Gilberto de Castro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9493144591730614
  • Última atualização do currículo em 16/04/2014


possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Paraná (1987), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Paraná (1993) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologia do Ensino de Linguagem e de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, Análise do Discurso, Círculo de Bakhtin, leitura e formação de professores de língua materna. Atua como professor do Programa de pós-graduação em Educação, orientando trabalhos que debatem os problemas da educação lingüística brasileira, inspirados nas idéias do Círculo de Bakhtin e da Análise do Discurso Francesa. Desde janeiro de 2009 passou a dirigir a Editora da Universidade Federal do Paraná. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gilberto de Castro
Nome em citações bibliográficas
CASTRO, G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino.
Rua General Carneiro, 460 - Edifício D. Pedro I
centro
80060150 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 3605194
Fax: (41) 2643574
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2001
Doutorado em Lingüística.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Uma análise bakhtiniana do discurso citado em Infância e SãoBernardo de Graciliano Ramos, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Elisabeth Brait.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: discurso citado; Bakhtin; graciliano ramos; análise do discurso; polifonia; monologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
1990 - 1993
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Em busca de uma lingüística sociológica: contribuições para uma leitura de Bakhtin,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: Carlos Alberto Faraco.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Bakhtin; lingüística sociológica; semiótica; análise do discurso.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
1984 - 1987
Graduação em Letras Português.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Formação Complementar


2004 - 2004
Foucault e a Análise do Discurso Diálogo Necessári. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Santa Catarina.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

5/2000 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Semiótica, discurso e história de educação
7/2002 - 6/2004
Direção e administração, Reitoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Cargo ou função
conselheiro titular.
7/2002 - 6/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino.

Cargo ou função
conselheiro.
4/2003 - 10/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Cepe Conselho de Ensino e Pesquisa.

Cargo ou função
Membro de comissão temporária.
1/1992 - 10/2003
Ensino, Letras Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
metodologia do ensino de língua portuguesa
prática de ensino de língua portuguesa e estágio supervisionado
12/2002 - 3/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Cepe Conselho de Ensino e Pesquisa.

Cargo ou função
Membro de comissão temporária.
09/1996 - 12/1997
Direção e administração, Departamento de Teoria e Prática de Ensino, .

Cargo ou função
suplente de chefia de departamento.
1/1997 - 1/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro de comissão temporária.
4/1992 - 4/1994
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
assessor de gabinete.


Projetos de pesquisa


2005 - 2007
O discurso sobre a leitura, o leitor e o livro nas revistas Veja, Isto é e Época, no período de 2000 a 2005

Descrição: O projeto consiste na descrição dos enunciados que conceituam a leitura, o leitor e o livro, a partir de inúmeros sujeitos enunciadores (alunos, professores, intelectuais, escritores, cidadãos comuns, etc), com vistas a inferência de uma regularidade desse/nesse discurso. As fontes utilizadas para a análise são as revistas Veja, Isto é e Época. O projeto atual é, de certa forma, uma continuação do projeto anterior sobre leitura que selecionou o período de 1970 a 2000, cujas fontes foram a Gazeta do Povo, Folha de São Paulo e revista Veja..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Gilberto de Castro - Coordenador / Érica Rodrigues - Integrante / Luiz augusto Ely - Integrante / Carolina Cleidi Moreira - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Paraná - Auxílio financeiro.
2004 - 2006
O discurso sobre a leitura e o leitor na mídia escrita brasileira no período de 1970 a 2000

Descrição: Consiste na descrição e no estudo do discurso existente na mídia sobre o leitor e a leitura. estão sendo utilizadas como fontes preferenciais para esta pesquisa e análise a revista Veja e o jornal Folha de São Paulo, publicados a partir do início dos anos 70..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Gilberto de Castro - Coordenador / Solange Rosa Carneiro Leão - Integrante / Soemis Chagas Lima - Integrante / Érica Rodrigues - Integrante / Luiz augusto Ely - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Paraná - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Paraná - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2004 - Atual
Os estudos discursivos e suas contribuições teóricas e práticas ao ensino de língua e literatura materna.

Descrição: Desenvolver estudos teóricos sobre os analistas de discurso franceses e sobre o Círculo de Bakhtin, com o objetivo de apreender da leitura desses autores subsídios para pensar tanto os aspectos teóricos do ensino de língua materna e de literatura brasileira, quanto buscar, a partir dos autores, orientações praticas de como encaminhar as questões do ensino de norma padrão, de escrita e de leitura..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Gilberto de Castro - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 53 / Número de orientações: 37


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CASTRO, G.2011CASTRO, G. . O DISCURSO SOBRE A LEITURA EM REVISTAS NACIONAIS DE INFORMAÇÃO A FORMAÇÃO DO IMAGINÁRIO DO LEITOR SOBRE O BEST-SELLER. Atos de pesquisa em educação (FURB), v. 6, p. 115-131, 2011.

2.
CASTRO, G.2011CASTRO, G. . O discurso da memória: um ensaio bakhtiniano a partir de Infância e São Bernardo de Graciliano Ramos. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 6, p. 79-94, 2011.

3.
CASTRO, G.2007CASTRO, G. . O DISCURSO SOBRE O LIVRO, A LEITURA E O LEITOR NA MÍDIA ESCRITA BRASILEIRA E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS. Leitura. Teoria & Prática (Campinas), v. 49, p. 1-10, 2007.

4.
CASTRO, G.2006CASTRO, G. ; BROTTO, Ivete Janice de Oliveira . Alfabetização ou letramento: para além da análise do elementos lingüísticos textuais. Espéculo (Madrid), Madrid, v. 33, p. 1-10, 2006.

5.
CASTRO, G.2002CASTRO, G. . Aula de português: ensino de uma língua estrangeira para brasileirosf. Educar em Revista, curitiba/pr, v. 20, p. 23-34, 2002.

