Fábio Rodrigues Corniani

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6625665458455045
  • Última atualização do currículo em 17/05/2018


Professor Associado da Universidade Federal do Sul da Bahia e Coordenador da Assessoria de Comunicação Social da Universidade. Doutor e Mestre em Comunicação Social pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo. Publicitário, Consultor em Processos de Comunicação Empresariais, Comunicação organizacional, Comunicação Pública, Política de Comunicação, Assessorias de Comunicação e Comunicação em Call Center ativo e receptivo. Pesquisador na área de Mídia, Internet, Propaganda e Novas Tecnologias de Comunicação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fábio Rodrigues Corniani
Nome em citações bibliográficas
CORNIANI, F. R.;CORNIANI, Fabio;CORNIANI, Fabio Rodrigues

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Sul da Bahia, Reitoria.
Rua Itabuna
Ferradas
45613204 - Itabuna, BA - Brasil
Telefone: (73) 36163380
URL da Homepage: http://www.ufsb.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: A Internet na Evolução do Pensamento Folkcomunicacional, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Prof. Dr. José Marques de Melo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Folkcomunicação; Internet; Pensamento Folkcomunicacional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação / Especialidade: Processos da Comunicação.
2001 - 2003
Mestrado em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: Rap: Uma Manifestação Folclórica Urbana,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Prof Dr. Joseph Maria Luyten.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1997 - 2000
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Integridade e Transparência

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Componentes Curriculares ministrados: - Universidade e Sociedade - Oficina de Produção de textos Científicos

Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Assessoria de Comunicação Social, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2016 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, .

Atividade de extensão realizada
Juventude Viva: arte, cultura, comunicação e garantia de oportunidades aos jovens no município de Itabuna/BA.
04/2016 - 08/2016
Extensão universitária , Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, .

Atividade de extensão realizada
Curso: "Diálogos em Marx: uma crítica implacável de tudo o que existe"..

Universidad Autral de Chile, UACH, Chile.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 24
Outras informações
Professor de Mestrado em Comunicação (Magister en Comunicación) ministrando a disciplina "Estratégias Comunicativas: Desenho, Administração e Execução de Projetos Organizacionais" (Estrategias Comunicativas: Diseño, administración e ejecución de proyectos organizavionales). -Horas Teóricas: 24 horas -Horas Práticas: 6 horas


Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Assessoria de Comunicação Social, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: - MÍDIA - PLANEJAMENTO E PESQUISA DE MÍDIA - PRODUTO GRÁFICO - CRIAÇÃO E PRODUÇÃO GRÁFICA - INTRODUÇÃO À PESQUISA EM COMUNICAÇÃO - AGÊNCIA II - PESQUISA EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA - FUNDAMENTOS DA PUBLICIDADE E DA PROPAGANDA - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - IDENTIDADE CORPORATIVA - COMUNICAÇÃO DIGITAL - INTRODUÇÃO A PESQUISA EM FOLKCOMUNICAÇÃO - COMUNICAÇÃO MARGINAL E FOLKCOMUNICAÇÃO

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso - Comunicação Social

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Acadêmico

Atividades

12/2011 - Atual
Direção e administração, REITORIA, .

Cargo ou função
Coordenador da Assessoria de Comunicação Social do Gabinete da Reitoria.
10/2009 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Digital
Identidade Corporativa
MÍDIA
PLANEJAMENTO E PESQUISA DE MÍDIA
PRODUTO GRÁFICO
CRIAÇÃO E PRODUÇÃO GRÁFICA
INTRODUÇÃO À PESQUISA EM COMUNICAÇÃO

Cesupi Faculdade de Ilhéus, CESUPI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Curso de Pós-Graduação Gestão e Planejamento estratégico da Comunicação


Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Atividades

03/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Comunicação Social, .

Linhas de pesquisa
Observatório de Marcas
02/2009 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação
Redação Publicitária
02/2009 - Atual
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Aula Inaugural do curso de Comunicação Social; Oficinqa de Open House, Iniciação Científica.

Centro Universitário Teresa D`Ávila, UNIFATEA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

02/2006 - Atual
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da pesquisa e opinião pública
02/2004 - Atual
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Cultural e Sociologia
Design e Estética
M.P.G.: Ilustração
Teoria do objeto e semiótica
02/2004 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mídia
Criação Publicitária
Administração II: Gestão em PP
Criação II
Pesquisa de opinião e de mercado
Teoria da Comunicação
2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Comunicação Social, .


