Marcelo Farenzena

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5588091014009231
  • Última atualização do currículo em 23/10/2018


Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Realizou doutorado sanduíche na University of Alberta (Canadá). Atualmente é professor Associado do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFRGS. Tem experiência na área de Engenharia de Química, com ênfase em modelagem, simulação, controle e otimização de processos e desenvolvimento de processos e otimização de biorrefinarias baseadas em microalgas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Farenzena
Nome em citações bibliográficas
FARENZENA, M.;Farenzena, M.;FARENZENA, MARCELO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Química.
Rua Luiz Englert sn Laboratório de Controle e Integração de Processos
Centro
90040040 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 33083918
Fax: (51) 33083277
URL da Homepage: http://www.enq.ufrgs.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Engenharia Química.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Novel methodologies for assessment and diagnostics in Control Loop Management, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Jorge Otávio Trierweiler.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: controle de processos; auditoria de malhas; gerenciamento de ativos; sistema especialista.
Grande área: Engenharias
2002 - 2003
Mestrado em Engenharia Química.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Número de Desempenho Robusto Não-Linear: uma Nova Medida do Grau de Não-Linearidade,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Jorge Otávio Trierweiler.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Refino de Petróleo.
1996 - 2002
Graduação em Engenharia Química.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2005
Pasi 2005 Advanced Studies Institue Program On PSE. (Carga horária: 80h).
Universidade Nacional del Sur - CONICET, PLAPIQUI, Argentina.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2011 - Atual
BRAFITEC -- ENGENHARIA QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Descrição: O presente Projeto tem por objetivo geral reforçar a parceria entre Faculdade de Engenharia Química da UFU e as ENSCL e ENSCM, expandindo o intercâmbio a uma nova parceira brasileira - o Departamento de Engenharia Química da UFRGS e a uma nova parceira francesa, a Ecole Nationale Supérieure de Chimie de Clermond-Ferrand. Para cumprir o objetivo proposto os seguintes objetivos específicos são propostos: Incentivar o intercâmbio entre grupos de estudantes de graduação em engenheira química dos dois países, mas também entre professores e pesquisadores das cinco escolas de parceiras (UFU/UFRGS/ENSCM/ENSCL/ENSCCF). Promover a adaptação das estruturas curriculares dos cursos nos estabelecimentos parceiros franceses e brasileiros, visando o reconhecimento e equivalência de créditos contribuindo para intensificar a dupla diplomação. Incentivar a realização de estágios nos laboratórios das instituições participantes e/ou empresas. De forma inovadora, e considerando o desenvolvimento das relações institucionais entre os parceiros, esta proposta pretende desenvolver atividades acadêmicas relacionadas a um tema específico: "Engenharia Química e Biotecnologia para o Desenvolvimento Sustentável". Para esse efeito, todos os intercâmbios de estudantes, professores e pesquisadores estarão ligados a níveis de forma gradual, a este tema. Na verdade, essa opção terá também como objetivo a criação de temáticas de pesquisas mais inovadoras. Estas pesquisas levarão a doutoramentos conjuntos com um parceiro industrial envolvidos: CIFRE e co-tutela. Assim, para alcançar estes objectivos, as seguintes ações são propostas: Criar novos fluxos de alunos orientados pelo tema comum do projeto, contibuindo para o aprofundamento das relações já existentes. Incentivar o desenvolvimento de atividades em co-tutela, incluindo a criação de novos mecanismos de gestão para o intercâmbio de estudantes e professores. Intensificar as relações com empresas parceiras e buscar novas parceiros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Desenvolvimento em Processos de Pirólise Rápida de Microalgas para Obtenção de Biocombustíveis
Descrição: As microalgas são um grande grupo de microorganismos capazes de realizar fotossíntese, podendo crescer rapidamente devido a sua estrutura simples. Atualmente, elas têm sido investigadas para produção de diferentes biocombustíveis, incluindo biodiesel, bio-óleo, biogás de síntese e bio-hidrogênio. A obtenção desses produtos a partir de microalgas possui um elevado potencial de sustentabilidade, uma vez que essas podem ser empregadas na captura de CO2 e no tratamento de efluentes, podendo ainda utilizar águas marinhas como meio de crescimento. Das possíveis rotas para o processamento das microalgas, uma delas desponta como sendo a mais promissora: o processamento via pirólise rápida para obtenção de bio-óleo. O objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver o processo de pirólise rápida para o processamento das microalgas visando à obtenção de biocombustíveis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
MicroAlgas: Visando à Captura de CO2 e o Desenvolvimento de um novo Conceito de Biorrefinarias
Descrição: As microalgas são um grande grupo de microorganismos capazes de realizar fotossíntese, podendo crescer rapidamente devido a sua estrutura simples. Atualmente elas têm sido investigadas para produção de diferentes biocombustíveis incluindo biodiesel, bio-óleo, biogás de síntese e bio-hidrogênio. Biocombustíveis a partir de microalgas possui um elevado potencial de sustentabilidade, uma vez que podem ser empregados na captura de CO2 e no tratamento de efluentes, podendo ainda empregar águas marinhas como meio de crescimento. O objetivo deste projeto é determinar a melhor forma para se efetuar a captura de CO2 associado a uma utilização eficiente da biomassa gerada. O projeto é dividido em dois grandes módulos: (a) captura do CO2 e (b) desenvolvimento de um modelo de biorrefinaria a partir da microalga gerada. Na parte referente à captura do CO2 serão estudados os fotobiorreatores mais indicados para produção das microalgas, as condições mais adequadas de operação, a forma mais adequada de colheita e acima de tudo, a microalga mais eficiente sob o ponto de vista de captura e utilização posterior. Já no módulo de biorrefinaria serão estudados em um primeiro momento os produtos que deverão ser produzidos, a melhor forma de produzi-los e a melhor forma de tornar o processo global o mais autossuficiente possível, minimizando a necessidade de insumos externos...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Sistema MEDICO-PRO uma Ferramenta Inovadora para Aumentar o Desempenho e a Lucratividade de Unidades Industriais
Descrição: Desenvolvimento do sistema MEDICO_PRO visando a integração dos módulos de diagnósticos, de tratamento e de auditoria do sistema BRPerfX, que encontra-se em teste industrial. Para tanto, visará: 1. Incluir as etapas de diagnóstico e tratamento ao software de avaliação de desempenho de malhas de controle, denominado BRPerfX On-Line. 2. Desenvolver uma base de conhecimento que permita se registrar, documentar os problemas e as soluções desenvolvidas durante a aplicação do MEDICO_PRO..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: BRAZILIAN JOURNAL OF CHEMICAL ENGINEERING
2018 - Atual
Periódico: Neural Computing and Applications
2018 - Atual
Periódico: JOURNAL OF CHEMICAL TECHNOLOGY AND BIOTECHNOLOGY
2017 - Atual
Periódico: Journal of Intelligent Systems
2016 - Atual
Periódico: JOURNAL OF PROCESS CONTROL


