Nilton Cezar Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2055261061681261
  • Última atualização do currículo em 30/11/2018


Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP(2017), na área de Resolução de Problemas e Ensino e Aprendizagem da Matemática; Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2000), na área de Álgebra (com aplicações em criptografia); Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Goiás - UFG (1995). Atualmente é professor de Matemática do Instituto Federal de Goiás-IFG; Membro do GTERP - Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas/UNESP-Rio Claro; Membro do NEPEM - Núcleo de Pesquisa em Educação Matemática/IFG-Goiânia; Membro do NDE-Núcleo docente estruturante/Curso de Licenciatura em Matemática do IFG-Goiânia; Professor/orientador no programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do IFG-Jataí. Área de interesse: Resolução de Problemas de Matemática (Estudo de Heurísticas e o ensino através da resolução de problemas), Ensino de Álgebra (o ensino de álgebra nos cursos de Licenciatura em Matemática), Pensamento Algébrico, Semiótica e Formação de Professores de Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nilton Cezar Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, N. C.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia.
Rua 75
Setor Central
74055110 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 36491371
URL da Homepage: www.ifg.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Uma proposta de ensino de Álgebra Abstrata Moderna, com a utilização da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, e suas contribuições para a Formação Inicial de Professores de Matemática, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Lourdes de la Rosa Onuchic.
Palavras-chave: Álgebra Abstrata Moderna; Resolução de Problemas; Construção de Conhecimento; Educação Básica; Formação Inicial de Professores de Matemática.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1998 - 2000
Mestrado em Matemática.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Um Sistema Criptográfico de Chave Secreta - IDEA,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Shirlei Serconek.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: criptografia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra.
1992 - 1995
Graduação em Bacharelado em Matemática.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
1990 interrompida
Graduação interrompida em 1992 em tecnologia em processamento de dados.
Sociedade Objetivo de Ensino Superior, SOES, Brasil.
Ano de interrupção: 1992




Formação Complementar


1995 - 1995
curso de Álgebra Linear (verão/95). (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1992 - 1992
Curso de utilização dos Kits de Ciências. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Desporto de Goiás, SEE, Brasil.
1992 - 1992
Minicurso - Sistema Operacional DOS. (Carga horária: 4h).
Sociedade Objetivo de Ensino Superior, SOES, Brasil.
1990 - 1992
Tecnologia em Processamento de Dados.
Sociedade Objetivo de Ensino Superior, SOES, Brasil.
1990 - 1990
Projeto de desenvolvimento de sistemas. (Carga horária: 4h).
Sociedade Objetivo de Ensino Superior, SOES, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor ativo permanente, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 18

Atividades

08/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, .

05/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Áreas Acadêmicas II, .

1/2008 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra I, Estudos de Funções, Tópicos de Álgebra Elementar, Cálculo Numérico, Cálculo I e II, Álgebra Linear, Tecnologias no Ensino da Matemática
03/2003 - 12/2005
Ensino, Redes de Comunicação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Avançado
Cálculo Numérico
Álgebra Linear

Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40

Atividades

03/1996 - 12/2012
Ensino, Matematica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra I e II
Álgebra Linear
Algortimos
Cálculo Diferencial e Integral I e II
Cálculo Numérico
Equações diferenciais
Geometria Analítica

Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 12

Atividades

05/2001 - 07/2003
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral e II
Cálculo Numérico
Lógica I e II
Matemática Básica

Sociedade Objetivo de Ensino Superior, SOES, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 12

Atividades

07/1999 - 01/2001
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Básica
Matemática Financeira

Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 4
Outras informações
As aulas foram ministradas em pólos da UEG nas cidades de Crixás-Go, Itapuranga-Go e Itaberaí-Go, em curso de licenciatura com a denominação de "parceladas".

