Maria Aparecida Cabral

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  • Última atualização do currículo em 05/12/2018


Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Curso Licenciatura em História e Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA). Doutora em Educação desde 2008, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na educação básica: docência e gestão pedagógica e no ensino superior com formação de professores desde 2003, nos Cursos de Pedagogia e Licenciatura Plena em História. Coordenação de Estágio e Curso (2012-2014). Coordenadora da área de História do Programa de Iniciação à Docência da UERJ (PIBID/UERJ) de 2014-2015. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: ensino de história na educação básica, currículo,formação de professores, estratégias didáticas, ensino secundário, aluno, educação e república e disciplinarização. Pesquisadora do grupo de pesquisa Niphei da FFP- UERJ e Grupo Interinstitucional Oficinas de História. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Aparecida Cabral
Nome em citações bibliográficas
CABRAL, M. A. S.;CABRAL, M.A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Ciencias Humanas.
Rua Dr. Franciso Portela, 1470
Patronato
24435-005 - Sao Goncalo, RJ - Brasil
Telefone: (21) 37052227
URL da Homepage: http:www.ffp.uerj.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2008
Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC, Brasil.
Título: O Curso de Bacharelado em Sciencias e Lettras do Primeiro Gymnasio da Capital, em São Paulo: Um estudo sobre o currículo da Escola Secundária (1894-1913), Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Kazumi Munakata.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ensino secundário; curriculo; educação republicana; avaliações escolares; programas de ensino.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História e Historiografia da Educação.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2002
Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A invenção do alumno: a implantação do Primeiro Gymnasio da Capital, em São Paulo (1894-1917),Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Kazumi Munakata.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: disciplinarização; ensino secundário; aluno; educação e república.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História e Historiografia da Educação.
1994 - 1998
Graduação em História.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Do Relacionamento amoroso à violência: a história dos processos de divórcio em São Paulo no século XIX.
Orientador: Maria do Rosário Cunha Peixoto.




Formação Complementar


2008 - 2008
Rede de Proteção Social. (Carga horária: 12h).
Childhood Brasil e Secretaria Municipal de Educação, WCF E SME, Brasil.
2008 - 2008
Rede de Proteção Social. (Carga horária: 40h).
Childhood Brasil e Secretaria Municipal de Educação, WCF E SME, Brasil.
2006 - 2007
Extensão universitária em Gestão para o Sucesso Escolar. (Carga horária: 360h).
Prefeitura do Município de São Paulo, PMSP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Inglês instrumental - leitura para fins acadêmicos. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2005 - 2005
Espanhol. (Carga horária: 100h).
Instituto Cervantes, I C, Brasil.
2002 - 2002
EJA no século XXI: desafios e perspectivas .... (Carga horária: 44h).
Prefeitura do Município de São Paulo, PMSP, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Informática Educativa. (Carga horária: 27h).
Prefeitura do Município de São Paulo, PMSP, Brasil.
1998 - 1998
Educação Interdisciplinar para adultos. (Carga horária: 28h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador I, Carga horária: 4
Outras informações
Professora Participante do Parfor (Instituto Multidisciplinar - Campus Nova Iguaçú - UFRRJ)

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador I, Carga horária: 4
Outras informações
Professora Participante do Parfor (Instituto Multidisciplinar - Campus Nova Iguaçú - UFRRJ)

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador I, Carga horária: 4
Outras informações
Professora Participante do Parfor (Instituto Multidisciplinar - Campus Nova Iguaçú - UFRRJ)

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador I, Carga horária: 8
Outras informações
Professora Participante do Parfor (Instituto Multidisciplinar - Campus Nova Iguaçú - UFRRJ)

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador I, Carga horária: 4
Outras informações
Professora Participante do Parfor (Instituto Multidisciplinar - Campus Nova Iguaçú - UFRRJ)

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de História
08/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Infantil
03/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização do Trabalho Pedagógico I
07/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historia e Educação II
Sociologia e Educação II
10/2013 - 02/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação de Aprendizagem

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2014 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Formação de Professores - Departamento de Ciências Humanas, Faculdade de Formação de Professores - Departamento de Ciências Humanas.

Atividade realizada
Coordenação de área Pibid (Subprojeto História).
03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Formação de Professores/UERJ, .

03/2012 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágios Supervisionados II, III e IV
Laboratório de Ensino de História I, II, IV
Seminário de Ensino de História I
Tempo e Espaço: Ensino de História I
Tempo e Espaço: Ensino de História II
11/2014 - 11/2016
Direção e administração, Faculdade de Formação de Professores - Departamento de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Chefia de Departamento.
08/2014 - 08/2015
Ensino, Especialização em educação básica: História, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Coordenação de Área
08/2014 - 12/2014
Ensino, Ensino de História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História do Ensino de História
11/2012 - 11/2014
Direção e administração, Faculdade de Formação de Professores - Departamento de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de História.
11/2012 - 11/2014
Estágios , Faculdade de Formação de Professores - Departamento de Ciências Humanas, .

Estágio realizado
Coordenação de Estágio Supervisionado em Ensino de História.

Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Infância, NIPHEI/UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 8

Atividades

08/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Infância, .


Faculdade Mauá, FAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor titutar, Carga horária: 20

Atividades

02/2003 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História e Política da EJA e Melhor Idade no Brasil
Didática e Metodologia do Ensino de História para as séries iniciais do ensino fundamental
Políticas, fundamentos teóricos e metodológicos do ensino fundamental de nove anos
Filosofia da Educação I e II
História da Educação
História da Educação Infantil
História do Ensino Fundamental no Brasil
Humanização, Ética e Cidadania na relação paciente e educador hospitalar
Laboratório Didático Pedagógico I e II
Pesquisa e Prática Pedagógica X
Projeto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura, Trabalho e Consumo na Educação de Jovens e Adultos e Melhor Idade
05/2011 - 06/2011
Ensino, Docência no Ensino Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História do Ensino Superior no Brasil

Prefeitura do Município de São Paulo, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: jornada de trabalho, Carga horária: 40
Outras informações
Direção de Escola

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: jornada de trabalho, Carga horária: 40
Outras informações
Direção de Escola

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: prestação de serviços, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenação de Projetos na Área da Educação de Jovens e Adultos (Reestruturação Curricular, Implantação do MOVA-SP e Reorganização do CIEJA) - Núcleo de Ação Educativa 11

Atividades

01/2009 - 02/2012
Direção e administração, EMEI CEU Inácio Monteiro, .

Cargo ou função
Diretor de Escola.
10/2005 - 12/2008
Direção e administração, EMEF Olavo Fontoura, .

Cargo ou função
Diretor de Escola.
02/2001 - 08/2003
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Educação, .

Serviço realizado
Organização de Eventos para professores da Rede Municipal de Ensino; Coordenação da Equipe Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos; Organização de materias pedagógicos.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista
Outras informações
Bolsa CAPES e CNPq

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: contratado, Carga horária: 10

Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: contratado, Carga horária: 10

Atividades

07/2003 - 07/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Estudo Pós Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, .

01/2004 - 06/2005
Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC-SP, Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC-SP.

Atividade realizada
Coordenação Específica do Projeto Protagonismo Infanto-Juvenil.
03/1998 - 07/2002
Treinamentos ministrados , Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC-SP, .

Treinamentos ministrados
Cursos aos Educadores Sociais - EJA
Cursos aos Educadores Sociais do Programa AABB- Comunidade - Banco do Brasil
Cursos aos professores da Rede Municipal da PMSP

Escola Estadual Professora Sumiê Iwata, EE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: ACT, Enquadramento Funcional: ACT, Carga horária: 20

Atividades

02/1998 - 02/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
HISTORIA

Colégio Arsol, ARSOL, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 10

Atividades

02/1996 - 02/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Banco Santander Banespa - Brasil, SANTANDER, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Bolsa, Carga horária: 36
Outras informações
Atividades de leitura e análise da documentação bancária e catalogação de fontes.



