Mônica Caldas Ehrenberg

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3991784226921700
  • Última atualização do currículo em 29/11/2018


Pós Doutora em Educação (Unicamp e UMinho/ Portugal - 2018). Doutora em Educação Física - UNICAMP (2008) - Área: Educação Física e Sociedade, Mestrado em Educação Física - UNICAMP (2003) - Área: Pedagogia do Movimento. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), onde também coordena o grupo de estudos e pesquisas em Gesto, Expressão e Educação (GEPGEE). Coordena conjuntamente o grupo de extensão GYMNUSP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física e Cultura Corporal, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, dança, ginástica geral, expressão corporal e cultura corporal. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mônica Caldas Ehrenberg
Nome em citações bibliográficas
EHRENBERG, M. C.;EHRENBERG, MÔNICA CALDAS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação.
Av da Universidade, 308
Butantã
05508040 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30913099
URL da Homepage: www.fe.usp.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2008
Doutorado em Pedagogia do Movimento.
UNICAMP, UNICAMP, Brasil.
Título: Os Currículos de Licenciatura em Educação Física: A Dança em questão, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: PÉREZ GALLARDO, Jorge Sérgio.
Palavras-chave: dança; educação física escolar.
Grande área: Ciências da Saúde
2001 - 2003
Mestrado em educação física.
UNICAMP, UNICAMP, Brasil.
Título: A dança como conhecimento a ser tratado pela Educação Física escolar: aproximações entre formação e atuação profissional,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Jorge Sergio Pérez Gallardo.
Palavras-chave: educação física escolar; dança; metodologia.
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1999 - 2000
Especialização em Ginástica. (Carga Horária: 360h).
UNICAMP, UNICAMP, Brasil.
1993 - 1997
Graduação em Licenciatura em Educação Física.
Universidade Estadual Paulista, UNESP - RIO CLAR, Brasil.
Orientador: Catia Mary Volpi.


Pós-doutorado


2018 - 2018
Pós-Doutorado.
UNICAMP, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2018
Bolsa de pesquisa no exterior.
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.


Atuação Profissional



UNICAMP, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Integral, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro titular da Comissão de Graduação.
08/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro suplente da Comissão de extensão.
07/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro suplente da Comissão de Cultura e extensão.
07/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação Física e Esporte da USP, .

Cargo ou função
Membro titular da comissão de curso de Licenciatura - Ed. Física (COC Licenciatura).
03/2015 - 05/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro titular do Conselho departamental.
03/2013 - 03/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro suplente de Conselho Departamental - EDM.
08/2012 - 08/2014
Direção e administração, Escola de Educação Física e Esporte da USP, .

Cargo ou função
Vice coordenadora do curso de Licenciatura em Ed. Física.
03/2011 - 03/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro titular do Conselho Departamental - EDM.

Academia de Ensino Superior, AES, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 12

Atividades

02/2006 - 08/2010
Direção e administração, Academia de Ensino Superior Sorocaba, .

Cargo ou função
coordenação de curso.

Faculdade de Educação Física de Santo Andre, FEFISA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 20

Atividades

2005 - 2010
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Aplicada da Educação Física
Ginástica Geral I

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocinio, FFCLNSP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

03/2001 - 11/2004
Ensino, educação física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Física escolar
Atividades Rítmicas
Didática


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Corpo, Gesto e Criação
Descrição: O projeto almeja proporcionar, num contexto de formação continuada de professoras(es), o reconhecimento, a apropriação e análise de diferentes manifestações da cultura corporal (danças, ginásticas, jogos, práticas circenses, entre outras), conduzindo uma participação em que se vivencie corporalmente as atividades propostas, além de realizar leituras e discussões envolvendo a temática da cultura corporal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Mônica Caldas Ehrenberg - Coordenador / Eliana Ayoub - Integrante.
2014 - 2017
A cultura corporal nos cursos de formação de professores em Pedagogia
Descrição: Essa pesquisa busca investigar os olhares acerca do trabalho corporal na escola de estudantes dos cursos de pedagogia das universidades públicas estaduais de São Paulo (UNICAMP, UNESP (campus Rio Claro) e USP (campus Butantã), que participam de disciplinas relacionadas ao campo da educação física e da arte. Em princípio três disciplinas foram investigadas: ?Educação corpo e arte? - Pedagogia/UNICAMP, ?Possibilidades da ginástica na escola? - Pedagogia/UNESP e ?Cultura Corporal: Fundamentação, Metodologia e Vivencias? - Pedagogia/USP. As três docentes responsáveis pelas disciplinas desenvolveram um planejamento conjunto de atividades e tal estudo está sendo realizado a partir de respostas destas/es estudantes à questão ?Qual é o seu olhar sobre o trabalho corporal na escola??, as quais foram respondidas no início e no final do semestre. A análise dos dados tem sido realizada tomando como referência o paradigma indiciário proposto por Ginzburg (1989), a fim de decifrar indícios a respeito dos sentidos e significados produzidos nas relações vividas pelos sujeitos envolvidos nesse percurso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
Corpo e educação: olhares sobre o trabalho corporal na escola
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo investigar quais são os olhares acerca do trabalho corporal na escola de estudantes dos cursos de pedagogia das universidades públicas estaduais de São Paulo (UNICAMP, UNESP e USP), que participaram de três disciplinas relacionadas ao campo da educação física e da arte, no 2º. semestre de 2011: ?Educação corpo e arte? - Pedagogia/UNICAMP, ?Possibilidades da ginástica na escola? - Pedagogia e Educação Física/UNESP e ?Cultura Corporal: Fundamentação, Metodologia e Vivencias? - Pedagogia/USP. As três docentes responsáveis pelas disciplinas desenvolveram um planejamento conjunto de atividades e tal estudo será realizado a partir de respostas destas/es estudantes à questão ?Qual é o seu olhar sobre o trabalho corporal na escola?, as quais foram respondidas no início e no final do semestre. A análise dos dados será realizada tomando como referência o paradigma indiciário proposto por Ginzburg (1989)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
GESTO, EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO: A LINGUAGEM DA CULTURA CORPORAL SOB O OLHAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Dançando na escola
Descrição: O projeto que segue visa fomentar, junto aos alunos de Ensino Fundamental I da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, práticas de dança no contraturno escolar, abrangendo seus diversos textos (repertórios, improvisações e composições coreográficas). O ensino e a aprendizagem da dança, compreendida como linguagem, possibilitam ler o mundo do ponto de vista de nossa corporeidade, das relações corpo/espaço/tempo. Assim, espera-se que dançando ? produzindo, apreciando e contextualizando dança ? os alunos tenham a oportunidade de vivenciar novas possibilidades de relação consigo próprio, com os colegas e com o mundo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Mônica Caldas Ehrenberg - Coordenador / Milena Bushatsky - Integrante.
2015 - Atual
Gymnusp
Descrição: Grupo de Ginástica para Todos (GPT) desenvolvido junto a comunidade acadêmica da USP. O referido grupo tem por objetivo a prática da modalidade em questão, a fim de se tronar o grupo representativo da Universidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Mônica Caldas Ehrenberg - Coordenador / Michele Viviene Carbinatto - Integrante.
2015 - Atual
Ginástica Geral na escola
Descrição: A proposta que segue buscará atender semanalmente (uma vez semanal) alunos da Escola de Aplicação da USP/ Butantã, com atividades extracurriculares de 1h: 30. O estagiário bolsista realizará atividades relacionadas a manifestações da ginástica em suas múltiplas possibilidades (ginástica artística, rítmica, acrobática, aeróbica, etc) além de manifestações artísticas como a dança, circo, teatro de maneira integradas. As atividades visam oferecer assim oportunidade das crianças se reconhecerem como sujeitos culturais, ampliando e ressignificando a sua apropriação acerca da cultura corporal. Ao final de cada mês, uma performance coreográfica deverá ser organizada pelas crianças a fim de sintetizar o aprendizado tido. O mês inicial de vigência do projeto será destinado para que o aluno bolsista, professora responsável e professora co-responsável estabeleçam seu planejamento e organização do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Mônica Caldas Ehrenberg - Coordenador / Ana Lucia Bezerra N. Cruz - Integrante.Financiador(es): Pró Reitoria de extensao - Bolsa.
2012 - 2014
Expressão Corporal para crianças da educação infantil
Descrição: A proposta busca atender semanalmente uma escola do segmento infantil, em específico com crianças de 3 a 6 anos de idade, da rede pública estadual e/ou municipal para realização de atividades de expressão corporal. Tem-se entre objetivos: - Contribuir com estudos que buscam compreender a cultura corporal como experiência que sistematiza a linguagem corporal, inserida no currículo da Escola Básica, em especial do segmento da educação infantil; - Oferecer vivências e experimentações da expressão corporal para crianças da Educação Infantil..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Mônica Caldas Ehrenberg - Coordenador / Adriele Lopes Gehring - Integrante.


