Marcia Helena Alvim

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7194574336935932
  • Última atualização do currículo em 27/11/2018


Bacharel e Licenciada em Historia pela Universidade Estadual de Campinas (1997-2001), com mestrado (2001-2003) e doutorado (2003-2007) pelo Instituto de Geociências da UNICAMP, área de História das Ciências. Atualmente é professora de História das Ciências na Universidade Federal do ABC no Centro de Ciências Naturais e Humanas, como Professora Associada. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: Conhecimentos sobre o mundo natural do século XVI, Conhecimentos Indígenas, Políticas colonizadoras ibéricas e o mapeamento do mundo natural americano, relação entre História das Ciências e Educação Científica. Foi coordenadora do curso de pós-graduação Lato Sensu em Filosofia e História da Ciência e da Tecnologia da Universidade Federal do ABC (2009-2011), vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Matemática (2011-2012), membro do colegiado deste programa (2013-2014) e Coordenadora do Programa de Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (2015-2016), sendo docente permanente deste desde sua criação em dez/2010. No período de 2012 a 2018 desempenhou a função de Coordenadora de Gestão do PIBID/UFABC. Atualmente, atua na vice-coordenação do programa de Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC (2017-2018) e na Coordenação Pró-tempore da Licenciatura Interdisciplinar em Humanidades (UFABC). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcia Helena Alvim
Nome em citações bibliográficas
ALVIM, Marcia Helena

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas.
Av. dos Estados, 5000, Sala 634, Bloco A, torre 3.
Bangu
09090400 - Santo André, SP - Brasil
Telefone: (11) 49968382


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Dos Céus e da Terra: Astrologia Judiciária e descrição da superfície terrestre nos relatos missionários da Nova Espanha do século XVI., Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: século XVI; narrativas missionárias; Nova Espanha; Filosofia Natural; astrologia judiciária; ciências da Terra.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.
2001 - 2003
Mestrado em Geociências.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Observações celestes no México Antigo,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: História das Ciências Naturais; Filosofia Natural; astrologia judiciária; frei Bernardino de Sahagun; século XVI; Nova Espanha.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.
1997 - 2001
Graduação em Historia.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A conquista do México: Identidade e feminino..
Orientador: Leandro Karnal.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Escola de Verão Internacional: Epistemologias do Sul IV. (Carga horária: 85h).
Universidade de Coimbra, UC, Portugal.


Atuação Profissional



Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenação Pró-Tempore da Licenciatura em Ciências Humanas da UFABC (2018 - 2019) Vice-Coordenadora da Pós-Graduação Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC (2017 - 2018) Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC (2015 - 2016) Vice-Coordenadora da Pós-Graduação Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Matemática da UFABC (2010 - 2012) Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino e História e das Ciências e da Matemática (2010 - atual) Coordenação de Gestão do PIBID/UFABC (2012 - 2018) Coordenação da Especialização em Filosofia e História das Ciências e da Tecnologia (2009-2011) Pro-Reitoria de Extensão - UFABC Representante do Centro de Ciências Naturais e Humanas no Comitê PEAT (2009-2010) Representante do Centro de Ciências Naturais e Humanas no Comitê de Extensão Universitária (2010)

Atividades

07/2018 - Atual
Direção e administração, Fundação Universidade Federal do ABC, .

Cargo ou função
Coordenação Pró-Tempore da Licenciatura em Ciências Humanas.
02/2017 - Atual
Direção e administração, Fundação Universidade Federal do ABC, .

Cargo ou função
Vice-Coordenação da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática.
12/2010 - Atual
Ensino, Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Historia das Ciências e Ensino
Historiografia e Filosofia da Ciência
Práticas em História das Ciências
Tópicos em História das Ciências
Historiografia em História das Ciências
05/2010 - Atual
Ensino, Bacharelado em Ciências e Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
BC 0004 Bases Epistemológicas da Ciência Moderna
BC1613 - Nascimento e desenvolvimento da ciência moderna
05/2010 - Atual
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplinas de Licenciatura em Filosofia
NH5101 - História e Filosofia das Ciências
NH 5106 - Tópicos de História das Ciências
NH4106 - HC e ensino
NH 5105 - História das Ciências no Brasil
08/2008 - Atual
Ensino, Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
BC0004 - Bases Epistemológicas da Ciência Moderna
BC1621 ? Ciência na Antiguidade e Período Medieval
BC1613 - Nascimento e desenvolvimento da ciência moderna
01/2018 - 06/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Universidade Federal do ABC, .

Cargo ou função
Comissão de Elaboração do Projeto Pedagógico da Licenciatura Interdisciplinar - UFABC.
01/2018 - 06/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Universidade Federal do ABC, .

Cargo ou função
Comissão de Elaboração do Projeto Pedagógico da Licenciatura Interdisciplinar - UFABC.
01/2018 - 06/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Universidade Federal do ABC, .

Cargo ou função
Comissão de Elaboração do Projeto Pedagógico da Licenciatura Interdisciplinar e Licenciatura em Humanidades da UFABC.
07/2012 - 03/2018
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Naturais e Humanas, Centro de Ciências Naturais e Humanas.

Atividade realizada
Coordenadora de Gestão do Pibid/UFABC.
01/2015 - 01/2017
Direção e administração, Centro de Ciências Naturais e Humanas, .

Cargo ou função
Coordenação do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática.
12/2010 - 06/2012
Direção e administração, Fundação Universidade Federal do ABC, .

Cargo ou função
Vice-Coordenação da Pós-Graduação Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática.
02/2009 - 04/2011
Ensino, Especialização em Filosofia e História da Ciência, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História das Ciências
Filosofia da Tecnologia
Didática
Responsabilidade Social
02/2009 - 04/2011
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Naturais e Humanas, Centro de Ciências Naturais e Humanas.

Atividade realizada
Coordenadora da pos-graduação Latu Sensu em Filosofia e História das Ciências.
02/2009 - 07/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Humanas, .

Cargo ou função
Comissão PEAT - Ensino-Aprendizagem Tutorial/ UFABC.

American Museum of Natural History, AMNH, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 12
Outras informações
Pesquisa no setor de Mesoamérica do American Museum of Natural History. Apoio: FAPESP.


