Alexandre Tagliari Lazzaretti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1894333931411941
  • Última atualização do currículo em 18/12/2018


Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (1995), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Doutorado em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (2013). Atualmente é professor do ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul) - Campus Passo Fundo. Tem experiência na área de sistemas de informação com ênfase em banco de dados, atuando principalmente nos seguintes temas: XML, Restrições de Integridade, Documentos XML, dados Não-Convencionais, Modelagem e Simulação de Aplicações. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Tagliari Lazzaretti
Nome em citações bibliográficas
LAZZARETTI, A. T.;LAZZARETTI, A.T.;LAZZARETTI, ALEXANDRE TAGLIARI

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense.
Estrada Perimetral Leste, 150
centro
99064440 - Passo Fundo, RS - Brasil
Telefone: (54) 99827251


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Agronomia.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Título: Integração de Banco de Dados e Modelos de Simulação para Estimar o impacto de Mudanças Climáticas no Rendimento e na Severidade da Giberela em Trigo, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: José Maurício Fernandes.
Coorientador: Willigthon Pavan.
2003 - 2005
Mestrado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: XDC: Uma Proposta de Controle de Restrições de Integridade de Domínio em Documentos XML,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Ronaldo dos Santos Mello.
Palavras-chave: Integrity Constraint; XDCL; XML.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Outros Serviços Coletivos, Sociais e Pessoais.
1998 - 1999
Especialização em Especialista em Ciência da Computação.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Título: Modelos de Ciclo de Vida de Software.
Orientador: Jane Costi Colossi.
2016 - 2016
Aperfeiçoamento em Spatial Databases for Design and Implementation for Agriculture.
University of Florida, UF, Estados Unidos.
Título: Application of Spatial Databases For The Design and Implementation of Decision Support Systems for Agricultural Systems. Ano de finalização: 2016.
Orientador: Clyde W. Fraisse.
2009 - 2011
Aperfeiçoamento em Formação Pedagógica. (Carga Horária: 740h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense, IFET, Brasil.
Título: A interdisciplinaridade da área de banco de dados no IFSUL Passo Fundo. Ano de finalização: 2011.
Orientador: Maria Carolina Fortes.
1991 - 1995
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Título: Sistema Atacadista.
Orientador: Marcos José Brusso.




Formação Complementar


2010 - 2010
Seminário Interno de Permanência e Êxito do Aluno. (Carga horária: 12h).
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
2009 - 2009
Fundamentos de Educação à Distância. (Carga horária: 20h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2009 - 2009
Planejamento de curso à distância. (Carga horária: 40h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2007 - 2007
Iniciação a Universidade. (Carga horária: 20h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2006 - 2006
Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Nacional de Pesquisa de Trigo - CNPT, EMBRAPA TRIGO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Autônomo, AUT, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2000
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Autônomo


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense, IFET, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso TSPI, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Curso Superior de Tecnologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal Sul-Riograndense - campus Passo Fundo, .

Linhas de pesquisa
modelagem
banco de dados

Alexandre Tagliari Lazzaretti e Cia Ltda, ATL, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2008
Vínculo: Sócio-Proprietário, Enquadramento Funcional: Analista/Programador, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
modelagem
2.
banco de dados


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Desenvolvimento de uma plataforma de identificação de afídeos coletados de armadilhas
Descrição: Alguns tipos de insetos, como por exemplo os afídeos, atacam culturas agrícolas e causam danos de forma direta, pois consomem a seiva das plantas deixando as mesmas debilitadas. Também, esses insetos podem causar danos de forma indireta, através da transmissão de doenças que causam prejuízo para as plantas. O monitoramento das populações de insetos é um importante fator para o controle dos possíveis danos. Uma das maneiras de realizar esse monitoramento é através do uso de armadilhas. A contagem e a classificação desses insetos são fundamentais para mensurar e predizer riscos às lavouras, e servir de base para a aplicação ou não de químicos. Tradicionalmente, o processo de contagem é realizado de forma manual, e depende de microscópios e visão apurada do especialista, em tarefa demorada e suscetível a falhas. A visão computacional é a ciência da que trabalha com o conceito de máquinas que enxergam. Visando automatizar este processo e diminuir a quantidade de erros, este projeto tem por objetivo propor uma metodologia e um software para automatizar a contagem e a classificação de afídeos utilizando métodos de processamento de imagens e visão computacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Alexandre Tagliari Lazzaretti - Coordenador / Roberto Wiest - Integrante / Douglas Lau - Integrante / BAVARESCO, JORGE LUIS BOEIRA - Integrante.
2016 - 2017
TRAPSystem - UMA APLICAÇÃO PARA GERENCIAMENTO DE DADOS COLETADOS A PARTIR DE ARMADILHAS DE INSETOS
Descrição: O crescimento populacional descontrolado de insetos pode causar danos a plantas cultivadas e por consequência prejuizos econômicos, ocasionando a baixa na produção. Muitas espécies de insetos são vetores transmissores de vírus agrícolas. Os insetos caracterizados como afídeos são vetores do vírus Barley yellow dwarf. A doença causada por este vírus compromete significativamente a produção de divesas culturas agrícolas. Para minimizar os danos ocasionados pelo crescimento populacional de insetos existem algumas técnicas de manejo. Dentre elas, o monitoramento do crescimento populacional dos insetos, pois dessa forma torna-se possível estabelecer medidas de controle de forma antecipada. Atualmente, o monitoramento é feito por armadilhas. No Brasil, diversas instituições tem unido esforços no sentido de criar e fomentar uma rede de monitoramento de insetos. No entanto, para o gerenciamento dos dados coletados a partir das armadilhas, a faz-se necessário uma estrutura tecnológica que auxile as instituições na tomada de decisões e no compartilhamento de informações. Neste sentido, o desenvolvimento de aplicações informatizadas que auxiliam na solução de problemas tem ganho notoriedade, pois padronizam os processos e permitem a extração de informações. Portanto, este trabalho tem como objetivo montar uma aplicação web que possa gerenciar os dados obtidos a partir das armadilhas de insetos pertencentes a rede de monitoramento, fornecendo assim, o suporte necessário para a tomada de decisão. Para a realização deste trabalho, será feito um levantamento de requisitos da rede de monitoramento, estudos de tecnologias web de desenvolvimento de software e por fim o desenvolvimento e implantação da aplicação para os membros da rede de monitoramento. Desta forma, espera contribuir para o processo de minimização de dados ocasionados pelos insetos às culturas, auxiliando no processo de tomada de decisão de medidas de controle..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Alexandre Tagliari Lazzaretti - Coordenador / Roberto Wiest - Integrante / Jorge L. B. Bavaresco - Integrante / Fabiano Schaefer - Integrante.
2015 - 2016
Desenvolvimento de Uma Plataforma de Integração do Banco de Dados AgroDB com um Modelo Baseado em Agentes para o Ciclo de Vida de Insetos e Doenças Transmitida