Atividades

10/2003 - 08/2005
Ensino, Matematica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra
matemática computacional
Matemática Financeira

Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 8
Outras informações
Monitoria em Laboratório de Matemática

Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 8
Outras informações
Monitoria em Cálculo Diferencial e Integral I com Geometria Analítica


Secretaria de Educação do Estado de Goiás, SEEG, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1999
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: p4, Carga horária: 20

Atividades

03/1988 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física
Matemática


Linhas de pesquisa


1.
Resolução de Problemas e Ensino e Aprendizagem da Matemática

Objetivo: Investigar os processos de Ensino e Aprendizagem da Matemática através da Resolução de Problemas..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2.
Resolução de Problemas e Pensamento Algébrico


Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Lousa digital e a plataforma moodle: uma integração para a construção de novas metodologias no ensino de matemática
Descrição: Esse trabalho teve como objetivo discutir e estimular o uso de novas metodologias, com recursos tecnológicos, como apoio e incentivo ao Ensino e Aprendizagem de Matemática. O objeto dessa investigação foram os alunos do primeiro período do curso de Licenciatura em Matemática do IFG. Foram utilizados, nessa turma, o Moodle e a Lousa Digital como recuros didáticos-pedagógicos no apoio à disciplina presencial "Estudo de Funções". O trabalho contou com a colaboração de um aluno de Iniciação Científica. Os resultados dessa pesquisa apresentaram as principais potencialidades desses recursos tecnológicos, citados, para a formação dos estudantes investitgados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Nilton Cezar Ferreira - Coordenador / Giselle Lopes Goulart - Integrante.
2010 - 2014
Criação do Laboratório de Estatística no Departamento de Matemática, Física, Química e Engenharia de Alimentos
Descrição: A comunidade Estatística experimentou nos últimos anos um acentuado crescimento, quer a nível acadêmico, quer a nível profissional. Várias universidades brasileiras possuem atualmente laboratórios de estatística e desenvolvem atividades relativas ao assessoramento estatístico. A assessoria estatística representa um esforço para qualificar a pesquisa, melhorando os aspectos no que diz respeito ao planejamento da coleta, descrição, análise e interpretação de resultados. Outro aspecto relevante é que dependendo da natureza do problema é possível o estabelecimento de idéias e propostas de novas metodologias e procedimentos. Propõe-se a criação de um laboratório de estatística no departamento de Matemática, Física, Química e Engenharia de Alimentos da PUC Goiás, para atendimento de demandas internas e externas de assessoramento estatístico, possibilitando um estreitamento nas relações com os departamentos que trabalham com pesquisa e com a sociedade que apresenta uma demanda por serviços na área..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2003
Uma Forma de Utilizar Melhor os Recursos Computacionais para o Ensino de Cálculo Numérico
Descrição: Essa pesquisa objetivou estudar alguns recursos computacionais como calculadoras científicas, softwares e planilhas eletrônicas. Com isso, buscava-se decidir qual recurso era mais adequado para implementar os métodos numéricos estudados, em cada situação tabalhada, durante a disciplina de Cálculo Numérico. A pesquisa, ainda contou com a participação de dois alunos em Iniciação Científica e, como resultado, foi produzido um software para resolução de Sistemas de Equações Lineares (pelos Métodos de Gauss, Gauss-Seidel e Jacobi) e para determinar o Polinômio Interpolador no plano..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Nilton Cezar Ferreira - Coordenador / Luiz Adriano Aires Martins - Integrante / Wladimir Guimarães Soares - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Resolução de Problemas de Matemática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pensamento Algébrico.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores de Matemática.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Matemática.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Álgebra Comutativa.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERREIRA, N. C.2017 FERREIRA, N. C.; SILVA, L. D. ; RODRIGUES, M. U. . A AVALIAÇÃO COMO PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Educação Matemática em Revista, v. 22, p. 319-333, 2017.

2.
RODRIGUES, M. U.2016RODRIGUES, M. U. ; MISKULIN, R. G. S. ; SILVA, L. D. ; FERREIRA, N. C. . CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA AS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DO BRASIL. Revista Ensino e Pesquisa, v. 14, p. 145-179, 2016.