Biblioteca Apostolica Vaticano, BAV, Itália.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12
Outras informações
Pesquisa bibliográfica na Biblioteca Apostólica do Vaticano. Financiador: FAPESP.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Relatos europeus acerca dos conhecimentos Indígenas sobre os astros: Fomento à educação científica reflexiva através da História das Ciências
Descrição: Esta pesquisa intenta analisar relatos europeus sobre os saberes dos indígenas tupinambás acerca dos astros, descritos em crônicas de viagens francesas e portuguesas dos séculos XVI e XVII. Dentre elas, destacamos as obras de Jean de Léry, Claude D´Abbeville, Gabriel Soares de Souza, Fernão Cardim e Pedro de Magalhães Gandavo. Nosso objetivo principal constitui-se na compreensão de como estes conhecimentos foram descritos nas fontes documentais, relacionando-os ao processo de obtenção de informações sobre o Novo Mundo mediante a necessidade de consolidação da colonização portuguesa em terras brasileiras, e como podemos inserir esta discussão na Educação Básica brasileira. Acreditamos que estes cronistas relataram os saberes indígenas a partir de suas expectativas em relação a América, numa relação dialógica entre buscar o conhecimento sobre o outro e sobre si mesmo. As fontes documentais selecionadas serão analisadas através da perspectiva da História Cultural, buscando as relações entre suas narrativas e as representações político-religiosas e epistemológicas, envolvidas na colonização do Brasil. Outra perspectiva de diálogo teórico refere-se a abordagem da História Atlântica e ao conceito de zonas de contato interculturais, utilizado por Kapil Raj, que valorizam a proposta de circulação do conhecimento através das interações entre diferentes culturas e suas práticas de consolidação e apropriação político-cultural, deflagrando o hibridismo inerente à construção do conhecimento nos espaços coloniais portugueses. Após esta análise iremos propor uma discussão teórica sobre a inserção desta temática na Educação Básica brasileira, com ênfase na Educação Científica. Deste modo, o referido projeto se constitui a partir de duas vertentes, sendo uma caracterizada pela pesquisa histórica e um segundo objeto que propõe a articulação entre os relatos históricos pesquisados e sua inserção no ensino. Buscando substanciar a articulação entre a pesquisa histórica e a educação científica, iremos nos embasar em perspectivas teóricas que discutem a ruptura com o eurocentrismo historiográfico, através da adesão a proposta conceitual das Epistemologias do Sul de Boaventura de Sousa Santos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcia Helena Alvim - Coordenador / Bruna Almeida dos Santos - Integrante / Adriana Cristina Gallis - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 4
2014 - 2016
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA REFLEXIVA ATRAVÉS DA DISCUSSÃO DA HISTORIA CULTURAL DAS CIÊNCIAS: ANÁLISE TÉORICA E ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Descrição: Esta pesquisa busca refletir sobre as abordagens historiográficas empregadas nas propostas de inserção da História das Ciências ao Ensino de Ciências, através de análise de livros didáticos, mídias e artigos de divulgação científica envolvidos na educação do Ensino Fundamental 1. A partir de análise prévia de alguns materiais, observamos a predominância de uma abordagem historiográfica que impede uma proposta de reflexão, por parte do aluno, de questões fundamentais ao desenvolvimento da ciência, a prática científica e as relações sócio-econômico-culturais que permeiam a produção do conhecimento na contemporaneidade. Diante deste contexto, temos como hipótese principal que a partir da inserção de uma reflexão historiográfica adequada nas discussões e temáticas oriundas da História das Ciências no Ensino de Ciências poderemos fomentar o espírito crítico e a cidadania, demonstrando ao aluno que a participação ativa de toda a sociedade no processo de construção e consumo da tecnociência imprime uma responsabilidade social em relação ao mesmo. Neste sentido, buscamos indicar uma abordagem historiográfica que privilegie o cultural, na análise do conhecimento no tempo histórico, permitindo conferir significado aos conteúdos trabalhados e também fomentar a percepção de que o homem, enquanto produtor de conhecimento, é personalidade agente e responsável pelo mesmo. A partir destas reflexões temos como objetivos: analisar conteúdos educacionais referentes ao Ensino Fundamental 1 acerca de episódios e temáticas da História das Ciências, através de livros didáticos selecionados, mídias e artigos de divulgação; refletir acerca da abordagem historiográfica utilizadas nestas produções; elaborar propostas educacionais de inserção da História das Ciências que valorizem uma educação científica mais reflexiva e cidadã, em consonância com a proposta historiográfica da História Cultural das Ciências. Esta última se consubstanciará no formato de livro paradidático e proposta de formação continuada de professores. Estes objetivos estão orientados no sentido de construir uma proposta didática que fomente uma postura crítica e reflexiva do aluno, através de uma educação científica que o instrumente nos desafios que irá enfrentar em sua vida cotidiana..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marcia Helena Alvim - Coordenador / Michele Alves da Silva - Integrante / Suseli Vissicari - Integrante / Magali Villamil Bravo - Integrante / Rosangela Rodrigues Oliveira - Integrante / Natalia Wendy Bastos Pereira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 5
2010 - 2015
Visões sobre o mundo natural: conhecimento e políticas colonizadoras no século XVI novo-hispano
Descrição: A descoberta da América, dentre outras importantes mudanças políticas, sociais e econômicas, abriu a possibilidade de novas investigações acerca do mundo natural. As diversidades climática, geográfica, da flora e da fauna instigavam a busca por explicações sobre a diferença entre o Velho e o Novo Mundo. Assim, foi inegável o impacto que a descoberta da natureza e da diferença americana propiciaram à cultura européia do século XVI. O conhecimento sobre os homens e a natureza americanos tornou-se uma realidade após o empenho, inicialmente espanhol, de elaboração de vários documentos e relatos sobre o Novo Mundo. A produção de narrativas sobre as populações encontradas e seu entorno natural foi uma constante no século XVI e o será durante todo o período colonial. O interesse pelo conhecimento de aspectos da cultura e dos saberes dos povos conquistados foi permeado por diversas intenções: a conversão religiosa; a econômica, ressaltando o interesse pelos metais preciosos; a necessidade de sobrevivência, como a busca por alimentos ou cura de epidemias; a manutenção do poder político espanhol, entre outras. A Coroa espanhola, com o objetivo de se conhecer a realidade natural e humana da América, fomentou diversas produções textuais, como legislações e questionários por parte de instituições governamentais, muitos ordenados pelo Conselho das Índias, crônicas e Histórias missionárias; e expedições de reconhecimento das novas terras. Durante o governo de Felipe II, houve um projeto muito bem definido que objetivava coletar informações sobre o mundo natural e organizá-las de forma a servir como instrumento para a colonização espanhola. Assim, na segunda metade do século XVI, era vital para o sucesso da colonização o conhecimento sobre a natureza do local a ser submetido. A intensa produção de documentos informativos sobre a natureza do Novo Mundo apenas pode ser compreendida dentro do projeto de colonização espanhol. Desta forma, conhecer significaria explorar e colonizar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marcia Helena Alvim - Coordenador.Número de orientações: 7
2008 - 2011
História da Ciência: o século XVI pré-Revolução Científica e suas possibilidades de pesquisa
Descrição: Em relação à abordagem temática pretendida neste projeto de pesquisa iremos nos dedicar a duas propostas, consideradas complementares, visando a execução dos objetivos principais. O primeiro eixo temático refere-se a uma pesquisa individual com fontes documentais elaboradas na Nova Espanha (atual México) do século XVI em suas narrativas sobre a cosmovisão e principais conhecimentos daquele período. Dentre elas destacaremos as obras do frei Bernardino de Sahagún, Historia General de las cosas de la Nueva España, e do jesuíta Joseph de Acosta, Historia Natural e Moral de las Indias. O resgate das visões construídas no século XVI sobre a natureza e conhecimentos das comunidades indígenas permite, além do entendimento e análise dos mesmos, o mapeamento da ?ciência? européia do mesmo período, suscitando, ainda, discussões sobre conceitos, objetivos e prática historiográfica referentes à História da Ciência. O segundo conjunto temático deverá ser complementar ao primeiro, já que este projeto busca conciliar docência e pesquisa, e simultâneo, pois seus dados serão utilizados para a finalização da pesquisa individual. Nesta parte do projeto iremos apresentar aos discentes, de acordo com a proposta curricular da disciplina História da Ciência, extratos das fontes documentais referidas acima com o intuito de promover discussões acerca de conceitos caros ao escopo epistemológico da História da Ciência. Assim, questões como a prática do conhecimento científico, a história deste saber na Europa pré-Revolução Científica, as inovações científicas e tecnológicas do século XVII que proporcionaram a denominada Revolução Científica, a relação entre contexto histórico e desenvolvimento do conhecimento, a ?verdade? da ciência e sua falibilidade, o conhecimento como instrumento de poder, entre outras conexões, serão discutidas a partir das fontes documentais acima. Assim, pretende-se enfocar tanto as possibilidades de pesquisa desta temática quanto sua utilização didática para o conteú.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
História das Ciências e Ensino: fomento à reflexão crítica na Educação Científica
Descrição: Esta proposta de curso de extensão dialoga com discussões teóricas acerca da utilização da História das Ciências no ensino, durante o Ensino Fundamental, como indicam os documentos oficiais que orientam a Educação Brasileira, partindo da perspectiva da História das Ciências como um elemento de fomento à reflexão crítica no ensino de ciências. O objetivo do curso consiste na apresentação de alternativas teóricas e práticas de inserção da História das Ciências no Ensino fundamental, através de discussão teórica historiográfica e relacionada a educação científica, como também a análise de possibilidades didáticas que rompam com o eurocentrismo historiográfico e didático em História das Ciências. Assim, dentre os resultados esperados buscamos apresentar uma nova proposta didática para a HC em relação aos conteúdos científicos do Ensino Fundamental, que apresentem possibilidades reflexivas e que compreendam a relevância da discussão sobre os conhecimentos latino-americanos no ensino de ciências. Deste modo, as atividades deste curso apresentam-se como fundamentais para o professor em atuação, para os discentes de graduação em Licenciatura e pós-graduandos em Ensino, por promoverem um espaço para reflexão, aprendizagem e revisão de suas práticas docentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcia Helena Alvim - Coordenador / Sônia Brzozowski - Integrante / VISSICARO, Suseli - Integrante / Rosangela Rodrigues Oliveira - Integrante / cintia mendonça soares rocha - Integrante / Jonas Moreira Silva - Integrante / Camila Binhardi Natal - Integrante / Adriana Cristiana Galis - Integrante / Cássia Praeiro - Integrante / Hugo Benamy Santana da Silva - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Auxílio financeiro.
2017 - 2017
Pibid nas férias: Artes, Ciência e tecnologia
Descrição: curso de extensão "Pibid nas Férias: Arte, Ciência e Tecnologia" busca propor atividades artísticas e tecno-científicas aos alunos de Ensino Médio das escolas parceiras do Pibid/UFABC. As atividades serão diversificadas e promoverão ações interdisciplinares, destacando-se práticas experimentais investigativas em física e biologia, ensino de ciências através de jogos e artes, discussão de temáticas ambientais e sustentabilidade e um exercício de reflexão sobre as mulheres na ciência. As ações buscam proporcionar uma maior relação entre a escola e a universidade pública e a ampliação das propostas didáticas relacionadas aos subprojetos participantes do Pibid..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marcia Helena Alvim - Coordenador / Meiri Aparecida Gurgel Miranda - Integrante / Maria Ines Ribas Rodrigues - Integrante / Maisa Helena Altarugio - Integrante / Francisco Bezerra - Integrante / fernanda franzolin - Integrante / Maria Cândida de Moraes Capechi - Integrante / Vivili Maria Silva Gomes - Integrante / Mirian Pacheco Silva Albrecht - Integrante / marcio luciano silva - Integrante / Solange Wagner Locatelli - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Cooperação.
2016 - 2016
A História da Ciência sob o enfoque CTS na prática pedagógica de professores de Química
Descrição: Atualmente os conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais e ambientais, encontram-se intimamente ligados e desta forma a interdisciplinaridade torna-se fundamental no contexto educacional que privilegia a formação de cidadãos capazes de compreender os avanços tecnológicos e científicos de forma crítica, permitindo não somente a compreensão do fenômeno e seus aspectos conceituais, mas também, possibilitando estabelecer relações da construção do pensamento científico com sua natureza social, política e ambiental, este é um papel fundamental da inserção da História das Ciências (HC) na formação de professores. Várias pesquisas realizadas no país já apontaram que a HC possui um espaço bastante limitado nos currículos de formação inicial, destacando que os mesmos não preparam o futuro professor para enfrentar a dimensão tecnológica em sala de aula. No entanto os PCNEM indicam que o ensino escolar deve formar cidadãos críticos promovendo um maior nível de sensibilização quanto às interações entre ciência, sociedade, tecnologia e ambiente. O surgimento histórico do enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS), emerge em contextos bastante distintos do nosso, o professor de química em exercício, apresenta certas limitações ao abordar este assunto, devido principalmente a sua trajetória formativa. Este curso busca desenvolver atividades de formação com docentes de química em exercício inserindo a História das Ciências e o movimento CTS como fios condutores das discussões e focos das experiências didáticas realizadas por eles em sala de aula, especificamente no Ensino Médio das escolas da Rede Estadual de Educação de São Paulo, buscando incentivar os docentes a utilizarem a história das ciências como forma de contribuição para a construção do pensamento científico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcia Helena Alvim - Coordenador / Rosangela Rodrigues Oliveira - Integrante.Número de orientações: 1
2015 - 2015
História das Ciências no Ensino Fundamental: Perspectivas teóricas e prática docente
Descrição: Esta proposta de oficina espera oportunizar ao professor polivalente do Ensino Fundamental I a possibilidade de construir propostas didáticas que utilizem a História das Ciências visando à formação crítica do cidadão e reflexão sobre a produção de conhecimento humano.      .
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcia Helena Alvim - Coordenador / VISSICARO, Suseli - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Auxílio financeiro.
2011 - 2011
Interdisciplinaridade: uma proposta para professores da educação básica
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Marcia Helena Alvim - Coordenador / Bueno Filho, Marco Antônio - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2012 - 2012
Visões sobre o mundo natural americano no século XVI novo-hispano: conhecimento e políticas colonizadoras
Descrição: A descoberta da América, dentre outras importantes mudanças políticas, sociais e econômicas, abriu a possibilidade de novas investigações acerca do mundo natural. As diversidades climática, geográfica, da flora e da fauna instigavam a busca por explicações sobre a diferença entre o Velho e o Novo Mundo. Assim, foi inegável o impacto que a descoberta da natureza e da diferença americana propiciaram à cultura européia do século XVI. O conhecimento sobre os homens e a natureza americanos tornou-se uma realidade após o empenho, inicialmente espanhol, de elaboração de vários documentos e relatos sobre o Novo Mundo. A produção de narrativas sobre as populações encontradas e seu entorno natural foi uma constante no século XVI e o será durante todo o período colonial. O interesse pelo conhecimento de aspectos da cultura e dos saberes dos povos conquistados foi permeado por diversas intenções: a conversão religiosa; a econômica, ressaltando o interesse pelos metais preciosos; a necessidade de sobrevivência, como a busca por alimentos ou cura de epidemias; a manutenção do poder político espanhol, entre outras. A Coroa espanhola, com o objetivo de se conhecer a realidade natural e humana da América, fomentou diversas produções textuais, como legislações e questionários por parte de instituições governamentais, muitos ordenados pelo Conselho das Índias, crônicas e Histórias missionárias; e expedições de reconhecimento das novas terras. Durante o governo de Felipe II, houve um projeto muito bem definido que objetivava coletar informações sobre o mundo natural e organizá-las de forma a servir como instrumento para a colonização espanhola. Assim, na segunda metade do século XVI, era vital para o sucesso da colonização o conhecimento sobre a natureza do local a ser submetido. A intensa produção de documentos informativos sobre a natureza do Novo Mundo apenas pode ser compreendida dentro do projeto de colonização espanhol. Desta forma, conhecer significaria explorar e colonizar..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2009 - 2009
?Relatos sobre el entorno natural del Valle de México en el siglo XVI: La conquista española de la naturaleza y humanidad americanas?
Descrição: El dominio político español de las tierras americanas, a partir de la segunda década del siglo XVI, se presentó viable apenas después del arduo trabajo de conocimiento e inserción de la naturaleza y humanidad de las nuevas tierras en el escenario histórico y epistemológico europeo. En este sentido, los escritos sobre el mundo natural y cultura de las sociedades encontradas fueron valiosos instrumentos en este proceso de asimilación y dominación del continente americano. Este trabajo analiza el relato sobre el espacio de la región del Valle de México de tres franciscanos del siglo XVI: frey Toribio de Motolinia, frey Bernardino de Sahagún y frey Jerónimo de Mendieta. Los misioneros llegaron a Nueva España con el objetivo de catequizar a las comunidades indígenas, eliminando la antigua religión y las prácticas idolátricas tan reincidentes en aquel inicio de la colonización. Entretanto, al describir las comunidades y la naturaleza americanas se acaba por percibir muchas características de su propia visión de mundo. Por eso, el análisis aquí emprendido se norteó por el escenario epistemológico europeo del siglo XVI, marcado por la cosmovisión aristotélica-ptolemaica, por el sistema mágico-adivinatorio y por la influencia de la teología y del texto bíblico..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2015 - 2017
Periódico: editora ufabc


