Elenita de Ricio Tanamachi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1033343080980523
  • Última atualização do currículo em 06/09/2013


Possui graduação em Psicologia pela Fundação Educacional de Bauru (1978), mestrado em Pós Graduação Em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e doutorado em Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Atualmente é professor convidado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia escolar, atuação do psicólogo escolar, psicologia histórico-cultural, psicologia e formação do psicólogo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elenita de Ricio Tanamachi
Nome em citações bibliográficas
TANAMACHI, E. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.
Avenida Luiz Edmundo Carrijo Coube S/N
Vargem Limpa
17033360 - Bauru, SP - Brasil
Telefone: (14) 31036087
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1993 - 1997
Doutorado em Pós-Graduação em Educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Visão crítica de Educação e de Psicologia: elementos para a construção de uma visão crítica de Psicologia Escolar, Ano de obtenção: 1997.
Orientador: Celestino Alves da Silva Junior.
Palavras-chave: Psicologia; Educação; Psicologia Escolar; Pensamento Crítico.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Escolar / Especialidade: Análise de Produções Científicas Em Psicologia Escolar.
Setores de atividade: Educação.
1988 - 1992
Mestrado em Pós Graduação Em Educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Psicologia Escolar: Tendências e Avanços da Psicologia na Educação Escolar,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: José Misael Ferreira do Vale.
Palavras-chave: Tendências da Psicologia na Educação; Educação Escolar; Psicologia Escolar.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Escolar / Especialidade: Análise de Produções Científicas Em Psicologia Escolar.
Setores de atividade: Educação.
1979 - 1980
Especialização em Aperfeiçoamento Em Psicologia Educacional. (Carga Horária: 1485h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1973 - 1978
Graduação em Psicologia.
Fundação Educacional de Bauru.




Atuação Profissional



Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP, FAFE/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrou as seguintes disciplinas no curso de Especialização " A práxis como atividade formadora - Educação Infantil" aos professores da rede municipal de ensino de Santo André-SP: - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: ABORDAGEM CRÍTICA (fevereiro de 2012) - APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO (março de 2012) Ministrou a seguinte disciplina no curso de Especialização " Psicologia e Educação: queixa escolar e processo de escolarização" aos professores da rede municipal de ensino de Santo André-SP - A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A EDUCAÇÃO ESCOLAR (abril e maio de 2012)


FCT/UNESP campus de Presidente Prudente-SP, FCT/UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora Convidada pelo PPGE, Carga horária: 16
Outras informações
Ministrou a disciplina "Tópicos Especiais - Teoria e Método em Psicologia Histórico-Cultural" aos alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP.


Centro Universitário Toledo, UNITOLEDO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 10

Atividades

9/2006 - 10/2006
Ensino, Psicologia e Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos teórico-filosóficos e metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural e sua inserção na Educação

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 8

Atividades

8/2005 - 11/2006
Ensino, Escolarização e Diversidade, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
A Psicologia Histórico-Cultural e a Educação Escolar

Escola Municipal de Ensino Fundamental General Liberato Bittencourt, EMEF, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Psicólogo convidado, Enquadramento Funcional: Psicólogo convidado, Carga horária: 12

Atividades

3/2003 - 3/2004
Serviços técnicos especializados , Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação.

Serviço realizado
Ciclo de palestras e assessoria em Psicologia Escolar.

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, IPUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4
Outras informações
Coordena o grupo de estudos sobre Vigotski, no Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE), sediado no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 8

Atividades

12/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia.

2/2003 - 12/2003
Ensino, Psicologia e Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Questões teórico-práticas de uma perspectiva crítica de Psicologia e de Educação: novo enfoque para refletir sobre os problemas de aprendizagem
Fundamentos teórico-filosóficos do pensamento crítico em Psicologia e Educação: novo enfoque para refletir sobre os processos de aprendizagem e de escolarização

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 2003
Vínculo: Servidor público estatutário, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Término do vínculo em 21/02/2003, em função da aposentadoria.

Atividades

12/2000 - 2/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.

12/2000 - 2/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.

2/2000 - 2/2003
Extensão universitária , Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
Projeto Cidadania e Educação: Projeto Interdisciplinar de Intervenção em Escola Estadual.
8/1999 - 2/2003
Extensão universitária , Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
Projeto Cidadania e Direitos Humanos: Projeto Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção em Núcleo Habitacional no Município de Bauru.
8/1988 - 2/2003
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Escolar I e II
Psicologia da Educação I e II (Supervisão de estágio)
Educação Popular
Psicologia do Desenvolvimento I
8/1988 - 2/2003
Estágios , Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.

Estágio realizado
Supervisão de estágio em Psicologia da Educação.
8/1988 - 2/2003
Extensão universitária , Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
Projeto Saúde Mental do Escolar.
12/2001 - 12/2002
Direção e administração, Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
Sub-coordenadora do Curso de Graduação.
2/1998 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
Membro da comissão de estágio.
2/1997 - 12/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru, Centro de Psicologia Aplicada (CPA).

