Marta Alves da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2399086548519667
  • Última atualização do currículo em 04/02/2019


Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Ceará -UFC. Linha de pesquisa em formação do professor e tecnologias Digitais. Mestrado em Ciências da Computação. Linha de pesquisa Informática Educativa, pela UECE. Especialista em Língua Portuguesa, pela UECE. Especialista em Língua Brasileira de Sinais, pela AVM Instituto. Licenciada em Letras/Português e Literatura. Atua principalmente nos seguintes temas:Educação, Educação a Distância, Informática Educativa, Ambientes Informatizados, Metodologia aplicada à pesquisa, Metodologia e Tecnologia digital. Trabalha no Instituto Federal do Ceará Campus Fortaleza - IFCE, na Diretoria de Extensão como coordenadora da coordenação Centro de Inclusão Digital (CID) do Campus de Fortaleza. Desenvolve pesquisa na Área da Educação, Empreendedorismo e inovação, analisa e orienta projetos, cursos, programas e eventos de extensão. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marta Alves da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, M. A.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Ceará - Reitoria, MEC.
Av. Treze de Maio, 2081
Benfica
60040531 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 33073635
Ramal: 3635
Fax: (85) 33073635
URL da Homepage: http://www.ifce.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO COM A METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Pof. Dr. Hermínio Borges Neto.
Coorientador: Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos.
Palavras-chave: INFORMÁTICA EDUCATIVA; FORMAÇÃO DO PROFESSOR. METODOLOGIA. TECNOLOGIA.
Grande área: Ciências Humanas
2000 - 2002
Mestrado profissional em Mestrado Profissional Em Computação.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, UECE, Brasil.
Título: A aplicação de ambientes educacionais informatizados de aprendizagem na produção do texto escrito: um estudo de caso, Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Cassandra Ribeiro de Oliveira e Silva.
Palavras-chave: AMBIENTES INFORMATIZADOS; INFORMÁTICA EDUCATIVA; PRODUÇÃO DO TEXTO ESCRITO.
2015 - 2016
Especialização em Curso de Pós-Graduação em LIBRAS. (Carga Horária: 420h).
AVM INSTITUTO, AVM, Brasil.
Título: A LÍNGUA DE SINAIS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO CONTEXTO EDUCACIONAL: revisão bibliográfica.
Orientador: Rosângela Nezeiro da Fonseca Jacob.
1998 - 1999
Especialização em Especialização em Língua Portuguesa. (Carga Horária: 435h).
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, UECE, Brasil.
Título: Coesão referencial.
1988 - 1996
Graduação em Licenciatura em Letras.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Curso Noções Básicas de Língua e Cultura Francesa - Niveau Débutant. (Carga horária: 40h).
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ, IFCE, Brasil.
2017 - 2017
Curso Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas. (Carga horária: 4h).
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ, IFCE, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Formação de Tutor a Distância e de Professor Formador. (Carga horária: 80h).
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ, IFCE, Brasil.
2012 - 2014
Curso de LIBRAS. (Carga horária: 450h).
Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará, CREAECE, Brasil.
2012 - 2012
Didática para Facilitadores de Aprendizagem 2.0. (Carga horária: 40h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2011 - 2011
Formação de Tutores a Distância. (Carga horária: 80h).
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnolog, IFCE, Brasil.
2010 - 2010
Formação de Professores Formadores. (Carga horária: 80h).
Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE, Brasil.
2006 - 2007
Informática - Software livre. (Carga horária: 120h).
Centro de Treinamento e Desenvolvimento, CETREDE, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Ferramentas para Análise de Imagens - Aplicações E. (Carga horária: 20h).
Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE, Brasil.
2004 - 2004
Formador do curso de capacitação em EAD. (Carga horária: 60h).
Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE, Brasil.
2004 - 2004
Capacitação no Ambiente Digital de Aprendizagem. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2004 - 2004
Ensino Assistido por computador a partir da modeli. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2004 - 2004
Capacitação em EAD, na modalidade Semipresencial. (Carga horária: 60h).
Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE, Brasil.
2004 - 2004
Formação de Alfabetizadores do Programa BB-Educar. (Carga horária: 40h).
Banco do Brasil, BB, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Francês Instrumental. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Revisão de textos. (Carga horária: 160h).
Oficina da Linguagem, OL, Brasil.
1995 - 1999
Revisão de Textos. (Carga horária: 160h).
Oficina da Linguagem, OL, Brasil.
1987 - 1987
Curso de DBASE II. (Carga horária: 40h).
Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora


PROJETO FRENTE BENEFICENTE PARA CRIANÇA, CDI, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ, IFCE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 80
Outras informações
Coordenou o Curso de Empreendedorismo e Inovação, ministrado na Associação Maria Mãe da Vida, com Carga Horária de 80 h, promovido pela Diretoria de Extensão do Campus de Fortaleza.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro Suplente Comitê de Ética em Pesquisa, Carga horária: 2
Outras informações
Avaliadora e relatora de projetos de pesquisa que são submetidos na Plataforma Brasil.

Vínculo institucional

2018 - 2019
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Preofessor Formador, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou a disciplina Metodologia do Trabalho Científico I, no Curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade semipresencial, desenvolvendo atividades docentes, bem como realizando acompanhamento nas disciplinas, no Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Perído: 24/11/2018 a 10/01/2019. (Carga horária: 40h/a).

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Orientadora de TCC, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Orientadora na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, no Curso de Especialização em Formação Pedagógica para Docência em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Período: 23/06 a 23/11/2017 (Carga horária: 60h/a).

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 20
Outras informações
Professora formadora no Curso de Especialização em Formação Pedagógica para a Docência em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), na disciplina de Metodologia Científica. Carga horária: 80h/a. Período: 09/03 a 15/04/2017.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor tutor da Disciplina de Ambientação em EaD e Tecnologias Digitais aplicadas à EPCT, no Curso de Especialização em Formação Pedagógica para Docência na Educação Profissional e Tecnológica. Período: 28/04 a 19/06/2016. (Carga horária: 50h/a)..

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou a disciplina Metodologia Aplicada a Pesquisa II, na modalidade semi-presencial com 60 h/a no Polo Caucaia Jurema, no Curso de Licenciatura em Educação Profissional, Científica e Tecnológica do IFCE. Período: 02/04/2016 a 04/06/2016. (Carga horária: 60h/a)

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou a disciplina Metodologia Científica Aplicada a Pesquisa II, no Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional nos níveis Básicos e Técnico, na modalidade a distância, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do IFCE. Período: 19/02 a 13/04/2014 (Carga horária: 40h/a).


CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ, CEFET, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PESQUISA E DESENVOLVIMENTO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

1/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Ministério de Educação, Diretoria de Tecnologia da Informação.


Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Bolsista



Linhas de pesquisa


1.
Educação e Informática Educativa


Projetos de pesquisa


2003 - 2007
Telemática Aplicada a Educação
Descrição: Educação a distância e Tecnologias digitais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Marta Alves da Silva - Coordenador / Marta Alves dqa Silva - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
PRÉ-ENEM COMO PROPOSTA DE PREPARAÇÃO PARA A INCLUSÃO SOCIAL
Descrição: O objetivo central do projeto foi promover curso preparatório do ENEM para subsidiar a aprendizagem do estudante de baixa renda, nas áreas de Matemática, Física e Química, com vistas à melhoria do déficit escolar, ao acesso à universidade e a inclusão social..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Marta Alves da Silva - Coordenador / Ciáxares Alves Cipriano - Integrante / Paulo Hiago Chaves - Integrante / Tiago Venâncio de Sousa - Integrante.
2017 - Atual
Minicurso de Empreendedorismo e Inovação
Descrição: Disseminação dos atuais conceitos de empreendedorismo e inovação, aplicando metodologias apropriadas e modernas de educação empreendedora e inovadora, estimulando a criação de negócio próprio..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Marta Alves da Silva - Coordenador.
2016 - 2016
PROJEC - JOVEM COM FUTURO
Descrição: Curso preparatório para o ENEM. O objetivo da ação foi promover a recuperação de aprendizagem do estudante do Ensino Médio, nas áreas de Ciências Exatas, dentro da área básica, fundamentalmente, a Matemática, a Física e a Química, buscando fortalecer o sistema escolar, com vistas à minimização do fracasso do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para o acesso a Universidade pública..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Marta Alves da Silva - Coordenador / Osilene dos Santos Rocha - Integrante / Ana Beatriz de Oliveira Graça - Integrante / Márcia Maciel Batista - Integrante / Paulo Hiago Silva Chaves - Integrante / Sérgio Sousa Sampaio Júnior - Integrante.
2015 - 2015
Projeto de Extensão Educ Ação Jovem - Rumo à Universidade
Descrição: Curso preparatório para o ENEM. O objetivo da ação foi promover a inserção de estudantes, em situação de vulnerabilidade social, no Ensino Superior, através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Marta Alves da Silva - Coordenador / Francisca Nataniele Cardoso da Silva - Integrante / Ícaro Rúben Vieira Freire - Integrante / Osilene dos Santos Rocha - Integrante / Nilton Alencar Oliveira Neto - Integrante / Wagner Luiz Alexandre Rodrigues - Integrante.
2014 - Atual
Pojeto IFCE Limpo e Verde
Descrição: Fomentar ações de empreendedorismo e inovação em educação socioambiental. Promover oficinas de horta, campanhas educativas, gincanas ecológicas, implementação de ações visando uma prática sustentável e uma vida saudável. O projeto possui alunos bolsistas e voluntários nas diversas áreas do Campus, dando prioridade a alunos dos Cursos de Tecnologia ambienta e artes..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Marta Alves da Silva - Coordenador.
2009 - 2017
Centro de Inclusão Digital
Descrição: Ações de extensão voltadas para a inclusão digital e social, em áreas de vulnerabilidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .

Integrantes: Marta Alves da Silva - Coordenador.
2005 - 2012
Telecentro Comunitário
Descrição: Gestão e planejamento das ações desenvolvidas para os multiplicadores do Telecentro..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (34) .

Integrantes: Marta Alves da Silva - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2002
CERTIFICADO DE MENÇÃO HONROSA 3º LUGAR, NO II ENCONTRO DE PESQUISA E PÓSGRADUAÇÃO DO CEFETCE, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALBUQUERQUE JUNIOR, A. B.2017ALBUQUERQUE JUNIOR, A. B. ; SILVA, M. A. . Capacitação EAD no IFCE para tutores no Curso de Especialização em dormação pedagógica para docentes: analogia entre discurso e execução. Revista Conexões - Ciência e Tecnologia, 2017.. REVISTA CONEXÕES - CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 11, p. 28-35, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ROCHA, O. S. (Org.) ; SILVA, M. A. (Org.) ; LOPES, M. A. S. B. D. N. (Org.) . O Método de Paulo Freire na Educação Ambiental com o uso de ferramentas de informática na Educação Ambiental. SFET E-Book, 2016.. 1. ed. Rio Grande do Norte - RN: UERN/BC, 2017. v. 4. 158p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, M. A.; HERMÍNIO BORGES NETO . UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE INTEGRAÇÃO DO COMPUTADOR AO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. In: JOSÉ GERARDO VASCONCELOS, RENATA ROVARIS DIODORIO E FLÁVIO JOSÉ MOREIRA GONÇALVES. (Org.). TRIBUNA DE VOZES. 102ed.FORTALEZA: UFC, 2011, v. 1, p. 397-408.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, O. S. ; SILVA, A. C. ; SILVA, M. A. . Estudo da validação do método de Paulo Freire com o uso de ferramentas de informática na Educação Ambiental. In: V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental e Gestão Territorial, 2016. v. 5. p. 1. In: V Congresso Brasileiro de Educação Aplicada e Gestão Territorial, 2016., 2016, Fortaleza. Anais do V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial, 2016. v. 5. Mossoró - RN: UERN/BC, 2016. v. Tomo 4. p. 123-132.

2.
SILVA, M. A.; HERMÍNIO BORGES NETO ; SOUSA, F. E. E. . Proposta de Formação do professor para o uso pedagógico das Tecnologias Digitais com a metodologia da Sequência Fedathi. In: XIV CIAEM 2015, 2015, Chiapas. XIV Conferência Interamericana de Educación Matemática, 2015.

3.
SANTOS, R. G. ; SANTOS, M. J. C. ; SILVA, M. A. . A Sequência Fedathi na Formação Inicial do Pedagogo para o Ensino de Geometria Básica: A importância da Sessão Didática. In: XIV Conferência interamericana de Educación Matemática, 2015, Chiapas. XIX CIAEM 2015, 2015.

