Zaki Akel Sobrinho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8428342866761021
  • Última atualização do currículo em 03/03/2017


Reitor da UFPR - Gestão 2008-2012 e 2013-2016. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1979), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia de marketing, comportamento do consumidor, orientação para o mercado, marketing de varejo e marketing de relacionamento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Zaki Akel Sobrinho
Nome em citações bibliográficas
AKEL SOBRINHO, Z.;AKEL SOBRINHO, ZAKI

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná, Reitoria.
Rua XV de Novembro, 1299 1º andar
Centro
80060000 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 33605090
Fax: (41) 33605064
URL da Homepage: www.ufpr.br


Formação acadêmica/titulação


1996 - 2000
Doutorado em Administração.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO: UMA PROPOSTA TEÓRICA E UM ESTUDO DE CASO NO VAREJO BRASILEIRO, Ano de obtenção: 2000.
Orientador: GERALDO LUCIANO TOLEDO.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO; MARKETING DE VAREJO.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Outros Setores.
1980 - 1983
Mestrado em Administração.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: INTRODUÇÃO DE NOVOS PRODUTOS POR EMPRESAS BRASILEIRAS EM TRES INDÚSTRIAS PRODUTORAS DE BENS DE CONSUMO NÃO DURÁVEIS,Ano de Obtenção: 1983.
Orientador: AGRÍCOLA DE SOUZA BETHLEM.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: NOVOS PRODUTOS; MARKETING DE INOVAÇÃO.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Fabricação de Produtos Têxteis.
1976 - 1979
Graduação em Administração.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/2000 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Contemporâneo
9/1998 - Atual
Direção e administração, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Administração Geral e Aplicada.

Cargo ou função
Membro de colegiado superior.
1/1986 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnica de Organização do Trabalho
Introdução a Administração de Marketing
Administração de Marketing
Tópicos de Especialização em Marketing
03/2007 - 01/2017
Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégia de Marketing
12/2012 - 12/2016
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Reitor.
12/2008 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Curadores, .

Cargo ou função
PRESIDENTE.
12/2008 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
PRESIDENTE.
12/2008 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
PRESIDENTE.
12/2008 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Planejamento e Administração, .

Cargo ou função
PRESIDENTE.
07/2008 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Conselho de Planejamento e Administração.

Cargo ou função
Membro de Comissão para o Acompanhamento da Execução Orçamentária.
12/2008 - 12/2012
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Reitor.
07/2006 - 12/2008
Direção e administração, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, .

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
6/2006 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Planejamento e Administração, .

Cargo ou função
Membro do COPLAD.
6/2006 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Membro do COUN.
5/2002 - 4/2006
Direção e administração, Pró Reitoria de Planejamento e Orçamento, Gabinete.

Cargo ou função
Pró-Reitor.
3/1999 - 8/1999
Extensão universitária , Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Administração Geral e Aplicada.

Atividade de extensão realizada
DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE MARKETING.
3/1999 - 8/1999
Extensão universitária , Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Administração Geral e Aplicada.

Atividade de extensão realizada
DISCIPLINA PLANEJAMENTO DE MARKETING.
3/1998 - 1/1999
Extensão universitária , Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Administração Geral e Aplicada.

Atividade de extensão realizada
DISCIPLINA MARKETING DE SERVIÇOS.
10/1991 - 10/1995
Direção e administração, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Administração Geral e Aplicada.

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
2/1992 - 6/1992
Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
10/1989 - 10/1991
Direção e administração, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Administração Geral e Aplicada.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
1/1984 - 12/1986
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
TÓPICOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM MARKETING


Projetos de pesquisa


2004 - Atual
Comportamento do Consumidor e Estratégias de Relacionamento em Marketing
Descrição: O objetivo principal deste grupo de pesquisa é de analisar o comportamento do consumidor (final e organizacional) e seu impacto na formulação da estratégia global do marketing (qualitativa e quantitativa), nas estratégias e processos de relacionamento em lógicas B-to-C e B-to-B, nas estruturas e processos organizacionais, e na mensuração dos resultados pelas partes envolvidas na relação. Serão privilegiados projetos que contemplem a utilização de técnicas de análise multivariada, além dos métodos tradicionais de pesquisa de informações de mercado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) Doutorado: (3) .
Integrantes: Zaki Akel Sobrinho - Coordenador / PAULO HENRIQUE MULLER DO PRADO - Integrante.


Membro de corpo editorial


2006 - Atual
Periódico: Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC) (1516-3865)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Comenda Emiliano Perneta, Centro de Letras do Paraná.
2012
Ordem Estadual do Pinheiro, Governo do Estado do Paraná.
2012
Certificado de Reconhecimento - Membro Honorário, Nucleo de Empresas Juniores (NEJ) - UFPR.
2011
Premio Fórum de Líderes - categoria Novo Líder 2011, Fórum de Líderes.
2009
Administrador de Destaque 2009, Conselho Regional de Administração - Paraná.
2001
3 lugar no VI Prêmio Excelência em Varejo, PROVAR- FEA-USP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PADUA JUNIOR, F. P.2014PADUA JUNIOR, F. P. ; CASTILHO FILHO, J. P. ; STEINER NETO, P. J. ; AKEL SOBRINHO, Z. . Avaliação da Percepção de Discentes e Docentes sobre Novas Tecnologias de Ensino em Cursos de Graduação em Administração. RAEP - Revista de Administração:Ensino e Pesquisa, v. 15, p. 295-321, 2014.

2.
PIMENTA DE PÁDUA JÚNIOR, FÁBIO2014PIMENTA DE PÁDUA JÚNIOR, FÁBIO ; PEREIRA DE CASTILHO FILHO, JOÃO ; JOSÉ STEINER NETO, PEDRO ; AKEL SOBRINHO, ZAKI . Assessment of Teachers? and Students? Perceptions of New Education Technologies in Business Undergraduate Programs. Journal of Business and Management Sciences, v. 2, p. 94-102, 2014.

3.
CAMARGO, S. M.2011CAMARGO, S. M. ; TOALDO, Ana Maria M. ; Mady, Eliane Batista ; AKEL SOBRINHO, Z. . Cultura da Marca: estratégia ou acaso?. Revista Ciências Administrativas (UNIFOR), v. 17, p. 946-972, 2011.

4.
CAMARGO, S. M.2010CAMARGO, S. M. ; TOALDO, Ana Maria M. ; AKEL SOBRINHO, Z. . Processo de formulação de layouts em supermercados convencionais no Brasil - um estudo comparativo. REGE. Revista de Gestão USP, v. 3, p. 1-10, 2010.

5.
CATTO, C.2008CATTO, C. ; AKEL SOBRINHO, Z. . Impacto das Estrategias de Comunicação na Formação da Imagem em Diferentes Segmentos. Administração de Empresas em Revista, v. 1, p. 155-176, 2008.

6.
CATTO, C.2007CATTO, C. ; AKEL SOBRINHO, Z. . A Mensuração da Imagem: sua importância, percepção e fatores formadores. Revista de Estudos da Comunicação, v. 8, p. 63-76, 2007.

7.
CATTO, C.2006CATTO, C. ; AKEL SOBRINHO, Z. . Comunicação Integrada de Marketing: Realidade Empresarial ou um Novo Modismo. Revista de Estudos da Comunicação, v. 7, p. 11-21, 2006.

8.
CAVALLET, V. J.2002CAVALLET, V. J. ; AKEL SOBRINHO, Z. . Construindo a Avaliação Institucional na UFPR. Revista Diálogo Educacional (PUCPR), v. 3, p. 105-120, 2002.

