Jose Nilton de Almeida

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  • Última atualização do currículo em 23/07/2018


Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1985), mestrado em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1994), e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) com foco na trajetória de jovens negros diante de processos de desigualdades sociais e discriminações raciais. Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2013), com estudos sobre experiências institucionais em torno das políticas de ação afirmativa no ensino superior público. Atualmente é professor adjunto I no Departamento de Educação, na Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE, onde atua na Área de Fundamentos da Educação, com a disciplina Educação das Relações Étnico-raciais, em particular. Desde 2014, coordena o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros/NEAB, onde atua em pesquisas e atividades de extensão com foco na área de formação docente, políticas públicas em educação, direitos humanos, estudos raciais e educação para as relações étnico-raciais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jose Nilton de Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, J. N.;ALMEIDA, José Nilton;ALMEIDA, JOSÉ NILTON DE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Educação.
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Dois Irmãos
52171900 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 33206581
URL da Homepage: http://www.ufrpe.br/


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Tessituras da pele: juventude(s), relações raciais e experiências sociais, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Olga Celestina Durand.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: negros; juventude negra; Pesquisa Social e Políticas Afirmativas.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1990 - 1994
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: OS GREGOS RINDO DE SI MESMOS,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: LIZIA HELENA NAGEL.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: educação; História da Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1981 - 1985
Graduação em Filosofia.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Pós-doutorado


2011 - 2013
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Bolsista do(a): REUNI UFSC, REUNI UFSC, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2002 - 2002
AI Expression Generale.
Aliança Francesa, ALIANÇA FRANCESA, Brasil.
2002 - 2002
AII Expression Des Idees Et Des Sentiments.
Aliança Francesa, ALIANÇA FRANCESA, Brasil.
1992 - 1992
Curso Frances III. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério do Ensino Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Curadores, .

Cargo ou função
Conselheiro.
01/2015 - Atual
Extensão universitária , Departamento de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Capoeira Angola na UFRPE.
09/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação, .

08/2014 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Educação/ DEd, Departamento de Educação/ DEd.

Atividade realizada
Coordenação de Curso de Especialização em Educação: Uniafro promoção de igualdade no ambiente escolar.
03/2014 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação das Relações Étnico-raciais
10/2013 - Atual
Serviços técnicos especializados , Departamento de Educação, .

Serviço realizado
Elaboração de Proposta de Mestrado Profissional em Educação.
10/2013 - Atual
Extensão universitária , Departamento de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Curso UNIAFRO/RENAFOR - Curso de AperfeiçoamePolítica de Promoção da Igualdade Racial na Escolanto.
05/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Ensino, .

Cargo ou função
Integrante.
02/2013 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação das Relações Étnico-raciais
Fundamentos Filosóficos, Históricos e Sociológicos da Educação
02/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação, .

Cargo ou função
Comissão de Educação.
10/2013 - 03/2014
Ensino, Ciências Agrícolas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira
02/2013 - 03/2014
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Filosóficos, Históricoas e Sociológicos da Educação
02/2013 - 02/2014
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Filosóficos, Históricos e Sociológicos da Educação

Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Historia e Politicas Publicas, Carga horária: 12
Outras informações
A carga horaria desenvolvida totalmente no Campus de São Jose/SC da UNIVALI está dimensionada de forma aproximada pela media entre os quatro semestres implicados.

Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Academico em Cursos de Pedagogia, Carga horária: 40
Outras informações
A Coordenação foi realizada no Campus São Jose/SC da UNIVALI (UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI).

Vínculo institucional

1994 - 2000
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Historia da Educação, Carga horária: 20
Outras informações
A docencia foi exercida em 3 dos CAMPI da UNIVALI - Universidade do Vale do Itajai/SC: Campus sede, em Itajaí (CEHCOM); Campus Tijucas (TIJ) e Campus São Jose (SJ). A carga horaria semanal informada resulta de uma media aproximada pois desde a contratação em 1994 foi alterada, predominando cargas horarias em torno de 24 horas, como se pode ver no documento comprobatorio.

Atividades

07/2007 - 08/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus VII - SÃO JOSÉ, .

Cargo ou função
Integrou Comissão Temporária de Avaliação de Projetos de Pesquisa do Programa de Bolsas de Iniciação Científica PIBIc e PROBIC.
02/1994 - 01/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cidadania I e II; Metodologia da Pesquisa em Educação; Políticas Públicas em Educação; História da Educação I; História da Educação III; História da Educação III
08/2003 - 12/2003
Outras atividades técnico-científicas , Campus VII - SÃO JOSÉ, Campus VII - SÃO JOSÉ.

Atividade realizada
Elaboração de Projeto de Curso de Pós-graduação lato sensu Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Básica.
03/2003 - 04/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus VII - SÃO JOSÉ, .

Cargo ou função
Integrou Comissão Temporária de Avaliação de Projetos de Pesquisa Programa de Bolsas do Art. 170.
09/1998 - 10/1999
Outras atividades técnico-científicas , CAMPUS I ITAJAI, CAMPUS I ITAJAI.

