Marta Simões Peres

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5570019500701293
  • Última atualização do currículo em 08/12/2017


Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (Departamento de Sociologia, ICS, 2005), com pós-doutorado em Antropologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e pelo Núcleo Diversitas da Universidade de São Paulo (2015). Possui formação em Dança pela Escola Angel Vianna (1990), graduação em Fisioterapia (Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, 1995) e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2000). Atualmente, é professora associada II da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lecionando nas graduações em Dança (Bacharelado, Licenciatura e Teoria da Dança) da Escola de Educação Física e Desportos. Já lecionou na Direção Teatral da Escola de Comunicação (2011/14). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos campos: dança, dança e saúde, ciências sociais, saúde mental, reabilitação, lesão medular e culto ao corpo. Coordena o projeto PARATODOS - ensino, pesquisa e extensão em dança e saúde, - e a trupe DIvERSOS no Campus Praia Vermelha/UFRJ, a qual dirigiu nos espetáculos "Leonídia: ela é doida?" (2014-2016) e, ao longo de 2017, contemplados pelo Edital PROART GARIN (grupos artísticos de representação institucional) do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, "DIversos são Quixote" e "Nau do Fucô". Dirigiu também os espetáculos de dança-teatro "A Quântica dos Corpos" (Brasília, 2004), "68 à Vera" (UFRJ, 2008), foi uma das coreógrafas da cantata cênica "Carmina Burana" (Escola de Música, UFRJ, 2009), dirigiu a performance "Por que não Brincar com uma Cabeça?" (Why don`t you play with a head?), com o grupo NonStop Theater, em colaboração com a professora Ellen Saur, na Universidade de Nord Trondlag, Namsos, Noruega. Colaborou com a Universidade Griô e Universidade das Culturas (Unicult). Publicou capítulos em livros internacionais, organizados por Ellen Saur, Noruega (2010) e Pamela Block, EUA (2014). Publicou o livro "Corpos em Obras, um olhar sobre as práticas da cidade", pela editora Annablume (2014). Apresentou trabalhos artísticos e/ou acadêmicos em eventos em diversas cidades do Brasil - Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Aracaju, Curitiba, Salvador, Belo Horizonte - e exterior - Notwill/Suíça, Pequim/China, Amsterdã/Holanda, Estocolmo/Suécia, Nova Iorque, Long Island e Los Angeles/EUA, Toluca/México e Paris/França. Publica uma coluna mensal no Jornal da Dança (desde 2010). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marta Simões Peres
Nome em citações bibliográficas
PERES, M. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Educação Física e Desportos.
Ilha do Fundão
Ilha do Fundão
21941-590 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25626821
Ramal: 6821
Fax: (21) 25626850
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2005
Doutorado em Sociologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Corpos em Obras: um olhar sobre as práticas corporais em Brasília, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: João Gabriel Lima Cruz Teixeira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: corpo; narcisismo; malhação; corpolatria; práticas corporais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Outros; Publicidade e pesquisa de mercado.
1997 - 2000
Mestrado em Ciências da Saúde.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Dança e Ganho de Equilíbrio de Tronco em Portadores de Lesão Medular: Um estudo preliminar,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Carlos Alberto Gonçalves.
Palavras-chave: dança; lesão medular; fisioterapia; biomecânica; deficiência física; reabilitação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
1991 - 1995
Graduação em Fisioterapia.
Instiuto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, IBMR, Brasil.
Título: Alterações Posturais Profissionais: uma abordagem preventiva.
Orientador: Edson Virgilio.
1996 - 1998
Curso técnico/profissionalizante em Formação em Dançaterapia.
Escuela Dançaterapia Maria Fux, EDMF, Argentina.
1988 - 1990
Curso técnico/profissionalizante.
Faculdade Escola Angel Vianna, FAV, Brasil.


Pós-doutorado


2013 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2006 - 2007
Pós-Doutorado.
Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, IFCS, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana / Especialidade: Antropologia do Corpo.


Formação Complementar


2015
mandarim. (Carga horária: 10h).
Instituto Brasileiro de Línguas, IBL, Brasil.
2013
Formação no Método Ivaldo Bertazzo. (Carga horária: 72h).
Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo, EMIB, Brasil.
2011
grupo de estudo/pesquisa - Disability Studies. (Carga horária: 72h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2010
Pintura.
Escola de Artes Visuais do Parque Lage, EAV, Brasil.
2014 - 2014
Ciclo de Vivências e Práticas da Pedagogia Griô. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2013 - 2013
Aulão do Método Feldenkrais. (Carga horária: 3h).
Rampa Lugar da Criação, RLC, Brasil.
2013 - 2013
Introdução à Pedagogia Griô. (Carga horária: 25h).
Ponto de Cultura Grão de Luz e Griô, PCGLG, Brasil.
2013 - 2013
Formação no Método de Reeducação do Movimento I.B.. (Carga horária: 72h).
Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo, EMIB, Brasil.
2012 - 2012
Corpo Multifacetado. (Carga horária: 20h).
Teatro Nelson Rodrigues - CEF, TNR CEF, Brasil.
2011 - 2011
Práticas Preventivas do Corpo e do Movimento Human. (Carga horária: 26h).
Clínica Núbia Barbosa, CNB, Brasil.
2011 - 2011
Introdução ao Teatro do Oprimido. (Carga horária: 20h).
Centro de Teatro do Oprimido, CTO, Brasil.
2011 - 2011
Mímica Corporal. (Carga horária: 15h).
Rampa Lugar da Criação, RLC, Brasil.
1996 - 1998
Extensão universitária em Formação Em Dançaterapia.
Clinica de Psicopedagogia, CLINAP, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em Formação Em Shiatsuterapia.
Instituto Sohaku In, SOHAKU, Brasil.
1988 - 1990
Profissionalizante/Formação Bailarino / Dança Cont. (Carga horária: 2400h).
Faculdade Escola Angel Vianna, FEAV, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora associada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Linhas de pesquisa Dança e Saúde; Dança, Acessibilidade e Educação


Associação das Pioneiras Sociais, APS, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora da pós-graduação da Universidade Sarah, disciplina 'Tópicos Especiais em Fisiologia do Movimento'

Vínculo institucional

1996 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de dança atendendo a pacientes com seqüelas neurológicas e traumato-ortopédicas.