Projeto certificado pela empresa Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em 02/06/2016.
Descrição: Este trabalho apresenta uma proposta de integração de tecnologias voltadas para o setor agrícola. As tecnologias utilizadas são um banco de dados denominado AgroDB e um modelo de simulação de ciclo de vida de insetos e doenças transmitidas baseado em agentes, denominado ABMPraga. O AgroDB é um banco de dados genérico que permite o acoplamento de modelos de simulações de culturas agrícolas, bem como funciona como um repositório de dados necessários para as simulações. O modelo ABMPraga foi desenvolvido utilizando-se a modelagem baseada em agentes e implementado na forma de um framework por meio da linguagem de programação JAVA. A parametrização do framework para uma determinada espécie de inseto se dá utilizando a linguagem XML. A generalidade do modelo advém da possibilidade de utilizá-lo para insetos de diferentes metabolias. Para tanto, a modelagem considerou os diferentes aspectos e especificidades do ciclo de vida dos insetos, como a reprodução, a movimentação, a mortalidade, a alimentação e o desenvolvimento. Através da integração destas duas tecnologias, pretende-se desenvolver uma plataforma que permita a manipulação dos dados de experimentos de campo, realizados com insetos e patógenos transmitidos, e de experimentos simulados pelo modelo ABMPraga. Desta forma, através da exploração de informações, tornar-se-á possível prever o desenvolvimento de epidemias e os danos econômicos ocasionados por doenças transmitidas pelos insetos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Alexandre Tagliari Lazzaretti - Coordenador / Roberto Wiest - Integrante / Jorge L. B. Bavaresco - Integrante / FERNANDES, J.M. - Integrante / Josué Toebe - Integrante / Douglas Lau - Integrante.
2015 - 2016
Integração entre um modelo de simulação baseado em agentes para o ciclo de vida de insetos e um modelo de desenvolvimento de culturas
Descrição: Uma das principais doenças do trigo é causada pelos vírus Barley Yellow Dwarf Virus ? BYDV e Cereal Yellow Dwarf Virus - CYDV. O afídeo Rhopalosiphum padi (Hemiptera: Aphididae), nos últimos anos, tem apresentado elevado crescimento populacional e revela-se como um dos principais vetores desses vírus. Nesse contexto, os modelos de simulação tem auxiliado na análise dos impactos das mudanças na paisagem sobre essas populações e auxiliando na criação de estratégias de proteção de culturas e isto tem se tornado importante na tomada de decisão. Assim, este trabalho apresenta uma proposta de integração entre os modelos de simulação ABISM (Agent Based Insect Simulation Model) e o Simple Crop. O modelo ABISM foi desenvolvido utilizando a modelagem baseada em agentes e implementado na forma de um framework por meio da linguagem de programação JAVA. O modelo SimpleCrop foi desenvolvido na linguagem Fortran e simula o crescimento e desenvolvimento de culturas. Ao integrar esses dois modelos de simulação pretende-se explorar informações, através da execução de dados de experimentos de campo, onde será possível prever o desenvolvimento de epidemias por doenças transmitidas pelos afídeos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Alexandre Tagliari Lazzaretti - Integrante / Roberto Wiest - Coordenador / Jorge L. B. Bavaresco - Integrante.
2015 - Atual
Integração do Banco de Dados AgroDB com um Modelo Baseado em Agentes para o Ciclo de Vida de Insetos e Doenças Transmitidas
Descrição: Insetos podem causar danos às plantas cultivadas. A utilização de modelos de simulação, no sentido de se tentar prever riscos e estimar tendências, tem se tornado um importante aliado para a tomada de decisão. Para a comunidade científica, tais modelos têm auxiliado na organização do conhecimento e em testes de hipóteses. Neste sentido, este trabalho apresenta uma proposta de integração de tecnologias voltadas para o setor agrícola. As tecnologias utilizadas são um banco de dados denominado AgroDB e um modelo de simulação de ciclo de vida de insetos e doenças transmitidas baseado em agentes, denominado ABISM (Agent Based Insect Simulation Model). O AgroDB é um banco de dados genérico que permite o acoplamento de modelos de simulações de culturas agrícolas, bem como funciona como um repositório de dados necessários para as simulações. O modelo ABISM foi desenvolvido utilizando a modelagem baseada em agentes e implementado na forma de um framework por meio da linguagem de programação JAVA. A parametrização do framework para uma determinada espécie de inseto se dá utilizando a linguagem XML. A generalidade do modelo advém da possibilidade de utilizá-lo para insetos de diferentes metabolias. Para tanto, a modelagem considerou os diferentes aspectos e especificidades do ciclo de vida dos insetos, como a reprodução, a movimentação, a mortalidade, a alimentação e o desenvolvimento. Através da integração destas duas tecnologias, pretende-se modelar uma plataforma que permita a manipulação dos dados de experimentos de campo, realizados com insetos e patógenos transmitidos, e de experimentos simulados pelo modelo ABISM. Desta forma, através da exploração de informações, tornar-se-á possível prever o desenvolvimento de epidemias e os danos econômicos ocasionados por doenças transmitidas pelos insetos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Alexandre Tagliari Lazzaretti - Coordenador / Roberto Wiest - Integrante / Jorge L. B. Bavaresco - Integrante / Josué Toebe - Integrante.
2013 - 2014
IMPLEMENTAÇÃO DE UM FRAMEWORK DE INTEGRAÇÃO DE DADOS APLICADO A AGRICULTURA.
Descrição: Atualmente, um dos problemas encontrados quando necessita-se trabalhar com dados oriundos de diferentes fontes, é como importar esses dados e transformá-los em uma forma que possam ser utilizados como entrada em uma determinada aplicação. Esse tipo de problema é encontrado em diversas áreas do conhecimento, ou seja, existem dados de diversas fontes os quais podem ser utilizados por diversos tipos de aplicativos. Geralmente, esses aplicativos possuem um formato de entrada/saída padrão e trabalham com grandes quantidades de dados. Um exemplo de aplicativo inserido no contexto agrícola, são os modelos de simulação do crescimento de culturas, os quais utilizam dados de clima, solo e manejo como entradas, e fornecem diversas variáveis como saída, como por exemplo, rendimento, área foliar entre outras. Com o objetivo de desenvolver um framework que possibilite a integração de dados torna-se necessário identificar qual a melhor tecnologia para tal desenvolvimento, pois existem diversas opções. Portanto, o estudo das tecnologias existentes, e um comparativo entre elas, baseado em critérios, torna-se uma contribuição significante no sentido de desenvolver uma ferramenta para integração de dados. Por fim, esta proposta de projeto tem objetivo de identificar qual a melhor tecnologia para o desenvolvimento de um framework para a integração de dados que sirva de base para trabalhos futuros de desenvolvimento. Para a validação da tecnologia será gerado um protótipo do framework de integração de dados e testado com alguns estudos de caso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Alexandre Tagliari Lazzaretti - Coordenador / Marcelo Gross - Integrante.
2012 - 2013
ESTUDO DE TECNOLOGIAS PARA DESENVOLVIMENTO DE UM FRAMEWORK DE INTEGRAÇÃO DE DADOS.
Descrição: A utilização de dados oriundos de diversas fontes, sobre um determinado domínio de aplicação, cada vez mais tem se tornado fundamental para o processo de aquisição do conhecimento. Em diversos contextos da sociedade humana, existem dados armazenados e disponíveis em diversas formas e formatos. A utilização desses dados é extremamente trabalhosa, pois precisam ser transformados e integrados para poderem ser manipulados. Muitas vezes esses dados necessitam de aplicações específicas para poderem ser utilizados. Nesse sentido, esse projeto tem por objetivo realizar um estudo de tecnologias, mais especificamente, tecnologias de desenvolvimento para construção de frameworks com foco de integração de dados. Ao final, será escolhida a tecnologia que melhor se adapta ao estudo de caso com base nos critérios estabelecidos no estudo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Alexandre Tagliari Lazzaretti - Coordenador / Luana Caroline Basso - Integrante.
2012 - 2013
USO DE TECNOLOGIAS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS NA SAÚDE