Linhas de pesquisa


1.
Escola e Cultura: História e Historiografia da Educação

Objetivo: Este projeto visa responder à questão: Por que a escola ensina o que ensina? Para isso, busca examinar a configuração histórica das disciplinas escolares, levando em conta os protocolos de análise apontados por Chervel: as finalidades; os conteúdos; os exercícios e as avaliações; e a aculturação produzida. Nessa pesquisa, os livros didáticos constituiem fonte privilegiada, pois cristalizam a "vulgata" (Chervel) de uma disciplina escolar num certo período, além de fornecer indícios da passagem de um currículo prescrito para o currículo em ação. Dada essa importância, os livros didáticos são também tomados como objeto memso de pesquisa, envolvendo desde a sua produção e a circulação o as políticas aí implicadas até o seu uso efetivo..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História e Historiografia da Educação.
2.
Saberes Históricos no Espaço Escolar

Objetivo: A Linha de Pesquisa desenvolve pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem da história, considerando as especificidades dos saberes e práticas mobilizados na escola. O foco recai sobre as condições de formação do estudante e do professor e o exercício do ensino de História na escola, pensada como lugar de produção e transmissão de conteúdos, que atende a formas de organização e de classificação do conhecimento histórico por meio do currículo. Esse último é compreendido como conhecimento historicamente constituído, uma forma de regulação social e disciplinar..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: currículo; disciplinas escolares; fontes e metodologia; História da África; gestão da educação; ensino de história.
3.
História das instituições escolares no Brasil

Objetivo: A linha desenvolve pesquisas sobre o processo de implantação e consolidação das instituições escolares no Brasil, priorizando a constituição das práticas, a difusão de saberes, os discursos pedagógicos e suas apropriações. O foco recai sobre a prática institucional escolar, investigando os modelos educativos em diferentes tempos e espaços, bem como a cultura material produzida por tal instituição. A escola, desse modo, é compreendida como um lugar de produção e transmissão de conteúdos prescritos e legitimados para a realização de determinados fins educativos..
4.
História e historiografia das disciplinas escolares

Objetivo: A constituição das disciplinas escolares e suas finalidades no âmbito educativo é o foco dessa linha de pesquisa, que desenvolve pesquisas sobre os processos de elaboração do currículo escolar com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem dos conteúdos escolares a partir da perspectiva da História da Educação. O foco recai sobre a investigação das práticas dos professores e alunos, métodos e materiais de ensino, exercícios escolares e processos avaliativos nas instituições escolares, universidades, centros de formação de professores etc..


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
História.com: ensino de história, fontes documentais e historiografia
Descrição: O projeto História.com: ensino de história, fontes documentais e historiografia visa à construção de práticas investigativas e científicas no campo da História, com a realização de seleção de fontes documentais acerca da História do Brasil, abarcando o recorte temporal de 1822 a 1988, referente à temática da cidadania articulada a construção do imaginário político, bem como o da cultura histórica. Pretende instigar jovens que estão no ensino médio, da escola de educação básica, à realização de atividades de pesquisa, em laboratório de ensino de história, sob a supervisão de professor/pesquisador da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), contribuindo, dessa maneira, para uma nova forma de compreensão da história escolar. A divulgação dos resultados da pesquisa será realizada por meio de uma ferramenta digital construída pelos próprios alunos participantes deste projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2018
Por um novo ensino de História no Brasil: a Pedagogia de Jonathas Serrano (1913-1930)
Descrição: Este projeto de pesquisa pretende analisar a proposta pedagógica de Jonathas Serrano para o ensino de História no Brasil, no período compreendido de 1913 a 1930, a partir da análise de dois livros didáticos de sua autoria: Epítome de História Universal (1913) e História do Brasil (1926). Ambos os livros foram escritos para uso do professor e alunos em sala de aula, na instrução secundária, com o foco em um novo método para a disciplina de História, que, segundo Serrano, foram inspirados em sua experiência como professor em diversas instituições escolares. Com a investigação desses dois manuais didáticos, pretende-se aprofundar a discussão a respeito de quais conteúdos históricos foram privilegiados no processo de transmissão do conhecimento histórico escolar, e principalmente, compreender de que maneira os materiais de ensino da primeira metade do século XX incorporaram os preceitos da Escola Nova. Cabe ressaltar que o campo da História e seu ensino investigar as permanências e as mudanças tornam-se necessárias ao entendimento da configuração das diversas temporalidades na reconstrução dos acontecimentos sociais. Nessa perspectiva, consideramos que os conteúdos de ensino não são inseparáveis de seu suporte material, por isso atribuímos aos livros didáticos escolares uma centralidade na transmissão da história escolar. Esperamos com esta pesquisa demonstrar que o livro didático tem se constituído em uma excelente fonte histórica por possibilitar a verificação da legitimação de uma certa memória, ao mesmo tempo em que se torna um difusor bastante poderoso no processo de transmissão da cultura escolar aos alunos. Nesse sentido, pesquisas que o privilegiem enquanto um objeto cultural complexo porque envolve processo de edição, seleção de conteúdo, interfaces com as demandas sociais e expectativas em torno do projeto de escolarização de alunos, podem contribuir significativamente para a adoção de novas perspectivas teórico-metodológicas na área do ensino de História..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Aparecida Cabral - Integrante / Maria Aparecida da Silva Cabral - Coordenador / Matheus Carlos de Castro Dantas - Integrante.
2015 - Atual
O ensino de História do Rio de Janeiro: memória e patrimônio
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Aparecida Cabral - Integrante / Maria Aparecida da Silva Cabral - Integrante / Helenice Aparecida Bastos Rocha - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2013 - 2014
O ensino de História, a tecnologia e os usos da internet na sala de aula
Descrição: O projeto de Iniciação à Docência intitulado O ensino de História, a tecnologia e os usos da internet em sala de aula foi iniciado no ano de 2013, tendo por objetivo oportunizar ao aluno licenciando de História a aprendizagem de didáticas e metodologias diferenciadas por meio de sua inserção no espaço escolar, além de estabelecer diálogo entre o Curso de Licenciatura de História do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Formação de Professores e as escolas públicas do município de São Gonçalo. Ao considerar que a internet se constitui em uma inovadora forma de comunicação entre os indivíduos na contemporaneidade, pretendeu-se problematizar as maneiras como os estudantes, do sexto ano do ensino fundamental de três escolas têm utilizado essa linguagem na aprendizagem do conhecimento histórico escolar, durante as aulas de História, com ênfase nas estratégias didáticas construídas pelos professores da escola..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Aparecida Cabral - Coordenador / Maria Aparecida da Silva Cabral - Integrante / Paulo Victor Berkowitz Prates - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2013 - Atual
Narrativas nos livros didáticos de história: diálogos e tensões
Descrição: Projeto de pesquisa sobre o conjunto de coleções aprovadas no PNLD de 2011, visando descrever a narrativa histórica presente em seu texto principal e analisar os efeitos de sentido relativos á história, no que se refere à agência dos sujeitos históricos e ao aspecto de maior ou menor construção da narrativa, com ênfase em seu aspecto de verdade e perspectiva...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Aparecida Cabral - Integrante / Maria Aparecida da Silva Cabral - Integrante / Iza Terezinha Gonçalves Quelhas - Integrante / Helenice Rocha - Coordenador / Fernando de Araujo Penna - Integrante / Marilia Miranda Alves Carvalho - Integrante.
2012 - Atual
Ensino de História: sujeitos, práticas e materiais de ensino
Descrição: Compreender as relações que os professores do ensino fundamental e médio tecem com os saberes disciplinares, curriculares, profissionais e experienciais, no processo de ensino e aprendizagem da história escolar têm nos motivado a pensar em suas múltiplas formas de efetivação e a partir de quais suportes e gêneros textuais. Dessa forma, considerando a instituição escolar como promotora de experiências, sensibilidades e estilos de socialização entre os diversos sujeitos que a compõem, parte-se do pressuposto de que os processos de disciplinarização do conhecimento histórico escolar decorrem de sua relação com as finalidades educativas em diversos tempos e espaços sociais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Aparecida Cabral - Integrante / Maria Aparecida da Silva Cabral - Coordenador.
2002 - Atual
História das Disciplinas Escolares e do Livro Didático

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Kazumi Munakata em 08/10/2013.
Descrição: Por que a escola ensina o que ensina? Tradicionalmente, a resposta a essa questão não apresentava nenhuma dificuldade: tratava-se apenas de transmitir às novas gerações o legado científico e cultural de toda a humanidade. Cumpria então discutir "como ensinar"? e essa questão remetia à didática. Obviamente, não era possível transmitir todo o acervo humano na sua integralidade, o que implicava seleção de conteúdos e sua adaptação e simplificação de modo a adequá-los à capacidade dos alunos em cada patamar do seu desenvolvimento cognitivo. O "o que ensina?" era, então, o corolário da questão sobre o "como ensinar?" quando se operava aquilo que muitos denominaram "tranposição didática". O currículo seria, nessa medida, a ciência que promoveria a administração dos conteúdos a ensinar, compatibilizando-os como o "como ensinar?".
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Maria Aparecida Cabral - Integrante / Maria Aparecida da Silva Cabral - Integrante / Marilu de Freitas Faricelli - Integrante / Kazumi Munakata - Coordenador / Celia Cristina de Figueiredo Cassino - Integrante / Cristina Aparecida Reis Figueira - Integrante / Jose Cassio Masculo - Integrante / Juliana Miranda Filgueiras - Integrante / Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo - Integrante / Márcia Regina Takeuchi - Integrante.


