Maria Luci de Mesquita Prestes

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  • Última atualização do currículo em 18/11/2013


Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena pela Faculdade Porto-Alegrense (1987) e mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993). É doutora em Lingüística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professora titular - Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre e professora adjunta IIA da Faculdade Porto Alegrense. Tem experiência, participa de eventos e publica na área de Lingüística, com ênfase em Leitura e Produção de Textos, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa: abordagem textual, pontuação e enunciação, teorias do texto e do discurso. Atua e publica também na área de metodologia científica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Luci de Mesquita Prestes
Nome em citações bibliográficas
PRESTES, M. L. M.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras, Departamento de Letras.
Av. Manoel Elias, 2001. Bloco B sala 113
Morro Santana
91240261 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 33828282
Ramal: 231
Fax: (51) 33828282
URL da Homepage: http://www.fapa.com.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Na incompletude da sintaxe, o acabamento do enunciado: estruturas frasais fragmentadas por ponto em textos puplicitários, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Valdir do Nascimento Flores.
Palavras-chave: pontuação; estruturas frasais fragmentadas; enunciado; Bakhtin.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teorias do Texto e do Discurso.
Setores de atividade: Educação.
1990 - 1993
Mestrado em Lingüística e Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: A leitura comentada e a elaboração de organizadores gráficos no ensino e na produção de textos expositivos de causação,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: José Marcelino Poersch.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: leitura; escritura; texto expositivo de causação; organizadores gráficos; ensino-aprendizagem de lingua materna.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Leitura e Produção de Textos.
Setores de atividade: Educação.
1988 - 1988
Especialização em Língua Portuguesa. (Carga Horária: 375h).
Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras.
1984 - 1987
Graduação em Letras - Licenciatura Plena.
Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras.




Atuação Profissional



Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras, FAPA, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 20
Outras informações
De 03/2000 a 02/2004, cedida em mais 20 horas pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS.

Atividades

03/2010 - Atual
Ensino, Assessoria Linguística e Revisão Textual, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Organização Textual: Teoria e Prática
3/2008 - Atual
Ensino, Letras - Licenciatura Plena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática V
8/2006 - Atual
Ensino, Letras - Licenciatura Plena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática II
3/1995 - Atual
Ensino, Letras - Licenciatura Plena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa VII
Língua Portuguesa VIII
06/2009 - 11/2009
Ensino, Especialização Em Língua e Literatura, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Linguística Textual Aplicada
8/2001 - 08/2008
Ensino, Letras - Licenciatura Plena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa VI
03/2006 - 12/2007
Ensino, Letras - Licenciatura Plena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática I
3/2001 - 12/2007
Ensino, Letras - Licenciatura Plena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
Língua Portuguesa II
Língua Portuguesa V
4/2003 - 4/2007
Direção e administração, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Coordenadora do Departamento de Letras.
8/2001 - 12/2001
Ensino, Especialização Em Linguagem e Letramento, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A Produção Escrita na Escoal Fundamental
Seminário de Monografia
8/1998 - 8/2001
Ensino, Letras - Licenciatura Plena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Ensino I
Metodologia de Ensino II
3/1999 - 12/2000
Ensino, Letras - Licenciatura Plena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa III
Língua Portuguesa IV
3/1999 - 5/1999
Ensino, Especialização em Língua e Literatura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística Textual
3/1998 - 12/1998
Ensino, Letras - Licenciatura Plena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Textual I
Produção Textual II
8/1993 - 12/1998
Ensino, Letras - Licenciatura Plena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino I
Prática de Ensino II
3/1998 - 5/1998
Ensino, Especialização em Língua e Literatura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística Textual
3/1989 - 12/1997
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
Língua Portuguesa II
3/1997 - 5/1997
Ensino, Especialização em Língua e Literatura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística Textual
3/1996 - 5/1996
Ensino, Especialização em Língua e Literatura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística Textual
8/1989 - 12/1995
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
Língua Portuguesa II
3/1995 - 5/1995
Ensino, Especialização em Língua e Literatura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística Textual
3/1991 - 12/1994
Ensino, Letras - Licenciatura Plena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
Língua Portuguesa II

Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, SMED, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Desde 2000 cedida para a FAPA através de convênio.

Atividades

4/1996 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, SEC, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

3/1989 - 4/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Literatura
Redação e Expressão
3/1989 - 4/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8

Atividades

3/1996 - 8/1996
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I

Centro Universitário La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 20

Atividades

11/2000 - 11/2000
Ensino, Especialização em Leitura e Produção Textual, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Semiótica Aplicada aos Textos


Projetos de pesquisa


2001 - 2007
Gramáticas Pedagógicas: confrontos entre propostas e práticas
Descrição: Considerando-se as tendências lingüísticas atuais, que têm na língua em uso seu objeto de análise, o qual só pode ser efetivamente trabalhado através de textos, esta pesquisa buscou, em sua primeira etapa, analisar gramáticas brasileiras voltadas para os ensinos fundamental e médio, procurando verificar se há coerência entre as propostas teóricas lingüístico-pedagógicas em que essas gramáticas dizem inserir-se e a maneira como elas apresentam seus conteúdos e exercícios. Constatou-se que as gramáticas pedagógicas que se encontram no mercado atualmente no Brasil, tanto as que se propõem como as que não se propõem a seguir as tendências das teorias do texto e do discurso, apresentam conteúdos e exercícios de maneira descontextualizada. Constatou-se ainda as que se propõem a seguir as teorias do texto e do discurso, embora em níveis diferenciados, não atendem plenamente a esses propósitos. Feitas essas constatações, na segunda etapa da pesquisa, se está trabalhando na confecção de uma gramática pedagógica que procure suprir as necessidades levantadas a partir dos problemas observados. .
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Luci de Mesquita Prestes - Coordenador / Janice Cravo Piccoli - Integrante / Greice Zenker Peixoto - Integrante / Eduardo Rosa de Alemida - Integrante.Financiador(es): Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras - Remuneração / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 1


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Ciências & Letras (FAPA. Impresso)
2007 - Atual
Periódico: FAZU em Revista (Uberaba)
2005 - 2009
Periódico: Cadernos FAPA


Revisor de periódico


2005 - 2009
Periódico: Cadernos FAPA
2009 - Atual
Periódico: Ciências e Letras (FAPA. Impresso)
2009 - 2010
Periódico: Gestão Contemporânea


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Leitura e Produção de Textos.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Ensino Aprendizagem de Língua Materna.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria da Enunciação/Especialidade: Pontuação e enunciação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Professora homenageada do Curso de Letras - 2012-2, Faculdade Porto-Alegrense (FAPA).
2009
Professora homenageada do curso de Letras 2009-1, FAPA.
2003
Professora Homenageada do Curso de Letras 2002-2, Faculdade Porto-Alegrense.
2003
Professora Homenageada do Curso de Letras 2003-1, Faculdade Porto-Alegrense.
2002
Paraninfa do curso de Letras 2001-2, Faculdade Porto-Alegrense.
2001
Professora Homenageada do Curso de Letras 2001-1, Faculdade Porto-Alegrense.
1999
Professora Homenageada do Curso de Letras 1998-2, Faculdade Porto-Alegrense.
1999
Professora Homenageada do Curso de Letras 1999-1, Faculdade Porto-Alegrense.
1998
Paraninfa do Curso de Letras 1998-1, Faculdade Porto-Alegrense.
1997
Professora Homenageada do Curso de Letras 1997-1, Faculdade Porto-Alegrense.
1997
Paraninfa do Curso de Letras 1997-2, Faculdade Porto-Alegrense.
1996
Paraninfa do Curso de Letras 1996-1, Faculdade Porto-Alegrense.
1996
Professora Homenageada do Curso de Letras 1996-2, Faculdade Porto-Alegrense.
1995
Paraninfa do Curso de Letras 1995-2, FAculdade Porto-Alegrense.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PRESTES, M. L. M.2010PRESTES, M. L. M.. Para além da literatura, a língua: José de Alencar e a identidade do povo brasileiro. Ciências & Letras (FAPA. Impresso), v. 47, p. 137-152, 2010.