Cargo ou função
Membro do Conselho Diretor.
09/1997 - 11/2000
Direção e administração, Faculdade de Ciências de Bauru, Centro de Psicologia Aplicada (CPA).

Cargo ou função
Vice-supervisora do Centro de Psicologia Aplicada.
4/1997 - 3/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.

2/1997 - 12/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
Membro do conselho de curso.
2/1993 - 12/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
Membro do conselho de curso.
2/1993 - 12/1993
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
Membro da comissão de pesquisa.
2/1989 - 12/1993
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
Membro da comissão de assessoramento.

Universidade de Bauru, UB, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1988
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor instrutor, Carga horária: 20

Atividades

2/1988 - 7/1988
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Motivação
2/1988 - 7/1988
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento III
8/1987 - 12/1987
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem II
8/1986 - 12/1986
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
2/1986 - 7/1986
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Geral
2/1986 - 7/1986
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação

Secretaria de Educação do Município de Bauru, SEMB*, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1986
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviços, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1985 - 1986
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga Escolar, Carga horária: 20

Atividades

3/1986 - 12/1986
Serviços técnicos especializados , Prefeitura Municipal de Bauru, Divisão de Educação de Adultos e Jovens.

Serviço realizado
Assessora Técnica.
11/1985 - 2/1986
Serviços técnicos especializados , Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de São Paulo, Secretaria de Educação do Município de Bauru.

Serviço realizado
Psicóloga Escolar.

Escola Municipal de Primeiro Grau Paulo Setúbal, EMPG*, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1986
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino de Primeiro Grau, Carga horária: 20

Atividades

8/1984 - 2/1986
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática, Português, História, Geografia e Ciências

Centros Integrados de Ensino Superior de Ijuí, FIDENE, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1983
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 20

Atividades

1/1983 - 7/1983
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação IV

Fundação Educacional de Bauru, FEB*, Brasil.
Vínculo institucional

1978 - 1984
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor instrutor, Carga horária: 40

Atividades

2/1983 - 12/1983
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Evolutiva
2/1983 - 12/1983
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Evolutiva
2/1983 - 12/1983
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dinâmica de Grupo
2/1980 - 12/1983
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética Profissional
2/1979 - 12/1983
Extensão universitária , Faculdade de Ciências, Centro de Psicologia Aplicada.

Atividade de extensão realizada
Assessoria a centros de educação e recreção municipais e a escolas estaduais.
2/1981 - 12/1982
Direção e administração, Faculdade de Ciências, Centro de Psicologia Aplicada.

Cargo ou função
Coordenadora do Centro de Psicologia Aplicada.
2/1979 - 12/1981
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Geral
2/1980 - 12/1980
Ensino, Comunicação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Comunicação
2/1978 - 12/1978
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Psicologia Experimental I e II

Colégio São José, CSJ, Brasil.
Vínculo institucional

1974 - 1978
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 20

Atividades

2/1974 - 2/1978
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática, Português, História, Geografia e Ciências


Linhas de pesquisa


1.
Produção científica em Psicologia e Educação
2.
Atividade do psicólogo escolar
3.
Análise de produção teórica em Psicologia Escolar
4.
Pensamento crítico em Psicologia e Educação
5.
Grupo de Estudos sobre Vigotski


Projetos de pesquisa


2000 - 2003
Psicologia Escolar e Ação Profissional em uma Perspectiva Crítica

Descrição: Primeira proposta de pesquisa integrada do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar. Tem como objetivo realizar levantamento e análise da produção acadêmico-científica na área de Psicologia Escolar/Educacional que apresente uma perspectiva crítica de interpretação do fenômeno psicológico, levada a efeito nos últimos cinco anos em destacados centros de pesquisa nacionais e estrangeiros, visando à sistematização da produção acadêmica na área, para identificar e analisar os pressupostos teórico-metodológicos subjacentes a uma abordagem crítica da Psicologia na Educação. Envolve quatro fontes importantes de dados: dissertações e teses defendidas no Brasil, livros publicados no Brasil, produção acadêmica em centros de Psicologia Crítica no Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Austrália, cada qual investigada por um sub-projeto de autoria de um pesquisador..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Elenita de Ricio Tanamachi - Coordenador / Marisa Eugênia Melillo Meira - Integrante / Irineu Viotto Filho - Integrante.
2000 - 2003
Expressões do pensamento crítico em Psicologia Escolar/Educacional em dissertações e teses desenvolvidas no Brasil

Descrição: Vinculado ao Projeto Integrado de Pesquisa "Psicologia Escolar e Ação Profissional em uma Perspectiva Crítica", do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar-IPUSP/UNESP-Bauru. Dá continuidade aos projetos de pesquisa anteriormente desenvolvidos, no momento investigando dissertações e teses defendidas no período de 1995 a 2000 em programas de pós-graduação do Estado de São Paulo que oferecem área de concentração em Psicologia da Educação, Psicologia Educacional ou Psicologia Escolar, visando contribuir para a produção de conhecimentos teóricos e práticas possíveis da Psicologia na Educação. Além da construção coletiva de novos conhecimentos na área, por uma via de investigação que se integra ao Projeto "Psicologia Escolar e Ação Profissional em uma Perspectiva Crítica", este estudo vincula-se a atividades de extensão, de prestação de serviços à comunidade e a atividades didáticas da pesquisadora..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Elenita de Ricio Tanamachi - Coordenador / Irineu Viotto Filho - Integrante.
2000 - Atual
Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar

Descrição: Em funcionamento a partir do ano de 2001, no Serviço de Psicologia Escolar - Bloco de Atendimento do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e coordenado pela Profa. Dra. Marilene Proença Rebello de Souza, o laboratório é um espaço aberto ao debate acadêmico, permitindo articulações entre a reflexão teórico-filosófica e metodológica na área de Psicologia Escolar/Educacional e formas de atuação/extensão de serviços à comunidade, visando subsidiar a formação de pesquisadores e de profissionais em Psicologia. Tem como meta realizar seminários de pesquisa, grupos de estudos, organizar eventos científicos e implementar projetos coletivos de pesquisa, cujos temas tenham como referência tanto a dimensão educativa da Psicologia, quanto a dimensão psicológica da Educação, naqueles aspectos que permitem a ampliação do saber sobre o homem, sobre o indivíduo. Os temas a serem estudados e pesquisados incluem desde as bases epistemológicas dos saberes envolvidos na relação entre a Psicologia e a Educação, até questões teórico-práticas específicas da Psicologia Escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Elenita de Ricio Tanamachi - Coordenador / Cintia Copit Freller - Integrante / Adriana Marcondes Machado - Integrante / Beatriz de Paula Souza - Integrante / Yara Sayão - Integrante.
1997 - 2000
Análise da produção de teses e dissertações desenvolvidas em programas de pós-graduação em Psicologia Escolar

Descrição: Descreve, interpreta e analisa dissertações e teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, na área de concentração em Psicologia Escolar, no período de 1994 a 1998, com o intuito de contribuir para a atualização do pensar/fazer a Psicologia Escolar em uma perspectiva crítica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista Psicologia Escolar e Educacional - ABRAPEE


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Psicologia Escolar e Educacional (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia e Educação/Especialidade: Psicologia Escolar.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TANAMACHI, E. R.2006 TANAMACHI, E. R. ; LARA, Aline Frollini Lunardelli ; LOPES JUNIOR, Jair . Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n.3, p. 473-482, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TANAMACHI, E. R. (Org.) ; ROCHA, M. L. (Org.) ; SOUZA, M.P.R. (Org.) . Psicologia e Educação: Desafios teórico-práticos. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. 207p .

Capítulos de livros publicados
1.
TANAMACHI, E. R. ; VIOTTO, I. A. T. . Materialismo Histórico Dialético: atualidade do método e implicações à Educação e à Psicologia. In: Irineu A. Tuim Viotto Filho; Rosiane de Fátima Ponce. (Org.). Psicologia & Educação: perspectivas críticas para a ação psicopedagógica. 01ed.Birigui: Boreal, 2012, v. 01, p. 26-46.

2.
TANAMACHI, E. R. . A Psicologia no contexto do Materialismo Histórico Dialético: elementos para compreender a Psicologia Histórico-Cultural. In: Marisa Eugênia Melillo Meira; Marilda Gonçalves Dias Facci. (Org.). Psicologia Histórico-Cultural: contribuições para o encontro entre subjetividade e a educação. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007, v. 01, p. 63-92.

3.
TANAMACHI, E. R. . A mediação da Psicologia Histórico-Cultural na atividade de professores e do psicólogo. In: Sueli Guadelupe de Lima Mendonça; Stela Miller. (Org.). Vigotski e a escola atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. 1ed.Araraquara: Junqueira & Marin, 2006, v. , p. 65-84.

4.
TANAMACHI, E. R. ; MEIRA, M.E. M. . A atuação do psicólogo como expressão do pensamento crítico em Psicologia e Educação. In: Marisa Eugênia Mellilo Meira; Mitsuko Aparecida Makino Antunes. (Org.). Psicologia Escolar: Práticas Críticas. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003, v. , p. 11-62.

5.
TANAMACHI, E. R. ; ROCHA, M. L. ; SOUZA, M.P.R. . Apresentação. In: TANAMACHI, E. de R.; ROCHA, M. L.; PROENÇA, M.. (Org.). Psicologia e Educação: Desafios teórico-práticos. 2ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002, v. , p. 7-10.

6.
TANAMACHI, E. R. . Mediações teórico-práticas de uma visão critica em Psicologia Escolar. In: TANAMACHI, E. de R; ROCHA, M. L.; PROENÇA, M.. (Org.). Psicologia e Educação: Desafios teórico-práticos. 2ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002, v. , p. 73-103.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TANAMACHI, E. R. . Centro de Psicologia Aplicada comemora 25 anos de muito trabalho. Capsi-Ação, Unesp-Bauru, p. 01 - 03, 08 set. 1998.