6.
CASTRO, G.2000 CASTRO, G. ; FARACO, Carlos Alberto . Por uma teoria lingüística que fundamente o ensino de língua materna (ou de como um pouquinho de gramática nem sempre é bom). Educar em Revista, curitiba, v. 15, p. 179-194, 2000.

7.
CASTRO, G.1996CASTRO, G. . Reflexões sobre a prática de ensino. Educar em Revista, curitiba, v. 12, p. 147-152, 1996.

8.
CASTRO, G.1989CASTRO, G. ; FARACO, Carlos Alberto . Uma leitura crítica da leitura crítica. Ciência e Cultura (SBPC), São Paulo, v. 41, n.6, p. 612-614, 1989.

9.
CASTRO, G.1989CASTRO, G. ; FARACO, Carlos Alberto . Leitura: uma retrospectiva crítica da década de 80. Revista Letras (Curitiba), curitiba, v. 38, p. 5-13, 1989.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CASTRO, G. (Org.) ; FARACO, Carlos Alberto (Org.) ; TEZZA, Cristovão (Org.) . Diálogos com Bakhtin - edição comemorativa dos 100 anos de Mikhail Bakhtin. 4. ed. Curitiba: Editora da UFPR, 2007. v. 1. 365p .

2.
CASTRO, G. (Org.) ; FARACO, Carlos Alberto (Org.) ; TEZZA, Cristovão (Org.) . Vinte ensaios sobre Milhail Bakhtin. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2006. v. 1. 318p .

3.
CASTRO, G. . A avaliação em Língua Portuguesa nas séries iniciais. 1. ed. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná-EdUFPR, 2005. v. 1. 52p .

4.
CASTRO, G. (Org.) ; FARACO, Carlos Alberto (Org.) ; MERKLE, Luiz Ernesto (Org.) . Proceedings of the Eleventh International Bakhtin Conference - XI Conferência International sobre Bakhtin. 1. ed. Curitiba: Fidelize Editoração Ltda, 2003. v. 1. 806p .

5.
CASTRO, G. (Org.) ; FARACO, Carlos Alberto (Org.) ; TEZZA, Cristovão (Org.) . Diálogos com Bakhtin - edição comemorativa aos 100 anos de Mikhail Bakhtin. 3. ed. Curitiba: Editora da UFPR, 2001. v. 1. 365p .

6.
CASTRO, G. (Org.) ; FARACO, Carlos Alberto (Org.) ; TEZZA, Cristovão (Org.) . Diálogos com Bakhtin - edição comemorativa aos 100 anos de Mikhail Bakhtin. 2. ed. Curitiba: Editora da UFPR, 1999. v. 1. 365p .

7.
CASTRO, G. (Org.) ; FARACO, Carlos Alberto (Org.) ; TEZZA, Cristovão (Org.) . Diálogos com Bakhtin - edição comemorativa ao 100 anos de Mikhail Bakhtin. 1. ed. Curitiba: Editora da Ufpr, 1996. v. 1. 365p .

Capítulos de livros publicados
1.
CASTRO, G. ; LEÃO, Solange Rosa Carneiro ; LIMA, Soemis Chagas ; ELY, Luiz Augusto ; RODRIGUES, Érica . Leitura: o livro e a formação do leitor na mídia escrita brasileira. In: Deise Cristina de Lima Picanço e Gilberto de Castro. (Org.). Educação, mídia, sociedade: alguns ensaios discursivos. Londrina-Pr: Eduel, 2011, v. 1, p. 271-299.

2.
CASTRO, G. ; PICANÇO, D. C. . Introdução. In: Deise Cristina de Lima Picanço e Gilberto de Castro. (Org.). Educação, mídia, sociedade: alguns ensaios discursivos. Londrina-Pr: Eduel, 2011, v. 1, p. 09-26.

3.
CASTRO, G. . O marxismo e a ideologia em Bakhtin. In: Luciane de Paula; Grenissa Stafuzza. (Org.). Círculo de Bakhtin: teoria inclassificável. Campinas: Mercado de Letras, 2010, v. 1, p. 175-202.

4.
CASTRO, G. . Bakhtin e a análise do discurso. In: Luciane de Paulo; Grenissa Stafuzza. (Org.). Da análise do discurso no Brasil à análise do discurso do Brasil. 1ed.Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2010, v. 1, p. 89-118.

5.
CASTRO, G. . Formas sintáticas de enunciação: o problema do discurso citado no Círculo de Bakhtin. In: Elizabeth Brait. (Org.). Bakhtin e o Círculo. São Paulo: Contexto, 2009, v. 1, p. 117-135.

6.
CASTRO, G. ; PICANÇO, D. C. . Dos parcos resultados da educação lingüística no Brasil e da importância das relações entre sujeito e linguagem. In: Maria Auxiliadora Schmidt, Tânia Maria Braga Garcia, Geral Balduíno Horn. (Org.). Diálogos e perspectivas. Ijuí: Unijuí, 2008, v. 1, p. 49-61.

7.
CASTRO, G. . Os apontamentos de Bakhtin - uma profusão temática. In: Castro, Gilberto; Faraco, C.A.; Tezza, Cristovão. (Org.). Diálogos com Bakhtin - edição comemorativa dos 100 anos de Mikhail Bakhtin. Curitiba: Editora da UFPR, 2007, v. 1, p. 93-111.

8.
CASTRO, G. . O discurso sobre a língua e a lingüística na boca de brasileiros ilustres. In: João Bosco Cabral dos Santos; Cleudemar Alves Fernandes. (Org.). Análise do discurso: objetos literários e midiáticos. 1ed.Goiânia: Trilhas Urbanas, 2006, v. 1, p. 113-124.