2.
PRESTES, M. L. M.2009 PRESTES, M. L. M.. Ponto final, fragmentação e discurso: uma análise de/com texto de Orlandi. Ciências e Letras (FAPA. Impresso), v. 45, p. 157-174, 2009.

3.
PRESTES, M. L. M.2004PRESTES, M. L. M.. A estrutura frasal e a pontuação nas histórias em quadrinhos. Revista Philologus, Rio de Janeiro, v. 28, p. 7-35, 2004.

4.
PRESTES, M. L. M.2004PRESTES, M. L. M.. O ensino de pontuação em uma perspectiva atual. Cadernos do CNLF (CiFEFil), Rio de Janeiro, v. VIII, n.3, p. 89-104, 2004.

5.
PRESTES, M. L. M.2004PRESTES, M. L. M.; PEIXOTO, Greice Zenker . Gramáticas pedagógicas; confrontos entre propostas e práticas: primeiros passos da segunda etapa. Signos (Lajeado), Lajeado, n.2, p. 83-94, 2004.

6.
PRESTES, M. L. M.2001PRESTES, M. L. M.. A língua portuguesa em uma perspectiva histórica: propostas de trabalho, em um processo dinâmico, para os três níveis de ensino. Revista Philologus, Rio de Janeiro, v. 7(19), n.19, p. 73-87, 2001.

7.
PRESTES, M. L. M.2001PRESTES, M. L. M.. Ensino de tempos verbais numa perspectiva pragmático-textual. Ciências e Letras (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 30, p. 67-85, 2001.

8.
PRESTES, M. L. M.1999PRESTES, M. L. M.. Ciências relacionadas à linguagem: um breve enfoque interdisciplinar. Ciências e Letras (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 26, p. 15-23, 1999.

9.
PRESTES, M. L. M.1998PRESTES, M. L. M.. Considerações sobre o uso de livros didáticos de português no ensino fundamental. Ciências e Letras (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 23-24, p. 189-194, 1998.

10.
PRESTES, M. L. M.1997PRESTES, M. L. M.. O ensino de adjetivos com textos: uma proposta para a 5a. série do 1o. grau. Palavra Como Vida, v. 47, 1997.

11.
PRESTES, M. L. M.1997PRESTES, M. L. M.. Substantivo concreto ou abstrato? Classe gramatical ou função sintática? O que fazer para que os alunos percebam tais distinções?. Palavra Como Vida, São Leopoldo, v. 50, p. 18-19, 1997.

12.
PRESTES, M. L. M.1997PRESTES, M. L. M.. A lingüística no Curso de Pedagogia. Ciências e Letras (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 20, p. 169-179, 1997.

13.
PRESTES, M. L. M.1996PRESTES, M. L. M.. Leitura e produção de textos na 4a. série do 1o. grau (I a VI). Palavra Como Vida, São Leopoldo, v. 37-44, 1996.

14.
PRESTES, M. L. M.1996PRESTES, M. L. M.. Ensino de português como elemento consciente de interação social: uma proposta de atividade com texto. Ciências e Letras (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 17, p. 189-198, 1996.

15.
PRESTES, M. L. M.1996PRESTES, M. L. M.. Um estudo de crônica no 2o. grau. Palavra Como Vida, São Leopoldo, v. 42, p. 18-19, 1996.

16.
PRESTES, M. L. M.1996PRESTES, M. L. M.. Aplicação de uma proposta de prática de leitura de narrativas longas no 1o. grau. Boletim da Albs, Porto Alegre, v. 1-2-95, p. 52-57, 1996.

17.
PRESTES, M. L. M.1995 PRESTES, M. L. M.. A leitura comentada e a elaboração de organizadores gráficos no ensino e na produção de textos expositivos de causação. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 30, n.2, p. 155-179, 1995.

18.
PRESTES, M. L. M.1995PRESTES, M. L. M.. Aplicação de uma proposta de prática de leitura de narrativas longas no 1o. grau. Boletim da Albs Conselho Brasil Sul, Porto Alegre, v. 1-2, p. 52-57, 1995.

19.
PRESTES, M. L. M.1992PRESTES, M. L. M.. A relação leitura/escritura: um proceso interativo a ser repensado na ESCOLA. Ciências e Letras (Porto Alegre), Porto Alegre, 1992.

20.
PRESTES, M. L. M.1991PRESTES, M. L. M.. A inadequação do uso do ONDE em redações escolares. Ciências e Letras (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 11, 1991.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PRESTES, M. L. M.. Leitura e (re)escritura de textos: subsídios teóricos e práticos para o seu ensino. 6. ed. Catanduva: Rêspel, 2005. v. 1. 380p .

2.
PRESTES, M. L. M.. A pesquisa e a construção do conhecimento científico. 3. ed. Catanduva: Rêspel, 2005. v. 1. 256p .

Capítulos de livros publicados
1.
PRESTES, M. L. M.; VALE, Luiza Vilma Pires ; PINTO, C. A. N. ; PANDOLFO, S. . Um pouco de Laury Maciel - um taquarense na Faculdade Porto-Alegrense. In: Paulo Gilberto Mossmann Sobrinho; Véra Lúcia Maciel Barroso. (Org.). Raízes de Taquara. 1ed.Porto Alegre: EST, 2008, v. 1, p. 517-521.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PRESTES, M. L. M.. A pontuação sob o ponto de vista da enunciação. In: XV Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística Y Filología de América Latina, 2008, Montevidéu. Trabajos XV Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística Y Filología de América Latina. Montevidéu: ALFAL, 2008. p. 1-21.

2.
PRESTES, M. L. M.. Na incompletude da sintaxe, o acabamento do enunciado: estruturas frasais fragmentadas em textos publicitários. In: VI Congreso Latinoamericano de Estudios del Discurso, 2005, Santiago. Actas del VI Congreso Latinoamericano de Estudios del Discurso. Santiago: ALED - PUC Chile, 2005. p. 1-13.

3.
PRESTES, M. L. M.. A estrutura frasal e a pontuação em histórias em quadrinhos publicadas no Brasil. In: II Coloquio Argentino de la IADA: El diálogo: estudios e invesrtigaciones, 2005, La Plata. Actas del II Coloquio Argentino de la IADA: El diálogo: estudios e invesrtigaciones. La Plata: IADA, 2005. p. 524-538.

4.
PRESTES, M. L. M.; ALMEIDA, Eduardo Rosa de . O ensino de morfossintaxe nos níveis fundamental e médio:uma perspectiva textual. In: VII Congresso nacional de Lingüística e Filologia, 2003, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2003. v. VII. p. 84-111.

5.
PRESTES, M. L. M.; ALMEIDA, Eduardo Rosa de ; PICCOLI, Janice Cravo . Gramáticas pedagógicas: confrontos entre propostas e práticas. In: IX Congreso de la Sociedad Argentina de Lingüística, 2003, Córdoba. Anais del IX Congreso de la Sociedad Argentina de Lingüística. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba - Facultad de Lenguas, 2002. p. 5 p..

6.
PRESTES, M. L. M.. O ensino de gramática em um perspectiva textual. In: VI Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2002, Rio de janeiro. Cadernos do CNLF - Minicursos - Livro-Texto. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2002. p. 54-71.

7.
PRESTES, M. L. M.; ALMEIDA, Eduardo Rosa de ; PICCOLI, Janice Cravo . Gramáticas pedagógicas: confrontos entre propostas e práticas. In: VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2002, Belo Horizonte. VI CBLA Anais. Belo Horizonte: ALAB- Associação de Lingüística Aplicada do Brasil, 2001. p. 11 p..

8.
PRESTES, M. L. M.. A pesquisa e a construção do conhecmento científico. In: III Camihos da Pesquisa, II Mostra de Experiências Pedagógicas, I Vitrine das Profissões, 2002, São Jerônimo. Resumos. São Jerônimo: ULBRA, 2002.