9.
AKEL SOBRINHO, Z.;AKEL SOBRINHO, ZAKI2001AKEL SOBRINHO, Z.. Orientação para o mercado no varejo: um estudo de caso no Magazine Luiza. Revista Ciência Empresarial, v. 1, p. 37-56, 2001.

10.
AKEL SOBRINHO, Z.;AKEL SOBRINHO, ZAKI1985 AKEL SOBRINHO, Z.; ROCHA, A. . PRÁTICAS DE MARKETING NO DESENVOLVIMENTO E LANÇAMENTO DE PRODUTOS DE CONSUMO. Revista de Administração (USP), SÃO PAULO, v. 20, n.04, p. 85-90, 1985.

Capítulos de livros publicados
1.
Mady, Eliane Batista ; AKEL SOBRINHO, Z. . O Marketing de Relacionamento no Varejo Farmaceutico de Curitiba. In: Cladio Felisoni de Angelo; Jose Augusto Giesbrecht da Silveira. (Org.). Varejo Competitivo. 1ed.Sao Paulo: Saint Paul, 2010, v. 15, p. -.

2.
PRADO, P. H. M. ; AKEL SOBRINHO, Z. . Gestão de marketing. In: Sergio Bulgacov. (Org.). Manual de Gestão Empresarial. 2ªed.São Paulo: Editora Atlas S.A., 2006, v. , p. 72-111.

3.
AKEL SOBRINHO, Z.. Orientação para o mercado no varejo brasileiro: o estudo de caso do Magazine Luiza e uma proposição teórica. In: Claudio Felisoni de Angelo ; José Augusto Giesbrecht da Silveira. (Org.). Varejo Competitivo -volume 6. 1ed.São Paulo: Atlas, 2001, v. 6, p. 269-297.

4.
AKEL SOBRINHO, Z.; PRADO, P. H. M. . GESTÃO DE MARKETING. In: SERGIO BULGACOV. (Org.). MANUAL DE GESTÃO EMPRESARIAL. SÃO PAULO: ATLAS, 1999, v. , p. 149-183.

5.
AKEL SOBRINHO, Z.; ROCHA, A. . O PROCESSO DE LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS DE CONSUMO DE MASSA. In: ANGELA DA ROCHA; CARL CHRISTENSEN. (Org.). MARKETING DE TECNOLOGIA - TEXTOS E CASOS. SÃO PAULO: ATLAS, 1989, v. , p. 120-130.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
AKEL SOBRINHO, ZAKI. Um ecossistema de inovação para desenvolver o Paraná. Gazeta do Povo, Curitiba - PR, p. 1 - 2, 04 jun. 2016.

2.
AKEL SOBRINHO, Z.. Transformar pela educação, em defesa do planeta. CRIE - Revista dos Parceiros do centro regional de Integração de Expertise, Curitiba, p. 8 - 9, 01 jun. 2011.

3.
AKEL SOBRINHO, Z.. Marketing no Varejo. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 2 - 15, 12 jul. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTANA, Elcio E. P. ; AKEL SOBRINHO, Z. . Amor à marca: um estudo sobre seus consequentes e antecedentes com torcedores-consumidores de futebol.. In: XXXIV ENANPAD, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XXXIV ENANPAD. Rio de Janeiro: ANPAD, 2010. v. 1. p. 1-15.

2.
CAMARGO, S. M. ; TOALDO, Ana Maria M. ; AKEL SOBRINHO, Z. . O layout como ferramenta de marketing no varejo. In: XXXIII Encontro da ANPAD, 2009, São Paulo. Anais do XXXIII Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro: ANPAD, 2009. v. 1. p. 1-15.

3.
SANTANA, Elcio E. P. ; AKEL SOBRINHO, Z. . Um Modelo Conceitual Sobre a Influência do Amor à Marca no Comportamento do Consumidor no Concernente à Indústria do Futebol. In: XXXII ENANPAD, 2008, Rio de Janeiro. Anais do XXXII Enanpad. Rio de Janeiro: Anpad, 2008. v. 1. p. 1-15.

4.
SANTANA, Elcio E. P. ; AKEL SOBRINHO, Z. . O Interpretativismo, seus pressupostos e sua aplicação recente na pesquisa do comportamento do consumidor. In: ENEPQ 2007 - Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 2007, Recife. Anais do ENEPQ 2007. Rio de Janeiro: ANPAD, 2007. v. 1. p. 1-15.

5.
AKEL SOBRINHO, Z.; CATTO, C. . O impacto da comunicaçao integrada de marketing na imagem percebida pelos clientes de uma distribuidora de gás do Paraná. In: 30 ENANPAD, 2006, SALVADOR - BA. Anais do 30 ENANPAD. Rio de Janeiro: ANPAD, 2006. v. 1. p. 1-15.

6.
AKEL SOBRINHO, Z.; CASTILHO FILHO, J. P. . Orientaçao para o mercado no varejo: teste empirico de um modelo. In: EMA 2006 - Encontro de Marketing, 2006, Rio de Janeiro. ANAIS do EMA 2006. Rio de Janeiro: ANPAD, 2006. v. 1. p. 1-15.

7.
BOSQUETTI, M. A. ; DORIA, R. J. ; AKEL SOBRINHO, Z. . Orientaçao para o mercado no setor eletrico brasileiro: um estudo de caso. In: EMA 2006 - Encontro de Marketing, 2006, Rio de Janeiro. ANAIS do EMA 2006. Rio de Janeiro: ANPAD, 2006. v. 1. p. 1-15.

8.
BOSQUETTI, M. A. ; DORIA, R. J. ; AKEL SOBRINHO, Z. . Market Orientation in the Brazilian Electricity market : the Copel case study. In: Balas 2005 Annual Conference, 2005, Madrid. Balas Annual Conference Proceedings, 2005.

9.
DEBOCA, L. P. ; AKEL SOBRINHO, Z. . Posicionamento: explorando algumas dimensões do conceito na literatura. In: II Seminário de Gestão de Negócios, 2005, Curitiba. II Seminário de Gestão de Negócios. Curitiba: UNIFAE, 2005. p. 1-17.

10.
CASTILHO FILHO, J. P. ; AKEL SOBRINHO, Z. . Orientação para o mercado em Shopping Centers : um estudo comparado de casos em Shopping Centers de valor e convencionais na cidade de Curitiba. In: I EMA-Encontro de marketing da Anpad -2004, 2004, Porto Alegre. Anais do I EMA, 2004.

11.
AKEL SOBRINHO, Z.; ZAINKO, Maria Amelia Sabbag . Gestão Universitária Contemporânea: Planejamento e Avaliação como Elementos de Mudança Institucional. In: IV Coloquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2004, Florianópolis. Anais do IV Coloquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. Florianópolis: inpeau- usfc, 2004. v. 1. p. 1-15.

12.
AKEL SOBRINHO, Z.. Construindo a avaliação institucional na UFPR. In: 4 to Congresso Internacional de Educación Superior, 2004, Habana. Anais eletronicos do evento, 2004.

13.
CASTILHO FILHO, J. P. ; AKEL SOBRINHO, Z. . The Influence of the Internal Marketing on Market Orientation. In: BALAS 2002, 2002, Tampa. Proceedings BALAS 2002. Tampa: BALAS, 2002. v. 1.

14.
AKEL SOBRINHO, Z.; CUNHA, J. C. . Planejamento Estratégico em uma Universidade Pública Brasileira. In: ENANPAD/2002, 2002, Salvador. Anais do ENANPAD 2002. Salvador: ANPAD, 2002. v. 1.

15.
AKEL SOBRINHO, Z.. Market Orientation: A Case Study and a Theorietical Proposition in Brazilian. In: BALAS 2001 - Annual Conference, 2001, San Diego. Proceedings Balas 2001. San DIego: BALAS, 2001. v. 1. p. 1-10.