Outros Projetos


2011 - Atual
Grupo de Estudos em Gesto, Expressão e Educação
Descrição: O grupo tem por objetivo a pesquisa e o aprofundamento das bases teórico-metodológicas relativas ao estudo do gesto e da expressão corporal manifestados através das artes corporais. Objetiva-se também a discussão e a investigação teórico-prática relacionadas às questões da formação de professores e do processo de ensino e aprendizagem das práticas corporais no contexto educacional formal e não formal..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Mônica Caldas Ehrenberg - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Revsita Interscientia


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso)
2016 - Atual
Periódico: PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE)
2016 - Atual
Periódico: CORPOCONSCIÊNCIA (SÃO PAULO)


Revisor de projeto de fomento


2016 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Paraninfa da turma de Pedagogia USP, Faculdade de Educação USP.
2013
Educação Física Escolar: prática docente - Trabalho premiado, Escola de Educação Física e Esporte da USP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
EHRENBERG, MÔNICA CALDAS2018EHRENBERG, MÔNICA CALDAS; NEIRA, MARCOS GARCIA . Cultura Corporal como Linguagem: Uma Experiência de Formação de Professores. Revista de Graduação USP, v. 3, p. 123, 2018.

2.
EHRENBERG, MÔNICA CALDAS2017EHRENBERG, MÔNICA CALDAS; SILVA, M. G. Q. . Atividades culturais e esportivas extracurriculares: influência sobre a vida escolar do discente. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), v. 28, p. 15-32, 2017.

3.
FERNANDES, R. C.2017FERNANDES, R. C. ; EHRENBERG, MÔNICA CALDAS . Compondo percursos gestuais: a dança na formação inicial de professores de educação física. EDUCAR EM REVISTA, v. 33, p. 177-192, 2017.

4.
CARBINATTO, MICHELE VIVIENE2016CARBINATTO, MICHELE VIVIENE ; MOREIRA, WAGNER WEY ; SOUZA, LUCIENE ALMEIDA ; CHAVES, ALINE DESSUPOIO ; SIMÕES, REGINA ; EHRENBERG, MÔNICA CALDAS . Avaliação em Dança: o caso dos festivais universitários da Educação Física. Pró-Posições (UNICAMP. Online), v. 27, p. 57-80, 2016.

5.
EHRENBERG, MÔNICA CALDAS2014 EHRENBERG, MÔNICA CALDAS. A linguagem da cultura corporal sob o olhar de professores da educação infantil. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 25, p. 181-198, 2014.

6.
NEIRA, M. G.2013NEIRA, M. G. ; EHRENBERG, M. C. . Analise da Proposta de estágio na Licenciatura em Educação Física da Universidade de São Paulo. Revista Olhares/ UNIFESP, v. 1, p. 325-348, 2013.

7.
FERNANDES, R. C.2013FERNANDES, R. C. ; DALLACQUA, C. R. ; PEDROSO, C. R. ; EHRENBERG, M. C. . A CONTRIBUIÇÃO DA DANÇA NA PREPARAÇÃO DAS PROVAS DE SOLO DA GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 1, p. 1-1, 2013.

8.
EHRENBERG, M. C.;EHRENBERG, MÔNICA CALDAS2013EHRENBERG, M. C.. A prática docente da Educação Física junto ao segmento da educação infantil: constatações e sugestões. Revista Brasileira de Educacao Fisica e Esporte, v. 27, p. 37-41, 2013.

9.
FERNANDES, R. C.2012FERNANDES, R. C. ; EHRENBERG, M. C. . A ginástica para todos na sua relação com as atividades físicas orientadas para o lazer. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 15, p. 166, 2012.

10.
MATOS, Roberta D.2007MATOS, Roberta D. ; EHRENBERG, M. C. . A Ginástica geral no caso da Febem de Araraquara: uma análise acerca da prática pedagógica aliada aos aspectos de formção humana com a dolescentes em situação de risco. Corpoconsciência (São Paulo), v. 11, p. 81-99, 2007.

11.
EHRENBERG, M. C.;EHRENBERG, MÔNICA CALDAS2005EHRENBERG, M. C.; GALLARDO, J. S. P. . Dança: Conhecimento a ser tratado nas aulas de educação física escolar. Motriz (Rio Claro) (Cessou em 2006), v. 11, p. 111-116, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
EHRENBERG, MÔNICA CALDAS; FERNANDES, R. C. (Org.) ; BRATIFISCHE, S. A. (Org.) . Temas emergentes em Ginástica para Todos. 1. ed. Varzea Paulista: Fontoura, 2016. 183p .

2.
EHRENBERG, M. C.; FERNANDES, R. C. (Org.) ; BRATIFISCHE, S. A. (Org.) . Dança e Educação Física: diálogos possíveis. 1. ed. Varzea Paulista: Fontoura, 2014. v. 1. 184p .

3.
EHRENBERG, M. C.; FERNANDES, R. C. (Org.) ; BRATIFISCHE, S. A. (Org.) . Manifestações Alternativas da Cultura Corporal: novas utopias, diferentes práticas. 1. ed. Curitiba: CRV, 2011. v. 01. 98p .

Capítulos de livros publicados
1.
AYOUB, E. ; EHRENBERG, MÔNICA CALDAS ; SCHIAVON, L. M. . Ginastica para Todos: interlocuções entre Unicamp, Unesp e Usp na formação docente. In: Marco A. C. Bortoleto; Elizabeth Paoliello. (Org.). Ginastica para Todos - Um encontro com a coletividade. 1ed.Campinas: Editora Unicamp, 2017, v. 1, p. 141-164.

