Frayzer Lima de Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4172693899035068
  • Última atualização do currículo em 07/08/2018


Possui graduação em Matemática Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (2001), mestrado em Ciências Geofisicas Geológicas pela Universidade Federal do Pará (2002) e doutorado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará, atuando principalmente nos seguintes temas: geofísica aplicada, métodos elétricos e eletromagnéticos, inversão de dados eletromagnéticos, exploração de petróleo em águas profundas e ultra-profundas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Frayzer Lima de Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, F. L.


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2010
Doutorado em Geofísica.
Universidade Federal do Para, UFPA, Brasil.
Título: Problemas Direto e Inverso do mCSEM 3D, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Luiz Rijo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: GEOFÍSICA APLICADA; MÉTODOS ELÉTRICOS E ELETROMAGNÉTICOS; Elementos Finitos; INVERSÃO DE DADOS ELETROMAGNÉTICOS; Método de Marquardt; mCSEM.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação; Extração de Petróleo e Gás Natural.
2001 - 2002
Mestrado em Ciencias Geofisicas Geologicas.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Filtros Otimizados para transformadas seno, co-seno e de Hankel J0, J1 e J2,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Luiz Rijo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: GEOFISICA APLICADA; MÉTODOS ELÉTRICOS E ELETROMAGNÉTICOS; FILTROS DIGITAIS TRANSFORMADAS FOURIER E HANKEL.
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software).
1996 - 2001
Graduação em Matematica Bacharelado.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Teorema de Sylow.
Orientador: João Claudio Brandemberg.
1992 - 1998
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Mineração.
Escola Técnica Federal do Pará, ETFPA, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Para, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em Matemática, Carga horária: 30
Outras informações
Cargo de Nível Superior e Efetivo Através de Aprovação em Concurso Público.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Inversão Conjunta de Dados 2D, Modos TM e TE, do Método MMT na Investigação da Camada de Sal em Águas Profundas
Descrição: A prospecção de hidrocarbonetos em águas profundas apresenta risco exploratório muito elevado. Em decorrência disto, faz-se necessário o desenvolvimento e aprimoramento de novos métodos não-sísmicos para auxiliar a sísmica, em que este é reconhecido como o principal método geofísico na exploração de petróleo. Neste sentido, o método eletromagnético, denominado Magnetotelúrico Marinho - MMT é indicado na prospecção de hidrocarbonetos em ambientes da zona pré-sal encontrados nas bacias offshore no Brasil (Almeida, 2012). Dessa forma, existe a necessidade de maior interesse de pesquisa sobre o método MMT como, por exemplo, no desenvolvimento de equipamentos de aquisição de sinal eletromagnéticos mais acurados em águas profundas, assim como o desenvolvimento de metodologias computacionais para a simulação direta de respostas eletromagnéticas de dimensões 1D, 2D e 3D de ambientes da zona pré-sal com características brasileira, e como também em metodologias computacionais para a simulação inversa segundo às dimensões 1D, 2D e 3D do ambiente pré-sal brasileiro. Nesse sentido é proposta, neste projeto, a modelagem inversa conjunta de dados, modos TE e TM, do MMT 2D através do método de Marquardt (Press et al, 1992), usando a função dos mínimos quadrados proposta por Almeida (2010) e (2014). Diferentemente da proposta do projeto intitulado: Modelagem Inversa de dados 2D do Método MMT na Investigação da Camada de Sal em Águas Profundas (Almeida, 2017), em que o qual propõe a inversão individualizada de dados tanto para o modo TE quanto para o modo TM do MMT 2D ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Frayzer Lima de Almeida - Coordenador.
2016 - 2017
Modelagem Inversa de dados 2D do Método MMT na Investigação da Camada de Sal em Águas Profundas