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Anuario del Centro de Estudios Históricos Profesor Carlos S. A. Segreti
2014 - Atual
Periódico: História Unisinos


Revisor de projeto de fomento


2011 - Atual
Agência de fomento: (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História das Ciências e Ensino.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NATAL, C. B.2018NATAL, C. B. ; ALVIM, Marcia Helena . A divulgação científica e a inclusão social. Revista do Edicc, v. 5, p. 76-87, 2018.

2.
BURATTO, L. V.2017BURATTO, L. V. ; ALVIM, Marcia Helena . Sobre os limites das novas tecnologias na educação: uma reflexão. Contemporâneos. Revista de Artes e Humanidades, v. 16, p. 1-16, 2017.

3.
VISSICARO, Suseli2017VISSICARO, Suseli ; ALVIM, Marcia Helena . História das Ciências no Ensino: possibilidades para atividades interdisciplinares e que promovam a reflexão crítica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS, v. 18, p. 77-85, 2017.

4.
OLIVEIRA, R. R.2017OLIVEIRA, R. R. ; ALVIM, Marcia Helena . Elos possíveis entre a História das Ciências e a educação CTS. Khronos, v. 1, p. 58-71, 2017.

5.
ALVIM, Marcia Helena2016ALVIM, Marcia Helena. Natureza e conhecimento, Nova Espanha, século XVI: relações políticas, econômicas e culturais.. Contemporâneos. Revista de Artes e Humanidades, v. 14, p. 1-17, 2016.

6.
BRAVO, M. V.2016BRAVO, M. V. ; ALVIM, Marcia Helena . O contexto cultural de Galileu e os agentes imersos na legitimação de sua profissão como filósofo-matemático. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA, v. 9, p. 85-96, 2016.

7.
MIRANDA, M. A. G.2016MIRANDA, M. A. G. ; ALVIM, Marcia Helena ; Silva, Mirian Pacheco da ; Costa, Lúcio Campos . A produção acadêmica do Pibid da Universidade Federal do ABC no período entre 2011 e 2015.. Revista Educação e Linguagem, v. 19, p. 41-58, 2016.

8.
ALVIM, Marcia Helena2014ALVIM, Marcia Helena; Zanotello, Marcelo . História das Ciências e Educação Científica em uma perspectiva discursiva: contribuições para a formação cidadã e reflexiva. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, p. 349-359, 2014.

9.
ALVIM, Marcia Helena2013 ALVIM, Marcia Helena. Cultura, conhecimento e evangelização: a obra de Frei Bernardino de Sahagún.. Tempo. Revista do Departamento de História da UFF, v. 19, p. 135-146, 2013.

10.
VISSICARO, Suseli2013VISSICARO, Suseli ; ALVIM, Marcia Helena . A História das Ciências no Ensino Fundamental, perspectivas para compreensão das grandes navegações portuguesas. Revista da ANPG â013 Ciência, Tecnologia e Políticas Educacionais, v. 1, p. 30-33, 2013.

11.
ALVIM, Marcia Helena2010ALVIM, Marcia Helena; FIGUEIRÔA, S. F. M. . A descrição do entorno natural do Vale do México em relatos missionários do século XVI: novo mundo, antigas tradições.. Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1983-4713 Revista Brasileira de História da Ciência), v. 01, p. 12-25, 2010.

12.
ALVIM, Marcia Helena2007ALVIM, Marcia Helena; FIGUEIRÔA, S. F. M. . Minerales y piedras preciosas en la Nueva España del siglo XVI a traves de la obra ?História General de las cosas de la Nueva España? del fray Bernardino de Sahagún. Enseñanza de las Ciencias de la Tierra, v. 15, p. 35-45, 2007.