Outros Projetos


2014 - Atual
PIBID/Subprojeto História: As estratégias didáticas na aprendizagem do conhecimento histórico escolar
Descrição: Pretende-se nessa nova etapa do PIBID centrar nas estratégias didáticas elaboradas pelos professores, durante o processo de construção de suas aulas, com vistas a potencializar as práticas de leitura e escrita em ambientes impressos e virtuais em textos de natureza histórica, pois uma das principais queixas dos professores de História na atualidade é de que os estudantes apresentam dificuldades na aprendizagem do conhecimento histórico porque têm dificuldades na leitura e interpretação de textos..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Maria Aparecida Cabral - Integrante / Maria Aparecida da Silva Cabral - Coordenador.
2012 - 2013
Apoio à Consolidação dos Laboratórios de Pesquisa da Área de História da Faculdade de Formação de Professores
Descrição: O projeto tem como objetivo implementar e desenvolver os meios e recursos infraestruturais necessários ao fortalecimento dos laboratórios e grupos de pesquisa da Área de História sediados no Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da UERJ, situada no município de São Gonçalo. Desta forma, pretende-se: a) Incentivar e consolidar os laboratórios e grupos de pesquisa da área de História, sediados no Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Formação de Professores, contribuindo para o fortalecimento de sua produção científica; b) Melhorar a infraestrutura assim como dar os necessários acabamentos aos espaços destinados ao efetivo desenvolvimento das atividades de pesquisa, ensino e extensão do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Formação de Professores, incluindo-se aí as salas de reunião, administração, estudo e as salas de aula específicas, utilizadas pelos docentes e alunos dos cursos de Graduação (Licenciatura em História) e Pós-Graduação (Mestrado em História Social). Contemplado com os recursos do Edital 20/2012 - Universidades Estaduais do Rio de Janeiro, da Faperj..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CABRAL, M.A.2018CABRAL, M.A. . #CONECTE-SE, PARTICIPE E APRENDA HISTÓRIA: RELAÇÕES ENTRE JUVENTUDE E CONHECIMENTO HISTÓRICO NO ESPAÇO ESCOLAR EM CONTEXTOS URBANOS. e-Mosaicos, v. 7, p. 101-114, 2018.

2.
CABRAL, M. A. S.2016CABRAL, M. A. S. . A atuação dos professores na construção do currículo do primeiro Gymnasio da capital em São Paulo. Intersaberes (Facinter), v. 11, p. 10-26, 2016.

3.
CABRAL, M. A. S.2016CABRAL, M. A. S. . O Currículo Mínimo, o Ensino de História e o Sistema Estadual de Avaliação no Estado do Rio de Janeiro: reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem na escola básica. Revista História Hoje, v. 4, p. 328, 2016.

4.
CABRAL, M. A. S.2014CABRAL, M. A. S. . Conhecimento histórico escolar e produção do currículo: a história ensinada nos anos iniciais sob o olhar das licenciandas de Pedagogia. Revista SODEBRAS, v. 9, p. 94-98, 2014.

5.
CABRAL, M. A. S.2014CABRAL, M. A. S. . O Primeiro Gymnasio da Capital no Estado de São Paulo: dos programas de ensino às narrativas dos alunos. Opsis (UFG), v. 14, p. 38-55, 2014.

6.
CABRAL, M. A. S.2014CABRAL, M. A. S. . O Primeiro Gymnasio da Capital no Estado de São Paulo: dos programas de ensino às narrativas dos alunos. Opsis, v. 14, p. 38-55, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
CABRAL, M. A. S. . Memória, saber histórico escolar e efemérides no primeiro ano do ensino fundamental. In: Helenice Aparecida Bastos Rocha; Marcelo De Souza Magalhães; Rebeca Gontijo. (Org.). O ensino de história em questão: cultura histórica, usos do passado. 1ed.Rio de Janeiro: FGV Editora, 2015, v. 1, p. 261-281.

2.
CABRAL, M. A. S. . A escola republicana e seus dispositivos de controle: a instituição de prêmios escolares no estado de São Paulo, 1890-1920. In: Sônia Camara. (Org.). Pesquisa(s) em História da Educação e da Infância: conexões entre ciência e história. 1/1ed.Rio de Janeiro: Quartet, 2014, v. 1, p. 159-189.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CABRAL, M. A. S. . Livro didático e conhecimento escolar: a proposta de Jonathas Serrano para o ensino de História. In: XXIX Simpósio Nacional de História: Contra os Preconceitos: História e Democracia, 2017, Brasília. Contra os Preconceitos: História e Democracia. Brasília: ANPUH-Brasil, 2017. p. 1-11.

2.
CABRAL, M. A. S. . Livro didático e história escolar: a Pedagogia de Jonathas Serrano. In: XI Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História Pesquisa em Ensino de História: desafios de um campo de conhecimento, 2017, Rio de Janeiro. XI Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História Pesquisa em Ensino de História: desafios de um campo de conhecimento. Rio de Janeiro: UFRJ. Faculdade de Educação; ABEH, 2017. v. 1. p. 170-178.

3.
CABRAL, M. A. S. ; SANTOS, M. A. L. ; OLIVEIRA, M. M. D. ; COSTA, W. . Didática e currículo na Pesquisa em ensino de História. In: XI Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História: Pesquisa em Ensino de História, desafios de um campo de conhecimento, 2017, Rio de Janeiro. XI Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História Pesquisa em Ensino de História: desafios de um campo de conhecimento. Rio de Janeiro: UFRJ. Faculdade de Educação; ABEH, 2017. v. 1. p. 91-98.

4.
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5.
CABRAL, M. A. S. . Pesquisa e prática na formação inicial e continuada dos professores de educação básica: a experiência do subprojeto em História do PIBID. In: XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: entre o local e o global, 2016, Nova Iguaçu. XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: entre o local e o global. Nova Iguaçu: UFRRJ, 2016. v. 01. p. 1-11.

6.
CABRAL, M. A. S. . Pesquisa e prática na formação inicial e continuada dos professores de educação básica: a experiência do subprojeto em História do PIBID. In: XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: entre o local e o global, 2016, Nova Iguaçu. XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: entre o local e o global. Nova Iguaçu: UFRRJ, 2016. v. 1. p. 1-11.

7.
PESSANHA, E. A. ; AZEVEDO, E. ; CABRAL, M. A. S. . Os usos das múltiplas linguagens no Ensino de História: reflexões sobre o currículo de História para o ensino fundamental na escola contemporânea. In: IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e o IV Encontro Internacional do Ensino de História., 2015, Belo Horizonte. IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e o IV Encontro Internacional do Ensino de História. Belo Horizonte: FAE UFMG, 2015. v. 1. p. 1-10.

8.
AZEVEDO, E. ; PESSANHA, E. A. ; CABRAL, M. A. S. . Os usos das múltiplas linguagens no Ensino de História: reflexões sobre o currículo de História para o ensino fundamental na escola contemporânea. In: IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e o IV Encontro Internacional do Ensino de História, 2015, Belo Horizonte. IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e o IV Encontro Internacional do Ensino de História. Belo Horizonte: FAE da UFMG, 2015. v. 1. p. 1-10.

9.
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10.
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11.
CABRAL, M. A. S. . A atuação da congregação de ensino do Primeiro Gymnasio da Capital no Estado de São Paulo: a participação dos professores na conformação do currículo de 1892 a 1910. In: X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação: percursos e desafios na História da Educação Luso-Brasileira HIS, 2014, Curitiba. X Congresso Luso-brasileiro de História da Educação: Percursos e Desafios na História da Educação Luso-Brasileira. Curitiba: SBHE/SPCE, 2014. p. 1-1.

12.
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13.
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18.
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19.
CABRAL, M. A. S. . A construção do conhecimento histórico nos anos iniciais: possibilidades e desafios. In: XXI Encontro Estadual de História - Trabalho, Cultura e Memória, 2012, Campinas. XXI Encontro Estadual de História - ANPUH-SP - Trabalho, Cultura e Memória. Campinas: Unicamp, 2012. v. 1. p. 1-12.

20.
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21.
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22.
CABRAL, M. A. S. . Tensões, Conflitos e Negociações na Conformação Curricular do Primeiro Gymnasio da Capital, em São Paulo, de 1894 a 1900. In: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Infância, Juventude e Relações de Gênero na História da Educação, 2010, São Luís - MA. VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Infância, Juventude e Relações de Gênero na História de Educação. São Luís: UFMA, 2010. v. 1. p. 1-16.

23.
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24.
CABRAL, M. A. S. . O ensino de história no Primeiro Gymnasio da Capital, em São Paulo (1894-1925). Análise dos programas de ensino e das avaliações escolares. In: XXIV Simpósio Nacional de História: História e Multidisciplinaridade - territórios e deslocamentos, 2007, São Leopoldo. ANPUH - XXIV Simpósio Nacional de História: História e Multidisciplinaridade - territórios e deslocamentos. São Leopoldo: OIKOS, 2007. v. 1. p. 240-240.

25.
CABRAL, M. A. S. . Quem seleciona, distribui e legitima os conteúdos escolares? O ensino de história no Primeiro Gymnasio da Capital, em São Paulo (1894-1925). In: XVIII Encontro Regional de História - O historiador e seu tempo, 2006, Assis. XVIII Encontro Regional de História - O historiador e seu tempo. Assis: UNESP, 2006. v. I.

26.
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27.
CABRAL, M. A. S. . Rituais escolares: observar, classificar, prevenir e corrigir. As práticas educativas produzidas no interior do Primeiro Gymnasio da Capital, em São Paulo (1894-1925). In: VII Cogreso Iberoamericano de historia de la Educación Latinoamericana, 2005, Quito. Educación, Ciudadania, Interculturalidad y Integración en los Procesos Historicos Latinoamericanos - Libro de Resúmenes. Quito: Ediciones - F.R. de Fausto Reinoso, 2005. v. 1. p. 133-134.