16.
AKEL SOBRINHO, Z.. Orientação de Mercado no Varejo: um estudo de caso no Magazine Luiza. In: XXV ENANPAD, 2001, Campinas. Anais do XXV ENANPAD. Campinas: ANPAD, 2001. v. 1. p. 1-15.

17.
AKEL SOBRINHO, Z.; MELRO, E. . AVON : UM CASO BEM SUCEDIDO DE REPOSICIONAMENTO SOB A ÓTICA DO MARKETING ESTRATÉGICO. In: 2º SEMINÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DE ECONOMIA , ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA USP., 1997, SÃO PAULO. ANAIS DO 2º SEMEAD, 1997.

18.
AKEL SOBRINHO, Z.; CUNHA, J. C. . REFORMULAÇÃO DO CURRÍCULO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFPR: UMA ABORDAGEM POLÍTICA E TÉCNICA.. In: II ENANGRAD - ENCONTRO NACIONAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINSTRAÇÃO, 1991, SÃO PAULO. ANAIS DO II ENCONTRO NACIONAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 1991. p. 163-175.

Apresentações de Trabalho
1.
AKEL SOBRINHO, ZAKI. Os recursos públicos para a Educação Superior. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
AKEL SOBRINHO, ZAKI. ORÇAMENTAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
AKEL SOBRINHO, ZAKI. Realizações e Desafios na Reitoria da UFPR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
AKEL SOBRINHO, ZAKI. Palestra de Abertura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
AKEL SOBRINHO, ZAKI. A FIGURA DO REITOR NAS SOLENIDADES ACADEMICAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
AKEL SOBRINHO, ZAKI. Painel sobre Ética. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
AKEL SOBRINHO, ZAKI. Políticas públicas no ensino superior. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
AKEL SOBRINHO, Z.. Abertura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SANTANA, Elcio E. P. ; AKEL SOBRINHO, Z. . O Interpretativismo, seus Pressupostos e sua aplicação recente na pesquisa do comportamento do consumidor. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
AKEL SOBRINHO, Z.; CATTO, C. . O Impacto da Comunicaçao Integrada de Marketing na Imagem Percebida pelos clientes de uma empresa distribuidora de gás do Paraná. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
BOSQUETTI, M. A. ; DORIA, R. J. ; AKEL SOBRINHO, Z. . Orientaçao para o mercadono setor elétrico brasileiro: um estudo de caso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
CASTILHO FILHO, J. P. ; AKEL SOBRINHO, Z. . Orientaçao para o mercado no varejo: teste empirico de um modelo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
AKEL SOBRINHO, Z.; ONGARATO, Vilson . Racionalização de Procedimentos de Compra. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
AKEL SOBRINHO, Z.. Marketing Institucional e de Serviços. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
AKEL SOBRINHO, Z.. Universidade XXI : fundamentos para uma nova política de ensino superior. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2003 (Caderno).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
AKEL SOBRINHO, Z.. 30 ENANPAD. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
AKEL SOBRINHO, Z.. Fórum Estadual de Educação - PR. 2011.

2.
AKEL SOBRINHO, Z.. Conselho Editorial da Revista Brasileira de Marketing. 2010.

3.
AKEL SOBRINHO, Z.. Revisor da área de Comportamento do Consumidor (MKT-B) do Encontro de Marketing da ANPAD.. 2008.

4.
AKEL SOBRINHO, Z.. Comision Sectorial de Gestion Administrativa. 2006.

5.
AKEL SOBRINHO, Z.. 30 ENANPAD. 2006.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
AKEL SOBRINHO, ZAKI. Zaki Akel faz balanço da sua gestão à frente da UFPR. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
AKEL SOBRINHO, ZAKI. Aula Magna - Curso de Medicina Toledo - UFPR. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
AKEL SOBRINHO, ZAKI. Desafios das Instituições de Ensino Superior. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
AKEL SOBRINHO, ZAKI. Acordo de Cooperação Universitária Relativo à Dupla Diplomação. 2016. (Convênio entre Universidades).

4.
AKEL SOBRINHO, ZAKI. Acordo de Cooperação. 2016. (Convênio entre Universidades).

5.
AKEL SOBRINHO, ZAKI. Acordo de Cooperação. 2016. (Convênio entre Universidades).

6.
AKEL SOBRINHO, ZAKI. Acordo de Cooperação. 2016. (Convênio entre Universidades).

7.
AKEL SOBRINHO, ZAKI. Acordo para o Programa E3 Brasil. 2016. (Convênio entre Universidades).

8.
AKEL SOBRINHO, ZAKI. Programa de Colaboração Luso Brasileira para o Desenvolvimento Ambiental. 2016. (Convênio entre Universidades).

9.
AKEL SOBRINHO, ZAKI. Acordo para Mobilidade. 2016. (Convênio entre Universidades).

10.
AKEL SOBRINHO, ZAKI. Convenção Coletiva de Dupla Diplomação. 2016. (Convênio entre Universidades).

11.
AKEL SOBRINHO, Z.. Gestão Publica na UFPR. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
AKEL SOBRINHO, Z.. Marketing para a qualidade. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

13.
AKEL SOBRINHO, Z.. Tendencias do marketing no mundo contemporâneo. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AKEL SOBRINHO, Z.; STEINER NETO, P. J.; TORTATO, U.. Participação em banca de Consuelo Pontarolo. Como uma marca reconhecida como inovadora modera a prontidão à adoção de tecnologia pelo consumidor curitibano de produtos tecnológicos. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

2.
AKEL SOBRINHO, Z.; BAPTISTA, P. P.; STEINER NETO, P. J.. Participação em banca de Maximiliano Gonetecki de Oliveira. Investigação das dimensões de benefícios dos produtos - apresentação da dimensão consciente. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

3.
AKEL SOBRINHO, Z.; BAPTISTA, P. P.; STEINER NETO, P. J.. Participação em banca de Ligia Fiedler. O Impacto da Qualidade Percebida e a Autocongruencia com a Marca na Lealdade dos Alunos de Instituições de Ensino Superior. 2011. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

4.
VENDRAMINI, C. M. M.; AKEL SOBRINHO, Z.; NORONHA, A. P. P.. Participação em banca de Plinio Paladino Junior. Evidencia de Validade de uma Escala de Envolvimento dos Consumidores: Desejo e Necessidade. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade São Francisco.

5.
PRADO, P. H. M.; MARCHETTI, R. Z.; AKEL SOBRINHO, Z.. Participação em banca de ANA PAULA RAITZ CAVALLET-MENGARELLI. INTERAÇÕES ENTRE AUTOCONCEITO E PERSONALIDADE DE MARCA NAS REPRESENTAÇÕES DE CONSUMO DE ADOLESCENTES. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

6.
KATO, H. T.; AKEL SOBRINHO, Z.; BAPTISTA, P. P.. Participação em banca de JOSE MARCOS GRABICOSKI. Estrategias de Marketing para minimização do desequilibrio entre a demanda e a capacidade no setor de serviço no Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

7.
AKEL SOBRINHO, Z.; KATO, H. T.; STEINER NETO, P. J.. Participação em banca de FRANCISCO ROCHA DOS SANTOS. O Valor das Torcidas de Futebol: O Customer Equity dos clubes a partir dos resultados de bilheteria no campeonato brsileiro. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

8.
AKEL SOBRINHO, Z.; KATO, H. T.; TOALDO, Ana Maria M.. Participação em banca de SHIRLEI MIRANDA CAMARGO. Processo de formulação de layouts em supermercados convencionais no Brasil - um estudo comparativo. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

