Iracema Hiroko Iramina Arashiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1251450318945989
  • Última atualização do currículo em 05/12/2017


Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1988), mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística (2008). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e atualmente é coordenadora do Projeto de Extensão "Ciclo de palestras, oficinas e atividades culturais para a formação geral de educadores e professores de matemática" no Campus Bragança Paulista. Tem interesse na área de ensino de probabilidade e estatística. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Iracema Hiroko Iramina Arashiro
Nome em citações bibliográficas
ARASHIRO, I. H. I.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Bragança Paulista.
Avenida Francisco Samuel Lucchesi filho , 770
Penha
12929600 - Bragança Paulista, SP - Brasil
Telefone: (11) 40358110
URL da Homepage: http://bra.ifsp.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2008
Doutorado em Estatística.
Instituto de Matemática e Estatística, IME USP, Brasil.
Título: Modelo multi-estados markoviano não homogêneo com efeitos dinâmicos, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Antonio Carlos Pedroso de Lima.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2000 - 2002
Mestrado em Estatística.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Avaliação do teste logrank em experimentos seqüenciais agrupados,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Antonio Carlos Pedroso de Lima.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1985 - 1988
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Centro Universitário Fundação Santo André, CUFSA, Brasil.




Formação Complementar


2017
Extensão universitária em MAT 0800 - Matemática para professores do Ensino Fundamental.. (Carga horária: 360h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2017 - 2017
Moodle - Ferramentas e Funcionalidades 2017. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2015 - 2015
Programa de Aperfeiçoamento para professores de Matemática do Ensino Médio.
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
2015 - 2015
Oficina - Cônicas e Geogebra 3D. (Carga horária: 9h).
Instituto de Matemática e Estatística - USP, IME-USP, Brasil.
2015 - 2015
oficina - Atividades em Estatística. (Carga horária: 3h).
Instituto de Matemática e Estatística - USP, IME-USP, Brasil.
2015 - 2015
oficina - A resolução de Problemas como prática em sala de aula. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
2011 - 2011
Curso Regime jurídico dos servidores civis da uniã. (Carga horária: 18h).
Intituto Brasileiro de Estudos e Projetos para a Modernização da Adm Públ, IBMAP, Brasil.
1997 - 2000
Extensão universitária em Aperfeiçoamento em Tópicos de Estatística. (Carga horária: 570h).
Instituto de Matemática e Estatística, IME USP, Brasil.
1997 - 1998
Extensão universitária em Aperfeiçoamente em Matemática. (Carga horária: 360h).
Instituto de Matemática e Estatística, IME USP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40

Atividades

02/2014 - Atual
Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Noções de Estatística para Geografia
02/2014 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística; Fundamentos de Funções Exponenciais e Logaritmicas
07/2013 - Atual
Direção e administração, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, .

Cargo ou função
Coordenador da Subárea de Matemática- CCT.
08/2013 - 12/2013
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas estocásticos e Previsão
08/2013 - 12/2013
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística 2
07/2013 - 12/2013
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística; Fundamentos de Análise Combinatória e Probabilidade
02/2013 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
02/2013 - 07/2013
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística 1
02/2013 - 07/2013
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística; Matemática Financeira
02/2013 - 07/2013
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
08/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
08/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica e Vetores
02/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Estatística e Matemática aplicada
07/2011 - 12/2012
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
02/2012 - 07/2012
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Calculo Diferencial e Integral I
02/2012 - 07/2012
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística; Interfaces da Química com a Matemática; Fundamentos de Funções de 1º e 2º graus e modulares
06/2011 - 06/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, .