2.
TANAMACHI, E. R. ; CANÊO, L. C. ; RODRIGUES, O. M. P. R. ; GARBULHO, N. de F. ; KROM, M. . Clínica-escola democratiza a Psicologia. Jornal da Cidade, Caderno Ser, Bauru, p. 03 - 05, 23 ago. 1998.

3.
TANAMACHI, E. R. ; MEIRA, M.E. M. . Psicologia Escolar: a transformação da teoria e da prática. Jornal de Psicologia - CRP/SP, São Paulo, , v. 143.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TANAMACHI, E. R. ; MEIRA, M.E. M. . Psicologia e Educação: uma perspectiva crítica para a atuação do psicólogo escolar. In: I Encontro Paranaense de Psicologia Escolar e Educacional: da teoria à prática escolar, 2004, Maringá. Anais, 2004.

2.
TANAMACHI, E. R. ; LUNARDELLI, Aline Frollini ; LOPES JUNIOR, Jair . Problematizando a prática educativa: concepções de desenvolvimento e de aprendizagem presentes no trabalho realizado em uma escola pública do município de Bauru. In: VII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2003, Águas de Lindóia. Anais, 2003. p. 3313-3329.

3.
TANAMACHI, E. R. . Projeto de atuação em Psicologia Escolar: uma alternativa para o trabalho do psicólogo escolar. In: I Congresso Nacional de Psicologia Escolar, 1992, Valinhos. Anais, 1992. p. 283-285.

4.
TANAMACHI, E. R. . Subsídios para elaboração de uma proposta de atuação do psicólogo na área de Educação. In: III Encontro de Psicólogos na área de Educação, 1983, São Paulo. Anais, 1983. p. 2-6.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TANAMACHI, E. R. . A mediação da perspectiva Histórico-Cultural no trabalho do psicólogo junto a professores. In: VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2005, Curitiba. Anais, 2005.

2.
TANAMACHI, E. R. . Atendimento à demanda de queixa escolar na perspectiva Histórico-Cultural. In: VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2005, Curitiba. Anais, 2005.

3.
TANAMACHI, E. R. . O trabalho do professor e do psicólogo mediado pela Psicologia Histórico-Cultural. In: III Simpósio Brasileiro de Psicologia Política, 2005, Bauru. Anais, 2005.

4.
TANAMACHI, E. R. . Fundamentos teórico-filosóficos do pensamento crítico em Psicologia Escolar. In: VI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2003, Salvador. Anais, 2003. p. 352-352.

5.
TANAMACHI, E. R. . Repensando a intervenção institucional em Educação: o lugar da Psicologia Escolar. In: VI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2003, Salvador. Anais, 2003. p. 122-123.

6.
TANAMACHI, E. R. . Classes Populares e Universidade Pública: Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão na Perspectiva da Transformação Social. In: V Encontro de Psicologia Social Comunitária - ABRAPSO - Bauru - "O Método Materialista Histórico Dialético", 2001, Bauru. Anais, 2001. p. 86-87.

7.
TANAMACHI, E. R. . Mediações da Psicologia na Construção do Sentido Social da Apredizagem Escolar. In: IX Encontro Estadual de Clínicas-escolas - Formação em Psicologia: Integração Teoria e Prática - Avanços e Possibilidades, 2001, Bauru. Programa-Resumos, 2001. p. 27-27.

8.
TANAMACHI, E. R. . Psicologia Escolar e Ação Profissional em uma Perspectiva Crítica. In: V Congresso Interno do Instituto de Psicologia - USP, 2001, São Paulo. Resumos, 2001. p. 40-40.

9.
TANAMACHI, E. R. . Visão Crítica de Psicologia Escolar: Tendências Atuais. In: V Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2000, Itajaí. Anais, 2000. p. 72-72.

10.
TANAMACHI, E. R. . Cidadania e Direitos Humanos: Projeto Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção. In: VIII Encontro Regional da ABRAPSO, 2000, Piracicaba. Caderno de Resumos, 2000. p. 216-217.

11.
TANAMACHI, E. R. . Situando alguns elementos para pensar uma concepção critica de Psicologia. In: X Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 1999, São Paulo. Programa científico e resumos, 1999. p. 28-28.

12.
TANAMACHI, E. R. ; AZEVEDO, M. A. S. B. ; GUELLERO, S. ; MORELLI, C. ; PERETTI, A. ; SOUZA, A. R. C. . Intervenção do Psicólogo em Psicoterapia Breve e Psicologia Escolar: um trabalho de parceria. In: XI Congresso de Iniciação Científica - UNESP, 1999, Presidente Prudente. Resumos - Ciências Humanas, 1999. p. 156-156.

13.
TANAMACHI, E. R. . Elementos para pensar en la Psicología como una ciencia de la vida concreta de los individuos. In: 1 er. Congreso Internacional - Psicología Social de la Liberación, 1998, Iztapalapa. Resumenes, 1998.