Atividade realizada
Coordenação do Programa de Cooperação Institucional no Mercosul e Convenio Educacional UNIVALI/INSTITUTO DE FORMACIÓN DOCENTE DE GOBIERNADOR VIRASORO/Provincia de Corrientes-Argentina.
08/1998 - 10/1999
Extensão universitária , CAMPUS I ITAJAI, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do Projeto Intervalo, objetivo central desenvolvimento de eventos artistico-culturais.
02/1998 - 10/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, CAMPUS I ITAJAI, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia.
1998 - 1999
Outras atividades técnico-científicas , CAMPUS I ITAJAI, CAMPUS I ITAJAI.

Atividade realizada
Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia.
06/1998 - 06/1998
Outras atividades técnico-científicas , CAMPUS I ITAJAI, CAMPUS I ITAJAI.

Atividade realizada
Coordenação de intercambio institucional e viagem de estudos à Regiao das Missoes Jesuiticas dos Seculos XVII e XVIII Brasil-Argentina.
05/1997 - 06/1997
Outras atividades técnico-científicas , CAMPUS I ITAJAI, CAMPUS I ITAJAI.

Atividade realizada
Coordenação de Viagem Internacional de Estudo às ruínas Jesuíticas dos Séculos XVII e XVIII - Brasil-Argentina- Paraguai.

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou as disciplinas Metodologia do Ensino da Filosofia da Educação Pratica de Ensino de Filosofia Metodologia de Ensino de Filosofia Pratica de Ensino de Historia da Educação Pratica de Ensino de OSPB

Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou Pratica de Ensino de Filosofia Pratica de Ensino de OSPB

Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrou Prática de Ensino de Historia da Educação Pratica de Ensino de OSPB

Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pratica de Ensino de Filosofia

Atividades

01/1996 - 07/1996
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Filosofia
Prática de Ensino de Filosofia
1/1995 - 12/1995
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metologia do Ensino de Filosofia
Prática de Ensino de Filosofia
Metodologia do Ensino de História da Educação
Metodologia do Ensino de Filosofia da Educação
01/1994 - 01/1994
Serviços técnicos especializados , Departamento de Metodologia de Ensino, .

Serviço realizado
Membro da mesa eleitoral e comissão escrutinadora eleição Chefe e sub-hefe de Departamento.
07/1993 - 12/1993
Extensão universitária , Centro de Ciências da Educação, .

Atividade de extensão realizada
Professor no curso de Capacitação de Professor Polivalente.
1/1993 - 12/1993
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Filosfia
Prática de Ensino de História da Educação
8/1992 - 12/1992
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Filosofia

Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 24
Outras informações
Ministrou no Departamento de Fundamentos da Educação do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artesas seguintes disciplinas: - filosofia da Educação II - Historia da Educação III -Educação e Movimentos Politicos

Atividades

3/1990 - 7/1990
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Movimentos Políticos
Filosofia da Educação III
História da Educação II

Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, FISCS, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Historia da Educação I, Carga horária: 60
Outras informações
O atendimento de ensino ocorreu de modo concentrado, em curso de Pedagogia - Regime Especial de Ferias, em cidade de interior do Rio Grande do Sul, a saber, Santa Cruz do Sul


Núcleo de Estudos Negros, NEN, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: MEMBRO Nucleo Estudos Negros, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20
Outras informações
No Núcleo de Estudos Negros de Santa Catarina, organização não-governamental criada em 1996, como membro associado na Direção Executiva e como coordenador do Programa de Educação, a a partir do qual atuou na promoção de eventos, debates, e compondo grupos de trabalhos para proposição e implementação de politicas pela promoção da Igualdade racial em diferentes esferas das políticas públicas.