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: aluna de pós-graduação, Enquadramento Funcional: prática docente, Carga horária: 4
Outras informações
Atividade docente exigida aos alunos de pós-graduação bolsistas do CNPQ. Ministrada a disciplina 'Introdução à Sociologia' oferecida pelo DPTO de Sociologia da UnB.


Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, IBMR, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8


Centro de Estudos Sócio-Psicanalíticos, CESOP, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de dança e técnicas corporais, trabalho com comunidade local.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Vila em Dança ? colaboradora, coordenado pelos professores Ana Célia de Sá
Descrição: Projeto transdisciplinar que tem como foco o acesso à dança e atividades culturais na Vila residencial da Ilha do Fundão.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Trupe DiVersos
Descrição: coletivo de artistas em teatro-dança com 3 peças no currículo, um dos GARINS - grupos artísticos de representação institucional da UFRJ, contemplado pelo I Edital PROART do Fórum de Ciência e Cultura.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Corpo Prismático
Descrição: Projeto de ensino, pesquisa e extensão voltado para o Sistema Laban, Fundamentos Bartenieff, aplicado ao estudo do corpo humano, abordagens corporais e criação artística.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Paratodos
Descrição: Projeto de ensino, pesquisa e extensão com oficinas de dança para diversos públicos, incluindo pessoas com deficiência física e sensorial, com transtornos mentais, realizando concomitantemente avaliações dos resultados e propondo linhas de estudo/pesquisa; enfoque em: Dança e Saúde.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Corpo e Energia
Descrição: Curso de extensão na área de práticas corporais para atores.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Marta Simões Peres - Coordenador / Maíra Baky - Integrante / Victor Leal - Integrante.
2012 - 2012
Curso Cultura dos Povos de Terreiro
Descrição: Curso de extensão relacionado à disciplina eletiva "Etnopesquisa em Dança" ministrado por Aderbal de Ashogun Moreira.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - Atual
Paratodos
Descrição: Projeto com abordagem transdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão (com ênfase na extensão) na área de dança e saúde. Estudantes dos cursos de graduação em dança (bacharelado, licenciatura e teoria da dança), terapia ocupacional e outros (dependendo da demanda, direção teatral, belas artes) participam da elaboração e realização de oficinas de dança visando a prevenção e a qualidade de vida, para pessoas da vizinhança e em tratamento nas unidades de saúde mental próximas (hospitais dia do HMP Pinel e IPUB), deficientes visuais (Inst Benjamin Constant), e outras deficiências físicas e sensoriais, de acordo com parcerias estabelecidas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Marta Simões Peres - Coordenador / José Otávio Pompeu e Silva - Integrante.
2010 - Atual
Paratodos
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2012 - Atual
Universidade Griô
Descrição: colaboradora. A Rede Ação Griô reúne 100 mil estudantes, griôs, mestres, pontos de cultura e comunidades na valorização da cultura de tradição oral em diálogo com a educação formal. Ela foi criada como política pública em 2006 pelo Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô, da cidade de Lençóis (BA) em parceria com o Programa Cultura Viva, da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Arquivos em Movimento (UFRJ. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
3.
Grande área: Ciências da Saúde.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
"Nota Dez", seção do Programa Globo Universidade, parte do Globo Cidadania, sábado 30/03/2013, 7:30h manhã, com reprise nos Canais Futura e GloboNews, Rede Globo.
2012
Menção Honrosa: pôster intitulado ?Paratodos?, Congresso de Extensão, orientanda Julia Aguiar, da Licenciatura em Dança. Tema: Dança e Saúde Mental, Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) da UFRJ.
2011
Professora Homenageada, Turma de Formandos do Bacharelado em Dança, DAC/EEFD/UFRJ.
1991
Concurso de Monografias sobre Pestalozzi, Faculdade Helena Antipoff / Sociedade Pestalozzi.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Peres, Marta Simões  Data: 01/04/2005

Artigos completos publicados em periódicos

1.
PERES, M. S.2017PERES, M. S.; Meyer, André ; Silva, M. M. ; Sá Earp, Ana Célia . O Dom Quixote da Trupe DiVersos. ARTEFACTUM (RIO DE JANEIRO), v. 15, p. 01-15, 2017.

2.
Meyer, André2016Meyer, André ; Sá Earp, Ana Célia ; DAMASCENO, T. ; PERES, M. S. . The Pedagogical Use of Dance Films: Notes on the Script Making of the Documentary ?Just Dancing ? a film about the life and work of Helenita Sá Earp. Physical Education, v. 2, p. 72-76, 2016.

3.
PERES, M. S.2016PERES, M. S.; Meyer, André . ?Leonídia: ela é doida??; Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica Polifônica. Art Research Journal, v. 3, p. 68-81, 2016.

4.
PERES, M. S.2015PERES, M. S.; JUSTINO, G. . CORPO HUMANO E DANÇAS BRASILEIRAS/JONGO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM TEORIA E PRÁTICA. Artefactum (Rio de Janeiro), v. 1, p. 1, 2015.

5.
PERES, M. S.2014PERES, M. S.. ?Coletivo das Artes & Saúde? na Convergência, Los Angeles, 2013: relato de experiência, ações e perspectivas futuras. Artefactum (Rio de Janeiro), v. 1, p. 00, 2014.

6.
PERES, M. S.2014PERES, M. S.. Tem que correr, tem que malhar (em Bodyville). anamorfose, v. 2, p. 1-48, 2014.

7.
PERES, M. S.2014PERES, M. S.; MOREIRA, A. A. ; MANTUANO, C. ; PERES, M. S. . ?Cultura dos povos tradicionais de terreiros: percurso de vivências na Universidade Federal do Rio de Janeiro?. Por Moreira, Aderbal Ashogun; Mantuano, Clarisse; Peres, Marta Simões. Cultura dos povos tradicionais de terreiros: percurso de vivências na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Revista Diversitas. Ano 2. No 3. Setembro 2014/maio 205. Disponível em:. Diversitas, v. 2, p. 314-357, 2014.

8.
MOREIRA, A. A.2014MOREIRA, A. A. ; PERES, M. S. . PERCURSO OKU ABÓ NO CONTEXTO DA LEI 10.639/2003: COMPLEXO CULTURAL DOS POVOS TRADICIONAIS DE TERREIROS NA UFRJ. Polêm!ca, v. 13, p. 1, 2014.