Faculdade Interamericana de Porto Velho, UNIRON, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

04/2009 - Atual
Ensino, Gestão e Planejamento Estratégico da Comunicação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento do público-consumidor
Teoria da Comunicação

Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Atividades

2002 - 2005
Ensino, Propaganda e Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Publicidade e Propaganda III
Publicidade e Propaganda II
Redação Publicitária
Criatividade em Propaganda
Fotografia
Publicidade e Propaganda

Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Atividades

02/2003 - 12/2003
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Editoração Gráfica II
Editoração Gráfica I
02/2002 - 12/2003
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
Comunicação Comparada
Teoria da Comunicação
Redação Publicitária
02/2002 - 12/2002
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing em Turismo

Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul, PMSCS, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: cargo de confiança, Enquadramento Funcional: Supervisor de Marketing, Carga horária: 40


J. W. Thompson, THOMPSON, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Produtor de Arte, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


McCann Erickson, MCCANN ERICKSON, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Produtor de Arte, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Artware- Comunicação Integrada (colegiada J. W. Thompson), ARTWARE, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Produtor de arte, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Folkcomunicação

Objetivo: Eestudar os processos comunicacionais associados às manifestações de cultura popular conforme a teoria apresentada por Luiz Beltrão conhecida como Fokcomunicação. Seu escopo está nos processos comunicacionais existentes nas diferentes manifestações de cultura popular que vão desde as manifestações folclóricas passando pelas festas, romarias e expressões da fé popular. *** Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. *** Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão / Especialidade: Videodifusão. *** Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão. Setores de atividade: Outros..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão / Especialidade: Videodifusão.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão / Especialidade: Outros.
Palavras-chave: Cultura; Cultura Popular;; Folkcomunicação; Estudos Culturais.
2.
Cultura e Audiovisual

Objetivo: Compreender como as manifestações de cultura podem ser registradas pelo audivisual. *** Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. *** Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão / Especialidade: Videodifusão. *** Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão. Setores de atividade: Outros..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão / Especialidade: Videodifusão.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão / Especialidade: Outros.
Palavras-chave: Audiovisual; Folkcomunicação; Cultura; Estudos Culturais; Cultura Popular;.
3.
Folkmídia

Objetivo: Analisar as maneiras pelas quais a mídia massiva divulga ou representa as manifestações de cultura popular. *** Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. *** Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão / Especialidade: Videodifusão. *** Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão. Setores de atividade: Outros.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão / Especialidade: Videodifusão.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão / Especialidade: Outros.
Palavras-chave: Cultura; Cultura Popular;; Folkcomunicação.
4.
Teoria e Metodologia da Folkcomunicação

Objetivo: Estudar os processos comunicacionais associados às manifestações de cultura popular conforme a teoria apresentada por Luiz Beltrão conhecida como Fokcomunicação. Seu escopo está nos processos comunicacionais existentes nas diferentes manifestações de cultura popular que vão desde as manifestações folclóricas passando pelas festas, romarias e expressões da fé popular. Também analisa as maneiras pelas quais a mídia massiva divulga ou representa as manifestações de cultura popular. *** Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. *** Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão / Especialidade: Videodifusão. *** Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão. Setores de atividade: Outros..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão / Especialidade: Videodifusão.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão / Especialidade: Outros.
Palavras-chave: Cultura Popular;; Cultura; Folclore; Folkcomunicação; Metodologia de Pesquisa; Audiovisual.
5.
Observatório de Marcas

Objetivo: Objetivo Geral ? Desenvolver pesquisas abrangendo a marca e seus processos de compreensão, construção, consolidação e avaliação. Objetivos Específicos ? Identificar e analisar as principais tendências das estratégias comunicacionais e branding; ? refletir sobre a coerência na construção da marca, quer seja na representação quer nas práticas discursivas de modo a propiciar a adesão e a fidelização dos consumidores; ? analisar as influências das novas mídias nos processos de construção, consolidação e avaliação da marca; ? desenvolver uma plataforma que possibilite monitorar as estratégias comunicacionais e branding, bem como seus resultados, contribuindo para a gestão efetiva da marca; ? difundir o Observatório de Marcas e os resultados obtidos pelo grupo de pesquisadores entre os meios de comunicação e acadêmicos; ? desenvolver e disponibilizar o site do Observatório de Marcas..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: PUBLICIDADE E PROPAGANDA.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
Palavras-chave: Comunicação; Marketing; Marca; Estratégia; Gestão.


