Adriane Knoblauch

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2953309609222910
  • Última atualização do currículo em 15/08/2018


possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, mestrado e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutoramento em Educação pela USP. Atualmente é professora associada do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná e atua no programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma universidade. Desenvolve pesquisas com as seguintes temáticas: formação de professores, religião, constituição social da docência, práticas pedagógicas e implantação de políticas públicas sob a ótica da cultura escolar e na perspectiva dos estudos de Pierre Bourdieu. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriane Knoblauch
Nome em citações bibliográficas
KNOBLAUCH, A.;KNOBLAUCH, ADRIANE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná, DTPEN.
General Carneiro, 460
Alto da Glória
80000000 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 33605141
URL da Homepage: http://www.educacao.ufpr.br/


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Aprendendo a ser professor (a): um estudo sobre a socialização profissional de professores iniciantes no município de Curitiba, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Alda Junqueira Marin.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Professores Iniciantes; Socialização Profissional; Cultura escolar; Habitus.
Grande área: Ciências Humanas
2001 - 2003
Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A avaliação de alunos na implantação da proposta de Ciclos de Aprendizagem no município de Curitiba, à luz da cultura escolar.,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Alda Junqueira Marin.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Políitcas Públicas; Cultura escolar; Avaliação.
Grande área: Ciências Humanas
1998 - 2000
Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Pós-Modernidade e educação: um estudo introdutório.
Orientador: Marilene Alves Bertolini.
1994 - 1997
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Pós-doutorado


2014
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2006 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização
Prática Pedagógica C: Estágio em Docência
Prática Pedagógica A: Estágio em Docência na Educação Infantil
Prática Pedagógica B: Estágio em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Processos de socialização profissional em diferentes momentos da carreira docente
Descrição: O projeto pretende compreender como ocorre o efetivo aprendizado da docência a partir de uma concepção ampliada de formação docente. O foco recai sobre docentes do início da escolarização básica em diferentes momentos da formação/carreira: formação inicial, início da carreira, fim da carreira, formação continuada, práticas pedagógicas cotidianas etc. Os dados serão analisados, sobretudo, por meio do referencial de Pierre Bourdieu..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Adriane Knoblauch - Coordenador / Giselly Cristini Mondardo - Integrante / Luciane Aparecida Moraes Caponi - Integrante / Regiane Aparecida Maciel dos Santos - Integrante / Grasiela Pereira da Silva de Castilhos - Integrante / Barbara Martins Branco - Integrante / Marlene de Fátima Gonçalves - Integrante / Leniara Pellegrinello Camargo - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1
2012 - Atual
A socialização profissional durante a formação inicial para a docência
Descrição: A pesquisa objetiva analisar como ocorre o aprendizado da docência por alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná. A previsão é traçar o perfil dos estudantes, os motivos pela escolha da carreira docente, participação em atividades formativas, entre outros aspectos, dos 170 ingressantes em 2012. Está previsto também o estudo de outros elementos que se destaquem no perfil traçado, com grupos menores, a fim de trazer mais dados para a análise. Os dados serão analisados a partir dos estudos de Pierre Bourdieu..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Adriane Knoblauch - Coordenador / Giselly Cristini Mondardo - Integrante / Fernanda Martins Pereira - Integrante / Julyane Januário Antunes - Integrante / Patricia Maria Siqueira de Oliveira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2
2009 - 2011
Ensino Fundamental de 9 anos e cultura escolar: alterações e permanências
Descrição: O projeto pretende analisar a implantação do ensino fundamental de 9 anos em escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, buscando identificar alterações e permanências no que se refere à organização da escola e às práticas desenvolvidas por professoras do 1 ano do enisno fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Adriane Knoblauch - Coordenador / Ana Lúcia Zimmerman Felchner - Integrante / Nilce Mara A. Garcia de Lima Dias - Integrante / Andrea Macedônio de Carvalho - Integrante / Flavia Bassani - Integrante.Número de orientações: 4
2008 - 2010
Perfil do gosto cultural de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Curitiba.
Descrição: O projeto busca identificar o perfil do gosto e do consumo cultural de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas municipais de Curitiba, tendo em vista que o consumo de bens culturais exprime traços distintivos de uma fração de classe ou grupo social. Objetiva contribuir com os estudos sobre o professorado numa perspectiva sociológica, com base nos estudos de Bourdieu..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Adriane Knoblauch - Coordenador / Ana Lúcia Zimmerman Felchner - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Paraná - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2004 - 2008
Aprendendo a ser professora: um estudo sobre a socialização profissional de professoras iniciantes no município de Curitiba
Descrição: O projeto pretende investigar o processo de socialização profissional de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em início de carreira. Tal processo é entendido aqui como a incorporação de aspectos da Cultura da Escola, sob a forma de habitus, tal como descrito por Pierre Bourdieu..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2011 - Atual
PIBID - Pedagogia 2011
Descrição: O foco do projeto é alfabetização e consolidação da leitura e escrita, numa perspectiva interacionista de linguagem. Prevê, por um lado, o reconhecimento e a problematização de práticas cristalizadas na cultura escolar e que se mostram inadequadas ao trabalho significativo de leitura e escrita; por outro lado, a construção de novas práticas em parceria com as escolas. Ocorre em duas escolas municipais de Curitiba.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Adriane Knoblauch - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Patronesse, Alunos do curso de Pedagogia - UFPR.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KNOBLAUCH, A.2018KNOBLAUCH, A.; PENNA, M. G. O. ; Mondardo, G. C. . ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UNIFESP E DA UFPR: PERFIL SOCIOCULTURAL E FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB), v. 13, p. 102-124, 2018.

2.
KNOBLAUCH, A.2017KNOBLAUCH, A.; Mondardo, G. C. ; CAPONI, L. A. M. . Algumas considerações sobre formação de professores e o habitus docente. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL (PUCPR. IMPRESSO), v. 17, p. 1335-1351, 2017.

3.
KNOBLAUCH, A.2017KNOBLAUCH, A.. RELIGIÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E SOCIALIZAÇÃO DE GÊNERO. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 43, p. 899-914, 2017.

4.
KNOBLAUCH, ADRIANE2016KNOBLAUCH, ADRIANE. ENTRE FALTAS E ESTRELAS: CONTROLE E DISCIPLINA NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS. Perspectiva, v. 34, p. 654-670, 2016.

