Minas Gerais (1930 - 1940). 2013. (Encontro).

18.
XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia. Inteligência e raciocínio infantil: ideias de Jean Piaget divulgadas pela Revista do Ensino (1925 - 1940). 2013. (Congresso).

19.
XV Encontro Comunitario de Saude Mental: a vida acontecendo.Grupo de reflexão. 2012. (Encontro).

20.
O centro e o todo: Simpósio Internacional e Interdisciplinar sobre Experiência Elementar.O senso religioso. 2009. (Simpósio).

21.
O centro e o todo: Simpósio Internacional e Interdisciplinar sobre Experiência Elementar.Beleza, Educação e Pobreza. 2009. (Simpósio).

22.
VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. O papel da educação no percurso evolutivo do homem. 2006. (Congresso).

23.
VII Encontro Clio-Psyché. 2006. (Encontro).

24.
XXIV Encontro Anual Helena Antipoff e V Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia. Psicologia, Educação e Reforma dos Costumes. 2006. (Congresso).

25.
VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2004. (Encontro).

26.
XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2004. (Congresso).

27.
I Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. I Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. 2001. (Congresso).

28.
XXXI Reunião Anual de Psicologia. XXXI Reunião Anual de Psicologia. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMPOS ; SILVA, M. V. ; ASSIS, Raquel Martins de . XXIV Encontro Anual Helena Antipoff e V Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Rodolfo Luiz Leite Batista. Psicologia da Educação em instituições salesianas: a circulação de um projeto de psicologia para a educação da juventude entre Turim e São João del-Rei (1938-1959). Início: 2017. Tese (Doutorado em Faculdade de Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG). (Orientador).

2.
Laenia Martins Petersen. EDUCAÇÃO DO ANORMAL: apropriação das ideias de Alfred Binet e Theodore Simon divulgadas em revistas educacionais do Brasil. Início: 2017. Tese (Doutorado em Faculdade de Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG). (Orientador).

3.
Maristela Ferro Nepomuceno. O modelo social de deficiência no periódico Disability & Society. Início: 2016. Tese (Doutorado em Faculdade de Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG). (Orientador).

4.
Riviane Borghesi Bravo. A circulação do conhecimento sobre a Experimentação Natural de Lazursky. Início: 2015. Tese (Doutorado em Faculdade de Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG). (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Luã Augusto da Silva Lança. Livros de Psicologia recomendados para a formação de professores na reforma educacional Francisco Campos- Mário asassanta (1927). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG), . Orientador: Raquel Martins de Assis.

2.
Laênia Martins Petersen. A ortopedia mental: contribuições de Helena Antipoff para a educação especial. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raquel Martins de Assis.

3.
Luciana Renata Moreira Fonseca. Impasses na aprendizagem e inclusão escolar: estudos de casos sob a ótica da Psicanálise. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Raquel Martins de Assis.

4.
Clarice Moukachar Batista. É possível uma educação para a paz? A psicologia nas discussões sobre uma pedagogia pacificadora entre 1927 e 1934 na Europa.. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Raquel Martins de Assis.

5.
Celsa Mercia Hinaundipula dos Santos. Representações de professores sobre alunos adolescentes: um estudo na Escola Sagrada Esperança em Cabinda/Angola. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação:conhecimento e inclusão social (UFMG), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Raquel Martins de Assis.

6.
Márcia Regina de Mesquita. Uma experiência de conversação com adolescentes agresivos no espaço escolar: o que eles dizem?. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Raquel Martins de Assis.

7.
Gracietta Francisco Teodora Gime. Fatores de risco e de proteção presentes no cotiadiano de adolescentes moradores do bairro Comandante Gika, subzona E - Cabinda/Angola. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Raquel Martins de Assis.

8.
Marilene Oliveira de Almeida. O ensino de arte em Minas Gerais: diálogos e colaborações entre a arte e a educação nova. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Raquel Martins de Assis.

9.
Cristiane Queiroz de Souza Assunção. Belos, sadios e normais: as representações sociais dos corpos infantis modernos na revista Pais & Filhos (1968 - 1977). 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Raquel Martins de Assis.

10.
Adair José dos Santos Rocha. A educação feminina nos séculos XVIII e XIX: intenções dos bispos para o Recolhimento de Nossa Senhora de Macaúbas. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Raquel Martins de Assis.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Juliana Souza Martins. Do acaso ao encontro: as relações interpessoais na sala de aula e suas implicações no processo de ensino/aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Raquel Martins de Assis.

Iniciação científica
1.
Fernanda Regiane Alcântara Anselmo. Por uma reinterpretação da história da educação especial/educação inclusiva e de suas relações com a psicologia no Brasil. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raquel Martins de Assis.

2.
Cristina Rodrigues de Oliveira. A divulgação de saberes sobre a criança considerada anormal na Revista do Ensino (1925-1940). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raquel Martins de Assis.

3.
Juliana Souza Martins. Razão, sentimento e vontade: as faculdades da alma e suas implicações para a educação da pessoa. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Raquel Martins de Assis.

4.
Juliana Silvia Vieira. Psicologia e educação em jornais mineiros do século XIX. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Raquel Martins de Assis.

5.
Daiane Marques Silva. Psicologia e educação em jornais mineiros do século XIX. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Raquel Martins de Assis.

6.
Flávio de Ligório. Idéias científicas na obra Jesus Christo perante o século de Roselly de Lorgues. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Raquel Martins de Assis.

Orientações de outra natureza
1.
Viviane Ferreira da Costa. Laboratório de Psicologia da Educação: oficinas sócio-educativas e formação humana. 2011. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-reitoria de extensão (UFMG). Orientador: Raquel Martins de Assis.

2.
Lorena Pongelupe Assis. Laboratório de Psicologia da Educação: oficinas sócio-educativas e formação humana. 2011. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-reitoria de extensão (UFMG). Orientador: Raquel Martins de Assis.

3.
Ana Paula Correa Pinheiro. O Laboratório de Psicologia da Educação Helena Antipoff como instrumento na formação de educadores através das relações entre pesquisa e extensão. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-reitoria de extensão (UFMG). Orientador: Raquel Martins de Assis.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 23:25:18