3.
RODRIGUES, M. U.2016RODRIGUES, M. U. ; MISKULIN, R. G. S. ; SILVA, L. D. ; FERREIRA, N. C. . PIBID como ?Terceiro Espaço? na Formação de Professores de Matemática no Brasil. Perspectiva da Educação Matemática, v. 9, p. 162-183, 2016.

4.
FERREIRA, N. C.2014FERREIRA, N. C.. Construções de Curvas Contínuas em um Sistema de Coordenadas Discretas. Estudos (Goiânia. Online), v. 41, p. 128-139, 2014.

5.
LEMOS, G. C.2012LEMOS, G. C. ; FERREIRA, N. C. . Criptografia como uma Aplicação Matemática. Estudos (Goiânia. Online), v. 38, p. 503, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
FERREIRA, N. C.; MARTINS, E. R. ; ANDRADE, C. P. . CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. In: Jose Milton Lopes Pinheiro, Luiz Carlos Leal Junior. (Org.). A Matemática e seu Ensino: olhares em Educação Matemática. 1ed.São Paulo: LF Editorial, 2018, v. , p. 143-161.

2.
FERREIRA, N. C.; SILVA, L. E. ; MARTINS, E. R. . Resolução de Problemas no Ensino Superior. In: Lourdes de la Rosa Onuchic, Luiz Carlos Leal Junior. (Org.). Perspectivas para Resolução de Problemas. 1ed.São Paulo: LF Editorial, 2017, v. , p. 189-219.

3.
RODRIGUES, M. U. ; SILVA, L. D. ; FERREIRA, N. C. . Clássicos da Educação Matemática nos Cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. In: Beatriz Silva D'Ambrósio; Roger Miarka. (Org.). Clássicos na Educação Matemática Brasileira: Múltiplos olhares. 1ed.Campinas: Mercado das Letras, 2016, v. , p. 301-346.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FERREIRA, N. C.. Assim como era no princípio. Reorientação Curricular de 6ª a 9ª séries: Currículo em Debate, Goiânia - Goiás, 01 dez. 2006.

2.
FERREIRA, N. C.. O que há de errado com a prática pedagogica?. Reorientação curricular de 6ª a 9ª série: Currículo em Debate, Goiânia, p. 23 - 24, 01 mar. 2005.

3.
FERREIRA, N. C.. Esse tal de número primo. Flash-ucg, Goiânia Go, 01 dez. 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, N. C.; PEREIRA, J. C. S. ; LEMOS, G. C. . Heurística de Resolução de Problemas: aspectos do ensino sobre resolução de problemas de matemática. In: I EMAPEM - Encontro Mato-grossense de Professores que Ensinam Matemática, 2018, Tangará-MT. Anais do I EMAPEM, 2018.

2.
MARTINS, E. R. ; ANDRADE, C. P. ; FERREIRA, N. C. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO E O USO DA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE RESOLUÇÃO DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, 2017, Canoas-RS. Formação de Professores que Ensinam Matemática, 2017.

3.
FERREIRA, N. C.; MARTINS, E. R. ; RODRIGUES, M. U. ; SILVA, L. D. . COMUNIDADE DE PRÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ABORDAGEM DA APRENDIZAGEM COMPARTILHADA NO ENSINO DE MATEMÁTICA. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, 2017, Canoas-RS. Formação de Professores que Ensinam Matemática, 2017.

4.
RODRIGUES, M. U. ; SILVA, L. D. ; FERREIRA, N. C. ; MACEDO, E. P. . CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA no VII Congresso Internacional do Ensino da Matemática. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, 2017, Canoas-RS. Formação de Professores que Ensinam Matemática, 2017.