Descrição: Atualmente observa-se um grande crescimento no uso de dispositivos móveis pelas pessoas, cada vez mais esses aparelhos trazem benefícios para quem os usa, economizando tempo e trazendo uma maior qualidade de informação. Aliado a evolução e uso dos aparelhos, novos aplicativos tem sido desenvolvidos para proporcionar um maior conforto aos seus usuários e muitas vezes facilitando a sua vida profissional. A área médica, como tantas outras áreas, possui demandas que muitas vezes podem ser facilitadas caso o médico possua as informações necessárias de forma rápida e confiável. Nesse caso, evita-se um desperdício de tempo, que as vezes é um fator limitador de um possível tratamento. Tendo a possibilidade de agregar tecnologias de dispositivos móveis, mais especificamente aplicativos, aplicadas à área médica, muito provavelmente diversos problemas podem ser evitados. Nesse sentido, esse projeto pretende desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis para a área médica, onde o médico possa consultar e atualizar o histórico clínico do paciente de forma remota, proporcionando assim uma agilidade em seus serviços e proporcionando ao paciente um atendimento de forma mais rápida e qualificada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Alexandre Tagliari Lazzaretti - Coordenador.
2012 - 2012
Um Aplicativo Web Genérico para a Integração de Bases de Dados.
Descrição: Desenvolver através de tecnologias pesquisadas um aplicativo genérico de integração de bases de dados com o objetivo de facilitar o processo de análise e armazenamento de dados. Esse aplicativo será testado com bases de dados agrícolas associadas a banco de dados e modelos de simulação do crescimento de culturas. Entretanto, esse aplicativo pode ser utilizado por qualquer domínio de aplicação que necessite integrar e trabalhar com dados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Alexandre Tagliari Lazzaretti - Coordenador / Marina Dezorzi Lopes - Integrante.
2012 - Atual
Giberela e Brusone: Desafios para a produção de trigo
Descrição: A nível mundial, o trigo representa, aproximadamente, 30 % da produção global de grãos, sendo empregado na alimentação humana, na elaboração de produtos não alimentícios e também na alimentação animal, na forma de forragem, de grão ou na composição de ração. O consumo mundial tem apresentado crescimento de 1,16% ao ano, nos últimos dez anos, e, observa-se um descompasso entre produção e consumo, tendo uma média anual de 617,4 milhões de toneladas produzidas e um consumo médio anual de 619,3 milhões de toneladas no período de 2001 a 2010. Por sua vez, a produção de trigo no Brasil coloca a nação em posição de total dependência do produto importado. O consumo atual de trigo no País situa-se ao redor de 10 milhões de toneladas e a produção nacional supre não mais que 60 % desse total. Este déficit entre o grão produzido internamente e a necessidade de consumo implica na necessidade de importação massiva do produto. Assim, o aumento da produção brasileira, seja pela maior produtividade como pela expansão da cultura para novas regiões agrícolas − a exemplo do Cerrado − é fator de soberania nacional, e fundamental para estancar essa gigante evasão de divisas. Todavia, um dos graves obstáculos para o aumento da produção de trigo no Brasil e no mundo, associada a altas produtividades e estabilidade de produção, são fungos hemibiotróficos como o Magnaporthe oryzae Couch, agente causal da brusone e Gibberella zeae Petch (Schwein.), determinante da giberela do trigo. A importância destas duas doenças que atacam a espiga do trigo é inquestionável. A giberela, além do potencial de redução em rendimento de grãos produz micotoxinas, contaminantes que são prejudiciais ao homem e animais domésticos. Por outro lado, a brusone ainda que restrita às lavouras da América do Sul, representa uma ameaça aos países produtores de trigo no mundo pelo potencial de dano e inexistência de cultivares com resistência. Assim, justifica-se que esforços sejam realizados para formar uma eq. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Alexandre Tagliari Lazzaretti - Integrante / José Maurício Cunha Fernades - Coordenador.
2010 - 2011
TECNOLOGIAS DE BANCO DE DADOS ASSOCIADAS AO USO DE PREVISÕES CLIMÁTICAS SAZONAIS E MODELOS DE SIMULAÇÃO PARA A ESCOLHA DE MELHORES PRÁTICAS CULTURAIS PARA O TRIGO
Descrição: Atualmente a tecnologia da informação tem se tornado uma área de suporte para diversas outras áreas do conhecimento. Essa interdisciplinaridade traz uma grande vantagem para os cientistas/profissionais da área da tecnologia, pois podem desenvolver ou aplicar recursos tecnológicos em soluções de problemas práticos. Diante desse contexto, esse projeto de pesquisa possui como principal objetivo utilizar e/ou desenvolver tecnologias que auxiliem o produtor agrícola na busca dos melhores cenários para a cultura do trigo na região sul do Brasil. Assim, o produtor poderia se utilizar de modelos de simulações de culturas para a melhoria de sua tomada de decisão e por consequência maior produtividade e lucro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Alexandre Tagliari Lazzaretti - Coordenador.
2010 - 2010
USO DE MODELOS DE SIMULAÇÃO ASSOCIADO À CENÁRIOS DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS PARA ESTIMAR O IMPACTO DA GIBERELA NO TRIGO NA REGIÃO SUL DO BRASIL
Descrição: Atualmente, um assunto importante que tem chamado atenção dos governantes e da comunidade científica mundial, é o chamado ?efeito estufa?. Ele é ocasionado pelo aumento da temperatura terrestre devido a uma maior concentração de gás carbônico (CO2) na atmosfera. Os efeitos desse aumento da temperatura já estão sendo sentidos nos mais diversos setores, dentre eles, a agricultura. Muitos fatores ligados ao meio agrícola, como incidência de doenças e rendimento da produção, dependem direta, ou indiretamente, das variações climáticas. Baseado nesse contexto o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) projetou alguns cenários, pessimistas e otimistas, relacionados ao aumento da temperatura do globo terrestre. Dessa forma, baseado nesses cenários e em dados de prognósticos e dados observados de clima, seria interessante investigar e dimensionar quais impactos podem ser ocasionados em relação ao rendimento e a intensidade da ocorrência de doenças. Uma maneira de se estimar e investigar possíveis probabilidades, é através do uso de modelos de simulação. Atualmente, existem modelos que simulam o crescimento das culturas. Dentre eles, tem-se o modelo CropSim Wheat, pertencente a suite DSSAT (Decision Support System for Agrotechnology Transfer), o qual simula o crescimento e desenvolvimento da cultura do trigo. Acoplado a esse modelo pode-se usar um módulo de doenças que estima a intensidade da giberela, causada por Gibberella zeae. No Brasil, o trigo é umas das principais culturas e a maior parte do cultivo localiza-se na região Sul, abrangendo os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo usar e avaliar o modelo de simulação CropSim Wheat associado as projeções de cenários de mudanças climáticas e quantificar os impactos desses fatores relacionados ao rendimento e a intensidade da giberela na cultura do trigo para a região sul do Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Alexandre Tagliari Lazzaretti - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - 2018
I Congresso da Tecnologia da Informação do IFSUL Passo Fundo
Descrição: O Congresso de Tecnologia da Informação do IFSul - Passo Fundo busca proporcionar aos estudantes e a comunidade externa um espaço para exercer a atividade científica e tecnológica, uma vez que disponibiliza um espaço de divulgação e discussão de temas relevantes e atuais na área de informática. Tem como aspiração, estimular no cidadão o interesse pela observação, construção do conhecimento, troca de experiências, destacando assim o comprometimento do Instituto Federal Sul-rio-grandense com a comunidade. O evento conta com o apoio de empresas e autoridades da região..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Alexandre Tagliari Lazzaretti - Coordenador.
2015 - 2015
II Simpósio da Tecnologia da Informação do IFSUL Passo Fundo
Descrição: O simpósio de tecnologia da informação do IFSUL do câmpus Passo Fundo busca motivar o estudante para exercer a atividade científica e tecnológica, uma vez que proporciona um espaço de divulgação e discussão de temas relevantes e atuais na área de informática desenvolvidos em sua instituição. É nossa aspiração estimular no estudante o interesse pela observação, construção do conhecimento, troca de experiências, destacando assim o comprometimento do Instituto Federal Sul-rio-grandense com o ensino, pesquisa e a extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Alexandre Tagliari Lazzaretti - Coordenador / Élder F. F. Bernardi - Integrante.
2014 - 2014
I Simpósio de Informática do IFSUL
Descrição: Organização e execução do simpósio.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Alexandre Tagliari Lazzaretti - Coordenador / Roberto Wiest - Integrante.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista Conexões - Ciência e tecnologia
2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Computação Aplicada