14.
TANAMACHI, E. R. . A pesquisa como subsídio para refletir criticamente a formação/intervenção em Psicologia Escolar. In: XXVIII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1998, Ribeirão Preto. Resumos de Comunições Científicas. Ribeirão Preto: SBP/Legis Summa, 1998. p. 56-57.

15.
TANAMACHI, E. R. . Tendências atuais do pensamento crítico em Psicologia Escolar. In: VII Encontro Regional da Associação Brasileira de Psicologia Social - São Paulo e II Encontro Local de Psicologia Social e Comunitária - Neoliberalismo e os Desafios para a Psicologia Social, 1998, Bauru. Anais, 1998. p. 42-43.

16.
TANAMACHI, E. R. . Implicações de uma concepção critica de Psicologia e de Educação para a Psicologia Escolar. In: XXVI Congresso Interamericano de Psicologia, 1997, São Paulo. Resumos - Abstracts, 1997. p. 76-77.

17.
TANAMACHI, E. R. . Psicologia Escolar: reconstruindo as relações entre crianças, família e escola. In: VI Semana de Psicologia, 1997, Bauru. Caderno de Resumos, 1997. p. 55-55.

18.
TANAMACHI, E. R. . Intervenção em instituição pública de ensino: em busca de novos caminhos para a Psicologia Escolar. In: II Encontro de Divulgação de Projetos de Extensão à Comunidade, 1997, Bauru. Caderno de Resumos, 1997. p. 55-56.

19.
TANAMACHI, E. R. . Projetos de atuação em Psicologia Escolar em uma perspectiva crítica. In: VI Semana de Psicologia, 1997, Bauru. Caderno de Resumos, 1997. p. 58-58.

20.
TANAMACHI, E. R. . Projeto de atuação em Psicologia Escolar. In: I Encontro Local para a Divulgação de Projetos de Extensão à Comunidade, 1996, Bauru. Caderno de Resumos, 1996. p. 74-74.

21.
TANAMACHI, E. R. . Psicologia Escolar: tendências e avanços da Psicologia na Educação Escolar. In: 45.a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1993, Recife, 1993. p. 861-861.

22.
TANAMACHI, E. R. ; MEIRA, M.E. M. ; GOMES, Marisa Rodrigues . Subsídios para refletir novas formas de ação da Psicologia a partir da prática de estagiários de Psicologia Escolar em uma escola estadual de primeiro e segundo graus de Bauru. In: XI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, 1981, Ribeirão Preto. Anais (Programas), 1981. p. 52-52.

Apresentações de Trabalho
1.
TANAMACHI, E. R. ; ASBAHR, F. S. F. ; BERNARDES, M.E. M. B. . O Significado histórico da crise da psicologia: reflexões sobre a obra de Vigostki e suas implicações para a educação escolar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
TANAMACHI, E. R. . A relação indivíduo sociedade na atividade do Psicólogo Escolar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
TANAMACHI, E. R. ; ASBAHR, F. S. F. ; BERNARDES, M.E. M. B. . CAPÍTULO DE LIVRO NO PRELO -Teoria, método e pesquisa na Psicologia Histórico-Cultural 2013 (CAPÍTULO DE LIVRO NO PRELO).

2.
TANAMACHI, E. R. . PREFÁCIO DO LIVRO - Adolescência em foco: contribuições para a Psicologia e Educação. (Org.) Zaíra Fátima de Rezende Gonzalez Leal; Marilda Gonçalves Dias Facci; Marilene Proença Rebello de Souza. Maringá: EDUEM, 2013 (PREFÁCIO DE LIVRO A SER PUBLICADO).

3.
TANAMACHI, E. R. . PREFÁCIO DO LIVRO: Atuação do Psicólogo na rede pública de educação: concepções, práticas e desafios (Org.) - Marilene Proença Rebello de Souza; Silvia Maria Cintra da Silva; Kátia Yamamoto 2013 (PREFÁCIO DE LIVRO A SER PUBLICADO).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
TANAMACHI, E. R. . Parecerista de 03 trabalhos do XI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2013.

2.
TANAMACHI, E. R. . Parecerista Ad hoc da Revista Psicologia Escolar e Educacional. 2012.

3.
TANAMACHI, E. R. . Parecerista do I Encontro Paulista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional ABRAPEE. 2012.

4.
TANAMACHI, E. R. . Parecerista do X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2011.

5.
TANAMACHI, E. R. . Consultorria ad hoc da revista Psicologia em Estudo. 1999.

6.
TANAMACHI, E. R. . Assessoria à equipe de Psicólogos Escolares da Secretaria Municipal de Educação de Bauru. 1996.

Trabalhos técnicos
1.
TANAMACHI, E. R. . Coordenação do Simpósio Psicologia Histórico-Cultural: dez anos de contribuições do grupo de estudos do LIEPPE no XI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2013.

2.
TANAMACHI, E. R. ; SOUZA, M.P.R. ; MEIRA, M.E. M. ; MACHADO, A. M. ; FRELLER, C. C. ; VIOTTO, I. A. T. . Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar. 2000.