9.
CASTRO, G. . Enunciado e discurso: um diálogo entre o Círculo de Bakhtin e Michel Foucault. In: Carlos Alberto Faraco, Cristovão Tezza, Gilberto de Castro. (Org.). Vinte ensaios sobre Mikhail Bakhtin. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2006, v. 1, p. 114-124.

10.
CASTRO, G. . Sign, uterrance and discourse: looking for new methodological possibilities. In: Boguslaw Zylko. (Org.). Bakhtin & His Intellectual Ambience. Gdansk: Wydawnictwo Uniwersytetu Gdanski, 2002, v. 1, p. 185-192.

11.
CASTRO, G. . Os apontamentos de Bakhtin: uma profusão temática. In: Carlos Alberto Faraco; Cristovão Tezza; Gilberto de Castro. (Org.). Diálogos com Bakhtin - edição comemorativa ao 100 anos de Mikhail Bakhtin. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 2001, v. , p. 93-111.

12.
CASTRO, G. . Os apontamentos de Bakhtin: uma profusão temática. In: Carlos Alberto Faraco; Cristovão Tezza; Gilbeto de Castro. (Org.). Diálogos com Bakhtin - edição comemorativa dos 100 anos de Mikhail Bakhtin. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 1999, v. , p. 93-111.

13.
CASTRO, G. ; FARACO, Carlos Alberto ; TEZZA, Cristovão . Os apontamentos de Bakhtin: uma profusão temática. In: carlos alberto faraco; cristovão tezza; gilberto de castro. (Org.). Diálogos com Bakhtin - edição comemorativa aos cem anos de Mikhail Bakhtin. curitiba: Editora da UFPR, 1996, v. , p. 93-111.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CASTRO, G. . Uma lembrabça de Cecília. Mediação, Curitiba, p. 29 - 37, 31 jul. 2006.

2.
CASTRO, G. . O livro: uma metonímia da leitura. O Estado do Paraná, Curitiba, p. 21 - 21, 14 nov. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, G. . LIVRO X TV EM REVISTAS NACIONAIS DE INFORMAÇÃO CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE SOBRE NOSSA SUBJETIVAÇÃO COMO LEITORES. In: II Simpósio Internacional e V Fórum Nacional de Educação, 2008, Torres. II Simpósio Internacional e V Fórum Nacional de Educação. Torres: ULbra, 2008.

2.
CASTRO, G. . O DISCURSO SOBRE A LEITURA, O LEITOR E O LIVRO NAS REVISTAS VEJA, ISTO É E ÉPOCA NO PERÍODO DE 2000 A 2005 A FORMAÇÃO DO IMAGINÁRIO DO LEITOR SOBRE O BEST-SELLER. In: 16o - Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. Anais do 16o Congresso de Leitura do Brasil. Campinas - SP: ALB, 2007. p. 1-10.

3.
CASTRO, G. . Das determinações da educação lingüística e da importância da relação entre sujeito e linguagem. In: VI Anpedsul - seminário de pesquisa em educação da região sul, 2006, Santa Maria-RS. VI Anpedsul - seminário de pesquisa em educação da região sul. Santa Maria - RS: UFSM/PPGE/Fato eventos, 2006. v. 1.

4.
CASTRO, G. . O discurso sobre a leitura e o leitor na mídia escrita brasileira. In: 15o COLE - Congresso de leitura do Brasil, 2006, Campinas. 15o Congresso de leitura do Brasil. Campinas: ALB, 2005, 2005. v. 1. p. 1-12.

5.
CASTRO, G. . O discurso sobre o livro, a leitura e o leitor na mídia escrita brasileira e suas implicações educacionais. In: X Encuentro Internacional de Historia de la Educación (SOMEHIDE) - Entre la memória y el olvido, 2006. X Encuentro Internacional de Historia de la Educación (SOMEHIDE). Guanajuato, 2006. p. 1-10.

6.
CASTRO, G. . Das determinações da educação lingüística e da importância da relação entre sujeito e linguagem. In: VI ANPED SUL - Seminário de pesquisa em Educação da Região Sul, 2006, Santa Maria. VI ANPED SUL - Seminário de pesquisa em educação da região sul. Santa Maria: Editora da Universidade Federal de Santa Maria, 2006. v. 1. p. 1-10.

7.
CASTRO, G. . O discurso sobre a língua e a lingüística na boca de brasileiros ilustres. In: I Seminário de pesquisa em Análise do Discurso: sujeito, memória e identidade., 2004, Uberlândia-MG, 2004.

8.
CASTRO, G. . Uma leitura foucaltiana da leitura e do leitor na mídia escrita brasileiral. In: Seminário Internacional Michel Foucault, 2004, Florianópolis. Foucault - Seminário Internacional/perspectivas. Florianópolis: Clicdata Multimídia Ltda, 2004. p. 1548-1556.

9.
CASTRO, G. . Linguagem em movimento: do estruturalismo ao discurso. In: A linguagem em movimento, 2004, Irati. A linguagem em movimento - Anais do 1o. Fórum de Estudos em Letras e 3o. Simpósio de Pesquisa em Letras, no. 1, ano: 2004. Irati: Unicentro DELET, 2004. v. 1. p. 1-22.

10.
CASTRO, G. . Discurso: algumas aproximações entre o pensamento de Michel Foucault e o Círculo de Bakhtin. In: XI Conferência Internacional de Bakhtin, 2003, Curitiba. Proceedings of the Eleventh International Bakhtin Conference, 2003. p. 1-12.

11.
CASTRO, G. . Sign, utterance and discourse: looking for new methodological possibilities. In: The Tenth International Bakhtin Conference, 2001, Gdansk, 2001.

12.
CASTRO, G. . Aula de português: ensino de uma língua estrangeira para brasileiros. In: XV seminário do Cellip - centro de estudos lingüísticos e literários do paraná, 2001, curitiba, 2001.