9.
GISI, M. L.; AKEL SOBRINHO, Z.; BONETII, L. W.; EYNG, A. M.. Participação em banca de Vittorio Vesce Neto. As políticas educacionais e a responsabilidade social na formação do administrador de empresas. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

10.
KATO, H. T.; AKEL SOBRINHO, Z.; TORTATO, U.. Participação em banca de Carlos Frederico de Andrade. O efeito das marcas próprias no marketing mix varejista: um estudo multicaso sobre as organizações supermercadistas de alimentos na cidade de Curitiba e região metropolitana. 2007. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

11.
PRADO, P. H. M.; MARCHETTI, R. Z.; AKEL SOBRINHO, Z.. Participação em banca de ARTHUR LEIDENS. INVESTIMENTOS NO RELACIONAMENTO E SUAS CONSEQUÊNCIAS : UM ESTUDO NO VAREJO DE VESTUARIO EM CURITIBA. 2006. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

12.
PRADO, P. H. M.; MARCHETTI, R. Z.; AKEL SOBRINHO, Z.. Participação em banca de DANIELLE MANTOVANI. O PROCESSO DE ESCOLHA DE SERVIÇO DE TELEFONIA CELULAR POR JOVENS EM CURITIBA. 2006. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

13.
MARCHETTI, R. Z.; KATO, H. T.; AKEL SOBRINHO, Z.. Participação em banca de Fabíola Fortunato Chudzikiewicz. Análise do Comportamento de Compra e satisfação do Cliente no Mercado de Panificadoras e Confeitarias em Curitiba. 2005. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

14.
PRADO, P. H. M.; AKEL SOBRINHO, Z.; KATO, H. T.. Participação em banca de Cris betina Schlemer. A Experiência de Consumo em Shoppings Centers - um estudo sobre a surpresa. 2005. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

15.
TOLEDO, G. L.; RODRIGUES FILHO, L. N.; AKEL SOBRINHO, Z.. Participação em banca de Kavita Miadaira Hamza. Marketing de relacionamento e estratégia Competitiva : um estudo exploratório no Mercado Empresarial de Inseminação Artificial. 2005. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de São Paulo.

16.
MARCHETTI, R. Z.; KATO, H. T.; AKEL SOBRINHO, Z.. Participação em banca de Camilla Maria Zanim Gusso. Antecedentes e consequências da satisfação dos compradores de automóveis novos em Curitiba. 2004. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

17.
AKEL SOBRINHO, Z.; KATO, H. T.; STEINER NETO, P. J.. Participação em banca de Paulino Massamori Hashimoto. Avaliação de atributos na compra de serviços bancários em Londrina. 2004. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

18.
MARCHETTI, R. Z.; NIQUE, W. M.; AKEL SOBRINHO, Z.. Participação em banca de Andréia Maura Frey de Lira. Segmentação e comportamento do consumidor no mercado de farmácias e drogarias em Curitiba. 2004. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

19.
PRADO, P. H. M.; SANTOS, R. C.; AKEL SOBRINHO, Z.. Participação em banca de Sérgio Ricardo Kaminski. Valores , Benefícios , Atributos e Dimensões Simbólicas no consumo de música popular jovem: uma análise exploratória. 2004. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

20.
AKEL SOBRINHO, Z.; CUNHA, J. C.; MELO NETO, F. P.. Participação em banca de Rafael Zunino Marques. Envolvimento e Interações Sociais no Comportamento de Compra dos Torcedores de Clubes de Futebol. 2004. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

21.
KATO, H. T.; AKEL SOBRINHO, Z.; MARCHETTI, R. Z.. Participação em banca de Tomás Sparano Martins. A relação entre Orientação para o Mercado , Desempenho Educacional e Financeiro em Escolas Particulares de Ensino Fundamental e Médio de Curitiba e Região Metropolitanae. 2004. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

22.
MARCHETTI, R. Z.; KATO, H. T.; AKEL SOBRINHO, Z.. Participação em banca de FERNANDO RAFAEL CUNHA. Modelo de Mensuração da Lealdade do Consumidor as Marcas Próprias de Supermercados. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

23.
MARCHETTI, R. Z.; PREVIDELLI, J. J.; AKEL SOBRINHO, Z.. Participação em banca de LUCIA APARECIDA LOZANO DE SOUZA. Comprometimento e Uso do Tempo pelo Consumidor: o caso da etnia japonesa na região de Campo Mourão - PR. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

24.
IAROZINSKI NETO, A.; AKEL SOBRINHO, Z.; SANTOS, N.; NASCIMENTO, D. E.. Participação em banca de Cristiane Stainsack. Analise de modelos de organização em incubadoras tecnológicas baseada em experiências nos EUA , França e Brasil. 2003. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

25.
AKEL SOBRINHO, Z.; TELMA, R. R.; OISHI, M.. Participação em banca de Rita Aparecida de Oliveira. Endomarketing nas organizações bancárias : um estudo de caso comparado. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

26.
OLIVEIRA, M. S. B. S.; ROLIM, M. C. M. B.; AKEL SOBRINHO, Z.. Participação em banca de Andrea Vieira Siqueira Serafini Rocha. A prática de consumo de chefes de família que vivem em situação de pobreza: estudo sobre a Comunidade Paz e Bem -Guarapuava-PR. 2003. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

27.
IAROZINSKI NETO, A.; NASCIMENTO, D. E.; SANTOS, N.; AKEL SOBRINHO, Z.. Participação em banca de CRISTIANE STAINSACK. Estruturação, Organização e Gestão de Incubadoras. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia - PGTE) - Centro Federal de Educação Tecnológica do PR.

28.
FARIA, A. A.; SILVA, E. D.; AKEL SOBRINHO, Z.. Participação em banca de Maycon Luis Ferreira Guedes. Comprometimento e confiança em cadeias produtivas. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

29.
CASTOR, B. V. J.; MOTTA, P. C.; AKEL SOBRINHO, Z.. Participação em banca de FELIPE JOSÉ MARROCO DO AMARAL ALVES. O Impacto da Proliferação da Música Digital nas Estratégias de Marketing das Empresas do Setor de Gravação Fonográfica. 2002. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

30.
MARCHETTI, R. Z.; SCHLEMM, M. M.; AKEL SOBRINHO, Z.. Participação em banca de FABIO LUCIANO VIOLIN. Fatores de Insucesso de Novos Produtos de Consumo na Indústria Alimentícia: estudo multicaso. 2002. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

31.
AKEL SOBRINHO, Z.; TOLEDO, G. L.; MARCHETTI, R. Z.. Participação em banca de João Pereira de Castilho Filho. Orientação Para o Mercado em Shopping Centers : um estudo comparado em shopping centers de valor e convencionais. 2002. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

32.
ROLIM, M. C. M. B.; FLORIANI, D.; AKEL SOBRINHO, Z.. Participação em banca de Sandra Berenice Ferrari Turra. O consumidor idoso e o exercício da cidadania nas práticas de consumo. 2002. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

33.
CASTOR, B. V. J.; SILVA, E. D.; AKEL SOBRINHO, Z.. Participação em banca de JOSÉ IVAN DE PAULA PROHMANN. Dinâmica do Esporte e Espetacularização do Futebol na Estratégia de Clubes de Futebol Profissional: um estudo comparativo de casos. 2001. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

34.
MARCHETTI, R. Z.; VASCONCELOS, I. F. G.; AKEL SOBRINHO, Z.. Participação em banca de ISAAK NEWTON SOARES. Influências dos Grupos de Referânica e da Mídia no Consumo de Artigos de Vestuário dos Adolescentes da Cidade de Curitiba. 2001. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