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Controle de Processos Químicos e Petroquímicos.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Modelagem e Simulação de Processos.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GEREVINI, GIOVANI G.2018GEREVINI, GIOVANI G. ; FARENZENA, MARCELO ; TRIERWEILER, JORGE O. . Slugging attenuation using Nonlinear Model Predictive Control in offshore oil production. JOURNAL OF PETROLEUM SCIENCE AND ENGINEERING, v. 165, p. 187-198, 2018.

2.
DAMBROS, JÔNATHAN W. V.2018DAMBROS, JÔNATHAN W. V. ; FARENZENA, MARCELO ; TRIERWEILER, JORGE O. . Stiction detection in low sampling rate signals. CANADIAN JOURNAL OF CHEMICAL ENGINEERING, v. -, p. -, 2018.

3.
DAMBROS, JÔNATHAN W. V.2018DAMBROS, JÔNATHAN W. V. ; FARENZENA, MARCELO ; TRIERWEILER, JORGE O. . Signal Preprocessing for Stiction Detection Methods. INDUSTRIAL & ENGINEERING CHEMISTRY RESEARCH, v. 57, p. 302-315, 2018.

4.
RODRIGUES, RICARDO F.2018RODRIGUES, RICARDO F. ; TRIERWEILER, JORGE O. ; FARENZENA, MARCELO . New methodology for parameter estimation of offshore slug models with Hopf bifurcation. COMPUTERS & CHEMICAL ENGINEERING, v. 117, p. 247-255, 2018.

5.
DIEHL, FABIO C.2018DIEHL, FABIO C. ; ALMEIDA, CRISTINA S. ; ANZAI, THIAGO K. ; GEREVINI, GIOVANI ; NETO, SAUL S. ; VON MEIEN, OSCAR F. ; CAMPOS, MARIO C.M.M. ; FARENZENA, MARCELO ; TRIERWEILER, JORGE O. . Oil production increase in unstable gas lift systems through nonlinear model predictive control. JOURNAL OF PROCESS CONTROL, v. 69, p. 58-69, 2018.

6.
HÜFFNER, LEONARDO NARDI2018HÜFFNER, LEONARDO NARDI ; TRIERWEILER, J. O. ; FARENZENA, M. . Are complex black-box models for Permanent Downhole Gauge pressure estimation necessary?. JOURNAL OF PETROLEUM SCIENCE AND ENGINEERING, v. 1, p. 1, 2018.

7.
DIEHL, FABIO C.2017DIEHL, FABIO C. ; ANZAI, THIAGO K. ; ALMEIDA, CRISTINA S. ; VON MEIEN, OSCAR F. ; NETO, SAUL S. ; ROSA, VINICIUS R. ; CAMPOS, MARIO C.M.M. ; REOLON, FILIPE ; GEREVINI, GIOVANI ; RANZAN, CASSIANO ; FARENZENA, M. ; TRIERWEILER, J. O. . Fast Offshore Wells Model (FOWM): A practical dynamic model for multiphase oil production systems in deepwater and ultra-deepwater scenarios. Computers & Chemical Engineering, v. 99, p. 304-313, 2017.

8.
DA FONTOURA, JULIANA TOLFO2017DA FONTOURA, JULIANA TOLFO ; ROLIM, GUILHERME SEBASTIÃO ; FARENZENA, MARCELO ; GUTTERRES, MARILIZ . Influence of light intensity and tannery wastewater concentration on biomass production and nutrient removal by microalgae Scenedesmus sp.. PROCESS SAFETY AND ENVIRONMENTAL PROTECTION, v. 111, p. 355-362, 2017.

9.
DA FONTOURA, JULIANA TOLFO2017DA FONTOURA, JULIANA TOLFO ; ROLIM, GUILHERME SEBASTIÃO ; MELLA, BIANCA ; FARENZENA, MARCELO ; GUTTERRES, MARILIZ . Defatted microalgal biomass as biosorbent for the removal of Acid Blue 161 dye from tannery effluent. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL CHEMICAL ENGINEERING, v. 5, p. 5076-5084, 2017.

10.
WEBER DOS SANTOS, JOSÉ EDUARDO2017WEBER DOS SANTOS, JOSÉ EDUARDO ; TRIERWEILER, JORGE OTÁVIO ; FARENZENA, MARCELO . MPC Tuning Strategy for Non-Square Systems and Range Controlled Variables Based on Multi-Scenarios Approach. INDUSTRIAL & ENGINEERING CHEMISTRY RESEARCH, v. 56, p. 11496-11506, 2017.

11.
DAMBROS, JÔNATHAN W.V.2017DAMBROS, JÔNATHAN W.V. ; FARENZENA, M. ; TRIERWEILER, J. O. . The Effect of the Sampling Period on Stiction Detection Methods. IFAC-PAPERSONLINE, v. 50, p. 2848-2853, 2017.