28.
CABRAL, M. A. S. . La construcción del currículo de la Primera Escuela Secundaria de São Paulo (1894 -1925). In: XIII Jornadas Argentinas de Historia de la Educación - La Educación en la Argentina. Balances historiográficos, inventarios del presente y desafíos de la investigación, 2004, Buenos Aires. XIII Jornadas Argentinas de Historia de la Educación. Buenos Aires: Editora del Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología de la Nación, 2004. v. 1. p. 115-115.

29.
CABRAL, M. A. S. . A invenção do aluno: a implantação do Primeiro Gymnasio da Capital, em São Paulo (1894-1917). In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste: Política, Conhecimento e Cidadania, 2004, Rio de Janeiro. VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste: Política, Conhecimento e Cidadania, 2004. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CABRAL, M. A. S. . História.com: ensino de história, fontes documentais e historiografia. In: XII SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA XI SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA, CULTURA E SOCIEDADE Conflitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da XII Semana de História Política: Conflitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas / IX Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade.. Rio de Janeiro: PPGH - UERJ, 2017. v. 1. p. 280-280.

2.
CABRAL, M. A. S. . Pesquisa e prática na formação inicial e continuada dos professores de educação básica: a experiência do subprojeto em História do PIBID. In: XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: entre o local e o global, 2016, Nova Iguaçu. XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: entre o local e o global. Nova Iguaçu: UFRRJ, 2016. v. 1. p. 1-11.

3.
CABRAL, M. A. S. . Pesquisa e prática na formação inicial e continuada dos professores de educação básica: a experiência do subprojeto em História do PIBID. In: XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: entre o local e o global, 2016, Nova Iguaçu. XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: entre o local e o global. Nova Iguaçu: UFRRJ, 2016. v. 1. p. 1-11.

4.
CABRAL, M. A. S. . As estratégias didáticas no ensino de História: reflexões acerca dos desafios da aprendizagem a partir dos olhares de professores e bolsistas de iniciação à docência em São Gonçalo, Rio de Janeiro. In: XIV Semana de Graduação/XXV UERJ Sem Muros, 2014, Rio de Janeiro. XXV UERJ SEM MUROS. Rio de Janeiro: Centro de Produção da UERJ, 2014. v. 1. p. 315-315.

5.
CABRAL, M. A. S. ; PEREIRA, A. R. ; CINTRA, R. M. O. ; CORREA, H. D. S. . XI Seminário de Iniciação à Docência/ V Encontro Nacional das Licenciaturas/IV Encontro Nacional do PIBID: Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes. In: Seminário Pibid-FGV História: Pibids de História do Rio de Janeiro: algumas experiências., 2014, Natal. XI Seminário de Iniciação à Docência/ V Encontro Nacional das Licenciaturas/IV Encontro Nacional do PIBID: Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes. Natal: UFRN, 2014. v. 1. p. 1-1.

6.
CABRAL, M. A. S. . O papel dos exames finais na configuração do currículo escolar do ensino secundário paulista: um estudo do Primeiro Gymnasio da Capital na Primeira República. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá. VII Congresso Brasileiro de História da Educação: Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil. Cuiabá: UFMT. v. 1. p. 210-211.

7.
CABRAL, M. A. S. . O ensino de História na Educação Secundária de 1892 a 1920: estudo dos programas de ensino e dos exames finais do Primeiro Gymnasio da Capital em São Paulo. In: III Encontro de História da Educação, 2013, Rio de Janeiro. III Encontro de História da Educação no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: PUC-RJ, 2013. v. 1. p. 1-2.

8.
CABRAL, M. A. S. . As práticas de ensino na escola secundária na Primeira República. Análise dos programas de Português, História e Geografia do Primeiro Gymnasio da Capital. In: XIX Encontro Regional de História - Poder, violência e exclusão. ANPUH/SP, 2008, São Paulo. Caderno de Resumos - ANPUH/SP XIX Encontro Regional de História - Poder, violência e exclusão. São Paulo: ANPUH-SP, 2008. v. 1. p. 236-236.

9.
CABRAL, M. A. S. ; FARICELLI, M. F. . Cidades: a produção de um lugar que (con)forma identidades. In: V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História: Sujeitos, Saberes e Práticas, 2004, Rio de Janeiro. Programas e Resumos. V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Rio de Janeiro: Gráfica Comarca, 2004. v. 1. p. 91-91.

10.
CABRAL, M. A. S. . A invenção do aluno: a implantação do Primeiro Gymnasio da Capital, em São Paulo (1894-1917). In: V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Igreja, Estado, Sociedade Civil - Instâncias Promotoras de Ensino, 2004, Évora. V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Évora: Universidade de Évora, 2004. v. 1. p. 176-176.

11.
CABRAL, M. A. S. . As normas disciplinares : a invenção de um novo personagem - o aluno. In: VIII Encontro Regional de História - 150 anos de Paraná: História e Historiografia - ANPUH/PR, 2002, Curitiba. VIII Encontro Regional de História - 150 anos de Paraná: História e Historiografia - ANPUH/PR. Curitiba: ANPUH-PR, 2002. v. 1. p. 19-19.

Apresentações de Trabalho
1.
CABRAL, M. A. S. . Políticas curriculares para o ensino de História na Educação Básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CABRAL, M. A. S. . Ensino de História I. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
CABRAL, M. A. S. . Pesquisa e prática na formação inicial e continuada dos professores de educação básica: a experiência do subprojeto em História do PIBID. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CABRAL, M. A. S. . Pesquisa e prática na formação inicial e continuada dos professores de educação básica: a experiência do subprojeto em História do PIBID. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CABRAL, M. A. S. . Infância, criança e educação: a construção dos Parques Infantis na cidade de São Paulo, na gestão de Fábio Prado de 1935/1938. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
AZEVEDO, E. ; PESSANHA, E. A. ; CABRAL, M. A. S. . Os usos das múltiplas linguagens no Ensino de História: reflexões sobre o currículo de História para o ensino fundamental na escola contemporânea. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CABRAL, M. A. S. . Um novo olhar para a infância: Mario de Andrade e o projeto dos Parques Infantis em São Paulo (1935-1938). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CABRAL, M. A. S. . Os desafios do ensino e da aprendizagem em História no contexto do ensino fundamental nas escolas estaduais do Rio de Janeiro. O que dizem os professores sobre o Currículo Mínimo e o SAERJ de História. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CABRAL, M. A. S. . As estratégias didáticas no ensino de História: reflexões acerca dos desafios da aprendizagem a partir dos olhares de professores e bolsistas de iniciação à docência em São Gonçalo, Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
CABRAL, M. A. S. . Pibids de História do Rio de Janeiro: o Subprojeto História da FFP/UERJ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CABRAL, M. A. S. ; PEREIRA, A. R. ; CINTRA, R. M. O. ; CORREA, H. D. S. . Ensino de História, Diversidade e Cidadania. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CABRAL, M. A. S. . O ensino de História no ensino fundamental nas escolas da região metropolitana do Rio de Janeiro e os desafios cotidianos da aprendizagem histórica: as visões dos professores a respeito da proposta do Currículo Mínimo em 2012. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CABRAL, M. A. S. . O papel dos exames finais na configuração do currículo escolar do ensino secundário paulista: um estudo do Primeiro Gymnasio da Capital na Primeira República. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
CABRAL, M. A. S. . Uma abordagem histórica da constituição das disciplinas escolares: a legislação em foco. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
CABRAL, M. A. S. . As comemorações no cotidiano escolar: reflexões sobre as atividades realizadas por professoras nos anos iniciais do ensino fundamental em História. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CABRAL, M. A. S. . Em busca do aluno ideal: estudo dos registros da vida escolar no Primeiro Gymnasio da Capital, em São Paulo, de 1894 a 1917. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CABRAL, M. A. S. . As contribuições do ensino de História para a formação política da elite republicana: reflexões acerca da história ensinada na educação secundária de 1889-1930.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CABRAL, M. A. S. . Memória e história escolar: os diversos usos do passado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
CABRAL, M. A. S. . A construção do conhecimento histórico nos anos iniciais: possibilidades e desafios. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CABRAL, M. A. S. . As disputas sociais em torno do que ensinar. Análise do currículo das séries iniciais do ensino fundamental e o ensino de História. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
CABRAL, M. A. S. . Tensões e Negociações na elaboração do currículo de História na Primeira República: a constituição do saber histórico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CABRAL, M. A. S. . Tensões, conflitos e negociações na conformação curricular do Primeiro Gymnasio da Capital, em São Paulo, de 1984 a 1900. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
CABRAL, M. A. S. . Implantação do Primeiro Gymnasio da Capital, em São Paulo, 1894.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
CABRAL, M. A. S. . A Educação como questão nacional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
CABRAL, M. A. S. . Seminário Rede de Proteção Social: uma articulação necessária na garantia dos direitos da criança e adolescente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
CABRAL, M. A. S. . O ensino de História no Primeiro Gymnasio da Capital, em São Paulo (1894-1925). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
CABRAL, M. A. S. . O ensino de história no Primeiro Gymnasio da Capital, em São Paulo (1894-1925). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
CABRAL, M. A. S. . A produção de dispositivos escolares na escola secundária: análise dos exames do Primeiro Gymnasio da Capital, em São Paulo 1894-1925. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
CABRAL, M. A. S. . Quem seleciona, distribui e legitima os conteúdos escolares? O ensino de história no Primeiro Gymnasio da Capital, em São Paulo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
CABRAL, M. A. S. . IV Mostra de Pesquisa em Educação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
CABRAL, M. A. S. . La producción de dispositivos escolares en la enseñanza secundaria: análisis de los exámenes escolares en el Primer Gymnasio de la Capital, en São Paulo, 1894-1925. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
CABRAL, M. A. S. . Quem seleciona, distribui e legitima os conteúdos escolares? O ensino de história no Primeiro Gymnasio da Capital, em São Paulo (1894-1925). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
CABRAL, M. A. S. . Novas perspectivas na formação do educação: um olhar sobre a ética. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
CABRAL, M. A. S. . Rituais Escolares: observar, classificar, prevenir e corrigir. As práticas educativas produzidas no interior do Primeiro Gymnasio da Capital, em São Paulo (1894-1925). 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
CABRAL, M. A. S. . Rituais escolares: observar, classificar, prevenir e corrigir. As práticas educativas no interior do Primeiro Gymnasio da Capital (1894-1925). 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
CABRAL, M. A. S. . La construcción del curriculo de la Primera Escuela Secundária de São Paulo (1894-1925). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
CABRAL, M. A. S. . A invenção do aluno: A Implantação do Primeiro Gymnasio da Capital, em São Paulo (1894-1917). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
CABRAL, M. A. S. . La Construcción del Currículo de La Primera Escuela Secundaria de São Paulo (1894-1917). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
CABRAL, M. A. S. . A invenção do aluno: a implantação do Primeiro Gymnhasio da Capital, em São Paulo (1894-1917). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
CABRAL, M. A. S. . V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