2.
EHRENBERG, MÔNICA CALDAS; FERNANDES, R. C. . Cia Alfa de Ginastica Geral: para além da extensão universitária. In: MIRANDA, Rita de Cassia F.; EHRENBERG, Mônica Caldas; BRATIFISCHE, Sandra Ap.. (Org.). Temas emergentes em ginástica para todos. 1ed.Varzea Paulista: Fontoura, 2016, v. , p. 49-75.

3.
EHRENBERG, MÔNICA CALDAS. Quando a ginástica desnuda o gesto: narrando experiências da ginástica para todos na formação inicial em pedagogia. In: MIRANDA, Rita de Cassia Fernandes; EHRENBERG, Mônica Caldas; BRATIFISCHE, Sandra Ap.. (Org.). Temas emergentes em ginástica para todos. 1ed.Varzea Paulista: Fontoura, 2016, v. 1, p. 153-166.

4.
FERNANDES, R. C. ; EHRENBERG, MÔNICA CALDAS . As práticas Corporais Circenses na formação inicial em Educação Física: gestualidade, expressividade e inovação curricular em foco. In: LIMA, Maria Socorro Lucena [et al]. (Org.). Didática e a prática de Ensino na relação com a escola. 01ed.Fortaleza: EDUECE, 2015, v. , p. 1055-1059.

5.
PEREZ, B. B. ; EHRENBERG, MÔNICA CALDAS ; FERNANDES, R. C. . A cultura Corporal na Educação na Educação Especial: possibilidades de socialização das crianças com deficiência intelectual. In: LIMA, Maria Socorro Lucena [et al]. (Org.). Didática e a prática de Ensino na relação com a escola. 01ed.Fortaleza: EDUECE, 2015, v. , p. 206-211.

6.
EHRENBERG, M. C.. A dança nos cursos de licenciatura em Educação Física: diagnósticos e possibilidades. In: Ehrenberg, Mônica C.; Fernandes, Rita de Cassia; Bratifische, Sandra. (Org.). Dança e Educação Física: diálogos possíveis. 1ed.Varzea Paulista: Fontoura, 2014, v. 1, p. 41-66.

7.
AYOUB, E. ; SCHIAVON, L. M. ; EHRENBERG, M. C. . Unicamp, Unesp e Usp: experiências compartilhadas na formação de professores. In: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira. (Org.). Inovações Curriculares: Experiências no Ensino Superior com foco na Interdisciplinaridade. 01ed.Campinas: Ed. Unicamp, 2014, v. 01, p. 1015-1044.

8.
EHRENBERG, M. C.; FERNANDES, R. C. . A capoeira nas aulas de Educação Física Escolar: vivências e possibilidades no ensino fundamental. In: Maria Guiomar Carneiro Tomasiello et al.. (Org.). Didática e praticas de ensino na realidade escolar contemporânea: constatações análises e prposições. 1ed.Araraquara: Junqueira & Marin Editora, 2012, v. , p. 002187-002196.

9.
FERNANDES, R. C. ; EHRENBERG, M. C. . Motivação nas aulas de Educação Física do Ensino Médio: uma análise na perspectiva dos discentes. In: Maria Guiomar Carneiro Tomasiello et al. (Org.). Didática e práticas de ensino na realidade escolar contemporanea: constatações, análise e proposições. 1ed.Araraquara: Junqueira & Marin editora, 2012, v. , p. 001691-001702.

10.
EHRENBERG, M. C.; FERNANDES, R. C. . Possibilidades pedagógicas das atividades circenses na educação física escolar. In: Mônica Caldas Ehrenberg; Rita de Cassia Fernandes; Sandra Ap. Bratifische. (Org.). Manifestações Alternativas da cultura corporal: novas utopias, diferentes práticas. 1ed.Curitiba: CRV, 2011, v. 1, p. 33-44.

11.
EHRENBERG, M. C.; FERNANDES, R. C. ; BRATIFISCHE, S. A. ; RICCA, O. P. M. . Trekking de regularidade: nas trilhas da Educação Física escolar. In: EHRENBERG, M.C.; FERNANDES, R. C.; BRATIFISCHE, S. A.. (Org.). Manifestações alternativas da cultura corporal: novas utopias, diferentes práticas. 1ed.Curitiba: CRV, 2011, v. 1, p. 45-59.

12.
EHRENBERG, M. C.; BECHARA, E. C. ; GALLARDO, J. S. P. ; BUENO, T. F. ; SANIOTO, H. ; MORAES, L. G. ; CAMPOS, L. A. S. . Educação Física escolar: ensino fundamental. In: Jorge Sergio Pérez Gallardo. (Org.). Educação Física escolar: do berçario ao ensino médio. 1ed.Rio de Janeiro: YH Lucerna Ltda., 2003, v. 1, p. 9-134.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
EHRENBERG, M. C.. A escola que vem antes da escola. Revista VEJA São Paulo, São Paulo, p. 92 - 94, 03 out. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AYOUB, E. ; EHRENBERG, M. C. ; SCHIAVON, L. M. . Corpo e educação: olhares sobre o trabalho corporal na escola. In: Forum Internacional de Ginastica Geral, 2012, Campinas. Forum Internacional de Ginastica Geral, 2012.

2.
SANTOS, L. F. ; EHRENBERG, M. C. . ginástica geral: possibilidade de arte e cultura estampados através do gesto. In: III Forum Internacional de Ginástica Geral, 2005, Campinas. II Forum Internacional de ginástica geral, 2005.

3.
EHRENBERG, M. C.; MATOS, Roberta D. . Ginástica geral e aspectos de formação humana: uma realidade encontrada na Cia Alfa de GG - Sorocaba. In: III Forum Internacional de Ginástica geral, 2005, Campinas. III Forum Internacional de Ginástica Geral, 2005.

4.
EHRENBERG, M. C.; MARTINS, M. T. B. ; GOIS, Ana A. F. ; Stanquevisch, P. . Coreografia Festa Junina na Gymnaestrada Mundial de 2007. In: III Forum Internacional de Ginástica geral, 2005, Campinas. III Forum Internacional de Ginástica geral, 2005.

5.
Barbosa, I. P. ; EHRENBERG, M. C. ; Pestana, Laís . O olhar dos participantes do Ginpa (2002) sobre a Ginástica Geral. In: II Forum Internacional de Ginástica Geral, 2003, campinas. Anais - II forum Internacional de GG, 2003.

6.
EHRENBERG, M. C.. O olhar dos participantes do Ginpa (2002) sobre ginástica geral. In: Forum Internacional de Ginástica Geral, 2003, Campinas. Anais II Forum Internacional de Ginástica geral. Campinas, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
EHRENBERG, MÔNICA CALDAS. A Ginastica para Todos no contexto da extensão universitaria: perspectivas e trajetórias na construção da carreira docente. In: Forum Internacional de Ginastica para Todos, 2016, Campinas/SP. VIII Anais do Forum Internacional de Ginastica para Todos. Varzea Paulista: Fontoura, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
EHRENBERG, M. C.; FERNANDES, R. C. . Motivação na aulas de Ed. Física no ensino médio: uma análise na perspectiva dos discentes. In: XVI ENDIPE, 2012, Campinas. XVI ENDIPE, 2012.

2.
EHRENBERG, M. C.; FERNANDES, R. C. . A capoeira nas aulas de Ed. Física Escolar: vivências e possibilidades no ensino fundamental. In: XVI ENDIPE, 2012, Campinas. XVI ENDIPE, 2012.