5.
KNOBLAUCH, A.2016KNOBLAUCH, A.; PENNA, M. G. O. . Socialização familiar e formação de professoras: o gênero em questão. Educação (PUCRS. Impresso), v. 39, p. 86-95, 2016.

6.
KNOBLAUCH, A.2015KNOBLAUCH, A.. Formação docente e religião. Ciências da Religião (Mackenzie. Online), v. 13, p. 65-89, 2015.

7.
KNOBLAUCH, ADRIANE2013KNOBLAUCH, ADRIANE; DE SOUZA MORO, CATARINA . Estágio em educação infantil: formação compartilhada entre estagiários e professores em serviço?. Percursos (Florianópolis. Online), v. 14, p. 87-107, 2013.

8.
KNOBLAUCH, A.;KNOBLAUCH, ADRIANE2012KNOBLAUCH, A.; RATTO, A. L. S. ; OLIVEIRA, L. P. A. ; FERREIRA, V. M. R. . Levantamento de pesquisas sobre cultura escolar no Brasil. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 38, p. 557-574, 2012.

9.
KNOBLAUCH, A.;KNOBLAUCH, ADRIANE2012KNOBLAUCH, A.; TORALES, M. A. . Pesquisas sobre identidade e socialização docente: ação e formação nas imbricações biográficas dos professores. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 12, p. 843-862, 2012.

10.
KNOBLAUCH, A.;KNOBLAUCH, ADRIANE2007KNOBLAUCH, A.; PENNA, M. G. O. . A obra de Pierre Bourdieu em teses e dissertações da Pós-Graduação brasileira: um mapeamento. Revista de Educação (Campinas), v. 1, p. 29-38, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
KNOBLAUCH, A.. A infância aos olhos da criança: escrevendo sobre si e o mundo. 1. ed. Curitiba: UFPR: Setor de Educação, 2012. v. 1. 88p .

2.
KNOBLAUCH, A.. Ciclos de Aprendizagem e Avaliação de alunos: o que a prática escolar nos revela. 1. ed. Araraquara: JM Editora, 2004. v. 01. 178p .

Capítulos de livros publicados
1.
KNOBLAUCH, A.. Intercâmbios e hibridismos entre formação docente e religião. In: Maria da Graça Jacintho Setton. (Org.). Sociologia da socialização: novos aportes teóricos. 1ed.São Paulo: FEUSP, 2018, v. 1, p. 210-232.

2.
MEDEIROS, C. C. C. ; KNOBLAUCH, A. . Articulando Bourdieu às pesquisas sobre Educação: quando o "lector" se transforma em "auctor". In: Regina C. de C. Hagemeyer; Ricardo A. Sá; Cleusa V. Gabardo. (Org.). Diálogos epistemológicos e culturais. 1ed.Curitiba: W. A. Editores, 2016, v. 1, p. 63-81.

3.
Mondardo, G. C. ; KNOBLAUCH, A. . PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL. In: Marielda Ferreira Pryjma; Oséias Santos de Oliveira. (Org.). O desenvolvimento profissional docente em discussão. 1ed.Curitiba: UTFPR Editora, 2016, v. 01, p. 227-242.

4.
KNOBLAUCH, A.. Estudo comparado sobre o perfil socioeconômico dos estudantes de Pedagogia da UNIFESP e da UFPR: desafios para o desenvolvimento profissional docente. In: Isabel Maria Sabino de Farias; Maria Socorro Lucena Lima; Maria Marina Dias Cavalcanti; José Albio Moreira de Sales. (Org.). Didática e prática de ensino na relação com a formação de professores. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2015, v. 2, p. 03035-03046.

5.
KNOBLAUCH, A.. Relação entre religião, gosto por criança e mudança social: a escolha por Pedagogia. In: Benedita Portugal e Melo; Ana Matias Diogo; Manuela Ferreira; João Teixeira Lopes; Elias Evangelista Gomes.. (Org.). Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal. 1ed.Porto: Universidade do Porto/Faculdade de Letras, 2014, v. , p. 69-92.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KNOBLAUCH, A.. Religião e laicidade: desafios para a formação docente. In: XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2015, Curitiba. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Curitiba: PUCPRess, 2015. v. 1. p. 2159-2171.

2.
KNOBLAUCH, A.. Religião e formação docente: desafios para uma educação mais tolerante. In: 37 RA da ANPED, 2015, Florianópolis. Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. Florianópolis, 2015. p. 1-17.

3.
Mondardo, G. C. ; KNOBLAUCH, A. . Processos de socialização na formação inicial. In: II Simpósio Internacional sobre desenvolvimento profissional docente, 2015, Curitiba. Rede de Aprendizagem em foco. Curitiba, 2015. v. 1. p. 1-16.

4.
CAPONI, L. A. M. ; KNOBLAUCH, A. . O trabalho com a linguagem escrita na Educação Infantil: uma escolha ou disposições de um habitus?. In: II Simpósio Internacional sobre desenvolvimento profissional docente, 2015, CURITIBA. Rede de Aprendizagem em foco. CURITIBA, 2015. p. 1-16.

5.
KNOBLAUCH, A.. RELAÇÕES ENTRE RELIGIÃO, GOSTO POR CRIANÇA E MUDANÇA SOCIAL: A ESCOLHA POR PEDAGOGIA. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação, 2014, Porto. Entre crise e euforia: práticas e pólíticas educativsa no Brasil e em Portugal, 2014. v. 1. p. 230-244.

6.
KNOBLAUCH, A.. Entre faltas e estrelas: controle e disciplina do processo de socialização profissional de professoras. In: 36ª Reunião Nacional da ANPEd, 2013, Goiania. Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: desafios para as políticas educacionais, 2013.

7.
KNOBLAUCH, A.; Mondardo, G. C. ; PEREIRA, F. M. . Perfil dos alunos de pedagogia - UFPR: Desafios para a compreensão do aprendizado da docência. In: XI Congresso Nacional de Educação - Educere, 2013, Curitiba. Formação docente e sustentabilidade: um olhar transdiciplinar, 2013.

8.
KNOBLAUCH, A.; CORREA, A. ; NADALIN, P. T. R. ; PUDELCO, M. C. N. . A infância aos olhos da criança: a produção de um livro como parceria entre alunos, professoras e PIBID Pedagogia. In: XI Congresso Nacional de Educação - Educere, 2013, Curitiba. Formação docente e sustentabilidade: um olhar transdiciplinar, 2013.