13.
ALVIM, Marcia Helena2005ALVIM, Marcia Helena. O sistema calendárico dos mexicas pré-hispânicos nos escritos sahaguntianos. Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência, v. 3, p. 33-48, 2005.

14.
ALVIM, Marcia Helena2005ALVIM, Marcia Helena. Um franciscano no Novo Mundo: frei Bernardino de Sahagún e sua Historia General de las cosas de Nueva España. Estudos Ibero-Americanos, v. XXXI, p. 51-60, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MIRANDA, M. A. G. (Org.) ; ALVIM, Marcia Helena (Org.) . Integrando pesquisa e formação de professores: contribuições do Pibid/UFABC. 1. ed. Campinas: Edições Leitura Crítica, 2017. v. 300. 198p .

2.
MIRANDA, M. A. G. (Org.) ; ALVIM, Marcia Helena (Org.) . Ensino de Ciências e Matemática: relatos de experiência das ações do Pibid/UFABC. 1. ed. Campinas: Edições Leitura Crítica, 2017. v. 300. 142p .

3.
MIRANDA, M. A. G. (Org.) ; ALVIM, Marcia Helena (Org.) . Caderno de Práticas do Pibid/UFABC: ações a partir de um projeto colaborativo e interdisciplinar. 0. ed. Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2016. v. 500. 267p .

4.
ALVIM, Marcia Helena; MIRANDA, M. A. G. (Org.) . Reflexões sobre as ações do Pibid/UFABC: contribuições à valorização do magistério e ao aprimoramento da formação de professores para a Educação Básica. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2016. v. 300. 180p .

5.
ALVIM, Marcia Helena. Conhecimento, cultura e circulação de ideias na América Colonial Luso-Hispânica. 2. ed. Santo André: Editora da UFABC/Finotraço, 2014. v. 500. 232p .

6.
Silva, Mirian Pacheco da (Org.) ; MIRANDA, M. A. G. (Org.) ; ALVIM, Marcia Helena (Org.) . Pibid/UFABC e o Processo Ensino-Aprendizagem em Ciências e Matemática: coletânea de artigos. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. v. 500. 204p .

7.
Silva, Mirian Pacheco da (Org.) ; ALVIM, Marcia Helena (Org.) ; Costa, Lúcio Campos (Org.) . A Formação Docente em Contexto Colaborativo no PIBID/UFABC. 1. ed. Jundiai: Paco Editorial, 2013. v. 500. 232p .

8.
ALVIM, Marcia Helena. Dos Céus e da Terra: conhecimentos sobre o mundo natural nas histórias missionárias do século XVI novo-hispano.. 1. ed. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2010. v. 500. 268p .

9.
ALVIM, Marcia Helena. Observações Celestes no México Antigo. 1. ed. São Paulo: Annablume Editora, 2009. v. 1000. 160p .

Capítulos de livros publicados
1.
ALVIM, Marcia Helena. O MICROSCÓPIO E A BIOLOGIA CELULAR. In: Christiane Bertachini Lombello; Arnaldo Rodrigues dos Santos Junior. (Org.). Biologia celular: uma abordagem prática do ensino. 0ed.Santo André: Editora UFABC, 2018, v. unico, p. 13-23.

2.
VISSICARI, Suseli. ; ALVIM, Marcia Helena . ?De volta para o futuro?: a visão de cientista no Cinema.. In: Arsioli, Breno Moura; Forato, Thais Cyrino de Mello. (Org.). Histórias das Ciências, Epistemologia, Gêneroe Arte Ensaios para a Formação de Professores. 0ed.Santo André: Editora da UFABC, 2017, v. 1, p. 183-195.

3.
ALVIM, Marcia Helena; MIRANDA, M. A. G. . Atuação dos professores supervisores no projeto Pibid/UFABC: uma análise a partir dos relatórios anuais. In: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda; Márcia Helena Alvim. (Org.). Integrando pesquisa e formação de professores: contribuições do Pibid/UFABC. 1ed.Campinas: Edições Leitura Crítica, 2017, v. 1, p. 11-26.

4.
ALVIM, Marcia Helena; MIRANDA, M. A. G. . RELATO SOBRE O PIBID NA UFABC NO CONTEXTO DO PROJETO: ?FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CONTEXTOS COLABORATIVOS E INTERDISCIPLINARES (2014-2017)?. In: Alvim, Márcia Helena; Miranda, Meiri Ap. Gurgel de. (Org.). Reflexões sobre as ações do Pibid/UFABC: contribuições à valorização do magistério e ao aprimoramento da formação de professores para a Educação Básica. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2016, v. 1, p. 26-34.

5.
MIRANDA, M. A. G. ; ALVIM, Marcia Helena . AVALIAÇÃO DO PIBID/UFABC (PROJETO 2014-2018) PELOS SEUS ATORES. In: Alvim, Márcia Helena; Miranda, Meiri Ap. Gurgel de. (Org.). Reflexões sobre as ações do Pibid/UFABC: contribuições à valorização do magistério e ao aprimoramento da formação de professores para a Educação Básica. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2016, v. 1, p. 35-45.

6.
ALBRECHT, M. P. S. ; MIRANDA, M. A. G. ; ALVIM, Marcia Helena . RELATO SOBRE AS AÇÕES DO PIBID/UFABC NO PERÍODO 2010 A 2014. In: Alvim, Márcia Helena; Miranda, Meiri Ap. Gurgel de. (Org.). Reflexões sobre as ações do Pibid/UFABC: contribuições à valorização do magistério e ao aprimoramento da formação de professores para a Educação Básica. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2016, v. 1, p. 10-25.

7.
ALVIM, Marcia Helena. Conhecimento e políticas colonizadoras no século XVI novo-hispano. In: Alvim, Márcia Helena.. (Org.). Conhecimento, cultura e circulação de ideias na América Colonial Luso-hispânica. 0ed.Santo André: Editora da UFABC, 2014, v. 0, p. 9-21.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRZOZOWSKI, S. ; ALVIM, Marcia Helena . Livro Didático e a História e Ensino de Ciências. In: 15o. Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia, 2016, Florianópolis. Anais do 15o. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. Rio de Janeiro: SBHC/Universidade Federal de Santa Catarina, 2016. v. unico. p. 1-9.

2.
ALVIM, Marcia Helena. A compreensão do Novo mundo, sua inserção na cultura renascentista e o discurso colonizador sobre a natureza americana ? Nova Espanha, século XVI.. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal, RN. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História. São Paulo: Anpuh, 2013. v. 1. p. 1-23.

3.
ALVIM, Marcia Helena. História das Ciências e Ensino de Ciências: potencialidades para uma educação cidadã.. In: VII Seminário Ibérico/III Seminário Ibero-americano CTS no ensino das Ciências, 2012, Madri. Anais do VII Seminário Ibérico/III Seminário Ibero-americano CTS no ensino das Ciências, 2012.

4.
ALVIM, Marcia Helena. Visões sobre o mundo natural no século XVI novo-hispano: conhecer e (para) colonizar. In: XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo: Anpuh, 2011.

5.
ALVIM, Marcia Helena. Relatos sobre o mundo natural: assimilação e compreensão do Novo Mundo nas Histórias missionárias do século XVI. In: 12o. Simposio Nacional de História da Ciência e da Tecnologia e 7o. Congresso Latino Americano de História da Ciência e da Tecnologia, 2010, Salvador. Anais do 12o. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2010.

6.
ALVIM, Marcia Helena; FIGUEIRÔA, S. F. M. . Minerais e pedras preciosas na Nova Espanha do século XVI através da obra Historia General de las cosas de Nueva España do frei Bernardino de Sahagún. In: I simposio de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra, 2007, Campinas. Anais do I Simposio de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra. campinas, 2007.

7.
ALVIM, Marcia Helena. O conhecimento europeu acerca da natureza: a filosofia natural e as crônicas elaboradas na Nova Espanha do século XVI. In: VII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2006, Campinas. Anais do VII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2006.

8.
ALVIM, Marcia Helena. O conhecimento dos astros praticado pelos povos nahuatl da Mesoamérica pré-hispânica. In: 10º. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2005, Belo Horizonte. Anais do 10º. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2005.

9.
ALVIM, Marcia Helena. Os saberes acerca dos astros praticados pelos povos mesoamericanos e as novas abordagens historiográficas em história das ciências. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. Atas do ... ENPEC, 2005. v. 5.

10.
ALVIM, Marcia Helena. Bernardino de Sahagún e sua obra Historia General de las cosas de Nueva España. In: V Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos, 2003, Porto Alegre. Anais do V Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos, 2003.

11.
ALVIM, Marcia Helena. O conhecimento dos astros e sua observação celeste através das câmaras astronômicas subterrâneas dos antigos mexicanos. In: 9o. Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia e 2o. Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência, 2003, Rio de Janeiro. Anais do 9o. Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia e 2o. Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência, 2003.

12.
ALVIM, Marcia Helena. O conhecimento dos astros e sua observação celeste através das câmaras astronômicas subterrâneas dos antigos mexicanos. In: 9o. Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia, 2003, Rio de JAneiro. Anais do 9o. Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia, 2003.