4.
SOUSA, F. E. E. ; HERMÍNIO BORGES NETO ; SILVA, M. A. . Análise do uso da pergunta pelo professor de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, à luz da Sequência Fedathi. In: XIV Conferência interamericana de Educación Matemática, 2015, Chiapas. XIV Conferência Interamericana de Educación Matemática - CIAEM 2015, 2015.

5.
SILVA, M. A.; HERMÍNIO BORGES NETO ; SOUSA, F. E. E. . PROPOSTA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COM A METODOLOGIA DA SEQUÊNCIA FEDATHI. In: IV CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2015, Chiapas - México. IV CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2015.

6.
SILVA, M. A.; HERMÍNIO BORGES NETO ; FONTENELLE, F. C. F. . A SEQUÊNCIA FEDATHI NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O USO QUALITATIVO DA TECNOLOGIA DIGITAL: UMA EXPERIÊNCIA COM O SOFTWARE WINPLOT. In: VII COLOQUIO INTERNACIONAL SOBRE ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 2014, Lima. VII COLOQUIO INTERNACIONAL SOBRE ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS. Lima - Perú: Biblioteca Nacional do Perú, 2014. v. 1. p. 185-191.

7.
SILVA, M. A.; SANTOS, M. J. C. ; HERMÍNIO BORGES NETO . A TECNOLOGIA DIGITAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. In: XI ENEM ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EDUCAÇÃO MATAMÉTICA: RETROSPECTIVA E PERSPECTIVA, 2013, CURITIBA - PR. XI ENEM- ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA/EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RETROSPECTIVA E PERSPECTIVA. CURITIBA-PR, 2013. v. I.

8.
ANTÔNIA LIS DE MARIA MARTINS TORRES ; SILVA, M. A. ; HERMÍNIO BORGES NETO . AS CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI E AS REFLEXÕES DONALD SCHÖN NO USO DA TECNOLOGIA DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO FAZER DOCENTE. In: VI COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE - SECÇÃO BRASILEIRA, 2011, TERESINA-PIAUÍ. VI COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE SECÇÃO BRASILEIRA- PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÚLTIPLOS REFERENCIAIS E SUAS PRÁTICAS. TERESINA: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, 2011. v. I.

9.
SILVA, M. A.. O financiamento público para implantação de centros de inclusão digital nos municípios e distritos do Estado do Ceará. In: III CONNEPPI-III CONGRESSO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA REDE NORTE NORDESTE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, 2008, FORTALEZA. III CONNEPI, 2008.

10.
SILVA, M. A.. A aplicação de ambientes educacionais informatizados na produção do texto escrito: um estudo de caso. In: VIII Encontro de PósGraduação e Pesquisa, 2008, Fortaleza. Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. A.; HERMÍNIO BORGES NETO ; FONTENELLE, F. C. F. . A SEQUÊNCIA FEDATHI NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O USO QUALITATIVO DA TECNOLOGIA DIGITAL: UMA EXPERIÊNCIA COM O SOFTWARE WINPLOT. In: VII COLOQUIO INTERNACIONAL SOBRE ENSÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 2014, Lima. VII Coloquio Internacional Enseñanza de las Matemáticas 11, 12 y 13 de febrero de 2014. Lima: Biblioteca Nacional de Perú, 2014. v. 1. p. 185-191.

2.
SILVA, M. A.; SANTOS, M. J. C. . O USO DE QUEBRA-CABEÇA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO. In: VII COLOQUIO INTERNACIONAL SOBRE ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 2014, Lima. Educación Matemática en contexto, 2014.

Artigos aceitos para publicação
1.
ROCHA, O. S. ; SILVA, M. A. ; LOPES, M. A. S. B. D. N. . O Método de Paulo Freire na Educação Ambiental com o uso de aplicativo de informática para dispositivos móveis.. Ambientalmente Sustentable, 2017.

2.
ALBUQUERQUE JUNIOR, A. B. ; SILVA, M. A. . Capacitação EAD no IFCE para tutores no curso de Especialização em formação pedagógica para docentes: analogia entre discurso e execução. Revista Conexões - Ciência e tecnologia, 2017.