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Website em Folkcomunicação
Descrição: Se trata da elaboração de um site sobre a linha de pesquisa em Folkcomunicação. Este site servira para a difusão da linha de pesquisa, banco de dados de livros, artigos e pesquisadores e para o fomento da pesquisa na área relatada...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2009
Observatório de Marcas
Descrição: O Observatório de Marcas é um programa que reunirá pesquisadores de instituições de ensino superior de diferentes países, selecionados pelo notório conhecimento na área da comunicação, marketing e branding, para desenvolver pesquisas abrangendo a marca e seus processos de compreensão, construção, consolidação e avaliação, identificando e analisando as principais tendências das estratégias comunicacionais e branding. Para a sua realização, a base metodológica será a Hermenêutica de Profundidade de Thompson (1995), complementada pelas metodologias Pesquisa Bibliográfica (Azevedo e Souza, 1995), Estudo de Caso (Cobra, 1991), Entrevista (Graskell, 2002), Imaginário (Durand, 1998) Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 2006) e Semiótica Social (Kress e van Leeuwen, 2001). Como resultado, espera-se contribuir para a gestão efetiva da marca, por meio de uma plataforma que possibilite monitorar as estratégias comunicacionais e branding, bem como seus resultados..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Observatório de Marcas
Descrição: O Observatório de Marcas é um programa que reunirá pesquisadores de instituições de ensino superior de diferentes países, selecionados pelo notório conhecimento na área da comunicação, marketing e branding, para desenvolver pesquisas abrangendo a marca e seus processos de compreensão, construção, consolidação e avaliação, identificando e analisando as principais tendências das estratégias comunicacionais e branding. Para a sua realização, a base metodológica será a Hermenêutica de Profundidade de Thompson (1995), complementada pelas metodologias Pesquisa Bibliográfica (Azevedo e Souza, 1995), Estudo de Caso (Cobra, 1991), Entrevista (Graskell, 2002), Imaginário (Durand, 1998) Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 2006) e Semiótica Social (Kress e van Leeuwen, 2001). Como resultado, espera-se contribuir para a gestão efetiva da marca, por meio de uma plataforma que possibilite monitorar as estratégias comunicacionais e branding, bem como seus resultados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Artesanato regional aplicado a produtos de design.
Descrição: A realização da feira de artesanato regional denominada Muxuango é realizada pelos alunos do curso de desenho industrial. O objeto artesanal contemporâneo brasileiro é o fruto da união entre a nossa diversificada produção artesanal e o design contemporâneo, que bebe nas mais diversas fontes, nacionais e internacionais, para cunhar uma verdadeira vanguarda estética e produtiva no Brasil. Por isso, a importância de um projeto de pesquisa com o objetivo de gerar linhas de produtos que se enveredem pela interseção entre, o artesanato regional e o design moderno, através do mapeamento, registro e maior aproximação com o campo de pesquisa através da feira Muxuango..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Curso: "Diálogos em Marx: uma crítica implacável de tudo o que existe".
Descrição: Curso de extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) / Especialização: (5) / Mestrado profissional: (4) .
Integrantes: Fábio Rodrigues Corniani - Coordenador / Guilherme Fóscolo de Moura Gomes - Integrante.
2016 - Atual
Juventude Viva: arte, cultura, comunicação e garantia de oportunidades aos jovens no município de Itabuna/BA
Descrição: Desenver ações nas comunidades de Nova Califórnia, Santa Inês, Novo Horizonte e Ferradas, bairros da periferia do Município de Itabuna (BA), consideradas como as violentas do município, tendo por referência os eixos do Plano Juventude Viva voltados ao combate à violência contra a população jovem e negra. Palavras-Chave: Juventude, Inclusão, Oportunidades, Comunicação, Cultura Informações Relevantes para Avaliação da Proposta: A presente proposta tem por objetivo desenvolver atividades que possam contribuir com a redução dos índices de violência contra a população jovem do município de Itabuna (BA), que ocupa a 12a posição no ranking nacional divulgado pelo Mapa da Violência 2014. Buscamos o desenvolvimento de ações que se contraponham ao cotidiano de violência a que estão expostos os jovens de forma geral e, em particular, a juventude negra. Ao mesmo tempo, se enfatiza a importância de desenvolver atividades voltadas ao fortalecimento do protagonismo juvenil, ao empoderamento desse grupo e ao seu reconhecimento identitário, contando para isso com a parceria e articulação com o poder público municipal atuando, principalmente, nos bairros considerados os mais violentos da cidade, desenvolvendo atividades nos campos artístico e cultural, em atividades ligadas à comunicação comunitária e ao empreendedorismo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (17) .
Integrantes: Fábio Rodrigues Corniani - Coordenador / Regina Soares de Oliveira - Integrante / Fabiana de Souza Costa - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2013 - 2014
Qualificação da Gestão da 35ª CRE com base no SEAP
Descrição: Qualificação dos gestores da Educação na cidade de São Borja - RS.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fábio Rodrigues Corniani - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2009
Projeto de Website de Folkcomunicação
Descrição: Se trata da elaboração de um site sobre a linha de pesquisa em Folkcomunicação. Este site servira para a difusão da linha de pesquisa, banco de dados de livros, artigos e pesquisadores e para o fomento da pesquisa na área relatada..
Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fábio Rodrigues Corniani - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Revista Internacional de Folkcomunicação
2010 - Atual
Periódico: Aman-Ti-Kyr