9.
PRESTES, M. L. M.. Da academia à escola de ensino fundamental: um exemplo de aplicação da teoria dos tempos verbais de Weinrich. In: VIII Congreso de la Sociedad Argentina de Lingüística, 2002, Mar del Plata. Actas, 2000. p. 8 p..

10.
PRESTES, M. L. M.. O ensino de Português como elemento consciente de interação social: trabalhando com textos. In: Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2001, Pelotas. TELA- Textos em Lingüística Aplicada. Pelotas: UCPel, 1998. p. 149-155.

11.
PRESTES, M. L. M.. Um exemplo de aplicação da teoria dos tempos verbais de Weinrich junto a alunos de ensino fundamental. In: V Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2001, Porto Alegre. TELA - Textos em Lingüística Aplicada. Pelotas: UCPel, 1998. p. 1594-1616.

12.
PRESTES, M. L. M.. Viajando pelo túnel do tempo: o trabalho, nos ensinos fundamental e médio, com textos produzidos em diferentes épocas e lugares. In: II Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2001, Pelotas. TELA- Textos em Lingüística Aplicada. Pelotas: UCPel, 1999. p. 107-121.

13.
PRESTES, M. L. M.. A lingüística no Curso de Pedagogia. In: II Encontro do CELSUL-Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul, 1999, Florianópolis. Anais do II Encontro do CELSUL. Porto Alegre: PUCRS, 1997.

14.
PRESTES, M. L. M.. A consciência da estrutura do texto, obtida através da leitura, melhora o desempenho na escrita. In: 5o. Congresso Internacional da Sociedade Internacional de Psicolingüística Aplicada, 1999, Porto. Actas do 5o. Congresso Internacional da Sociedade Internacional de Psicolingüística Aplicada. Porto: Universidade do Porto, 1997. p. 528-531.

15.
PRESTES, M. L. M.. A importância da consciência metalingüística na leitura/escritura do texto de causação. In: I Encontro do CELSUL, 1997, Florianópolis. Anais do I Encontro do CELSUL. Florianópolis: UFSC, 1995. v. I. p. 343-348.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PRESTES, M. L. M.. Na incompletude da sintaxe, o acabamento do enunciado: fragmentação de frases por ponto em textos publicitários. In: II Jornadas Internacionales Lavandera: sociolingüística y análisis del discurso, 2013, Buenos Aires. Libro de Resúmenes - II Jornadas Internacionales Lavandera: sociolingüística y análisis del discurso. Buenos Aires: Filo: UBA, 2013. p. 274-275.

2.
PRESTES, M. L. M.. O gato Malhado e a andorinha Sinhá: uma análise comparativa entre fatores de contextualização e ilustrações presentes em duas edições dessa obra de literatura infantojuvenil de Jorge Amado. In: XV Seminário Nacional de Literatura e História, 2012, Porto Alegre. Caderno de Resumos do XV Seminário Nacional de Literatura e História. Porto Alegre: FAPA, 2012.

3.
PRESTES, M. L. M.. Da carta de Caminha às mensagens de texto: formas abreviadas e variação linguística no ensino de Língua Portuguesa. In: VII SENALE- Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino, 2012, Pelotas. Programação e Resumos dos Trabalhos. Pelotas: UCPel, 2012. p. 505-506.

4.
PRESTES, M. L. M.. Pontuação e gêneros textuais sob a perspectiva da enunciação. In: V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuias, 2009, Caxias do Sul. Caderno de Resumos. Caxias do Sul: EDUCS, 2009. p. 208-209.

5.
PRESTES, M. L. M.. O domínio da norma culta e a in/exclusão social. In: II Seminário Integrado Nacional das Linguagens, 2009, Porto Alegre. Caderno de Resumos. Porto Alegre: FAPA, 2009. p. X-X.

6.
PRESTES, M. L. M.. Novo Acordo Ortográfico: implicações no mundo lusófono. In: II Seminário Integrado Nacional das Linguagens, 2009, Porto Alegre. Caderno de Resumos. Porto Alegre: FAPA, 2009. p. XII-XIII.

7.
PRESTES, M. L. M.. A pontuação sob a perspectiva da enunciação. In: XI Congreso de la Sociedad Argentina de Lingüística, 2008, Santa Fe. Libro de Resúmenes XI Congreso de la Sociedad Argentina de Lingüística. Santa Fe: Universidad Nacional del Litoral, 2008. p. 41-41.

8.
PRESTES, M. L. M.. Usos e abusos de textos de Machado de Assis. In: XII Seminário Nacional de Literatura e História, 2008, Porto Alegre. Caderno de Resumos XII Seminário Nacional de Literatura e História. Porto Alegre: Faculdade Porto-Alegrense, 2008. p. 22-22.

9.
PRESTES, M. L. M.. Pontuação e enunciação. In: XV Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y filología de América Latina, 2008, Montevidéu. Libro de Rúmenes. Montevidéu: ALFAL, 2008. p. 236-236.

10.
PRESTES, M. L. M.. A pontuação sob o ponto de vista da enunciação. In: XV Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística Y Filología de América Latina, 2008, Montevidéu. Caderno de Resúmenes do XV Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística Y Filología de América Latina. Montevidéu: ALFAL, 2008. p. 236-236.

11.
PRESTES, M. L. M.. Alguns olhares sobre pontuação e enunciação. In: V SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2007, Pelotas. V SENALE - Programação e Resumos dos Trabalhos. Pelotas: EDUCAT, 2007. p. 175-176.

12.
PRESTES, M. L. M.. POntuação e enunciação: alguns olhares. In: II Seminário Internacional de Lingüística da UNICSUL, 2007, São Paulo. Caderno de Atividades e Resumos. São Paulo: UNICSUL, 2007. p. 70.

13.
PRESTES, M. L. M.. Sinais de pontuação substituindo signos lingüísticos ou até gestuais em diálogos escritos: uma análise sob as perspectivas semiótica e enunciativa. In: III Coloquio Argentino de la IADA, 2007, La Plata. Libro de Resúmenes. La Plata: IADA- Universidade de La Plata, 2007. p. 111-112.

14.
PRESTES, M. L. M.; CHAVES, M. A. . Leitura e produção de texto: quando professores e alunos se (ex)põem, partilhando a mesma tarefa. In: Conversações Internacionais: Composições do pensamento Educacional, 2007, Porto Alegre. Programação Conversações Internacionais: Composições do Pensamento Educacional. Porto Alegre: Secretaria Municipal de Educação de Porto, 2007. p. 22-22.

15.
PRESTES, M. L. M.. A BT nos mapas com Quintana. In: III Congresso Internacional das Linguagens, 2006, Erechim. Caderno de Resumos do III Congresso Internacional das Linguagens. Erechim: URI, 2006.

16.
PRESTES, M. L. M.. O fusquinha cor-de-rosa: da contação à visita aos alunos. In: Conversações Internacionais: Paisagens da Educação, 2006, Porto Alegre. Evento/Programação Conversações Internacionais: Paisagens da Educação. Porto Alegre: SMED-POA, 2006. p. s.p..

17.
PRESTES, M. L. M.. A estrutura frasal e a pontuação nos diálogos de histórias em quadrinhos publicadas no Brasil. In: II Coloquio Argentino de la IADA: El diálogo: estudios e invesrtigaciones, 2005, La Plata. Libro de Resumenes, 2005. p. 85-85.

18.
PRESTES, M. L. M.. O ensino de língua portuguesa em uma perspectiva textual. In: V Seminário Nacional de Educação, 2005, Santiago. Anais do V SENED. Santiago, RS: URI-Santiago, 2005. p. 38-38.

19.
PRESTES, M. L. M.. Estruturas frasais fragmentadas em textos de gênero publicitário: na incompletude da sintaxe, o acabamento do enunciado. In: III Simpósio Internacionqal de Estudos de Gêneros Textuais, 2005, Santa Maria. Caderno de Resumos do III SIGET, 2005. p. 60-60.