9.
KNOBLAUCH, A.. PIBID Pedagogia UFPR: a prática e a produção das crianças como balizadoras no processo de construção do conhecimento de futuras professoras.. In: III Congreso Internacional sobre Profesorado Iniciante e Insercion Profesional a la Docencia, 2012, Santiago de Chile. III Congreso Internacional sobre Profesorado Iniciante e Insercion Profesional a la Docencia - Anais, 2012.

10.
KNOBLAUCH, A.; FERREIRA, V. M. R. ; OLIVEIRA, L. P. A. ; RATTO, A. L. S. . Ensino Fundamental e cultura escolar: mapeamento da produção discente nos programas de pós-graduação brasileiros. In: 34 Reunião Anual da ANPED, 2011, Natal. Educação e Justiça Social - Anais 34 RA da ANPED, 2011. p. 1-18.

11.
KNOBLAUCH, A.. Socialização de professoras em início de carreira e a incorporação de aspectos da cultura escolar. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE, 2010.

12.
KNOBLAUCH, A.; Felchner, A. L. Z. . Práticas de leitura e preferências das professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. In: 17 Congresso de Leitura do Brasil (COLE), 2009, Campinas. Congresso de Leitura do Brasil - anais do 17 COLE, 2009.

13.
KNOBLAUCH, A.. Flexibilização do tempo escolar e alfabetização: desafios a uma educação de qualidade. In: XIII ENDIPE: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006, Recife. XII ENDIPE, 2006. v. 1. p. 1-14.

14.
KNOBLAUCH, A.; PENNA, M. G. O. . Formação de professores em resumos de teses e dissertações e o acúmulo de conhecimento. In: 28º Reunião anual da ANPED, 2005, Caxambu. 40 anos da Pós-Graduação em educação no Brasil, 2005.

15.
KNOBLAUCH, A.. Algumas tendências de pesquis sobre formação docente e o aprendizado da profissão. In: Congresso Internacional Educação e Trabalho, 2005, Aveiro. Representações sociais, competências e trajectórias profissionais, 2005.

16.
KNOBLAUCH, A.. A perpectiva das professoras face aos Ciclos de Aprendizagem: um movimento de reações na cultura da escola. In: XII ENDIPE, 2004, Curitiba. XII ENDIPE: Conhecimento local e conhecimento universal, 2004.

17.
KNOBLAUCH, A.. Ciclos de Aprendizagem e Avaliação de Alunos: novas práticas de registro, velhas intenções.. In: 26 Reunião Anual da Anped, 2003, Poços de Caldas. Novo governo, novas políticas: o papel histórico da Anped na produção de políticas educacionais, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
KNOBLAUCH, A.. Formação docente ampliada: articulação entre disposições instaladas no habitus e formação inicial. In: I Simpósio Internacional Sobre Desenvolvimento Profissional Docente: a aprendizagem docente em foco., 2013, Curitiba. I Simpósio Internacional sobre desenvolvimento profissional docente-anais. curitiba: Editora UTFPR, 2013. v. 1.

2.
KNOBLAUCH, A.. Formação docente ampliada: articulando entre disposições instaladas no habitus e formação inicial. In: I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente, 2013, Curitiba. A aprendizagem docente em foco, 2013.

3.
LUCAS, M. A. O. F. ; WINKELER, M. S. B. ; KNOBLAUCH, A. . PIBID Pedagogia: uma nova experiência de formação docente e inserção profissional. In: III Congreso Internacional sobre Profesorado Iniciante e Insercion Profesional a la Docencia, 2012, Santiago de Chile. III Congreso Internacional sobre Profesorado Iniciante e Insercion Profesional a la Docencia - Anais, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KNOBLAUCH, A.. Religião e laicidade: desafios para a formação docente. In: XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2015, CURITIBA. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. CURITIBA: PUCPRess, 2015. v. 1. p. 2159-2159.

2.
KNOBLAUCH, A.. Religião e formação docente: desafios para uma educação mais tolerante. In: 37 RA da ANPED, 2015, Florianópolis. Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. Florianópolis, 2015. v. 1. p. 214-214.

3.
Mondardo, G. C. ; KNOBLAUCH, A. . Processos de socialização na formação inicial. In: II Simpósio Internacional sobre desenvolvimento profissional docente, 2015, Curitiba. Rede de Aprendizagem em foco. CURITIBA, 2015. v. 1. p. 1-1.

4.
CAPONI, L. A. M. ; KNOBLAUCH, A. . O trabalho com a linguagem escrita na Educação Infantil: uma escolha ou disposições de um habitus?. In: II Simpósio Internacional dobre desenvolvimento profissional docente, 2015, Curitiba. Rede de Aprendizagem em foco. Curitiba, 2015. p. 1-1.

5.
KNOBLAUCH, A.. A ética do desvelo e o trabalho docente no início da carreira: pistas sobre o processo de socialização profissional. In: VII Encontro Brasileiro Rede Estrado, 2013, Vitória. Trabalho docente e políticas de resopnsabilização, 2013.

6.
KNOBLAUCH, A.. Entre faltas e estrelas: controle e disciplina do processo de socialização profissional de professoras. In: 36ª Reunião Nacional da ANPEd, 2013, Goiania. Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: desafios para as políticas educacionais, 2013.

7.
KNOBLAUCH, A.; Mondardo, G. C. ; PEREIRA, F. M. . Perfil dos alunos de pedagogia - UFPR: Desafios para a compreensão do aprendizado da docência. In: XI Congresso Nacional de Educação - Educere, 2013, Curitiba. Formação docente e sustentabilidade: um olhar transdiciplinar, 2013.

8.
KNOBLAUCH, A.; CORREA, A. ; NADALIN, P. T. R. ; PUDELCO, M. C. N. . A infância aos olhos da criança: a produção de um livro como parceria entre alunos, professoras e PIBID Pedagogia. In: XI Congresso Nacional de Educação - Educere, 2013, Curitiba. Formação docente e sustentabilidade: um olhar transdiciplinar, 2013.

9.
KNOBLAUCH, A.; FERREIRA, V. M. R. ; OLIVEIRA, L. P. A. ; RATTO, A. L. S. . Ensino Fundamental e cultura escolar: mapeamento da produção discente nos programas de pós-graduação brasileiros. In: 34 Reunião Anual da ANPED, 2011, Natal. Educação e Justiça Social - Resumos, 2011. v. 1. p. 01-400.