Linhas de pesquisa


1.
Educação, Diversidade Cultural e Sustentabilidade
2.
Educação e Relações Raciais


Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Desenvolvimento humano, ações afirmativas e politicas de democratização no ensino superior em Pernambuco
Descrição: O ingresso de jovens estudantes de baixa renda oriundos de escolas públicas, autodeclarados negros ou indígenas por meio de políticas educacionais sob o princípio de ações afirmativas nas universidades públicas brasileiras vem produzindo, com expressividade, mudanças nos perfis dos estudantes universitários, nas demandas acadêmicas, sociais e culturais em diferentes dimensões da vida cotidiana universitária (ensino, pesquisa e extensão). Mesmo com diversas ações institucionais com foco em assistência estudantil, há ainda uma insuficiência de conhecimento sistematizado acerca das experiências institucionais, com seus êxitos, impasses e inovações, e, consequentemente, destes novos sujeitos. Esta pesquisa intenciona transitar neste cenário, conjugando esforços no sentido de inventariar, à maneira de uma grande cartografia, informações e pesquisas pertinentes sobre estes jovens universitários ingressantes pelas novas modelagens de acesso ao ensino superior, particularmente expressados pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) e pela lei nº 17.711/12, que define políticas de reservas de vagas para as instituições federais de educação superior. Assim, fazendo parte de um projeto de estudo mais amplo com o objetivo de dimensionar aspectos associados a desenvolvimento humano, ações afirmativas e políticas de democratização no ensino superior em Pernambuco, dimensionado em três etapas distintas, mas complementares: i) realização de um balanço das pesquisas acadêmicas no âmbito da graduação e pós-graduação que abordem a experiência das ações afirmativas em cursos ofertados em instituições públicas; ii) mapeamento de experiências institucionais como as sistematizações e estruturações desenvolvidas a partir de políticas de fluxo de informações, de base de dados, além de desenvolvimento pesquisas científicas articuladas com ensino e extensão no âmbito das universidades públicas federais; e, por fim, iii) constituição de narrativas sobre histórias de vida e trajetórias de estudantes ingressantes por estas novas modelagens de acesso ao ensino superior, tendo como locus institucional de referência a UFRPE. Nesta perspectiva, entre os outros resultados pretendidos está o de promover maior visibilidade ao conjunto de pesquisas e experiências institucionais, dialogando com os sujeitos destas políticas e igualmente com suas demandas, suas trajetórias de vida e seus itinerários escolares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Jose Nilton de Almeida - Coordenador / Ana Cristina Cassiano Nascimento - Integrante / Camila Lucena - Integrante.
2012 - 2016
Compreensões Antropológicas sobre Conhecimentos Nativos: um diálogo em rede
Descrição: A partir de estudos em contextos indígenas específicos, o projeto visa refletir sobre teorias nativas de conhecimento, processos próprios de sua transmissão, noções de infância e desenvolvimento da pessoa, considerando as estratégias nativas de inserção em redes extra-locais de circulação de saberes, como educação escolar, ensino superior, jogos, performances, campo das artes, turismo, museus e acervos em hipermídia. As pesquisas de campo serão desenvolvidas junto aos Guarani de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; junto aos Xokleng de Santa Catarina; no Rio Negro, em aldeias Tukano e Tuyuka; no Rio Uaçá, em aldeias Karipuna e Galibi-Marworno; no Maranhão, junto aos Guajajara. Nesses contextos, serão estudadas noções de infância e de desenvolvimento da pessoa e redes de transmissão de saberes. Serão consideradas as estratégias nativas de inserção em redes extra-locais de transmissão de saberes a partir de estudos sobre educação escolar, educação desportiva e participação em torneios de futebol, a presença indígena no Ensino Superior, o cyber-ativismo indígena, a circulação de saberes entre especialistas nativos e antropólogos por meio de acervos. A equipe é integrada por pesquisadores de pós-doutorado (Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque), doutorado (Clarissa Rocha de Melo, Emilene Leite de Sousa, Melissa Santana de Oliveira, Suzana Cavalheiro de Jesus) e mestrado (Antonio Luis Fermino, Eliton Clayton Rufino Seara, Nádia Philippsen Fürbringer, Viviane Vasconcelos) vinculados à coordenadora do projeto (como orientadora ou co-orientadora) e integrantes da linha de pesquisa ?Educação e Infância Indígena? desenvolvida no Núcleo de Estudos de Povos Indígenas (NEPI/UFSC). Como metas, no período em pauta, pretende-se concluir dois projetos de pós-doutorado (Marcos Alexandre Albuquerque e José Nilton de Almeida) e três dissertações de mestrado (Antonio Luis Fermino, Eliton Clayton Rufino Seara e Viviane Vasconcelos) e contribuir para o desenvolvimento de quatro pesquisas de doutorado....
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Jose Nilton de Almeida - Integrante / Antonella Maria Imperatriz Tassinari - Coordenador / Beleni Grando - Integrante / Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque - Integrante.
2012 - 2013
Ações Afirmativas sob novas configurações na UFSC
Descrição: Esta pesquisa faz parte dos estudos anteriores em que nos preocupamos em analisar diferentes dimensões associadas ao ingresso de jovens estudantes de baixa renda oriundos de escolas públicas, autodeclarados negros ou indígenas pelo Programa de Ações Afirmativas da Universidade da Universidade Federal de Santa Catarina. Interessou-nos sobremodo as mudanças nos perfis, nas demandas acadêmicas, sociais e culturais em diferentes dimensões da vida cotidiana universitária como também os arranjos institucionais provocados pela experiência inovadora. Entre alguns resultados alcançados por aquela pesquisa foram: promover maior visibilidade ao conjunto de informações e pesquisas sobre a experiência do Programa de Ações Afirmativas como os seus sujeitos alvos e igualmente suas demandas, suas trajetórias escolares para com isto potencializar subsidiados para as novas proposições de aperfeiçoamento do Programa. Neste momento, nossa pesquisa objetiva dirigir mais sua atenção para refinar os contatos com os sujeitos potenciais do programa através de entrevistas individuais aprofundadas sobre suas trajetórias juvenis e itinerários escolares; como também interessa-nos obter depoimentos de sujeitos que ingressaram com solicitação da utilização de seus nomes sociais. Enfim, as políticas institucionais por inclusão no ensino superior vêm, extraordinariamente, proporcionando visibilidade a sujeitos sociais existentes, mas não reconhecidos socialmente, e que demandam novas dinâmicas institucionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Cartografia das Ações Afirmativas na UFSC