3.
TANAMACHI, E. R. . Banca examinadora do exame geral de qualificação, nível de mestrado do aluno João Henrique Rossler, do curso de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP-Araraquara. 2000.

4.
TANAMACHI, E. R. . Banca examinadora da defesa de dissertação de mestrado: Concepções de aprendizagem subjacentes ao discurso dos professores das séries iniciais de Pato Branco, apresentada por Edval Sebastião Teixeira, aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, da UNESP-Marilia. 2000.

5.
TANAMACHI, E. R. . Banca examinadora da defesa de tese de doutorado: Histórias de indisciplina escolar e a atuação do Psicólogo, apresentada por Cintia Copit Freller, aluna do curso de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do IP-USP. 2000.

6.
TANAMACHI, E. R. . Banca examinadora do concurso para professor não-titular da área de Psicologia Escolar do Departamento de Psicologia - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Estadual de Maringá. 1999.

7.
TANAMACHI, E. R. . Comissão julgadora do concurso para provimento de um cargo de Professor Doutor, na especialidade Psicologia Escolar, junto ao Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do IP-USP. 1999.

8.
TANAMACHI, E. R. . Banca examinadora de defesa de dissertação de mestrado intitulada: O Psicólogo nas escolas municipais de Maringá: a história de um trabalho e a análise de seus fundamentos teóricos. 1998.

9.
TANAMACHI, E. R. . Banca examinadora do exame geral de qualificação do projeto intitulado: O Psicólogo nas escolas municipais de Maringá-a história de um trabalho e a análise de seus fundamentos teóricos. 1997.


Demais tipos de produção técnica
1.
TANAMACHI, E. R. ; ASBAHR, F. S. F. ; BERNARDES, M.E. M. B. . Mini-curso: Teoria, método e pesquisa na Psicologia Histórico-Cultural. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
TANAMACHI, E. R. ; MEIRA, M.E. M. . IV Encontro de Psicologia Escolar - Psicologia e Ação Profissional: A Psicologia em busca de novos caminhos. 2000 (Coordenação de trabalhos e eventos científicos) .

2.
TANAMACHI, E. R. ; MARTINS, S. T. F. ; VIOTTO, I. A. T. . IV Encontro da Associação Brasileira de Psicologia Social - Núcleo de Bauru. 2000 (Participação em comissão científica) .

3.
TANAMACHI, E. R. ; MEIRA, M.E. M. ; SOUZA, M.P.R. ; FRELLER, C. C. ; VIOTTO, I. A. T. . Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar. 2000 (Organização e Criação do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar) .

4.
TANAMACHI, E. R. ; SOUZA, M.P.R. ; FRELLER, C. C. . Reflexóes sobre questões teóricas orientadoras de práticas de Psicologia Escolar. 2000 (Coordenção de Mesa Redonda) .

5.
TANAMACHI, E. R. ; SOUZA, M.P.R. ; ROCHA, M. L. ; AGUIAR, W. M. J. . Visão Crítica de Psicologia Escolar: Tendências Atuais. 2000 (Coordenação de Mesa Redonda com Apresentação de Tema) .

6.
TANAMACHI, E. R. ; MARTINS, S. T. F. ; SILVA, L. F. ; UNGER, D. . Cidadania e direitos humanos: projeto interdisciplinar de pesquisa e intervenção. 2000 (Pôster) .

7.
TANAMACHI, E. R. . III Encontro de Psicologia Escolar - Pensamento Crítico e Ação profissional: a Psicologia em busca de novos caminhos. 1999 (Coordenação de trabalhos e eventos científicos) .

8.
TANAMACHI, E. R. ; CANÊO, L. C. ; DAIBEM, A. M. L. ; NEME, C. M. B. ; ZONTA, C. . A dimensão educativa da atuação do Psicólogo Escolar. 1999 (Coordenação de Mesa Redonda com Apresentação de Tema) .

9.
TANAMACHI, E. R. ; SOUZA, M.P.R. ; MEIRA, M.E. M. . Situando alguns elementos para pensar uma concepção crítica de psicologia. 1999 (Apresentação de tema em mesa redonda) .

10.
TANAMACHI, E. R. . II Encontro de Psicologia Escolar - Pensamento Crítico e Ação Profissional: A Psicologia Escolar em busca de novos caminhos. 1998 (Coordenação de trabalhos e eventos científicos) .

11.
TANAMACHI, E. R. ; MARTINS, S. T. F. ; VIOTTO, I. A. T. . VII Encontro Regional da Associação Brasileira de Psicologia Social - São Paulo e II Encontro de Psicologia Social e Comunitária - ABRAPSO Bauru. 1998 (Participação em comissão científica) .

12.
TANAMACHI, E. R. ; ROCHA, M. L. ; SOUZA, M.P.R. . A pesquisa como subsídio para refletir criticamente a formação/intervenção em Psicologia Escolar. 1998 (Apresentação de tema em sessão coordenada) .