10.
KNOBLAUCH, A.; SAMBUGARI, M. R. N. ; PENNA, M. G. O. . Aspectos da socialização em diferentes momentos da carreira docente. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE, 2010.

11.
KNOBLAUCH, A.; Felchner, A. L. Z. . Práticas de leitura e preferências das professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. In: 17 Congresso de Leitura do Brasil (COLE), 2009, Campinas. 17 Cole - caderno de resumos, 2009.

12.
KNOBLAUCH, A.; PENNA, M. G. O. . A utilização da teoria de Pierre Bourdieu em teses e disssertações brasileiras: algumas tendências. In: VIII encontro de pesquisa em educação da região sudeste, 2007, Vitória. Desafios da educação básica: a pesquisa em educação, 2007. v. 1. p. 188-188.

13.
KNOBLAUCH, A.. Muita espera e pouca intervenção: análise do currículo em ação em salas de aula. In: VII Colóquio sobre questões curriculares/III colóquio luso-brasileiro, 2006, Braga. Globalização e (des) igualdades: os desafios curriculares - livro de resumos. Braga: CIED/ Universidade do Minho, 2006. v. 1. p. 163-163.

14.
KNOBLAUCH, A.. Flexibilização do tempo escolar e alfabetização: desafios a uma educação de qualidade. In: XIII ENDIPE, 2006, Recife. XIII ENDIPE: ANAIS/RESUMOS, 2006. v. 1.

15.
KNOBLAUCH, A.. Algumas tendências de pesquisa sobre formação docente e o aprendizado da profissão. In: Congresso Internacional Educação e Trabalho - Representações Sociais, Competências e Trajectórias, 2005, Aveiro. Congresso Internacional Educação e Trabalho: Representações sociais, Competências e Trajectórias profissionais: Resumos das comunicações. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2005. v. 1. p. 39-39.

16.
KNOBLAUCH, A.. A incorporação do habitus e a dimensão cultural da formação de professores. In: VIII Congresso estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2005, Águas de Lindóia. VIII congresso estadual paulista sobre formação de educadores: Modos de ser educador - artes e técnicas, ciências e políticas. São Paulo: Pró-Reitoria de Graduação da UNESP, 2005. v. 1. p. 01-287.

17.
KNOBLAUCH, A.; PENNA, M. G. O. . Formação de professores em resumos de tees e dissertações e o acúmulo de conhecimento. In: 28º reunião anual da ANPED, 2005, Caxambu. 40 anos da pós-graduação em educação no Brasil. Petrópolis: Editora Vozes, 2005. v. 1. p. 01-528.

18.
KNOBLAUCH, A.. A proposta de Ciclos de Aprendizagem no município de Curitiba e as reaçoes dos sujeitos no cotidiano escolar. In: Conferencia Internacional de Sociología de la Educación, 2004, Bueno Aires. La responsabilidad social de la Sociología de la Educación frente a los movimientos sociales emergentes, 2004.

19.
KNOBLAUCH, A.. A perspectiva das professoras face aos Ciclos de Aprendizagem: um movimento de reações na cultura da escola. In: XII Endipe, 2004, Curitiba. XII Endipe: Conhecimento local e Conhecimento universal, 2004.

20.
KNOBLAUCH, A.. Ciclos de Aprendizagem e avaliação de alunos: novas práticas de registro, velhas intenções. In: 26 Reunião Anual da Anped, 2003, Poços de Caldas. Novo Governo: Novas políticas?. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 01-350.

Apresentações de Trabalho
1.
KNOBLAUCH, A.. Socialização profissional para a docência: desafios para a formação inicial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, R. A. M. ; KNOBLAUCH, A. . Abordagens e tendências nos cursos de formação continuada de professores alfabetizadores nos governos Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
KNOBLAUCH, A.. Entre faltas e estrelas: controle e disciplina do processo de socialização profissional de professoras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
KNOBLAUCH, A.; Mondardo, G. C. ; PEREIRA, F. M. . Perfil dos alunos de pedagogia - UFPR: Desafios para a compreensão do aprendizado da docência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
KNOBLAUCH, A.; CORREA, A. ; NADALIN, P. T. R. ; PUDELCO, M. C. N. . A infância aos olhos da criança: a produção de um livro como parceria entre alunos, professoras e PIBID Pedagogia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
KNOBLAUCH, A.. A leitura no processo de alfabetização e letramento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LUCAS, M. A. O. F. ; WINKELER, M. S. B. ; KNOBLAUCH, A. . PIBID Pedagogia: uma nova experiência de formação docente e inserção profissional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
KNOBLAUCH, A.. PIBID-PEDAGOGIA E A CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
KNOBLAUCH, A.; FERREIRA, V. M. R. ; OLIVEIRA, L. P. A. ; RATTO, A. L. S. . Ensino Fundamental e cultura escolar: mapeamento da produção discente nos programas de pós-graduação brasileiros. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
KNOBLAUCH, A.; SAMBUGARI, M. R. N. ; PENNA, M. G. O. . Aspectos da socialização em diferentes momentos da carreira docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
KNOBLAUCH, A.. Socialização de professoras em início de carreira e a incorporação de aspectos da cultura escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
KNOBLAUCH, A.. Socialização profissional de professoras iniciantes: algumas considerações sobre o peso da trajetória de vida nesse processo.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
KNOBLAUCH, A.. parecerista ad hoc Revista Olhares. 2014.

2.
KNOBLAUCH, A.. parecerista ad hoc Educação e Pesquisa. 2013.

3.
KNOBLAUCH, A.. Parecerista ad hoc XVI ENDIPE. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
KNOBLAUCH, A.; WINKELER, M. S. B. ; BRANCO, V. . Estímulos à leitura variam para crianças de zero a nove anos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
KNOBLAUCH, A.. Cinco passos para achar a escola ideal. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
KNOBLAUCH, A.. Os pais vão à escola. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
KNOBLAUCH, A.. Rir para aprender. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
KNOBLAUCH, A.. A escola como objeto de estudo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
KASPER, K.; KNOBLAUCH, A.; DIAS, L. R.. Participação em banca de Maritana Drescher da Cruz. Entre terreiro e escola: processos de formação de jovens candomblecistas. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Teoria e Prática de Ensino) - Universidade Federal do Paraná.

2.
MEDEIROS, C. C. C.; KNOBLAUCH, A.; EYNG, A. M.; SILVA, M. L. S. E. M. E.. Participação em banca de Jaqueline Mass Oliveira. Categorias do juízo professoral em conselhos de classe: entre interpretações, julgamentos e interpretações. 2017 - Universidade Federal do Paraná.