07/2011 - 12/2011
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
Fund. Funções de 1o. e 2o. e modulares
Interfaces da Química com a Matemática
07/2011 - 12/2011
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística 2
Sistemas Estocásticos e Previsão
07/2010 - 12/2011
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística 2
02/2011 - 07/2011
Ensino, Engenharia de Automação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica e Vetores
07/2010 - 12/2010
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
Estatística
02/2010 - 07/2010
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Calculo Diferencial e Integral
02/2010 - 07/2010
Ensino, Tecnologia em Gestão de turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elementos de Estatística
02/2010 - 07/2010
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística 1
02/2010 - 07/2010
Ensino, Engenharia de Automação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Calculo Diferencial e Integral 1
Estatística


Linhas de pesquisa


1.
Ensino da Estatística e Probabilidade e Educação Estatística

Objetivo: Estudar o ensino e aprendizagem da Estatística no ensino básico e no ensino superior..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: educação; Estatística descritiva; Probabilidade.
2.
Ensino de Matemática


Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Modelos Lineares Múltiplos e Aplicações
Descrição: O objetivo principal deste projeto de iniciação é que o aluno de um dos cursos superiores de matemática, tecnologia ou engenharia tome conhecimento das aplicações da Estatística na área de sua formação e tenha embasamento teórico dessa aplicação. Este trabalho possibilitará ao aluno uma aplicação do modelo linear cujo objetivo é estudar a relação entre uma variável resposta (variável de interesse) e outras variáveis denominadas explicativas (covariáveis)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Iracema Hiroko Iramina Arashiro - Coordenador / Felipe Marcos Pinto - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Ciclo de palestras, oficinas e atividades culturais para a formação geral de educadores e professores de matemática
Descrição: O projeto ampliará e dará continuidade ao Projeto ?Ciclo de palestras, oficinas para a formação geral de educadores e professores de matemática? que foi realizado no ano de 2016. Este projeto oferece aos participantes diversas atividades para o crescimento cultural, social, profissional e pessoal por meio de oficinas, palestras, mesas redondas e minicursos, oferecendo um espaço de aprendizagem, reflexão e discussão sobre temas pertinentes à formação inicial e continuadade professores em geral, mais especificamenteos de Matemática. Temas importantes tanto na formação geral e cultural como na formação específica para os professores de matemática serão abordados, tais como educação inclusiva,avaliação e currículo, educação matemática, atividades de integração e atividades culturais, enriquecendo dessa forma o processo educativo daqueles atuam ou atuarão na Educação Básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Iracema Hiroko Iramina Arashiro - Coordenador / marina mitie gishifu osio - Integrante / Bruno William Prodóssimo de Alencar - Integrante.
2016 - 2016
Projeto de extensão direcionado aos professores de matemática da rede pública de ensino
Descrição: O projeto oferece aos participantes diversas atividades para o crescimento cultural, social, profissional e pessoal por meio de oficinas, palestras, mesas redondas, minicursos e campanhas sociais oferecendo um espaço de aprendizagem, reflexão e discussão sobre temas pertinentes à formação do público em geral, de professores de Matemática da Educação Básica e alunos da licenciatura em matemática. Os temas abordados estão relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade, a inclusão digital, educação inclusiva, avaliação e currículo, educação matemática e atividades de integração. As atividades que serão desenvolvidas levam em conta a relevância dos temas tratados, propiciando o diálogo entre os conhecimentos acadêmicos e conhecimentos tradicionais, enriquecendo o processo educativo do público alvo, possibilitando assim a formação de consciência crítica tanto da comunidade interna como da comunidade externa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Iracema Hiroko Iramina Arashiro - Coordenador / marina mitie gishifu osio - Integrante / marilia franceschinelli de souza - Integrante / francisly vila nova piovani - Integrante.
2014 - 2014
Tutorial do software R usando o pacote Rcmdr para estatística descritiva
Descrição: Elaboração de um tutorial sobre o uso do pacote Rcmdr para estatística descritiva.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Iracema Hiroko Iramina Arashiro - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: FORMAÇÃO DE PROFESSORES-ENSINO SUPERIOR.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Professor Premiado - 8ª OBMEP, IMPA.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARASHIRO, I. H. I.; LUZ, R. N. ; MAGRINI, L. A. . SURFANDO NO CICLO TRIGONOMÉTRICO: A PRANCHA. In: V FÓRUM NACIONAL DE LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA, 2014, Londrina. ANAIS DO V FÓRUM NACIONAL DE LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA. Londrina: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2014.