20.
PRESTES, M. L. M.. Na incompletude da sintaxe, o acabamento do enunciado: estruturas frasais fragmentadas em textos publicitários. In: VI Congreso Latinoamericano de Estudios del Discurso, 2005, Santiago. Libro de Resúmenes. Santiago: PUC-Chile; ALED, 2005. p. 212-212.

21.
PRESTES, M. L. M.. O ensino de pontuação em uma perspectiva textual-discursiva. In: IV Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2005, Pelotas. Programação e resumos dos trabalhos. Pelotas: UCPEL, 2005. p. 207-207.

22.
PRESTES, M. L. M.. A estrutura frasal e a pontuação em editoriais. In: VIII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia- I Congresso Internacional de Estudos Filológicos e Lingüísticos, 2004, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil). Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2004. v. VIII. p. 15-15.

23.
PRESTES, M. L. M.; PEIXOTO, Greice Zenker . Gramáticas pedagógicas: confrontos entre propostas e práticas (2a. etapa). In: VIII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia- I Congresso Internacional de Estudos Filológicos e Lingüísticos, 2004, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do VIII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia- I Congresso Internacional de Estudos Filológicos e Lingüísticos. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2004. v. VIII. p. 67-67.

24.
PRESTES, M. L. M.. O ensino da pontuação em um perspectiva textual. In: VIII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia- I Congresso Internacional de Estudos Filológicos e Lingüísticos, 2004, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do VIII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia- I Congresso Internacional de Estudos Filológicos e Lingüísticos. Porto Alegre: CIFEFIL, 2004. v. VIII. p. 90-90.

25.
PRESTES, M. L. M.. O ensino da pontuação em uma perspectiva textual. In: II Congresso Internacional das Linguagens - Seminário Nacional do Ensino de Língua Portuguesa, 2004, Erechim. Anais do II Congresso Internacional das Linguagens. Erechim: URI, 2004. p. 101-101.

26.
PRESTES, M. L. M.; PEIXOTO, Greice Zenker . Gramáticas pedagógicas: confrontos entre propostas e práticas (2a. etapa). In: 6o. Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL, 2004, Florianópolis. Resumos do 6o. Encontro do CELSUL. Florianópolis: CELSUL, 2004. p. 103-104.

27.
PRESTES, M. L. M.. A estrutura frasal e a pontuação em textos de histórias em quadrinhos. In: VII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2003, Rio de Janeiro. Livro de Resumos do VII CNLF. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2003. p. 12-12.

28.
PRESTES, M. L. M.; ALMEIDA, Eduardo Rosa de . O ensino de morfossintaxe nos níveis fundamenatl e médio: uma perspectiva textual. In: VII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2003, Rio de Janeiro. Livro de REsumos do VII CNLF. Rio de janeiro: CIFEFIL, 2003. p. 150-150.

29.
PRESTES, M. L. M.. O ensino de gramática em uma perspectiva textual. In: VI Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2002, Rio de Janeiro. Livro de Resumos e Programação. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2002. p. 112-113.

30.
PRESTES, M. L. M.; ALMEIDA, Eduardo Rosa de ; PICCOLI, Janice Cravo . Gramáticas pedagógicas: confrontos entre propostas e práticas. In: VI Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2002, Rio de Janeiro. Livro de Resumos e Programação. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2002. p. 124-124.

31.
PRESTES, M. L. M.. O ensino de gramática numa perspectiva textual. In: I Congresso Internaciona das Linguagens - Seminário Nacional do Ensino de Língua Portuguesa, 2002, Erechim. Anais. Erechim: URI, 2002. p. 64.

32.
PRESTES, M. L. M.; ALMEIDA, Eduardo Rosa de ; PICCOLI, Janice Cravo . Gramáticas pedagógicas: confrontos entre propostas e práticas. In: I Cngresso Internacional das Linguagens - V Seminário Nacional do Ensino de Língua Portuguesa, 2002, Erechim. Anais. Erechim: URI, 2002. p. 73-73.

33.
PRESTES, M. L. M.; ALMEIDA, Eduardo Rosa de ; PICCOLI, Janice Cravo . Gramáticas pedagógicas: confrontos entre propostas e práticas. In: IX Congreso de la Sociedad Argentina de Lingüística, 2002, Córdoba. Resúmenes. Córdoba: Universidade Nacional de Córdoba, 2002.

34.
PRESTES, M. L. M.. O ensino de gramática em uma perspectiva textual. In: II Mostra de Iniciação Científica e I Mostra de Experiências pedagógicas da FAPA, 2001, Porto Alegre. Caderno de Resumos da II MIC-FAPA e I MEP-FAPA. Porto Alegre: FAPA/FAPERGS, 2001. p. 01-02.

35.
PRESTES, M. L. M.; ALMEIDA, Eduardo Rosa de ; PICCOLI, J. C. . Gramáticas pedagógicas: confrontos entre propostas e práticas. In: VI Congresso Brasileiro de Lingüística Alicada, 2001, Belo Horizonte. Programa & Resumos do VI CBLA. Belo Horizonte: UFMG, 2001. p. 203.

36.
PRESTES, M. L. M.. Obras publicadas no Brasil sobre português histórico: um olhar crítico. In: V Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2001, Rio de Janeiro. Livro de Resumos do V CNLF. Rio de Janeiro: UERJ, 2001. p. 107-108.

37.
PRESTES, M. L. M.; ALMEIDA, Eduardo Rosa de ; PICCOLI, Janice Cravo . As gramáticas pedagógicas no ensino da escrita: confrontos entre propostas e práticas. In: III Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2001, Pelotas. Programação e Resumos dos Trabalhos do III SENALE. Pelotas: UCPel, 2001. p. 77-78.

38.
PRESTES, M. L. M.. A língua portuguesa em uma perspectiva histórica: propostas de trabalho, em um processo dinâmico, para os três íveis de ensino. In: IV Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2000, Rio de Janeiro. Livro de Resumos e Programação do IV Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Rio de Janeiro: UERJ, 2000. p. 13-14.

39.
PRESTES, M. L. M.. Da academia à escola de ensino fundamental: um exemplo de aplicação da teoria dos tempos verbais de Weinrich. In: III Congreso de la Sociedad Argentina de Lingüística, 2000, Mar del Plata. Programa y Resúmenes VIII Congreso SAL. Mar del Plata: Universidad Nacional de Mar del Plata, 2000. p. 122-123.

40.
PRESTES, M. L. M.. Viajando pelo túnel do tempo: a leitura, nos ensinos fundamental e médio, de textos em português produzidos em diferentes épocas e lugares. In: II Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 1999. Programa e Resumos do II Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino. Pelotas: UCPel. p. 111.

41.
PRESTES, M. L. M.. Ciências relacionadas à linguagem: um enfoque interdisciplinar. In: III CELSUL, IV SIL, X VARSUL, 1999, Porto Alegre. Caderno de Resumos do III CELSUL, IV SIL e X VARSUL. Porto Alegre: PUCRS, 1999. p. s.n..

42.
PRESTES, M. L. M.. Considerações sobre o uso de livros didáticos de Português no ensino fundamental. In: III Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Portuguesa, 1998, Erechim. Anais do III Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Portuguesa. Erechim: URI, 1998. p. 99.

43.
PRESTES, M. L. M.. Um exemplo de aplicação da teoria dos tempos verbais de Weinrich junto a alunos do ensino fundamental. In: V Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 1998, Porto Alegre. Programa e Resumos do V Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. Porto Alegre: UFRGS, 1998. p. 251-252.

44.
PRESTES, M. L. M.. O ensino de português como elemento consciente de interação social: trabalhando com textos. In: Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 1997, Pelotas. Caderno de Resumos do Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino. Pelotas: UCPel, 1997. p. s.n..