Descrição: A prospecção de hidrocarbonetos em águas profundas apresenta risco exploratório muito elevado. Em decorrência disto, faz-se necessário o desenvolvimento e aprimoramento de novos métodos não-sísmicos para auxiliar a sísmica, em que este é reconhecido como o principal método geofísico na exploração de petróleo. Neste sentido, o método eletromagnético, denominado Magnetotelúrico Marinho - MMT é indicado na prospecção de hidrocarbonetos em ambientes da zona pré-sal encontrados nas bacias offshore no Brasil (Almeida, 2012). Dessa forma, existe a necessidade de maior interesse de pesquisa sobre o método MMT como, por exemplo, no desenvolvimento de equipamentos de aquisição de sinal eletromagnéticos mais acurados em águas profundas, assim como o desenvolvimento de metodologias computacionais para a simulação direta de respostas eletromagnéticas de dimensões 1D, 2D e 3D de ambientes da zona pré-sal com características brasileira, e como também em metodologias computacionais para a simulação inversa segundo às dimensões 1D, 2D e 3D do ambiente pré-sal brasileiro. Nesse sentido este projeto utiliza primeiramente a modelagem direta de dados do MMT 2D (modos TM e TE) segundo metodologias abordadas e desenvolvidas por Almeida (2015). Secundariamente é proposta a modelagem inversa de dados do MMT 2D (modos TM e TE) através do método de Marquardt (Press et al, 1992), usando a função dos mínimos quadrados proposta por Almeida (2010) e (2014)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Frayzer Lima de Almeida - Coordenador.
2014 - 2015
Modelagem Direta de dados 2D do Método MMT (Modos TE e TM) em Ambientes Altamente Resistivos em Águas Profundas e UltraProfundas
Descrição: Os métodos geofísicos elétricos e eletromagnéticos são amplamente usados na prospecção mineral, na exploração de águas subterrâneas, em estudos ambientais e na exploração de hidrocarbonetos. O método Eletromagnético Marinho de Fonte Controlada - mCSEM e o método Magnetotelúrico Marinho - MMT são os métodos eletromagnéticos que vem se destacando na prospecção de hidrocarbonetos em águas profundas e ultraprofundas na última década, pois usados em conjunto à sísmica podem confirmar a existência de hidrocarbonetos, mapear o contorno de um reservatório e contribuir para a diminuição da ambigüidade na interpretação geológica. A aplicação desses métodos geofísicos EM (mCSEM e MMT) na prospecção de hidrocarbonetos se deve a duas condições favoráveis. A primeira condição é que nos últimos anos o preço do petróleo vem crescendo extraordinariamente, isto favorece a incursão de novas técnicas não-sísmica para auxiliar a sísmica na detecção de hidrocarbonetos e, com isso, minimizar o risco exploratório, que ainda é bastante alto. A segunda condição é que a partir do ano 2000 o cenário na exploração se expandiu para regiões de águas profundas e ultra-profundas, onde o preço de um poço exploratório de petróleo é exorbitantemente alto (Rijo, 2007). Também aliada a estas duas condições favoráveis há uma expectativa da possibilidade de existência de petróleo em território paraense, a partir do momento em que a Petrobrás instalou plataformas de pesquisa na divisa do Pará com o Maranhão, juntamente com o anúncio, de engenheiros da Petrobrás, sobre o início das pesquisas na costa dos municípios de Salinópolis e Bragança no estado do Pará. Dessa forma, existe a necessidade de maior interesse de pesquisa sobre o método MMT como, por exemplo, no desenvolvimento de equipamentos de aquisição de sinal eletromagnéticos mais acurados em águas profundas, assim como o desenvolvimento de metodologias computacionais para a simulação direta de respostas eletromagnéticas de dimensões 1D, 2D e 3D de ambientes da zona pré-sal com características brasileira, como também em metodologias computacionais para a simulação inversa segundo às dimensões 1D, 2D e 3D do ambiente pré-sal brasileiro. Nesse sentido este projeto propõe primeiramente a modelagem direta de dados do MMT 2D, modo TM, através do método dos elementos finitos bidimensionas. Secundariamente, é proposto a modelagem também direta de dados do MMT 2D, porém segundo o modo TE, através o método dos elementos finitos bidimensionais (Rijo, 2001; Zienkiewicz e Taylor, 2000)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Frayzer Lima de Almeida - Coordenador.
2013 - 2014
Modelagem Inversa de dados 1D do Método MMT na Investigação da Camada de Sal em Águas Profundas