Artigos aceitos para publicação
1.
CASTRO, G. . O discurso da memória: um ensaio bakhtiniano a partir de Infância e São Bernardo de Graciliano Ramos. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
CASTRO, G. . LIVRO X TV EM REVISTAS NACIONAIS DE INFORMAÇÃO CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE SOBRE NOSSA SUBJETIVAÇÃO COMO LEITORES. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
CASTRO, G. . O discurso sobre a língua e a lingüística na boca de brasileiros ilustres. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CASTRO, G. . Políticas de linguagem para o Brasil - o que querem e o que podem os profissionais de letras?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
CASTRO, G. . Palavra própria e palavra outra na sintaxe da enunciação. São Paulo: Bakhtiniana. Revista de Estudos de Discurso, 2012 (resenha).

2.
CASTRO, G. ; FARACO, Carlos Alberto ; TEZZA, Cristovão . Diálogos com Bakhtin - edição comemorativa dos 100 anos de Mikhail Bakhtin. Curitiba, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
CASTRO, G. ; FARACO, Carlos Alberto ; TEZZA, Cristovão . Vinte ensaios sobre Mikhail Bakhtin. Petrópolis, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
CASTRO, G. . O fardo furado do estrangeirismo. curitiba: editora da ufpr, 2002 (resenha).

5.
CASTRO, G. ; FARACO, Carlos Alberto ; TEZZA, Cristovão . Diálogos com Bakhtin - edição comemorativa aos 100 anos de Mikhail Bakhtin. Curitiba, 2001. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

6.
CASTRO, G. ; FARACO, Carlos Alberto ; TEZZA, Cristovão . Diálogos com Bakhtin - edição comemorativa aos 100 anos de Mikhail Bakhtin. Curitiba, 1999. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

7.
CASTRO, G. ; FARACO, Carlos Alberto ; TEZZA, Cristovão . Diálogos com Bakhtin - edição comemorativa dos 100 anos de Mikhail Bakhtin. Curitiba, 1996. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CASTRO, G. . IV seminário de pesquisa em educação da região sul. 2002.

2.
CASTRO, G. . Educar em revista. 2001.

3.
CASTRO, G. . Programa de iniciação científica. 2001.

4.
CASTRO, G. . ensino de língua portuguesa. 2001.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
KLEIN, Rejane ; PIVOVAR, Altair ; Chaves, E. ; BORNATTO, S. P. ; Osinski, D. B. ; WALKER, Susanne Dotothéa ; PICANÇO, D. C. ; Bona Jr., A. ; Campos, N. ; CARNEIRO, C. R. ; CASTRO, G. ; RODRIGUES, Érica ; LEÃO, Solange Rosa Carneiro ; LIMA, Soemis Chagas ; ELY, Luiz Augusto . Educação, mídia, sociedade: alguns ensaios discursivos. 2011. (Editoração/Livro).

2.
CASTRO, G. . Introdução à Análise do Discurso. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CASTRO, G. . O discurso sobre a leitura, o leitor e o livro nas revistas Veja, Isto É e Época no período de 2000 a 2005. 2006. (Relatório de pesquisa).

4.
CASTRO, G. ; FARACO, Carlos Alberto ; MERKLE, Luiz Ernesto . Proceedings of the eleventh international Bakhtin conference. 2004. (Editoração/Anais).

5.
CASTRO, G. . Educar em revista - dossiê linguagem e ensino:temas e perspectivas. 2002. (Editoração/Periódico).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
CASTRO, G. . oficina de produção de textos a partir do jornal. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
CASTRO, G. . A linguagem em movimento: dos estudos estruturais ao estudo do discurso. 2004 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CASTRO, G.; PAN, M.; Souza, S. J.; Ferrarini, N. da L.. Participação em banca de Jardel Pelissari Machado. Entre frágeis e durões: efeitos da política de assistência estudantil nos modos de subjetivação dos estudantes da Universidade Federal do Paraná. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

2.
CASTRO, G.; BUFREM, L. S.; GUEDES, M. C.. Participação em banca de Geni Alberini Roters. Leitura literária entre o discurso e a prática do professor. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

3.
CASTRO, G.; MARCHEZAN, R. M. F. C.; GREGOLIN, M. R. F. V.. Participação em banca de João Marcos Mateus Kogawa. Sobre a noção de polifonia em Bakhtin. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa) - Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Araraquara.

4.
CASTRO, G.. Participação em banca de Érica Rodrigues. Que é escrever bem? Com a palavra, os alunos do ensino médio. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

5.
CASTRO, G.; ARAUJO, S. M. P.; MOTIM, B. M. L.. Participação em banca de Mariana Schatzmam. A produção de uma imprensa sindical acerca da violência mnoral nas relações de trabalho (1995-2007). 2008. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

6.
CASTRO, G.; GARCIA, T. M. F. B.; JANZEN, H. E.. Participação em banca de Fabiane Lima Ferreira. A relevância da experiência de imersão no ensino de inglês. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

7.
CASTRO, G.; Fanini, A. M. R.; Queluz, G. L.; Karvat, E. C.. Participação em banca de Fábio Luciano Iachtechen. Tecnologias e utopias em H. G. Wells. 2008. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

8.
JANZEN, H. E.; CASTRO, G.; CARNEIRO, C. R.. Participação em banca de Fabiane Lima Ferreira. A experiência de imersão na formação do professor de inglês: supervalorização ou complemento. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

9.
JORDAO, C. M.; CASTRO, G.; WIELEWICKI, V. H. G.. Participação em banca de Zelir Maria Bieski Franco. A literatura no livro didático: seus efeitos na prática dialógica do aprendizado de inglês. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

10.
CASTRO, G.; Garcia, T. B.; PAN, M.. Participação em banca de Tamara Cardoso André. O desenvolvimento da escrita para Vigotski: possibilidades e limites de apropriação pelo livro didático. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