12.
DAMBROS, JÔNATHAN W. V.2016 DAMBROS, JÔNATHAN W. V. ; FARENZENA, MARCELO ; TRIERWEILER, JORGE O. . Data-Based Method To Diagnose Valve Stiction with Variable Reference Signal. Industrial & Engineering Chemistry Research, v. 55, p. 10316-10327, 2016.

13.
SCHULTZ, EDUARDO S.2016SCHULTZ, EDUARDO S. ; TRIERWEILER, JORGE O. ; FARENZENA, MARCELO . The Importance of Nominal Operating Point Selection in Self-Optimizing Control. Industrial & Engineering Chemistry Research, v. 55, p. 7381-7393, 2016.

14.
BOTELHO, VIVIANE2016BOTELHO, VIVIANE ; TRIERWEILER, JORGE OTÁVIO ; FARENZENA, MARCELO ; DURAISKI, RICARDO . Perspectives and challenges in performance assessment of model predictive control. Canadian Journal of Chemical Engineering, v. 94, p. 1225-1241, 2016.

15.
BOTELHO, VIVIANE2016BOTELHO, VIVIANE ; TRIERWEILER, JORGE OTÁVIO ; FARENZENA, MARCELO . MPC Model Assessment of Highly Coupled Systems. Industrial & Engineering Chemistry Research, v. 55, p. 12880-12895, 2016.

16.
BOTELHO, VIVIANE RODRIGUES2016BOTELHO, VIVIANE RODRIGUES ; TRIERWEILER, JORGE OTÁVIO ; FARENZENA, MARCELO . Diagnosis of poor performance in model predictive controllers: Unmeasured Disturbance versus Model-Plant Mismatch. Industrial & Engineering Chemistry Research, v. 55, p. 11566, 2016.

17.
CLARO, ÉRICA R.P.2016CLARO, ÉRICA R.P. ; BOTELHO, VIVIANE ; TRIERWEILER, J. O. ; FARENZENA, M. . Model Performance Assessment of a Predictive Controller for Propylene/Propane Separation. IFAC-PapersOnLine, v. 49, p. 978-983, 2016.

18.
LIMA, MARIA A.F.2016LIMA, MARIA A.F. ; TRIERWEILER, J. O. ; FARENZENA, M. . Variability Reduction Estimation for SISO Systems through Unmeasured Disturbance Estimation. IFAC-PapersOnLine, v. 49, p. 377-382, 2016.

19.
BOTELHO, VIVIANE RODRIGUES2015 BOTELHO, VIVIANE RODRIGUES ; TRIERWEILER, JORGE OTÁVIO ; FARENZENA, MARCELO ; DURAISKI, RICARDO . A methodology for detecting model-plant mismatches affecting MPC performance. Industrial & Engineering Chemistry Research, v. 54, p. 12072, 2015.

20.
Farenzena, M.2015Farenzena, M.; KAYSER, C. A. ; TRIERWEILER, J. O. . PLANTWIDE PERIODICAL DISTURBANCES ISOLATION AND ELIMINATION IN A PETROCHEMICAL UNIT. Brazilian Journal of Chemical Engineering (Impresso), v. 32, p. 919-927, 2015.

21.
BOTELHO, VIVIANE RODRIGUES2015BOTELHO, VIVIANE RODRIGUES ; TRIERWEILER, JORGE OTÁVIO ; FARENZENA, MARCELO ; DURAISKI, RICARDO . Assessment of Model-Plant Mismatch by the Nominal Sensitivity Function for Unconstrained MPC. IFAC-PapersOnLine, v. 48, p. 753-758, 2015.

22.
BOTELHO, V. R.2015BOTELHO, V. R. ; TRIERWEILER, J. O. ; FARENZENA, M. ; LONGHI, L. G. S. ; ZANIN, A. C. ; TEIXEIRA, Herbert ; DURAISKI, Ricardo G. . ESTUDO COMPARATIVO DE METODOLOGIAS PARA AVALIAÇÃO DE MODELOS DE CONTROLADORES PREDITIVOS APLICADAS A UMA UNIDADE DE COQUEAMENTO RETARDADO. Engevista (UFF), v. 17, p. 463, 2015.

23.
BORGES, FERNANDA CABRAL2014BORGES, FERNANDA CABRAL ; XIE, QINGLONG ; MIN, MIN ; MUNIZ, LUIS ANTÔNIO REZENDE ; FARENZENA, M. ; TRIERWEILER, J. O. ; CHEN, PAUL ; RUAN, ROGER . Fast microwave-assisted pyrolysis of microalgae using microwave absorbent and HZSM-5 catalyst. Bioresource Technology, v. 166, p. 518-526, 2014.

24.
RAMIREZ, NELZY NEYZA VARGAS2014RAMIREZ, NELZY NEYZA VARGAS ; FARENZENA, M. ; TRIERWEILER, J. O. . Growth of microalgae Scenedesmus sp in ethanol vinasse. Brazilian Archives of Biology and Technology (Impresso), v. 57, p. 630-635, 2014.

25.
Masiero, S. S.2013Masiero, S. S. ; TRIERWEILER, J. O. ; Farenzena, M. ; ESCOBAR, M. ; TRIERWEILER, L. F. ; Ranzan, C. . Evaluation of wavelength selection methods for 2D fluorescence spectra applied to bioprocesses characterization. Brazilian Journal of Chemical Engineering (Impresso), v. 30, p. 289-298, 2013.

26.
GRIS, LARA REGINA SOCCOL2013GRIS, LARA REGINA SOCCOL ; PAIM, ANDERSON DE CAMPOS ; FARENZENA, M. ; TRIERWEILER, J. O. . Influence of NaNO3 concentration and incident light intensity on Nannochloropsis oculata lipid accumulation. Brazilian Archives of Biology and Technology (Impresso), v. 56, p. 673-678, 2013.