41.
CABRAL, M. A. S. . Protagonismo Juvenil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
CABRAL, M. A. S. . As contribuições da Pedagogia na Construção de uma Economia Solidária. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
CABRAL, M. A. S. . O Primeiro Gymnasio da Capital e suas normas disciplinares: a invenção de um novo personagem - o aluno. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
CABRAL, M. A. S. . A invenção de um novo personagem - o aluno. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CABRAL, M. A. S. . Parecer Ad hoc EDUEL Universidade Estadual de Londrina. 2013.

2.
CABRAL, M. A. S. . Parecer Ad hoc EDUEL- Universidade Estadual de Londrina. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
CABRAL, M. A. S. . Projetos de Iniciação à Docência do Programa de Bolsas - Auxílio da UERJ. 2018.

2.
CABRAL, M. A. S. . Projetos de Estágio Interno Complementar do Programa de Bolsas - Auxílio da UERJ. 2018.

3.
CABRAL, M. A. S. . Projetos de Estágio Interno Complementar do Programa de Bolsas - Auxílio da UERJ. 2018.

4.
CABRAL, M. A. S. . Parecer Ad hoc Revista Brasileira de História da Educação. 2017.

5.
CABRAL, M. A. S. . Revista História Hoje (Revista eletrônica de História e Ensino ANPUH/Brasil). 2016.

6.
CABRAL, M. A. S. . Eixo: História da Educação e instituições e os movimentos sociais em VIII Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e educação. 2015.

7.
CABRAL, M. A. S. . Revista Ars Histórica. 2014.

8.
CABRAL, M. A. S. ; MONTEIRO, A. M. . Prêmio de Ensino Anpuh-RJ José Werneck da Silva. 2014.

9.
CABRAL, M. A. S. . Trashumante: Revista Americana de História Social. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
CABRAL, M. A. S. . Relatório de Bolsa de Iniciação à Docência. 2013. (Relatório de pesquisa).

2.
CABRAL, M. A. S. ; FARICELLI, M. F. . Cidades: produção de um lugar que (con)forma identidades. 2004. .

3.
CABRAL, M. A. S. . Educação Interdisciplinar para Jovens e Adultos. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CABRAL, M. A. S. . Educação Interdisciplinar para Jovens e Adultos. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CABRAL, M. A. S. . Educação Interdisciplinar para Jovens e Adultos. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
CABRAL, M. A. S. ; MELO, W.F. ; REBELO, A. . Educação de Jovens e Adultos: Formação Continuada de Educadores. 1999. .

7.
CABRAL, M. A. S. ; Denise Bastos . Educação Popular e História. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AZEVEDO, P. B.; ROCHA, H. A. B.; CABRAL, M. A. S.. Participação em banca de Cláudia Fernandes de Azevedo. Interação verbal com fontes: letramento(s) no ensino de História. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
PENNA, F. A.; PLETSCH, M. D.; CABRAL, M. A. S.; AZEVEDO, P. B.. Participação em banca de Camilla Oliveira Mattos. Sinais do tempo: construção de significados de tempo histórico em Libras para alunos surdos em uma perspectiva de letramento em História. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFHISTÓRIA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

3.
ANDRADE, E. P.; CABRAL, M. A. S.; ANDRADE, N. M. S.. Participação em banca de Ana Carolina Mota da Costa Batista. Relações étnico-raciais na voz do professor: os debates curriculares no contexto quilombola. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de História) - Universidade Federal Fluminense.

4.
CASTRO, F. L. V.; CABRAL, M. A. S.; ROCHA, H. A. B.; LIMA, M. S. E.. Participação em banca de Humberto Serrabranca Campos e Silva. Mortimer Adler e o Ensino de História: Educação Liberal, Letramento e Didática. 2016. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
CABRAL, M. A. S.; ROCHA, H. A. B.; LIMA, M. S. E.. Participação em banca de Lorraine Janis Vieira dos Santos Nazário. A lei e os livros: transformações na produção didática de história após a lei 10.639/03. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
ALVES, E. M. S.; CONCEICAO, J. T.; SOUZA, V. R. M.; FELGUEIRAS, M. M. P. S. L.; SOUZA, R. F.; CABRAL, M. A. S.. Participação em banca de Simone Paixão Rodrigues. Com a palavra, "os alunos": associativismo discente no Grêmio Literário Clodomir Silva (1934-1956). 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe.

Qualificações de Mestrado
1.
WANDERLEY, S. M. A. I.; ANDRADE, E. P.; CABRAL, M. A. S.. Participação em banca de Carlos Eduardo Feijó de Lima. Construindo significados para o ensino de história: os conceitos de segunda ordem e o ensino da História Escolar. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
CABRAL, M. A. S.; MELLO, J. S. B.; SOUZA, M. L. E.; CARVALHO FILHO, S. A.. Participação em banca de Leandro da Silva Melo. A história ensinada no tempo presente: o lugar da África nos currículos de História e proposição de atividades. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
ROCHA, H. A. B.; PEREIRA, A. P. L.; CABRAL, M. A. S.. Participação em banca de Camila Alexandre da Silva. Relações de gênero no estudo da "Grecia Antiga" no ensino fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
CABRAL, M. A. S.; MONTEIRO, A. M. F. C.; PAIM, E. A.; ARAUJO, H. M. M.. Participação em banca de Cristiana de Lima Tomaz Abrantes. Saberes e fazeres docentes em ensino de História no contexto das políticas educacionais atuais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
CABRAL, M. A. S.; SILVA, A. P. R.; RAVALLEC, C. T. G. L.. Participação em banca de Luisa Duque Estrada Rosati. O tempo histórico na sala de aula: desafios e perspectivas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
CABRAL, M. A. S.; MONTEIRO, A. M. F. C.; ROCHA, H. A. B.. Participação em banca de Carine de Oliveira Vieira. Os PCNs de História e o lugar da tradição: tensões sobre o currículo de História. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
ROCHA, H. A. B.; COSTA, C. M.; CABRAL, M. A. S.. Participação em banca de Cláudia Fernandes de Azevedo. Práticas de Letramento no ensino de História. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

8.
CABRAL, M. A. S.; FERNANDES, R. A. N.; COSTA, C. M.. Participação em banca de Marta Taets Gomes. Patrimônios de Duque de Caxias: história e memória do museu vivo do São Bento. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BRANDAO, R.; CABRAL, M. A. S.. Participação em banca de Maria José Ribeiro. O Urbano em Narrativas Periféricas: O Grafite nas aulas de História e na escola. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Faculdade de Formação de Professores/UERJ.

2.
OLIVEIRA, E. F. R.; CABRAL, M. A. S.. Participação em banca de Andrea dos Santos. A aquisição da leitura no primeiro segmento do Ensino Fundamental: Fracassos e Avanços. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Faculdade de Formação de Professores/UERJ.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
REZNIK, L.; CABRAL, M. A. S.. Participação em banca de Yuri Antunes Ferreira.A última flor do Lácio: valorização da leitura, do universo lusófono e a exaltação da língua portuguesa em As aventuras de Tibicuera (1936-1938). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Formação de Professores/UERJ.

2.
ROCHA, H. A. B.; CABRAL, M. A. S.. Participação em banca de MARÍLIA MIRANDA ALVES CARVALHO.A presença das mulheres nos livros didáticos de História do  PNLD 2011 . 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Formação de Professores/UERJ.