45.
PRESTES, M. L. M.. Leitura e produção de textos na 4a. série do 1o. grau. In: XIX Congresso da Federação Internacional de Professores de Línguas Vivas, 1997, Recife. Livro de Resumos do XIX Congresso FIPLV. Recife: UFPE, 1997. p. 164.

46.
PRESTES, M. L. M.. A lingüística no curso de Pedagogia. In: II Encontro do CELSUL-Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul, 1997, Florianópolis. Caderno de Resumos. Florianópolis: CELSUL, 1997. p. 77-78.

47.
PRESTES, M. L. M.. The awareness of discourse structures, obtained through readind, improves the performance in writing. In: 5th International Congress of the International Society of Applied Psycholinguistics, 1997, Porto. Abstracts. Porto: Universidade do Porto, 1997. p. 138.

48.
PRESTES, M. L. M.. A influência da consciência metalingüística na produção de textos de causação. In: I Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul, 1995, Florianópolis. Resumos. Florianópolis: CELSUL- UFSC, 1995. p. 54-54.

Apresentações de Trabalho
1.
PRESTES, M. L. M.. Na incompletude da sintaxe, o acabamento do enunciado: fragmentação de frases por ponto em textos publicitários. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PRESTES, M. L. M.. Culturas africanas e indígenas, língua portuguesa, literaturas de expressão portuguesa e o que mais vier. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PRESTES, M. L. M.. O gato Malhado e a andorinha Sinhá: uma análise comparativa entre fatores de contextualização e ilustrações presentes em duas edições dessa obra de literatura infantojuvenil de Jorge Amado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PRESTES, M. L. M.. O domínio da norma culta e a in/exclusão social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PRESTES, M. L. M.. Usos e abusos de textos de Machado de Assis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PRESTES, M. L. M.. A pontuação sob a perspectiva da enunciação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PRESTES, M. L. M.. A pontuação sob o ponto de vista da enunciação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PRESTES, M. L. M.. Alguns olhares sobre pontuação e enunciação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PRESTES, M. L. M.. Sinais de pontuação substituindo signos lingüísticos ou até gestuais em diálogos escritos: uma análise sob as perspectivas semiótica e enunciativa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PRESTES, M. L. M.. Pontuação e enunciação: alguns olhares. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PRESTES, M. L. M.. Leitura e produção de texto: quando alunos e professores se (ex)põem, partilhando a mesma tarefa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PRESTES, M. L. M.. A BT nos mapas com Quintana. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PRESTES, M. L. M.. O fusquinha cor-de-rosa: da contação à visita aos alunos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PRESTES, M. L. M.. A estrutura frasal e a pontuação nos diálogos de histórias em quadrinhos publicadas no Brasil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PRESTES, M. L. M.. Na incompletude da sintaxe, o acabamento do enunciado: estruturas frasais fragmentadas em textos publicitários. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PRESTES, M. L. M.. Estruturas frasais fragmentadas em textos de gênero publicitário: na incompletude da sintaxe, o acabamento do enunciado. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PRESTES, M. L. M.; PEIXOTO, Greice Zenker . Gramáticas pedagógicas: confrontos entre propostas e práticas (2a. etapa). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PRESTES, M. L. M.. A estrutura frasal e a pontuação em editoriais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PRESTES, M. L. M.. O ensino da pontuação em uma perspectiva textual. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
PRESTES, M. L. M.; PEIXOTO, Greice Zenker . Gramáticas pedagógicas: confrontos entre propostas e práticas (2a. etapa). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PRESTES, M. L. M.; PEIXOTO, Greice Zenker . Gramáticas pedagógicas: confrontos entre propostas e práticas (2a. etapa). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PRESTES, M. L. M.. A leitura e a produção de textos no ensino de Português. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
PRESTES, M. L. M.. A estrutura frasal e a pontuação em textos de histórias em quadrinhos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
PRESTES, M. L. M.; ALMEIDA, Eduardo Rosa de ; PICCOLI, Janice Cravo . Gramáticas pedagógicas: confrontos entre propostas e práticas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
PRESTES, M. L. M.; ALMEIDA, Eduardo Rosa de ; PICCOLI, Janice Cravo . Gramáticas pedagógicas: confrontos entre propostas e práticas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
PRESTES, M. L. M.; ALMEIDA, Eduardo Rosa de ; PICCOLI, Janice Cravo . Gramáticas pedagógicas: confrontos entre propostas e práticas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
PRESTES, M. L. M.. O ensino e gramática numa perspectiva textual. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
PRESTES, M. L. M.; ALMEIDA, Eduardo Rosa de ; PICCOLI, Janice Cravo . As gramáticas pedagógicas no ensino da escrira. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
PRESTES, M. L. M.; ALMEIDA, Eduardo Rosa de ; PICCOLI, Janice Cravo . Gramáticas pedagógicas: confrontos entre propostas e práticas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
PRESTES, M. L. M.. Obras publicadas no Brasil sobre português histórico: um olhar crítico. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
PRESTES, M. L. M.. A língua portuguesa em uma perspectiva histórica: propostas de trabalho, em um processo dinâmico, para os três níveis de ensino. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
PRESTES, M. L. M.. Da academia à escola de ensino fundamental: um exemplo de aplicação da teoria dos tempos verbais de Weinrinch. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
PRESTES, M. L. M.. Ciências relacionadas à linguagem: um enfoque interdisciplinar. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
PRESTES, M. L. M.. Viajando pelo túnel do tempo: a leiura, nos ensinos fundamental e médio, de textos em português produzidos em diferentes épocas e lugares. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
PRESTES, M. L. M.. Considerações sobre o uso de livros didáticos de Português no ensino fundamental. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
PRESTES, M. L. M.. Um exemplo de aplicação da teoria dos tempos verbais de Weinrichjunto a alunos do ensino fundamental. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
PRESTES, M. L. M.. O ensino de Português como elemento consciente de interação social. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
PRESTES, M. L. M.. A lingüística no curso de Pedagogia. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
PRESTES, M. L. M.. A consciência da estrutura do texto, obtida através da leitura, melhora o desempenho na escrita. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
PRESTES, M. L. M.. A influência da consciência metalingüística na produção de textos de causação. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
PRESTES, M. L. M.. A importância da consciência metalingüística na leitura/escritura do texto de causação. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PRESTES, M. L. M.. Apresentação. Porto Alegre, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
PRESTES, M. L. M.. Apresentação. Porto Alegre, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
PRESTES, M. L. M.. Apresentação. Porto Alegre, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
PRESTES, M. L. M.. Apresentação. Porto Alegre, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

5.
PRESTES, M. L. M.. Apresentação. Porto Alegre, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

6.
PRESTES, M. L. M.. Sphaera: sobre o ensino de matemática e de ciências. Novo Hamburgo: Premier, 2009 (Revisão textual).

7.
PRESTES, M. L. M.. A arqueologia vai ao hospital : pesquisa arqueológica para a implantação do Centro Histórico-Cultural Santa Casa. Porto Alegre: ISCMPA, 2009 (Revisão textual).

8.
PRESTES, M. L. M.. Apresentação. Porto Alegre, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

9.
PRESTES, M. L. M.. Apresentação. Porto Alegre, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

10.
PRESTES, M. L. M.. Apresentação. Porto Alegre, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

11.
PRESTES, M. L. M.. Apresentação. FAPA, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

12.
PRESTES, M. L. M.. Apresentação. Porto Alegre, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

13.
PRESTES, M. L. M.. Apresentação. Porto Alefre, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

14.
PRESTES, M. L. M.. Apresentação. Porto Alegre, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

15.
PRESTES, M. L. M.. Apresentação. Porto Alegre, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

16.
PRESTES, M. L. M.. Apresentação. Porto Alegre, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

17.
PRESTES, M. L. M.. Apresentação. Porto Alegre, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

18.
PRESTES, M. L. M.. Apresentação. Porto Alegre, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

19.
PRESTES, M. L. M.. Apresentação. Porto Alegre, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

20.
PRESTES, M. L. M.. Apresentação. Porto Alegre, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

21.
PRESTES, M. L. M.. Apresentação. Porto Alegre, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

22.
PRESTES, M. L. M.. Apresentação. Porto Alegre, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

23.
PRESTES, M. L. M.. Histórias médicas. Porto Alegre: ISCMPA, 2003 (Revisão textual).

24.
PRESTES, M. L. M.. Santa Casa: 200 anos: caridade e ciência. Porto Alegre: ISCMPA, 2003 (Revisão textual).

25.
PRESTES, M. L. M.. Apresentação. Porto Alegre, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

26.
PRESTES, M. L. M.. Apresentação. Porto Alegre, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

27.
PRESTES, M. L. M.. Apresentação. Porto Alegre, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

28.
PRESTES, M. L. M.. Apresentação. Porto Alegre, 2001. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

29.
PRESTES, M. L. M.. Apresentação. Porto Alegre, 2000. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PRESTES, M. L. M.. Gramáticas pedagógicas: confrontos entre propostas e práticas - 2a. etapa. 2004.