3.
FERNANDES, R. C. ; EHRENBERG, M. C. . As atividades circenses no ensino fundamental na perspectiva cultural: um relato de experiências. In: XI Seminário de Educação Fisica escolar - USP, 2011, São Paulo. XI Seminário de Educação Fisica escolar - USP, 2011.

4.
FRIAS, Larissa ; EHRENBERG, M. C. . Ginástica Geral no contexto escolar: um panorama da cidade de Sorocaba. In: VI Congresso Internacional de Ed. Fisica e Motricidade Humana e XII Simpósio Paulista Ed. Física, 2009, Rio Claro. VI Congresso Internacional de Ed. Fisica e Motricidade Humana e XII Simpósio Paulista Ed. Física, 2009.

5.
EHRENBERG, M. C.; GALLARDO, J. S. P. . A dança como conhecimento da educação Física escolar: até onde ir sem deixar de ser?. In: X Simpósio Paulista de Educação Física, 2005, Rio Claro. IV Congresso Internacional de Ed. Física e Motricidade Humana e X Simpósio Paulista de Educação Física, 2005.

6.
EHRENBERG, M. C.; GALLARDO, J. S. P. . A dança como conteúdo das aulas de Educação Física escolar. In: III Congresso internacional de Motricidade Humana e IX Simpósio Paulista De Educação Física, 2003, Rio Claro. III Congresso Internacional de Motricidade Humana, 2003.

7.
EHRENBERG, M. C.. Ginástica Geral de grande área:uma possibilidade de integração interpessoal no âmbito escolar. In: 2º Congresso Latino Americano Unimep-Fiep, 2002, Piracicaba. 2º Congresso Latino Americano Fiep-Unimep, 2002.

8.
EHRENBERG, M. C.. Dança na pré escola: Lúdico ou Técnica?. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2001, Caxambu. XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2001.

9.
BECHARA, E. C. ; EHRENBERG, M. C. ; BUENO, T. F. ; GALLARDO, J. S. P. . O retrato da Educação Física Escolar: Linguagem X Movimento. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2001, Caxambu. XII Congresso Brasileiro de Ciências do esporte, 2001.

10.
EHRENBERG, M. C.; GALLARDO, J. S. P. . Dança na pré escola: lúdico ou técnica?. In: XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2001, Caxambu. XII Congresso Brasileiro de Ciências do esporte, 2001.

Artigos aceitos para publicação
1.
EHRENBERG, MÔNICA CALDAS; FERNANDES, R. C. . Formação inicial e atuação profissional em Educação Física: a dança em questão. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CARBINATTO, MICHELE VIVIENE ; EHRENBERG, MÔNICA CALDAS ; YAMAGUTI, E. Y. ; BAHU, L. Z. . Gymnusp: Sabores e dissabores da construção de um novo grupo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FERNANDES, R. C. ; EHRENBERG, M. C. . Motivação nas aulas de Educação Física no Ensino Médio: uma analise na perspectiva dos discentes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FERNANDES, R. C. ; EHRENBERG, M. C. . A capoeira nas aulas de Educação Física escolar: vivências e possibilidades no ensino fundamental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
AYOUB, E. ; EHRENBERG, M. C. ; SCHIAVON, L. M. . Corpo e educação: olhares sobre o trabalho corporal na escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
EHRENBERG, M. C.; FERNANDES, R. C. . As atividades Circenses no ensino fundamental na perspectiva cultural: um relato de experiência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
EHRENBERG, M. C.. Dança na educação física escolar: aproximações entre formação e atuação profissional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
TAMER, Samira ; EHRENBERG, M. C. . A Ginástica Geral como conteúdo nas aulas de Educação Física Escolar: Possibilidades para o ensino fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
EHRENBERG, M. C.. Dança na pré escola:ludico ou técnica? 1997 (monografia).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
EHRENBERG, MÔNICA CALDAS. Parecer para REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE - BRAZILIAN JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION AND SPORT. 2015.

2.
EHRENBERG, MÔNICA CALDAS. Programa Aprender com Cultura e Extensão - USP. 2015.

3.
EHRENBERG, MÔNICA CALDAS. Parecer de Reconhecimento de Diploma de Mestrado. 2015.

4.
EHRENBERG, MÔNICA CALDAS. Parecer de Reconhecimento de Diploma. 2014.

5.
EHRENBERG, M. C.. Membro do Comitê de GPT da Federeção Paulista de Ginástica. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
EHRENBERG, MÔNICA CALDAS. Uni du ni tê. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
EHRENBERG, M. C.. Brincar educa? Revista Digital Pre Univesp. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
EHRENBERG, M. C.. A escola que vem antes da escola. Revista Veja SP. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
EHRENBERG, M. C.. Brincar educa?. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
EHRENBERG, MÔNICA CALDAS. Expressão Corporal e sua relação com a Ginástica para Todos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
EHRENBERG, M. C.. Educação Física na escola: para além do esporte. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PEREZ, B. B. ; EHRENBERG, M. C. . A Cultura Corporal na Educação Especial: socialização das crianças com deficiência intelectual.. 2014. (Relatório de pesquisa).

4.
EHRENBERG, M. C.. Manifestações Ritmicas e Expressivas na Ed. Física Escolar. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
EHRENBERG, M. C.. Dança de Salão Recreativa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
EHRENBERG, M. C.. Avaliação em Educação Física Escolar. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
EHRENBERG, M. C.. Dança como conteúdo da Educação Física. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
EHRENBERG, M. C.. Cia Alfa de Ginástica Geral. 2004 (Grupo de Ginástica Geral).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CUNHA, V. M. P.; SOUZA, M. A.; EHRENBERG, MÔNICA CALDAS. Participação em banca de Camila Fornaciari Felicio. Ginastica Artistica: um estudo de caso da formação do professor de educação fisica. 2018. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Socia) - Universidade de Taubaté.

2.
SCHIAVON, L. M.; EHRENBERG, MÔNICA CALDAS; AYOUB, E.. Participação em banca de Marina Aggio Murbach. Os conteudos ginásticos do ensino fundamental II no curriculo do Estado de SP: desenvolvimento e análise. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
PRADO, P. D.; EHRENBERG, MÔNICA CALDAS; BOLOGNESI, M. F.. Participação em banca de Marco Antonio da Silva. Por uma pedagogia do palhaço: riso, corpo jogador, transgressão e inversão. 2016. Dissertação (Mestrado em Pedagogia) - Faculdade de Educação da USP.