11.
CASTRO, G.; AZEVEDO, M. M.; WEINHARDT, M.. Participação em banca de Christian Luiz Melim Schwartz. Ficção, história e ideologia no romance pós-moderno: uma leitura de O legado da Família Winshaw. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

12.
CASTRO, G.; PICANÇO, D. C.; CARNEIRO, C. R.. Participação em banca de Fabiano Pinkner Rodrigues. Os conceitos de norma na lingüística e sua relação com o ensino de Língua Materna. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

13.
CESAR, M. R. A.; CASTRO, G.; OLIVEIRA, M. A. T.. Participação em banca de Rodrigo Tramutolo Navarro. Corpo e disciplina: uma análise da educação do corpo no discurso das Diretrizes Curriculares do Paraná. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

14.
JORDAO, C. M.; CASTRO, G.; JANZEN, H. E.. Participação em banca de Zelir Maria Bieski Franco. A literatura enquanto gênero didático: seus efeitos na prática dialógica, no aprendizado de inglês. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

15.
CASTRO, G.; PICANÇO, D. C.; Cherem, Lucia P.. Participação em banca de Susanne Dorothea Walker. O gênero notícia no livro didático de português. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

16.
CASTRO, G.. Participação em banca de Alayde Maria Pinto Digiovanni. Entre a sensibilidade e a razão: múltiplas vozes de professores de matemática enunciadas em um processo reflexivo.. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

17.
CASTRO, G.. Participação em banca de Suzete de Paula Bornatto. Idéias sem lugar nos livros didáticos de português (1940-1980). 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

18.
CASTRO, G.. Participação em banca de Sônia Monclaro Virmond. Gêneros do discurso, esse obscuro objeto do desejo: contribuição para uma leitura crítica dos PCNs de Língua Portuguesa.. 2004. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Paraná.

19.
CASTRO, G.. Participação em banca de Bernadete de Lourdes Streisky Strang. Sob o signo da reconstrução - os ideais da Escola Nova divulgados pelas crônicas de Educação de Cecília Meireles. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

20.
CASTRO, G.. Participação em banca de Jane Mara Feijão. Da clínica fonoaudiológica aos efeitos produzidos na linguagem do sujeito afásico. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
CASTRO, G.; Alves, M. P. C.; OLIVEIRA, M. B. F.; Suassuna, L.; Archanjo, Renata. Participação em banca de Ailton Dantas de Lima. Vozes em diálogo na escola: uma análise de posicionamentos sobre a disciplina Língua Portuguesa no ensino médio integrado à educação profissional do IFRN. 2011. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
CASTRO, G.; LEÃO, Solange Rosa Carneiro; MONTEIRO, S.; Piasecka, Alessandra; Ramalho, V. C. S.; Figueiredo, D. C. Participação em banca de Alessandra Coutinho Fernandes. Lula na Veja, de 2002 a 2006: uma análise de discurso crítica. 2011. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

3.
CASTRO, G.; Osinski, D. B.; PICANÇO, D. C.; Heinig, O. L. O. M.; OLIVEIRA, M. B. F.. Participação em banca de Jean Carlos Gonçalves. Vozes da educação no teatro, vozes do teatro na educação: diálogos bakhtinianos sobre a prática de montagem na universidade, a partir da análise enunciativa de memoriais de formação em teatro. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

4.
CASTRO, G.; OLIVEIRA, M. A. T.; Batista, A. A. G.; Valdemarin, V. T.; Vieira, C. E.. Participação em banca de Suzete de Paula Bornatto. A tradição e os singulares - o ensino de português proposto em livros didáticos por professores universitários do paraná. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

5.
CASTRO, G.; OLIVEIRA, W. M.; SILVA, L. P.; TEZZA, Cristovão; FERREIRA, S. C.. Participação em banca de Altair Pivovar. Escola e histórias em quadrinho: o agon discursivo. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

6.
CASTRO, G.. Participação em banca de José Tadeu Dolinski. Parassinonímia conceitual: os sentidos no discursoi. 2003. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

7.
CASTRO, G.. Participação em banca de Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan. Infância, discurso e subjetividade: uma discussão interdisciplinar para uma nova compreensão dos problemas escolares. 2003. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Qualificações de Doutorado
1.
CASTRO, G.; Osinski, D. B.; Heinig, O. L. O. M.. Participação em banca de Jean Carlos Gonçalves. Teatro em discurso: uma análise bakhtiniana. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

2.
OLIVEIRA, M. A. T.; Vieira, C. E.; CASTRO, G.; Munakata, K.. Participação em banca de Suzete de Paula Bornatto. O ensino de português em livros escolares de autoria de professores universitários do Paraná - década de 1944 a 1970. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

3.
CASTRO, G.; BUFREM, L. S.; GUEDES, M. C.; SCHMIDT, M. A. M. S.; NEIRA, M. G.. Participação em banca de Davi Marangon. A mobilização para o saber escolar e a constituição de identidades: uma análise do discurso pedagógico no livro didático dse educação física. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

4.
CASTRO, G.; GARCIA, T. M. F. B.; PAN, M.. Participação em banca de Ivete Janice de Oliveira Brotto. Alfabetização, um tema, muitos sentidos - o embate entre teóricos da educação, lingüistas e professores. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

5.
CASTRO, G.; BRITO, G. S.; BARBOSA, P. L. N.; MERKLE, Luiz Ernesto. Participação em banca de Rejane Klein. O discurso sobre as nopvas tecnologias e a subjetivação docente: a docência na rede.. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

6.
CASTRO, G.; JANZEN, H. E.; OLIVEIRA, W. M.. Participação em banca de Altair Pivovar. Escola e histórias em quadrinhos: colóquio de ficções. 2006.