2.
PRESTES, M. L. M.. Gramáticas Pedagógicas: confrontos entre propostas e práticas. 2001.


Demais tipos de produção técnica
1.
PRESTES, M. L. M.. Novo Acordo Ortográfico: implicações no mundo lusófono. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PRESTES, M. L. M.. Caderno de Resumos: II SINAL. 2009. (Editoração/Anais).

3.
PRESTES, M. L. M.. Caderno de REsumos - VIII Fórum FAPA. 2009. (Editoração/Anais).

4.
PRESTES, M. L. M.; MARTINS, R. C. ; BITTENCOURT, A. R. . Caderno de Resumos - II SINAL. 2009. (Arte de imagem e formatação).

5.
PRESTES, M. L. M.; MARTINS, R. C. ; BITTENCOURT, A. R. . Ciências & Letras - n. 45. 2009. (Arte de imagem e formatação).

6.
PRESTES, M. L. M.. Conceito de lusofonia e e aspectos da língua portuguesa falada. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
PRESTES, M. L. M.. Enunciação: conceitos e teorias. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
PRESTES, M. L. M.. A enunciação em sua aplicação prática. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
PRESTES, M. L. M.. Concordâncias nominal e verbal: aspectos teóricos e metodológicos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
PRESTES, M. L. M.. Regências verbal e nominal, Crase: aspectos teóricos e metodológicos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
PRESTES, M. L. M.. Pontuação: aspectos teóricos e metodológicos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
PRESTES, M. L. M.. Cadernos FAPA. 2008. (Editoração/Periódico).

13.
PRESTES, M. L. M.. Cadernos FAPA. 2008. (Editoração/Periódico).

14.
PRESTES, M. L. M.. Caderno de Resumos do VII Fórum FAPA. 2008. (Editoração/Anais).

15.
PRESTES, M. L. M.; VALE, Luiza Vilma Pires ; MEDEIROS, Vera Lúcia Cardoso . Caderno de Resumos do I SINAL. 2007. (Editoração/Anais).

16.
PRESTES, M. L. M.; VALE, Luiza Vilma Pires ; MONTE, Livia Maria Chicon . Caderno de Resumos do VI Fórum FAPA. 2007. (Editoração/Anais).

17.
PRESTES, M. L. M.. Cadernos FAPA. 2007. (Editoração/Periódico).

18.
PRESTES, M. L. M.. Cadernos FAPA. 2007. (Editoração/Periódico).

19.
PRESTES, M. L. M.. Caderno de Resumos - I SINAL. 2007. (Arte de imagem e formatação).

20.
PRESTES, M. L. M.; VALE, Luiza Vilma Pires . Caderno de Resumos do V Fórum FAPA. 2006. (Editoração/Anais).

21.
PRESTES, M. L. M.. O ensino de língua portuguesa em uma perspectiva textual. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
PRESTES, M. L. M.. Oficina de produção de textos dissertativos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
VALE, Luiza Vilma Pires ; PRESTES, M. L. M. ; MEDEIROS, Vera Lúcia Cardoso . Caderno de Resumos do XII Seminário Nacional de Literatura e História - O Centenário de Erico Verissimo e a História do Rio Grande do Sul. 2005. (Editoração/Anais).

24.
PRESTES, M. L. M.. Cadernos FAPA. 2005. (Editoração/Periódico).

25.
PRESTES, M. L. M.; VALE, Luiza Vilma Pires . Caderno de Resumos do IV Fórum FAPA. 2005. (Editoração/Anais).

26.
PRESTES, M. L. M.. O ensino de pontuação em uma perspectiva textual. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

27.
PRESTES, M. L. M.; VALE, Luiza Vilma Pires ; MONTE, Livia Maria Chicon ; MEDEIROS, Vera Lúcia Cardoso ; JARDIM, Mara Ferreira . Caderno de Resumos III FÓRUM FAPA. 2004. (Editoração/Anais).

28.
PRESTES, M. L. M.. Oficina de produção de textos dissertativos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

29.
PRESTES, M. L. M.; ALMEIDA, Eduardo Rosa de . O ensino de morfossintaxe nos ensinos fundamental e médio. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

30.
PRESTES, M. L. M.; ALMEIDA, Eduardo Rosa de . O ensino de morfossintaxe nos níveis fundamental e médio: uma perspectiva textual. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

31.
PRESTES, M. L. M.. I Concurso Universitário de Produção Escrita das Faculdades Porto-Alegrenes - Prêmio Laury Maciel. 2003. (Editoração/Livro).

32.
PRESTES, M. L. M.; VALE, Luiza Vilma Pires . Caderno de Resumos II FÓRUM FAPA. 2003. (Editoração/Anais).

33.
PRESTES, M. L. M.. Oficina de produção de textos dissertativos. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

34.
PRESTES, M. L. M.. O ensino de gramática em uma perspectiva textual. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

35.
PRESTES, M. L. M.; VALE, Luiza Vilma Pires ; JARDIM, Mara Ferreira . Caderno de Resumos FÓRUM FAPA. 2002. (Editoração/Anais).

36.
PRESTES, M. L. M.. Oficina de produção de textos dissertativos. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

37.
PRESTES, M. L. M.. O ensino de gramática em uma perspectiva textual. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

38.
PRESTES, M. L. M.; VALE, Luiza Vilma Pires ; SILVA, Carmen Rangel da . Caderno de Resumos II MIC-FAPA e I MEP-FAPA. 2001. (Editoração/Anais).

39.
PRESTES, M. L. M.; VALE, Luiza Vilma Pires . Caderno de Resumos da I MIC-FAPA. 2000. (Editoração/Anais).

40.
PRESTES, M. L. M.. Leitura e produção de textos na 4a. série do 1o. grau. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FLORES, V. N.; PRESTES, M. L. M.. Participação em banca de Eduardo Rosa de Almeira. Pontuação e enunciação: as marcas da relação professor/aluno no processo de escritura do texto. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Jornadas Lavandera: sociolingüística y análisis del discurcrso. Na incompletude da sintaxe, o acabamento do enunciado: fragmentação de frases por ponto em textos publicitários. 2013. (Congresso).

2.
XIII Congreso de la Sociedad Argentina de Lingüística. A análise do discurso e a semiótica na formação de alunos de Letras. 2012. (Congresso).

3.
XV Seminário Nacional de Literatura e História'.O gato Malhado e a andorinha Sinhá: uma análise comparativa entre fatores de contextualização e ilustrações presentes em duas edições dessa obra de literatura infantojuvenil de Jorge Amado. 2012. (Seminário).

4.
IX Seminário de Formação Docente - FAPA. 2009. (Seminário).

5.
Formação de Professores: Diálogos Possíveis. 2008. (Outra).

6.
VIII Seminário de Formação Docente - FAPA. 2008. (Seminário).

7.
VII Seminário de Formação Docente - FAPA. 2008. (Seminário).

8.
XI Congreso de la Sociedad Argentina de Lingüística. A pontuação sob a perspectiva da enunciação. 2008. (Congresso).

9.
XII Seminário Nacional de Literatura e História.Usos e abusos de textos de Machado de Assis. 2008. (Seminário).

10.
XV Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística Y Filología de América Latina. A pontuação sob o ponto de vista da enunciação. 2008. (Congresso).