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERNANDES, JOSÉ MAURÍCIO CUNHA2017FERNANDES, JOSÉ MAURÍCIO CUNHA ; NICOLAU, MÁRCIO ; PAVAN, WILLINGTHON ; HÖLBIG, CARLOS AMARAL ; KARREI, MAURÍCIO ; DE VARGAS, FELIPE ; BAVARESCO, JORGE LUIS BOEIRA ; LAZZARETTI, ALEXANDRE TAGLIARI ; TSUKAHARA, RODRIGO Y. . A weather-based model for predicting early season inoculum build-up and spike infection by the wheat blast pathogen. Tropical Plant Pathology, v. 42, p. 230-237, 2017.

2.
LAZZARETTI, A.T.2015 LAZZARETTI, A.T.; FERNANDES, J.M. ; PAVAN, W. . Calibração do cropsim-wheat para simulação do desenvolvimento e rendimento de grão de trigo no Sul do Brasil. Agrária (Recife. Online), v. 10, p. 356-364, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
LAZZARETTI, A. T.; CERVI, C. R. ; DORNELES, C. F. ; PAVAN, W. ; LINDEN, M. S. . Criação de uma Biblioteca Digital Multimídia Odontológica. In: Maria Salete Sandini Linden; Melissa Feres Daminan.. (Org.). Criação de uma Biblioteca Digital Multimídia Odontológica. Passo Fundo: UPF Editora, 2007, v. 1, p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LAZZARETTI, A. T.. Uma Ferramenta de Validação e Visualização de Restrições de Integridade. In: I Congresso da Tecnologia da Informação do IFSUL Passo Fundo, 2018, Passo Fundo. I Congresso da Tecnologia da Informação do IFSUL Passo Fundo, 2018.

2.
LAZZARETTI, A. T.. Ferramenta para Identificação e Classificação de Afídeos Utilizando Momentos Invariantes de Hu e Redes Neurais Artificiais. In: II Congresso da Tecnologia da Informação do IFSUL Passo Fundo, 2018, Passo Fundo. I Congresso da Tecnologia da Informação do IFSUL Passo Fundo, 2018.

3.
LAZZARETTI, A.T.; FERNADES, J. M. C. ; PAVAN, W. ; TOEBE, J. ; WIEST, R. . AgroDB ? Integration of Database Management Systems with Crop Models. In: 8th International Congress on Environmental Modelling and Software, 2016, Tolouse. Proceedings of the 8th International Congress on Environmental Modelling and Software, 2016. v. 1. p. 194-201.

4.
PAVAN, W. ; FERNADES, J. M. C. ; LAZZARETTI, A. T. . An integrative modeling framework to evaluate wheat production systems: Fusarium head blight. In: 7th International Congress on Environmental Modelling and Software (iEMSs), 2014, San Diego, EUA. Proceedings of the 7th International Congress on Environmental Modelling and Software (iEMSs), 2014. v. 1.

5.
GOERGEN, J. L. ; LAZZARETTI, A. T. . CSDC - Uma Ferramenta de Conversão de Scripts SQL em Diagrama de Classes. In: I Simpósio da Tecnologia da Informação do IFSUL Passo Fundo, 2014, Passo Fundo. I Simpósio da Tecnologia da Informação do IFSUL Passo Fundo, 2014.

6.
LAZZARETTI, A. T.; ROSSETO, A. ; DANIELLI, S. . WXDC: Uma Ferramenta para Imposição e Validação de Restrições de Integridade baseadas na Linguagem XDCL. In: EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação 2013, 2013, Frederico Westphalen. WXDC: Uma Ferramenta para Imposição e Validação de Restrições de Integridade baseadas na Linguagem XDCL, 2013.

7.
LAZZARETTI, A. T.. Uso da Plataforma Galaxy na Execução de Modelos de Simulação. In: SBIAgro 2013, 2013, Cuiabá. Uso da Plataforma Galaxy na Execução de Modelos de Simulação, 2013.

8.
LAZZARETTI, A. T.. Paralelização da Execução do Modelo Matemático CROPSIM para Simulação da Cultura do Trigo em um Grid Oportunista. In: Escola Regional de Alto Desempenho - ERAD 2012, 2012. Paralelização da Execução do Modelo Matemático CROPSIM para Simulação da Cultura do Trigo em um Grid Oportunista, 2012.