27.
GRIS, L. R. S.2013GRIS, L. R. S. ; PAIM, A. C. ; FARENZENA, M. ; TRIERWEILER, J. O. . Laboratory apparatus to evaluate microalgae production. Brazilian Journal of Chemical Engineering (Impresso), v. 30, p. 487-497, 2013.

28.
FARENZENA, M.;Farenzena, M.;FARENZENA, MARCELO2012 FARENZENA, M.; Trierweiler, J.O. . Valve stiction estimation using global optimisation. Control Engineering Practice, v. 20, p. 379-385, 2012.

29.
Farenzena, M.2012Farenzena, M.; TRIERWEILER, J. O. . Perspectivas e alguns desafios em gerenciamento de ativos. Revista Petroquímica, Petróleo, Gás & Química, v. 340, p. 1, 2012.

30.
FARENZENA, M.;Farenzena, M.;FARENZENA, MARCELO2009FARENZENA, M.; TRIERWEILER, J. O. . A novel technique to estimate valve stiction based on pattern recognition. Computer-Aided Chemical Engineering, v. 27, p. 1191-1196, 2009.

31.
FARENZENA, M.;Farenzena, M.;FARENZENA, MARCELO2009FARENZENA, M.; TRIERWEILER, J. O. . Controle e Otimização de Processos: Desafios, Perspectivas e Tendências.. Petro & Química, v. 313, p. 73-78, 2009.

32.
FARENZENA, M.;Farenzena, M.;FARENZENA, MARCELO2007FARENZENA, M.; TRIERWEILER, J. O. . Uma Visão Geral das Tecnologias Atualmente Empregadas em Controle Avançado de Processos Industriais. Revista C & I. Controle & Instrumentação, v. 123, p. 65-78, 2007.

33.
FARENZENA, M.;Farenzena, M.;FARENZENA, MARCELO2006FARENZENA, M.; TRIERWEILER, J. O. ; TEIXEIRA, H. . Gerenciamento de Ativos: Ferramentas para aumento da performance das unidades. Revista C & I. Controle & Instrumentação, v. 10, p. 89-95, 2006.

34.
FARENZENA, M.;Farenzena, M.;FARENZENA, MARCELO2005FARENZENA, M.; TRIERWEILER, J. O. . É a não-linearidade a razão para o mau desempenho de Controladores Industriais?. Revista Petroquímica, Petróleo, Gás & Química, v. 273, p. 138-143, 2005.

35.
FARENZENA, M.;Farenzena, M.;FARENZENA, MARCELO2005FARENZENA, M.; FERREIRA, L. S. ; TRIERWEILER, J. O. ; AQUIM, P. M. . Tanneries: from waste to sustainability.. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 48, p. 281-289, 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
APIO, A. ; BOTELHO, V. ; Farenzena, M. ; Jorge Otávio Trierweiler . Estimação de parâmetros em modelos com ciclo limite aplicado à produção de petróleo offshore. In: Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente - SBAI, 2017, Porto Alegre. Anais do Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente - SBAI, 2017.

2.
DAMBROS, J. W. V. ; Farenzena, M. ; TRIERWEILER, J. O. . Detecção Online e Monitoramento da Oscilação em Processos Industriais. In: Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente - SBAI, 2017, Porto Alegre. Anais do Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente - SBAI, 2017.

3.
DAMBROS, J. W. V. ; Farenzena, M. ; TRIERWEILER, J. O. . Método de Quantificação do Agarramento em Válvulas de Controle Baseado em Redes Neurais Artificiais. In: Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente - SBAI, 2017, Porto Alegre. Anais do Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente - SBAI, 2017.

4.
SANTOS, J. E. W. ; FARENZENA, MARCELO ; TRIERWEILER, J. O. . Formulação MPC Estendida com Função Econômica. In: Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente - SBAI, 2017, Porto Alegre. Anais do Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente - SBAI, 2017.

5.
COUGO, C. ; Trierweiler, L. S. F. ; Farenzena, M. . MONITORING OF LIPID SYNTHESIS IN SCENEDESMUS SP.. In: XXI Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2017, Aracaju. Anais do XXI Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2017.

6.
BOTELHO, V. ; TRIERWEILER, J. O. ; FARENZENA, M. . Assessment of Model-Plant Mismatch by the Nominal Sensitivity Function for Unconstrained MPC. In: ADCHEM 2015 -- International Symposium on Advanced Control of Chemical Processes, 2015, Whistler. reprints of the 9th International Symposium on Advanced Control of Chemical Processes, 2015. p. 754-759.

7.
BOTELHO, V. ; MOREIRA, I. S. ; TRIERWEILER, J. O. ; NEUMANN, G. A. .. ; Farenzena, M. . Estimation of Kinetic Parameters of a Polymerization Reactor using Real Data. In: ADCHEM 2012 - International Symposium on Advanced Control of Chemical Processes, 2012, Cingapura. ADCHEM 2012 - International Symposium on Advanced Control of Chemical Processes, 2012.

8.
SILVEIRA, R. P. ; Farenzena, M. ; Jorge Otávio Trierweiler . Systematic Approaches for PI System? Data Compression Tuning. In: ADCHEM 2012 - International Symposium on Advanced Control of Chemical Processes, 2012, Cingapura. ADCHEM 2012 - International Symposium on Advanced Control of Chemical Processes, 2012.

9.
Farenzena, M.; Jorge Otávio Trierweiler . Valve backlash and stiction detection in integrating processes. In: ADCHEM 2012 - International Symposium on Advanced Control of Chemical Processes, 2012, Cingapura. ADCHEM 2012 - International Symposium on Advanced Control of Chemical Processes, 2012.