Descrição: O projeto de pesquisa associado ao estágio pós-doutural percorreu a análise do contexto educacional brasileiro, com suas demandas e perspectivas quanto à democratização de acesso e permanência no ensino superior de um potencial novo de sujeitos historicamente discriminados; procurou analisar as pesquisas acadêmicas sobre a experiência brasileira em torno das políticas de ação afirmativa; ensejou proporcionar o reconhecimento de narrativas de estudantes ingressantes pelas ações afirmativas para desvelar suas trajetórias juvenis e escolares. Por fim, procurou-se registrar experiências de instituições que sistematizam informações e pesquisas articuladas com ensino e extensão, sob a ferramenta de um Observatório da Vida Estudantil. Com tais reflexões, desejou-se constituir um repertório de informações e subsídios para instituição e promover maior visibilidade sobre as políticas de ação afirmativa, seus sujeitos e destes suas demandas, trajetórias de vida e itinerários escolares, para reafirmar aspectos admiráveis para um projeto de educação assentado sob o princípio de um direito humano fundamental.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Observatório da Vida Estudantil e práticas afirmativas: percursos estudantis e trajetórias juvenis
Descrição: A construção de cidadania se na afirma também na construção de oportunidades para jovens com diferentes percursos escolares e trajetórias juvenis. Estas são ideias mobilizadoras que inspiram as ações e atividades deste projeto, que objetiva promover maior visibilidade a iniciativas institucionais de diferentes naturezas em prol da promoção de igualdade étnico-racial e da democratização efetiva no acesso a bens culturais e ao ensino superior público, gratuito e de qualidade. Assim, ele pretende desenvolver ações, qualificar processos e gerar produtos que contribuam para a implementação, fortalecimento e consolidação de políticas afirmativas voltadas para segmentos historicamente discriminados, em especial, a população negra. Com interlocuções multilaterais, envolvendo sociedade civil organizada (movimentos sociais e culturais negros, instituições e agências de pesquisas, organizações religiosas, comunidades quilombolas em Pernambuco e outras expressões de ativismo antirracista). Para alcançar os objetivos, o NEAB/UFRPE se constituirá como o agente aglutinador destes encontros geradores de forças. Por fim, o Projeto será composto articuladamente de realização de diálogos temáticos com estudantes de escolas públicas e jovens de movimentos sociais obre diferentes dimensões dos estudos sobre relações raciais, sexualidade e de gênero; produção de materiais temáticos sobre Educação das Relações Étnico-raciais; dimensões das políticas afirmativas e políticas de democratização para acesso e permanência no ensino superior público e na UFRPE. Por fim, objetiva-se constituir um Observatório para o registro e memória das trajetórias juvenis e percursos escolares de estudantes de segmentos populares, negros e indígenas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Jose Nilton de Almeida - Coordenador / Tatiane de Melo Nunes - Integrante / Graça Elenice do Santos Braga - Integrante.
2018 - Atual
O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia Brasil
Descrição: O curso 'O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil' assume o objetivo político e acadêmico de dialogar e compartilhar publicamente a posição de um grupo de professores da UFRPE sobre o golpe de 2016 que começa nas jornadas de junho de 2013 e ganhou força com a retirada da presidenta eleita Dilma Rousseff do poder. Vem se consolidando com a imposição de uma agenda neoliberal que retira direitos e muitas outras conquistas sociais, mediante a aprovação de medidas como a PEC do teto dos gastos, a reforma trabalhista e, em curso, a reforma da previdência. Também vem impondo um intenso processo de desmantelamento, privatização e desnacionalização do patrimônio nacional, a exemplo da Petrobrás. Portanto, as inquietações seguintes nos mobiliza: quais os limites, possibilidades e os desdobramentos dessa crise? Como se ampliará, por exemplo, a resistência popular frente a esse quadro de ruptura democrática? Assim, temáticas como as que seguem ajudarão a compreender a essência do golpe: reformas neoliberais e a agenda de retrocesso; o golpe e a destruição dos direitos ? o ataque à CLT; racismo, desigualdades raciais e o golpe; e direitos humanos, políticas públicas e educação no pós-golpe. O curso será desenvolvido em encontros semanais, em forma de seminários, palestras, mesas redondas e rodas de diálogos. E será coordenado por professores de vários Departamento da UFRPE e se destina a um público de discentes, professores, técnicos administrativos, convidados dos movimentos sociais, representantes de ONGs e de Organizações Sindicais e demais interessados na discussão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Capoeira Angola na UFRPE
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Promoção da Igualdade Étnico-Racial no Ensino Superior
Descrição: Visando a promoção da igualdade étnico-racial no acesso a bens culturais e ao ensino superior, o programa pretende desenvolver ações que contribuam para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, a partir de ações específicas voltadas ao fortalecimento de escolas indígenas, quilombolas e da rede pública. Propõe a realização de oficinas, a produção de material de uso pedagógico e a constituição de bancos de dados (em hipermídia) na UFSC voltados para a preservação da memória de acervos antropológicos (AVISC) e das trajetórias de estudantes negros e indígenas na instituição (Observatório).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Jose Nilton de Almeida - Integrante / Vânia Beatriz Monteiro da Silva - Integrante / Marcelo Henrique Romano Tragtenberg - Integrante / Antonella Maria Imperatriz Tassinari - Coordenador.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Relaçãos Raciais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Educacionais e Relações Raciais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação, Cultura e Direitos Humanos.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação, Diversidade Cultural e Sustentabilidade.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1995
Titulo Honra ao Merito Alusivo aos 300 anos Morte Zumbi dos Palmares, Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal e Universidade Estadual de Londrina.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALMEIDA, J. N.2014 ALMEIDA, J. N.; ZERNY, R. Z. ; RAMOS, E. . Formação continuada de professores para a cultura digital. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), v. 12, p. 1331, 2014.