13.
TANAMACHI, E. R. ; MEIRA, M.E. M. . A Psicologia Escolar frente aos desafios do neoliberalismo:alternativas teórico-práticas para o trabalho do psicólogo escolar. 1998 (Apresentação de tema em mesa redonda) .

14.
TANAMACHI, E. R. . Projeto de atuação em Psicologia Escolar: Possibilidades de expressão de uma concepção histórico-crítica de Psicologia na Educação. 1997 (Conferência) .

15.
TANAMACHI, E. R. ; MACHADO, A. M. . Implicações de uma concepção crítica de Psicologia e de Educação para a Psicologia Escolar. 1997 (Apresentação de tema em mesa redonda) .

16.
TANAMACHI, E. R. . Visão crítica de Educação e de Psicologia: elementos para a construção de uma visão crítica de Psicologia Escolar. 1997 (Pôster) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TANAMACHI, E. R.; VIOTTO FILHO, Irineu; LIBORIO, R. M. C.. Participação em banca de Anderson de Oliveira Pelegrini. Análise de uma experiência de trabalho de formação de crianças: a pobreza e a exclusão social em foco. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.

2.
TANAMACHI, E. R.; FACCI, M. G. D. F.; BARROCO, S. M. S.. Participação em banca de Clayton Washington dos Reis. A atividade principal e a velhice: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
FACCI, M. G. D. F.; TANAMACHI, E. R.; BARROCO, S. M. S.. Participação em banca de Meire da Fonseca Bifon. A constituição social da potencialidade humana: contribuição para o estudo da superdotação. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
AZEVEDO, M. A. N.; TANAMACHI, E. R.; SOUZA, M.P.R.. Participação em banca de Janyssa Oliveira Szanto. Psicologia e educação de jovens e adultos: histórias de vida e caminhos percorridos pelos jovens que voltaram à escola.. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de São Paulo.

5.
ANTUNES, M. A. M.; TANAMACHI, E. R.; DAVIS, C. L. F.. Participação em banca de Raquel Alves Cassoli. As várias faces da produção do fracasso escolar: em nome da inclusão, história de exclusão. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação (Psicologia da Educação)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
SOUZA, M.P.R.; TANAMACHI, E. R.; MOURA, M. O.. Participação em banca de Flávia da Silva Ferreira Asbahr. Sentido pessoal e projeto político pedagógico: análise da atividade pedagógica a partir da psicologia histórico-cultural. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
TANAMACHI, E. R.; ARAUJO, E. S.; TAFFAREL, C. N. Z.; MOURA, M. O.. Participação em banca de Carolina Picchetti Nascimento. A organização do ensino da Educação Física a partir de princípios teóricos e didáticos da teoria histórico-cultural. 2013.

2.
TANAMACHI, E. R.; MOURA, M. O.; SOUZA, D.T. R.; FACCI, M. G. D. F.; SOUZA, M.P.R.. Participação em banca de Flávia da Silva Ferreira Asbahr. Por que aprender isso, professora? Sentido pessoal e atividade de estudo na psicologia histórico-cultural. 2011. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

3.
TANAMACHI, E. R.; FACCI, M. G. D. F.; LEME, M. I. S.; ROMAN, M. D.; SOUZA, M.P.R.. Participação em banca de Zaíra Fátima de Rezende Gonzalez Leal. Educação escolar e constituição da consciência: um estudo com adolescentes a partir da psicologia histórico-cultural. 2010. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

4.
TANAMACHI, E. R.; PLACCO, V. M. N. S.; MARTINS, L. M.; ANTUNES, M. A. M.; ANDRE, M. E. D. A.. Participação em banca de Rosiane de Fátima Ponce. Da prática à teoria, da teoria a práxis: uma pesquisa intervenção com professores universitários sem formação pedagógica. 2010. Tese (Doutorado em Educação (Psicologia da Educação)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
TANAMACHI, E. R.; LIBORIO, R. M. C.; VIOTTO, I. A. T.. Participação em banca de Marcos Vinicius Francisco. Resiliência, risco e proteção na vida de escolares expostos ao bullying. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - FCT/UNESP campus de Presidente Prudente-SP.

2.
MOURA, M. O.; ARAUJO, E. S.; TAFFAREL, C. N. Z.; TANAMACHI, E. R.. Participação em banca de Carolina Picchetti Nascimento. A organização do ensino da Educação Física a partir de princípios teóricos e didáticos da teoria histórico-cultural. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo.

3.
TANAMACHI, E. R.; GUZZO, R. S. L.; SOUZA, V. L. T.; BERNARDO, M. H.; SILVA, S. M. C.. Participação em banca de Walter Mariano de Faria Silva Neto. Supervisão de estágio em Psicologia escolar: formação e papel do supervisor em uma perspectiva crítica. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
TANAMACHI, E. R.; LIBORIO, R. M. C.; VIOTTO, I. A. T.. Participação em banca de Anderson de Oliveira Pelegrini. Análise de uma experiência de formação de crianças na escola: a pobreza e a exclusão social em foco. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - FCT/UNESP campus de Presidente Prudente-SP.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUZA, D.T. R.; TANAMACHI, E. R.. Participação em banca de José Valmir de Souza Ratts. Escolarização e pedagogia histórico-crítica: elementos para refletir sobre um lugar da educação no processo de humanização. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escolarização e Diversidade) - Universidade de São Paulo.