10.
Gris, L. R. S. ; PAIM, A. C. ; Bernardi, A. ; Borges, C. B. ; Domeneghini, E. C. ; Farenzena, M. ; TRIERWEILER, J. O. . Produção da Microalga Nannochloropsis oculata em Fotobiorreator Airlift. In: Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2011, Caxias do Sul. CD Sinaferm 2011, 2011.

11.
Masiero, S. S. ; TRIERWEILER, J. O. ; FARENZENA, M. ; Escobar, M. A. ; FERREIRA, L. S. . Avaliação de Métodos de Seleção de Comprimentos de Onda de Espectros de Fluorescência 2D para Caracterização de Bioprocessos. In: Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2011, Caxias do Sul. CD Sinaferm 2011, 2011.

12.
Espindola, J. S. ; Muniz, L. A. R. ; Borges, F. C. ; FARENZENA, M. ; TRIERWEILER, J. O. . Análise Hidrodinâmica de Fotobiorreatores para a Produção de Microalgas. In: Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2011, Caxias do Sul. CD Sinaferm 2011, 2011.

13.
Escobar, M. S. ; Waller, D. B. ; Masiero, S. S. ; Ranzan, C. ; Trierweiler, L. S. F. ; FARENZENA, M. ; TRIERWEILER, J. O. . Aplicação de Splines para a Obtenção de Modelos Quimiométricos Voltados à Caracterização de Bioprocessos. In: Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2011, Caxias do Sul. CD Sinaferm 2011, 2011.

14.
FARENZENA, M.; TRIERWEILER, J. O. ; TEIXEIRA, H. . AGARRAMENTO EM VÁLVULAS DE CONTROLE: DETECÇÃO, QUANTIFICAÇÃO E COMPENSAÇÃO. In: Brasil Automation, 2011, São Paulo. CD Brasil Automation 2011, 2011.

15.
SILVEIRA, R. P. ; Farenzena, M. ; TRIERWEILER, J. O. ; TEIXEIRA, H. . Sistemática para ajuste do algoritmo de compressão do sistema PI. In: Brasil Automation, 2011, São Paulo. CD Brasil Automation, 2011.

16.
FARENZENA, M.; TRIERWEILER, J. O. . Modified PI Controller for Stiction Compensation. In: 2010 IFAC International Symposium on Dynamics and Control of Process Systems ? DYCOPS 2010, 2010, Leuven. Proceedings of 9th International Symposium on Dynamics and Control of Process Systems, 2010.

17.
SILVEIRA, R. P. ; PAIM, A. C. ; FARENZENA, M. ; TRIERWEILER, J. O. . EXPERIMENTAL VALIDATION OF A NEW DISTURBANCE OBSERVER STRATEGY APPLIED TO IMPROVE THE REGULATORY PERFORMANCE OF MPC. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2010, Foz do Iguaçu. Anais do Congresso Brasileiro de Engenharia Química 2010, 2010.

18.
FARENZENA, M.; TRIERWEILER, J. O. . Valve Stiction Evaluation Using Global Optimization. In: ADCHEM 09 - International Symposium on Advanced Control of Chemical Processes, 2009, Istambul. Proceedings of International Symposium on Advanced Control of Chemical Processes, 2009.

19.
FARENZENA, M.; TRIERWEILER, J. O. . LoopRank: A Novel Tool to Evaluate Loop Connectivity. In: ADCHEM 09 - International Symposium on Advanced Control of Chemical Processes, 2009, Istambul. Proceedings of 2009 International Symposium on Advanced Control of Chemical Processes, 2009.

20.
FARENZENA, M.; TRIERWEILER, J. O. ; S. L. Shah . Variability Matrix: A Novel Tool to Prioritize Loop Maintenance. In: ADCHEM 09 - International Symposium on Advanced Control of Chemical Processes, 2009, Istambul. Proceedings of ADCHEM 09 - International Symposium on Advanced Control of Chemical Processes, 2009.

21.
FARENZENA, M.; TRIERWEILER, J. O. ; KAYSER, C. A. . Isolating plant-wide oscillations in a petrochemical plant. In: Advanced Control of Industrial Processes, 2008, Jasper. Proceedings of Advanced Control of Industrial Processes. Piscataway: IEEE, 2008. v. 1. p. ---.

22.
FARENZENA, M.; TRIERWEILER, J. O. . Model-Plant Mismatch Evaluation Using Independent Component Analysis. In: Advanced Control of Industrial Processes, 2008, Jasper. Proceedings of Advanced Control of Industrial Processes. Piscataway: IEEE, 2008. v. 1. p. ---.

23.
FARENZENA, M.; TRIERWEILER, J. O. . Quantifying the Impact of Control Loop Performance, Time Delay, and White-Noise over the Final Product Variability. In: International Symposium on Dynamics and Control of Process Systems, 2007, Cidade do México. Proceedings of International Symposium on Dynamics and Control of Process Systems, 2007. v. 1. p. 315-320.

24.
FARENZENA, M.; FRAGA, M. F. ; TRIERWEILER, J. O. . USING THE VARIABILITY MATRIX TO PRIORITIZE LOOPS MAINTENANCE. In: SICOP 2006 - International Workshop on Solving Industrial Control and Optimization Problems, 2006, Gramado. CD SICOP 2006, 2006. p. 13-18.

25.
FARENZENA, M.; TEIXEIRA, H. ; TRIERWEILER, J. O. . USING THE INFERENCE MODEL APPROACH TO QUANTIFY THE LOOP PERFORMANCE AND ROBUSTNESS. In: SICOP 2006 - International Workshop on Solving Industrial Control and Optimization Problems, 2006, Gramado. CD SICOP 2006, 2006. p. 1-7.

26.
FARENZENA, M.; TRIERWEILER, J. O. . VARIABILITY MATRIX: A NEW TOOL TO IMPROVETHE PLANT PERFORMANCE. In: ADCHEM 2006 - International Symposium on Advanced Control of Chemical Processes, 2006, Gramado. PrePrints of ADCHEM 2006. Porto Alegre: SBA, 2006. v. II. p. 893-898.