4.
CARBINATTO, M. V.; EHRENBERG, M. C.; SIMOES, R. M. R.. Participação em banca de Liliane Isabel Ap. Franco. Um caminho para dança na educação física escolar: dinâmicas pautadas nos pilares básicos da educação/Unesco. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

5.
EHRENBERG, M. C.; Lima, Norma Silvia Trindade; Caro, Sueli M. P.. Participação em banca de José Correia França. Educação e corporeidade: o corpo como elemento da autonomia em mulheres idosas. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

Teses de doutorado
1.
DARIDO, S. C.; EHRENBERG, MÔNICA CALDAS; PICCOLO, V. L. N.; MATTHIESEN, S. Q.; IMPOLCETTO, F. M.. Participação em banca de Irlla Karla dos Santos Diniz. A dança no ensino medio: elaboraçao e avaliaçao de um material didatico. 2017. Tese (Doutorado em DESENVOLVIMENTO HUMANO E TECNOLOGIAS) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
DUARTE, R. M.; SAMBUGARI, M. R. N.; EHRENBERG, MÔNICA CALDAS; EISBERG, Z. W.; VASCONCELLOS, V. M. R.; CARVALHO, M. C. M. P.. Participação em banca de Rogerio Zaim de Melo. Jogar e brincar de crianças pantaneiras: um estudo em uma Escola das Águas. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
EHRENBERG, M. C.; AYOUB, E.; STRAZZACCAPA, M. M.; SILVA, E.; FEDERICI, C. A. G.. Participação em banca de Rita de Cassia Fernandes. Do tecido à lona: as atividades circenses no ?tear? da formação inicial em Educação Física. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - UNICAMP.

4.
GALLARDO, J. S. P.; NEIRA, M. G.; AYOUB, E.; PRODOCIMO, E.; EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Andresa de Souza Ugaya. A dança na formação docente na Educação Física. 2011. Tese (Doutorado em Educacão Física) - UNICAMP.

Qualificações de Doutorado
1.
EHRENBERG, MÔNICA CALDAS; SANTOS, M. F.; LEITE, A. L.. Participação em banca de Paulo Rogerio Borges. Trem fantasma e realidade virtual. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da USP.

2.
DARIDO, S. C.; EHRENBERG, MÔNICA CALDAS; PICCOLO, V. L. N.. Participação em banca de Irla Karla dos Santos Diniz. A dança no ensino médio: elaboração e avaliação de um material didático. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em DESENVOLVIMENTO HUMANO E TECNOLOGIAS) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
AYOUB, E.; EHRENBERG, M. C.; SOARES, C. L.. Participação em banca de Rita de Cassia Fernandes. Do tecido à lona: as atividades circenses no "tear" da formação inicial em educação física. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Faculdade de Educação) - Universidade de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
EHRENBERG, MÔNICA CALDAS; CARBINATTO, M. V.; TOLEDO, E.; CORREA, W.. Participação em banca de Mellina Souza Batista. Extensão em Ginásica para Todos nas Universidades Públicas Brasileiras. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Socioculturais e Comportamentais da Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte - USP.

2.
CUNHA, V. M. P.; EHRENBERG, MÔNICA CALDAS; SOUZA, M. A.. Participação em banca de Camila Fornaciari Felicio. A formação acadêmica de ginastica artistica na licenciatura e suas praticas pedagógicas abordadas nas aulas de educação fisica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Socia) - Universidade de Taubaté.

3.
SCHILLING, F. I.; EHRENBERG, MÔNICA CALDAS; RIBEIRO, C. R.. Participação em banca de Sergio Estevam Carlos de Araujo. GTA: uma investigação dos usos dos jogos eletrônicos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da USP.

4.
EHRENBERG, MÔNICA CALDAS; SANTOS, M. F.; SAURA, S. C.. Participação em banca de Bruna Gallucio Ferreira. Em movimento: uma aproximação sensível das crianças na creche. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da USP.

5.
SCHIAVON, L. M.; EHRENBERG, MÔNICA CALDAS; AYOUB, E.. Participação em banca de Marina Aggio Murbach. Os conteudos ginásticos do ensino fundamental II no currículo do estado de São Paulo: desenvolvimento e análise. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
RIBEIRO, C. R.; EHRENBERG, MÔNICA CALDAS; RIBEIRO, C. E.. Participação em banca de Laura Santana Lima. O corpo em ato: a dança como prática da liberdade. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da USP.

7.
PRADO, P. D.; ALMEIDA, R.; EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Marco Antonio Silva. Por uma Pedagogia do Palhaço: riso, transgressão e educação. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da USP.

8.
CARBINATTO, M. V.; SIMOES, R. M. R.; EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Liliane Isabel Aparecida Franco. Dança na Educação Física: propostas de aulas pautadas nos pilares básicos da Educação/ Unesco. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Raquel Stoilov Pereira. As transformações na formação profissional em Educação Física e as contribuições para o universo da Educação Física escolar. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - faculdades Integradas Santo André.

2.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Claudia Vielmi de Almeida. Professor, é preciso aprender para ensinar. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - faculdades Integradas Santo André.

3.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Karen Karpusenko. Interdisciplinaridade na Educação Física no contexto escolar. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Faculdade de Educação Física de Santo Andre.

4.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Ana Paula Passos da Silva. Prevalência da obesidade e do sobrepeso em crianças de 7 a 10 anos de uma escola municipal de Santo André. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Faculdade de Educação Física de Santo Andre.

5.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Gleice Caires Nantes de Souza. Educação Física no noturno: orientação x prazer. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Faculdade de Educação Física de Santo Andre.

6.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Soraia Soares Martins. Meio Ambiente, Educação ambiental e educação física-integração de conhecimentos no contexto escolar: estudo do meio. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Faculdade de Educação Física de Santo Andre.

7.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Roberta J. da Silva. As dificuldades de aprendizagem e a educação física: uma abordagem interdisciplinar. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Faculdade de Educação Física de Santo Andre.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PRADO, P. D.; EHRENBERG, M. C.; GOBBI, M. A.. Participação em banca de Athena Ferreira Gonzales.Fazendo a diferença: um estudo sobre as professoras com deficiência física na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de São Paulo.

2.
ZIMMERMANN, A. C.; EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Andrea Trevisan Alonso.A prática pedagógica de um professor de Educação Física da rede pública. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Física e Esporte) - Universidade de São Paulo.

3.
EHRENBERG, M. C.; Dantas, Luis; SODERO, M.. Participação em banca de Daniella de Luca Goes.Dança de Salão e Gênero. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de São Paulo.

4.
FERRAZ, O. L.; NEIRA, M. G.; EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Vivian Batista Gomes.Saberes docentes e Educação Física Escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de São Paulo.

5.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Priscila Aparecida do Nascimento.Movimentos rítmicos e expressivos: uma visão nas aulas de Educação Física. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ed. Física) - Academia de Ensino Superior.

6.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Jéssica Navarro.Pedagogia da Natação e a sua influência no desenvolvimento da criança. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ed. Física) - Academia de Ensino Superior.

7.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Joseane B. Germano e Lucia S. de Andrade.Danças circulares: origens e variações culturais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ed. Física) - Academia de Ensino Superior.

8.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Camila de O. Lázaro e Jeferson Luiz R. da Silva.Ludicidade: uma proposta lúdica no Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ed. Física) - Academia de Ensino Superior.

9.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Gustavo de A. Rodrigues e Mariana de A. Soleira.Dança no contexto escolar: a influência midiática. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ed. Física) - Academia de Ensino Superior.

10.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Joice Cristina Rocha Antunes.Educação Física e sua contribuição no desenvolvimento do aluno disléxico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ed. Física) - Academia de Ensino Superior.

11.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Tiago Nordi.Educação Física no Ensino Médio Noturno. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ed. Física) - Academia de Ensino Superior.

12.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Renata Emília Garcia F. de Almeida.Criança asmática: natação como meio para seu desenvolvimento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ed. Física) - Academia de Ensino Superior.