2.
TASSINARI, ANTONELLA MARIA IMPERATRIZ2013TASSINARI, ANTONELLA MARIA IMPERATRIZ ; IORIS, EDWIGES MARTA ; ALMEIDA, JOSÉ NILTON DE ; JESUS, SUZANA CAVALHEIRO DE . A presença de estudantes indígenas na Universidade Federal de Santa Catarina: um panorama a partir do Programa de Ações Afirmativas - PAA/UFSC.. SÉCULO XXI - REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, v. 3, p. 212-236, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TASSINARI, A. M. I. (Org.) ; ALMEIDA, J. N. (Org.) ; RESENDIZ, N. R. (Org.) . Diversidade, Educação e Infância: reflexões antropológicas. 1. ed. Florianopolis: Editora da UFSC, 2014. 381p .

Capítulos de livros publicados
1.
TASSINARI, A. M. I. ; ALMEIDA, José Nilton ; RESENDIZ, N. R. . Infância, produção e circulação de conhecimentos para além da escola. In: Antonella Maria Imperatriz Tassinari, José Nilton de Almeida, Nicanor Rebolledo Resendiz. (Org.). Diversidade, educação e infância: reflexões antropológicas. 1ed.Florianopolis: Editora da Ufsc, 2014, v. 1, p. 7-15.

2.
ALMEIDA, J. N.; BATTAGLIN, L.H. ; RONSONI, E.A. . Voar num limite improvável: considerações em torno do acesso e permanência de estudantes de origem popular no ensino superior. In: BARBOSA, Jorge Luiz; SILVA, Jailson S.; SOUSA, Ana I.. (Org.). Condições de permanência de estudantes de origem popular no espaço acadêmico. 1ed.Rio de Janeiro: UFRJ, 2010, v. 1, p. 55-66.

3.
ALMEIDA, J. N.; Silva, Vânia B.M. ; Passos, Joana C. . Relações Etnico-raciais no Brasil e formação acadêmica - uma experiência em debate. In: CARVALHO , Diana C. ; LATERMAN, Ilana ; GUIMARAES, Leandro B.; BORTOLOTTO, Nelita. (Org.). Experiências pedagógicas com o ensino e formação docente: desafios contemporâneos. 1ed.Araraquara: Junqueira&Marin editores, 2009, v. 1, p. 145-168.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ALMEIDA, J. N.. Carta Aberta ao Reitor da UFSC. Nação Escola, Florianopolis, , v. 1, p. 28 - 30, 15 abr. 2010.

2.
ALMEIDA, J. N.. UFRPE lança disciplina obrigatória para discutir questões étnicas. G1 Globo Comunicação e Participações S.A.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, J. N.. Jovens Negros: trajetórias intergeracionais nas tramas das desigualdades raciais e sociais. In: V Congresso de Pesquisadores Negros: Pensamento Negro e Antiracism: diferenciações e percursos, 2008, Goiana/Go. Anais do V Congresso de Pesquisadores Negros. Goiana/Go: Editora da UCG, 2008.

2.
ALMEIDA, J. N.; Silva, Vânia B.M. ; Passos, Joana C. . Política Curricular pela Educação das Relações Étnico-raciais - Curso de Pedagogia em Foco. In: V Congresso de Pesquisadores Negros: Pensamento Negro e Anti-racismo: Diferenciações e percursos, 2008, Goiania. Anais do V Congresso de Pesquisadores/as Negros/as. Editora UCG, 2008.