27.
FARENZENA, M.; TRIERWEILER, J. O. . QUANTIFYING CLOSED LOOP PERFORMANCE BASED ON ON-LINE PERFORMANCE INDICES. In: ADCHEM 2006 - International Symposium on Advanced Control of Chemical Processes, 2006, Gramado. Preprints of ADCHEM. Porto Alegre: SBA. v. II. p. 887-892.

28.
FARENZENA, M.; TRIERWEILER, J. O. . SISTEMAS ESPECIALISTAS APLICADOS A PROCESSOS - COMO A INFORMAÇÃO PODE SE TRANSFORMAR EM CONHECIMENTO. In: CONGRESSO ISA-SHOW 2005, 2005, São Paulo. CD - ROM Isa-Show 2005, 2005. v. 1. p. 85-95.

29.
FARENZENA, M.; TRIERWEILER, J. O. . SYSTEM NONLINEARITY MEASUREMENT BASED ON THE RPN CONCEPT. In: DYCOPS-2004 (7th IFAC Symposium on Dynamics and Control of Process Systems), 2004, Boston. DYCOPS 2004. v. 1. p. 181-191.

30.
FARENZENA, M.; TRIERWEILER, J. O. . nRPN NÚMERO DE DESEMEPENHO ROBUSTO NÃO-LINEAR: UMA NOVA MEDIDA DO GRAU DE NÃO-LINEARIDADE DE PROCESSOS. In: COBEQ 2004 - XV Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2004, Curitiba. CD COBEQ 2004. Curitiba: ABEQ. p. 2978-2988.

31.
FARENZENA, M.; FERREIRA, L. S. ; TRIERWEILER, J. O. ; AQUIM, P. M. . Curtumes: Do Desperdício À Sustentabilidade. In: COBEQ 2004 - XV Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2004, Curitiba. CD - COBEQ. Curitiba: ABEQ. v. 1. p. 2859-2869.

32.
FARENZENA, M.; TRIERWEILER, J. O. . NRPN NÚMERO DE DESEMPENHO ROBUSTO NÃO-LINEAR: UMA NOVA MEDIDA DO GRAU DE NÃO-LINEARIDADE DE PROCESSOS. In: CBA 2004 - XV Congresso Brasileiro de Automática, 2004, Gramado. CD - CBA 2004. Porto Alegre: UFRGS. p. 855-865.

33.
FARENZENA, M.; TRIERWEILER, J. O. ; SECCHI, A. R. . The Quintuple-Tank Laboratory Plant: A Challenge Control Problem. In: AIChE Annual Meeting 2003, 2003, São Francisco. Proceedings of the AIChE Annual Meeting. São Francisco: AiChe. v. 1. p. 1-17.

34.
MARCON, S. M. ; TRIERWEILER, J. O. ; SECCHI, A. R., ; LUSA, L. P., ; FARENZENA, M. . Operating Point, Dynamic Behavior, and Control Structure Design for an Industrial Butadiene Plant In: VI Dynamic and Control of Process Systems. In: VI Dynamic and Control of Process Systems, 2001, Jejudo Island, 2001. p. 143-148.

35.
MARCON, S. M. ; TRIERWEILER, J. O. ; SECCHI, A. R. ; FARENZENA, M. . The Dynamic Behavior of an Extraction Section of Butadiene Unit In. In: 3rd Mercosur Congress on Process Systems Engineering, 2001, Santa Fé, Argentina. 3rd Mercosur Congress on Process Systems Engineering - 2001, 2001. p. 343-348.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, M. A. ; Farenzena, M. ; Jorge Otávio Trierweiler . DETERMINAÇÃO DO POTENCIAL DE REDUÇÃO DE VARIABILIDADE EM MALHAS SISO ATRAVÉS DA ESTIMAÇÃO DE DISTÚRBIOS NÃO MEDIDOS. In: XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2016, Fortaleza. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2016.

2.
SANTOS, J. E. W. ; Farenzena, M. ; TRIERWEILER, J. O. . Abordagem Multi-Cenários para Sintonia de Controladores Preditivos. In: XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2016, Fortaleza. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2016.

3.
Nelzy Neiza Vargas Ramirez ; ANTEQUERA, R. R. ; Farenzena, M. ; TRIERWEILER, J. O. . Flotação por ar dissolvido para separação de microalgas cultivadas em vinhaça. In: XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2016, Fortaleza. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2016.

4.
Nelzy Neiza Vargas Ramirez ; Cassiano Ranzan ; FARENZENA, M. ; Jorge Otávio Trierweiler . NOVO MÉTODO PARA A QUANTIFICAÇÃO RÁPIDA DE LIPIDIOS EM MICROALGA. In: COBEQ 2014 -- XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014, Florianópolis. Anais do COBEQ 2014 -- XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014.

5.
BRESOLIN, L. ; Cassiano Ranzan ; Nelzy Neiza Vargas Ramirez ; Trierweiler, L. S. F. ; FARENZENA, M. ; Jorge Otávio Trierweiler . Estudo da Quantificação de Lipídios Microalgais Através de Fluorescência 2D. In: COBEQ 2014 -- XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014, Florianópolis. Anais do COBEQ 2014 -- XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014.

6.
BOTELHO, V. ; Trierweiler, J.O. ; Farenzena, M. . Desafios e Perspectivas na Auditoria de MPCs. In: COBEQ 2014 -- XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014, Florianópolis. Anais do COBEQ 2014 -- XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014.

7.
SCHULTZ, E. S. ; Farenzena, M. . SERIA REAL-TIME OPTIMIZATION O LIMITE SUPERIOR PARA SELF-OPTIMIZING CONTROL?. In: COBEQ 2014 -- XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014, Florianópolis. Anais do COBEQ 2014 -- XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014.