Descrição: A prospecção de hidrocarbonetos em águas profundas apresenta risco exploratório muito elevado. Em decorrência disto, faz-se necessário o desenvolvimento e aprimoramento de novos métodos não-sísmicos para auxiliar a sísmica, em que este é reconhecido como o principal método geofísico na exploração de petróleo. Neste sentido, o método eletromagnético, denominado Magnetotelúrico Marinho - MMT é indicado na prospecção de hidrocarbonetos em ambientes da zona pré-sal encontrados nas bacias offshore no Brasil (Almeida, 2012). Dessa forma, existe a necessidade de maior interesse de pesquisa sobre o método MMT como, por exemplo, no desenvolvimento de equipamentos de aquisição de sinal eletromagnéticos mais acurados em águas profundas, assim como o desenvolvimento de metodologias computacionais para a simulação direta de respostas eletromagnéticas de dimensões 1D, 2D e 3D de ambientes da zona pré-sal com características brasileira, e como também em metodologias computacionais para a simulação inversa segundo às dimensões 1D, 2D e 3D do ambiente pré-sal brasileiro. Nesse sentido este projeto propõe primeiramente a modelagem direta de dados do MMT 1D segundo metodologias amplamente abordadas na literatura da geofísica dos métodos elétricos e eletromagnéticos - geofísica EM, a saber, a modelagem direta de dados do MT 1D (Rijo, 2001). Secundariamente, é proposto a modelagem inversa de dados do MMT 1D através do método de Marquardt (Press et al, 1992), usando tanto a função dos mínimos quadrados não lineares usual na literatura geofísica EM, quanto a função dos mínimos quadrados proposta por Almeida (2010)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Frayzer Lima de Almeida - Coordenador.
2012 - 2013
Modelagem Direta de dados 1D e 3D do Método MMT na Investigação para Mapeamento da Base de Camadas de Sal em Águas Profundas
Descrição: Os métodos geofísicos elétricos e eletromagnéticos são amplamente usados na prospecção mineral, na exploração de águas subterrâneas, em estudos ambientais e na exploração de petróleo e gás. O mCSEM (Método Eletromagnético Marinho de Fonte Controlada) e o MMT (Método Magnetotelúrico Marinho) são os métodos eletromagnéticos que se destacam na prospecção de hidrocarbonetos, uma vez que usados em conjunto à sísmica podem confirmar a existência de hidrocarbonetos, mapear o contorno de um reservatório e contribuir para a diminuição da ambigüidade na interpretação geológica. O método MMT vem sendo muito indicado e muito utilizado para auxiliar na investigação da existência de possíveis reservatórios de hidrocarbonetos em águas profundas, especificamente abrangendo as zonas de seção pré-sal, do que o mCSEM, uma vez que este último não é capaz de mapear a base da estrutura de sal devido suas medidas serem afetadas pela variação de resistividade interna desta estrutura, em conjunto com a resistividade de um possível reservatório de hidrocarbonetos existente em sua base. Esta característica se deve também ao fato do mCSEM e do imageamento sísmico em profundidade em vários casos de interesse não serem capazes de distinguir entre as estruturas de sal com raízes verticais profundas das que não são profundas. Para a modelagem numérica de dados 1D de MMT este projeto se utilizará da modelagem de dados 1D de MT desenvolvida por Rijo (2001). Para a modelagem numérica de dados 3D de MMT este projeto se utilizará da modelagem de dados 3D de MT desenvolvida no projeto intitulado: Modelagem Direta de dados 3D do Método MT através dos Potenciais EM (A, φ) e aprovado por esta Unidade (Campus de Castanhal/UFPA) segundo a portaria 034/2011..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Frayzer Lima de Almeida - Coordenador / Carlos Augusto Sarmento Ferreira - Integrante / Rodrigo Erasmo da Conceição Silva - Integrante.
2011 - 2012
Modelagem Direta de Dados 3D do Método MT através dos Potenciais EM
Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver uma tecnologia de simulação de dados 3D ligada ao método MT através do método dos elementos finitos e dos potenciais eletromagnéticos EM, sendo este objetivo uma das etapas de fundamental importância para o desenvolvimento da modelagem direta de dados 3D do método MMT para o ambiente pré-sal em bacias do litoral brasileiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Frayzer Lima de Almeida - Coordenador / Carlos Augusto Sarmento Ferreira - Integrante.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, F. L.. Inversão 2D de dados MMT de Ambientes Altamente Resistivos em Águas Profundas. In: 15th International Congress of the Brazilian Geophysical Society, 2017, Rio de Janeiro. 15th International Congress of the Brazilian Geophysical Society, 2017.