3.
ALMEIDA, J. N.. A Democracia na Grecia Antiga dos Sec. V e IV AC na perspectiva das comedias de Aristofanes. In: VII reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, 1992, Araraquara. Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos 7ª Reuniao Anual, 1992. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, J. N.. Educação e Questões Raciais: as políticas de democratização do ensino superior brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
ALMEIDA, J. N.. Cartografia das Ações Afirmativas no Ensino Superior Brasiliero. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALMEIDA, J. N.. Tessituras da pele: juventudes, relações raciais e experiências sociais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALMEIDA, J. N.. Painel visual: Jovens Negros(as): trajetorias intergeracionais na trama das desigualdades sociais e raciais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ALMEIDA, J. N.. Presença e memoria negras: força estranha de existir. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ALMEIDA, J. N.. Educação, Politicas e Conhecimentos na Relação do Brasil com a Africa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ALMEIDA, J. N.. Justiça social, educação e trabalho: inclusao, diversidade e igualdade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ALMEIDA, J. N.. Póster: Jovens Negros: trajetórias intergeracionais na trama das desigualdades sociais e raciais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
ALMEIDA, José Nilton. Politicas Publicas e relações etnico-raciais na educação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
ALMEIDA, J. N.. Formação docente - aproximação entre contextos educativos e agencia formadora. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
ALMEIDA, J. N.. Formação docente: a relação entre a agencia formadora e rede de ensino por intermedio da pesquisa acadêmica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
ALMEIDA, J. N.. COMUNICAÇÃO 'Curso de Magisterio no Estado de Santa Catarina: uma pesquisa de avaliação e diagnostico de reorganização curricular (1990-1994). 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ALMEIDA, José Nilton. Perfil dos Participantes do V CECUT Paraná. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ALMEIDA, José Nilton. Reflexoes sobre a democracia: ontem e hoje. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ALMEIDA, José Nilton. A democracia na Grecia Antiga dos seculos V e IV a. C sob a perspectiva das Comedias de Aristofanes. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ALMEIDA, J. N.. Cem Anos de Abolição. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
ALMEIDA, J. N.. PALESTRA Movimento da Consciência Negra em Londrina. 1986. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
ALMEIDA, J. N.; MONTEIRO, R. ; Silva, Vânia B.M. . Licenciaturas- Orientações e Ações para a Educação das Relações Etnico-raciais. Brasilia-DF: Ministerio da Educação SECAD, 2006 (Texto para Orientar Ações para a Educação das Relações Etnico-raciais).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ALMEIDA, J. N.; FAGHERAZZI, M. ; TEIVE, G. M. . Diagnóstico da reorganização dos Cursos de Magistério no Estado de Santa Catarina. 1996.

Processos ou técnicas
1.
ALMEIDA, J. N.; TRAGTENBERG, M. H. R. ; MUNIZ, M. D. ; ANTONIO, R. V. . VALIDAÇÃO DE AUTODECLARAÇÃO DE OPTANTES NEGROS/UFSC. 2009.

2.
ALMEIDA, J. N.; TRAGTENBERG, M. H. R. ; ANTONIO, R. V. ; LALAU, W. M. . VALIDAÇÃO DE AUTODECLARAÇÃO DE OPTANTES NEGROS/UFSC. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
ALMEIDA, J. N.; TASSINARI, A. M. I. ; IORIS, E. ; JESUS, S. C. . RELATORIO DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS/UFSC: VAGAS SUPLEMENTARES DESTINADAS A INDIGENAS/2012. 2012.

2.
ALMEIDA, José Nilton. Observador Externo Vestibular dos Povos indigenas no Paraná. 2012.

3.
ALMEIDA, J. N.; Cardoso, P.J.F. ; SILVA JUNIOR, H. ; SILVA, P. B. G. E. ; PEREIRA, L. R. B. . Comite Cientifico VII COPENE. 2012.

4.
ALMEIDA, J. N.; PEREIRA, G. A. ; BEZERRA, R. A. ; SILVA, P. R. ; BARCELOS, A. R. ; FONTANA, D. P. B. ; FURTADO, P. B. . Sistematização de Plano Nacional de Educação para Florianopolis. 2008.

5.
FURTADO, O. ; ALMEIDA, J. N. ; Silva, Vânia B.M. ; TRAGTENBERG, M. H. R. ; SHERER-WARREN, I. ; MUNIZ, M. D. . PROPOSTA DE PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS PARA AMPLIAÇÃO DO ACESSO À UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA COM DIVERSIDADE SOCIOECONÔMICA E ÉTNICO-RACIAL. 2007.

6.
ALMEIDA, J. N.. Reuniao especialistas em Educação sobre PLANO NACIONAL EDUCAÇÃO e Questões Raciais. 2005.

7.
ALMEIDA, J. N.; MONTEIRO, R. . II Jornada de Grupo de trabalho para a Inserção Curricular das Diretrizes Curriculares para ERER e o Ensino de Historia e Cultura Afro-Brasileiras e Africanas. 2005.

8.
ALMEIDA, J. N.; MONTEIRO, R. . III Jornada sobre a Inserção das Diretrizes Curriculares Nacionais para ERER e para o Ensino de Historia e e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 2005.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALMEIDA, J. N.. Conversas Cruzadas. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ALMEIDA, J. N.. Conversas Cruzadas. 2007. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
ALMEIDA, J. N.. Conversas Cruzadas. 2007. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALMEIDA, J. N.; Silva, Vânia B.M. ; TRAGTENBERG, M. H. R. . Ações Afirmativas no Ensino Superior de Santa Catarina. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ALMEIDA, J. N.. Mini Curso Ações Afirmativas e Ensino Superior em Santa Catarina: experiencias e proposições. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ALMEIDA, José Nilton. Capacitação docente 'Implementação da Lei 10.639/03'. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ALMEIDA, José Nilton. Capacitação docente Capacitar para Inovar:Teoria da Atividade - ressignificando a praxis pedagogica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ALMEIDA, J. N.. Capacitação Profissionais Educação: A Diversidade no contexto atual. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ALMEIDA, J. N.. Integração de Educação Especial e Diversidade. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ALMEIDA, J. N.; Silva, Vânia B.M. . Oficina 'Narciso Rap e Vista Minha Pele: Quem inventou meu lugar?'. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
ALMEIDA, J. N.. Ações do governo Lula para a promoção da Igualdade racial. 2004. (Coordenação de Mesa Redonda).