5.
SILVA, L. D. ; RODRIGUES, M. U. ; FERREIRA, N. C. ; JESUS, A. C. G. ; ARAUJO, M. G. ; MACEDO, E. P. . DISCIPLINA DE ANÁLISE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR PARA OS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DO CONTEÚDO. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), 2016, São Paulo. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades, 2016. p. 1-12.

6.
RODRIGUES, M. U. ; MISKULIN, R. G. S. ; SILVA, L. D. ; FERREIRA, N. C. ; BRITO, A. J. ; MACEDO, E. P. . TIPOS DE PARCERIAS CONSTITUÍDAS PELAS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DO PIBID/MATEMÁTICA NO BRASIL. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), 2016, São Paulo. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades, 2016. p. 1-12.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GOULART, G. L. ; FERREIRA, N. C. . Lousa digital e a plataforma Moodle: Uma integração para construção de novas metodologias no ensino de matemática. In: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 2012, Goiânia-Go. 6o Seminário de Iniciação Científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/IFG, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, N. C.; MARTINS, E. R. ; SILVA, L. E. ; RODRIGUES, M. U. ; SILVA, L. D. ; LEMOS, G. C. . Pesquisas que utilizaram Resolução de Problemas no Ensino Superior no Brasil: aspectos e perspectivas. In: VI Encontro Goiano de Educação Matemática, 2017, Urutaí-GO. Anais do V Encontro Goiano de Educação Matemática, 2017.

2.
LITOLDO, B. F. ; FERREIRA, N. C. ; HUANCA, R. . Conteúdos do Ensino Médio através da Resolução de Problemas: Abordagens por meio da Criptografia e da Modelização. In: III SERP - Seminário em Resolução de Problemas, 2014, Rio Claro - SP. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: velhos diálogos e novas ações, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, E. R. ; FERREIRA, N. C. ; ANDRADE, C. P. . Influência das Abordagens da Resolução de Problemas em Algumas Pesquisas Desenvolvidas no Brasilência das Abordagens da Resolução de Problemas em Algumas Pesquisas Desenvolvidas no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FERREIRA, N. C.; PEREIRA, J. C. S. ; LEMOS, G. C. . Heurística de Resolução de Problemas de Matemática: Aspectos do Ensino Sobre Resolução de Problemas de Matemática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FERREIRA, N. C.; MARTINS, E. R. ; RODRIGUES, M. U. ; SILVA, L. D. . Comunidade de Prática e Resolução de Problemas: uma abordagem da aprendizagem compartilhada no ensino de matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RODRIGUES, M. U. ; SILVA, L. D. ; FERREIRA, N. C. ; MACEDO, E. P. . Contribuições do PIBID para a Formação de Professores de Matemática na Perspectiva das Pesquisas em Educação Matemática no VII Congresso Internacional do Ensino da Matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MARTINS, E. R. ; ANDRADE, C. P. ; FERREIRA, N. C. . Formação de Professores de Matemática no Instituto Federal de São Paulo e o uso da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através de Resolução de Problemas de Matemática: possibilidades de atuação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FERREIRA, N. C.; SILVA, L. E. ; MARTINS, E. R. ; RODRIGUES, M. U. ; SILVA, L. D. ; LEMOS, G. C. . Pesquisas que utilizaram Resolução de Problemas no Ensino Superior no Brasil: aspectos e perspectivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FERREIRA, N. C.. O Ensino de Álgebra Abstrata Moderna através da Resolução de Problemas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
FERREIRA, N. C.. Uma proposta de ensino de Álgebra Abstrata Moderna, com a utilização da Metodologia de Ensino-Aprendizagem- Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas e suas contribuições na Formação Inicial de Professores de Matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
FERREIRA, N. C.. Se Não Tivéssemos Dez Dedos Nas Mãos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FERREIRA, N. C.. Se Não Tivéssemos Dez Dedos nas Mãos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
FERREIRA, N. C.. Se Não Tivéssemos Dez Dedos Nas Mãos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
FERREIRA, N. C.. IDEA - Um sistema criptográfico em blocos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FERREIRA, N. C.. Consultoria Técnico Pedagógica. 2006.