2.
ALMEIDA, F. L.; Carlos Augusto Sarmento Ferreira ; SILVA, R. E. C. . Modelagem e Análise de dados MMT 3D segundo Ambientes Altamente Resistivos em Águas Profundas. In: VII Simpósio Brasileiro de Geofísica, Ouro Preto, 25 a 27 de outubro de 2016., 2016, Ouro Preto-MG. VII Simpósio Brasileiro de Geofísica, 2016.

3.
ALMEIDA, F. L.. Modelagem e Análise de dados MMT 1D e 2D segundo Ambientes Altamente Resistivos em Águas Profundas. In: 14th International Congress of The Brazilian Geophysical Society, 2015, Rio de Janeiro. 14th International Congress of The Brazilian Geophysical Society. Rio de Janeiro, 2015.

4.
ALMEIDA, F. L.. Inversão 1D de dados MMT de Ambientes Altamente Resistivos em Águas Profundas. In: VI Simpósio Brasileiro de Geofísica, 2014, Porto Alegre - RS. VI Simpósio Brasileiro de Geofísica, Porto Alegre, 14 a 16 de outubro de 2014, 2014.

5.
ALMEIDA, F. L.; RIJO, L. . Inversão de dados sintéticos mCSEM 3-D. In: 11th International Congress of the Brazilian Geophysical Society, 2009, Salvador. 11th International Congress of the Brazilian Geophysical Society, 2009.

6.
ALMEIDA, F. L.; RIJO, L. . CALIBRAÇÃO DO CAMPO ELÉTRICO IN-LINE DE MODELOS MCSEM 1D, 2D E 3D. In: III SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOFÍSICA, 2008, BELÉM. III SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOFÍSICA - BELÉM 2008, 2008.

7.
ALMEIDA, F. L.; RIJO, L. . CONSTRAINED INVERSION OF 3-D ELECTROMAGNETIC HMD AND VMD DATA. In: 10th INTERNATIONAL CONGRESS OF THE BRAZILIAN GEOPHYSICAL SOCIETY, 2007, RIO DE JANEIRO. TENTH INTERNATIONAL CONGRESS OF THE BRAZILIAN GEOPHYSICAL SOCIETY, 2007.

8.
RIJO, L. ; ALMEIDA, F. L. . CONSTRAINED 1-D INVERSION OF MCSEM DATA ON RESISTIVE OIL RESERVOIR. In: 9th International Congress of the Brazilian Geophysical Society & EXPOGEF, 2005, SALVADOR. 9th International Congress of the Brazilian Geophysical Society & EXPOGEF, 2005. v. 1. p. 1-6.

9.
RIJO, L. ; ALMEIDA, F. L. . NEW OPTIMIZED DIGITAL FILTERS FOR SINE, CO-SINE, J0 AND J1 HANKEL TRANSFORMS. In: EIGHTH INTERNATIONAL CONGRESS OF THE BRAZILIAN GEOPHYSICAL SOCIETY, 2003, RIO DE JANEIRO. EIGHTH INTERNATIONAL CONGRESS OF THE BRAZILIAN GEOPHYSICAL SOCIETY, 2003. v. 1. p. 1-5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
EPHRAIM G. A. FILHO ; ALMEIDA, F. L. . APLICAÇÃO DE UM ALGORITMO GENÉTICO NA OTIMIZAÇÃO DE PARÂMETROS GEOELÉTRICOS PROVENIENTES DE DADOS DE SONDAGEM ELÉTRICA SCHLUMBERGER 1-D. In: III Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional, 2004, BELÉM. III Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional, 2004. v. 1. p. 1-1.

Artigos aceitos para publicação
1.
ALMEIDA, F. L.; RIJO, L. . Modelagens Direta e Inversa de Dados mCSEM 3D. Revista Brasileira de Geofísica (Impresso), 2012.

Outras produções bibliográficas
1.
ALMEIDA, F. L.; SALVADOR, A. C. ; PARAENSE, D. V. ; SILVA, R. F. . TRATAMENTO E ANÁLISE DE DADOS DO IBGE REFERENTES AOS MUNICÍPIOS DOS ESTADO DO PARÁ COM OBJETIVO DE AUXILIAR NAS ADEQUAÇÕES E AMPLIAÇÕES DOS CAMPI DA UEPA, ASSIM COMO NAS IMPLANTAÇÕES DE NOVOS CAMPI 2009 (PESQUISA DE SUPORTE PARA GESTÃO SUPERIOR).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Doutorado
1.
João Carlos Ribeiro Cruz; OLIVA, P. C.; CUNHA, P. E. M.; ALMEIDA, F. L.. Participação em banca de Glauco Lira Pereira. Migração 2D Kirchhoff Gaussian-Beam Pre-Empilhamento no Domínio da Profundidade. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Geofísica) - Universidade Federal do Para.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
José Geraldo; Nildsen Fernando; ALMEIDA, F. L.. Participação em banca de Leonardo do Nascimento Barbosa.Números Complexos: Cálculo de Raízes e sua Representação Geométrica usando o Aplicativo Mathematica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matematica) - Universidade Federal do Para.

2.
José Geraldo; Nildsen Fernando; ALMEIDA, F. L.. Participação em banca de Robson da Silva Ferreira.Cálculo Diferencial e Integral de Função de uma Variável Complexa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Para.

3.
(Arthur Almeida); Valdelírio Silva; ALMEIDA, F. L.. Participação em banca de Rafael Augusto Duarte Guimarães.As Leis de Kepler sob o Ponto de Vista da Teoria da Gravitação Universal de Newton. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Para.