9.
ALMEIDA, J. N.. I Forum Regional de Educação Infantil da Grande Florianopolis. 2004. (Coordenação de Plenaria do II Forum Regional de educação Infantil da Grande Florianopolis).

10.
ALMEIDA, J. N.. COMPOSIÇÀO DAS COMISSÕES PROVISORIAS DOS FORUNS MUNICIPAL DE FLORIANOPOLIS E REGIONAL DA GRANDE FLORIANOPOLIS e Educaçào Infantil: projeto educativ, gestão e politicas de financiamentos. 2003. (Coordenação de Mesa Redonda e Mesa de Palestra).

11.
ALMEIDA, J. N.. Reuniao dos Coordenadores dos Cursos de Pedagogia. 2001. (Coordenação de grupo de trabalho).

12.
ALMEIDA, J. N.. Meios de Comunicação e Educação. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
ALMEIDA, J. N.. Formação e profissionalização do Educador. 1996. (Coordenação de Mesa Redonda).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALMEIDA, J. N.; Silva, Vânia B.M.; DEBUS, E. S. D.; Cardoso, P.J.F.. Participação em banca de Renata Batista Garcia Fernandes. No movimento do currículo, a diversidade étnico-racial em escolas na rede municipal de ensino de Florianópolis (2010-2011). 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
ALMEIDA, J. N.; Silva, Vânia B.M.; LAFFIN, M. H. L. F.. Participação em banca de Juliana Regazoli. A Educação para as Relações Étnico-Raciais em espaço escolar em uma comunidade negra. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
SILVA FILHO, J. J.; ALMEIDA, J. N.. Participação em banca de Elaine de Paula. "Vem brincar na rua!" : entre o quilombo e a educação infantil : capturando expressões, experiências e conflitos de crianças, quilombolas no entremeio desses contextos. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
ALMEIDA, José Nilton; DURAND, O.C.; FURINI, D.R.M.; SCHLINDWEIN, L. M.. Participação em banca de Aurea Demaria Silva. Práticas culturais de jovens músicos: um estudo sobre a produção e consumo de música popular na construção de saberes musicais. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALMEIDA, J. N.. Participação em banca de Ivone Maria Zonin.Parecerista de Monografia A construção de espaços alternativos em sala de aula. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.

2.
ALMEIDA, J. N.. Participação em banca de Estela Maris Cardoso.Parecerista da Monografia A exclusao do Negro no Processo Escolar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.

3.
ALMEIDA, J. N.. Participação em banca de Tacilda de Freitas de Souza.Importância do registro na pratica da professora em instituições de educação infantil da rede municipal de São José. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.

4.
ALMEIDA, J. N.. Participação em banca de Silvana Romão.Inclusão de conteudos afro-brasileiros no curriculo do Ensino Fundamental em São José. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.

5.
ALMEIDA, J. N.. Participação em banca de Maria Aparecida Rosa.Repensando a escola> a tematica racial no contexto do ensino fundamental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Pensamento Afro-brasileiro: tradição e contemporaneidade.Educação para as relações étnico-raciais: desafios teóricos, metodológicos e organizativos. 2014. (Seminário).

2.
Colóquio Internacional TransOceanik na UFSC.?Gênero, Questões Raciais e Militância/ Genre, Questions Raciales et activisme / Gender, Race and Activism. 2013. (Simpósio).

3.
III Conferência Municipal de Cultura de Florianopolis. 2012. (Outra).

4.
VII Congresso de Pesquisadores Negros: Os desafios da luta antirracista no seculo XXI. 2012. (Congresso).

5.
Encontro sobre Validação de Autodeclaração de candidatos negros das Ações Afirmativas IF-SCCA. 2010. (Encontro).

6.
XII CONGRESSO da Associação Internacional para Pesquisa Intercultural. 2009. (Congresso).

7.
V Congresso de Pesquisadores Negros: Pensamento Negro e Anti-racismo: Diferenciações e percursos. Política Curricular pela Educação das Relações Étnico-raciais - curso de pedagogia em foco. 2008. (Congresso).

8.
Oficina Indicadores Sociais e Relações Raciais no Brasil. 2007. (Oficina).

9.
Seminario de Debate para Criação do Conselho Municipal da IguaIdade Raciai. 2007. (Seminário).

10.
Seminario Cotas e Ações Afirmativas. 2006. (Seminário).

11.
Seminario Novos Indicadores de Riqueza. 2006. (Seminário).

12.
CONFERENCIA REGIONAL DA SEPPIR. 2005. (Outra).

13.
IV CONFERENCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA: CONSOLIDANDO NOVOS RUMOS AVANÇOS E DESAFIOS. 2005. (Outra).

14.
II Encontro Nacional negros, Negras e Educação - EDUCAR O BRASIL COM RAÇA CONSTRUINDO UMA PEDAGOGIA MULTIRRACAIL E POPULAR. 2004. (Encontro).