13.
ALVIM, Marcia Helena. O conhecimento dos astros e sua observação celeste através das câmaras astronômicas subterrâneas dos antigos mexicanos. In: 2o. Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência, 2003, Rio de Janeiro. Anais do 2o. Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência, 2003.

14.
ALVIM, Marcia Helena. Saberes e Práticas Mesoamericanas no relato de frei Bernardino de Sahagún. In: 8o. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2001, Rio de Janeiro. Anais do 8o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2001.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALVIM, Marcia Helena. A DESCRIÇÃO DO ESPAÇO TERRESTRE NOS RELATOS MISSIONÁRIOS NOVO-HISPANOS DO SÉCULO XVI. In: 60a. Reunião Anual da SBPC, 2008, Campinas. Anais da 60a. Reunião Anual da SBPC, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVIM, Marcia Helena. Relatos sobre o entorno natural do Vale do México no século XVI: A conquista espanhola da natureza e humanidade americanas. In: 53o. International Congress of Americanists, 2009, Cidade do México. Anales 53 ICA, 2009.

2.
ALVIM, Marcia Helena; FIGUEIRÔA, S. F. M. . O Sistema Calendário da Mesoamérica pré-hispânica. In: 52o. Congresso Internacional de Americanistas, 2006, Sevilha - Espanha. Caderno de Resumos do 52o. ICA, 2006.

Artigos aceitos para publicação
1.
OLIVEIRA, R. R. ; ALVIM, Marcia Helena . A história das ciências com enfoque CTS na formação continuada de professores de química. REVISTA IBEROAMERICANA DE CIENCIA TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD (EN LÍNEA), 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
ALVIM, Marcia Helena. A colonização dos saberes e sua reflexão a partir da História das Ciências em sua interface com o Ensino. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ROCHA, C. M. S. ; ALVIM, Marcia Helena . Relações entre História das Ciências e Ensino na Formação de Professores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ALVIM, Marcia Helena. Indigenous knowledge about the sky through the european chronicles of sixteenth-century: thoughts about their inclusion in the basic education system. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ALVIM, Marcia Helena. História das Ciências e Educação Científica Reflexiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ALVIM, Marcia Helena. História do Conhecimento Indígena e Ensino de Ciências: potencialidades reflexivas e fomento a educação multicultural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ROCHA, C. M. S. ; ALVIM, Marcia Helena . A Filosofia Natural como instrumento de reflexão crítica no Ensino de Física. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ALVIM, Marcia Helena. História das Ciências no Ensino Fundamental: perspectivas teóricas e prática docente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
ALVIM, Marcia Helena. O Pibid UFABC no período de 2010 a 2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ALVIM, Marcia Helena. História das Ciências no Brasil e Educação Científica: potencialidades reflexivas para um diálogo interdisciplinar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ALVIM, Marcia Helena. Cultura, conhecimento e evangelização: a obra de Frei Bernardino de Sahagún.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ALVIM, Marcia Helena. INFORMATION AND LAWS ABOUT THE NATURAL WORLD FROM NEW SPAIN, xvi CENTURY: KNOWLEDGE AND COLONIZATION. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
ALVIM, Marcia Helena. Educação Científica reflexiva através da discussão da História Cultural das Ciências. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
ALVIM, Marcia Helena. A compreensão do Novo mundo, sua inserção na cultura renascentista e o discurso colonizador sobre a natureza americana ? Nova Espanha, século XVI.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ALVIM, Marcia Helena. História das Ciências, Educação Científica e Enfoque CTS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
ALVIM, Marcia Helena. Visões sobre o mundo natural americano no século XVI novo-hispano: conhecimento e políticas colonizadoras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
ALVIM, Marcia Helena. História das Ciências e Ensino de Ciências: potencialidades para uma educação cidadã.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
ALVIM, Marcia Helena. A produção de informações e normatizações sobre o mundo natural na Nova Espanha do século XVI: a necessária relação conhecer/colonizar.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BRZOZOWSKI, S. ; ALVIM, Marcia Helena . Se a alma intelectiva conhece as coisas materias nas razões eternas - Questão 84 da Suma de Teologia - uma análise historiográfica.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ALVIM, Marcia Helena. Visões sobre o mundo natural no século XVI novo-hispano: conhecer e (para) colonizar.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
ALVIM, Marcia Helena. Metais, pedras preciosas e fósseis: relatos sobre a formação dos elementos terrestres nas hitórias missionárias do século XVI novohispano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ALVIM, Marcia Helena. Relatos sobre o mundo natural: assimilação e compreensão do Novo Mundo nas Histórias missionárias do século XVI. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
ALVIM, Marcia Helena. RELATOS SOBRE O ENTORNO NATURAL DO VALE DO MÉXICO NO SÉCULO XVI: A CONQUISTA ESPANHOLA DA NATUREZA E HUMANIDADES AMERICANAS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
ALVIM, Marcia Helena; FIGUEIRÔA, S. F. M. . Minerais e pedras preciosas na Nova Espanha do século XVI através da obra Historia General de las cosas de Nueva España do frei Bernardino de Sahagún. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
ALVIM, Marcia Helena; FIGUEIRÔA, S. F. M. . O Sistema Calendário da Mesoamérica pré-hispânica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
ALVIM, Marcia Helena. O conhecimento europeu acerca da natureza: a filosofia natural e as crônicas elaboradas na Nova Espanha do século XVI. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
ALVIM, Marcia Helena. O conhecimento dos astros praticado pelos povos nahuatl da Mesoamérica pré-hispânica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
ALVIM, Marcia Helena. Os saberes acerca dos astros praticados pelos povos mesoamericanos e as novas abordagens historiográficas em história das ciências. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
ALVIM, Marcia Helena. O conhecimento dos astros e sua observação celeste através das câmaras astronômicas subterrâneas dos antigos mexicanos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
ALVIM, Marcia Helena. O conhecimento dos astros e sua observação celeste através das câmaras astronômicas subterrâneas dos antigos mexicanos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
ALVIM, Marcia Helena. Bernardino de Sahagún e sua obra Historia General de las cosas de Nueva España. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
ALVIM, Marcia Helena. Saberes e Práticas Mesoamericanas no relato de frei Bernardino de Sahagún. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ALVIM, Marcia Helena. Assessor de Avaliação de Projetos de Pesquisa. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
ALVIM, Marcia Helena. XI Enpec. 2017.

2.
ALVIM, Marcia Helena. SBPC. 2017.

3.
ALVIM, Marcia Helena. Parecer de trabalhos a serem apresentados: II Simpósio de Pesquisa em Ensino e História das Ciências da Terra. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
ALVIM, Marcia Helena. Editora da UFABC. 2016. (Parecer).

2.
ALVIM, Marcia Helena; FIGUEIRÔA, S. F. M. . V Relatório de Doutorado. 2007. (Relatório de pesquisa).

3.
ALVIM, Marcia Helena; FIGUEIRÔA, S. F. M. . IV Relatório de Doutorado. 2007. (Relatório de pesquisa).

4.
ALVIM, Marcia Helena. História Econômica, Política e Social do Brasil. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ALVIM, Marcia Helena; FIGUEROA, S. F. M. . 3o. Relatório de Mestrado. 2003. (Relatório de pesquisa).

6.
ALVIM, Marcia Helena. 4o. Relatório de Iniciação Científica. 2000. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALVIM, Marcia Helena; Haddad, Thomás Augusto Santoro; ZANOTELLO, M.. Participação em banca de Cintia Mendonça Soares Rocha. A Revolução Científica como tema de reflexão crítica no Ensino de Física. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

2.
ALVIM, Marcia Helena; OLIVEIRA, F. P. G.; KAMENSKY, A. P. S. O.. Participação em banca de Mary Helen Silva Oliveira. A História natural do Novo Mundo sob a ótica de Jéan de Léry. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

3.
ALVIM, Marcia Helena; Arsioli, Breno de Moura; Martorano, Simone Alves de Assis. Participação em banca de Luciano Gomes Órfão. As diferentes noções de contextualização do ensino no discurso dos professores de Licenciatura em Química da UFABC. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

4.
PICANCO, J. L.; PINTO NETO, P. C.; ALVIM, Marcia Helena. Participação em banca de Daniela Furtado Campos. A História da Ciência nas Licenciaturas da Natureza no Instituto Federal de Goiás. 2016. Dissertação (Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
Forato, Thais Cyrino de Mell; JAHN, A. P.; ALVIM, Marcia Helena. Participação em banca de Lidia de Sousa da Cruz. Abordando os números fracionários em perspectiva histórica: uma possibilidade de ensino para a Educação Básica.. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

6.
ALVIM, Marcia Helena; Arsioli, Breno de Moura; FIGUEIREDO, L. A. V.. Participação em banca de Rosângela Rodrigues de Oliveira. A História das Ciências no Ensino de Química: implicações para uma abordagem CTS na formação continuada de professores. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

7.
Siqueira, Rogério Monteiro de.; Utsumi, Miriam Cardoso; ALVIM, Marcia Helena. Participação em banca de José Luiz Soares dos Santos. O movimento da matemática moderna e o ensino das operações com números fracionários: uma análise histórica de livros didáticos. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade de São Paulo.