3.
PENNA, M. G. O.; KNOBLAUCH, A.; FERNANDES, M. J. S.. Participação em banca de Vanessa Filgueira Santos. Condições de trabalho docente no Ensino Fundamental II na rede estadual paulista e representações de professores sobre autonomia. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

4.
MEDEIROS, C. C. C.; KNOBLAUCH, ADRIANE; CAPRARO, A. M.; PICH, S.. Participação em banca de Mariana Purcote Fontoura. Trajetória de vida de uma professora e as relações com a construção de práticas pedagógicas inovadoras na Educação Física escolar. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

5.
MEDEIROS, C. C. C.; KNOBLAUCH, A.; GODOY, L.; ALMEIDA, A. C. S.. Participação em banca de Daniele Andrea Janowski. As práticas de cultura corporal na escola: entre os significados e a obtenção do capital corporal na disciplina de Educação Física. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

6.
GONCALVES, J. C.; KNOBLAUCH, A.; FANINI, A. M. R.. Participação em banca de Herica da Silva Gerônymo. O teatro invade a escola. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

7.
KNOBLAUCH, A.; MARTINS, P. L. O.; MEDEIROS, C. C. C.. Participação em banca de Luciane Aparecida Moraes Capponi. A relação entre as disposições presentes no habitus e as escolhas didático-metodológicas de professoras da Educação Infantil para o ensino da linguagem escrita. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

8.
KNOBLAUCH, A.; MEDEIROS, C. C. C.; WINKELER, M. S. B.. Participação em banca de Regiane Aparecida Maciel dos Santos. Profissionalização da professora alfabetizadora na interface com a socialização profissional: o programa Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

9.
KNOBLAUCH, A.; GARCIA, T. M. F. B.; PENNA, M. G. O.; DANIEL, L. S.. Participação em banca de Giselly Cristini Mondardo. Relações entre disposições do habitus de origem e formação inicial no curso de Pedagogia. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

10.
KNOBLAUCH, A.; MEDEIROS, C. C. C.; GARCIA, T. M. F. B.; ROMANOWSKI, J. P.. Participação em banca de Caren Regina Adur de Souza. O formador de professores da educação infantil: a atuação profissional a partir do habitus e da experiência docente.. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

11.
PENNA, M. G. O.; KNOBLAUCH, A.; MINHOTO, M. A. P.. Participação em banca de Jackeline Kyoko Yada. Escolha profissional do curso de Pedagogia: estudo com alunos de uma universidade pública. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
TORALES, M. A.; KNOBLAUCH, A.; FERREIRA, V. M. R.; BRANCO, V.; MOLL, J.. Participação em banca de Marcia Baiersdorf. Notas para uma educação integral: participações das "crianças da Capoeira" na construção da experiência de mais tempo da escola em que estudam. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

2.
GUIMARAES, S. R. K.; MOTA, M. M. P. E.; PAULA, F. V.; KNOBLAUCH, A.; BRANCO, V.. Participação em banca de Viviane do Rocio Barbosa. O papel da consciência morfológica no aperfeiçoamento da linguagem escrita.. 2013. Tese (Doutorado em PPGE/UFPR) - Universidade Federal do Paraná.

3.
GUARNIERI, M. R.; KNOBLAUCH, A.; CAPELLINI, V. L. M. F.; MARIN, Alda Junqueira; SIGOLO, S. R. R. L.. Participação em banca de Maria Angelica Savian Yacovenco. Recuperação escolar: um trabalho efetivo com alunos em defasagem de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2011. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
MARIN, Alda Junqueira; GIOVANNI, Luciana Maria; BUENO, José Geraldo Silveira; PENNA, M. G. O.; KNOBLAUCH, A.. Participação em banca de Marcia Regina do Nascimento Sambugari. Socialização de futuros professores em situações de estágio curricular. 2010. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
TORALES, M. A.; KNOBLAUCH, A.; FERREIRA, V. M. R.; MOLL, J.; PORTILHO, E. L.. Participação em banca de Marcia Baiersdorf. Notas para uma Educação Integral: o que os alunos disseram para a escola Capoeira dos Dinos em Piraquara. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

2.
MARIN, Alda Junqueira; PENNA, M. G. O.; KNOBLAUCH, A.. Participação em banca de Marcia Regina do Nascimento Sambugari. Socialização de futuros professores em situações de estágio curricular. 2008.

Qualificações de Mestrado
1.
SETTON, M. G. J.; CORREA, D. S.; KNOBLAUCH, A.. Participação em banca de Gabriela Abuhab Valente. As práticas docentes e a questão religiosa. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de São Paulo.

2.
KNOBLAUCH, A.; VIANNA, C. R.; BELLO, I. M.. Participação em banca de Marlene de Fátima Gonçalves. Articulando teoria e prática:uma análise sobre a formação e a prática de professores alfabetizadores no contexto do PNAIC. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

3.
KASPER, K.; KNOBLAUCH, A.; DIAS, L. R.. Participação em banca de Maritana Drescher da Cruz. Entre escola e terreiro: processos de formação de jovens candomblecistas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Teoria e Prática de Ensino) - Universidade Federal do Paraná.

4.
PENNA, M. G. O.; KNOBLAUCH, A.; FERNANDES, M. J. S.. Participação em banca de Vanessa Filgueira Santos. Docência: processo de trabalho coletivo e representações de professores sobre autonomia.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

5.
MEDEIROS, C. C. C.; KNOBLAUCH, ADRIANE; DALBEN, A. I. L. F.. Participação em banca de Jaqueline Maas Oliveira. Categorias do juízo professoral em conselhos de classe de turmas do sexto ano de um colégio público estadual do Paraná: entre interpretações e julgamentos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

6.
KNOBLAUCH, A.; PENNA, M. G. O.; MINHOTO, M. A. P.. Participação em banca de Jackeline Kyoko Yada. Escolha profissional do curso de pedagogia: estudo com alunos de uma universidade pública. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

7.
MEDEIROS, C. C. C.; KNOBLAUCH, A.; PICH, S.; CAPRARO, A. M.. Participação em banca de Mariana Purcote Fontoura. A inovação na Educação Física escolar: uma leitura a partir do habitus professoral e da trajetória de vida. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