9.
LAZZARETTI, A. T.; FERNADES, J. M. C. ; PAVAN, W. . Mineração de Dados Para Inferir Padrões Associados aos Fenômenos: El Niño, La Niña e Anos Neutros. In: Escola Regional de Banco de Dados - ERBD, 2012, Curitiba/PR. VIII Escola Regional de Banco de Dados, 2012.

10.
LAZZARETTI, A. T.. FGIBD - Um Framework Genérico de Integração de Bases de Dados Aplicado à Agricultura. In: III Simpósio de Computação Aplicada, 2011, Passo Fundo. III Simpósio de Computação aplicada, 2011.

11.
FERNADES, J. M. C. ; LAZZARETTI, A. T. . Information architecture for crop growth simulation model applications. In: HAICTA - Hllenic Association of Information and Communication Technology in Agriculture, Food and Environment, 2011, Skiathos. HAICTA 2011 - Hllenic Association of Information and Communication Technology in Agriculture, Food and Environment, 2011. v. I. p. 251-258.

12.
LAZZARETTI, A. T.; FERNADES, J. M. C. ; PAVAN, W. . Web service para disponibilização de dados de estações meteorológicas. In: SBIAGRO 2011 - VIII Congresso Brasileiro de Agroinformática, 2011, Bento Gonçalves. SBIAGRO 2011 - VIII Congresso Brasileiro de Agroinformática, 2011.

13.
LAZZARETTI, A. T.; FERNADES, J. M. C. ; CERVI, C. R. ; PAVAN, W. . Web Service Para Disponibilização de Dados de Estações Meteorológicas. In: SBIAgro 2011, 2011, Bento Gonçalves. VIII Congresso Brasileiro de Agroinformática, 2011.

14.
LAZZARETTI, A. T.. XDCL 1.1: Uma Proposta de Linguagem de Definição de Restrições de Integridade de Domínio em Documentos XML. In: Escola Regional de Banco de Dados - ERBD, 2008, Florianópolis/SC. IV Escola Regional de Banco de Dados, 2008.

15.
LAZZARETTI, A. T.; MELLO, R. S. . A Domain Integrity Constraint Control for XML Documents. In: Simpósio Brasileiro de Bando de Dados, 2005, Uberlândia. 20o Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LAZZARETTI, A.T.. PLATAFORMA INTEGRADA PARA MONITORAMENTO, SIMULAÇÃO E TOMADA DE DECISÃO NO MANEJO DE EPIDEMIAS CAUSADAS POR VÍRUS TRANSMITIDOS POR INSETOS. In: XI Comissão Brasileira de Trigo e Triticale, 2017, Cascavel. XI Comissão Brasileira de Trigo e Triticale, 2017.

2.
BAVARESCO, J. L. B. ; LAZZARETTI, A.T. ; FERNADES, J. M. C. ; PAVAN, W. . A Weather-Based Simulation Model for Wheat Blast Incidence. In: 5th International Symposium on Fusarium Head Blight and the 2nd Internacional Workshop on Wheat Blast, 2016, Florianópolis. Book Of Abstracts, 2016.

3.
LAZZARETTI, A.T.; LAU, D. ; FERNANDES, J.M. ; BAVARESCO, J. L. B. ; WIEST, R. ; SCHAEFER, F. . TrapSystem - Uma Aplicação para Gerenciamento de Dados Coletados a Partir de Armadilhas de Insetos. In: 10a Reunião da Comissão de Trigo e Triticale, 2016, Londrina - PR. 10a Reunião da Comissão de Trigo e Triticale, 2016.

4.
LAZZARETTI, A.T.; FERNANDES, J.M. ; BAVARESCO, J. L. B. ; PAVAN, W. . A WEATHER-BASED DECISION SUPPORT TOOL FOR PREDICTING WHEAT BLAST OUTBREAKS. In: Weather & Climate Decision Tools for Farmers, Ranchers & Land Managers, 2016, Gainesville. Weather & Climate Decision Tools for Farmers, Ranchers & Land Managers, 2016.

5.
GROSS, M. L. ; SOARES, J. E. ; LAZZARETTI, A. T. . Implementação de Uma Ferramenta de Integração de Dados Aplicado a Dados Meteorológicos. In: V Encontro Anual de Tecnologia da Informação, 2014, Frederico Westphalen. EATI - V Encontro Anual de Tecnologia da Informação, 2014.

6.
LAZZARETTI, A. T.; MELLO, R. S. . Restrições de Integridade de Domínio em Documentos XML. In: II Escola Regional de banco de Dados, 2006, Passo Fundo. II Escola Regional de Banco de Dados, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
LAZZARETTI, A. T.. Modelos de Simulação para Estimar Mudanças Climáticas no Rendimento Agrícola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica

Demais tipos de produção técnica
1.
LAZZARETTI, A. T.; PAVAN, W. ; FERNADES, J. M. C. . Book of Abstracts - 5th International Symposium on Fusarium Head Blight and 2nd International Workshop on Wheat Blast. 2016. (Editoração/Livro).

2.
LAZZARETTI, A.T.. Parecerista dos artigos submetidos ao VII Computer on the Beach. 2016. 2016. (Evento Técnico-Científico).

3.
LAZZARETTI, A.T.. Membro do Comitê de artigos Científicos II Simpósio de Informática IFSUL Passo Fundo. 2015. (Simpósio).

4.
LAZZARETTI, A. T.; BAVARESCO, J. L. B. . Conhecendo a Linguagem R. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
LAZZARETTI, A.T.. Membro do Comitê de artigos Científicos I Simpósio de Informática IFSUL Passo Fundo. 2014. (Simpósio).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
LAZZARETTI, A.T.. SYSINF - SISTEMA DE INFORMATIVOS. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017000902-3, data de registro: 01/08/2017, título: "SYSINF - SISTEMA DE INFORMATIVOS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

2.
LAZZARETTI, A.T.. SYSVAC - SISTEMA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017000898-1, data de registro: 01/08/2017, título: "SYSVAC - SISTEMA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

3.
LAZZARETTI, A.T.. SYSADM - SISTEMA ADMINISTRATIVO GERAL. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017000899-0, data de registro: 01/08/2017, título: "SYSADM - SISTEMA ADMINISTRATIVO GERAL" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

4.
LAZZARETTI, A.T.. SYSPR - SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017000904-0, data de registro: 01/08/2017, título: "SYSPR - SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CHITOLINA, P.; FERNADES, J. M. C.; LAZZARETTI, A.T.; HÖLBIG, CARLOS AMARAL; PAVAN, WILLINGTHON. Participação em banca de Pablo Chitolina. Agentes autônomos na simulação da biologia do Aedes Aegypti. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada) - Universidade de Passo Fundo.

2.
PAVAN, W.; FERNADES, J. M. C.; LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Maurício Alex Zientarski Karrei. AgroNet: Uma Plataforma para Gerenciamento de Grandes Volumes de Dados na Agricultura de Precisão. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada) - Universidade de Passo Fundo.