3.
SILVA, M. A.; ROCHA, O. S. ; SILVA, A. C. . Estudo de validação do Método de Paulo Freire com o uso de ferramentas de informática na Educação Ambiental. SFET E-Book, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA, O. S. ; SILVA, M. A. ; SILVA, A. C. ; LOPES, M. . Educação Ambiental e sustentabilidade: um estudo de caso dos impactos climáticos no litoral costeiro, em Fortaleza (Ceará-Brasil) com o Método de Paulo Freire. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LINS, H. R. ; SILVA, M. A. ; ROCHA, O. S. ; SILVA, A. C. ; ARAUJO, G. M. . Gerenciamento e sustentabilidade de resíduos urbanos: um estudo de caso do consumo dos recursos e coleta seletiva no ecoponto, em Fortaleza (Ceará-Brasil). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, M. A.. Proposta de Formação do Professor para o uso pedagógico das Tecnologias Digitais com a Metodologia da Sequência Fedathi. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, M. A.. A Sequência Fedathi na Formação do professor para o uso qualitativo da tecnologia digital: uma experiência com o software winplot. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, M. A.. A APLICAÇÃO DE AMBIENTES EDUCACIONAIS INFORMATIZADOS NA PRODUÇÃO DO TEXTO ESCRITO: UM ESTUDO DE CASO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, M. A.. O FINANCIAMENTO PÚBLICO PARA A IMPALANTAÇÃO DE CENTROS DE INCLUSÃO DIGITAL PELO CEFETCE NOS MUNICÍPIOS E DISTRITOS DO ESTADO DO CEARÁ. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SILVA, M. A.. Ambiente Colaborativo de Ensino e Aprendizagem a Distância E-proinfo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SILVA, M. A.. A INFORMÁTICA EDUCATIVA NA PRODUÇÃO DO TEXTO ESCRITO. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA, M. A.. PROJEC - JOVEM COM FUTURO. 2016.

2.
SILVA, M. A.. Projeto de Extensão Educ Ação Jovem - Rumo à Universidade. 2015.

3.
OLIVEIRA, E. G. ; SOUSA, A. A. ; SILVA, M. A. . Avaliação Institucional Zelando pela Qualidade Acadêmica. 2010.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALVES, F. R. V.; BARROSO, N. M. C.; CARVALHO, R. L.; PINHEIRO, A. C. M.; SILVA, M. A.. Participação em banca de Maria Vanísia Mendonça de Lima. Categorias intuitivas no Ensino do Cálculo e a visualização de critérios de convergência: O caso das integrais dependentes de parâmetros - IDPs. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PGECM) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MELO, E. L.; SILVA NETA, M. L.; SILVA, M. A.. Participação em banca de Bruno Correia da Silva. Análise Curricular no Tecnólogo de Redes de Computadores quanto à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação Ped. para Docência na Educ. Profissional e Tec.) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ.

2.
SILVA, M. A.. Participação em banca de Maria Aparecida Liberato Milhome. Percepção dos alunos sobre educação ambiental no contexto profissional e tecnológico. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação Ped. para Docência na Educ. Profissional e Tec.) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ.

3.
SILVA, M. A.. Participação em banca de Eveline Porto Sales Aguiar. O uso do QUIZ KAHOOT como ferramenta de avaliação formativa e análise do aprendizado: um relato de experiência. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação Ped. para Docência na Educ. Profissional e Tec.) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ.

4.
SILVA, M. A.. Participação em banca de LUDMILA PAES DA SILVA. Tecnologias de comunicação e informação e psicopedagogia: aplicabilidade no campo da educação especial. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM COMUNIDADES VIRTUAIS) - Universidade Estadual do Ceará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conferência Internacional de Ambiente em Língua Portuguesa (CIALP).Educação Ambiental e Sustentabilidade: um estudo de caso dos impactos climáticos no litoral costeiro, em Fortaleza (Ceará-Brasil) com o Método de Paulo Freire.. 2018. (Outra).

2.
Conferência Internacional de Ambiente em Língua Portuguesa (CIALP), no.Gerenciamento e sustentabilidade de resíduos urbanos: um estudo de caso do consumodos recursos e coleta seletiva no ecoponto, em Fortaleza (Ceará-Brasil). 2018. (Outra).