8.
GONCALVES, J. C.; KNOBLAUCH, A.; FANINI, A. M. R.. Participação em banca de Herica da Silva Gerônimo. O teatro invade a escola. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

9.
MEDEIROS, C. C. C.; KNOBLAUCH, A.; GODOY, L.. Participação em banca de Daniele Andrea Janowski. As práticas de cultura corporal na escola: a ocorrência de indicadores de capital corporal nos conteúdos transmitidos na disciplina de Educação Física. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

10.
KNOBLAUCH, A.; PENNA, M. G. O.; DANIEL, L. S.. Participação em banca de Giselly Cristini Mondardo. Aprender a ser professora: relações entre disposições de habitus e formação inicial. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

11.
KNOBLAUCH, A.; MARTINS, P. L. O.; MEDEIROS, C. C. C.. Participação em banca de Luciane Aparecida Moraes Capponi. As disposições presentes no habitus e as escolhas didático-metodológicas de professoras da Educação Infantil para o ensino da linguagem escrita. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

12.
KNOBLAUCH, A.; MEDEIROS, C. C. C.; WINKELER, M. S. B.. Participação em banca de Regiane Aparecida Maciel dos Santos. Profissionalização da professora alfabetizadora na interface com a socialização profissional: o programa Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

13.
KNOBLAUCH, A.; MEDEIROS, C. C. C.; WINKELER, M. S. B.. Participação em banca de Regiane Aparecida Maciel dos Santos. Profissionalização da professora alfabetizadora na interface com a socialização profissional: o programa Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
KNOBLAUCH, A.; FERREIRA, V. M. R.. Participação em banca de Solange Pacheco. Centros de Educação Integral de Curitiba segundo propostas de documentos oficiais e atores escolares: práticas em disputa.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico) - Universidade Federal do Paraná.

2.
Dalla_bonna, E. M.; KNOBLAUCH, A.. Participação em banca de Michele Figueiredo Vargas. A formação do leitor literário nsa séries iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de caso. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico) - Universidade Federal do Paraná.

3.
FERREIRA, V. M. R.; KNOBLAUCH, A.. Participação em banca de Tatiane Cordasco Penkal. Adaptação social X Adaptação da aprendizagem: problemas enfrentados por alunos transferidos de ciclo para séries. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico) - Universidade Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RUGGI, L.; KNOBLAUCH, A.. Participação em banca de Larissa Correa e Renata Ramos das Neves.Experiências discentes: uma reflexão sobre o uso do tempo por estudantes de Pedagogia da UFPR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

2.
INVERNIZZI, N.; KNOBLAUCH, A.. Participação em banca de Pamela Fuscolin e Maricel Ferreira.As estudantes trabalhadoras do curso de Pedagogia: expectativas e desafios. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

3.
FERREIRA, V. M. R.; KNOBLAUCH, A.. Participação em banca de Sabrina Fiorese.Infância, Gênero e Cidade: discussões nos bairros de Curitiba. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

4.
OLIVEIRA, L. P. A.; KNOBLAUCH, A.. Participação em banca de Hiris C. M. de Albuquerque e Malu Aparecida C. Distefano.A organização dos espaços nas instituições de Educação Infantil e suas repercussões sobre a formação estética. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

5.
KNOBLAUCH, A.; FERREIRA, V. M. R.. Participação em banca de Andrieli Motin e Giseli Jordão.Da criança idealizada à criança concreta: concepções de professoras frente à criança e à infância em um centro municipal de Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

6.
KNOBLAUCH, A.; OLIVEIRA, L. P. A.. Participação em banca de Fabiana P. de Souza e Rafaele Chemin.O tempo e a rotina na Educação Infantil: da teoria à voz das professoras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

7.
KNOBLAUCH, A.; CAPONI, L. A. M.. Participação em banca de Aline Gabriele Baur.O lugar da escrita na Educação Infantil: teoria e prática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

8.
KNOBLAUCH, ADRIANE; DANIEL, L. S.. Participação em banca de Fernanda Maravalhas e Juliana Ramos Crepaldi.Alfabetização e letramento no ensino fundamental de 9 anos: percepções a partir do olhar do professor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

9.
KNOBLAUCH, ADRIANE; LIBLIK, A. M. P.. Participação em banca de Amanda Bergmann Basso e Jaqueline Budal Arins.A importância dos contos de fadas na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

10.
KNOBLAUCH, ADRIANE; DANIEL, L. S.. Participação em banca de Daniele Martins e Sara Machna Mendonça de Paula.A concepção de criança e infância na transição da educação infantil para o ensino fundamental: implicações para o processo de alfabetização e letramento no pré-escolar e no 1 ano do ensino fundamental na rede municipal de Almirante Tamandaré-Pr.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

11.
KNOBLAUCH, A.. Participação em banca de Danieli Coelho; Janinha Santana; Lidiane Aoarecida.Música na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade Federal do Paraná.

12.
KNOBLAUCH, A.. Participação em banca de Elza Kekis; Josiane Oliveira; Glorimar Pereira; Maria Silva.A importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil: Análise de documentos e percepções de professores no município de Nova Tebas/PR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade Federal do Paraná.

13.
KNOBLAUCH, A.. Participação em banca de Elza Kekis; Josiane Oliveira; Glorimar Pereira; Maria Silva.A importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil: Análise de documentos e percepções de professores no município de Nova Tebas/PR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade Federal do Paraná.

14.
OLIVEIRA, L. P. A.; KNOBLAUCH, A.. Participação em banca de Letícia de Oliveira.A formação do corpo na educação infantil: uma análise do caderno pedagógico "Rotinas na Ed. Infantil" da rede municipal de ensino de Curitiba. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
TEIXEIRA, C. F.; SCHWENDLER, S.; KNOBLAUCH, A.; SOUZA, V. F. M.; CARDOSO, L. C.. Professor Classe A - Sociologia da Educação. 2015. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Simpósio de pós-doutorado da FEUSP.A INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. 2014. (Simpósio).

2.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente.Formação docente ampliada: articulação entre disposições instaladas no habitus e formação inicial. 2013. (Simpósio).

3.
Perspectivas e políticas da Pós Graduação no Setor de Educaçação. 2013. (Simpósio).

4.
VII Encontro Brasileiro Rede Estrado.A ética do desvelo e o trabalho docente no início da carreira: pistas sobre o processo de socialização profissional. 2013. (Encontro).

5.
I Seminário Estadual PIBID do Paraná.PIBID-PEDAGOGIA E A CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA. 2012. (Seminário).