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Aman-Ti-Kyr


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: PUBLICIDADE E PROPAGANDA.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2007
Prêmio Freitas Nobre (Finalista), Núcleo de Pesquisa em Comunicação - XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom).
2006
Prêmio Freitas Nobre (Finalista), Núcleo de Pesquisa em Comunicação - XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORNIANI, F. R.2008CORNIANI, F. R.; Orlando Mauricio de Carvalho Berti . A difusão folkmidiática da cultura gonzagueana. Site Luiz ?Lua? Gonzaga: de Exu, Pernambuco, para o mundo.. Revista Internacional de Folkcomunicação, v. 11, p. 7º, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CORNIANI, F. R.. Rap: Uma manifestação folclórica urbana. 1. ed. , 2008. v. 1. 179p .

Capítulos de livros publicados
1.
CORNIANI, Fabio Rodrigues. Comunicação Virtual. In: José Marques de Melo; Eduardo Amaral Gurgel. (Org.). Luiz Beltrão: Singular e Plural. 01ed.São Paulo: INTERCOM, 2014, v. 07, p. 225-234.

2.
CORNIANI, Fabio Rodrigues. A Folkcomunicação na Era Digital. In: José Marques de Melo; Guilherme Moreira Fernandes. (Org.). Metamorfose da Folkcomunicação: Antologia Brasileira. 01ed.São Paulo: Editae Cultural, 2013, v. 01, p. 962-969.

3.
CORNIANI, F. R.; Marco Antonio Bonito . Folkcomunicação e Orkut: os culturalmente marginalizados. In: Cristina Schmidt. (Org.). Folkcomunicação na Arena Global - Avanços Teóricos e Metodológicos. 1ªed.São Paulo: Ductor, 2006, v. 1, p. 221-230.

4.
CORNIANI, F. R.. Rap: Uma manifestação folclórica Urbana. In: Sebastião Breguez. (Org.). Folkcomunicação: Resistência Cultural na Sociedade Globalizada. 1ªed.Belo Horizonte/MG: Intercom, 2004, v. 1, p. 115-120.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CORNIANI, Fabio Rodrigues; MENDES, M. E. V. . Iemanjá e Navegantes. In: XVII Conferência Brasileira de Folkcomunicação, 2015, Cuiabá. Folkcomunicação e Pensamento Decolonial na América Latina, 2015.

2.
CORNIANI, Fabio Rodrigues; RETT, L. . Graffiti em Natal, RN: Um Enfoque Folkcomunicacional da Arte de Rua. In: XVI Conferência Brasileira de Folkcomunicação, 2013, Juazeiro do Norte. XVI Conferência Brasileira de Folkcomunicação, 2013.

3.
CORNIANI, Fabio; SOUZA, J. B. R. ; RETT, L. ; LIMA, V. M. C. . Feijoada de São Jorge da União do Parque Curicica. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013, Manaus. XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013.

4.
CORNIANI, Fabio; RETT, L. . Graffiti em Natal, RN: Um Enfoque Comunicacional da Arte de Rua. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013, Manaus. XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013.

5.
CORNIANI, Fabio Rodrigues; RETT, L. . Folkmarketing: modalidades de atuação na comunicação regional das marcas no Sul e no Nordeste do Brasil.. In: XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2012, Montevidel. XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2012.

6.
CORNIANI, Fabio Rodrigues. O Processo Folkcomunicacional Presente no Case das(os) Benzedeiras(os) de Caçapava Do Sul. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza. XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012.

7.
CORNIANI, Fabio Rodrigues; RETT, L. ; LIMA, V. M. C. . Os Líderes que Beltrão Não Conheceu: Líderes de Opinião on-line. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza. XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012.

8.
CORNIANI, F. R.. Folkmarketing na Cidade de São Miguel das Missões. In: XI Congresso de Comunicação da Região Sul - INTERCOMSUL, 2010, Novo Hamburgo. XI Congresso de Comunicação da Região Sul - INTERCOMSUL, 2010.

9.
CORNIANI, F. R.. Romaria Folkcomunicacional. In: IX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação na Região Norte - INTERCOM NORTE, 2010, Rio Branco - AC. IX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação na Região Norte - INTERCOM NORTE, 2010.