3.
Treinamento para membros dos Comitês de Ética em Pesquisa do Estado do Ceará, Maranhão e Piauí. 2018. (Outra).

4.
Encontro Unificado de Gestores de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - IFCE. 2017. (Encontro).

5.
I Fórum de Responsabilidade Socioambiental. 2017. (Outra).

6.
CONEXÃO IF INOVAÇÃO: 48 HORAS DE INVASÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM LÍNGUA PORTUGUESA.CONEXÃO IF INOVAÇÃO: 48 HORAS DE INVASÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. (Outra).

7.
UNIVERSO IFCE 2016: O CONHECIMENTO EM EXPANSÃO. UNIVERSO IFCE 2016: O CONHECIMENTO EM EXPANSÃO. 2016. (Exposição).

8.
V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA E G GESTÃO TERRITORIAL. ESTUDO DE VALIDAÇÃO DO MÉTODO DE PAULO FREIRE COM O USO DE FERRAMENTAS DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2016. (Congresso).

9.
XIV CIAEM 2015. 2015. (Congresso).

10.
XIV CIAEM 2015. Proposta de formação do professor para o uso pedagógico das tecnologias digitais com a metodologia da Sequência Fedathi.. 2015. (Congresso).

11.
XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM 2015. Proposta de Formação do Professor para o uso pedagógico das Tecnologias Digitais com a Metodologia da Sequência Fedathi. 2015. (Congresso).

12.
I Encontro de Grupos de Pesquisa em Educação Matemática - E -GRUPEM.SEQUÊNCIA FEDATHI: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2014. (Seminário).

13.
I Encontro de Grupos de Pesquisa em Educação Matemática - E -GRUPEM. 2014. (Encontro).

14.
I Encontro de Grupos de Pesquisa em Educação Matemática - E- GRUPEM.SEQUÊNCIA FEDATHI: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2014. (Encontro).

15.
I Encontro de Grupos de Pesquisa em Educação Matemática - E- GRUPEM. 2014. (Encontro).

16.
I Encontro de Grupos de Pesquisa em Educação Matemática - E- GRUPEM. 2014. (Encontro).

17.
VII COLOQUIO INTERNACIONAL SOBRE ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS. O USO DE QUEBRA-CABEÇA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO. 2014. (Congresso).

18.
VII COLOQUIO INTERNACIONAL SOBRE ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS. A SEQUÊNCIA FEDATHI NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O USO QUALITATIVO DA TECNOLOGIA DIGITAL: UMA EXPERIÊNCIA COM O SOFTWARE WINPLOT. 2014. (Congresso).

19.
VII COLOQUIO INTERNACIONAL SOBRE ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS. 2014. (Congresso).

20.
XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA.O GEM 2 E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES MATEMÁTICOS QUE UTILIZAM A SEQUÊNCIA FEDATHI. 2014. (Seminário).

21.
XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA 18 anos: Socialização do ensino, da pesquisa e da extensão.O GEM2 E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES MATEMÁTICOS QUE UTILIZAM A SEQUÊNCIA FEDATHI. 2014. (Seminário).

22.
XVII SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CIENTÍFICA - SEMOC.Ensino de Matemática. 2014. (Encontro).

23.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM. 2013. (Encontro).

24.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM.A TECNOLOGIA DIGITAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. 2013. (Encontro).

25.
II SEMINÁRIO DO PROEJATEC: PENSANDO A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOSOS,. 2011. (Seminário).

26.
1a. Reunião do Comitê Executivo e do 3 Ciclo de Capacitação, do Portal EPT à Distância- Rede Virtual Temática. 2007. (Seminário).

27.
Participação na 1a. Jornada de Interação em EAD do CEFETCE.Ambiente Colaborativo de Ensino e Aprendizagem a Distância E-proinfo. 2005. (Seminário).

28.
IV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação (IV ENPPG) e IV Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica (IV ENICIT). 2004. (Congresso).

29.
III Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação/III Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica do CEFETCE. 2003. (Encontro).

30.
II Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação/II Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica do CEFETCE. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, M. A.. Coordenação do Curso de Empreendedorismo e Inovação. 2018. (Outro).