13.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Diego Tadeu Formigoni e José Irineu Ferraz.A importância da qualidade de vida no ambiente de trabalho. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ed. Física) - Academia de Ensino Superior.

14.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Josenilton Silva de Oliveira e Selma V. Pinto.Jogos Coletivos: uma ferramenta para o estímulo às inteligências múltiplas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ed. Física) - Academia de Ensino Superior.

15.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Jurandir Aureliano Santana e Marcio José Correa.Handebol: a melhora no desempenho do arremesso de ombro em meninos de onze e doze anos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - faculdades Integradas Santo André.

16.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Cinthia Ap. Rumstain e Gabriela Porto da Rocha.A importancia das turmas de treinamento nas escolas de periferia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - faculdades Integradas Santo André.

17.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Claudia Faccioli Fontes, José Luiz F. Filho e Marcos Ribeiro.Jogos coletivos: um estudo comparativo entre as faixas etárias iniciais praticadas nos jogos escolares e federações, com as indicações pela bibliografia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - faculdades Integradas Santo André.

18.
EHRENBERG, M. C.; DOURADO, K.. Participação em banca de Sandra Velloso e Vanessa Ferrencini.Ginástica Laboral: Contribuições para o trabalho, condição física e motivação dos cabelereiros de um instituto de beleza de Santo André. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - faculdades Integradas Santo André.

19.
EHRENBERG, M. C.; MINALI, Paulo. Participação em banca de Denis Fernandes de Sousa.Benefícios da aulas de Educação Física para crianças com execesso de peso da Educação Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - faculdades Integradas Santo André.

20.
EHRENBERG, M. C.; BATISTA, Sidnei. Participação em banca de Paloma Poliana Nicácio de Lucena.A Educação Física desenvolvendo um trabalho de Educação Ambiental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - faculdades Integradas Santo André.

21.
EHRENBERG, M. C.; BATISTA, Sidnei. Participação em banca de Patricia Scheffer do Nascimento.Influência do Jogos Cooperativos em Programas de intercâmbio para adolescentes de 16 anos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Educação Física de Santo Andre.

22.
EHRENBERG, M. C.; DELFINI, Rosana. Participação em banca de Nilce Yoshie Yoshida Meira.Motivação e prática do Iyengar Yoga: um estudo exploratório com professores e alunos de Santo André. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Educação Física de Santo Andre.

23.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Maria Cristiane Pereira Di Modica.O uso dos materiais alternativos nas aulas de educação física. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - Academia de Ensino Superior.

24.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Peterson Ramos.A ordem dos fatores altera (sim) o produto: o desenvolvimento histórico da educação física e seus objetivos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - Academia de Ensino Superior.

25.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Rafael Bolson Wegner.Educação Física escolar: uma abordagem crítica e pedagógica sobre os processos de ensino e aprendizagem do basquete. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - Academia de Ensino Superior.

26.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Diogo Fontes e Fabio Jose S. Bim.Perfil dos estudantes e formandos do curso de Educação Física com relação à prática de atividades físicas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ed. Física) - Academia de Ensino Superior.

27.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Hudson Francisco Estevão.A importância da diversidade de conteúdos na Educação Física escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ed. Física) - Academia de Ensino Superior.

28.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Sérgio Antonio A. Martins e Pedro Luiz Trinca.Educação Esportiva na Escola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ed. Física) - Academia de Ensino Superior.

29.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Rafael Rodrigues Maldonado.A esportivização na Educação Física Escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ed. Física) - Academia de Ensino Superior.

30.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Célia da Cruz Centeno, Denise R. Kaminskas, Marcio Frezzatti.A prática do Yoga como benefício para o controle da glicemia em individuos diabéticos tipo II. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - faculdades Integradas Santo André.

31.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Bruna Sacchi Segatto Nazario, Sergio Paulo Caetano.Nível de atividade física dos frequentadores de bingo da terceira idade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - faculdades Integradas Santo André.

32.
EHRENBERG, M. C.; MARTINS, M. T. B.. Participação em banca de Camilla Maria de oliveira Matozo, Vanessa Elizabeth Milanez.Os benefícios do Hatha Yoga em individuos portadores de escoliose. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - faculdades Integradas Santo André.

33.
EHRENBERG, M. C.; DOURADO, K.. Participação em banca de Ana Karina Arnaldi, Geisa P. Alencar, Flávia G. Sales.Contribuições da ginástica laboral como fator motivacional para redução do estresse em funcionários de uma metalurgica do grande ABC. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - faculdades Integradas Santo André.

34.
EHRENBERG, M. C.; DOURADO, K.. Participação em banca de Eduardo Destro Nogueira, Elisangela B. Paiva, Gisele S. Soar.Contribuições da ginástica laboral para redução do estresse em trabalhadores de uma empresa de energia elétrica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - faculdades Integradas Santo André.

35.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Fernando C. Gonçalves, Renata R. Luiz, Rodolfo L. Carmo.As contribuições das atividades lúdicas nas aulas de Educação Física da 1. série do ensino fundamental para o desenvolvimento do esquema corporal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - faculdades Integradas Santo André.

36.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Amanda Caselatto, Dayane C. Correa, Euriverto Alves, Marcio.A atuação do recreador em cruzeiros maritimos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - faculdades Integradas Santo André.

37.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Cinthia L. Pereira, Fabrício B. Ménes, Juliana G. Grzegorz.O jogo cooperativo como estratégia de inclusão dos alunos de 4. série do ensino fundamental I nas aulas de educação Física. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - faculdades Integradas Santo André.

38.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Flavia Ap. Lima Ramos, Leila Cristina Avanzo.A influência dos jogos tradicionais no desenvolvimento motor de crianças de 5 a 10 anos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - faculdades Integradas Santo André.

39.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Alexandre Persona, Luiz Antonio da Silva.Áreas de lazer e recreação como instrumento do aumento da produção industrial. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - faculdades Integradas Santo André.

40.
EHRENBERG, M. C.. Participação em banca de Paulo Lincon Filho.Influência da postura corporal na prática do tiro com arco. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - faculdades Integradas Santo André.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FERREIRA, M.; DANTAS, L. E. T. P.; EHRENBERG, M. C.. Professor Doutor substituto por tempo determinado. 2013. Faculdade de Educação da USP.

2.
EHRENBERG, M. C.; TARABOLA, F. S.; CRUZ, A. L. B. N.. Educador de Educação Física. 2012. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Forum Internacional de Ginastica para Todos.A GINÁSTICA PARA TODOS COMO INCENTIVADORA DA PRÁTICA: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP. 2018. (Outra).

2.
Forum Internacional de Ginastica para Todos.CORPO, GESTUALIDADE E CRIAÇÃO EM GINÁSTICA PARA TODOS: EXPERIÊNCIAS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA USP E DA UNICAMP. 2018. (Outra).

3.
Inclusão no Ensino Superior: evidências, experiências e reflexões Portugal-Brasil. 2018. (Seminário).

4.
IV Seminário Luso-brasileiro de Educação de Infância e I Congresso Luso-afro-brasileiro de Infâncias e Educação.Quando o corpo narra: a experiência e o brincar na Educação Infantil. 2018. (Seminário).