3.
ROCHA, H. A. B.; CABRAL, M. A. S.. Participação em banca de Carla Portugal.O livro didático e o objeto digital uma parceria de futuro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Formação de Professores/UERJ.

4.
ROCHA, H. A. B.; CABRAL, M. A. S.. Participação em banca de Diego Deziderio.Memória da História da África nos livros didáticos de História. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Formação de Professores/UERJ.

5.
ROCHA, H. A. B.; CABRAL, M. A. S.. Participação em banca de Danielle Rodrigues Silveira.Aprender e brincar: a utilização de jogos nas aulas de História. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Formação de Professores/UERJ.

6.
MELO, W. F.; ASSUNCAO, V. N. F.; CABRAL, M. A. S.. Participação em banca de Maria Thereza Siqueira de Carvalho.Educação e Serviço Social: a educação e a inserção do assistente social no espaço escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense.

7.
CABRAL, M. A. S.; MELO, W.F.; OLIVEIRA, R. C.. Participação em banca de Hellen Pessanha Ramos.Trabalho Offshore, saúde e ruptura de laço social: uma análise sobre a situação dos empregados Offshore da Petrobras na Bacia de Campos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense.

8.
NASCIMENTO, R. A.; CABRAL, M. A. S.. Participação em banca de Grazielle Araujo Gonçalves.O ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - O que ficou do que aprendi?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Formação de Professores da UERJ.

9.
ROCHA, H. A. B.; CABRAL, M. A. S.. Participação em banca de Lorena Silva Mello Nascimento.Ensino Religioso no Rio de Janeiro (1998-2006): teoria e prática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Formação de Professores da UERJ.

10.
CABRAL, M. A. S.; Oliveira, N.; LIMA, D. S.. Participação em banca de Letícia de Souza Melo.Educação Infantil: um olhar para a primeira infância. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional Irineu Evangelista de Souza.

11.
Oliveira, N.; LIMA, D. S.; CABRAL, M. A. S.. Participação em banca de Maria Luiza Romera.Dificuldade da aquisição da leitura e escrita das crianças nos primeiros anos do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional Irineu Evangelista de Souza.

12.
Oliveira, N.; OVIDIO, M.L.; CABRAL, M. A. S.. Participação em banca de Ireny Nunes Soares.O exercício da cidadania presente em sala de aula através do trabalho diversificado. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional Irineu Evangelista de Souza.

13.
KAWAKAMI, V.L.A; CABRAL, M. A. S.; Oliveira, N.. Participação em banca de Iracema Alves Pinto dos Santos.A fábula como construção de valores atitudinais em sala de aula. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional Irineu Evangelista de Souza.

14.
CABRAL, M. A. S.. Participação em banca de Luciana Matos Barros.Filosofia para crianças: a proposta de Matthew Lipman de uma educação para o pensar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional Irineu Evangelista de Souza.

15.
MELO, W.F.; CABRAL, M. A. S.; SILVA, A.A. Participação em banca de Silvânia Cabreira Dias Mendes.Classes de Aceleração: uma inovação da pedagogia contemporânea. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Mauá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ANDRADE, E. P.; ANDRADE, N. M. S.; CABRAL, M. A. S.; LIMA, M. S. E.; PASSOS, P.. Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso na Carreira de Magistério Superior na área de Prática de Ensino de História. 2017. Universidade Federal Fluminense.

2.
BARRETO, M. P.; PENNA, F. A.; BASTOS, P. A.; MONTEIRO, A. M. F. C.; CABRAL, M. A. S.. Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso na Carreira de Magistério Superior na área de Prática de Ensino de História. 2015. Universidade Federal Fluminense.

3.
CABRAL, M. A. S.; PENNA, F. A.; BASTOS, P. A.. Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso na Carreira de Magistério Superior na área de Métodos e Técnicas de Ensino: Ensino de História. 2015. Faculdade de Formação de Professores/UERJ.

4.
PEREIRA, A. C. H.; OLIVEIRA JUNIOR, C. M.; CABRAL, M. A. S.. Comissão Organizadora do Concurso Público para professor adjunto/40h do Departamento de Ciências Humanas, na área de Sociologia e Antropologia. 2015. Faculdade de Formação de Professores/UERJ.

5.
CABRAL, M. A. S.; BARCELOS, A. P.; BAHIA, J.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para professor substituto (DCH/FFP/UERJ). 2014. Faculdade de Formação de Professores/UERJ.

6.
BASTOS, P. A.; ALCANTARA, M. A.; SANTOS, M. A. L.; DUARTE, L. C.; CABRAL, M. A. S.. Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso na Carreira de Magistério Superior na área de Ensino de História e Estágio Supervisionado. 2014. Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF.

7.
OLIVEIRA, R. C.; MACHADO, E. R.; MARANHAO, C. H. M. C.; MELO, W. F.; CABRAL, M. A. S.. Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso na Carreira de Magistério Superior na área de Teoria Crítica, Pensamento Social e a Formação Histórica do Brasil e da América Latina. 2013. Universidade Federal Fluminense.

Outras participações
1.
CABRAL, M. A. S.. Banca de Correção da prova de História do Exame Discursivo do Vestibular Estadual de 2017. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
CABRAL, M. A. S.; MONTEIRO, A. M. F. C.. Banca de Avaliadores do Prêmio de Ensino ANPUH-Rio José Werneck da Silva. 2014. Associação Nacional de História Seção Rio de Janeiro.

3.
CABRAL, M. A. S.. XIV Semana de Graduação/UERJ/XXV UERJ Sem Muros. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História: Pesquisa em Ensino de História, desafios de um campo de conhecimento.Livro didático e história escolar: a Pedagogia de Jonathas Serrano. 2017. (Encontro).

2.
XII SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA XI SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA, CULTURA E SOCIEDADE Conflitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas.História.com: ensino de história, fontes documentais e historiografia. 2017. (Seminário).

3.
XXIX Simpósio Nacional de História: Contra os Preconceitos: História e Democracia.Livro didático e conhecimento escolar: a proposta de Jonathas Serrano para o ensino de História. 2017. (Simpósio).

4.
XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: entre o local e o global.Pesquisa e prática na formação inicial e continuada dos professores de educação básica: a experiência do subprojeto em História do PIBID. 2016. (Encontro).

5.
III Encontro Institucional do PIBID/Capes UERJ.Ações do Subprojeto História da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. 2015. (Encontro).

6.
II Seminário de Ensino de Historia nas Redes de Formação: História do Rio de Janeiro narrada nas escolas.Rio de Janeiro ontem e hoje em debate. 2015. (Seminário).

7.
II Seminário Interno do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Infância - (NIPHEI).Infância, criança e educação: a construção dos Parques Infantis na cidade de São Paulo, na gestão de Fábio Prado de 1935/1938. 2015. (Seminário).

8.
IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e o IV Encontro Internacional do Ensino de História..Os usos das múltiplas linguagens no Ensino de História: reflexões sobre o currículo de História para o ensino fundamental na escola contemporânea. 2015. (Encontro).

9.
VIII Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e a educação.Parecer do eixo História da Educação e Instituições e os movimentos sociais no VIII Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e a educação. 2015. (Seminário).

10.
Seminário Dialogando com José Pacheco: uma outra escola é possivel.Dialogando com José Pacheco: uma outra escola é possivel. 2014. (Seminário).

11.
Seminário Pibid-FGV História: Pibids de História do Rio de Janeiro: algumas experiências.Seminário Pibid-FGV História: Pibids de História do Rio de Janeiro: algumas experiências. 2014. (Seminário).

12.
Seminário Pibid-FGV História: Pibids de História do Rio de Janeiro: algumas experiências..Ensino de História, Diversidade e Cidadania. 2014. (Seminário).

13.
X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação: percursos e desafios na História da Educação Luso-Brasileira HIS. A atuação da congregação de ensino do Primeiro Gymnasio da Capital no Estado de São Paulo: a participação dos professores na conformação do currículo de 1892 a 1910. 2014. (Congresso).

14.
XI Seminário de Iniciação à Docência/ V Encontro Nacional das Licenciaturas/IV Encontro Nacional do PIBID: Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes.Ensino de História, Diversidade e Cidadania. 2014. (Seminário).

15.
XIV Semana de Graduação/XXV UERJ Sem Muros.XIV Semana de Graduação/XXV UERJ Sem Muros: Comissão de Avaliação. 2014. (Outra).

16.
XXII Encontro Estadual de História da Anpuh - História: da produção ao espaço público.Os desafios do ensino e da aprendizagem em História no contexto do ensino fundamental nas escolas estaduais do Rio de Janeiro. O que dizem os professores sobre o Currículo Mínimo e o SAERJ de História. 2014. (Encontro).

17.
Ciência e Sociedade: mentalidade e valores. NIPHEI. 2013. (Outra).

18.
Fórum de Graduação dos Cursos de História do XXVII Simpósio Nacional de História: Conhecimento histórico e diálogo social. 2013. (Simpósio).

19.
III Encontro de História da Educação.O ensino de História na Educação Secundária de 1892 a 1920: estudo dos programas de ensino e dos exames finais do Primeiro Gymnasio da Capital em São Paul. 2013. (Encontro).