2.
SILVA, M. A.. Minicurso de Empreendedorismo e Inovação. 2018. (Outro).

3.
SILVA, M. A.. Campanha para Doação de Sangue. 2018. (Outro).

4.
SILVA, M. A.. CONEXÃO IF INOVAÇÃO: 48 HORAS DE INVASÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM LÍNGUA PORTUGUESA.. 2016. (Congresso).

5.
SILVA, M. A.. UNIVERSO IFCE 2016: O CONHECIMENTO EM EXPANSÃO. 2016. (Exposição).

6.
SILVA, M. A.. CONEXÃO : 48 HORAS DE INVASÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. (Outro).

7.
SILVA, M. A.. CONEXÃO IF INOVAÇÃO: 48 HORAS DE INVASÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. (Outro).

8.
SILVA, M. A.. SEQUÊNCIA FEDATHI: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2014. (Exposição).

9.
SILVA, M. A.. I Encontro de Grupos de Pesquisas em Educação Matemática - E- GRUPEM. 2014. (Outro).

10.
SILVA, M. A.. II Colóquio de Educação Matemática do Ceará. 2013. (Outro).

11.
SILVA, M. A.. II COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO CEARÁ. 2013. (Outro).

12.
SILVA, M. A.. Projeto Oficinas 2007 de Educação Aberta e a Distância - EAD. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Marta Alves da Silva. O Método de Paulo Freire na Educação Ambiental com o uso de aplicativo de informática para dispositivos móveis. Início: 2017 - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Denise Nunes Rodrigues. Análise comparativa dos cursos de tecnólogo em Hotelaria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação Ped. para Docência na Educ. Profissional e Tec.) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. Orientador: Marta Alves da Silva.

2.
Marcos Paiva Scardua. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DOS CONTEÚDOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA DOS ALUNOS CALOUROS DO CURSO TÉCNICO DE AQUICULTURA DO IFCE DO CAMPUS ARACATI. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação Ped. para Docência na Educ. Profissional e Tec.) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. Orientador: Marta Alves da Silva.

3.
José William Alves da Silva. EGRESSOS DO CURSO DE AGRONOMIA DO IFCE - CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE - CE. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação Ped. para Docência na Educ. Profissional e Tec.) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. Orientador: Marta Alves da Silva.

4.
Germário Marcos Araújo. CARGA HORÁRIA DOCENTE NO IFCE - ANÁLISES DAS RESOLUÇÕES 34/2010 (REVOGADA) E A RESOLUÇÃO 39/2016 (VIGENTE), 2017.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação Ped. para Docência na Educ. Profissional e Tec.) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. Orientador: Marta Alves da Silva.

5.
Renata Paiva dos Santos. Descomplicando a química: aplicação de jogos didáticos a fim de facilitar o aprendizado das funções orgânicas e suas nomeclaturas. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação Ped. para Docência na Educ. Profissional e Tec.) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. Orientador: Marta Alves da Silva.

6.
Antônio Wilton Araújo Cavalcante. Análise comparativa dos cursos de tecnólogo em Hotelaria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação Ped. para Docência na Educ. Profissional e Tec.) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. Orientador: Marta Alves da Silva.

7.
Renato Teixeira Moreira. O USO DA APLICAÇÃO MÓVEL DOCFISCH NO APRENDIZADO SOBRE ENFERMIDADES EM PEIXES. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação Ped. para Docência na Educ. Profissional e Tec.) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. Orientador: Marta Alves da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
ROCHA, O. S. ; SILVA, M. A. ; LOPES, M. A. S. B. D. N. . O Método de Paulo Freire na Educação Ambiental com o uso de aplicativo de informática para dispositivos móveis.. Ambientalmente Sustentable, 2017.

2.
SILVA, M. A.; ROCHA, O. S. ; SILVA, A. C. . Estudo de validação do Método de Paulo Freire com o uso de ferramentas de informática na Educação Ambiental. SFET E-Book, 2016.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, M. A.. UNIVERSO IFCE 2016: O CONHECIMENTO EM EXPANSÃO. 2016. (Exposição).

2.
SILVA, M. A.. CONEXÃO : 48 HORAS DE INVASÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. (Outro).

3.
SILVA, M. A.. II COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO CEARÁ. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 10:51:01