8.
ALVIM, Marcia Helena; Nobre, Sérgio; Marinho, Maria Gabriela S.M.C.. Participação em banca de Aline Leme da Silva. A contribuição de Achille Bassi como professor, pesquisador, divulgador e gestor da Matemática no Brasil.. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do ABC.

9.
ALVIM, Marcia Helena; Haddad, Thomás Augusto Santoro; Zanotello, Marcelo. Participação em banca de Magali Bravo Villamil. A obra e o contexto cultural de Galileu no processo de consolidação da linguagem geométrica na descrição dos fenômenos físicos.. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

10.
Marinho, Maria Gabriela S.M.C.; ALVIM, Marcia Helena; Oliver, Graciela de Souza. Participação em banca de Marcelo di Filippo Mine Bastos. Desafios e limites à inserção do campo CTS nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: uma análise de documento. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC.

11.
Silva, Paulo Tadeu; Tossato, Claudemir Roque; ALVIM, Marcia Helena. Participação em banca de Luiz Fernando Vanzella. Metafísica e mecanicismo na Cosmologia Cartesiana. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

12.
ALVIM, Marcia Helena; Arroio, Agnaldo; Silva, Mirian Pacheco da. Participação em banca de Michele Alves da Silva. História das Ciências - contribuição à cidadania no Ensino Fundamental I.. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

13.
Pansarelli, Daniel; Lima, João Régis; ALVIM, Marcia Helena. Participação em banca de Carolina Hernandes Zilio. Utilização de animais vivos no ensino superior: compreensões históricas e reflexões complexas.. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

14.
ALVIM, Marcia Helena; Ermelinda Moutinho Pataca; Zanotello, Marcelo. Participação em banca de SUSELI DE PAULA VISSICARO. A construção de uma proposta didático-metodológica a partir da história dos instrumentos de navegação marítima portugueses. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

15.
Pansarelli, Daniel; Lima, João Régis; ALVIM, Marcia Helena. Participação em banca de Rafael Specian Gomes. Filosofia, Epistemologia e prática científica: dialógos e interfaces. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

16.
Dias, Charles Morphy S.; Amorin, Dalton; ALVIM, Marcia Helena. Participação em banca de Bruna Klassa. Sobre árvores e moscas: um perfil biográfico de Nelson Papavero e sua contribuição para a biologia comparada brasileira. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

17.
ALVIM, Marcia Helena; ZATERKA, L.; ESTEVAO, J. C.. Participação em banca de Sonia Brzozowski. Tomás de Aquino e co conhecimento - questão 84, artigos V e VI da Suma Teológica.. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

Teses de doutorado
1.
Ermelinda Moutinho Pataca; FIGUEIRÔA, S. F. M.; ALVIM, Marcia Helena; Haddad, Thomás Augusto Santoro; ARROIO, A.. Participação em banca de Aroldo Nascimento Silva. A experiência no tempo, nas epistemologias do sul e na docência: reflexões sobre a história da ciência no ensino de química.. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

2.
SANTOS FILHO, G. M.; ALVIM, Marcia Helena; Ermelinda Moutinho Pataca; Queiroz, Francisco; POSSANI, C.. Participação em banca de Gisela Tolaine Massetto de Aquino. História da Ciência e epistemologia: um estudo no ensino médio brasileiro. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas USP.

3.
Megiani, Ana Paula Torres; ALVIM, Marcia Helena; VILARDAGA, J. C.; Haddad, Thomás Augusto Santoro; KANTOR, I.. Participação em banca de Flávia Preto de Godoy Oliveira. Natureza peregrina: a fauna e a flora das Índias Ocidentais nas crônicas oficiais hispânicas (1570 - 1620). 2016. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

4.
Arroio, Agnaldo; BRICCIA, V.; Ermelinda Moutinho Pataca; Pereira, Marcus Vinicius Silvia; ALVIM, Marcia Helena. Participação em banca de Edson Santana Rodrigues. A abordagem da Natureza da Ciência subsidiada por recursos fílmicos em uma Comunidade de Prática. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
Ermelinda Moutinho Pataca; ALVIM, Marcia Helena; Haddad, Thomás Augusto Santoro. Participação em banca de Aroldo Nascimento Silva. A química moderna em Portugal e no Brasil (1755-1822): reflexões sobre a história das ciênicas e o ensino de química.. 2016.

2.
Megiani, Ana Paula Torres; ALVIM, Marcia Helena; Haddad, Thomás Augusto Santoro. Participação em banca de Flávia Preto de Godoy Oliveira. Animais e plantas em plumas, tipos e papéis: a fauna e a flora americanas na cultura escrita hispânica (1570-1620). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
ALVIM, Marcia Helena; FIGUEIRÔA, S. F. M.; ALBRECHT, M. P. S.. Participação em banca de Camila Binhardi Natal. A divulgação científica no Brasil: perspectiva histórico-discursiva e contribuições à educação. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

2.
ALVIM, Marcia Helena; PRADO, G. V. T.; SILVEIRA, S. A.. Participação em banca de Larissa Buratto Vasconcelos. Novas tecnologias e educação: limites dessa relação para a aprendizagem e para uma formação crítica e reflexiva na sociedade da informação. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

3.
ALVIM, Marcia Helena; Haddad, Thomás Augusto Santoro; Zanotello, Marcelo. Participação em banca de Cintia Mendonça Soares Rocha. A Revolução Científica como instrumento de reflexão crítica no Ensino de Física. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

4.
ALVIM, Marcia Helena; KAMENSKY, A. P. S. O.; OLIVEIRA, F. P. G.. Participação em banca de Mary Helen Silva Oliveira. A circulação de saberes através da flora americana na obra de Jena de Léry. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

5.
ALVIM, Marcia Helena; Arsioli, Breno de Moura; Martorano, Simone Alves de Assis. Participação em banca de Luciano Gomes Orfão. Reflexão sobre o discurso dos professores de Licenciatura em Química da UFABC sobre a contextualização do ensino: contribuições da História e da História das Ciências para a superação do paradigma positivista no ensino de Química. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

6.
ALVIM, Marcia Helena; Arsioli, Breno de Moura. Participação em banca de Rosângela Rodrigues de Oliveira. A História das Ciências no Ensino de Química, implicações para uma abordagem CTS na formação continuada de professores.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

7.
Forato, Thais Cyrino de Mell; BEZERRA, F.; JAHN, A. P.; ALVIM, Marcia Helena. Participação em banca de Lidia de Sousa da Cruz. A História da Matemática e o conjunto dos números racionais - uma proposta de trabalho para a educação básica.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

8.
TABOAS, P. Z.; Nobre, Sérgio; ALVIM, Marcia Helena. Participação em banca de Aline Leme da Silva. A contribuição de Achille Bassi como professor, pesquisador, divulgador e gestor da Matemática no Brasil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

9.
ALVIM, Marcia Helena; Haddad, Thomás Augusto Santoro; ZANOTELLO, M.. Participação em banca de Magali Bravo Villamil. CONTEXTO CULTURAL DE GALILEU E A GRAVITÁ NO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DA LINGUAGEM GEOMÉTRICA NA DESCRIÇÃO DOS FENÓMENOS REAIS. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

10.
ALVIM, Marcia Helena; Pansarelli, Daniel; Lima, João Régis. Participação em banca de Carolina Hernandes Zilio. Adeus a vivissecção? Compreensões históricas e propostas de reeducação científica.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

11.
Torquato, Claudemir; Zaterka, Luciana; ALVIM, Marcia Helena. Participação em banca de Luiz Fernando Vanzella. Metafísica e mecanicismo na cosmologia cartesiana. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

12.
ALVIM, Marcia Helena; Silva, Mirian Pacheco da; Forato, Thais Cyrino de Mell. Participação em banca de Michele Alves da Silva. Como a História das Ciências pode contribuir na construção da cidadania no Ensino fundamental I.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

13.
ALVIM, Marcia Helena; Zanotello, Marcelo; Ermelinda Moutinho Pataca. Participação em banca de Suseli de Paula Vissicaro. A História das Ciências no Ensino fundamental, perspectivas para compreensão das Grandes Navegações portuguesas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

14.
ALVIM, Marcia Helena; Oliver, Graciela de Souza; SILVA., Andre Felipe C.. Participação em banca de Cristiane de Cássia Cirillo Cazeri. As relações internacionais no Mackenzie college e a institucionalização da química no Brasil: 1880-1950.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

15.
Sant´Anna, Bruna Klassa Cardoso; Dias, Charles Morphy S.; Costa, Lúcio Campos; ALVIM, Marcia Helena. Participação em banca de Bruna Klassa Cardoso Sant´Anna. Sobre árvores e moscas: um perfil biográfico de Nelson Papavero e sua contribuição para a biologia comparada brasileira. 2012.

16.
ALVIM, Marcia Helena; KANTOR, F.. Participação em banca de Paloma Alinne Alves Rodrigues Ruas. A UTILIZAÇÃO DO BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NO MUNÍCIPIO DE SANTO ANDRÉ.. 2012.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALVIM, Marcia Helena; HASHIZUME, C. M.; CORDEIRO, S. A.. Participação em banca de André Sapanos de carvalho. Educação e Democracia: projeto retratos da Ditadura Militar. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC.