9.
PERES, M. S.2014PERES, M. S.; Meyer, André . 'Leonídia: Is She Crazy?' ? Shared Production of Knowledge and Polyphonic Performance Creation; Marta Simões Peres e André Meyer Alves de Lima; dedicado a Maria Helena Pabst de Sá Earp (1925-2014) e Myriam Fraga (1937-2016), in memoriam. ARJ ? Art Research Journal | Brazil | V. 3, n. 2 | p. 66 - 81 | Aug. / Dec. ... ber 2014. ART RESEARCH JOURNAL, v. 3, p. 66, 2014.

10.
André Barros2012André Barros ; PERES, M. S. . A Proibição da Maconha no Brasil e suas raízes históricas escravocratas. Periferia (Duque de Caxias), v. 3, p. 12, 2012.

11.
PERES, M. S.2011PERES, M. S.. Tem que Correr Tem que Malhar. Arquivos em Movimento (UFRJ. Online), v. 7, p. 226-247-247, 2011.

12.
André Barros2011André Barros ; PERES, M. S. . Bondes de Santa Teresa e a Acumulação das Tragédias Anunciadas. Global Brasil (Rio de Janeiro), v. 15, p. 23, 2011.

13.
PERES, M. S.2010PERES, M. S.. O que faz o gesto cotidiano se transformar em arte?. Informe C3 corpo cultura artes moda, v. 02, p. 40-43, 2010.

14.
PERES, M. S.2010PERES, M. S.. Reflexões ciné-filas. Informe C3 corpo cultura artes moda, v. 02, p. 50-51, 2010.

15.
PERES, M. S.2010PERES, M. S.. `Outro` do Coletivo Improviso: interdigitações entre dança e teatro. Polêm!ca, v. 09, p. 213-218, 2010.

16.
PERES, M. S.2009PERES, M. S.. Identidades à Deriva. Informe C3, v. 01, p. 110-112, 2009.

17.
PERES, M. S.2009PERES, M. S.. Sobrevoando configurações sócio-históricas, arquitetônicas, confessionais, virtuais.... Informe C3 - corpo cultura artes moda, v. 01, p. 30-33, 2009.

18.
PERES, M. S.2009PERES, M. S.. Rituais Contemporâneos. Informe C3 corpo cultura artes moda, v. 01, p. 48-53, 2009.

19.
PERES, M. S.2009PERES, M. S.. Play Ground X Work-out - devaneios nefelibáticos sob o céu de Copacabana. Informe C3 corpo cultura artes moda, v. 01, p. 20-23, 2009.

20.
PERES, M. S.2009PERES, M. S.. Kepler (1571-1630) e Laban (1879-1958): Matemática na Ciência e na Arte. Polêm!ca, v. 08, p. 133-141, 2009.

21.
PERES, M. S.2009PERES, M. S.. Do Homúnculo de Penfield ao Abaporu de Tarsila: Imagem Corporal, Propriocepção e Certasd Abordagens. Polêm!ca, v. 08, p. 136-144, 2009.

22.
PERES, M. S.2007 PERES, M. S.; MELLO, F. ; GONÇALVES, C. A. . Efeitos da dança em cadeira de rodas no controle de movimentos de tronco em paraplégicos. Arquivos em Movimento (UFRJ), v. 3, p. 56-66, 2007.

23.
PERES, M. S.2006PERES, M. S.. Dança em Cadeira de Rodas e a Imagem Corporal em Pacientes com Lesão Medular. Saúde, Sexo e Educação, v. XIII, p. 32-39, 2006.

24.
PERES, M. S.2006PERES, M. S.. Angel Vianna: Os Passos de uma Trajetória. Saúde, Sexo e Educação, v. XIV, p. 52-53, 2006.

25.
PERES, M. S.2005PERES, M. S.. Corpos em Obras: um olhar sobre as práticas corporais em Brasília. Sociedade e Estado, v. 20, p. 269, 2005.

26.
PERES, M. S.2004 PERES, M. S.; GONÇALVES, C. A. . How to measure Spinal Cord Injured Patients' Trunk Balance. Journal of Rehabilitation Research and Development, v. 41, p. 52, 2004.

27.
PERES, M. S.2002PERES, M. S.. O leitor e a banca de revistas: a segmentação da cultura no século XX. Mira, M.C. resenha. Cronos (Natal), v. 3, p. 201-202, 2002.

28.
PERES, M. S.2001PERES, M. S.; GONÇALVES, C. A. ; BARATA, C. . Dança e equilíbrio de tronco em pessoas com lesão medular. Um estudo preliminar.. Fisioterapia Brasil, Rio de Janeiro, v. 2, n.1, p. 49-52, 2001.

29.
PERES, M. S.2001PERES, M. S.; GONÇALVES, C. A. . Equilíbrio de tronco em pessoas com lesão medular: como mensurar?. Fisioterapia Brasil, Rio de Janeiro, v. 2, n.2, p. 124-130, 2001.

30.
PERES, M. S.2001PERES, M. S.. Dança para pessoas com lesão medular; uma experiência terapeutica. Conexões (UNICAMP), Campinas, v. 6, p. 51-55, 2001.

31.
PERES, M. S.2001PERES, M. S.. Dança e ganho de equiliíbrio de tronco em portadores de lesão medular: um estudo preliminar. Fisioterapia Brasil (São Paulo), v. 1, p. 128, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PERES, M. S.; FERRAZ, W. . Corpo faz arte: ensaios sobre dança e outras divagações. 1. ed. NEA, 2016. v. 1. 132p .

2.
PERES, M. S.. Corpos em Obras - um olhar sobre as práticas da cidade. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2014. v. 1. 246p .

3.
PERES, M. S.; OLIVEIRA, P. B. P. . Trinta. , 1998.

4.
PERES, M. S.; MORAIS, J. M. Y. . Mais Uns. , 1997.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, J. O. P. ; Albiero, Francine Camargo ; PERES, M. S. . Artistic Therapeutic Treatment, Colonialism & Spectacle: A Brazilian Tale. In: Pamela Block; Devva Kanitz; Akemi Nishida; Nick Polland. (Org.). Artistic Therapeutic Treatment, Colonialism & Spectacle: A Brazilian Tale. 1ed.Nova Iorque: Springer, 2016, v. 1, p. 00-00.