7.
CASTRO, G.. Participação em banca de Bernadete de Lourdes Streisky Strang. Sob o signo da reconstrução - os ideais da Escola Nova divulgados pelas crônicas de educação de Cecília Meireles. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

8.
CASTRO, G.. Participação em banca de Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan. Infância, discurso e subjetividade: uma discussão interdisciplinar para uma nova compreensão dos problemas escolares. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação Em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Outros tipos
1.
CASTRO, G.. Participação em banca de Susanne Dorothea Walker. O gênero notícia no livro didático de português. 2006. Outra participação, Universidade Federal do Paraná.

2.
CASTRO, G.. Participação em banca de Tamara Cardoso André. O desenvolvimento da escrita para a psicologia histórico-cultural. 2006. Outra participação, Universidade Federal do Paraná.

3.
CASTRO, G.. Participação em banca de José Renoir Nunes. Crônica Macha. 2005. Outra participação, Universidade Federal do Paraná.

4.
CASTRO, G.. Participação em banca de Lindsay Azambuja da Silva. Diferentes recepções em mídias interativas à luz da teoria do efeito estético de Wolfgang Iser. 2005. Outra participação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
CASTRO, G.; SANTOS, Jussara Maria T Puglieli; FARACO, Carlos Alberto. Participação em banca de Sônia Monclaro Virmond. Gêneros do discurso: esse obscuro objeto do desejo. 2004. Outra participação, Universidade Federal do Paraná.

6.
CASTRO, G.; FARACO, Carlos Alberto; RANZI, Serlei. Participação em banca de suzete de Paula Bornatto. Idéias sem lugar nos livros de português (1940/1980) - a crítica ao normativismo feita por escritores exemplares. 2004. Outra participação, Universidade Federal do Paraná.

7.
CASTRO, G.. Participação em banca de andréa Bezerra Cordeiro. dando vida a uma raiz: o ideário pedagógico da Primeira República na poesia infantil de Olavo Bilac.. 2004. Outra participação, Universidade Federal do Paraná.

8.
CASTRO, G.. Participação em banca de Ausdy Nazareth Castro dos Santos. Arte, expressão, tradição, originalidade. . . como ensinar literatura? Professoras de literatura e o seu cotidiano em sala de aula.. 2004. Outra participação, Universidade Católica Dom Bosco.

9.
CASTRO, G.. Participação em banca de Alayde Maria Pinto Digiovanni. Entre a sensibilidade e a razão: múltiplas vozes enunciadas em um processo relfexivo. 2004. Outra participação, Universidade Federal do Paraná.

10.
CASTRO, G.. Participação em banca de Sandra Maria Souza Padilha Novak. Educação, trabalho e linguagem: a autonomia do sujeito no aprendizado da norma culta (língua portuguesa) numna sociedade capitalista. 2003. Outra participação, Universidade Federal do Paraná.

11.
CASTRO, G.. Participação em banca de Roberto Oliveira Souza Junior. Teatro infantil - análise dramatúrgica dos espetáculos infantis premiados com o troféu gralha azul de 1974 a 2000. 2002. Outra participação, Universidade Federal do Paraná.

12.
CASTRO, G.. Participação em banca de Deise Cristina de Lima Picanço. Espanhol como disciplina escolar no Paraná:1942-1990. 2001. Outra participação, Universidade Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CASTRO, G.. Banca Examinadora para Professor Assistente na área de Língua Portuguesa e Lingüística. 2006. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

2.
CASTRO, G.. Concurso para professor assistente do Departamento de Teoria e Prática de Ensino.. 2005. Universidade Federal do Paraná.

3.
CASTRO, G.. professor auxiliar. 1998. Universidade Federal do Paraná.

4.
CASTRO, G.. para professor auxiliar de metodologia de língua portuguesa. 1998. Universidade Federal do Paraná.

5.
CASTRO, G.. para professor auxiliar de metodologia e prática de ensino de língua estrangeira moderna (francês, espanhol, italiano. 1998. Universidade Federal do Paraná.

6.
CASTRO, G.. para professor auxiliar em língua portuguesa e lingüística. 1998. Universidade Federal do Paraná.

Outras participações
1.
CASTRO, G.. Banca examinadora de processo seletivo de mestrado no Programa de Pós-Graduação de Educação. . 2005. Universidade Federal do Paraná.

2.
CASTRO, G.. Banca do processo seletivo do programa de pós-graduação em educação da UFPR para o ano de 2005. 2004. Universidade Federal do Paraná.

3.
CASTRO, G.. Avaliador do programa de iniciação científica da UFPR. 2004. Universidade Federal do Paraná.

4.
CASTRO, G.. Banca do processo seletivo para a linha de pesquisa Instituições, Intelectuais e Cultura Escolar, do programa de pós-graduação em Educação do Setor de Educação da UFPR. 2002. Universidade Federal do Paraná.

5.
CASTRO, G.. Banca do processo seletivo para a linha de pesquisa em Instituições, Intelectuais e Cultura Escolar do programa de pós-graduação em Educação do Setor de Educação da UFPR. 2001. Universidade Federal do Paraná.

6.
CASTRO, G.. disciplina de metodologia de língua portuguesal. 1997. Universidade Federal do Paraná.

7.
CASTRO, G.. banca para professor de banca substituto. 1997. Universidade Federal do Paraná.

8.
CASTRO, G.. monitoria em metodologia de ensino de língua portuguesa. 1997. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Simpósio Internacional e V Fórum Nacional de Educação.LIVRO X TV EM REVISTAS NACIONAIS DE INFORMAÇÃO CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE SOBRE NOSSA SUBJETIVAÇÃO COMO LEITORES. 2008. (Simpósio).

2.
16o - Congresso de Leitura do Brasil. O discurso sobre o livro, a leitura e o leitor nas revistas época, veja e isto é.. 2007. (Congresso).