11.
Conversações Internacionais: composições do Pensamento Educacional.Leitura e produção de texto: quando professores e alunos se (ex)põem, partilhando a mesma tarefa. 2007. (Encontro).

12.
Conversações Internacionais: Composições do pensamento Educacional.Leitura e produção de texto: quando professores e alunos se (ex)põem, partilhando a mesma tarefa. 2007. (Encontro).

13.
III Coloquio Argentino de la IADA.Sinais de pontuação substiuindo signos lingüísticos ou até gestuias em diálogos escritos: uma análise sob as perspectivas semiótica e enunciativa. 2007. (Outra).

14.
II Seminário Internacional de Lingüística da UNICSUL.Pontuação e enunciação: alguns olhgares. 2007. (Seminário).

15.
VI Seminário de Formação Docente - FAPA. 2007. (Seminário).

16.
V Seminário de Formação Docente - FAPA. 2007. (Seminário).

17.
V Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.Alguns olhares sobre pontuação e enunciação. 2007. (Seminário).

18.
A BT nos mapas com Quintana. III Congresso Internacional das Linguagens. 2006. (Congresso).

19.
Conversações Internacionais: Paisagens da Educação.O fusquinha cor-de-rosa: da contação à visita aos alunos. 2006. (Encontro).

20.
III Semináriode Formação Docente - FAPA. 2006. (Seminário).

21.
IV Seminário de Formação Docente - FAPA. 2006. (Seminário).

22.
II Coloquio Argentino de la IADA.A estrutura frasal e a pontuação nos diálogos de histórias em quadrinhos publicadas no Brasil. 2005. (Outra).

23.
III Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Estruturas frasais ragmentadas em textos publicitários: na incompletude da sintaxe, o acabamento do enunciado. 2005. (Simpósio).

24.
II Semináriode Formação Docente - FAPA. 2005. (Seminário).

25.
I Seminário de Formação Docente - FAPA. 2005. (Seminário).

26.
IV Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.O ensino de pontuação em uma perspecctiva textual-discursiva. 2005. (Seminário).

27.
VI Congreso Latinoamericano de Estudios del Discurso. Na incompletude da sintaxe, o acabamento do enunciado: estruturas frasais fragmentadas em textos publicitários. 2005. (Congresso).

28.
V Seminário Nacional de Educação.O ensino de língua portuguesa em uma perspectiva textual. 2005. (Seminário).

29.
6 Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul.Gramáticas pedagógicas: confrontos entre proposts e práticas (2ª etapa). 2004. (Encontro).

30.
I Congresso Internacional de Estudos Filológicos e Lingüísticos. A estrutura frasal e a pontuação em editoriais. 2004. (Congresso).

31.
I Congresso Internacional de Estudos Filológicos e Lingüísticos. Gramáticas pedagógicas: confrontos entre propostas e práticas (2ª etapa). 2004. (Congresso).

32.
I Congresso Internacional de Estudos Filológicos e Lingüísticos. O ensino da pontuação em uma perspectiva textual - Minicurso. 2004. (Congresso).

33.
II congresso Internacional das Linguagens. O ensino de pontuação em uma perspectiva textual. 2004. (Congresso).

34.
VII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. A estrutura frasal e a pontuação em textos de histórias em quadrinhos. 2003. (Congresso).

35.
VII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. O ensino de morfossintaxe nos níveis fundamental e médio - Minicurso. 2003. (Congresso).

36.
I Congresso Internacional das Linguagens. GRamáticas pedagógicas: confrontos entre propostas e práticas. 2002. (Congresso).

37.
I Congresso Internacional das Linguagens. O ensino de gramática em uma perspectiva textual. 2002. (Congresso).

38.
IX congreso de la Sociedad Argentina de Lingüística. Gramáticas pedagógicas: confrontos entre propostas e práticas. 2002. (Congresso).

39.
VI Congresso Nacionald de Lingüística e Filologia. Gramáticas pedagógicas: confrontos entre propostas e práticas. 2002. (Congresso).

40.
VI Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. O ensino de gramática em uma perspectiva textual - Minicurso. 2002. (Congresso).

41.
III Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.As gramáticas pedagógicas no ensino da escrita: confrontos entre propostas e práticas. 2001. (Seminário).

42.
II Mostra de Iniciação Científica da FAPA.O ensino de gramática em uma perspectiva textual - Minicurso. 2001. (Outra).

43.
V Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Obras publicadas no Brasil sobre português histórico: um olhar crítico. 2001. (Congresso).

44.
VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. Gramáticas pedagógicas: confrontos entre propostas e práticas. 2001. (Congresso).

45.
III Congreso de la Sociedad Argentina de Lingüística. Da academia à escola de ensino fundamental: um exemplo de aplicação da teoria dos tempos verbais de Weinrich. 2000. (Congresso).

46.
IV Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. A língua portuguesa em uma perspectiva histórica: propostas de trabalho, em um processo dinâmico, para os três níveis de ensino. 2000. (Congresso).

47.
III CELSUL.Ciências relacionadas à linguagem: um enfoque interdisciplinar. 1999. (Encontro).

48.
II Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.Viajando pelo túnel do tempo: a leitura, nos níveis fundamental e médio, de textos em português produzidos em diferentes épocas e lugares. 1999. (Seminário).

49.
III Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Portuguesa.Considerações sobre o uso de livros didáticos de Português no ensino fundamental. 1998. (Seminário).

50.
V Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. Um exemplo de aplicação da teoria dos tempos verbais de Weinrich junto a alunos do ensino fundamental. 1998. (Congresso).

51.
5th International Congress of the International Society of Applied Psycholinguistics. The awareness of discourse structures, obtained though reading, improves the pergormance in writing. 1997. (Congresso).

52.
II Encontro do CELSUL.A lingüística no curso de Pedagogia. 1997. (Encontro).

53.
Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.O ensino de português como elemento consciente de interação social: trabalhando com texxtos. 1997. (Seminário).

54.
XIX Congresso da Federação Internacional de Professores de Línguas Vivas. Leitura e produçãode textos na 4ª ssérie do 1º grau. 1997. (Congresso).

55.
I Encontro do CELSUL.A influência da consciência metalingüística na produção de textos de causação. 1995. (Encontro).

56.
IX Encontro da ANPOLL.A consciência metalingüística como inflenciadora na produção de textos de causação. 1994. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PRESTES, M. L. M.. IV SINAL - Seminário Integrado Nacional das Linguagens. 2013. (Congresso).

2.
PRESTES, M. L. M.; VALE, Luiza Vilma Pires . Oficina de redação: preparando para o ENEM. 2013. (Outro).

3.
PRESTES, M. L. M.. XI Fórum FAPA. 2012. (Outro).

4.
PRESTES, M. L. M.; VALE, Luiza Vilma Pires . Oficina de redação: preparando apar o ENEM. 2012. (Outro).

5.
PRESTES, M. L. M.. X Fórum FAPA. 2011. (Outro).

6.
PRESTES, M. L. M.. III SINAL Seminário Integrado Nacional das Linguagens. 2011. (Congresso).

7.
PRESTES, M. L. M.. IX Fórum FAPA. 2010. (Outro).

8.
PRESTES, M. L. M.. VIII Fórum FAPA. 2009. (Outro).

9.
PRESTES, M. L. M.. II Seminário Integrado Nacional das Linguagens. 2009. (Congresso).

10.
PRESTES, M. L. M.. VII Fórum FAPA. 2008. (Outro).

11.
PRESTES, M. L. M.. I SINAL - Seminário Integrado Nacional das Linguagens. 2007. (Congresso).

12.
PRESTES, M. L. M.. VI FÓRUM FAPA. 2007. (Outro).

13.
PRESTES, M. L. M.. IV Concurso Universitário de Produção Escrita - Prêmio Laury Maciel. 2006. (Concurso).

14.
PRESTES, M. L. M.. V Fórum FAPA. 2006. (Outro).

15.
PRESTES, M. L. M.. V Semana do Livro da FAPA. 2006. (Outro).

16.
VALE, Luiza Vilma Pires ; MEDEIROS, Vera Lúcia Cardoso ; PRESTES, M. L. M. . Colóquio Mario Quintana. 2006. (Outro).

17.
MEDEIROS, Vera Lúcia Cardoso ; VALE, Luiza Vilma Pires ; PRESTES, M. L. M. ; BARROSO, Véra Lúcia Maciel ; JARDIM, Mara Ferreira . XII Seminário Nacional de Literatura e História - O Centenário de Erico Verissimo e a História do Rio Grande do Sul. 2005. (Congresso).