15.
II Fórum Regional de Educação Infantil da Grande Florianópolis. 2004. (Outra).

16.
III Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) NEGROS(as). 2004. (Congresso).

17.
III EDIÇÃO Forum Mundial de Educação: A EDUCAÇÃO PARA UM OUTRO MUNDO POSSIVEL. 2004. (Outra).

18.
III Forum Municipal de Educação Infantil de Florianopolis. 2004. (Encontro).

19.
Encontro Nacional Negros e Educação: Construindo PoliticasPublicas para a Promoção da Igualdade. 2003. (Encontro).

20.
I Fórum Municipal de Educação Infantil de Florianópolis, I Fórum Regional de Educação Infantil da Grande Florianópolis e XI Fórum Catarinense de Educação Infantil. 2003. (Outra).

21.
XI Encontro Nacional da Anfope. 2002. (Encontro).

22.
X Seminário Nacional de Educação "Culturas e ciclos da vida: desafios da (re)invenção da escola na Cidade Educadora. 2002. (Seminário).

23.
Fórum Mundial de Educação. 2001. (Outra).

24.
Tematizando o Curso de Pedagogia. 2001. (Outra).

25.
51ª Reuniao Anual da SBPC. 2000. (Congresso).

26.
Palestra Fernando Hernandez: Reforma Educaional na Espanha. 1999. (Outra).

27.
Seminário 25 ANOS do Programa de Pós-Graduação em Educação -ced. 1999. (Seminário).

28.
XX Simposio Nacional de Historia - HISTORIA: Fronteiras. 1999. (Simpósio).

29.
II CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO. 1998. (Outra).

30.
SEMINARIO DE PESQUISA REGIAO SUL. 1998. (Seminário).

31.
CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA. 1996. (Congresso).

32.
VIII ENDIPE : FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DO EDUCADOR. 1996. (Encontro).

33.
18ª Reuniao Anual ANPED: PODER, POLITICA E EDUCAÇÃO. 1995. (Outra).

34.
17ª Reuniao Anual da ANPED: Etica, Ciência e Educação. 1994. (Outra).

35.
VII Reuniao Anual da SBEC Soc. Bras. Estudos Classicos. 1992. (Outra).

36.
14ª REUNIAO ANUAL DA ANPED. 1991. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, José Nilton; Cardoso, P.J.F. ; Silva, Vânia B.M. . VII COPENE. 2012. (Congresso).

2.
ALMEIDA, J. N.; TASSINARI, A. M. I. ; IORIS, E. . SEMINARIO UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO SUPERIOR INDIGENA. 2012. (Outro).

3.
ALMEIDA, José Nilton; Passos, Joana C. ; Silva, Vânia B.M. . OFICINA Indicadores Sociais e relações raciais no Brasil. 2007. (Outro).

4.
ALMEIDA, J. N.. II ENCONTRO NACIONAL NEGROS, NEGRAS E EDUCAÇÃO : Educar o Brasil com raça construindo uma pedagogia multirracial e popular. 2004. (Outro).

5.
ALMEIDA, José Nilton; NAZARIO, R. ; BARCELOS, A. R. . III FORUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE FLORIANOPOLIS. 2004. (Outro).

6.
ALMEIDA, José Nilton; NAZARIO, R. ; BARCELOS, A. R. . I FORUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE FLORIANOPOLIS. 2003. (Outro).

7.
ALMEIDA, José Nilton. I CICLO DE PALESTRAS, DEBATES E MOSTRAS TEMATICAS GENERO, INFANCIA E EDUCAÇÃO. 2002. (Outro).

8.
ALMEIDA, J. N.. Semana da Pedagogia. 2000. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Marcelo Ragner Guerra. Capoeira Angola na UFRPe. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Aparecida Rosa. Repensando a escola: a temática racial no contexto do ensino fundamental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Jose Nilton de Almeida.

2.
Silvana Romão. A Inclusão de Contéudos Afro-brasileiros no Currículo do Ensino Fundamental, em São José/SC. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Jose Nilton de Almeida.

3.
Tacilda Souza. Importância do Registro na Prática do Educador em Instituições da Educação Infantil na Rede Municipal de São José/SC. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Jose Nilton de Almeida.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
TASSINARI, A. M. I. (Org.) ; ALMEIDA, J. N. (Org.) ; RESENDIZ, N. R. (Org.) . Diversidade, Educação e Infância: reflexões antropológicas. 1. ed. Florianopolis: Editora da UFSC, 2014. 381p .


Cursos de curta duração ministrados
1.
ALMEIDA, José Nilton. Capacitação docente 'Implementação da Lei 10.639/03'. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ALMEIDA, J. N.. Mini Curso Ações Afirmativas e Ensino Superior em Santa Catarina: experiencias e proposições. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ALMEIDA, José Nilton. Capacitação docente Capacitar para Inovar:Teoria da Atividade - ressignificando a praxis pedagogica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ALMEIDA, J. N.; Silva, Vânia B.M. . Oficina 'Narciso Rap e Vista Minha Pele: Quem inventou meu lugar?'. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




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