3.
Encontro Nacional dos Estudantes de Letras - ENEL 2007.O enunciado na Arqueologia do Saber de Michel Foucault. 2007. (Encontro).

4.
Encontro Nacional dos Estudantes de Letras - ENEL 2007.Processos de Subjetivação em Linguagem - o pensamos da língua, da escrita e da leitura. 2007. (Encontro).

5.
VI ANPED SUL - Seminário de pesquisa em Educação da Região Sul.Das determinações da educação lingüística e da importância da relação entre sujeito e linguagem. 2006. (Seminário).

6.
II SEMAD - Seminário de pesquisa em análise do discurso - Percursos de análise do Discurso no Brasil.Contribuições do Círculo de Bakhtin aos debates da Análise do Discurso. 2006. (Seminário).

7.
X Encuentro Internacional de Historia de la Educación (SOMEHIDE) - Entre la memória y el olvido.O discurso sobre o livro, a leitura e o leitor na mídia escrita brasileira e suas implicações educacionais. 2006. (Encontro).

8.
COLE - XV Congresso de Leitura do Brasil. COLE - XV Congresso de Leitura do Brasil. 2005. (Congresso).

9.
I seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: sujeito, memória e identidade..Seminário em Análise do Discurso - Sujeito, memória, identidade. 2004. (Seminário).

10.
seminário internacional Michel Foucault: perspectivas.Seminário Internacional Michel Foucault: Perspectivas - Seminário Temático 13: Educação na Perspectiva Foucaultiana -Mediações empíricas e aternativas metodológicas. 2004. (Seminário).

11.
XVIII Semana de ensino pesquisa e extensão.evento de pesquisa e extensão. 2004. (Outra).

12.
SEmana de Letras da UFPR.Os gêneros do discurso e o discurso citado em Bakhtin. 2004. (Outra).

13.
XI International Bakhtin Conference. Evento que ocorre a cada dois anos em diferentes partes do mundo, realizou-se pela primeira vez no Brasil, com a finalidade de reunir especialistas no chamado Círculo de Bakhtin (intelectuais russos que escreveram entre os anos 20 a 70.. 2003. (Congresso).

14.
seminários sobre diretrizes curriculares para a formação de professores.Seminário sobre diretrizes Curriculares. 2003. (Seminário).

15.
IV Fórum de Letras da PUC/PR.Fórum de Letras. 2003. (Encontro).

16.
XI International Bakhtin Conference.Conferência Internacional sobre os escritos do Círuclo de Bakhtin. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASTRO, G. . XI Conferência Internacional de Bakhtin. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Melissa de Melo Wakim. Leitura da imagem televisiva: uma investigação junto aos professores de arte sobre possíveis diálogos entre o ensino de arte e a televisão.. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

2.
EMANUELLE CAROLINE DE SOUZA PEREIRA. TEXTOS MULTIMODAIS: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES 2012. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

3.
Suzana de Carvalho Lima. O professor e os discursos sobre a leitura. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

4.
Thiago de Sousa Bagatin. O desenvolvimento das funções psíquicas superiores eo discurso monológico do relatório final do grupo de trabalho " Alfabetização Infantil" - os novos caminhos. Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

5.
Cláudia Luciane Zanetti. As contribuições teóricas do Círculko de Bakhtin para o estudo das linguagensnão verbais na p´ratica pedagógica para o ensino da disciplina de arte. Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

6.
Viviane Maria Alessi. Análise do discurso infantil. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

7.
Érica Rodrigues. A redação do vestibular na mídia impressa. Início: 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

8.
Tamara Cardoso André. Vigosky e alfabetização . Início: 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

9.
Fabiano Pinker Rodrigues. Discurso sobrel língua/linguagem no Brasil e sua relação com o ensino. Início: 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

10.
Susanne Dotothéa Walker. O texto da notícia nos livros didáticos de português. Início: 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Jean Carlos Gonçalves. O discurso sobre a escola e a improvisação teatral. Início: 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Regina Elisabeth Luque. Leitura, Tv e Educação. Início: 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

3.
Rejane Klein. Os discursos sobre as novas tecnologias na revista Nova Escola. Início: 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

4.
Ivete Janice de Oliveira Brotto. O letramento e as práticas escolares na alfabetização. Início: 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

5.
Altair Pivovar. A aventura dos quadrinhos na escola. Início: 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Tirzá Ben-hur de Almeida Souza. Escrever na escola: concepções e práticas de professores de 1o. e 2o. ciclos. Início: 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Tirzá Ben-Hur de Almeida de Souza. Escrever na escola: concepções e práticas de professoras do 1o e 2o ciclos do ensino fundamental. Início: 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Carolina Cleidi Moreira. O discurso sobre a leitura, o leitor e o livro na revista Veja no período de 2000 a 2005. Início: 2005. Iniciação científica (Graduando em Letras Português) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Érica Rodrigues. O discurso sobre a leitura, o leitor e o livro na revista Isto é, no período de 2000 a 2005. Início: 2005. Iniciação científica (Graduando em Letras Português) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

3.
Luiz augusto Ely. O discurso sobre a leitura, o leitor e o livro na revista Época, no período de 2000 a 2005. Início: 2005. Iniciação científica (Graduando em Letras Português) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
ADRIANE ALVES DA SILVA. ROMPENDO COM O SILÊNCIO: UMA ANÁLISE ENUNCIATIVO-DISCURSIVA DA ORALIDADE NAS CLASSES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Gilberto de Castro.

2.
Viviane Maria Alessi. Rodas de conversa: uma análise das vozes infantis na perspectiva do Círculo de Bakhtin. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Gilberto de Castro.

3.
Érica Rodrigues. O que é escrever bem? Com a palavra, os alunos do ensino médio. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Gilberto de Castro.