10.
CORNIANI, F. R.; SOUZA, L. F. ; SILVA, Vinicius Mota . Processo Folkcomunicacional Presente No Programa Galpão Crioulo. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010.

11.
CORNIANI, F. R.; ROSA, Vanessa Machado ; SOBRINHO, Roberto Vedo . Folkmarketing na cidade de São Miguel das Missões. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010.

12.
CORNIANI, F. R.; PINTO, Fabiano Neu ; SILVA, Rogelia Barbosa da . A Folkcomunicação nos Piquetes Tradicionalistas Gaúchos de São Borja. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010.

13.
CORNIANI, F. R.; SCHUSTER, Kátia Daiane ; BARCELOS, Helen Piegas . Vitrinismo: Um meio de comunicar. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010.

14.
CORNIANI, F. R.. A Internet na evolução do pensamento Folkcomunicacional. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009.

15.
CORNIANI, F. R.; Orlando Mauricio de Carvalho Berti . A folkcomunicação como instrumentalização da comunicação alternativa na Internet. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. Intercom 2009, 2009.

16.
CORNIANI, F. R.; Marco Antonio Bonito ; BONITO, C. L. F. . A Folkcomunicação Amazônica no Arraial "Flor do Maracujá" de Porto Velho. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008, Natal/RN. Mídia, Ecologia e Sociedade, 2008.

17.
CORNIANI, F. R.; LIMA, V. M. C. . Feira de Artesanato Muxuango: As Intermediações Folk-midiáticas entre design. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008, Natal/RN. Mídia, Ecologia e Sociedade, 2008.

18.
CORNIANI, F. R.. Banco de Dados. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008, Natal/RN. Mídia, Ecologia e Sociedade, 2008.

19.
CORNIANI, F. R.; Orlando Mauricio de Carvalho Berti . A difusão folkmidiática da cultura gonzagueana. Sitio Luiz. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), 2007, Santos/SP. XXX Congreso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007.

20.
CORNIANI, F. R.; Marco Antonio Bonito ; Tatiane Eulália Mendes de Carvalho . As cartas da Pílula Folkcomunicacional. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicãção, 2007, Santos/SP. XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007.

21.
CORNIANI, F. R.. O Site Folkcomunicacional milagroso. In: X Folkcom - Conferência Brasileira de Folkcomunicação, 2007, Ponta Grossa/PR. X Folkcom - Conferência Brasileira de Folkcomunicação, 2007.

22.
CORNIANI, F. R.. Espaços ocupados pela Folkcomunicação na rede mediada por computadores. In: UNESCOM - Congresso Multidisciplinar de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, 2006, São Paulo/SP. Unescom - Congresso Multidisciplinar de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, 2006.

23.
CORNIANI, F. R.; Eliane Penha Mergulhão Dias ; Camila Escudeiro ; Karin Muller . Midialogia: a importância do estudo da mídia na sociedade contemporânea. In: Intercom Sudeste 2006 - XI Simpósio de Ciências da Comunicação, 2006, ribeirão Preto/SP. Intercom Sudeste 2006 - XI Simpósio de Ciências da Comunicação, 2006.

24.
CORNIANI, F. R.; Marco Antonio Bonito . Folkcomunicação e Orkut: Os culturalmente marginalizados. In: Intercom - XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006, Brasília/DF. XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006.

25.
CORNIANI, F. R.. Feira de Artesanato Folckcomunicacional. In: X Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, 2005, Chapecó/SC. X Colóquio Internacional ded Comunicação para o Desenvolvimento Regional, 2005.

26.
CORNIANI, F. R.. Rap: Uma Manifestação Musical Popular. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2002, Salvador. XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2002.