35.
MARCHETTI, R. Z.; TASCHNER, G. B.; AKEL SOBRINHO, Z.. Participação em banca de AURIO LUCIO LEOCADIO DA SILVA. Marketing Cultural: Critérios de Avaliação Utilizados pelas Empresas Patrocinadoras. 2001. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

36.
PALMEIRA, M.; PEREIRA, H. J.; AKEL SOBRINHO, Z.. Participação em banca de GASPAR COLLET PEREIRA. Influência do Composto Mercadológico na Escolha de Supermercados em Curitiba. 2000. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
AKEL SOBRINHO, Z.; STEINER NETO, P. J.; DIDONET, S. R.; FRANCISCO-MAFFEZZOLLI, E. C.; CORSO, J. M.. Participação em banca de João Pereira de Castilho Filho. Relacionamentos de marketing com stakeholders a partir da perspectiva da sustentabilidade: estudo na IBEMA Cia Brasileira de Papel. 2014. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

2.
GANDARA, J. M. G.; MOITAL, M.; AKEL SOBRINHO, Z.; PUCHASKI, K. R.; VALDUGA, V.; DINIZ FILHO, L. L.. Participação em banca de Graziela Scalise Horodyski. O Consumo na Experiência Turística: o caso dos souvenirs no destino Curitiba-PR. 2014. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.

3.
Moura, Claudia peixoto de; AKEL SOBRINHO, Z.; Baldissera, Rudimar; Stobaus, Claus Dieter; Scroferneker, Cleusa Maria A. Participação em banca de Camilo Catto. Relacionamento e (re)formação da identidade: uma abordagem para os estudos de comunicação em instituições de ensino superior. 2011. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

4.
CAMPOMAR, M. C.; FARIAS, S. A.; CRESCITELLI , EDSON; SANTOS, D. G.; AKEL SOBRINHO, Z.. Participação em banca de JOSÉ LUIZ TRINTA. AVALIAÇÃO DE MARCAS : PROPOSIÇÃO E VERIFICAÇÃO DA ACEITABILIDADE DE UM MODELO INTEGRATIVO. 2006. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade de São Paulo.

5.
TOLEDO, G. L.; SILVEIRA, J. A. G.; ANGELO, C. F.; SILVA, A. L.; AKEL SOBRINHO, Z.. Participação em banca de SERGIO LUIZ LEPSCH. ESTRATÉGIAS DOS GRANDE E MÉDIOS SUPERMERCADOS BRASILEIROS NA VIRADA DO SÉCULOXX PARA O XXI : UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM 31 EMPRESAS DO SETOR. 2001. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
AKEL SOBRINHO, Z.; TOALDO, Ana Maria M.; FRANCISCO-MAFFEZZOLLI, E. C.; STEINER NETO, P. J.. Participação em banca de João Pereira de Castilho Filho. Relacionamentos de marketing com stakeholders a partir da perspectiva da sustentabilidade: estudo na IBEMA Cia Brasileira de Papel. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

2.
AKEL SOBRINHO, Z.; TOALDO, Ana Maria M.; PRADO, P. H. M.; STEINER NETO, P. J.. Participação em banca de ELCIO EDUARDO DE PAULA SANTANA. Antecedentes, consequentes e moderadores do amor à marca: um estudo sobre torcedores-consumidores de times de futebol. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

Qualificações de Mestrado
1.
STEINER NETO, P. J.; DIDONET, S. R.; AKEL SOBRINHO, Z.. Participação em banca de Juliana Ceccatto Pires Borges. Experiencia Extraordinária e sua Relação com a Lealdade no Consumo de Pizza em Curitiba. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

2.
AKEL SOBRINHO, Z.; TOALDO, Ana Maria M.; STEINER NETO, P. J.. Participação em banca de Consuelo Pontarolo. Como a marca modera a prontidão à adoção de tecnologia pelo consumidor curitibano. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVESTRIN, C. B.; ROCHA, C. A. M.; AKEL SOBRINHO, Z.. Participação em banca de Ana Paula Raittz Cavallet.Comunicação integrada na Universidade Pública : uma proposta para a UFPR. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
AKEL SOBRINHO, Z.; BAPTISTA, P. P.; STEINER NETO, P. J.. BANCA DE QUALIFICAÇÃO DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO : MAXIMILIANO GONETECKI DE OLIVEIRA. 2013. Universidade Federal do Paraná.

2.
AKEL SOBRINHO, Z.; TOALDO, Ana Maria M.; STEINER NETO, P. J.. Membro (Presidente) da Banca de Qualificação de projeto da aluna Consuelo Pontarolo, título. 2013. Universidade Federal do Paraná.

3.
STEINER NETO, P. J.; DIDONET, S. R.; AKEL SOBRINHO, Z.. Membro de Banca de Qualificação de Projeto de Dissertação da mestranda Juliana Cecatto Pires Borges, intitulada "Experiência Extraordinária e sua Relação com a Lealdade no Consumo de Pizza em Curitiba". 2013. Universidade Federal do Paraná.

4.
AKEL SOBRINHO, Z.; BAPTISTA, P. P.; STEINER NETO, P. J.. Membro de Banca de Qualificação de Mestrado de Ligia Fiedler "O Impacto da Qualidade Percebida e a Autocongruência com a Marca na Lealdade dos Alunos de Instituições de Ensino Superior. 2010. Universidade Federal do Paraná.

5.
AKEL SOBRINHO, Z.; PRADO, P. H. M.; TOALDO, Ana Maria M.. Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de Eliane Batista Mady - A Evolução dos conceitos e práticas do marketing de relacionamento: um estudo de caso no varejo farmacêutico de Curitiba. 2008. Universidade Federal do Paraná.

6.
PRADO, P. H. M.; AKEL SOBRINHO, Z.; CUNHA, J. C.. Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de José Carlos Korelo - Fatores de influência na adoção de ferramentas tecnológicas de ensino: um estudo junto a professores. 2008. Universidade Federal do Paraná.

7.
AKEL SOBRINHO, Z.; TOALDO, Ana Maria M.; STEINER NETO, P. J.. Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de Douglas Fenrnado Brunetta - A Orientação para o mercado em empresas do setor de eventos: um estudo multicaso. 2008. Universidade Federal do Paraná.

8.
AKEL SOBRINHO, Z.; TOALDO, Ana Maria M.; PRADO, P. H. M.. Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de Silvia Alessandra Raimundo - O impacto do marketing interno na satisfação dos colaboradores e seu reflexo na satisfação dos clientes: um estudo multicaso na cidade de Cornélio Procópio. 2008. Universidade Federal do Paraná.

9.
AKEL SOBRINHO, Z.; TOALDO, Ana Maria M.; PRADO, P. H. M.. Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de Ivantuil Antunes dos Santos - estratégias competitivas das cooperativas de credito: um estudo multicaso. 2008. Universidade Federal do Paraná.

10.
AKEL SOBRINHO, Z.; TOALDO, Ana Maria M.; PRADO, P. H. M.. Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de Edemilson Messias dos Santos - Contribuições das IES no desenvolvimento regional do comercio varejista: estudo de casos múltiplos no norte pioneiro do Paraná. 2008. Universidade Federal do Paraná.

11.
PRADO, P. H. M.; MARCHETTI, R. Z.; AKEL SOBRINHO, Z.. Autoconceito de personalidade de marca na percepção de consumo de adolescentes. 2007. Universidade Federal do Paraná.

12.
PRADO, P. H. M.; STEINER NETO, P. J.; AKEL SOBRINHO, Z.. Traços de personalidade e participação de usuários em comunidades de sistemas de software livre. 2007. Universidade Federal do Paraná.