2.
PEREIRA, S. ; Olivares, L ; PERES, M. S. . O espetáculo Unterweg(s) ? resenha ocasional. In: Olivares, Letícia; Pereira, Sayonara. (Org.). Trajetórias em construção ? escritos cênicos dos pesquisadores do LAPETT. 1ed.Curitiba: Prismas, 2016, v. , p. 49-49.

3.
Mata, Paulo Aureliano da ; Frey, Tales ; PERES, M. S. ; XAVIER, B. . Berenice fala Clarice. In: Paulo Aureliano da Mata; Tales Frey. (Org.). Evocações da Arte Performática. 1ed.Jundiaí SP: Paco Editorial, 2016, v. 1, p. 07-70.

4.
PERES, M. S.; TAVARES, J. R. S. ; KEISERMAN, N. . Dança e Corpo Humano ou uma proposta de fisiologia para bailarinos. In: Ribeiro, T. J.; Keiserman, N.. (Org.). O Corpo Cênico - entre a dança e o teatro. 201ed.São Paulo: Annablume, 2014, v. 1, p. 113-122.

5.
FERRAZ, W. ; PERES, M. S. . ?Paratodos: dança, diversidade e saúde?. ?Paratodos: dança, diversidade e saúde?. 201ed.Porto Alegre: IndepIn, 2013, v. 1, p. 167-192.

6.
MORAIS, J. M. Y. ; PERES, M. S. . poemas. In: Menezes y Morais. (Org.). Fincapé. 1ed.Brasília: Thesaurus, 2011, v. , p. 207-212.

7.
PERES, M. S.. Dans med rullestol - en diskusjon omkrin kropp og identitet, kunst og terapi. In: Aune, Karen; Saur, Ellen. (Org.). Dialogiske Perspektiver. Namsos: Universitetsforlaget, 2007, v. , p. 90-106.

8.
PERES, M. S.; KATZ, C. S. ; MOSE, V. ; KUPPERMAN, D. . Culto ao corpo na atualidade: prazer ou dever.. In: Chaim Samuel Katz; Daniel Kupperman; Viviane Mosé. (Org.). Beleza, Feiúra e Psicanálise. Rio de Janeiro: Contracapa, 2004, v. , p. -.

9.
PERES, M. S.; TEIXEIRA, J. G. L. C. ; GUSMAO, R. ; GARCIA, M. V. C. . A construção do corpo na modernidade tardia. In: João Gabriel L.C. Teixeira; Marcus VInicius Carvalho Garcia; Rita Gusmão. (Org.). Patrimônio imaterial, performande cultural e (re) tradicionalização. 1ed.Brasília: ICS-UnB, 2004, v. , p. 161-165.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PERES, M. S.. O que a dança tem a ver com neurofisiologia?. Jornal da Dança, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 05 jan. 2017.

2.
PERES, M. S.. Picasso: mão erudita, olho selvagem. Jornal da Dança, p. 5 - 5, 05 nov. 2016.

3.
PERES, M. S.. Algumas linhas contra o poder... da tinta (uma homenagem a Garrincha). Jornal da Dança, p. 5 - 5, 05 out. 2016.

4.
PERES, M. S.. a heterogeneidade dos corpos na dança e sua potência de criação. Jornal da Dança, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 05 set. 2016.

5.
PERES, M. S.. Angel Vianna em ?Amanhã é outro dia?. Jornal da Dança, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 05 jul. 2016.

6.
PERES, M. S.. Cia Gente, Macaé, Rio de Janeiro, direção Paulo Emílio Azevedo. Jornal da Dança, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 05 maio 2016.

7.
PERES, M. S.. O balé de Órion de Alice Rahon. Jornal da Dança, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 05 abr. 2016.

8.
PERES, M. S.. O que faz o gesto cotidiano se transformar em arte?. Jornal da Dança, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 07 jan. 2016.

9.
PERES, M. S.. ?Leonídia: ela é doida?? espetáculo da trupe diVersos, ligada ao Projeto Paratodos UFRJ. Jornal da Dança, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 05 jan. 2016.

10.
PERES, M. S.. Relato de uma viagem (interior) ao estrangeiro. Jornal da Dança, Rio de Janeiro, p. 04 - 04, 01 mar. 2011.

11.
PERES, M. S.. `Arte e Ciência- abismo de rosas`, tema do VI Congresso da ABRACE (Ass Bras de Pesq e Pós-graduação em Artes Cênicas), São Paulo. Jornal da Dança, Rio de Janeiro, p. 09 - 09, 01 dez. 2010.

12.
PERES, M. S.. Rádio JD vai à UFRJ. Jornal da Dança, Rio de Janeiro, p. 10 - 10, 01 nov. 2010.

13.
PERES, M. S.. Amir Haddad DANÇA muitos Molières. Jornal da Dança, Rio de Janeiro, p. 12 - 12, 01 set. 2010.

14.
PERES, M. S.. Nas vizinhanças de Renata. Jornal da Dança, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 05 dez. 1900.

15.
André Barros ; PERES, M. S. ; OLIVEIRA, P. B. P. . Vidas Matáveis. Global, Rio de Janeiro.

16.
PERES, M. S.. Algumas linhas contra o poder da tinta. Movimento Carlito Rocha.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PERES, M. S.. Dança e Corpo Humano: disciplinas biomédicas em diálogo com a arte. In: VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2010, São Paulo. Memória Abrace Digital. São Paulo: ABRACE, 2010. v. 2010. p. 14-15.

2.
PERES, M. S.. How to measure spinal cord injured patients trunk balance. In: 3rd International Congress Restoration of Wheeled Mobility in SCI rehabilitation . state of the art, 2004, Amsterdam. JRRD, 2004.