4.
Kátia Liége; José Geraldo; ALMEIDA, F. L.. Participação em banca de Mayara da Costa Ramos.Equações do 1 Grau no 7 Ano: o valor da incógnita em contexto matemático. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

5.
José Geraldo; Edilberto Rozal; ALMEIDA, F. L.. Participação em banca de José Jorge Lopes da Silva.Equações Diofantinas Lineares em Duas Incógnitas e o Princípio de Fermat Aplicado na Física na Demonstração da Lei da Refração da Luz (Lei de Snell). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

6.
Vadelírio Silva; Roberta Braga; ALMEIDA, F. L.. Participação em banca de Paula Caroline de Matos Montes.Investigação na Modelagem da Dengue com Aproximações nas Taxas de um Modelo Epidemiológico Determinístico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

7.
José Geraldo; Nildsen Fernando; ALMEIDA, F. L.. Participação em banca de Alex João de Lima e Lima.Análise de Livro Didático de Matemática do Oitavo Ano Utilizado como Ferramenta Preparatória para OBMEP no Município de Castanhal-PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

8.
Vadelírio Silva; José Geraldo; ALMEIDA, F. L.. Participação em banca de Victor Hugo Naiff Batista.Aplicação de Dois Jogos Combinatórios-Estratégicos no Ensino Fundamental do 7 ao 9 Ano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

9.
Valdelírio Silva; José Geraldo; ALMEIDA, F. L.. Participação em banca de Laiz Calandrino da Mata.Estudo de Previsão de Casos de Sífilis em Castanhal Mediante Modelo Epidemiológico Determinístico Simplificado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

10.
Kátia Liége; ALMEIDA, F. L.. Participação em banca de Maria Aparecida Silva Altenhofen.Letras e Números: álgebra no 7 ano do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

11.
Kátia Liége; ALMEIDA, F. L.. Participação em banca de Jamillis Almeida Lopes.Linguagem Materna e Linguagem Matemática: importância dessas linguagens em aula de relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

12.
José Geraldo; Valdelírio Silva; ALMEIDA, F. L.. Participação em banca de Paula Janaína Melo Freitas.O Uso da Etnomatemática no Comércio Informal: um estudo de caso nos arredores do Campus Universitário de Castanhal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

13.
José Geraldo; Vadelírio Silva; ALMEIDA, F. L.. Participação em banca de Rodrigo Ubiratan Ribeiro da Costa.O Jogo de Xadrez na Educação Matemática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

14.
Kátia Liége; ALMEIDA, F. L.. Participação em banca de Roniel Garcia Martins.Jogos Matemáticos: estratégia de ensino para as aulas de matemática do 7 ano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

15.
SILVA, R. E. C.; ALMEIDA, F. L.; Janilton da Costa Souza. Participação em banca de Allan Carlos Santos dos Santos.Cálculo Diferencial e Integral Aplicado à Geofísica: Método Magnetotelúrico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
o XV Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica-SBGf e EXPOGEF. Inversão 2D de dados MMT de Ambientes Altamente Resistivos em Águas Profundas. 2017. (Congresso).

2.
VII Simpósio Brasileiro de Geofísica.Modelagem e Análise de Dados MMT 3D segundo Ambientes Altamente Resistivos em Águas Profundas. 2016. (Simpósio).

3.
I MOSTRA DE PESQUISA EM PÓS-GRADUAÇÃO: Socializando Saberes Teórico-Práticos.Minha Área de Pesquisa: Métodos Elétrico e Eletromagnético. 2011. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Josué Augusto Gonçalves da Silva. Extensões Algébricas de Corpos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Para. Orientador: Frayzer Lima de Almeida.

2.
Wanderson de Almeida Silva. Modelagem Unidimensional do Método Magnetotelúrico Marinho na Investigação da Camada de Sal em Águas Profundas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Frayzer Lima de Almeida.

3.
JOÃO RALISON DA SILVA PINHEIRO. Modelagem direta de dados 1D de Sondagem Elétrica Schlumberger através da Quadratura de Gauss-Legendre.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Frayzer Lima de Almeida.

4.
AUGUSTO MONTEIRO BRITO. ESTUDO DOS NÚMEROS PRIMOS: TESTES DE PRIMALIDADE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Frayzer Lima de Almeida.

5.
Elizandra Noely dos Santos Nogueira. ÍNDICES DE ÓBITOS REGISTRADOS NO IML DO MUNÍCIPIO DE CASTANHAL-PA NOS ANOS DE 2013 E 2014. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Frayzer Lima de Almeida.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/02/2019 às 22:20:21