13.
BAPTISTA, P. P.; AKEL SOBRINHO, Z.; AUGUSTO, P. O. M.. Efeitos da Incorporação de uma empresa na lealdade e em seus antecedentes. 2007. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Encontro de Gestores de Compras das Instituições Federais de Ensino Superior da Regional Sudeste..Os recursos públicos para a Educação Superior. 2016. (Encontro).

2.
73ª SOEA ? Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia. 2016. (Encontro).

3.
Cerimônia de Abertura Brazil-Sweden Excellence Seminar Cooperação MCTI, CNPQ e CAPES. 2016. (Seminário).

4.
Congresso UFBA 70 anos. ORÇAMENTAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS. 2016. (Congresso).

5.
Seminario ?25 años de la Asociación de Universidades Grupo Montevideo. Una mirada hacia el futuro de la Educación Superior?.Reunião Conselho de Reitores. 2016. (Seminário).

6.
Seminário Andifes. 2016. (Seminário).

7.
XXII SENDI Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica.Painel sobre Ética. 2016. (Seminário).

8.
Dia D Educação.Palestra de Abertura. 2012. (Seminário).

9.
Fórum Nacional Consecti e Confap.O Setor Empresarial e a Academia. 2012. (Encontro).

10.
IV Seminário Internacional e V Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras,7.Palestra de Abertura: A Universidade na Ordem Mundial Contemporânea. 2012. (Seminário).

11.
XX Jornada de Jovens Pesquisadores da AUGM. Palestra de Abertura: Cidadania e Desenvolvimento Social. 2012. (Congresso).

12.
Encontro Internacional de Educação e Sustentabilidade.Educação e Sustentabilidade. 2011. (Encontro).

13.
Entrelinhas: O Plano Nacional de Educação em Discussão.O Plano Nacional de Educação em Discussão. 2011. (Seminário).

14.
III Seminario Internacional Universidade, Internacionalização e Responsabilidade Social do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras.Coordenador de Colóquio Temático. 2011. (Seminário).

15.
II Seminario Internacional Universidad-Sociedad-Estado de AUGM = Reforma Universitária: Universidades Latinoamericanas y desarrollo.Universidade, Sociedade e Estado - Universidades Latinoamericanas e desenvolvimento. 2011. (Seminário).

16.
V Encontro Nacional de Cerimonial Universitário.Cerimonial Universitário: A Figura do Reitor nas Solenidades Acadêmicas e a visão do Cerimonial e Protocolo. 2011. (Encontro).

17.
V Seminario de Integração Profissional do SIBI - UFPR.Relacionamento Interpessoal. 2011. (Seminário).

18.
Seminario de Avaliação Institucional da Educação Superior na UFPR.Abertura. 2010. (Seminário).

19.
Seminario Sobre a Universidade da Integração Latino-Americana - UNILA.Palestra de Abertura. 2010. (Seminário).

20.
XI Encontro de Reitores do Grupo Tordesillas. 2010. (Seminário).

21.
Forum de Marketing de Curitiba. 2009. (Seminário).

22.
Forum Paranaense de Administração.Nova sociedade, novo administrador, nova universidade. 2009. (Seminário).

23.
Forum de Marketing de Curitiba. 2008. (Seminário).

24.
Global Forum America Latina - Negócios, Universidades e Sociedade num mundo sustentável. 2008. (Congresso).

25.
III EMA - ENcontro de Marketing da ANPAD. 2008. (Congresso).

26.
1° Encontro de Secretários da UFPR. 2007. (Encontro).

27.
30 ENANPAD. O impacto da comunicação integrada de marketing na imaem percebida pelos clientes de uma empresa distribuidora de gás do Paraná. 2006. (Congresso).

28.
30 ENANPAD. Coordenador da sub-área:Marketing B - Comportamento, Dimensionamento e Previsão de Mercados. 2006. (Congresso).

29.
EMA 2006 - Encontro de Marketing. Coordenador da sub-área: Marketing B - Comportamento, Dimensionamento e Previsão de Mercados. 2006. (Congresso).

30.
EMA 2006 - Encontro de Marketing. Orientação para o mercado no varejo: teste empírico de um modelo. 2006. (Congresso).

31.
EMA 2006 - Encontro de Marketing. Orientação para mercado no setor elétrico: um estudo de caso. 2006. (Congresso).

32.
FORPLAD - Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração. 2005. (Outra).

33.
FORPLAD - Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração. 2005. (Outra).

34.
FORPLAD - Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração. 2005. (Outra).

35.
FORPLAD - Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração. 2005. (Outra).

36.
II Seminário de Gestão de Negócios.Posicionamento: explorando algumas dimensões do conceito na literatura. 2005. (Seminário).

37.
EMA 2004 - Encontro de marketing da ANPAD. 2004. (Congresso).

38.
FORPLAD - Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração.Racionalização de Procedimentos de Compra. 2004. (Encontro).

39.
Avaliar Para Quê? Avaliando as Políticas de Avaliação Educacional. 2003. (Seminário).

40.
Encontro Internacional sobre Avaliação Institucional, Cooperação e Entendimento Intercultural. 2003. (Encontro).

41.
FORPLAD - Fórum Nacional de Pró-Reiotres de Planejamento e Administração. 2003. (Outra).

42.
FORPLAD - Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração. 2003. (Outra).

43.
FORPLAD - Fórum Nacional e Pró-Reitores de Planejamento e Administração. 2003. (Outra).

44.
II Encontro Nacional do Fórum Brasil de Educação. 2003. (Encontro).

45.
Seminário de Planejamento Institucional 2003-2004. 2003. (Seminário).

46.
1º Seminário sobre importação de bens destinados ao desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica da UFPR.A UFPR e os recursos pra importação. 2002. (Seminário).

47.
BALAS 2002. Apresentação do Trabalho Científico: The Influence of the Internal Marketing on Market Orientation. 2002. (Congresso).

48.
ENANPAD 2002. 2002. (Congresso).

49.
FORPLAD - Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração. 2002. (Outra).

50.
FORPLAD - Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração. 2002. (Outra).

51.
II Seminário de Desenvolvimento Institucional do HC.Marketing Institucional e de Serviços. 2002. (Seminário).

52.
Workshop - Alimentos funcionais e nutracêuticos.O marketing e a comercialização de alimentos. 2002. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Consuelo Pontarolo. Como a marca modera prontidão à adoção de tecnologia pelo consumidor curitibano. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Maximiliano Gonetecki de Oliveira. Investigação das dimensões de benefícios dos produtos - apresentação da dimensão consciente. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
João Pereira de Castilho Filho. Relacionamentos de marketing com stakeholders a partir da perspectiva da sustentabilidade: estudo na IBEMA Cia Brasileira de Papel. Início: 2013. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

2.
João Pereira de Castilho Filho. RELACIONAMENTOS DE MARKETING COM STAKEHOLDERS ATRAVÉS DO VIÉS DA SUSTENTABILIDADE Estudo em uma Indústria de Papel e Celulose. Início: 2012. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Consuelo Pontarolo. Como uma marca reconhecida como inovadora modera a prontidão à adoção de tecnologia pelo consumidor curitibano de produtos tecnológicos. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

2.
Maximiliano Gonetecki de Oliveira. Investigação das dimensões de benefícios dos produtos - apresentação da dimensão consciente. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

3.
LIGIA FIEDLER. O Impacto da Qualidade Percebida e a Autocongruencia com a Marca na Lealdade dos Alunos de Instituições de Ensino Superior. 2011. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

4.
IVANTUIL ANTUNES DOS SANTOS. Estrategias competitivas das cooperativas de crédito: um estudo multicaso. 2009. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

5.
DOUGLAS FERNANDO BRUNETTA. A orientação para mercado em empresas do setor de eventos: um estudo multicaso. 2009. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