18.
PRESTES, M. L. M.. IV Semana do Livro na FAPA. 2005. (Outro).

19.
PRESTES, M. L. M.. III Concurso Universitário de Produção Escrita da FAPA - Prêmio Laury Maciel. 2005. (Concurso).

20.
PRESTES, M. L. M.. IV Fórum FAPA . 2005. (Outro).

21.
PRESTES, M. L. M.. III Semana do Livro das Faculdades Porto-Alegrenses. 2004. (Outro).

22.
PRESTES, M. L. M.. II Concurso Universitário de Produção Escrita das Faculdades Porto-Alegrenses - Prêmio Laury Maciel. 2004. (Concurso).

23.
PRESTES, M. L. M.. III FÓRUM FAPA. 2004. (Congresso).

24.
PRESTES, M. L. M.. II Semana do Livro das Faculdades Porto-Alegrenses. 2003. (Outro).

25.
PRESTES, M. L. M.. II FÓRUM FAPA - IV MIC- Mostra de Iniciação Científica e III MEP - Mostra de Experiências Pedagógicas. 2003. (Congresso).

26.
PRESTES, M. L. M.. I Fórum FAPA: III Mostra de Iniciação Científica, II Mostra de Experiências Pedagógicas, I Mostra de Experiências de Gestão. 2002. (Congresso).

27.
PRESTES, M. L. M.. I Concurso Universitário de Produção Escrita das Faculdades Porto-Alegrenses - Prêmio Laury Maciel. 2002. (Concurso).

28.
PRESTES, M. L. M.. I Semana do Livro das Faculdades Porto-Alegrenses. 2002. (Outro).

29.
PRESTES, M. L. M.. II Mostra de Iniciação Cientifica e I Mostra de Experiências Pedagógicas das Faculdades Porto-Alegrenses. 2001. (Congresso).

30.
PRESTES, M. L. M.. I Mostra de Iniciação Científica das Faculdades Porto-Alegrenses. 2000. (Congresso).

31.
PRESTES, M. L. M.. IV Seminário Nacional sobre Texto e Discurso. 2000. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Maria Arísio Lopardo. Aquisição do código escrito. 2002. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Linguagem e Letramento) - Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

2.
Anamar Batista Lucas. Leitura e produção textual. 2002. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Linguagem e Letramento) - Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

3.
Débora Cora Thomé. Leitura e escrita na pesquisa escolar do ensino fundamental. 2002. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Linguagem e Letramento) - Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

4.
Helena Teles Caetano. A leitura literária e a não-literária como fator de desenvolvimento do indivíduo. 2002. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Linguagem e Letramento) - Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

5.
Heloísa Barbosa. Letramento e alfabetização. 2002. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Linguagem e Letramento) - Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

6.
Rosângela Borges Pereira. Rosângela Borges Pereira. 2002. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Linguagem e Letramento) - Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

7.
Cláudia Justo Macedo. A evolução da escritura no ensino fundamental e o papel do professor. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e Produção Textual) - Centro Universitário La Salle - Canoas. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

8.
Maria Dolores Ballardin Fontana. O discurso do sujeito professor na era da escola informatizada. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Leitura e Produção Textual) - Centro Universitário La Salle - Canoas. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

9.
Nair Nelci Weschenfelder. A importância da leitura na inserção do indivíduo na sociedade. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e Produção Textual) - Centro Universitário La Salle - Canoas. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

10.
Roberta Dias Ludwig. A escolaridade e sua interferência nas variações lingüísticas. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e Produção Textual) - Centro Universitário La Salle - Canoas. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

11.
Patrícia Selbach Sarmento. Uma proposta de ensino de coesão seqüencial em poemas. 1998. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua e Literatura) - Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

12.
Marli Teresinha Maraschin. O uso de mecanismos coesivos para o estabelecimento de uma comunicação efetiva. 1997. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua e Literatura) - Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

13.
Deise das Graças de Lima Veeck. O uso de pronomes relativos como mecanismos coesivos em redações de alunos de 2º grau. 1997. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua e Literatura) - Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Adriana Grasel de Souza. A leitura e a escrita como pilares no ensino de Língua Portuguesa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Porto-Alegrense. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

2.
Ana Lúcia Soares Nicola. Letramento e alfabetização: para além das séries iniciais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Porto-Alegrense. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

3.
Daniela Schreiber Fernandes. O uso do computador no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Porto-Alegrense. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

4.
Juliana Wanessa Goulart. O desafio de ensinar literatura no ensino médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Porto-Alegrense. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

5.
Willyam Thums. Produção textual em língua inglesa: da frase ao texto, do exercício à prática escrita. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Porto-Alegrense. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

Iniciação científica
1.
Eduardo Rosa de Almeida. Projeto Gramáticas Pedagógicas: Confrontos entre Propostas e Práticas. 2001. 42 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Licenciatura Plena) - Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

Orientações de outra natureza
1.
Ana Silva; Daniela Fávero; Dessirrê Rodrigues; Thaís Birrk. A formação dos professores de línguas: suficiente ou precária?. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdade Porto-Alegrense. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

2.
Carlos Eduardo Zarpe. Uma análise crítica sobre o conteúdo de pontuação sob uma perspectiva enunciativa em materiais didáticos de língua de língua portuguesa do Brasil. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras - Licenciatura Plena) - Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

3.
Rafael Chaves Martins. A pontuação em livros didáticos de língua portuguesa para as séries iniciais do ensino fundamental: uma análise crítica sob a perspecctiva da enunciação. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdade Porto-Alegrense. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

4.
Roger Almeida Ferraz. A realidade de práticas educativas de língua portuguesa em escolas de Gravataí. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdade Porto-Alegrense. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

5.
Greice Zenker Peixoto. Estratégias de leitura e produção textual. 2003. 18 f. Orientação de outra natureza - Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

6.
César Augusto Nunes Pinto. Aposto: acessório ou assessório?. 2002. 36 f. Orientação de outra natureza - Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

7.
Adalto Afonso Wagner. Classe ou função gramatical? (e meta lingüística). 2002. 12 f. Orientação de outra natureza - Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

8.
César Augusto Nunes Pinto. A língua portuguesa no Timor Leste: em busca de uma afirmação. 2002. 28 f. Orientação de outra natureza - Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

9.
Cleber Antunes Rodrigues. O livro didático e o ensino de lingua portuguesa. 2001. 37 f. Orientação de outra natureza - Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

10.
Janice Cravo Piccoli. A língua portuguesa na África Lusófona: uma proposta de ensino através da literatura. 2000. 86 f. Orientação de outra natureza - Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

11.
Cristiano da Silveira Pereira. Interjeição: classe gramatical ou função?. 2000. 23 f. Orientação de outra natureza - Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

12.
Sandra Mara Moura Pereira. Língua portuguesa na África: manifestações não-literárias. 2000. 52 f. Orientação de outra natureza - Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.

13.
Solange Testa. Formação neológica em redações narrativas e dissertativas de 1a. a 3a. série do ensino médio. 2000. 37 f. Orientação de outra natureza - Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Orientador: Maria Luci de Mesquita Prestes.




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