3.
LAZZARETTI, A.T.. Participação em banca de Ronaldo Serpa da Rosa. Plataforma de Aquisição e Disponibilização de Dados Meteorológicos. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada) - Universidade de Passo Fundo.

4.
BORELA, F.; HOLBIG, C. A.; PAVAN, W.; FERNADES, J. M. C.; LAZZARETTI, A.T.. Participação em banca de Felipe Borela. CPTEC TOOLKIT: Um conjunto de ferramentas para acesso e disponibilização de dados climáticos. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada) - Universidade de Passo Fundo.

5.
PAVAN, W.; LAZZARETTI, A. T.; HOLBIG, C. A.. Participação em banca de Vinícius Andrei Cerbaro. Crop Drone: Uma Plataforma Para Coleta, Armazenamento e Disponibilização de Dados Agrícolas. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada) - Universidade de Passo Fundo.

Qualificações de Doutorado
1.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Rudimar Luis Petter. Geoestatística de atributos biofísicos e resposta espectral da vegetação. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Edemar da Silva. Educação Financeira no Processo Formativo de Alunos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguagens e Tecnologias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

2.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Andressa Gomes de Paula. Aplicativos de Celular em Salas de Aula no Ensino Fundamental. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguagens e Tecnologias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

3.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Rogério Accorsi Machado. Informática com Ferramenta no PROEJA. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

4.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Laides Feronato. A INFORMÁTICA E A POSSIBILIDADE DE UMA APRENDIZAGEM EFICAZ. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Midias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense.

5.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Roberta Gamba. A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Midias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense.

6.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Sandra Elaine Keller Rorato. AS MÍDIAS E AS AULAS DE ARTES: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Midias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense.

7.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Denise de Quadros Fortes. DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO USO DA TV E DO VÍDEO PARA A APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS:UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL 30 DE NOVEMBRO. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Midias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense.

8.
RICARDO BORDIM; LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Ricardo Bordim. ARMAZENAMENTO DE IMAGEM NA MEDICINA: ANÁLISE E ESTUDO DE CASO. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento de Software) - Universidade de Passo Fundo.

9.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Willian Jones Capoan. UM COMPARATIVO ENTRE AS TECNOLOGIAS JAVA ME, BREW E SUPERWABA. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento de Software) - Universidade de Passo Fundo.

10.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Diane Elo Rieck. PROJETO DE SOFTWARE PARA GESTÃO DE INFORMAÇÕES EMPRESARIAIS UTILIZANDO UML COMO LINGUAGEM DE MODELAGEM. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento de Software) - Universidade de Passo Fundo.

11.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Fábio Junior Bocassanta. JUNÇÃO POR SIMILARIDADE EM ARQUIVOS XML. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento de Software) - Universidade de Passo Fundo.

12.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Rodrigo Robusto Piovesan. UMA APLICAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS DE CONSULTA A BDTC. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento de Software) - Universidade de Passo Fundo.

13.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Rafael Leite. ANÁLISE COMPARATIVA DOS MODELOS SCRUM E XP PARA A ADEQUAÇÃO DOS PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DO ESCOPO DE PROJETOS SEGUNDO PMBOK. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento de Software) - Universidade de Passo Fundo.

14.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Roberto Lermen. INTEGRAÇÃO ENTRE SISTEMAS UTILIZANDO SERVIÇOS WEB. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento de Software) - Universidade de Passo Fundo.

15.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Rodrigo Alceu Benedet. GERAÇÃO DE ESQUEMAS XML A PARTIR DE ESQUEMAS RELACIONAIS. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento de Software) - Universidade de Passo Fundo.

16.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Pedro Tiaraju de Medeiros. PROJETO DE UMA ESTRUTURA BÁSICA PARA A CRIAÇÃO DE APLICAÇÕES WEB. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento de Software) - Universidade de Passo Fundo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Vainer Joel Groth.Análise e Desenvolvimento de Um Sistema CRM para Concessionárias de Veículos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

2.
LAZZARETTI, A.T.. Participação em banca de Samantha Rico Gonçalves.Desenvolvimento de Uma Aplicação Interativa para Visualização e Análise de Dados. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

3.
LAZZARETTI, A.T.. Participação em banca de Huanter Batista.Geolocalização com Android. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

4.
LAZZARETTI, A.T.. Participação em banca de Fábio Bringhenti.Análise e Desenvolvimento de um Sistema Web de Gestão de Clínicas de Saúde. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

5.
LAZZARETTI, A.T.. Participação em banca de José Érico Camera Soares.Projeto e Implementação Utilizando as Tecnologias Doctrine e Rest. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

6.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Luana Caroline Girardi Basso.SysAdmin: Sistema de Administração Lar Emiliano Lopes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas Para Internet) - INST FED DE EDUC, CIENC E TECNOL SUL RIO GRANDENSE.

7.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Victor Hugo Sebben.Segurança em Sistema Web: Uma Análise da Extensão PDO como Forma de Proteção de Sistemas PHP contra injeções SQL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas Para Internet) - INST FED DE EDUC, CIENC E TECNOL SUL RIO GRANDENSE.

8.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Férlon Maciel Piran.Estudo da Tecnologia Phoneghap/Cordova e a Aplicação em um Estudo de Caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas Para Internet) - INST FED DE EDUC, CIENC E TECNOL SUL RIO GRANDENSE.

9.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Stevan Danielli Costa.WXDC: Uma Ferramenta para Imposição e Validação de Restrições de Integridade Baseadas em XDCL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

10.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Guilherme Henrique Piasson.Análise de Ferramentas de integração de Dados: um estudo de caso baseado na ferramenta Pentaho Data Integration. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Para Inte) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense.

11.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de ALEXANDRE CONTERATTO.SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA EMPRESA DE INFORMÁTICA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade de Passo Fundo.

12.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Cássia da Silva Vieira.SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA A EMPRESA TICIANI DECORAÇÕES. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade de Passo Fundo.

13.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de CRISTIANO CERBARO.BIBLIOTEK ? Sistema Bibliotecário. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade de Passo Fundo.

14.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Jonatas Menegazzo.PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA INFORMATIZADO PARA A BIBLIOTECA FONTE DO SABER. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade de Passo Fundo.

15.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de LISIANE BORGES.SISTEMA PARA UMA LOJA DE CONFECÇÕES. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Informação) - Universidade de Passo Fundo.

16.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Felipe Calliari Bonsembiante.ADCOMWEB - Sistema Gerencial Web. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Passo Fundo.

17.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Fernando Joel Rauber.DECOMPOSIÇÃO DE CONSULTAS SOBRE BASES DE DADOS DISTRIBUÍDOS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Passo Fundo.

18.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de GUSTAVO ZANCAN.FRAMEWORK DE GERAÇÃO PHP. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Passo Fundo.

19.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de STEVAN FANTE VIAPIANA.GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE ESQUEMAS RELACIONAIS A PARTIR DE ESQUEMAS XML. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Passo Fundo.