2.
ALVIM, Marcia Helena; HASHIZUME, C. M.; CORDEIRO, S. A.. Participação em banca de Angelica Romboli. Educar para não precisar punir. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC.

3.
ALVIM, Marcia Helena; HASHIZUME, C. M.; CORDEIRO, S. A.. Participação em banca de Priscila dos Santos Freire. Projeto Movimente: grupo de convivência entre idosos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC.

4.
ALVIM, Marcia Helena; HASHIZUME, C. M.; CORDEIRO, S. A.. Participação em banca de Márcia Aparecida Lopes Siqueira. Diversidade Sexual: relato de uma experiência pedagógica voltada para o debate e a problematização deste conceito.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC.

5.
ALVIM, Marcia Helena; HASHIZUME, C. M.; CORDEIRO, S. A.. Participação em banca de Patricia Vergara E. Vasques. A literatura das minorias: o feminismo. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC.

6.
ALVIM, Marcia Helena; HASHIZUME, C. M.; CORDEIRO, S. A.. Participação em banca de Thaisa Alves Dias de Jesus. Projeto Biblioteca Plural: informação, leitura e ação na perspectiva dos Direitos Humanos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Luis Alberto Peluso; Ermelinda Moutinho Pataca; ALVIM, Marcia Helena. Concurso Público para a área de História da Ciência - UFABC. 2009. Universidade Federal do ABC.

Avaliação de cursos
1.
ALVIM, Marcia Helena. VI Simpósio de Base Experimental das Ciências Naturais. 2009. Universidade Federal do ABC.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4o IHPST. Relações entre História das Ciências e Ensino na Formação de Professores. 2018. (Congresso).

2.
25o. International Congress of History of Science and Technology. Indigenous knowledge about the sky through the european chronicles of sixteenth-century: thoughts about their inclusion in the basic education system. 2017. (Congresso).

3.
15o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.História do Conhecimento Indígena e Ensino de Ciências: potencialidades reflexivas e fomento a educação multicultural.. 2016. (Seminário).

4.
15o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.A Filosofia Natural como instrumento de reflexão crítica no Esnino de Física. 2016. (Seminário).

5.
II Congresso de Extensão Universitária UFABC. História das Ciências no Ensino Fundamental: perspectivas teóricas e prática docente. 2016. (Congresso).

6.
V Simpósio do Pibid/UFABC.Mesa-redonda: O Pibid/UFABC no periodo de 2010 - 2016. 2016. (Simpósio).

7.
XVIII Simpósio Nacional de História.História das Ciências no Brasil e Educação Científica: potencialidades reflexivas para um diálogo interdisciplinar. 2015. (Simpósio).

8.
14o. Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia.Educação Científica reflexiva através da discussão da História Cultural das Ciências. 2014. (Seminário).

9.
6o. International Conference of the European society for the History of Science. INFORMATION AND LAWS ABOUT THE NATURAL WORLD FROM NEW SPAIN, xvi CENTURY: KNOWLEDGE AND COLONIZATION. 2014. (Congresso).

10.
XXVII Simpósio Nacional de História.A compreensão do Novo mundo, sua inserção na cultura renascentista e o discurso colonizador sobre a natureza americana ? Nova Espanha, século XVI.. 2013. (Simpósio).

11.
13o. Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia.A produção de informações e normatizações sobre o mundo natural na Nova Espanha do século XVI: a necessária relação conhecer/colonizar.. 2012. (Seminário).

12.
54o International Congress of Americanists. Visões sobre o mundo natural americano no século XVI novo-hispano: conhecimento e políticas colonizadoras. 2012. (Congresso).

13.
VII Seminário Ibérico/III Seminário Ibero-americano CTS no ensino das Ciências.História das Ciências e Ensino de Ciências: potencialidades para uma educação cidadã.. 2012. (Seminário).

14.
XXI Encontro Estadual de História.Se a alma intelectiva conhece as coisas materias nas razões eternas - Questão 84 da Suma de Teologia - uma análise historiográfica.. 2012. (Encontro).

15.
XXVI Simposio Nacional de História.Visões sobre o mundo natural no século XVI novo-hispano: conhecer e (para) colonizar.. 2011. (Simpósio).

16.
12o. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia e 7o. Congresso Latino Americano de História da Ciência e da Tecnologia. Relatos sobre o mundo natural: assimilação e compreensão do Novo Mundo nas Histórias missionárias do século XVI. 2010. (Congresso).

17.
9o. Encontro Internacional da ANPHLAC.Metais, pedras preciosas e fósseis: relatos sobre a formação dos elementos terrestres nas hitórias missionárias do século XVI novohispano. 2010. (Encontro).

18.
53o. Congresso Internacional de Americanistas. RELATOS SOBRE O ENTORNO NATURAL DO VALE DO MÉXICO NO SÉCULO XVI: A CONQUISTA ESPANHOLA DA NATUREZA E HUMANIDADES AMERICANAS. 2009. (Congresso).

19.
60a. Reunião Anual da SBPC.A DESCRIÇÃO DO ESPAÇO TERRESTRE NOS RELATOS MISSIONÁRIOS NOVO-HISPANOS DO SÉCULO XVI. 2008. (Outra).

20.
I Simposio de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra.Minerais e pedras preciosas na Nova Espanha do século XVI através da obra Historia General de las cosas de Nueva España do frei Bernardino de Sahagún. 2007. (Simpósio).

21.
52o. Congresso Internacional de Americanistas. O Sistema Calendário da Mesoamérica pré-hispânica. 2006. (Congresso).

22.
IV Colóquio História e Arqueologia da América Indígena. 2006. (Outra).

23.
Seminário de Pesquisas em Ensino de Ciências da Terra.Pesquisas em Ensino de Ciências da Terra. 2006. (Seminário).

24.
VII Encontro Internacional da ANPHLAC.O conhecimento europeu acerca da natureza: a filosofia natural e as crônicas elaboradas na Nova Espanha do século XVI. 2006. (Encontro).

25.
10º. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.O conhecimento dos astros praticado pelos povos nahuatl da Mesoamérica pré-hispânica. 2005. (Seminário).

26.
V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Os saberes acerca dos astros praticados pelos povos mesoamericanos e as novas abordagens historiográficas em história das ciências. 2005. (Encontro).

27.
2o. Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência. O conhecimento dos astros e sua observação celeste através das câmaras astronômicas subterrâneas dos antigos mexicanos. 2003. (Congresso).

28.
9o. Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia.O conhecimento dos astros e sua observação celeste através das câmaras astronômicas subterrâneas dos antigos mexicanos. 2003. (Seminário).

29.
V Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos. Bernardino de Sahagún e sua obra Historia General de las cosas de Nueva España. 2003. (Congresso).

30.
8o. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Saberes e Práticas Mesoamericanas no relato de frei Bernardino de Sahagún. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVIM, Marcia Helena; NATAL, C. B. ; AZEVEDO, E. S. ; ALMEIDA, E. A. E. ; FERREIRA, G. M. ; CARDOSO, K. M. ; SANTOS, P. G. . II Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. 2018. (Congresso).

2.
Arsioli, Breno de Moura ; ALVIM, Marcia Helena ; ZATERKA, L. ; Costa, Lúcio Campos ; Silva, Paulo Tadeu . 4o. IHPST - "História, Filosofia, Sociologia e Ensino de Ciências na América Latina: refletindo sobre os desafios e conquistas das últimas décadas". 2018. (Congresso).

3.
ALVIM, Marcia Helena; MIRANDA, M. A. G. ; WATANABE, G. ; CARDOSO, V. C. . 3a Semana das Licenciaturas, VI Simpósio do Pibid e 1a Jornada Freiriana. 2018. (Congresso).

4.
ALVIM, Marcia Helena; SILVA, M. R.Barros ; DAMBROSIO, U. ; BARBOZA, C. ; BISPO, A. P. ; CAPONI, S. ; DANTAS, R. ; DANTAS, M. A. M. ; Haddad, Thomás Augusto Santoro . 25Th International Congress of History of Science and Technology. 2016. (Congresso).

5.
ALVIM, Marcia Helena; Zanotello, Marcelo ; Costa, Lúcio Campos . I Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e Históra das Ciências e Matemática. 2016. (Congresso).

6.
ALVIM, Marcia Helena; MIRANDA, M. A. G. ; CARDOSO, V. C. . V Simpósio do Pibid/UFABC. 2016. (Congresso).

7.
ALVIM, Marcia Helena; MIRANDA, M. A. G. ; Franzolin, Fernanda ; CAPECHI, M. C. M. ; GOMES, V. M. S. . IV Simpósio Pibid/UFABC. 2015. (Congresso).

8.
ALVIM, Marcia Helena; Silva, Mirian Pacheco da ; Costa, Lucio . III Simpósio Pibid UFABC. 2013. (Congresso).

9.
SILVA, M. R.Barros ; Haddad, Thomás Augusto Santoro ; Gordon, Ana Maria Leite ; Gonçalves, Carlos ; ALVIM, Marcia Helena ; Queiroz, Francisco ; Oliver, Graciela de Souza ; Marinho, Maria Gabriela S.M.C. ; Gualtieri,Regina Candida Ellero ; Forato, Thais Cyrino de Mell ; Ermelinda Moutinho Pataca . 13o. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. 2012. (Congresso).