3.
PERES, M. S.. Construção do corpo na modernidade tardia. In: IV Seminário Nacional Transe - Patrimônio Cultural e Retradicionalização, 2003, Brasília. IV Seminário Nacional Transe - Patrimônio Cultural e Retradicionalização, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PERES, M. S.. - Coloquio Franco Latinoamericano de Investigacion sobre discapacidad. 10-11 de julho 2014. PColóquio Franco Latinoamericano de Investigação sobre Deficiência, março 2017, Porto Alegre/RS. In: Colóquio Franco Latinoamericano de Investigação sobre Deficiência, 2017, Porto Alegre. - Coloquio Franco Latinoamericano de Investigacion sobre discapacidad. 10-11 de julho 2014. Paris, FrColóquio Franco Latinoamericano de Investigação sobre Deficiência, março 2017, Porto Alegre/RS, 2017.

2.
PERES, M. S.; PERES, M. S. . - Coloquio Franco Latinoamericano de Investigacion sobre discapacidad. 10-11 de julho 2014. Paris, França 2017 - Colóquio Franco Latinoamericano de Investigação sobre DeHemi GSI) Fifth Convergence |Unsettling the Americas: Radical Hospitalities and Intimate Geographies; Toronto, Canadá. Participação no GT Dis-Performing.. In: 2017 - Hemi GSI) Fifth Convergence |Unsetting the Americas: Radical Hospitalities, 2017, Toronto/Canadá. Hemi GSI Fifth Convergence |Unsetting the America: Radical Hospitalities, 2017.

3.
PERES, M. S.. - Coloquio Franco Latinoamericano de Investigacion sobre discapacidad. 10-11 de julho 2014. Paris, França .. In: - Coloquio Franco Latinoamericano de Investigacion sobre discapacidad, 2014, Paris. - Coloquio Franco Latinoamericano de Investigacion sobre discapacidad, 2014.

4.
PERES, M. S.. 68 à Vera. In: V Congresso da ABRACE, 2008, Belo Horizonte. Memória Abrace Digital, 2008.

5.
PERES, M. S.. Corpo Perfeito, Juventude Compulsória: tem que correr, tem que malhar. In: Reunião Equatorial de Antropologia e X Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste, 2007, Aracaju. Resumo REA ABANNE, 2007.

6.
PERES, M. S.; GONÇALVES, C. A. . The Influence of Dance on the Body Image of Spinal Cord Injured People. In: 42nd ISCoS Annual Scientific Meeting, 2003, Pequim. 42nd ISCoS Scientific Meeting Abstract Book. Pequim, 2003. p. 44-44.

7.
PERES, M. S.; KATZ, C. S. . Salve-se quem puder! Corpo e narcisismo na contemporaneidade. In: Encontro Anual da Formação Freudiana, 2002, Rio de Janeiro. Amor e narcisismo, 2002.

8.
PERES, M. S.; GONÇALVES, C. A. . Reflexões sobre a dança e sua história. In: Encontro de Ciências Sociasi do Norte e Nordeste, 2001, Salvador, 2001.

9.
PERES, M. S.; GONÇALVES, C. A. ; MELLO, F. . Wheelchair dance and trunk balance in spinal cord injured people: a preliminary study. In: 40. Encontro Científico Anual da Sociedade Médica Internacional de Paraplegia (IMSOP), 2001, Lucerne (Suíça). IMSOP, 2001.

10.
PERES, M. S.. Culto ao corpo na atualidade: prazer ou dever?. In: Beleza, Feiúra e Psicanálise: Encontro Anual da Formação Freudiana, 2001, Rio de Janeiro. X Encontro Anual da Formação Freudiana, 2001.

Artigos aceitos para publicação
1.
PERES, M. S.. Paratodos: Dança, Polifonia e Produção Partilhada do Conhecimento.. Interagir (UERJ), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
PERES, M. S.. Dança e Corpo Humano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PERES, M. S.. Pour tous - danse, diversité e santé (Paratodos). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PERES, M. S.. Tem que correr, tem que malhar (em Bodyville). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PERES, M. S.. Dance and Human Body. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
PERES, M. S.. Tem que correr, tem que malhar (em Bodyville). 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
PERES, M. S.. Paratodos. Dança e Saúde.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PERES, M. S.. Expanding Creativity: Mind, Material and Motion. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
PERES, M. S.. Dance and the Humn Body. A dialogue between science and arts. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PERES, M. S.. Oficina de Dança/expressão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
PERES, M. S.. Por uma criação polifônica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
PERES, M. S.. Por que não brincar com uma cabeça?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
PERES, M. S.. Dance and the Humn Body. A dialogue between science and arts. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
PERES, M. S.. Corpos Diversos e a Dança - Mesa Redonda: ?Disability Studies. Brasileiros em Ação.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
PERES, M. S.; ZUKOSKI, A. . Histórias para Caramba. Rio de Janeiro: Ottonelli e Santiago, 2017 (livro (ilustrações)).

2.
PERES, M. S.. O Deus das Pernas Tortas 2008 (ensaio).

3.
PERES, M. S.. A Preparação Técnica e Artística do Ator-Bailarino 2008 (ensaio).

4.
PERES, M. S.. Crítica do espetáculo Girakandombe ou carta a um certo professor da UFBA 2008 (crítica de dança).

5.
PERES, M. S.. GARRINCHA, O DEUS DAS PERNAS TORTAS ou Algumas linhas contra o poder... da tinta: um manifesto 2008 (ensaio).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PERES, M. S.; ZUKOSKI, A. ; XAVIER, B. ; CARNEIRO, G. ; Bertoldo, T ; Ferreira, V ; PERES, M. S. . Trupe DiVersos no Programa Agenda Cultural/TV Brasil. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
Simpson, I. ; PERES, M. S. . A Saúde Mental na Atualidade: por que as pessoas não podem ser vistas como mercadoria. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
JUSTINO, G. ; Paula, L. de ; PERES, M. S. . 2014 (outubro): Corpo Humano/Danças Brasileiras (jongo) ? em parceria com as estudantes Gessica Justino e Lis de Paula. Junto ao Projeto Paratodos UFRJ, Integrando parte da pesquisa do pós-doutorado em História FFLeCH/Núcleo DIversitas/USP. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PERES, M. S.. Apresentação em congresso em Paris, 2014: Paratodos (Pour tous): Danse, diversité e santé. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo de apresentação em colóquio).

3.
PERES, M. S.; MOREIRA, A. A. . Cultura dos Povos de Terreiros. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PERES, M. S.; Oddbjorn Johanssen ; Ellen Saur . Dança e Processos Criativos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
PERES, M. S.. Diversos São Quixote. 2017. Teatral.