20.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de RAFAEL COMIN.PREVISÃO DE VENDAS UTILIZANDO MINERAÇÃO DE DADOS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Passo Fundo.

21.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de MARCOS BORDIGNON.SISTEMA DE ESTOQUE ON-LINE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Informação) - Universidade de Passo Fundo.

22.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de LUIS ANTONIO BEN.SISTEMA DE CONTROLE PARTIDÁRIO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Informação) - Universidade de Passo Fundo.

23.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de ANDRÉ SARTORI.SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE TRANSPORTADORAS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Informação) - Universidade de Passo Fundo.

24.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de KARINA LORENZETTI.SISTEMA DE CONTROLE DE BIBLIOTECA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Informação) - Universidade de Passo Fundo.

25.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de João Marcelo da Silva Azevedo.Desenvolvimento de um Sistema Informatizado para uma Concessionária Wolksvagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Informação) - Universidade de Passo Fundo.

26.
LAZZARETTI, A. T.. Participação em banca de Ariana Marcela Koop.IMPLEMENTAÇÃO DE UM SITE DE COMÉRCIO ELETRÔNICO PARA A SOCIEDADE RÁDIO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Informação) - Universidade de Passo Fundo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
CERVI, C. R.; LAZZARETTI, A. T.; DANYLUK, O. S.. Professor na Área de Informática UPF. 2014. Universidade de Passo Fundo.

2.
LAZZARETTI, A. T.. Seleção de Preenchimento de Vaga de Docente. 2012. Universidade de Passo Fundo.

3.
LAZZARETTI, A. T.. Professor na Área de Informática. 2012. Universidade de Passo Fundo.

Concurso público
1.
LAZZARETTI, A. T.. Provimento de Cargos Técnico Administrativos edital 91/2014. 2014. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

2.
LAZZARETTI, A. T.. Professor Substituto. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense.

Outras participações
1.
LAZZARETTI, A. T.. Parecerista ad hoc de projetos edital 03/2014. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Semana Acadêmica do IFSUL Passo Fundo. 2017. (Outra).

2.
IX Semana Acadêmica IFSUL Passo Fundo.Painel: Inovações no Mundo do Trabalho. 2017. (Outra).

3.
5th International Symposium on Fusarium Head Blight and 2nd International Workshop on Wheat Blast. 2016. (Simpósio).

4.
Weather & Climate Decision Tools for Farmers, Ranchers & Land Managers. A WEATHER-BASED DECISION SUPPORT TOOL FOR PREDICTING WHEAT BLAST OUTBREAKS. 2016. (Congresso).

5.
II Simpósio da Tecnologia da Informação do IFSUL Passo Fundo. 2015. (Simpósio).

6.
15o Fórum Internacional de Sofware Livre. 2014. (Encontro).

7.
I Simpósio da Tecnologia da Informação do IFSUL Passo Fundo. 2014. (Simpósio).

8.
13o Fórum Internacional de Software Livre. 2012. (Outra).

9.
VIII Escola Regional de Banco de Dados. 2012. (Encontro).

10.
VIII Escola Regional de Banco de Dados.Mineração de Dados para Inferir Padrões Associados aos Fenômenos: El Nino, La Nina e Anos Neutros. 2012. (Encontro).

11.
HAICTA - Hellenic Association of Information and Communication Technology, Food and Environment. Information architecture for crop growth simulation model applications. 2011. (Congresso).

12.
III Simpósio de Computação Aplicada.FGIBD - Um Framework Genérico de Integração de Bases de Dados Aplicado à Agricultura. 2011. (Simpósio).

13.
Workshop AGMIP.IT Team. 2011. (Oficina).

14.
III Semana Acadêmica do Instituto Federal Sul-Riograndense - Passo Fundo.Apresentação de Trabalhos Científicos de Pesquisa. 2010. (Encontro).

15.
Seminário Interno de Permanência e Êxito do Aluno. 2010. (Encontro).

16.
XXV Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. 2010. (Simpósio).

17.
Iniciação ao Serviço Público. 2009. (Encontro).

18.
Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). 2009. (Outra).

19.
IV Escola Regional de Banco de Dados. 2009. (Encontro).

20.
V Escola Regional de Banco de Dados.Mapeamento Conceitual para Bancos de Dados Objeto-Relacional usando PostGreSQL. 2009. (Encontro).

21.
V Escola Regional de Banco de Dados. 2009. (Encontro).

22.
XXIV Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. 2009. (Simpósio).

23.
IV Escola Regional de Banco de Dados.XDCL 1.1: Uma Proposta de Linguagem de Definição de Restrições de Integridade de Domínio em Documentos XML. 2008. (Encontro).

24.
Semana Acadadêmica CEFETRS - Unidade Passo Fundo.Introdução ao Java. 2008. (Oficina).

25.
VIII Simpósio de Informática do Planalto Médio.Avaliador de Artigos. 2008. (Simpósio).

26.
VIII Simpósio de Informática do Planalto Médio.Comissão organizadora. 2008. (Simpósio).

27.
VIII Simpósio de Informática do Planalto Médio.Mapeamento Conceitual para Bancos de Dados Objeto-Relacional usando PostgreSQL. 2008. (Oficina).

28.
III Escola Regional de Banco de Dados. 2007. (Encontro).

29.
VII Simpósio de Informática do Planalto Médio.XML - Teoria e Prática. 2007. (Simpósio).

30.
VII Simpósio de Informática do Planalto Médio.Comissão Avaliadora. 2007. (Simpósio).

31.
4a MOSTRA DO CONHECIMENTO E 4a FEIRA DE CIÊNCIAS.Mostra do Conhecimento. 2006. (Outra).

32.
II Escola Regional de Banco de Dados.II Escola Regional de Banco de Dados. 2006. (Outra).

33.
XXI Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD). 2006. (Simpósio).

34.
20 Simpósio Brasileiro de Banco de Dados.XX Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. 2005. (Simpósio).

35.
XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LAZZARETTI, A. T.. II Simpósio da Tecnologia da Informação do IFSUL Passo Fundo. 2015. (Outro).