2.
ARASHIRO, I. H. I.; LUZ, R. N. . NOÇÕES DE CONJUNTOS POR MEIO DA INTERDISCIPLINARIDADE DA MATEMÁTICA COM A GEOGRAFIA. In: V FÓRUM NACIONAL DE LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA, 2014, Londrina. ANAIS DO V FÓRUM NACIONAL DE LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA. Londrina: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, D. T. ; GOMES, R. R. ; ARASHIRO, I. H. I. . RELATOS DE EXPERIÊNCIAS USANDO A METODOLOGIA DE ENSINO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Segatto, E. C.; Barbosa, P.R.; ARASHIRO, I. H. I.. Participação em banca de Rodrigo Palaria dos Santos. USO DE REDES NEURAIS EM MODELOS DE PREVISÃO DE INSOLVÊNCIA. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado prof em Automação e Controle de Processos) - Instituto Federal de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
Barbosa, P.R.; ARASHIRO, I. H. I.; Segatto, E. C.. Participação em banca de Rodrigo Palaria dos Santos. Uso de redes neurais em modelos de previsão de Insolvência. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado prof em Automação e Controle de Processos) - Instituto Federal de São Paulo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
TRALDI JUNIOR, A.; ARASHIRO, I. H. I.; MARCONDES, F. G. V.; ARASHIRO, I. H. I.. Participação em banca de Nayara Junior Lopes. A prática na formação de professores da Educação Básica: um olhar para o currículo do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Campus São Paulo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Professores com ênfa) - Instituto Federal de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GISHIFU, M. M. O.; Ferrarotto, Luana; ARASHIRO, I. H. I.. Participação em banca de Queliane Ribeiro Rocha.Contextualização e metodologia resolução de problemas, segundo Polya, desenvolvido em duas turmas distintas do nono ano do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - IFSP - Bragança Paulista.

2.
LUZ, R. N.; POSE, R. A.; ARASHIRO, I. H. I.; ARASHIRO, I. H. I.. Participação em banca de Daniele da Silva Santos.Educação Estatística nos anos finais do Ensino Fund e no Médio: uma visão a partir dos artigos científicos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo.

3.
ARASHIRO, I. H. I.; Carvalho, H. M.; goulart, amari. Participação em banca de Seiji Niwa.Uma justificativa para se ensinar Análise Combinatória a partir do Princípio Fundamental da Contagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ARASHIRO, I. H. I.; Carvalho, H. M.; SOARES, Marta Senghi; ARASHIRO, I. H. I.. Desempenho Didático do Concurso para provimento de cargos de Magistério EBTT. 2014. Instituto Federal de São Paulo.

Outras participações
1.
GOMES, R. R.; CAVALCANTE, T. M.; ARASHIRO, I. H. I.. Processl Seletivo Simplificado para professor Substituto. 2016. Instituto Federal de São Paulo.

2.
ARASHIRO, I. H. I.. 4º Encontro de Iniciação Científica do campus Bragança Paulista do IFSP. 2015. IFSP - Bragança Paulista.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro de Coordenadores de cursos de Graduação - Enade 2017. 2017. (Encontro).

2.
VI FÓRUM PAULISTA DE LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA. 2016. (Outra).

3.
I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP. 2015. (Congresso).

4.
I Encontro de Licenciaturas do IFSP. 2015. (Encontro).

5.
VI Semana da Matemática e Educação Matemática - IFSP-GRU. 2015. (Outra).

6.
Capacitação DEB/DGD - PRE 2014. 2014. (Outra).

7.
Semana Nacional de Ciência e de Tecnologia do IFSP.Estatística descritiva com apoio do pacote Rcmdr do software livre R. 2014. (Outra).