27.
CORNIANI, F. R.. Rap: Uma Manifestação Folclórica Urbana. In: IV Conferência Brasileira de Folkcomunicação, FOLKCOM 2001, 2001, Campo Grande, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
CORNIANI, F. R.. ROMARIA FOLKCOMUNICACIONAL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CORNIANI, F. R.; Marco Antonio Bonito ; BONITO, C. L. F. . A Folkcomunicação Amazônica no arraial "Flor de Maracujá" de Porto Velho". 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CORNIANI, F. R.; LIMA, V. M. C. . "Feira de Artesanato Muxuango: As intermediações Folk-midiáticas entre design". 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CORNIANI, F. R.. Cartografia da Comunicação, 1998-2008 na Sessão Fontes Eletrônicas - "Banco de Dados". 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CORNIANI, F. R.; Marco Antonio Bonito ; Tatiane Eulália Mendes de Carvalho . As cartas da Pílula Folkcomunicacional. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CORNIANI, F. R.; Orlando Mauricio de Carvalho Berti . A difusão Folkmidiática da cultura gonzagueana. Sitio Luis "Lua" Gonzaga: de Exu, Pernambuco, para o mundo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CORNIANI, F. R.. "Espaços ocupados pela Folkcomunicação na rede mediada por computadores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
CORNIANI, F. R.; Marco Antonio Bonito . Folkcomunicação e Orkut: Os culturalmente marginalizados. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CORNIANI, F. R.; Eliane Penha Mergulhão Dias ; Camila Escudeiro ; Karin Muller . Midialogia: a importância do estudo da mídia na sociedade contemporânea. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
CORNIANI, F. R.. Feira de Artesanato Folkcomunicacional. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CORNIANI, F. R.. O ex- voto como veículo jornalístico em Aparecida. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CORNIANI, F. R.. Rap - Uma manifestação musical popular urbana. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CORNIANI, F. R.. Novas Tecnologias na Publicidade. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CORNIANI, F. R.. Novos Signos para o Rap. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CORNIANI, F. R.. Extensão em Folkcomunicação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
CORNIANI, F. R.. Palestra: Comunicação Integrada. 2008 (Palestra).

2.
CORNIANI, F. R.. Palestra: Comunicação Integrada. 2008 (Palestra).

3.
CORNIANI, F. R.. Palestra: Metodologia da Folkcomunicação. 2008 (Palestra).

4.
CORNIANI, F. R.. Palestra: Metodologia da Folkcomunicação. 2008 (Palestra).

5.
CORNIANI, F. R.. Palestra: Novas Tecnologias na Publicidade. 2007 (Palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CORNIANI, F. R.. Participação em banca de Danilo Francis Facchini Silva.Projeto Gráfico Editorial - CD para a Banda Psycho Motion. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

2.
CORNIANI, F. R.; Carvalho, Adriana Cintra. Participação em banca de Felipe Barbêdo.As representações do escotismo em diferentes textos: para além do enfoque publicitário. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Taubaté.

3.
CORNIANI, F. R.; Moraes, Vânia. Participação em banca de Tâmila de Oliveira, Tatiana Iori Righeti, Tatiana Verri Rico.Portifólio para dupla musical. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Taubaté.

4.
CORNIANI, F. R.; ARAUJO, E. P.. Participação em banca de João Guilherme Moura Ferreira.Análise da influência das marcas na compra de ações da Bovespa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Taubaté.

5.
CORNIANI, F. R.; SIMI, L.. Participação em banca de Ana Paula de Souza, Fernanda Miriam Lobo de Oliveira.Rádio Cultura - Uma marca em sintonia com a Paz. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Taubaté.

6.
CORNIANI, F. R.; ARAUJO, E. P.. Participação em banca de Vivian Maria Corneti de Lima.Endomarketing na Previdência Social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Taubaté.

7.
CORNIANI, F. R.; TONZAR, E. S.. Participação em banca de Jaqueline S. do Amaral, Vinícius Scivoletto de Azevedo.Trindade: Turismo & Preservação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Taubaté.

8.
CORNIANI, F. R.. Participação em banca de Andréia Santos Pasin Reis.Desenvolvimento de um sistema para alimentação hospitalar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

9.
CORNIANI, F. R.. Participação em banca de Anderson Mendonça Cavalcanti.Dirtsurfer Projeto de Produto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

10.
CORNIANI, F. R.. Participação em banca de Calina Vilela Pinto.Análise da interface de terminais eletrônicos de auto-atendimento bancário. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

11.
CORNIANI, F. R.. Participação em banca de Oildes de Almeida e Souza.Expositor Informativo: mobiliário de mídia interna. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

12.
RETT, L.; CORNIANI, F. R.. Participação em banca de Carla B. W. Saad, Cátia A. C. Nunes, Thiago A. P. Villela.Campanha de Divulgação dos projetos ambientais da empresa Basf Guaratinguetá/SP. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

13.
CORNIANI, F. R.; RETT, L.. Participação em banca de Raffael dos Santos Jordão da Silva Vargas.Promoção de Vendas "Case Junta Brasil - Nestlé". 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

14.
RETT, L.; CORNIANI, F. R.. Participação em banca de Armando Carlos Campos Fernandes Jr, Leonardo Silva de Assis.Campanha de Lançamento "Vela Novena". 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