2.
LAZZARETTI, A. T.. I Simpósio da Tecnologia da Informação do IFSUL Passo Fundo. 2014. (Outro).

3.
LAZZARETTI, A. T.. I Simpósio de Computação Aplicada. 2009. (Outro).

4.
LAZZARETTI, A. T.. VII Simpósio de informática do Planalto Médio. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
HELENA POKOIESKI. ALÉM DA ESCOLA: A RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO BAIRRO NOSSA SENHORA CONSOLADORA E O USO DAS MÍDIAS IMPRESSA, TV E VÍDEO.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Midias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

2.
IDIOVANE AGNOLETTO. O USO DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Midias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

3.
JUCELIA GIACOMELI BEUX. A APRENDIZAGEM DE INFORMÁTICA EM UM GRUPO DE TERCEIRA IDADE. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Midias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

4.
TERESA MARIA CHAVES MARTINS SANCHEZ. O USO DA INFORMÁTICA E MÍDIA IMPRESSA PARA IDENTIFICAR O PERFIL DE PESQUISA DE ALUNOS NA WEB. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Midias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

5.
Andiara Mazutti. IMPLANTAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA VERSUS ENTRAVES, FACILIDADES, AVANÇOS E RESISTÊNCIAS PARA AS ESCOLAS E PARA OS PROFESSORES. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Midias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

6.
Elenara Ochoa Aires. DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSÃO GRÁFICA DA CRIANÇA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O USO DAS MÍDIAS. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Midias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

7.
Helena Alves. UTILIZAÇÃO DAS MIDIAS PELOS EDUCADORES EM SALA DE AULA. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Midias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

8.
Leila da Silveira. A INCLUSÃO DIGITAL E A ARTE NA EDUCAÇÃO INDÍGENA. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Midias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

9.
Neiva Gotz Tormen. A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA E DA INTERNET NA INCLUSÃO DO DEFICIENTE MENTAL NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Midias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fabiano Schaefer. Uma Plataforma para Validação e Visualização de Restrições de Integridade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

2.
Mateus Pimentel de Oliveira. Estudo da Plataforma Xamarin Forms e Aplicação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

3.
Isabela dos Santos Corrêa. Análise e Desenvolvimento de Uma aplicação Para Integração de dados entre Sistemas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

4.
Marceli Rodrigues Lima. ESTUDO COMPARATIVO DA MODELAGEM DE BANCOS DE DADOS RELACIONAIS E BANCO DE DADOS NoSQL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

5.
Felipe Santin. Análise e Desenvolvimento de Uma aplicação Para Integração de dados entre Sistemas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

6.
Cristian Barilli. Pesquisa sobre a ferramenta PostGIS e aplicação em um estudo de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

7.
Emanuele Solagna. UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O MONGODB E O POSTGRESQL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

8.
Daniel Prigol. Aplicação de estudos de caso na ferramenta Pentaho Comunity Data integration. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

9.
Férlon Maciel Piran. Estudo da Tecnologia Phoneghap/Cordova e a Aplicação em um Estudo de Caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Sistemas Para Internet) - INST FED DE EDUC, CIENC E TECNOL SUL RIO GRANDENSE. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

10.
Stevan Danielli Costa. WXDC: Uma Ferramenta para Imposição e Validação de Restrições de Integridade Baseadas em XDCL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

11.
João Lucas Goergen. CSDC - Uma Ferramente de Conversão de Scripts SQL em Diagramas de Classe UML. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

12.
Vinicius Pierdoná Lima. Uma análise utilizando mineração de dados para inferência associada aos fenômenos El Nino, La Nina e Anos Neutros. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

13.
Lucimara de Castro Bueno. AS TECNOLOGIAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA: REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A QUALIDADE DO ENSINO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Midias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

14.
João Carlos Zamprogna. SISTEMA DE CONTROLE PARA A EMPRESA ELETRO MECÂNICA CALGARO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

15.
Jonas Benedetti. SISTEMA INFORMATIZADO PARA UMA BIBLIOTECA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

16.
Kleber Pegoraro. SISTEMA ADMINISTRATIVO PARA NET11 PROVEDOR DE ACESSO A INTERNET LTDA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

17.
THAÍS BISON. SISTEMA PARA TRANSPORTE RODOVIÁRIO URBANO DE PASSAGEIROS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

18.
Rafael Piano. Sistema Informatizado para Bibliotecas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Informação) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

19.
Leandro Reis. Sistema para Auto-Peças Rinare. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Informação) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

20.
Luís Antoônio Ben. Sistema de Partidos Políticos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Informação) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

21.
Dúcio Trevisan. Proposta de Sistema de uma Oficina Mecânica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Informação) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

22.
Maicon de Quadros. Sistema para Gerenciamento Escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Informação) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

23.
Serginho Ott. Uma Proposta de Implementação de um Sistema Gerencial Para a Sociedade Rádio Palmeira Ltda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Informação) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

Iniciação científica
1.
Fabiano Schaefer. TRAPSystem - UMA APLICAÇÃO PARA GERENCIAMENTO DE DADOS COLETADOS A PARTIR DE ARMADILHAS DE INSETOS. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

2.
Fabiano Schaefer. Integração do Banco de Dados AgroDB com um Modelo Baseado em Agentes para o Ciclo de Vida de Insetos e Doenças Transmitidas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

3.
José Érico Camera Soares. Implementação De Um Framework De Integração De Dados Aplicado A Agricultura. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

4.
Marcelo Luis Gross. Implementação De Um Framework De Integração De Dados Aplicado A Agricultura. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

5.
Marina Dezorzi Lopes. Um Aplicativo Web Genérico para a Integração de Bases de Dados.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Inst. Federal Sul-Riograndense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

6.
João Lucas Goergen. USO DE MODELOS DE SIMULAÇÃO ASSOCIADO À CENÁRIOS DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS PARA ESTIMAR O IMPACTO DA GIBERELA NO TRIGO NA REGIÃO SUL DO BRASIL. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Inst. Federal Sul-Riograndense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

Orientações de outra natureza
1.
Marina Dezorzi Lopes. Estágio Obrigatório. 2016. Orientação de outra natureza. (Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

2.
Larissa de Quadros. Estágio Obrigatório. 2015. Orientação de outra natureza. (Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

3.
Caio César Leonhard. Estágio - Compasso Tecnologia Ltda. 2014. Orientação de outra natureza. (Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

4.
Avner Dal Bosco. Estágio - DraxWare Solutions. 2014. Orientação de outra natureza. (Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

5.
Alvaro Luis Catto. Estágio Obrigatório. 2014. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

6.
Luana Caroline Girardi Basso. Estágio - Empresa - A2C Comercio de Materiais Didáticos. 2013. Orientação de outra natureza. (Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

7.
Vinicius Guedes Fontes. Estágio - Cannal Telecomunicações Ltda. 2013. Orientação de outra natureza. (Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

8.
Márcia dos Santos Maroniere. Estágio Obrigatório. 2012. Orientação de outra natureza. (Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.

9.
Maiara de Oliveira. Estágio Obrigatório. 2012. Orientação de outra natureza. (Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Alexandre Tagliari Lazzaretti.



Educação e Popularização de C & T



Programa de Computador registrado
1.
LAZZARETTI, A.T.. SYSINF - SISTEMA DE INFORMATIVOS. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017000902-3, data de registro: 01/08/2017, título: "SYSINF - SISTEMA DE INFORMATIVOS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

2.
LAZZARETTI, A.T.. SYSVAC - SISTEMA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017000898-1, data de registro: 01/08/2017, título: "SYSVAC - SISTEMA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

3.
LAZZARETTI, A.T.. SYSADM - SISTEMA ADMINISTRATIVO GERAL. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017000899-0, data de registro: 01/08/2017, título: "SYSADM - SISTEMA ADMINISTRATIVO GERAL" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

4.
LAZZARETTI, A.T.. SYSPR - SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017000904-0, data de registro: 01/08/2017, título: "SYSPR - SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 21:16:59