2.
FERREIRA, N. C.. Consultoria Técnico Pedagógica. 2005.

Programas de computador sem registro
1.
FERREIRA, N. C.. NCF-Loterias. 2010.

2.
FERREIRA, N. C.. Qmagico. 2010.

3.
FERREIRA, N. C.. CalcNum. 2003.

Trabalhos técnicos
Redes sociais, websites e blogs
1.
FERREIRA, N. C.. Matematika: a solução dos seus problemas. 2011; Tema: Matemática e Educação Matemática. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA, N. C.; PEREIRA, J. C. S. . Heurística de Resolução de Problemas de Matemática. 2018. .

2.
FERREIRA, N. C.. A Resolução de Problemas no Ensino Superior. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FERREIRA, N. C.. Parecerista de trabalhos científicos no VI EnGEM-Encontro Goiano de Educação Matemática. 2017. (Parecerista ad hoc de artigos em anais de eventos).

4.
FERREIRA, N. C.. Parecerista em resumos para publicação no IV SERP-seminários em Resolução de Problemas e I - SIRP seminário internacional em Resolução de Problemas. 2017. (Parecerista ad hoc de artigos em anais de eventos).

5.
FERREIRA, N. C.. Parecerista em três trabalhos da XIV Semana de Licenciatura e V Seminário da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática. 2017. (Parecerista ad hoc de artigos em anais de eventos).

6.
FERREIRA, N. C.. A Resolução de Problemas como Prática em Sala de Aula em Matemática: uma abordagem de números e operações. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
FERREIRA, N. C.; LITOLDO, B. F. ; HUANCA, R. . Conteúdos do Ensino Médio através da Resolução de Problemas: Abordagens por meio da Criptografia e da Modelização. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
FERREIRA, N. C.. Comentarista no evento acadêmico: III Atividade Inaugural de Inverno do PPGEM. 2014. (Parecerista ad hoc de artigos em anais de eventos).

9.
FERREIRA, N. C.. Consultoria ad hoc de projeto PIBIC. 2012. (Parecerista ad hoc em projetos PIBIC).

10.
FERREIRA, N. C.; SILVA, C. M. . Matemática Básica I. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Um curso de apoio a alunos da ucg).

11.
FERREIRA, N. C.. Utilização da Calculadora Financeira HP-12C. 2005. .

12.
FERREIRA, N. C.. Uma Introdução ao Derive 5.0. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

13.
FERREIRA, N. C.. Introdução ao Derive 5.0. 2004. .

14.
FERREIRA, N. C.. Resolução de Problemas Matemáticos Usando o Computador (Derive 5.0). 2004. .

15.
FERREIRA, N. C.. Construção e movimentos de curvas planas via transformações lineares. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).

16.
FERREIRA, N. C.. O que é criptografia?. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
FERREIRA, N. C.; LEMOS, G. C. . Criptografia. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VAZ, D. A. F.; FERREIRA, N. C.; LIMA, L. F.. Participação em banca de Rosimeyre Gomes da Silva Merib. FORMAÇÃO DO CONCEITO DE JUROS: UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA NA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Qualificações de Mestrado
1.
LEMOS, G. C.; FERREIRA, N. C.; PIMENTEL, F. C.. Participação em banca de Wallace Pereira Sant'Ana. O Trabalho do Pedagogo TAE na Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente do Instituto Federal de Goiás. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

2.
VAZ, D. A. F.; LIMA, L. F.; FERREIRA, N. C.. Participação em banca de Rosimeyre Gomes da Silva Merib. FORMAÇÃO DO CONCEITO DE JUROS: UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA NA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

3.
FERREIRA, N. C.; SILVA, M. A.. Participação em banca de GIROLANDO DA SILVA SANTANA. IDENTIFICANDO O PERFIL EPISTEMOLÓGICO DO CÁLCULO MATEMÁTICO NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FERREIRA, N. C.. Participação em banca de Luiz Carlos de Souza. Win-Plot: Uma aplicação no ensino das funções polinomiais do 1.o e 2.o graus. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matematica) - Universidade Federal de Goiás.