15.
RETT, L.; CORNIANI, F. R.. Participação em banca de Rodrigo C. Roma, Flávio T. S. Oliveira, Bruno B. M. Salles.Cigarro mata até quem não fuma (Campanha antitabagismo direcionada aos fumantes passivos de Guaratinguetá. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

16.
RETT, L.; CORNIANI, F. R.. Participação em banca de Raphael Freire Felix Gomes.O skate na mira da mídia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

17.
RETT, L.; CORNIANI, F. R.. Participação em banca de Gisele Maria Chedid Pinheiro.Carro de Som como mídia alternativa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

18.
RETT, L.; CORNIANI, F. R.. Participação em banca de Felipe Martinez Puentes Quirelli.Visual de Loja: A importância do merchandising no varejo de moda. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

19.
RETT, L.; CORNIANI, F. R.. Participação em banca de Leandro Alves Moreira.O geomarketing como ferramenta de auxílio na elaboração de campanhas publicitárias. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

20.
RETT, L.; CORNIANI, F. R.. Participação em banca de Ana Claudia Luciano da Silva.Masstige: O conceito de Comunicação A para a classe C. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

21.
RETT, L.; CORNIANI, F. R.. Participação em banca de Luiz F. P. Monteiro, Luiz R. M. Gomes, Roberto G. Pinto.Eventos como estratégia de segmentação parao turismo (Plano de Comunicação para a agência DOm Bosco). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORTE. ROMARIA FOLKCOMUNICACIONAL. 2010. (Congresso).

2.
XIII CONFERÊNCIA BRASILEIRA DOS ESTUDOS DE FOLKCOMUNICAÇÃO.EXPOSITOR DA MESA REDONDA "A MÍDIA E A GASTRONOMIA". 2010. (Outra).

3.
CONAREC - Congresso Nacional das Relações Empresa Cliente.. Metodologia para Gestão de Operações de Relacionamento. 2009. (Congresso).

4.
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A Internet na evolução do pensamento Folkcomunicacional. 2009. (Congresso).

5.
Evento: Ética e Tecnologia.Palestra: Folkcomunicação, Palestra: Comunicação Integrada. 2008. (Outra).

6.
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Mídia, Ecologia e Sociedade. 2008. (Congresso).

7.
X Folkcom - Conferência Brasileira de Folkcomunicação. 2007. (Outra).

8.
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). A difusão folkmidiática da cultura gonzagueana. Sitio Luiz. 2007. (Congresso).

9.
Intercom Sudeste 2006 - XI Simpósio de Ciências da Comunicação.Midialogia: a importância do estudo da mídia na sociedade contemporânea. 2006. (Simpósio).

10.
Intercom - XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Folkcomunicação e Orkut: Os culturalmente marginalizados. 2006. (Congresso).

11.
Seminário Panorama da Pesquisa em Comunicação na América Latina. 2006. (Seminário).

12.
UNESCOM - Congresso Multidisciplinar de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. Espaços ocupados pela Folkcomunicação na rede mediada por computadores. 2006. (Congresso).

13.
Evento WACC/ Unesco/ Metodista de Mídia Cidadã.Seminário WACC/ Unesco/ Metodista de Mídia Cidadã. 2005. (Seminário).

14.
Folkcom 2005 - 8ª Conferência Brasileira de Folkcomunicação.palestra: O ex-voto como veículo jornalístico em Aparecida. 2005. (Outra).

15.
Regiocom 2005 - X Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.Feira de Artesanato Folkcomunicacional. 2005. (Outra).

16.
I Seminário de Divulgação do Grupo Comunicacional de São Bernardo, Unescom 2004.Palestra: RAP: Uma manifestação folclórica urbana. 2004. (Outra).

17.
Seminário "Do documentário à leitura documentarista: Uma abordagem semio-pragmática". 2004. (Seminário).

18.
6ª Conferência Brasileira Folkcomunicação. 2003. (Congresso).

19.
Seminário "Tradições Populares Hoje: O oral, o escrito e o Turismo Cultural". 2003. (Seminário).

20.
I Seminário de Cultura e Turismo do Vale do Paraiba. 2002. (Seminário).

21.
I Seminário Regional de Folkcomunicação em Mogi das Cruzes/SP.Palestra: A Folkcomunicação urbana através do rap. 2002. (Seminário).

22.
V Conferência Brasileira de Folkcomunicação.Palestra: Grupos Urbanos Marginais. 2002. (Outra).

23.
XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rap Manifestação musical popular urbana. 2002. (Congresso).

24.
I Seminário Brasileiro de Folkcomunicação.o folclore urbano. 2001. (Seminário).

25.
IV Conferência Brasileira de Folckcomunicação.Palestra: Rap: Uma manifestação folclórica Urbana. 2001. (Outra).

26.
V Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação, sob o tema: Marxismo e Cristianismo, matrizes das idéias comunicacionais na América Latina. 2001. (Outra).