4.
Tamara Cardoso André. O desenvolvimento da escrita para Vigotski: possibilidades e limites de apropriação pelo livro didático. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Gilberto de Castro.

5.
Fabiano Pinkner Rodrigues. Os conceitos de norma da Lingüística e sua relação com o ensino de língua portuguesa. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Gilberto de Castro.

6.
Susanne Dorothea Walker. O gênero notícia no livro didático de português. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Gilberto de Castro.

7.
José Renoir Nunes. Crônica Macha - esboço de biografia intelectual de um escritor/jornalista do II Império.. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Gilberto de Castro.

8.
Suzete de Paula Bornatto. Idéias sem lugar nos livros didáticos de português(1940-1980). 2004. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Gilberto de Castro.

9.
Andréa Bezerra Cordeiro. Dando vida a uma raiz: o ideário pedagógico da primeira república na poesia infantil de Olavo Bilac.. 2004. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Gilberto de Castro.

10.
Deise Cristina Picanço. O espanhol como disciplian escolar no paraná - 1950 a 1995. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Gilberto de Castro.

Tese de doutorado
1.
Jean Carlos Gonçalves. Vozes da educação no teatro, vozes do teatro na educação: diálogos bakhtinianos sobre a prática de montagem na universidade, a partir da análise enunciativa de memoriais de formação em teatro. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Gilberto de Castro.

2.
Rejane Klein. O discurso sobre as novas tecnologias e a subjetivação docente: a docência na rede. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto de Castro.

3.
Ivete Janice de Oliveira Brotto. Alfabetização: um tema, muitos sentidos. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Gilberto de Castro.

4.
Altair Pivovar. Escola e histórias em Quadrinhos: o agon discursivo. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Gilberto de Castro.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Tirzá Ben-Hur de Almeida Souza. Escrever na escola: concepções e práticas de professores do 1o. e 2o. Ciclos. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Educação) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Gilberto de Castro.

2.
Maria José Pereira. Um recorte para a compreensão do todo: araucária, uma pequena contribuição. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Lingüística Aplicada Ao) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Gilberto de Castro.

3.
Lucélia Lopes Garbo. Gêneros discursivos: da limitação à interação. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Lingüística Aplicada Ao) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Gilberto de Castro.

4.
Maria Cristiane Pampuchi Secheto. Linguagem, escrita e interação: intersubjetividade na produção de textos escolares. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Lingüística Aplicada Ao) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Gilberto de Castro.

5.
Cristiane Mari Carvalho. O texto na sala de aula e sua prática. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Lingüística Aplicada Ao) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Gilberto de Castro.

6.
Estelita Sandra de Matias. As várias esferas da comunicação, a diversidade textual, os gêneros: como a escola trabalha a produção da escrita do aluno. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Lingüística Aplicada Ao) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Gilberto de Castro.

7.
Aldemara Pereira Melo. Reflexões sobre a diversidade lingüística nos parâmetros curriculares nacionais de ensino médio. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Lingüística Aplicada Ao) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Gilberto de Castro.

8.
Suzete de Paula Bornatto. Flagrantes de normativismo lingüístico - livro didático e mídia impressa. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em 1o Curso de Especialização no Ensino de Língua Por) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Gilberto de Castro.

9.
Silvio Marcos dos Santos. proposições acerca do ensino de língua portuguesa. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Lingüística Aplicada Ao) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Gilberto de Castro.

10.
Mauro sérgio da Cunha. A unidade didática construída na prática viva da língua. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Lingüística Aplicada Ao) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Gilberto de Castro.

11.
Marcia Helen Moreno. Considerações acerca do processo de formação de leitores iniciantes. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Lingüística Aplicada Ao) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Gilberto de Castro.

12.
maria de fátima navarro lins paul. Os gêneros do discurso como critério básico para o trabalho pedagógico de leitura e produção de textos . 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Lingüística Aplicada Ao) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Gilberto de Castro.

13.
Denilson Roberto Schena. O uso da imagem no livro didático de história. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Linguagem Umagem e Ensi) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Gilberto de Castro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Shirlei Françca dos Santos. O lugar do leitor na literatura infanto-juvenil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Gilberto de Castro.

2.
Érica Rodrigues. A redação do vestibular na Revista Época. 2006. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Gilberto de Castro.

Iniciação científica
1.
Érica Rodrigues. O discurso sobre o livro, o leitor e a leitura na revista Época. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto de Castro.

2.
Carolina Moreira. O dicurso sobre a leitura, o leitor e o livro na revista Veja. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Gilberto de Castro.

3.
Luiz Augusto Ely. O discurso sobre a leitura, o leitor e o livro na revista Isto é. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto de Castro.

4.
Solange Rosa Carneiro Leão. O discurso sobre a leitura e o leitor na revista Veja.. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Gilberto de Castro.

5.
Soemis Chagas Lima. O discurso sobre a leitura e o leitor na Revista Veja.. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Gilberto de Castro.

6.
Érica Rodrigues. O discurso sobre a leitura e o leitor no jornal Folha de São Paulo. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Gilberto de Castro.

7.
Luiz Augusto Ely. O discurso sobre a leitura e o leitor no jornal Folha de São Paulo. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Gilberto de Castro.

Orientações de outra natureza
1.
Barbara Reis Chaves Alvim. O Ensino da norma-padrão nos debates acadêmicos atuais. 2005. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Gilberto de Castro.

2.
Mariane Nadaline. Levantamento bibliográfico sobre o tema da leitura. 2005. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Gilberto de Castro.

3.
Marister Zequinão de Almeida. metodologia de ensino de língua portuguesa. 1997. 15 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Gilberto de Castro.

4.
Andrea da Silva Schimmelpfeng. metodologia do ensino de língua portuguesa. 1996. 10 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Gilberto de Castro.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/04/2014 às 9:22:40