5.
Seminario Curriculo, Inovação e Flexibilização. 2018. (Seminário).

6.
XIX ENDIPE.O CIRCO EM DIFERENTES PICADEIROS: DA FORMAÇÃO INICIAL À ATUAÇÃO PROFISSIONAL. 2018. (Encontro).

7.
XIX ENDIPE.EDUCAÇÃO INFANTIL INCLUSIVA: CORPOREIDADE E BRINCADEIRAS NA DIFERENÇA. 2018. (Encontro).

8.
XV CHELEF (XV Congresso de História do Esporte, do Lazer e da Educação Física / II International Congress of Sports History. Os circenses e seus saberes sobre o corpo, sua arte e sua educação: encontros e desencontros históricos entre circo e ginástica. 2018. (Congresso).

9.
Ciclo de debates Dança na educação fisica: formação e atuação profissional - Unesp.Dança na Educação Física: entre a formação e a atuação profissional. 2017. (Outra).

10.
De que Base precisamos? Reflexões sobre currículo, formação de professores e qualidade da educação.A Educação Física na BNCC. 2016. (Outra).

11.
Forum Internacional de Ginastica para Todos.Coordenação do Encontro Paralelo "Docentes de Educação Física Escolar". 2016. (Outra).

12.
Forum Internacional de Ginastica para Todos.Coordenação da sessão de posteres e videos. 2016. (Outra).

13.
Forum Internacional de Ginastica para Todos.Parecerista do Trabalhos Cientificos. 2016. (Outra).

14.
VIII Forum Internacional de Ginástica para Todos. Gymnusp: Sabores e dissabores da construção de um novo grupo. 2016. (Congresso).

15.
I Encontro Circo, Arte e Educação para uma pedagogia do palhaço.Circo e Educação. 2015. (Encontro).

16.
I Encontro Faculdade de Educação e Creches/ Pré escolas da USP/SP.Apresentação de práticas. 2015. (Encontro).

17.
World Gymnaestrada.Gymnastics for all in teacher education: an experience developed in São Paulo, Brazil. 2015. (Outra).

18.
22. Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da USP.Periódicos como fonte. 2014. (Simpósio).

19.
Forum Internacional de Ginastica Geral.Ginástica para Todos em uma escola pública de Sorocaba: um relato de prazerosa experiência. 2014. (Outra).

20.
XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.As práticas corporais circenses na formação inicial em Educação Física: gestualidade, expressividade e inovação curricular. 2014. (Encontro).

21.
XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A cultura Corporal na Educação Especial: possibilidades de Socialização das crianças com deficiência intelectual. 2014. (Encontro).

22.
XVII Mostra Anual de Produção Acadêmica da FEFISO.Nem só de esporte vive a Educação Física Escolar: perspectivas contemporâneas da área. 2014. (Outra).

23.
Inovações Curriculares.Unicamp, Unesp e USP: experiências compartilhadas na formação de professores. 2013. (Seminário).

24.
VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA & XIV SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DA DANÇA PARA O IDOSO: UMA ANALISE DAS DANÇAS DE SALÃO. 2013. (Congresso).

25.
XII Seminário de Educação Física Escolar.Sentidos e Significados da Educação Física Escolar na Perspectiva Discente. 2013. (Seminário).

26.
20. Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica.Materiais Didáticos e Impressos. 2012. (Simpósio).

27.
Forum Internacional de Ginastica Geral.Corpo e educação: olhares sobre o trabalho corporal na escola. 2012. (Outra).

28.
Palestra aos alunos da Educação Física.Cultura Corporal na Educação Infantil. 2012. (Outra).

29.
XVI ENDIPE.A capoeira nas aulas de Ed. Física Escolar: vivências e possibilidades no ensino fundamental. 2012. (Encontro).

30.
19. Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica na área de Humanas da Universidade de São Paulo.Ensino de Matemática. 2011. (Simpósio).

31.
CONBRACE. 2011. (Congresso).

32.
World Gymnaestrada.Composição: Cotidiano. 2011. (Outra).

33.
XI Seminário de Educação Física Escolar.As atividades circenses no ensino fundamental na perspectiva cultural: um relato de experiência. 2011. (Seminário).

34.
2 Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas. 2010. (Congresso).

35.
I Congresso Int. de Formação Profissional e V Sem. de Estudos e Pesquisas em Form. Profissional no campo de Ed. Física. Dança na educação física escolar: aproximações entre formação e atuação profissional. 2010. (Congresso).

36.
Semana da Educação Física - FEFISO.Educação Física Escolar. 2010. (Outra).

37.
Dialogo com a Ciencia.Dialogo com a Ciencia. 2009. (Encontro).

38.
II Congresso Nacional de Ginástica Geral da SBGG. 2008. (Congresso).

39.
IV Forum Internacional de Ginástica Geral. 2007. (Outra).

40.
V Congresso Inter. de Ed. Física e Motricidade Humana e XI Simpósio Paulista de Ed. Física.Formando professores-Reflexivos: o estágio supervisionado a partir de projetos de trabalho. 2007. (Simpósio).

41.
Avaliação na Licenciatura - Divagações.... 2006. (Outra).

42.
Forum de Medicina do Esporte. 2006. (Outra).

43.
Forum Sesi 2005 - Especialização Esportiva Precoce. Mitos e Verdades. 2005. (Outra).

44.
III Forum Internacional de Ginástica geral.Ginástica Geral e aspectos de formação humana: uma realidade encontrada na Cia Alfa de GG - Sorocaba. 2005. (Outra).

45.
X Simpósio Paulista de Educação Física.A dança como conhecimento da Educação Física escolar: até onde ir, sem deixar de ser?. 2005. (Simpósio).

46.
Forum Internacional de Ginástica Geral.O olhar dos participantes do Ginpa (2002) sobre a ginástica geral. 2003. (Outra).

47.
IX Simpósio paulista de Educação Física.A dança como conteudo das aulas de Ed. Física: delimitando o âmbito de atuação profissional. 2003. (Simpósio).

48.
2º Congresso Latino Americano Unimep-Fiep. Ginástica geral de Grande área: uma possibilidade de integração interpessoal no âmbito escolar. 2002. (Congresso).

49.
Workshop de Desenvolvimento Motor. 2002. (Outra).

50.
Forum Internacional de Ginástica Geral. 2001. (Outra).

51.
Fórum Internacional de Ginástica Geral.Fórum Internacional de Ginástica Geral. 2001. (Outra).

52.
XII Congresso Brasileiro de Ciencias do Esporte. O retrato da Educação Física escolar: linguagem x Movimento. 2001. (Congresso).

53.
XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Dança na Pré escola: Lúdico ou Técnica ?. 2001. (Congresso).

54.
I Jornada de Universidades abertas abertas a Terceira Idade.Educaçãp Física como disciplina do currículo da universidade Aberta à terceira Idade. 1997. (Encontro).

55.
VI Simpósio paulista de Educação Física. 1997. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
EHRENBERG, MÔNICA CALDAS. IX Forum Internacional de Ginastica para Todos. 2018. (Outro).

2.
EHRENBERG, MÔNICA CALDAS. VIII Forum Internacional de Ginastica para Todos. 2016. (Outro).

3.
AYOUB, E. ; EHRENBERG, M. C. ; SCHIAVON, L. M. . Encontro de Estudantes Corpo 3 Universidades- Unicamp/Unesp/ Usp. 2011. (Outro).