20.
III Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro.História das Disciplinas Escolares. 2013. (Encontro).

21.
I Seminário de Ensino de História nas Redes de Formação:impactos nas escolas públicas do Rio de Janeiro Imp.Ensino de História e formação inicial em rede: o lugar da extensão. 2013. (Seminário).

22.
I Seminário Internacional Educação, contextos contemporâneos, demandas populares. 2013. (Seminário).

23.
VII Congresso Brasileiro de História da Educação: Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil. O papel dos exames finais na configuração do currículo escolar no ensino secundário paulista: um estudo do Primeiro Gymnasio da Capital na Primeira República. 2013. (Congresso).

24.
VII Encontro Estadual do Ensino de História RJ: O ensino de História face às demandas do tempo presente: possibilidades e desafios em dez anos da Lei 10.639.O ensino de História no ensino fundamental nas escolas da região metropolitana do Rio de Janeiro e os desafios cotidianos da aprendizagem histórica: as visões dos professores a respeito da proposta do Currículo Mínimo em 2012. 2013. (Encontro).

25.
XXIII UERJ Sem Muros.Ensino de História, a tecnologia e os usos da internet em sala de aula. 2013. (Outra).

26.
XXVII Simpósio Nacional de história: conhecimento histórico e diálogo social ls l.O ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental: o lugar das efemeridades. 2013. (Simpósio).

27.
XXVII Simpósio Nacional de história: conhecimento histórico e diálogo social s l.Coordenação do Simpósio Temático: Livro Didático e história ensinada. 2013. (Simpósio).

28.
Congresso Luso-brasileiro de História da Educação - Rituais, espaços e patrimônios escolares. Em busca do aluno ideal: estudo dos registros da vida escolar no Primeiro Gymnasio da Capital, em São Paulo, de 1894 a 1917. 2012. (Congresso).

29.
VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e III Encontro Internacional de Ensino de História - Ensino de História: memórias, sensibilidades e produção de saberes.As comemorações no cotidiano escolar: reflexões sobre as atividades realizadas por professoras nos anos iniciais do ensino fundamental em História. 2012. (Encontro).

30.
XV Encontro Regional de História - ANPUH-Rio Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa.As contribuições do ensino de História para a formação política da elite republicana: reflexões acerca da história ensinada na educação secundária de 1889-1930.. 2012. (Encontro).

31.
XXI Encontro Estadual de História - Trabalho, Cultura e Memória.A construção do conhecimento histórico nos anos iniciais: possibilidades e desafios. 2012. (Encontro).

32.
Fórum Sindical e Educacional - Plano, Currículo e Metas Nacionais de Educação: como fica a cidade de São Paulo?.Plano, currículo e metas nacionais de educação: como fica a cidade de São Paulo?. 2011. (Outra).

33.
XXVI Simpósio Nacional de História: ANPUH 50 anos.As disputas sociais em torno do que ensinar. Análise do currículo das séries iniciais do ensino fundamental e ensino de história. 2011. (Simpósio).

34.
A criança e suas múltiplas linguagens. 2010. (Seminário).

35.
VII Encontro de Educadores FENABB, FBB e NTC da PUC-SP.I Encontro Nacional do Programa Integração AABB Comunidade. 2010. (Encontro).

36.
VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Infância, Juventude e Relações de Gênero na História da Educação. Tensões, conflitos e negociações na conformação curricular do Primeiro Gymnasio da Capital, em São Paulo, de 1894 a 1900. 2010. (Congresso).

37.
XX Encontro Regional de História.Tensões e Negociações na elaboração do currículo de História na Primeira República: a constituição do saber histórico. 2010. (Encontro).

38.
Fórum Sindical e Educacional - Interfaces da gestão educacional.Fórum Sindical e Educacional - Interfaces da gestão educacional. 2009. (Outra).

39.
XIII Congresso de Educação - "Do discurso à prática: Compromisso com a escola pública". Do discurso à prática: Compromisso com a escola pública. 2009. (Congresso).

40.
A Educação como questão nacional.A Educação como questão nacional. 2008. (Outra).

41.
Fórum Sindical e Educacional - Educação: dimensão política do exercício profissional.Educação: dimensão política do exercício profissional. 2008. (Outra).

42.
III Seminário Internacional: Escola e Cultura.A Implantação do Primeiro Gymnasio da Capital, em São Paulo, 1894. 2008. (Seminário).

43.
XII Congresso de Educação: Vencendo os desafios do cotidiano escolar. Vencendo os desafios do cotidiano escolar. 2008. (Congresso).

44.
XXIV Simpósio Nacional de História: História e Multidisciplinaridade - territórios e deslocamentos.O ensino de história no Primeiro Gymnasio da Capital, em São Paulo (1894-1925). 2007. (Simpósio).

45.
A relevância do gestor do processo para uma educação de qualidade.A relevância do gestor do processo para uma educação de qualidade. 2006. (Oficina).

46.
Conferência Internacional - Novos Paradigmas da Educação Infantil.Novos paradigmas da Educação Infantil. 2006. (Outra).

47.
Fórum Sindical e Educacional - Para onde vai a Educação?.Para onde vai a Educação?. 2006. (Outra).

48.
IV Mostra de Pesquisa em Educação.IV Mostra de Pesquisa em Educação. 2006. (Encontro).

49.
Semana Acadêmico Científica Cultural do Curso de Pedagogia.Novas perspectivas na formação do educador: um olhar sobre a ética. 2006. (Outra).

50.
XIV Jornadas Argentinas de Historia de La Educación.A Produção de Dispositivos Escolares na Escola Secundária: Análise dos Exames no Primeiro Gymnasio da Capital, em São Paulo, 1894-1925. 2006. (Outra).

51.
XVIII Encontro Regional de História ANPUH São Paulo.Quem seleciona, distribui e legitima os conteúdos escolares? O ensino de história no Primeiro Gymnasio da Capital, em São Paulo (1894-1925). 2006. (Encontro).

52.
Educación, Ciudadania, Interculturalidad y Integración en los Procesos Historicos Latinosamericanos. VII Congresso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. 2005. (Congresso).

53.
A formação do jovem na cidade de São Paulo.O protagonismo juvenil. 2004. (Oficina).

54.
V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Igreja, Estado, Sociedade Civil: instâncias promotoras de ensino. V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 2004. (Congresso).

55.
V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História.V Encontro Nacional: Perspectiva do Ensino de História. 2004. (Encontro).

56.
VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste: Política, Conhecimento e Cidadania.VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2004. (Encontro).

57.
XIII Jornadas Argentinas de Historia de la Educación - La Educación en la Argentina: Balances Historiográficos, inventarios del presente y desafíos de la investigación. XIII Jornadas Argentinas de Historia de la Educación - La Educación en la Argentina: Balances Historiográficos, inventarios del presente y desafíos de la investigación. 2004. (Congresso).

58.
I Semana Acadêmico-cultural intercursos - FAMA.As constribuições da Pedagogia na Construção de uma Economia Solidária. 2003. (Outra).

59.
Uma Nova EJA para São Paulo.I Encontro de Reflexão sobre a Reestruturação e Reorientação Curricular da Educação de Jovens e Adultos. 2003. (Seminário).

60.
EJA no século XXI: desafios e perspectivas da educação popular.EJA no século XXI: desafios e perspectivas da educação popular. 2002. (Outra).

61.
VII - Encontro Regional de História - 150 anos de Paraná: História e Historiografia.VII Encontro Regional de História - 150 anos de Paraná: História e Historiografia. 2002. (Encontro).

62.
Curso História e Historiografia: A Nova História.História e Historiografia : A Nova História. 1995. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CABRAL, M. A. S. ; COSTA, W. ; OLIVEIRA, M. M. D. ; SANTOS, M. A. L. . GPD2 - Didática e currículo na pesquisa em ensino de História. 2017. (Congresso).

2.
CABRAL, M. A. S. . I Seminário de Ensino de História - PIBID HISTÓRIA. 2014. (Outro).

3.
CABRAL, M. A. S. . II Seminário Interno do Subprojeto História PIBID/UERJ. 2014. (Outro).

4.
CABRAL, M. A. S. . II Seminário Interno do Subprojeto História PIBID/UERJ. 2014. (Outro).

5.
CABRAL, M. A. S. . I Seminário de Ensino de História - PIBID HISTÓRIA. 2014. (Outro).

6.
CABRAL, M. A. S. . VII Encontro Estadual do Ensino de História - RJ. 2013. (Outro).

7.
CABRAL, M. A. S. ; Solange Gonçalves de Lima . Rede de Proteção Social: uma articulação necessária na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. 2008. (Outro).

8.
CABRAL, M. A. S. ; Solange Gonçalves de Lima ; MELO, W.F. ; Oliveira, N. ; OVIDIO, M.L. ; LIMA, D. S. ; KAWAKAMI, V.L.A . I Semana Acadêmico-cultural intercursos - FAMA. 2003. (Outro).