2.
PERES, M. S.; BARRETO, P. . Marta Simões Peres (Marta Bonimond); Espectros Olímpicos; pira olímpica na Praça Paris, Cine Fantasma, direção Paola Barreto. (a partir da dança ?Serpentine? de Loie Fuller), agosto/2016 (performance/atriz/bailarina);. 2016. Diversas.

3.
PERES, M. S.; PERES, M. S. . Mostra final extra-muros, Coletiva da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (inspirado na ?Serpentine? de Loie Fuller) (atriz/bailarina);. 2016. Performática.

4.
Silva, M. M. ; PERES, M. S. . Enquanto caem as folhas; filme, média metragem; abrangência nacional; título: Enquanto Caem as Folhas; Local: EEFD/UFRJ; Centro Coreográfico do RJ; Casa de Rui Barbosa; IFCS/UFRJ.. 2015. Audiovisual.

5.
PERES, M. S.. Marta Simões Peres; criação coletiva da Trupe diVersos; espetáculo de teatro-dança; abrangência estadual; nome: Leonídia: ela é doida; locais: teatro do Instituto Benjamin Constant; Escadaria da Assembleia Legislativa ALERJ; Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ; Centro CoreogrÁtico do RJ; Casa da Ciência da UFRJ. 2015. Teatral.

6.
SANTANNA, F. P. ; PERES, M. S. . Die Frau. 2013. Audiovisual.

7.
Ellen Saur ; Oddbjorn Johanssen ; PERES, M. S. . Por que não podemos brincar com uma cabeça?. 2011. Teatral.

8.
PERES, M. S.. Don Quixote nas Bodas de Comacho. 2011. Performática.

9.
PERES, M. S.; Caíque Botkai ; COCCARO, L. M. ; SA, D. ; BANNUS, U. ; Natal, C . Carmina Burana. 2009. Operística.

10.
PERES, M. S.; Mello, Sheilla ; POLLYANA, ; Vieira, Stefânio . Triálogo. 2008. Coreográfica.

11.
PERES, M. S.; MACHADO, M. V. . 68 à Vera. 2008. Coreográfica.

12.
PERES, M. S.; GUIMARAES, P. R. ; AMORIM, C. E. G. ; MIRANDA, A. L. ; OLIVEIRA, K. ; EWALD, D. T. . A Quântica dos Corpos. 2004. Coreográfica.

Música
1.
PERES, M. S.; Verastéguy, Sergio ; Juca Peres Barros . Caravançará. 2005. Composição (estréia).

Artes Visuais
1.
PERES, M. S.; CAMERON, W. . ? Evento ?pop-up? na Escola de Idiomas New York General Consulting, em parceria com Wade Cameron, autor do livro de poesias; performance poética, pictórica, musical e exposição de desenhos.. 2017. Performance.

2.
PERES, M. S.; NEVES, S. ; Mendonça, A. G. . Ruínas: a fissura no escombro (junho); Rio das Ostras/RJ; curadoria: Áureo Guilherme de Mendonça e Silvia Neves.. 2017. Pintura.

3.
PERES, M. S.; PERES, M. S. . LumiAR-TE: 3o Encontro da Literatura, da Música e de Outras Artes; Lumiar/Nova Friburgo.. 2017. Outra.

4.
PERES, M. S.; PERES, M. S. . IX Mostra de Arte Contemporânea; Campus UFF de Rio das Ostras/Ateliê Casa (outubro, Rio das Ostras/RJ); curadoria Áureo Guilherme de Mendonça e Silvia Neves;. 2017. Pintura.

5.
PERES, M. S.. Intersubjetividades / Ateliê Casa Residência Artística; Rio das Ostras/RJ; curadoria: Áureo Guilherme de Mendonça e Silvia Neves;. 2017. Pintura.

6.
PERES, M. S.. Desvelando Desejos IX Mostra de Arte Contemporânea. 2016. Pintura.

7.
PERES, M. S.. Mostra Final Extramuros EAV Parque Lage. 2016. Pintura.

8.
PERES, M. S.. Oraqui Oracolá. 2016. Pintura.

9.
PERES, M. S.; PERES, M. S. . Mostra Final Extra-Muros/Solar dos Abacaxis, Cosme Velho/Rio/RJ (outubro);. 2016. Diversas.

10.
PERES, M. S.. Passeio Completo: Centro Cultural do Sindicato dos Rodoviários. Curadoria: Marcelo Rezende e Mario Camargo;. 2016. Pintura.

11.
PERES, M. S.; NEVES, S. ; Mendonça, A. G. . Rildas; Ateliê Casa Residência Artística; curadoria: Áureo Guilherme de Mendonça, organização: Silvia Neves;. 2016. Pintura.

12.
PERES, M. S.. Composições. 2015. Pintura.

Outras produções artísticas/culturais
1.
Caíque Botkai ; PERES, M. S. ; Ueslei Bannus . Carmina Burana. 2009.

2.
PERES, M. S.. Coletivo de Poetas. 2001 (apresentação em saraus de poesia).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TAVARES, J. R. S.; Ramos, Enamar; PERES, M. S.; PERES, M. S.. Participação em banca de Darío González Galo. A capoeira teatral como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
Britto, R. H.; PERES, M. S.; ABRAHAO, F.. Participação em banca de Sebastião Barros Lima. Corpo, Dança, Envelhecimento e Sociabilidade: um estudo de caso. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Centro Universitário Plínio Leite.