4.
EHRENBERG, M. C.. 12ª Feira de Profissões. 2007. (Exposição).

5.
EHRENBERG, M. C.. Semana AES de Educação. 2006. (Outro).

6.
EHRENBERG, M. C.. II Fórum Internacional de Ginástica Geral. 2003. (Outro).

7.
EHRENBERG, M. C.. Forum Internacional de Ginastica Geral. 2001. (Festival).

8.
EHRENBERG, M. C.. Semana do Idoso. 1997. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Daiana Priscila da Silva. Curriculo em Educação Física. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da USP. (Orientador).

2.
Luciana Silva Evangelista. Gestos poéticos infantis. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Pedagogia) - Faculdade de Educação da USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Luciano Ferreira Alves. Conversa ao pé do fogão: um resgate da tradição oral como forma de combater a intolerância religiosa nas escolas. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Pedagogia) - Faculdade de Educação da USP. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Daniel de Carvalho Lopes. Cruzamentos históricos entre circo e educação Física de 1875 a 1930: visões da corporeidade na perspectiva do espetáculo e da Educação. Início: 2016. Tese (Doutorado em Pedagogia) - Faculdade de Educação da USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Bruna Gallucio Ferreira. Entre pousos e movimentos na educação infantil: investigação sobre as estrelas no nosso céu interior. 2018. Dissertação (Mestrado em Pedagogia) - Faculdade de Educação da USP, . Orientador: Mônica Caldas Ehrenberg.

2.
Beatriz Brunaldi Perez. Educação Infantil Inclusiva: A corporeidade e o brincar na diferença. 2018. Dissertação (Mestrado em Pedagogia) - Faculdade de Educação da USP, . Orientador: Mônica Caldas Ehrenberg.

3.
Paula Mendonça de Menezes. Corpo preparado, alma protegida: jeitos de cuidar e modos de aprender no crescimento da criança Yudja. 2017. Dissertação (Mestrado em Pedagogia) - Faculdade de Educação da USP, . Orientador: Mônica Caldas Ehrenberg.

Tese de doutorado
1.
Paulo Rogerio Borges. Trem Fantasma e Realidade Virtual. 2018. Tese (Doutorado em Pedagogia) - Faculdade de Educação da USP, . Orientador: Mônica Caldas Ehrenberg.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Patricia Helena Pressutti. Possibilidades da estratégia lúdica na aprendizagem da dança para crianças de 10 a 11 anos. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - faculdades Integradas Santo André. Orientador: Mônica Caldas Ehrenberg.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Henrique Monteiro Ferrari. A Dança como conhecimento escolar na perspectiva construtivista: Um estudo de caso da Escola da Vila/SP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física e Esporte - USP. Orientador: Mônica Caldas Ehrenberg.

2.
Thiago Viana Dos Santos. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E O FENÔMENO FUTEBOL: PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Educação Física e Esporte) - Universidade de São Paulo. Orientador: Mônica Caldas Ehrenberg.

3.
Aline Santos de Almeida da Silva. SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DISCENTE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física e Esporte - USP. Orientador: Mônica Caldas Ehrenberg.

4.
Larissa Baltazar Frias. Ginástica Geral no contexto escolar: um panorama da cidade de Sorocaba. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ed. Física) - Academia de Ensino Superior. Orientador: Mônica Caldas Ehrenberg.

5.
Cleize Tatieli dos S. P. Oliveira e Patricia C. D. Almeida. Educação Física escolar: trabalhando valores para a formação do cidadão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ed. Física) - Academia de Ensino Superior. Orientador: Mônica Caldas Ehrenberg.

6.
Marcelo Augusto F. Rissi e Vinicius R. Moraes. Formação humana no âmbito da Educação Física escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ed. Física) - Academia de Ensino Superior. Orientador: Mônica Caldas Ehrenberg.

7.
Priscila Pressuti Ferreira. A dança como conteúdo das aulas de educação física. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - faculdades Integradas Santo André. Orientador: Mônica Caldas Ehrenberg.

8.
Aline Avelino, Bruna R. Moreira, Fabiana N. silva e Joselma. Dança de salão para terceira idade: possibilidades metodológicas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - faculdades Integradas Santo André. Orientador: Mônica Caldas Ehrenberg.

9.
Bianca Louise Neri Colisse e Inaiê Blanes Ferreira. Dança no contexto escolar: possibilidades de aceitação aos alunos do ensino médio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - faculdades Integradas Santo André. Orientador: Mônica Caldas Ehrenberg.

10.
Renata Uliana de Souza. Meninas de um lado e meninos do outro - o caso do futebol atrelado a aspectos de gênero nas aulas de Educação Física escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em educação física) - Academia de Ensino Superior. Orientador: Mônica Caldas Ehrenberg.

11.
Adriana Alves D'Alessandro e Claudia Regina da S. Faria. Contribuições da dança de salão para a terceira idade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em educação física) - Academia de Ensino Superior. Orientador: Mônica Caldas Ehrenberg.

12.
Anderson Heinrich Rabel. A capoeira como uma possibilidade de ensino nas aulas de educação física. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em educação física) - Academia de Ensino Superior. Orientador: Mônica Caldas Ehrenberg.

13.
Julio alves Domingues. A arte circense na educação física. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em educação física) - Academia de Ensino Superior. Orientador: Mônica Caldas Ehrenberg.

14.
Roberta Daniele de Matos. A ginastica geral no caso da Febem de Araraquara/S.P.: uma análise acerca da prática pedagógica aliada aos aspectos de formação humana com adolescentes em situação de risco. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em educação física) - Academia de Ensino Superior. Orientador: Mônica Caldas Ehrenberg.

15.
Samira Tamer. A ginástica geral como conteúdo nas aulas de educação física escolar: possibilidades para o ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em educação física) - Academia de Ensino Superior. Orientador: Mônica Caldas Ehrenberg.

16.
Regiane Jesus de Souza, Tatiana Kobashi D'Aurelio, Vanessa V. A dança-educação como conteúdo da Educação Física infantil:uma investigação entre o real e o ideal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - faculdades Integradas Santo André. Orientador: Mônica Caldas Ehrenberg.

Iniciação científica
1.
Leticia Marchioni Paschoaleti. potencialidades educativas da dança no contexto escolar. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da USP. Orientador: Mônica Caldas Ehrenberg.

2.
Julia Borges Calderoni. A Vivência em movimentos juvenis judaicos: possibilidades de experiência educativa?. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da USP, FAFE - FEUSP. Orientador: Mônica Caldas Ehrenberg.

3.
Maria Gabriela Queiroz da Silva. ATIVIDADES CULTURAIS E ESPORTIVAS EXTRACURRICULARES: INFLUÊNCIA SOBRE A VIDA ESCOLAR DO DISCENTE. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da USP, FAFE - FEUSP. Orientador: Mônica Caldas Ehrenberg.

4.
Beatriz Brunaldi Perez. A cultura corporal na Educação Especial. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da USP, FAFE - FEUSP. Orientador: Mônica Caldas Ehrenberg.

5.
Talita Magalhães. Dança na Educação Infantil: um olhar sobre as práticas na Creche e Pré-escola Central da USP. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da USP, FAFE - FEUSP. Orientador: Mônica Caldas Ehrenberg.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
EHRENBERG, M. C.. Brincar educa?. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 18:09:13