27.
III Conferência Brasileira de Folkcomunicação. 2000. (Outra).

28.
3º Ciclo de Estudos sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORNIANI, F. R.. Feira Muxuango. 2008. (Outro).

2.
CORNIANI, F. R.. Feira de Arte Popular - Muxuango. 2007. (Outro).

3.
CORNIANI, F. R.. 3ª Feira de Arte Popular. 2006. (Outro).

4.
CORNIANI, F. R.. 2ª Feira de Arte Popular. 2005. (Outro).

5.
CORNIANI, F. R.. 1ª Feira de Arte Popular. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
QUELEN BAIRROS. SUTILEZA NOSSA DE CADA DIA ESTUDO DE CASO: MERCHANDISINGS INSERIDOS NA TELENOVELA ?VIVER A VIDA?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Fábio Rodrigues Corniani.

2.
Gabriel Theodoro Soares. Folkcomunicação em eventos de animê. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Fábio Rodrigues Corniani.

3.
Daniel Ferreira Tavares. Projeto Gráfico: Cd Banda Única. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Fábio Rodrigues Corniani.

4.
José Antonio dos Santos Junior. Heraldica, simbologia aplicada ao designer de marcas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Fábio Rodrigues Corniani.

5.
Ludimila Mendes Soares. O ex-voto como veículo comunicacional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Fábio Rodrigues Corniani.

6.
Bruna R. V. de Carvalho e Kátia A. dos Santos Monteiro. Campanha publicitária para a cidade de Guaratinguetá - SP (Turismo religioso com ênfase na imagem de Frei Galvão). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Fábio Rodrigues Corniani.

7.
Nayane Silva Sales, Paula Elisandra de Aguiar Justino. Planejamento de Comunicação para a cooperativa amigos do lixo de Guaratinguetá: coletando materiais, reciclando vidas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Fábio Rodrigues Corniani.

8.
Mel Mariano Cabral. A estética e a usabilidade percebida aplicadas à publicidade online. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Fábio Rodrigues Corniani.

9.
Carolina de M.Peres, Raquel T.Mariano, Vanessa G.S.Ferreira. Planejamento de Comunicação Integrado para a cidade de Passa Quatro/MG. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Fábio Rodrigues Corniani.

10.
Leandro Bevilacqua M. Bonifácio e Priscila Alves de Lima. Campanha Outono/Inverno 2005 Do Popular ao Chique. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Fábio Rodrigues Corniani.

11.
Rômulo Cesar de Paula. Planejamento Estratégico de Marketing para embalagens Marroiz. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Fábio Rodrigues Corniani.

12.
Rafael Vieira Neves. Merchandising no PDV: Case Bio Sentidos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Fábio Rodrigues Corniani.

13.
Tatiana Osório Monteiro dos Santos. Carnaval de Guaratinguetá Espetáculo de Consumo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Fábio Rodrigues Corniani.

14.
Talita Karla Soares e Tatiana Ribeiro de Arruda. Animal Planet Aventure-se!. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Fábio Rodrigues Corniani.

15.
Luiz Henrique de Sales Corrêa. Marketing Social: Ação Social para a Yakult. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Fábio Rodrigues Corniani.

16.
Carlos André Gonçalves e Thiago Reis de Souza. Planejamento de Campanha - Lançamento da Fundação Olga de Sá. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Fábio Rodrigues Corniani.

17.
Ana Cláudia de Mello Perpétuo. Festa Junina na Igreja Padre Rodolfo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Universidade do Vale do Paraíba. Orientador: Fábio Rodrigues Corniani.

18.
Luiz Gustavo de Alvarenga Rosa e Antonio Carlos Silva Júnior. Marketing Turístico para Caraguatatuba - Atendimento ao Cliente. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Paraíba. Orientador: Fábio Rodrigues Corniani.

19.
Érica Rejane Suave e Regiane Cristina da SIlva. Campanha Publicitária de Lançamento do CD da Banda Nagast. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Paraíba. Orientador: Fábio Rodrigues Corniani.

20.
Jurema F. Martinez, Nidiane A. de Oliveira e Renato B.Camilo. Marketing de Relacionamento. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Paraíba. Orientador: Fábio Rodrigues Corniani.

21.
Edurado Ragazini,Milton Júnior,Roberta Polvere,Thiago Puppio. Campanha Institucional para Dutrafer - A Importância da Reciclagem. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Paraíba. Orientador: Fábio Rodrigues Corniani.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 9:14:18