3.
PERES, M. S.; SILVA, S. L.. Participação em banca de Elizabeth Tavares Maia. A Dança como Instrumento de Intervenção Neuropsicológica em crianças com Encefalopatia Crônica não-progressiva: um estudo etiológico não controlado. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

4.
PERES, M. S.. Participação em banca de Catarina Mendes Resende. Saúde e corpo em movimento: Contribuições para uma formalização teórica e prática do método Angel Vianna de Conscientização do Movimento como um instrumento terapêutico. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
Feitosa, C.; LIGIERO, Z.; PERES, M. S.. Participação em banca de Elsimar Rosindo Torres. Performance da Passarela de Moda. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
Goldenberg, M.; Maggie, Y.; PERES, M. S.. Participação em banca de Samantha Brasil Calmon de Oliveira. Sobre Homens e Cães: um estudo antropológico sobre afetividade, consumo e distinção. 2006. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
AZEVEDO, P. E. M.; GIACOMINI, S.; PERES, M. S.. Participação em banca de Paulo Emílio Machado de Azevedo. O corpo vivo : um ensaio sobre um a experiência d e dança na cidade de Macaé. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Antropologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
Goldenberg, M.; Misse, M; PERES, M. S.. Participação em banca de Andrea Barbosa Osório. O gênero da Tatuagem: continuidades e novos usos relativos à prática de tatuagem na cidade do Rio de Janeiro. 2006. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PERES, M. S.. Participação em banca de Joice Souza da Silva. Aspectos Fundamentais da Educação. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Crítica da Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
PERES, M. S.. Participação em banca de Juliana Falcão Oliveira Cruz. A Procura de Espaços na Educação Física na Luta Contra-hegemônica. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Crítica da Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
PERES, M. S.. Participação em banca de Luiz Carlos Aniceto Junior. Análise do Neoliberalismo na Educação Entre os Anos 80 e 90, e sua Influência na Legislação da Educação Física e no Papel do Professor. Para Uma Possivel Luta Anti-imperialista. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Crítica da Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
PERES, M. S.. Participação em banca de Mike Pontes Konrado. A Educação Física Para Adolescentes em Conflito Com a Lei no Rio de Janeiro. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Crítica da Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PERES, M. S.; ROBERTO, F. W.. Participação em banca de Luana Nery de Souza.Oferecimento de Dança em Regiões do Rio de Janeiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
PERES, M. S.; ROBERTO, F. W.; MACHADO, M. V.. Participação em banca de Mariza do Socorro Paiva Xavier.Dança e Envelhecimento: uma revisão integrativa da literatura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
PERES, M. S.; ROBERTO, F. W.. Participação em banca de Yasmin Alegre dos Santos Magalhães Lage.A Dança como abordagem terapêutica para cadeirantes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
PERES, M. S.; ROBERTO, F. W.. Participação em banca de Clarissa Felippe de Araújo.Os Benefícios do Yoga para Bailarinos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Corpo em Contexto.a heterogeneidade dos corpos na dança e processo criativo. 2016. (Encontro).

2.
Jornada Paratodos.Jornada Paratodos - multimídiatudo. 2016. (Encontro).

3.
Festival Interuniversitário de Cultura.Leonídia: ela é doida?. 2015. (Outra).

4.
Confraternização de Encerramento Anual do Instituto Benjamin Constant.Leonídia, a musa do poeta. 2014. (Outra).

5.
Handilat - Colloque Franco-latinoaméricain de recherche sur le handicap.Paratodos (Pour Tous): Danse, diversité et Santé. 2014. (Outra).

6.
Seminário Internacional Corpos Diferenciados na Arte Contemporânea. UFRN. Dezembro 2014. Pa.?Leonídia, a musa do poeta: Criação Cênica Polifônica, Produção Partilhada do Conhecimento e Performance?;. 2014. (Seminário).

7.
seminários LAMAE.Dança e Corpo Humano. 2014. (Outra).

8.
The Festival of the Moving Body/ Stony Brook UniversityLon.?The city, the body and the flow?.. 2014. (Outra).

9.
Festival Panorama.Oficina ?Pontes entre Corpo e Cidade; sob a perspectiva da dança e suas qualidades do movimento?. LabUni. 2013. (Outra).

10.
Hemi GSI Convergence 2013. Dance and Human Body. 2013. (Exposição).

11.
Ocupação Teatro é Público.A Obra. 2013. (Outra).

12.
Pedagogia do Teatro em Jogo!.Arte, Ensino e Saúde Mental. 2013. (Outra).

13.
Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência: "CONFLITOS, DIREITOS E DIVERSIDADE".Paratodos. Dança e Saúde.. 2013. (Simpósio).

14.
Simpósio Melancolia. entre a fisiologia e o espírito.Tem que correr, tem malhar (em Bodyville). 2013. (Simpósio).

15.
2o Simpósio ReAbilitArte.Dança e Processos Criativos. 2012. (Simpósio).

16.
Congresso da ABA/28a Reunião Brasileira de Antropologia. Por que não brincar com uma cabeça?. 2012. (Congresso).

17.
Festival Corpos Ímpares.Por uma criação polifônica. 2012. (Outra).

18.
Festival of te Moving Body ? the body is the new classroom - the summit.Dance and the Human Body. A dialogue between science and arts. 2012. (Outra).

19.
Lançamento do Laboratório de Políticas Culturais da Universidade Griô.Aula Espetáculo em homenagem a Abdias do Nascimento. 2012. (Encontro).

20.
Arte e Saúde Mental.Don Quixote nas Bodas de Comacho - leitura dramatizada. 2011. (Encontro).

21.
I Encontro de Educação Física Adaptada e Inclusiva.Inclusão e Dança (mesa redonda). 2011. (Encontro).

22.
Performance do Grupo NonStop Theater, Namsos, HiNT.Why can`t we play with a head?. 2011. (Oficina).

23.
Simpósio Internacional Disability Studies.Corpos Diversos e a Dança - Mesa Redonda: ?Disability Studies. Brasileiros em Ação.. 2011. (Simpósio).

24.
Identificação, identidade e vigilância na América Latina.Identificação Precoce de Transeuntes Desconhecidos no espaço e no corpo, mesa:Nuevas tecnologías de comunicación y de información: vigilancia y identificación. 2010. (Simpósio).

25.
Vigilância, Segurança e Controle Social na América Latina: Passado, Presente e Futuro.A mega-academia enquanto um não-lugar (filmado). 2009. (Simpósio).

26.
I Encontro Internacional de Contato Improvisação. 2008. (Encontro).

27.
I Seminário do Núcleo Interdisciplinar de Acessibilidade da UFRJ.Triálogo. 2008. (Seminário).

28.
Society for Disability Studies: 21th Annual Conference.Different Bodies: A Research Project for University Dance Department (UFRJ, Brazil). 2008. (Outra).

29.
I Encontro de Mestres Populares. 2007. (Encontro).

30.
IV Reunião Científica da ABRACE.A Quântica dos Corpos da 'Cia de Rodas': uma experiência com bailarinos andantes e cadeirantes. 2007. (Outra).