2.
FERREIRA, N. C.. Participação em banca de José Maria Urzeda. Aplicações de álgebra em meios eficientes de comunicação. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Católica de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, L. D.; FERREIRA, N. C.; VAZ, D. A. F.. Participação em banca de Emerson Tavares da Silva.O incentivo a Pesquisa Pelo Viés da Metodologia Científica: uma investigação curricular nos cursos de licenciatura em matemática do Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

2.
JESUS, A. C. G.; FERREIRA, N. C.; ARAUJO, M. G.. Participação em banca de Elaine Moreira da Rocha Rodrigues.O Ensino e Aprendizagem da Matemática, através da Resolução de Problemas, na EJA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FERREIRA, N. C.. Revisão de questões - Vestibular 2013/1. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

2.
FERREIRA, N. C.; MENEZES, J. E.; RAMOS, M. L. S.. Seleção Pública de Pessoal Docente do Departamento de Matemática e Física. 2012. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

3.
FERREIRA, N. C.. Revisor de questões - Portadores de Diploma e Transferências 2012/1. 2012.

4.
FERREIRA, N. C.. Concurso público para prof substituto. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

5.
FERREIRA, N. C.. Elaboração de questões - Portador de Diploma e Transferências 2011/1. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

6.
FERREIRA, N. C.; ABREU, J. B. P.; ALVES, B. H.. Concurso Público para Docentes da Universidade Estadual de Goiás-UEG. 2010. Universidade Estadual de Goiás.

7.
FERREIRA, N. C.. Elaboração de questões - Vestibular Campi 2010/2. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

8.
FERREIRA, N. C.. Concurso Público para Professor Substituto. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Outras participações
1.
FERREIRA, N. C.. VI Feira de Ciências do Externato São José. 1992. Externato São José.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I EMAPEM - Encontro Mato-grossense de Professores que Ensinam Matemática.Heurística de Resolução de Problemas de Matemática: Aspectos do Ensino Sobre Resolução de Problemas de Matemática. 2018. (Encontro).

2.
I EMAPEM - Encontro Mato-grossense de Professores que Ensinam Matemática. 2018. (Encontro).

3.
VI SIMPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Influência das Abordagens da Resolução de Problemas em Algumas Pesquisas Desenvolvidas no Brasil. 2018. (Seminário).

4.
EnGEm - Encontro Goiano de Educação Matemática. 2017. (Encontro).

5.
IV SERP - Seminário em Resolução de Problemas e I SIRP - Seminário Internacional em Resolução de Problemas. 2017. (Seminário).

6.
IV SERP - Seminário em Resolução de Problemas e I SIRP - Seminário Internacional em Resolução de Problemas. 2017. (Seminário).

7.
VI EnGEM - Encontro Goiano de Educação Matemática.Pesquisas que utilizaram Resolução de Problemas no Ensino Superior no Brasil: aspectos e perspectivas. 2017. (Encontro).

8.
VI EnGEM - Encontro Goiano de Educação Matemática.Coordenação de seção de comunicação científica. 2017. (Encontro).

9.
VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA. 2017. (Congresso).

10.
VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA. COMUNIDADE DE PRÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ABORDAGEM DA APRENDIZAGEM COMPARTILHADA NO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2017. (Congresso).

11.
VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO E O USO DA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE RESOLUÇÃO DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO. 2017. (Congresso).

12.
VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA. CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2017. (Congresso).

13.
V Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências Matemática do IFG-Campus Jataí.Banca de defesa do projeto de mestrado do aluno Antônio Divino Santos de Souza. 2017. (Seminário).