6.
ELIANE BATISTA MADY. A evolução dos conceitos e práticas do marketing de relacionamento: um estudo de caso no varejo farmacêutico de Curitiba. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

7.
SHIRLEI MIRANDA CAMARGO. Processo de Formulação de Layouts em supermercados convencionais no Brasil - um estudo comparativo. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

8.
FRANCISCO ROCHA DOS SANTOS. O Valor das torcidas de futebol: o customer equity dos clubes a partir dos resultados de bilheteria no campeonato brasileiro. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

9.
LEONARDO PINHEIRO DEBOÇÃ. ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS EM COOPERATIVAS AGROINDUSTRIAIS : UM ESTUDO DE CASO NO PARANÁ. 2006. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

10.
HOMERO PENITENTE DEBONI. MARKETING CULTURAL: UM ESTUDO COMPARATIVO DE CASOS EM TRÊS BANCOS NO BRASIL. 2006. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

11.
Paulino Massamori Hashimoto. Avaliação de atributos na compra de serviços bancários em Londrina. 2004. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

12.
RITA APARECIDA DE OLIVEIRA. Endomarketing nas Organizações Bancárias: um estudo comparado de casos. 2003. 120 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

13.
Camilo Catto. Comunicação integrada de marketing e imagem percebida:estudo em uma distribuidora de gás paranaense. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

14.
Rafael Zunino Marques. A influência do envolvimento e das interações sociais do torcedor no comportamento de compra de produtos de marca própria e dos patrocinadores de clubes de futebol. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

15.
João Pereira de Castilho Filho. Orientação para o Mercado em Shopping Center´s: um estudo comparativo em shopping center´s de valor e convencionais. 2002. 120 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

Tese de doutorado
1.
João Pereira de Castilho Filho. Relacionamentos de marketing com stakeholders a partir da perspectiva da sustentabilidade: estudo na IBEMA Cia Brasileira de Papel. 2014. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

2.
ELCIO EDUARDO DE PAULA SANTANA. Antecedentes, consequentes e moderadores do amor à marca: um estudo sobre torcedores-consumidores de times de futebol. 2010. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Leticia Yuriko Hoshiguti. Universidade Verde. Sustentabilidade ambiental na UFPR: um estudo de caso internacional.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização - MBA Marketing) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

2.
Angela Lins Donha. Criação de um canal de TV interno para unidades lotericas credenciadas pela Caixa Economica Federal. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

3.
Danielle C. Alves. O endomarketing como meio de ampliar os resultados organizacionais. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

4.
Juliana Moro Percegona. Varejo para baixa renda - plano de marketing para implantação de uma loja de bijouterias e acessorios femininos. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

5.
Leticia Akemi Sakuma. Plano de Marketing para abertura de uma nova loja da franquia cacau Show. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

6.
Vinicius Segui von Hartenthal. A importancia do marketing relacionado à globalização. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

7.
Pythagoras Schemidt Schroeder Junior. Projeto de criação de empresa no segmento de distribuição de GLP em Cascavel. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

8.
Fernanda Loro. Marketing e agronegocios: a commodity soja. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

9.
Pedro David da Silveira. Planejamento de marketing para venda de softwares para micro e pequenas empresas - estudo de caso Jahio.com. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

10.
Priscila casconcelos Micchi. A importancia do marketing promocional. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

11.
Fernanda B. Zanini. O PDV como ponto de contato estrategico com o cliente na construção da imagem de marca percebida - estudo de caso das telefonias celulares. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

12.
Guilherme Caruso Nascimento. Desafios do pequeno varejo alimenticio - estudo de caso da empresa caruso Empadas. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

13.
Ivan Luiz Nowicki. Venda direta de acessorios atraves do marketing de rede - estudo de caso. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

14.
Maira Oliveira Fuggi. Marketing de experiencia aplicado ao varejo de flores - estudo de caso da Agapanthus Floricultura. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

15.
Ana Paula Burkot. Estratégias de marketing de varejo adotadas pelos supermercados multinacionais em Curitiba. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

16.
Ana Paula Giacomitti. Comunicação no Varejo - um estudo de caso na loja Dimar Calçados. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

17.
Anderson Rodrigo Schmidt. Otimização de sites para mecanismo de busca. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

18.
Antonio Claudinei Catto. Relacionamento com o cliente e diferenciação de produto - estrategia adotada por uma industriia de cigarros de cravo. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

19.
Camila Faria da Silva. Marketing Social como diferencial competitivo: um estudo de caso no varejo. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

20.
Eduardo Vinicius Tavares. Estudo de soluções do marketing esportivo internacional e sua aplicabilidade de futebol brasileiro. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

21.
Fabio Odia Meneghati. Marketing no varejo de carnes em Curitiba: um estudo de caso na empresa Frigocarnes. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

22.
Flavia Apolinario da Silva Bueno. marketing em odontologia: estudo de caso comparativo entre duas clinicas de ortodontia. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

23.
Gabriella Ferreira Coutinho. O teatro como ferramenta de marketing interno. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

24.
Jefferson Paulino da Silva. Proposta de melhoria de layout de merchandising do mercado Lider. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

25.
karina Fernandes Pereira. Endomarketing - um caso de seucesso em uma instituição financeira. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

26.
Monica Baron Pereira. Estudo comparado de merchandising em shoppings convencionais e shoppings de desconto. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

27.
Thays Olivia Athayde. Endomarkeing - marketing de varejo - um estudo de caso no varejo de Curitiba. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

28.
Thomas geary de Paula Leite Carter. Merchandising no pequeno varejo. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

29.
Vanessa Stepora. Planejamento de Comunicação do Buffet Ilha do Mehl. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

30.
Daniel Perecim Funis. Segmentação no mercado de colhedoras de grãos na Argentina. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

31.
Paula Fernandez Dorta. Estudo de propaganda e promoções de venda em lojas de roupas femininas focadas no mercado de luxo em Curitiba. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

32.
Caio Henrique Leao Prado do Nascimento. Marketing social em empresas privadas. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

33.
Fernanda da veiga Bianchini. Análise comparada do impacto do merchandising e das vendas pessoais sobre a empresa varejista. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

34.
Marcos Lourenço bezerra de Moraes. Como o pequeno varejo atuante no segmento de supermercados pode enfrentar a dura concorrência imposta pelas grandes redes. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

35.
Neide Felippe. Marketing Social - um estudo de caso na Shell Brasil SA. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

36.
Sandro Valdecir Deretti Lemes. orientação para o mercado: um estudo comparativo no varejo de materiais de construção de Curitiba. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

37.
Edilson Freitas da Silva. marketing de varejo - evolução e tendências do varejo de alimentos no Brasil. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

38.
Marcos Mazurek Rodrigues. Rede de TV Corporativa via satélite como ferrmaneta de marketing para treinamento de força de vendas. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

39.
maria Paraguaçu de Souza Cardoso. Partido politica ou uma empresa? um estudo de caso sobre as estrategias de maketing do Partido dos Trabalhadores, no estado do PR. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

40.
Mauricio Carneiro. Proposta de uma equipe de venda externa para supermercado. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

41.
Maximilian Moraes Novicki. Pequenas empresas como alvo estrategico para agencias de publicidade. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

42.
Wilson Fernandes Vieira. Marketin Empresarial: uma proposta prática para o merchandising no varejo alimentício brasileiro. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

43.
Carlos Eduardo Gaissler Albuquerque. A influência dos materiais de ponto de venda no varejo farmacêutico nacional. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

44.
Cristiano David Geronasso. Estudo de caso MVP (Método de Vendas Perdigão) - ser e parecer dominante. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

45.
Daniel Fernandes Pereira. Philips: 80 anos no Brasil - fortalecendo a marca. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