8.
SILVEIRA, R. P. ; Jorge Otávio Trierweiler ; Farenzena, M. ; TEIXEIRA, H. . NEW SYSTEMATIC APPROACHES FOR PI SYSTEM DATA COMPRESSION TUNING. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2012, Búzios. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2012.

9.
CLARO, E. R. P. ; Jorge Otávio Trierweiler ; Escobar, M. A. ; Farenzena, M. . PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO A PARTIR DA OTIMIZAÇÃO DE UM MODELO SIMPLIFICADO DE UMA FRACIONADORA DE PROPENO GRAU POLÍMERO - ESTUDO DE CASO DE APLICAÇÃO INDUSTRIAL DE OTIMIZAÇÃO SEM USO DE DERIVADAS. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2012, Búzios. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2012.

10.
Nelzy Neiza Vargas Ramirez ; Escobar, M. A. ; Farenzena, M. ; Jorge Otávio Trierweiler . OPTIMIZACION DE PRODUCCION DE MICROALGAS. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2012, Búzios. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2012.

11.
BOTELHO, V. ; MOREIRA, I. S. ; TRIERWEILER, J. O. ; Farenzena, M. ; NEUMANN, G. A. .. . COMPARAÇÃO DE MÉTODOS DE ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS UTILIZANDO DADOS DE UM REATOR DE POLIMERIZAÇÃO DE PEAD. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2012, Búzios. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2012.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
QUANTIFYING CLOSED LOOP PERFORMANCE BASED ON ON-LINE PERFORMANCE INDICES. ADCHEM 2006 - International Symposium on Advanced Control of Chemical Processes. 2006. (Congresso).

2.
USING THE INFERENCE MODEL APPROACH TO QUANTIFY THE LOOP PERFORMANCE AND ROBUSTNESS.SICOP 2006 - Workshop on Solving Industrial Control and Optimization Problems. 2006. (Simpósio).

3.
SISTEMAS ESPECIALISTAS APLICADOS A PROCESSOS - COMO A INFORMAÇÃO PODE SE TRANSFORMAR EM CONHECIMENTO. CONGRESSO ISA-SHOW 2005. 2005. (Congresso).

4.
É A NÃO-LINEARIDADE A RAZÃO PARA O MAU DESEMPENHO DE CONTROLADORES INDUSTRIAIS?. CONGRESSO ISA-SHOW 2004. 2004. (Congresso).

5.
NRPN NÚMERO DE DESEMPENHO ROBUSTO NÃO-LINEAR: UMA NOVA MEDIDA DO GRAU DE NÃO-LINEARIDADE DE PROCESSOS. XV Congresso Brasileiro de Automação - CBA2004. 2004. (Congresso).

6.
NRPN NÚMERO DE DESEMPENHO ROBUSTO NÃO-LINEAR: UMA NOVA MEDIDA DO GRAU DE NÃO-LINEARIDADE DE PROCESSOS. COBEQ 2004. 2004. (Congresso).

7.
The Dynamic Behavior of an Extractive Section of Butadiene Unit. ENPROMER. 2001. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Marthina Wagner Jonk. Otimização de unidade de desidratação em plataformas de petróleo. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química ( PPGEQ / UFRGS )) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
FELIPE DE CASTRO E SILVA. Aplicação de controle preditivo em fotobiorreatores. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química ( PPGEQ / UFRGS )) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
BÁRBARA ISABEL SANTAROSSA. Controle e Otimização de sistema multipoço de elevação de petróleo. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química ( PPGEQ / UFRGS )) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Jônathan William Vergani Dambros. Diagnóstico de avarias em instrumentação de processos. Início: 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química ( PPGEQ / UFRGS )) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Cecília Dutra Garcia Cougo. Utilização de técnicas FT-IR e Raman para estimação de metabólicos de microalgas. Início: 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química ( PPGEQ / UFRGS )) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

3.
José Eduardo Weber dos Santos. Projeto de hierarquias de controle para indústria de processo. Início: 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química ( PPGEQ / UFRGS )) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Maria Andressa Ferro de Lima. Transferência de variabilidade entre malhas de controle de processos. Início: 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química ( PPGEQ / UFRGS )) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
Claudia Daniela Melo Giaquinto. Análise do impacto da variabilidade de KPIs. Início: 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química ( PPGEQ / UFRGS )) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

6.
Caroline Trevisan Weber. Otimização e escalonamento de fotobiorreatores. Início: 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química ( PPGEQ / UFRGS )) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Yasmin Katerine Beer Zebrowski. Estudo de meios de cultivo alternativos para cultivos de microalgas. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

2.
Bruna Buffon. Escalonamento de fotobiorreatores de microalgas. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Leonardo Nardi Huffner. Função Objetivo para Estimação de Parâmetros de Modelos com Ciclo Limite. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química ( PPGEQ / UFRGS )) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcelo Farenzena.

2.
María Eugenia Hidalgo Bastidas. AUDITORIA E DIAGNÓSTICO DE FALHAS EM PROCESSOS INDUSTRIAIS BASEADO EM MODELOS EMPÍRICOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química ( PPGEQ / UFRGS )) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Marcelo Farenzena.

3.
Ricardo França Rodrigues. NOVA METODOLOGIA PARA ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS DE MODELOS COM BIFURCAÇÃO HOPF. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química ( PPGEQ / UFRGS )) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcelo Farenzena.

4.
Cecília Dutra Garcia Cougo. Utilização da técnica infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) para estimativa das concentrações de carboidratos e de lipídeos em scenedesmus sp.. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo Farenzena.

5.
Giovani Gerevini. ATENUAÇÃO DE GOLFADAS EM SISTEMAS DE ELEVAÇÃO DE PETRÓLEO EM AMBIENTE OFFSHORE. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcelo Farenzena.

6.
Cláudia Daniela Melo Giaquinto. METODOLOGIA PARA QUANTIFICAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE INDICADORES-CHAVE DE DESEMPENHO OPERACIONAL. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo Farenzena.