8.
V Fórum Nacional de Licenciatura em Matemática.Surfando no Ciclo Trigonométrico: A prancha. 2014. (Outra).

9.
V Fórum Nacional de Licenciatura em Matemática.Noções de conjuntos por meio da interdisciplinaridade da Matemática com Geografia. 2014. (Outra).

10.
Semana Nacional de Ciência e de Tecnologia do IFSP.Estatística. 2012. (Oficina).

11.
Semana Nacional de Ciência e de Tecnologia do IFSP.Curso Introdutório do Software ARENA. 2012. (Oficina).

12.
XVIII Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.Modelo de Cox multi-estados com efeitos dinâmicos. 2008. (Simpósio).

13.
XVII Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.Modelagem conjunta de dados longitudinais e tempos de eventos. 2006. (Simpósio).

14.
50a. Reunião Anual da RBRAS e 11o. SEAGRO. 2005. (Simpósio).

15.
9a. Escola de Modelos de Regressão. 2005. (Congresso).

16.
II Workshop de Análise de Sobrevivência e Confiabilidade.Avaliação do teste log-rank unilateral assimétrico em experimentos seqüenciais agrupados. 2003. (Encontro).

17.
XV Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.Teste Logrank Unilateral Seqüencial. 2002. (Simpósio).

18.
46a. Reunião Anual da RBRAS e 9o. SEAGRO. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, D. T. ; ARASHIRO, I. H. I. ; GOMES, R. R. ; MENDES, E. G. ; OLIVEIRA, C. C. ; LEME, A. L. M. ; OLIVEIRA, S. C. M. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 do IFSP- BRA, 10ªSEMTEC. 2017. (Outro).

2.
GISHIFU, M. M. O. ; GOMES, R. R. ; NACBAR, D. R. ; BALESTRIN, G. A. ; MORAES, J. G. L. ; SILVA, K. C. P. ; CAVALCANTE, T. M. ; ARASHIRO, I. H. I. . Semana da Matemática. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sergio Rocha de Moraes. Análise das taxas de aprovação e reprovação de algumas das disciplinas da primeira metade do curso de Licenciatura em Matemática, com ênfase na disciplina de Estatística. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Iracema Hiroko Iramina Arashiro.

2.
Daniele da Silva Santos. Educação Estatística nos anos finais do EF e EM: uma visão a partir de artigos científicos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Iracema Hiroko Iramina Arashiro.

3.
Denys Seidi Arakaki. A Importância do ensino da Análise Combinatória sob as perspectivas lúdica e construtivista no Ensino Fundamental II. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Iracema Hiroko Iramina Arashiro.

4.
Jessica Leal dos Reis. O que nos revela a Teoria de Resposta ao Item utilizada em avaliações de grande escala. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Iracema Hiroko Iramina Arashiro.

Iniciação científica
1.
Daniele da Silva Santos. Ensino da Estatística Descritiva no Ensino Básico com apoio do Software Geogebra. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Iracema Hiroko Iramina Arashiro.

2.
Felipe Marcos Pinto. Modelos Lineares Múltiplos e Aplicações. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Iracema Hiroko Iramina Arashiro.

Orientações de outra natureza
1.
Stefano Breno Ribeiro Santos. Tutorial do software R usando o pacote Rcmdr para estatística descritiva. 2014. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Produção) - Instituto Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Iracema Hiroko Iramina Arashiro.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, D. T. ; ARASHIRO, I. H. I. ; GOMES, R. R. ; MENDES, E. G. ; OLIVEIRA, C. C. ; LEME, A. L. M. ; OLIVEIRA, S. C. M. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 do IFSP- BRA, 10ªSEMTEC. 2017. (Outro).

2.
GISHIFU, M. M. O. ; GOMES, R. R. ; NACBAR, D. R. ; BALESTRIN, G. A. ; MORAES, J. G. L. ; SILVA, K. C. P. ; CAVALCANTE, T. M. ; ARASHIRO, I. H. I. . Semana da Matemática. 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 8:24:53