31.
Reunião Equatorial de Antropologia e X Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste.Corpo Perfeito, Juventude Compulsória: tem que correr, tem que malhar. 2007. (Outra).

32.
Seminário Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ.O Fator Tempo na Dança, uma reflexão. 2007. (Seminário).

33.
37th World Congress of the International Institute of Sociology. The Body Worship - Distinction and Stigma. 2005. (Congresso).

34.
Arte, Diversidade e Inclusão Sociocultural CCBB.Corpos em Obras. 2005. (Encontro).

35.
Arte, Diversidade e Inclusão Sóciocultural oficina de Eutonia. 2005. (Oficina).

36.
Arte, Diversidade e Inclusão Sóciocultural - oficina de Feldenkrais. 2005. (Oficina).

37.
Arte, Diversidade e Inclusão Sóciocultural oficina de Técnica de Alexander. 2005. (Oficina).

38.
XXXI Semana CIentífico Cultural e XXVII Encontro de Ex-alunos do IBMR.Dança em Cadeira de Rodas. 2005. (Encontro).

39.
XXXI Semana Científico-Cultural e XXVII Encontro de Ex-alunos do IBMR.Corpos em Obras. 2005. (Encontro).

40.
3rd International Congress Restoration of Wheeled Mobility in SCI rehabilitation . state of the art. How to measure spinal cord injured patients trunk balance. 2004. (Congresso).

41.
A Universidade do século XXI com prof dr Boaventura de Sousa Santos. 2004. (Outra).

42.
42nd ISCoS Annual Scientific Meeting.Body Image among spinal cord injured people. 2003. (Encontro).

43.
Encontro Anual da Formação Freudiana.Narcisismo na Contemporaneidade. 2002. (Encontro).

44.
Encontro Arte Sem Barreiras.Dança em cadeira de rodas. 2002. (Encontro).

45.
40. Encontro Científico Anual da Sociedade Médica Internacional de Paraplegia (IMSOP).Wheelchair dance and trunk balance among spinal cord injured people. 2001. (Encontro).

46.
Encontro Anual da Formação Freudiana.Culto ao Corpo na Atualidade: prazer ou dever?. 2001. (Encontro).

47.
Encontro de Ciências Sociais do Norte e NOrdeste.Reflexões sobre a Dança e sua História. 2001. (Encontro).

48.
Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Lesão Medular.Dança em cadeira de rodas e ganho de equilíbrio de tronco em portadores de lesão medular. 2001. (Encontro).

49.
Encontro Nacional de Arte e Tecnologia. 2001. (Encontro).

50.
Congresso Internacional de Lesão Cerebral, Hospital Sarah. dança em cadeira de rodas. 2000. (Congresso).

51.
Congresso Nacional de Arte-Educação e Festival de Arte Sem Barreiras. apresentação de dança em cadeira de rodas. 2000. (Congresso).

52.
Congresso Brasileiro de Bioética. 1998. (Congresso).

53.
Encontro Internacional de Patologia Óssea. 1997. (Encontro).

54.
XI Congresso Brasileiro de Fisioterapia. 1993. (Congresso).

55.
II Jornadas Latinoamericanas de Educación por el Arte. apresentação de dança. 1989. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Karina Allan. (provisório) Dança e Saúde Mental. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Sebastião Barros Lima. (provisório) Dança e Terceira Idade. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Tiago Abreu de Araujo. "Karatê-Do Shotokan: Suas Aplicabilidades Educacionais na Perspectiva de Um Grupo de Praticantes da Zona Oeste do Rio de Janeiro".. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Crítica da Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marta Simões Peres.

2.
Alberto de Barros Rodrigues Barbosa. "Pensamentos Críticos Pedagógicos Nas Aulas de Educação Física no Ensino Médio da Rede Pública".. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Crítica da Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marta Simões Peres.

3.
João Alfredo Pimentel Valle. Educação Física e Dança Como Disciplinas Formadoras do Sujeito. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Crítica da Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marta Simões Peres.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tainah Soares dos Santos. Atuação Sociopedagógica da Dança. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marta Simões Peres.

2.
Rayssa Ribeiro Cardoso Bentes. ?A Dança no Tratamento da Artrite Reumatóide Juvenil: um olhar em primeira pessoa?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marta Simões Peres.

3.
Marcia Maria Frey Leiros Girão. : ?A dança no processo de aprendizado do Ensino Fundamental I: Educando pelo movimento.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marta Simões Peres.

4.
Mariza do Socorro Paiva Xavier. Dança e Envelhecimento: uma revisão integrativa da literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marta Simões Peres.

5.
Julia de Araújo Jorge Aguiar. Jul?Dança e Imagem Corporal:
a dança como abordagem na saúde mental e na deficiência visual?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marta Simões Peres.

6.
Luana Nery de Souza. Oferecimento de Dança em Regiões do Rio de Janeiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marta Simões Peres.

7.
Yasmin Alegre dos Santos Lage. Dança como abordagem terapêutica para cadeirantes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marta Simões Peres.

8.
Clarissa Felippe de Araújo. Os Benefícios do Yoga para Bailarinos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marta Simões Peres.

9.
Viviane Lira Gomes. O Elemento Fluxo na Dança. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marta Simões Peres.

Iniciação científica
1.
Viviane Damaia. Projeto Paratodos - participação como bolsista. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marta Simões Peres.



Inovação



Projeto de extensão


Outras informações relevantes


Aprovada em primeiro lugar em Concurso Público para Professor Assistente 40 DE do Departamento de Arte Corporal, Escola de Educação Física e Desportos, UFRJ, 2006;

Classificada em quarto lugar em Concurso Público para Professor Adjunto I 40h DE do Departamento de Sociologia do IFCS/UFRJ (31/05/2006);
Classificada em terceiro lugar em Concurso Público para Professor Adjunto I 40 DE do Departamento de Sociologia do IFCS/UFRJ (07/06/2007).

Aprovada em segundo lugar na seleção para doutorado no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (2000).


Defesa de Projeto de Qualificação de Doutorado,
17/01/2003:
APROVADA
Banca:
profa dra Lourdes Maria Bandeira, profa dra Maria Angélica Madeira, prof dr João Gabriel Lima Cruz Teixeira (orientador)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 9:00:17