6.
34 Reunião Anual da ANPEd. Ensino Fundamental e cultura escolar: mapeamento da produção discente nos programas de pós-graduação brasileiros. 2011. (Congresso).

7.
IV Seminário Internacional "A escola como objeto de estudo: escola, desigualdades, diversidades".. 2011. (Seminário).

8.
V Seminário de Teoria e Prática da Ensino.Socialização Profissional de Professoras Iniciantes: algumsa considerações sobre o peso da trajetória de vida nesse processo.. 2008. (Seminário).

9.
XXI Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão e IV Semana de Pedagogia.O papel formativo do estágio não-obrigatório no curso de pedagogia: um início de conversa.. 2008. (Encontro).

10.
VIII encontro de pesquisa em educação da região sudeste"desafios da educação básica: a pesquisa em educação.A utilização da teoria de Pierre Bourdieu em teses e dissertações brasileiras: algumas tendências.. 2007. (Encontro).

11.
Globalização e (Des)igualdades: os desafios curriculares.VII Colóquio sobre questões curriculares, III Colóquio Luso-brasileiro sobre questões curriculares. 2006. (Outra).

12.
Seminário História, Infância e Relações Sociais. 2006. (Seminário).

13.
XIII ENDIPE: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Flexibilização do tempo escolar e alfabetização: desafios a uma educação de qualidade. 2006. (Encontro).

14.
40 anos da pós-graduação em educação no Brasil.28º Reunião anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação. 2005. (Outra).

15.
Congresso Internacional Educação e Trabalho. Congresso Internacional Educação e Trabalho: Representações Sociais, Competências e Trajectórias Profissionais. 2005. (Congresso).

16.
Educação: Direito ou serviço?.VII encontro de pesquisa em educação no Brasil/região Sudeste. 2005. (Encontro).

17.
Modos de ser educador: artes e técnicas, ciências e políticas.. VIII Congresso estadual paulista sobre formação de educadores. 2005. (Congresso).

18.
Educación, Globalización, Resistencias y Tecnologias..Conferencia Internacional de Sociología de la Educación. 2004. (Outra).

19.
XII ENDIPE.XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2004. (Encontro).

20.
26 Reunião Anual da Anped.26 Reunião Anual da Anped. 2003. (Outra).

21.
23 Reunião Anual da Anped.23 Reunião Anual da Anped. 2000. (Outra).

22.
II Seminário de Pesquisadores em Educação da Região Sul - Anped.II Seminário de Pesquisadores em Educação da Região Sul - Anped. 1999. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RUGGI, L. ; KASPER, K. ; KNOBLAUCH, A. . XXIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão e VI Semana da Pedagogia 2011. 2011. (Outro).

2.
KNOBLAUCH, A.. Ciclo de Palestras - Educação: diferentes perspectivas. 2011. (Outro).

3.
KNOBLAUCH, A.. V Seminário de Teoria e P´ratica de Ensino. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
CAMILA BOURGUIGNON DE LIMA. Capital cultural de professores de Arte. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Leniara Pellegrinello Camargo. As relações de gênero na educação infantil. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação Teoria e Prática de Ensino) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

3.
Grasiela Pereira da Silva Castilhos. PIBID e a formação continuada. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

4.
Barbara Martins Branco. Perfil dos professores de Guaratuba-PR. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

5.
Marlene de Fátima Gonçalves. O PNAIC e os relatos das alfabetizadoras cursistas. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Patricia M. S. de Oliveira. A vivência religiosa e a vida universitária entre alunos que optaram pela formação para docência: conflitos e discriminações?. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Paraná - Tesouro Nacional. (Orientador).

2.
Fernanda Vivi dos Santos. Vivências religiosas e escolha pela docência por estudantes da Pedagogia e outras licenciaturas. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

3.
Julyane Januario Antunes. Práticas religiosas dentro e fora da UFPR entre estudantes de Pedagogia e outras licenciaturas. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Paraná - Tesouro Nacional. (Orientador).

4.
Patricia Maria Siqueira da Oliveira. Filiações e práticas religiosas entre alunos de Pedagogia e outras licenciaturas. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Regiane Aparecida Maciel dos Santos. Profissionalização da professora alfabetizadora na interface com a socialização profissional: o programa Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. 2016. Dissertação (Mestrado em PPGE/UFPR) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Adriane Knoblauch.

2.
Luciane Aparecida Moras Capponi. A relação entre as disposições presentes no habitus e as escolhas didático-metodológicas de professoras da Educação Infantil para o ensino da linguagem escrita. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Adriane Knoblauch.

3.
Giselly Cristini Mondardo. Relações entre disposições do habitus de origem e formação inicial no curso de Pedagogia. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Adriane Knoblauch.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Luciane Aparecida Moraes Caponi. Educação Infantil: espaço para pensar a escrita. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Adriane Knoblauch.

2.
Juliana Lago. Concepção de alfabetização e letramento e práticas na educação infantil. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Adriane Knoblauch.

3.
Lilian da Luz Carvalho de Mello. Formação continuada na educação infantil em Piraquara: 50% de hora-atividade. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Adriane Knoblauch.

4.
Vanessa Pacheco dos Santos. ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O TRABALHO COM LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Adriane Knoblauch.

5.
Valdinéa Pereira de Souza. Alfabetização e letramento na educação infantil: análise das práticas. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Adriane Knoblauch.

6.
Rosangela Mara Zolkiewycz. A visão de professoras sobre o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Adriane Knoblauch.

7.
Carolina Domingues de Mattos. As ações da escola ciclada frente aos alunos com dificuldades de aprendizagem: a lógica dos grupos de apoio e das equipes multidisciplinares (um caso de consenso comum entre escola e instâncias superiores). 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Adriane Knoblauch.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luci Eriéte Barbosa dos Santos Socoloski. Dificuldades na aprendizagem da escrita e leitura da língua portuguesa em alunos do 6 ano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Adriane Knoblauch.

2.
Camila Madalena Fustinoni de Lima e Cecília Melo de Freitas. O brincar na Educação Infantil: uma análise dos TCCs do curso de Pedagogia na UFPR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Adriane Knoblauch.

3.
Alessandra Fonseca. A brincadeira na Educação Infantil: relatos de uma turma de Maternal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Adriane Knoblauch.

4.
Karine Lowen. O ENSINO RELIGIOSO: DIRETRIZES CURRICULARES E A REALIDADE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CURITIBA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Adriane Knoblauch.