7.
José Eduardo Weber dos Santos. Método de ajuste para MPC baseado em multi-cenários para sistemas não quadrados. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcelo Farenzena.

8.
Maria Andressa Ferro de Lima. etodologia para estimar distúrbios não medidos aplicada a sistemas SISO. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo Farenzena.

9.
Érica Rejane Pereira Claro. Localização de canais afetando o desempenho de controladores preditivos baseados em modelos. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcelo Farenzena.

10.
Jônathan William Vergani Dambros. Detecção do agarramento em válvulas de controle para sinais com referência variável. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo Farenzena.

11.
Eduardo dos Santos Schultz. A importância do ponto de operação nas técnicas de self-optimizing control. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcelo Farenzena.

12.
Eduardo Ribas Nowaczyk. Modelagem da esteira e otimização do posicionamento de aerogeradores em parques eólicos. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcelo Farenzena.

13.
Cauã Brum Borges. Biomassa de microalgas : separação da microalga marinha nannochloropsis oculata por coagulação, floculação e flotação por ar dissolvido. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo Farenzena.

14.
Ana Cláudia Dietz. Modelagem e simulação de reatores de hidrotratamento (HDT) de correntes de diesel. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo Farenzena.

15.
Nelzy Neyza Vargas Ramirez. Estudo do crescimento da microalga Scenedesmus sp. em vinhaça. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo Farenzena.

16.
Rodrigo Paulo Silveira. Novas metodologias para compressão de dados de processos e para o ajuste do Sistema PI. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcelo Farenzena.

17.
Thiago Dantas Fleck. Nova metodologia para o desenvolvimento de inferências baseadas em dados. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcelo Farenzena.

18.
Lara Reginal Soccol Gris. Produção da microalga Nannochloropsis oculata em fotobiorreator airlift. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo Farenzena.

Tese de doutorado
1.
Juliana Tolfo da Fontoura. Crescimento de microalgas em efluente de curtume: remoção de nutrientes, viabilidade de produção de biocombustíveis e utilização da biomassa residual. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Marcelo Farenzena.

2.
Viviane Rodrigues Botelho. Auditoria e diagnóstico de modelos para controladores preditivos industriais. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo Farenzena.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cauã Brum Borges. Modelagem da produção de lipídios em Microalgas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Farenzena.

2.
LIN CORNELY COSTA. RECUPERAÇÃO DE SOLVENTES ATRAVÉS DE CONDENSAÇÃO CRIOGÊNICA DE COVs. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Farenzena.

3.
RODRIGO SCOTTI. MODELAGEM DO CRESCIMENTO ALGAL VISANDO A OBTENÇÃO DE LIPÍDIOS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Farenzena.

4.
Sérgio Renato Ortiz Menna. MODELAGEM DE UM BIORREATOR DO TIPO AIRLIFT PARA CULTIVO DE MICROORGANISMOS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Farenzena.

5.
Thomas Corrêa. Simulação e Melhorias de uma Unidade de Extração de BTX. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Farenzena.

6.
Yáskara Matielli Posser. AVALIAÇÃO DE INCRUSTAÇÃO EM TROCADORES DE CALOR USANDO MODELOS SIMPLIFICADOS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Farenzena.

7.
Adib Paulo Abdalla Orientador. MODELAGEM DE TROCADORES IÔNICOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Farenzena.

8.
ANDRESSA DALLE GRAVE BOFF. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E ACOMPANHAMENTO DOS ASPECTOS OPERACIONAIS DE UMA UNIDADE DE GERAÇÃO DE VAPOR DE DILUIÇÃO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Farenzena.

9.
Felipe Maia Dalcin. ANÁLISE DA EFICIÊNCIA TERMODINÂMICA DE COLUNAS DE DESTILAÇÃO BASEADA EM EXERGIA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Farenzena.

10.
Laura Ranincheski Alves. ESTUDO DA MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE UM SISTEMA DE LODOS ATIVADOS CONTROLADO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Farenzena.

11.
LÚCIO TALES BARBIERI. Modelagem Dinâmica da Infecção do HIV e Otimização do uso de drogas para seu controle. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Farenzena.

12.
Vinícius Engel Ely. Estudo da quantificação e compensação de agarramento de válvulas de controle com aplicações práticas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Farenzena.

13.
Priscila Araujo. DESENVOLVIMENTO DE ANALISADOR VIRTUAL PARA INFERÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DE AGENTE MODIFICADOR DE CADEIA NA PRODUÇÃO DE POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Farenzena.

14.
Paula da Silveira Falavigna. Estudo da modelagem, simulação e controle de um sistema de Destilação de Solvente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Farenzena.

15.
Diego Wunsch. Proposição de Analisador Virtual para Coluna de EtilBenzeno baseado em Redes Neurais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Farenzena.

16.
Isadora de Souza Moreira. Comparação entre MPC e PI´s multivariáveis para uma unidade laboratorial de seis tanques esféricos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Farenzena.

17.
Renata Beck. OTIMIZAÇÃO DO CUSTO DOS COMBUSTÍVEIS DAS CALDEIRAS DA UNIB-RS ATRAVÉS DO MÉTODO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR ATENDENDO OS LIMITES DE EMISSÕES ATMOSFÉRICAS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Farenzena.

18.
RICARDO BOEIRA IVANOV. ESTUDO DE MALHAS DE CONTROLE DO PROCESSO SPHERILENE UTILIZANDO A MATRIZ DE VARIABILIDADE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Farenzena.

19.
Thiago Dantas Fleck. Avaliação de métodos para detecção automáatica de agarramento em váalvulas de controle. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Farenzena.

Iniciação científica
1.
Alice D'Almeida. Avaliação Energética de colunas de destilação. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo Farenzena.

2.
Rafael B. Lanfredi. Detecção de agarramento em válvulas de controle. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Farenzena.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 18:42:19