46.
Gisele Bressan Hecke. Marketing de Varejo - implantando ações de marketing em uma loja do comércio de vestuário feminino. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

47.
Josiane Ferreira de Liz. O uso do endomarketing para melhoria da excelência na administração publica. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

48.
Luiz Guilherme Todeschi. Vendendo produtos sociais da Associação de Amigos do HC em meios eletrônicos. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

49.
Paulo de Jesus Monçores. Gestão de Relacionamento de Clientes para prestadores de serviços de tecnologia de informação. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

50.
Sandra de Oliveira Solda. Assessoria de Imprensa: a importância dessa ferramenta num planejamento de marketing e sua relação com outras ações. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

51.
Serli Aparecida Prestes. Marketing de Relacionamento no varejo de moda. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

52.
Tangria Valessa de Oliveira. Projeto de implantação do portal central mobile: aplicações diversas para telefones celulares empresa wise mobile. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

53.
Tatiana Schroden de Rezende. O papel da comunicação integrada oara o marketing interno. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

54.
Alice Yoko Sato. Rejuvenescimento da marca banco do Brasil com o Marketing Esportivo - vôlei. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

55.
Errica Maqueda Novaes. marketing de Relacionamento em Shoppings Centers - uma proposta prática. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

56.
Franciele Consalter. Marketing de varejo: Estrategias de sucesso para a fidelização de clientes de supermercados. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

57.
Giselle Lopes de Souza Lima. Implantação da nova livraria da UFPR. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

58.
Gustavo M da S Rego Aranha. Consultoria Interna em Marketing - Varejo Praxe comercio de artigos de vestuário Ltda. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

59.
Maria de Fatima da Silva Martins. O Pequeno varejo. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

60.
Thiers Ferreira Bueno. Logística de varejo Programas de Resposta Rápida. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

61.
Daniel Sviech. Marketing de Varejo no setor de produtos e serviços fotográficos: um estudo comparado de casos em Curitiba. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

62.
Fabio Aurelio Nabozni. Programa de acompanhamento e fidelização de pacientes - alternativas para sua maximização. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

63.
Jair da Silva. Varejo - implantação de uma loja de miçangas na praça de Curitiba. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

64.
Luciano Cesar Machado. Plano de Marketing de Varejo para empresa de roupas femininas Luangge. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

65.
André Luiz Wolpe. Nova estratégia de PDVC - um estudo de caso no setor de telefonia móvel. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

66.
Maria Cecilia Galli Lugani. Fontes Secundárias de Dados do Sistema de Informações de Marketing: uma alternativa viável para o varejo no Brasil. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

67.
Adriana B Sebastiany. Marketing de Relacionamento em Seguros - estudo de caso ômega Seguros. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

68.
Leonardo Augusto de Oliveira Escorsin. Planejamento de Marketing para Sorveteria D'Vicz : um plano de dar água na boca. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

69.
MARIA FRANCISCA CURY. GESTÃO DE VENDAS NO SETOR DE LOJAS DE DECORAÇÃO. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

70.
ANA CAROLINA MAINETTI ELLAS E LIGIA MARIA LACERDA MAZANEK. A IMPORTÃNCIA DA EMBALAGEM NA COMERCIALIZAÇÃO DE HORTALIÇAS MINIMAMENTE PROCESSADAS- ESTUDO DE CASO. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

71.
CARLOS JOSÉ DE OLIVEIRA. FRANQUIAS : A IMPORTÂNCIA DO PACOTE DE SERVIÇOS DO FRANQUEADOR. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

72.
EDGARD GONZALEZ. ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA LOCALIZAÇÃO DOS POSTOS DE VENDA NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES NO AEROPORTO INTERNACIONAL AFONSO PENA. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

73.
ADRIANA CECÍLIA KOSOSKI e ALESSANDRA KATHERINE PERDONCINI. SOFTWARE EDUCACIONAL POSITIVO INFORMÁTICA. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

74.
MAURÍCIO HINDI BACARAT. MELHORIA DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE TRANSPORTE VERTICAL E HORIZONTAL. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Qualidade E Produtividade) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

75.
Adriana Mamy Sunada. Marketing On-Line. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

76.
Erica Akita. Formação de um Estabelecimento Varejista no Setor de vestuário Feminino em Curitiba. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

77.
Lucia Tieko Godinho Silva. A Evolução de um Produto Líder no Mercado Automobilistico. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

78.
Marcelo Keiti Sugimati. Tênis de Mesa - desenvolvendo um novo serviço esportivo em Curitiba. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

79.
Marianne Amaral Siqueira. A Evolução do Merchandising no Brasil. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

80.
Patrick Luiz Lourenço Breder. Tendências em Marketing com Ênfase em Ambientação. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

81.
Rosi Aparecida Mouro. Marketing para Incubadoras de Empresas: um estudo comparativo de caso no Paraná. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

82.
Andréa Regina Beleski Machado. Instrumentos de Marketing Aplicáveis como fatores de Sucesso nas Empresas. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

83.
Andreia Afanio. CRM - Customer Relationship Manegement - da Teoria à Prática. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

84.
Beatriz Tiharu Watanabe. Marketing Social - Conceituação e Estudo de Caso de duas instituições bancarias. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

85.
José Fernando Cleto. Marketing de Varejo. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

86.
Marcelo Faiad Sartori. O Marketing de Serviços Alicado na Assit~encia aos Clientes de Automóveis Renault. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

87.
Sedenilso Antonio Machado. Marketing de Varejo. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

88.
Sergio Augusto Rolim Valeixo. CRM - Customer Relationship Manegement - da Teoria à Prática. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

89.
EDISON FRANCISCO MENDES VERNICK. Relacionamento com o pequeno varejo. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

90.
JOBER KACHUBOWSKI. Comercialização e distribuição de hortaliças hidropônicas na região metropolitana de Curitiba. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

91.
ALESSANDRA GAENSLY VICENTE. Marketing e Força de Vendas. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

92.
NELSON LUIZ GOMEZ. Marketing na Internet. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

93.
JOSÉ GUSTAVO MADERNA LEITE. Estratégias competitivas em hipermercados. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

94.
ANDRÉ COSTA. Marketing de varejo na Internet. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

95.
CARLOS JOSÉ DE OLIVEIRA. Fatores que contribuem para o sucesso e o insucesso no sistema de franchising. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

96.
RICHARD KOSCHMITZKI. CSC - Central de Serviço ao cliente. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

97.
ÁUREO LUCAS MACHADO. Marketing interno para Recursos Humanos. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

98.
PERLA LUCIANE EUZIERES. A comunicação de varejo para o mercado automobilístico. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

99.
SANDRA MARA ROSSETO. Proposta para aplicação de questionários aos clientes da Empresa X. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

100.
ALESSANDRA BOTELMANN. Marketing Direto: Gtech Brasil Holdings SA. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

101.
EMERSON LUIZ DE REZENDE. Segmentação e Estrutura de Vendas. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

102.
ARNO SIEBERT. Marketing Cultural da Secretaria de Estado da Cultura. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

103.
MARCIA REGINA CACESMARK. Plano de Marketing para promoção do PGE. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

104.
MARA MIECZNIKOWSKI. Fatores de influência na compra por impulso em supermercados. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ELISA VIVIANI SAMANIEGO RAMIREZ. Estagio Supervisionado Obrigatório. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Relações Publicas) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

2.
Fernanda Ullmann. Estágio Supervisionado Obrigarório. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

3.
Marianne Trevisan Kopp. Estágio Supervisionado Obrigatório. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.

4.
CAMILE DE ARAUJO JUST. Estágio Supervisionado Obrigatório. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Zaki Akel Sobrinho.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 22:23:18