2.
SOUZA, D.T. R.; TANAMACHI, E. R.. Participação em banca de Luciana Gomes Siqueira. A atuação do psicólogo no contexto da Psicologia Histórico-Cultural. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escolarização e Diversidade) - Universidade de São Paulo.

3.
TANAMACHI, E. R.; SOUZA, D.T. R.. Participação em banca de Marisa Corrêa Siebert. A Terapia Ocupacional na educação escolar: contribuições da psicologia histórico-cultural no ensino da educação artística. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escolarização e Diversidade) - Universidade de São Paulo.

4.
TANAMACHI, E. R.; SOUZA, D.T. R.. Participação em banca de Sandra Aparecida Santana Assali. Elementos necessários à compreensão da psicologia histórico-cultural no ensino da educação artística. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escolarização e Diversidade) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Compromisso Ético Político da Psicologia na Educação como expressão da Perspectiva Histórico-Cultural. 2013. (Congresso).

2.
XI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. A Psicologia Histórico-Cultural como expressão do Método Materialista Histórico Dialético. 2013. (Congresso).

3.
II Seminário sobre Método e Metodologia em Pesquisa na Abordagem da Psicologia Histórico-Cultural.As proposições de Vigotski para transformar o método de Marx no Capital que falta à Psicologia. 2013. (Seminário).

4.
I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 11ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. 2012. (Congresso).

5.
X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Pesquisa e intervenção na Psicologia Histórico-Cultural. 2011. (Congresso).

6.
X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional- CONPE. Pesquisa e intervenção na Psicologia Histórico-Cultural. 2011. (Congresso).

7.
V Seminário do NEPPEM - Psicologia Histórico-Cultural e Marxismo.O marxismo e a Psicologia Histórico-Cultural. 2011. (Seminário).

8.
Seminário - O conceito de mediação na teoria histórico-cultural.O Método Materialista Histórico Dialético e a Pesquisa na Psicologia Histórico-Cultural. 2011. (Seminário).

9.
X Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar- LIEPPE. 2010. (Seminário).

10.
IV Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.Marxismo: concepção e método II. 2009. (Encontro).

11.
Evento Preparatório para o ano da Educação do Conselho Regional de Psicologia Subsede São José do Rio Preto.Psicologia e Instituições Escolares e Educacionais. 2008. (Seminário).

12.
II Seminário do Fórum Estadual de Educação Inclusiva em Santa Catarina.Psicologia em Instituições Escolares e Educacionais. 2008. (Seminário).

13.
II Congresso de Psicologia da Região Centro Sul do Paraná. Psicologia Escolar: da sua história no Brasil às propostas no Paraná. 2007. (Congresso).

14.
Encontro de alunos dos cursos de graduação em Psicologia, Pedagogia e Letras da Universidade Paulista..Psicologia da Educação: pressupostos e implicações para a prática profissional. 2007. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TANAMACHI, E. R. ; SOUZA, M.P.R. . XIII Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar - LIEPEE e V Seminário Conjunto LIEPEE e GEPAPE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica. 2013. (Outro).

2.
TANAMACHI, E. R. ; SOUZA, M.P.R. . Atividades do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar. 2012. (Outro).

3.
TANAMACHI, E. R. ; SOUZA, M.P.R. . XII Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar e II Seminário Conjunto LIEPPE/GEPAPE Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica. 2011. (Outro).

4.
TANAMACHI, E. R. ; SOUZA, M.P.R. . X Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar- LIEPPE. 2010. (Outro).

5.
TANAMACHI, E. R. ; SOUZA, M.P.R. . VIII Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar- LIEPPE. 2009. (Outro).

6.
TANAMACHI, E. R. ; SOUZA, M.P.R. . VI Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar- LIEPPE. 2008. (Outro).

7.
TANAMACHI, E. R. ; SOUZA, M.P.R. . V Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar- LIEPPE. 2007. (Outro).

8.
TANAMACHI, E. R. . Reunião de Estudo: "O processo de alfabetização e o lugar da Psicologia Escolar". 1998. (Outro).

9.
TANAMACHI, E. R. . Evento Comemorativo dos 25 anos de Existência do Centro de Psicologia Aplicada da Unesp - Bauru. 1998. (Outro).

10.
TANAMACHI, E. R. . III Encontro Local para Divulgação de Projetos de Extensão à Comunidade. 1998. (Outro).

11.
TANAMACHI, E. R. ; MEIRA, M.E. M. . II Encontro de Psicologia Escolar "Pensamento Crítico e Ação Profissional: A Psicologia Escolar em Busca de Novos Caminhos". 1998. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 26/11/2014 às 11:50:22