9.
CABRAL, M. A. S. ; Denise Bastos . Curso: Educação Popular e História. 1998. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
THIAGO BRUNO DOS SANTOS VITAL DA SILVA. ?ISSO É MUSICA DE VELHO, PROFESSOR!!? REFLEXÕES E PROPOSTAS SOBRE TEMPO, MÚSICA E ENSINO DE HISTÓRIA. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
NAICON DE SOUZA BRINCO. A Internet Como Campo De Disputas Discursivas: Entre Regimes De Verdade E O Rigor Crítico No Youtube. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Leandro da Silva Melo. Utilização da tecnologia em informação no ensino de História da África. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Cristiana de Lima Tomaz Abrantes. A BNCC e o ensino de História através das concepções dos alunos. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
André da Silva Florêncio. O Curso de Formação de Sargentos do Quadro Técnico de Praças da Armada: o caso do Rio de Janeiro, 2010-2014. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Osiel Ribeiro de Souza Silva. O currículo mínimo no cotidiano da sala de aula: a prática do professor de história, no estado rio de janeiro (2010-2012). Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Marta Taets Gomes. Patrimônios de Duque de Caxias: história e memória do Museu Vivo de São Bento. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

2.
Carine de Oliveira Vieira. Os PCN de História e o lugar da tradição: tensões sobre o currículo de História. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

3.
Luisa Duque Estrada Rosati. O tempo histórico na sala de aula: desafios e perspectivas. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Paula Carvalho Fortes da Silva. O uso da fotografia como recurso didático na aula de História. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Faculdade de Formação de Professores/UERJ. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

2.
Denize Costa da Silva. A história das mulheres contada nos livros didáticos de História para o ensino médio. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Faculdade de Formação de Professores/UERJ. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jaqueline Quintino dos Santos. Educação Moral e Cívicas nos livros didáticos 1969 - 1974. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

2.
Phellipe Patrizi Moreira. A chegada da Corte Portuguesa representada através das escolas de samba cariocas no carnaval de 2008. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

3.
Dayane G. Sant'Ana. As representações dos povos indígenas nos livros didáticos de História. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

4.
Bárbara Tainan R. da Silva. Autonomia docente e ações governamentais: a Lei 10639/03 e o Currículo Mínimo estadual no cotiano escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

5.
Robson dos Santos Lopes. Ensino Religioso: as novas propostas a partir da Lei 9.394/96 art. 33. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Mauá. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

6.
Luciana Claudia Ferrari Fonseca. O idoso ao longo da história e seu reencontro com os bancos escolares. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional Irineu Evangelista de Souza. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

7.
Adriana Valéria dos Santos. A prática docente em ensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental. Análise dos métodos de ensino e dos conteúdos escolares. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional Irineu Evangelista de Souza. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

8.
Cleia da Silva Costa. A vivência da ética no processo de ensino e aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Mauá. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

9.
Evandro Santana Oliveira. Um estudo de caso sobre as possibilidades e os limites do fazer docente na construção do desenvolvimento moral da criança. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Mauá. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

10.
Angela Aparecida de Lima Oliveira. A violência em suas múltiplas faces. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Mauá. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

11.
Lilian Gomes. Possibibilidades de atuação do Pedagogo no espaço não escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional Irineu Evangelista de Souza. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

12.
Regiane Bezerra Leanni. A participação da família na escola: reflexões sobre as possibilidades e as limitações da gestão democrática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional Irineu Evangelista de Souza. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

13.
Ivonete Guedes de Mendonça. A história de vida como possibilidade de reflexão: um olhar sobre os "saberes" e os "fazeres" dos professores das séries iniciais do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional Irineu Evangelista de Souza. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

14.
Maria de Lourdes Ricardo Ferreira. A parceria da família na escola de Educação Infantil de zero a três anos e os direitos da criança. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional Irineu Evangelista de Souza. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

15.
Maria Ehrlich Torres. Escola e Família: uma parceria de sucesso na educação das crianças e dos adolescentes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Mauá. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

16.
Joana D'arc Rodrigues Santos. A formação do professor resiliente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Mauá. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

17.
Marlene de Araújo Spolador. Ética, Valores e Cidadania: Conceitos que devem nortear a formação do professor. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional Irineu Evangelista de Souza. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

18.
Vera Lúcia Tofic. A Implantação da Pedagogia de Projetos na Rede Estadual de Ensino. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Mauá. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

19.
Jaqueline Aparecida Rodrigues da Silva Albertino. Educação para o Pensar: contribuições da Filosofia para a construção do ensino de qualidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Mauá. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

20.
Sueli Maria de Lima. Dispositivo de Sedução em sala de aula. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Mauá. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

Iniciação científica
1.
Matheus Carlos de Castro Dantas. Por um novo ensino de História no Brasil: a Pedagogia de Jonathas Serrano (1913-1930). 2016. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

Orientações de outra natureza
1.
Jhonathas Paiva da Silva. História.com: ensino de história, fontes documentais e historiografia. 2017. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

2.
Arthur Gabriel Mendonça Cabral. História.com: ensino de história, fontes documentais e historiografia. 2017. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

3.
Victoria da Silva Farias. História.com: ensino de história, fontes documentais e historiografia. 2017. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

4.
Iris Smith Santos. História.com: ensino de história, fontes documentais e historiografia. 2017. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

5.
Thays Siqueira Rodrigues de Assis. As estratégias didáticas na aprendizagem do conhecimento histórico escolar. 2014. Orientação de outra natureza. (História) - Faculdade de Formação de Professores da UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

6.
Viviane Ferreira de Pinna. As estratégias didáticas na aprendizagem do conhecimento histórico escolar. 2014. Orientação de outra natureza. (História) - Faculdade de Formação de Professores da UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

7.
Rafael Monteiro de Oliveira Cintra. As estratégias didáticas na aprendizagem do conhecimento histórico escolar. 2014. Orientação de outra natureza. (História) - Faculdade de Formação de Professores da UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

8.
Phellipe Patrizi Moreira. As estratégias didáticas na aprendizagem do conhecimento histórico escolar. 2014. Orientação de outra natureza. (História) - Faculdade de Formação de Professores da UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

9.
Naila Regina Silva Martins. As estratégias didáticas na aprendizagem do conhecimento histórico escolar. 2014. Orientação de outra natureza. (História) - Faculdade de Formação de Professores/UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

10.
Matheus Peixoto Serra. As estratégias didáticas na aprendizagem do conhecimento histórico escolar. 2014. Orientação de outra natureza. (História) - Faculdade de Formação de Professores da UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

11.
Juliana Barbosa dos Santos Faria. As estratégias didáticas na aprendizagem do conhecimento histórico escolar. 2014. Orientação de outra natureza. (História) - Faculdade de Formação de Professores/UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

12.
André Fidelis. As estratégias didáticas na aprendizagem do conhecimento histórico escolar. 2014. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

13.
Érika Maria Araujo. As estratégias didáticas na aprendizagem do conhecimento histórico escolar. 2014. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

14.
Acácia Regina Pereira. As estratégias didáticas na aprendizagem do conhecimento histórico escolar. 2014. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

15.
Hellen Dayane da Silva Corrêa. As estratégias didáticas na aprendizagem do conhecimento histórico escolar. 2014. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

16.
Emanoel Azevedo. As estratégias didáticas na aprendizagem do conhecimento histórico escolar. 2014. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Cabral.

17.
Paulo Victor Berkowitz Prates. O ensino de História, a tecnologia e os usos da internet em sala de aula. 2013. Orientação de outra natureza. (História) - Faculdade de Formação de Professores/UERJ, Cetreina/Sub-reitoria de Graduação/UERJ. Orientador: Maria Aparecida Cabral.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CABRAL, M. A. S. . O ensino de História no ensino fundamental nas escolas da região metropolitana do Rio de Janeiro e os desafios cotidianos da aprendizagem histórica: as visões dos professores a respeito da proposta do Currículo Mínimo em 2012. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CABRAL, M. A. S. . O papel dos exames finais na configuração do currículo escolar do ensino secundário paulista: um estudo do Primeiro Gymnasio da Capital na Primeira República. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CABRAL, M. A. S. . Pibids de História do Rio de Janeiro: o Subprojeto História da FFP/UERJ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CABRAL, M. A. S. ; PEREIRA, A. R. ; CINTRA, R. M. O. ; CORREA, H. D. S. . Ensino de História, Diversidade e Cidadania. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CABRAL, M. A. S. . Infância, criança e educação: a construção dos Parques Infantis na cidade de São Paulo, na gestão de Fábio Prado de 1935/1938. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CABRAL, M. A. S. . Pesquisa e prática na formação inicial e continuada dos professores de educação básica: a experiência do subprojeto em História do PIBID. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CABRAL, M. A. S. ; Denise Bastos . Educação Popular e História. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CABRAL, M. A. S. . I Seminário de Ensino de História - PIBID HISTÓRIA. 2014. (Outro).

2.
CABRAL, M. A. S. . II Seminário Interno do Subprojeto História PIBID/UERJ. 2014. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovada em Concurso Público em 1º lugar na Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2011 para a área de Métodos e Técnicas de Ensino de História: Licenciatura Plena. Faculdade de Formação de Professores.
Projeto de Iniciação à Docência aprovado pelo Cetreina Uerj - O ensino de História, a tecnologia e os usos da internet na sala de aula.



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