5.
Fabiana Pereira P. de Souza. O tempo e a rotina na Educação Infantil: da teoria à voz das professoras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Adriane Knoblauch.

6.
Rafaele Chemin. O tempo e a rotina na Educação Infantil: da teoria à voz das professoras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Adriane Knoblauch.

7.
Andrieli Mottin. Da criança idealizada à criança concreta: concepções de professoras frente à criança e à infância em um centro municipal de Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Adriane Knoblauch.

8.
Giseli Jordão. Da criança idealizada à criança concreta: concepções de professoras frente à criança e à infância em um centro municipal de Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Adriane Knoblauch.

9.
Aline Gabriele Baur. O lugar da escrita na Educação Infantil: teoria e prática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Adriane Knoblauch.

10.
Giselly Cristini Mondardo. Formação inicial e disposições para a docência. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Adriane Knoblauch.

11.
Marilize Cristiane Nogas Pudelco; Priscilla Kauana da Silva. Isto ou aquilo alfabetização em Curitiba: O que dizem os documentos curriculares (1991 - 2006). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Adriane Knoblauch.

12.
Maria Eduarda Ramos de Azambuja. Reflexões sobre a seleção das práticas de uma professora alfabetizadora na Rede Municipal de ensino de Curitiba. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Adriane Knoblauch.

13.
Elizabete Standler Machado; Silmara Cordeiro; Tatiane de Jes. O olhar da criança sobre a escola e as brincadeiras. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Adriane Knoblauch.

14.
Itamara Peters; Sandra Bianchi, GEHAD ISMAIL HAJAR. Os conceitos de Alfabetização, Letramento e Ludicidade na Diretriz Curricular de Colombo e sua aplicação em uma escola municipal.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Adriane Knoblauch.

15.
Edgard de Assumpção; Rudi Elinton; Walderlei Maures. A utilização da informática no processo de ensino-aprendizagem da linguagem escrita na educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Adriane Knoblauch.

Iniciação científica
1.
Giselly Cristini Mondardo. Perfil ampliado dos estudantes de Pedagogia da UFPR e disposições para a docência. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Adriane Knoblauch.

2.
Fernanda Martins Pereira. A escolha por Pedagogia: complexificando a análise.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Paraná - Tesouro Nacional. Orientador: Adriane Knoblauch.

3.
Flavia Bassani. A criança de 6 anos e o Ensino Fundamental: analisando trajetórias escolares. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Paraná - Tesouro Nacional. Orientador: Adriane Knoblauch.

4.
Andréa Macedônio de Carvalho. A mídia impressa e o Ensino Fundamental de 9 anos. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Adriane Knoblauch.

5.
Clarissa Schroder. A criança de 6 anos e o Ensino Fundamental: analisando a fala dos profissionais da escola. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Adriane Knoblauch.

6.
Ana Lucia Zimmermann Felchner. A cultura escolar na transição do Ensino Fundamental de nove anos: o que mudou na prática de uma professora do 1 ano. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Adriane Knoblauch.

7.
Ana Lúcia Z. Felchner. O gosto como construção social: uma análise das preferências culturais das professoras, à luz dos estudos de Pierre Bourdieu.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Paraná. Orientador: Adriane Knoblauch.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
KNOBLAUCH, A.;KNOBLAUCH, ADRIANE2012KNOBLAUCH, A.; RATTO, A. L. S. ; OLIVEIRA, L. P. A. ; FERREIRA, V. M. R. . Levantamento de pesquisas sobre cultura escolar no Brasil. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 38, p. 557-574, 2012.

2.
KNOBLAUCH, ADRIANE2016KNOBLAUCH, ADRIANE. ENTRE FALTAS E ESTRELAS: CONTROLE E DISCIPLINA NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS. Perspectiva, v. 34, p. 654-670, 2016.

3.
KNOBLAUCH, A.2017KNOBLAUCH, A.. RELIGIÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E SOCIALIZAÇÃO DE GÊNERO. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 43, p. 899-914, 2017.


Livros e capítulos
1.
KNOBLAUCH, A.. A infância aos olhos da criança: escrevendo sobre si e o mundo. 1. ed. Curitiba: UFPR: Setor de Educação, 2012. v. 1. 88p .

1.
KNOBLAUCH, A.. Relação entre religião, gosto por criança e mudança social: a escolha por Pedagogia. In: Benedita Portugal e Melo; Ana Matias Diogo; Manuela Ferreira; João Teixeira Lopes; Elias Evangelista Gomes.. (Org.). Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal. 1ed.Porto: Universidade do Porto/Faculdade de Letras, 2014, v. , p. 69-92.

2.
KNOBLAUCH, A.. Estudo comparado sobre o perfil socioeconômico dos estudantes de Pedagogia da UNIFESP e da UFPR: desafios para o desenvolvimento profissional docente. In: Isabel Maria Sabino de Farias; Maria Socorro Lucena Lima; Maria Marina Dias Cavalcanti; José Albio Moreira de Sales. (Org.). Didática e prática de ensino na relação com a formação de professores. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2015, v. 2, p. 03035-03046.

3.
MEDEIROS, C. C. C. ; KNOBLAUCH, A. . Articulando Bourdieu às pesquisas sobre Educação: quando o "lector" se transforma em "auctor". In: Regina C. de C. Hagemeyer; Ricardo A. Sá; Cleusa V. Gabardo. (Org.). Diálogos epistemológicos e culturais. 1ed.Curitiba: W. A. Editores, 2016, v. 1, p. 63-81.

4.
Mondardo, G. C. ; KNOBLAUCH, A. . PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL. In: Marielda Ferreira Pryjma; Oséias Santos de Oliveira. (Org.). O desenvolvimento profissional docente em discussão. 1ed.Curitiba: UTFPR Editora, 2016, v. 01, p. 227-242.

5.
KNOBLAUCH, A.. Intercâmbios e hibridismos entre formação docente e religião. In: Maria da Graça Jacintho Setton. (Org.). Sociologia da socialização: novos aportes teóricos. 1ed.São Paulo: FEUSP, 2018, v. 1, p. 210-232.


Apresentações de Trabalho
1.
KNOBLAUCH, A.. Socialização profissional para a docência: desafios para a formação inicial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, R. A. M. ; KNOBLAUCH, A. . Abordagens e tendências nos cursos de formação continuada de professores alfabetizadores nos governos Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 16:36:24