10.
ALVIM, Marcia Helena; MIRANDA, M. A. G. . II Simpósio Pibid UFABC. 2012. (Congresso).

11.
ALVIM, Marcia Helena. I Simpósio de Pesquisa em ensino e História de Ciências da Terra. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Soraya Aparecida Cordeiro. PROJETO INTERDISCIPLINAR PARA OS CURSOS DE LICENCIATURAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, UMA ANÁLISE DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO MÉDIO. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).

2.
Anderson Ricardo Carlos. PROBLEMATIZAÇÕES DE RAÇA E GÊNERO NA HISTÓRIA DA EUGENIA BRASILEIRA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

3.
Adriana Cristina Gallis. A contribuição da viagem filosófica portuguesa do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira para o conhecimento das colônias americanas no século XVIII: possibilidades para a educação científica. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).

4.
Jonas Moreira Silva. A historiografia brasileira por uma perspectiva da História Cultural das Ciências e uma abordagem foucaultiana: a família real no Brasil.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Bruna Almeida dos Santos. Discussão Teórica Sobre a Inclusão do Conhecimento Indígena Sobre os Astros no Ensino de Física. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Flávio Uchina. Leitura crítica sobre o desenvolvimento matemático e sua relação social nos séculos XVI ao XVIII. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Cintia Mendonça Soares. A Revolução Científica como instrumento de reflexão crítica no Ensino de Física. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Orientador: Marcia Helena Alvim.

2.
Camila Binhardi Natal. A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL: PERSPECTIVA HISTÓRICO- DISCURSIVA E POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO BÁSICA. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Orientador: Marcia Helena Alvim.

3.
Rosangela Rodrigues Oliveira. A História das Ciências no Ensino de Química: implicações para uma abordagem CTS na formação continuada de professores. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Orientador: Marcia Helena Alvim.

4.
Luciano Gomes Órfão. A contextualização do saber científico ensinado nos cursos do BC&T da UFABC: análise do discurso dos professores sobre o conceito de contextualização.. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Orientador: Marcia Helena Alvim.

5.
Mary Helen de Oliveira. A flora nos escritos de Jena de Lery. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Orientador: Marcia Helena Alvim.

6.
Magali Bravo Villamil. A obra e o contexto cultural de Galileu no processo de consolidação da linguagem geométrica na descrição dos fenômenos físicos. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Orientador: Marcia Helena Alvim.

7.
SUSELI DE PAULA VISSICARO. A construção de uma proposta didático-metodológica a partir da história dos instrumentos de navegação marítima portugueses. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Orientador: Marcia Helena Alvim.

8.
Michele Alves da Silva. História das Ciências - contribuição à cidadania no Ensino Fundamental I.. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Orientador: Marcia Helena Alvim.

9.
Aline Leme da Silva. A contribuição de Achille Bsssi como professor, pesquisador, divulgador e gestor da Matemática no Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcia Helena Alvim.

10.
Sônia Brzozowski. Tomás de Aquino e co conhecimento - questão 84, artigos V e VI da Suma Teológica.. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcia Helena Alvim.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marcone José das Neves. História das Ciências e Ensino de Ciências. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia e História da Ciência) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Marcia Helena Alvim.

2.
Sônia Brzozowski. Igreja, conhecimento e Tomás de Aquino nos séculos XII e XIII. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia e História da Ciência) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Marcia Helena Alvim.

3.
Luiz Fernando Vanzella. Um panorama histórico-filosófico do método cartesiano.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia e História da Ciência) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Marcia Helena Alvim.

4.
Ieda Maria Nogueira Sanches. História da Ciência e da Tecnologia na América Latina: uma reflexão. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia e História da Ciência) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Marcia Helena Alvim.

Iniciação científica
1.
Natalia Wendy Bastos Pereira. EDUCAÇÃO CIENTÍFICA REFLEXIVA ATRAVÉS DA DISCUSSÃO DA HISTORIA CULTURAL DAS CIÊNCIAS. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcia Helena Alvim.

2.
Karen Teixeira Dias. Políticas colonizadoras e Expedições Naturalistas - Brasil e Portugal nos séculos XVII e XVIII.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcia Helena Alvim.

3.
Mariana Lins Sartori. Circulação e intercâmbio de conhecimentos entre Brasil e Portugal no século XVIII. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcia Helena Alvim.

4.
Fernanda Face Kuvabara. A tecnociência contemporânea e seus impactos econômico-ambientais: o ?consumo verde? e a estratégia de marketing greenwashing. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcia Helena Alvim.

5.
Ana Flávia Souza Aguiar. A História das Ciências e a Revolução Científica através da obra de Alexandre Koyré, Do Mundo Fechado ao Universo Infinito. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Orientador: Marcia Helena Alvim.

6.
Vinicius Duarte Silva. A Revolução Científica dos séculos XVI e XVII através da obra de Paolo Rossi. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Orientador: Marcia Helena Alvim.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ALVIM, Marcia Helena2013 ALVIM, Marcia Helena. Cultura, conhecimento e evangelização: a obra de Frei Bernardino de Sahagún.. Tempo. Revista do Departamento de História da UFF, v. 19, p. 135-146, 2013.

2.
VISSICARO, Suseli2013VISSICARO, Suseli ; ALVIM, Marcia Helena . A História das Ciências no Ensino Fundamental, perspectivas para compreensão das grandes navegações portuguesas. Revista da ANPG â013 Ciência, Tecnologia e Políticas Educacionais, v. 1, p. 30-33, 2013.

3.
ALVIM, Marcia Helena2014ALVIM, Marcia Helena; Zanotello, Marcelo . História das Ciências e Educação Científica em uma perspectiva discursiva: contribuições para a formação cidadã e reflexiva. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, p. 349-359, 2014.

4.
OLIVEIRA, R. R.2017OLIVEIRA, R. R. ; ALVIM, Marcia Helena . Elos possíveis entre a História das Ciências e a educação CTS. Khronos, v. 1, p. 58-71, 2017.

5.
NATAL, C. B.2018NATAL, C. B. ; ALVIM, Marcia Helena . A divulgação científica e a inclusão social. Revista do Edicc, v. 5, p. 76-87, 2018.


Livros e capítulos
1.
ALVIM, Marcia Helena. O MICROSCÓPIO E A BIOLOGIA CELULAR. In: Christiane Bertachini Lombello; Arnaldo Rodrigues dos Santos Junior. (Org.). Biologia celular: uma abordagem prática do ensino. 0ed.Santo André: Editora UFABC, 2018, v. unico, p. 13-23.


Apresentações de Trabalho
1.
ALVIM, Marcia Helena. Visões sobre o mundo natural americano no século XVI novo-hispano: conhecimento e políticas colonizadoras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ALVIM, Marcia Helena. História das Ciências e Ensino de Ciências: potencialidades para uma educação cidadã.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVIM, Marcia Helena; NATAL, C. B. ; AZEVEDO, E. S. ; ALMEIDA, E. A. E. ; FERREIRA, G. M. ; CARDOSO, K. M. ; SANTOS, P. G. . II Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. 2018. (Congresso).

2.
ALVIM, Marcia Helena; Silva, Mirian Pacheco da ; Costa, Lucio . III Simpósio Pibid UFABC. 2013. (Congresso).



Outras informações relevantes


Coordenação do Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática - 2015-2017.

Membro do GT Base Nacional Comum Curricular - UFABC (2015)

Conselheira Sociedade Brasileira da História das Ciências (2015-2017)

Membro do colegiado da Pos-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Matemática (2012-2014).

Membro do Comitê de Probatório CCNH/UFABC (2012-2015).

Coordenadora de Gestão do PIBID/UFABC (2012-2013).

Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Matemática da UFABC (2011-2012).
Coordenadora da Especialização Lato-Sensu em Filosofia e História da Ciência e Tecnologia (2009-2011).

Auxílio à Pesquisa FAPESP - estágio de pesquisa no exterior - pesquisa bibliográfica e fonte documental Biblioteca do Vaticano/Arquivo do Vaticano - julho/2012. Processo no. 2011/23779-8. 
Auxílio à Pesquisa FAPESP - participação em evento científico - 54o. Congresso Internacional de Americanistas (julho/2012) Austria/Viena.Processo no. 2011/23779-8. 

Auxílio à Pesquisa FAPESP: Publicação de livro. Título do livro: Dos céus e da terra: astrologia judiciária e descrição do entorno natural do Vale do México em relatos missionários do século XVI. (julho/2009 a julho/2010)
Auxílio à Pesquisa FAPESP: Participação em evento científico ? 53º. Congresso Internacional de Americanistas (julho/2009)

Representante do Centro de Ciências Naturais e Humanas no Comitê PEAT (Programa de Ensino Aprendizagem Tutorial) entre 2009-2010.

Representante do Centro de Ciências Naturais e Humanas no Comitê de Extensão Universitária - 2010.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 15:57:28