14.
V Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências Matemática do IFG-Campus Jataí.participação na banca de defesa do projeto de mestrado da aluna Marília Darci Cardoso C. Silva. 2017. (Seminário).

15.
III Atividade Inaugural de Inverno do PPGEM.Comentarista sobre projetos de mestrado. 2014. (Outra).

16.
III Atividade Inaugural de Inverso do PPGEM. 2014. (Encontro).

17.
III SERP - III Seminário em Resolução de Problemas. 2014. (Encontro).

18.
Primeira Semana da Licenciatura do IFG-Campus Goiânia. 2011. (Encontro).

19.
XVII Semana de Integração Acadêmica e Planejamento: reforma universitária Semana de Integração Acadêmica e Planejamento: reforma universitária. 2005. (Encontro).

20.
XVI Semana de Integração Acadêmica e Planejamento: reforma universitária Semana de Integração Acadêmica e Planejamento: reforma universitária. 2005. (Encontro).

21.
XIV Semana de Planejamento Acadêmico Integrado. 2004. (Encontro).

22.
XV Semana de Integração Acadêmica e Planejamento: reforma universitária. 2004. (Encontro).

23.
III Seminário das Licenciaturas. 2003. (Seminário).

24.
III JORCEX - Jornada de Ciências Exatas. 2000. (Congresso).

25.
XV Escola de Álgebra. 1998. (Congresso).

26.
XIX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. 1996. (Congresso).

27.
XX Colóquio Brasileiro de Matemática. 1995. (Congresso).

28.
XIII Escola de Álgebra. 1994. (Congresso).

29.
VII Semana do IMF. 1992. (Encontro).

30.
I Semana de Processamento de Dados. 1990. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, E. R. ; ANDRADE, C. P. ; SILVA, L. E. ; ONUCHIC, L. L. R. ; VALLILO, S. A. M. ; FERREIRA, N. C. ; NOGUTI, F. C. H. . IV SERP - Seminário em Resolução de Problemas e I SIRP - Seminário Internacional em Resolução de Problemas. 2017. (Congresso).

2.
ONUCHIC, L. L. R. ; JUSTILIN, A. M. ; NOGUTI, F. C. H. ; FERREIRA, N. C. ; MORAIS, R. S. ; ALEVATTO, N. S. G. ; PIRONEL, M. ; LITOLDO, B. F. . III SERP - III Seminários em Resolução de Problemas. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Júlio Cesar Santos. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NO NONO ANO: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DA EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Goiás - Jataí. (Orientador).

2.
Wagna Mendes Vieira. MODELAGEM MATEMÁTICA APLICADA AO MEIO AMBIENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sandro Candini. Um estudo dos complexos tridimensionais e quatérnios para verificação do Teorema de Bramagubta no produto da soma de três e quatro quadrados. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Nilton Cezar Ferreira.

Iniciação científica
1.
Ana Paula de Melo da Costa. Lousa Digital e a Plataforma Moodle: Uma Integração para Construção de Novas Metodologias no Ensino de Matemática. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Nilton Cezar Ferreira.

2.
Gisele Goulart. Lousa Digital e a Plataforma Moodle: Uma Integração para Construção de Novas Metodologias no Ensino de Matemática. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Orientador: Nilton Cezar Ferreira.

3.
Wladimir Guimarães Soares. Estudos dos Métodos Numéricos e Identificação dos Melhores Recursos Computacionais a serem Aplicados em cada Método. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Universidade Católica de Goiás. Orientador: Nilton Cezar Ferreira.

4.
Luiz Adriano Aires Martins. Desenvolvimento de Softwares para Resoluções de Problemas Numéricos. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Ciencia da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Universidade Católica de Goiás. Orientador: Nilton Cezar Ferreira.



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
FERREIRA, N. C.. Matematika: a solução dos seus problemas. 2011; Tema: Matemática e Educação Matemática. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 4:53:09